Ele na verdade é um vodum filho de Dambira, portanto seu culto vem da tribo de dan, e ele, como Yewá, acabaram sendo também cultuado em territórios Ketu após sua imigração. Segundo os antigos ele é o senhor da polvora e de todas as armas de fogo, alguns dizem que ele é um dos guardiões do poço de Becén e no ketu, o Oxumarê.
Ode Dana-dana (o nome desse ode não pode ser pronunciada dentro das casas de Jeje, quando querem se referir a ele chama-o de O Belo Ofa),justamente porque a lenda conta que ele matou a Dan sagrada e refugiou-se no povo de Ketu.
Possui fortes ligações com Exu e Oxumare, esse Odé foi raptado por Ossain, devido sua beleza, Ogum vai em sua procura e o liberta , depois leva dana-dana para Exu, quebra o feitiço posto por Ossain, com Exu e Ossain . Dana-Dana aprendeu muitas magias se tornando um bruxo poderoso.
Ele é o fogo da mata, Orixá muito quente de temperamento extremamente difícil. Ode dana-dana= o caçador de Dan ou caçador dan-dan ,que usa o fogo, que coloca fogo.
Sua iniciação nos fundamentos certos é difícil trabalhosa e perigosa, pois vai fundamento de Oxossi, Oxumare e Exu tudo junto, muitos pais de santo faziam e fazem Odé Akueran ou Ogun Onire, pois são os únicos que conseguem cobrir Dana-Dana, já que fazer o mesmo na qualidade é muito perigoso e trabalhoso… possui dois assentamentos parte de ode e outra de exu.
Odé dana-dana é o caçador que rasteja, dizendo as lendas de barracão que ele é metade Odé metade cobra Dan, é muito quente, e nervoso, não existe nada que ele não consiga caçar, uma das qualidades mais lindas de Oxóssi, uma das qualidades mais perigosas de Odé, seria (segundo os mais velhos),canibal e por isso foi exilado e muitos zeladores quando fala seu nome cospe no chão.
Pode vestir-se de panos de cor de escarlate(vermelho), o iyawo de ode obefaruja ou odébelofá (outro nome de Odé Dana -Dana), no Ketu é dofono de si mesmo, o iyawo entra sozinho.
Dana- Dana é o Oxossi cultuado nas terras Efon (Republica do Benin, antigo Daomé), é um Orixá também da caça, , com estreito fundamento com Oxumarê. Carrega a cor azul-turquesa, mas tem um fio de conta nas cores amarelo e verde de Oxumarê. É uma qualidade de excepcional beleza plástica em suas danças, pois simula a caça como se fosse metade homem, metade cobra (Símbolo de Dã). “Dana-Dana, Odé Baylá”, o Caçador que Rasteja… Uma qualidade excepcional.
Para muitos, um Orixá à parte, existem vários mistérios em torno desse caminho. Os antigos dizem que Dana-Dana seria o único Odé que enfrentou a morte e não a teme, tem fundamento com Exu, Ossain e Oyá, está profundamente ligado a noite. Permanece o tempo todo coberto de waji ou como é o único Orixá que entra na mata da morte, joga sobre si um pó sagrado, avermelhado, chamado AROLÉ, que passou a ser um de seus dotes. Este pó o torna imune a morte e aos EGUNS.
Seus presentes são entregues entre a 1h e 3h da manhã, nos caminhos estreitos e fechados das matas. Seu grito (ilá) imita um gavião. Sempre colocamos junto às frutas entregues a ele, um cabaça com otin (água ardente) e outra com farinha de mandioca e fumo de rolo, assim como acarajés.
Suas roupas e aparamentas, geralmente são rústicas, com imitações de peles, pode usar o azul ou até mesmo em suas roupas podemos colocar o azul noturno, fazendo alusão à noite.,pois é caçador noturno. Carrega Ofá e Erú, mas também pode carregar uma lança de madeira, ou até mesmo um ogó pequeno[igual o de Exú, segundo os mais ortodoxos usa chapéu de coro, enfeitado com penas negra.
Orixá que entra na mata da morte e sai sem temer Egun e a própria morte. Gosta da cor azul claro.
Oxóssi Dana-Dana é um caçador guerreiro, impetuoso e muito agitado, não é fácil traze-lo e mante-lo no aperê, muito sensibilidade para lhe dar com essa energia, foge quando menos se espera. Ligado a Exú, todo o cuidado é pouco, é um arerê para inicia-lo!
É recomendável que se prepare a Iyawo deste Orixá, fora do ronkó, por ser um Orixá muito bugre e também por ter Ossain como seu companheiro .
E difícil encontrar eleito desde Odé e muitos zeladores não gostam de fazê-lo, come com Exú e mora do lado esquerdo, onde está situado toda a sua força. Êle é um Ebóra da esquerda. Cura-se e raspa-se pelo lado esquerdo.
Olodé é o ÈSÙ que acompanha Dana-Dana e come pelo lado esquerdo. toda carne que se oferece a esse Orixá tem que ser cozida, pois ele era o caçador que caçava e ateava fogo na caça para comer.
O Dana-dana (Ele Dana-Dana)
Ti sè eran odè [O bom caçador que prepara a sua caça)
Kí rí kí rí bodè (Cumprimentamos ao encontrar o Sr. Caçador)
Odè ni o (O grande caçador)
Lindos tanto o orixá como o texto. Obrigado, ase a todos!!!
boa noite, sou iniciado dessa qualidade na nação efon e queria saber mais sobre meu orixá,não encontro muitas historias sobre ele, adorei o texto e agradeço pela informação, obrigado.
diego,
O que podemos informar está nesse post, fundamentos somente com seu axé e seu zelador (a).
Axé.
Como é a personalidade dos filhos deste orixá?
Ago texto maravilha.sou abiam.desde pequena diz eu ser ode.frequntei muitos iles nunca fui feita.vc da muito trabalho.vou seguindo .está noite ele me visitou tem características desse ode Dana dana.nao sei qual estágio.raro vem comigo caboclo.diz ser dono pólvoras.etc.ase suas bênçãos