Oxaguian no Brasil ou simplesmente Òrìsà Òsògìyán como ele mais gosta de ser chamado, Ewúléèjìbò “Senhor de Ejigbô” onde é tratado por Kábiyèsi, é um dos Orixás mais emblemáticos do candomblé. Sobre ele também recai uma série de segredos rituais guardados pelos terreiros, embora muitas coisas já se tenham escrito. Acredito sim nessa complexidade em se cultuar o maior dos Orixás, pois sua energia é tão suave, tão magnífica, magnânima e tão sutil que nem todo mundo tá preparado para se harmonizar e poder interagir de seu Axé.
Conta um itãn que Oxun Aiyan’lá, de acordo com uma de suas histórias, ela teria dançado pela primeira vez na presença de Òsògìyán e fez todo o mercado lhe acompanhar. É por este motivo que filhas de Oxun Aìyan’lá, a fim de agradar Òsògìyán envia clarins para homenagear o Orixá, ato que se pode observar em alguns terreiros antigos.
Os mitos afro-brasileiros sobre este ancestral nos permitem perceber que Oxaguian liga-se a comida: Òrìsà jẹ iyán kile. A sua festa é o ponto culminante do chamado Ciclo das Águas, representado pelos inhames novos presenteados pela terra após um período de dificuldades. Òsògìyán, assim, o dono do inhame. É ele quem garante o nosso sustento de cada dia representado pelas raízes, conhecido por Orixá comedor de inhame pilado (Oxaguian), pois inventou o Pilão para melhor preparar seu prato favorito.
O Grande Òsògìyán em momentos de crise representa a estabilidade; em ocasiões de guerras, a estratégia; na tristeza é a alegria, no fim é o recomeço, é o Orixá de todos os momentos, promove a guerra para estabelecer o equilíbrio e a justiça entre os Homens. Orixá do dinamismo e movimento construtivo, da cultura material. Seu domínio são as lutas diárias por sustento e trabalho e a paz. Oxaguian incentiva o trabalho e a superação. Oxaguian é o provedor, é o guerreiro da paz. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos.
É sempre retratado como um guerreiro forte, astuto e conquistador, Oxaguian rege as inovações, a busca pelo aprimoramento, o inconformismo. É um Orixá relacionado com o sustento do dia a dia, gostando de mesa farta. Seu sustento vem do fundo da terra ou da floresta. Ele detém todas as armas e as usa para alcançar seus objetivos, que são: dar para quem tem fome e até tomar de quem tem muito e não tem fome. De acordo com suas histórias, ele teria passado em Irê, a terra de Ògún, e graças à sua inteligência idealizou armas forjadas pelo grande ferreiro. A amizade entre o povo de Ejigbô foi tanta que Ògún, certa ocasião, se ofereceu para ir à frente de uma batalha lutar pelo povo de Ògìyán que na volta foi aclamado Senhor vestindo-se de branco.
Diz-se também que o Orixá que adora inhames é amigo inseparável de Oyá e dela ganhou os Atoris, com quem anda sem pisar no chão levado pelo vento que lhe conduz a todos os lugares. Por isso, filhos dessa Orixá se sentem plenamente atraídas por estarem perto dos filhos deste Orixá. Osogiyan põe um ponto final no fim e inaugura aquilo que é infinito, pois diante dele tudo é recomeço.
Òsògìyán é o Orixá do renascimento, tudo que forma um ciclo se mantém graças a ele. Este é o motivo pelo qual no dia a ele consagrado se realiza uma pequena procissão. Ele representa a volta para a casa, a estabilidade dos grupos que até então vagavam sem destino. O terceiro Domingo do ciclo das Águas de Oxalá é representado pelo ” Ojó Odò” (dia do Pilão) de Òsògìyán, pois fecha o ciclo de renovação da existência.
Com o Orixá Sàngó, coluna central do culto reorganizado no Brasil pelos Yorubas e seus descendentes, Ògìyán se relaciona como outrora os reinos de Ejigbô e Ifon estavam ligados à Oyó, fato relembrado pelo pilão, instrumento de vital importância para a fixação dos grupos na terra. Se o pilão é o centro do mercado, a mão de pilão é o instrumento que repete o movimento que liga o céu à terra, garantindo a nossa permanência através da comida, do inhame dado em forma de presente por Osogiyan. O pilão como o ferro ilustra uma nova etapa da história da humanidade. A partir dele, pode-se falar em comidas mais elaboradas, preparar a farinha e conservar melhor os alimentos. O Pilão representa a justiça, o equilibrio provocado pelas duas bocas do pilão, seus Ìsáns representam o poder ligado a Irôko ancestralidade, vida e morte, a espada representa a luta diária pela paz social.
Òsun é verdadeiramente o coração de Osogiyan, dizem os antigos que “Òsun é sua menina dos olhos”. Ela dança também para ele. É Òsun quem vai a frente das mulheres da terra de Ijexá que inventaram um tipo de tambor apenas tocado por elas. Instrumento na sua origem feminino como as cabaças, cujo som remete ao mesmo produzido na vida uterina. Oxun teria ensinado estes sons para a humanidade, escutando a sua própria barriga. Mantém relações também com Ewá, ilustrada através de uma das passagens míticas mais emblemáticas. Ewá, aquela que tem o poder de transformar-se em qualquer coisa, lhe teria salvo da morte, garantindo assim a continuidade do ciclo da vida. Osogiyan como já falamos, relaciona-se também com os Orixás caçadores e caçadoras. Daí a sua relação com Òsóòsì, considerado líder e cabeça da grande caçada. Com Osanyìn interage estrategicamente com o pássaro, as magias e todo tipo de feitiçaria “Òsò”, prefixo de seu nome estabelece a parceria, o sumo da folha, etc. Com Obà divide a essência guerreira feminina/masculina, a guerra através dos sentimentos do coração, do amor e da paz.
Osogiyan anda através de passos mais rápidos, determinados. Em guerra constante, a prontidão, o alerta nunca lhe precedem, pois ele é a própria luta, relembrada num de seus títulos de pronúncia mais evitada: “Baba O’Lorogun”, literalmente “pai da guerra”. O Orixá que carrega todas as armas, ora caçador, ora rei, ora a guerra, mantém relações também com Yemanjá, pois ela é responsável pelo equilíbrio, o principio ancestral, o mundo só é inteligível, graças àquela que mantém as nossas cabeças (ìyá Orí) que suaviza a sua chegada. Com Jagun forma talvez a parceria mais intrigante, caminham juntos e às vezes se confundem entre si, guerreiros inseparáveis. Com Airá, o conhecimento da impulsividade, dando a este exatamente o oposto, os dois lados da moeda, julgar pela razão e não pela emoção. Com Nàná a grande Iyabá se confraterniza, a grande metáfora vida e morte. Com Exú é a comemoração, juntos sintonizam a articulação, a discórdia proposital, o movimento.
Òsògìyán representam o começo da humanidade, o sol nascente, a vida que chega no primeiro raio de sol, o Pai do dia.
Quando entramos em contato com os elementos, entramos em conexão com o mundo divino e seus respectivos senhores através de seu axé. Alguns se conectam a nós através da musica, outros através das águas, do Fogo, da Terra, dos metais, minerais, do vento ou simplesmente do silêncio. Ele também se revela no silêncio na quietude e mansidão. Ele está em todos os níveis!
Com Odùduá, Orixá matéria que é responsável pela abertura no primeiro Domingo das “Águas de Oxalá”, a grande mãe progenitora feminina que representa a Terra, e com Olúfón (Oxalufan) Orixá cujo o templo é em Ifón, responsável pelo segundo domingo das “Águas de Oxalá”, a procissão de Obatalá,o Ebô repartido entre todos os presentes. Orunmilá testemunha através de Ifá.
Senhor do Igí Opè Íwìn, Akinjolè, Babá Ikíre, Babá Epè, Babá Eléèjìgbò, Ajagúna, Ògìyán, Òsáàlá, com tantos nomes que pode ser conhecido e reverenciado.
“E mo rí ó, e mo rí Ifá ó.” – “Eu vi, eu através de Ifá”. (Somente Ifá pode propiciar) “Òòsààlà ki àwa àwúre”, “Oxalá nos dá boa sorte”
Babá mí Òsògìyán, mò jùbá, mutun’bá, Àwúre!
Texto/pesquisa:Fernando D’Òsògìyán.
Colaboração: Suami D’Òsún
Texto muito bom!!!!!! Èpá Bàbá!
Oxaguian é tudo de Bom!! tenho Muito Orgulho de ser filho desse Orixá misterioso (até demais) e ao mesmo tempo Amigo, Pai, Comapnheiro…
Asé!
Poucos tem o conhecimento real deste lindo Òrisá,onde muitos julgam sua personalidade e generaliza em um todo. Òrisá Oxògiyán é guerreiro,prospero e cheio de asé e não Ejó como dizem,confundem Òrisá com Odú Ejionile que quando positivo é maravilhoso. Muito bom o texto e o contexto. Asé…
BÀBÁ MI ÒSÒGÌYÁN,MÒ JÙBÁ,BÀBÁ FERNANDO!ÀSE!
Lindoooooooooooooooooo !!! Bàbàa Mìììì AMO DEMAIS ESSE GUERREIRO !!! ÀSÉ ÒÒÒ !!!
Parabens Pelo Texto Amei mesmo oque Diz Respeito ao Nosso Pai é Maravilhoso gostei mesmo !!!
Àjàgùnnà Sure Fùn Wòòò !!!
Mt bom o texto!
Q inspiração! Fico mt feliz quando estas pérolas são escritas e divulgadas desta forma, parece mágico.
Lindo texto, parabéns!
Nunca imaginei que Oxaguiã tivesse enredo com tantas outras divindades!
Abraços,
Alex
gostaria de saberqual o orixa que vai reger 2013,e qual éo odu
[…] Òrìsà Òsògìyán […]
Fernanda click na foto de Bàbá Fernando e veja post sobre este tema, ele é bem recente.
Ire o.
Que mararavilha ! enfim um texto novo falando de meu pai, ensinando a todos mais um pouco deste grande Senhor, quase todo dia leio aos mesmos textos igualmente postados por todos, a espera de encontrar um detalhe que tivesse passado despercebido por mim para compreensão deste Orixá que é mistério puro, magia pura, encanto puro,,,puro amor.
Epa Bábá
Aqui no blog informa que o orixá Oxóssi tem como cor azul turquesa, vários lugares informa como verde, cor das matas. Qual seria o correto?
O que significa Ejò?
Primeiramente sua benção Fernando D’Òsògìyán, quero lhe elogiar pelo belo e explicativo texto, queria ser um pouco mais especifico pois queria saber de uma qualidade em especial que trata de BABA EPE, você poderia informar características e peculiaridades desta qualidade se for possível?
Paulo,
Cobra.
Axé.
Vitor,
Babá Epê é o Senhor do Pilão,o mais emblemático Omo Giyan, Ajagunan Elemoxó, carrega atori, espada e mariwo, muitas vezes comfundido com Baba Okê, Babá OloroKê e Babá Apêjá principalmente. Tem uma liturgia única que o difere, ligado a Oduduwá.
Axé.
Eduardo,
Oxóssi é azul claro ou turquesa, na Nação Ketu/nagô. Verde é de Ogun!
Axé.
EU SO PESSO K A NOSSA CULTURA NUNCA C ACABE POIS TENHO ORGULHO DELA CARLOS D OSOGIYAN
Adorei o texto muito lindo. fala de meu pai
Muito AXÉ pra vcs
Muito bom começar o ano lendo texto tão importante sobre a luz que ilumina a minha vida. Não poderia esperar nada diferente dessa equipe tão especial. Que 2013 lhes traga muito axé
Mojubá!
Boa tarde, Babá Fernando!
Como foi postado acima, de fato, o texto é uma pérola, espero que muitas dessas venham, nesse novo ciclo de 2013. Muito obrigado por me presentear com uma informação tão importante. Evidentemente que não foi só para mim, mas os demais leitores certamente compartilham do meu agradecimento.
Um abraço.
boa noite a todos gostaria de perecer a vocÊs por gentileza a onde encontro aqui no rio de janeiro um terreiro tumba junçara se positivo o endereço e telefone a todos muito axé
maurício,
Repita a pergunta dentro do post “perguntas e respostas! que o Euandilu vai lhe ajudar.
Axé.
Parabéns!
Este texto contém informações de grande valor, sem quebrar nossos dogmas de aprendizagem!Sou fã deste blog, já venho acompanhando as postagens há alguns meses!Parabenizo à todos que fazem parte deste grupo!
Àse fun gbogbo!
Gostaria de saber se é verdade que Obá ganhou seu escudo de oxaguian.
Gostaria de agradecer e parabenizá-lis pelo ótimo blog! Sou novo no Candomblé, ainda não sei quase nada, e estou aprendendo bastante aqui! Além disso procuro informaçoes em livos (Estou lendo “Revendo o Candomblé”)… Voces tem algum livro para indicar para um iniciante cheio de dúvidas? Mais uma vez, muito obrigado!!!
Axé!
gabriel,
Os livros de “Pai Cido D’Oxun” são didáticos e muito bons.
Axé.
Ola, primeiro gostaria de elogiar esse texto maravilhoso. E depois saber se for possível obviamente sobre peculariedades do Aabá Apêjà.
Roberto os textos foram ao limite do que pode ser postado, Baba Fernando neste trabalho nos deu um ótimo motivo para pesquisar e aprofundar nossos conhecimentos.
Porém, o lugar não é a internet, entendeu?
Aprendemos no dia a dia de um Ilè Àse e fazemos por merecer qualquer informação.
Ire o.
Compreendo, mas como ele comentou mais acima sobre Babá Epê acreditei que não havia nenhum problema em perguntar sobre Babà Apêjá. me desculpe se extrapolei algum limite do que se pode ou não falar sobre todas as complexidades e segredos no Candomblé. Em momento algum essa foi a minha real intenção, só achei que não haveria nenhuma restrição devido aos comentários acima. Axé
Roberto,
Babá Epejá é a forma mais calma de Osogiyan, o grande pescador e caçador funfun, ligado a Oxóssi, Logun e Oxun. Seu orô começa nas águas, o grande ciclo da vida.
Axé.
Sou nova por aqui e cada vez me encanto mais com tudo nesse site. Que texto M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O e ainda mais de um orisà que eu tenho um grande encanto Osogyan. Achei bem interessante que guian tem enredo com a minha mãe Iemanjá e gostaria de saber (se possível é claro) qual passagem de guian em algum itan ele tem com Iemanjá e principalmente tirar uma duvida? Se as pessoas são iniciadas de Osogyan com o juntó sendo Iemanjá. Mas uma vez reintero, estou apaixonada pelo site e fazendo muita propaganda para todos lerem.. bjs e Asè !!!
Ekedi Mari,
Osogiyan pode vir acompanhado por Iyá Assesú ou Iyagunté, pois é através da roda de Yemanjá que Osogiyan também pode se apresentar. Lendas os envolvem como sendo os pais de Ogunjá e Irinlé.
Axé.
A benção ao mais velhos e os mais novos
Adoro esse site eu que ainda nao sou iniciado mais amo muito essa religiao,tenho uma duvida eu sou de uma casa que minha mae de santo e feita em angola so q ela mexe com a umbanda na casa dela e la tem assentamento de orixa e nao nkise ou seja la se faz orixa so q todos os pontos sao cantados em portugues e se roda tanto em orixa e em entidades de umbanda, nessa casa sou de obaluae e iansa mas o orixa oxossi vira tbm alem desses dois isso e certo? Eu sendo abian? E outra uma amigo feito em ketu jogou buzios e me disse q oxossi e meu orixa de frente e nao obaluae eu nao entendo porque na data q eu nasci da numa segunda feira por isso nessa casa sou de obaluae mais no buzios deu oxossi vcs poderiam me explicar ou me ajudar a entender? Obrigado e so pra constar nasci em 04/09/1995 axe a todos
Guilherme infelizmente o que vemos é uma mistura de tudo que existe dentro do culto.
Falta de conhecimento, falta de base para poder fazer uma casa funcionar, enfim…Um monte de coisas que não deveriam ser feitas.
Se o seu relato é correto e sincero, creio que você deveria refletir sobre a casa que você frequenta.
Pese e pense nas suas palavras.
Este tipo de comando em uma casa não é correto, não se deve misturar cultos.
Abian não ‘recebe’, tem flash de energias do òrìsà.
Ire o.
Qual é a ligação entre Osun Kare e Osogiyan?
Jonatas,
Não há ligação alguma, são Orixás bem específicos em seus cultos, a não ser que tenha alguma herança familiar envolvida.
Axé.
filhos de oxaguia carregam caboclo? e exu?
Carlos, creio Caboclo é normal um médium receber a energia.
Quanto a Povo das Ruas (Exu), existe uma certa reticencia neste aspecto, porém, não pe impossível.
Assim reza o Candomblé.
Ire o
sou do osogyian com yemanjá. é misteriosíssimo esse orixá. e pode ser muito perigoso também, já me disseram..
Olavo, disseram?
Pois acredite piamente.
Com Osáalá não se deve vacilar nem em pensamento.
Ire o.
Oi boa noite.
Bem estes dias escutei que existe uma lenda que relaciona Òsògìyán com Omolu. Procurei mais não encontrei nada. Por a caso algum de vocês conhece essa lenda? Caso conheça poderia nos contar?
Muito obrigada um grande abraço!!
Carol vou ficar devendo.
Se eu conseguir algo eu volto para postar este itan.
Ire o.
boa noite baba da ilha. meu netinho tem 1 aninho e feito no santo ,junto com a mae dele.ele e de baba epe ,inteligente;falante mas de sde um tempo pra ca ele esta escutando alguem falar com ele.ele poe a maozinha no ouvido e fala nao pode ,as vezes fala sozinho estamos muito preocupado .hoje ele sai pra rua fomos buscae ele disse e baba chamando .rose
baba da ilha ,boa tarde .o senhor nao me deu resposta setou aguardando.abraços rose.
Rose mantenha vigilância e atenção, a criança realmente tem este contato com o invisível de forma muito natural. Não é um caso para preocupação.
Convém perguntar com quem ele está conversando e avaliar no jogo.
No mais ele me parece ser muito normal para um iniciado.
Ire o.
Rose já mandei sua resposta.
Ire o.
Olá. Quais são as qualidades que regem oxaguian com Yemanjá. Sendo esta yemanjá a Yassessu ou Oguntê. Divino este texto sobre este orixá tão misterioso e que eu como filha de oya tenho uma paixão enorme. AXÉ
Lidta tudo que está postado é até onde podemos chegar via blog.
Mais informações somente dentro de sua casa de àse.
Ire o.
por que muitas pessoas falam que oxaguiã é um orixá dificil e perigoso?
João todo òrìsà é difícil e perigoso.
Tratar com o invisível e sobrenatural é complicado para qualquer ser humano.
Não se trata apenas de Osalá.
Ire o.
todos os orixás que encarnam tem sua saudação.Se Oxalá/Oxaguiã não encarnam pq existe uma saudação a eles?Quando alguém é de Oxaguiã,é possivel ele receber Oxóssi,Ogum ou Xangô?pq?
SOU LEMBACI,CONHEÇO MUITO POUCO MAS NÃO INVENTO,COMPRIMENTO AOS MAIS VELHOS E CONHECEDORES DO QUE AQUI FOI DIVULGADO, COM MUITA PAIXÃO AGRADEÇO A TODOS.MORO NO R.S. E AQUI NO SUL NÃO TEM CANDOMBLÉ MAS CONTINUO HA CULTIVAR A CASA DE MEU PAI ORO BOCI, PERGUNTEI A MEU ORIXA,QUEM SOU EU? E ELE ME RESPONDEU…OBA OSO
Adriano quem lhe disse que Osalá não tem incorporação com o iniciado?
Esta informação que lhe deram está errada.
Quem é iniciado de Osalá não ‘vira’ com outro òrìsà.
Ire o.
eu sou de osoguian com Oxum, sou traçado na nação jeje/nagô. Osoguian é feito no jeje e Oxum no nagô mas viro com os dois voduns. Como se explica isso ?
Emerson o Djedje tem uma porta onde os òrìsà são cultuados.
Nestes casos as iniciações obedecem ao ritual yoruba.
Os Voodo são iniciados conforme os ditames da Djedje, não tem como misturar estes fundamentos.
Quanto a ‘virar’ com duas divindades dentro do Candomblé Keto eu não conheço, no Djedje eu já vi, mas isto foi depois de um bom tempo da pessoa iniciada.
A explicação para tudo isto está ao seu lado, ou seja, seu sacerdote.
Ire o.
Maravilhoso esse texto explica muito de mim mesmo sobre as mulheres de oxum que me entrigam principalmente mais que as outras ,as de iansa que juntos queimamos como fogo o equilibrio e a alegria que de mim nunca some …. e o que surpreendeu foi mesmo o fato de ter tantas relacoes com os orixas como oxossi … gostaria apenas de saber como que oxaguian tem todas as armas e porque ?…oxaguia e uma qualidade de oxala ? Pois nunca ouvi falar das qualidades dele e se sim qual a que tem ligacao com ogun e iemanja ?? …o ue significa elemoxo ?
Dian Guiyan é um guerreiro, seu nome de louvor Àjàgunà é uma elisão de: Àjà ogun onà, Àjà = guerreiro da luz, ogun = guerra e onà = caminho.
Pesquise sobre a batalha de Elejigbo.
O Candomblé não vê como uma qualidade de Osala, Guiyan tem as suas qualidades/caminhos.
Sobre estes fundamentos com Ògún e Yemoja você deve buscar dentro de sua casa.
Ire o.
ola boa noite! motumba . eu li o testo sobre orisa ogyian fiquei apaixonado nao sei se e a palavra certa. lhe agradeco muito por disvendar algumas curiozidades minhas em relacao ao dono de minha cabeca. eu sou feito desse maravilhoso orisa, tenho 39 anos de feitura, ja dei todas as minhas obrigacoes mais tenho muito medo de dar comida ao meu santo todos os anos nas aguas de osala em minha casa de santo. sou baba kekere de uma conceituada casa de santo aqui no rio de janeiro. bem, eu gostaria de saber. todas as veses que eu me deito para dar oferendas para meu pai osogyian, pode ser de uma comida seca ate a uma cabra branca coberta com todos os bichos de fundamento. minha zeladora ja me falou e alguns irmaos de santo e amigos meus, dizem que eu levo muitos problemas para casa de santo, como disarmonias e outras coisas mais. sou uma pessoa do bem, tenho paixao pela nossa religiao. as vezes eu fico sem saber o que faser e pensso ate em abandonar a religiao mas peco forca aos orisas e volto a pensar em nao abandonar. eu fico ate invergonhado em lhe diser, eu ja tentei varias vezes em destruir a minha vida, mas penso nas conseguencias se eu vier a faser isso. me trato com psiquiatra, tomo muito remedios para depresao e calmante. Bem meu pai, se eu ficar aqui escrevendovou escrever umas cinquentas paginas. para resumir. Eu sou de BABA LEJUBE. gostaria muito que o senhor com a sua sabedoria me desse uma luz e uma palavra amiga para me confortar se for possível? Um grande abraco e muito ase para o senhor. OSOGYIAN MODUPE
Jorge eu diria que você deveria fazer um jogo com um Babalawo, não um qualquer, alguém que saiba realmente o que vai desvendar e investigar.
Pode estar ligado ao seu Odù e ninguém está vendo, pode estar ligado a sua conexão, o que será que você atrai na hora do oro?
Outra hipótese é uma investigação em cima de Orí.
Orí tendo status de òrìsà, responde no jogo.
Eu diria que você deveria primeiro fazer esta investigação para depois começar a tomar alguma atitude.
Saiba que nem sempre as ‘xibatadas’ são direcionadas ao incauto, pode sobrar para a comunidade, família, filhos e até mesmo descendência.
Saiba que o buraco é mais embaixo (acho que você sabe).
Ire o.
ola boa noite! obrigado meu pai pela sua ajuda. eu ja fui faser jogo com 3 babalawo e eles disseram para mim que eu tinha que me iniciar para ifa, mas eu nao sei o que faser. outras pessoas me falao que homoxessual nao podem se iniciar para ifa e tambem a minha zeladora nao vai permitir isso nunca. o unico que eu conheco e um babalawo africano que vai muito em meu ase, ele disse que so faria alguma coisa para mim se ela permiti_se. eu nao sou uma pessoa que tenho muitos conhecimentos fora de meu ase. senhor tem alguma pessoa sabia que possa me ajudar? porque eu ja estou canssado e tambem vem o mes 8 e eu tenho que faser alguma coisa pra me acalmar. um forte abraco. osogiyan modupe.
Jorge eu posso ajuda-lo desde que você esteja no Rio.
Somente entrando em contato com meu Oluwo para poder ver está situação.
Todos podem se iniciar em Ifá, porém, poucos exerceram a função de Babalawo.
O culto de òrúnmìlá nos permite conhecer muita coisa que estão aquém da iniciação de òrìsà.
Cuidado com africanos que estão em S. Paulo. Existem muitos que não são iniciados em Ifá e estão fazendo besteira na vida das pessoas.
Somente um Oluwo pode iniciar um Babalawo, isto é muito sério.
Veja meu blog pessoal: http://www.orisaifa.blogspot.com
O último post fala sobre iniciação de Ifá em agosto, tem todas as informações disponíveis.
Ire o.
Mo juba meu pai! Desculpe por eu demorar a lhe responder, eu entrei no site que o senhor me mandou e telefonei para para a pessoa dono da casa em Mauá. O senhor que me atendeu conversou comigo quase 1 hora no tefefone, eu fiquei muito feliz com a clareza e educação e valor que aquele homem do bem tem.
Antônio fico feliz que tenha encontrado auxilio.
Ire o.
AGRADEÇO TODAS AS POSTAGENS RECEBIDAS,PAI DA ILHA SUA SUA BENÇÃO.NA RESPOSTA ANTERIOR PARA (A.B.) ,FOI MENCIONADO CIDADE DE MAUÁ ,GOSTARIA DE SABER SE É EM S.PAULO,POIS TENHO UMA FILHA DE SANGUE QUE ESTA GATINHANDO EM BUSCA DE SEU ORIXAS E MORA BEM PRÓXIMO ,SERIA A LOCALIZAÇÃO IDEAL,PEÇO O ENDEREÇO .FICO DESDE JÁ AGRADECIDO.MORO NO RIO GRANDE DO SUL PAZ PARA SEMPRE
Lirio minha casa de Àse fica em Praia de Mauá, Magé, Rio de Janeiro.
Estou dentro da mata atlântica literalmente.
Ire o.
AGRADEÇO SUA RESPOSTA TÃO IMEDIATA.PEÇO SUA BENÇÃO E COM TODO O RESPEITO,POIS SOU PEQUENO EM CONHECIMENTOS DA LINGUÁ DOS ORIXAS,GOSTARIA DE SABER EM PORTUGUÊS A FRASE ERINLÉ KI NBÁ SE O. QUE RECEBI DO SENHOR EM OUTRA PAGINA DESTE BLOG. AGRADEÇO SUA ATENÇÃO. NO FUTURO GOSTARIA DE ESTAR MAIS PERTO DO SEU ALÁ …PAZ PARA SEMPRE
Lirio Erínlé ki nba se o = Erìnlé (um irunmolè) lhe abençoe.
Ire o.
Excelente o seu capricho em divulgar com tanto amor e respeito uma saudação ao Meu Querido Pai, motumbá, e continue por favor seu trabalho maravilhoso sobre a nossa religiosidade!!
Asé.
Estava lendo com atenção esse magnifico texto e surgiu uma dúvida? Se possível meu mais velho gostaria de saber? Alguns dizem que Ogum é o pai da Guerra e outros dizem ser Oxaguian. Qual seria? Ou seria ambos? Aguardo a sua resposta, axé ..
Anderson todo òrìsà é um guerreiro, todos lutam no seu dia-a-dia por nós.
O Senhor da Guerra chama-se Ògún.
Um pequeno pedaço de uma reza de Ògún.
Chefe dos Imortais, dono de muitas casas no Reino dos Antepassados.
Ogun Onírè, Rei de Irè que possui a casa do dinheiro e o caminho da riqueza.
Tem água em sua casa mas prefere se banhar com sangue.
O espírito do ferro, Chefe de Irè, cujos olhos são terríveis de se encarar.
Aquele que dá apoio aos órfãos.
Louvamos o Espirito do Ferro,
Rei de Irè.
Asè.
motumbá meu mais velho … todo meu respeito e reverencia. Gostaria de saber se existem caminhos ou qualidades de oxaguian com ogun? Muito lúcido os seus comentários e com todo cuidado em somente passar aquilo que se pode respeitando os cultos e ritos sagrados dos orixás. Parabéns pela iniciativa. Axé ….
Bruna temos muitos caminhos que unem estas duas energias.
Pense em uma teia de aranha e você terá uma ideia de como as energias se interligam através da luz.
Pense no Universo e saia deste planeta. a coisa é muito mais ampla e extensa.
Ire
Amigos, minha mãe de santo assentou meu Oxoguian, pois este pediu no jogo. Depois disso estou mais aguerrido, tenho resposta pra tudo e pavio bem mais curto. Pode-se dizer que é influencia do orixá?
Rafael podemos dier que foram duas coisas:
A determinação do seu Orí Inu (seu Eu interior) somado a energia de Osalá que você alcançou.
Ire
motumba gostaria de saber pq osaguian toma rum ceparado de osalufã
eu nao estou afirmando nada , mas acredito que é pq devem ter fundamentos totalmente diferentes , Oxaguiã é guerreiro e jovem,e muito dinamico , enquanto Oxalufan é idoso , e detesta ese padas o que não é calmo …
opa deixa eu corrigir : detesta espadas e o que nao é calmo
Renata eu já fui em casa de gente velha, com tradição na religião e não vi nada disso.
Vi sim, Giyan dançando para Lufòn.
Ire
Agradeço muito a vocês todos. Tenho aprendido neste blog muito mais do que o vivido em anos de busca em terreiros… sem querer ofender ou desqualificar a importância de uma casa de culto aos orixás. Axé!!
Eu nao concordo com muitos comentarios aqui escitos sobre esse orisa. eu tenho 40 anos de feitura pra esse orisa lindo! ele e tao normal como os outros. O que vem atraz dele e que devemos ser mais orientados e sim cuidar dos negativos dos caminhos dele. Eu tenho um amor enorme pelo meu Pai Orisa osogiyan, eu ja dei todas as minha obrigacoes e todos os anos dou oferendas a ele como cabra e etc. no mes 8 eu faco o que tenho que faser e vivo uma vida muito feliz. sou de uma das casas mais antiga da Bahia. opo afonja. ja vi osogiyan dancando com osalufan e inclusivel carregando nas costas o seu pai osalufan.
Àse.
Boa noite, bença ,kolofé a todos. Baba Fernando comentou que Osoguian pode ser confundido com Baba oke, onde posso encontrar informações sobre esse orisa? É outro nome de oloroke?
Pedro temos post sobre este òrìsà aqui no blog.
ire
Primeiramente parabéns pelo texto. Gostaria de saber qual é a qualidade de Oxaguian com Iansã. Axé
Carlos por norma do blog não falamos de qualidades/caminhos de òrìsà
Ire
Lindíssimo texto, parabéns por compartilharem.
Axé.
meu PDS me deu como Oxalufa. Onde posso ler mais sobre ele?
Paula temos um post sobre literatura indicada.
Ire
Motumbá.
Pertenço a uma casa de Candomblé magnifica e recentemente fui confirmado filho desse belíssimo Orisá, oque me intrigou foi o uso permanente do branco todos os dias durante todo o tempo. Gostaria de pedir um esclarecimento. Se realmente os filhos deste Orisá (Osaguian) devem usar branco todos os dias da sua vida?
Augusto,
Seria o ideal, mas, não é possível estar permanentemente de branco, então mantenha uma norma básica para sua vida de nunca usar preto ou vermelho, exageros com o álcool, procurar o máximo roupas claras, não usar camisas multicoloridas, estar de branco as sextas-feiras e sempre e para sempre só ir, usar, estar e sair de branco de sua Casa de santo. Não coma nada que contenha azeite de dendê, principalmente acarajé. Seu zelador é quem determina, Ok?
Obs: No primeiro ano de iniciação faça o maior esforço para só usar branco.
Mutunbaxé.
Fernando,
Obrigado mais uma vez por toda a paciência em responder as perguntas que de minha parte foram insistentes. Agradeço demais a atenção e digo que me ajudou muito.
Desde já deixo minha admiração pelo blog e pelo respeito com que tratam esta belissima religião.
Egbé,
Refiz parte deste texto hoje, atualizando informações.
Mutun’bá babá mi Òsògìyán
Axé.
Motumbá,
Recentemente me descobri no candomblé e filha de Osogiyan, mas não conheço nenhuma casa de confiança próxima da minha casa.
Sei que não é a função de vocês e é um tanto delicado insistir nesse pedido, mas poderia me indicar uma casa de confiança?
Confio muito nas recomendações de vocês e sei que estarei em boas mãos para desenvolver meu Orisá.
Moro em Laranjeiras na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Agradeco a atenção desde já.
Axé
Bruna veja seu email.
Ire
Boa noite, um babalaô abriu o jogo para mim e viu uma qualidade de oxaguian com exu, já ouviram falar nisso? Fiquei intrigado porque ele mesmo disse que era a primeira vez que via esse orixá e ficou de buscar essa informação. Grato, um abraço.
Fernando um canto (verso de Ifá) de Èjì Ogbè diz:
Vamos viajar de oceano a oceano
Antes de podermos ver a espécie minúscula do Touraco azul
Vamos viajar no vento de rio para rio
Antes de podermos ver a espécie de Touraco marrom com bócio no pescoço
Se nós viajarmos de oceano a oceano
E a partir do vento de rio a rio.
Antes que nós possamos encontrar um Bàbáláwo verdadeiro
Vamos chegar a Ilé Ifè Akèlúbéké
Essa é a declaração do oráculo para o Ìgbín (caracol)
Quando estava indo a cidade de Iléyò para praticar Ifá
Ele fez de sua música um canto fúnebre de lamentação
Ele diz: o ser humano (verdadeiro) é escasso
Os seres humanos são difíceis
Antes que nós possamos encontrar um Bàbáláwo verdadeiro
Teremos que viajar para bem longe.
Ase.
Um babalawo sério não falaria isso para você.
Saía daí enquanto é tempo.
Ire
Agradecido!
Gostaria de um e mail para contato pai Fernando !!
Mo juba
Danilo,
Veja seu email.
Axé.
Olá… Boa tarde! Motumba! Gostaria de saber quais são as qualidades de oxaguian.
Obrigado
João temos post sobre Qualidades de Orixá.
Procure na barra lateral do blog.
Ire
sou filho de oxaguian e juntó iemanjá, gostaria de saber se a qualidade da iemanjá é regra ser Iyá Assesú ou Iyagunté, ou pode ser qualquer outra qualidade?
Kaue,
Não é regra, mais normalmente é uma delas.
Axé.
uma pessoa que possui oxaguiã, iemanjá de juntó e obaluaê de herança, qual seria a qualidade mais provável desse oxaguiã?
e seria mais provavel tambem ser jagun e não propriamente o obaluaê de herança?
kaue,
Só podemos saber abrindo um Obí aos pés do Ibá desses Orixás, caberá ao zelador fazer este jogo.
Axé.
Sabemos que oxalufã só come bicho fêmea, oxaguiã também? ou os bichos de oxaguiã são machos?
gostaria de saber se baba lejugbe e um oxoguia novo
Rafael,
Todo Oxoguian é um jovem guerreiro, esse é seu arquétipo, babá Lejugbé é único, orixá funfun que mescla as características de Oxaguian e Oxalufan. Na maioria das casas o vejam como uma caminho de Oxaguian.
Axé.
Boa tarde.
Porque o sentimento de briga habita em nós? Seja na ação, na palavra, e ainda mais no pensamento…
Somos representantes do Orixá no aiye? Como debe ser traduzido isso?
Adupé a todos.
quais são qualidades de oxaguian conhecidas?
* oko
* Bidiode
* Ibioro
* Oxalaco/oxaraco
* Ibeja
* Xalare
* Baba lore epe
* Cafugian
* Elejibo
* Babá Ajagúna
* Babá Lejubé
* Babá Apejá
* Babá Epê
* Babá Akíre
* Babá Dankó
* Babá Dugbé
*Babá Olójo
Marcio,
Temos um post de qualidades de Oxalá, pesquise na barra lateral acima desse post.
Babá Ajagúna
* Babá Lejubé
* Babá Apejá
* Babá Epê
* Babá Akíre
* Babá Dankó
* Babá Dugbé
*Babá Olójo
Essas são alguns caminhos de Oxaguian]
Axé.
[…] vagare in cerca di una nuova testa fin quando incontrò Iku, Dio della Morte, che realizzò per il viandante una testa nera fatta di impasto di sangue. Ma questa testa era fredda e concepiva solo cupi […]