Nome do orixá Logunerè, significa em yorubá: “Da Guerra de Ere”, e Ere é uma cidade da Nigéria. Patrona dessa cidade, foi associada ao culto de Gbale aqui no Brasil, e também aos orixás: Ogun, Omolu e Logun. Além da arte da guerra, Logunerè conhece a caça e trás consigo um forte extinto materno, como podemos ver na lenda adiante.
Logunerè e o filho de Oxum
Logunerè era uma moça simples que vivia em um vilarejo próximo a Ire, e a cidade de Ipondá, era uma excelente caçadora e também conhecia a mata e o poder das ervas medicinais. Ogum havia instalado naquela região uma guerra que seguia de Irè até Daomé, por onde passava conquistava, contudo deixava para trás um rastro de destruição. Então Logunerè e Omolu, iam de tribo em tribo ajudando os feridos. Em uma dessas missões, os dois andavam pela mata fechada próximo a Ipondá, cortando caminho entre uma aldeia e outra, e de longe ela viu um menino correndo, era Logunedé, que decidiu brincar com casa de abelha, literalmente, então ela em um estalo rápido pediu que Omolu, com suas palhas afastasse as abelhas do menino, e assim ele fez. Logunerè acalmou Logun e levou a até Oxum, que agradeceu a Omolu e também deu a ela uma abebé banhada no mais puro cobre e Oxum pede que Oya Logunerè cuidar da educação de Logun, e deu a ele alfange que mais tarde ele usaria para lutar na guerra de Edé. Com OGUN ele aprende a arte da guerra , tornando-se assim um grande guerreiro, Rei de Ilexá.
Oya Loguneré em algumas casas tem seu culto ligado a Igbalé e a nação Efon no que faz sentido, devido a sua graciosidade e leveza ao dançar Ijexá,graciosa e guerreira se difere tornando-se única também no Ketu.
Esse orixá usa as cores, marrom ou verde estampado, carrega espada, ofá e uma abebé em forma de leque. Em suas aparamentas podemos colocar idés de bronze, búzios, eruxin, carrega mariwò, bastante coral.
Come acarajé e abará.
Texto/parte: Egbomi Helenice D’Osogiyan e Bàbá Fernando D’Osogiyan
Pesquisa: Internet
Foto: Felipe Capri
“Oyá ténté, Oyá ténté Oyá
Oyá tènté Oyá igbalé
Oyá ténté O iyabá”
Apesar de ser um amante da leitura e dos ensinamentos afro, meu celular encontra-se com bloqueou externo não autorizado, não consigo fazer a canecti idade para imprimir tão maravilhosos textos… Peço-lhe desculpas, vou continuar lendo, porém assim que possível reseto os mesmos. Obrigado pela compreensão e pelo envio de tantos conhecimentos sobre nossa amada religião… Ase a todos!!!!
Essa oya responde em que odu? Ela e rara?
Deborah,
Oya pouco cultuado nos terreiros, rara e se confunde muito com Oxóssi, Logun. Pode aparecer os Odús Osá e Irosun.
Axé.
Eu vi um poste que o senhor fala que olokuere e logunere sao as mesma oya caçadora e que respondia no odu owarin?
Pitt,
Não, são Oyás com caminhos diferentes e somente Olokuere responde através do odu Owarin.
Axé.
Essa oya tem ligação com oxum karê?
Motumbá baba nunca ouvi falar dessa oya caçadora , ela caminha com que orixás?
Letícia,
Por fundamento não tem ligação, mais pode aparecer por outros fatores, isso tem que se ver no jogo de búzios.
Axé.
Bruno,
Normalmente co Oxóssi, Oxun e Logun
Axé.
Oya tope tem ligação com quais orixás ?
Mutumbá!Alguém poderia me tirar uma dúvida,afinal qual Oyá tem ligação com Logun-Edé,é Oyá Onirá ou Oyá Logunere.
NEI
Mutumbá!Alguém poderia me tirar uma dúvida,afinal qual Oyá tem ligação com Logun-Edé,é Oyá Onirá ou Oyá Logunere.
Essa pergunta do sr. Nei é muito pertinente. Também fiquei curioso e gostaria que fosse esclarecido