Tão importante quanto nosso Òrìşà, nosso Odu tem importância fundamental em nossas vidas. Este texto esclarece como Odu é fundamental em nosso destino.
Há no Brasil uma grande curiosidade das pessoas em conhecer o Òrìşà de cabeça; quem é seu pai ou sua mãe. É compreensível. Creio, porém, que não devemos perder a dimensão de que é mais importante conhecer o odu pessoal que o Òrìşà de cabeça. Vou tentar explicar a razão. Vamos ao primeiro passo.
Odu é uma espécie de signo que rege o nascimento de cada pessoa. A tradição iorubá aponta a existência de 16 Odus principais, cujas combinações perfazem 256 odus. Cada um de nós é regido por um desses Odus ou omó Odu. Cada odu é composto de uma infinidade de poemas, relatando a história da criação e o papel que os Òrìşà e uma série de outras espiritualidades exerceram nessa história primordial. O conjunto dos odus forma, então, o texto canônico sobre o qual se sustenta a tradição de Ifá.
Dentro dos odus estão os caminhos e as possibilidades que cada um de nós carregará para o resto das vidas. Nesse sentido, odu é o destino possível de cada um. Meu odu, por exemplo, contém as coisas que devo evitar os eventos que podem colocar em risco a minha vida, as comidas que me fazem bem, as comidas que me fazem mal, minhas aptidões profissionais, minha relação com meus ancestrais, as folhas que me curam, as folhas que me matam, os ebós que me salvam os Òrìşà que me acompanham… O que salva, no meu odu, pode matar, no odu de outra pessoa. Nenhum homem escapa ao seu odu. Vive os caminhos ire (positivos) ou ibi (negativos), mas não escapa. Odu é o designo de Olorum, o deus maior.
Em cada odu, os poemas relatam as histórias dos orisás e de outros elementos encantados da natureza. Eu, por exemplo, sou filho de Ogum. No meu odu, Ogum não aparece como o guerreiro violento e conquistador. Ogum surge como o inventor do arado; agricultor e mestre ferreiro. A tendência é que a energia de Ogum se manifeste na minha vida dessa forma mais branda.
Tenho irmãos de Ifá filhos de Ogum que, entretanto, possuem odus onde os poemas que envolvem o Òrìşà falam de violência e guerra. É assim que a energia de Ogum pode se manifestar para eles. Não se compreende a natureza do Òrìşà de cabeça sem o conhecimento do odu e dos caminhos em que nele o Òrìşà se apresenta. Para efeito de comparação, quem conhece apenas meu Òrìşà sabe em que cidade eu moro. Já é muita coisa. Quem conhece meu odu pessoal, com seus caminhos, e sabe como a energia do meu Òrìşà se manifesta nele, tem uma cópia da chave da minha casa.
Não se faz – ou não se deveria fazer – santo na cabeça de uma pessoa sem o conhecimento prévio do odu da mesma. Exemplifico. Digamos que o Iywao que vai se iniciar seja filho de Sòngo. Há um dos 256 odus – daqueles famosos, que todo babalawo conhece – em que Ifá revela que a energia de Sòngò é forte demais para ser consagrada na cabeça de alguém. A simples menção do nome deste odu evoca os poderes do fogo. Imaginem raspar Sòngò no ori de um noviço que seja desse signo. Não se raspa em nenhuma hipótese. Assim Ifá ensina assim o sacerdote deve agir. Osa Irosun nos diz em um de seus versos: Só Orunmilá pode revelar o Òrìşà de cabeça de cada pessoa e só Orunmilá pode determinar que orisá deva ser consagrado na cabeça de cada um. É por isso que conheço exemplos louváveis de grandes Bàbá/Iyàlorisá que não fazem Òrìşà na cabeça de ninguém sem antes consultar um babalawo, para confirmar se os procedimentos litúrgicos adotados estão de acordo com as ordens do único Òrìşà que pode estabelecer isso: Orunmilá.
Após essa rápida introdução, surge a dúvida: como se revela o odu de cada um?
Texto compilado na net sem autoria na fonte pesquisada.
quem e filho de xango ifá com mãe oxum o que fazer p/ mim se acalmar nao emcontrei pai de pai de santo que quer meger com migo (o que fazer
Ronaldo,
Xangô é um Orixá do culto Ketu/Nagô e Ifá é um sistema de adivinhação, portanto Xangô Ifá não existe. Procurar uma boa casa de candomblé é o que você tem que fazer para cuidar de seus Orixás. Peça a Xangô que lhe encaminhe para um bom lugar.
Axé.
como posso saber de uma casa boa onde procurar sorocaba i muito difisil de mecontra pessoas de confiansa
Da Ilha,
Colaborando com o texto em que você, como sempre, brinda nossos leitores com mais uma excelente matéria sobre a definição do Odú, eu diria ainda que além do odú pessoal que no ketu pode ser visto no eborí do futuro Iyawo, pois naquele momento seu Orí através do Obí revela o odú, ou no final da obrigação (no que acho mais sensato) quando o iyawo presta o juramento a sua casa, o seu “Mo jubá asé”, neste momento com suas próprias mãos com o merindilogun o Iyawo nos revela seu Odú. Um grande ebó positivo será preparado para este Odú, para dar início a nova vida do Iyawo iniciado e as recomendações para com seu Odú, para o resto da vida.
Axé.
fernando ja tive em varias casa em sorocaba mais vi muita gente querendo muito dinheiro p/ poder ajudar so ja dei muito dinheiro em varios centros em sorocaba e nao comsegi ajuda nao cem como fazer p/ obter ajudas como fazer
Ronaldo,
Em Sorocaba não conheço ninguém, infelizmente. Pode ser que algum leitor possa lhe ajudar com uma boa informação.
Boa sorte,
Axé.
Bàbá Fernando corretissimo.
Mas uma vez agradeço seu auxilio luxuoso, que Obatalá me guie.
Mo juba òrìsá.
Ariku.
tenho 7 anos e estou pretendendo abrei um acsa,acho que vou contar com vcs para me dar mais explicaçao para que nao possa errar com ninguem.muito obrigado.E abença.
Ricardo,
Que meu pai Oxalá lhe de a boa sorte se esse for o seu caminho. Conte com seu zelador, seus egbomis e seu axé.
Axé.
Kolofé
Gostei muito do texto. Acompanho o site tem quase 2 anos. Me tornei abiã de uma casa aqui de Belo Horizonte. Mas me informar la ficou bem complicado por diversas razoes que vou tentar elaborar.
Gostaria de deixar claro o quão satisfeito e feliz estou com a boa vontade de todos. Desejo todo bem do mundo aos senhores. Raramente posto perguntas porque normalmente as encontro respondidas no meio dos comentários.
Vou lapidando as informações tirando todo tipo de mistificação. Setembro dia 16 completo um ano como abiã.
Vamos ao desabafo:
Eu venho lendo e estudando aqui e em outras fontes, e na casa onde frequento isso não tem sido visto com bons olhos. Fui repreendido certa vez por ter curiosidade em demasia. Pode-se pensar que estou de forma cansativa a perguntar aos meus mais velhos. Mas não é o caso. Dentro deste “quase” um ano como abiã talvez umas 2 ou 3 vezes fui tirar duvidas com minha Mãe de Santo. O restante aprendi no dia a dia, como me portar, zelar pela Casa e afins
Vi aqui um relato de uma abiã que muito me comoveu, ela disse algo como: Não se pode amar aquilo que não se conhece.
Aprendi amar os Orixás estudando e lendo muito.
Ultimamente tenho tido conversas com outros filhos da Casa e percebo que estão (aos meus olhos destreinados) acomodados.
Estou a fazer o meu melhor. Nomeei a preguiça meu demônio pessoal que preciso vencer diariamente.
Não sei como proceder dentro do Terreiro nesta situação. Sinto como uma imposição à ignorância. Me chamaram até de “Pai de Santo” de forma pejorativa claro por ter tanta vontade de aprender. Eu acredito que a vida é para aprender. Quero ser corrigido, quero crescer tenho que crescer porque tenho uma filha e a melhor educação é dar o Exemplo(Assim acredito).
Minha família é negra, sem história pela tortura praticada durante todos estes anos. Quando tento resgatar ela em respeito aos meus antepassados me sinto atado por justificativas que não me convencem.
Entendo perfeitamente de certos segredos, não pedi pra saber sobre. Só quero deixar aqui relatado e quem sabe receber uma sugestão ou esclarecimento que me de animo. A Casa que frequento é antiga, mais velha que meus pais. Acontece grandes influências e uma mistura de costumes de varias nações e religiões. Eu pessoalmente não me sinto confortável com o cristianismo, realmente não nasci pra ser cristão. La também tem um apelo cristão bem forte. A Nação é Jeje, mas os nomes e tudo mais são tratados como Orixás e não como Vodum. Quero uma sugestão
O Texto esta confuso e cansativo, mas não é de forma proposital, gostaria muito de fazer algo mais intelegivel mas não consigo organizar bem as ideias com todo este antagonismo que tenho vivido. Fico no aguardo de opiniões.
Axé!
Motumba …
Bom queria apenas perguntar algo. se na africa nao existia calendario para marca a data de nascimento de um individuo, como que se pode sacar o odú de uma pessoa pela data de nascimento?
tenho visto que em muitas casas estao fazendo isso, e na casa que minha tia frequenta o babá dela, deu o odú dela de outra forma, isso é que depois dos 5 anos que ela esta feita ele falou a ela qual era mesmo.
entao venho lhes pergunta é certo uma casa sacar o odú com a data de nascimento? e se uma casa de angola pode aborda o tema como se fora de Ketú, ja que os mesmo dao nomes aos orixas e nao as inkises.
motumbá.
Elvis, quando alguém não tem respostas para nossa indagação a resposta recorrete geralmente é: “Ainda não está na sua hora de saber isso.”.
Òrúnmìlá a autoridade máxima em sabedoria, nos diz que devemos participar a todos suas palavras, que não devemos menosprezar os que tem menos conhecimento.Isto tem que servir de estimulo a vc, pois a luz apesar de estar na nossa vida diariamente é para poucos que sabem que ela existe.
Levante a cabeça, estude, tire suas duvidas e caminhe, erga-se, Igbin não tem pernas nem braços, mas vai longe e atinge o lugar mais alto da árvore. Não se preocupe com eles, sua individualidade e seu Ori exigem de vc o aprendizado, não se deixe levar por quem não quer evoluir. Òrúnmìlá nos diz que um inutil morto ou vivo não faz diferença, continuará inutil.
Onon Ogbon. (caminhos de sabedoria)
Jean, motumbá asè, motumbá.
Não usamos a data de nascimento, a criança nasce e fazemos o asentayè, tiramos o Odu no terceiro dia, e no setimo ou nono dia fazemos a cerimonia do nome conforme o sexo, Ikomojade.
Olha cada um tem uma maneira de ver essas coisas, mas posso dizer que tem alguma coisa errada ou ele não quiz dizer no dia da saida ou logo após.
Não é certo usar a data de nascimento para se tirar o Odu, isto é uma tecnica de Cabala e Ifá não faz Cabala, quanto a essa mistura de Angola / Ketu é o que temos visto por ai, mas não é o correto, são energias diferentes com nomes diferentes, mas a falta de conhecimento empurrou uma raiz de encontro a outra, é a velha história de quem é e de quem quer ser zelador, ZELADOR É CARGO DADO POR ÒRÚNMÌLÁ, não é pq vc fez sete anos e pagou que vai receber a famosa cuia.
Isto gera esta e outras distorções nos ensinamentos, pois são pessoas dispreparadas que por vaidade querem ser sacerdotes.
Ire o.
Motumbá asé.
mais uma vez estou aqui, para lhe agradescer pela respostas isso prova que o senhor tem sim muito conhecimento. que Orumilá lhe der muitos anos nesta terra.
O senhor abriu os meus olhos, já que estava por entra em uma dita casa, qual o babá havia me falo algumas coisas que ficou travada na garganta. agora sei que vou buscar sim uma casa seria, nem que tenha que ir a Capita Salvador para achá, só pesso que Meu Pai Oxossé me de caminho e abença de encontra um abasá para entrar.
vai mais uma pergunta se o senhor poder me responder ficaria muito grato.
Me falaram uma vez , isso na primeira vez que consultei Opelé Ifá, que eu era um “abi asé”, nao sei se agrafia esta certa, mais ai desconfio, já que a pessoa que jogou usou tbm a data de nascimento, lhe digo que muita coisa que ele me falou batia com a minha vida e a minha situaçao. ate acontecimentos que sucederam.
havia esquecido! ele quando jogou aprimeira vez, já de cara falou que eu retirasse o dinheiro a mesa pois eu nao pagava jogo, já que era um “abi asé” porem nao comentou muito sobre o que era, apenas falou que eu tomasse cuidado quando fosse iniciado para nao me roubarem o que tinha pela frente.
o senhor poderia me esclarecer o que seria isso de “abi asé”
ire ó
Jean, abi é nascer, nascido dentro do asè, sua mãe estava grávida de vc quando se iniciou para òrìsá? Se não foi assim, vc não é.
Outra coisa, ser abi asè não quer dizer nada, pois se vc tem seu Ori, sua individualidade, seu òrìsá, seu ancestral, e por ai vai, não pode usar o que foi feito em sua mãe.
Nós nascemos com a nossa vida e nossa missão, negociamos nossa encarnação, atunwà, escolhemos nosso Ori, recebemos o sopro divino, o corpo modelado por Obatalá, enfim, somos únicos, não vivemos a vida de ninguém, pagamos nossos tributos nesta vida para podermos subir a escada da espiritualidade.
Outra coisa, todo jogo é pago, nem que seja uma moeda, mas tem que pagar, é ordem de Òrúnmìlá, pagamos com trabaljo, tempo, dinheiro, reza, oriki, mas pagamos.
Existem situações em que o jogo não é pago e o ebò é tirado e pago por quem joga para vc, mas isso depende do Odu que cair e é outra história.
Não ser roubado por ninguém é um chavão velho e surrado, devemos sim ter cuidado sempre, pois tem muita gente vaidosa e despreparada no caminho.
Ire o.
Sinto-me revigorado e mais corajoso com suas palavras.Obrigado por motivar-me ao estudo. Realmente é uma coisa que me da prazer. Essa resposta é muito frequente, até ri aqui junto de minha esposa quando a vi…. “Ainda não está na sua hora de saber isso.”.
Vou abrir o verbo com minha Mãe de Santo. Deixar claro essas questões e descontentamentos. Dependendo da resposta vou procurar outra Casa. Se for o caso volto a entrar em contato para pedir sugestões de Casas aqui em Belo Horizonte.
Muito obrigado pela boa vontade e carinho na resposta. Sou frequentador assíduo do site e este vai ser um de outros tantos contatos que farei para tirar minhas duvidas que não são poucas. Um Abraço, Sucesso e que os Orixás nos abençoe.
Boa tarde a todos.
Eu simplesmente amo os textos deste blog.
Fico feliz por ver esta iniciativa. Onde usam palavras tão doces e simples. Para enriquecer as nossas mentes e nossa fé.
Apesar do meu pouco tempo de abiã. Imagino que o que tenho aprendido com vocês. talvez nunca seja me ensinado na roça.
Pelo simples fato dos mais velhos não saberem, ou sabendo achar que nunca é o momento certo da gente aprender ou ainda achar que as informações são irrelevantes para nos passarem.
MUITO OBRIGADA A TODOS OS COLABORADORES DESTE BLOG.
AXÉ
motumba
eu nasci em 05/04/49
minha zeladora diz que meu odu é oxe
o que devo fazer pois minha zeladora ja cufou
Baba!
Muito boa tarde!!!!
O que pode acontecer com um yawo que é raspado em uma casa de angola com Oxum Apará, com acentamento de Oxum, Iansã, Ogum, Exu, e Boiadeiro??? Sempre me falaram que estava errado, e aqui pude perceber que realmente Angola e Ketu são completamente diferentes em suas liturgias, mas tabém sempre quis enganar a mim mesma dizendo que se estivesse errado o Orixa/Nkise não responderia na sala, mas esse final de semana, conversando com uma Zeladora de Ketu, ela me disse que isso não quer dizer nada que mesmo ele respondendo pode estar errado ou até poderia ser um EGUM….. fiquei muito preocupada, estou sem zelador e no momento não conheço ninguem de plena confiança para me ajudar… já fui abandonada pelo meu zelador uma vez e tenho medo de acontecer novamene…. será que o Sr poderia me responder….. rsrsrsrs
Abraço
vera,
Para muitos a soma da data de nascimento revela apenas o seu odú de placenta, aquele caminho pelo qual você veio ao mundo, no seu caso, Oxê. Não revela o seu odú pessoal que só será visto quando você for se iniciar. Então não há com que se preocupar.
Axé.
Angelica, obrigado a vc por estar conosco nesta cruzada. A palavra tem que ser levada a todos Òrúnmìlá nos pede para que não deixemos ninguém sem instrução.
Se vai cultuar, tem que saber o que vai ser cultuado e por que.
Ire o.
DA Ilha como sempre um texto muito bom, que nos ajuda a caminhar por uma caminho claro , sem nebulozidades
Ja li muitas textos aqui mais tenho uma duvida, no candomblé de angola se consulta Ifá?
Só um comentário sobre o que Da Ilha escreveu para o Jean, achie bem legal tirar essa duvida, pois mesmo antes de me tronar abiã quando eu escutava algumas histórias sempre ouvi as pessoas falando que quando se recolhe uma mulher grávida aquele filho que vai nascer é como se ja nascesse feito( ou seja quando tiver sete anos de idade tb terá sete anos de feito e por este motivo se esse for seu cargo, destino pode até abrir casa, ou receber um cargo), e inclusive ouvi algumas pessoas dizerem que conta tempo de feitura e que são pessoas que não se raspam.Ja sei que existem alguns equivocos, erros, engodos, mais existe algo que seja verdade no que escrevi, ou mesmo a mãe da pessoa tendo entrado grávida a pessoa deve passar por todos os preceitos?
Carol, todo mundo joga buzios, ketu, angola e djedje, Ifá é universal e fala todas as linguas. Sei que existe um metodo de consulta em Angola diferente do que fazemos, mas está tudo tão misturado que os zeladores de angola jogam e trazem os recados direitinho sim.
Carol vamos divagar um pouco, vc é de Òsum, seu filho na sua barriga de Osalá, Òsúm recebeu tudo que deveria receber, sua inicição corretíssima e Osalà recebeu o que?
Seu Ori, orisa individual, teve o seu Bori, ditado por ele, comidas bichos e etc… O Ori desta crainça recebeu o que? Qual a necessidade deste Ori, tão novinho e já com sua individualidade, nenhuma?
Nascemos com nossas obrigações dentro do mundo visivel e invisivel e prestaremos contas na nossa volta ao Orun, será que é a mãe que vai prestar contas pelo filho, quando abrimos o Fari nesta mãe, só quem está la dentro sabe o que aconteçe, como pode essa cabeça ser aberta junto com a da mãe. Estudem e se perguntem, leiam sobre Ori e se questionem, ouvi dizer já levou muita gente pro buraco
estamos na era da informação, temos o direito de questionar o que vão fazer com a nossa vida, POIS É A NOSSA VIDA E VAMOS PRESTAR CONTA DELA QUANTO VOLTARMOS PARA CASA.
Entendeu Carol pq temos que saber a quem estamos entregando nossa vida.
Ire o.
Ola e beijos para todos
Adorei o texto Babá da Ilha
Além de claro e direto é realmente pertinente saber sua trajetória de vida, ou seja, o odú, seu destino, para saber como vai atuar seu orisa de cabeça no palco que se apresentou para ele
Lendo os comentários de tantos que aqui escrevem, muitas vezes me entristece saber que muita informação desnecessária ( crendices tolas ) impedem que a pessoa se realize nesta vida e que tenha a alegria de sentir a comunhão com seu orisá. Esse momento da comunhão com seu destino, saber que se está acertando, sentir esse sopro do divino é que faz do culto esse momento único de encontro.
Essa é uma religião que não deve nunca ser pesada ou triste porque ela realmente nos aproxima da divindade, estão ali próximos de nós num xirê aqueles à quem cultuamos, estão ali dançando, vestindo cores, as pessoas cantando, os tambores chamando pra festa onde há comida, fertilidade e abundância
Se o inferno existe com certeza não é numa boa casa de candomblé e,. sim, em outros lugares onde se prega culpa, pecado, onde o céu está lá longe e o salvador ainda está por vir ou voltar ( vocês sabem de que tipo de lugares estou falando ).
Pra que ter esse inferno perto de nós? Vamos passar a informação simples e correta. O zelador de sabedoria sabe o que o filho já pode aprender ou não, se há alguma questão que não está no tempo dele aprender – responda com alguma parábola, deixe algo pra ele pensar, dê uma caminho, uma pista – se o filho souber ler nas entrelinhas e encontrar a resposta completa por si mesmo é porque já está apto em algum capítulo desse aprendizado. Uma postura de arrogância, cara amarrada quando se faz perguntas ( mesmo as mais tolas ) por parte do zelador só irã afastar aquele que tem necessidade de saber.
Algo nos move muito maior que nós sejamos Babás ou simples iniciados…
Michelly
A propósito Babá da Ilha
trocando idéias sobre odús…
Você já sentiu que um determinado odu te persegue?
Por exemplo: numa semana dez pessoas solicitam os búzios e, em oito ou nove pessoas aparece Owarin.
na outra semana dez pessoas solicitam os búzios e, em oito ou
nove pessoas aparece Okaran e Irosun.
Claro que eu percebo que nesse grupo de pessoas existem situações em comum. No grupo owarin todos estão passando por mudanças muito súbitas e rápidas de profissão. No grupo Okaran/irosun existem paixões nascentes encontrando obstáculos realmente difíceis.
Estou falando assim resumidamente…mas a questão é se você faria uma reflexão no sentido do porque disso? Será que o consulente é uma espécie de espelho que está acontecendo comigo também…rs
Nos odús que eu mencionei acima percebi que eu tambem estava passando por momentos idem…deu até uma certa facilidade para obter respostas mais condizentes, mais próximo de quem me consulta.
Mera coincidência ou não?
Beijos Babá
Michelly
Michelly, Ki ba se o.
Não preciso completar nada no seu comentário. Obrigado pelo carinho e pelo entendimento, a escada e longa e ingrime, mas com certeza sabemos que estamos subindo.
Pedaço a pedaço, é assim que comemos a cabeça do rato. Ogbe-meji ou Ejionile.
Ire o.
Onon odará Iyà
Michelly, as vezes jogamos ´para um consulente e o Odu que se paresenta na abertura do jogo é um recado para nós, rs.
Sabedoria, conhecimento e sensibilidade.
Quanto mais perto do rio, maior a chance de se molhar.
Pense nisso.
Ire o.
Muito boa tarde!
Baba…
…o Sr poderia por favor responder a minha pergunta do dia 12/07… estou ansiosa… rsrsrsrsrs
Obrigada!!!!
Abraço
Julia,
É muito complicado emitir uma opinião sobre este assunto, devido a várias atenuantes sobre q questão, teríamos que ter mais informações. Em linhas gerais posso lhe dizer que zelador de Angola, ketu ou Jeje, só deveria inciar as pessoas para sua nação, pois os direitos de zelador são conferidos para as divindades de sua nação. Isso não é o fim do mundo, Orunmilá é o senhor dos labirintos em nossas vidas. Podemos lhe indicar uma boa casa.
Axé.
Muito boa tarde Baba Fernando
Sabe, eu as vezes me sinto um nada… enganada e abandonada pelo meu zelador… no início eu fazia tudo o que fosse necessário, limpava o barracão, arrumava a roupa de todo mundo, ajudava no ajeun, lavava toda a louça e não reclamava, gostava de tudo… no toque, me esforçava ao maximo para expulsar de mim os pensamentos impróprios, aprendi a “cantar” e dançar com facilidade, fui abiã por um longo tempo, até que pela vontade de minha mãe, me iniciei, achei que estava tudo certo…. até que um belo dia, sem dizer nada, ele simplesmente se foi, arrumou um namorado e foi embora, isso já faz 1 ano e meio, daí em diante, não é mais a mesma coisa no Ilê, me desanimei, dei minha obrigação de 1 ano mas não consigo mais ter o mesmo carinho que antes, o zelador que esta cuidando do meu santo (o ex marido do meu zelador) foi por falta de opção, não tenho tanta afinidade com ele, não vou mais aos toques, sinto muita falta, mas não sinto vontade… conheço vários zeladores, mas infelizmente a “fama” deles os condenam… sou de SP-Guarulhos… a única forma de chegar mais perto da religião é o blog, onde leio, converso, vejo outros depoimentos…. e assim vai…. rsrsrsrs…. acho que até chegar o dia em que vou desistir de vez… rsrsrsrs ….. acho que vou dar um pulinho aí no Rio de Janeiro…rsrsrsrs…
Desculpe o desabafo….
Abraço
Julia,
Venha quando quiser será um parazer, só marcar.
Axé.
Boa Noite! É possivel uma pessoa ser filha de Omolu com Iansã e ter odu ejionile(8)? Ou o seu odu tem que responder no seu odu… Não sei se comsegui explicar minha duvida. Grata
Alê, quando iniciamos para o òrìsá nos é falado o Odu de nossa nova vida, este Odu vai reger seus caminhos, impedimentos e tudo mais, tanto pode ser Ogbe como qualquer outro e este Odu nos direcionará para a energia deste òrisá. Veja o meu post Uma Definição de Odu, em minha foto a direita ao alto.
Ire o.
Da Ilha! Eu ja havia lido seu texto… E veja o que compreendi… Já fui em dois jogos e só um fez acho que kabala… Deu Odú ejionile. Mas lendo o texto eu percebi que o odú que se apresenta pela data de nascimento e nome é nosso odú embrionário… O odú do nosso caminho vai ser apresentar em nossa iniciação, assim mandando a energia pro nosso orixá. Então eu pergunto se nunca me iniciar não saberei meu odú? Estou confusa qto a isso. Eu gostaria de fazer um agrado ao meu odu no mes 8. Então estou em duvida se posso ou não.
Grata
Já li também que a iniciação e um renscimento… Nascemos novamento. É isso? É por isso que se apresenta o odu?
Nossa qtas duvidas eu tenho.
Desculpas e pq não frequento nenhum barracão e só tenho aqui para tirar minhas duvidas. Apesar de meu marido ser Ogan ele não sabe muita coisa.
Axé
Ale, vamos fatiar.
Quando nascemos tiramos nosso Odu no terceiro dia de vida, menino, menina ou gemêos, entendido?
Se vc não faz esta cerimonia, Ikojade, vc não tem mais como saber seu Odu de nascimento, placenta ou o nome que derem. Estou falando de mulheres, por que mulher quando inicia para Ifá não vê uma parte da cerimonia e não descobre esse Odu, homens podem se iniciar em Ifá, fazer itelodu ou seja iniciação para Babalawo, neste casdo ele conheçera seu Odu, somente assim saberá.
Se vc não fez nem um nem outro, iniciamos para o òrìsá e temos o Odu de nosso caminho por este renascimento, este Odu traz o caminho de seu òrìsá, o que lhe faz bem e mal, cores proibidas, as folhas que te matam e te curam e etc…todos deveriam saber este odu, de acordo com o texto postado, seja um Odu ou Omó odu, dentro dos 256 Odu, entendeu?
Seu odu é para lhe mostrar seu caminho, esse negocio de mes 8 mes 16 é lenda urbana, fazemos os ebós prescritos em nosso jogo e seguimos em frente.
Se vc não se iniciar não saberá seu Odu e ponto final, isto serve para quem está dentro do culto, se vc não está não mexa com isso. Entendeu?
Vamos conversando.
Ire o.
Da Ilha! Agora entendi o que é , como e qdo se apresenta nosso Odú. Melhor mesmo eu não mexer com essa questão, pois apesar de gostar muito da religião acho que ainda não me sinto preparada para tanta responsabilidade e dedicação. Mas posso continuar dando presentes e fazendo minhas oferendas para meu Pai Omolú?
Um final de semana Iluminado
Axé o
Alê, por ser um òrìsá muito quente, é bom estar sempre orientado e acompanhado.
Mas pode fazer seus agrados sim, òrìsá adora estes atos de fé expontanea.
Ire o.
PREZADO BÀBÁ “DA ILHA”
Como sempre o sr, esclareceu e orientou com seus textos de modo simples, didático e enriquecedor. Este foi mais um exemplo.
Sandive Santana
Ase.
Montumbá
assim o meu odu da 11, sou filha de Oxum….
gostaria de saber quais os caminhos desse Odu
e como trata-lo??
tais,
Antes de cuidar de seu Odú, o mais importante é cuidar de seu Orí, não se cuida de odú antes do Orí.
Boa sorte,
Axé.
Boa noite,
Gostaria de saber se há algum livro de odulogia (vi esse termo em um site, que seria basicamente o estudo dos odus), para que eu pudesse entender melhor o meu Ifá. Meu babalorixá me disse que o meu odu é o 10, e que eu não poderia usar roupas pretas nem vermelhas em nenhum dia da semana. Além disso, me disseram também que o Ifá 10 em desequilíbrio está associado à preguiça e desânimo. Mas eu gostaria mesmo era de ler a respeito das características de cada Ifá. Não sei se isso é permitido, mas se for, gostaria de uma recomendação de fonte bibliográfica confiável.
Muito grata.
Cacá eu tbm gostaria de um livro desses, rs. O Estudo dos Odus está ligado a uma serie de livros, nem todos os Babalawos escrevem sobre todos os textos canonicos de Orunmilá, que é a palavra de Olodunmarè, seus Odus (16) e seus Omó Odus (240), estam dispersos em várias publicações e na mente dos anciãos nigerianos que ainda relutam em passar estes textos para mãos de terceiros, ainda se prendem a ideia de que saber é poder e compartilhar não está em questão.
http://orisaifa.blogspot.com/
Este é meu blog, estude um pouco sobre Odus e afins, tem bastante coisa para se aprender e seu Odu é Ofun(10) e ele em ibi não fala só de preguiça e desanimo. Na ordem de Ifá falando em hierarquia ele é o 16º Olodu.
E mais o estudo de ifá é franqueado a todos, inclusive e com muito prazer as mulheres tbm, Ifá é o pai da sabedoria, quando se estuda Ifá a visão da religião torna-se mais clara.
Ire o.
Puxa, muito obrigada! Já adicionei a página aos meus favoritos, e farei dela uma leitura constante. Sempre frequentei centros espíritas kardecistas, apenas este ano foi que conheci um terreiro de umbanda e candomblé. E, acostumada ao costume de se ler e estudar muito no kardecismo, senti falta disso nesta nova religião. Faço minhas as palavras do Elvys, quando ele relata que é tido como ‘curioso’ e tratado com deboche em seu terreiro. Algumas vezes sinto isso também, pois as pessoas estão acostumadas a simplesmente aceitar as verdades entregues pelos altos cargos da casa. Mas eu gosto de buscar, de saber os porquês, e nem sempre as pessoas estão dispostas a explicar, por eu ser uma simples abiã.
Enfim, agradeço mais uma vez pela resposta e orientação. Gosto muito das leituras deste blog, e acompanho sempre que possível. É maravilhoso o seu trabalho esclarecedor, e acredito que todos os leitores lhe são muito gratos, como eu.
Axé!
Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Me foi ensinado que para calcular o odu de placenta basta somar os dígitos da data de nascimento. Mas outra fonte diz que se deve somar de outra forma. Explicarei.
Tendo-se, por exemplo, a data 13/11/1995:
– Fazendo da primeira forma: 1+3+1+1+1+9+9+5 = 30 ~> 3+0 = 3 (ogundá)
– Somando-se de outra forma: 13+11+1+9+9+5 = 48 ~> 4+8 = 12 (iwòrí)
Qual seria a forma correta?
Mari, eu não entendo a coisa desta forma, estudo Ifá a muito tempo e nunca vi isso. Chamam de Cabala mas Ifá não é isso.
Eu já postei varias vezes como ver o seu Odu de nascimento, se não for com 3 dias de vida, não irá ver mais, somente o Odu de sua iniciação. Os homens podem conhecer este Odu se iniciarem no culto de Ifá e se tornarem babalawo,as mulheres não podem saber pois não entram no quarto sagrado de Òrúnmìlá para ver a cabaça, fora isso é um verdadeiro engano, Orunmìlá, o senhor do destino e inventor do sistema de jogo chamado Ifá: Buzios, Opèlè, Ikin (caroço de dendê) e Obi, não nos deixou este ensinamento, essa numeralogia não faz parte de nossa forma de jogar e ver Odu. O que será visto para vc que não é iniciada é o seu Odu do momento, que pode mudar até em um ciclo de 5 dias, portanto não se engane e não se deixe enganar, somas, divisão, subtração e multiplicação não vão lhe dizer o seu odu de nascimento, felizmente esta é a verdade, muito melhor que ser enganada.
E se alguém duvidar de vc, peça para dizer em que Odu nasceu esta forma de ver o Odu de nascimento, pois tudo está escrito nos textos canonicos de nosso profeta Òrúnmìlá.
Ire o.
Sr. DÍLHA SEMPRE APAVORANDO; kolofe meu bom, Minha citação de apavoramento se refere a umas coisas que estou lendo aqui ; como perguntas e respostas suas a estas cerrrto?????? sou de 90 , sou um menino (acho que anteriormente errei colocando 99 comoanodesculpe ma s isto não vem pesar aqui. O que eu me refiro é o fato de certas respostas suas serem condizentes c o meu modo infantil de pensar : Quando eu frequentava a minha casa de santo no Rio, que fechou, acho eu por ter falecido o seu zelador no bairro de realengo /murumdu; ali eu me perguntava e ficava no ar sem resp p/ porque se faz sete anos e obrigatoriamente se dá cuia / peneira e tudo o mais, do nada eu tinha este ins/ sacação, mas descobri que era ou é de costume este proceder; Ora com uma revisão deste ato com a intenção de todos os responsáveis só darem a cesar o que é de cesar a quem for cesae de verdade e não enchendo a praça com marmoteiros / embusteiro e etc e tal….. o que só facilita a queda da religião, mas o que fazer te pergunto Outra , eu lembroque noRio na década de 90, estava uma loucura a coisa de se falar em ODU ,todos correndo em busca de cursos ministrados por pessoas de renome no meio, oriundos de casas tradicionais de verdade., escritores de livros , e por ai *ia* e eu ouvia isto tudo na minha terra não na dos outros pois nunca fui de correr gira, casas , mesmo de amigos do zelador (eu não gostava de participar, pois vi e ouvi coisas que qualquer idiota que tenha pelo menos o primeiro grau e não tenha ficado a ler somente DISNEY PERCEBERIA UM POUCO DE FALTA DE RESPEITO, Voltando…… Eu, ouvia até a idéia de que fulano joga Búzio ou (me corrija OJU ODU) , e depois sempreos comentários de que o mesmo dizia isto ma s não era isto na verdade. Meu mais velh o um de seus texto fala em castigo por pedir ao consulente mais do que devido p/ uma oferenda e outras coisas mais o que achei cerrrrtissímo *cobrança pela divinosfera) e estes emdusteiros que minam a fé de incautos como ficam?????? Ficam com os seus salóes de mámore, carrosdo ano, amores de retrovisor, casas cheias de cabeças, bela conta anária e etc . Posso ser franco ao extremo ????? tem isto tambem como ponto de fuga p/ outras crenças meu velho a desilusÃO. Eu mesmo se pudesse não voltaria , ma stenho que voltar .pois o negócio é maior que a minha vontade mas e ai , repetir o erro é burrice cerrrrto?? saber se é a mão de verdade excuse-me make hunt MUITO AGRADECIDO PELA RESP E-MAIL VOU SEGUIR A RISCA NA FÉ KOLOFÉ/ SAUDAÇÕES/ FELICIDADES EM TUDO / SAÚDE E PAZ ARTHUR DIAS
olá, preciso de um esclarecimento urgente. recentemente, fui á uma casa descendente do opo afonja de salvador, para o baba jogar buzios para mim. o que saiu no meu jogo, foi traição, depressão, risco de suícidio, dentre outras coisas negativas, exatamente o que eu estava passando. o recomendado foi que eu fizesse uma limpeza de corpo(ebó) e depois um bori. para o ebó, eu comprei algumas cisas como: pano preto, vermelho e branco, feijão fradinho, fava branca, milho branco, fitas coloridas , 9 charutos, 9 moedas, 2 obis, 1 galinha preta, 1 pombp preto, e um preá, 1 panela de barro grande, dentre outras coisas. esse ebó foi para exu. o babá disse que sou filho de oxóssi. o fato é que eu esqueci de perguntar a ele qual o meu odu, e como não o verei por algum tempo, gostaria de saber se voçes podem me ajudar através da descrição que eu dei, asaber qual o meu odu. grato!!
João, nós temos o nosso Odu e temos o Odu de nosso momento vivido, o que ele viu foi este seu momento, tirou o ebó vc fez e recebeu a graça.
Não tem como tirar seu Odu desta forma.
Ire o.
Da ilha, eu pensei que esta limpeza de corpo (ebó para exu) tinha algo a ver com odu. mas me diga uma coisa: uma pessoa pode assentar santo antes de iniciar-se? quando uma pessoa tem santo assentado ela recebe o orixá? grato!!
João, o Odu nos mostra o que está acontecendo e para quem devemos fazer o Ebó, pode ser um ebó para òrìsá, pode ser para Esu, para egungun, Ebó Iyá mi, quem revela para quem será encaminhado o ebó é Òrúnmìlá.
Arrumar o igbá do òrìsá depende de muitas coisas,mas existe sim a possibilidade de arrumar o igba sem ser iniciado. Isto não quer dizer que vc vai incorporar, quem vai determinar isso é o equilibrio de seu Ori e a energia que vai acoplar em vc. Não existe regra.
Ire o.
Angela
Da Ilha, preciso de uma orientação, estive numa casa em Salvador-Ba, onde a pessoa responsável disse que ia fazer a troca de meu ODU, que segundo a mesma estava negativo. Foram passados alguns materiais no meu corpo e enterrado num caboré, depois seguimos c uma limpeza, tudo isso a céu aberto, próximo a Lagoa do Abaeté e no mesmo dia. Contudo, passado um mês n vi melhora nenhuma na minha vida, até piorou mais, aí estou com grande receio de ter feito a coisa errada. O que posso fazer para corrigir um possível erro????? n sei de uma outra casa aqui em Salvador que seja de confiança p me orientar.
Angela, ninguém troca Odu, o Odu quando se mostra negativo, não é ele que vem negativo, negativo é a mensagem, que graças a deus descobrimos e podemos nos curar. O Ebó que foi feito e para qual Odu eu não sei, portanto fica dificil lhe dar qualquer orientação. Como vc está na terra das casas tradicionais e suas ramificações, creio que seja uma questão de boa informação vc achar alguém com conhecimento e honestidade.
Ire o.
Obrigado Da Ilha! suas palavras já me serviram p saber que posso estar no caminho errado, hj tive um sonho que já pode estar me orientando para uma casa hosnesta, confiável. Sempre que tiver dúvidas, postarei aqui!
Angela, adupè o.
Onon alafià.
Onon alafiá é um odu? desculpa pela ignorância, ainda sou bem amadora na religião, eis o porque do medo de cometer erros em frequentar casa n confiáveis. Desde pequena frequentava algumas casas c minha mãe(falecida), mas td sem muito conhecimento do que estava sendo feito, e o pq. Agora com 35 anos que venho procurando ler mais, e nessa casa que fiz a “mudança de odu” faltaram muitas explicações, e mesmo assim num momento de desespero, vida profissional e amorosa nada boa, fiz achando que seria a grande guinada da minha vida.
Vc conhece e indicaria casas aqui na Bahia?quais?
Angela, Onon alafià = caminhos de paz. Eu infelizmente não tenho nenhuma indicação de casas na Bahia.
Ire o. (felicidades)
Olá Da Ilha…
Motumbá.
Sou de uma casa a bastante tempo. Mas, costumo estudar bastante, pois creio que isso é fundamental. E sempre tenho a preocupação de saber tudo que é feito, o que é sempre me passado. Zelo pela minha vida e me preocupo com o que vão fazer dela. Pois sou o único responsável por ela.
Ler aqui e no blog ‘orisaifa’, me desperto algumas coisas.
Aqui em casa, o odu é geralmente por data de nascimento. Acho sem nexo isso. Então, eis a pergunta. A forma correta de se descobrir o odu pessoal, seria?
Onde se localiza o Ilê ao qual o sr. faz parte?
Olorun mo du pé!
No aguardo.
Robert.
Robert, sou filho de um Olowo (Ifarunaola Efunlase) que é o 5º na hierarquia da cidade de Ode Remo na Nigeria, onde seu Araba Awoyade Adesanya é uma das pessoas mais conceituadas dentro do culto de Ifa no seu pais, tem 90 anos de idade e muito conheçimento. Portanto quando afirmo que fazer um jogo para ver Odu de nascimento é errado, quando se joga investigando a data de nascimento é errado estou usando as palavras e os ensinamentos dele. Existe uma cerimonia que a criança faz com 3 dias de nascida, menino / menina, onde seu odu é tirado, este é o Odu de nascimento, se não viu neste dia, somente os meninos poderam saber se fizerem iniciação no Culto de Ifá, Babalawo, as meninas não vêem mais por uma questão de tabú, mulher não vê cabaça no Igbodu (quarto sagrado de Òrúnmìlá), isto é uma parte do culto de Ifá que mulher não passa quando se inicia, dentro deste culto o ato de ver a cabaça é quando este Odu e visto e fica-se sabendo quem ele é. Portanto se as pessoas misturam Ifá com Cabala, não vou fazer uma trincheira para criar polemica, mas não é o correto.
Meu Ilè fica na Ilha do Governador, Rio de janeiro.
Ire o.
Hum, entendi…
Então, se não viu ao nascer, e não se inicia em ifá, não se descobre mais?
No meu caso, não sigo o culto tradicional africano, sou de candomblé, não saberei qual meu odú? Ou numa consulta com algum babalawo é possível saber?
No aguardo.
Robert.
Robert, se não viu, não saberá mesmo. Saberá o Odu de sua inicição se vc a fizer, as mulheres se guiam pelo Odu da iniciação tbm.. O mais será o Odu que está no seu caminho no momento da consulta com Ifá. Por isso milhares de muçulmanos nigerianos se consultam com Ifá pois não fazem este ritual, do recem nascido e nem se iniciação para òrìsá.
Ire o.
Adupé da ilha.gostaria de saber se realmente o nosso odú de iniciação da caminho(qualidade)ao nosso eledá.Asé.ire o!
D’Oyá,
Nosso Orixá trás seus recados através de um Odú (caminho) isso não quer dizer que este Odú seja o nosso Odú pesssoal, pode até coincidir, mas, não é regra. O nosso odú de iniciação é tirado no periodo iniciático, ele deverá ser sempre presenteado anualmente. Eledá é o nosso Deus, muitos atribuiem ao nosso Orixá errôneamente na minha visão e conceito, o Eledá é Olodumarè.
Axé.
D”OYÁ, nosso Odu de iniciação vai nos pautar em: o que nos faz bem e o que nos faz mal. QUem dá caminho ao seu Eledá (Ipin ori, destino) é seu Ori e ebó, através de ebos e sacrificios mantemos nossas energias em harmonia com o universo, este Odu em nada influenciará estes ebós pois o seu Odu ojó (odu do seu dia/s) é quem vai pautar os recados endereçados a vc. Ou seja seu Odu diz o que pode e não pode, o outros Odus que aparecerem na sua vida são os eternos avisos sobre coisas que temos que atrair, afastar ou nos livrar. Por isso fazemos consultas regulares ao oráculo. Para manter o que está em ordem e não deixar as forças negativas se aproximarem.
Ire o.
Adupé asé!
Boa noite
Gostei muito de conhecer o site.
São portadores de muita sabedoria .. Isso é fundamental.
É possível saber o Orixá de uma pessoa,somente pela vidência.. O Orixá feito errado na cabeça da pessoa..encorpora mesmo assim.. E quais são as consequências disso.. Aguardo resposta.
Axé..
Daniele,
É possível sim pela vidência, porém, o maior aliado da vidência são os búzios, através deles obteremos respostas seguras sobre o Orixá e seus odús e desdobramentos. Orixá feito errado nunca será o Orixá da pessoa, pois se está errado, errado está. Traz consequêcias de diversos tipos, inclusive para o próprio zelador e sua casa.
Axé.
MOTUMBÁ BÀBÁ DA ILHA.GOSTARIA QUE O SENHOR ME TIRASSE UMA DÚVIDA:OVO,CAFÉ É EWÓ DO ODÚ OSÉ.IRE O.
Isa, até onde me foi passado não é não. Essa coisa de impedimentos dentro do candomblé tem muita coisa correta mas tbm tem muita mistificação.
Ire o.
ADUPÉ BÀBÁ,É QUE EU NÃO CONHEÇO TODOS OS EWÓS DO ODÚ OSÉ,AI EU FICO NA DÚVIDA.ASÉ.
Olá, gostaria de saber sobre o número 7 e qual é o número ligado a iemonja. Obrigado. Rafael.
Rapahael, o numero 7 dentro de nossa religião está ligado ao Odu, Odi ou Idi, dentro da ordem dos Odus no merindillogun, jogo de búzios, na ordem de chegada de Òrúnmìlá que uma outra relação de hierarquia dos Odus o 7 está ligado a Obará, esta relaçõa é mais usada pelos Babalawo e Oluwo no jogo de Opèlè Ifá. Vc poderá saber um pouco mais sobre estes dois Odu pesquisando no meu blog em:
http://orisaifa.blogspot.com/2011_02_01_archive.html
http://orisaifa.blogspot.com/2011/02/itans-de-odi-meji_7079.html
Yemonjá pode estar ligada a vários odus, pode ser 8,9,10,13 e 15, no meerindilogun, sendo está ordem ditada pela cidade de Ode Remo, Nigeria.
Ire o.
Da ilha,
A unica forma de ver o odum é via data de nascimento ou por ifá?
O odum que nos rege é o do ori?
tem problema a pessoa ser feita de omolú se seu odum é regido por xango 6?
Fomo, quando jogamos sabemos o Odu do nosso momento, o que está acontecendo, se ele está ire (positivo) ou ibi (negativo) não quer dizer que o Odu seja bom ou ruim. Todo odu é bom, oque não está bom é o seu momento e graças a Òrúnmìlá que existe Odu para nos avisar sobre o que está acontecendo, entendeu?
A cabala é uma ciência, que cuida dos numeros, não conheço cabala, mas sei que ela não se mistura com Ifá/Òrúnmilá, ok.
Outra coisa, o Odu é muito mais importante que o próprio òrìsá. Todo mundo tem um Odu e o òrìsá não foge a regra. Portanto, portanto não tem Odu de Sàngo, tem o Odu (s) que testemunhou o nascimento desta energia chamada Sàngo ou qualquer outra.
Para quem acredita em reencarnação (atunwà), como eu, é bom saber que quando vc veio a este mundo pela primeira vez um Odu ou Ómó Odu testemunhou seu nascimento junto com Òrúnmìlá, este Odu vai acompanhá-lo por toda sua vida e reencarnações, ele não muda nunca. Ele é visto no ser humano ao terceiro dia de vida em uma cerimonia chamanda ikojade, quando iniciamos para o culto de Òrúnmìlá, ou seja quando nos tornamos babalawo, dentro do Igbodu o quarto sagrado de Òrunmìlá, este Odu é revelado ou confirmado caso vc tenha feito a cerimonia dos 3 dias de nascido. ESTE É O SEU ODU. Não essa coisa de que vc é de Sàngo então tem que ter o odu tal, isto é mentira. Você pode ter como regente Ogbe’odi e ser de Òsúm, esta ordem que as pessoas impõem não é correta. A confusão começa na hora de ver o òrìsá, caiu o odu tal então vc é do òrìsá tal e este odu passa a ser o seu. ESTÁ ERRADO! Quando não se tem meios de ver o seu Odu de nascimento, o famoso odu de placenta, o que vemos é o Odu do seu renascimento dentro da vida espiritual, depois de iniciado jogamos e vemos qual o Odu da sua iniciação, ele sim vai acompanhá-lo, enquanto vc viver, ele vai ditar suas interdições, o pode e não pode no seu dia-a-dia, a folha que te cura e a que te mata, por isso não ensinamos banhos aqui no blog, ok.
Estas são algumas das verdades que estão dentro da ciencia em saber manipular o oráculo e ter a humildade de dizer que está estudando Odu a apenas 20 anos, pois o corpo literário de Ifá é extenso e interpretativo e a danada da oralidade nos faz aprender cada dia mais com os mais velhos, os verdadeiros guardiões do segredo, estamos sempre dizendo a vcs, estudem, procurem saber e entender a sua religião, somos uma cultura riquissima e o conhecimento é o maior renovador de sua fé.
Ki ba se o.
Axé Da´Ilha nunca me aprofundei nessa area mas ja tinha ouvido falar que o odun se tira através da data de nascimento.
Mas obrigado pelos esclarecimentos.
gostei muito da materia,parabens
gostaria de saber como faço para descobrir, o meu odu e, ver se esta negativo ou positivo , e como fazer para positiva-lo
pois nao aguento mais ouvir e ver coisa toa contraditorias
em respostas,se poder me ajuda
Ala o abençoe
Heroenia, para descobrir o seu Odu nesta altura do campeonato somente se iniciando para Iyànifá, cargo correlato ao de Babalawo, fora isto não haverá meios de descobrir.
A mecanica é simples e não tem mistério. Vc joga com alguém, zelador ou Babalawo, o seu Odu daquele momento de sua vida estará, Ire (positivo) ou Ibi (negativo), estar negativo ou positivo é a mensagem que o Odu trás para vc. É vc que está com problemas, não o Odu, e a mensagem que ele lhe mostrar trará uma formula, magia, de vc se livrar do problema, equilibrar suas energias, ele nos trás avisos sobre doenças, morte, acidentes, trabalho, familia, amigos, trará inclusive respostas para uma pessoa que nem está presente ao jogo e que vc jamais pensou que ela apareceria no oráculo.
Todos deveriam saber que ao se sentar para consultar o oráculo com certeza terá um ebó para ser feito e lhe explico por que: Geralmente as pessoas procuram orientação quando a vida está uma caquinha, ai temos que consertar, depois de concertado vc deve voltar e perguntar como manter essa situação por mais tempo, então tem que fazer ebó. Mas por que isto? Por que temos que cuidar de nossas vidas pessoalmente, por que as forças negativas do Universo estam sempre nos rondando, nos atrapalhando ou querendo nos atrapalhar, n´so não acordamos para um lindo dia, acordamos para brigar por um lindo dia, o antagonismo de forças do Universo existem para manter o equilibrio, mal / bem, doce / amargo, dia / noite, amor / odio, paz / guerra e assim sucessivamente.
Os avisos que Òrunmìlá nos trás através de seus Odus, nada mais são que uma ferramenta para encara-mos estas forças, nos livrar-mos dela e seguir-mos na vida.
Por isso o Odu vem positivo / negativo, porque dependendo do nosso momento a mensagem será por Ire ou Ibi, se está Ibi (negativo) fazemos ebó e nos livramos do problema, não é o Odu que vai ficar positivo, entendeu? Quando vc se livrar deste problema e voltar ao jogo, com certeza este Odu não irá mais responder, porque ele cumpriu sua missão, pode acontecer dele retornar e será normal. Oque não pode é vc fazer ebó e ele retornar negativo. Estará claro que o ebó foi prescrito de forma errada, ou entaum não foi entregue por Esù ou outra energia convocada para resolver o problema.
Espero que agora vc não seja mais enganada por quem não tem conhecimento tecnico sobre o que é Odu e seus aspectos positivos e negativos.
Ire o.
Bom dia!
Fiz a conta do odu da data do meu nascimento deu 9 em tudo. E nasci em 23/05/1961=9 (ossá)
Na cruz, também deu 9 na testa, 9 na nuca, 9 na fronte direita 9 na fronte esquerda e 9 no centro. o que devo fazer? isso é normal? obrigada. Tania
Tania, a Cabala é um culto judaico, é mestre em numeros e afins, Ifá não nos ensinou a fazer este tipo de conta para se ver o Odu de qualquer pessoa.
Faça um jogo com alguém que seja conheçedor do sistema méèrindilogun (buzios) e veja sua situação momentanea. Ninguém pode tirar um Odu de nascimento desta forma. Ou vc faz Ikomojade ou vc inicia no culto de Ifá. Se assim não for nunca saberás o Odu de tuas vidas passadas e atual.
Veja este post aqui no blog,
https://ocandomble.wordpress.com/2011/07/10/uma-definicao-de-odu/
Ire o.
Bom dia!
Estou perdida! Estou iniciando minha vida no espiritismo agora… Estou com problemas espirituais (meus orixás estão cobrando comida) porém já fui a 3 pai de santo diferentes e cada uma deu o nome diferente de meu pai e minha mãe. Sigo a linha da Umbanda porém 1 desses pai de santo que jogou para mim disse que meus orixás são de nação (minha família mãe, pai, irmã foram do candomblé, a única que ainda frequenta e trabalha é minha irmã) e disse que meu “ODUM” (foi assim que ele escreveu) de placenta é Oxum. Depois fui a um outro pai de santo que incorporado da preta velha ela disse que isso não existe. Alguém pode me ajudar??? Existe Odum de placenta? Ou ele pode ter escrito errado? Oxum se apresenta como minha mãe, existe essa possibilidade, dela esconder a minha verdadeira mãe? Por favor estou confusa e cada dia que passa minha situação piora e não consigo encontrar alguém em que eu possa confiar para fazer o que tem que ser feito!
Carla, o que vc deve fazer é procurar alguém que lhe oriente com sabedoria e sinceridade.
Se acalme e tenha fé. Não há nenhum bicho de 7 cabeças.
Ire o.
Ola´! Tinha um texto neste blog que falava um pouco de cada odú, não consigo mais encontra-lo. Como faço para conhecer um pouco a historia de cada um? Grata
Alesandra,
Este post está sendo refeito de uma forma mais didática em breve estará de volta, aguarde mais um pouco.
Axé,
Obg Fernando. Irei esperar. Axé
Em um jogo de buzios me disseram que meu ódu é o Odu IZA só que não consigo encontrar nada falando nem ao menos mencionando esse Odú.POdem me ajudar?
Rose,
No merindilogun não existe este Odú etão pouco nos 256 Odús e omo-odús. Aguarde o Da ILha que é um estudioso omo-ifá para ver se ele pode lhe ajudar.
Axé.
Rose, existe Odu que tem nomenclatura diferente e bem estranhas tbm, mas este nome eu nunca vi em nenhum livro ou conversa com meus mais velhos.
Se vc tiver o desenho dele eu lhe digo o seu nome verdadeiro. Este nome me parece grafia angolana.
Me traga a sua marca..
Ire o.
MOTUMBÁ BÀBÁ DA ILHA.QUANDO MORREMOS E DEPOIS DE UM CERTO TEMPO,QUANDO VOLTAMOS AO AYÊ(REENCARNAMOS NOVAMENTE)TEREMOS O MESMO ODÚ(NASCIMENTO),OU TEREMOS OUTRO DESTINO.ADUPÉ BÀBÁ.
Motumbá Bàbá
Eu sou Victor de C.Abreu, estive ai, com esposa e filha, gostaria de saber quais são meus Odus, negativos e positivos, sou filho de Ogum e gostaria de Aduras.
Motunbá.
Victor,
Mutunbaxé! seja bem vindo.
Os Odús são únicos e podem trazer configurações positivas e negativas. Sobre adurás, entre no post “rezas de Ogun” e assim também para outros Orixás.
Grande abraço,
Axé.
ola tudo bem..! Como posso saber se o odús esta positivo ou negativo em minha vida ..?
toninho,
Somente através do jogo de búzios, os odús trazem informações positivas como também podem trazer informações negativas.
Axé.
boa tarde..! hóquei muito de tudo que eu li … sou umbandista mas minha filha está começando sua caminhada no candomblé ketu gostaria de saber se a iniciação da ekedi e preciso raspar a cabeça??? muito obrigada fiquem todos com deus
Cristina, no Candomblé, existem casas em que a inciação requer a retirada dos cabelos, tem casas que não vêem desta forma.
Vcs teriam que conversar com a zeladora da casa.
Ire o.
por favor poderia me orientar oq e Odun e Odum??
Marcia Ódún = tempo, quer dizer ano. Ódún de = feliz ano novo ou um bom ano para vc.
Odu são expressões de Olodumarè que se apresentão através do jogo de buzios ou jogos de Opelé ifá, Ikins ou Obi / Orogbo.
Os Odu (são 16 principais e 240 Ómó Odu) por exemplo: Ejionilè ou Ogbe meji, Oyeku meji, Iwori meji, Odi meji e etc…
Oi, não entendo muito de candomblé nem de Umbanda. Sei que minha mãe deu obrigação grávida de mim. Tenho problemas, pois não consigo ficar com nenhum homem, apesar de não ser feia e não ter nenhum problema aparente. Tb não consigo realizar nada planejado, mesmo as vezes estando com o dinheiro guardado para tanto. Já fui em diversos pais de santos que sempre me falaram que preciso dar obrigação, no entanto, não gostaria. Também vários me afirmaram que existe “trabalho feito”. Até que fui a um pai de santo que me disse que o problema é meu odum negativo. E me passou um ebó. Estou cansada, pois realmente apesar de meu respeito com a religião e de acreditar, não queria ficar atrelada a uma casa de Candomblé nem de Umbanda, mas sinto realmente que meu problema é referente a isso.
O Pai de santo me sugeriu um ebó. Os oduns negativos podem ser afastados com ebó?
Cynara,
Se sua mãe deu obrigação estando grávida, você tem axé de sua mãe e precisa se cuidar, mas não como uma cliente de jogo de búzios e sim numa casa séria de candomblé, para poder acertar toda essa situação com calma e com fé. acreditando no Orixá na sua vida, como filha da casa.
Se você não acredita e não tem fé, não adianta ficar por aí batendo cabeça, gastando dinheiro, achando que ebó vai resolver.
Axé.
Babá Da Ilha , boa tarde ! Solicito-lhe um esclarecimento por favor ; Um ebó de Odu para encaminhamento da parte negativa de alguém , pode ser feito dentro do ilê Orixá ?! Um amigo meu Egbomi , me disse que na casa dele não se faz assim , que existem lugares específicos para isso ; Eu ia fazer um ebó em uma casa , mas vi isso acontecendo e coincidentemente tudo deu errado e eu não voltei mais lá ,mas ainda recebo recados para que vá lá e diga por que não voltei mais ; Qual o seu parecer sobre o assunto ? Desde já obrigado e Axé !
Marcus quem determina o local do Ebó é Òrúnmìlá, pode ser encruzilhada, rio, praia, mata, cachoeira, aos pés do ojubó òrìsá dentro do Ilè àse e etc…
Não há um local especifico, cada ebó tem sua configuração e concepção na hora do jogo, incluindo o local onde será feito.
Se algo deu errado é por a velha frase é sempre atual.
“Se o ebó falhou é por que faltou uma folha.” ou seja, o remedio foi prescrito de forma errada por quem jogou, não temos relação de ebó Odu de forma fixa ou previamente configurada, partindo da premissa que “a folha que te cura pode ser a folha que me mata”, cada ebó tem uma história diferente (receita) ou não.
Ire o.
Boa tarde ! Acho que não fui plenamente específico na minha indagação babas , agô : Minha dúvida não é sobre o aprontamento dos elementos específicos para a feitura do ebó de odu , mas sobre ” passar o ebó de odu ” para encaminhar o negativo deste odu na vida da pessoa , passando o ebó na pessoa dentro do ilê Orixá …
Marcus, a resposta continua valendo. Quem determina o local é Òrúnmìlá.
O negativo a que vc se refere é o que chamamos de ìbì, ìbì é estar desalinhado com alguma coisa, seu interior, seu òrìsá, a natureza e etc…
O sacerdotre é treinado para transformar ìbì em Ire (sorte), se algo não acontece é por que ele não tem esta autorização, não tem o treinamento e não tem o àse que é passado de diversas formas através de vários ritos secretos e sagrados.
Ire o.
Boa noite! Tenho como saber meu orixá pelo Odu?
11
I
2 – 8 – 4
I
9
Nasci em um domingo,tem como saber??
Obg
Bom dia, Vania.
Não, não tem como você saber seu orixá somente através do odu, pois nem sempre no odu que rege uma pessoa fala o orixá que a rege.
Axé.
Obrigada Dayane!!
Olá Da Ilha , boa tarde ; Gostaria de sugerir ,como seguidor do conteúdo deste site que ” se possível ” , nos dias e meses iguais tipo 01/01/ , 02/02 , algum moderador do site postasse algum texto sobre sobre o Odu Meji , algum itã daquele odu , o que fosse possível de ser postado ; esta chegando o dia 07/07/ … Se possível , comentem sobre o Odú Odí-Meji , desde já obrigado pela oportunidade …
olaa.. no texto esta escrito assim : Não se faz – ou não se deveria fazer – santo na cabeça de uma pessoa sem o conhecimento prévio do odu da mesma. Exemplifico. Digamos que o Iywao que vai se iniciar seja filho de Sòngo. Há um dos 256 odus – daqueles famosos, que todo babalawo conhece – em que Ifá revela que a energia de Sòngò é forte demais para ser consagrada na cabeça de alguém. A simples menção do nome deste odu evoca os poderes do fogo. Imaginem raspar Sòngò no ori de um noviço que seja desse signo. Não se raspa em nenhuma hipótese.: minha pergunta é… mais como saber o odu dessa pessoa antes de se raspar.. se so fazendo a cerimonia com 3 dias de nascido se sabe ou se iniciando no culto a ifa ou ainda quando ja se fez o da iniciaçao ao orixa.. neste caso ja foi feito!! essa é minha duvida do texto acima!!
Ogue, Òrúnmìlá com certeza sabe o ontem, o hoje e o amanha.
O jogo com certeza irá direcionar o olhador em direçã a solução do problema visto.
Creia, O Senhor do Destino, jamais irá abaná-lo.
Por isso sempre dizemos que olhar o oráculo é fácil, olhar dentro do oráculo é um pouco mais complicado.
Ire o.
Marco, não deixa de ser uma boa ideia.
Se sua curiosidade for muito grande, rs.
Procure no meu blog pessoal, vc encontrará vários itans sobre os 16 méjì.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire o.
Ogue,
Temos 16 principais Odús (ver meu post Merindilogun”) o restante são omo-odús, apura-se o odú principal do Iyawó e cada raiz de axé tem seus rituais formalizados, para dar caminho e presentá-los. Orunmilá não cria obstáculos, muito pelo contrário, ele auxilia o Babalorixá ou a Iyalorixá através dos adimús.
Axé.
DAY /// bom dia eu keria saber qual e omeu verdadeiro orixa dono da minha cabesa aminha babalorixa medise ke eu sou de logun ede ede oxun ela asentou logun e oxun etanbem omulu e osoguiao mais eu so senti as vibrasao de oxun ede osoguiao de logun ede nao senti nada e de omulu tanbem nao senti .vibracao eu fico en duvida ce realmente eu sou filho de logun eu tanbem tenho sonhos revelador mais nuca tive un sonho com ece orixa etam eu gostaria de saber asua opiniao muito obrigado
Daiana Braz,
Babalorixá é termo masculino e termo feminino é Iyalorixá, certo?
A dúvida sobre qual é o seu orixá somente será sanada em vias de iniciação e após a iniciação. Antes tudo é observação e especulação feitos pela zeladora através do jogo de búzios.
Se ela arrumou estes igbás pra você, existe algum motivo e a única pessoa que pode te responder sobre isso é ela.
Axé.
bom dia eu peso un ago para asenhora muito obrigado por ter me res pondido eu ja pedi varias vezes para ela me esplicar mas ela medise ke nao keria deixar aminha cabesa mais com fusa eu reclamei porke eu jadei 4 bori eas coisas continuara ruin paramin nece untimo bori foi ainda pior tudo omeu dinhiro ke tinha guardado eu tive ke gastar tudo porke nao me entrava mais etudo as coisas ke ela me mandava eu faser nao adiantou etambem ela nunca kis tratar do meu exu home eu perguntei para ela porke ke ela nao tratava ela medise ke o meu exu ainda nao o tinha dado acara bom oke ela kis mediser eke omeu exu ainda nao a pareceu nece ultimo bori ela acentou unma padilha paramin e cuidou tanbem de mulanbo porke antes eu senpre cuidei de mulnbo mais ela matou un bicho para padilha e para mulanbo foi so unma farofa bom tal veis teja certo mais despois DE 4 dias ke eu de ece bori eu tive un sonho com un homem loiro deitado nochao ele estava nu com un enorme falo so ke ele era un nanico loiro cabelos todos cara colado etao eu pencei ke ece poderia ser omeu exu enece mesmo sonho ainda eu estava com unma criança no meu colo so ke esa criana tinha unma cara muito velha de mais eramuito feia ago de mesericordia era bem negrinha eça criança bom eu comentei com amina zeladora e ce sonho ela voutou ajogar os busio e medice ke estava tudobem ke aminha obrigasao tinha da do tudo certo mais naverdade eu nao cei porke ke as coisas para min ficarao muito dificil bom terminando eu fikei muito triste com esas cituacao e nao procurei mais a minha zeladora porke eu moro muito lonje do brasil mais tudo oke ela medizia para eu faser eu fis tudo certinho e nao adiantou !!! mais agora eu estou fasendo as poucas coisas ke eu a prendi e ten dado certo agora aminha vida melhorou un pouco bom agora eu tenho duvidas ce devo comtinuar neça mesma casa!!!muito obrigado e gostaria de le pedir abençao axe
boua tarde BAbà da ILHA eu enco ntrei oceu blogs e li muitos comentario do senhor sobre odu eu precizo saber unmas coisas sobre odu porke eu cuido senpre de 1 odu porke mediserao ke ece odu e omeu mais como o senhor dis noceus comentario ke eces numero cabalistico nao pode revelar o odu de unma pesoua pois entao eu nao sei oqual e omeu odu bom mais ece o du senpre aparece nos jogos de buzio eu tenho ke despachar oscaminho negativo so ke eu fikei unpoco enduvia pelos sinples motivo eu tive un sonho ke medizia para min cuidar decinco odu e nece sonho eu recebi todos os nome de ces 5 odu mais o ke eu cuido nao esta entre eces 5 agora eu fikei preocupado porke a 2 anno eu tive un outro sonho ke ja medice para cuidar de un odu mais eu nao cuidei e medei muito mal e enclusive ece odu ke eu nao kuidei a 2 anno atras esta nomeio deces 5 etao eestou pensando de kuidar como eu fui orientado porke os meus sonhos senpre me aviza e quando eu nao acreditava as coisas senpre a contecia e eu senpre medei muito mal etao eu perguntei paras unmas pesouas ke tanbem disen ke entende de odu so ke ésas pesouas mediserao ke nao ce pode cuidar de cinco odu cudar agora nomeu caso oke mediserao nece sonho e ke eu tenho ke despachar os caminho negativo deces 5 odu eu penso ke é so iço entao eu gostaria muito de escutar oceus comcelhos porvafor eu tenho ke faser esas coisas esa semana deusde ja le agradeso emuito obrigado por oceu preciozo tenpo emuito axe babà
Jeferson seguindo a Tradição Yorùbá o seu Odù somente será desvendado na iniciação de Ifá (Ìtèlódù) ou quando a criança nasce e faz uma cerimonia chamada Ìkòsedayé (a criança faz no terceiro dia de vida assistida por no minimo por um Bàbáláwo), passando disto saberemos apenas o Odù de nosso renascimento ou seja o Odù de nossa iniciação.
Fora isto eu não opino, não apoio e deixo as pessoas se cuidarem de acordo com sua vontade.
Não se despacha o negativo do Odù e sim o seu negativo, Odù é o porta voz de Òrúnmìlá e diz o que está errado, negativo ou em excesso na sua vida.
Tenha cuidado com estes avisos, intuições e ordens mal dadas por pessoas pseudo conhecedoras de Odù.
Odù é muito mais do que isso, se vc não conheçe, não sabe do que se trata, não manipule estas energias poderosissímas.
Não se deve pular no rio sem saber nadar, ordens supremas de Òlódúmarè, Odù Ìká’fún.
Ire o.
un bom dia para osenhor BABà da ilha eu agradeso muito osenhor por me esclarecer entao sobres eses sonhos ke eu venho tendo com eses odu eu nao deveria faser nada pode ser outras coisas ke estao tentando me indusir faser coisas erradas entao eu nao deveria mecer com iso bom eu naverdade fikei com muitas duvida mesmo e com muito medo porke nao foi nen UM babalorixa ke me mandou faser foi os meus sonhos eu vou le diser os quais odu ke este sonhos mediserao para cuidar EO 3 EO4 E O7 EO 9 EO 15 bom entao ocerto é eu nao faser nada bom eu agradeso muito osenhor do fundo do meu coraçao e peso le peso ce osenhor puder me dar mais un pokinho de orientaçao eu agradeso BABà da ilha emuito muito obrigado mesmo espero as suas sajas resposta bomdia para osenhor BABà
MOTUMBÁ!GOSTARIA QUE ME TIRASSEM UMA DÚVIDA,AS PESSOAS QUE APÓS A INICIAÇÃO TEM O ODÚ OSÉ NA SUA NOVA VIDA,ELA TEM QUE RESPEITAR OS EWÓS DE OBALUAYIÊ TAMBÉM,PARA NÃO ATRAIR A PARTE NEGATIVA DESTE ODÚ.POR EX ELAS DEVEM EVITAR A COMER CARNE DE PORCO,SARDINHA,PIPOCA,ABACAXI,ETC!É VERDADE!AXÉ!
Ney,
O Odù Osé responde para vários Orixás, então, somente se você for de Obaluaiye e seu Odù for Osé, seu zelador através do jogo poderá confirmsr os ewós.
Axé.
Olá Fernando….foi jogado buzios pra mim e me informaram q tenho um problema com meu odu e que tenho que cuidar dele…só que sou de umbanda, meu pai de santo poderia me ajudar ou no num centro de candomblé….vc tem algum e-mail para contato? Desde já agradeço pela atenção
COMO CUIDAR DO ODI 7 ESTOU VOLTANDO PARA O SANTO E PRECISO CUIDAR DESTE ODUM, COMO FAÇO POR FAVOR
Peça orientação a quem falou que este é o seu odu, Paula.
Axé.
Paula,
Existem vários ebós ligados a este Odù, primeiro é preciso saber a finalidade que será exercida sobre a influencia desse Odù. Não existe uma fórmula ou receita específica, pois cada cabeça uma sentença.
Axé.
Olá, tudo bem?
Sou do interior de Minas e aqui é muito difícil de encontrar uma casa de confiança, parece que são todas escondidas. Ultimamente tenho me interessado bastante pelo Candomblé, mas nem eu e nem ninguém da minha família (que eu saiba) nunca frequentamos. Ano passado fui com um amigo, por indicação do mesmo, em um senhor que joga búzios e gostei bastante, pois ele me disse muitas coisas da minha vida que bateram com quem eu sou e com minhas escolhas. Ele não falou absolutamente nada de Odus, mas sim dos meus Orixás, dizendo que sou filha de Iansã com Oxalá. E pelas características que ele me disse e que eu li sobre estes Orixás, acredito que tenha bastante a ver comigo sim. Agora, lendo esse post e seus comentários, vi que Odus não tem mesmo como saber se não foi visto depois do nosso terceiro dia de vida, da apenas pra saber quando fazemos a iniciação. Mas e o os Orixás? Da pra saber se sou mesmo filha de Iansã com Oxalá, apenas através dos búzios, mesmo eu não sendo da religião? E eu queria entender bem mais sobre os Orixás, pois tenho lido bastante sobre e fico cada vez com mais dúvidas, rs. Li que temos um Orixá de cabeça, que é o principal, e um adjuntó, e, que toda mulher, sempre terá um Orixá de cabeça feminino e um adjuntó masculino. Isto é verdade ou depende da pessoa? Gostaria também de pedir indicações de sites e livros sobre este assunto, pois quero muito ler e entender mais sobre isto, estou interessada de verdade.
Desde já agradeço pela atenção e dou parabéns pelo site, que foi o melhor que encontrei na internet até agora sobre isto.
Abraços e axé.
Gabriela,
Não podemos afirmar o Orixá de uma pessoa apenas pelo jogo de búzios, sempre utilizamos a expressão: “O Orixá que responde para você é tal”, tudo indica que esse seja seu orixá ou que esse orixá faça parte de seus enredos. Só podemos afirmar o orixá quando a pessoas está se preparando para iniciação, neste momento a energia do Orixá está preponderante possibilitando uma leitura precisa.
Axé.
Olá Fernando D’Osogiyan,
Entendi o que você disse, mas em relação a minha outra pergunta, toda mulher terá que ter, necessariamente, um Orixá feminino principal e um masculino como adjuntó? E homem um Orixá masculino principal e um feminino como adjuntó? Ou isso não tem nada a ver?
Axé.
Gabriela,
Não tem nada a ver, podemos ter energias femininas na cabeça de homem como energias masculinos na cabeça de homens, é raro, mas perfeitamente possível.
Axé.
Entendido. Muito obrigada.
Axé.
Olá… gostei muito do texto…
Alguém pode me esclarecer sobre as iniciações em ifá, quem pode quem não… só inicia em ifá quem for sacerdote?
E eu gostaria muuuito mesmo de saber mais sobre o odú Ogbe Odi… e onde posso encontrar mais itans deste odú, pois na internet só encontrei textos gringos… nada em português…
Mojubá a todos!
Obrigado.,.
Olá, se em um mesmo odú falam diferentes Orixás, como saber qual é o Orixá que é o dono da cabeça do filho de santo ou consulente?Por exemplo, no odú Oyeku Meji falam Nanã, Omolu, Yemanjá, Oxossi, Oyá, Oxum, etc. Como saber qual desses Orixás está respondendo pela cabeça da pessoa?
Renan,
Simplesmente perguntando a Orunmilá qual o Orixá que está neste caminho.
Axé.
Fernando,
Minha vida esta toda travada … e me disseram q meu odu esta virado, mas ja gastei mto dinheiro c isso e nada se resolve.
E possivel eu mesma conseguir deixa-lo positivo?
Ou vc conhece alguma casa de confiança na zona leste de SP?
Me ajude!!! preciso bastante.
Obrigada!!!
Doroty,
Odù é caminho, então os seus caminhos estão negativos ou você está passando por um periodo de negatividades. Muitas vezes não há ebó que de jeito, somente a fé e a determinação lhe farão sair desta situação. Infelizmente não conheço casas em São Paulo para lhe indicar, somente no Rio de janeiro ou Bahia.
Axé.
Como faço pra saber se é uma fase ou ele esta negativo … ja tem 5 anos. pode me passar o contato de uma casa confiavel? preciso bastante de ajuda… acredite meu limite ja chegou.
Obrigada!!!!
Saudações,
Visitei o site sem a pretenção de ler postagens, acessei apenas para esclarescimento sobre as definições sobre odús. Após ler os primeiros depoismento, fiquei motivado a ler o próxmo e sucessivamente acabei lendo todos os depoismentos e esclarescimentos e estou surpreso e feliz por ter encontrado uma site que aborda tais assuntos com tanta transparência e leveza. Não cultuo/frequento o candomblé, sou (Ogãn) Umbandista mas tenho muita curiosidade sobre o candomblé e continuarei acompanhando as dúvidas e esclarescimento.
Parabéns aos senhores Fernando D’Osogiyan e Da Ilha pela boa vontade de ajudar e esclarescer.
Obrigado
Olá , motumbá . Acabo por ler todos os comentarios de todos os textos, haha sempre assim. Mas este assunto Ifá me atrai sempre. Gostaria de saber se pra se iniciar no culto a Ifá é necessário Odu Ijé ? Ou alguém recém-iniciado pode participar, caso nao possa, qual seria a melhor idade de santo pra se iniciar em Ifá ?
Odésy o culto de Òrúnmìlá independe do culto de òrìsà, você pode fazer sua iniciação a hora que desejar.
Todos os pormenores serão conhecidos após o seu jogo com o Oluwo que irá lhe atender.
Não existe este ou aquele òrìsà que seja melhor indicado para iniciar em Ifá.
Ire o.
ola gostaria de saber se existe um babalaô aqui no brasil e se podem indicar algum, ou dizer nomes
boa noite aqui no brasil existe a iniciação ao ifa
Rodrigo visite meu blog
http://www.orisaifa.blogspot.com
Você obterá informações sobre o assunto.
Ire o.
Rodrigo sua pergunta já foi respondida.
Ire o.
Olá, eu gostaria de saber mais sobre meu odu, ELI-LAXEBORÁ
Lucas visite meu blog;
http://www.orisaifa.blogspot.com
Busque por Odù Ìwòrì méjì (Èjìlaseborà)
Boa leitura.
Ire o.
eu me chamo moises e sou ogã alabé eu passei quase 10 anos numa casa e por eu insiste fui raspado para oxosse e no decore de 2 anos feito fui me afastando da casa e depois de 2 anosafastado resolvi rever meus contesto e fiquei sabendo que meu orishás de cabeça é xangõ e agora o que faço?
Olá!!
Fui jogar búzios, e o pai de santo me disse que sou de Oya e que meu Odu é 9 de todos os lados e por isso sou uma pessoa dificil de cuidar espiritualmente. O que significa ter 9 de todos os lados.
Desculpe disse que é Odu Ossa.
Gostaria de saber sobre meu odu, uma vez falaram pra minha prima num jogo que eu teria que fazer um odu de placenta o que isso significa.
Moises se a informação eh realmente verdadeira, creio que a nova casa saberá lhe dar a resposta pratica, ou seja, arrumar a situação.
Não há nada de exorbitante na situação, creia, não fazemos òrìsà errado, acredite que você colocou o àse de um òrìsà para dentro de você e isto vai ajuda-lo muito.
Ire o.
Dinha este 9 eh o numero do Odù em que Òya fala.
Este Odù se chama Òsa mejì.
Nenhum òrìsà eh fácil ou difícil ser tratado.
Ire o.
Tatiana Odù de palcenta èh o nome que se da ao Odù de nascimento, seu principal Odù.
Significa que suas principais informações estão contidas nele, amor, trabalho, espiritual e etc.
Elas devem ser analisadas e estudas pelo seu informante (sacerdote).
Ire o.
BOM DIA GOSTARIA QUE ME ESCLARECESSEM UMA DÚVIDA. DESDE OS 13 ANOS SINTO A PRESENÇA DE UM CABOCLO EM VIDA. DESENVOLVI NA UMBANDA E RECEBI MINHA PRIMEIRA ENTIDADE UM CABOCLO MARAVILHOSO. DEPOIS PROCUREI O CANDOMBLE E SEMPRE NOS BUZIOS TODAS AS CASAS QUE VOU SÓ DE ME OLHARAM JÁ VÃO LOGO FALANDO “OKÊ ODÈ” E ME SINTO COMO FILHO DE OXOSSI CERTO. HÁ ALGUNS ANOS CONHECI UM IMPORTANTEELADOR AQUI EM SP E JOGOU P/ MIM E DISSE QUE ESTÁ ERRADO QUE SOU DE ABALUAÊ POIS MEU ODU É O 3 MINHA DATA NASCTO 08/08/1967.
ENTÃO QUER QUE O ORIXA DO MEU ODÚ É ABALUAÊ PQ O ODU DA 3, NÃO ENTENDO , SE NOS BUZIOS SEMPRE DEU OXOSSI E SINTO OXOSSI EM MINHA VIDA COMO PODE SER ABALUAE SÓ PQ MINHA DATA DE NASCIMENTO REGE O ODU 3 ELE PODE SER O ORIXÁ DE MEU ORI MAS NÃO MEU SANTO QUE É OXOSSI POR FAVOR ESTOU CONFUSO E PRECISANDO DE ORIENTAÇÃO….. MUITO OBRIGADO E ASÉ.
Elio o Odu número três no jogo de búzios é Ogúndá e ele não é o Odu de Obalúwaye.
Creio haver um engano por parte de alguém.
Orisa a gente tem certeza na reta de chegada da iniciação.
Se ele ainda não se apresentou, não se desespere. Tudo irá se ajustar se você realmente for se iniciar.
Ire o.
BOM DIA PAI
LI E AGRADEÇO SUA ORIENTAÇÃO, MAS FIQUEI COM UMA DUVIDA, OGUNDÁ É ODÚ DE ABALUAÊ COM INFLUENCIA DE OGUN, PELO MENOS É O QUE DIZ OS ODUS , PODERIA ME ORIENTAR?
OBRIGADO PAI.
ELIO SCORZA MINHA DATA NASCTO 08.08.1967
Elio Ògúndá não é Odù de Obàlúwayè.
Esta hipótese de Ògún influenciar o Odù não existe.
Òrìsà nasce no Odù e não o inverso.
Não existe Odù deste ou daquele òrìsà, existe òrìsà deste ou daquele Odù,
Ire o.
PAI NÃO TEM COMO O SENHOR JOGAR BUZIOS PARA MIM, ONDE O SENHOR ATENDE ?
MUITO OBRIGADO PAI AXÉ .
Elio moro no Rio de Janeiro e não fazemos jogo por telefone, Skyp ou internet.
Ire o.
Minha mãe de dando não quer diZer qual é o meu odu de jeito nenhum , e olha que eu acabei de raspar o santo . É comum os pais e mães de santo não darem essa informação ? Pra saber o odu da pessoa precisa do nome da mãe carnal completo ? Pode o odu não ser calculado pela data de nascimento ?
Cristina se você é iniciada você deveria saber o Odù da sua iniciação, afinal de contas ele tem seus tabus e interdições.
Seu sacerdote não deveria lhe sonegar esta informação.
Não sei se ela usa data de nascimento ou não, nós não usamos dentro do Culto Tradicional.
Odù de iniciação espiritual não deveria ser sonegado.
Ire
Da Ilha ,
Então já que ela não quer me falar qual é o meu odu ( acabei se ser iniciada ) , eu posso jogar com outra pessoa para saber ? Pois acredito que sabendo o meu odu , entre outras coisas , eu poderei perceber quais preceitos eu devo seguir .
De jeito nenhum ela me diz o odu e não me explicou direito sobre os preceitos .
Cristina esta informação ela colheu na sua esteira.
Eu não entendo por que está escondido, pois isto faz parte do seu caminho de uma forma muito natural.
Ire
Uma casa seria em São Paulo, alguem apto a cuidar do odu, alguem poderia me indicar?
Eu comeceia escrever meus passos até chegar ao ponto de vir aqui pedir indicação de um barracão, mas resolvi apagar… Não vou ficar expondo as situações das quais eu mesmo fui responsavel para que elas acontecessem. Enfim se alguem puder me indicar, eu gostaria muito de cuidar do meu odu obrigado
Cah Odù é uma coisa que não se cuida. Apenas nos resguardamos de suas proibições, não transgredindo os tabus do Odù é a melhor forma de tê-lo apaziguado em nosso caminho.
Eu não tenho contatos em S. Paulo.
Ire
Uhm entendi, Obrigada Da Ilha… o meu odu é 9 vc pode me explicar quem realmente rege esse odú e quais são as suas proibições? e se eu posso fazer alguma coisa p melhorar minha situação… eu ando 2 passos e volto 10, isso e sempre, nao e falta de estudo, nem de trabalho e nem estou me vitimizando. Mas eu preciso de uma orientação em relação a isso. Obrigada denovo, aguardo respostas!!!
Cah o que se deve fazer:
Jogar e ver se temos algum empecilho.
As proibições por parte do Odù devem ser informadas pelo sacerdote após um jogo, com seu ebó respectivo ou iniciação.
Quem rege Odù é Olódùmarè. Neste Odù falam alguns òrìsà, devemos saber quem fala por você.
Em resumo, você deve fazer um jogo e saber realmente por que você não evolui, ok.
Ire
nasci no dia 30.12.1979 de quem sou filho ver meu odu pos não sei obrigado
Uanderson não procure pela resposta desejada na internet, você pode se machucar emocionalmente.
Se você precisa saber da verdade, procure alguém que possa lhe ajudar ao vivo e a cores.
Fuja de consulta via internet.
Ire
gostaria q colocasse os 16 oduns e sus caminhos e seus encontro e suas explicaçoes como conta a biblia de orumila
Ekedi Luana o que você deseja eu também desejo;
A biblia yoruba não está em canto nenhum da web, Òrúnmìlá é testemunha, quem trás todo os ensinamento é Ifá (A voz de Olódùmarè).
Além, disso os caminhos dos Odù estão divididos em um número extenso de capítulos, falam em 1640 capítulos por Odù.
Como vamos resumir tudo isto, são 1640 versos x 256 Odù.
Dê uma olhada no meu blog, lá você encontrará uma ‘palinha’ dobre os 16 Odù.
www;orisaifa.blogspot.com
Ire
Olá amigo, recentemente joguei búzios e descobri que meu odu 8 está negativo, suas características negativas são terríveis e as vivencio há um bom tempo, gostaria de tirar uma duvida; o que faz com que nosso odu esteja negativo? Ele nasce negativo ou é algo que o deixa assim durante a vida?
Obrigada!
Adriana o grande problema são as explicações. Não se deve sair de uma mesa de jogo com estas interrogações.
Nenhum Odù é negativo. Eu tenho um post que fala sobre as características e o que é Odù, basta clicar em minha foto.
Uma resposta didática encheria três páginas, não é este o caso.
Éjìonilè ou Ogbè méjì ou Éjì Ogbè todos os nomes servem para identifica-lo, o Odù mais antigo na ordem de chegada, ao mundo (Ayè), inalterada de Òrúnmìlá.
Éjìonilè ìbì (negativo) vai mostrar o que está errado com você e com a sua vida, não é o Odù que é negativo é você.
Éjìonilè é maravilhoso, ele quando aponta a fase positiva do suplicante é a realização, é confirmação incisiva para suas respostas, vitórias contundentes e tudo mais que se relaciona a luz das conquistas. Porém, ele pode te levar ao mundo das frustações se você não se conter e dominar a auto suficiência, arrogância e etc.
Quando ele aponta a fase negativa do suplicante estamos falando de problemas de caráter, de desmandos, de não querer dar ouvidos, de se envolver em atitudes mesquinhas e difamadoras, necessita mergulhar dentro do próprio eu e mudar radicalmente suas atitudes, pensamentos e modo de levar a vida.
Existe um post chamado Iwa Pele, clik em minha foto, onde Olódùmarè pede aos seres humanos que sejam retos e virtuosos, os desmandos, a opulência, a falta de respeito ao próximo e etc., farão de você um perdedor.
Tudo em sua vida pode estar dando errado por conta de sua arrogância, sua burrice em não querer ouvir, que você não é o centro do universo, que o seu umbigo não é mais importante que uma pessoa humilde que vem lhe pedir ajuda.
Você não está acima de todos, no topo da humanidade, da cadeia social. Seu ego não é deste tamanho.
Este tipo de comportamento leva Èsù a buscar mil maneiras de te sacanear e ele vai te sacanear.
Vai te dar todo aquilo que você desejar, todos os sentimentos mais íntimos que te fortalecem (negativamente) serão incentivados por ele, isto é um prato cheio. Ele vai te levar até o abismo intimo, quando você chegar neste ponto ele te esfregará na face a realidade do mundo e do seu mundo.
Talvez tenha chegado este momento e agora a mudança está em suas mãos, ou pelo amor ou pela dor.
Creio que você está assustada, se realmente o jogo foi feito de forma correta. Eu apenas estou lhe dizendo o que Éjìonilè pode fazer na sua vida.
O Odù mais poderoso, porém, traz em sua bagagem as piores nuances de um caráter.
Vaidade e arrogância podem cegar uma pessoa socialmente e espiritualmente onde o seu próprio fim (social/espiritual) podem chegar de forma avassaladora.
Não se deixe levar pelo que você ouviu de forma errada.
Seu Odù não é Éjìonilè, este Odù veio para dizer o que está acontecendo na sua vida (momento), se você mudar seus hábitos e costumes, se faz Bori e muda sua vida, com certeza outro Odù irá ser revelado na sua próxima consulta para lhe mostrar que o caminho está correto e quais são as correções de rumo a serem seguidas.
Nossa religião é isso, apoio espiritual, intimo (sentimentos), orientação material e alinhamento de cabeça, espirito e corpo.
Sem amarras, sem obrigações, onde seu livre arbítrio deve ser respeitado sempre.
Ire
Dizem todas as çasas de santo que visíteí ou frequentei que tenho que fazer feitura no santo.tres jogos de buzios deu que sou filha de yansã e xango e um ultimo e quarto jogo que sou filha de yansã e oxossi e nao me falaram qual é meu odu e até hj nao consegui fazer nem o bory o que devo fazer dizem que tenho cargo de zeladora de santo o que faço me ajuda a entender
como vou saber meu odu e qual é a linha que tenho que trabalhar se é na umbanda ot no candomblé
Sonia em todas as casas e jogos que você passou e fez o jogo, você deveria ter feito estas perguntas e obtido as respostas.
Eu somente poderia lhe dizer alguma coisa mediante o testemunho de Òrúnmìlá, ou seja, no jogo.
Ire
Sonia você deve fazer um jogo e tirar todas as suas duvidas.
Ire
olá MEU ODU NASCIMENTO E OFUN
Meu orixá de cabeça deu OGUM
tenho que tratar dos meus ancestralidade
e iniciar em ifá porque meu antepassados deixou essa herança o pra mim
o problema que meu futuro depende do passado deles
e que minhas conquistas materiais depende do meu sucesso espiritual
como vou saber tudo isso sozinho
por isso procuro respostas
Heberth você com certeza fez um jogo com um Babalawo.
Você deve pedir orientação a ele, é obrigação dele lhe orientar e fornecer todas as respostas.
Eu não joguei, não sei muito sobre sua vida, então fica difícil opinar, sem contar que é uma grande falta de ética falar sobre algo que não se tem conhecimento.
Ire
Olá , É certo afirmar que o Odú Ossá ” Corresponde a Yemanjá ? ”
Arthur depende de como esta pessoa aprendeu a jogar e associar Odù a òrìsà.
O jogo conhece você e seu jeito de jogar, esta ordem de Odù x òrìsà costuma mudar muito e isto não é um erro.
Ire
MOTUMBÁ ÁSE MOTUMBÁ BÀBÁ D’ILHA,O MILHO É EWÓ SÓ PARA OS FILHOS DE ODÉ.ADUPÉ BÀBÁ!
Pesso ajuda de vcs alguem sabe um endereço de um barracao da nação de ketu em niteroi pra mandar pra mim obrigada
Claudinei eu não tenho o milho como èèwò (tabu) de Òsóòsì ou qualquer outro Odé.
Está coisa de dizer: O que o òrìsà come passa a ser tabu do iniciado, para nós é balela.
Se comeu e fez algum tipo de reação, consulte o oráculo.
Cada ser humano tem seu tabu, de acordo com seu òrìsà e seu Odù. O que não pode haver é ver o medo se transformar em tabu, aí fica difícil de controlar.
Ire
Maria Luisa eu conheço apenas em S. Gonçalo.
Não tenho referencias dentro de Niterói.
ire
Motumbá, Da Ilha.
Portanto o odu proveniente do número da soma dos algarismos da data de nascimento não nos diz nada no que se refere à tradição Iorubá e ao Candomblé, certo? Não há nenhuma influência na vida da pessoa?
Obrigado e Axé.
Renato o Candomblé usa esta parte da cabala.
Soma de números, data de nascimento e etc.
Eu fui iniciado com este método, nunca dissemos que está errado, porém, isto não faz parte e nunca fez parte do jogo de meerindilogun.
Isto não foi criado por Òrúnmìlá, que é o verdadeiro artífice do meerindilogun.
Influência na vida da pessoa não tem, o que ele pode fazer, é desvendar segredos e trazer informações sobre a vida do consulente.
Ire
Hum, adorei a explicação.
Obrigado, Da Ilha, Motumbá!
meu odu e 10 dizem que sou de oxum yeoponda e obaluae nunca consegui fazer o meu santo em casa nenhuma, parece que todos correm desse odu meu. Sou uma pessoa muito dificil de segurar, sou muito negativa e desconfiada. Por favor me diz o que fazer, nasci em 29 12 1967. Obrigado. Sua bença.
Linda seu Odù não é Osá. Não descobrimos ele antes da iniciação.
Fazer contas, data de nascimento e formulas não é a medida correta.
QUALIDADE SOMENTE NO PROCESSO DA INICIAÇÃO, TEM carroça na frente do burro.
Podemos lhe indicar pessoas sérias no rio ou s. Paulo para lhe ajudar.
ire
Boa tarde, Dailha!
Há uma catalogação do reino vege
tal feita pelos ancestrais yorubá, classificação essa, que não entra em simbiose com a ocidental, ótimo!
A pergunta é a seguinte: Há também uma catalogação dos reinos mineral e animal? Ou algum Odu trata sobre esses assuntos?
Há!!! O ímã tem algum pertencimento no culto aos orixás?
Um abraço.
Mário a faculdade de Ilorin e alguns institutos nigerianos tratam deste assunto profundamente.
Porém acredito que muita coisa ainda está na memória de seus anciãos.
Quanto ao minério, devemos ter em mente que todos eles conhecidos ou não pertencem a Ògún, o imã nos traz a ideia de atrair, atração de coisas boas.
Por isto é usado nos igbà de Èşù aqui no Brasil, no culto tradicional ele entraria no igbà de Ogun, como um metal.
Fazemos alguns ebo com este elemento.
ire
eu quero saber como sei que sou filha de ogum xeroque , tenho 37 anos nascie 16/06/1977 as 4:30 da manhã.pois saie da casa de meu antigo zelador de santo e sinto que estou perdendo a conexão com meus guias como fasso pra fortalecer-los em minha coroa , pois o meu antigo pai cortou as minhas guias, quando saie de sua casa, to com meu braço que não levanto com muita dor me ajude por favor, desde já lhe agradeço que a paz de oxala te acompane
fui em uma casa e me disserao que era odu , o meu odu negativo o que e isso vc pode me esplicar
Alcirene a primeira coisa a fazer é ir ao médico.
Não podemos deixar de nos cuidar.
Se você jogou e lhe disseram que o Odù apontou que seu caminho está negativo, com certeza temos um desequilíbrio espiritual em sua vida.
Isto somente pode ser resolvido com ebó (ebó é tudo aquilo que oferecemos a energia, desde uma reza a uma animal).
Portanto mãos a obra. Faça o que tem que ser feito, busque uma casa de àse e siga sua vida.
ire
ola da ilha
meu nome é julio e tenho duvidas sobre odu
fui uma vez jogar buzios e o pai de santo disse que meu odu era 9
fez umas somas que ficou a sim 9
9 9 9
9
isso é bom; ruim oque o sr. me pode esclarecer disso desde ja agradeço
julio silvio
ola da ilha meus noves ficaram bem confusos né mais oque quis fazer é uma crus e o numero 9 nas quatro pontas e no meio tambem acho que a sim fica pro sr. entender né abraço..
Julio dentro do meerindilogun 9 é Òsá mèjì, Odú que encarna Òya e outras Ìyàgbà e algumas energias.
Dentro do meu blog pessoal: www,orisaifa.blogspot.com
Você encontrará muitas respostas para este Odù, procure por Òsá mèjì.
Ire
julio silvio
obrigado da ilha
ja estou vendo seu blog
grande abraço…………………..
Boa tarde, parabéns a todos pela página. Sou uma pessoa muito interessada no Candomblé. Sou filha de Oxum e meu odú é Oxé, com repetições, sendo que meu marido é de Oxaguiã e seu odu é Obará, com repetições. Ainda estou procurando por uma casa para me iniciar, mas gostaria de saber como posso entrar em contato com essas energias, ou seja, existe algo que posso fazer em casa ou oferecer para estar com o axé desses odus e orixá de cabeça?
Susana eu não sei onde você está indo, porém, eu lhe peço para ter cuidado.
Está história que você nos conta sobre Odù é muito fraca.
Quem lhe falou, me desculpe, não sabe nada de Odù.
Odù não é assim que se conhece, Odù é mais importante que òrìsà.
Odù é destino e com destino não se brinca.
Se você quer se iniciar, não busque soluções caseiras, procure alguém que realmente vá lhe dar respaldo.
Converse, investigue, frequente, não tenha vergonha de perguntar aos filhos da casa.
Como está sua vida?
Marque bem este momento, não se deixe levar por sonhos, devaneios, vaidades e belezas de roupas e salões.
Sua fé é pura e louvável, vamos conserva-la desta forma.
Tenha certeza que suas palavras com amor e respeito direcionadas ao òrìsà, fazem mais efeito que mil galinhas.
Ire
Da Ilha, quero agradecer mais uma vez pela atenção. Embora seja uma pessoa bastante interessada, sempre parece que estamos no caminho errado, não é? Já busquei muito e já fui em diversas casas de santo, em três fizeram odu e em sete confirmaram meu orixá. Pergunto muito e sempre, rsrs, muito mesmo. Não tenho ilusões e por isso ainda não me iniciei, aliás não me senti segura em iniciar-me em alguma casa. Sim, é verdade, sou de grande fé. Agradeço muitíssimo a você e gostaria de pedir-lhe, por gentileza referências de casas em São Paulo.
Axé, Susana.
Suzana veja seu email.
Ire
Grata. Abraços, Susana.
Da Ilha,
Você mencionou que só sabemos o nosso odú, quando nascemos para o Orixá. Contudo, quando vamos à uma mesa de jogo, e pedimos ao babalorixá para confirmar nosso Orixá, ele vem através de algum odú, não é isso? Por exemplo,Ayrà responde no odú OFÚN , mas também no odú EJIONILÉ. Esse odú que se apresenta no jogo, confirmando o Orixá de cabeça do consulente, não pode ser o odú que o rege por toda a vida? Não sei se me fiz claro.
Obrigado!
Filho de Òsún.
Quando os sacerdotes perderam o medo de explicar ao iniciado o que é um Odù esta confusão acaba.
Odù que vem no jogo, Odú que se apresenta na mesa para esclarecer uma situação, não é positivo e nem tão pouco negativo.
Estes adjetivos são seus, positivo e negativo.
Este mesmo Odù que pode esclarecer a situação de um òrìsà a ser descoberto não é o seu Odù.
O seu Odù será visto após a iniciação e será o Odù que vai nortear sua nova vida, a espiritual, mas, isto somente é visto de pois da iniciação.
Quem fala que o seu Odù é fulano de tal em uma mesa de búzios, não está completamente correto na afirmação.
Ire
Da Ilha, obrigado pela resposta.
Em um jogo de búzios, por que o Orixá X resolve responder que o consulente é seu filho em um determinado odú ao invés de outro?
Obrigado!
Filho de Òsún.
Existem algumas técnicas de descobrimento deste fator dentro do oráculo.
As vezes pela insistência com que o Odù se apresenta, querendo dizer alguma coisa.
As vezes uma pergunta direta ao próprio ìbò e neste caso não faz diferença o Odù que vai cair e sim o Odù determinante que se apresenta.
Existem sacerdotes que perguntam qual òrìsà se apresenta como Olori do suplicante, o Odù que se apresenta fala por alguns òrìsà e então se procede a investigação, perguntando um a um qual o òrìsà é o que se apresenta.
Após a descoberta começa a série de perguntas diretas ao òrìsà a respeito do suplicante, se ele deve fazer algum etútù, ciclo de oração, mudança de comportamento, identificação de tabus que estão sendo rompidos e etc.
São várias formas de olhar esta questão.
Porém, se perguntamos qual òrìsà se apresenta para você e Éjìláséborà se apresenta, não podemos dizer que seu òrìsà é Obàlúwayè.
Isto está errado e muito errado mesmo.
Existem escolas que identificam o Òrìşà pelo Odù com algumas diferenças entre uma escola e outra de aprendizado, mas, o oráculo saberá qual Odù revelar para que a resposta seja exata. O jogo é muito inteligente e cada sacerdote tem uma maneira de se comunicar e esta maneira é conhecida pelo jogo e é respeitada.
Quanto a sua pergunta uma resposta direta é: O sacerdote está comendo mosca.
Ire
Olá, eu mexi em meu destino, e agora não para de acontecer as coisas, a vida que eu iria viver,foi tocada por esta? Estou procurando lidar com as consequências, se que errei, pode me orientar? Grata.
Cátia como ajudar se não sabemos o que vc fez?
Mudamos nosso destino o tempo todo, por isso temos livre arbítrio.
Quando usamos a energia do cosmos é uma outra história (se me fiz entender).
Por código, fica difícil ajudar.
Ire
qual a importacia do iniciado pagar oduns todo ano ate completar 7 anos.qual a importacia do bori branco.e o q compoem um bori branco o q leva um bori branco.agradeço desde ja a atençao.obrigada sou de iansa com omulu.e nana.oxum e oxala.
Marli fazer o seu Bori anualmente é uma dádiva. Mantemos nosso Ori Inu (Eu Interior) alinhado com nosso Ori (Eu Superior) que é quem nos abre as portas das bençãos.
Afinal de contas, o que Ori não deseja (livre arbítrio) nenhum òrìsà abençoa.
Quanto ao Bori branco ele existe e não existe.
Quando fazemos um jogo e dependendo do Odù que vier, nosso Bori tem que ser feito com todos os alimentos brancos, como tem Odù que não vamos poder usar o sangue do animal (apenas um fio de seu pelo ou umas penas).
Todo Odù fala de Bori e Ori, uns falam mais e outros menos, mas todos falam em fazer Bori.
Portanto isto é uma questão de interpretação do Odù que é revelado no jogo.
Quanto ao período devemos nos esquecer de quantos anos temos de iniciados, temos que fazer o Bori religiosamente, já que acreditamos no alinhamento do espirito como forma de seguir na luta e cumprir com o destino pré determinado por nós mesmos.
Ire
Cuido dos meus orixás.. Sempre tenho êxitos! Uma boa orientaçäo de um bom Pai de santo.. Tudo se encaminha!
Parabéns Da Ilha, pelos ensinamentos sobre odu de nascimento, e pela paciência de repeti-los.
Luiz nós sabemos o trabalho que dá explicar tudo isso, toda hora, todo dia, a vida inteira…
Porém, a minha promessa está sendo cumprida.
Levar os ensinamentos de Òrúnmìlá a cada um que eu puder me fazer ouvir nos quatro cantos do mundo.
Epá Odù, Epá òrìsà.
Òrúnmilà gbe wa oooooooooo
obrigada da ilha pelo carinho nao estou conseguindo ligar para o numero que vc mi mandou .vc pode mi mandar o endereço do barracao ?ai eu vou la pessolmente .estou passando muito mal estou sofremdo com coisas que eu acho injusta .na minha vida preciso de ajuda .pra mim resolver esse problema como eu falei ja fui em varios lugares mais nao encontro ninguem .que se entereçe a concertar o meu ori ….tenho muito medo disso eu sei que isso tem concequençias .obrigada .
Não entendi o assunto,acabei ficando sem respostas
Maria sobre qual assunto você ficou sem resposta?
Se foi sobre Deká, Baba Fernando já lhe respondeu em outro post.
Se for sobre Odù qual sua duvida?
Ire
Àse !
Esta afirmação dá umas vinte teses, um ano de debates, e não se chegará à conclusão alguma:
“…destino na cosmologia de Ifá está baseado no acordo entre Ori e Olórun…”
Sugiro a leitura do texto “Questões questionaveis, mas não questionadas”, autor Oyelakin Taye, n. 18, Julho de 2014, p. 132, Revista Olorun (www.olorun.com.br)
O autor analisa “duas escolas” para escolha de destino:
a) a de Idowu > escolher e receber.
b) ir até a casa de Ajalamopin para escolher o destino
Minha opinião pessoal, ninguém é obrigado a concordar: . Penso que finalidade de Ifa e Orunmila, não é ditar o destino, mas orienta-lo.
Modupe!
Luiz mo jùbá.
Sobre a frase a que você se refere, talvez tenhamos mais de 50 teses e óticas sobre o tema.
Eu tem a minha, você tem a sua e cada um que estuda o assunto deve ter uma divergente da nossa.
Existem dois livros que eu traduzi e me colocaram (graças a Deus) inúmeras duvidas na cabeça e é assim que eu agradeço ao meu Orí todos os dias.
As duvidas me levam a busca e minha busca me faz ampliar o conhecimento sobre quem eu sou, o que eu deveria ser e o que eu vou tentar ser.
Enquanto humano, enquanto espírito, enquanto, pai, filho, iniciado e etc.
Li a matéria sugerida, bem traduzida por sinal, já havia lido alguns dos autores citados, porém, minha única duvida sobre o trabalho é a citação de apenas um poema de Ifá, Ogbè’Ògúndá.
Creio haver muito material para divergência e aceitação sobre o que foi proposto.
Minha duvida maior ficou registrada na não abordagem de Esentayè e Ikómojade.
Creio como você crê, que ficaríamos um ano discutindo e elaborando teses, sem chegar a um denominador comum.
Verdade verdadeira é o trabalho que é feito nos ritos de passagem, na dor colossal da transformação do Ser interior e a busca de um destino melhor espiritualizado enquanto ser humano.
Esta é a dor maior e tenho lido muito pouco sobre este assunto, porém, tenho ouvido e vivido muito sobre isso, algo que é recorrente em minha casa e na casa de meu Oluwo.
Chamamos de trabalho de Orí.
A transformação interna, o ‘acessar’ a energia Divina e conseguir atingir o amor universal é para poucos.
Estou nesta busca, não sou um dos poucos, porém, isto estava no meu destino desde minha primeira vinda a este mundo, eu apenas não sabia.
Minha sugestão de leitura:
Ifa Theologia
Volume 1
O Conceito de paz Interior e de Ori dos Yorùbá
Falokun Fatunmbi
&
Ìkúnlè-Abiyamợ- O Àşẹ da Maternidade (Uma visão geral de Ifá)
Solagbade Popoola
Fákúnlé Oyesanya
Os conceitos são bem divergentes do que você me propôs, porém, são muito bem embasados, creio que a soma será muito boa.
É sempre bom trocarmos ideias.
Modupè pupo
Ire alaafia
Meu odu e o de numero 2, e tem como orixas correspondentes ogum , ibejis , obá ,, so que no jogo de ifa deu oxossi como dono da minha cabeça isso pode acontecer?
Ivo,
Odú é uma coisa e Orixá é outra, ou seja, o nosso Odú é individual não confundir com o odú pelo qual o Orixá fala no jogo.
Axé.
Obrigado
MOTUMBÁ!SENHOR FERNANDO O SENHOR PODE ME EXPLICAR SE UMA PESSOA QUE POSSUI ORÍ MEJI,ELA TEM UM ORÍ REGIDO POR DOIS CAMINHOS DIFERENTE DO MESMO ORIXÁ,(ODÉ COM ODÉ)E COMO FICA O ODÚ DE UM ORÍ MEJI,ELE TERÁ A INFLUÊNCIA DE DOIS ODÚS!ADUPÉ!
Isa,
Um único odú regerá este orí, até porque, somente um rixá é consagrado na iniciação. Orí meji as energias de um mesmo Orixá se alternam, porém, somente uma delas se sobrepõe a outra.
Axé.
BÀBÁ ESTÁ PERGUNTA NÃO É MINHA,POR ISSO DO SENHOR FERNANDO!PARA MIM SERÁ SEMPRE BÀBÁ FERNANDO!
Olám Isa, tudo bem?
Eu vi pelo email que não era você. Quando aparece por aqui?
Grande abraço, Oyá lhe abençoe,
Babá Fernando
MOTUMBÁ ASÉ MOTUMBÁ!BÀBÁ NÃO SEI QUANDO VOU PARECER,MAS A VONTADE É IMENSA E A SAUDADE INFINITA!TENHO FÉ EM MÃE OYÁ QUE SEJA O MAIS BREVE!IRE O BÀBÁ!
Isa,
Em junho ao que tudo indica, teremos uma obrigação de 7 anos na Casa, quem sabe não possa vir?
Mutunbaxé
ASÉ BÀBÁ,QUE ONÃ ME DE CAMINHOS!
Quero saber como eh o meu odum
Adriana vamos clarear um pouco nossa conversa.
Odum = Ano
Odù é uma outra história e não é desta forma que se vê e nem no jogo tiramos o Odù de ninguém.
Vemos o Odù que traz informações sobre você naquele momento, no ciclo de 5 dias que é a semana yorùbá.
Dentro do que ele nos informa sobre sua vida, em todos os aspectos, fornecemos informações que podem lhe ajudar a direcionar seu caminho e quais atitudes você deve tomar e quais serão melhores para você.
Procure alguém que possa lhe ajudar a desvendar este mistério.
Ire
Bênção aos mais velhos, gostaria de tirar uma grande dúvida, vou explicar, a 8 anos atrás fui iniciado de ayrá, paguei obrigação de um ano e sai da egbe, procurei outra egbé e passado mais 2 anos paguei obrigação de 3 anos e tomei cargo de babalossain, hoje estou com 8 anos de iniciado e quero muito ter minha egbé, dizem q não posso por ter tomado esse cargo, alguém poderia me esclarece esta situação? Se posso tomar deká ou não,
Babalossains,
O cargo de babalossain só é dado por Orunmilá através do jogo de búzios. Certamente a pessoa que ganha esse cargo deverá ter interesse em aprender sobre as Folhas e toda a sua liturgia, se não for o seu caso… Só tem direito ao Deká quem tem o cargo e também é visto no jogo de búzios, nem todos que tomam obrigação de 7 anos podem ter deká, somente aqueles que Orunmilá confere o cargo, como também posteriormente para abrir Casa.
Axé.
Boa noite!
Analisando o modo pelo qual a cabala e a numerologia associam um número a um oríxa, percebi que a soma total dos números do meu nascimento totaliza o número 7, ou seja, Odi.
Estou com muito receio, pois é um odu de muito influência negativa. Além disso, conversando com outras pessoas que possuem o mesmo somatório verifiquei que ambas se questionavam das dificuldades da vida em todos os setores, e bem mais do que as pessoas portadoras de outros odus.
Por isso, gostaria de saber qual a influencia da data de nascimento com os odus.
E , por fim, gostaria de qual o odu representa o cmainho de oxossi.
Obrigada!!
Vê vamos falar mais uma vez.
Cabala, data de nascimento e outros metodos de adivinhação, não é o metodo de se verificar o Odù de uma pessoa.
Essa coisa de numeralogia, existe é sério, mas não é o metodo ensinado por Orunmilá (o senhor do oráculo) para se conhecer Odù e Òrìsà de uma pessoa.
Odi, o grande e robusto Odi, senhor das coisas materiais que o ser humano tanto deseja. Não foi, não é e nunca será um Odù de influência negativa.
Negativo é a cabeça do ser humano, negativo e você se colocar na posição de doente, mau empregado, sem grana, desejar coisas ruins para você antes que aconteçam e acabam colocando a culpa no colo do probre do Odi.
Se assim fosse, todas as pessoas de Obará estariam milionárias, pois, é o Odù do dinheiro, das grandes negociações e etc.
Não se engane minha filha, Odù não é essa coisa mesquinha que se ensinam nos becos.
Visite meu blog: http://www.orisaifa.blogspot.com
E veja no principio das postagens, trabalhos publicados sobre Odí.
E com certeza eu lhe GARANTO, que por este método maluco de dizer que uma pessoa é deste ou daquele Odù está completamente equivocado.
Conhecer o seu Odù, o que testemunhou sua vinda, é algo muito mais complicado e não tem formula e nem continhas.
Não se deixe enganar e nem se abata antes dos acontecimentos.
Òsóòsì pode ‘falar’ em Obará, em Odi e em outros Odù dependendo da qualidade.
Ire
Boa noite!
Muito obrigada pelo esclarecimento.
No entanto, possuo duas dúvidas: o Odu que representa o orixá que rege a cabeça de um individuo pode, de imediato, ser considerado o caminho estabelecido pelo orixá, ou seja, se por exemplo aparecer o Obará ou Odi e confirmar que o orixá que rege é Oxossi, este Odu poderá ser tido como o caminho utilizado por ele de forma definitiva, ou o caminho escolhido pelo orixá necessita de uma iniciação ou de algo mais complexo?
Outra dúvida, se por acaso, na realização de um Bori já se pode ter por determinado o caminho pelo qual o orixá vem?
Mais uma vez, obrigada pela atenção e pelos ensinamentos.
Vê,
Nem sempre o Orixá que rege um Orí e que trás as informações por um determinado Odú é o mesmo Orixá consagrado ao seu Ori.
Existe uma máxima no meu Axé que é: Podemos nascer para um Orixá através de um caminho que vai reger nossa vida, porém, poderemos ser iniciados para outro Orixá, aquele que realmente se apresenta com os designos conferidos por Orunmilá.
Antigamente dizíamos: Ojú Orí e Oni Orí, porém hoje em dia confundem com Orí meji.
Na realização de um borí que preceda a iniciação, pode-se ver odú pelo qual o Orixá virá.
Axé.
Motumbá!Gostaria de saber qual oxum nasce no odú odí.desde já agradeço a resposta.
Nei,
Várias Oxuns nascem ou falam por mais de um Odú, principalmente as guerreiras,
Axé.
Procurei uma mãe de santo para jogar,ela me falou que meu odum ta negativo,e que tenho que fazer um ebó para tudo ficar bem,minha cabala é tudo 9 foi dito que vou ter muito problema de saude,financeiro, no amor,e posso perder meu emprego,fiquei desesperada então pensei em fazer mas o valor não tenho como pagar,então pergunto tem algo que posso fazer para meu odum ter um equilíbrio e ficar positivo?me responda por favor.
Re primiramente, nenhum Odù é ou está negativo.
Quem está positivo ou negativo é a pessoa em questão.
Você disse que sua cabala é 9 Òsá mèjí, mas, não informou qual Odù foi revelado no seu jogo.
Se Odù vem negativo, é por que você precisa se equilibrar, precisa fazer ofertas as energias negativas, para que elas deixem de atuar em sua vida.
Existem diversas formas de montar um ebo para uma pessoa que não tem recursos no momento.
Se você puder procurar outra pessoa e tentar de alguma forma uma saída, essa pessoa irá lhe indicar, os mercenários da religião não podem monopolizar a solução do problema de um suplicante.
Busque pessoas que possam te ajudar, dentro da verdade.
Ire
Motumba….
Ola meu caso ta um tanto complicado,nasci no terreiro sou filha de hewa e nao sei o q acontece q ela o mi abandona tenho 23 anos 5 filhos e agr yamanja qer pega afastei a anos e agr voltei pra religiao mimhas entidades dizem q sou iniciada e q algo ta errado pq… tenho medo de ficar doida pois ja vi varoos casos assim.e nao sei pq minha mae tem 32 anos de santo mas virou crenti …. complicado devo acreditar nas entidades ? Ou no jogo ?
Maria Luiza ninguém (NINGÉM) nasce iniciado.
Se você abandonou seu òrìsà e a religião não é de se estranhar que vc perdeu todo o apoio espiritual.
O que está errado, me desculpe, é a sua conduta.
Não fazemos culto a distancie e nem em pensamentos.
Ou você se inicia dentro da religião e segue dentro da religião, ou você vai viver batendo cabeça.
Se iniciar e se reiniciar, mudar por completo seus hábitos e costumes. Pensamentos e palavras.
Tenha certeza que se você mudar sua conduta, sua vida vai melhorar.
Ire
Amados boa tarde!
Um pai de santo disse que meu Odu é negativo desde quando nasci que tenho que positivar ele, mudando ele isso procede?
obrigada desde já
Boa tarde.
Tudo muito esclarecedor ótimo.
Parabéns!
Eu tenho uma dúvida se vcs poderem me auxiliar ficarei muito grata.
Pai de santo que eu fui disse que me odu é negativo de nascença e que preciso positivar ele. Ele fará um ritual enquanto eu estiver dormindo, chamará por três odus o que for melhor substitui o atual isso procede?
Desde já agradeço
Cristina nenhum Odù é negativo, negativo é a fase que vivemos, nossos pensamentos, nossas palavras e atitudes.
O Odù vem nos avisar do que precisa ser feito para que você se torne positiva e sem influências das forças negativas (Ajogun).
Ninguém nasce dessa forma que vc falou, nasce com Ori ruim (Ori buruku), e neste caso tem que ser tratado, isso independe do Odù que a pessoa traz.
O sacerdote quando recebe o seu titulo de Oyè (o que chamam de Pai de santo) tem por obrigação usar seu ase (que lhe foi dado pelo seu sacerdote) e transformar negativo em positivo, essa é a sua função.
Existem muitos pormenores nesse quesito, pois, o agente do recebimento tem que fazer a sua parte (resguardo, mudança de atitude e etc.) e não pode falahar.
Eu acredito que essa história, se for desse jeito que vc relata, está muito mal contada.
Lembre-se de um detalhe, estamos falando de sua vida e acredito que vc não quer brincar com ela e arrumar um problema que pode ficar sem solução.
Agora substituir o Odù para mim é uma grande novidade, é como substituir o orisa da pessoa, por que ela tem afinidade com outro.
Ire
Sou de logun ede e meu odu é ejilaxébora, alguem poderia me explicar como essa combinação de energia se manifesta em mim ?
Oi pai, eu sou filha de xango e me falaram que uma pessoa mudou meu odu, para negativo, tem alguns anos que tenho depressão. Queria saber o que posso fazer para mudar de novo?!
Paula,
Ninguém muda o destino de uma pessoa, somos nós que escolhemos nosso caminho (odú é caminho). Peça a Xangô justiça em seu caminho para 2016!
Axé.
Tem como saber o Orixá da pessoa apenas pelos Odús ?? o meu é Odu Odi junto com Odu Ossa
Motumbá Axé,
Não tem como saber pois num mesmo odú podem aparecer vários Orixás, por exemplo: em Odí podem aparecer Oxun, Omolú, Oxóssi, Ogun, Oxalá…Osá não confira nada, apenas sua ancestralidade, etc, etc.
Axé.
Boa tarde! meu nome é Jéssica,tenho uma curiosidade grande. nas contas de cabala eu e minha irmâ temos mesmos números q dizem ser odu.isso pode acontecer? o engraçado q é dessa forma q zeladores diz qual é o odu das pessoas. isso me confunde muito pois um disse q me fria de ogum pois meu odu era 8, mais desde bem pequena lembro-me bem q pessoas rodavam barracâo p jogar e ter certeza de seu santo.e msmo assim o zelador sempre procurava o mais velho e agora? cinceramente estou completamente desorientada.Obrigada c poder responder..
Jéssica,
O odú não é revelado por cabala, ele é revelador pelo jogo de búzios (merindilogun) jogado por um babalorixá ou Iyalorixá isto é feito para os filhos (abiyans) que estão frequentando a Casa e se preparando para no futuro se iniciar. Não se descobre Odú por curiosidade do consulente, porque pode ser até mesmo enganado pelo Odú. O odú é o caminho pelo qual o Orixá fala, é um sistema divinatório que requer bastante conhecimento e prática. Nunca devemos incomodar Orunmilá sem que haja de fato um motivo muito claro para consultá-lo.
Axé.
bom intão o senhor me desculpe porq não me fiz intender! vamos lá
então o meu T’atetu me disse q meu odu era o 8, disse q esse odu vem pelos caminhos de ogum, QUE c fosse ele á me iniciar o teria feito.quem me iniciou.CUFOU. eu nuca tive interece em saber meu odu até saber o quanto ele influência nossos caminhos não é isso? e por sei lá oq minha irmã carnal tem o msmo 8 eu só queria sber c essas posibilidades podem existir.Sabe Fernando e muito dificil p eu aceitar certas coisas,e eu depois q meu Tata cufou não tive ninguém de confiança nem msmo p fazer um ebó intão preferi esperar e axar pessoas da mesma nação.mais axu q cometi um engano.
HÁ e sim tratado de ifá e vc ser iniciado no ifa tem alguma diferença no saber? OBRIGADA! Makúiú
Jéssica,
No Odú 8 podem responder vários outros Orixás além de Ogun. Sua irmã pode ter o mesmo odú (8) que você e ser de outro Orixá, por exemplo: Oxaguian.
Você se iniciou para qual orixá? se seu zelador faleceu você deve fazer o ebò nesta finalidade, ou seja, tira a mão do falecido. Podemos indicar zeladores de confiança.
Axé.
Sou filha se Oya. e fiquei muito triste quando ele me disse q meu santo estava trocado.eu amova demais meu tata mais ele cufou não está aqui p c defender .
eu fui a bíãn durante quase 10 anos em Keto.. meu zelador além de jogar consultou sua mais velha.Mais os ventos ou minhas escolhas me fizeram na angola. Ficaria muito agradecida c me ajudar neste sentido! eu fiz sim um ebó com este zelador mais o efeito esta sendo devastador! eu não quero culpar ninguém pelas mazelas que estão acontecendo comigo,pelo contrario tenho o bem ou mal abito de puxar responssabilidade p mim,imagina guando c diz repeito a mim mais tudo existe um começo meio e fim, antes e depois vc entende?
Obrigada pela sua atenção
OBRIGADA!
Jéssica,
Se você se iniciou para Oyá e Oyá veio para todos verem, então você é de Oyá! Não existe santo trocado. No que puder ajudar neste caminho, fique a vontade.
Axé.
Sim o senhor me disse anteriormente q conhecia zeladores de sua confiança.
Como poderia me ajudar nesse caminho?Obrigada pela atenção
Jéssica,
Você é aqui do Rio de Janeiro?
Axé.
SIM
MORO EM NITEROI
O semhor poderia passar seu contato?
O Senhor poderia passar o seu contato?
Oi Jéssica,
Enviarei por email
Axé
obrigada!
anota meu email…obrigada
é verdade que todas as pessoas tem dois odús, um positivo e um negativo? e estes podem ser diferentes?
Pâmela você tem um Odù que é a sua essência, desde o dia de seu nascimento.
Quando jogamos com qualquer sacerdote de orisa ou bablawo, o que ele nos dá de informação é através do Odù daquele momento que relata como você está e quais ebo podem e devem ser feitos para que sua situação melhore ou continue positiva.
Não entra nessa de dizer que vc foi jogar e disseram que o seu Odù é esse ou aquele.
ISSO É UMA GRANDE MENTIRA!
E não existe Odù positivo ou negativo, bom ou ruim.
Odù apenas relata o que você trás como bagagem desde o seu nascimento.
Ire
Olá bom dia será que me podem dar informações sobre a nação EFON? estou com algumas dúvidas, e gostaria que me dessem alguns esclarecimentos. Mas preferia ser contactada via mail..
Motumba.
Raquel,
Segue contato sobre a Nação Efon.
http://candomblefon.xpg.uol.com.br/efon.htm
Axé.
Meu enorme respeito a todos aqui presentes , vai ai um desabafo : nunca achei um sacerdote com competente para saber meu odu , santo e exu . raimundo pereira santos , nacido 12 -11-1966
Raimundo:
1- Conhecer Odù é coisa para iniciado no culto de Ifá. Elegun conhece o seu Odù, após, o renascimento espiritual. Ou seja, depois de raspado, o sacerdote joga na esteira do iniciado e lança os búzios para ver qual Odù se revela, mas, não é o Odù que testemunhou a vinda desse ser humano. Portanto é impossivel um sacerdote dizer qual o seu Odù.
2- Sobre o seu òrísà, você não é o primeiro e nem será o último a fazer essa pergunta e não obter resposta. A mesma coisa serve para o seu Esù ou Povo das Ruas.
Se você deseja respostas para essas indagações, se inicie.
Existem coisas que somente os iniciados tem a prerrogativa de saber e praticar.
Eu ainda não conheci um suplicante que me fizesse essas perguntas e ficasse sem essa respostas.
A culpa não é sua, pessoas despreparadas querem se impor aos leigos falando coisas que desconhece ou não tem autorização para dizer. Então cria-se um espetáculo circense na mesa de jogo onde muitos ‘que de dizem sacerdotes’ criam esse tipo de confusão na cabeça do neófito.
Eu inclusive peço a opinião de nosso mais velho Baba Fernando que não tem alinhamento nenhum comigo, onde divergimos (sobre nossas verdades) e somos respeitadores ímpares das regras sagradas da religião.
Ire alaafia.
Raimundo,
Faço minhas as sábias palavras do Odé Ợlaigbo.
Axé.
Ola a todos.
Recentemente conheci um Babalorixá em SP e através do jogo de búzios me foi dito que tenho o Odú Odi. Fiquei um pouco assustado com o que me foi dito sobre esse Odú e mais ainda quando comecei a pesquisar a respeito. Muitas das características ditas sobre esse Odu batem com minha personalidade e acontecimentos da minha vida. Gostaria de saber o que eu devo fazer para ter sempre o lado positivo desse Odu.
Paulo,
Odí é um odú como qualquer outro, é um caminho de predestinação, portanto não há com que se preocupar,como todo odú você pode presenteá-lo, dar caminho e até promove-lo sempre quando estiver de obrigação.
Axé.
Boa tarde! Gostaria de esclarecer uma dúvida: sou de Iansã e o meu Odu é Oxê. Isso pode acontecer? Ou o meu Orixá tem que ser necessariamente um dos Orixás regentes do Odu? Fiquei um pouco confusa quanto a isso! Desde já agradeço!
Isabela após a iniciação o Odù, pós, renascimento espiritual será revelado.
Esse Odù pode ser o mesmo que apontou sua iniciação ou pode ser outro.
Ele será o Odù que vai balizar e aconselhar sua vida pós iniciação.
Seu Odù pode ser Osé e você ser de Òya.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra, não existe esse engessamento.
Ire
Olá. Amados irmãos
Gostaria muito de saber se Ogum vem pelos caminhos de irosun.
Obrigado a todos
Nido eu desconheço.
Esse Odù tem aspectos que diferem completamente da essência de Ògún.
Principalmente no que se refere a ejé (sangue).
Ire
A Benção a todos,gostaria de saber se um Odu de nascimento pode reger sua cabeça como Orixa?
porque meu Odu Rege Yansã que no jogo de buzios e minha mãe de cabeça
Fabia o que seria um Odù de nascimento?
Odù de nascimento, aquele que testemunhou nossa chegada nesse mundo, somente é conhecido para os iniciados no culto de Òrúnmìlá, ou seja, Babalawo e Iyanifá. Ponto, quem disser o contrário pode estar se engando.
É muito difícil uma pessoa que tem um òrìsà como seu Olori, trazer o mesmo Odù do òrìsà como testemunha (seu Odù) depois de sua iniciação, ou, o que chamamos de renascimento.
Exemplificando, as pessoas iniciadas de Òsún, ‘obrigatoriamente’ tem como Odù Òsé mèjì, pode acontecer do jogo revelar isso, mas, não é regra.
No nosso mundo 2+2 = Nunca será quatro, nós lidamos com o imponderável, com o milagre, com o oculto e etc.
O nascimento para a vida espiritual, pós iniciação, é algo diferente, especial e merece ser desmistificado para o Iyawo.
Ele deve saber qual Odù vai reger sua vida daquele momento em diante, quais coisas ele deve e não deve fazer, comer e falar.
Esse sim, será o Odù de nascimento para os iniciados do culto de òrìsà.
O Odù que testemunhou sua vinda ao mundo é outro assunto, é complexo, além de ser um assunto secreto.
Não se conhece esse Odù fazendo conta (Quero registrar que não sou contra e nem a favor de quem faz a cabala).
Ire
Prezado Odé Ợlaigbo,
Considerando o vosso comentário acima, em resposta à Fabia, eu peço sua graça na seguinte questão: Se o Odù é determinado com precisão pós iniciação, e o Odù do nascimento não nos é permitido falar, como obter tal conhecimento e obviamente o cuidado com a vida para aqueles que não são iniciados nessa sagrada religião?
Pergunto-lhe isso porque hoje sinto que minha “banda”, ou seja, meus guias (que entendo que seriam eguns considerando a doutrina candomblecista), me puxam pra trabalhar na Umbanda, cujo conhecimento na maioria das casas acerca dos ritos de Ketu são, de maneira geral, insuficientes.
Sem críticas à Umbanda que hoje me acolhe, tal religião não tem uma doutrina mestra, ou uma linha base. Há diversos escritores, ritos e doutrinas que não raro são contraditórios entre si. E as pessoas, por afinidade, ou quiçá por destino, vão preenchendo as casas de Umbanda como trabalhadores da caridade.
Mas há de ser levado em conta, e reitero que essa é a opinião de um neófito, (eu no caso), de que há uma necessidade de entendimento de onde as coisas vieram por parte dos umbandistas, pois não se pode pegar nomes emprestados sem entender donde vieram ou o que representam para aqueles que primeiramente os evocaram. Afinal, todos os nomes de Umbanda, quando se trata dos Orixás, vem da língua Yorubá ( a simples menção na palavra “orixá” já nos revela o Yorubá “aportuguesado” não é mesmo?).
E a descrição dos mesmos (dos Orixás) é muito próxima ou até fidedigna, dependendo da casa, àquela que, na minha ignorância, chamo de ” Nação Ketu”.
Em razão disso nasceu a minha paixão pelos mitos e ritos de Ketu, a leitura de livros como Os Nàgô e a morte: Pàde, Àsèsè e o culto Ègun na Bahia, de Juana Elbein dos Santos e tantos outros livros de autores que viveram a experiência da iniciação e vida pela sagrada religião.
Eu e minha família sempre consultamos os Búzios numa casa de Ketu, precisamente desde 1999. Mas desde que me deparei com Êjioníle e Odí em seus aspectos negativos, em 2014, me afastei um pouco… Deu medo mesmo…
Então, não é mais por curiosidade de se saber Orixás, nem mesmo curiosidade de se saber Odus, é por uma busca pelo conhecimento que me rege que peço sua graça em saber se há outras maneiras pelas quais eu possa aprender mais sobre mim e sobre eles (os Odùs), sem ser pela iniciação.
Aprender é sempre uma benção.
Às̩e̩!
Meu caro Rodrigo, vamos recapitular, após a iniciação o Odù, pós renascimento espiritual do iniciado e revelado, esse Odù vai lhe direcionar, vai lhe mostrar caminhos e tabus a serem respeitados. Não podemos revelar como o Odù que testemunhou sua vinda a esse mundo é tirado, pois, isso acontece dentro do Igbodù, A Floresta de Ifá, somente quem passa pelo rito de iniciação de Babalawo/Ìyánifá conhece o ritual. É tabu tocar nesse assunto.
Ọrùnmìlà em sua imensa sabedoria diz que o oráculo deve ser consultado, que a voz do Criador representada por Ifá, o Senhor do Oráculo, deve ser ouvida e acatada.
Sobre essa pergunta eu sempre digo que estamos começando um processo, que o curso do rio não muda, pode demorar, pode ser que não seja nesse século, mas, o mundo um dia se curvará.
Como no Odù Ìròsùn ‘Òtúrá Olódùmarè é muito direto ao dizer:
Afunnikun, Awo da cidade de Ègbá,
Ainikun, Awo da cidade de Ijèşà,
O sumusumu de Porogun, Awo dos habItọnte de Osunniye,
Eles fizeram trabalho para Ifá/Ọrúnmìlà
Quando as pessoas dos limites da Terra disseram que não iriam praticar nenhuma religião (a religião yorùbá),
Ọrúnmìlà disse que as pessoas dos limites da Terra não podem rechaçar sua religião.
Eles (as pessoas) perguntaram por quê?
Ele disse:
Por que um bando de Agbè cultua Olú igbò (O chefe da Floresta).
Um bando de Àlùkò cultua Olú Òdàn (O chefe da Savana)
Quando Ódidé viaja para longe ele sempre volta para casa.
Ele [Ọrúnmìlà] disse:
Alupayida atrairá os homens para mim (a religião Yorùbá)
Ele [Ọrúnmìlà] disse:
Alupayida atrairá as mulheres para mim [a religião Yorùbá]
Ele disse:
O pássaro osin é conhecido por um nome apenas (o culto).
O rico virá a render-se ao culto,
O afortunado virá render-se ao culto
E o famoso também virá se render ao culto,
Também o jovem e o velho virão se render ao culto.
Os homens e as mulheres virão se render ao culto.
Serão profecias?
Não sei!
Apenas sei que nossa religião está se alastrando no mundo como o fogo na floresta.
Eu acredito que a Umbanda deve nominar suas entidades como sempre nominou, são guias espirituais. O Candomblé nominou dessa forma por preconceito, falta de um termo adequado ou qualquer outra razão. E também acredito que o conhecimento sobre qualquer tipo de Nação de Candomblé não vai ajudar em nada a Umbanda, aliás, vai atrapalhar.
Nenhuma das Nações de Candomblé no Brasil tem uma linha mestra. Tem raiz. Pessoas seguem os ritos e rituais de suas casas, que são bem diferentes das outras casas, formando uma colcha de retalhos enorme e como não dizer da própria Nigéria, que tem seus atos, ritos e rituais bem diferentes de uma cidade para a outra e as vezes dentro da mesma cidade. Acredito que muitas pessoas buscam a Umbanda com esse pensamento, buscar a caridade, porém, infelizmente, com o tempo vemos a bendita vaidade extrapolar tudo e todos.
Novamente reitero que a Umbanda sofreu essa influência por parte de pessoas que não estudaram, não entenderam, não buscaram conhecimento e atrapalharam tudo.
A Umbanda que eu nasci, não tinha, Obi, Orogbo, sangue, Borí, fio de contas (tinha guia), não tinha Ogan e muito mais coisas. Levaram o Candomblé para dentro das Casas de Umbanda e mistificaram tudo.
A Umbanda está muito mais ligada a religiosidade católica quando fala de orixá, do que da Nigéria.
Seu sincretismo é centenário, sua cultura não tem assentamentos. Sempre teve as firmezas, enterradas ou a vista. Porém, quando você adquire um conhecimento sobre òrìşà e Ifá e ouve pontos de Umbanda, tem muita história narrada nesses pontos, muito fundamentos são tocados e as pessoas não percebem. Portanto que estava por trás de tudo isso com certeza sabia o que estava cantando e escrevendo.
Eu realmente me pergunto se os neófitos estão preparados para ler Joana, Ritual de Axexe, Culto Ancestral e etc. Pois, a deturpação será escancarada no primeiro mês de ‘roça’, não se pratica o que está nos livros e os livros não contém magia. O entendimento sobre esses livros virão de pois de anos ralando nas madrugadas.
Eu não sei por que ter medo de Èjì Onilé em ìbì (negativo), eu particularmente prefiro ele negativo, pois, é um Odù que mostra claramente os seus defeitos e você deve rapidamente buscar a solução para o monstro que você criou:
Arrogância, vaidade, pedantismo e vai nessa trilha. Quando a coroa fica maior que a cabeça, tenha certeza que a algo de muito sério vai acontecer com a pessoa.
No entanto Èjì Onilè diz em uma de seus mais lindos versos:
Agora que você foi iniciado
E subiu na Palmeira.
Não solte suas mãos.
Retorne a floresta, como Èjì Onilé fez
E se reinicie.
Traduzindo:
Não se sinta tão auto confiante, mergulhe dentro de você e refaça sua vida. Pois, essa é a atividade fim da iniciação no culto de òrìşà;
Sobre Odi eu prefiro não discorrer tanto para não ficar cansativa a conversa.
Saiba o asé que um sacerdote (Pai de Santo) deve ter na mão é o poder de transformar o negativo em positivo.
Se o Odù diz que você está negativo, então algo deve ser feito, nenhum Odù é negativo no sentido pejorativo. A mensagem diz que algo de ruim está para acontecer ou está acontecendo. O sacerdote irá revelar o ebo através do oraculo e o consulente deverá por inteligência seguir as orientações e vigiar seus atos e pensamentos para não retornar a mesma situação. O consulente é tão responsável quanto o sacerdote que fez o ebo.
Saber sobre òrìşà ou sobre Odù é uma avenida ampla e de mão dupla na internet, tem de tudo um pouco.
As pessoas devem ter a noção de que não existe aluno sem mestre. Nada estará nos livros se você não souber extrair e não entender o que o autor está dizendo.
Não existe mestre sem contra mestre, nem primeiro sem segundo.
Não haverá escola, nem cursinho que lhe diga o que é um Odù se você não conhecer uma casa de Asé por dentro e junto seus fundamentos e praticar o oráculo com seu sacerdote.
Você tem razão, aprender é uma bênção divina.
Ire aláàfia.
Prezado Odé Ợlaigbo,
sem palavras eu digo: Obrigado!
De fato aqueles me auxiliam nessa jornada já me disseram: Foste humilde, subiste demais e agora vais voltar à humildade… Foram coisas e atitudes na vida material principalmente. Mas acredito estar acontecendo na minha vida um processo de reforma íntima para que eu volte paulatinamente ao que eu era… ( e isso é uma guerra diária com si mesmo) – relato isso no que tange ao que o senhor mencionou à Èjì Onilé em ìbì.
Quanto à vida espiritual, me causa um desconforto, cantar e falar de coisas que eu não sei donde veio, então, na falta de um mestre que me acolha, pois já não moro mais no Rio e sim em Brasília, restam-me os livros.
Eu continuarei de coração aberto para aprender e dou graças aos Santos por ter achado esse site.
Mudando de assunto, gostaria de saber do senhor como eu poderia lidar com a questão do sacrifício animal caso eu fosse iniciado ( se é que eu teria que lidar com isso – eu sou o eterno ignorante), pergunto-lhe isso por que eu presenciei sacrifícios de vários animais de quatro patas , e aquilo não me fez bem. Não é hipocrisia pois eu como carne e gosto muito, então a carne que eu como é de um bicho que também morreu, só não foi na minha frente.
Mas, voltando ao que eu presenciei, algumas cenas compostas de espasmos, urros, etc me traumatizaram um pouco.
Alguns disseram:” Deixa de ser frouxo menino!”
Mas o mal-estar não passava…
Então com o tempo se acostuma?
Mais uma vez, muito obrigado pela disposição e paciência.
Rodrigo realmente a gente se acostuma.
Porém, um animal sacrificado em um ritual não geme, não sofre, não pula, ele se entrega.
A reza quando é feita com direcionamento, não tem como dar errado.
Existe milhares de exemplos de animais que se doaram e ‘foram’ na reza.
Uma coisa é matar o animal, outra coisa é usar o animal dentro do ritual. Não existe sofrimento, existe o papel que cada um desempenha e se dispôs a cumprir e o animal sabe de sua função espiritual.
Veja sua cx de email
Ire
Motumbá!
Olá, sou abian em uma roça de ketu, vou me iniciar em Fevereiro de 2018. Meu Babá disse que meu odu é o osé (segundo os búzios), possivelmente Oxum, pois ela responde no jogo também, mas ele disse que precisaria confirmar a Oxum, pois a mesma poderia responder por alguns outros orixás masculinos. Minha dúvida é: todos os orixás podem responder no odu? Ou no caso do Osé, somente respondem a família de Oxum?
Outra pergunta: Tenho um orixá de herança (no caso Ogum, meu bisavô no caso era Babá desse santo, porém de Umbanda), ele pode ser meu orixá de cabeça devido a essa herança?
Obrigada!
Teka,
Osé indica a iniciação também, além de Oxun, neste caminho Obaluaiye também responde, certamente seu zelador está pesquisando e observando, é necessário também perceber sua incorporação, como acontece, etc, etc, tudo com calma e com objetividade. O Orixá d herança, como a palavra já diz é herança e não seu, pode vir a ser cultuado ou não, vai depender do jogo e a necessidade.
Mutunbaxé.
São detalhes e detalhes né! Obrigada Babá, vou aguardar e tentar deixar a ansiedade de lado rs
Obrigada! Asé.
Bom dia !
Estou na umbanda a uns10 anos trabalhando, fiz um Bori há 7 para meus pais de cabeça dados pela minha casa como (Oxun Apará e Xango).Tenho esperado com paciência por mais informações da minha zeladora, mas nesse momento as coisas estão mudando para mim e algo me pressiona…e isso não é mais suficiente, tendo em vista que tenho um Oxossi que se apresentou primeiro e ativo ainda, sem saber informações a respeito dele, comecei a estudar sobre Odu pensei que seria meu Orixa Ancestral, mas os cálculos que fiz me apontaram o meu Odu como sendo Iká e na minha ignorância, acredito estar longe disso, pode me ajudar com alguma informação?
Estou muito confusa !
Nasci em 26/06/1971
Claudia,
Contas e cálculos não revelam Odu de ninguém, isto é numerologia, só vai lhe deixar mais confusa. Somente através do jogo de búzios poderemos saber qual o Odú que prepondera naquele momento em seu jogo e ver as respostas que este Odú trará. Não se pode afirmar o Orixá de uma pessoa antes de sua iniciação, portanto, se não é iniciada ainda, tenha esses Orixás como preponderantes apenas quando jogaram para você. Se Oxóssi se apresentou, você deve procurar um bom jogo de búzios para se certificar disso e ver o que o que se sucede, o caminho a seguir, etc.
Axé.
Babá Da Ilha, é possível que uma pessoa iniciada para Oxóssi, tenha Ossá como Odú?
Paulo,
Colaborando, não podemos confundir nosso odú pessoal com nosso Orixá, ou seja, você pode ter Osá como odú e ser iniciado para qualquer outro Orixá. Configuração de Odú é uma ciência infinita e não uma receita pronta.
Axé.
Paulo eu posso lhe dizer que:
Quando nos iniciamos para o òrìsà temos um Odù que traz todo o enredo da iniciação.
Quando terminamos a iniciação o sacerdote nos diz qual Odù vai guiar nossa nova vida espiritual (esse Odù é revelado em um jogo entre você e ele apenas), o que pode e o que não pode ser feito e quais são nossos tabus.
Entendo que possa dentro desse contexto, ter esse Odù como seu Odù pós iniciação, afinal de contas, Osoosi já tem seu Odù, quem não tinha era você.
O Odù é para lhe orientar na nova vida.
Porém, existem casas que seguem a risca o Odù que fala pelo òrìsà e ponto final, esse Odù rege a iniciação e sua vida da iniciação para diante.
Ire alaafia
Odé, a mulher nunca poderá saber seu Odu de nascimento? Isso não pode vir a fazer falta durante a vida?
Eu penso sinceramente se um dia tiver uma filha fazer o ritual no nono dia do nascimento por isso (acho que é o nono dia, me corrija se errei).
Um forte abraço, axé!
Fernanda uma Iyanifá sabe tudo sobre seu Odù, tanto quanto um Babalawo.
Ela nunca verá Odù, mas, isso é outra história.
Quando a sua filha ela fará a cerimonia do nome no terceiro dia e o Esentaye no sétimo meninas, oitavo gêmeos e nono meninos.
Ire alaafia
Odé muito obrigada, eu havia lido em algum lugar (me esforcei pra lembrar a fonte mas não teve jeito), que a mulher se não descobrisse seu próprio odu através dessa cerimônia nunca mais saberia.
Um abração e obrigada
Asé!
Boa tarde
Tenho uma dúvida, não exatamente em relação ao Odu, mas em relação a um sonho que tive e que possa ter algo relacionado.
Sonhei que encontrava com uma vaca e dava passeava com ela por um Terreiro de Candomblé e depois soltava.
Fiquei com duvida e gostaria de algum auxilio, pois nao sei nem a que orixá pertence a vaca e nunca vi a sua utilização em nada.
Lara boa tarde.
Eu já vi oferecer e ofereci vaca (Eran Malú) para Oyá.
Não é um animal especifico de òrìsà.
Eu acredito que você deveria consultar o oráculo.
Isso é apenas um conselho.
Ire alaafia
não entendo nada. Tive meu primeiro contato outro dia, mas sem dúvidas pelos comentário de Da ilha e Fernando, este site ja virou referencia
Bom dia!
Fiz uma consulta com um babalaô e nessa consulta foi revelado o meu odu de nascimento, além de outros odus regentes de determinados campos da vida como saúde, amor, prosperidade. É possível o odú de nascimento ser revelado sem eu ser iniciado em ifá? Existem de fato outros odus que interagem com o nosso destino? Vou me iniciar no candomblé, devo seguir os preceitos do odú que traz o Orixá para qual serei iniciado ou do meu odú de nascimento?
Obs: Achei o jogo do babalaô coerente em muitos aspectos, só gostaria de entender mais essa relação, já que não tive oportunidade de levantar essas questões.
Obrigado! Axé!
Só mais uma dúvida:
É necessário ser iniciado no Orixá que vem no odú de nascimento ou não?
Mais uma vez obrigado!
Filho de Òsún eu acredito que você não passou pela mão de Babalawo, do jeito que você narra os fatos, esse senhor não é versado em Ifá, não conhece o seu trabalho, nem o seu ofício.
Nenhum babalawo, poderia falar essa besteira de Odù de nascença, pois, o culto de Ifá não permite a ele desvendar esse Odù.
Esse Odù somente poderá ser desvendado por um Oluwo dentro do Itelodu (iniciação em Ifá), ele não tem igbà Odù!
Ele não pode falar esse monte de asneiras para você.
Qual instrumento ele usou na sua consulta?
Ikin, Òpèlè ou foi de búzios mesmo?
Não se deixe enganar, pule fora desse barco, pois, está furado!!!
Ire alaafia.
Filho de Òsún, nem sempre você será iniciado de imediato no òrìsà que seu Odù apontou.
Talvez seja a hora de você se iniciar para um òrìsà que vai arrumar uma parte de sua vida que não esteja em harmonia.
Obs.
Estou lhe respondendo dentro do Culto Tradicional, se você vai pelo caminho do Candomblé a ótica é outra e com certeza também vai dar certo, desde que seja um sacerdote que saiba o que está fazendo e não invente modas.
Ire alaafia.
Bom dia babá, Motumba asé! Fui iniciado a quase oito anos, dei obrigações de 1 e 3 anos e nunca me foi dito qual é o meu odu de nascimento, assim como outras coisas por exemplo o enredo dos orixás que tenho assentado. Ultimamente ando insatisfeito com essa falta de informação, e procuro esclarecimentos na net, principalmente aqui, em livros, etc e sou até ridicularizado por isso. Acredito que o zelador não deve cercear o direito de ninguém saber sobre sua vida espiritual, pois é algo intrínseco à cada ser humano. Esse odu de nascimento indica se a pessoa vai ter cargo de zelador ou algum outro?
Dofono,
Muitos zeladores sonegam informações aos seus filhos infelizmente, quanto ao odu de nascimento, ele não indica cargo de santo. Cargo de santo é visto até mesmo no jogo que confirma a iniciação de uma pessoa ou no decorrer de suas obrigações, principalmente as de 7 anos.
Axé
Grato babá Fernando! Olorum modupé!
E quando não havia o babalawô, não se fazia iniciação para orixá ?
Possivelmente em decorrência da grande profusão de babalawôs, sobretudo no Brasil. Tem sido postado no YouTube vários vídeos da Nigéria, em que se questiona a figura do babalawô, sobretudo no culto a orixá.
Acredito ser de fato uma discussão necessária, e de fundamental relevância. Que inicia-se na Nigéria (com sacerdotes do culto lessé orixá), mas que deve ter prosseguimento no Brasil, para que várias questões que permeiam o tema possam ser devidamente elucidadas.
Entendi aparte em que não se deve colocar odu que é fogo é terra. Porém se odu de uma pessoa é fogo é terra como solucionar o caso? Resumo todos os odus são fogo, terra, água e ar. Então vem os orixás
regente de cada um odu sendo que o principal fogo e terra.Como saber orixá de cabeça nesse caso? Se não pode colocar no ori esse tipo de odu? Vocês falam de cada odu mais não como cuidar de nenhum. Um odu traz quatro orixás quem deles vai pro ori? E a ordem de cada um deles, para poder zelar os orixás? Até agora não acertaram o meu orixá. Qual o problema? Gostaria de saber.
Não quero polêmica só preciso de entender. Sem ofensa aos babalorixas.
Bença a todos, li alguns comentários, pois creio que ali se aprende demais! Tendo em vista que algumas dúvidas, podem ser minha tbm, qual a importância da Cabala, já que o odu que se tira pela numerologia da data do Nascimento, não é um odu pessoal.
O odu da placenta, ( que se tira pela cabala) qual a importancia dele nas nossas vidas? Os outros odus que tiram na cabala, tem alguma importância em nossas vidas? Ou o odu da placenta e o pessoal anula os outros odus.
Obrigada pelo espaço, e muito asé