Dia: Domingo
Cores: Azul, Rosa e Verde
Elemento: Ar
Domínios: Nascimento e Infância
Símbolos: 2 Bonecos Gémeos, 2 Cabacinhas
Saudação: Bejiróó!
Ibeji é o Orixá-Criança, em realidade, duas divindades gémeas infantis, ligadas a todos os orixás e seres humanos.
Por serem gémeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.
Ibeji na nação Ketu, ou Vunji nas nações Angola e Congo. É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria; a sua regência está ligada à infância.
Ibeji está presente em todos os rituais do Candomblé pois, assim como Exú, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com as suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma Casa de Santo. É o Orixá que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança. A sua determinação é tomar conta do bebé até à adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.
Ibeji é tudo o que existe de bom, belo e puro; uma criança pode-nos mostrar o seu sorriso, a sua alegria, a sua felicidade, o seu falar, os seus olhos brilhantes. Na natureza, a beleza do canto dos pássaros, nas evoluções durante o voo das aves, na beleza e perfume das flores.
A criança que temos dentro de nós, as recordações da infância. Feche os olhos e lembre-se de um momento feliz, de uma travessura, e você estará a viver ou revivendo uma lenda deste Orixá. Pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu na nossa infância, foi regido, gerado e administrado por Ibeji. Portanto, Ibeji já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós, seres humanos, vivemos.
A lenda e a história de Ibeji, acontece a cada momento feliz de uma criança. Ao menos para manter vivo este importante Orixá, procure dar felicidade a uma criança. Faça você mesmo o encantamento de Ibeji. É fácil: faça gerar dentro de si a felicidade de estar vivo. Transmita esta felicidade, contagie o seu próximo com ela. Encante Ibeji com a magia do sorriso, com o amor de uma criança. E seja Ibeji, feliz!
Características dos filhos de Ibeji
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revela-se no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia.
Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e uma certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, às vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em seu torno a princípios simplistas como “gosta de mim – não gosta de mim”. Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade.
Ao mesmo tempo, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianças, em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das actividades desportivas, sociais e das festas.
Adorei!!!!Muito obrigado por me dizer sobre este Orixá!!!!!
Cada vez mais eu tenho a certeza de que tem alguma coisa errada em mim.Amo minha mãe Oxum,mas continuo achando que era pra eu ser feita de Wunji!!!!Mesmo assim,sei que ele está presente na minha vida tanto como Oxum!!!
Sou feliz por ser de Oxum,mas também sou feliz por me identificar tanto com Wunji !!!Obrigado mais uma vez!!!
Olá Gisa,
Obrigada. Fico também muito feliz por ver a sua alegria e fé nos seus orixás, isso é muito bom.
Axé!
Olá Manuela,
Fiquei muito satisfeito em poder apreciar seu trabalho sobre nossa tão criticada cultura…Sou iniciado de songo há 16 anos(completados ontem)…muito ase pra vc!
Uelinton nosso parabens pelo seu aniversário de santo meu irmão, desejamos a vc muitos anos de vida e muito aprendizado ao longo desta jornada, Xangô além da justiça carrega a sabedoria o discernimento. Felicidades e volte sempre, esteja a vontade “meu rei” rsrsrs Tomege do Ogum
Boa noite! gostei muito de conhecer um pouco do Orixá Ibeji e achei-o muito parecido comigo…tenho temperamento e atitudes muitas vezes infantis, mais sei que posso contar sempre com a ajuda dos orixás, só gostaria ao certo saber qual orixá me protege?
Olá Nelson e equipe, bom dia! Achei manero este tópico sobre Ibeji. Já ouvi falar, mas nunca conheci ninguém iniciado neste orixá. Parece engraçado, mas para quem conhece os famosos erês, fica estranho imaginar alguém raspado para um entidade similar. Assim, eu queria entender um pouquinho mais sobre a transição desta entidade nas linhas de trabalho que conhecemos: Umbanda e Candomblé.
Por quel, pelo que pude entender lendo os links daqui é que uma coisa, é uma coisa… e outra coisa, é outra coisa( podem no máximo uma corresponder a outra, apenas para melhor entendimento, mas mesmo parecidas, nunca serão as mesmas, iguais). Indo ao assunto sem intervenções… SE, orixá é orixá ao contrário da Umdanda, em que muitas das linhas são de espiritos desencarnados, catiços, encantados ,sei lá;o que podemos definir sobre “erê” tanto na umbanda como no Candomblé? è a mesma regra válida para o caso dos orixas do candomblé e as entidades de umbanda? Pergunto isso pelo fato de já ter ido tanto em uma casa de raiz Ketu, como em uma Tenda de Umbanda e sinceramente, não ví muita diferença entre elas no que diz respeito a “erê”. Claro, com exceções das cantigas que no Ilê de origem Ketu, cantam poucas na lingua deles, e na Umbanda cantam muitas no português mesmo. E assim, até nesta casa de Ketu mesmo cantavam alguns pontos em português também. Pela lógica, uma entidade de nação “X”, fala a lingua da nação “x”. E uma entidade de nação “y”, fala a lingua de nação”y”. no entanto, nos dois lugares em que fui os erês falavam no português( para a minha sorte, pois do contrário não teria como conversar com eles. rsrsrs). É isso. Olha, minha curiosidade irrita, entendo. Mas não sou do tipo que a “veste” cede de saber em inconveniência, entende? Sei que para tudo tem um limite e estou tentando aprender as coisas aos pouquinhos,devagar e sempre (risos). Também sei que ninguém sabe de tudo e percebo em vocês esta umildade em tentar ajudar-nos com explicações que estejam dentro de suas alçadas. Característica esta que me faz voltar sempre a “esta” casa virtual. Abraços a todos e desculpe por tantas perguntas..Bom e abençoado sábado!(^_^)
Fernanda Santos Para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informação a sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomege do Ogum
Yas vc tem razão sobre as linguas, cada segmento com a sua. Mas numa casa realmente de candomblé nãose canta em portugues, nem para Ibeji. Sobre os Orixás falarem em portugues, e Orixa de candomble fala tb, isso é normal e foi adaptado para que possamos ter contato verbal, porque seria impossível mesmo. Mas vamos lá, o Erê tem uma função primordial na iniciação que é de contato entre o noviço e o Orixá, ja na umbanda não há esta necessidade devido a iniciaçãod e umbanda ser diferente as “crianças” de umbada ficam mais como espiritos de crianças mesmo, enquanto que Ere é um espirito infantilizado por necessidade do culto, se crê que desta forma a pessoa consiga se liberar de medos e enfrentar melhor a jornada de 21 dias recolhido e tb aprender certos procedimentos “tecnicos”rsrsrs. Ere tem função totalmente distinta em candomble e umbanda. Acho que é isso que vc perguntou, ou mais ou menos e eu me perdi no meio srsrsrs Tomege
O senhor não tem jeito!! rum… rsrsrsrsrs
kkkkkkkkkkkkkkkk. Não tem problema. O que importa é que eu me achei na sua resposta. è muita informação, seria compreensivel qualquer”desvio” de desfecho. Eficiente como sempre, obrigadenha tá? Axé pra nós!!!°(^_^)°
Quando nova eu via uma criança morena, de cabelos bem negros, era um menino lindo! ele ia pra onde eu ia, brincava comigo em casa pois minha mãe não gostava que eu saísse para brincar com as outras crianças do meu prédio…
Lembro do rosto do menino como se ele fosse encarnado!
Ele se chamava Daniel, porém minha mãe mesma diz que na época como não saía e eu não via televisão não tinha como conhecer nenhum Daniel…
Será que isso seria alguma influencia de Ibeiji?
Por que será que eu via esse menino e depois de um tempo eu não vi mais?…
Será que era um simples amigo imaginário que por coincidencia tinha um nome real?
Se alguem puder me dar uma luz…
Se não, obrigada pela atenção.
Bom dia gostei muito da espricaçao sobre o orixa ibeji cosme e damiao eu gostaria de saber porque algumas pessoas falam que o dia do orixa ibeji e sabado e outras dizem que e domingo gosto muito deles nãosei como pasei a gosta eles me incantam eu guando falo neles me arrepio me da vantade de chorar e uma emoção muito grande não sei por que isso gostaria de uma espricação muito obrigada
Júlia dependendo da idade da criança, normalmente é o amigo imaginário sim, mas como no candomblé tudo tem um significado, se este assunto for muito importante para vc, procure um jogo de búzios, mas não mencione nada deste episódio, deixe que no jogo apareçerá. Tomege do Ogum
Alessandra Ibeki é um Orixá e Cosme Damião são santos católicos, portanto não tem nada a ver um com outro, em candomb´lé não há sincretismos. no candomblé o seu dia é domingo. Mas não confunda Ibeji com Santos católicos, talvez vc esteja se referindo as entidades “criança” de umbanda que são sincretizadas com cosme e damião. São segmentos religiosos diferentes. Tomege do Ogum
Obrigada pelo esclarecimento Nelson. Joguei uma vez e a mãe de santo viu muita presença de Ibeiji, mas nem pensei nele… só vim pensar muito depois… ela não comentou sobre isso e eu também nada falei…
Acredito que a melhor resposta para tudo quem dá é o tempo! Então vou esperar agradeço e elogio os esclarecimentos dados aqui… Vocês não tem idéia do quanto bem fazem com este site! Se todos souberem aproveita-lo podem tirar ouro daqui! Estão de parabéns! Que meu Pai Ogum lhes abençoe!
eu queria saber se vcs poderiam me mandar cantigas de ibeji no candomblé ketu, aguardo resposta
Anderson nós podemos indicar que vc procure no site Oriaxé, lá esles vendes cds e vc pode achara lguma coisa lá. Tomege
gostaria se podesse
falar um pouco de oxoguian,mais pra ser preciso de baba ypeja
oi, gostaria muito de saber quais as nação que fazem feitura de ibeji e se na umbanda eles acreditam em ibeji e quais os orixas que tem possibilidade de ter juntó com ibeji.
desde ja agradeço.
Jussara qualquer segmento que os reconheça como Orixá pode fazer Ibeji (ou correlatos). Porém em umbanda não há feitura de Ibeji por que se entende que este Orixá seria uma criança, o que eu discordo. Ibeji pode vir acompanhado de qualquer outro Orixá, não há restrição. Tomege
Descupe-me pela ignorância, mas é comum um erê ao incorporar , as vezes , pedir para tirar a roupa ?
Marcelo isso é falta de uma boa educação religiosa, ere não tem esse direito, deve ser corrigido. Ere não pode ridicularizar o rodante, tome uma atitude energica com ele. Tomege
gostaria de saber se existe a possibilidade de uma criança ficar acompanhado por Ibeji até sua fase adulta
Suely o normal é que Yemonjá acompanhe as crianças e depois as entregue aos seus “donos” Pais de cabeça. MAs não há impedimento algum em ter Ibeji acompanhando uma criança. Mas entenda que Ibeji não é uma criança, é um Orixá como outro qualquer. Tomege do Ogum
amo muito meu pai me orgulho de telo comigo me encaixo bastante nesse perfil me pego fazendo coisas de criança mas depois logo passa amaooooo meu pai xangÔ de ibeji
Valéria gostei do seu comentário, mas não entendi o Xangô de Ibeji, o que é? Tomege do Ogum
Salve!
Escrevo por curiosidade e felicidade. Por todas as minhas inclinações e preferências. Sei que Candomblé não é horóscopo, e apesar de ter formação jurídica, nunca me deixei influenciar pelas impressões. Até que, através do jogo dos búzios, me foi revelado que sou filho de Aganjú e Ibeji, orixá esse que me identifico demais, motivo de muita satisfação quando revelado.
Porém, pelo fato de ser iniciante e quase nada conhecer, gostaria, se possível, saber um pouco mais sobre essa intercessão, até mesmo pelo post anterior. Assim sendo, pergunto:Será que a colega (Valéria) carrega o mesmo fundamento (Xangô Aganju + Ibeji)?
Desde já agradeço.
Axé!
OLá Walace
Não tenho como saber qual o fundamento da colega(Valéria) pois como ela colocou Xangô de Ibeji dá a impressão que ela ouviu isso como qualidade e essa qualidade não existe.Por isso o questionamento do Nelson.É possível que outra pessoa tenha a mesma combinação de Orixás que a sua no ori.O que muitas vezes faz ser diferente é que existem qualidades de cada um dos Orixás.
Espero ter esclarecido
axé
Olá Walace
Encontrei uma pergunta sua em outro post…
Quando digo que a qualidade Aganju Ibeji não existe, falo me baseando no fato de que Xangô Aganjú é um Orixá e Ibeji é outro Orixá,no candomblé não existe uma junção de dois orixás para formar um só.
Por exemplo se eu fosse de Ketu seria de Oyá com Xangô não vai aparecer uma qualidade “OyáXangô” só porque eu tenho esses orixás no meu ori, entendeu?
era só isso
axé
Esclarecido, querida.
Axé!
Bom dia!
Adorei ler a característica de Ibejim.Sou de gÊMEOS, E muito me identifiquei de verdade com a descrição.Gostaria de saber mais, já que sou tão iniciante no assunto.
bjuu
Oláaa,
adoro candomblé, e sempre procuro frequentar por gostar msm, mas das ultimas vezes que fui me informaram q eu possuia um santo. Sinceramente nao acredito, como posso saber a verdade? Vcs podem me ajudar? Ah, outro detalhe tenho sonhado frequentemente q estou caindo de algum lugar e acordo me segurando na cama, e sentindo a força da queda. Uma vez até caí da cama. Aguardo anciosa! Um abraço
Fabia Marinho sinceramente tb não acredito que vc NÃO tenha um Orixá. Segundo a nossa crença todos tem um Orixá, e adorar o candomblé significa acreditar em Orixá, Afinal Orixá é base do nosso credo religioso. Para vc saber qual seu Orixa procure uma casa que se realmente de candomblé, pois ví em outro post seu que vc tem uma cigana, e “ter” cigana é assunto ligado a umbanda e na umbanda não se joga búzios, mas como eu dizia, vá jogar búzios com alguém que conheça do assunto e saiba qual seu Orixá, é o primeiro passo para acreditar no restante. Sobre seus sonhos, nós não sabemos decifrar sonhos. Sempre tenha a certeza de que em primeiro lugar virá o Orixá e depois (se houver necessidade e permissão do Orixa) virão entidades como cigana e pombagiras, por isso depois do jogo, procure aprender primeiro sobre o seu Orixá. Tomege do Ogum
Motumba ase a tds! Aprendi que Ibeji não e um orisa ,e sim energia muito forte e especial. Sera que prendi errado? Pois tenho lido que não se tem noticias de alguem que tenha sido iniciado para Ibeji. Aprendi que se um ile for abençoado com gemeos os mesmos serão iniciados em outros orisas,mas terão a resposabilidade sobre o culto a Ibeji no ile.Obrigada desde ja pelo esclarecmento. Ase a tds
Dyewa vamos começar dizendo que Ibejí é, sim, Orixa. Não é dos masi comuns, assim como Ossaim e Iroko, tem poucos filhos, mas existem sim e são iniciados para Ibeji, normalmente. Eu desconheço o motivo pelo qual gemeos teriam que ser iniciados apra outro Orixá se o culto existe e é conhecido. Tomege
No último post vc informa que o orixá Ibeji não possui muitos filhos. Não possui ou existe alguma dificuldade para aquela iniciação? A sua tradição de culto (ao orixá)é comum em todos os estados do país?
Desde já agradeço o esclarecimento.
Axé!
Walace não há dificuldade nenhuma no culto de Ibeji, o que vejo é que alguns o confundem com Erê e por isso não o iniciam, mas sendo ou não confundido, é um Orixá como outro qualquer que possui seus fundamentos e são conhecidos, sim. Sobre o culto em outros estados isso eu não sei te responder. Tomege
sou de oxossi mas me identifico com todas as qualidades de ibeji pq?
o beijo ao ebeje agra deço um abraço um jovem apajonado por vcs
meus ebege um abraço com carinho e um beijo do seu oga
um beijo do meu pai paraos ibege com carinho e amor da minha familha com muito a braço e carinho que tudo de bom a coteça
motumba;axe e axe para vc eu amei os esclarecimentos eu gostaria de sber so uma coisa eu fui confirmado com dois pais de ori e uma mae ou seja oxaguiã + xango+ oya de igbale certo eu amo eles todos e faço todas as obrigações a eles mas minha ficçação por ibeji e pelas crianças ou eres e uma coisa de louco a ponto de se comprar algo doce ou refrigerante ou balas sempre dou primeiro a eles tenho 38 anos mas me sinto como se divese 5 anos as vezes eu não me incomodo nem um pouco isto me da prazer seria o caso de de eu ter junto as esses orixas ebeji junto seri possivel? eu ja acho ter tanto no meu ori mas toda vez que leio seus comentarios sobre eles eu me identifico mais ainda e os amo mais ainda apesar de amar a nossa religião a primeira e unico que tem mais de 5.000 anos eu estudo tudo sobre nossas raizes e vejo muito a que se aprender a orixas que aquei no brasil numca se ouviu falar como orixa ori e outros eu ja tenho no santo 29 anos e pretendo morrer nele pois e a nossa religião e que me da forças para seguir os caminhos desta misão sarava que zambi nakatensa
Abikus nascem para morrer e nascer de novo e morrer_esse e o jogo deles.Era uma vez um fazendeiro que vivia caçando macacos,pois os macacos eram uma praga para o fazendeiro,devorando toda a sua lavoura.O fazendeiro e seus filhos vigiavam a plantaçao e mesmo com o uso de paus,pedras e flechas nao continham o ataque dos macacos.O fazendeiro perseguia os macacos por tada parte,mas eles continuavam sua investida as safras.Eles criaram mil artimanhas para enganar o fazendeiro,mas nessa disputa,muitos macacos foram mortos mas os sobreviventes persistiam.Uma das esposas do fazendeiro ficou gravida.Veio entao um vidente para adverti-lo.Ele disse que aquela matança de macacos era perigosa,pois os macacos eram sabios e tinham grandes poderes.Disse que eles gerariam uma criança abiku,aquela que nasce para morrer cedo.Assim,logo depois do nascimento a criança morreria e isto tornaria a acontecer de novo,num nascer-para-morrer sem fim,atormentando o fazendeiro ate o ultimo de seus dias.O adivinho aconselhou o fazendeiro a deixar os macacos comerem em paz.O fazendeiro ouviu,mas nao se convenceu e continuou vigiando seus campos e caçandos os macacos na mata.Os macacos decidiram mandar dois abikus para o fazendeiro.Dois macacos transformaram-se entao em abikus e entraram no ventre da esposa gravida do fazendeiro.La eles ficaram ate a hora de nascer como gemeos.Eles foram os primeiros IBEJIS a nascer entre os yorubas.Foram os primeiros gemeos,os Ibejis chamaram muito a atençao de todos.Uns diziam que eram graça,outros diziam,maus pressagio.Mas os Ibejis nao permaneceram muito tempos vivos,logo voltando para junto dos que ainda nao nasceram,pois eles eram abikus.O tempo passou e eles voltaram a nascer e a morrer sucessivamente.O fazendeiro estava desesperado com tamanha desgraça e foi consultar um adivinho de um lugar distante para saber a razao daquelas mortes.O adivinho jogou os buzios e explicou o que estava acontecendo.Tambem advertiu o fazendeiro que parasse de perseguir os macacos,deixando-os comer em paz em seus campos.O fazendeiro voltou para casa e nao mais perseguiu os macacos.Sua esposa deu a luz outros Ibejis e eles nao morreram.Mas o fazendeiro nao tinha certeza ainda se as coisas tinham mudado mesmo e entao voltou ao adivinho.O adivinho jogou os buzios novamente e disse que dessa vez as crianças nao morreriam e tornariam a nascer como ocorrera antes.Disse ainda que os Ibejis nao sao pessoas nomais.Eles tem grandes poderes para gratificar e punir os homens.E o adivinho recomendou que os Ibejis fossem propiciados.Que recebessem tudo o que pedissem para que seus familiares tivessem vida boa.Quando o fazendeiro voltou para casa contou para sua esposa tudo o que tinha aprendido.E assim aconteceu e a familia do fazendeiro prosperou sem igual.
alberto moreira streichan não há nada de mais com vc, a maioria tem um Orixá de devoção que nem sempre é o nosso, eu em particular acho isso muito bonito de sua parte. Mas tb não quer dizer que vc tenha Ibeji na cabeça, se na sua iniciação Eles não apareceram, é porque não estão na cabeça, mas como eu disse nada impede e nada interfere no seu amor. Continue assim, vc só tem a ganhar. Tomege
Qual a diferença de erê para ibeji?
que zamby nakuatensã nelson eu entendi e gostei pois aqui onde estou as vezes e muito dificil . encontrar alguma resposta para algumas perguntas bom so gostaria de saber mesmo se data confere da de ibeji meu baba me disse que no dia 26 de setembro e por acaso e meu aniversario em outros terreiros comemoran em 27 de setembro qual a data certa? pois no dia vinte e sete e dia de cosme e damião da igreja catolica axe salve sua banda axe ao seu conhecimento e despreedimento em nos informar sobre nossas duvidas
Bom dia pessoal. Eu gostaria de saber se existe algum meio/mídia/link sei lá- rsrsrs- onde seja possível ter acesso a cantigas de Ibeji e entender o significado delas. Pode ser que eu esteja falando bobagem, mas, é meio difícil de achar né? ( ou não). Axé para todos.
Yas Mininah o que conheço é este rapaz, faça contato e veja o que ele pode te ajudar. Para encomendar algum título, entre em contato pelo e-mail: barabo@bol.com.br ou tel.: (21) 9246-7603.
Obrigado pelo comentário no outro post, nosso blog foi criado pela Manuela com o propósito de colaborar e desmestificar certos pontos da religião, e pelo seu comentário podemos entender que estamos conseguindo. ficamos gratos pelo apoio, volte sempre e fique sempre a vontade aqui. Tomege
Carol,
Ibeije, são orixás gemeos crianças, na minha casa todo ano temos o carurú de Ibeije. São de suma importancia para a liturgia e o axé da casa de santo e toda casa de ketu(maioria) tem assentado.
Erê, é a personalidade infantil estreitamente ligada ao Orixá, em alguns elas se manifestam e tem algumas funções específicas, dentre elas, a responsabilidade entre os estágios de transe.
Bjs
Fernando D’Osogiyan
Olá,
Hoje tive um sonho, no qual uma mãe de santo me disse que eu deveria me preocupar com o ibeji, quando acordei me lembrei do sonho, mas como no próprio sonho eu não sabia o que era ibeji, então vim olhar na internet e descobri o que significa ibeji.
O que vocês acham disso?
Claudia se vc nunca teve contato com candomblé e aconteceu isso, acho que vc deveria procurar uma boa casa de axé, uma casa tradicional de candomblé e fazer um jogo de búzios, esse é o caminho para descobrir o que Ibeji quer com vc, geralmente é uma coisa boa, afinal, este Orixá traz sempre bos notícias, mas veja para o jogo só serve mesmo uma casa de candomble. Tomege do Ogum
Eu Gostaria De Saber Sobre O Erê Doum!
Obrigado!
Alexandre,
Doù não é Erê, é o o exú que acompanha Ibeije.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Olá Alexandre
Eu tb conhecia Doum como erê,mas ele é uma criança da umbanda,tb:Temos sete irmãos que seriam cosme,damião,doum, alabá, crispim,crispina,crispiniana.são cantados em canções de samba de roda da Bahia.
axé
Carol,
Com certeza, também uma criança da Umbanda.
Bjs
gostaria de saber tudo sobre ere de osalaguiã
e ate as comidas que este orisa possui
Alexandre por acaso vc está falando de umbanda quando fala em Doum? Tomege
Rafael há pouco tempo discutimos sobre Erê, dê uma olhada no post Erê é só digitar o nome Erê na caixa superior e ler os comentários, pode ser útil para vc. Sobre comidas, Erê não é Orixá e come tudo que o Orixá come. Tomege
OLÁ! ADOREI SEUS COMENTARIOS E O DITO SOBRE OS ERÊS!
POIS SOU DO SANTO A 21 ANOS MAIS NUNKA ME CONFORMEI EM EMCORPORAR UMA CRIANCA ! POIS EU JA SOU UMA GRANDE CRIANCA EM SI !
MAIS AGORA A VISAO DE MUITOS ME DEIXAM MAIS CONVENSIDA …
AFINAL ELES NOS QUEBRAM UM GRANDE GALHO!
ADORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOO MEUS TESORINHOS!!!
trabalho muito caro apos consulta folhas de sulfite pos molhar de brancas surgem palavras segundo a consultora dos orixas verdade ou truque ja que agua e folhas entram na sala antes da consultada?
Gostaria de oferecer para Crispina e Crispiniana um carurú em outubro, tem alguma diferença ou algum procedimento ao contrário para o que oferecemos para Cosme Danião?
Olá Angeli,
No Candomblé tem Ibeji.
Cosme e Damião são santos católicos enquanto Crispina e Crispiniana são crianças da Umbanda ou Erês, tal como já foi falado acima. Dê uma olhada, e dê também uma olhada no post que temos sobre Erês.
Axé!
Pow Tem Como Vcs Me Ajudarem
Como Faço pra recebe meu ere em terra eu pesso
a ele que ele venha em terra mais sera que ele vem
se eu bota doces e guaraná pode ser que ele venha em terra em festa de cosme e damiao quero muito recebelo em terra eu naum sei o nome dele ainda tem como vcs me ajuda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Michel, virar de erê é natural em vários momentos no candomblé, mas todos estão ligados a presença do Orixá ou ao servoço do Orixá. Creioque vc esteja de “criança” da umbanda, que é diferente de erê, tem funções distintas, mas em ambos os casos é primordial que vc seja rodante. Não conheço rituais para este fim, o que sei é que se vc é rodante, o erê ou criança vem e ponto final. Vc frequenta alguma casa ou terreiro? Tomege
Sua abenção.
Eu já fui em um lugar jogar búzios e o pai de santo me falou que eu sou do orixá ibeji e meu segundo santo seria oxossi, pois teria que fazer santo urgente pois ibeji está começando a me perturbar. Sendo que eu não voltei mais, pois escutei falar que este santo não se faz em cabeça de ninguém e que ele não vira também. Não sei o que fazer já que eu li este site e fiquei com mais dúvida ainda. conclusão: ete orixá se faz ou não? se eu fizer ele, ele fica igual aos outros orixás? preciso de mais esclarecimentos…
Desde já te agradeço.
Rodrigo,
Os Ibeijis são Orixás gemeos com funções bem definidas dentro de um axé, mas, não é feito na cabeça de ninguém, até por que são dois!!! certo! No máximo o que se tem é uma grande influencia de Ibeiji e não é fácil (são eternos brincalhões, crianças ao levar a vida). Normalmente quem acompanha é Oyá ou Yemanjá ou Oxalufon.
Faça outro jogo em outra casa por favor!
Axé, boa sorte.
Fernando D’Osogiyan
Fernando,
O que eu faço então me de uma opinião. Ele me falou que teria que fazer todos os ebôs do caminho de ibeji no último ele iria me pegar aí então ele iria fazer meu santo. Não sei mais o que eu penso. me de uma ajuda.
Te agradeço.
Rodrigo,
Eu já lhe dei minha opinião, faça um jogo em outra casa!
Não faça maluquice na sua cabeça! Ibeiji são Orixás Gemeos, são dois! Nunca em tempo algum foi feito na cabeça de alguém. Você pode ter influencias de Ibeiji, preponderar no seu comportamento, só isso. Repito, normalmente Oyá ou Yemanjá é quem toma a cabeça dessa pessoa com influencia de Ibeiji. Não há ebós (-) nesse caminho de Ibeiji, só se presenteia. Nas festas devotas aos Ibeijis, o chamado Carurú de Ibeiji, os Orixás participam da comunhão e alguns casos deixam seu êre.
Rodrigo, você se refere a Ibeiji como “ele iria me pegar” observe que ibeiji são Gêmeos, são dois Orixás crianças. Não confundir com a criança da Umbanda.
Espero que algum colega, Carol, Tomege, Manuela, Dayane, posssam lhe dar também conselho.
Que mãe Yemanjá clareie seus pensamentos.
Bom dia!
Gostaria de saber se erê (menino) pode vim de orixá feminino.
Ex: Espadinha pode vim de Iansã
Obrigado.
André,
Tanto pode vir feminino em Orixá masculino ou feminino quanto masculino em Orixá Feminino ou masculino.
Um grande zelador de renome certa vez me respondeu essa pergunta de modo diferente, disse ele: O rompimento do erê pode anteceder a iniciação, e esse ele for masculino seu pai será Orixá masculino, se ele for feminino seu Orixá será feminino. Agora, se ele romper após a iniciação ele virá acompanhando o Orixá, ou seja, se for Orixá masculino ele será menino, se for Orixá feminino ele será feminino, e se preciso for o Zelador intervem.
Já vi muitos êres meninos de Oxun e Oyá.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Rodrigo, calma, meu irmão. O Fernando já lhe explicou e eu concordo com ele, pois mesmo sendo de outra nação, ibeji não é iniciado na cabeça de ninguém.
É claro que zelador, por meio dos búzios pode te relatar sobre algo que acontecerá, mas não é assim no automático, até por que, ibeji não roda na cabeça de ninguém.
Com certeza você ficou impressionado com o tanto de informações confusas que você obteve nos últimos tempos. O que te aconselho é que procure outro zeldaor, como o Fernando falou. Há algum zelador competente perto de você, não é possível que não, ou é? Acalme-se, pare um pouco para pensar, peça aajuda a Olorun, ele é o Senhor de todos os nossos caminhos, fale, peça um direcionamento e tire essas ideias de que se você não fizer isso ou aquilo ibeji poderá começar a “atrapalhar” você, orixá nenhum atrapalha ninguém. Zelador que é zelador não não dá informações dessa maneira.
Procure um lugar sossegado, uma praia, a natureza e apague isso da sua cabeça, peça caminhos a Ogum, dê um tempo e depois, quando tiver mais tranquilo procure um zelador para jogar para você.
Calma, meu irmão. Tudo é no dia e na hora e nada de mal irá lhe acontecer.
Obrigada
Dayane e Fernando,
Muito obrigado pelas informações eu vou me acalmar primeiro, depois irei procurar um lugar pra jogar.
Motumbá e muito axé pra vocês.
Rodrigo, meu irmão.
Ainda bem que você apareceu e mais calmo. Confesso que fiquei preocupada com você.
Que Ogum te dê caminhos, meu irmão
Obrigada
Olá irmãos.
Gostaria de saber porque só pessoas de Oyá tem ligação com Ibeji a ponto de ter sempre que agradá-los? E também sendo Ibeji Orixá se existe assentamento e se raspa pra eles?
Axé
Solange,
Oyá está ligada a Ibeiji, ela os ampara e cuida, há quem diga que ela é a própria mãe de Ibeiji. Na verdade é o culto a Ibeiji que está ligado as OLoiyás.Todo pessoa de Oyá com obrigação de 3 ou 7 anos tem que ter Ibeiji assentado, como também Ibeiji é fundamento essencial das casas Ketu/Nagô. Não se raspa Ibeije, são Orixás Gêmeos.
Axé,
Fernmando D’Osogiyan
Obrigada Fernando, acho interessante um Orixá que tem um relacionamento com a morte e ao mesmo tempo ligação com Ibeji que está relacionado a tudo que inicia e nasce .
Axé
Solange,
Oyá,
se subdivide, talvez seja o Orixá que mais se transforma em múltiplas funções. É exatamente isso, pessoas de Oyá adoram criança em geral é impressionante. Guerreiras, apaixonadas, brutas, amigas, criançonas, meigas, lindas, sensuais, velhuscas, caçadoras, sonhadoras, energicas, bruxas, vida e morte, EPA HEI!
Xò xò xò Eku erú Oyá igbalé Ekú erú!
Fernando D’Osogiyan
Pôxa. quantas qualidades tem pessoas de Oyá, fiquei até com ciúmes e agora quero que fale das minhas mães também, sou de Oxum com Yemanjá, rsrsrsrs…
Obrigada
Fernando,
Fiz uma pergunta ao Nelson sobre o senhor. Mas depois lhe envio ela. rsrsrsr
Mas voltemos ao blog. Eu acho muito interessante esses aspectos de Oyá (até por que eu sou tão constante, de temperamento tão ameno, sem nenhuma oscilação de humor… Mentira descarada minha rsrsrsrsrsrs) e principalmente essa ligação com Ibeji (mas eu não sabia que as filhas de Oyá têm que ter Ibeji).
Por que só na obrigação de 3 ou 7 anos e não na de 1 ou na iniciação?
Dayane,
Tem que ter assentados ou até arrumados e ficam ao lado de Oyá, moram juntos, fazem tudo juntos, pela forte ligação de Ibeiji com Oyá, é Oyá quem ampara estes Orixás gêmeos, tem Orô. Tudo é feito no seu devido tempo, o tempo do Orixá é completamente diferente do nosso, para eles dez anos e dez dias é a mesma coisa, rsrsrs…é incrível! O Iyawò precisa em primeiro lugar, entender e se desenvolver dentro da religião. Em segundo lugar, a tal síndrome de revolta que alguns Iyawós tem com o preceito pós feitura, em terceiro lugar, o Iyawò tem que dar valor a liturgia, por que só conheço Orixá de pé no chão!!!
Hoje em dia mal cresce o cabelo as Iyawòs querem pintar e colocar aplique ?!!! Vejo rapazes com abadás africanos e nem tem 1 ano de santo feito?
Então Dayane, o Iyawò tem direito a tudo, mas, tem que fazer por merece-lo.
E Oyá cobra de suas filhas como ninguém! vai embora larga os eguns encima, Deus me livre de uma chimba de Oyá!
Valeu doce vento! fiquei curioso…
Fernando
Solange,
Falo muito de Oyá, por que suas filhas são as mais curiosas, estão sempre por aqui com perguntas picantes!
As pessoas de Oxun e Yemanjá são mais recatadas, observadoras, pode ter certeza que várias delas nos lêem todos os dias e com críticas também, mas, ficam na delas. Rsrsrsrs!!! São assim mesmo, não se ilude. cada uma delas com sua peculiaridade, as Iyalodes de Oxun nos olha de banda encima de autoridade única, de charme duvidoso e arteiro, sempre peço a benção até ao cachorro se ele for de uma pessoa de Oxun! Rssrsrsrs…exagero?! As matriarcas mandonas de Yemanjá, são por excelencia dominantes na liturgia e no saber, Erú Iyá! Implacáveis educadoras e mães ao extremo retidas a justiça que elas mesmo promulgam! Rsrsrsrs…Agô Iyá!
Axé,
Fernando
Humm
Bom dia, Fernando.
Muito obrigada pelo esclarecimento.
É por que sabe como é jovem… Pressa pra tudo: pra conhecer, pra saber… E a nossa religião dá essa noção de tempo, nos mostra a calma necessária para começar a atingir algum aprendizado. Isso eu sei bem, dos dois lados da moeda.
Já lhe mandei a “dúvida”, visse? rsrsrs
Obrigada
Visse doce vento!
Dúvidas tiradas, rsrsrsrsrs…
Axé,
Fernando
Obrigada Fernando, embora não concorde respeito sua opinião, acho que as filhas dessas Iyás também tem um lado bom, é só observar. A opção de achar que “o copo está vazio ou quase cheio é nossa”, não acha? rsrsrs…
Sua benção!
Solange,
Claro que concordo! Provocá-las é uma forma de elogiá-las não sabia? Não percebeu o respeito? As grandes Iyabás!
Não acho nada, tenho certeza Solange, essas Iyabás já mederam tanta prova em meus caminhos que você nem imagina…
Meu pai lhe abençoe e a mim não desampare…rsrs
Fernando
Fernando D’Osogiyan mucuiú!!
Que interessante esse fundamento de oyá com ybejis!!
Eu tbm não sabia.
Mas achei lindo, mamãe é mesmo um misterio!! Vai entender!
Ao mesmo tempo que existe a ligação com a morte tem tbm com a a pureza da vida (criança) Eu sou tudo isso que o senhor disse Guerreiras, apaixonadas, brutas, amigas, criançonas, meigas… E mais um pouco!!
Epahei Oyá!!
Axé!!
Nossa!! Amei saber dessa ligação de oya e ybejis!!
Percebo que é novidade pra muita gente!
Obrigada irmão Fernando, eu me identifico muito com as qualidades de oya citadas pelo sr.!!
Mucuiu!
Gente não poderia ficar de fora,pois concordo com tudo que Bàbá Fernando D`Osogyian disse sobre as filhas de Oya,pois tenho um temperamento muito mutável como a tempestade,curiosa,ardente,sensual,criançona,bem enfim vou do céu ao inferno no mesmo dia,sou muito quente sou muito amiga mas não pizem no meu pé,não me responsabilizo pelos meus atos,sou uma pessoa muito mistíca,dedicada a minha religião,ajudo no que posso e no que não posso.Que Oyá nos traga bons ventos!Eparrei!Oyá Mesã Orun.
Oyá andava pelo mundo disfarçada de novilha.Um dia Oxóssi a viu sem a pele e se apaixonou.Casou-se com Oyá e escondeu a pele da novilha,para que ela não fugir dele .Oyá teve dezesseis filhos com Oxóssi.Oxum,que era a primeira esposa de Oxóssi e que não tinha filhos,foi quem criou todos os filhos de Oyá.O primeiro a nascer chamou-se Togum.Depois nasceram os gêmeos,os Ibejis,e depois deles ,Idoú.Nasceu depois a menina Alabá,Seguida do menino Odobé.E depois os demais filhos de Oyá e Oxóssi.Os meninos pareciam-se com o pai,as meninas,com a mãe.Oyá tinha os filhos que Oxum criava e assim viviam na casa de Oxóssi.Um dia as duas mães se desentenderam.Oxum mostrou a Oyá onde estava sua pele.Oyá recuperou a pele de novilha,reassumiu sua forma animal e fugiu.Eparrei!Oyá!(mitólogia dos oríxas)
”Só corrigindo!!”
Agô e me perdoe Baba Fernando D`Osogyian , me referi ao senhor como irmão não propositamente, passou despercebido.
Me dê Maleime!!
Mucuiú!
Jady,
A primeira Ajoyè de meu pai Osogiyan é de Oyá, então, abenção a todas vocês de Oyá e Matamba.
Irmão é ótimo!
fernando
Olá, meus irmãos de fé!!!Adoreiiiiii a aula de hj saudades…. e muito axé a todos.Oyá sobre bons ventos a todos, bjos
correção; que oyá sopre bons ventos….. rsrsrs
existe uma erê com o nome de brisa ? essa menininha diz que é filha de oxum e obaluaiê . ela diz que o nome dela é uma homenagem ao pai dela porque foi o vento(”brisa”) que levantou a palha de obaluaiê . me esclareça sobre esse nome com urgência. essa erê na maioria das vezes acerta no que vai acontecer e sempre diz a verdade.
me responda preciso saber.
Olá carol
No candomblé os erês são nomeados pelo zelador, ele escolhe um nome de acordo com o orixá/inkisse/vodum da pessoa. Se eu ouvisse brisa,pensaria numa pessoa filha de Oyácom esse erê…
axé
obrigada pelo o esclarecimento mais realmente ter uma erê filha de oxum e obaluaiê ?
Eu tenho 2 duvidas, pode um erê descer primeiro do que o orixá ? e você poderia me dizer qual orixá vai reinar em 2010 ?
Axé
OLá carol não entendi a pergunta.
Vc pode refazer?
eu queria saber se realmente pode ter uma erê chamada brisa sendo filha de oxum e obaluaiê ?
você também sabe me dizer que orixá vai reinar em 2010 ?
Olá Carol,
Como a Carolzinha disse, quem dá o nome é o zelador, ao erê, ou ele mesmo pode trazer, mas sempre fazendo uma ligação do nome com um aspecto do orixá, ao qual ele é “mensageiro”. O erê é mensageiro de um orixá, portanto, esse erê ou é de Oxum, ou de Obaluayê, ou de outro, entedende?
Como a Carol disse, esse nome remete mais a Oyá, mas se o zelador deu ou deixou esse nome. É a casa dele…
Sobre os orixás que irão reger em 2010, acho que ainda é um tanto cedo pra isso, não? rsrsrs Mas pode deixar, assim que o blog tiver uma informação segura e precisa, será publicada aqui no blog. É só esperar.
Axé, minha irmã
Obrigada
teve uma vez que eu perguntei a ela quem são seus pais ? ela me respondeu minha mãe é oxum e meu pai é obaluiaê.
eu não entendir o ”O erê é mensageiro de um orixá, portanto, esse erê ou é de Oxum, ou de Obaluayê ” quer dizer que ele só pode descer e dar o recado de quem ele é mensageiro ?
e ela não pode ser filho dos dois não ?
axé
to adorando esse blog ta tirando minhas duvidas.
Pois é, Carol. O que sei sobre erê é que ele é mensageiro entre a pessoa e seu orixá, como temos um orixá de cabeça… Então… Às vezes, muito raramente, o erê vem pelo adjuntó, mas o erê vem por um orixá e não por dois.
Essa pessoa é de Candomblé ou de Umbanda?
Vá até o post “Erê”, você entenderá melhor lendo sobre. Já peguei o endereço, tá aí embaixo.
https://ocandomble.wordpress.com/2008/09/22/ere/
Obrigada
essa pessoa é de candomblé .
Carol, você leu o post sobre Erê?
eu li sim dayane e axei bem interessante !!
Olá e sou filha de osún mais tenho uma admiração infinita por oya eu não sei de onde vem essa admiração você poderia me dizer se talvez eu sou de filha de oya ?
Carol,
Deu pra entender melhor?
sim
axé
Olá eu sou filha de oxum mais tenho uma admiração enorme por iansã será que eu talvez seja filha de iansã.
preciso da resposta
Bom dia, Vanessa.
Ter admiração por um orixá não quer dizer que você seja filha dele, entende? Você pode ser filha de Oxum e admirar Oyá, sem dúvida.
Eu amo Xangô, admiro muito, chego até a me emocionar durante o seu xirê. Mas sou de Oyá, Oyá é o meu orixá e a partir do dia que eu soube que era de Oyá, então passei a reconhecê-la como minha natureza e assim um amor enorme surgiu.
Se você tem essa dúvida, a saída é procurar um zelador confiável e pedir para que ele jogue os búzios pra você. Não fale sobre Oxum, nem sobre Oyá, apenas peça para ele jogar e ver qual é seu orixá. E tudo pessoalmente, nada a distância.
Essa é a única forma de você tirar essa dúvida.
Axé
Obrigada
Muito obrigada pelo esclarecimento.
axé minha irmã.
Oii minha mãe é evangelica mais o gosto muito do candomblé mais será que o candomblé é de Deus ?
Se eu tivesse essa reposta poderia mudar minha vida.
olhe minha história : minha vó parte de pai é mãe de santo e minha vó parte de mãe era mãe de santo ( ela faleceu ) minha irmã é de oxossi e eu de oxum-apará eu acho lindo os orixás dançando mas minha dúvida é mais forte do que minha mente.
o que vocês poderiam me dizer ?
Carol, do que conheço este nome está ligado a Oyá, por fazer referencia ao elemento de Oyá, o vento. Os nomes não estão ligados e não fazem homenagem, isso tiraria uma função do Erê, que é a ligação com o Orixá principal. Outro aspecto é que Erê não tem pai e mãe, Erê não é criança, ela está ligada ao Orixá e só. Tomeje
Boa tarde, Amanda.
Deus, El Shaday, Adonay, Jeová, Olorun, Olodumare, olofin, Ala, Elion… Todos esse nomes retomam, cada um na sua cultura, ao criador, ao ser supremo. Há também as culturas que não acreditam num só Deus, são politeístas e será que por que essas culturas não têm um Deus único elas não são de Deus?
É óbvio que os significados de Deus nunca serão unilaterais, pois cada cultura tem seus fundamentos, suas crenças, suas concepções. E o Candomblé não fica por fora, assim como as outras religiões é uma religião de liturgia, conceitos e fundamentos e monoteísta que possue um Deus Supremo, Olodumare, e as dinvidades que nos liga a esse ser supremo, os Orixás, que através da natureza nos mostram o poder divino e que Deus nos habita.
Nós, candomblecistas, temos visões diferentes (como já disse, cada uma tem a sua), e eu, particularmente, acho que cada um, cada pessoa tem seu signifiado sobre Deus. Nós não acreditamos em punição, castigo, se nós estamos agradando a Deus ou não… Deus nos fez seres perfeitos e com livre arbítrio para sermos como quisermos, para acreditarmos no que quisermos e vivermos da maneira mais feliz que achamos para nós.
O que você precisa para entender o Candomblé, para entender o significado do Criador- Sepremo, é se desamarrar de conceitos impostos pela sociedade e libertar seu pensamento para ver tudo sem um pré-julgamento. E mais do que tudo, Deus, o meu Deus, o seu Deus, o nosso Deus quer nos ver felizes, completos e fazendo e amando tudo que nos faz transcender espiritualmente.
Isso é o que eu tenho a te dizer, minha irmã.
Axé
Amanda a sua pergunta é a mais complicada do mundo apra ser respondida, eu acho que todas as religiões levam a Deus e cultuam Deus. Infelismente uma minoria de evangélicos são preconceituosos e se agarram ao conceito de que só a religião deles cultua Deus e principalmente o candomblé, cultua o diabo. Mero preconceito e falta de informação. O que posso te falar é que toda religião conduz a Deus, seja o nome que tiver este Deus, Oxalá. Olodumare, Jesus, Buda, Maomé, Tupã, Deus tem tantos nomes quanto temos linguas no mundo. Tomeje
Eita…
O Velhinho foi profundo com as palavras de Dona Makota Valdina.
Orgulho… rsrs
muito obrigada pela informações de vocês meu destino é o candomblé recentimente eu soube que rodei com 4 anos de idade, eu não frequento terreiro nenhum porque minha zeraloda da consulta a base de mesa branca , o meu sonho é ir em um terreiro mais minha mãe fica com medo de eu ir e rodar , eu ja recebi varias avisos que vou rodar isso quer dizer que vai ser em breve ?
Olá carol
Não tem como vc saber quando vai rodar, simplesmente acontece.
axé
mais quando uma pessoa recebe varios aviso significa que vai rodar em breve ?
é verdade que osún tem o pé queimado ?
Olá ana
Existe um Oxum que manca devido devido a briga com Obá,conta uma lenda que Oxum disse a Obá que se ela colocase uma orelha sua no amalá a comida ficaria saborosa e Xangô se renderia e amaria Obá, só que ao saber que havia uma orelha de Obá no amalá, quando estava comendo, Xangô se enfurece com Obá então surgiu essa rivalidade entre Obá e Oxum. E Na briga Oxum saiu manca e Obá ficou sem a orelha. Mas existem Oxuns que não mancam,depende da qualidade e qualidade só é definida na feitura.
axé
eu fiquei sabendo que é oxalá que vai reinar em 2010 isso é verdade ?
Carol,
Oxalá reina todos os anos sabia? Ele abre e fecha o ano. Existem muitos caminhos para cada ser humano, vários sonhos, milhões de projetos, etc. Alguém naturalmente vai morrer. alguém vai nascer, alguém vai ficar desempregado, alguem vai arrumar emprego, casar, separar, ter filhos, perder filho, sofrer, ser feliz, rir, chorar, etc,etc,etc…
Então cada um tem seu Odú (destino) certo? O próprio país, o mundo! A paz e a guerra, palestinos e judeus, ramás, talibão, Coreia de Norte, Sul, Irã e Iraque, Afganistão, Paquistão, etc
Quem reina o ano é sempre o ser humano e com muita sorte tenhamos o Odú Éjì Ogbè para 2010.
Fernando D1Osogiyan
Obrigada pelo esclarecimento !!
eu quero tirar essas duvidas que recentemente eu soube :
Existe uma padilha escrava de oxum ? …. e erê pode vim mês de novembro porque ontem chegou um erê para mim dizendo que não tem nada ver o mês isso é verdade ?
Olá Carol,
Erroneametente, alguns usam esses termos para tentar forçar uma ligação entre orixás e entidades. Isso não existe. Não há entidade “tal” que virá em filhos de orixá “tal”. Trabalha com entidades quem as têm no caminho, quem quer (principalmente) e quem esteja numa casa onde elas sejam cultuadas. Vale sempre lembrar que em Candomblé tradicional não se cultua entidades, estas são entidades de Umbanda, então daí já dá pra entender que uma coisa não está atrelada a outra.
Nós, no Candomblé, temos sim orixas relacionados a eguns, mas é relacionado ao culto à Baba Egun, nossos ancestrais. Só isso.
Erê pode vir sempre que necessário e solicitado pelo zelador, ou pela ekedy, certo?
Axé!
obrigada Dayane !!
é verdade que existe oxumarê fêmea e oxumarê macho ?
Amanda, bom dia.
Essa informação é equivocada. Oxumaré é um orixá masculino e por ser um orixá ligado a movimento, a ciclos, é confundido como se tivesse ou pertencessse a dois sexos.
Aqui na barra lateral, em “Páginas”, tem um post falando sobre Oxumaré, vá lá, clique no nome dele e leia um pouco seobre ele, certo?
Axé!
Amanda, em ketu, tecnicamente não, o que há é que Oxumare tem em sí os dois lados das energias masculinas e femininas, mas é um Orixá masculino. Porém quando se fala em Dã ou Bessem que é de Jeje o assunto muda, pois é um entendimento diferente e uma cultura diferente e em algumas vertentes de Jeje existe esta distinção. O que aocnteçe que com a mistura de ketu e jeje, com essa “globalização” de culturas alguns conceitos são transportados apra outras culturas e acabam por serem criados entimentos que na raíz de segmento não existe existe, como este de que Oxumaré em ketu tenha o fema tb. Deu para me fazer entender? Tomeje
Obrigada
asé
olá gostaria de saber de qual orixá sou realmente ligado ou pertencentes( filho ), sou nascido no dia 02 de fevereiro, muitos dizem que é o dia de yemanjá, mas ñ sei realmente se é veridico, fazendo algumas pesquisas ficou constatado que seria ligado a ibeji, gostaria de ter uma certeza, pois sinto algo bem forte ligado a está questão, ficaria muito grato se puderem me ajudar .
axé……..
Paulo Henrique, para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomeje
adorei!!!!!!!!!!!!
Omi Beijada ! ! !
Gostaria de comunicar que há uma corrente de ferro no plano material e outra no espiritual e faço questão de comunicar, não com vaidades, mas com auto-estima e perseverança que recebi este dom e esta mensagem:
NO PLANO ESPIRITUAL (CATEGORIA ENCARNADOS E DESENCARNADOS)
FUNDADOR MOHAB CALDAS, SUPERVISOR MAIOR, PAI E MESTYRE: ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES.
EI-LA:
PLANO ESPIRITUAL:
MOAHB CALDAS, PRÍNCIPE CUSTÓDIO, ELFUNI ZANIOL, ORLANDO VITTI, JORGE ALBERTO BECK MENDES RIBEIRO, SENADORES PEDRO SIMON E JOSÉ SARNEY.
APENAS NO PLANO MATERIAL:
ELFUNI ZANIOL, DR VELDON MALMACEDA, CAMILO MALMACEDA, JACQUES LEANDRO SOUZA DA CONCEIÇÃO, SANDER RORIGO OLIVEIRA SOUTO, IDIOMAR MATTOS, ORLANDO VITTI.
PAI ZANIOL DE OMOLÚ,
PROTEGIDO NA UMBANDA E DEMANDA PELOS XANGÔS (DA PEDREIRA E BALANÇA), SINCRETIZADOS EM S JERÔNIMO E S ÃO MIGUEL ARCANJO, POR CONSEQUÊNCIA DIRETA PELO PAI TOMÉ, CACIQUE AIMORÉ E EXÚ VIRA MUNDO.
ANJOS CABALÍSTICOS:
SÃO MIGUEL ARCANJO , ANJINHO IAH-HEL (20.05)
SOU UNIVERSALISTA, PELAS FORÇAS AFRICANISTAS, ADMIRADOR E BUSCANDO SEMPRE O CANDOMBLÉ.
DEVAGAR, DEVAGAR, DEVAGAR, DEVAGARINHO (MARTINHO DA VILA) ! ! !
OMI BEIJADA ! ! !
Elfuni Zaniol, com respeito devido a vc como todos os demais que nos procuram, eu gostaria e enteder o que vc tem a dizer, se é que tem algo de relevante da dizer, por que não é a primeira vez que vc vem ao blog com comentários sem pé ou cabeça e agora ainda fecha o seu comentário com letra de samba, o que já é confuso e sem sentido e fundamento ficou agora com tom de brincadeira de criança que teve acesso a alguma informação e vem aqui brincar de “sábio”. Vc me desculpe se não é este o seu objetivo mas seus textos são sempre tão confusos e sem sentido que me levam a crer que se trata de brincadeira e não de uma pessoa com assunto e informação séria e relevante. Mais uma vez peço que me desculpe se se tratad e um assunto sério, mas se for, por favor ordene melhor seu comentário para que possamos ter acesso e conhecimento do que vc está tentando transmitir.
meu ere se chama alabá, e ao contrario do que tenho achado sobre ele, ele é um menino muito fofo e muito sapeca , pq?
Nina, essa palavra pode ter alguns significados, mas desconheço ela como um nome de Erê. Erê geralmente tem um nome que lembre o aspecto do seu orixá correspondente (de Oyá: raio, tempestade. Obaluayê: palhinha…) e ele pode ter características próprias, pode ser mais quieto, mais sapeca… Isso independe do seu nome.
O que eu sei sobre Alagbá (o “g” é mudo) é que pode ser um cargo dentro do Candomblé e “o lába o”, que tem num trecho de uma cantiga de Oyá. Lába significa borboleta.
Axé!
Olá queria saber se posso usar conta no braço ?
Carol,
Em todas as nações, o fio de contas é usado no pescoço, porém, tenho visto como adorno nos braços e até nas pernas. Isso descaracteriza totalmente a função do fio de contas, portanto, é desnecessário usar no braço.
Axé,
Muiito obrigado pelo esclarecimento
mais me responda uma duvida muiito grande existe varias aldeias dependendo da nação ou é uma aldeia só para todos orixás,erês… ?
carol,
A África é muito grande, tem centenas de aldeias, tribos, cidades, estados,que cultuam os Orixás. Aqui no Brasil todos foram reunidos por suas naçãos dentre elas o Ketu e suas variantes, o Jeje e suas famílias, os Angolas, Os Mussurumins, Ewes, Egbás, Efon, etc, etc.
Axé,
carol,
Em África existem várias tribos, aldeias, cidades, lugares que cultuam o seu Orixá, ex: terra de Ogun, terra de Xangô, etc.
No Brasil todo panteão dos Orixás foi reunido por nações e se interagiram para sobreviver, aí chamamos de Candomblé que quer dizer ” Reunião de filhos na casa” com o objetivo explícito de festa, alegria e contentamento.
Axé,
Muito obrigada mesmo !!
preciso de um conselho não seii o que eu faço um exu não quer que eu namore mais eu ja tenho mente e idade suficiente o que voçes me dizem
Camile esta história é conversa de alguém que está usando o nome da entidade para não te dizer diretamente a sua própria opinião em relação a este assunto. Entidade não se mete em assuntos particulares deste tipo. Não é exu nenhum que não está querendo o seu namoro.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
quero saber que orixá vai reinar em 2010 ?
Carol,
não sabemos ainda, normalmente obtenho essa resposta no dia 30 ou 31 de dezembro. Saiba que Oxalá é que abre e fecha o ano sempre, independentemente de quem vai reger.
Sem dúvida será um ano místico!
axé,
Fernando D’Osogiyan
Fui na casa de um amigo meu que é pai de santo ele começou a estralar meus dedos,passar vela no meu corpo depois ele disse que tava dando passe em mim o que é isso ?
amanda,
foi um ebó que ele fez, por conta dele, já que é seu amigo deve ter feito para o seu bem.
Axé,
Quer dizer que ‘dar passe’ significa ebo ?
Amanda,
Exatamente, a palavra ebó é genérica, nesse caso seria um ebó de limpeza.
Axé,
Amanda vc pediu ou sabia o que iria acontecer? isso é mais importante do que saber o que passe. O passe é uma forma de “limpeza” das energias negativas que se acumulam nos nossos corpos/espiritos, essa é a função do passe. Tomeje
Voces poderiam me dizer quais orixás abre os olhos.
Amanda,
Todos os Orixás abrem os olhos. Em linhas gerais, o Orixá de um iniciado a princípio está sempre de olhos fechados e só os abre no comando de seu pai ou mãe criadeira, que, vale ressaltar, acompanha este Orixá no seu desenvolvimento, posicionando-o dentro do seu Axé. O Orixá mantem sempre os olhos fechados não importa a idade que tenha, só abre quando se faz necessário, é como se literalmente a pessoa estivesse dormindo. Outro detalhe, que ultimamente tenho observado, é a movimentação do tronco e cabeça do iyawo quando se está parado, é fundamental essa movimentação (para frente e pra trás) assim como os olhos fechados, na sua conciencia.
Feliz 2010!
Fernando D’Osogiyan
Fernando! Como você está Babazinho????
Cheguei hoje pra ler o blog e dei de cara com o seu comentário. Na minha nação a manifestação deve diferenciar um pouco, então eu não entendi a parte do tronco e da cabeça. Como assim? Por que é fundamental a movimentação?
2010 tá chegando… rsrsrsrs
Axé!!
Oi Daya,
É como se o Orixá estivesse ninando a pessoa para ela dormir, na verdade tenho visto pouco nos candomblés essa liturgia.
Estou ótimo, aprontando um Ogan para meu pai agora em janeiro dia 16/01/10, vem!! brincadeira…
Tá chegando 2010!
Axé,
é esses movintos, olhos abertos ou fechados varia muito de axé!
Ae Fernando vou entrar po ronkó tbm dia 16 kkkkkkkkkkkkkkkk
Axé a todos um feliz 2010, e muito axé aqueles como eu que vão ser iniciados esse ano!!!
Olha que eu vou, hein??? rsrsrsrs É logo alí rsrs
Não tô entrando muito, pois a página tá caindo direto aqui e muitos comentários, eu escrevo e quando envio a página cai, ou seja, alguns não são enviados. Dá até vontade de estourar esse geringonça de máquina na parede! rsrsrs
Ah, sobre essa ninada, agora entendi, sei bem o que é isso, Babazinho.
****
Jorge, parabéns, meu irmão! Que sua iniciação seja linda!!
Axé
Jorge,
tenho essa educaçãode de axé, Orixá de Iyawo está nascendo, aprendendo, estabilizando-se., é um vento tênue entre a concienecia e a inconciencia, daí a liturgia em na essencia. Concordo que varia de axé, mas, Orixá de Iyawo é de olho fechado e vibrando levemente.
Dia 16 é a saída do Ogan e não a entrada.
Feliz 2010 e boa sorte em sua iniciação!
Axé,
Oi Daya,
Lugar para se hospedar e que não falta! Venha sim!
Tem muita gente na moderação, é assim mesmo?
bjs
Valeu Dayane, e Fernando pela explicação!
Olá Dayane, estou a te procurar,…
Motumba.
Gostaria de lhe perguntar, você faz parte do cadomblé do Pai Adao?
você sabe se
Ele tem sete irmaos ?
e se um deles esta bem velhinho chamado manoel.?
e mais uma pergunta querida irma.
A naçao nago os toques sao sem varetas ? assim como na Angola.
Um grande abraço e axé.2010
Olá meu parente de sobrenome! Estou aqui! rsrsrs
Sobre pai Adão, faço parte da nação, não faço parte da casa que um dia ele foi regente, mas pertenço a raiz.
Não sei se Pai Adão teve irmãos, até por que quem fundou o Sítio do Pai Adão não foi ele, apesar do terreiro ser conhecido por este nome, e sim por Tia Inês. Tia Inês teve filhos, todos adotivos, mas Adão não era um deles. Adão assumiu a casa após a morte da matriarca. Daí ele teve filhos: João Romão (que veio a assumir a casa após a sua morte), Malaquias que também assumiu após a morte de João Romão(minha raíz vem dele, pois ele foi o zelador do meu vô de orixá =D), Mãezinha e Guilherme.
O Manuel que você pode estar a falar deve ser o atual dirigente do sítio, o Manuel da Costa, que é neto consangüíneo de Pai Adão.
Na nossa nação não toca com varetas, meu irmão, como na Angola, (a vareta é até uma novidade pra mim, conheci a pouco) e o nosso ritmo é bem mais compassado.
Axé e ótimo 2010!
dayane, muito obrigado pela sua pasciência, adorei a explicaçao muito clara, eu sou prof. de capoeira e é muito engraçada essa forma de explicaçao que é igual da capoeira
aquele conhece aquele mestre, que conhece e ai vai…..rssss,
mais é só assim que podemos confiar nas pessoas nao é?
que derrepente se tem alguem da escuridão no meio da conversa, já descobrimos nao é…rsssss..
realmente o conhecido aqui bate até no catimbo, babado outra cultura mais ……. vou descobrir mais sobre a arvore dele e te passo enformaçoes ok… ele fala que foi feito no nago e que como nao tinha niguem de confiança emvez de dar 21
deu obrigaçao como se fosse de 7 no keto para nao começar do zero, serà? que tem fundamento isso?
se ele tem mais de 21 anos era para ele ter deka nao é?
no keto é depois de 7 né?
axé
Fernando como, voce diz show de bola! essa aula. e muito obrigado… por isso é eu que nao largo deste blog.
ainda mais sobre yeye iponda nao é rsss.
axé.
Nascimento.
Nascimento, uma vez iniciado, sempre iniciado, principalmente se há uma mudança de águas do nagô para o ketu por exemplo, onde as nações são muito parecidas. Ele não perderia seu tempo de iniciado.
O que muda são as visões que o meu nagô e o ketu têm sobre idade de santo. No ketu essa questão de idade é mais levada ao pé da letra, do que na minha nação. Isso é uma história longa que eu estou começando a tentar entender agora.
O deká em si só deveria ser dado pra quem tivesse no seu caminho, cargo de zelador, mas na minha nação (e nas outras também), muitos que têm sete anos, recebem o deká, embora não tenham o destino e não abram casa. Alguns acham que só são “egbomis completos” se receberem a bandeja (fato que eu discordo completamente). Isso causa uma distribuição indiscriminada de cargos e pode ter certeza, muitas marmotas têm origem nesse ponto. Ou seja, não seria necessário ele ter um deká.
Como no ketu as obrigações são muito regulares ( 1, 3 e 7), para se enquadrar a nação ele deveria sim, pagá-las. Deve ser por isso, que mesmo ele tendo bem mais que sete anos de iniciação, pagou a de sete quando foi pro ketu. Ele pagou a de sete, mas não quer dizer que ele tinha perdido os todos os anos, entende?
Torna-se um pouco complicado explicar, pois os procedimentos quanto a obrigações são diferentes em relação a minha nação e o ketu, muito diferente por sinal. Um exemplo claro é o yaô, eu conheço muuuitas pessoas que estão nos terreiros há decadas e ainda não foram iniciadas e têm muuuitos boris, seu assentamento levantado, etc. Eu as respeito muito, peço até benção a algumas, pois são bem mais velhas de idade que eu, mesmo elas sendo abiãs e eu uma yaô. Enfim, a nossa nação acaba tirando muitos poucos yaôs. Eu ainda não achei o ponto que explica isso, essa diferença, mas eu estou a procura rsrsrs.
Axé!
olha muito legal, voce tem uma foma de explicar que entendo muito bem, vou começar a te perguntar mais voce fica ai escondidinha né rssss…..
realmente é algo muito louco, essa humildade que os orixas colocam né se a pessoa nao tem humild é obrigado a ter na marra rsss…..
ai voce começa a converçar com um filho de Deus deste e achando que ele nao sabe nada…rsss e…rsss… na verdade…ha…sabe até mais que o zelador que deu a brigaçao dele…
um grande abraço e axé.
há preciso rever minha arvore de familia nunca fiz isso.
Dayane ou Fernando. cosme, damiao e doum sao tri gemeos?
e ibeji sao dois gemeos?
abraços…..axé.
Olá Nascimento
Cosme, Damião e Doum são crianças da Umbanda, aléms deles temos Alabá Crispim e Crispiniano.
Sobre Ibeji dê uma segunda lida no texto que ele é bem explicativo,às vezes deixamos passar algo, Ibeji é um orixá.
Axé
Olá,a todos os integrantes do Blog. Eu estava xeretando nesse topico e acho q nao foi por coincidencia e sim providencia,rsrsrs. Bom,eu estava lendo os comentários do Fernando, sobre Oxum e foi justamente o que me chamou a atenção, pois tem a ver com a questão que está me deixando aflita. Procurei um jogo e lá me disseram que eu seria de Oxum, mas dentre outros motivos saí de la meio duvidosa, mas o fato de terem me dado Oxum,tbm me deixou com uma duvida que nao quer calar rsrs, é o seguinte, eu não me encaixo dentro do padrao do arquetipo dos filhos de Oxum, por ex: eu sempre vejo falar que os filhos de Oxum gostam mais de observar do que expor suas opiniões, que são pessoas que não gostam de bater de frente, etc. Já eu, sempre falo o que penso, sou uma pessoa muito agitada, espivetada, rsrs e na umbanda já presenciei a incorporação de Oxum uma vez, pelo menos a incorporação que eu presenciei era tão suave, tranquila, aí fica a duvida, se eu fosse me desenvolver na umbanda por ex, poderia eu,sendo do jeito que sou, tão agitada, ser filha de um orixá tranquilo? Eu sei que essa questao parece uma grande bobagem, mas no momento está me deixando tão aflita, preciso muito de uma ajudinha. Obrigada.
Sophia,
Sempre digo que Oxun é um eterno mistério. Oxun pode estar repondendono seu jogo por outro motivo, pode ser por problemas na barriga (útero, ovário, sisto, gravides, aborto, etc) Procure fazer um preventivo por via das dúvidas.
Algumas Oxuns tem esse arquetipo que descreves, outras não! Gostam de confusão, brigar e bater de frente, dão um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair, principalmente aquelas que tem Ogun ao seu lado.
Feliz 2010!
Fernando
Olá!
Casualmente descobri este blog e achei muito interessante, pois desde bem novo sou ligado a umbanda e candomblé, mas nunca me entreguei completamente a nenhuma, pois , apesar de adorar ambas as religiões, sempre tive algumas dúvidas que me deixaram indeciso:
1) Uma pessoa que não tem ascendência africana também é influenciada pelos orixás realmente?
2) Por que será que nos diferentes terreiros que já visitei os orixá de cabeça que me informam são diferentes? A maioria informa os mesmos (oxalá, oxum , oxossi) porém mudando a ordem em que aparecem. Há quem fale até em “guerra de orixás” (isso é possível?). Outros informam outros orixás diferentes: Logunedé, Yemanjá, etc.
3) Como saber qual linha devo realmente seguir: umbanda ou candomblé? ( pois incorporo entidades próprias de ambas, mas sei que caboclos e pomba-giras não são cultuadas nos candomblés puros, apenas nos mistos).
4) As incorporações citadas pra mim são um grande mistério, ainda tenho dúvidas , pois não fico inconsciente (só fico consciente ou “semi-consciente”) , mas não domino a força que toma conta de mim, só não sei se é coisa da minha cabeça (uma espécie de auto-hipnose) ou realmente algo transcendental, mágico.
Agradeço a quem me der maiores esclarecimentos
Abraços e que Oxalá dê um Ano Novo cheio de paz e alegrias para todos!
Ah, esqueci de outra dúvida;
5) É possível ter dois orixá masculinos de frente (oxalá e oxossi, por exemplo)?
Chrystian Bastos 1 – Se procurar na net e mesmo aqui no blog vc pode achar clicando na minha foto o texto Mae Branca de Yemonja, ele fala de uma Sra Francesa chamada Gisele Omindarewá e sua trajetória no candomblé, apra mim um dos grandes exemplos de vida dedicada a religião. 2 – Estas diferenças podem acontecer divido a NAQUELE MOMENTO um ou outro Orixá estar mais próximo a vc por determinada necessidade sua, mas isso não quer dizer que aquele seja o seu Orixa, para saber isso tem dois caminhos, um bom jogoespecífico para este fim ou iniciar-se rsrsrsrssr mas acho que a segunda opição pode esperar ainda rsrsrsrsrs. 3 – Este caminho só o seu coração pode decidir. 4- Por favor clique na minha foto e leia os textos Longo Caminho do Aprendizdo e Sou Filho de Orixa 1 e 2, tem tb o texto da Manuela que fala sobre o início do seu caminho na religião, acho que podem te ajudar. 5 – pode sim ter dois Orixas masculinos ou femininos com pais ou mães, nada de anormal. Tomeje
Obrigado, Nelson, pela ajuda. Vou seguir suas orientações.
Feliz 2010
olá gostaria de desejar a tds vc um feliz 2010…que deus e tds os orixa abençoem…tbm queria saber qual dos orixas regente desse ano e os odu ..grato pela atenção
Josanatam, que os orixás ponham todo o axé que eles possuem em seu 2010, meu irmão.
Na barra lateral há uma publicação da Manuela sobre os orixás nesse ano. Está logo abaixo da fotinha dela, pode ir lá dar uma conferida.
Axé!
Ola Kolefé a todos poxa estou com uma duvida sou rodante de logun edé mas meu erê o nome dele e (pena de ouro ) umas pessoas xegam para min fala que isso nao e nome de erê e siim de un caboko …
o que vcs axam devo conversa com minha zeladora para ela conversa com meu erê para ele troka esse nome ou esqueço isso e deixo o povo fala ?
min Ajudem por favor
Axé…
Olá Juli,
Eu acho que você deve esclarecer isso sim. Fale com sua zeladora.
Axé!
Bom diaa !! estava com saudades de todos, desapareci por que aprovetei para ler as lendas dos orixas muitas pesquisas interessantes neste blog que eu recomendo aos irmaos novatos, só ficar fazendo perguntas sem estudar não tem graça rsss….
Vamos botar um dende ou melhor um caruru rsss…. brincadeirnha…rs…
pergunta, quando uma pessoa entra para feitura ela inicialmente tem que entrar em contato com irê.? ou seja, tem que virar no irê e ele passa as cordenadas? sendo que ele é mensageiro, encantado ( lebrando que encantado é aquele que nunca esteve no aye, certo ?)ai ele fala diretamente com orixa.?
muito obrigado.
e axé a todo(as).
Nascimento.
Nascimento raramente alguém não dá erê, é uma parte importante da iniciaçao. Não é que o erê passe informação ou coordenadas, mas erê tem uma funçaõ bem específica na iniciação. No entendimento geral o erê fala “pelo” Orixa no início da vida do yaô. Tomeje
ENTENDI E MUITO OBRIGADO E SUA BENÇAO.
NELSON.
POR ISSO QUE QUANDO UMA PESSOA ESTA PARA SE INICIAR,
QUERO DIZER, NEM FOI AINDA PARA A CAMARINHA CUMPRIR SEUS 7 DIAS DE FEITURA A PESSOA EM TODO TRABALHO QUE TEM NO ILE, ELA RECEBE IRE, NAO AGUENTA A ENERGIA E VIRA NO IRE
ISSO NAO É UM POUCO DA CABEÇA DO MEDIUM ACHAR QUE
NAO AGUENTA A ENERGIA DO IRE, .?
ABRAÇAO!!
NASCIMENTO.
Nacimento agora a coisa complicou, camarinha é de umbanda e na umbanda não existe Erê (não é Irê). E no candomblé não é questãod e não suportar a energia é necessidade mesmo, é função do erê participar da inciação. Mas isso em candomblé, pois como lhe disse não tem ere em umbanda. Tomeje
Citação:
O que sentem os adoxúns quando “incorporados”, é uma forte vibração dessa energia, que no primeiro impacto, é muito forte e com o decorrer do tempo de “incorporação”, vai enfraquecendo, para explicar melhor ao leigo, é como uma forma de “encanto”, motivo pelo qual a atitude, de quando ainda a pessoa é iniciada, não abre os olhos ou fala, pois se o fizer, some o “encanto”, com o passar dos anos, este orixá “incorporado” assume algumas atitudes independentes, pelo seu próprio amadurecimento e compreensão desta forma de energia . O que varia bastante de pessoa para pessoa, é a intensidade dessa energia, e, como se sente, quando está sob esse efeito. A única possibilidade, fora disso, para uma perda de consciência, é de que, na África, conforme consta em alguns livros, eram ministrados aos iniciados (mas somente nesta fase) um tipo de beberagem. Composta de plantas que teriam este poder, da pessoa ficar num estado de letargia ou sub-consciência.
O que mais me chama a atenção nestes comentários sobre “Erê” é esta diferença do Batuque para o Candomblé. Como já foi dito por mim, no Batuque “incorporar o orixá” não é privilégio de todos. O que se faz na iniciação é só a feitura do sacerdote, a entrega dos “axés” e a comunhão dos 32 dias de reclusão. No Jêje/Nagô pelo Batuque, não se sabe quanto a presença do Orixá, o qual vocês chamam de Erê, ele apaga totalmente da memória do iniciado ou babalorixá o acontecimento e de nada pode-se comentar a posteriore. Nós entendemos que a energia primordial, a primeira a chegar é o Orixá (do assentamento), quando encaminhado, ele “se ergue” e quem passa a ficar em “acherê” ou “achêro” como muitos dizem é o Bará do Orixá. Este sim é que identifico mais como sendo o “Erê” do Candomblé, dizemos que ele é o interlocutor do Orixá, e este se dá em um estado “orixá-criança”. Um dos tabus do Batuque, é que os Sacerdotes não podem fazer o que o “orixá em posseção faz” sendo assim em “acherê” ele bebe de pé, pode consumir bebidas no bico da garrafa, todas estas coisas os Sacerdotes da minha religião não podem fazer no Ilê em respeito ao Bará.
Obrigada Manuela por ter min orientado mas seja sincera voc axa que esse nome é para caboko mesmo e deve muda ?
min dé sua opinião ..
axé
motumba , na umbanda existe uma forma de mediunidade que
alguns mediuns lembram de fleches, algumas coisas do que se passaram no atendimento ao povo (assistencia) que fizeram .as crianças brincam. o ERE do camdoblé nao deixa esta possibilidade de lenbrança no yao.?
obrigado
axé.
QUAL A LIGAÇÃO ENTRE YBEJI E ABIKU??
MEU PAI DISSE QUE TENHO QUE DAR DE COMER A YBEJI NO PROXIMO MÊS,POIS SOU ABIKU…
ola meu nome e daine eu trabalho as 6 meses com orixas e com outos tipos de santos eu estou desenvolvendo eles agora eu sou desendente de ybeji eu de gemeos e fiquei muito feliz e poder saber um pouco mas sobre meu ere que eu tenho a quase serteza que ele que esta sempre comigo nas horas bosa e nas horas ruins eu tou conte em ter esse orixas que muto importante pra mim
Rodrigo,
Abikú quer dizer Vida e Morte e podemos interpretar de varias maneiras, por que Abikú tem qualidades também. Não sei por que seu pai lhe disse isso, Ibeji são orixás gemeos de grande fundamento nas casas Ketu/Nagô.
Teria que entender seu enredo de vida e de Orixáe seus odús em geral para te dar uma opinião. Existe as oferendas a determindos abikús aliados a perda de um irmão gemeo na gestação da mãe, mas, isso não tem nada a ver com Ibeiji.
axé,
Olá pessoal tudo bem ?
eu gostaria que algumas pessoas mais experientes no candomblé possam me adicionar no msn
porque tenho duvidas vou fazer meu santo agora no final de 2010 tenho 14 anos
meu msn é h2.danilo@hotmail.com
Muito axé a todos q o pai oxala os abençoe
Mojuba!
Gostaria de saber se quando nao feita no santo, minha ere nao tem forca para consultar
Obrigada
Olá, sou filha de Ogum, e queria saber mais cançoes dele, obrigado a todos que puderem ajudar, Axé.
Danilo,
Teremos o maior prazer de responder suas perguntas, mas, somente aqui pelo blog, Ok! Entenda que às vezes não damos conta de responder a todos a qui no blog?
Axé,
Fernando
Eliane,
O êre de Orixá (não confundir com crianças da Umbanda, essas sim podem dar consultas, etc) está ligado ao orixá própriamente, a força desse Orixá consiste em que seu filho seja iniciado, por conseguinte seu Erê poderá se manifestar com seu consentimento. Antes de se iniciar o erê pode vir, mais não pode dar consultas, não está preparado liturgicamente para isso.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Camila o que posso te recomendar é este endereço, mas é material de candomblé. Mas o importante mesmo é vc saber o repertório de sua casa porque na realidade é isso que conta, o que se canta na sua casa. Tomeje
Mojuba!!!
Muitissimo obrigada pela resposta tao rapida Baba, adoro o site e quero dizer que estao de parabens pela forma com que tiram nossas duvidas sobre nossa religiao.
Aproveitando gostaria de fazer-lhe mais uma pergunta: Existe “coro” de Orixa, tenho um irmao de santo que com a chuva que estamos tendo perdeu o carro na lama a caminho do ile que frequentamos para uma obrigacao de Xango, pai dele coinscidentemente, porem algumas pessoas da casa estao comentando que e coro do pai pois ele estava merecendo, fiquei muito decepcionada com o descaso que foi levado o fato dele perder o carro dele, que ele utiliza para o trabalho, sem contar que ele estava a todo momento ouvindo o Esu dele dizer para ele nao ir, como ele e feito a menos de um ano esta pretendendo deixar a casa por falta de respeitos dos demais e eu que ainda nao sou mas como ser humano falho, estou pensando no mesmo.
Obrigada mais uma vez e desculpa pelo meu desabafo
Axe.
Eliane eu tenho 22 anos de feito, fui indicado a um posto importante na roça, colaboro num blog, estou envolvido em diversos projetos que visam colaborar com nossa comunidade, a todo momento recebo votos de felicidades e boa sorte por parte dos leitores. No dia 16/11/09 fui demitido de pois de 20 anos na empresa, no dia 16/01 fui assaltado e levaram tudo, carro e documentos e um pouco da minha tranquilidade, sempre fica sequelas. Mas vamos pensar o seguinte: No que eu sou melhor que o Opó Afonjá que tem um trabalho infinitamente melhor que um blog, e foi invadido e roubado recentemente. No que eu sou melhor que minha Yá, que foi assaltada duas vezes na roça? Em nada, não sou melhor nem pior, estou andando e fazendo meu caminho, com erros, acertos, perdas e ganhos, estou pavimentando o caminho. Talvez o que me diferencie de muitos é que sou de Ogum rsrsrsrsrsrs sou da briga rsrsrsrsrsrs. Ser iniciado, não ser iniciado, ouvir ou não ouvir os conselhos, não muda o caminho da pessoa. Eu penso o seguinte, estou vivo e forte, de cabeça erguida e com vontade de trabalhar e produzir, o restante virá com o tempo. Sobre o descaso eu peço que leia os textos, Poder e Hierarquia e o texto Notícias nas casas de Santo. Tomeje
Tomeje muito bonitas essas suas palavras:A cada dia adoro mais vocês pela força e coragem.Axé.
Adorei saber da história de ibeji me identifiquei muito não sou da relegião mais respeito demais pois até um pátua ganhei e algumas pessoas já me falaram que eu sou dele ou irê acho q é isso.
NA VERDADE E UMA PERGUNTA, M,AS COMO NAO SABIA POR ONDE FAZE-LA RESOLVI FAZER POR AKI….TIVE UM SONHO ESQUISITO, SONHEI COM UMA CRIANÇA DESNUTRIDA ENROLADA NUM COBERTOR, POIS ELA ESTAVA PELADA, NAO SEI SE ERA MENINO EOU MENINA, ESTAVA NO MEU COLO, SEM FORÇAS PRA NADA, TEVE UMA HORA Q ACHEI Q ELA TINHA DESFALECIDO E Q EU ASSOPRAVA MUITO O ROSTO DELA ASSIM A CRIANÇA ABRIA UM POIUCO OS OLHOS E U VIA Q ESTA VIVA, TERMINA ASSIM.SO QUE QDO MINHA FILHA DE 2 ANOS ACORDOU NO OUTRO DIA, ELA ACORDOU CHORANDO MUIITO DIZENDO Q QUERIA COMIDA, ESTRANHO POIS ELA TINHA ACABADO DE ACORDAR, O FATO E Q ELA E ABIAXE, E QDO EU FIZ MEU SANTO O ZELADOR NAO REPRESENTOU EM NADA O SANTO DELA E NAO FEZ NENHUM ATO NA MINHA BARRIGA, SOFRI CONSEQUENCIAS DISSO, COM TD ISTO. pOR FAVOR ME RESPONDAM POIS TENHO RECEIO Q ALGO ESTEJA PRA ACONTECER, ELA AINDA NAO TEM NENHGUM SANTO ASSENTADO, POIS NAO ENCONTREI NINGUEM COMPETENTE PRA FAZER AS COISAS DELA POR ELA SER ABIAXE, OU ATE MESMO ABICU POIS ANTES DELA PERDI UM BEBE. SEI Q ESTE ASSUNTO SE TORNA INRESSANTE PARA MUITOS E TALVEZ A MINHA DUVIDA SEJA DE4 MUITOS. QUERO SABER TBM SE ABIAXE SE RASPAA CABEÇA, POIS PELO Q SEI NAO…POR FAVOR AGAURDO RESPOSTAS….DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENCAO!!!!
Tatiana o entendimento de abiaxé é aquele que nasceu no axe (roça) ou que a mãe estava grávida, mas sem saber da gravidez, e foi iniciada neste período, então esta criança será considerada abiaxé, pois passou pelos oros junto da mãe. Ser abiaxé não impede de ser iniciada, mesmo que algumas pessoas não raspem abiaxé, isso não significa que não será iniciado individualmente. Pelo que vc diz a sua não é abiaxé, pois vcs sabiam da gravidez. O abiku é outro caminho e tem que ser muito bem visto num bom jogo, pois o simples fato de haver um aborto anterior, não significa que a criança que veio depois seja abikú. A maioria das mães que tem contato com candomblé, cujo filho tem algum “problema”, tendem (ou são induzidas) a procurar neste assunto, abiku, uma resposta. Mas nem tudo é abikú, procure primeiro explicação médica e depois um bom jogo, específico para este fim. Tomeje
BOA NOITE NELSO SOUZA EU GOSTARIA DE SABER SE UMA PESSOA E DE UM ORIXA E TEM ALGUMAS CARADERISTICAS DE OUTRO ORIXA (ME FALAM QUE SOU DE IEMANJA MAS LEIO SOBRE IBEJIS E TEM ALGUMAS COISAS A VER COMIGO GOSTO DE TODOS OS ORIXAS )
ESPERO SUA RESPOSTA MUITO OBRIGADA
vou fazer uma pergunta não riam por favor, perdoem me
pela limitação :
se raspa pessoas para ibeji ou wungi?
nunca vi juro tenho muito a aprender
Alessandra isso é normal, não se preocupe com isso agora, vá devagar, vá bem devagar, observando as coisas e deixando que as coisas sigam seus rumos, é um conselho sincero. Tomeje
Leo no caso de Ibeji, há casas que raspam sim, mas na maioria das casas de ketu não se raspa devido aos fundamentos deste orixá (ou orixás). No angola se raspa wunji sim, eu vi um no Bate Folha RJ. Tomeje
MUITO OBRIGADA NELSON SOUZA MAS POQUE VC FALA PARA IR DEVAGA EM QUE
sera que sou de iemanja mesmo sou do signo de gemeos ns no dia 22/05/1983 as 07:55 da manha
Olá Alessandra para saber seu orixá somente abrindo um jogo de búzios numa casa de candomblé idônea,séria.
N]ao tem nada a ver cm signo ou cálculos com data de nascimento ou impressão alheia,só os búzios que podem revelar isso.
axé
MUITO OBRIGADA ADORO TODOS VOCES SOU DO RIO DE JANEIRO MAS MORO EM SALVADOR BAHIA OLHA SO VIM PARA A TERRA DO BABADO DO AXE GOSTO MUITO DOS ASSUNTO SOBRE OS ORIXAS COISAS QUE ELES GOSTAM E MUITO MAIS EU ME SINTO BEM E LEVE ,FELIZ GUANDO ALGUEM ENTENDE E FALAM SOBRE OS ORIXAS PARA MIM GUEM AGRADA ELES ESTA ME AGRADANDO TAMBEM PRINCIPALMENTE OS ORIXAS IEMANJA IBEJIS COSME E DAMIAO IANSA OXUM OXOSSI E OMOLU QUE E SAO LAZARO.NO DIA DELE ACENDO MINHA VELA FASSO MINHA ORAÇAO SO NÃO ACENTO PARA OXOSSI PORQUE E MEU MARIDO QUE GOSTA MUITO DELE QUE ACENDE A VELA VERDE DELE RESSUMINDO AMO TODOS OS ORIXAS E AGRADEÇO PELA PROTEÇÃO DE TODOS ELES MUITO AXE A TODOS NÓS
olá , queria saber se em ketu erxiste alguma cantiga para ibeji ,ou ere em ioruba. em angola temos para wunge .,
ibeji fala ?wunge fala! grato
Alessandra a tendencia hoje é que as pessoas busquem o modo mais fácil de aprender as coisas e sei que podemos ler muito na net, se aprendemos ou não é outro assunto, tem apostila de tudo na net, desde como se faz orixá até como se dá sete anos, então o aprendizado rápido é uma tentação para muitos, mas como eu disse no texto “longo caminho do aprendizado”, o que vale é o cotidiano da roça é o dia a dia. Por isso sempre repito vá com calma, vá medindo cada palmo do terreno, não tenha pressa, há muito o que aprender no seu caminho, e o aprendizadoq ue realmente fica é aquele que conseguimos assimilar, não é a decoreba, entende? Tomeje
não sou de terreiro nei pretendo entra mas gosto de saber do assunto gosto das musicas do som dos tambores não sei porque se tenho alguma coisa dessa ou de outra vidas não sei mas e so isso
LEIO MUITO A REVISTA DOS ORIXAS COMPRO DOTO MES
olá manuela, como vai querida? olha, li o post sobre ibeji, e por favor gostaria de saber sobre alaba, por favor me ajude, e me explique por favor, se puder até enviar para o meu e-mail ou aki mesmo, só gostaria da ajuda, desde já agradeço, abraços fraternos para vc e tdoss!! axé!!
olá, gostaria d saber se carol, nelson ou fernando poderia me responder sobre alaba, por favor, pq nao tive resposta de manuela, desde ja agradeço mtoo, sou iniciada e nao conheço direito por isso pergunto! axé! abraços!
Isa, sobre Alabá, eu já ouvi muito que é uma qualidade de Oyá que tem ligação com Oxalá, mas pelo que eu pude perceber, não é nada disso.
Em alguns lugares Alabá é tido como um cargo, “laba laba” me parece que quer dizer borboleta (não sei se é só um “laba”, ou duas vezes, e a toada que tem essas palavras se refere a uma lenda de Oyá, e não a um dos aspectos dela).
E no livro de Juana Elbein, Os nagô e morte, Aláàba l’áàse aparece como um dos títulos de Olorun : “aquele que possui propósito e poder de realização, título que delegou a Obatalá quando lhe ensinou e transmitiu o poder de criar os seres”.
Axé!
Olá Isa
Alabá, ale´m do que Dayane disse, é tb uma criança da umbanda,ele é um dos sete irmãos da “aldeia mirim”, temos cosme, damião, doum, alabá,crispim, crispiniano e crispina.Nao faz parte do candomblé,no cnaodmblé o erê recebe um nome do zelador.
espero ter ajudado
Oi Carol!
Por favor, me dê seu esclarecimento. Não é nada complexo, só que isto vem sempre na minha cabeça e eu gostaria de sua opinião.
Certa vez, fui numa casa e no jogo de búzios foi dito que eu sou filha de Oxum Opará com ajuntó em Ibeji e que meu guia seria Oxosse. Um tempo depois, uma conhecida e iniciada no candomblé afirmou para mim que eu não era de Ibeji pq ele não é ajuntó de ninguém. Isso tem procedência? É sempre bom uma terceira opinião.
Oi Carol!
Por favor, me tire uma dúvida. Não é nada complexo,mas isso vem sempre na minha cabeça.
Fui em uma casa e lá foi dito que eu seria filha de Oxum Opará com ajuntó em Ibeji e meu guia seria Oxosse.
Depois disso, conversando com uma conhecida comentei isto com ela e a mesma me disse que meu ajuntó não poderia ser Ibeji pq ele não é ajuntó de ninguém, que todo medium tem Ibeji. Depois ela puxou o assunto de Erê. Só que eu sei que Ibeji e Erê são diferentes. Como ela é iniciada no candonblé, é filha de santo, tem vivência, mais informação que eu, que apenas sou cliente de uma outra casa (Umbanda).
Gostaria de uma terceira opinião de quem faz parte do candomblé. Ibeji não é orixá também? Existe esse tipo de impedimento? Sei que ele tem poucos filhos e q não se faz raspagem, mas achei muito estranha essa afirmação.
OLá Ely
Vc está correta,Ibeji é um orixá e é bem diferente de erê,erê todos os iniciados tem,Ibeji como é orixá, tem filhos,mas pra ser sincera nao conheço nenhum filho desse orixá.Não vejo impedimento para que ele seja adjuntó,não conheço impedimento.Mas pelo comentário da sua amiga ela tem ibeji como sendo igual a erê e nós sabemos que não é assim.
Axé!!
Isa,
Alagbá, é um cargo de quem cuida de Egungun em ilha de Itaparica no Ilê Babá Olukotun.
No post Egun, escrevi encima de um artigo sobre os Egunguns Nagôs.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
olá fernando, carol e dayane, e a tdos tbm, muitíssimo obrigadoo pelas explicações, q coisa boa, poder contar com vcs irmãos queridoss!! tdos estão d parabéns viu! mta luz para tdoss, axé! bjbjbjbjbjbj isa
Obrigado por me fazer ter a oportunidade de ler uma explicação tão óbvia e agradável sobre os Ibeji e me identifiquei COMPLETAMENTE com eles, e acho sim que sou filho deles, tenho tudo a ver, todas as características. Parabéns pela definição!
boa noite !!!
me tire uma duvida
se raspa ou nao o orixa ibeji?
por que algumas pessoas dizem que nao e outras dizem que sim porfavor me tire essa duvida chao y besos!!!
tem um amigo fanático por esse orixa e ele quer se raspa e quais os orixas que uma ligaçao com esse orixa?
Junior,
Não se inicia para Ibeijí.
As pessoas que dizem quem sim, deveriam apresentar argumentos e fundamentos para que dois Orixás gemeos concebam um Orí.
Ibeijí dentro da nação Ketu/Nagô tem seus fundamentos voltados para o ariaxé, o ronkó de um Ile Axé. São assentados e acompanham o nascimento do Orixá e o recolhimento em sí de qualquer um, é reverenciado com Orô antes de qualquer iniciação e preparação do ronkó. Alguns cadomblés mais tradicionais fazem festa para estes Orixás gemeos, chamado de “Carurú de Ibeiji”.
Todas as Iyabás respondem por Ibeiji, entretanto, Oyá é quem toma a frente em seu Orô.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
migo queria saber sobre o erês!
amo erês são tudo pra mim,eles tem uma força e uma alegria positiva. isso tem haver com algum dos meus orixas que ainda nao sei !
to iniciando na macumba e ainda nao sei meu erê , mas qwando sober vou valorizar bastante ele. os principais guias q gosto sao erês epretos-velhos, isso significa alguma coisa?
Ja lí que dia de Ibeji é sabado e segunda feira, e pelo que eu sei Domingo é dia de todos os Orixás …
pq disem outros dias da semana em outros sites ?
fiquei confuso…
Boa noite,estou aqui mas uma vez para esclarecer uma duvida. Não é sobre o Ibeji porque entendi que ele é um orixa mas gostaria de entender sobre os eres dos orixas no candomblé e as crianças de umbanda porque ate eu le esse post e muitas perguntas vi que ainda ate eu que gosto de sparar as coisas ainda tenho muito que aprender.
qual a diferença entre erê do orixa candomblé e a criança de umbanda.
Desde ja agradeço a ajuda de vcs pois se não fosse por esse post eu ia achar que não tinha diferença mais agora sei que tem.
Boa noite,
O que acontece com uma pessoa se ela for “feita” pelo Orixá que não é de cabeça realmente?
Como saber o verdadeiro Orixá? Somente através dos búzios?
Mateus,
Existe uma incógnita e tantas variáveis para essa resposta, posso até lhe responder que a pessoa não é iniciada, uma vez que não foi para seu Orixá. Levará esse carrego consigo para sempre.
Para saber seu Orixá, somente através do jogo de búzios que poderá ter um parecer, pois existem caminhos que nem mesmo o Ifá consegue desvendar, só com o tempo e preceitos necessários.
Conheço uma pessoa que quando jogava para ela Omolú sempre se apresentava com recados e preponderante. Quando se preparava para se iniciar, Oxun se apresentou! E se não estivéssemos ligados em todo aquele orô não a perceberíamos, foi o suficiente para que ela irradiasse sua energia naquele momento mágico.
Então Mateus, Orixá está sempre nos suspreendendo, temos sempre que ficar atento aos sinais e a todos os detalhes pertinentes aquele Abian que está começando a vivenciar esta energia dentro do seu axé, justamente para não correr este risco de errar e de achar que está sempre certo.
Axé,
Babazinho, se essa pessoa pode ser considerada como uma não iniciada, então ela poderia ser iniciada novamente, sendo que desta vez pra o seu orixá??????? Apesar de que esta minha pergunta vai de encontro a nossa concepção de que não se nasce duas vezes, não é isso?
Seria então possível “arrumar a casa” (dá pra me enteder, né? rsrs), mas sempre deixando um lugarzinho especial para aquele orixá na qual a pessoa foi erroneamente iniciada?
Sua benção!
Axé!
Daya,
Pode ser considerada sim, “cada caso é um caso”, e aí se inicia para o seu verdadeiro Orixá. Arruma-se a casa e continua cuidando do Orixá.
Meu pai Oxalá lhe abençoe, sempre!
Axé,
(e o velhimho hen? acho que perdeu o caderninho, rsrsrsrsrs)
Certo, Babazinho. É aquele velho “tudo é relativo” rsrs.
(Eu acho que esse caderninho já está até sem folhas! Vamos providenciar a segunda parte desse caderno! rsrsrs)
Axé!
bom meu nome é glauber tenho 23 anos em alguns jogos que eu fiz disseram-me que eu era abiku tenho minha casa te axe onde sou yaô era para eu ser feito ano passado mais nao fui por motivos da mae de santo só que agora apareceram novos “problemas” ou melhor dizendo novas bençaos tenho sonhado muito com dan com fundamento que desconheço que nunca vi e só sei que sao fundamentos pela boca dos outros minha mae de santo diz que n é normal mais que eu deveria me orgulhar e tals…. ai nessa coisa toda fiquei sabendo que poderia ser megê de xango com bessem e meu juntó yemanja porem ouvir tbm dizer que existe um orixa chamado Soboadan que nao é nem xango nem bessem e sim como se fosse uma junçao acho que é do gege nao tenho certeza gostaria de saber quem tem essa informaçao e puder me ajudar por fovor motumbá para todos colofer… axé!!!
Glauder,
Eu sou pela praticidade e simplicidade para com a liturgia. Sogboadan é um Vodun da nação Jeje e mais nada, não existe meje de xango/bessem, até por que, Xangô é Orixá ketu.
Se você não se iniciou então como pode ser iyawo? Você é um abian.
Converse com sua zeladora e cuide de seu Orí antes de pensar em Orixá ou Vodun, pois sem a permissão de seu Orí, ninguém se inicia, cabeça fresca é um ótimo axé.
Estude também as nações para que você tenha um melhor entendimento e esclarecimento das coisas.
Boa sorte,
Axé,
Obrigado….
sou raspada de oxala,mas agora mudei de casa e sou de oya nessa nova casa…como pode explicar vc passar por todos os fundamentos,chegar ao extremo de ficar careca e o santo nao responder dizendo q nao é ele o pai dessa cabeça,estou confusa mas confesso q tbem nao me acho de oxala mas o amo e o respeito,porem,nunca frequentei candomble,fui na casa joguei e um mes depois entrei pra raspar sofri muito na mao de umas pessoas e hj tenho medo de prosseguir,mas sinto dentro do meu coração q vevo prosseguir…adorei o site parabéns ajudar pessoas como eu totalmente despreparadas a entender melhor,,,mas me responda a primeira pergunta e me aconselhe por favor,,,,meus respeitos.
renata,
É complicado…sua resposta requer várias outras perguntas que, infelizmente pelo blog não dá. Espero que nessa nova casa você esteja se acertando, arrumando sua vida e saiba que Oxalá é misericordioso!!!!!!
Axé,
obrigada sr. fernando pela resposta…mas nao entendo pq tantos mistérios…então outro ponto:vc acha certo ou errado uma pessoa querer fazer seus trabalhos somente se o santo primeiramente lhe der condições financeiras para fazê-lo ou vc tem q se virar para fazer a vontade do santo que quer comer isso e aquilo,coisas q as vezes nem em casa vc tem…e quando vc faz é obrigado e fazer festa e dar comida pro povo…pra aquele monte de gente q não tá nem aí pra vc nem pro seu santo e já chega perguntando: tem quantas caixas de cerveja???não satisfeitos costumam responder argg itaipava não só bebo antarctica…é feio ignorar essa festa e fazer interno somente com quem lhe convém???? obrigada…meus respeitos.
Renata,
Só se inicia para Orixá, virada no Orixá, caso contrário não se inicia. Iniciar-se acordada é um caso sério.
Cada casa tem um comportamento para feituras, festas, etc. Discordo de tudo que sua casa promove, porém, respeito.
Orixá está acima de tudo! dinheiro, posição social, festas, cervejas, cumilancia, etc, etc,…
Orixá é a minha religião!
Axé,
olá Axé a Tdos Gostaria de saber see uma pessoa que nunca recebeu ela pode se incorpora no ere na festa de ibiji ? e mais uma pergunta quais são os eres que veem na linha de nanã ?
Estou esperando resposta
AXé
Andréia,
Eu não acredito que seja um Erê, o que pode ser são as crianças de umbanda (eguns de criança). Nenhum erê vem na linha de Nanã. No candomblé o Erê é parte de Nanã, o que difere da Umbanda que várias entidades crianças podem vir nas linhas estabelecidas pela Umbanda.
Axé,
BOA NOITE GOSTARIA DE TIRA UMA DUVIDA EU TIVE UM SONHO COM SAO COSME E SAO DAMIAO E UMA AMIGA EU IA NA CASA DELA E ELA E A FILHA DELA ESTAVAM OGAMIZANDO UMA FESTA COM DOCINHOS E EU COMESAVA A AJUDA MAS OS DOCES QUE ERAM VERMELHO,AMARELO RENDIA MUITO GUANDO MAS EU TIMINUIA MAS ELE RENDIA NISSO EU PEGAVA UM CONJUNTO COM 3 TAMANHOS DE FERRO ESSA AMIGA EGAVA DA MINHA MAO E O SAO COSME E SAO DAMIAO E A FILHA DELA NÃO GOSTAVA E DENTRO DOS DOCINHOS TINHA UM PAPECINHO.E NO OUTRO DIA MEU MARIDO SONHOU QUE ESTAVA EU E ELE E OUTRO HOMEM EM UM MATO TENTANO COLOCAR 3 TACHINHOS COM CARURU E 3 VELAS PARA SAO COSME E SAO DAMIAO E ERA MUITO DIFICIL O QUE E ISSO ME FALE MUITO OBRIGADA
Baba Fernando,sua bênção.
O senhor é espetacular em suas respostas,tanto que nunca precisei fazer uma pergunta ao senhor. Parece que lê o meu pensamento e quando entro, tá lá a resposta que eu precisava,rs.
Mas o coió sempre entre linhas…kkkkk
Alafiá Baba
Alessandra nós não deciframos sonhos, este é um campo muito complexo pois lida com entendimentos e conceitos íntimos sobre religião, por isso não forecemos opinião sobre sonhos. espero que nos entenda. Tomeje
oi boa noite gostaria de saber se alguem conhce um blog que tenha videos de saida de ibeiji pois não achei nada na net obrigado
Boa Tarde a Todos….
Para quem respondeu dizendo que não conhece ninguém que seja deste orixá (Ibeji), me apresento a todos. Sou a Tati, da Oxum Pandá Ibedji….pertenço a nação Cabinda, amplamente difundida no Rio Grande do Sul.
Estou à disposição de todos.
Tatiana esta é uma discussão muito boa porque pode nos apresentar a um segmento pouco conhecido aqui no sudeste e talvez nas demais regiões. Uma questão que levanto é que quem falou, com certeza está se baseando em ketu ou outro segmento que cultue orixa,ms não levou em cosnideração o Cabinda. MAs eu queria entender o seguinte vc se apresenta como sendo de Oxum Panda Ibeji, o que exatamente revela este termo, pra mim é confuso entender, sem ofensa, ok? Mas pra mim que não conheco mesmo nada de Cabinda isso é estranho. Eu, por exemplo, sou de Ogum, de Ogunjá que é uma qualidade de Ogum, depois do Ogunjá não cabe mais nada, principalmente o nome de outro orixa, Ele, Ogunjá já é o todo, já é completo e indica que sou de Ogum da qualidade Jé ajá. Mas no caso que vc apresentou há um Orixa, que é a Oxum, depois vem o que parece ser a qualidade, que é Panda e depois disso vem o temo Ibeji. Pra nós Ibeji é um orixa disitinto, separado, então o que fica parecendo, pra nós que somos de ketu e assemelhados é que vc é de Oxum Panda, mas não fica claro onde entra o Ibeji neste assunto, se Ibeji é seu juntó ou se Ibeji é parte integrante desta qualidade específica. Vou tentar explicar de outra forma, é como se eu dissesse que sou de Ogunjá Ibeji, entende? Seria um Ogunjá com caracterísiticas infantis? Ou um Ogunjá subordinado ao orixa Ibeji? O Ibeje conforme está colocado nos parece meio deslocado neste sentido, deixando de ser independente pra virar uma qualidade de Panda, enfim pra mim é complicado mesmo, vc pode me ajudar neste rolo que é minha cabeça sobre este assutno?
Mas por outro lado se Ibeji vem como junto, se vc é de Oxum panda com Ibeji, aí continuamos sem ter mesmo notícias de alguém iniciadopra Ibeji, pois vc teria sido iniciada pra Oxum e não pra Ibeji, que seria o segundo orixa. Tô confuso rsrsrsrs Tomeje
Motumba!!
Baba fernando estou com uma duvida, na umbanda vira erês de crianças e no cambomble de tradição como funciona as festas infantis os ibejis viram e falam?
Outra duvida, qdo alguem vai dar a primeira obrigação na africa eles viram no erê para aprender varias coisas, no caso estes erês são ibejis?
Desde já obrigado!
toso,
As festas no candomblé é chamado de “Carurú de Ibejis”, Ibejis é fundamento de Axé das casas Ketu/Nagô. Orixás gêmeos e não dão incorporação, sua função é estabelecer equilíbrio, por isso, duplo. Em algumas casas, quando acontece de fazerem a festa de Ibeji, alguns zeladores chamam os erês de seus filhos para uma confraternização e distribuição de axés, que são as comidas secas de cada Orixá, fazendo assim uma representação universalizada do panteão dos Orixás africanos e, de certa forma, não deixa de ser um ebó providencial para própria casa em sí.
Axé,
Motumba!!
Baba fernando muito obrigado pela resposta, só mas uma duvida quando alguns zeladores chamam os eres de seus filhos este falam, brinca, atendem as pessoas.
asé;
Olá eu sou de Tawamim (oxossi), mesmo assim wunji esta sempre nos meus caminhos …kuase tudo na minha vida tem os 2… Wunjji kamona pafundi (wunji menino feliz)
qual o nome que posso dar pra um ere de oxossi sem ser ofázinho
obrigado bjs
lucas,
bilala, odézinho, jurití, marimbondo do mato, etc
Axé,
Meu nome é Anibal Werneck, formado em História e estudioso do Candomblé puramen te africano, deste modo gostaria de elucidar umas questões muito importantes relacionadas a esta religião que difere totalmente do Cristianismo. O Cristianismo é dualista, ou seja, tem dois mundos, um material e um espiritual, no Candomlé, oriundo da África, existe apenas um mundo, o sobrenatural não existe, os Orixás, por exemplo, estão no mesmo plano nosso, digamos, nas forças da Natureza, tanto assim que os percebemos através dos nossos sentidos. Outra questão interessante no Candomblé original é a idéia de Deus, não é essa idéia cristã de um ser poderoso transcendente, para o Candomblé Deus é está acima de qualquer idéia, aliás, devido a isso, não existe muita preocupação em relação a ele, é algo tão acima que foge à nossa compreensão, é algo que não ousamos incomodar, isso porque não há necessidade, no seu lugar estão os Orixás, que a propósito, não são os santos da Igreja Católica, como muita gente pensa. Saravá!
toso,
Isso mesmo, falam, brincam, dançam e comem muito!
Axé,
Olá boa tarde!
Gostaria de tirar uma dúvida, pretendo ser iniciada em novembro.
Mas eu tenho uma dificuldade para me alimentar.
É verdade que quando a pessoa não se alimenta durante o tempo de reclusão,na iniciação, o Zelador “chama” o Erê da pessoa para que ele se alimente,no lugar da pessoa?
isso procede?
E se for verdade,gostaria de saber,como se faz então com aquelas pessoas que não incorporam o Erê?
Obrigado,
parabens para todos do blog,ele ajuda a divulgar nossa religião.
Moli,
Converse esse assunto imediatamente com seu zalador, no candomblé ketu/Nagô, quem se inicia é você, o preceito é seu e não do Erê.
Boa sorte,
Axé.
Anibal se for de seu interesse, temos um espaço reservado aos leitores,onde o objetivo principal é publicar os textos inéditos dos leitores, telvez vc tenha material e queira partilhar com nosso leitores. Tomeje
Motumbá…
Tenho uma Duvida…
Por exemplo se o orixá da pessoa for uma Yaba mulher, o Erê dessa pessoa vai ser uma erê feminina também ou nescessariamente não???
Axé!!!!
Dandara,
“Normalmente” o Erê acompanha o Orixá, se feminino Erê feminino, se masculino Erê masculino.
Axé,
Muitíssimo grato por tudo de bom! Amém!…
Motumbá Fernando
Muito Obrigado
Axé
Boas, é possivel ter como pai de cabeça principal Ibeijis ?
Fred este é um assunto polemico, há tradições e axé que dizem que sim e outros que dizem que não e todos eles fundamentam suas respostas. Eu emparticular sou da turma do “não” porque aprendi assim, aprendi que são energias que podem ser colaboradoras mas não donos de ori pois são sempre “divididas” acho que a explicação nãoé bem assim, mas não posso tb falar demais, me perdoe e espero que alguém te explique melhor que eu. Tomeje
entao alguem pode ter ibeji como orixa da cabeça??
pensava que ibeji era o mesmo que erê…
gostaria que me esclarecessem..
axé!
estou confusa sobre um assunto!!!um Erê bebe bebida alcolica??
Marianna e Cleide,
Definitivamente Ibeji não é Orixá de cabeça de ninguém, pois são Orixás gemeos que compõe o Axé das casas de ketu. Não confundir com Erê que é uma dividade infantil ligada ao Orixá da pessoa. Erê não bebe bebida alcóolica de forma alguma.
Axé,
ok, ibeji nao sao orixas da cabeça de ngm entao pq no post tem o tópico caracteristicas dos filhos de ibeji?
obrigada por sempre responderem mhs perguntas.
axé!
Olá Mariana
Se vc subir um pouco verá um comentário do Nelson sobre essa sua dúvida, existem tradições que colcoam Ibeji como orixá de cabeça e outras não, na maioria das casas ele não é feito.
Axé
Olá!
Gostaria de sua permissão para postar esse artigo no meu blog: http://arteseyoga.blogspot.com/
Sem mais, obrigada!
Que a Luz te ilumine sempre!
Dila, vc pode utilizar os textos sim, fica a vontade, mas, por favor, mantenha a fonte. Grande axé pra vc e obrigado. Eu visitei seu blog e gostei muito. Tomeje
Mariana,
As caracterpisticas dos filhos “regidos” por Ibeiji é uma coisa, iniciar pessoas para Ibeiji é outra completamente diferente. Faltou esse detalhe no texto.
Por exemplo: Uma pessoa pode ser regida por Exú e se iniciar para Ogun.
Pode ser regida para Odudua e ser iniciado para Oxaguiã.
Pode ser regido pra um orixá e se iniciar para outro, aquele que se apresenta na essência.
Axé,
Olá tenho uma dúvida em relação ao que sinto quando estou perto da imagem dos ibejis sinto fortes arrepios que vem dos braços até as pernas e os sentimentos se misturam uma hora sinto vontade de chorar e outra vontade de rir , chego a dá gargalhadas parece até uma boba rindo sozinha.
Hellóa não há como dizer do que se trata, mas se vc se sente bem e feliz, grude-se nas imagens rsrsrsrs e ria muito, seja feliz sempe rsrsrsrsrsrs. Tomeje
rsrsrsrs realmente Nelson é muito bom o que eu sinto. Obrigada rsrsrsrs
Olá gostaria de saber um pouco sobre a ere Laura Mais conhecida como LaLinha sou de nanã com Ogum … Tem aver ?
Se puderem me dizer mais sobre essa ere Estarei Agradecida !
Nelson Souza essa pergunta é pra você:
Fiz o bori e depois de 1 semana fiz o Santo
Mas não completei ou melhor não terminei
Pois meu orixa não permitiu o termino
Meu orixa é Yemanjá Sabá
Hoje faz 10 meses que tudo aconteceu
Minha pergunta fiz o Santo ou não ?
Carmem,
Por que sua Yemanjá interrompeu a obrigação? Até onde você foi? tem muitas atenuantes a considerar. Não posso lhe responder se fez santo ou não. O que aconteceu?
Axé,
Fernando obrigada pelo carinho e atenção
Vou tentar explicar melhor o que aconteceu
Quando procurei o Candomblé foi pra agradecer
ao Pai de Santo por uma ajuda espiritual por telefone
a um amigo meu , ao adentrar ao Barracão fiquei
bolada e o Pai de Santo me falou que eu tinha que fazer
o Santo , pois meu caso era delicado e eu estava muito atrasada espiritual mente
Só que eu era da Umbanda e eu tenho uma mediunidade
com todos os dons que vc possa imaginar e perante o
Candomblé isso é errado e eu estava aprendendo a
controlar a minha mediunidade com o Pai de Santo
Quanto até que ponto eu fiz o Santo , digamos de 1 à 10 , eu fiz 1
E o Pai de Santo , fez todo um trabalho comigo depois, com vários trabalhos pra firmar a minha cabeça ,mas até hoje sem grandes sucessos em relação a escutar e ver tudo , pode me ajudar , pois estou aqui relatando chorando muito, relatar assim , faz eu lembrar do quanto eu queria ter feito tudo , pois amo meu orixa, abraços
Dayane este nome não tem realção com Nanã NO CANDOMBLÉ, não posso te afirmar isso em umbanda. MAs no candomblé o nome semrpe tem relação com o orixa ou com elementos simbolos do orixa dono od ori. Tomeje
Fernando leu a minha resposta, me responda por favor , abraços
oie
Eu queria saber se
meu ee pode vira em mim.
pois tenho amigos q pode
vira,mas tenho vergonha de pede a eles
que mim ajude.
alex,
Fale com seu zelador ou um zelador, só ele poderá lhe ajudar, não tenha vergonha.
Axé,
Registrando minha presença.
Muito axé.
Ibeji é o Orixá-Criança, em realidade, duas divindades gémeas infantis, ligadas a todos os orixás e seres humanos.
Por serem gémeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.
Ibeji na nação Ketu, ou Vunji nas nações Angola e Congo. É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria; a sua regência está ligada à infância.
Ibeji está presente em todos os rituais do Candomblé pois, assim como Exú, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com as suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma Casa de Santo. É o Orixá que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança. A sua determinação é tomar conta do bebé até à adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.
Ibeji é tudo o que existe de bom, belo e puro; uma criança pode-nos mostrar o seu sorriso, a sua alegria, a sua felicidade, o seu falar, os seus olhos brilhantes. Na natureza, a beleza do canto dos pássaros, nas evoluções durante o voo das aves, na beleza e perfume das flores.
A criança que temos dentro de nós, as recordações da infância. Feche os olhos e lembre-se de um momento feliz, de uma travessura, e você estará a viver ou revivendo uma lenda deste Orixá. Pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu na nossa infância, foi regido, gerado e administrado por Ibeji. Portanto, Ibeji já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós, seres humanos, vivemos.
A lenda e a história de Ibeji, acontece a cada momento feliz de uma criança. Ao menos para manter vivo este importante Orixá, procure dar felicidade a uma criança. Faça você mesmo o encantamento de Ibeji. É fácil: faça gerar dentro de si a felicidade de estar vivo. Transmita esta felicidade, contagie o seu próximo com ela. Encante Ibeji com a magia do sorriso, com o amor de uma criança. E seja Ibeji, feliz!
Características dos filhos de Ibeji
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revela-se no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia.
Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e uma certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, às vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em seu torno a princípios simplistas como “gosta de mim – não gosta de mim”. Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade.
Ao mesmo tempo, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianças, em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das actividades desportivas, sociais e das festas.
MEU FILHO DE TRES ANOS É DE XANGO DE IBEJI,ELE É FEITO NO SANTO,USOU DOIS QUELE UM DE XANGO E OUTRO DE IBEJI, E O XANGO DA CASA DE O NOME DO ORIXA DELE E TODO MUNDO VELHO DE SANTO VIROU PORQ SERA VC DISSE QUE NÃO EXISTE ,POR FAVOR ME RESPONDA .
Dani de que segmento vc é? Pois no ketu não existe Xango de Ibeji. Tomeje
Eu sou filho deste Oxirá, eu realmente me acho uma criança, mais falo com orgulho. Sim, sou Geminiano… E como disse aí, ele acompanha a criança até a adolescencia… Para minha sorte vim conhece-lo antes dos meus 14 anos!
Boa noite a todos.
Passo a relatar um sonho que minha filha teve, ficamos muito impressionadas mas nao temos, no momento, a quem recorrer, por isso peço ajuda de todos voces. Minha filha sonhou que estavamos num enterro – eu, ela a zeladora – e uma senhora vestida de roxo, uma egbome de Nana – ela sabia disso. Eram dois caixoes. Em dado momento, a senhora desaparece aa Zeladora da minha filha se transforma nessa senhora, que fala: “a partir de agora eu sou a sua mameto.(minha filha é iniciada de Omulu no Omoloko). Qdo a senhora diz isso, minha filha rebate, dizendo que nao, que a zeladora dela era a …… . Só que ninguem conhecia mais a …..,nem eu.O sonho muda e eu estou grávida de gemeos e eu morro no parto, dando a luz a dois bonecos gemeos, de madeira e cobertos de piche e ela, junto com a nova zeladora têm que cuidar desses bonecos, pois diziam a ela que os bebes estavam dentro dos bonecos e que em determinado momento, eles iriam sair.
A zeladora de minha filha é de Oxum.
Acho que sou filha de ibeji, sei que sou protegida por são cosme e damião, como faço pra ter a certeza de meu orixá?
Alanna Ibeje é um orixa e São Cosme é um santo católico, não misturemos nem tenhamos entendimentos equivocados. Para saber seu orixa o ideal no candomblé é um bom jogo de búzios e na umbanda o ideal é uma boa consulta com o guia do terreiro. Tipo fisico, horoscopo, simaptia com este ou aquele orixa não garantem que vc seja filho do orixa em questão. Tomeje
O que um ere de candomble pode comer? Depende do orixa ou pode comer uma macarronada com frutos do mnar? Acho estranho isso.
anna,
Erê come comida de Orixá se assim for lhe dada essa educação, e assim tem que ser e aprendem o que podem e o que não podem comer.
Observo hoje em dia que estão dando aos erês comidas normais, além da tal macarronada com frutos do mar…
Axé,
Bom,eu adoro e amo a minha religiao,não a trocaria por nada,mas ainda hj por mais campos informativos que tenhamos é complicado aprender e entender todos os seus fundamentos.
Pq ainda nao é possivel saber em português o que dizem as rezas?
Eu consegui baixar da internet,um ”troço” que traduz de nago para português,mas nao tenho certeza se é verdade ou mentira!
Axé
Luciele o problema é estão todos preocupados em aprender religião como se aprende qualquer matéria de colégio e não é asim que se aprende, a vivencia é o fundamento principal da religião. Ainda estes dias eu fiquei todo feliz porque a minha Yá me deu uma dica, uma palavra, que traduzida me permitiu entender muito melhor uma cantiga inteira. Aqui no RJ o Cetrab.org.br tem um trabalho bem interessante com cursos de cantiga. Porém antes de qualquer aprendizado, deveríamos ter uma boa noção de história da vinda dos escravos pra o Brasil, isso facilitaria o entendimento de que na África haviam dezenas ou centenas de etinias e dialetos diferentes que foram agrupados e receberam o mesmo nome para designar estas linguas que em muito casos são diferentes, como o Yorubá, que na realidade é o grupamento de diversas etinias. Então, é preciso estudar a cultura dos povos que vieram pra cá. Tomeje
ola eu gostaria de saber o orixa de cabeça ..a data do meu aniversario é 28/04/92 e do meu namorado é 01/06/82 e se os nosso orixas se batem ou naum é conbinaçao emtre eles obrigado e axe para todos
Erik como vc pode ver no nosso trabalho, nós não fazemos consulta via net e nem tremos este trabalho de avaliar compatibilidades amorosas. Nosso foco é discutir e informar os leitores/irmãos trazendo informação sobre a religião e dando apoio no que for possível dentro destes limites. Para saber seu orixa, no candomblé, o caminho é um bom jogo de búzios presencial e numa boa casa de axé. Axé Tomeje
Boa tarde
sou Rodrigo naves, professor de filosfia e musicalização infantil e trabalh em varginha e sao paulo na puc. trabalho com um grupo ecumenico. estou confeccionando um cd inter-religioso infantil ( CRIANÇAS DO MUNDO QUE FALAM COM DEUS), GOSTARI DE OBTER MAIS INFORMAÇÃO sobre orunmilá e se vocês tem uma oração de criança para que eu possa compor em cima desta oração e se possivel me responda no meu email. obrigado a todos.
paz, bem e um pouco de justiça!
Rodrigo, parabens pelo trabalho,é extrema importancia para as religiões esta convivenvia pacífica entre as crianças, parabens. Talvez no site cetrab.org.br ou com o prof, José Flavio Pessoa de Barros vc encontre boas dicas e ajuda. Tomeje
Yole quando falamos de Ere estamos falando de candomblé, na umbanda existem as “crianças”, não confunda. Sei que no seu comentário não fez referencia a umbanda, mas quando deparo com perguntas assim, sempre vejo um pouco do entendimento da umbanda nela. Talvez nãos eja o seu caso, msa não custa falar, né rsrsrs? Mas vamos lá. Erê não tem idade, ou melhor tem a idade do orixa. Ere é uma face do orixa e uma interfaçe entre vc e o orixa. O jeito infantilizado não significa que sejam crianças. Tomeje
eu quero saber eu sou criança e tenho medo de ser equede. ser equede é bom ou ruim?
Lindsay como vc é criança ainda eu acho que o melhor é que vc seja abiã (aquele que não foi iniciado), só assim é que poderá haver certeza de que vc é ekedji de fato, já soube de várias pessoas que foram indicadas ekedjis e depois viraram de orixa, então a certeza só vem mesmo sendo abiã numa boa casa de axé. Mas ser ekedji é tudo de lindo. é uma responsabildiade grande sim, mas se vc for ekedji não há do que ter medo. Seja feliz antes de tudo. seja muito feliz. Tomeje
muito legal obrigada mesmo por esse post
ola eu tenho yemanja e eu quero seber quanto que o senhor custua para sair de obrigação o senhor me responde por amor de oxalaguiã
Anderson o que vc quer saber de fato. Não entendi, pode melhorar a pergunta ou ser mais específico? Axé, Tomeje
Boa tarde
Quando uma pessoa de Umbanda que encorpora com Erê, que todos sabemos ter tido uma vida terrena, como pude presenciar em alguns casos de Umbanda eles contarem como foi sua vida e como morreram, possuem nomes comuns, como Joaninha, Joãozinho, Chiquinho, Mariazinha e assim por diante, derrepente, por qualquer motivo que seja essa mesma pessoa passa a frequentar o Candomblé, como fica essa entidade, tendo em vist que os Erês (se assim podemos chamar) no candomblé são como Baba Tomege disse, a face do Orisá, e não é pq falam infantilizados são verdadeiramente crianças, não tiveram vidas anteriores?????
Grata
Penha
Penha a confusão já começa pelo uso de termos equivocados em segmentos distintos que de certo vão desaguar em confusões ainda maiores logo a frente. A questão do ere vc já respondeu, ere não teve vida, criança teve vida. A minha visão sobre este assunto de alguém que migra da umbanda para o candomblé é a seguinte. Ou a pessoa se adapta a uma casa que não tenha este culto, ou procura uma casa onde haja o culto a entidades, o que esta pessoa não pode e não deveira fazer é abidicar de suas entidades da umbanda. Não vejo motivos pra isso. Axé, Tomeje
Anderson,
Aqui no blog não comercializamos obrigação, o que mais desmistificamos aqui é esse comércio desenfreado e assustador. Aprenda a religião, procure uma boa casa de raiz e se intere melhor.
Axé,
Muito bom dia a todos!!
Obrigada Baba Tomege pela resposta, mas o que eu queria saber na verdade é como fica esse “erê”, se ele tem uma história espiritual…. quando ele passar para o candomblé o que acontece, ele não vem mais e quem vem é o Erê do Orixá ou ele é doutrinado? se é que é possivel isso…
Grata
Penha
Penha,
Criança na Umbanda não é o Erê do candomblé. Ambos são bem distintos, então não tem migração alguma.
Erê do candomblé acompanha o Orixá e seus elementos de fundamento, não é assentado (como alguns inventam) ele é a energia primitiva, infantil. Não confundir com os Orixás Ibejis (gemeos) que participam e integram os fundamentos do Ketu/Nagô.
Crianças de Umbanda são eguns de luz que, para trabalharem precisam de doutrina, assim como catiços, caboclos e preto-velhos, que fazem caridade.
Axé,
sonhei a algubs dias atraz com este menino azul sem saber que existia algo parecido na umbanda entao fiquei inquieta procurando por respostas e agora pude ver que ele realmente existe. no meu sonho ele tentava sair de dentro de mim como num ato de possessao. achei muito estranho isso mais no fim do ritual do meu sonho ele permaceu dentro de mim. o que sera que quer dizer este sonho sera que alguem seria capaz de interpretar?. sera que este orixa rege minha vida? ficaria grata por uma resposta.
Ana paula, luzes e cores estão sim, ligadas as energias do Alto.
Porém, decifrar sonhos é complicado demais, principalmente pela net.
Vc teve uma visão, ótimo, agora vc tem que investigar atravéz de um jogo, não diga nada na hora do jogo e deixe o jogo discorrer, caso não pareça a informação a respeito desta visão/sonho, peça para a pessoas investigar e ver se realmente existe alguma coisa de concreto nesta história.
Nosso Ori (cabeça), faz montagens inimagináveis (sonhos) e ficamos realmente com a ‘pulga’ atraz da orelha sobre certos ‘avisos’.
Ire o.
sou filha de aganju na nação e meu assentamento era um ocutá pequeno que só é aceito p/feitura de ibeji.foi feito um aganju e o primeiro assentamento recebeu uma oxum de ibeji como faço para que meu primeiro e o atual assentamento se sintam tão amados ambos por mim sem desprestigiar a nenhum,sinto uma imensa necessidade dessa confirmação pois fico com receio de desprestigiá-los.
madreris,
Somente atravéz de um jogo de búzios para acertar seus assentaentos e ver os Okutás corretos.
Axé,
Gostaria de jogar tem um endereço p/me dar?
Boa Tarde
Gostaria que me esclarecessem algo se possivel.
Desde à 2 meses que sonho com crianças, ou bebés abandonados que eu fico com eles, ou crianças pequenas que os pais não conseguem “domar” e eu tomo conta deles. A par deste sonho, sonho também com cachorros. às vezes sonho com os dois juntos, mas há sempre alegria.
Minha mãe de santo disse me que isso poderia tar haver com o facto de eu ser filha de Oxum. Maria Padilha mandou me fazer uma oferta às crianças, tantos suspiros quantos anos de idade. Suspiros são uns bolos que vocês chamam de merengues.
Será que algum de vós me poderia se haverá outra explicação?
Cidália,
Sonhar com crianças é bom, ainda mais tomando conta e ajudando, os cachorros são a sua defesa. Não se questione tanto, isso passa, nosso sub-consciênte imagina e nos leva a devaneios muitas vezes, noutras, mergulha em sonhos perdidos, esparramados no passado, etc.
Axé,
madreris,
Precisamos saber de onde que você é para poder indicar um bom jogo de búzios.
Axé,
Peço imensa desculpa mas tenho mais uma duvida. Eu frequentei um terreiro que era uma mistura de umbanda com candomblé.
Depois de ter feito o bori afastei me porque a ligação que tinha com o terreiro acabei por perder.
Uma coisa que sempre me causou estranheza foi o facto do meu pai de santo quase me forçar a ir a giras para incorporar. A primeira vez que se deu a incorporação foi no dia que sai de roncó e numa gira de Zé Pelintra e senti me muito mal.
Será possivel que a insistência do meu pai de santo estivesse relacionada com o facto de que as energia de nós dois juntas criassem uma energia muito forte?
Obrigado
Axé
Cidália, seu pai é meio louco?
Ninguém força ninguém a nada.
Essa coisa de pai de santo se intitular Deus, acaba com minha paciência.
Energia, orisá ou o que tiver que rodar na sua cabeça, vem quando há uma interação, vc pode invocar e nada acontecer, isto é respeito e sabedoria.
A força invisivel não nos mostra o seu verdadeiro poder, mas parece que tem gente que vive querendo duelar com elas.
Não sei o que vc estava fazendo no Ilé Iku, roncó, mas pode ser que a energia emanada por este oro de Esù não tenha lhe feito muito bem, não pelo encantado, mas pelo que pairava no ar.
Não se sai de um Ilè Ikù direto para um oro desses.
Cuidado com essas misturas de Candomblè com sei lá o que, geralmente não acaba bem.
Ire o.
Eu tenho mediunidade e num espaço de 2 semanas a minha vida desmoronou.
Ele dizia me que era minha mãe oxum a cobrar e por isso tinha de fazer bori, e depois iria se seguir a feitura.
Cidália, òrisá não pede Bori, quem pede Bori e seu òrísá chamado Ori, individual e o mais importante, somente ele através do jogo pode determinar um bori e dizer o que quer, entre bichos, comidas e etc…
Iniciação é outra coisa, Òsun, pode estar lhe indicando o caminho para que sua vida mude, para melhor é claro, e vc consiga bençãos que somente após a iniciação vc vai alcançar.
Obrigada, não faça nada!
Vc não é obrigada a nada, seu Ori é soberano, òrìsá não destroi a vida de ninguém, apenas deixamos de ganhar ou seguiremos no caminho errado sem a sua ajuda.
Ire o.
Tenho uma pergunta para fazer: As crianças da linha de candomblé gostam de se pintar de pemba?
axé!!
tenho uma duvida: as crianças de candomblé gostam de se pintar de pemba?
axé!!!!!
João, se for uma brincadeira, tudo bem.
A pemba é um giz, Efun é outra coisa…
Já vi coisas piores, esses Eres aprontam mesmo.
Ire o.
Minha erê deu o nome de ondinha, porem percebi alguns olhares maldando o nome dado por ela.
Sou filha de yemonja gunté, e gostraia de saber se existe algo errado com esse nome da minha erê?
Agradeço sua atenção.
Esse site é magnifico. parabens
Motumbá.
erika,
O mais importante é sabe se seu zelador está de acôrdo.
Axé,
Bom dia
Motumbá
Meu zelador nao questionou, porem c me entende neh, vc ouvir cochichos sobre isso se torna chato….
e me deixa insegura, porisso gostaria de suas opinioes…Claro se for possivel.
ate mais .
axe
erika,
A maioria do Erês de ketu, tem seu nome relacionado ao Orixá e sua energia, e um Erê de Yemanjá ser chamado de ondinha não há nada demais,cabe ao zelador ratificar esse nome como se fôsse um batismo.
Axé,
Querido fernando
Motumbá
Obrigado pela resposta ja falei com meu baba e ele diz que é coisa de minha kbça, minha ere é Ondinha e pronto….
Mais uma vez agradeço nao so a vc com ao site por sempre nos ajudar a esclarecer nossas duvidas
colofe babá.
pai FERNANDO presiso de sua ajuda .
fui numa saida de iaô.na ora de gritar a dijinda,o erê gritou…..
no iaô de omolu critou OIRÉ
a iaô de iemanja critou KODÉ
o babalaorixa dessa feitua nao reconhesse essas dijinda.e ainda esta com os iaô no ronco e nao pode retiralos ate ele ter serteza que ela é de iemanja, ele de omolu,e se essa dijida é verdadeira.
o baba que esta iniciando esses iaôs. me pediu se eu conhecia outro pai de candomble,
disse que sim ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
entao perguntoao senhor se essas dijindas estao sertas?.
sua opiniao é muito importante….e vai ajudar muito….
obrigado desde já .
colofe
esquesi pai fernado esses iaôs estao sendo iniciado en keto.
Bruno, peça as pessoas recolhidas para irem pra casa e fazerem tudo de novo com alguém que saiba o que é nossa religião.
Não tem orisá, nem ere e nem “babalorisa’ nesta história.
Se ele que raspou não sabe…
Gente cuidado com quem vcs entregam o destino de suas vidas.
Ire o.
Motumbá!
Boa tarde à todos!
Faz tempo que leio tudo por aqui desde os tópicos de cada orixá até os diálogos entre vcs e todas as pessoas que lhes escrevem.
Sou Dofona de Omolu (Ketu), fui iniciada em fevereiro desse ano, em um barco de 5 pessoas a quarta (Fomotinha) é minha filha de 2 anos (ela tem paralisia cerebral grave).
Eu li tudo sobre as perguntas e respostas, sobre a grande diferença entre Ibejis, erês, crianças e cosme e damião. E estou cada vez mais satisfeita com tudo que estou aprendendo aqui.
Quero dividir uma situação com vcs… A minha filha é de Yemanjá no dia do Orô, entre tudo usado na sua feitura, um peixe muito grande por sinal, foi dado, já depois de feito os preceitos e procedimentos secretos da religião, como minha filha é um bebe e tem essa paralisia, a Yemanjá de uma irmã nossa que deu o oruncó da Yemanjá da minha filha com ela nos braços… No exato momento em que Eruya gritou oruncó minha filhinha que nem senta, sem segura o pesço, ergueu os dois braços e fechou os olhos, deu um leve suspiro e peixe que foi usado (“já sem vida”) pulou de um lado para o outro…. Foi maravilhoso…
O Erê da minha filha chamasse Conchinha, a nossa Zeladora deu esse nome, pois no período que permanecemos recolhidas ela sonhou com o Erê dizendo o nome e se atentou pois disse que no sonho ela O Erê aparecia bem diferente de tudo que ela já viu… como se fosse “um vermesinho” “um ser novo”….assim como se fosse um ser em desenvolvimento tanto espiritual como na matéria… como um bebe com poucos meses de gestação…
Nossa Zeladora também disse que além da Conchinha ser mensageira da Yemanjá da minha filha ela também aprenderá tudo tanto espiritual como materialmente, para ensinar a minha pequena…
Hoje minha filha faz fisioterapia… e chorava muito em alguns movimentos que são feitos com ela… então passei a chamar Conchinha na hora e ela agora faz as fisioterapias sem chorar….
Espero que gostem dessa história que acreditem não é de pescador… e sim um fato… de amor e fé…
Eeeepááááá òrìsá.
Òrísá é verdade no coração e na pureza.
Yemonjá senhora dos segredos das águas profundas de Olokun.
Epá Iyá mi Iagbá.
Ase kosi ku.
Ase Kosi aarun.
Asé kosi dinon.
Ire o.
Olá…
Certa vez fui à uma casa de axé fazer uma consulta por meio dos búzios…
E a mãe-de-santo, entre muitas coisas, que realmente coincidiram, me disse que eu era filha de Ibeji [ Ela havia dito “Ibejê” (creio que se trate do mesmo orixá)]. Porém lendo os posts dessa página, vi que não se faz feitura de Ibeji, por ser orixás gêmeos. Então eu me pergunto: Nesse caso, como me disseram que sou filha de Ibeji, eu não poderia fazer meu santo?
Muito obrigada desde já, Um beijo e um sorriso à todos
;)*
Gabriela,
No ketu/Nagô não se inicia ninguém para Ibeji, justamente por que o orô deles não pode ser dividido, tem que ser junto e sem predileção. Tudo é duplo sem excessão alguma. O que pode ter acontecido é que Ibeji lhe truxe um recado e o olhador não soube interpretar.
Aconselho a fazer outro jogo em outra casa com mais propriedade.
Axé.
Pessoal é o seguinte: desde criança sempre vi pessoas desencarnadas e sofri muito com espíritos malígnos. Há três anos eu não aguentando mais fui procurar ajuda com uma mãe de santo que muito gosto e me ajudou a melhorar a minha vida espiritual.Mas eu sempre aparecia somente para fazer alguns trabalhos, participava de festas esporadicamente e nunca segui os mandamentos.
Ocorre que, tenho dores horríveis de cabeça, quase enlouqueci e minha mãe de santo diz que é o meu orixá cobrando o meu ori. Só que infelizmente eu não quero firmar um compromisso e raspar. Ela me disse que eu tinha que fazer pelo menos um buri, se eu não pudesse ao menos fazer uma festa a beiji. Mas aí é que está uma das minhas dúvidas, se fosse realmente do bem (pessoal me desculpem a sinceridade, mas é sem maldade que escrevo) o meu orixá não faria isso comigo.
Estou pensando em fazer a festa beiji, só que a minha mãe de santo informou que eu teria que ficar em casa enquanto uma pessoa que muito me ama iria participar da festa. Pesquisei na net e vi que essa festa é de iniciação, é verdade?
O meu medo é colocar uma pessoa que amo em uma iniciação, se não, colocar a mim mesma em uma iniciação da qual eu não tenho certeza que quero.
Gostaria que me confirmassem e esclarecessem as minhas dúvidas.
Muito obrigada.
Leles, procure alguém que realmente saiba o que vai fazer.
Festa de Ibeji, vc não vai, manda alguém no seu lugar, que confusão que estão fazendo, vamos deixar de folclore e fazer o que tem que ser feito.
A vida é uma guerra e temos que guerrear, saia da ociosidade e vá ver o que realmente está acontecendo.
Por este caminho que vc foi não vai dar em nada.
Ire o.
Obrigada da Ilha, é o que irei fazer…sair do ócio.
Kolofé….Sempre me dá um nó na cabeça….Existe diferença entre Ibeji, Erê e musso??? Grata.
suzy sou do dia 27/05/62 e gostaria de saber meu pai de cabeça e minha mae,sei que tenho uma cigana ou pomba gira vou ser muito grata com vocês!bjssssa,espero resposta este site é maravilhoso e interesante.
Suzy, não se usa data de nascimento para saber o seu òrìsá, vc tem que fazer um jogo para saber esta informação, mas saiba que nada pode ser dito concretamente, pois é uma fase de muita oscilação energetica na cabeça do abian.
Ire o.
Suzy, somente fazendo um jogo de buzios.
Ire o.
Olha sou de Nãnã e carrego Ibeji mais sou de gêmeos m explique aí ?
newcarinho@hotmail.com
m adc aí galera do babado sou de Salvador
á terra afrooo
Bahia
AXÉ Oxum
Nellmah, vc é inicada de òrìsá?
Se vc não for não podemos afirmar esta configuração de òrìsás na sua vida.
Não usamos horoscopo para nosso trabalho de divinação.
Àse.
juliana.
gostaria de saber qual orixa
pertence o ere doum.
Juliana, Doun não é ere, ere é entidade de candomblé, Doun é espirito da falange de beijada na Umbanda.
Não existe este caminho para entidades de Umbanda.
Ire o.
Brigada, eu precisei disso para o meu trabalho de Ensino Religoso da escola (:
Bom dia ! Poderiam me dar uma informação se possivel ?
Estava na internet vendo como sempre assuntos relacionados à Umbanda em especial sobre Cosme, Damião e Doum. Encontrei em um site a seguinte informação:
A denominação “Yori” atribuída à Falange das “Crianças” da Umbanda e cujos “patronos” são São Cosme e São Damião, havia eclipsado os Gêmeos Sagrados Ibeji, chamados Taiwo e Kehinde. Também os Ere e os Tobossi africanos haviam sido sincretizados no terceiro gêmeo africano – Idowu – aquele que, na Umbanda, é conhecido por “Doum”.
Você conseguiria verificar a veracidade desta informação? Digo principalmente relacionado ao Idowu?
Obrigado.
Abraços, Luciano
Luciano,
Todos foram sincretizados na Umbanda para seus espíritos, pricipalmente Idowú que é o mais conhecido por Doun.
Temos liturgia para Ibejis e Idowú.
Axé.
Pai Fernando,
Obrigado pela orientação e atenção de sempre !
Abraços, Axé !!!
Primeiro quero dar meus parabens pelo site e dizer que sou super fã de voces mesmo sem conhecer voces não estou puxando o saco. Gostaria de saber se não se inicia pessoas para Ere
Bruno, obrigado pelas palavras de carinho.
Não se inicia em ere.
Àse.
Olá a todos
Como alguns comentários que vi aqui,fiz um jogo de búzios para saber o nomes dos orixás, o que me chamou atenção foi o nome do ere, chama Alabá, ja foi mencionado nesse blog, ele ja desceu algumas vezes, mas não pude mais ir nessa casa de umbanda, mas gostaria de saber se alguém conhece mais sobre esse menino,pois tenho curiosidade. Aqui em Mg, coheci uma pessoa que trabalhava com um ere desse nome, mas na me deu informação, casa vez aumenta a curiosidade.
Se alguem puder ajudar. Agradesço
Axé a todos!!!
Guilherme,
Este nome no Yorubá é uma referência a uma pessoa idosa, daí chamamos de Alàgbá (ansião). Não relaciona com um erê, talvez tenha outro sigificado, se não condizer com seu Orixá o nome pode ser acertado.
Axé.
Li um livro que falava a respeito das características dos filhos de Vunji. mas se VUnji não é assentado na cabeça de ninguém, de onde arrancaram estas características?
Lindemberg,
Tem pessoas que nascem e trazem características do Orixá, entre eles estão Ibeji e Exú, porém, a liturgia iniciática é entregue a outro Orixá. Nem todos pensam assim, esse é meu aprendizado e entendimento sobre as energias que contemplam o Orí humano.
Axé.
Motumba!
Estou com algumas duvidas peço ajuda aos mais velhos.
1º – Como é a festa de êres nos condombles tradicionais?
2º – Os êres são orixas(ibejis) ou entidades digo porque eles falam em portugues e tem nomes como aninha, aguiazinha, foguinho.
3º – Se são orixas existem canções para eles em yoruba e onde eu posso encontrar
Obrigado
Axé
Cesar
Cesar, as festas de Eres são precedidas em alguns casos de sacrificios e rezas e depois a festa propriamente dita no barracão, com doces, comidas e muita alegria.
Os eres não são ao pé da letra òrìsá, são energias ligadas aos òrìsás, sua verdadeira função dentro da cadeia espiritual ainda é cercada de muito mistério. Os nomes são dados conforme o enredo de òrìsá da pessoa em questão. Osòósi, pode ser flexinha, azulão e etc…
Existem canções de Ibeji, muitas delas estão espalhadas por alguns blogs na net, não existe um trabalho especifico e direcionado para este òrìsá, em África vc encontrará muitos trabalhos de Ibeji, mas aqui no Brasil eu ainda não encontrei, como eu disse são textos e canções soltas, com todo mundo copiando todo mundo.
Ire o.
Obrigado pela resposta baba da ilha
Axé
Erê no Candomblé é algo distinto de erê (criança) em Umbanda? Sendo que é comum ver algum filho de santo ou alguém que se inicia em nação receber um erê… Fiquei horrorizado quando vi um erê numa pessoa raspada em ketu falar palavras de baixo calão. ISSO É NORMAL? Erê (criança) na umbanda é apenas um catiço, um espírito infantil e no candomblé, um Orisá? Sei que existe IBEJI, um duo, contudo naturalmente este não se faz, ou seja algo inexequivel na cabeça de alguém, onde pode predominar caso de iniciação, OYÁ ou talvez IEMONJÁ. Agora, até na Umbada, quando se fala em festa de erê, cultua-se Ibejada, que vem de IBEJI.
Outra dúvida, há controvérsia no que diz respeito ao culto aos Orixás em Umbanda. Alguns dizem que umbandistas jamais recebem orisá. NA umbanda, somente atuam os falangeiros; catiços da linha de caboclos. MAS, se é possível que alguém possa receber um Orixá, com toda sua luz e força, no candomblé, deve ser este ums super-homem, é meu modo de pensar, e de muitos. Eu acredito no culto aos ORIXÁS na umbanda, apenas, concluo que um candomblecista está intrinsecamente ligado ao seu orisá em virtude da feitura, da iniciação. E, QUE NA UMBANDA, o adepto (filho de santo ou médium umbandista, não está intrinsecamente ligado ao seu orisá, por não ter sido iniciado, por estar como que com seu “canal aberto”, daí receber a irradiação de mais de um orisá, de cada vez, naturalmente. MAS, e acredito que um umbandista possa receber a irradiação, sentir a vibração de um orisá, ainda que nã seja na profundidade como se dá aos candomblecistas; sou umbandista, mas sou amantíssimo de candomblé, meu orisá é Ògún, ogunjá, só não sou feito; na umbanda, passei por camarinha (omolokô, precisamente) e sinto a presença de Ogum viva em mim. Nao acredito em Ogum de Umbanda ou Ogum de nação, creio em Ogum, ainda que distingua a forma de culto de cada vertente religiosa. Asé.
Bom como o babalorisá disse em sua postagem ut supra, os erês não são propriamente orixás, e, evidentemente que não, tanto na umbanda quanto em nação erês, com suas características pr´prias, são catiços; no candomblé ketu também se cultua catiço, porque se não é orixá propriamente, não é divindade, se não é divindade, é entidade, e, se é entidade, é catiço, já que não existe semi-divindade.
André Araújo,
Não foi isso que o Da ilha quis falar.
A parcela de vida terrena cultuada dentro do Candomblé está associado ao culto à ancestralidade, ao culto a babá Egun, pois, segundo o que eu vivo escutando dentro do culto, a energia de Egun não se associa a energia de orixá. É como dois polos diferentes: divergem na energia e se complementam no contexto geral do culto. Daí não ter dentro do Candomblé o culto a entidades, a catiço – energias que já tiveram vida na terra e passaram pelo processo da morte.
Isso fica claro dentro de uma casa de Candomblé quando vemos a separação física entre casa de culto aos orixás da casa voltada pra ancestralidade.
Em Candomblé, nós temos o erê como uma energia que aprofunda essa transição, essa ligação entre o omorixá e o orixá. Erê não é entidade, pois não teve vida material, mas é uma energia que vem do orixá. É fácil assimilarmos isso, pois o “nascimento” do erê ocorre, no mais comum dos casos, quando a pessoa passa pelo ritual de iniciação. Que é onde o elo é ainda mais reforçado entre omo e orixá.
O erê, em algumas ocasiões, pode até trazer uma mensagem do orixá. Coisa que não ocorre com as entidades provenientes do culto da Umbanda que muitos iniciados em Candomblé trabalham, pois estas entidades têm consciência de qual é o espaço de cada um.
Nunca fui de Umbanda e o pouquíssimo que sei é consequência de leituras e não de convívio. Por isso não convém a mim tecer comparações entre a concepção de orixá no Candomblé e a concepção de orixá na Umbanda. Me abstenho a falar muito pouco da religião para o qual nasci para ser do orixá.
Axé!
André, procure a história de Sàngo e depois me diga que não existe semi-divindade. isto falando de uma forma um tanto superficial. Viveu, morreu, ressusitou pelas mãos de Olodunmarè e recebeu o sopro divino e poderes sobre-naturais. Não leve ao pé da letra e nem a ferro e fogo. Falamos para muitoas pessoas e temos que colocar a explicação ao alcançe de quem entende e de quem nada sabe. A sabedoria de Òrúnmìlá nos pede para taratar a todos por igual. Quem sabe mais ensina mais e quem sabe menos aprende mais. Assim formamos um conhecimento generico e quem pretender se aprofundar nos conhecimentos só tem a ganhar.
Nem toda energia é catiço ou egun, conheço energia que não é caboclo, cigano, preto-velho e etc…Mas é uma energia de uma intensidade e luz que pode causar muitas surpresas, O Ègbé ómóde Orun, pode lhe surpreender.
Ire o.
OBRIGADO elas explicações, provavelmente erê no Candomblé, se não é propriamente orisá, e, são segundo esta concepção puros espíritos, são como que anjos criados por Olodumare. Nada me surpreende em crença, haja vista meu tempo em catolicismo, como eu na época fui convidado a crer que CRISTO, gerado, não criado, embora sendo de divina condição, não se pegou ciosamente a ser igual ao pai, assumiu um corpo físico, viveu e ressuscitou, mas neste caso a divindade assumiu a humanidade, sem deixar de ser Deus, igual ao Pai segundo a divindade e menor que Ele segundo à humanidade, um só CRISTO em duas naurezas, não duas pessoas. Derrepente, erês na nação são como anjos criados por Odumare, e erês na umbanda não deve ser nada mais nada menos que espíritos de crianças que já partiram para eternidade. Também conheço energia que não é catiço, nem egun que pode causar muita surpresa, (os anjos). Sim, o Egbé ómóde Orun pode me surpreende sim. Tambem não desejei comparar candomblé com umbanda. SERIA njusto da minha parte comparar uma religião que só cultua divindade com outra que cultua divindades e catiços. Sao de fato como que dois pólos, Nem ousaria comparar uma nação com outra, como no caso de Angola que cultua divindades conhecidas como Inkisses e eguns. Mas, egun na minha concepção não é algo tão temível, haja vista hoje em dia algumas casas de KETU, certamente não todas, fazem belas festas para Exús catiços no mesmo espaço físico onde passam Iabás, etc.. E, eu nem posso comparar mesmo, religiões, haja vista a Umbanda que eu pratico, não é “pura”, levando em consideração camarinha, saídas, (não existência da criticada por muitos da mediunidade que propicia uma espécie de vai-e-vem, no culto) matanças pra catiços exús, etc.. AINDA QUE seja notória em Ketu a imiscível associação entre divindade – energia – e eguns. ATÉ porque este mundo espiritual seja muito complexo e belo, haja vista há muitos mistérios. Um exemplo, como foi-me dado e é interessantíssimo em relação a eguns, BABÁ Egun e egunguns, também. Eu, por minha vez nem ouso ficar devassando o mistério, querendo saber o que não posso, ao menos no momento, ainda que possa receber muitos esclarecimentos de minha Mametu, já que ela possui apenas casa de umbanda-omolokô, embora seja raspada em nação angola com obrigação de 3 anos realizada, paga. EU não critico o culto de ninguém, porque o importante é que a pessoa seja realizada em sua espiritualidade e esta lhe traga equilíbrio e força para a vida temporal contudo.
Olá…qual que é a qualidade de Xangô com Oxum no candomblé?
carol,
Não tem uma qualidade de Xangô com Oxun, tem qualidade de xangô que tem enredo com Oxun, somente através do jogo se pode confimar.
Axé.
Boa Tarde Sou filha de Oxum com Xangô e carrego Oxossi de herança, apesar de muitos me criticarem pela minha religião sou muito feliz e grata por tudo que esses lindos e maravilhosos orixás fazem e representam na minha vida. Ainda sou aprendiz qdo se diz respeito ao Candomblé, mais como meu Bàbá sempre me diz TUDO AO SEU TEMPO… Adorei saber uma pouco mais da história de Ibêji. Beijos e Axé pra todos nós.
Oi, descobri a pouco tempo que sou rodante pois sempre gostei de ver as festas mais nunca quis me envolver, devido a um trabalho feito contra mim acabei fazendo um bori sem saber, então gostaria de saber mais sobre todos os orixás ok? Eu sempre via crianças na minha casa quando era menos, mais meus tios diziam que eu estava louca, agora achei essa história e fiquei fascinada. Axé para todos.
Jaqueline,
Seja bem vinda ao blog.
Explore-o a vontade, pois o que não falta por aqui é material sobre orixás e sobre a religuão em si. Deleite-se, mana.
Axé!
quem é pai e mae de cosme e daminhão ?????
cleyton,
São Cosme e São Damião, são santos católicos.
olá tudo bem? Estou aki para fazer uma pergunta sou filha de ogum (dono do ori) e iemanja e me disseram q quando traz esses dois santos vira (um só) ou seja sou filha de iemanja ogunté”naum tenho certeza se escreve assim” queria saber se isso é verdade……
aaxé
Paloma o òrìsá que for consagrado em sua cabeça será o òrìsá que vc irá receber a energia e ‘virar’. Os demais são caminhos/fundamentos e forças que ajudam no seu dia a dia.
Ire o.
Paloma,
Colaborando com a resposta, por favor não confunda ogunté com o Orixá Ògún.
Na África o culto na Yemanjá é feito em toda extensão do rio chamado ògùn, que pertence a Yemanjá, daí na parte mais acima do rio encontramos a yemanjá mais guerreira entre todas: Iya Ogun’té, uma qualidade de Yemanjá.
Ye omo ejá= mãe filho peixe (mãe cujo os filhos são peixes)
Iyá ògùn’té = mãe rio acima
Axé.
Como faço para entrar em contato com o Tomege? Meu nome é Edson. (edson.x@r7.com). Obrigado!
Edson, encaminhei seu email.
Ire o.
Gostei muito desse artigo. Conheço muito pouco do candomblé, mas o pouco que conheço me encanta. Como não tem o botão “curtir” aqui do facebook, espero não ter problema em compartilhar esse link lá no meu facebook. Parabéns pelo blog. Informação é libertação. Todos deveríamos preservar e cuidar muito bem da criança que existe em nós. Abraços.
Fico meio confuso em meio a esta mistura de informações a respeito de Ibeji, que sinto como uma certa discordância, divergência de conhecimentos, que não julgo errado, mas respeito cada um. Sei que Ibeji é orixá, que tem erê (se tem erê, não é um erê, não é?) e que para ter evolução, produzir e distribuir seu axé possui um Exu próprio, Idoú Obo (Idowu Ogbo) . Uma linha diz que Ibeji pode ser feito na cabeça de alguém (contudo, não se conhece ninguém feito para Ibeji), no entanto é orixá raro (com certeza, é) e seus fundamentos se perderam ao longo do tempo. Outra linha afirma que Ibeji não se faz na cabeça de ninguém, e que quando ele aparece no jogo se faz Oyá ou Yemanjá ( Ah…minha tão doce, linda e amada mãe Yemanjá…Odô miô, Minha Mãe) ou que Yemanjá ou Oyá assumem as cabeças de Ibeji. E ainda há aqueles que dizem que Ibejis são os erês, como ouvi de um zelador bem conhecido aqui em Pernambuco (achei um conceito meio confuso, pois assim sendo erê teria erê (?)).
Li um texto sobre Obá que dizia que nos dias atuais são pouquíssimas as pessoas iniciadas para esta Yabá, pois sua feitura precisa de muitos cuidados e principalmente que o olhador tenha profundo conhecimento dos grandes e antigos orixás. Por alguns zeladores não terem conhecimento suficiente, quando ela surge no jogo, o sacerdote recorre a outros orixás, como Oyá, Oxosse ou Xangô para que um destes aceite tomar conta do ori da pessoa. Esta tentativa de recorrer a outro orixá às vezes não é por falta de conhecimento, mas uma tentativa de aliviar e ajudar o iniciado, pois é um orixá turbulento e que geralmente não proporciona uma vida muito tranquila aos seus filhos.
Será que Ibeji não é feito justamente porque boa parte dos zeladores não têm conhecimento suficiente a respeito deste orixá? Por serem dois deve ser bem mais complicado iniciar alguém para eles(s). Pois, é…acredito assim.
Lindemberg,
É muito simples, a função de Ibeji em todo contexto liturgico Ketu/Nagô é acompanhar o nascimento do Iyawo dentro do ronkó, proteção e resguardo ao culto, participa efetivamente como poder de Axé dos níveis orun e aiyê.
Algumas casa promovem o “Carurú de Ibeji” uma confraternização de axé, como também significa um grande ebó para casa.
Ibeji são Orixás gemeos que não rodam na cabeça de ninguém, porém, existem pessoas com forte influência de Ibeji, e sendo assim , são assentados e tem seu Orô ligado a Oyá.
Sobre Obá, sinto que muitos não tem a humildade de procurar informações, colocar os joelhos no chão e se expor com humildade aos egbomis. Não há mistério algum que seja maior por exemplo, que os mistérios de Oyá, Oxun,em toda liturgia.
Não se recorre a outro Orixá, isso é marmotagem, não existe!
Lindemberg, candomblé é a simplicidade com sabedoria.
Axé
Hum…Obrigado pelos esclarecimentos. Sempre claro e conciso. Obrigado
Quera saber o nome de eres filhas de Iansa? se poder me responde agradeço de coração.
Alessandra, existem muitos nomes para Ere de Òya, seu sacerdote irá dar-lhe um nome conforme a história que compõem seu caminho espiritual.
Portanto dar um nome por puro acaso não é uma boa atitude. Ventania, espadinha, raio, trovoada e etc… Podem fazer parte ou não deste enredo.
Ire o.
Lindemberg, colaborando, o texto a seguir é de autoria de Sikiru Sàlami, um dos Babalawo mais respeitados mundialmente, professor academico da Universidade de Ibadanna Nigéria, poliglota, conhecedor dos fundamentos de Ifá e Òrìsá.
Neste texto, onde reproduzo parte, ele nos brinda com uma explicação curta e elucidativa sobre Ibeji.
Òkánlàwón, igbénijú, erelú amo mbá bí, mbá là
(Criança nobre entre as demais, se eu tiver você, prosperarei).
Uma de suas cantigas traz o seguinte:
Omo méjì ni Èjìré tó sò ilé alákisà di aláso.
(Ejìré são duas crianças que fazem prosperar o lar do mal sucedido).
Ibeji possui manifestação dupla: através da simbologia do orisá e através das crianças gêmeas, que são o seu símbolo máximo e que, frequentemente, são mandadas à terra por algum orisá para aliviar o sofrimento de uma família. O nascimento de gêmeos pode ser um problema ou uma solução para os pais, dependendo do zelo que tiverem: convém que reverenciem os próprios filhos, considerados semi-divindades, sem desconsiderar suas necessidades de crianças humanas e que simultaneamente cultuem Ibeji para ganhar novas forças e conservar a grande energia recebida com o nascimento desses filhos.
Quanto às próprias crianças ibeji observa-se que, por maior que seja sua semelhança física, têm expressivas diferenças quanto a seus oris e destinos, sendo bastante comum a disputa entre eles. Costuma ocorrer que um dos irmãos alcança sucesso e o outro fracassa na vida. Para que essa diferença não chegue a extremos é preciso equilibrar as energias dos irmãos e cultuar Ibeji.
Não há ritual de iniciação em Ibeji, nem assentamento, nem incorporação nesse orixá. Como o orixá Ibeji (de modo análogo ao que ocorre com as Iyami) não incorpora em humanos, é reverenciado nas próprias pessoas a eles dedicadas. A forte identificação dessas pessoas com a divindade que representam convida os demais à reverência.
Há uma relação importante entre Ibeji e Egbé Aragbô: Ibeji liga-se à natureza de modo geral e à floresta, morada de Egbé, de modo particular. Para cultuar um é preciso cultuar também o outro. As pessoas adquirem certas características ao cultuar Ibeji (que idênticas às dos devotos de Egbé): são calmos, alegres, brincalhões, sociáveis, gratos, confiantes, esperançosos, leais, comunicativos, versáteis (tendem a abraçar diversas atividades simultaneamente), apreciadores de música e dança.
Ire o.
Da Ilha,
Permita-me entender o que o Babalawo diz: “Não há ritual de iniciação em Ibeji, nem assentamento, nem incorporação nesse orixá”.
No Candomblé Ketu/Nagô não há iniciação e nem incorporação do Orixá Ibeji, porém assentamos ibeji (morada de Egbé) e também as Iyamís.
Axé
Bàbá Fernando a representação de Ibeji se da através de dois Eres (estatuas de madeira) e seu Altar, digamos assim, fica na casa das pessoas a quem é indicado cultuá-los. Existem cidades em que seu Palacio é montado, mas difere muito de um Ojugbo de òrìsá.
O texto é uma transcrição de uma pessoa que tem conhecimento e reputação ilibada dentro dos cultos de Òrìsá e Ifá.
E é avalizado pelos meus mais velhos que estiveram algumas vezes em África e me confirmaram não ter conhecimento de iniciação de elegum em Ibeji.
O Ojugbó de Ègbé Òrun e feito completamente a parte e sua representação é confundida por algumas pesoas, mas não é o mesmo fundamento do Òrìsá em questão.
Mo jùbá egbom.
Queridos, agô.
É só esclarecer ao Lindemberg quando a referência for Candomblé e quando a referência for o culto tradicional africano, pois sabemos que há diferenças por mais que a raiz seja a mesma.
Sobre Ibeji, não conheço notícias de possibilidade de iniciação e nem de manifestação, porém sei que é possível tê-los assentados dentro do pejí e uso o meu segmento, o Candomblé, como referência.
Axé!
Da lha,
Estamos falando da religião no Brasil, o culto a Ibeji aqui é fundamental nas casas de ketu/Nagô, pois aqui o candomblé reune à África dentro de um pequeno espaço chamado roça ou terreiro ou casa de santo ou candomblé, como popularmente chamamos, portanto, o mesmo Orixá em questão, Orun/Aiye, fundamento Ketu/nagô.
A representação de Ibejis é também feita por dois bonecos de madeira e seus apetrechos, recebem oferendas em seu ojugbó toda vez que um neófito for se iniciar, são os protetores do Axé (morada de Egbé), tem Idoú que é o Exú que os acompanham, tornando-se assim independentes Os reverênciamos com o caruru de Ibeji anualmente, como já me referi acima.
Os conhecimentos do Sikurí são tão somentes para o culto na Nigéria e toda a liturgia de Ibejis bem localizadas para aquele povo de cultura ilibada, uma região de tantos dialetos, afinal, ainda bem que Orixá nos entende em qualquer língua.
Olorún súre fún ò
EU SOU DA UMBANDA E INTERESSANTE LER SOBRE IBEJI POIS SOU DE IBEJI MAS SEI QUE NÃO E COMUM ENCONTRAR MESMO NA UMBANDA INICIADOS NA UMBANDA EM IBEJI …MAS E BEM DIFERENTE …VIVO ALEGRE E MEIA INCONSEQUENTE MAS TUDO E UM DETALHE PERTO DA RIQUEZA DE IBEJI NA MINHA VIDA
Cristina, antes que vc sofra uma decepção eu tentar lhe ajudar, não existe pessoas de Ibeji, este òrìsá não tem filhos para serem inicados. Quem lhe deu a informação pode ter confundido uma proteção dos gemêos, por uma titularidade na sua cabeça.
A Umbanda não tem filhos de Ibeji e nem cultua Ibeji. Cultua a falange de beijada que é muito diferente deste culto. E falar o nome da energia errado é invocar de forma errada. Ok.
Ire o.
abençao….
boa noite , como eu fasso para saber se eu sou virante? eu sinto muito os espititus perto de minha as vezes mim acordava mim tremendo , ou peso encima di mim ultima ves eu senti como se fosse um susto mas eu estava boazinha ….
paolline,
Procure uma boa casa para se cuidar e ver realmente o que representam esses sintomas, pois pode ser Orixá, depressão, egun, etc.
Axé.
no dia do aniverssario da minha filha de um ano que foi no dia 16/12/2011 mais a gente fez uma festinha simples pra ela no dia seguinte dia 17 meu marido falou que viu um monte de espirito de crianças brincando no meio de nos umanos na festa ele disse que eles pareciam que estavam feliz o que isso seguinifica
aline,
Deve ter sido espíritos de crianças, não há problma algum.
Axé.
Boa tarde!!! venho por muito tempo tentando descobri oque ibeji tem haver com Xango aganju. alguém pode tira essa duvida pra mim por favor. Pois cada pessoa fala um coisa!!
luiza,
O Luiza, que eu saiba eles não tem um fundamento entre eles.Ibeji está ligado ao Axé das casas de ketu e a Oyá.
Axé.
eu gostaria de saber se minha sogra estar fazendo algo pra meu marido se afastar de mim ele estar mais unido a ela.ela fala mal de mim pelas costas.eu quero um banho ou algo pra fortalecer minha união ela é umA BRUXA SÓ PENSA EM DINHEIRO.SÓ EM FALAR NELA ME DAR ARREPIO.E ALGO PRA AFASTAR MEU MARIDO DELA UM POUCO ME AJUDA ESTOU DESESPERADA
Aline, vc precisa primeiro ver um jogo e saber desta história com calma e serenidade.
Nossa religião não é um exercito a serviço de maleficios, podemos abrandar e mudar situações, porém a vingança e a violencia nos descartamos de imediato.
Caso precise de ajuda lhe indicaremos alguém.
Ire o.
eu quero sim,eu ñ quero vingança só quero que ela deixe-nos em paz .e deixa o filho dela ser feliz eu ñ sou uma pessoa mar.a raiva dela é q quando eu conheci meu marido ,eles moravam juntos ele ajudava ela a pagar o aluguel e a maioria das coisa.ela tem um filho especial ela aproveita disso se dar de coitada.meu marido comprou uma casa em outro bairro ai ele falou se vc ñ vim morar cm agente ñ vou pagar mais seu aluguel em fim ela ñ veio deus faiz tudo serto porque se ela tivese vindo ñ estaria mais cm meu marido tenho 2 filhas cm ele.ela ganha muita cestas basica porcalsa d menino especia ela ate vende eu fico endignada as pessoas precisando e la faiz isso as coisas fica dando ate bichinho dentro dos alimentos.tantas pessoas precisando.e ela menti muito e meu marido acredita em tudo que ela fala eu ñ acredito em nada .obrigada.pelas resposta
Aline estaremos entrando em contato.
Ire o.
Gente gostaria de fazer um agrado para Ibeji,mas ñ sei como faço,gostaria de pedir a eles proteção e saúde as crianças que me rodeiam,gostaria que se fosse possíveç vocês me dessem uma ajudinha sobre os materias que preciso usar para fazer esse ebó e onde devo despachar,pesso se por gentileza enviem a resposta para o meu e-mail, estarei aguardando e desde já agradecendo.
israel,
Faça um cesto de frutas, duas de cada qualidade e ofereça Ibeji dentro de sua casa e depois despache num parque de diversões ou numa praça com brinquedos de criança. Basta ter fé e se conectar com essa energia.
Axé.
Motumbá, Bença aos mais velhos?! Benção aos mais novos…
Adoro esse site, já faz um bom tempo que eu venho acompanhando as postagens, sou de candomblé Ketu, filho de Oxalufan e tenho meu erê. só que com essa postagem eu fiquei com uma dúvida… existe filhos de Ibeji ?!
Pessoas são Iniciadas nasse Orixá?! como assim?!
MOtumbá a tds e espero poder tirar essa minha dúvida…
Parabéns a tds…
Danilo, até onde chega meu conhecimento, nem na Nigéria existe pessoas inicadas em Ibeji.
O que existe é uma ordem do Alto, para que uma pessoa que tenha filhos gêmeos, ou um deles tenham morte prematura, ou perda de um recém nascido, tenham um Igbá de Ibeji em sua casa e os cultue anualmente.
Esta festa é uma festa infantil, com as comidas que se oferece a qualquer criança. Claro que os pratos deles diferem dos nossos, mas nada que não possamos fazer em virtude de conhecimento e facilidades em comprar estes alimentos.
Geralmente seus nomes são Kahindè e Taiwo. E o que nasce primeiro é o mais novo, pois o mais novo é mandado a investigar o mundo primeiro.
Ire o.
Obrigado Da ilha
Fiquei bastante satisfeito com essa resposta…
sou filho de gêmeos e gostaria de saber se tbm devo ser “devoto” de ibeji e ter um igbá montado para ibeji?
Motumbá.
* Sou á Nellmah : Esclarecendo melhor aky ( Sou de Nãnã Caminhos de Iemanjá , Carrego Oxum e meu Êrê é Ibeji ) …
tudo isso segundo á algumas pessoas que que entendem mais nunk ” joguei ” pra saber entendem … por isso queria alguma explicação de vcs por favor . !
bjs bjs bjs .
Xau …
newcarinho@hotmail.com adc aê.
Nellmah se vc nunca jogou descarte todas estas informações. Sem oráculo sem informação confiavel.
Ere não é Ibeji, Ibeji tbm não é òrisá.
Não aceite informações do tipo eu acho, isto só serve para colocar duvidas e informação errada na sua cabeça.
Se vc quer saber de algo com certeza, consulte alguém que possa fazer um jogo para vc.
Ire o.
olá. Da Ilha fiquei totalmente confuso agora quando vc disse que Ibeji não é orixá. vc pode dar mais detalhes sobre isso? grato!!
Paulo,
Na nação Ketu/Nagô, Ibejis são Orixás gemeos, inclusive fazem parte da liturgia e dos fundamentos das casas de Ketu, são imprescindíveis pois sem eles não teremos iniciação, o nascimento em sí do Orixá.
Axé.
Paulo em África, Ibeji é uma energia, não tem estatus de òrìsá, como Eegungun e culto das senhoras mais velhas.
Não temos esta mesma visão aqui no Brasil, mas não faço destinção na nomenclatura e sim a forma como é tradada dentro do Culto Tradicional.
EPO MBE,
EWA MBE, O
EPO MBE,
EWA MBE, O
AYA MI KO JA, OH YE
AYA MI KO JA LATI BI BEJI O
TENDO AZEITE E FEIJÃO EM CASA
TENDO AZEITE E FEIJÃO EM CASA
NÃO TENHO MEDO NO MEU PEITO
NÃO TENHO MEDO DE DAR À LUZ FILHOS GÊMEOS.
Epa Ibeji.
Paulo,
Ibéjì quer dizer, nascimento gêmeos, dupla.<ibí + èjì. Em África nas principais cidades nigerianas, Táíwò e Kéhìndé são os gêmeos homenageados.
Como disse o Da Ilha, eles não o satatus de um Orixá, mais são os Orixás crianças, por isso está relacionados ao começo, ao nascimento, os princípios de qualquer atividade que marque um início de um ciclo, como uma nascente, um iyawò, dai sua ligação liturgica com o Ketu e seus fundamentos básicos na reclusão iniciática.
O Odù Ejìòkò mèjì traduz o sua energia.
"A ìyá mi ojá, oyé
A ìyá mi kó ojá la si ni Ibeji
Epó un bé
Ewá un bé ó."
axé
Bom dia!!!
Frewquentei por muito tempo a religião e dei obrigadção a Oxiossi e Iansã, no momento da saida, qdo entoavam as cantigas a Oxossi que quem virou foi Iansã, com muita conversa de meu de santo e pai pequenos, saiu oxossi mas depois desse dia td mudou meu relacionamento dentro da casa era só atrito acabei saindo da casa e nunca mais voltei 1990.Por obra do destino meu pai de santo feio a falecer vitima de bala perdida em SP em 1995, o que devo fazer…
João Carlos,
Você pode ter dois caminhos: se quer voltar pra religião, procurar um zelador pra ver todas estas questões que você falou, resolver esta pendência da ida do seu antigo zelador e colocar as suas obrigações em dia. Ou se você não quer voltar pra religião, siga o seu caminho da forma que tem seguido durante todos estes anos.
Quem tem que pensar, planejar e agir é você, irmão.
Axé!
Olá, não sou do batuque, camdonblé, umbanda na verdade nunca conheci a religião a fundo e também nunca critiquei pois minha mãe é de Religião, mas fui na casa da minha amiga á alguns dias (umas duas semanas atrás) e a tia dela encorpora e ela encorporou uma criança agora não lembro ao certo quem era, e me disse qe eu estava grávida e até me deu uma guia para me cuidar e essa criança qe ela encorporou sem eu abrir a boca pra nada, falou pra mim – ” tua mãe joga (cartas), e ela sabe , ela ja viu…, e realmente minha mãe jJoga cartas a muuito tempo á uns 10 anos mais ou menos ou mais eu nem conhecia essa tia da minha amiga, e ninguem da familia da minha amiga sabe que minha mãe joga nunca comentei nada, será qe devo acreditar?, pq ser mãe é um grande desejo meu que eu guardo comigo e meu marido…
Kamila,
Compre o teste na farmácia e tire a prova se está ou não grávida.
Axé
Gostaria de saber se Ibeji é a mesma coisa que a inkise Wunji na nação de Angola.
Fernanda,
São energias semelhantes, porém, não é a mesma coisa, são liturgias diferentes em nações diferentes.
Axé.
boa noite
gostaria de saber se qualquer pessoa do santo pode fazer uma oferenda ao ere
ou tem que ser so um yawo que ja tenha o seu ere
pois eu tenho filhos e sempre uma vez por ano eu procuro fazer um agrado a eles
eu estou errado
enzo,
Agrade os Orixás gemeos Ibeji em nome dos seus filhos, sempre com duas coisas de cada por serem gemeos tudo tem que ser duplo. O Erê é mais individualizado, pode fazer também, neste caso, de uma oferenda para cada erê de seus filhos.
Axé.
Bom dia!
Por favor gente, a nível de curiosidade e conhecimento, me tirem algumas dúvidas. Quando minha avó ainda era vida, e eu era criança, ouvia ela conversando com os amigos sobre feitura de ibeji, ela dizia que era coisas antigas da qual ainda não costumo ver. Bom, realmente existe feitura ou obrigação de ibeji? E existe qualidades de ibeji?
Grata desde já,
Taís de Ewá.
Thais em nossa matriz africana, a Nigéria, não existe inicação nos mistérios de Ibeji.
Ire o.
Taís,
Colaborando, em África existe o culto a Ibeji, vária tribos fazem suas homenagens ao duplo Orixá, porém, não se iniciam pessoas para Ibeji. Ibeji faz parte do começo de tudo dentro da liturgia do candomblé brasileiro, ele rege caminho do nascimento do Iyawo, ele protege a grande cabaça materna, o ronkó do ketu.
Axé.
MOTUMBÁ BÀBÁ!ONTÉM CONHECI UMA PESSOA QUE É INICIADO,ELA ME CONTOU QUE INICIARAM ELA EM OMOLÚ,DEPOIS DE UM CERTO TEMPO ELA DESCOBRIU QUE SEI ORIXÁ NA VERDADE É ÒSÚN,AI ELA FEZ 3 JOGOS E TODOS CONFIRMARAM MAS SÓ QUE DERAM OGUN COMO ADJUNTÓ,OMOLÚ SERÁ SEI JUNTÓ OU REALMENTE SERÁ OGUN,ELA DIZ SER DE YÈYÉ IPETU,SEU ERÊ SE CHAMA FOLHINHA DOURADA!ADUPÉ BÀBÁ!
Isa, Mutunbaxé.
E aí dizer o que? Tenho um carinho muito especial por Omolú, se no aperê foi ele que veio, se o obí confirmou, ela é de Omolú. Mas, caso tenha se iniciada acordada, que é um grande erro, aí realmente tem que acertar, pois Omolú não é brinquedo.
Axé.
Sou de Ibeji mais conhecido como Cosme e Damião e oque vc disse realmente bate com todo meu jeito de agir , engraçado que quando temos temos algo queremos ficamos com um bicão do tamanho de um pato rs mais lgo depois passa rs , adoro ser filha de Ibeji rs
Camila, dentro de nosso culto é tabú não informar o que é certo ou induzir uma pessoa ao erro.
Existem pessoas que tem a proteção de Ibeji, que não são Cosme e Damião, está informação está errada.
Estas pessoas passam a cuidar desta energia e lhes oferecer vários tipos de ebó (oferendas), mas não existe filhos de Ibeji.
Ibejio não se incia / raspa e não se adentra aos mistérios do culto como filho, ok.
Incentive este seu lado amoroso e protetor que vc tem com as crianças, que chamamos de Ègbé Òrun, mas não se coloque como filha de Ibeji pois esta colocação está errada.
Ire o.
Aos Srs Da Ilha e Fernando D’Osogiyan,
Muito obrigada por me esclarecerem essas questões que me intrigavam.
Que Olorun sempre os abençoem e lhes deem foças para continuar com esse projeto que é tão magnifico quanto especial.
Axé!
Taís de Ewá.
raspei yemanjá mais ibeji ficou como segundo santo,na verdade era pra raspa ele.hoje sou de yemanjá é ibeji vou fazer 14 anos de santo mais não dei nem obrigação de 7anos,por isso queria saber tudo sobre esse orixá .obrigada é muito axé!
Carla,
Perfeito, Yemanjá também toma a frente, realmente não se raspa Ibeji, este Orixá faz parte dos fundamentos das casas de Ketu/Nagô. Conheço um caso igual ao seu, Yemanjá com Ibeji, a criança madura.
Axé.
tenho um trabalho feito com ibeji pra mim, mas me foi dito que foi feito com essas entidades pq eu era mto pequena (pelo menos na foto que mandei, w tinha 10 anos) na verdade eu tinha 15 anos nessa época, nao era nenhuma criança, mas enfim… gostaria de saber se é verdade isso, se fazem trabalhos com esse orixa para crianças qndo são menores… ou se é uma invenção?
tbm gostaria de saber se quando vem fitas amarradas no santo,o que quer dizer?
beijos e até a proxima!
muito obrigada pela resposta mais queria saber sobre cantigas p/ibeji ou vunji.agradeço se sr poder me indicar algumas paginas que tenha essas cantigas,bjs abraços de todo coração,que yemanjá e ibeji possa lhe trazer muito axé e felicidade.
sou de odé e tenho um cargo de yabase,só agora entendo o porque diante de tanta malhação por causa disso,queria saber mais sobre odé otim,tudo sobre esse orixá,queria saber tbém se ketu cultua esse orixá,tenho muitas duvidas sobre tudo me ajuda,obrigada muito axé.
Carla eu posso lhe sugerir uma pesquisa no google com o titulo de “Orin Ìbeji.”
Vai que…vc dá sorte de achar algumas perdidas por ai.
São muito dificeis de encontar.
Ire o.
Patricia, fazemos “trabalhos’ (ebó) com todos os òrìsá, trabalhos com òrìsá visando a elevação da pessoa como um todo. Não existe trabalho com òrìsá para atrapalhar a vida de ninguém, se existe quem o faça – saiba que o retorno é certo.
Ebó com Ibeji não são feitos apenas para crianças, basta o oráculo (jogo) informar que precisamos invocar esta energia e pronto, estaremos lá pedindo e suplicando bençãos.
Quanto as fitas amarradas podem ser apenas enfeites.
Ire o.
queria saber sobre orixá odé otim,quem é de odé otim pode ter cargo de yabasé.espero sua resposta ansiosa obrigada e axé.
carla,
Este cargo está mais para os Orixás femininos na grande maioria das casas, dentre elas destaco as filhas de Oxun, porém, se Orunmilá através do jogo confirmar este cargo para uma filha de Odé Otin, tudo certo.
Axé.
OI, QUERIA MUITO SABER, SOU FILHO DE OXALÁ IEMANJA OGUM. QUAL É MEU ORIXA DE FRENTE? ABRAÇO A TODOS
Luciano,
Somente através do jogo de búzios feitos na sua presença em uma boa casa de candomblé, é que você poderá obter um parecer de seus orixás.
Axé.
Axé a todos,gostaria de saber se no jogo de búzios existem pessoas que são filhos de ibeji,se existe feitura para eles ou se quando sai no jogo de búzios ibeji pra uma pessoa ela passa a ser de yemanjá ou oxum;obrigado e axé a todos.
Rodrigo Ibeji não tem iniciados. Até onde vai meu conhecimento eles são cultuados apenas.
Não há como ser de Ibeji, já que Ibeji não tem inicados.
Ire o.
Pq ouço e vejo tudo mas depois não lembro de nada, me ajuda pq se eu não sentir até agora prefiro desistir do que ficar me enganando vc não acha? Gostaria q as entidade viesse com firmeza que apagasse como muitos dizem q não ver nada, muitos já fizeram consultas com as minha entidade e conseguiram resolver seus problemas. Eu aó não me sentir fingindo e nem me enganando se for assim prefiro sair. Pode me ajudar ?
Boa tarde Renato!
No post Orixás vc conversou com o Da ilha. Ok.
Seguindo as orientações do Da ilha ficará mais tranquilo
Quanto a questão de ouvir e/ou escultar não existe problema algum. Varias pessoas ficam o que chamo de “semi-consciente” esta historia de ter que “apagar” pra estar incorporado é mal explicada. Tanto é que no candomblé vc aprende acordado e mesmo quando se está com o orisa vc fica um pouco consciente. Ler o post da Manuela o transe e a identidade neste blog.
Ao estudar psicanálise vc aprenderá que existem pessoas que entram em transe “apagando por completo” sem ter nenhuma energia (entidade ou orisa com ela) e conversam como se estivessem incorporadas. Uma espécie de transe psicológico.
Mas seu caso é complicado vc esta imerso a uma gama de energias e mt confuso, isso poderá te prejudicar mais p frente.
Como disse o da ilha vc primeiro tem q decidir se frequentará umbanda ou candomblé, então pense com calma, tranquilo.
Ta bm?
Modupé.
oi eu nasci em12061991 meu orixa é ibeji. mas eu ja cresci ele continua sendo meu orixa
Henrick, a divindade Ibeji assim descrita:
Quando uma mulher tem gêmeos em iorubá, o primeiro a nascer é chamado de Taiwo, de Tay-e-wo ou To-aye-wo, que significa “primeira pessoa a provar o mundo”.
Este gêmeo mais velho é chamado de Kehinde, de Kun-ehin ou Eyin-de, que significa “pessoa que vem atrás”.
Não tem inicados, quando se identifica uma aproximação desta energia com uma pessoa seu “Altar” é montado (existe uma forma diferenciada na sua montagem) e ele passa a receber oferendas periódicas ou anuais.
Você precisa saber se vai ‘arrumar’ esta energia ou não, ‘raspar’ não há razão de fazê-lo.
Ire o.
Boa tarde..
Gostaria que me esclarecessem uma coisa… uma criança – ere diz que é da praia (umbanda – uma especie de Mariazinha), e se apresenta como criança. porem diz que é de nação e que tem nome proprio, acompanhado de qualidade que possiu dorixá de cabeça do medium…por exemplo: Joaninha da praia… isso pode acontecer?
Fernanda,
Crianças de Umbanda ou Erês de candomblé tem dar obediência ao seu zelador, ele quem define, estuda e dá nome a eles.
Axé.
Bom dia sou de Onira iniciada a 11 anos. No mês passado paguei meus 07 anos na mesma casa. Todos as vezes que meu zelador jogava os búzios, Oxum pedia que cuidasse da uma criança. No último jogo que fiz antes da minha obrigação de 07, caiu o mesmo pedido. Minha irmã gêmea (de mim) se iniciou de Nanã um mês antes da minha obrigação e o jogo dela trouxe o mesmo pedido de Oxum. Questionei com meu zelador o assentamento de Ibeje pois em outros jogos com outros zeladores me foi indagado sobre esse assentamento que ainda não tinha sido feito. O problema é que, meu zelador arrumou um assentamento com um alguidar todo colorido umas moringas pequeninas também coloridas, e, em uma tigelinha de barro com um otá, búzios, moedas, miniatura de alfange,, etc… Em fim, Eu já haviam me falado e leio muito sobre o assunto sobre o casal de gêmeos que é esculpido em madeira e assentado em gamela, o que não tem nada haver com o que foi montado! Acredito que ele tenha feito assim devido o preço dessas imagens. Minha dúvida é a seguinte: Ele assentou (Iibeji) oi (Ibejada) (umbanda) já que foi na véspera da festa das crianças? Por quê os itens no potinho não são em pares já que eles são 02? Como faço pra saber se realmente arrumei Ibeje? Desde já obrigada !
Motumbá a todos do site!
janaina,
O assentamento de Ibeji no Axé gantois eu não sei, dentro do meu axé o asssentamento é composto sempre de dois e com vários apetrechos e fundamentos que não cabe aqui. Cuidar de uma criança não é necessáriamente assentar ibeji, pode ser algum antepassado, um irmão, parente, abikú. etc. Terás que ver no jogo e tirar o Ebó/agrado, já que isso também acontece com sua irmã.
Axé.
Boa tarde Fernando!
Desculpe, minha preocupação, volto ao assunto, é o fato de eu não saber como falar com meu zelador sem que o deixe chateado ou que ele pense que estou duvidando de sua competência mas… Eu não estava presente quando o assentamento foi feito. Ele me falou que tenho que dar um presente aos ancestrais e que eu mesma poderia fazer e entrega-lo em um campo.
Isso é correto? Com relação aos gêmeos (Ibeji) Sei que tem que ser tudo em 02 pois o que se dá a um tem que ser dado ou outro igualmente.
se puder me responder agradeço!
Motumbá!
janaina,
Você não estava presente quando ele assentou Ibeji?
realmente você mesmo pode agradar e presentear esse ancestral, que creio que seja essa criança. Você já fez algum aborto?
Axé.
Infelizmente sim o que me arrependo muito. Deus sabe! Mas, se for esse o caso, pq caiu essa cobrança também para minha irmã que é minha gêmea?
Tem alguma relação? essa cobrança vem desde que me iniciei! Obrigada pela ajuda!
Eu não estava presente. Desconfio que ele não copou nenhum animal pois estava muito limpinho já que eu o ví no dia seguinte ao assentamento!
janaina,
É muito complicado ficar especulando, pode ser um ancestral de sua família, aí seu zelador deve fazer ebós/oferendas no caminho que se apresentar, isso será visto no jogo. Tanto para você como para sua irmã.
Boa noite Fernando!
O senhor me ajudou muito, agora tenho por onde começar a investigar o pq desse pedido que Oxum sem me faz e agora a minha irmã tmb!
Fique com Deus. Que Oludumare continue nos iluminando! Venho sempre aqui para aprender tmb através de suas respostas!
Axé a todos!
Olá a saudação dos ibeji são, erê beji beji ro ou eremi
Janaína,
Bejiróó!
Axé.
eu nao achei bom eu pedi qual e o povo que posui mais ibejis na africa nao me responderao tem que melhorar mas eu coccordo voçeis forao que me explicarao menlhor valeu!!!!!!!!!!!!!!!!
QUERIA UMA AJUDA
Samara,
Que tipo de ajuda?
Axé.
Boa noite Da Ilha!
Meu pai peço ago aqui para dizer que conheço duas pessas feitas pra ibeji. Uma é a Iyalorixa de uma roça aqui perto de minha casa. E o outro é um menino de oitos anos que foi feito agora.
axé meu babá!
Luiz,
Ser de Ibeji é uma coisa, conheço algumas pessoas que pertencem a estes dois orixás, mas, a sacralização é entrega a uma iyabá, jamais se inicia para Ibeji, por se tratarem de dois orixás. Ibeji recebe suas oferendas tudo que fazem parte de sua liturgia, Orunmilá consagra o odù e Oyá (normalmente) se posiciona e tráz o Orukó. Por isso que ninguém vira em Ibeji. (não confundir com Erê)
Axé.
Sua benção meu pai! Eu tinha lido sobre o que o senhor esta falando no livro do Reginaldo Prandi. E só que…se diz e se faz muitas coisas hj em dia, ja li aqui mesmo post de homens que dizem ter sido iniciado pra Nana!
axé meu baba!
Luiz,
Não se iniciam homens para Nanã em hipóteze alguma, o que não quer dizer que homens não possam cultuar Nanã, os guardiões de seu templo em África são homens. Já li aqui alguns se dizerem de Nanã, e sempre pergunto de qual axé? qual a raiz? qual zelador? quando vai se iniciar? …..sempre sem resposta.
Axé.
Sua benção meu Pai!
É verdade, já li o senhor fazendo essas perguntas e nunca tendo resposta…é verdade!
axé meu babá
olá, Boa noite,
fui a uma casa á uns 4 anos atras em salvador e la a mãe de santo jogando os búzios pra mim, deu Oxum, oxalá e óxossi..
porém não sei qual seria de cabeça e de frente..
outra coisa, fico encantada quando nas reuniões sempre cantam uma música..
eeee Carolina eeee minha menina..
só consigo lembrar desta parte e esta musica ficou na minha cabeça..
ca,
Se deu Oxun é porque naturalmente este Orixá deve estar muito para você. Sobra a música, ela não é de candomblé, me parece de uma roda de samba de caboclo.
Axé.
Infelizmente, só tenho a falar que existe pessoas iniciadas/feitas/raspadas do Orixá Ybeji. Principalmente em Salvador! Pessoas com mais de 10 anos de santo. É um grupo muito pequeno de pessoas, porém iraspadas de Ybeji. E apenas uma questão de ter os Orôs. Claro , que não é uma coisa para sair espalhando por aí, senão vira uma febre!
Prezado Gleidon,
Gostaria muitíssimo do endereço dessa casa que inicia Ibejís aí em Salvador.
Axé.
Vunji é feito em alguns barracões de angola, embora esta deidade seja caracterizada pela dualidade; inclusive existe cantigas no “xirê’ de Angola para este Inkisse.
oi meu nome e joao vitor tenho 10anos e queria saber meu santo sempre queria saber.tabem queria ficar la no terreiro de mae meninia mais minha mae; minha vo ela falam que quenhe e do candomble e viado mais meu sonho e ser do candomble.mais e a vida seja como deuz e os orixais querão
Boa noite , eu não sou do Candomblé , sou da Tradição estou me iniciando , no meu segundo jogo Ibeji se manifestou nos buzios nao sei se e assim que fala e mandou eu tomar um banho o qual estou fazendo. Sera que ele e meu orixa? Vou fazer Buri no mes 5 , e estou muito ansiosa , pois depois q joguei pela 1 x as coisas ja mudaram sairam algumas proibições e prontamente de coração estou fazendo. Estou muito feliz nesta religião que escolhi minha Yia e uma pessoa muito seria e cuidadosa e extremamente cautelosa em suas palavas o que me fez querer ficar mais la. Sinto muito pelo preconceito e ate minha filha de 11 anos esta sofrendo na escola dos professores que são evangelicos. Fui evangelica durante 5 anos mais não conseguia mais ficar em um lugar aonde pregavam algo e faziam outro e muito triste e infeliz isso , e quando era da igreja bebia saia aprontava e depois que comecei a frequentar a Tradição(Culto aos Orixás) , nunca mais senti vontade dessas coisas , sinto sim vontade de ter meu corpo limpo e preparado para o meu Buri , pois quero muito agradar meu Orixá e quero meu Ori sem nenhum efeito do alcool.
Asé
Michele, parabéns pela sua mudança, realmente a bebida em demasia agrega muita energia negativa em nossa volta. A bebida é para ser apreciada e usada em congraçamentos e ebo. Rezamos para Èsù e pedimos que a bebida não nos suba a cabeça.
Quanto a você ser de Ibeji, a sua suspeita é infundada, este òrìsà não tem iniciados, apenas adoradores.
Ire o.
Fernando D’Osogiyan, creio que isso possa te ajudar! No Brasil,existe uma filha iniciada neste orixá,chamada Maria José de Moraes, que mora na cidade de Campinas-SP,conhecida entre os religiosos como Dofona de Ibeije,sendo iniciada pelas mãos do Babalorisá Augusto César do Ilê axé Omorodé Orixá N´la,primeiro homem iniciado por Mãe Menininha do Gantois,que fica no Bairro portão em Lauro de Freitas-BA.
Fernando D’Osogiyan, caro amigo! Há um orixá, IBEJE, iniciado pelo saudoso Babalorixá Alvinho do Omolu, filho de Cristovão do Ogun. Axé Pantanal. após o falecimento dele,Carlão de IBEJE, passou a fazer seus ciclos de obrigações com a EBOMI LEILA DE YEMANJÁ. que é neta de Yiá Omidarewá. Carlos de Ibeje tem irmãos carnais Jorge de Osaniy filho de Omidarewá e Ivan de Loko filho do Doté Amauri de Odé. Creio que possa te ajudar! Abraços.
Todos os mais antigos dizem que todos os Orixás a serem cultuados e iniciados, deveriam ter passado pela terra.divindade que reencarna, ou seja, que teve (tem) passagens na Terra como Ọbàtálá, Ọ̀ṣun, Ṣàngó, Èṣù, etc..Acredita-se que a origem do Culto a Ìbejì, seja Ìṣokùn, cidade que hoje está agrupada a cidade de Ọ̀yọ́ – Estado de Ọ̀yọ́ na Nigéria. Foi nessa cidade, que Ìbejì veio a Terra (Àiyé) pela primeira vez, uns dizem que foi através da mulher de um fazendeiro pobre de Ìṣokùn, outros dizem que foi através da mulher de um Rei de Ìṣokùn.E com isso deixando a ser apenas espiritos, e depois se tornando Orixás e deixando descendentes. Porém, Existem,pouquissimos iniciados (pessoas que incorporam) ao seu culto. Complicado em dizer q não se raspe!
Fernando D’Osogiyan, acredito que a questão de iniciar ou não, venha acontecer o mesmo com Orixá Otin ( companheira de Odé), todos os Orixás a serem cultuados e iniciados, deveriam ter passado pela terra.divindade que reencarna, ou seja, que teve (tem) passagens na Terra como Ọbàtálá, Ọ̀ṣun, Ṣàngó, porém, algo que não ocorreu com Otin. Mas, hoje o que mais estamos vendo de uns tempos para cá esta Orixá sendo iniciada.Então, dentro do candomblé, não acredito em ditação de regras! Claro que existam algumas regras.
Gleidson, não acho complicado dizer que não se inicia para Ibeji, a matriz africana não inicia, não tem fundamentos de iniciação.
De onde nasce o Elégun de Ibeji?
Meu Oluwo e Ojúgbonà Ifarunaola me ensinou que Ibeji não se inicia na Nigéria, ele esteve por 12 viagens ao solo yorùbá.
O blog da Iyá’Ibeji (cargo máximo no culto de Ibeji, diz que não há itefá (iniciação) de Elégun Ibeji, e agora?
Uma parte de seu cometário sobre o assunto, ao final do texto o link para o blog da mesma.
…Adúláwò é adorador de Ibeji e diretamente alinhado com Òrìsà yorùbá Ibeji, Tradição Ancestral. Obinrin Adúláwò é Iya’béji e tem a função literalmente divina do parto, da dualidade equilibrada e da polaridade do reino do espírito com o plano físico. Como, Ibeji, Iya’béji é considerada uma bênção para sua família e comunidade.
Eles sempre pedem favores e apresentam regularmente presentes para evitar perda de fortuna, Ibeji não deixa sua família e sua comunidade caírem.
Não há itéfa [ritual de iniciação / cerimônia] a òrìsà Ibeji.
A Tradição iorubá afirma que o nascimento de Iya’béji e a sua iniciação primária se dá com o nascimento de Ibeji (gêmeos) esta é a confirmação de sua iniciação. Ibeji não são simplesmente Omo Ibeji, eles são reconhecidos como Ibeji Òrìsà encarnado com todo o ase dos Òrìsà. Não há nenhuma posição maior do que a de Iya’béji. É o papel de Iya’béji é cuidar e promover o bem-estar espiritual dos Ibeji e Adúláwò, procura a intervervir e orientar conforme o Òrìsà Ibeji determina. Iya’béji é inerentemente e espiritualmente poderosa para trazer e restaurar a boa sorte, harmonia e equilíbrio para suas famílias e comunidades, bem como para fornecer um escudo contra o caos e administrar a retribuição aos inimigos…
http://sankofaasafo.webs.com/ibjiorisaconsultations.htm
Ire o.
Olá, Da Ilha/Fernando D’Osogiyan!
Sabemos que existem documentos que dizem da questão de ibji! E que muitos destes relatam da não iniciação. Como eu havia mencionado anteriormente de alguns iniciados e de algumas casas de Axé. Então, o que levou estes pais e mães-de-santo, a iniciarem orixá ibeji na cabeça de uma pessoa?Será que foi pela falta de informação? Ainda tem mais! Então, seria uma fraude no que se trata de incorporação destas pessoas? Então, elas poderiam estar incorporando qualquer coisa, menos Ibeji? É igual um video que esta a um bom tempo no you tube que mostra uma pessoa incorporado deste orixá, em uma casa de axé no rj. Estou mandando o link:http:
//www.youtube.com/watch?v=9aclgMyqT98&feature=share E na discrição deste video fala do axé onde foi iniciado e o atual em que esta agora.
Então é uma fraude a iniciação deste orixá e destes pais-de-santo?
Gleidson eu reportei o que sei, o que me foi ensinado e o que é falado por uma das autoridade do culto.
Não me cabe questinor, dar veredito ou algo parecido.
Somente lhe digo que no Culto Tradicional não se inicia ninguém para Ibeji.
Ire o.
Vlw, por vcs não se pronunciarem! sobre a questão de fraude,rsrsrs. É pela questão que possa vir comprometer vcs! Ah, Na casa de baba Agusto Cezas em Salvador, tbm tem uma pessoa iniciada de Ybeji! Mais, amém. Simplismente, só complementei sobre se existia ou não pessoas feitas de Ybeji e de onde eram. E até fiz postagem de video deste.Um grande Abraço!
Gleidson estavamos levando nossa conversa no mais alto nivel. Lhe dei informações e o tratei como uma pessoa interessada em esclarecer esta questão.
Porém, vejo que você queria criar uma polemica, queria provocar um ato anti-ético de nossa parte e etc.
Não vou recriminar quem inicou alguém para Ibejí.
Tenho minhas convicções e meus conhecimentos, isto são instrumentos particulares e de uso próprio e ninguém me tira.
A fofoca não é uma boa maneira de se resolver uma questão.
Dentro da Sociedade Ogboni você estaria sendo chamado a se explicar, mas como estamos na diaspora e o que impera é este tipo de comportamento, não seria um ato desta natureza que me causaria espanto com a quantidade de veneno e segundas intenções por traz das palavras.
Que Obàtálá, Senhor Supremo da consciencia possa iluminar seus pensamentos e que você possa refletir sobre suas palavras muito mal colocadas.
Foi de uma grande infelicidade e impetuosidade seu comentário.
Obàtálá gbe wa o
Mo jubá! Agô! Motumbá!
pena que pouca gente saiba tocar e toque para eles hj em dia…… na minha casa eles são lembrados sempre e lindamente homenageados.
por isso temos alegria, proteção e fartura.
Axé!
Àse
valeu, meu irmão!
Num jogo de búzios,me foi dito que Cosme e Damião me trariam uma surpresa.Mas claaaaaro,que não me foi dito o que é.O que poderá ser ?Desculpe a ignorância,mas pode ser que há gravidez em vista ? Obrigada
Mari quando nos referimos a Cosme e Damião estamos nos referindo a falange das crianças do céu. O mel mais puro, a pureza e a inocência.
O que criança promete, ela cumpre e o que ela faz, ninguém desfaz.
Ire o.
é verdade que quando exempo voce nasce com um gemeo.. voce e seu irmao são filhos de ibeji ?… e se inicia esse orixa na nação ketu ?
Sid a divindade Ibeji não tem iniciados, eles não são òrìsà.
Ser gêmeo é uma benção, com certeza os gêmeos tem a proteção de Ibeji e vários outros òrìsà.
Ire o.
As características desse Orixá sou eu todinho , depois que fiz um lance lá em casa para crianças , minha vida profissional e sentimental ficaram mais instáveis , ñ é atoa que esse Orixá está associado meu signo de gêmeos. Viva as crianças !
ibijisss nossa luz
Àse.
Em uma casa de raiz ketu, que realizará uma festa de ibeji, o xire pode ser cantando em angola?! Eu imagino que não mas já vi isso acontecer.
Odenipo isto não existe ou eh Angola ou eh Keto, ok.
Ire o
Sempre ouvi que não se inicia ninguém para Ìbèjì, mas lendo a história do Ilé Òsùmàrè Araká Àse Ògódò, a Casa de Oxumare, fiquei em duvida. Lá se conta que após a morte do seu fundador ela foi entregue a três pessoas, uma delas ,Damásio Joaquim Ricardo, filho carnal do fundador teria sido iniciado para Ìbèjì, com o orunkó de Doyin. Alguém pode me esclarecer sobre o assunto?
Ramos é anti ético falar da casa dos outros.
Se você tem esta duvida, você deve escrever diretamente para Pai PC sacerdote do Ilè àse Osumare.
Ire o
achei linda essa história de ibeji,ñ sei se está comigo ,pq nunca jogaram pra mim ,mas tinha curiosidade,muito me indetifiquei com eles,sou uma eterna criança,trago alegria aos que estão a minha volta,graças a Deus,nasci no dia 27/09/1970 e tenho muito orgulho de ter nascido nesta data,sou muito feliz por isso,abraços.
gostaria de tirar uma duvida eu sou filha de santo a uns 9 meses sou rodante e ja viro com meu orixá de cabeça.pomba gira e ere. no meu caso meu ere e menina sendo que meu de cabeça e xangô pelo menos quem tem se manifestado durante esse tempo minha duvida e o seguinte ela se chama folhinha dourada e quando questionada sobre sua mãe ela diz ser Iemanjá mas uma irma de santo bem mas velha que eu falou que conheceu uma outra pessoa que recebia esse mesmo ere e que ela era de iansã.
sendo que a primeira vez que eu virei de orixá eu fui a uma festa de Exu e la eu virei mas eu passei muito mal e nem a minha pomba gira de frente conseguiu segurar ao que parece alguma coisa ruim tentou me prejudicar e oba virou na munha cabeça e me protegeu so que segundo o pai de santo da casa ela veio cobrando feitura. eu pedi minha mãe de santo para abrir um jogo e ela disse que oba me acompanhava mas não como mãe.
eu ja dei um obi mas foi por causas espirituais pesadas e minha mae de santo diz que quando eu der um bori e capaz de oba tomar a frente de xangô isso e possível?
vcs conhecem esse ere se conhecer me falem no que podem me aconselhar?
Iris me desculpe mais isto está confuso demais.
Erè é figuração, vamos dizer infantil que o òrìsà carrega, a energia pura da marca da pureza da infância.
Se você raspou para Sàngó o Erè é de Sàngó, não pode ser de Yemojá, ou estamos falando de um espirito aproveitador, se passando por Erè?
Eu não conheço segundo òrìsà virar dentro do Candomblé, outra coisa que deve ser vista de perto.
É muita gente falando e olhando suas coisas, assim você vai ficar louca.
Como está sua vida?
Piorou ou melhorou?
Se você está iniciada, se Sàngó lhe traz bênçãos por que ficar revirando uma coisa que não está lhe fazendo mal?
Outro detalhe, Bori não foi feito para òrìsà se manifestar. Òrìsà não toma Bori, quem toma Borí é o seu Orí, ou seja, você.
Leia sobre Bori clicando na foto de Baba Fernando.
Sobre Erè eles são nominados quando ‘nascem’ na iniciação ou podem trazer o seu nome, mas, é apenas um nome. Eles não são a mesma energia, um não é igual ao outro.
Ire
eu ainda nao sou feita no santo mas sou filha da casa. mas ja sou rodante como eu disse. minha duvida ficou mesmo pelo fato do ere pq eu tanto procuro e nao encontro nada alem do que a irma de santo me disse no caso eu tenho xango como pai Iemanjá como mae e oba como madrinha como eu tenho um ramo forte no candomblé minha mae de santo falou que nao ia cutucar muito pra eu nao ter que me compremeter por ser menor de idade.
a historia e um pouco longa e eu nao quero tomar seu tempo.mas eu ja tive alguns problemas com relaçao a magia negra
se o senhor puder me dar um email de alguem dai eu possa explicar melhor e que a historia e um pouco pessoal.
obrigada.
Iris não deixem inventar história para você.
Que papo de madrinha é esse?
É por isso que a religião acaba virando bagunça com tanta invenção, as pessoas não sabem de nada e para não passar vergonha, já que a vaidade é maior que uma montanha, ficam inventando histórias.
Se você vai se iniciar, preste atenção em um detalhe.
Seu último jogo antes da iniciação vai dar todas as dicas para o seu sacerdote, o resto é balela de quem não tem o que fazer.
Quem sabe é o oráculo e seu sacerdote por observações e confirmações no jogo.
Boa sorte.
Ire
Iris aqui o anonimato é garantido.
Nosso fórum é este.
Você pode usar o anonimato do pseudônimo.
Ire
começou assim eu me mudei pra uma casa que era dividida um aluguel provisório so que a dona da casa e o restante da família era consumidores de drogas e havia um lance de prostituição na casa dela e ela era do candomblé. acasa em si era pesada e carregada e eu na época estava fora de qualquer religião eu e minha família via vultos sombras e tudo e tudo mais ate que um dia alguém veio se consultar com o ere dessa moça e ela nos convidou ao outro lado. enquanto essa consulta ocorria chegou uma moça que me deixou curiosa pq ela nao falava nada so observava..quando o ere foi embora essa moça virou,esqueci de mencionar que a casa tinha firmeza, ela recebeu uma pomba gira que deu seu nome e falou a dona da casa que daquele jeito nao podia ficar pq minha família e eu estávamos sendo prejudicados pelo erro dela.minha família vem de um povo muito ligado a umbanda e candomblé então minha mãe era quem mas sofria ao ponto de certa vez pra evitar de ela pegar um egum que estava rondando rondando quintal ela passar mal e receber sua primeira entidade ”joão caveira ” que deixou bem claro que nao iria aceitar aquilo por muito tempo ou ela se comprometia com o que ela carregava ou procurava uma religião pra se firmar e abandonar aquela casa.
passamos entao a ir no barracão da moça que me deixou curiosa como visitantes ate que durante uma gira ela virou e levou minha mae que recebeu tambem ela voltou e me chamou e disse pra eu fechar os olhos eu aprendi a confiar muito nessa entidade entao fiz.quando eu voltei minha mae estava chorando pq nao aceitava o que tinha acontecido.conversamos e passamos a frequentar a gira juntas.ate que um dia essa moça virou com ”ze pelintra ” e ele veio conversar comigo.ele disse que as vozes que eu ouvia nao era deles e que isso era na melhor maneira de falar o capiroto puro me chamando pra conversar.
minha vo pertenceu a magia negra e isso fazia prate de uma praga que ela jogou antes da minha mae e eu irmos embora.ele me disse pra eu evitar pq ele tava me puxando pro lado dele e se isso acontecesse ele na ia interferir.como eu nao conseguia conversei com a mae de santo e ela falou que a melhor coisa a fazer era dar um obi pra acalmar,mas em seguida eu tive que dar um descarrego ma porta do cemitério e tomar um ebó.passamos a frequentar a casa e antes de começar a seçao tomávamos banho de ervas.depois de oba ter se manifestado daquele jeito eu nunca mas havia virado. desse dia eu virei mas nao foi com ela e sim com xangô nas giras de orixa tambem ate que recebi o ere no caso a menina quando me falaram eu questionei a mae de santo ela disse que podia acontecer.minha mae de santo diz que na cachoeira durante o obi quem confirmou a cabeça foi xango mas que isso nao garante nada pq durante um jogo que ela briu pra confirmar havia dois orixas brigando por ela e que eu so ia saber memso quando eu fizesse a fritura e que ate la muita coisa poderia mudar.
bem em ”resumo” a historia e essa no que puder me aconselhar sou grata mas o senhor ja houviu falar nesse ere?
obrigada desde ja
Anonimo o que você precisa é de gente com conhecimento para lhe dar respostas.
Não tratamos Égun com um Obi na cabeça.
Quando rezamos para nós mesmo, sempre pedimos perdão aquelas pessoas que foram atingidas por nossos antepassados de alguma maneira.
Mesmo você não tendo culpa, mesmo você não sabendo o que ocorreu, existem coisas podem recair sobre a família.
Este assunto é complexo, está ligado a carma e etc.
Mas não deixe de rezar, muito, e pedir perdão pelos atos de sua avó no passado.
Não deixe procurar pessoas que possam lhe dar respostas e não paliativos.
Eu no seu caso me iniciaria com calma, não muita, e com gente que possa lhe dar de verdade caminhos para uma nova vida.
Como dito antes, não sei se você leu, Erè não tem história, como os òrìsà tem as suas.
Esta turma está ligada a Ègbé òrun, sociedade das crianças do òrun (céu), um colegiado que deve ser muito bem tratado.
Você vai buscar aprofundar esta história e não achar resposta, vai achar um monte de gente que ‘acha’.
Ire
SAN
SANTOLINDO NOSSA MU ASÉ TA EM FESTA, AGORA DIA 22 DE MARÇO SERÁ REALIZADA A SAÍDA DE QUATRO YAWOS E MEU BABALORISÁ TA TODO BOBO ” IROKO, IBEJE,OSOGYAN E OMOLU ” LIIIINDOS DEMAIS
Parabéns Nane de Yewá, as pessoas devem estar muito felizes mesmo.
Que tudo corra bem para eles.
Ire
amor ao meu pai Ibejada eternamente
Boa Noite, estou escrevendo porque nao consigo dormir por nao parar de pensar no que meu filho falou hoje. Há uns 15 dias ele falou para o pai, quando foi passar o fim de semana com ele pois nao moramos juntos, que um homem careca sempre vem aqui em casa toda noite… mas eu nao estou com ninguem…somos apenas eu e ele. Ai hoje, enquanto eu procurava a chave de casa, enquanto procurava por todo carro, coisa que nunca aconteceu, ele repetia que tem um amigo imaginario, que o nome dele é ” é o diabo” ou “el diabo”, pedi para ele repetir varias vezes porque nao acreditei no que ouvi. ele repetiu como se fosse um nome simples enao consegui identificar entre os dois que citei acima. falei para ele que nao gostava desse nome se ele nao tinha outro nome e ele falou que nao.que era esse mesmo e repetia…eu ficava nervosa por nao estar encontrando a chave… ai perguntei como ele era, meu filho disse que ele é todo atrapalhado, que bate em tudo… ai pensei, nossa…a chave,,,sera que ele esta brincanco conosco? subi com meu filho para ver se nao deixei na porta ao sair para o trabalho pela manha e nao estava, ao voltar para o carro olhei na porta e la estava. Por favor, me diga o que isso pode ser, se é apenas coincidencia ou como você sugere que eu deva agir!?MEu filho tem 3 anos e 10 meses.
Esqueci de comentar tambem que hoje a tias da creche falaram que ele deu Muito trabalho em sala, que não deixou os professores de educação física, musica e a professora da salinha mesmo dar aula, que não parava quieto e batia muito. e nesse ultimo fim de semana ele ficou na casa da avo paterna.
Diana o Diabo é Cristão. Nós não sabemos como cuidar desta energia.
Nossos diabos estão dentro de nós mesmos, alimentamos eles várias vezes ao dia, através da ganancia, do furto, do rouba, da prepotência, da inveja, do olho grande, da injuria, do falso testemunho, da fofoca, do medo e etc.
Eu sinceramente gostaria de entender a cabeça de uma criança de 3 anos, sei também que eles veem coisas que somente eles tem conhecimento.
A sociedade das crianças do céu, é fato, existe e se comunica com estes pequenos seres.
Fazem confusões, fazem barulho, atrapalham, não deixam ninguém sossegado e podem inclusive prejudicar um adulto, nunca a criança.
O meu conselho é: Procurar pessoas que realmente entendam do assunto, tem muitos aventureiro e decorador de texto na rua.
A saída não é fácil, mas é simples de resolver.
Não é fácil, pois temos que identificar o assunto, depois é apenas seguir as ordens do oráculo e cuidar do que tem que ser feito.
Não é nada que você possa ficar assustada, eu estou falando sobre hipótese e com certeza você conseguirá a benção da vitória.
Volte e me diga sua cidade, quem sabe a gente conhece alguém que possa lhe ajudar.
Abraços.
Obrigada Da Ilha, conversei com uma pessoa da comunidade espirita aqui da minha cidade (Brasília-DF) e ele me falou também que realmente nao era para eu me preocupar. Que as crianças podem ver certas coisas que nos nao conseguimos e que pode sumir por volta dos sete anos de idade. Que nessas horas é so eu nao fazer muito alarde e o que poderei fazer é uma oração do pai nosso e pedir que esses espiritos irmaos sejam guiados para um lugar melhor, de aprendizagem e luz. E que na hora de dormir para orar pedindo que nossos espiritos, meu e do meu filho se encontrem e conversem e que sejamos guiados para lugares de aprendizagem e crescimento e que se algum espirito estehja atraplhando nossos caminhos que ele seja guiado para outro caminho, de crescimento e amor. Falou tambem que algumas crianças veem mais espiritos talvez por serem espiritos mais velhos e com uma certa ligação com esses plano que aos poucos é perdida, que o processo de encarnação provavelmente é mais dificil do que o de desencarnação, sao muitos “traumas” e historias que devem ser esquecidas… e muitas outras coisas… enfim… fiquei mais calma! Obrigada pela ajuda, pela atenção e pela rapidez em responder. Você também me acalmou muito!
Abraço.
Diana
mas gostaria de alguma indicação de pessoas com quem possa falar daqui da minha cidade. se tiver alguma… Obrigada mais uma vez.
Diana
Diana eu não sei a sua cidade.
Estou feliz pelo seu entendimento, pela sua cabeça aberta a certas situações meio espinhosas.
Você foi fantástica em entender a ‘coisa’ de primeira.
Creio que o melhor é ficar atenta e não ficar em cima do assunto.
Se você vê que ele está brincando com seus amigos do céu, deixe, faz parte do jogo da idade.
Não incentive, não faça nada que incentive ou chame muito a atenção.
O único recado que lhe dou com firmeza é:
Não deixe este assunto virar uma coisa ‘normal’, ter atenção e cuidar.
Abraços.
Nelson de Souza tenho uma pergunta li aqui vc dizer que se faz filho de Ibeji, mas a Carol e o Fernando D’Osogiyan disseram aqui que não se faz filhos deste orixá pq são orixás gêmeos, enfim, se faz ou não filhos desse orixás gêmeos? E eles são rodantes ou não? Desde já agradeço e pergunto por querer maior esclarecimento, obg!
Augusto de Yeshua
Augusto Ibeji não é òrìsà, portanto…
ire
Se não é Orixá pq aqui fala que é e ainda fala do arquétipo de seus filhos?
Desde já obg por sua resposta Da ilha e todo meu respeito a vcs que fazem o blog, pergunto para aprender mesmo
Lendo mais um pouco acima acho que entendi, mas ainda fica uma duvida de uma pessoa leiga como sou, pq algumas nações inciam pessoas de ibeji como a caso da respeitada nação de Xambá? E em Angola inicia Vunji que tb é gêmeos? Então se é errado ou não se deve iniciar, ou por eles não serem orixás ou pq são gêmeos (dois orixás ou energias), isso que dizer que o que esta acontecendo em locais que fazem isso não é verdadeiro ou não tem funamento? Desde já obrigado!
Mais uma vez deixo claro que pergunto somente para aprender e esclarecer e é com toda ética e respeito que pergunto o que pergunto.
E quero também deixar uma opinião se Ibeji não é orixá pq aparece aqui no link dos orixás e se tratam dele aqui como se fossem orixás? Não acham que seria interessante uma correção até para não provocar uma confusão ou mal entendidos?! Eis minha humilde opinião e mais uma vez agradeço por tudo, inclusive por este espaço democrático onde podemos adquirir conhecimento e expressar nossas opiniões de forma harmônica e legal!
Augusto eu não conheço e não tenho Ibeji como òrìsà, eles (os gêmeos) não estão inseridos no panteão yorùbá.
O Brasil cultua, eu estou no blog para dar minha opinião e ela esta descrita acima.
ire
Augusto é como Eégúngún e Ìyà mi àgbà, não são òrìṣà.
Mas, você pode ter o, digamos ‘igbà’, estatuas dos gêmeos.
Dentro do culto tradicional, raiz do culto de òrìṣà, não existem iniciados em Ibeji.
ire
‘Se o.
Augusto eu respeito sua opinião.
ire
Muito obrigado Da Ilha! Vc é muito gentil gostaria de ter vc como amigo, abraços fraternos!
Olá , Boa tarde minha gostaria de saber de que orixá minha ere faz parte que crispina!! e como faço para baixa ela na minha própria casa !!
ahh, se minha era é da gemia crispiniana eu tenho alguma possibilidade de ter filhos gêmios???
Maria Emília você deve falar com seu sacerdote, somente ele pode lhe orientar corretamente.
Ire
Maria Emília esta possibilidade eu não aventuraria em me pronunciar.
Somente Deus pode saber.
Ire
Boa noite aos irmãos. Gostaria de saber se Ibeji tem filhos e se existe feitura de santo para esse Orixá. Axé a todos!
Rodrigo o Candomblé diz que tem.
O culto Tradicional diz que não.
Como faço culto tradicional, eu digo que não tem.
Ibeji é energia, não é irúnmolè ou Òrìşà.
Ire
Muito Obrigado Da Ilha, muito me ajudou tirando minha dúvida. Que os Orixás te abençoem sempre. Axé
Òrìsà gbe wa.
Rodrigo.
Sou filha de ibeji e é sempre bom saber mais sobre esse orixa, amo a energia dos eres
Olá Nelson, estive em uma casa de ketu fiz um jogo e o zelador disse que tem dois orixás “brigando” pela minha cabeça e um desses é Ibeji, nunca soube de ninguém ter sido iniciado por Ibeji. Gostaria de saber se há essa possibilidade. Desde já agradeço. Asé!
Daniele eu não gosto de ver pessoas serem enganadas.
Ibeji não é òrìsà na Nigéria, ele ganha este status no Brasil, não sei por que, mas eu gostaria que alguém viesse me dizer em que Odù esta energia nasce como òrìsà.
Ibeji é energia de Ègbé òrún, não se inicia em uma pessoa.
Quando temos ligação com estas energias, são montados suas representações, um casal de crianças esculpidos em madeira, geralmente eles vem para socorrer casos de extrema pobreza ou mães de gêmeos que perderam um dos filhos no parto.
É uma a´rea complicada, muitos pormenores, não quer dizer que você não seja abençoada por eles, mas, raspar e pôr Adosù vai além do meu conhecimento.
Se algum sacerdote me disser onde está o Iton e o verso de Ifá em que eles são colocados na condição de òrìsà eu ficarei muito grato.
Estas energias foram colocadas neste patamar a menos de um século.
Em tempos atrás os gêmeos eram sinal de má sorte para seus filhos e um deles era sacrificado ao nascer.
Seus nomes são Táíwò e Kéhìndé e obrigatoriamente quando nascem recebem estes nomes e o terceiro filho recebe um nome específico e quarto idem.
Vamos embasar a conversa em cima deste livro lançado mundialmente e sem contestação dos anciãos nigerianos, diz o texto:
Ìbà Ìbejì oró.
Tradução livre de Odé Gbàfáomi:
Homenagem ao poder transformador dos gêmeos.
Comentário: Na cultura yorùbá, os gememos representam abundancia e prosperidade.
Nas famílias tradicionais os gêmeos são chamados de Táíwò e Kéhìndé, juntos representam o princípio da polaridade, Ifá ensina que nada na Natureza existe isoladamente, todas as coisas da criação emergem de seu oposto e chegam a ser transformada em algo novo.
Os nomes Táíwò e Kéhìndé são usados para qualquer sexo, no entanto quando os gememos são representados por meio de estatuas entalhadas, estas são feitas retratando uma menina e um menino.
Esta é uma expressão simbólica da polaridade, fundamental entre a expansão (luz) e contração (trevas) que sustenta toda a força que existe no mundo.
Tradução de Odé Gbàfáomi:
Texto original:
Homenaje al Poder Transformador del Espíritu de los Gemelos.
Comentario: En la cultura yorùbá, los gemelos representan abundancia y prosperidad. En las familias tradicionales yorùbá, los Gemelos son llamados Táíwò y Kéhìndé. Juntos representan el principio de la polaridad. Ifá enseña que nada en la Naturaleza existe en aislamiento; todas las cosas en la Creación emergen de su opuesto y llegan a ser transformadas en algo nuevo. Los nombres Táíwò y Kéhìndè son usados como nombres para cualquier sexo. Sin embargo, cuando los Gemelos son representados por medio de estatuas talladas, éstas se hacen generalmente con la imagen de una niña y un niño. Esta es una expresión simbólica de la polaridad fundamental entre la expansión y la contracción que sostiene toda la Fuerza que existe en el Mundo.
Do Livro:
Ìbà ‘Sè Òrìșà Provérbios e lendas Yorùbá.
Áwo Fatunmbi
Ire
Wesley leia a resposta que eu dei para nossa amiga Daniele.
ire
Senhores
Boa Noite
Em abril(dia 21) fiz a pedido da minha Yalorixá, um Omalá para Xangô pedindo justiça e que afastassem as energias estranhas que me impediam de ficar com uma pessoa que amo. 3 dias depois, minha mãe foi parar num hospital com sintomas de falta de fala e movimentos e origem desconhecida. Desde então os médicos lutam para descobrir o que é, tentaram vários tratamentos e por fim chegaram a conclusão de que é um câncer. Mas não encontram o foco deste câncer, pois em nenhum dos exames foi encontrado o local originário do mesmo. Sabe-se que o mesmo está causando lesões no cérebro e desde abril minha mãe continua internada, sendo agora submetida a tratamentos paliativos.
Sei que meu avô de pai, fez há 40 anos um trabalho pra Cosme e Damião(aqui na Bahia conhecido como Ibejis) e a característica das festas era mais pra Candomblé do que festa de Igreja Católica. Esse trabalho foi pra minha avó melhorar de um problema semelhante ao que minha mãe tem hoje e não diagnosticado na cabeça de minha avó. Só que meu avô morreu há 35 anos atrás sem concluir toda a obrigação.
Minha pergunta é: Pode ter alguma ligação? Seja com a oferenda que fiz pra Xangô ou com a oferenda que meu avõ fez e não concluiu? Como descobrir isto?
João a coisa mais perigosa do mundo é pedir justiça a um òrìsà.
Você tem estar muito seguro do que vai pedir.
Osoosi levantou seu arco e flecha e pediu que a seta atingisse o peito de quem havia matado seu papagaio.
A flecha subiu e quando retornou acertou o peito de sua mãe…
Portanto, mexer com energias as vezes nos custam caro.
Ire
Mutumbá!
gostaria de fazer uma pergunta que talvez esta na mente de muita pessoa, ou ainda não pararam para pensar, Ibeji, que pelo o que ja li seria a representação da dualidade cosmica e não um orixá e o irmão Da Ilha confirmou isso varias vezes em seus comentarios e com ifá ao seu lado, gostaria de saber se essa energia Ibeji tem realmente ligação com o erê? Erê não seria o estado infantil no sentido de pureza do orixá? logo isso quebraria tambem essa crença de Ibeji se orixá, pois um pessoa acabaria virando em dois orixas, no que ela é iniciado e em Ibeji, quando virasse no erê, pq vemos os ritos de erê mt ligado a Ibeji (n sei se é correto, e se for correto peço agô, so procuro entender melhor)… mas não posso afirmar muito, pois sou novo na religião…só que analisando superficialmente a gnt chega essa conclusão facil, pois se nem o juntó vira na cabeça de um iniciado, como um “orixá” teria esse poder de virar na cabeça de todos…então Oxalá poderia virar, pq é ocnsiderado o pai de todos dentro do candomblé…são coisas que acho que o sincretismo sofrido no brasil e algumas adaptações trouxeram confusões que até hj estão presentes ai… graças a Olodumaré vemos muitas roças de candomblé se afastando do sincretismo ao se referir o orixa, Ogum é Ogum, e não é São Jorge, Oxalá e Oxalá e n é Jesus, orixá é mais antigo que santo, e pelo incrivel que pareça até algumas ramificações da umbanda vem adotando esse raciocino que engradece cada vez mais aos orixás, tem a Umbanda Sagrada que é um ramo que afirma que Jesus ou Buda nada tem a ver com o Poderoso Oxalá, que são espiritos de vibrações ligadas a Oxalá, pondo o orixá acima do santo dentro da corrente umbandista citada. Enfim, acho que as religiões afros estão caminhando para um purificação, para despojar de vestes que se utilizaram durante tempos, mas ainda há alguns assuntos que são passados despercebidos e ainda se acha presente e sem discussão
ire o
Marcos creio o texto de Baba Fernando é auto explicativo e você conseguiu enxergar nas entrelinhas (ou ler).
Sua visão está correta, já fiz vários comentários e trouxe depoimentos de sacerdotes encarregados do culto a Ibejì na Nigéria afirmando não haver iniciação para esta energia.
Podemos inclusive retornar um pouco no tempo e ver que gêmeos na Nigéria é sinal de mau agouro, portanto muito não os queriam.
Por outro lado vários itan de Sàngó relatam ser ele o pai do maior numero de gêmeos da história nigeriana, porém, em nenhum Odù fala em iniciação para Ibejì, Ègbé Òrun ou algo parecido.
Existem conselhos para se montar um local de culto destas energias em casa, com dois erè (estatua) em madeira, na maior parte das vezes um dos gêmeos é falecido e a mãe usa esta estatua para representa-lo e faz festa, convida crianças da redondeza e alimenta este imagem com comidas.
Ibejì gosta de tudo que é comida, porém, feijão e epò (dendê) são seus favoritos.
Tudo isto não pode ser confundido com Ègbé Òrun (ver post em meu site pessoal: wwww.orisaifa.blogspot.com
Uma outra história onde todas (eu disse) todas as crianças estão incluídas.
Não posso ir além disso.
Ire
Adorei saber sobre este Orixá…eu sou filha dele Ibeji..meu pai
Bruna por que você não pesquisa mais sobre Ibejì.
Ele não é um, eles são dois, um casal.
São energias, não são òrìsà e dentro do culto africano onde Ibeji nasce, não existe iniciação para esta energia.
Este engano não é exclusivamente seu, tem muitas pessoas que são levadas a este engano.
Ire
ótimo esclarecimento Da Ilha, é interessantissimo saber desses detalhes com pessoas que estão ligadas mais diretamentes as formas de culto original ao orisás e outras energias, sei que existem os fundamentos, e estes são segredos, mas as poucas palavras ditas são muito esclarecedoras sobre o assunto.
ire o
meu filho foi iniciado de ibeji
Da Ilha
Escrevi pra você dia 23/09, minha mãe faleceu dia 24/09…Nem tinha visto a sua resposta, fui ver no e-mail de meu filho hoje, pois uso o e-mail dele…
O pedido foi orientado por uma Yalorixá, que abriu o jogo, e disse que eu teria que fazer um pedido de justiça a Xangô, e naquele momento a única injustiça que eu imaginava ter acontecido, foi o afastamento de maneira estranha da pessoa que eu amava…
Entendi que não deveria ter feito isto depois, até por que mãe estava triste com o falecimento de meu avô, só que ela não se expressava… Depois eu não sabia como fazer com a situação, tentei contatos com a pessoa que fez o jogo, mas os desencontros foram imensos, já que eu e a mesma trabalhavam na época, e nos finais de semana ficava com mãe no hospital.
Sei que no meu passado, minha mãe atrapalhou alguns relacionamentos meus, mas de forma alguma iria querer mexer com uma energia sem ter consciência de que poderia fazer algum mal, apenas segui aquilo que imaginava ser o melhor pra mim naquele momento.
Se houve erro de minha parte, só espero que ela e Deus um dia me perdoem, pois não foi de maneira premeditada de minha parte.
A propósito, desde que ela faleceu, existe uma infestação de pombos no vão do telhado e cobertura de minha casa, e uma Ekedi passou aqui e disse que a casa estava carregada de energias negativas. Este fato dos pombos pode ter alguma ligação com as energias, ou só teria condições de saber isto em um jogo?
Obrigado pela força
José em nossa religião o perdão passa longe, somos responsáveis pelos nossos atos, sempre.
Quanto a Ekeji dizer que sua casa está carregada é muito vago.
Carregada de que?
Ela deveria dar o diagnostico completo, vc concorda?
Quanto as respostas que você deseja, realmente quem deve dar é o oráculo.
Pombos são aves sagradas.
Ire
Não consigo imaginar alguém manifestado com Ibeji….alguém poderia me esplicar como eles vem quando manifestado, como é a roupa e paramentas que eles usam? Obrigado desde já axé
Lucas Ibeji não incorpora em ninguém, as crianças do òrún são aquelas que tomam posse do médium.
O que elas usam, comem e bebem, vai do gosto de cada uma.
A melhor informação você vai colher com seu sacerdote.
Ire
Olá, boa noite .. bom eu pedir para a ere crispinana me ajudar a desfazer uma marração que minha ex-sogra e minha ex-cunhada, fez para o meu ex-namorado (ela passou o trabalho pra mim e eu fiz) quando nós encontramos fomos para a casa da irmã dele claro ela não estava a casa estáva vazia .. fizemos amor, quando terminamos que fomos toma banho ele procurou a cueca dele por todo o quarto porém não achamos !! será que crispina pegou essa cueca??? agradeço desde já e por gentileza me manda a resposta pelo meu email!
primeiro ela me passou o trabalho para desmachar a marração e na segunda -feira que vem , agora ela vai passar para ele vim me procura e me assumir de vez que gente reate o namoro!! e eu dominar a situação e não mais elas!! é possível essa ere ter pego essa cueca pq sumiu do nada!
posso pensar que essa ere, já está trabalhando no meu caso?? e erê tem essa capacidade de desfazer essas armação? pq ele tá amarrado nós pé esquerdo daquelas duas broacas
ahhh hein alguns momentos eu tenho o comportamento hein infantil mais isso não é porque eu quero isso é devido a minha ere que se chama crispina??????
Larissa pode ser.
Ire
Larisa vamos colocar uma coisa no seu devido lugar.
Erè não é de Umbanda, se chama Beijada, é bom assim para não confundir.
O povo da sociedade das crianças do céu (Ègbé Òrún), são muito eficazes em suas ‘armadilhas e feitiços’.
O que um deles faz, ninguém consegue desmanchar ou desfazer.
Temos que usar a sabedoria de Òrúnmìlá para poder chegar a um ‘acordo’ com eles.
Se ela está trabalhando com certeza os resultados viram.
Ire
Larissa eu não saberia responder.
Ire
obrigada !! 🙂 axé sempre na força da fé e do amor
Boa noite. A Paz do Senhor. Essa descrição dos filhos de Ibeji bate perfeitamente com a personalidade da minha esposa. Eu sou cristão eclético, venho de igreja evangélica mas sou devoto de Na Sra e gosto muito das palestras do Divaldo Franco do Kardecismo, mas respeito muito a religião de origem afro, pois os africanos assim como os hebreus, quando escravizados, não abandonaram sua fé. Pela pesquisa que eu fiz eu sou filho de Xangô e gostaria de saber mais sobre como nós podemos construir um casamento mais feliz. É meu segundo casamento e temos uma filha pequena e eu fico preocupado com problemas dela com um irmão que não trabalha e não faz nada, e a deixa muito amargurada. Da minha parte eu me considero feliz e ainda não realizado, mas fico intrigado com um fato comum em minha vida toda: sempre que eu estou numa posição profissional que me permite um pouco mais de dinheiro sempre aparece alguma coisa , uma intriga, uma invejinha, uma fofoca, um malquerer e eu tenho uma perda e tenho que começar tudo de novo. Não do zero, mas sempre com alguma perda. Eu sou de São Caetano do Sul e gostaria de uma indicação de local para visitar..Obrigado, de coração..Deus abençoe vocês..
Ola! Boa tarde! Eu gosto muito dessa pagina. Mas tenho uma coisa para perguntar: Ibeji pega cabeças? Eu sabia que era Orixa e que sao dois gemeos, é a energía representada nos erês de nosso Candomblé e nas crianças de Umbanda, mas eu nao sabia que eles eram orixas que tinham filhos iniciados…. É assim????!!!
Motumbá Àse!!
Edansinají
Cristian dentro do Culto Tradicional, onde tudo começa, Ibejì não é òrìsà e não tem iniciados.
Não sendo òrìsà…
Esta é a minha cultura e ensinamento.
Como o Candomblé nasce com uma nova proposta e algumas diferenças, quem sou eu para contradizer o que está posto.
Ire
olá me chamo karolina ,estive em uma casa de um senhor muito respeitável , lá havia um altar com pretos velhos e outras imagens.enfim chegando lá ele pegou um baralho comum pediu pra mim cortar e começou e me disse que eu era médium vidente,em fim estou muito confusa não sei bem o que fazer , ele fala muito rápido rsrsrs, não conheço nenhuma casa de camdoble ou similar. O que ele me disse realmente acontce eu vi vejo e já escutei espíritos. Uma vez eu fui até inforcada, enfim falei isso pra ele e ele disse que tenho que começar a fazer meus trabalhos, mas a questão é como? onde ? não sei por onde começar… Preciso de uma explicação um direcionamento. nasci no domingo ele me disse que quem me protegé ibeji.
Me ajudem por favor? obrigadoo
Karolina o ideal é ir conversando com pessoas, conhecendo o ambiente, procurando uma casa séria, vá e faça um jogo.
Pergunte bastante e se tiver que frequentar, não se deixe levar por fofocas, maus pensamentos, siga as instruções de seu sacerdote e quem sabe depois de um ano, no minimo, você possa começar a sua caminhada espiritual
Vá com calma, ouça muito e fale pouco.
Ire
obrigado vou procurar uma casa por perto .nem sei por onde começar mais sinto que preciso muito de respostas estou muito angustiada, sentido dores de cabeça, pressentimentos enfim obrigado pelo conselho eu vou em busca das respostas.
Muito obrigado pela sua resposta, Da Ilha. Eu acho o mesmo ou parecido. Achava Ibejí como Orisa gemeos mas nao pegabam cabeça nehuma. Pra mim eram como a energía das crianças e dos erês, mas nao sao Orisa Alagbatori.
Motumbá Àse e obragado
Olá Gostaria de saber sobre a pessoa que nasceu no dia 2 de julho de 2000
edivanete,
Não fazemos jogos por internet.
axé.
Como é feito,e oq precisa para poder acentuar ibeji?
Luiz não damos este tipo de informação no blog.
Ire
Depois do que eu acabei de ler sobre este orixa eu sou um ou tenho um bem perto pois Faso tudo e paso por tudo quero saber mais sobre o ibeji obrigada veroneide
Veroneide o que temos para informar aos internautas está postado e outros ensinamentos estão nos comentários.
Leia com atenção e vc verá que tem mais coisas para aprender.
Ire
Boa tarde a todos do axe
Venho atraves deste comentario apenas somar e nao dizer quem esta certo ou errado sobre ibeji
sou da nacao nago, povo de Xango
meus pais me ensinaram pouco sobre os ibejis
Na questao linguas, vale ressaltar q exu e o mensageiro e o q fala todas as linguas por conta disso o mais humano entre os orixas.
Ibeji ligados a protecao da crianca outro orixa tb muito ligado ao humano em questoes da infancia, orixa q tb fala a lingua portuguesa, va ouvi muito dos meus mais velhos q em certas circustancias ibejis trazem mensagens ao adepto sendo ele de qualquer orixa
Sobre feitura e um assunto delicado desde que estou no ile nunca vi um filho de ibeji, entretanto em minha familia temos nossos dois orixas principais q nos rege e mais seis q vem como regente de assuntos particulares, gostaria de explicar mais sobre isso maw tenho meue limites, mad entres esses orixas encontramos ibeji para algumas pessoas.
Ibeji tem poucas toadas em yoruba pois seu culto aqui no Brasil nao foi tao difundido, sobre toadas em portugues, acredito q nao a problema pois este orixa como havia dito este muito proximo de nossas criancas no dia a dia e falam a lingua deles.”somente exu e ibeji “, outro em minha nacao nao fala, sabemos q entende pois se trata de um ser de extrema evolucao mas q tem tradicoes a ser mantidas.
Ogan Wilson obrigado pela ajuda.
Somente para ficar claro:
Ibeji não é òrìsà.
Se foi alçado a esta condição no Brasil, tudo bem, mas na Nigéria não é òrìsà e não tem iniciados.
Esù não é o mais humano dos òrìsà, ele é o tradutor Universal, por conhecer todas as línguas ele pode levar nossos recados ao quatro cantos do Universo.
Ire
Bem, acho que o grande problema é que existe informações desencontradas de varias partes. Quando eu procuro algo na internet fico na duvida sobre o que é certo ou não, ja que um site diz isso outro diz aquilo.E ai? Em quem acreditar? Pra tirar duvida em terreiro fica outra questão difícil que ninguém(ou poucos) sabe tirar as duvidas pertinentes. Já que tem muitas informações passadas de forma oral e quem ouve entende de um jeito e passa de outro jeito. Apesar das boas intenções de alguns fica as duvidas piores que antes. É um pouquinho errado de um, outro pouquinho errado de outro e no final é mais problema. Aqui diz que Ibeji não é orixá, mas se for em outros sites vão dizer o contrario. Ja li em outro site que exú tambem é orixá. Uma pessoa desavisada, como eu, fica com o pé atras em relação a religião. Me desculpe, mas fica com cara de que ninguém sabe de nada. Fica tão vago que dá desinteresse.Tem vários terreiros pelo Brasil, uns poucos comprometido com a religião e outros muitos comprometidos em fazer puro comércio com a desenformação e desgraça alheia. Você pede uma palavra de consolo e o outro ja responde dizendo o valor da consulta e o preço dos materiais. Espera ai.. Tem muitas intrigas, comercio, picuinhas, invejas e todos mais que não deveria ter. Vamos ter compromisso com a religião que quem sofre são todos e a religião vista com maus olhos.
Aldir todos os nossos ensimentos estão na cabeça de nossos anciãos. Não foi a toa que a ONU decretou estes guardados patrimônio imaterial da humanidade.
O único museu do mundo que está guardado dentro da mente humana.
Quem vai controlar a vaidade de uma pessoa que vai para internet se proclamar o professor da religião.
Que leu em algum lugar, não teve humildade de perguntar se a informação é correta.
Lê, acha interessante, control C e control V e vamos em frente.
Quem pode segurar a língua de um Pastor que interpreta um versículo da bíblia a sua vontade e interesse.
Quem disse que religião é matemática, quem disse que fazemos experimentos a exaustão para saber o que dá e o que não dá certo.
Estamos a 20.000 anos na face da Terra professando o mesmo ensinamento, louvando as mesmas energia e nunca fomos tão incomodados e caluniados como neste século.
Pessoas que se dizem donos de fundamentos e verdades, tudo maçã podre, e não sabe qual a finalidade de se acender uma simples lamparina/vela.
Não conhecem o fundamento de uma simples colher de pau…
Pessoas fazerem comércio com a religião é mais velho que andar para frente, cruzadas, reforma, Intifada, estado islâmico e etc.
Quem luto pela religião, quem tinha Deus em seu coração e atos?
Não seja ingênuo, não se machuque deste forma. Procure pessoas sérias (ainda tem muitas por ai), pessoas comprometidas com o ser humano.
Quando ao dinheiro que você cita como comercio, saiba que não fazemos nada por dinheiro, mas, não faço nada sem dinheiro.
Não sou hipócrita, não trabalho de graça e não abro minha casa que me custa milhares de reais por mês para ser explorado por alguém que vai melhorar sua vida, me dá um pontapé na bunda e nunca mais vai voltar. E para ser aceito em outro lugar vai falar muito mal de mim, para poder virar o coitadinho e ser acolhido.
Saiba escolher onde você vai frequentar, saiba se comportar e conviver em uma sociedade de seres humanos (que de acolhedor não tem nada). Saiba, ouvir, calar e manter a hierarquia.
Uma pequena observação:
Você leu corretamente que Èsù é um irunmolè/ebora que vulgarmente chamamos de òrìsà.
Não confunda este poderoso irunmolè com Tranca Rua, Mulambo/Padilha e outros Povos de Rua.
Que por sinal temos um texto muito didático escrito pelo mais velho Baba Fernando, sobre o tema Povo de Rua.
Abraços
Esse texto me descreveu completamente, sem tirar nem por, vocês não tem noção. OBRIGADA !!!!
Olá,
Me indentifiquei muito, mas eu quero ter certeza, me indiquem algum lugar pra eu procurar informações perto de itapuã se tiver. Obrigada.
Ana nós não temos contatos em Salvador.
Ire
Alice valdez
Muramuna na minha casa de santo,sou filha de Dandure
Iniciada a 13 anos adochada catulada sou filha de vunge e
Pra quem nao conhece e tem vontade de conhecer minha casa fica
Em costa barros ,muito conhecida realmente meu orixa vunge e muito dificil
Mas existe e pega nossas cabeças como os outros orixas ,vunge realmente e gemeos mas existe outro orixa assim e que nao e tao dificil de se ver e que as pessoas imcorporam como oxumare
Bjs uma boa tarde !!!
Se alguem tiver interesse em conhecer o meu orixa mais de perto entre em contato que eu darei o endereço para vcs irem ate minha casa na festa do meu orixa que provavelmente sera em setembro ou outubro.
Adoro os Ibeji…
Opa Olá, Fiz minhas contas e o meu Orixá deu Ebeji, Gostei pois eestá batendo com minha personalidade, Sou um brincalhão, adora cantar esta sempre com povo em volta e estou num projeto social cheio de crianças, Gostei!
Ainda não tenho santo feito mas me identifico muito com essa cultura que cada dia conheço mais um pouquinho e me identifiquei muito com o Orixá Ibeji sempre senti que dentro de mim existe uma criança adormecida que pede pra acordar…
Olha quando na umbanda me deram para mãe oxum pois disseram q nasci e pela data de nascimento sou filha de oxum e xangô mais agora fiquei sabendo q sou filha de ibeji n entendi mais nada pode tirar minha como sei quem é meu orixá
Aline,
Podemos ter um forte enredo com Ibeji, mas, ninguém se inicia para Ibeji e geralmente Oxun, Oyá ou Yemanjá, uma dessas Iyabás acompanham este fundamento. Frequentar uma boa casa de candomblé e fazer uma consulta aos búzios poderá lhe ajudar.
Axé.
poderiam deixar alguma cantiga de ibeji escrita ?
Alafim,
Esse orikí é recitado cantado:
Orìkí fún Ibéjì
B’eji B’eji’re
B’eji B’eji’la
B’eji B’ejiwo
Igbá omo ire
Orìkí para Ibeji
Dar a luz aos gêmeos traz fortuna boa
Dar a luz aos gêmeos traz abundância
Dar a luz aos gêmeos traz dinheiro
Saudar as crianças das coisas boas
Axé.
Bom dia
Gostaria de saber se tem possibilidade de “receber” os eres de Orisas antes da feitura ou se eles nascem junto com o orisa.
Grata
Tessia,
O Orixá sempre nasce primeiro, porque é através do Orixá que o Erê se pronuncia.
Axé.
Olá ! bom eu gostaria de saber se faz Ibeiji na Cabeça de alguém ? e também se no Candomblé não existe festa de Erê , Pois sei que entidades como pombogira,exú etc .. são entidades de umbanda, mais vejo que algumas casas de candomblé a cultuam e isso é errado ou depende da casa ?
Karollayane,
Não se incia Ibeji, pelo menos aqui no Brasil, na cabeça de ninguém. O Erê pertence ao culto dos Orixás, e algumas casas fazem festa de Erê, outras os reverenciam na festa do Cararu de Ibeji.
Axé.
Mas e se raspasse um lado da cabeça para um ibeji e o outro lado para o outro ibeji?
🙂
Olga não iniciamos, até onde eu saiba, pessoas para Ibeji.
Nem aqui e nem na Nigéria, mãe de nossa cultura espiritual de orisa.
Ire
oga alabe de chapana foi muito lindo espero que muitos zeladores e ogas tenham um pouco mais de respeito com eles cem eles nao teria candomble muito axe a todos
Estamos tds os dias aprendendo com os velhos ..obg ,por dividir tamanha sabedoria. Ase!!
Gostaria de saber se existe um ere com o nome de borboleta?
Luciana,
Muitos zeladores dão esse nome “borboleta”, aos erês de pessoas de Oyá.
Axé.
Olá, meu nome é liliani,e sempre tive a curiosidade de saber sobre isto,so que nunca tive a oportunidade,e gostaria muito de saber qual é meu santo,pq não sei mas sinto que algo me puxa pra estas religiões,respeito todas ,mas em particular,este mundo me chama muito a minha atenção. Achei muito interessante o texto e irei ler outros. Parabéns pelo texto.
Liliane antes de fazer um jogo para conhecer o seu ‘lado’ espiritual, procure informações sobre uma boa casa e o sacerdote depois se entregue ao mundo da metafisica.
Ire
Adorei descobrir quem sou pra mim foi muito profundo cada palavra que eu li, foi me ver nas palavras e está em alguma travessura por aí sou tudo isso que descreveu a cima.
Muito obrigada, amigo. Vou usar essas dicas hoje mesmo
Gostaria de saber se existir algum Ere ou beijada com o nome de aguas claras
Solange essas crianças escolhem nomes, os mais diversos.
Tudo que for coerente e dentro do enredo deles é válido.
Ire
Uma mae de santo teve uma visão com oxala mas ele esta com uma cesta numa das maos e a cesta estava cheia de cabeças de recém nascidos ela falou q era coisa boa pra mim o q vc acha
Renata,
Pode ser filho a caminho, é teu desejo?
Axé.
Obrigado quero conhecer os orixas melhor sou media
Olá, sou de Angola e na casa cultuamos Vunji.
Tenho a seguinte dúvida, quem não é feito, pode acontecer de virar no Vunji? Ou só vira quem é feito?
Minha dúvida é por que em um determinado acontecimento onde haviam dois Vunjis meus ombros tremeram muito, e tive a sensação de estar “apagando”, mas não cheguei a incorporar e como está chegando 27 de Setembro, me veio a dúvida.
Obrigado e axé!
Marcelo,
Por favor, repita a pergunta no post “Perguntas e Respostas ” do Euandilu que é a pessoa mais certa para lhe responder sobre Angola.
Axé.
Sou de gemeos nasci dia 13 de Junho eu gostaria muito de saber gual e meu orixá e como posso cuida dele e agrada lo.
Ilza,
Procure uma boa casa de candomblé, com boas referências para frequentar, o zelador fará jogos de búzios e lhe orientará de como cuidar do seu Orixá.
Axé.
Olá boa noite,
Tô realizando um seminário que fala sobre os tambores, gostaria de saber como os tambores se comunica?. Como ele interagem com o corpo e espirito, e qual a relação de OXÓSSI, IBEJI, OXUM.
Falou tudo que sou!
Amei saber!
Eu e minha irmã gêmea nascemos, segundo sei, nos primeiros dias da festa de obatala, a 19 de Janeiro. É uma descrição muito fiel ao que nós somos e a essa energia que partilhamos e carregamos! Uma mesma força em dois corpos..
Muito agradecido pela informação!
Bejiróó!
Meus orixas…que possam me ajudar e iluminar nesse novo ano que se inicia!!! Ibejiroo!!!!
Ibeji,
Claro que todos da nação ketu nagô cultuam este orixá duplo, ele faz parte da liturgia e rituais de uma casa de candomblé, inclusive temos a festa dedicada a eles: Carurú de Ibeji.
Axé.
Olá sou filho de ibeji , e estou procurando algum outro filho desse orixá não tenho muito conhecimento por isso estou a procura dr resposta , aqui e em minha cidade não encontrou nenhum filho dr ibeji, caso alguém conheça e possar passar o email do mesmo ou onde é seu terreiro na bahia ficarei grato.
Darlan,
Os filhos de Ibeji estão sempre atrelados a outro Orixá, assim, uma pessoa pode ser de Ibeji e se iniciar para outro Orixá, bem parecido com o que ocorre com Orunmilá.
axé.
O orixá xangô aganju ibeji é meu pai de cabeça junto com oya ouvi falar nos comentários que não há isso e fiquei confuso ….
Alguém me ajuda?
Rayy é muito dificil uma pessoa não iniciada conhecer a qualidade de seu òrìsà.
Basta apenas que vc saiba que é de Sango e Oya.
Essa qualidade eu desconheço, por mais que a gente saiba do aor e carinho que Sango sempre teve por crianças e gêmeos.
Saia dessa confusão. Fique com Sango e Oya e siga sua vida.
A energia é uma só, Sango é Sango e ponto final.
Ire
Gostei muito
Gostei tem muito da minha personalidade, me encontrei !!!
Eu queria entender mais sobre esse orixar, dizem que ele e muito dificil de vir ao mundo. Alguem sabe quer recebe esse orixar.
Bira é uma questão complexa.
Ibeji é tratado como òrìsà dentro do Candomblé e como divindade dentro do Culto Tradicional.
São difíceis de se achar, tanto lá como cá. Porém, do lado de lá temos o sacerdote especifico para essas divindades que estão inseridas dentro de um contexto maior chamado Ègbé Òrùn.
A conexão (incorporação) se dá de forma divina, pois, trata-se da pureza do Universo, a criança, que está descrita no Odù Ika’fún de forma magnificia, foi quem salvou o mundo.
Geralmente em nosso culto, fazemos o igbà (assentamento) de Ègbè Òrún e sua respectiva corrente dentro da sociedade das crianças.
No Candomblé, assentamos e mantemos esse assentamento junto ao òrìsà.
Vemos vários tipos de manifestações nas incorporações, que chamamos de Ọmọtitun.
É muito lindo de se ver e conviver.
Epá Ibeji.
Ire alaafia.
olá me chamo Darlan, gostei muito de tudo isso, meu orixá é ibeji, e estou muito contente com isso, assim como foi falado mais acima, a data ou porte físico as vezes não diz repeita a qual orixá a pessoa é de cabeça, na minha vida por exemplo, como posso dizer, foi um milagre que aconteceu, sempre gostei dos santos catolicos cosme e damião, e por sua vez hoje depois de muito me esclarecer nos jogos de buzios eu sou filho de ibeji, e estou mutio grato por tudo isso.. más queria saber mais sobre meu orixá e queria muito tambem converssa com algum outro filho desse mesmo orixá, pois tenho muuitas duvidas… se alguem poder me responder fico feliz…
Boa tarde…!
Gostaria de saber se realmente hoje em dia não se inicia mais ninguém de ibeji!? E se o motivo foi pela perca das ervas !?
Anthony,
Ibeji não se inicia em ninguém, são orixás duo, tem outro papel dentro da liturgia do candomblé ketu/Nagô. Alguns desavisados zeladores confundem Ibeji com Erê, assim, iniciam pessoas na energia do Erê. Na grande Nigéria o culto a Ibeji está ligado ao nascimento de filhos gêmeos e outros rituais familiares.
Axé.
Na conta vi que meus orixás são nana ibejis, como faço agora para agradá-los??
Adriana,
Não se descobre qual o seu Orixá fazendo conta (numerologia) isso não existe. Somente através do jogo de búzios você poderá obter um parecer.
Axé.
Olá amigos, sou da Umbanda. Ontem fui à Federação de Umbanda do ABC jogar o búzios e batizar-me. Ibeji ou Cosmo e Damião rege mesmo a cabeça? fiquei surpreso, pois quando joguei o primeiro a cair foi Ibeji. A Bá me fez até mesmo repetir o processo. Segundo ela, isso é muito raro de acontecer. Já a minha santa é Oxum. Eu achava que não havia a possibilidade de Ibejí chefiar a coroa.
Abraço!
Augusto,
Ibeji pode responder sim e ser atuante em sua vida, porém, sempre terá uma iyabá presente neste enredo e me parece que é Oxun.
Axé.
Obrigada por mim explicar e tinha uma grande admiração e fé mas não sabia que tinha eles na minha linha gostei muito tenho 26 e ainda mim comporto como criança mas não sabia pq agora entendo minha linha de orixás é linda .
Eu sou Capricornio, pelas contas sou do 3° decanato, sendo que nasci 12 DE Janeiro, logo n’uma “pesquisa” diz que o meu Orixá protector será (Ibeji), ao ler caracteristicas dele e dos filhos dele sinceramente não me enquadro nada como tal, completamente o contrario, muito pouca coisa identifica-me nesse orixá, por exemplo: sou considerado e eu mesmo me considero muito sério e reservado d+ que por vezes tar no meio da multidao faz-me alguma confusao, ou não brinco muito quando assunto sério e ali diz que seria brincalhao etc…será mesmo esse meu Orixá? Tenho minhas dúvidas lol, acho que nesse mundo nunca encontraremos nosso caminho porque é muita informação destorcida e em tudo, seja qual religião for todas são usadas de forma errada para encaminhar um povo, ou pior: desencaminhar*…mas caso eu esteja enganado espero que o meu verdadeiro Orixá se manifeste de forma positiva a fim de me despertar desse sono “matrix” em que vivemos, pois gostaria eu de encontrar alguma verdade nisso sendo que sou africano e tenho Historias do povo sabio extinto pelas elites e pelos escravagistas ant-humanos.
Abraço a todos meus irmãos é irmãs sejam “brancos/pertos como eu” whatever! A força comanda por mais sacrificado que sejamos iremos sempre surgir gloriosos como sempre foi.
Ednilson,
Não é através de pesquisa que você vai encontrar o caminho pelo qual seu Orixá lhe escolheu, tem que frequentar uma boa casa de Candomblé, de tradição e Axé, fazer um jogo de búzios com o Babalorixá ou Iyalorixá da casa e, com o tempo, a energia de seu Orixá irá preponderar aos olhos do zelador que tomará as devidas providências quanto o qual seja seu Orixá e você podendo até a vir se iniciar para o seu Orixá.
Axé.
Boa tarde sou Rosimeire nasci dia 31/05/1987 queria saber qual é meu orixa e saber um pouco mais,algum amuleto e porque Ñ tenho sorte com os homens 😔 Bom obrigado(a)
Rosimeire,
Somente através do jogo de búzios podemos obter um parecer sobre qual seja seu orixá, ver seus caminhos e ver a necessidade de algum ebó, oferenda para se fazer e lhe ajudar.
Axé.
Caros amigos de fé, sacerdotes deste grupo, boa noite!
Estou com uma dúvida que me incomoda um pouco.
Há um certo tempo atrás, descobri que meu avô fazia culto a São Cosme e Damião(não sei se era Ibejis ou Erês) aqui na Bahia, mas eu nem nascido era quando ele deixou de fazer, pois ele faleceu em 1977 e eu nasci em 1980.
Diante de alguns problemas procurei uma amiga de minha mãe, Ialorixá, que me passou uns banhos pra tomar há 4 anos atrás… Não senti muita diferença na energia, mas como ela é uma pessoa bem intencionada, fiz os banhos indicados por ela, mas todos foram feitos por mim mesmo.
Depois de dois meses, que a situação que passava não melhorou um amigo me levou a Ialorixá da casa dele, que fez uma limpeza em mim, e me deu uns banhos, só que ela fez todo o procedimento de preparar os banhos e a limpeza em minha pessoa.
Diante dessas duas situações: Na primeira não senti muita diferença na energia, e na segunda foi totalmente diferente, pareceu que tinha arrancado um peso de minhas costas.
Fiquei acompanhando a segunda Ialorixá na casa dela, e até estava conseguindo uma melhora em matéria espiritual. Só que a casa dela, por motivos de brigas, acabou sendo desfeita, daí ela foi pra outro local.
Diante deste problema, voltei pra Ialorixá que me atendeu primeiro, mas continuo não sentindo diferença nos trabalhos que ela faz.
Daí surge a minha pergunta: A primeira Ialorixá disse que eu não teria que continuar o trabalho feito pelo meu avô, pois não era problema meu.
Mas a outra Ialorixá me disse que a gente pode herdar esse tipo de trabalho, pois o outro ancestral da família não teria concluído o que se propôs.
Daí estando perto da festa de São Cosme e Damião(Ibejis ou Erês), o que faço? A primeira Ialorixá é de tradição Angola, a outra é de tradição Ketu.
Estou meio perdido, pois são pessoas boas, mas deixaram esta dúvida: Sou obrigado ou não a continuar o trabalho de meu avô?
Minha vida não anda desde que encontrei esta questão e gostaria de uma ajuda mais precisa.
Gratidão pela atenção de vocês!!! Hoje em dia poucos se dispõem a ajudar, mesmo pela internet.
Axé pra todos
Boa noite! Eu sou desse Orixá, adoraria conhecer alguém como eu! 🍬🍬
Lorena,
Raras são as pessoas de Ibejis, por isso será difícil de conhecer alguém, até porque não se iniciam pessoas para Ibejis. ( embora tenha um ou outro zelador que inicia)
Axé.
Existe cantiga de Ibeji,Ibeji vira num xirê?
Eu nunca vi Ibeji num xirê ou nunca escutei cantiga de Ibeji
Gustava talvez tenha sido falta de oportunidade.
Ire
Não sou adepto mas amei essa informação até pq mim identifiquei muito 👏👏👏👏👏👏
manoel,
sem comentários…
Como fazer uma oferendas aos Ibejis? Oque devo mentalizar ?
Tom as crianças são os saeres mais puros desse universo.
Foi a pureza da criança que salvou o mundo (Ìká’fún).
Elas adoram doces, frutas e água.
Você deve mentalizar a pureza que existe dentro de você, o amor incondicional e universal.
Esse é o propósito de se invocar a energia das crianças do Universo.
Ire alaafia
gostaria de saber sobre o menino da Bahia. uma mãe de santo esteve no quarto do meu filho e de repente a criança começou a falar, se identificando como menino da Bahia. Estou super curiosa e não consigo achar nada na internet.
CM,
Eu não conheço e nunca ouvi falar do menino da Bahia, vamos ver se alguém lendo sua postagem pode lhe ajudar.
Axé.
Ola, na sessão de umbanda o pai de santo me falou que meu orixá e Cosme e Damião e Nossa Senhora Aparecida, não sou iniciada na religião, mas me identifico e pretendo seguir. Mas fiquei com dúvidas, li muito sobre o assunto e nas maiorias do casos os Ibejis ( Cosme e Damião) não são orixás de cabeça, não entendi também que tenho Ibejis e Oxum ( dois orixás) é normal ter mais que um? Desculpa a minha ignorância no assunto, mas alguém poderia me esclarecer um pouco mais? Agradeço muito!
Carla,
Está havendo uma mistura de Umbanda com candomblé. Cosme e Damião e Nossa Senhora são santos católicos e não Orixás, já Ibeji e Oxun são Orixás do candomblé. Naturalmente o que o zelador quis dizer é que você tem proteção desses santos católicos e desses Orixás do candomblé, ele só não soube se expressar.
Axé.
Olá Boa Noite, não sei se isso deve ser de relevância, nem se vai ser lido, mas preciso de uma ajuda. Estou passando por alguns momentos difíceis em minha vida e etec.
Eu comecei a querer entender o pq eu sou tão sensível as coisas sabem? tipo sentir que um ambiente tá pesado, que a pessoa precisa de ajuda sem ela pedir, não sei explicar só sinto.
bom de uns dias pra cá, comecei a orar o credo as 12 e 6 da tarde tds os dias, pq é uma oração forte, e comecei a reparar que as coisas começaram a se acalmar em casa, até então nada dms, certo?.
engano o meu, ao tirar um ft pude observar um vulto de um coelho, e sério eu gelei até o último fio de cabelo, não com medo, mais impressionada por não saber oq era aql, então joguei no google, e apareceu os irmãos Ibeji, e dizem que são protetores, desde a sua infância até adolescência, me deixou mais calma, pq tem uma entidade, ou espírito cuidado de mim (perdão se ofendi, eu não conheço a religião, sou leiga, perdão por cada fala errada), só que eu quero entender, o pq eu consegui ver ele? e oq exatamente ele faz? e ele vai pedir algo em troca? eu devo a ele? eu tô com mt medo, eu não sei oq fazer.
eu só quero viver em harmonia sem ofender eles, e eu estou começando a ver eles com mais frequência, ouço os risos deles, e um vulto de um coelho branco perto de mim, pfvr se alguém de boa índole, puder me explica oq está acontecendo, serei mt grata, só estou tentando entender tdo isso.
obrigada pela atenção, e desculpa por qualquer coisa.
Jennyfer,
Você está muito impressionada, coelho representa a vida, a multiplicação, o amor, pode ser noticias de filho, gravidez, sorte em gral. Relaxe e se apegue a Nossa Senhora, fé e positividade.
Axé.
Indetifico plenamente
No batuque do rio grande do sul, tanto é feito iníciacao a ibeji quanto ocorre a manifestação!
Digo isso pois já vi a manifestação tanto de xangô ibeji quanto de oxum ibeji (no batuque o menino recebe o nome de xangô ibeji e a menina de oxum ibeji, é assim no batuque basta pesquisarem e estudarem sobre as tradições gaúchas), todos nós sabemos que boa parte dos religiosos (para não dizer todos) não seguem um culto africano, mas sim um culto afro brasileiro, e de lá para cá existe muita diferença. São muitos cultos a orixás no Brasil distintos, e todos merecem respeito!
Se ibeji não é orixá e nem pega cabeça, porque então existe até o arquétipo de “filhos de ibeji” ?
Respeito, mas não consigo concordar com pessoas que se dizem donas da verdade absoluta, sendo que desconhecem a diversidade existente em nossa religião afro descendente.
Óbvio, não se vê realmente muitas pessoas de ibeji, mas existem! Eu sou um. Motumbá axé irmãos
Que legal!! Sou filha de ibejis, xangô e Iansã
Não sei muito sobre os ibejis pq não acho quase nada e sempre é o básico
Beatriz,
Leio o post na minha página: Ibéjì – Táíwò e Kéhìndé.
Axé.
Boa noite , me chama Maicon, conhecido como kawalesimbe dentro do Axé adorei sobre a escrita e como fala sobre o assunto. Vou fazer dois anos de feitura e sou muito grato por ter pai Vunje em minha coroa . Realmente o mais difícil de se lidar é com as mudanças de humor. Kkkk Parabéns pelo seu trabalho.