- Olóyè , Ogá e Àjòyè
- Iyalorixá/Babalorixá: Mãe ou Pai em Orixá, é o posto mais elevado do ILê; tem a função de iniciar e completar o ato de iniciação dos olorixás.
- Iyaegbé/Babaegbé: É a conselheira ou conselheiro responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. Posto somente dado a egbomis muito antigas.
- Iyalaxé: Mãe do axé, a que distribui o axé. É quem escolhe os Oloyes de acordo com as determinações superiores.
- Iya kekere ou baba kekere: Mãe pequena e Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos no Ilê, substituto eventual da Iyá ou Babalorixá.
- jibonan: o cargo de jibonã (ji- dar/bí-nascer/onã-caminho — “dá caminho ao nascimento”,é a mãe ou pai /que cria e são responsáveis pela reclusão do iyawo.
- Iyamoro: Responsável pelo Ipadê de Exú. Junto com a Agimuda, Agba e Igèna.
- Iyaefun/Babaefun: Responsável pela pintura dos Iyawos.
- Iyadagan: Auxilia a Iyamoro e vice-versa. Também possui sub-postos Otun-Dagan e Osi-dagan.
- Iyabassé: Responsável no preparo dos alimentos sagrados. Todos Olorixás podem auxiliá-la, sendo ela a única responsável por qualquer falha eventual.
- Iya Sinjé- ligada a Iyabassé nos rituais.
- Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando. E usa toalha de Orixá no ombro.
- Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos em obrigações de “cantar folhas”.
- Aiybá: Bate o ejé em grandes obrigações. Tem sub-posto Otun e Osi.
- Ològun: Cargo masculino, despacha aos Ebós das grandes obrigações, a preferência é para os filhos de Ogun, depois Odé e Oluwaiyê.
- Oloya: Cargo feminino, despacha os Ebós das grandes obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
- Mayê: Mexe com as coisas mais secretas do Axé, ligadas a iniciação do Adoxú.
- Agbeni Oyê: Posto paralelo a Mayê, divide a mesma causa.
- Olopondá: Grande responsabilidade na inicição, no âmbito altamente secreto ligado a Oxun.
- Kólàbá: Responsável pelo Làbá, simbolo de Xângo.
- Ajimuda: Ajuda a Yamoro com o Ipadê de Exú. Titulo usado no culto de Oya e Geledé, também é um cargo que cuida da casa de Omolú.
- Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.
- Iyasíhà Aiyabá: é quem segura o estandarte de Oxalá.
- Sarapegbé: Mensageiro de coisas civis e de awo.
- Akòwe: É a Secretária da casa da administração e compras.
- Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Cargo de extrema importância.
- Axogun: Responsável pelos sacrifícios, Ogan de Ogun. Não pode errar. Responsável direto pelos sacrifícios do ínicio ao fim do ato. Soberano nestas obrigações, é quem se comunica com o Orixá para quem se destina a obrigação, transmitindo à Iyalaxé as respostas e mandamentos. Deve ser chamado de Pai. E também possui sub-posto Otun e Osi.
- Ogalá Tebessê: Dono dos toques, cânticos e danças. Trabalha em conjunto com o Alagbê, possui sub-posto Otun e Osi.
- Iyá Tebexê: responsável e porta voz do Orixá patrono da casa.
- Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos Ilùs, os instrumentos musicais sagrados. Se um autoridade de outro Axé chegar ao Ilê, o Alagbê, tem de lhe prestar as devidas homenagens “dobrar o Ilù”. Também possui sub-posto Otun e Osi.
- Alagbá: Âmbito civil do Axé.
- Àjòiè: Camareira do Orixá. O mesmo que Ekédi, Iyárobá e Makota.
- Ojuoba: Posto de honra no Ilê Xangô e possui sub-posto Otun e Osi.
- Mawo: Grande confiança.
- Balógun: Título ligado ao Ilê Ogun.
- Alagada: Ogan que cuida das ferramentas de Ogun.
- Balóde: Ogan de Odé.
- Aficodé: Chefe do Aramefá (6 corpos) ligado ao Ilê Odé.
- Ypery: Ogan ou Àjòiè de Odé
- Irànsé- iyá responsável pelo ronkó e o iyawo.
- Alajopa: Pessoa de Odé, que leva a caça para ele.
- Alugbin: Ogan de Oxalufan e Oxaguian que toca o Il¦ù dedicado a Oxalá.
- Assogbá: Ogan ligado ao Ilê Omolú e cultos de Obaluaiye, Nanã, Egun e Exú.
- Alabawy: Pessoa que trabalha na área jurídica e que cuida dos interesses civis do Axé.
- Alagbede: Pessoa que trabalha no ramo de ferro e metais e forja as ferramentas do Axé.
- Elémòsó: Ogan ou Àjòiè de Oxaguian, ligados ao Ilê Oxalá e toda sua indumentária.
- Oba Odofin: Ligado ao Ilê Oxalá.
- Iwin Dunse: Ligado ao Ilê Oxalá.
- Apokan: Ligado ao Ilê Omolú.
- Abogun: Ogan que cultua Ogun.
- Iyá Otun / Babá Otun: braço direito do zelador, pessoa de confiança do zelador.
Iyá Osí / Babá Osí: braço esquerdo zelador, pessoa de confinça mdo zelador.
Asògbá- Homem responsável pelo quarto de Omolú.
Axopí- cargo do Ogan da casa - Obs: Todos os cargos são intransferíveis, uma vez dado através da confirmação no jogo de Orunmilá e o Orixá da casa, não podem mais serem retirados, os cargos são vitalícios e confirmados em orô interno, só podem serem substituídos na morte da pessoa.Existem cargos transitórios dados pelos zeladores e não estão aqui descritos.
- Revisão: Fernando D’Osogiyan
Cargos no Candomblé Ketu/Nagô.
Agosto 26, 2008 por Manuela
Nossa!! Eu não sabia que existia tanto cargo!!!!
nossa existe muitoos cargos mesmo isso é fundamental
Incrivel como existe tantos nomes para cada função dentro da casa,em uma casa pequena por exemplo não há como ter tantas funções em tão ela é resumida.
Olá,meus velhinhos.
Dá pra alguem destrinchar esse: ” Alagbá: Ambito civil do Axé.” ????? Como é esse cargo?
E eu ainda vou lhes falar uma coisa, Alagbá é visto aqui como uma qualidade… Pois é, “qualidade de oyá que tem influÊncia de oxalá”, uma coisa assim.
Obrigadaa
Eu li uma frase aqui no blog mesmo que diz assim: “Quem poderá dar o que não tem?”
Fiquei pensando e me veio em mente o caso de pessoas abiku. Se elas não são raspadas no ato de iniciação como ela raspará seus futuros filhos, se assim tiver em seu caminho ser uma zeladora? ou não. Eles, em algum momento, em alguma obrigação raspa? Ou ainda eles fazem parte de uma exceção? Não sei se exprimi como queria… É que a questão ainda tá na cabeça. Mas vamos lá.
Obrigadaa
daya o Alagbá é o Ogã que cuida dos assuntos administrativos da Casa, que cuida das questões de documentos.
Sobre raspara ou não um abikú e um abiaxé, sempre haverá esta sua dúvida, “mas se tiver cargo de zelador” felismente nem todos tem cargod e zelador. Mas posso te garantir que existe como resolver este assunto da pessoa com cargo e que não foi raspada poder raspar seus filhos, mas faz parte de fundamentos, secretos e infaláveis rsrsrs do culto. Nem sob tortura. Tomege do Ogum
Poxa, os casos de qualidade aqui estão sérios, será que a minha qualidade e a minha mesmo? rsrsrsrs
Tá, odeio quando o senhor fala esse “nem sob tortura” rsrsrsrsr. Eu me contentaria só com a parte “Mas posso te garantir que existe como resolver este assunto da pessoa com cargo e que não foi raspada poder raspar seus filhos.”
… Mas… Poxa, bem que o senhor poderia soltar só um pouquinho, pois eu tô vendo um caso desse, e tá até agora sem resolver, pois não se sabe o que pode ser feito. Brincadeira, eu não quero saber de nada!! rsrsrsrrs
Obrigada
Vêja só, meu Velhinho Meninão, lembra da palavra que eu perguntei o significado ao senhor? Kolê? Lendo os nagô e a morte, vi uma historinha que tem essa palavra, mas está escrita “Kole”, sem acento. No livro a palavra é uma expressão que quer dizer “Ela não está firme”. O senhor tem o livro? Se tiver, a palavra está na página 62, ok?
Será que é a mesma palavra?
Obrigadaa
PC
Meus velhinhos, sua bençãos.
Tenho uma dúvida (como sempre! rsrsrs) Existe algum orixá que não aceita ser juntó nos caminhos de alguma pessoa, só aceita ser o primeiro?
Essa dúvida me pegou de jeito=D
Obrigada
PC
Daya em princípio todos devem aceitar esta condição que foi determinada no Orum para que o filho tenha o equilíberio necessário, então todos devem aceitar ser junto. Mas…..Oxalufãn, Nanã, Oxumare, Ossaim dificilmente aceitam ser junto de outros Orixás é bastante raro que um destes abra mão da ser o primeiro. Tomege
Motumbá!!!
Sei dos postos de uma casa de candomble.Porem tenho algumas dúvidas:
Porque em algumas casas o posto de mayé é considerado tão importante sendo que ele foi um posto criado por Dona Estela de Osossi somente para ajudá-la na iniciação de um yaô?
Em uma roda quem entra primeiro, as ekedis ou os postos e de que maneira seria essa hierarquia?
Quero deixar claroque sei que dentre os postos existe uma certa igualdade, mas me parece que não fica muito claro a hierarquia que o candomblé exige.
Se puderem me responder para o e-mail ficarei muito grata.
Mojuba. Motumbá. Asé!!!!!!!!!
Roseli em algumas casas as ekedji nem entram na roda, em outras entram primeiro, então esta questão está ligada a tradição de cada casa e não exatamente ao grau de importancia do cargo, que como vc disse são todos nivelados e tem a mesma importancia. Mas estas determinações de hierarquia quase sempre é feita tendo como base quem confirmou primeiro o cargo ou/e quem é mais velho de santo. Tomege
olá, sou raspada a pouco tempo e meu zelador quer me confiar um cargo…. de mae de roncó(ou mae criadeira como dizem) li em outros arti. que o cargo de yalode é o da pessoa cuja resp. é de zelar e cuidar da ordem da casa, são meio semelhantes também não é???? por eu ser da oxum acho que o de yalode se encaixa mais comigo… o que vcs acham?????
menina da oxum…..
Olá Mari Stuart,
Você deverá aceitar o cargo que o seu zelador lhe indicar, pois esse será também normalmente o cargo com que os seus orixás concordam você deverá ocupar. Não tem isso de “achar” que este ou aquele se encaixa melhor. Todos os cargos são muito importantes, e uma das piores coisas que pode acontecer numa casa é quando os filhos lutam entre eles pela ocupação de cargos ou se recusam a desempenhar um cargo por acharem que ele não é o correcto, ou aquele que queriam desempenhar. O seu zelador deverá saber muito bem o que está fazendo, então, se você confia nele e na casa, deve aceitar o que lhe for indicado.
Axé!
Motumbá!!!
Sou ekedy confirmada e yalaxé do ilê que frequento! Amo o candomblé e gostaria de saber….na sua descrição de cargo diz que a Yalaxé é aquela “quem escolhe os Oloyes de acordo com as determinações superiores.” Não conheço o termo Oloye…que cargo é esse?
Obrigada pela atenção!!!
Axé
Vanessa sua benção minha mãe ekedji. Como vc viu este cargo não é adequado a vc, por que ele é dedicado a quem será a “mãe do axé (yalaxe= mãe do axé)” e as ekdjis, apesar de serem consideradas e respeitadas como mãe, não podem assumir este posto porque é o posto de quem tem autoridade para escolher os demais postos ou Oyês ou Oloyês = posto/cargo. E para isso precisa consulta os búzios e uma série de outros conhecimentos. Tomege do Ogum
olá sou da umbanda, e tenho uma duvida .na umbanda existi mao -de- faca.pois tenho uma amiga q foi feita como mao-de -faca .lhe deram o cargo de mãe de corte isso e certo .tire minha duvida por favor. minha bençãoe muito axe
Deia em umbanda não te sacrifício animal por isso não há este cargo. Quando em umbanda, por um motivo muito sério, quase vida ou morte, há necessidade deste ritual, ele é conduzido pelo pai/mãe de santo. O que pode estar ocorrendo é que não se trata de uma casa de umbanda e sim uma casa mista ou traçada, mas mesmo assim este cargo deve ser dado prioritáriamente a homens e de preferencia filhos de Ogum. Tomege do Ogum
teria como me mandar minha cabala montada cabeça pes lado esquerdo e direito com a placenta gostaria de tirar uma duvida..
meu cargo e baba kekere,! e sou ogan, goisto muito do meu cargo mais vc acha e q um ogan pode assuni um cargo desssi??
colofé e axé
oq ue vcs achan de ogan e ekedji que sao raspados??? isso pode acontecer. ou errado ogan e ekedji serem raspados e o prq? queria uma resposta. motumba!
oq ue vcs achan de ogan e ekedji que sao raspados??? isso pode acontecer. ou errado ogan e ekedji serem raspados e o prq? queria uma resposta. motumba!
Olá marta
Ekedis e ogãs são rasapdos a depender da raíz da casa onde são feitos.
Na casa onde estou isso acontece.A justificativa seria dea da hierarquia, todos são raspados pelopai de santo,todos devem obediência a ele.E o fato de não rodarem não significa que tb não estam nascendo no seio da família do candomblé.Ras par a cabeça é nascer no candomblé.
AXé
gostaria de saber o que faz uma Macota no candomblé e na umbanda obrigada
Olá Meduzza
Macota é um cargo em Angola que equivale a Ekedi no Ketu,na umbanda deve ter outro nome.
A Ekedi em seu papel de Mãe exerce a função de Dama de Honra do Orixá regente da Casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do Orixá da Casa, além dos demais Orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes. É uma espécie de “noiva” que actua sempre ao lado do Orixá e que também cuida dos objectos pessoais do Babalorixá ou Iyalorixá. O cargo de Ekedi é muito importante, pois será ela a condutora dos Orixás incorporados no Egbê (barracão ou sala de festividades) e dela é a responsabilidade de recolhê-los e “desvirá-los”, observando as condições físicas daqueles que “desviraram”. O procedimento para se tornar Ekedi é o seguinte: primeiramente ela é apresentada – não suspensa, como o Ogan – e logo depois será confirmada, com as obrigações de Roncó.
Axé
Fui jogar búzios e o Zelador falou que eu tinha o cargo de oluô. Gostaria de saber mais sobre esse cargo.
Obrigado.
Rodrigo se é de fato Olowô o que ele te falou, (prefiro achar que vc entendeu errado) este zelador não sabe o que fala, então prefiro que vc esteja errado do que falar o que te falei, por que é triste demais isso. Rodrigo Oluwô é um cargo específico de quem cultua Ifá, eu não conheço bem a hierarquia de Ifá, mas pelo que sei é um cargo abaixo do Babalawô, e só é dado aos iniciados em Ifá e portanto só será visto num jogo específico de Ifá ( o Opelê), e nunca pelos búzios. O Oluwô não é exatamente um cargo é mais um “degrau” da iniciação a Ifá, a pessoa “está” Oluwô, sendo preparada para ser babalawô, se bem que muito permanecerão Olowô por que o seu caminho não é ser babalawô no futuro. Tomege
Ègbé,
Gostria de acrescentar que os cargos/postos de uma casa de santo na maioria das vezes é dada pelo zelador(a) podendo também ser dado pelo Orixá do Zelador (a). Os cargos são intransferíveis e vitalícios, mesmo que o filho saia da casa, ele permanece com o cargo para sempre, só com sua morte ele fica vago. Por isso todo o cuidado é pouco, depois que ganhar o cargo em cerimonia pública de barracão não tem como voltar atrás. Vale ressaltar que toda Iyalorixá/Babalorixá é uma Iyalaxé/Babalaxé, mas nem toda Iyalaxé/Babalaxé é uma Iyalorixá/Babalaxé.
Fernando D’Osogiyan
Ègbé,
Só para consertar a última palavra da frase, onde se le Babalaxé o correto é Babalorixá. Pode ser que alguém tenha um cargo de Babalaxé ou Iyalaxé e não seja o Babalorixá ou a Iyalorixá da casa.
Fernando
qual é o cargo de quem canta o camdomblé e danca com os orixas?
um acuriosidade obrigada
Carla a dança pode ser feita por qualquer egbami (quem tem obrigação de sete anos dado). Mas em alguns casos, como os axés que ainda estão começando, um yaô mais experiente pode dançar, mas o correto é o egbami ou as ekedjis. O ideal nas cantigas é que seja um ogã, o Alabê, pois este não entra em transe, e por isso a sequencia de cantigas não será interrompido. Pode tb ser o zelador/a. Há tb a Yatabexe que é quem pode cantar o candomblé. Tomege
Adorei! Faz tempo que procurava essa lista (completa). Motumbá!
sua bençao meu pai, por favor me tira essa duvida: uma ekedi pode receber o cargo de opa otun orixa pois a mesma saiu raspada e com akodidé obrigada… e meus parabens pelo blog maravilhoso q nos ensina muito sobre nossa religiao q amo muito muita paz…..
sei q cada um faz o q quer nas suas casa + busco sempre aprender o certo por favor nao leve a minha pergunta com afronto. admiro muito mesmo seu trabalho pois indico a todos os meus irmao amigos da nossa religiao pois confio no senhor….. bjs e muitos bjs rsrs
Dofona de Oxossi ekedji não precisa ser raspada porque não é adoxú, ou seja, não recebe Orixá, mas há casas que as raspam sim, depende do entendimento da roça. Eu nunca ouvi falar deste “cargo”, me parece que foi criado, não faz muito sentido. A frase opa otum Orixá se refere a “estar a direita do Orixá”. Realmente não vejo sentido nisso. Porque Otum e Osi se refrem a um “corpo hierarquico” quase uma confraria entende? Os que conheço por Otum e Osi são os Obás de Xangô, que formam um “ministério” um grupo de pessoas (ogãs) responsáveis por questões civis de uma roça. Que se colocam a esquerda (Osi) e a direita do trono de Xangô (Otum). Mas ekdji que está a direita do Orixá….?????? Sem sentido algum. Tomeje
obrigada meu pai pelo exclarecimento fico muito feliz por te lo como um grande amigo…. muito axé
Nelson e dofona,
Colaborando com sua resposta, diria ainda que Otun e Osí são postos dados pelo zelador, pessoas de sua máxima confiança e até eventuais substitutos.
Apá Otun= Braço direito (do zelador)
Apá Osí= Braço esquerdo ( do zelador)
Quanto a ekedi sair raspada, foi feita acordada e levou adoxú e pode receber esse cargo, vai da liturgia de cada casa. É muita individualidade de axé, mas, temos que respeitar, embora não concorde e não vejo necessidade de dar uma obrigação que expôe uma ekedi, e para que? Apenas para colocar a mão na cabela de seu próprio zelador (a), só para isso?! Não precisa por que Ekedi é Iyá também, está ligada ao orixá de seu Zelador (a) para sempre e para TUDO que se fizer necessário ao zelador (a). Só coloca Ekodidé quem dá Orixá, a própria cantiga do Ekodidé faz essa referencia!!!!!
Axé,
Fernando D’Osogiyan
ola amigos gostaria de tirar uma duvida.
voces conhecem o posto arabadá dado a ogans e poderiam me explicar um pouco sobre a função de quem receber este posto.
obrigado pela atenção att.
poxa que preconceito ninguem respondeu minha pergunta
rsrs
Luiz eu já ouvi sobre arabás, que seria um grupo de ogãs da casa de Oxossi, estes ogãs cuidam das coisas externas do terreiro, são “políticos” entende? assuntos externos? Mas não sei se é um cargo oficial ou se foi criado por necessidade da casa de axé de ter representação externa. Me parece que é uma cópia (no bom sentido) do ojuobá e dos mogbas, que são os conselheiros da casa de Xangô. Isso é o que eu sei. Tomeje
Ola Nelsom obrigado pela atemção..
creio que seja por esta linha mesmo sei que é um cargo que tem como responsabilidade tudo que for relacionado a Xango na casa, não propriamente a servisos externos, mas mais aos tratos ao orixa.
obrigado motumbá.
Gostaria de saber quais as funções do cargo Olopondá, e para que orixá ele serve? segundo eu soube é um cargo de grande responsabilidade na iniciação dos iyaos, é isso mesmo?? não seria um cargo para “administrar” o quarto e as atividades para o orixá que o apontou, tipo, se Ososi apontou um egbomi para o cargo de Olonpondá, a partir daí ele será rsponsável por todas as atividades recorrentes no quarto de Ossosi. Gostaria que me confirmassem isso…gto, marko d´Oyá…
Marco de Oyá apesar de não conhecer este cargo, ao menos em ketu na iniciação de Yaô eu nunca ouvi falar que exista alguém com este cargo que tenha alguma responsabilidade durante a iniciação. Fora as Yálorixá, babakekere, Yabassé, Ya efum e os ogãs, não sei de nenhum outro cargo ligado diretamente a iniciação, existem outros que auxiliam como Olossaim. Tomeje
kolofé!
eu fui feito a menos de um ano em um axé…. eu sou o primeiro homem feito de osun na casa e me avô de santo e ate meu pai me disseram ke o primeiro homem feito na osun em um ilé recebe um cargo “de babáegbé” eu gostaria de saber de vc… e kuando tomo esse cargo…..e se é esse mesmo pelo fato de ser osun ou nao….. obrigado….
Dofono ti Oxun, boa tarde.
Eu não conheço, definitivamente, essa regra e nem esse cargo, pois eu posso está equivocada quanto ao significado da palavra Egbé, mas entendo como se seja espaço físico (do terreiro), grupo…
No meu axé você seria um yaô assim como todos os outros yaôs.
Os outros autores verão seu comentário e se alguém souber da existencia dessa regra e desse cargo, eles falarão, certo?
Dofono de Oxum a pergunta que me faço é. Que cargo recebe a primeira mulher feita de Ogum num axé? Axogum? (cargo expecífico de homens). Sinto muito mais isso não tem sentido e nem propósito algum, há aí uma falta de conhecimento religioso e hierarquico da parte deste zelador. Tb não há motivo algum para um yaô com tão pouco tempo ser apontado pra um cargo, seja ele de responsabildiade extrema ou de pouca complexidade, ja que só os egbomis podem ser confirmados em cargos, perdão pelas palavras, mas isso é invenção pura e simples. Tomeje
Mutumba meu querido sou babaefun da casa de meu pai e gostaria de saber na arte de pintar o yawo cada orixa tem uma quantidade certa de efum para ser pintado ou todos são do mesmo tipo. obrigadão e a pagina esclarece muitas perguntas crusciais para a religião.
Prezado nelson,
acho que misturei as estações, até mesmo porque fui indzido ao erro…no seu blog, na parte onde descreve os cargos, tem o seguinte cargo: Olopondá: Grande responsabilidade na inicição, no âmbito altamente secreto. Daí a minha confusão, pois acho que o cargo a qual me refiro é Alapondá, responsável e administrador das coisas e das atividades no quarto de Osalá….vc poderia confirmar isso…gto..Marco
Marco eu não conheço mesmo este nome que vc citou “Alapondá” nunca ouvi falar deste cargo. Vou perguntar a um mais velho que tem cargo no quarto de Oxalá e voltarei aqui na segunda feira dia 07/12 (aniversário da Carol rsrsrsrsr).
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
e bem interessante estes esclarecimenos sobre a questão de cargos dentro do axe.Aproveitando a oportunidade faço a seguinte pergunta: qual é a responsabilidade e função dentro da casa de santo de um opaotun e de um opaosi
desde já agradeço.
Motumbá,bom como sempre to por akee dando uma fuçaa no que tem gostaria tambem de esclarecer algo.E o seguinte e possivel um Yawô de Um ano de santo e obrigaçao arreadas Exercer o cargo de Babakekere de um axé?bem que ele e bem velho de casa e tem uma grande responsabilidade e uma grande dedicaçao pelo orixa mas e certo isso ? E tambem intercalar os fios de contas sentar no alto retirar sensala e mokan da pessoa ,bem que ele tambem naum vira com tanta frequencia como os outrso Yawo da casa !!
Desde já agradeço a atençao!!
Fabiano,
Excepcionalmente somente na obrigação de 3 anos em diante e em casos de necessidade, é o que eu sei e tenho vários exemplos e caminhos.
Não fecho essa questão, não radicalizo, é 97% de chances de acontecer, mas pode até na iniciação. Cada casa tem sua história, fundamentos, e tudo o mais. Pode ter o posto e ir se preparando dentro do axé, contudo não perde sua essência de Iyawo, continuará no seu lugar na fila, continuará usando seu mokan, suas contas de iniciação e principalmente, respeitará seu mais velho, colocará seus joelhos no chão para todos os mais velhos da casa e sentará no seu lugar. São casos raros e muitas vezes lá no futuro vamos entender o por que. O posto é conferido pelo zelador, porém, só é válido confirmando em outra casa fora do ambito do axé e de libado respeito no meio do candamblé. Outro detalhe, tomam o posto internamente, alguns utilizam o termo suspenso para o pai pequeno que ainda não chegou aos 7anos com obrigação. é recomendável esperar a obrigação de 3 anos, tudo fica mais tranquilo e admitido pelos co-irmãos.
Feliz 2010!
Fernando D’Osogiyan
Gostaria de saber a respeito do cargo”Onicui”. Relacionado ao olho de Yemanja.
Obrigado.
Paulo no livro de mãe Stella “meu tempo é agora” tem uma lista de cargos e mesmo nesta lita não há referencia a este cargo. Nunca ouvi falar ou li nada referente a este nome, esperemos que outros possam colaborar. Tomeje
oi gostaria de saber o significado de yabola ou ya bola.
em yorubá
Olá Nelson, boa noite!
Tenho as seguintes dúvidas:
1. Existe o cargo de Opa Otum para um Ogan ou só para um rodante?
2. Um ogan pode ter um cargo que lhe confira ao exercício do jogo de búzios (ifá)?
3. Qual a diferença entre babalaô e babalorixá?
4. Um ogan pode ser um babalaô?
Abraços,
Oliveira.
Oliveira em primeiro lugar o que é um Opá, é um cargo? Otum é todo aquele que está a direita de alguém e vários cargos podem ter otum. Nenhum ogã poderá jogar, pois jogo é uma précondição ao sacerdócio dos pais e mães de santo e ogã não pode iniciar filhos de santo. Babalawo é o especialista em odu, ele cultua Ifá Orumilá é um culto distinto do culto a orixá e babalawo não cultua orixá, somente odu Ifá Orumilá. Babalorixa ou Yalorixá cultua orixa. Um babalawo pode vir a ser ogã, pois uma das condições para se inciiar no culto a Ifá é justamente não rodar de orixá e ogã não roda de orixá. Tomeje
Oi Nelson, mutumbá,
Na resposta acima vc diz que ogã não pode jogar, somente pais e mães de santo. Fiquei em dúvida: e se ele for um babalawo? Babalawo não é aquele que cultua Ifá e consequentemente joga, independente de ser Babalorixá ou Yalorixá??
Caramba … ficou confuso,né? Rsrsrsrs…
Axé!
Sonia
Sonia o problema é que babalawo é muito diferente de babalorixá, como eu expliquei anteriormente. Assim como o jogo de Ifá, que é feito com outros elementos que não são os búzios, é bem diferente do jogo de búzios.
O babalorixa ou yalorixa usam os búzios (o jogo de búzios é conhecido por meridinlogum) e somente os búzios.
O que eu disse foi que um Babalawo pode ser ogã, pode acumular os cargos sim, mas raramente um ogã será babalawo, não é proibido nem impossível, inclusive conheço um ogã que se iniciou em ifá, mas o jogo dele é outro assunto.
Eu tb falei que uma das condições para ser iniciado em Ifá é não rodar de orixá e por isso babalorixa não pode ser babalawo porque babalorixá roda de orixa, e as Yalorixas não podem porque somente homens se iniciam em ifá. Tomeje
babalawo tambem joga merindelogun ou buzios,
e o jogo de merindelogum, foi passado, a
uma destinta zeladora, por um babalawo.
fora q e em alguns axes, ogãs e ekedjes ,jogam
e jogam muito. não entendo essa dificuldade!
eu não jogo
vamos la… não da para separar odun de orixas,
orixas são os nossos deuses e oduns os caminhos.
o principais jogos dos babalawos são o opéle e ikin, mas com tudo, eles também jogam buzios, e jogam muito.
sabe-se também, q anos atraz quando as atuais raizes
do candomblé,( casa branca , opo ofonja , axé gantois,oxumare e etc…) estavam em formação, existia uma subordinação( no bom sentido)à qual os babalorixas e as ias eram submetidos por serem dependentes dos babalawos de ifá q eram os unicos conhecedores dos segredos .
ègbé,
Muitos macacos para poucos galhos, não é verdade? A diversidade é incrível, discordo de todos, numa boa, maneira de vermos as coisas, só isso, o objetivo é comum à todos tenham a certeza, não somos donos da verdade, porém acredito piamente na minha até que provem ao contrário.
Meu ponto de vista e de axé:
Babalawó é só Babalawó
Babalorixá é só Babalorixá
Iyalorixá idem
Ogans e Ekedis não jogam búzios.
Ogans não são babalawos.
Babalorixás pode ter cargo de Oluwò
Iyalorixá de Oxun é Iyá Petebí.
Concordo com Nelson, Sônia e Leo, existem tantas informações e caminhos e tantas novidades e verdades, temos que respeitar.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Em uma de suas idas e vindas à África, uma das primeiras Iyalorixás voltou acompanhada de um Babalawo, do qual ya passou a receber orientações, relativas as obrigaçõesrealizadas no Ilê Axé. E dessa forma, a Iya levou seu Axé à frente. Logo, alguns previram a disputa que se iniciaria entre Sacerdotes de Orixás e Babalawos. Pois na África, Babalawo é um cargo superior ao Oloorisa. Ninguém pode negar a força que o Candomblé tem nos dias de hoje. No entanto, a maioria dos Sacerdotes não têm um Babalawo para lhe passar orientações. Babalorixás e Iyalorixás se orientam, quando necessário, com os “Mais Velhos”. Acontece, que com o passar do tempo, muitos fundamentos foram perdidos, também o número de novos sacerdotes aumentou. O fato é que hoje, o número de “Mais Velhos” é muito inferior aonúmero de novos sacerdotes. Sabemos que existem Iyalorixás e Babalorixás com tanto saber, que não precisam de um Babalawo, pois possuem realmentemuito saber e são capazes de orientar com sucesso àqueles quelhes procuram. Esses grandes sábios, “Mais Velhos” do candomblé estão cada vez mais raros. No meu ponto de vista, cabe aos Babalawos, reconhecerem aforça e a magnitude do Candomblé. Cabendo aos Sacerdotes do Candomblé, reconhecerem a importância de um Babalawo e dos”Mais Velhos”. Não dá para separar Ifá de Orixá. Na África, temos exemplos de Oloorisas,que sabiam Ifá e utilizavam o Jogo de Búzios, é o caso do Oloorisa Salako, Sacerdote do Culto de Osala. Foi Salako, quem descreveu para um pesquisador, como ele utilizava o Jogo, relatando ainda 210 Versos de Odus, evitando assim, que os Fundamentos contidos nestes Versos de Ifá se perdessem.
texto acima pertence ao babalorixa
robson de xango.
conclusão , se nem rodante seja baba ou ia ,
podiam jogar e hoje jogam graças a deus!
pq um ogã ou ekedjenaum pode fazelo?
tendo em vista, q para ser babalawo de ifá,
(q tambem joga buzios) a pessoa não pode é ser rodante.
infelizmente um baba e uma ia ,não podem conhecer todos os 256 oduns limitaçao injusta, só babalawo.
irmãos é tudo uma questão de ponto de vista
axé para todos nós
q zambi nos cubra bençãos
fernado, obrigado e sua benção, saiba q sou seu fã ,e
não é pq discordamos, q não te deva admiração
mojuba baba
Leo,
O candomblé propriamente dito, só existe no Brasil. Conquistamos a liturgia do panteão africano, muito diferente de África, nosso candomblé é Brasileiríssimo. Formou-se a cronologia e a geologia de cada axé. O Babalawo em África era um previdente do futuro, não detinha a liturgia do Axé e nem nunca deteve, o próprio axé Engenho Velho através de Iya Detá, Iya Nassô e Iya Kalá, seus nomes são cargos no palácio de Oyó em África, são as que detem por posto tudo que se refere ao Axé de Xangô e seus fundamentos. Bangbosè Obitikú, trouxe para o Brasil a modalidade de jogo merindilogun, feito com os 16 principais Odús de Okaram a Aláafia.Tornando assim o seu aprendizado muito mais fácil para a Iyá da casa Branca. Tornou-se tão popular que se espalhou até em outras nações como o Jeje, Angola, efon,Egbá, etc, e tão forte matriarcalmente que até ekedis e foram aprender para jogar e por conta disso virou jogo comercial em algumas casas, perde-se a liturgia, o encanto e o ritual.
Portanto, volto lá no meu comentário anterior e nas minhas diretrízes de axé, entendendo, respeitando, porém, absolutamente convicto que temos que harmonizar os valores em cada segmento dentro da própria religião.
Adupé, ò
Fernando D’Osogiyan
fernado , qual era o posto de bamboxe ?
ele era de candomblé
Leo eu concordo plenamente com a separação que o Fernando fez no seu comentário anterior. O problema é que por diversos motivos alguns babalorixas querem ser ou se intitular babalawos e alguns babalawos querem ser ou se intitular babalorixas. Vou a brir um adendo. Pode exisitir aqueles casos em que a pessoa foi iniciada rodante equivocadamente (apesar de rodar) mas seu caminho era outro e nestes casos pode haver a correção de rumo, a pessoa vai e se iniciar para Ifá. E até onde conheco isso tb pode ocorrer com ogã e tb não lhe dá o direito de contar o tempo de ogã, devendo começar do zero. Mas a partir deste momento a pessoa é de culto à Ifá, deve se dedicar a Ifá e não mais de culto à Orixá, não impede que esta pessoa frequente, goste e vá frequentemente ao candomblé, mas deveria impedir-se de cultuar orixa, sim. É o mesmo que está ocorendo hoje em dia com pai/mãe de santo de umbanda que vai pra o candomblé, se inicia e já recebe deká, com a alegação de que já era pai/mãe de santo antes, isso é erro, afinal agora a pessoa é de outro segmento e precisa cumprir seu caminho neste segmento, mas o “entendimento” de que tudo é a mesma coisa leva a equivocos grosseiros como este citado, umbanda é diferente de candomblé assim como Ifá é diferente de culto a orixá, a base é a mesma, mas o fundamento é outro.
Sobre o posto de bamboxe, ele era babalawo. Tomeje
Li em um estudo de Roger Bastide que sómente os Babalawos podem tocar no opêle e no merindilogun, porém, Ifá deu as filhas de Oxun( Iyá Petebi) o conhecimento dos 16 principais odús, para que ela em conjunto com o Babalawo pudessem comunicar ao Babalorixá e Iyalorixá as vontades dos Orixás.
Este é um assunto muito complexo, cada um vai ter a sua verdade obtida pelo seu conhecimento e necessidade. Talvez por isso que hoje, como Pai Fernando falou, o jogo tenha virado comércio, porque todos se julgam capazes, inclusive Ogãns e Ekedis, e saem por aí fazendo promessas mirabolantes.
Sonia
fala nelson! como vc esta?
olha ,eu naum concordo com ogã e ekedje ,
jogando para filhos de santo, contradizendo
zelador, ou se achando o dono da vedade,
porém ,não concordo com certas limitações
impostas, e nem intendo o pq delas existirem.
o candomblé com todo o panteão
é original do brasil, como diz baba fernando,
e muitas coisas do candomblé, como alguns
dogmas sem sentido,são imposto por pura
conveniencia de certas pessoas, e passadas adiante
como liturgia.
liturgia… fica dificil saber… qual delas? de casa em casa
existe uma liturgia diferente , os zeladores da antiga ou
por egoismo ou por extrema sabedoria levaram mas de 90% dos fundamentos para o orum, fazer oq?
oq eu acho, se certo ou não, é q todo ser humano tem capacidade para exercer qualquer função,se os orixas permitirem
vamos la, minha zeladora ,não dava credito para ogã
e ekedje jogando, até q conheceu um ogã,
alagbe chamado andre,q é ou era, da casa de daniel de oxala na pavuna.
dai se desenrrolou o fato:
andre falou: – eu jogo
ela disse: -te respeito, mas duvido vc é ogã!
ele disse: – meu jogo é xxx
ela : eu pago!!!!
ele foi a sua residencia e
jogou.
e eu perguntei:
e ai minha mãe?
ela disse: meu filho, no candomblé existe
muitos misterios… ele joga e joga muito!!!
a opnião dela não mudou, ela como vcs acha q ogans e ekedjes não devem jogar, porém ela não critica
alias, não mas ogans e ekedjes q jogam .
irmãos,existem muitas coisas q foram mistificadas,
mas fora isso , acho q o candomblé no brasil
esta em um nivel muito bom.
nós só não podemos tapar os olhos com viseiras
por q algumas pessoas falam:
– não sei o pq, só sei q é assim !!!
q olorum, zambi apongo nos cubra axé para todos
Leo nós temos textos aqui noblog que discute essas questões de “poder e hierarquia” e tb essas questões de criação de normas e regras que são na verdade invenções sob medida ao desejo de uns poucos que por não conhecerem o candomblé, por não terem vivencia suficiente se sentem intimidados e criam suas próprias normas, quizilas e tabus. Mas veja que sempre falamos aqui o seguinte “procurem casas tradicionais” e “seja abiã na sua casa” estes dois conselhos podem livar as pessoas de muitas situações desagradáveis numa roça. O problema é desespero que muitos tem para “resolver seus problemas”, e acabam sendo um alvo fácil para quem diz que alguém é filho de São Jeronimo (isso é só ex.) e muitas outras invenções que vemos por aí a fora. Mas eu não vejo os ogãs e ekedjis com limitação alguma, conheço ogãs que sabem tudo de seus oficíos, que cantam, que cortam, que catam folhas, enfim fazem muito bem o que lhes é de direito, assim como conheço ekedjis que cuidam dos filhos e dos orixas com dedicação, carinho e pulso firme. Mas sejamos francos, o mercado de trabalho está competitivo,o grau de instrução de nosso povo não é dos mais elevados em sua maioria e muitos veem na religião uma forma lucrativa de ganhar a vida e se aventuram. Creio que o melhor é cada qual na sua função e cumprir bem a sua função sem esquecer que não há candomblé sem ogã e sem ekedji, somos um corpo religioso só, mas com hierarquias bem definidas. Tomeje
leiam acima oq fernando babalorixa
muito sabio diz :
o jogo de buzio, foi passado para as ias
da casa branca,atravez de um babalawo de ifá,
( obitiku bamboxe) reforçando a ideia de q ,
nem baba ou ia olorisa jogavam .
pq restringir ? ou se o axé não adotar,
este comportamento, como o meu não adota…
pq criticar?ou até mesmo desbonificar ,ogã e ekedje
q jogam, se eles são os sacerdotes
escolhidos pelos propios orisas
axé
abraço e benção tomege bom saber q esta on!!!!
Leo este texto deixa claro que foi um babalawo que ajudou a codificar os búzios de uma maneira que fosse possível as Yás e Babás jogarem, isso é verdade, mas foi num momento em que candomblé ainda estava começando, e este modelo de jogo acabou sendo muito popular e suplantou o Ifá aqui no Brasil. Porém a história diz que em África o babalawo é que definia se a pessoa era de Orixa ou destinada a Ifá e determinava a iniciação da pessoa em dos dois caminhos e se fosse de Orixa quem iniciava eram os babalorixas, e isso mostra bem claro esta distinção entre os cargos. Há tb o problema de que havia a necessidade,a urgencia de se comunicar com os Orixás e não era possível aguardar a vinda de um Babalawo de Àfrica pra esta consulta, de modo que este sisitema (sistema Bambose) foi de grande importancia e é ainda hoje. Porém essa questão de ogã e ekedji que jogam e que se dizem zeladores é uma questão que não pode ser aceita, eu não aceito de forma alguma, eles foram escolhidos para uma função que não é a de jogo ou fazer filho de santo, pois como dito esta função cabe a babalorixa (Yá). Não é questão de desabonar ou criticar ninguém, é questão manter a tradição, por que do jeito que vai, com ogã e ekedji se dizendo pai e mãe de santo, com yaô de um ano abrindo casa e outras impossibilidades o que será do candomblé? Não estou sendo o dono da verdade, longe de mim, mas não concordo que isto seja evolução ou possível de ser aceito na comunidade. Leo este é o meu ponto de vista e é o que aprendi como correto, cada um tem seu caminho e deve seguir seu caminho honradamente e honradamente significa tb honrar sua famíia de santo e seu nome. Tomeje
Hola pai Nelson soy de uruguay , soy Tata T inkince con más de 30 años de acentamiento quisiera que me jogara los delogum para saber como estan mis orixas . mi fecha de nacimiento es el 30.12.1956 . Puntualmente quiero saber como me va a ir este año . Muy agradecido desde aqui Pai Vander de Orumila
Léo,
Entenda que da mesma forma as funções de Ogan e Ekedi não são respeitadas, vejo muitos Babás e Iyás de axés antigos, cantando candomblé, fazendo matança, vestindo Orixás, cantando folha, etc, etc, etc…funções específicas de Ogan e Ekedi, isso sim é desbonificar. O resto, me perdoe a franqueza, é comércio.
Entendo que quando uma casa está começando, o zelador tome a frente para ensinar, porém, depois de algum tempo, tem que deixar seus auxiliares tomarem seus postos e, ele apenas, intervem na necessidade e nos fundamentos, aliás, sua função.
Como disse Tomeje, a hierarquia é importante dentro de um Ile Axé e tem que ser mantida.
Bangbosé Obitikú era Babalawo e entendeu que para a casa, religião em si, se difundir, era preciso se comunicar com o Orixá e ninguém melhor que um Iyá/Babalorixá para isso, a própria liturgia de cuia ou deká observa esse detalhe primordial.
Um babalawo leva no mínimo 7 anos para se graduar, mais 3 para passar por provas e mais 1 para ter o título= 11 anos, é místico.
Riscar 256 caminhos e seus itans, imagina? Dizer o que aconteceu ontem e que vai acontecer amanhã por sinais, ikins, ossinhos, correntes, kauris,sementes,etc…
Sobre os Axés tradicionais, cada um tem sua história, seu passado, suas dores e alegrias e temos que respeitar. Quando mãe Stella do Opo Afonjá disse que Iansã não é Santa Barbára, bateu de frente com uma ideologia de sincretismo fanática e até deturpadora, acabou com a profanação dos Orixás no carnaval e disse “Meu tempo é agora” Impulsionou a matriz do candomblé a um futuro maravilhoso, Mojubá venerável mãe Stella. Tem o grupo de tocadores/Ogans que começou no Opo afonjá a se organizar e está se espalhando, dentro tantas iniciativas culturais de ambito liturgico e de religiosidade.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Babá Fernando,
O que seria a “profanação dos Orixás no carnaval”?
Axé!
olha vc e tomege estão espirados
vamos lá , meus irmãos ogans e ekedjes,
nós fazemos parte do enrredo do zelador,
somos zeladores? sim , porém zelamos por
orixas, não pelo ori de ninguem.
outro detalhe, eu não jogo buzios, porém estudo
oduns e me fascino. para os q jogam,espero q sejam
sempre um braço de seu zelador, o apoiando e , ajudando
sendo lhe um amigo e confidente , e jamas passem por cima de sua soberania.
para uma feitura corre-se 7 jogos
joguem para orixa não joguem para dinheiro
apesar do propio jogo ser feito de caurís q é dinheiro
da mesma forma q o pai do segredo obitiku,
q era de ifá , doou o fundamento do jogo, merindelogum
para as ias da casa branca,
hoje, algumas ias e babas, doam esses fundamentos, a sacerdotes q são feito de orixas sim , porem não rodam com o santo
esse tema concerteza não vai ter fim ….
porém, vai concerteza enrriquecer o candomblé.
quem é omo ifá , não é lesse orixa, só q se não
fosse, a grandeza e o desprendimento de um babalawo,
o candomblé, não teria atingido o nivel em q se encontra,
pq baba ou ia olorisas não poderiam jogar
porq não teriam fundamentos
eles ganharam o fundamento
axé a todos
respeito todos os pontos de vista , só acho q eu sou muito peqno, diante de tantos fundamentos para q eu diga, quem esta certo ou errado, e acho pretenção de quem o faz
para eqpe do candomblé word press,
manu, nelsom, fernando,carol e daia
q são de casas tradicionais ,e são muito bem feito
mojuba, pq vcs me fizeram com seus trabalhos,
um melhor candomblecista.
agradesso a deus por esse site, q revolucionou o candomblé com seus assuntos de ordem cultural.
ago a todos q eu possa ter aborrecido
axé para todos
Ricardo,
Profanar é violar ou tratar com desrespeito, coisas sagradas ou de respeito geral, por exemplo: profanar uma imagem religiosa (imagens de Orixá no carnaval), é isso.
O carnavalesco Joãozinho Trinta quis colocar o cristo de preto na passarela do carnaval num tom pejorativo= profanação.
O cara na tv que chutou a imagem de NS da Aparecida…
Axé,
Leo,
Axogun não é um cargo do Ketu? Tata não é uma expressão do Angola? Me explica essa conjunção em seu nome ou dijina ou posto…
Leo, você nunca aborrece, e, através de você passamos muitas informações interessantes e de relevância a todos que nos leem, por favor, não nos tome como dono da verdade, apenas como irmãos mais velhos calejados de ficar de surrão ouvindo pelos mãos, rsrsrs…
Ogun lhe abençoe sempre e a mim não desampare!
Fernando
meu pai rsrsrsr!!!!!
sua benção ,eu não levo a mal.
lhe respeito muito, e gostaria de conhecer seu ile axé ,
já tenho pelo senhor grande estima
tata kivanda, é o similar para asogun, só q é de angola
fui suspen em ketu ,porém comfirmado em angola,
mas como ogã é pai em toda as nações…
como asogun sou reconhecido de forma bem mas facil.
fora isso ,toda as angolas tirando bate folhas ,
tem como costume utilizar o ioruba, para facilitar
a comunicação entre as nações ,q tem o ketu
como referencia, por ser a nação mas conhecida,tanto
entre os leigos,como entre as outras nações.
meu pai estou lisongeado por sua atenção benção
Desculpe, Babá Fernando,
me expressei mal. Entendo o que seja profanação. Queria saber se o senhor desaprova o uso das imagens dos Orixás em desfiles de carnaval e outras manifestações artísticas.
Axé!
Ricardo,
Sigo Mãe Stella, a maior Iyalorixá do Mundo!
Axé,
Desculpe de novo, Babá Fernando,
mas não conheço a opinião de Mãe Stella. Ela desaprova o uso das imagens dos Orixás nas artes?
Pergunto isso porque imagino que, usada com toda a dignidade, respeito e amor, a representação dos Orixás pode contribuir muito para a divulgação da religião e a luta contra o preconceito. Apesar de ter sido censurado por pressão da igreja católica, Joãozinho Trinta não teve a intenção de atacar ou ridicularizar Jesus Cristo.
Já o tal pastor que chutou Nossa Senhora Aparecida, este sim, foi indigno e criminoso.
A sua benção Babá.
Ricardo vou dar minha opinião. Há uma diferença bem grande entre fazer arte e mostrar as esculturas dos orixas no carnaval. Nas artes temos como ex, os orixás expostos no dique do tororó, aquilo é arte. Tem tb um artita plastico que tem um trabalho em madeira e telas representando as ferramentas de Xangô, são lindas e são arte mesmo. Aqui no RJ tb tem uma artista plastica que fez uma coleção de pingentes, em prata, que é arte. O própiro Caribé com suas ilustrações. Então é preciso entender o conceito de arte, que é amplo e de vários entendimentos. Mas expor nossos objetos e orixás no carnaval eu tb não sou a favor, porque pode tb ser uma exposição negativa que ao invez de divulgar pode vulgarizar. Tomeje
Vander eu não sou zelador meu irmão, sou apenas um filho de santo, como costumo dizer, “um filho já velhinho” mas apenas um filho de santo, por isso não posso te ajudar neste assunto. Tomeje
Muchas gracias mi hermano nelson por haber leido mi silicitud , es que estoy en un momento de decespero en mi vida no solo espiritual , acudi a ti porque he leido las cartas y esplicaciones que tu das y me di cuenta que heres un filiho con mucha sabiduria .
Obrigado Tomeje!
Talvez seja correto mesmo preservar mais as coisas sagradas.
É que pensei justamente em artistas como Rubem Valentim (Que você citou, trabalha muito as ferramentas de Xangô), Carybé e o próprio Mestre Didi (Filho de Mãe Senhora). E mesmo no carnaval, os blocos Afro lá da Bahia e os afoxés, que são inseparáveis da religião.
Eu mesmo desenvolvo um trabalho artístico estreitamente ligado a cultura do Candomblé, por isso me preocupo muito em ser reverente e ter a aprovação dos Babás/Iyás e dos Orixás.
No carnaval de avenida, como no Rio, talvez as coisas estejam mesmo mais decadentes e comerciais. Mas é bom lembrar que o samba e o carnaval se originaram dentro das comunidades baianas no Rio de Janeiro, estreitamente ligadas ao Candomblé (As festas de Tia Ciata). As vezes, percebo no povo-de-santo a necessidade de se desvincular de um caráter mais cultural e folclórico em que a religião pode cair. O que também é legitimo, já que se trata de uma religião.
Mas tudo com as devidas exceções.
O livro do Carybé, “Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia” é uma belezura, arte pura, e ainda serve como um importante documento histórico sobre as vestimentas, paramentos e ferramentas dos candomblés tradicionais, na Bahia dos anos 50 do século passado.
Desculpe se me alongo, mas o assunto é fascinante e me interessa muito, acho que é uma questão importante para a reflexão.
Axé!
Ricardo,
Tomeje já lhe respondeu, certo!
abs,
Fernando
Obrigado Babá Fernando,
já esta tudo respondido.
Na verdade não havia uma questão objetiva. Só queria mesmo saber a sua opinião pessoal sobre o assunto.
Admiro muito sua sabedoria e clareza. Tenho aprendido muito com o senhor e espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente .
A sua benção.
Ah! E muito obrigado mesmo pela indicação de Maria das Graças de Santana Rodrigué. Consegui o livro sobre as Aguas de Oxalá e estou maravilhado…
Axé!
Motumbá !
Fui borizada há pouco tempo e a zeladora me disse que sou ramboni da casa, mas não encontrei esse cargo acima. Podem me explicar mais alguma coisa a respeito por favor. Estou aprendendo ainda.
Muito obrigada
Marcia,
O termo correto é Ronbono, que significa o primeiro a ser iniciado no axé da Nação Jeje. Se você se iniciou e foi a primeira, então é Ronbono da casa além de ser naturalmente dofono do barco, isso é claro se alguém entrou com você. Dar o borí apenas, não significa dizer que é ronbono, você é apenas oborizada.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Mucuiú
Quero agradecer à Fernando D’ Osogiyan por ter me corrigido e me ensinado mais um pouquinho.
Eu fui a primeira a borizar nesse barracão, e não havia mais ninguém comigo, fiquei sete dias na esteira e 21 de jejuns. A Zeladora me disse primeiramente eu eu seria a Iyakekerê por ter sido a primeira a esquentar o solo, e posteriormente que eu era a “Ronbono” por ainda não ter feito a raspagem. ´Aí vem a dúvida, lá é nação ketu não jeje, e o que vem a ser “Dofono do barco”??
Muito obrigada….
Quero me desculpar pelos erros de escrita, meu computador está com algum problema. Sou detalhista e não entendi como esse texto foi dessa maneira.
Peço AGO
Marcia fazer bori é bem diferente de ser iniciada, é bem diferente mesmo, veja o post bori e leia os comentários, por favor, e vc vai ver que bori é feito em no máximo tres dias e não tem jejum de 21 dias ou grandes restrições depois de feito, só umas poucas coisas são pedidas para que se evite durante uma semana no máximo, como bebida e sexo. Rombono/a é o/a primeiro filho da casa, mas isso está ligado a iniciação, não existe rombono em bori. É tb muito prematuro te dizer que vc será a yakekere da casa só porque vc foia aprimeira pessoa que passou por um bori. Marcia certifique-se de que esta pessoa é iniciada de fato e se já tem no mínimo a obrigação de sete anos dada, isso é fundamental, sem esta obrigação ninguémpode dar bori em outra pessoa, quanto mais iniciar alguém. Ainda sobre Yakekere este é um cargo de grande importancia na casa e só pde ser dado a quem tem no mínimo a obrigação de sete anos e que tenha no seu caminho esta função, não é pelo fato de ter feito bori que vc será escolhida yakekere. Dofono é o primeiro do barco, do grupo de pessoas que se iniciam juntos, há outros nomes como dofonitinho, gamo, gamutinho, e por aí vai. Mas te recomendo que procure mais informação e se certifique se esta pessoa é de fato feita e tem os sete anos, depois disso, só se inicie quando vc tiver plena certeza e convicção do que está fazendo e tb de conhecer bem a pessoa e confiar plenamente nela, é meu conselho sincero. Tomeje
Mucuiú Nelson Souza
Obrigada por me responder, agradeço mesmo.
Porém, agora estou me sentindo enganada. Sinto que alguma coisa está errada, ou diferente.
Não tenho coragem para falar nada, nem perguntar nada pra essa “zeladora”.
A única coisa que eu já disse é que estou estudando, lendo e me informando sobre a religião candomlé, e a resposta que obtive foi que meus ensinamentos devem ser obtidos no barracão, porém ela não tem tempo de sentar e me ensinar. O preço que paguei pelo bori foi alto, e gostaria de mais uma informação se puder. Para que serve o bori ? Ela me disse que eu precisava dar “comida pro santo urgente” Sou de cabeça Oxum Apará e juntó Nanã, mais Oxossi e juntó Omulu.
Nossa tenho até medo de sua resposta.
Obrigada.
Marcia
Marcia vamos a real. Sem medo da resposta rsrsrsrsrs. Se tudo o que vc relata é exatamente o que ela te diz a coisa está complicada minha irmã. Quando digo que “se é exatamente o que ela te diz”, não é que duvide de vc, é que tenho esperança de que vc tenha entendido errado, entende? quero acreditar nisso. Mas vamos conversar baseado no que vc falou. Bori é uma cerimonia feita única e exclusivamente para sua cabeça, não exite bori para Ogum, Yemonjá, Oyá ou qualquer outro Orixá, (O orixá dono da nossa cabeça se beneficia do bori, mas é indiretamente entende?) bori é feito para o orixá Ori que habita o interior de sua cabeça e sem o consentimento Dele nada aconteçe, por isso fazemos bori, para que nossa cabeça fique harmonizada e em paz, esta cerimonia dura no máximo tres dias e tem poucas restrições como te falei antes e nunca vinte um dias de restrições (jejum). Há um outro ponto importante que é, Nanã nunca será segunda de ninguém (exceto no caso de Oxalufã, mesmo assim a coisa não é fácil Dela aceitar isso de ser segunda) se já é dificil aceitar com Oxalufã, que é top de linha rsrsrsrsrs muito menos provável no caso de Oxum, aí mesmo que Nanã não será junto mesmo. A coisa vai piorando minha irmã quando vc fala de Oxossi e Omolu. Ou vc é de Oxum com outro Orixá que não seja Nanã ou é de Oxossi com Omolu. Dos quatro não dá.
Marcia informação adicional que creio que seja útil a vc. Em umbanda não existe jogo de búzios nem bori.
Mucuiú Nelson Souza
Continuo te agradecendo por responder-me e poder esclarecer os fatos que estão ocorrendo comigo.
Creio que estou sendo lesada, enganada, e roubada por uma charlatã que se faz passar por mãe de “santo”.
Como te disse, confirmo, Oxum e juntó Nanã. Mais Oxossi e juntó Omulú.
Disse-me que teve que “ler” os búzios muitas vezes para ter essa informação confirmada.
Me disse também que terei que ter duas saídas de santo no mês de janeiro de 2011 porque são 4 orixás.
Como te disse antes, estou lendo, estudando, me informando, e eu deveria ter feito isso antes, evitaria ter gasto meu tempo e meu dinheiro.
Só estou lamentando não existir um órgão ligado diretamente para eu pedir uma fiscalização, porque assim como eu estou sendo enganada, muitas outras pessoas serão, ou estão.
É ridículo passar por isso. Eu estou descobrindo porque tenho acesso à informação e os que não têm ?
Lamentável. Cruel. Desumano. Por essa e outras que a religião fica desacreditada.
Só cheguei nela por problema de saúde, mas já estou saindo fora.
Obrigada Nelson mais uma vez.
Marcia
Nelson, desculpe mas esquecí de acrescentar um ítem ao qual você se referiu, ao tempo de bori.
Na próxima sexta-feira farei 21 dias de bori. Ainda estou de contra-egun, só vestindo branco, e fiquei 14 dias só comendo peixe, batata e arroz.
Pergunto: Devo deixar de pagar a outra parte do pagamento combinado pelo borí ?
Já paguei metade no ato e o restante seria em parcelas mensais até quase o final do ano.
Sei que fazendo essa pergunta te coloco numa situação inusitada e delicada, mas é que estou percebendo que estou na mão de pessoa de má fé. Só por isso.
Me desculpe e te agradeço. Gostaria muito de poder falar com uma babalorixá séria e honesa pra poder me desvincular dessa charlatã.
Marcia é como te falei, no bori o resguardo é de sete dias, pode comer de quase tudo, mantendo as restrições normais do iniciado, que não é seu caso, e não tem que ficar só de branco, pode ser uma cor clarinha, o que se pede é não fazer sexo, beber, e ficar em lugares muito movimentados, pode haver uns outros pedidos mas nada disso que lhe foi dito, muito menos contra egum, e contra egum quando usado, só nos iniciados, pois estes tem vínculo com a casa. Sobre pagamento realmente é complicado de falar, mas parcelar até o fim do ano me parece um valor bem alto ou parcelas muito pequenas, e baseando-se pelo tempo, material e complexidade da cerimonia, não entendo esta matemática. Porque já ouvi/li aqui valores de 1.000 reais, que no seu caso daria 500 e o restante dividido em duas vezes? mas para dividir até o fim do ano, o valor é alto mesmo. Sobre pagar ou não, vai um problema né? porque vc sabe que a pessoa vai te indimidar, as vezes é melhor pagar e não se aborrecer. Tomeje
Olá Nelson..
Meu bori ficou em exatos R$ 3000,00 ( tres mil reais) Dei entrada de R$1500,00 ( hum mil e quinhentos reais ) e as outras parcelas de R$ 200,00 ( duzentos reais). Vai até quase o fim do ano.
Liguei hoje várias vezes para ela, mas infelizmente o filho dela esta doente e ela não pode me atender.
Só tenho a lamentar.
Me desculpe por te aborrecer com tantas questões.
Marcia,
Não tenha medo, saia imediatamente dessa casa de invencionismos, não pague mais nada! R$ 1.500,00 para dar um Borí, tá pra lá de bem pago.
De onde você é? Nelson pode orientá-la a um bom zelador de Orixá, que não explore a boa fé das pessoas.
Cobrar faz parte, mas, explorar NÃO!
Seja firme e boa sorte.
Fernando D’Osogiyan
Mucuiú Fernando D’Osogiyan !
Nossa que “fria” que eu me metí.
Eu sou de Mongaguá, conhece ou já ouviu falar ? É uma cidadezinha situada no litoral do estado de São Paulo, perto de Praia Grande.
Eu realmente estou muito triste por descobrir “sem querer” que estou sendo enganada.
A única coisa que eu penso, ( como o irmão Nelson disse ) é a intimidação e talvez ameaças.
Essa senhora incorpora um Egun Zé Antonio, com o qual são efetuados os trabalhos e tudo mais, inclusive o meu bori foi ele que fez ( a entidade).
Sinceramente irmão Fernando, estou decepcionada, assustada, e muito, mas muito triste mesmo.
Só tenho a lamentar como uma mulher instruida como eu pude cair numa cilada dessas.
Deus abençoe todos e todas que agem com honestidade em benefício do próximo ou do semelhante quando esse está debilitado físico e emocional.
Abraços sinceros e meu muito obrigada mais uma vez.
Axé pra todos e todas que lerem e tomarem conhecimento do desenrolar dessa história. ( Minha história)
Marcia,
Não tenha medo de nada, até por que o Zé antônio não precisa de dinheiro.
Faça uma canjica e com a água, já fria, lave sua cabeça, massagendo com as mãos seus cabelos chamando por “Oxoguian” que por sua misericórdia tome a sua frente e llhe defenda de todo o mal que estiver ou aparecer sem seu caminho. Logo depois arrie a canjica em para ele e reforce seus pensamentos e pedidos.
Boa sorte,
Fernando D’Osogiyan
Fernando sua benção, onde eu arreio a canjica ? Não tem que colocar mel e acender vela nada ?
Nenhum prato , embrulho diferente ou algo assim ?
Abraços carinhosos e sinceros.
Marcia
Marcia,
Colocar a canjica num pote de louça branco e só ofereça fria. Pode arriar em sua casa em lugar limpo e mais alto que sua cabeça e de preferencia quando for dormir. Se quiser acenda uma vela comum e coloque acompanhando um copo d’água.Despachar no dia seguinte num jardim.
Tire o pote, só despache a canjica. A água você despachará na água corrente ou numa planta de vaso.
Corpo limpo, mente sã e fé em Oxalá!
Boa sorte,
Fernando
Oi Tomeje!
Os Contra Egun são aquelas correias de palha da costa trançada, não é isso?
Então não é costume usar Contra Egun quando se faz um Bori?
E se o pai de santo determinar o uso, esta errado?
Axé!
Ricardo,
A palavra já diz: Contra Egun, não faz mal. Fica a critério do zelador e vai depender do que saiu no jogo da pessoa que irá tomar o borí o uso ou não.
Axé,
Obrigado pelo esclarecimento, Babá Fernado.
Axé!
Ola,boa tarde a todos…,desculpem esta minha intromiçao, apesar de escrever aqui poucas vezes(apesar de ter vontade de o fazer mts +vezes)sempre tento manter-me no meu lugar,mas ao ler os textos em cima “postados” p Marcia, constata-mos mais uma vez,que charlatoes e vigaristas ha muitos(e a tendencia é com o passar do tempo, haverem ainda mais)…felizmente,p menos aqui neste site,faz-se os possiveis p que isso nao aconteça…
Marcia,espero que nao te sintas desiludida ou revoltada com o SANTO/ORIXAS…,tu apenas foste mais uma vitima de pessoas sem escrupulos,que vivem a conta dos outros, mas com certeza que tu iras descobrir algum Terreiro,onde a religiao seja tratada de uma forma SERIA e HONESTA. . .
Candomblé é dedicacao,devoçao,humildade e Fé…
(espero que nao percas estes valores…)
estes Moderadores,(desde ja vos felicito mais uma vez p vosso magnifico trabalho)sao pessoas serias e entendidas,e com toda a certeza te irao ajudar a encontrar um local onde tu possas de facto viver a tua religiao…(eu sou Portugues,nao conheco nada perto de ti,mas o nosso irmao Nelson nao,e tenho a certeza que ele te ajudará. 😉 )
que meu Pai Ogum te dê mts e bons caminhos…
Áxé…
Oi Baba Fernando, Mucuiú !
Agradeço de coração pela ajuda, que o grande Pai te acrescente muuuuuito, mas muuuuito AXÈ, por estar me ajudando a atravessar uma situação.
Tantas pessoas se mostram indiferente ao problema alheio, e aquí estou podendo me deparar com pessoas ilustres e de mente sadia, sempre pronta a auxiliar o próximo.
Quero ainda encontrar um desfecho justo e honesto para postar aquí, para que todos saibam que existem pessoas de má fé de pencas, mas que o Grande Pai para contrabalançar faz que nasçam pessoas boas e honestas como as deste local.
Um forte abraço, sincero e carinhoso à todos que me estão me ajudando.
Marcia 😉
Olá Pedro !!!
Agradeço a solidariedade. Bonitas palavras as suas, me comoveram.
Pedro,jamais ficarei indiferente com os Orixás, Eles também estão sendo usados para “fazer” dinheiro pra essa senhora , e só se não existir justiça, ela pagará pelos atos de má uso de poderes espirituais.
Ainda não pedi ao irmão Nelson Souza que me indique um lugar correto próximo a mim. Então, aproveito o ensejo para pedir ao irmão Nelson que se puder, me indique um na cidade de Mongaguá se ele souber e puder me ajudar.
Quero também lhe agradecer Pedro, pelo carinho e pela atenção que me dedicou. Muita gentileza de sua parte.
Um forte abraço carinhoso e o desejo imenso de muito AXÉ pra vc tbm irmão querido. Felicidades.
Marcia
Marcia eu não conheço. Tomeje
Ola Marcia,em relacao a pagar-mos ou nao p nossos actos/accoes praticadas,na minha maneira de ver as coisas(e foi assim que me ensinaram), todos nos pagaremos p nossos actos,mais cedo ou mais tarde,chegara sempre a hora que tal aconteça… em ralaçao ao facto de encontrares o “TUA” Casa de Orixá,visto o irmão Nelson nao conhecer nenhuma perto de ti,nao quer dizer que alguem aqui no site,nao conheça e que te possa indicar… Nao desanimes,Tem Fé . . .
Axé…
pergunta :dagã é cargo de rodante né
da casa de exu
Leo,
Dagã é cargo ligado ao Orô do Ipadê de Exú nas casas de ketu. Posto feminino de rodante.
Axé,
Fernando
vc e sensacional pai,
tenho uma conhecida q vai sair do roncó sem virar,apesar de ter sido raspada com cargo de dagã
oq não muda o fato dela ser iao
estou correto?
oq me estranha é ,q geralmente este cargo é dado a egbome,
mas tudo vai da necessidade de cada casa, temos q respeitar apesar de descordar, axé e um meu pai
Leo,
Iyawo não nasce com cargo na sala, e este cargo só pode ser dado com no mínimo com a obrigação de 3 anos, se ela não vira no Orixá por que então não é uma Ajoiye? Para ter esse cargo tem que ter a casa o Baba Egun assentado no Ile Ikú, se não tem para que o cargo? o mesmo para Iyamorô que é aquela que roda o Ipade na sala.
É um complicometro danado! candomblé é tão simples…
pai… eu não acho não rsrssrsr cada coisa
d a nessecidade de ter baba acentado acabei de apreder
alias , não acho simples o resto concordo
pai, dagã não mexe com egun não né?
/
Léo,
Mudar a liturgia por “necessidade” não posso aceitar, posso aceitar qundo Orunmilá nos dáo caminho. Invencionices com um cargo de alta periculosidade, é o que eu chamo de complicar a simplicidade. Iyamorô, Dagan e Osidagan, todas mechem com egun, normalmente posto para filhas de Oyá.
Boa noite, axé.
CON TODO MIS RESPETO MAE ESTELA SE OXOSSI HE TRATADO DE COMUNICARME CON USTED Y NO HE PODIDO POR ESO ESCRIBO LA MISMA ,QUISIERA SABER SI ESTA BIEN QUE HAGAN UNA LIMPIEZA DE ORISA EN UN TERREIRO DE CABOCLOS Y KIMBANDA Y QUE UNA MAE DE CANDOMBLE YOGUE BUCIOS EN UN TERREIRO DE CABOCLOS Y EXU ,POR QUE MI MAE HACE ESO Y CASI ME DEJO MORIR POR SUS HERRORES RELIGIOSOS ELLA SE LLAMA ELICETTE MACHADO DE OIA TOBI IKA DICE SER HIJA SUYA Y ESTA DEJANDO A MUCHAS PERSONAS EN LA RUINA ADEMAS DE ESTAFARLAS Y LUCRA DICIENDO QUE ELLA ES HIJA DE MAE ESTELA ,POR FABOR QUISIERA UNA RESPUESTA Y SI VERDADERAMENTE LA CONOCE POR FABOR NO PERMITA QUE SIGA ARRUINANDO A LAS PERSONAS BUENAS QUE SE LE ACERCAN ELLA ESTA CONSTRUYENDO UNA ROSA DE CANDOMBLE QUE SUPUESTAMENTE USTED LA VA A ABRIR ME PARECE UN DESCARO POR PARTE DE ELLA QUE ENSUCIE SU BUEN NOMBRE Y SU REPUTACIÒN Y ADEMAS LUCRE CON ESO ,PERDONE LA MANERA PERO NO ENCUENTRO FORMA DE HABLAR CON USTED MIS RESPETOS
POR FABOR SI ALGUIEN LO LEE Y PUEDE COMUNICARSELO LE AGRADECERÌA
Ruth Gonzalez,
Aguarde o Tomeje por favor que entende sua escrita.
Axé,
gostaria de saber que posto pode ser dado a uma pessoa de ode que e rodante e fico muito satisfeito por nossa religiao esta sendo divulgada?
Hugo nós não temos contato direto com mãe Estela, mas por favor, procure o site Opo Afonjá Bahia, lá tem contato dela com telefone e endereço. É sempre triste ver e saber de pessoas que agem desta forma, principalmente se utilizando do nome e prestígio de uma das mais impiortantes Yalorixas do Brasil para ganhar dinheiro sem se preocupar com o que realemtne importa, a vida das outras pessoas. Faça isso que lhe indiquei, procure o site e faça contato. Tomeje
MIL GRACIAS PARA USTEDES ,PERO YA LO HE INTENTADO HE LLAMADO A EL AXE OPO AFONJA Y NUNCA HE PODIDO COMUNICARME CON ELLA ,Y LAS PERSONAS QUE ME ATIENDEN NO ENTIENDEN LO QUE DIGO ,PERO GREACIAS DE TODOS MODOS YO LLEQUE HASTA ESTA PAGINA POR UN LINK DE MAE ESTELA,PENSE QUE ERA DE ELLA.
alguem em espanhol querendo falar com mãe estela ,
baba fernando isso é com o senhor .
o senhor q é filho de mãe estela do opo ofonja não é
Olá Ruth Gonzalez
Não temos contato com mãe Stela,infelizmente.E creio que na internet vc não encontrará uma forma de se comunicar com ela,a melhor forma é indo ao Opô afonjá,em Salvador, Bahia.
axé
Mutumbá,
Ilê Axé Opô Afonja
Endereço: Sáo Gonçalo do Retiro, 557 – Cabula – Cep: 40.330-680 – Salvador – BA
Fone: oxx-71-384-5229/6800
Horário de Funcionamento: Todos os dias – jogos às Quartas e/ou Quintas
Ialorixá: M.D. Iyalorixá Maria Stella de Azevedo
fonte: visiteabahia.com.br
Mutumbá,
Ruth Gonzalez, espero ter ajudado!
Asè
Retificando:
Fone: 71-3384-5229/6800
Asè
ola, motumba, vcs conhecem o Ase kpodaba, fundado por Gayaku Rozena de Bessem? e alguma casa de candomble no estado do Piaui? obrigado
Olá a todos;
Desculpe a intromissão, mas não posso deixar de dar a minha opinião. Só tenho 10 anos de candomblé e esse negócio de dizer que ekedji é a camareira do Orixá não é correto, pois aprendi que não é somente isso que uma ekedji é. Ekedji é cargo de confiança do pai/mãe de sto, é o braço direito. Aprendi que ela é mãe por natureza e nasce com isso, porém pode tanto quanto qualquer outra pessoa receber outro cargo dentro do Axé como Mãe Pequena e tal, pois elas podem fazer tudo e seu dever é estar sempre ao lado do pai/mãe de sto. Felizes aqueles que possuem uma ekedji dentro do seu axé. Eu aprendi e respeito assim.
Motumbá e abraços a todos!!
Omo Oxum o termo camareira não foi usado no texto com sentido pejorativo, até porque ser camareira(profissionalmente) não é rebaixamento algum, mas neste caso o termo camareira é usado como alguém que está ao lado do orixá. Vc está correta em quase tudo na defesa das ekedjis e nós mesmos aqui no blog já defendemos que ogã e ekedji são especiais e tem função importante nas roças. Porém quando vc falou que as ekedjis podem ser mãe pequena isso não corresponde a realidade, sei que há roças que dão este cargo a ekedji ou ogã, mas isso não é tradicional. O cargo dado a ekedji pode ser o de Mayê que é o braço direito da Yá. Mas mãe pequena não pode,é umcargo exclusivo de rodantes. Tomeje
Concordo meu irmão que não é tradicional, mas pode ocorrer. Se o orixá escolheu ele sabe o que está fazendo certo?
Agora uma dúvida que sempre me ocorreu: uma ekedji pode ser confirmada para mais de 1 orixá? Pergunto pq indo pela lógica uma mãe pode ter mais de um filho… O que achas?
Omo Osun,
Orixá só pode escolher para Mãe Pequena ou Pai Pequeno quem tem cargo de Iyalorixá ou Babalorixá, tem liturgias que independe do Orixá e, essa, é uma delas.
Defendo e sempre defenderei Ogans e Ekedis e já manifestei aqui várias vezes. Quando o Orixá dá o nome no barracão de um Ogan ou uma Ekedi está dando o seu também, pois nesse momento, as energias convergem tornando-se para sempre uma só, ou seja, meu Orixá contem Ogans e Ekedis.
Ogans e Ekedis só podem ser confirmadas uma única vez, assim como só nos iniciamos para Orixá uma única vez.
Ogans e Ekedis são confirmados também para o mundo e, sendo assim, serão pais e mães no Axé que estiverem.
Axé,
Fernando D`Osogiyan
E a primeira vez que estro nesse site e fiquei muito feliz
em ver a nossa religiao sendo tratada com carinho e
respeito.
olá boa noite! Em primeiro lugar gostaria de dizer que adoroooo esse site, não tenho muito tempo para entrar aqui mas qd entro sempre aprendo algo novo de minha religião! PARABÉNS A TODOS! Dessa vez estou aqui para tirar uma dúvida o que vem a ser o cargo de YalÊ em uma casa de candomblé? Mutumbá e uma linda noite a todos
Joy,
Volte sempre!
Axé,
Andressa,
Yalê não conheço, não estou dizendo que não exista pois estamos sempre aprendendo, mas, esse cargo eu não sei.
Axé,
Só uma curiosidade gostaria muito de saber se existe um orixa chamado KAJADIDE OU BABAAKAJADIDE
OBRIGADO SE PODER RESPONDER NO MEU EMAI L AGRADEÇO
Johnata, eu ouço essa palavra em algumas toadas para Oxalá. Provavelmente não se refere ao nome de algum outro orixá. E o significado, o Fernando talvez poderá nos dizer.
Axé!
Sim realmente tem algumas toadas de oxala que fala sobre kaja ou dide mais me refiro realmente ao orixa ou voodoon KAJADIDE ou BABA AKAJADIDE. obrigado
olá pessoal!!!
estou aqui para dizer que ogans e ekedes já nacem pai e mãe,sendo assim não rasparem a cabeça não deturpa a imagem da casa e nem estão fora do padrão de obediencia e obrigação com a casa do candomblé,logo então estarem raspando o santo e não se confirmando,abrindo pretendente de abrirem casa e de serem yalorixas e babalorixas e mas ogans e ekedes.Então não vamos deixar que na nossa religião não entre em extinção o ogan e ekede vamos confirmar o que já nasce pronto e fazer o que já está pronto.Na minha inteligência eu acredito que todos façam deacordo com suas raizes mas não perdendo a essencia do orixá. Obrigado pela atenção OLORUM MODÚPÉ
baba nelson e fernando, lembram de um caso em qual falei de um certo senhor, q se iniciou como ogã, e veio a rodar com o orixa mais de uma decada depois?,tive com ele esses dias e perguntei…
o fato confere , ele disse q quando rodou , ele foi novamente raspado , saiu de novo… arole comurajo , keua o keua jo, orô enim kueuao. acodide e tudo mais,
porém segundo ele recebeu o deka do zelador um ano depois , segundo o jogo era isso oq deveria ser feito a ser feito.
me narrou q o santo cobrou ser acertado , e agora esta zelando por alguns filhos.
benção baba wilian de ogun.
oq os senhores penssam disso ?
meus pai , ele detem um conhecimento fora do sério .
sabe muito seu ogun dança maravilhosamente
e tem filhos bem sucedidos.
sera q seria bom ter um filho de sanro yao sabendo tanto assim?
ele é bem atuante e ajuda sua zeladora em seu axé , parece q deve receber cargo lá agora .
esta senhora q acertou seu santo, foi feito para bara, e ela acentou este bara, e colocou ogun em seu devido lugar.
ela lhe deu o deka .
este caso é especial né ? eu o respeito, sabe muito e aprendo muitas coisas com ele.
só q ele passa por algumas dificuldades porém já esta sendo aceito no meio.
bem se certo ou errado a culpa não é dele, vamos aguardar uma oportunidade, para q os senhores vão a nosso axé, abassa de kaviungo e zaze para conhecer varias destas figuras, eles estão sempre lá …
tata ofange
axe a todos gostaria de fazer uma pergunta no meu axe o verdadeiro dono da casa cofo ai a esposa dele estava tomando conta da casa ai fez o k tinha k ser feito e o ogam passou atomar conta da casa muitos dizem k nao pode e etc…. o k vcs pode me esclarecer a respeito desde ja agradeco eespero respostas gostaria de faler mais mas nao kero pertubar.Ah ja ia me esquecendo adOro o site de vcs
ah gostaria tbm se for possivel k vcs me falassem dos cargosde ogam como alabe,pejigan e etc…
Kivanda,
Existem várias situações dentro do meio, o mais importante é respeitar o tempo, a liturgia e o preceito. Um passo maior que a perna não chega a lugar algum.
Axé,
elen,
Por um periodo transitório o Ogan ou uma Ekedi pode tomar conta, porém, não colocam a mão na cabeça de ninguém, e deve proceder a sucessão na casa num jogo com alguém de seu axé.
Sobre cargos, temos um post aí acima, rola a barra lateral, ok.
Axé,
eu queria q me dissem mais sobre o cargo babalaxé e td oque ele faz obrigado
Marcos babalaxe é o Pai do axé no sentido de sre o pai que cuida do axé/casa e dos filhos, porém não é confundido com pai de santo, pois este cuidar está ligado a função administrativa e social, e não função de cuidar de orixa. Tomeje
nelson, quais seriam as principais atribuições do babalaxé?
oq ele faz de fato , só da cargos, ??????????????
Leo este cargo não “dá” cargo a ninguém porque não não é função dele. Como eu disse no comentário este cargo é um cargo que cuida da casa, do espaço físico da casa, cuida dos filhos nas suas necessidades por ex nas relações entre os filhos de santo, mas este cargo não é zelador, nem babakekere. Meu irmão vou dormir, tchau rsrsrsrsrs. Tomeje
benção , e durma com deus
eu queria saber ser o tal de caru naõ eum ato de malvadesa com so filhos de santo que ser iniciaõ esse procedimento e usado no alaketu existe essa naçaõ me fale sobre ela sobre matar iqui e naõ cabrito bori de comida seca eu fui iniciada no keto 3 meses recolida de kele mais1mes de caida de kele mais 7 dias de oxala mais 1mes depreceito eaidam disem que eu sou descompriendida por naõ da a bença a minha filha que fez osanto 9meses antes de mim com 7 dias oque vices me diz
fatima,
Cada casa tem sua liturgia e sua educação de ariaxé, não há malvadeza no candomblé, a menos que não se entenda os significados das coisas.
Axé,
me esprique melhor porque naõ entendie sua resposta foi um pouco vaga mumtunba e sobre aminha filha
Amei esse tópico… vou levar para meus mais velhos.
Mo tunbà!
Dofona D’Òsún
oiiii eu queria saber a inportacia de un axogun as rigalias dele
ueslei,
O Axogun tem que ser uma pessoa de Ogun, é um cargo exclusivo, responsável do começo ao fim numa obrigação que requeira sacrifícios de animais e todo o Orô, inclusive as sarsanhas. Não tem regalias, ele não pode errar nunca! Só existe um Axogun num Ilê Axé confirmado, que só será substituido em caso de sua morte. Todo Axogun tem seus auxiliares que também são confirmados como Ogan e não há necessidade de serem de Ogun. Só um Axogun de Ogun pode substituir um Axogun de Ogun em caso de falecimento.
Obs: isso não é uma regra, tem outros Axés que dão o cargo de Axogun sem a necessidade que a pessoa seja de Ogun, justificam a escolha do Orixá para essa função, etc.
Portanto, é um grande cargo dado pelo Orixá Ogun, honrá-lo é acima de tudo ser muito humilde, não beber e entender que é ele o Axogun quem dá caminho aos Inbòsés.
Axé,
Colofé,
Esse sait me ajuda muito, sempre que tenho alguma dúvida dou uma passadinha por aqui. Claro que não quero saber nenhum fundamento apenas entender alguns acontecimentos.
Bem li á cima que cargos a pessoa só confirma a partir da obrigação de 3 anos correto? Sei que tenho um cargo no meu axé não sei qual é o cargo ainda mais meu pai falou que tenho e na hora certa vou saber.
Minha dúvida, Quando agente ganha um cargo esse cargo é seu para sempre?
Se esse cargo é confirmado em outros jogos fora de seu Asé, é a certeza que você encontrou a casa do seu orisá?
Eu estou muito feliz em minha casa de santo, espero ficar lá por toda a minha vida espiritual!!!
Asé ô!!!!
Oxum Lê, a questão do cargo há uma coisa que deve ficar bem claro, a pessoa pode ter o cargo indicado aos tres anos sim, mas só pode confirmar cerimonialmente e assumir oficialmente depois dos sete anos. O cargo pode mudar sim em outros jogos, pois numa casa existem diversos cargos que deve ser ocupados e o que está sendo guardado pra vc pode ser um dos tantos que existem e por isso pode variar de uma casa pra outra dependendo da necessidade da casa. Só o que não muda em outros jogos é se for cargo de zelador/a. Tomeje
Yemonjá Ogunte isso de sonho é bem complicado e não nos arvoramos em decifrar sonhos, ms posso te dizer que quem desvira orixa é ekdji, porém não há uma ekedji específica pra exú, as ekedjis cuidam de todos os orixas, e detalhe não exite ekedji de exú entidade. Tomeje
Motumba,
Gostaria de esclarecer uma duvida, quem dá o cargo de Iyalaxé, no candomble, ou este cargo é definido no jogo de buzio, POIS Sou aponta como Ekedi, mas ainda não fui suspensa pelo Orixa da casa q já tem a sua Ekedi.
Tania o cargo pode ser dado pelo orixa e pelo jogo depende do cargo, da pessoa, e da importancia do cargo, é cmplexo sim. Mas não há nada de errado em ter várias ekedjis do mesmo orixa na casa. Mas que eu saiba ekdji não é Ialaxé, este cargo é de rodante. Tomeje
Ouvi falar q existe um cargo q a primeira yao de yemanja ogunte do terreiro herda, é verdade. Que cargo é esse?
Aline isso não existe é invenção, não se pode forçar ninguém a herdar uma roça e as responsabilidades que este cargo impõe, é pura invenção infelismente. Tomeje
Mukuiu
gostia de saber o nome do cargo que se da a pessoas que uidas dos eguns ,agradeço dsde ja
Maristela se vc está se referindo ao culto a Babaegun exitem diversos cargos, começa com Omoixan (aquele que “controla os eguns com uma varinha chamada ixan), depois a pessoa vai subindo na hierarquia e a mais alto cargo é o Alapini. Tomeje
Maristela , se vc for de angola , e estiver querendo saber sobre yumbe= egun no n’gola.
Exite um posto no abassa,q é chamado de tata numbi geralmente ocupado por um kambomdo= ogã de n’subo.
Baba Nelsón esta correto, ao afirmar q são os ojés q cuidam de egum. Os ojéstem sua matriz na ilha de itaparica/bahia.
De toda forma,Tata numbe/ tata de yumbe/ ou tata izó yumbeta, é de angola, e pode existir em qualquer abassa q tenha o izó yumbetá
Benguê, axé para o povo do santo
tata Ofange
motumbá gostaria de saber o quê quer dizer yadodê yami yalorixá, porque guando estava dentro do ronco acordei com um homem forte escuro de branco em pé próximo a porta e uma criança ficou o tempo todo correndo em volta de mim e falando isso ,falei para o zelador na época mais até hoje não sei o significado , sei que não é yalodê ,mais sei que a criança sempre que aparece para mimk me chama de yadodê yami yalorixá,poderia me ajudar, sou de ogun já com guian e iansã.
catia,
Quer dizer: Mãe presente, sua mãe, mãe de Orixá, o homenm forte deveria ser Ogun Já, a criança é o Erê.
Axé,
mais quer dizer o que com isto porque me chamam assim ,niguém me explica nada,esse por um acaso significa algum cargo ou meu nome de ronco porque sempre que vejo esse ere ele me chama de yadodê yami ialorixa,mais o zelador não fala o que quer dizer isso.
uma fez estava dormindo na minha casa,quando acordei com esse ere me chamando e dizendo assim: yadodê yami yalorixá,ilê axé odi nilê xexá não sei o que significa poderia me responder o significado dessa palavra toda.
catia,
Provavelmente no futuro você será mãe dessa criança ou mãe de santo dessa criança.
Axé,
sou feita a mais de 20 anos ,fui feita na angola mais não sei o significado das palavras em questão a cima citadas,não sei se adodê é um nome que recebi ou se é um cargo ,estou afastada no momento do barracão,por motivo de saúde ,mais gostria de saber o significado,porque as pessoas pessam que eu sei o significado mais não sei não!
sou casada tenho duas filhas uma com 18 anos e outra com 16,tenho 47 anos e nessa vida não terei mais filho próprio meu porque fiz laqueadura.
Catia me desculpe a intormissão, mas como vc foi feita em Angola de Ogunjá? Em Angola não se cultua Ogum, se cultua Inkose e por este motivco não existe Ogunjá em Angola, e tb não há palavras em yorubá na Angola. Mas a sua resposta sobre o significado das palavras foi dada pelo Fernando logo abaixo. Tomeje
catia,
Iyá dodê quer dizer: Mãe presente!
Iyá mí: minha mãe
Iyalorixá:Mãe Senhora de Orixá
É uma linguagem da Nação Ketu/Nagô.
Axé,
Mutumbá!
Olá tenho 5 anos de santo e obrigação de 3 arriada, fui apontada pelo meu pai como Iyakekere, fiquei muito feliz pq sei que é um cargo de confiança, sei tb que sou a pessoa mais proxima dele no barração, sempre estou ao lado dele. Mais mesmo assim isso me asustou um pouco faço 6 anos de santo mês que vem, mais ele disse que só vai me entregar o cargo mesmo na minha obrigação de 7 anos, e agora não sei com agir, tenho medo de não da conta.
Alguém pode me explicar direitinho o que a Iyakekeré faz ao certo??
Desde já agradeço!!!!
Dofonitinha, o cargo é oq ue chamamos comumente de mãe pequena, é sim um cargo de grande responsabilidade e complexidade, mas seu pai está certíssimo em só dá-lo na sua obrigação de sete anos,a té lá de certo que ele vai te ensinar como se comportar e tudo mais que será preciso pra exercer o cargo, tenho certeza disso. Tomeje
O q é oloye?? é o msm q ogan?
Aline um oga e uma ekedji podem ser Oloyes tb,ms não são sinonimos. Oloye significa “portador de Oyê” e Oyê significa cargo, portanto Oloyê é aquela pessoa que tem cargo na casa, são Oloyês, Babalossaim, Ya Tebexé, Ogotum, Balogum, Ya Dagã e outros cargos
Passando para deixar um grande abraço e muito axé no coração de todos, que pai Barú e mãe Opará nos dê toda esta influência.
Ase-ô
Pai Kadu D’Barú – Baruleji
olá tudo bem. Antes de tudo que olorum continue dando entendimento e paciencia a vcs para trasmetir e senar as duvidas de quem realmente gosta do axé.
fui suspenso em uma casa e pretendo me confirmar. Um dia desses o exú de meu pai de santo me chamou pra conversar e disse que eu tenho um grande cargo e esse será me dado no dia da minha confirmação. que é ojuobá de xango ou ministro de xango. Gostaria de saber mais sobre esse cargo os direitos e deveres a cumprir.
obrigado
olorum modúpé.
Carlos este cargo foi criado no Opo Afonjá e era na realidade um cargo “político”, dado a grandes personalidades da sociedade local que desempenhavam a função de “defender” o axé das perseguições da polícia e políticos da época utilizando seus poderes e “pesos” políticos ou literários em defesa do axé. É um cargo de alto poder no ambito civil do axé, mas que não tem função interna na roça, não toma parte nos oros e nas decisões relcionadas a liturgia, é um cargo exclusivamente honorífico e civil. Podemos dizer que seja um “relações públicas do axé”. O que eu sei deste cargo é que somente casas dedicadas a Xangô e cujo zelador é de Xangô podem ter este cargo em seus quadros. Tomeje
Tem gente q diz q os mobas são seres misticos
Ainda bem q vcs estão ai para nos elucidar.
olá colofé!
bom em meu terreiro tem um ogan que não toca o atabaque ele só quer puxar e dançar com os orixas todos comentam dizendo que a roda é de mulheres..não vejo problema algum mais aqui na roça existe comentarios
andrea,
Se o Ogan dançar internamente e ensinando, não há problema, caso o contrário não pode, Ogan não entra em roda.
Axé,
Olá
Gostaria de saber a importância do ojuoba,e o que ele faz?
Axé
João,
Antigamente diziam os antigos, que ojuoba era aquela pessoa que representava o Rei e observava e contava tudo para rei ou seja os olhos do rei. Hoje em dia esse cargo não tem muita expressão no contexto político e nem religioso, pode ser que em alguma casa mais antiga esse cargo ainda seja de relevância.
Axé,
motumbá,
por gentileza, gostaria que me explicassem o que quer dizer, ramboni ou romboni no camdomblé, pois assim fui chamada por minha mãe de santo, mas não entendi se é um cargo ou outra coisa. fico no aguardo de uma resposta. obrigada.
nadia gimenez,
Rombono é o primeiro iniciado de uma casa Jeje de candomblé, o primeiro Vodunci da casa. Se você se iniciou e foi a primeira da casa, então diz-se qie é o Rombono (primeiro)
Axé,
Fernando, vc disse que rombono seria o nome do primeiro iniciado em uma casa de jeje. Qual seria o nome desse primeiro iniciado em uma casa de ketu?
Obrigada!
Mutumbá Irmão Nelson,
Depois de muito tempo afastado das leituras e perguntas do blog, volto a fazer a leitura do mesmo.
Finalmente inauguramos nossa casa (26/09) e me confirmei logo em seguida, a festa foi dia 24 do corrente mês, não teve como te avisar 😦
Depois te mando as fotos e o endereço!
Quando tiver algum evento na sua roça, me avise!
Um grande abraço
Alagbe André D’Ogun
Julia,
O Primeiro Adosù.
Muitas casas Ketu se utilizam da nomenclatura do Jeje como: Dofono, dofonitin, fomo, fomotin, vimo, vimotin, trimo, trimotin, etc, etc. para o barco de iyawos.
axé,
Alagbe André que bom seu retorno e com novidades maravilhosas. Assimq ue tivermos um toque na roça eu vou te avisar, epor favor me avise quando a sua casa for tocar, pra nós nos conhecermos. Tomeje
Quero parabeniza-los pelo belissimo blog, toda vez que tenho uma duvida ou incerteza visito o blog !
kolofé meu pai gostaria de saber qual a diferença entre cargo e posto dentro da roça
e qual o signifacado do cargo ou posto atin ofá
Rodrigo,
Cargo é quando a pessoa trás em seu Odú determinado por Orunmilá, exemplo: Babalorixá, Iyalorixá, Ogan, Ajoiye, etc.
O posto é quando o Orixá ou o Zelador promove alguém de sua confiança para ocupar aquele cargo na casa.
No fundo é a mesma coisa, difere apenas no conceito de que um nasce com o cargo o outro ganha ou conquista pelo que representa em seu axé.
Atin são os pós de poder exclusivo do axé de cada casa.
Ofá é um arco-flexa de Oxóssi
Portanto, não entendo como posto, por que todo Atin é feito somente pelo zelador de sua casa.
Axé,
Uma amiga comprou umas ervas e me disse que o nome é “macota” e que serve para males dos rins.
Gostaria de saber se tal informação procede.
Obrigada.
Carla como vc pode ver no blog há uma lista enorme de ervas e seus fins. Pelo nome que vc escreveu ( eu conheço macota com um termo do candomblé Angola que designa um grupo de mulheres) acho que se trata de macassá, por´me eu não tenho conheciemnto suficiente pra determinar se macassá é bom para os rins, sugiro uma pesquisa mais profunda neste assunto. Tomeje
Caros babás!!!
costumo ler, ñ com tanta frequência, as perguntas e respostas dos visitantes deste site, gostaria se algum dos senhores pufer mandar para o meu endereço de email, se ñ for demais, quais são os deveres de uma yalaxé dentro de um terreiro, pois irá entrar uma irmão minha para iniciar-se, e esta sairá com o cargo acima citado. desde já agradeço e sinto-me honrado em receber a resposta seja de quem for, pois tenho a certeza que todos terão autoridade para tanto.
ADUPÉ!
ANDRE AZEVEDO
ALABE DE OXUM
Andre,
Uma Iyalaxé é um cargo que dá suporte a Iyalorixá, de confiança absoluta dentro da liturgia e seus segredos internos, participa, influencia e cuida do Axé da casa.
Axé,
Andre, complementando o que disse meu mais velho Fernando. Uma coisa me chamou atenção,a pessoa vai ser inciada e já vai sair com o cargo? Minha pergunta se deve ao fato de que só quem já tem sete anos completos pode assumir posto e principalmente posto desta envergadura. Tomeje
Nelson,
tem toda razão, me resposta se baseira quando a pessoa está tomando Obrigação de 7 anos.
Valeu irmão!
axé,
adorei seu site,muito esclarecedor….
gostaria de saber ,qual o maior posto (cargo) para um pessoa depois do babalorixá..para um homen.
romero,
Babakekerê (pai pequeno).
Axé,
Axe, a todos sou ogan confirmado e recebi o cargo de Abogun porem seu pouco sobre esse cargo e gostaria de aprofundar mais em seus deveres e obrigações. Desde já agradeço a todos.
Jorge, infelismente não posso te ajudar, eu nunca ouvi este nome e não tenho idéia do que seja. O nome é este mesmo? Tomeje
Gostaria de tirar uma duvida.
Uma pessoa que tem mediunidade e trabalha com o santo a muitos anos e derepente é apresentada como ekrdi, vai para o ronko por 14 dias e sai de lá com todas as funções de uma ekedi.
Gostaria de saber se o procedimento que a mãe de santo teve é corretomesmo tendo conhecimento que essa pessoa é rodante e frequentado seu terreiro por muitos anos como rodante?
Desde ja muito obrigado.
Marcos isso denota falta de copmpromisso, de respeito e conhecimento da religião por parte das duas pessoas. Ambas erraram conscientemente. Isso não existe é errado e uma conduta imoral. Tomeje
O CAMDOMBLE E UMA RELIGIAO DAS MAS ANTIGAS DESDE ADESCOBERTA DA AFRICA SENDO ELA HOJEDESCRIMINADAPELA SOCIEDADE QUE TAMBEM CHAMADA DE HIPOCRITA POIS DEBAIXO DO PANO TODOS NOS SOMOS BRASILEIROS E AFROS DECENTES .NIVALDO FILHO DE DEUS CRISTO E OGUM.
Motumbá a todos!
Recebi o cargo de Agimuda mas não sei muito bem qual é a sua função, o que devo fazer. Sei que é um cargo que trabalha junto com a Iyamoro e que faz parte do Ipadê de Exu, mas o que isso significa realmente, qual é a função deste cargo?
Desde já agradeço a atenção e parabenizo a todos por esse maravilhoso e esclarecedor blog.
Kayodetobi,
esse cargo normalmente é dado a pessoas de Oyá e Obaluaiye, está ligada diretamente a Egun da casa e rituais de Ipade, todo carrego que sai é arrumado, preparado e até despachado pelo Ajimudà. Entendo que esse cargo são dados para pessoas antigas e se for mulheres que não mestruem mais.
Axé,
Bom sou de Yemanjá, uma das filhas mais velha da casa, tenho 10 anos de santo, mas não sou velha em idade, tenho 35 anos, assim como a Iyamoro da casa que é apenas um ano mais velha que eu. Acho que recebi este cargo por ser uma das mais velhas realmente. Tem algum problema eu ser de Yemanjá?
Qual é a diferença entre a Agimuda e a Iyamoro? Sei que a Iyamoro vem antes, hierarquicamente falando, que a Agimuda, mas na prática qual é a diferença?
Mais uma vez muito obrigada!
Motumbá!
Carrego Obaluaye no meu junto, mas sou de Yemonja.
Kayodetobi, esse é sei Orukó? Não diz nada de Yemanjá?
A Iyamoro é responsavel pelo Ipadé de Exú e a Ajimuda pelo carrego de Egun.
Sinceramente este cargo para uma pessoa de Yemanjá com tantos cargos mais adequados e aliandos ao axé e sua energia. Sua casa já tem Iyalaxé? Iyá Kekere? Iyá Efun? Iyá Maié?
Enfim, não vou dizer que está errado, se foi isso que seu zelador viu no jogo e se assim Orunmilá determinou.
Axé,
bença a todos,gotaria de saber, se uma pessoa pode adiantar uma obrigaçao, porque orixa quer que ela tenha sua casa aberta. ela tem quatro anos de santo ,ela pode adiantar e dar o seu sete anos ?agradeço des de ja por tirar minha duvida.
Patricia isso não existe, orixa sabe que deve cumprir seus ritos e sabe desta restrição de fundamento/liturgico e ritual.
A pessoa achar que pode adiantar a obrigação e abrir casa é uma coisa bem diferente do pai ou mãe de santo dele (ou outro qualquer) dar esta obrigação e compactuar com esta invenção. Axé, Tomeje
Prezados administradores Tomeje, Fernando de Osogiyan e outros….sigo sempre a sua coluna no blog e acho superinteressante o trabalho que vcs fazem aki…além de divulgar, vcs tem a primazia de esclarecer as dúvidas dos nossos irmãos e irmãs….estou lançando um jornal no Rio de Janeiro para divulgar as diversas variantes das religiôes afro-brasileiras, seja o candomblé, a umbanda, povo cigano, batuque, xangô, etc….Venho então tecer o convite para vcs assinarem uma coluna mensal no jornal Awùre, com o mesmo conteúdo que vcs já oferecem no blog Cargos no Candomblé…Para qualquer esclarecimento adicional coloco meus telefones a disposição de vcs…021-7838-9212 e 3683-1730. Atenciosamente, Sérgio Carvalho (Sérgio D´Osogiyan).
gostaria de saber se um ogan pode receber um cargo de Babalaxe?
Tássio,
Tanto Bababaxé quanto Iyalaxé, não são cargos de Ogan e Ekedi respectivamente, estes cargos são de Egbòmís de apoio ao Babalorixá ou Iyalorixá e tem influência no comando da casa, assim como Babá Ègbé e Iyá Ègbé, fazem parte do conselho liturgico da casa.
Pejigan, Alabê e Oxogun, são os principais cargos de Ogan nas casas de candomblé Ketu, cada um com sua função.
Axé,
Babalossanyin ou Olossanyin
bom dia a todos
Quanto tomei odú etá (3 anos) o Zelador de santo disse quie no jogo, Osun me apontara um posto…Olossanyin….Nos dias da obrigação recebi uma cabaça com (o necessário para ser reconhecido como tal…Por eu ser de Logun, me disseram que não poderia carregar este posto. Entretanto 1 ano depois deixei a casa por problemas pessoais….Não entendi porque….Isso confere?
Esse posto só pode ser para filho de Ossanyin? Mesmo Osun indicando esse posto no jogo? (Ele só deu o que podia dar)
Eu sai do Asé, o posto me acompanha?
Mojubá a todos
Netto Santtana
Netto Santana,
Esse posto é dado a pessoas de Ossaiyn. Existem casas que confere esse posto também a Orixá ligados a Ossaiyn e a floresta como os Odés (incluindo Logun) e Ogun.
O cargo é vitalício, portanto, não poderá ter outro Babalossaiyn na casa, mesmo que você não esteja mais na casa, enquanto você estiver vivo, morrendo o cargo fica vago e poderá ser dado a outra pessoa.
O cargo é seu, porém, dependerá do seu novo zelador aceitá-lo dentro desta função em sua casa.
Axé,
Baba Fernando
Obrigado por sua resposta
Mojubá
Eu queria saber se tem algum cargo que a pessoa é considerada Mãe das Mães de santo.Assim pela força que ela tem e tals.
Stefany,
Não existe este cargo, respeita-se a hierarquia do mais velho.
Axé,
Motumbá!
Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo site, pois todos necessitamos conhecer um pouco mais a nossa religião e este tem sido um excelente meio de aprendizado.
A definição que encontrei no site para Ekedi Iyamoro foi esta: Responsável pelo Ipadê de Exú. Junto com a Agimuda, Agba e Igèna.
Todos os babalorixás que conheço definem uma Iyamoro como um cargo importantíssimo em uma casa de candomblé, pois além de ser a primeira ekedi da casa, prepara os ritos de iniciação, cuida e veste os orixás e é a responsável por tudo dentro do roncó.
Gostaria que vocês ampliassem a definição, as responsabilidades e a importância dessa ekedi dentro de uma casa de candomblé.
Asé
Deborah, vc descreveu o cargo e ainda quer mais, vc vai matar a ekedji de tanto trabalhar.
Ire o.
Deborah,
Este posto de Yamoro normalmente é dado as egbomis principalmente de Oyá ou Omolú e não a Ekedi, isso não quer dizer que numa casa não possa ter um Yamoro Ekedi, pode mais é muito raro. A responsável por tudo dentro do Ronkó é a Ajibonâ que é outro cargo exclusivo assim com o cargo de Iransè, ligado aos rituais de axé e ronkó. Teremos também a Iyá Laxé ou Babá Laxé responsavel pela coordenação de tudo dentro do Axé, poderá até susbstituir o zelador numa precisão juntamente com a Iyá ou Babá Kekerê. Os cargos não são acumulativos pois são vitalícios, cada um com atribuição inerente ao cargo nas suas tarefas e na sua função.
Axé.
Da ilha e Fernando D’Osogiyan
Motumbá,
Muito obrigada pelas respostas.
Axé
A bênção a todos os meus velhos, em primeiro lugar.
Tenho uma dúvida, por favor, me ajudem.
Gostaria de saber quais são os cargos possíveis que uma filha de Oxum (adoxu) pode receber de Oxalufã em uma casa de Candomblé Ketu.
Muito obrigada a todos.
Sara, quem dá o cargo na casa é o òrìsá do zelador, confirmado por Òrúnmìlá.
Iyà base, Iyà moro, Iyà funfun e etc… são cargos que uma mulher pode ocupar na casa. Depende de várias coisas, obrigações pagas, tempo de iniciação, como Bàbá Fernando cultua Candomblé e eu não cultuo, temos algumas diferenças na liturgia, deixo para ele terminar com mais alguns detalhes essa sua pergunta.
Ire o.
Ahhh, só pra constar, minha mãe não trouxe a sala esse cargo e nem ninguem virou pra me dar, isso foi dito ainda nos procedimentos da minha feitura e ficou guardado, somente eu, minha mãe ekedi e minha zeladora sabemos.
só perguntei pq não quero assumir nem daqui a 7 anos, pois vejo na minha casa que nem tudo são flores, ja via minha mãe sofrer muito com rebeldia, ingratidão, sem contar o trabalho constante, não quero ser egoista, mas não quero passar por isso…Com todo o respeito.
Obrigado, motumbá
motumbá para todos,
queria saber,que cargo e esse babalaô,falam que esse cargo esta quaze extinto,eu sei que babalorixa= pai de santo e yalorixa=mãe de santo que vao formar noviços e desenvolvê-los para servir aos orixas e encantados que serão os yaôs.
então babalaô seria que cargo?
seria um cargo acima do babalorixa?
axé,
Leonardo, Bàbálawo é um cargo do Culto de Ifá / Òrúnmilá, é o pai do segredo. Pessoa que cuida da limpeza de nosso espirito e está habilitado a jogar com Buzios, Opelè Ifá e Ikins, (caroços de dendê).
Sua atuação é fundamental dentro do culto de Òrìsá, pois ele determina o Odu de iniciação do neófito e confirma o Òrìsá que a Iyàlorisá sacou.
Determina também ebós ditados por Orunmilá, para nos trazer de volta ao caminho da paz e tranquilidade, além de muitas outras coisas que são inerentes ao seu cargo, seu conhecimento passa por magias com folhas, comidas e culto de Iyà mi Osorongá.
Ire o.
omo oxossi
boa noite a bença.
gostaria de saber um pouco mais claro sobre o cargo de yá laxé,
e uma equedi que recebe esse cargo de yá laxé?
desde jah obrigado.
omo oxóssi,
Muito raro uma Ekedi receber o cargo de Iyalaxé, este cargo é mais indicado a quem é rodante, uma egbomi da casa. Uma Iyalaxé tem a responsabilidade de inspencionar tudo que acontece dentro da casa, atua diretamente ao lado da Iyalorixá ou babalorixá, é de alto grau de confiança, lida diretamente dentro do axé da casa, os segredos e rituais mais importantes da casa.
Axé.
Oi boa noite, queria saber qual e a função que exerce um Ypery dentro de uma casa de santo?Meu amigo é ogã e foi confirmado e não sabemos pra que serve nem nunca ouvimos falar!!! Por favor queria saber um pouco + sobre esse cargo e o cargo de Bagigã até porque na casa dele tem também o cargo de Obalodé…
Meus parabéns pelo o blog e muito importante a informação dentro da cultura Yoruba!!!
Muito obrigado mutumbá a todos de axé
Henryko,
Yperí é um posto de Ogan responsável pela casa ou quarto de Oxóssi dentro do Ilê axé. Limpeza, manutenção, ajeun, osé, etc, etc.
Bajigan ou Abagigan é posto de Ogan no Jeje, responsável pelos atabaques e tudo relacionado aos instrumentos.
Axé.
Fernando, agô,
Bagigan ou Agbajìgán é o Ogan responsável pelas folhas, onde Agbajì = pátio + Gán = senhor. Ou seja: “o senhor que cuida ou zela do pátio”. Outros atribuem ao Agbajìgán o cargo de “zelador do salão” e que pode realizar a tarefa do Pejigã (que é quem imola o animal de 4 patas) na falta deste. Aqui em casa o Agbajigan é um auxiliar do pejigã e também cuida das folhas, juntamente com Ogan Sajatin que é responsável pelos Atinsás.
O Ogã responsável pelos atabaques é o “Huntó”, e o Gankutó é responsável pelo “Gã”.
Axé
Esse posto de Ypery exclusivo de Oxossi?.Qual a diferença entre ele e o OBalodé?Esse meu amigo Ypery é confirmado por Oxossi da nação de Keto!!!Se não for muito incomodo poderia me explicar um pouco + sobre esses postos Ypery e OBalodé !
Obrigado uma ótima tarde a todos de axé
Chrales,
O Abajigam aqui no Rio de Janeiro, se equivale ao Alabê de ketu, canta e toca, daí responsável pelo Run, Rumpi e Lê, manutenção e afinação. Huntó o que toca e marca o Run. Existem variações nas nomenclaturas no Jeje/Nagô, no próprio ketu que incorporou o termo Pejigan, Ekedi, sabají, rundeme, etc.
Axé irmão.
Henryko,
Existes cargos como esse de Obalodé ou Balodé, que são próprios das casas Tradicionais, ele se equivale ao Balogun, pessoa de Ogun responsável pelo quarto de Ogun e sua liturgia e rituais. Balodé pessoa de Oxóssi responsável pelo quarto de Oxóssi sua liturgia e rituias(aquele que prepara Oxóssi para comer) no que difere de Yperí que a pessoa não precisa ser de Oxóssi para ter o cargo.
Axé.
Obrigado pelo esclarecimento Fernando, não conheço praticamente nada da cultura Jeje no Rio de Janeiro.
Axé
A cultura de cada nação não pode ter adivergencias entre estados pois se ela veio pura da Africa por que a qui no Brasil ela tem que mudar de estado para estado? No Rio, São Paulo, Maranhão entre outros Jeje é Jeje não importa aonde seja.
Thiago,
A Nação Jeje tem várias ramificações (veja meu post “voduns de jeje mahi”) como Jeje Mahi, Jeje Dahomey, Jeje Mina, Jeje Savalu, Jeje Modubi e tem as Nagô/Vodun que são misturas de uma destas nações Jejes a cultura Nagô. Assim, por exemplo, no Maranhão vc tem o Jeje Mina e o Mina Jeje-Nagô, na Bahia tem o Jeje Mahi (Bogun, Sejá Hundê e Huntoloji), o Jeje Savalu (Cacunda de Yaya) e o Jeje Dahomey (Terreiro do Pinho ou Hunkpame Dahomey). Temos infinidades de povos e dialetos, a nação jeje é formada por vários povos. A definição de Agbajìgán que eu dei é a que se enquadra no Jeje Mahi baiano e aqui em minha casa.
Axé
Meu senhor a questão é essa mesma, Jeje Mahi, Jeje Dahomey, Jeje Mina, Jeje Savalu, Jeje Modubi entre as outras ramificações, não se deve mudar entre estados, exemplo se o senhor é de Jeje Mahi em São Paulo e eu sou Jeje Mahi no Rio de Janeiro deveria ter modificações entres nossas nações?
Thiago, essa questão é delicada. Eu mesmo concordo com vc, deveria, mas o Jeje Mahi desde as casas mais tradicionais, o culto sempre foi bem particular em cada casa. Não sei te dizer a razão exata, mas creio que isso se dá pelo modo como a casa é organizada. O Vodun dono da casa é quem controla e define, ele mesmo organiza a casa, assim vc vai encontrar muitas variações, desde os cargos até os panteões, pois nem toda casa cultua os mesmos voduns. O cargo de mãe pequena, por exemplo, é variável mesmo nos terreiros baianos: no Bogun e no Huntoloji a mãe pequena é Deré, já no Sejá Hundê é Hunsó e Deré é a mãe criadeira, e no Huntoloji, Hunsó é um cargo de Ogã, então existem estas variações, creio eu que justamente devido a misturas dos povos, mistura de alguns caracteres nagôs, pois mesmo no Benin alguns cargos são bem variáveis.
Axé
Ok, realmente tem muitos fatores nessas questões, mas agradeço muito pela explicação, quem sabe um dia teremos uma boa conversa a respeitos de muitos assuntos que eu acho que o “homem” não deveria mudar , o Vodun é puro e o que mancha isso é a falta de respeito que o ser humano tem com a força da natureza.
Obrigado
motumba, sou filha de iansa c ogum feita no ketu, sou equedi,acontece que fui muito estorquida financeiramente no meu barracão e fiquei muito magoada e abandonei tudo, ja tem mais de 10 anos que nunca mais fui atras do meu santo, so que agora recentemente comecei a ter uma vontade muito grande de zelar por ele, claro que por ter abandonado paguei um preço alto, só que o que está acontecendo é que gostaria de retirar meis igbas da minha casa,mas meu pai de santo hoje mais velhinho nao permite, é como se ele me obrigasse a retornar, hoje ele não tem mais ninguem da minha época frequentando a casa dele, nao sei o que fazer, pois tenho medo de ele me maltradar novamente, e tbm nao sei se tenho que fazer outra obrigação obrigado
Alessandra, bom dia.
Rio que esqueçe a fonte seca, depois de dez anos a energia que existia neste Igbá já se foi, viraram adereços com certeza, se vc não zelou por eles que iria zelar? Procure alguém para fazer um jogo serio e com propriedade para vc. Sua decisão de sair desta casa não foi sua foi de seu Ori. Suas duvidas são tantas que seu Ori realmente não quer voltar. Se vc tem medo de frequentar uma casa de òrìsá, melhor nem ir, se vc foi iniciada, tudo continua valendo, porém suas obrigações de ano terão que ser feitas com certeza.
Um conselho, ” Jornal de ontem, só serve para embrulhar o peixe de hoje.”
Siga sua vida, casa nova e novos ares.
Ire o.
Saí de uma casa e lá tive o cargo de Iyaefun, se caso eu for para uma outra,
ficarei com o mesmo cargo???
Karla,
O cargo é vitalício para casa que você ganhou este cargo e não para uma nova casa. Se o seu novo zelador não tiver uma Iyá Efun na casa e se Orunmilá permitir juntamente com o Orixá do zelador, ele pode lhe confirmar para o cargo de Iyá Efun.
Obs: na casa que você saiu também não pode dar o cargo de Iya Efun para ninguém, só depois que você morrer.
Axé.
Motumbá
Por favor me tire essa duvida: tenho obrigação arriada de 7 anos e tenho o cargo de Oloya. sou feita de Yemanjá e Xangô. o que vc me diz????
Axé
Olá, gostaria de saber o que significa o cargo “Iyátení”… procurei um pouco e percebi que tení é “um nome sacerdotal”, mas enfim, o que significa e o que quer dizer esse cargo?
Estava há muito tempo sem postar no blog, e agora tomei um susto com tantas matérias novas. rsrs
Abraços a todos e coninuem assim.
Asé o
Mojubá Irmãos.
Sou Ajoie Tì Agonjú confirmada e
recebi o cargo de Yá Ogalá.
Vi na descrição a cima que esse cargo parece ser masculino.
É isso mesmo?
Mojubá!
Luany,
O nome já diz Iyá = Mãe ; Ogalá= aquela que olha por Oxalá.
” A mãe que olha por Oxalá”
Axé.
Pulou minha pergunta…
Fernando, me diz o que significa Iyá temí… por favor.
Mutumbá axé, mutumbá!
Ademar,
Iyá = Mãe
temi= meu ou minha.
Mãe minha.
Axé.
A quem poça me orientar:fui raspada em 1974 como rodante apesar d nunca ter virado com orixá.Tinha uma vida muito confortável é perdi tudo ate familia.
em quanto ainda tinha dinheiro eu fui dando minha obrigações ate não ter + nem o q comer,desempregada hj eu não sei + o q fazer pra acertar minha vida com os orixás eu fui raspada d Exú,na ultima obrigação q dei eu passei a ser d Ogum,apesar d terem me ensinado a fingir eu continuo sem virar,um orixá quiz q eu fosse ekedj dele + não deixaram.PRECISO DA AJUDA D VCS.
Agradeço a quem possa me ajudar pois estou quase doida sem rumo de viver
Sandra, mo juba Iyá. As pessoas nos ferem por vaidade e ganancia, somente um jogo minha irmã, um jogo serio e profundo.
Creio que vc terá que ver essa questão com pesoas serias e seriedade não está no luxo ou na beleza da casa.
I reo.
Gostaria que vocês, se possível, comentassem a respeito do cargo Iperilode (ou alguma variante) e qual a sua relação na Casa de Odé e na sua festa. Dentro da minha pesquisa achei que é ele quem carrega os chifres na festa de Odé.
Desde já, obrigado!
Dinho,
Iperí é um cargo para cuidar de tudo de Oxóssi, inclusive os chifres. responsável pela idumentária e seu quarto.
Axé.
Dinho este cargo eu conheço como Afikodé é ele quem toma conta do palácio de Osòósi e de seus intrumentos sagrados.
Ire o.
pode haver uma Iyaegbé ou um Babaegbé no mesmo asé ????
modupé !!!
retificando : pode haver os dois no mesmo asé ??
Cristina, não pode, isto é acomodação politica. Só falta Iyàègbè otum e osi, rs.
Ire o.
Fernando D’Osogiyan,
Na descrição diz:
“OgaláTebessê: Dono dos toques, cânticos e danças. Trabalha em conjunto com o Alagbê, possui sub-posto Otun e Osi.”
Minha pergunta : “Mojubá Irmãos.
Sou Ajoie Tì Agonjú confirmada e
recebi o cargo de Yá Ogalá.
Vi na descrição a cima que esse cargo parece ser masculino.
É isso mesmo?”
Sua rersposta:’ Luany,
O nome já diz Iyá = Mãe ; Ogalá= aquela que olha por Oxalá.
” A mãe que olha por Oxalá”
Axé.’
Não entendi sua resposta!
Mojubá!
luany,
Iyá Ogalá não é masculino, conforme descrevi: Iyá é mãe e Ogalá é o posto referente ao quarto de Oxalá ,quem olha por ele, cargo de Ajoiyè.
Ogalá tebessê está na descrição, porém eu não conheço este cargo, conheço Iyá Tebesè responsavel por cantigos e tem voz no terreiro, cargo de Ajoiyè.
Mutumbaxé, mutumbá.
Irmão,Fernado,obrigada!!!
Mas ainda tenho duvidas sobre meu cargo de Yá Ògalá,
já me disseram que venho ser uma Ogã femêa,rsrsrsr’
Mojùbá!!!
gostei muito de tods resposta gostaria sab eu so sei ser tenho cago quando fo feito sou ogan
Ogam, vc nascer com o cargo de Ogam e não ser confirmado é como pensar que jogando na mega sena vc já é um milionário.
Ire o.
bom dia meu nome é marcos e queria tirar uma duvida sei que o posto de afikodé é seis corpos de odé e chefe do aramefá me resuma que significa esse posto por favor o que ele faz na casa de asé obrigado
Marcos o afikodé cuida do quarto de Osòósi e de toda liturgia inerente a este òrìsá, ose, adurás, orikis e etc…um cargo cheio de segredos e este não é local apropriado para se falar sobre este assunto, desculpe.
Oke Oro, Ode matá.
muito obrigado
boa tarde.convivo com o espiritismo ha mais de 35 anos,nao sou raspada.sou filha de sango aira e yemanja soba,so que no periodo do meu desenvolvimento espirital eu nao recebia o meu crixa e ao jpai da casa jogar os buzios me cofirmou o santo e mais que eu nao posso ser raspado o ori e sim fazer umas obrigaçoes e ser indicada para cargo na casa pois eu ja nasci pronta.sou rodante e recebo todas as minhas entidades. esta confirmaçao eu ja tive com 3 babalorixas na minha cidade. poque eu sou assim?porque depois de anos de dedicaçao em varios iles que passei nao me falaram nada.o cargo a que devo ocupar e de yaquequere me oriente por favor? obrigado pela atençao beiijos e axe.
Rosangela, me desculpe, mas não existe essa coisa de não raspa. Raspa sim. Todo mundo que iniciar tem que raspar, pq o ato de raspar requer conhecimento do ato. Não é apenas abrir sua cabeça e plantar um òrìsá, vai muito além disso. Uma pena não poder aprofundar este assunto. Mas vc somente renasce na iniciação, vc só pode dar o que tem, vc só pode participar de Oros que vc participou. Não caia nessa, vc nunca será uma iniciada se não passar pela navalha. Tanto faz ser candomblé ou Tradição Ioruba. Iyà kekere é a mãe pequena da casa, um cargo intermediário, se vc chegar a Iyà Kekere com certeza vc será uma Iyàlorisa e este cargo é dado por Òrúnmìlá.
Se aconselhe com quem realmente sabe o que vai fazer em vc, estamos tratando de sua vida.
Ire o.
Gostaria de saber se existe Babalaô ou algum cargo equivalente na nação angola ou esse é um cargo apenas da nação ketu?
Gostaria de saber se existe algum cargo na nação angola, equivalente ao Babalaô da nação ketu?
Raquel, o culto de Orunmìlá é prerrogativa da Tradição Ioruba, onde encontramos Babalawos, Oluwos e Arabas, exitem mais cargos, porém estão todos inseridos nestes tres pilares. A nação bantu, angolana se tem, eu desconheço e nunca ouvi falar.
Ire o.
oi boa noite a todos?gostaria de saber se existe esse cargo no candomblé ojourô mais ou menos assim desculpe se escrevi errado!se existi qual sua função !
claudemir,
Se existe eu não conheço, esta palavra ojo=dia e orô=culto.
Axé.
Bàbá Fernando não seria Ojuorun, neste caso é um orukó de Obatalá, certo?
Ire o.
Da Ilha,
certíssimo,seria um orukó de babá.
ire o.
Fernando na verdade eu fui numa casa, aí ouvi um babalorixá chamando outra pessoa de ojourô de oxossi mais ou menos assim,se não mais é parecido no que ele chamou aí perguntei a ele o que era ele disse que era um cargo!que esse cargo siguinifica os olhos de oxossi!fiquei meio confuso pq eu nunca ouvi falar nesse cargo!ele é da nação jeje!será que na nação jeje existe?
Claudemir, Efon, não cultua Osòósi, pois este é òrìsá. Essa história é fundamento de uma Casa muito antiga da Bahia, raiz de keto.
Ire o.
claudemir,
Ojú= olhos Orô=ritual
Aquele que olha pelo ritual.
Existem dezenas de cargos e muitos deles são específicos de cada axé, esse por exemplo, eu não conhecia.
Axé.
boa tarde da ilha .li sua resposta mas queria acrescentar umas palavras.o pai de santo me disse que o drixa respondeu que eu tenho que dar o bori e agua de obi,porque eu sou abiku e nao poço ser raspada que seria uma inresponsabilidade tal fato. tenho 49 anos e nasci em 18/01/62 sou de bh .mg.fiquei na duvida quando disse nao poder aprofundar na questao;desde ja te agradeço .axe
Rosangela, em se tratando de abiku estamos dando novalgina para quem tem fratura exposta. Não é assim que se trata um abikù.
Se vc fosse realmente um abiku não estaria aqui aos 49 anos de idade escrevendo estas linhas, desencane.
Abikù nasce para morrer, não é cargo, não é motivo de orgulho e nem diferencia ninguém, é uma situação perigosa que envolve MORTE, não se brinca com o povo deste Ègbé.
Procure alguém com conhecimento e experiencia para cuidar de vc.
Ire o.
D’OXUM
BOA NOITE IRMÃO, QUEM RECEBE CARGO DE YAMORO COM 3 ANOS ,RECEBE DEKA E SE TORNA YALORIXA NA OBRIGAÇÃO DE 7 ANOS.
KOLOFÉ ATODOS
Laurencio, não se dá este cargo na obrigãção de 3 anos, ninguém se torna sacerdote se não for testemunhado por Òrúnmìlá, podemos pagar nossas obrigações até 21 e não ser-mos escolhidos. Como eu sempre digo, tem gente que quer ser sacerdote a qualquer preço, estes com certeza irão fazer besteiras no caminho. O que é pior, farão besteiras com a vida dos outros.
É uma pena, mas é a verdade.
Ire o.
rosangela .da ilha me desculpe mas o pai disse abiaxe e nao abiku.. eu sei que abiku nao e cargo .voce esta achando que sou burra; te perguntei uma coisa e voce veio com outra;leia a primeira resposta que me deu.o os pais de santo da minha cidade e os que postam seus testos na internete esiao errados .ja li muito sobre o que estou pergutando.obrigado pela falta de delicadeza sua.
Rosangela, me desculpe a forma direta de tratar este assunto. Não chamei vc de burra e nem tentei lhe ofender, longe de mim este tipo de tratamento. Luto por reconhecimento e valorização do ser humano dentro do culto. Quando lhe disse novalgina para fratura exposta, estou dizendo que um Obi não é tratamento para um Abikù, o buraco é muito mais embaixo, ok? Se vcé abiase, não há problema nenhum, vc estava no local certo para receber o asé, mas a sua vida independe deste momento. O que vc tem que fazer independe de sua mãe, sua vida, seu destino, seu odu, seu ori, tudo é ímpar e intranferivel, vc nasce com seus ‘problemas’ e vc tem que resolver. Iniciar não apenas plantar um òrìsá, vai muito além disto, analise a frase, morrer e renascer é principio da iniciação. É o que acontece na hora da sua inicação, no ato da raspagem. Se não abrimos sua cabeça e retiramos o que tem que ser tirado…Toda uma gama de coisas acontecem nesta hora, por isso que somente pessoas preparadas podem participar deste momento, é muito sério. Portanto mesmo sendo abikù ou abiasé, tem que iniciar, assim reza a Tradição Ioruba. É polemico, são visões diferenciadas, entendimentos vários, mas eu fico com o meu entendimento sobre Ori, local onde tudo vai refletir, do nascimento, passando pela iniciação e terminando no ajeje.
Mais uma vez lhe peço desculpas pela forma muito direta e por não dizer indelicada em abordar o tema.
Mas não gosto que vcs sejam enganados ou informados erradamente, luto pelo direito a informação honesta.
Mo juba, Iyà.
A macota deve ter um relacionamento com o sacerdote, tipo ser esposa dele?
Kakau,
De forma nenhuma isso pode ocorrer.
para uma ogan de oxosse qual o cargo mais indicado para ele elen de ogan, gostaria de uma resposta para o meu imeio que é roberto_oki_nin@hotmail.com
Roberto, o cargo quem lhe dá é Òrúnmìlá. Não há o melhor ou o pior, o que existre é a sua função na casa, que é tão importante quanto a do zelador, pois um não vive sem o outro. Somos parte de uma corrente, se um elo partir algo não vai funcionar direito.
Não respondemos por email, nosso forum de discussão é este, aberto, democrático e com o endereço eletronico de vc guardado no mais absoluto sigilo.
Estamos fazendo este trabalho a alguns anos e primamos pelo seu anonimato.
Ire o.
Tipo uma pessoa que está iniciando sua feitura e que o ifá indicou a mulher que será sua macota, eles não poderão ser namorados ou casados?
Obrigada pela presteza.
Kakau,
Não, religião é coisa séria, não pode haver relacionamentos e ritual. Ifá também indica os ewós, kizilas e preceitos.
Axé.
gostaria de saber qual o nome do cargo em que bara faz tudo atravéz do yaô.
o yaô conversa com ele com 4 búzios e bara diz o que quer e como quer.mas só pela mão dessa pessoa.
sabem qual o nome do cargo?
Alexandre,
Para conversar com Elegbára com os 4 búzios, o iyawo tem que se tornar um egbomi e ter cargo de zelador. O nome do cargo é Babalorixá ou Iyalorixá, que quer dizer: Pai ou Mãe que tem sabedoria para cuidar de Orixá.
Axé.
oi sou de oxum
vou sair da obrigacao com cargo de Iyalaxé
gostei muito desse cargo me explique mas sobre o cargo
thamires,
Iyalaxé é a mãe senhora do axé, o cargo se refere principalmente a tudo que acontecer internamente dentro do Axé de sua casa. Toda Iyalorixá é uma Iyalaxé, mas nem toda Iyalaxé será uma iyalorixá ou seja, terá direito a cuia ou deká.
Axé.
Bom dia amigos!Alguém pode me explicar um pouco sobre o cargo de Otun. Yá Otun. Nunca tinha ouvido falar antes. Asé.
Danielle,
IYá Otun, cargo que quer dizer “Mãe direita” ou seja , é o braço direito do zelador da casa, pessoa de total confiança do zelador para qualquer tarefa dentro da casa, os olhos do zelador, este cargo está ligado primeiramente ao zelador depois a casa. Tem também Iya Osí, o braço esquerdo , pessoa também de confinça do zelador. Para homens é Baba Otun e Baba Osí.
Obs: Só pode existir um Otun e um Osí na casa.
Axé.
Um legal! Meu cargo em minha casa de santo é esse, Yá Otun. Mais me falaram que eu seria o braço direito da mãe pequena. Prefiro ser o braço direito de minha mãe de santo! É o que sempre faço mesmo, temos uma confiança mutua.
Obrigada pelos esclarecimentos. O meu coração me falava isso também!
Motumbá.
Motunbá
É perfeitamente visível que há cargos que serão dados pelo Babalorisà ou Yalorisà, como por exemplo a pessoa o Alabawy. No entanto quem realmente determina os cargos? Ifá ou Baba/yalorisà?
Obrigada.
Omo Òsúm, em meu àse as perguntas são respondidas por Òrúnmìlá, se vc tem cargo ele confirma e vc aceita ou não.
Há casas em que vemoso o cargo ser dado a uma pe$$oa, sem qualquer confirmação e mesmo sem saber se a pessoas tem cargo em seu destino.
O certo é saber através do Oráculo. E o mais importante, saber se vc se preparou para o cargo em questão.
Ire o.
Obrigada Da Ilha.
Omo Òsún,
Realmente tem cargos que não dependem do Oráculo, são à parte da liturgia, mais são importantes no âmbito civil. Estes cargos são dados pelo zelador para pessoas influentes, economicamente, culturalmente, juridicamente, etc, e normalmente essas pessoas não participam do culto.
Axé.
Mutumbá!!!
Uma pessoa pode ser raspada e receber um posto?
Meu Babalorixá diz que eu quando raspar, recebo um posto dado pelo meu Orixá…
Já poderei usar rechilie?
Em minha lista, tenho que comprar um conjunto de rechilie, usarei um chinelo de couro…
Isso é certo?
Por favor, entro em janeiro e tenho dúvidas…
Muitos de minha casa, estão com ciúmes, pois já tem anos de feitos e não tem cargo ou posto na casa…
Desde já agradeço…
Celso,
Uma pessoa raspada não deve receber posto, justamente para não trazer contrariedades e desarmonia à casa. Espere o tempo certo que virá com aprendizado, o que adianta ter o posto e não saber nada? Pode ser até numa necessidade dar o cargo na obrigação de 3 anos, à conferir no jogo. Nenhum iyawo nasce sentado na cadeira, senta-se na esteira e passa seus preceitos para ser reconhecido pelo seu axé e ter o respeito de seus irmãos. Seu zelador está se precipitando, olhando o cargo e não olhando as normas de um Axé.
Se quer um conselho, converse com seu zelador e diga que quer ser um iyawo igual aos seus irmãos, sem rechiliê, descalço, cabeça baixa, sentado na esteira calado. Fique certo que ganhará o respeito deles e força perante ao seu axé.
Antes de me iniciar a mais de 28 anos atrás, meu zelador disse: Você tem cargo de Babalorixá, espero que um dia faça por merece-lo ao receber sua cuia (deká)na sua obrigação de 7 anos.
Seja um iyawo! Boa sorte e parabéns pela coragem de expor essa questão.
Que Pai Òsógìyán lhe ilumine e corrija seu início de caminhada.
Axé.
Mutumbá
Em uma roda de Candomblé a mãe pequena da casa vem atrás do pai de santo? Mesmo tendo menos anos de santo que outras pessoas?
Axé
Jane,
Vem sempre atrás do Pai de santo e isso independe do tempo de iniciação, porque na falta do Pai de Santo por qualquer motivo até mesmo sua morte, a mãe pequena assume. Ela não foi escolhida pelo Orixá e confirmda por Orunmilá para o posto na casa?
Axé.
Mutumbá meu velho!!!
Obrigado por me abrir os olhos!!!
Mas em outras casas onde joguei, todos disseram a mesma coisa…
No jogo diz, que tenho um posto, meu Orisà não diz se sou rodante ou Ogã…
Ele só mostra que tenho um posto na casa…
Nunca passei mal na roda, nem na roda de Sangò, onde eu danço e não sou retirado da roda, como todos os abiãs são…
Eles dizem que serei feito de Orixá…
Hoje em dia é muito comum, as pessoas já saem com posto, cargo e etc…
Em minha casa, a filha carnal de meu pai, é igual á mim…
Foi suspensa como Ekedj mas não é…
Vai dar 7 anos em janeiro junto comigo, mas quando ela raspou, já pegou o seu posto…
É muito complicado…
Estou pensando em desistir, já que meu Orisà não pede feitura…
Olorum Modupé!!!
Celso,
Como lhe disse , seu cargo pode aparecer no jogo, porém, ele só lhe será dado no momento certo dentro dos rituais Ketu/Nagô. Se você for um Ogan, que já é um cargo, será confirmado na iniciação, mas se não for, nunca poderá receber o cargo na iniciação, isso é contra-axé. Nas boas casas de candomblé isso de iyawo receber cargo é um absurdo e, tenha certeza que isso não é normal hoje em dia, pelo menos em casa de raiz e axé. Querem inventar candomblé? Pular etapas de aprendizado? Abian não dança em roda de Xangô simplesmente porque só os iniciados é que são convidados.
Celso, meu irmão, é tudo muito confuso e estranho nessa casa.
Axé.
Oi boa tarde, abenção a todos. Queria saber um pouco + sobre um cargo chamado Ypery D Odé, e pq existe tão poucos com esse cargo …Esse cargo tem qual importancia dentro de uma casa de santo?Pergunto pq meu amigo e Ypery e eu por exemplo nunca vi este cargo ! Esse cargo de especifico de qual nação? Só pode ser Ypery quem é do Oxossi, ou quem e confirmado por Oxossi? Desde já agradeço a todos e parabens pelo blog que e de grande importancia pro povo do candomblé
Olorum Modupé!!!
Axé O…
Wandrey, cada casa é uma casa. Este cargo esta ligado a Òsóòsi, o Yperi ou Aficodé, passa por uma iniciação ao assumir este posto. É neste ponto que a porca torce o rabo, por isso temos poucos neste cargo, fora a liturgia do cargo onde não pode haver erro. Com Òsóòsi não se erra.
Ode matá!!! ( não estou usando o verdo matar)
Ire o.
Motumbá baba, sou ekedy fui confirmada a 2 anos, sou uma grande amiga, zeladora, suporte, braço direito e etc rs do meu Zelador, diante disso minha mãe oya mandou que meu pai reconhecesse meus feitos e dedicação ao meu asé e me deu o cargo de Yagbé, fiquei muito feliz e surpresa pois nunca ninguem recebeu tal cargo ..ekedy em casa é somente ekedy…minha duvida..Yagbe é o que descreve em seu blog ou tem tb uma extensao como “mãe da comunidade, aquela que cuida da divulgação das festas, recepção dos convidados e etc??
Abraços
Sindi,
Iyá Ègbé = Mãe da sociedade – com funções de conselheira, de mater a ordem e a tradição. Não exige que a pessoa seja uma Iyalorixá, esse posto é ratificado por Orunmilá em obrigação.
Obs: principal função é a TRADIÇÃO do axé, aconselhar os mais novos e dar apoio e ter respaldo do zelador da casa.
Axé.
o que oferenda arreio no asentamento de exu manguera pra me ajudar a trazer minha espoza de volta como pesso a ele
Maicon, Maicon ofereça suas palavras e o seu sentimento. Se esta energia maravilhosa de Mangueira poder lhe ajudar, ele o fará com certeza.
Clik na foto da Dayane e leia o post Quando o amor se acaba.
Que as bençãos de Òsun recaim sobre sua cabeça.
Ire o.
Por favor, o que signica esses nomes: “Iya kekere”, “baba kekere” e “Iyá” ou “Babalorixá” ?
Edinei,
Pesquise no post “Dicionário” na lateral da página, que encontrarás os significados.
Axé.
fui raspada catulada pintada e adoxada a pouco tempo sou ekedi e recebi o cargo de yalode gostaria de saber mas sobre minha responsabilidade no candomblé
motumbá
sou ogan de ogun meje ,então serei o axogun da casa,ou posso nao receber este cargo? ,não tem outro com este cargo na casa.
mpsa, calma.
Cargo em qualquer casa é dado por Òrúnmìlá, não é ao bel prazer do sacerdote e nem pela vacancia do posto.
Este posto é fundamental em uma casa e importantissimo no Oro npá.
Portanto somente os eleitos pelas divindades celestes podem ocupá-lo.
Não quero dizer que um Ogan não possa executar uma imolação, ok.
Ire o.
Sempre tive o sonho de ser Um Babalorixá, de tamanha devoção aos orixás. mas esta semana fui confirmado Alagbê e agora,
-não posso mais ser babá?
-tem como ser Babá ainda?
Marcio,
Se voce foi confirmado para um Orixá como Ogan Alagbê, é uma grande honra. Ogan não dá incorporação, suas funções são outras. Vale ressaltar que para ser Babalorixá tem que ter o cargo indicado por Orunmilá e confirmado, não basta querer e nem ter obrigação de 7 anos.
Axé.
Olá a todos!
Kolofé!
Se possível, descrevam ou enumerem as principais características de um babalawo, pois muitos confundem essa palavra com babalorixá.
Li os textos postados aqui em janeiro de 2010.
Um ogan poderá se tornar um babalawo? Ou seja, o babalawo não é rodante? Estou expressando minha mais pura ignorância no assunto, desculpem. Mas seus esclarecimentos poderão ajudar-me a, talvez, ajudar alguém.
Muito obrigada, Nanã e Oxalufan os abençõe!
Sandra, Salúba!
Em tese,são cargos distintos, o babalawo é o pai do segredo, tem suas obrigações voltadas para este cargo concedido por Orunmilá, aquele que faz as adivinhações para sua comunidade, sua tribo, seu Rei, etc. Não entre em transe de Orixá, muito pelo contrário, ajuda e aconselha o babalorixá através do jogo para múltiplas funções dentro do Axé.O babalorixá ou Iyalorixá é aquele que tem o posto confirmado por Orunmilá, aquele que tem o entendimento em Orixá.
Hoje em dia estes cargos estão se interagindo, ou seja, babalawo tornando-se babalorixá e babalorixá tornando-se babalawo, diversificando em vários cargos em ambos os cargos. Não sei se as coisas são tão simples assim, tenho certeza que não, principalmente no que concerne no fundamento específico de cada orixá, de cada omo-odù, enfim, entendo que babalorixá e babalawo são especialistas em seus segmentos, cada um na sua função.
Adquirir conhecimento é importante e sempre bem vindo, agrega valores as liturgias, avançar e explorar novos conceitos sem perder a essência, mas, todo cuidado é pouco, não podemos atropelar etapas, temos que entender nossos limites, respeitar nosso Orí, religião e comércio não combimam.
Axé.
Caro Fernando D’Osogiyan,
muito obrigada por sua resposta e atenção. As coisas estão mais claras
após sua resposta. Cheguei a achar que um babalawo teria que ser obrigatoriamente um babalorixá, mas então como ficaria a questão da incorporação?
Quais diferenças haveriam na “feitura” ou iniciação própria para um babalawô?
O babalorixá pode ser responsável pela iniciação de um babalawô?
Enfim, são algumas questões que surgiram e não tenho encontrado respostas em livros.
De qualquer modo, obrigada mais uma vez por seus esclarecimentos.
Axé!
Sandra um Babalawo é inicado no culto de Òrúnmìlá. Não há incorporação. Babalorisá é inicado no culto de òrìsá.
Se um Babalawo é inicado em òrìsá, nada de mais ele ser possuido pela energia deste òrìsá e caso ele tenha cargo de Babalorisá receberá seu Oyè, cargo de Olorisá.
Somente um Oluwo pode inicar um Babalawo, Oluwo é cargo acima de de um Babalawo, existe hierarquia dentro do culto de Òrúnmìlá.
Um Balalorisa/Olorisá, nunca irá inicar um Babalawo como um Babalawo nunca irá inicar um Babalorisá/Olorìsá, se não for inicado no culto de òrìsá.
Caso o Babalawo seja inicado e tenha cargo de Olorisá ele pode inicar um Iyawo, como pode inicar um babalorisa, basta ter conhecimento.
Resumindo são dois cultos distintos, porém o Babalorisá pode se inicar Babalawo, caso seja um escolhido de Òrúnmìlá, como o Babalawo pode se inicar para vários òrìsá, no culto tradicional isto é normal, bastar ter caminho e ter autorização.
Um Babalawo não tem cargo hierarquico dentro do culto de òrìsá, como o Babalorisá não tem cargo hierarquico dentro do culto de Ifá.
Babalawo não inicado em òrìsá, não incorpora e não pode mexer na parte de òrìsá que qualquer pessoa, abian ou não.
Ire o.
Obrigada!
Já ouvi as duas palavras, babalorixá e babalawô, como se fossem sinônimas, o que me causou confusão ou estranheza.
As questões de cargo requerem estudo e atenção, aprender gera dúvidas.
Obrigada mais uma vez,
muitas bençãos!
Sandra, Babalorisá
Baba = pai
Olo = senhor
Ori = cabeça
orisa = enegia da natureza
Babalawo
Baba = pai
Olo = senhor
awo = segredo.
Desfeita a confusão.
Ire o.
Obrigada mais uma vez !
Nanã o abençõe!
Mojubá.
Este mês completei três anos de obrigação, sendo que a minha obrigação de três anos será iniciada dia 6 de fevereiro.
Minha duvida é a seguinte, entrei no candomblé em 1990 com 11 anos de idade, sempre soube que tinha nascido com a missão de ser Iyalorisá, por muitos anos tentei correr de tudo isso, me afastei por três vezes da casa de minha mãe, mas nunca fui para outra casa e sempre respeitei meu axé.
Até que em 2007 minha filha carnal que é de oxumare ficou doente, logo depois eu tbm fiquei, então resumindo voltei a procurar minha mãe de santo, que me disse que eu não teria mais outra saída a não ser fazer o santo, fui iniciada junto com minha filha e ficamos curadas, graças a Deus e os Orixas.
em 2010 recebi o posto de iyakekere, mas tenho que abrir uma casa de candomblé, as vezes penso que por eu não ter 7 anos, não deveria ter sido escolhida para este cargo de tanta responsabilidade, sendo que o orisá me deu só mais 4 anos para organizar o meu próprio asé, Isso é normal? uma pessoa possuir dois cargos, ter casa aberta e ainda ser mãe pequena em outra casa? Por favor alguém me responda.
Omo Osun,
Se você é uma Iyá Kekere, por conseguinte já é uma Iyalorixá e, sendo assim, cumprir esse papel dentro da sua própria casa atual, (para que abrir uma casa?). Você substituirá sua zeladora em caso de falecimento. As Iyás Kekeres tem esse papel nas casas de Ketu que é de: substituir, auxiliar, iniciar e principalmente se preparar para o futuro e dar continuidade ao seu axé.
Axé.
Juliana,
Eu não sei se existem os cargos citados por ti em Umbanda, mas em Candomblé eu posso te dizer que o cargo é somente ocupado por pessoas devidamente iniciadas e com o tempo considerável de iniciação.
Como uma iyakekere ou babakekere responderão sobre aquilo que não passaram? Isso é incoerência.
Axé.
boa noite a bença
. ganhei gargo de yalaxe mas o meu cargo e referente a cozinha
por que na minha casa a yabase saiu da casa,meu baba diz que eu sou resposavel so pela comida do santo ?
nos que cargos podemos ser suspensa por causa se algum erro
joice,
Você não é responsável pela comida do santo, seu cargo é iyalaxé e não Iyabasé, isto não quer dizer que você, na ausência de alguém mais capacitado ou mais velho, que você não possa ajudar e substituir a iyabasé.
Axé
joice,
Essa questão é da sua casa e as normas de seu zelador.
Axé
para vc marcia peço que procure o mais rapido o possivel uma federaçao e denuncie essa pessoa que se entitula de mae de santo pq isso e o cúmulo do absurdo,ela tem que ser presa por uma coisa dessas e além de tudo ainda defama a religião fazendo tal coisa infelizmente enquanto nao tomarmos medidas drásticas a respeito disso vai continuar essa sujeira com a religião em que eles ficam colocando a umbanda e o cadomblé com sua reputaçao na lama entao nao mpense duas vezes minha filha denuncie ela
tenho uma pergunta qual a funçao do ogan pejigam ? agurdo resposta obrigado pela atenção
ogan paulo,
Ogan Pejigan exerce funções exclusivas dentro do axé, aquele que pode descer os Orixás do zelador para dar osé, ajeum, além de poder tocar, copar, cantar. Participa das funções internas e restritas após 7 anos de confirmado e com obrigação.
Obs: Isso pode variar de casa para casa, porém, entendo de extrema importância a participação de Ogans e Ekedis na liturgia e fundamentos de uma casa.
Axé
o que conta o tempo que a pessoa foi iniciado ou as obrigações pagas.? dês de já agradeço.
Lidia,
As duas coisas, não adianta a pessoa ter 20 anos de iniciada se não pagou as outras obrigaçãoes de 3, 7 etc..
Axé!!
lidia,
Conta o tempo de iniciação, o dia da feitura. As obrigações são importantes para inúmeros fatores dentro de uma casa ou até mesmo para abrir uma casa se tiver esse direito.
Axé.
bom dia sou fã de seu blog sou sonia d´oyà vou dar minha obrigação de três tenho muitas duvidas sobre nossa religião, gostaria de saber qual a diferença de angola e ketu pois sou inciada no ketu mais o salão é angola.
sonia de oyá.Gostaria de saber se è vd que ñ pode comentar sbr qualidade de orixàs pois tenho vontade de saber sobre os meus pois nem tudo que falam è vd sou de egunitá c/ xoroquê e qual a diferença entre balé e egunitá e pq dizem que elas ñ se dâo isso è vd? desde jà motumbá axé
Carlos, que confusão. Você veio de outra casa?
As divindades de Angola são tratadas com nkised e as divindades de Keto são tradadas de òrìsá.
Tem cantos, rezas e liturgias diferentes.
Ire o.
Sonia,
Oyá Egunitá é uma Igbalé de culto da nação Ketu/nagô. Xoroque é um vodun da nação Jeje. Portanto, você não pode ser de um Orixá com com um Vodun. Entre no post do Charles e procure por Xoroque.
Axé
OLÁ IRMÃOS,BENÇÃO
SOU FEITA A 11 ANOS E SÓ QUE AINDA NÃO DEI A OBRIGAÇÃO DE 7 ,TENHO CARGO DE YAMORO DA MINHA ROÇA Q RECEBI A POUCO TEMPO POIS JÁ ESTA PERTO A MINHA OBRIGAÇÃO.FUI P/ UMA SAIDA DE YAÕ EM UMA OUTRA CASA E MIM DERAM P/ TOMAR O NOME DA YAÕ,MINHA DUVIDA É ,ESTA CERTO POIS AINDA VOU DAR MINHA OBRIGAÇÃO DE 7 ANOS?
MODUPE OA TODOS
D’Oxun,
Você não é feita? Até mesmo só com uma obrigação de 1 ano poderia tirar o nome. Isso vai do conhecimento do zelador que lhe escolheu, ele lhe reconhece como feita e seu Axé e, é o que importa, sem dúvida, um grande prestígio para você.
Axé.
boa noite
pode uma pessoa,não feita segurar o atabaque para o ogan tocar?,ou
a pessoa indicada pelo ogan,é que ja faria parte de alguma responsabilidade com a casa ou não.
ats
Hugo
Hugo os atabaques, tambores e outrso nomes que eles tenham, são instrumentos sagrados e consagrados ao òrìsá Ayan.
Quem não é inicado, não deveria manipular estes intrumentos. Esta é minha ótica e meu entendimento.
Atabaque é um ponto dentro do nosso culto que poucas pessoas conhecem a fundo, não é apenas tirar som e cantar, o buraco é bem mais embaixo.
Ire o.
Da Ilha,
Agô, um Ogan apontado ou suspenso pelo Orixá pode segurar e tocar os atabaques ( Ilús) e não são iniciados ainda (confirmados para o cargo), porém, tem essa prerrogativa para o aprendizado.
Entendi sua preocupação na resposta, porém, segurar o atabaque não caracteriza uma responsabilidade com a casa, apenas configura uma ajuda ao Ogan.
Mò Júbà
GOSTARIA DE SABER SE ESSES CARGOS TEM OS MESMOS NOMES NA ANGOLA ,SE NÃO ONDE ENCONTRO TAL LISTA TÃO BEM ESCRITAS.OBRIGADA.
claudia,
Esses cargos são referente a nação ketu/Nagô. A nação Angola também tem seus cargos específicos, entre no post do Euandilú, faça essa pergunta, pois ele é quem reponde sobre a nação Angola.
Axé.
Motumbà a todos
Sou ogan de uma casa de ketu e tenho uma migo babalorisà tbm de uma casa de ketu e ele iniciou um ogan como se foce um rodante levou adoxo e tudo a ai a explicação do sacerdote que talvez uma unica vez o seu orisà tomaria sua cabeça mas ele continuaria sendo ogan .
ai vem a pergunta isso existe uma qualidade de ogan que ta santo uma unica vez ou se ele der uma unica vez santo seria rodante ???
Asèoo
Ogan Vinícius,
Me desculpe, mas, são as invenções dentro da liturgia. O Jogo de búzios através de Ifá nos mostrará o caminho, assim como fazer jogos com outros zeladores de mais experiencia é fundamental e ajuda a esclarecer essas situações. Ou se é Ogan ou se é Adoxo. O pronome ” se ” não existe dentro dos rituais do candomblé.
Ogan é um Oyê de suma inportância e não tem qualidades, faz de tudo dentro de uma roça de candomblé, com o tempo poderá tomar um posto de relevância dado por Orunmilá, ratificado pelo zelador e pelo Orixá patrono da casa.
Axé.
OI BOM DIA TODOS EU GOSTARIA DE SABER SOBRE A FUNÇÃO DE UM BABÁKEKERÊ NO CANDOMBLÉ.
DESDE JÁ AGRADEÇO…
AXÉ.
Claudemir o nome fala pelo cargo, Baba = Pai, Kekere = pequeno.
Ele é o responsavel direto pela casa na ausênsia do sacerdote principal.
Ele tem autorização e preparo para assumir a casa nestes casos.
Portanto ele faz tudo dentro de uma casa.
Ire o.
olaaa kolofé, sou de Pe Olinda gostaria saber sobre ya petibi.. sou feita e tenho esse cargoo. abraços a tds!
Osun, acho que lhe enganaram. Apetebi não é cargo. Ela simplesmente é a esposa do Babalawo. A primeira Apetebi foi Osun, que os itans identificam como ‘esposa’ de Òrúnmìlá.
Para maiores esclarecimentos veja meu blog pesssoal.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire o.
motunba
ola bao noite gostaria de saber sobre o cargo de yabase ,pois uns dissen q ela so ”manda prepara a comida dos orixa nao coloca a mao pra fazer ” e outro disse q ela ten q ser participativa na cozinha cuidando das comidas e fazendo as mesmas ,e outra duvida e se ela tanben cuida de todos os filho a que se refiro e essa questao eu me refiro a por ex; todos estao trabalhando na roca na hora do almoco ela e quen prepararia o mesmo isso e certo ou errado
deode,
Este cargo é exclusivo de uma egbomi responsável pela cozinha do Orixá, uma espécie de Chefe de cozinha. Ela orienta, ensina as pessoas escolhidas por ela e o zelador. Iyabasse cozinha exclusivamente para o Orixá do zelador.
Axé.
mutunba meu velho agradeco a sua resposta entao ele nao e responsavel para a preparacao de todas as comidas do axe ele so cuida das comindas oferecidas ao orixa do zelador nao dos demis filho da casa certo
deode,
Iyabasse só cozinha para o Orixá, inclusive a cozinha do Orixá é independente da cozinha da casa.
Axé.
ola gostaria de saber sobre yamin .. é cargo?
Osun,
Iyami quer dizer “minha mãe”.
Axé.
BOA NOITE EU GOSTARIA DE SABER QUAL A DIFERENCIA DE UM AXOGUM PARA UM PEJIGAN?
DESDE JÁ AGRADEÇOO
AXÉ.
Caludemir o Asogun é o sacerdote responsavel pela imolação, a faca lhe pertence. Um cargo do mais alto grau e responsabilidade.
Geralmente estes sacerdotes são Ogans inicados para Ogun, não é uma regra rigida, pois o cargo é dele e não lhe é ofertado.
O Pejigan cuida dos igbas dos òrìsás é o responsável pelo famoso quarto de òrìsá.
Ire o.
olá. gostaria de saber quais sao os cargos da casa de oxossi.
paulo,
pesquise aqui nesse post, tem vários.
Axé
OBRIGADO DA ILHA PELAS EXPLICAÇÕES,MAIS GOSTARIA DE FAZER OUTRA PERGUNTA: UM ORIXÁ DONO DA CABEÇA PODE TER DUAS AUTORIDADES TIPO UM ASOGUN E UM PEJIGAN?É NORMAL?
Clauydemir, refaça a pergunta.
Seja mais minucioso, ok.
Ire o.
POR EXEMPLO EU SOU UM BABALORIXÁ FILHO DE OSAGUIAN,MEU ORIXÁ OSAGUIAN PODE TER DUAS AUTORIDADES TIPO:UM ASOGUN E UM PEJIGAN?OU MAIS AUTORIDADES?
oi por favorm quem poder responda minha pergunta aí em cima!^
olá. apesar de ler o texto ainda fiquei com duvida sobre a posição dos ogãs na hierarquia.
abiã,
Os Ogans participam da hierarquia pela sua idade e iniciação como todos na casa. Em algumas casas eles são separados dos iyawos e egbomis, mas, no meu entendimento são rigoramente iguais, apenas com as funções que compete e com o decorrer de suas obrigações e determinação do Orixá através de Orunmilá, ganham Oyê, e se destacam pela sua postura perante sua casa, seus irmãos e os Orixás principalmente, tornando-se um exemplo para seu Axé e PRINCIPALMENTE SEM BEBER DENTRO DE SUA CASA, MESMO EM FESTAS, aí teremos um Ogan nota 10.
Axé.
Há 28 anos frequento uma casa (Ketu) e já faço tudo que um ogan pode fazer no ilê, entretanto a minha confirmacao se dara no mes de junho e a minha zeladora disse que tenho que ficar 35 dias no ilê fazendo a obrigação, mas estive em outra casa e os buzios disseram que eu já estou devidamente preparado e que já sou considerado um ogan, inclusive a orixa da zeladora ja me reconhece como um ogan. Precisaria apenas fazer algumas coisas de fundamento e pronto, nao tendo necessidade de tanta coisa, vez que fui suspenso a 25 anos atras. Sou de Oxossi.
Por favor me oriente. Fiquei em deciso.
Salvador, vc acha que um enfermeiro com 30 anos de trabalho dentro de um centro cirurgico pode fazer uma operação no coração de um paciente?
Não importa o tempo que vc levou suspenso / apontado, vc ainda é um abian, um neófito, egberi como dizemos no cultop tradicional.
Vc não pode cortar, pisar folhas, carregar ebó e etc… Se o deixavam fazer isto esta errado, somente damos aquilo que nós temos.
Vc tem que se inicar e participar da entrada nos mistérios do culto ao òrìsá.
Se para vc não existe mistérios, sua casa profanou o segredo, entendeu?
Procure se inciar com toda a ritualisca necessária.
Ire o.
Ola amigos eu sou babalorixa e dei um posto dentro da casa de xango em uma festa aqui em casa para uma pessoa q eu admiro muito n e caso nada eu dei o posto pra pessoa n xango depois de eu ter dado ese posto orixa xango quando entrei em transe xango disse q aquela pessoa n era posto da casa dele pq n foi ele xango q le concedeu o posto entao a pergunta e posto dado pelo babalorixa n tem valor so pelo orixa ?
Paulo depende do posto que vc entrega a esta pessoa, cargos ritualisticos são direcionados pelo òrísá da casa e esta convocação geralmente se faz através do oráculo.
Cabe a nós acatarmos ou deixar por conta da soberania de nosso Orí e aguentar as consequencias.
Ire o.
gostaria de saber o significado da palavra dofono se possivel deixe recado.
Jose antonio,
Dofono é uma palavra de origem Jeje/nagô, refere-se a primeira posição de um barco de vodunsi, dpois vem Dofonitin que é a segunda posição, Fomo que é a terceira, Fomotin que é a quarta, etc, etc.
Axé.
Uma pessoa pode ter dois cargos ao mesmo tempo, Tipo: Pejigan e Ashogún?
Jonathan,
Em hipóteze alguma, pois esses dois cargos são vitalícios e de liturgias diferenciadas.
Axé.
Bàbá Fernando,
Mas então é possivel ter um Ashogún que cuide de certas coisas no barracão, como por exemplo o Peji? (Esse barracão/Ilé não tendo Pejigan ainda)
Uma outra pergunta, estava lendo sobre cargos do candomblé e encontrei um site que dizia assim: “Ashugú é Chamado Bàbá Ashogún e é o Primeiro Ogán na Hierarquia.” em outros dizem que o Pejigan é o Primeiro Da Hierarquia… Afinal, quem é o Primeiro na Hierarquia?
Axé!
Jonathan,
O nome correto em yorubá é Asògún (com um cedilha abaixo da letra s que fará o som da letra x ou seja Axôgún). Não tem sh.
Se caso o Asògún for confirmado primeiro, então ele será o Ogan mais velho na hierarquia, o mesmo para qualquero outro cargo de Ogan. É por ordem de confirmação, de quem entra primeiro. Cada um terá sua função específica dentro de sua casa.
Axé.
Bàbá Fernando, Obrigado pela resposta!
Axé!
Ola!!!
Gostaria de saber se um ogam poder ter filhos de santo e até raspar
cintia,
Nem Ogan e nem Ekedi podem raspar e ter filhos de santo, pois não se inciaram como iyawos, nasceram para servir o Orixá e com outras funções muito importantes dentro da casa.
Axé.
Quem cuida da troqueira da casa tem que cargo ?
eduardo,
Quem cuida da entrada das casas de ketu é Exú em especial, acompanhado por Ogun, normalmente quem cuida deles é o Axogun da casa.
Axé.
Não sou de nenhuma religião específica. Tive oportunidade de fazer um consulta rápida a uma sacerdotisa iniciada nos cultos Yoruba na nação nagô , através do jogo de búzios africanos (ifá) .E a leitura dela me assustou um pouco. Eu estaria sob forte influência de uma “sociedade” ,que estaria comprometendo meu caminho. Ela não conseguiu ver nada no meu jogo. Me orientou a tomar banho com fava e canjica e colocar balas como oferenda, além de direcionar minha espiritualidade para alguma coisa. Ela usou um termo: egbé, que não entendi. Fiquei bastante surpresa com o jogo e não tive iniciativa de fazer outras perguntas que agora me incomodam.
Além do banho que outros procedimentos eu posso/ devo realizar? Essa sociedade” seria o que exatamente? O que é egbé?
Se alguém puder me responder, agradeço imensamente
laura,
Recomendo que esqueça essa pessoa e esse jogo, só lhe falou besteiras e coisas sem pé nem cabeça. Não conseguui ver nada no seu jogo e só falou bobagens.
tem pessoas que exploram a boa fé das outras. Procure uma casa de tradição, com raiz e com axé para fazer um jogo decente para você.
Axé.
Babalawos entram em transe? Obrigada
Lydiane,
Babalawos só fazem as leituras dos jogos de adivinhação, dentre eles Opon Ifá, Opelé Ifá e Búzios. Não entram em transe e não são Babalorixás. Eles são iniciados pela confraria deles na Nigéria.
Axé.
O que significa o cargo de yatinsa no ketu, obrigada soraya
Soraia,
ASSENTAMENTOS FEITOS EM ÁRVORES SAGRADAS – Atinsá (atinsá), AtinVodun (atimvodum), Nação Jêje.
No ketu/nagô eu não conheço este cargo.
Axé.
Boa Tarde!
O santo de minha zeladora escolheu como mãe pequena da casa uma pessoa que acabou de chegar na roça, ela já era raspada tem mais de 10 anos de feita.
Só que a maioria dos filhos criou uma certa antipatia por essa pessoa, pois é um cargo de confiança e a mesma sempre faz fofocas e fica falando mal dos outros.
Como agir diante de um caso desses?
Temos muito amor pelo santo da zeladora, alguém pode dar alguma dica de como devemos nos comportar mediante a essa situação, resolveria conversar com o santo?
Dofona Ogun,
Essas relações de poder sempre causam estas situações e quando as escolhas são para cargos de confiança é que o negócio entorta mais ainda. Sabemos que o Candomblé é uma das mais humanas das religiões por nos permitir expressar toda a nossa personalidade e o que nos incomoda. Só que o jogo muda quando dentre tudo isso o orixá entra no meio. Se foi o orixá da sua zeladora quem a escolheu, o negócio é ter paciência e saber ser fria nessa situação.
O meu conselho, levando em consideração as atitudes da então ebomi indicada para o cargo, é que vocês a observem, observem as suas atitudes e procure outros mais velhos pra conversar sobre ela. Tudo, de um jeito ou de outro, sempre acaba nos ouvidos da zeladora e a zeladora obviamente só irá querer o melhor pro seu axé. Só não aja de modo que você perca a sua razão.
Axé.
o que significa Yá Oro Ji?
Juliana,veja o detalhe dos assentos, ok.
Ìyá = mãe
Orò = cultuar
Jí = acordar
Jì = dar um presente.
Ire o.
boa tarde , sempre tive muitas duvidas em relação ao espiritísmo e em um momento de curiosidade fui iniciada na umbanda em consequencia disso logo fui coroada pois o orixa bolava nos toques mais o orixa queria alem disso e parti para o candomble onde dei bori 3 meses apos raspei bolada novamente 1 ano apos fiz a obrigação de ano hoje tenho 5 anos feita mais o orixa ainda me cobra muito as obrigações 3 e 5 anos no momento não sei o que fazer o orixa exige cargo e nao tenho mais tempo para total dedicação alem de muita reza comida banho o que faço para retomar minha vida pessoal e espiritual
Ana,
Não se culpe tanto, se existem motivos suficientes fortes para que você não possa mais se dedicar co mais tempo e nem assumir cargo, o Orixá entende e não lhe cobrará nada. Mas, se você puder a fazer a sua parte no seu tempo disponível, acredite que o Orixá lhe dará caminho para tudo. Fé!
Axé.
Olá, boa tarde!
A benção pra quem é de benção, kolofé pra quem é de kolofé, mucuiu pra quem é de mucuiu e motumbá pra quem é de motumbá.
Sou muito grato à Manuela, ao Nelson e à Carol por, desta forma tão simples e tão sofisticada, participarem de meu caminho de desenvolvimento e formação. Estou conhecendo o candomblé e os textos, artigos, explicações, dúvidas e respostas deste blog tem me ajudado muito a conhecer este novo caminho que, por chamado e por amor, resolvi trilhar.
Confesso que terei de sentar muitas vezes numa ení e também aqui na frente desse blog até solucionar minhas dúvidas e expectativas. Mas não tenho pressa e é bom que seja assim, sei que tenho muito a aprender sobre meus antepassados, com meus mais velhos e com todos vocês meus companheiros de caminhada.
Bom, pra não quebrar a tradição de quase todos os leitores deste blog, lá vão minhas perguntas de hoje:
1. Sempre tive o costume de manter uma vela acesa para o meu anjo de guarda e a pouco tempo, intuitivamente, selecionei alguns búzios e os dividi em 3 quartinhas de louça branca onde, uma vez por semana, ponho água. Isso fere algum preceito do candomblé, uma vez que estou utilizando objetos ligados ao culto (quartinhas e cauris)?
2. Mesmo depois de ter sido dito no jogo de búzios que não sou rodante, durante um ebó que tomei, minha Yiá pediu que meu Orisá respondesse, senti meu corpo balançar e tremer repetidas vezes e com muita intensidade, isso me desconcentrou e me deixou intrigado. Isso pode indicar que, futuramente, o Orisá poderá responder tomando meu corpo (rodante)?
Desde já agradeço e peço a benção de vossos Orisás!
Recebam um cheiro bem bom com o perfume da Bahia. Axé!
Asògbá- Sumo sacerdote ao culto de Obaluaiye, Esú e Ancestrais, está repetido ou modifica por conta de um s?
fiquei com duvidas!!!
obrigado!
Babá Egbé é o sucessor do Babalorisá e a Iya kekere vem em segundo no barracão?
Acredito que não!
obrigado!
Phabbio, Ìyá/Bàbá Ègbé, são os primeiros inicados do Ilè Àse. Ìyá Kekere á segunda dentro da Hierarquia da casa.
Ire o.
Phabio está repetido.
Ire o.
Asé Baba!!
Iyaegbé/Babaegbé: É a conselheira ou conselheiro responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. Posto somente dado a egbomis muito antigas.
Para ficar bem claro, depois do Babaiorisa , vem a Ya kekere e não o Iyaegbé/Babaegbé?
se for isso tenho que conversar com o meu mais velho!!!!
Asé o!
Phabio não sei o proposito de sua indagação.
Ìyá/Bãbã ègbé, não é cargos dado, é cargo do primeiro iniciado, em liguagem usual seria o hungbono. Ela pode ter atribuições (responsabilidades dentro da casa) ou não, vai depender se seu interesse, conhecimento, caráter e nivel de confiaça que o zelador tem por ela(e).
Ìyá/Baba Kekere á cargo de extrema confiança e neste caso Orí e soberano, o zelador pode dar o cargo ou não a pessoa, pode tbm perguntar ao seu òrìsá.
Ire o.
Olá,
Tentei ler todos os posts prá não repetir possivelmente uma pergunta, mas com são muitos, caso venha a perguntar algo já foi dito peço que tenham paciência.
O que podem me dizer sobro cargo de ALABAXÉ?
Obrigado pela atenção!!!
Rubem,
Alabá é um sacerdote que cultua Egungun, e Axé a força que impulsiona. Este nome está relcionado também a uma grande casa o Axé Alabaxé localizado em Maragogipe – BA.
Axé.
boa tarde, tenho uma duvida quem escolhe o cargo da egbome o zelador ou ifa(jogo) ou o orixa do pai de santo ou da propria pessoa. pois bem. dei meu odueje, e nao recebi nenhum cargo no momento, segundo a ekete o zelador nao daria na obrigaçao, o cargo, pois eu so teria um mes de casa e ele nao me conhece bem, assim deria q dar um cargo apropriado a minha pessoa. sendo quuando eu joquei a primeira vez com ele, ele disse que meu cargo e grande dentro da casa do candomble..sou de òsàguiyan.
2° pergunta: uma ekte pode receber um cargo de yamoro?, quais sao os orixas que podem receber esse cargo?
obrigada1
ana maria,
O cargo é visto no jogo pelo zelador e quem determina qual o cargo é Orunmilá, caberá ao zelador saber se o filho é merecedor do cargo dentro da sua sua, se ele precisará de ser preparado para exercer tal qual no futuro, porque existem cargos que saõ vitalícios, ou seja, uma vez dados não podem ser substituídos, somente com a morte poderá escolher outro para exerce-lo. Alguns zeladores saem dando cargos de primeiro escalão sem consultar Orunmilá, por simpatia e amizade ao filho e depois no primeiro desentendimento o filho vai embora e o zelador não pode substituir a pessoa emquanto ela estiver viva.
No meu entendimento o cargo de Yamoro é exclusivo aos adôxus e que viram com Oyá, Ogun ou Omolú.
Axé.
ola motunba a todos do blog
bom estava lendo a resposta de baba dailha au irmao phabio sobre baba ou ya egbe e em sua resposta ele disse que este cargo e dado para o rombono do axe gostaria que explicase um pouco mais sobre isso se possivel obrigado
Deodeinle;
Se vc iniciar dentro dos misterios do òrìsá em uma casa e vc é o primeiro, vc é o Bàbá/Ìyá Ègbé.
Bàbá/Ìyá Kekere é cargo de confiança e o zelador deve consultar o oráculo, independente de sua vontade, para avalizar sua decisão.
Sem autorização do Alto, nada feito.
Ire o.
obrigado baba pela sua resposta
baba da ilha mutunba meu velho
bom nimguem melhor que o senhor para me responder essa pergunta no texto a sima falam que todos os sacerdotes de erinle usam um cajado claro la na africa mais nos filhos de erinle aqui no brasil tanbem usamos se sim como e esse cajado o senhor pode me responder por favor
Deodeinle, o Opa Erinlè e feito de uma haste central e dezeseis hastes menores saido desta haste central (corpo), pode ter 16 aves nestas hastes e uma encimando o Opá.
O uso do agogo emborcado também faz parte da sua confecção. Este Opá fica junto ao ìgbà Erinlé e nunca deve cair no solo, somente o òrìsá manuseia este instrumento.
O Opá se aproxima muito do Opá Osonyin, Erinlè também carrega o Ìrùkèrè, simbolo de sua realeza e que faz parte de sua indumentária real.
Porém saber montá-lo, encantá-lo e faze-lo transmitir o àse é tarefa somente para quem conheçe os segredos e misterios deste òrìsá.
Ire o.
Ola gostei muito do site, sou filho de oledeji mae de santo em paulo afonso na bahia o meu nome e zambalajo sou yao de cargo, estou trabalhando em são paulo na região do ABC, e gostaria de frequenta um terreiro voce pode indicar algum. ficarei no aguardo.
OPA?EU GOSTARIA DE SABER O SIGUINICADO DO CARGO DE OJUBONAN QUAL A FUNÇÃO DELE,E QUAL A DIFERENÇA DELE COM O CARGO DE BABAKEKERÊ.
DESDE JA AGRADEÇO.
Marcio,
Ojubonan ou Jibonan é o pai ou mãe criadeira, aquele que olha o caminho do iyawo, é um cargo.
Babakekere é o pai pequeno, ou seja, aquele que substitui o Babalorixá numa eventualizada, em certas liturgias ou até mesmo na sua morte.
Iyakekere é a mãe pequena (idem acima)
Axé.
Boa tarde e benção a todos!
Qual a função de um pejigan?
Roney,
O Pejigan é o principal responsável por toda a liturgia quando um Orixá vai receber oferendas, principalmente do Zelador. É ele que desce os igbás do pejí ou altar e os arruma de acordo com o ritual a ser efetuado. Pejigan também é um “faz tudo”, além de copar, cantar e tocar. Pessoa de alta confiança juntamente com o Axogun da casa.
Axé.
Caro Fernando,
Obrigado por mais este ensinamento. Confesso que fiquei surpreso com a altura (responsabilidade e compromisso) deste cargo.
Kolofé.
Roney,
Um bom Ogan confirmado leva alguns anos para se tornar um Pejigan na essência da palavra.
Axé.
Foi a primeira vez que ouvir falar neste cargo.
Sabes que estou apenas no “início do começo” rsrsrs.
Que esta quinta-feira nos traga prosperidade! Axé!
OLá, gostaria de saber se posso pedir para Ifá me responder qual seria meu lugar (cargo) na casa e se com isso se não for determinado para raspagem de yao se posso saber qualidade de orisá e fazer assentamento… obrigado
Eduardo,
Você é abiyan de alguma casa? Se não for vou te falar bem por cima como é o processo: primeiro você visita uma casa, joga com o zelador, se você gostar de lá e o zelador permitir, você toma um obi ou um bori e passa a ser abiyan da casa. Então como abiyan você vai trabalhar na casa pela casa: varrer, arrumar, lavar louça e vai aprendendo com os conselhos dos mais velhos como se portar, vai aprendendo a cantar, como se comportar numa roda, os momentos de pedir benção, o que orixá, como é a dinâmica na casa e mais uma série de coisas pra te adaptar a casa e você ir fazendo seu julgamento se está no caminho certo ou não. Isso não acontece do dia pra noite. Pode-se permanecer anos como abiyan.
Só depois desse período de abiyan e quando o jogo apontar obrigação (como iyawô ou como ogan) é que coisas como orixás, qualidades, assentamentos e possíveis cargos é que serão vistos. Se você não for rodante, terá cargo de ogan, se for rodante, vai ser iyawô e se tiver algum cargo, só receberá mais pra frente, com obrigações em dia.
Ou seja, isso requer tempo, aprendizado, tempo, dedicação e tempo.
Axé.
Obrigado Dayane! Já freqüento uma casa a pouco temo, já tomei obi e me senti muito bem. Suas informações me esclareceram completamente! Asé!!!
olá vou dar obrigação de três anos,é certo receber cargo com menos de 7 anos ? Gosto do candomblé fui iniciada mas não entendo muito obrigado desde já axé
fran,
Não é comum reber cargo na obrigação de 3 anos, algumas casas dão, porém, não podem ser cargos de 1º escalão. Oxun Opará.
Axé.
eu ainda nao entendo muita coisa nao mas eu tenho um cargo bom e nao sei o q significa direito q lugar na hierarquia eu me encaixo,sou ogan e pai de oxum do meu pai de santo os sr podem me responder.obrigado
jackson,
Você não é Pai de Oxun, aliás, ninguém é pai ou mãe de Orixá. Ogan é confirmado para servir o Orixá para qual foi confirmado, servir sua casa e sua nação. Um cargo que vai requerer muito aprendizado para atingir dentro da hierarquia o respeito de todos em geral, poderá fazer júz a um Oye importante e de destaque, para isso será necessário ter humildade, sabedoria e perseverânça.
Axé.
Temos que bater cabeça a todos os cargos da casa. como por exemplo a uma iyabasse
Melancia, o ato de colocar a cabeça no chão é uma reverencia aos mais velhos e aos nossos sacerdotes.
Existe um fundamento quando colocamos a cabeça no chão para uma pessoa, devemos sim, reverenciar a ancestralidade destas pessoas.
Ire o.
melancia
Não há essa necessidade de bater cabeça para todos que tem cargo, somente ao seu Babalorixá ou Iyálorixá, também para o seu Babakekere ou sua Iyakekere. Como o da Ilha disse, somente aos seus sacerdotes. Internamente por conta de orôs internos o zelador poderá instruir a reverência a algum egbomi.
Axé.
Nelson, Manuela
Mi direciono a vcs pois simpatizo com a escrita e acredito que desenvolvem bem as respostas.
Nao estou conseguindo entender o significado e as funcoes abaixo pois o que localizei nas diversas literaturas na internet sao copias umas das outras pois sao vagas as informacoes e muitas vezes funcoes muito parecidas
1- babakekere
2- babalaxe
3- babaigbe
4- oiyes
Se possivel gostaria de entender :
As definicoes e principalmente as funcoes?
A hierarquia iniciando pelo babalorixa seguindo pelos demais pois existem literaturas que informam que tanto babakekere, babaigbe e babalaxe sao os segundo no comando?
Estes cargos sao disponiveis tanto para feminino (ya..) e masculino (baba…)?
Fabio,
babakekere= pai pequeno – segunda pessoa na hierarquia
iyakekere= mãe pequena – idem
baba igbé= pai sociedade – conselheiro do axé
iya igbé= mãe sociedade – idem
oiyes= cargos
Nelsom não está mais no blog a muito tempo e Manuela está ausente por um tempo.
Axé.
Fernando
E babalaxe?
Qual a ordem da hierarquia nestes cargos?
Fabio,
Babalaxé- aquele que cuida dos interesses internos do axé, o mesmo para Iyalaxé. É um cargo vitalício e de muita confiança, participa muito das obrigações da casa, porém, é um cargo único, não podendo exercer mais nenhum cargo na vida.
Obs: Somente Orunmiá pode confirmar um cargo.
Axé.
Olá,
Meu nome é Rejane sou simpatizante e ouvi falar de Ologunsi. Isso tb é cargo? Ou é só pra dizer que é filho de Ogun? Tem alguma função dentre tantos cargos?
Grata
Rejane eu não conhecço como cargo, este nome/orukò é uma elisão que pode ter várias interpretações.
Olo = Senhor/Chefe
Oógun = rémedio/medicina
Osi = esquerdo ou negro.(usamos o termo negra para identificar as magias que são feitas com folhas, penas, raizes, cabeças etc,que são torrados no fogo.
Ologunsi pode estar ligado ao culto de Ògún ou até mesmo um Odé (caçador), pois esta elisão nos dá a ideia de Senhor da medicina escura, que nos remete a ideia do nome o qual Òsóòsì é conhecido também.
Òso = feiticeiro
Osì = negro/escuro
Por estar ligado a magia feita com estes ingredientes e levada ao fogo para torrar.
Como cargo no Culto Tradicional de Ògún eu não conheço.
Ire o.
Bom dia irmãos! Motumbá!
Em uma casa de candomblé pode ter um Pai pequeno e uma Mãe pequena? Ou se tem Pai pequeno não tem mãe ou vice versa?
Outra pergunta: Otun e Osi são os braços direito e esquerdo respectivamente da mãe ou pai pequeno e se tivermos mãe e pai pequeno teremos dois Otun e Osi?
Como estou confusa!
Dofonitinha, somente um.
Ire o,
A benção de todos!
Quando a Yálorixá de uma casa falece e o orixá da casa escolhe um sucessor, o sucessor renomeia os cargos ou continuam valendo os escolhidos pela ya falecida?
Obrigada!!
Alessandra,
Quando uma Iyalorixá morrre, a mãe ou pai pequeno assume por 1 ano as funções internas do terreiro, não podendo haver festas pois a casa está de luto. Após 1 ano e feitas as obrigações necessárias para reabertura da casa, será feito um jogo para definir quem da casa o Orixá escolheu para suceder a falecida.Esse jogo poderá ser feito por iyalorixás ou babalorixás co-irmãs da casa ou por egbomis antigos do Axé ou Nação. Existem os cargos mais importantes que são Vitalícios que é dado por Orunmilá e confirmado pelo Orixá através do jogo, ou seja, para sempre enquanto a pessoa estiver viva sustentará o cargo. Existem cargos transitórios que são dados pelo zelador com menos importância na casa e que podem ser substituídos pelo atual herdeiro, esses cargos não tem valor litúrgico algum.
Axé.
Gostei muito de tudo o que foi informado e gostaria de fazer uma pergunta. Fui iniciada para o orisá há 19 anos. Quando dei obrigação de 7 fui confirmada para o cargo de yaefun para o qual já havia sido suspensa. Sai da casa e agora se frequentar uma nova casa posso ser confirmada novamente para o mesmo cargo? Confirmação não acontece somente uma vez?
Berenice,
Este posto é exclusivo da casa que você recebeu, portanto não pode levá-lo para outra casa. Você poderá tomar o mesmo posto na nova casa se este posto não tiver ocupado.
Axé.
GOSTARIA DE SABER MAIS , SOBRE O CARGO OJUBONÃ. QUAL O SEU SIGNIFICADO E SUA FUNÇÃO, SE TAMBÉM ESSE CARGO É PRA PESSOA RODANTES NO SANTOS OU NÃO? DESDE DE JÁ AGRADEÇO. OLORUM MODUPE
E TAMBÉM SE O ORIXA DA MÃE DE SANTO PODE TER DOIS CARGOS, OUSEJA EXEMPLO, MEU ORIXA É YANASA, MINHA YANSA PODE TER UM ACHOGUM E UM OJUBONÃ. ASÉ
Rodrigo,
Ojubonã ou Jibonã e um cargo vitalício e pode ser tanto para homen ou para mulher, quem confere este cargo é o jogo de búzios através de Orunmilá, nâo cabe ao zelador escolher! Este cargo não implica necessáriamente que o filho seja rodante.
Axé.
Rodrigo,
´Numa casa só terá um Ojubonã e um Axogun, que são cargos trazidos pelo Orixá do zelador da casa.
Axé.
Boa noite, existe algum nome/cargo pra mulher responsavel pelo assentamento das Eleyés?
Adupé.
Marco,
Somente as Iyalorixás de Oxun com obrigação de 21 anos.
Axé.
Quem tem deká e é filha da casa,pode ser iyá otun ou tem que ser filha biológica? e qual a função de otun orixá?
axé!
Dara,
Só recebe Deká quando o zelador através de Orunmilá confirma no jogo de búzios, independe se é filho biológico ou não. Iyá Otun é um cargo de confiança do zelador da casa.
Axé.
Fernando D’osogiyan,
A pergunta que fiz n foi se quem toma deká tem que ser filho biológico ou não. Eu desejo saber se quem já tem deká pode ou n pode ser iyá otun da casa?! e não perguntei também qual a função de uma iyá otun pois neste blog já explica mto bem o que faz a pessoa que recebe esse cargo. perguntei qual a função de ( OTUN ORIXÁ)?!!
Pois ouvi dizer que uma certa pessoa ia ter esse tal cargo ” OTUN ORIXÁ”, e fiquei curiosa pra saber qual a função de uma pessoa que tem esse cargo! Se de fato existe esse cargo e o senhor souber qual a função dele por favor me diga!!!
Axé!
Dara,
Se a pessoa tem deká dado por seu zelador ela só pode tomar o cargo de Iyá otun na casa do seu zelador. Não sei o que é otun Orixá.
Axé.
Motumbá a todos,
Gostaria de saber mais sobre o cargo de Asoju. Vocês conhecem algo sobre? Quais as funções dele? Ouvi dizer que seria algo como “os olhos do pai/mãe de santo”.
Obrigado.
Duh,
Asoju Obá é um cargo diretamente ligado à casa de Xangô, sua manutenção em todos os sentidos.
Axé.
Motumbá.
Os buzios mostraram que serei baba jibonan da casa de meu pai. Se ele quiser me dar o posto de babalossayn, ele pode, ou só se o ifá mostrar?
Adupé!
Asé!
Ou o jogo de buzios. Não sei quem escolhe o posto.
Lucas,
Todo posto ou cargo sempre é apontado através de Ifá pelo jogo de búzios.
Axé.
Adupé Dayane :]
Motumbá. Asé.
Sou muito grata por receberum cargo e logo de uma coisa que gosto muito ‘criança’ sou combelajô Yatojuomó do axé tumba-jussara adorei saber que tenho um cargo que posso desempenha-lô com muito amor e gratidão agradecendo sempre a oxum por me dar a confiaça de cuidar de seu filhos fico muito feliz!! agradeço aportunidade de representar este belo cargo!! obrigada.
motumbá
está escrito lá e cima que (pessoas feita rodantes equivocadamente a pesar de rodar ) e que tenho dúvidas .fui iniciada no santo a 16 anos atrás como rodante mais meu orixá não passou (me disseram que fui feita de axé até hoje não entendi nada.logo em seguida saí do barracão.a pergunta é oq é uma pessoa feita de axé ? e pq está escrito (pessoas feita rodantes equivocadamente a pesar de rodar) pq esse “equivocadamente”
quem escreveu essas palavras citadas acima foi Nelson souza. dês de já agradeço pois todas as minhas duvidas foram respondidas com muito carinho e respeito.
lúcia,
Infelizmente o Nelson não está mais no blog para responde-la. Entendo que alguns “pseudos zeladores”, insistem em entender que se pode iniciar uma pessoa sem esta estar incorporada. Um enorme erro! Orunmilá é enfático quando aprova uma iniciação, ou se é rodante ou não! Bem simples sem invenções.
Axé.
É verdade que Oluô é um cargo dado a apenas pessoas que são filhos de Xangô?
Dani a grafia é Oluwo, Olo Áwo (O grande senhor do segredo), cargo hierarquico dentro do culto de Ifá, acima do cargo de Babalawo e abaixo do cargo de Àràbà (posto máximo do culto), alguns foram designados como Oluwo aqui no Brasil mas tendo o significado de Olhador (aquele que vê com profundidade dentro do jogo), caso especifico do Grande Agenor Miranda.
Dentro do culto de Sàngó eu desconheço, quem sabe Baba Fernando pode aprofundar este assunto.
Ire o.
Gostaria de saber o que seria um Oruponam / Oluponam ou combono de Éxu.
Paasei algum tempo frenquentando uma casa na qual me informaram ser filh de Exu e ter esse cargo. porem por motivos de trabalho tive que viajar para outra localidade e fiquei totalmente sem contato. Porem gostaria muito de saber, pois creio que posso ser util em outros iLê
Ícaro,
Oluponan é o guardião da casa de Ogun, todas as oferendas passam primeiro por ele (em África)
Axé.
Ola, assim com algumas pessoas ai em cima tenho uma duvida, sou Opa osi e desde minha iniciação aprendi que sou o braço direito do orisá, porem por motivos familiares estou um pouco distante do meu asè, corro o risco de perder esse cargo que a mim foi confiado.
Desde já agradeço. Asè
Rodrigo,
Não conheço este cargo de opa Osí, pois opá quer dizer vara, bastão, cetro e Osí quer dizer esquerda.
Os cargos de Otun e Osí, braço direito e esquerdo respectivamente estão ligados ao zelador e não ao Orixá. Estes dois cargos são vitalícios, somente com a morte poderão ser substituídos.
Axé.
Olá Sr. Fernando,
Primeiramente muito obrigado pela atenção e por responder meu questionamento.
Se possível gostaria de saber mais sobre tal cargo. Tipo deveres e obrigações.
E qual seria o equivalente no Ketu.
Ícaro,
Na nação ketu/Nagô os cargos Otun (direito) e o Osí (esquerdo) são para egbomis antigos e de total confiança do zelador para qualquer situação dentro do terreiro e podem serem chamados de Babá Otun e Babá Osí.
Axé.
Boa Noite !!!!
Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo blog.
A minha pergunta e a seguinte uma pessoa que recebe o cargo de ològun pode receber um outro cargo depois de um tempo ou não ?
Desde ja agradeço !!!!
Asé
Dofono,
Acho muito difícil, mas pode ocorrer sim, dependerá das normas da sua casa e de seu axé e sua raiz.
Axé.
Obrigado pela resposta !
Axe
Boa noite !
eu gostaria de saber o que faz e siguinifica o cargo Ya Doci.
luzinete,
Conheço Iyá Osí, cargo raro dentro de uma casa de candomblé ketu ligado diretamente ao zelador, pessoa de extrema confiança do zelador.
Axé.
Axé!!
Para quem vai ser ekédji no jogo de búzios os orixás cobram a feitura,ou é só cobrado quando é Yawô?
Gente quem quiser me adicionar no Face meu Nome É Hani de Oxóssi Mattos….Ac todo mundo…Beijos e Obrigada!
Thainá não existe cobrar a ‘feitura’ o que existe é uma solução para algum problema, via inicação, ou você ser lembrada de promessas feitas no òrun (céu) enquanto espiríto e uma das promessas que você fez pode ter sido se iniciar.
Assim a Tradição Yoruba enxerga o incio de um ciclo de morte e renascimento para a vida espiritual.
Ire o.
Boa tarde!
Esses dias conheci um Ogã muito famoso de uma casa muito tradicional do Candomblé Ketu, de Salvador BA. Preferi ocultar nomes. Esse Ogã jogou os buzios para algumas pessoas, estranhei o fato de um Ogã jogar búzios, mas o mesmo disse que isso é muito comum, e que além disso tem filhos feitos por ele.
Como é isso? Ogã pode jogar e fazer filhos de santo?
João Pereira,
Este Ogan ganhou cuia ou deká contendo o jogo de búzio? Usou kelê pelo menos quando se confirmou? Garanto-lhe que não é muito comum. Ogan não leva Adôxo que é a sacralização de um iyawo então como pode ele querer dar aquilo que não levou?
Axé.
Seria mais fácil se eu citasse o nome do Ogan e/ou da casa, mas a ética impede. Pois bem, este Ogan, Alabê, de uma casa muito tradicional em Salvador… tem filhos por todo o Brasil… Brasília, Paraíba, Bahia, etc etc etc
Concordo plenamente com a sua explicação e também acho um tanto estranho esse fato, por isso vim tirar essa dúvida. Ele recebeu ” mão de búzio” de sua Yalorixá, segundo ele mesmo.
João,
Também já soube de uma Ekedi de uma casa Tradicionalíssima jogar búzios semanalmente, entendo, que nestes casos os jogos são para clientes, quero crer, mas, daí a iniciar pessoas é quebra de preceito e juramento. A tal Iyalorixá teria que vir a público e explicar esta nova função do seu Ogan Alabê. Só transmite axé quem respeita sua raiz, sua casa e seu axé. Observo muitos ogans e ekedis fazendo cursos de Ifá e me pergunto: Para que?
Axé.
Ufa… Que bom que alguém concorda comigo, alguém de fundamento e tradição inclusive. Quando falei que achava isso muito estranho quase que me crucificaram dizendo que na Bahia é muito comum etc etc etc e que só na Paraíba que não se faz isso. Muito obrigado, Fernando. A sua benção!
Mas como vou saber se preciso mesmo ser iniciada?
Como já falei,estava na barriga da minha mãe quando ela foi feita no candomblé.
Através de jogo de búzios os orixás mostram que preciso ser feita?
Gosto muito de ser espírita,mas como vou saber se minha linha é de umbanda ou candomblé?
Beijos e Obrigada pela paciência!!!
Axé!
Thainá a primeira coisa a ser decidida é a sua determinação em se iniciar.
Se você decide, você procura a casa que lhe foi mais aprazivel e confiavel.
O jogo é feito e então virá seu periodo de adaptação como abian, minimo de 1 ano é o nosso conselho, todos teram tempo para se conhecer.
O jogo irá lhe mostrar os caminhos, tudo será revelado neste periodo, iniciação de Iyawo ou ekeji.
Quanto a ser inicada no candomblé ou seguir sua vida dentro da Umbanda o jogo poderá responder esta pergunta, basta você perguntar ao oráculo.
Ire o.
oi sou ekedi e jogo buzios tenho 9 anos de confirmada,eu não acho erado mas eu queria saber como me sento e jogo e o povo sai satisfeito meu pai nunca me disse nada sobre isso.e ele mesmo que me deu meu jogo.
OBrigada Da Ilha!!
É mas infelizmente por aqui não tem um barracão que eu confie….
O jeito é aguardar as cenas do próximo capítulo!rsrsrs
Axé!
thainá.
Você tem o axé de iniciação de sua Mãe, você é uma abiaxé, mas não é por conta disso que você não precisará se iniciar, ter sua própria identidade, seu orukó, seu Orixá confirmado, etc. Se sua mãe foi iniciada no candomblé, você deverá dar continuidade numa casa de candomblé.
Obs: muitos entendem que pelo fato da mãe ter se iniciado grávida o filho que está sendo gerado nascerá iniciado, não é verdade, este filho será um abiaxé, passou pelos preceitos da mãe ivoluntáriamente e terá axé do orixá da mãe, porém, não pertence a este Orixá. Caberá ao zelador no tempo determinado por Orunmilá, através do jogo de búzios, encaminhar a iniciação deste filho e por toda vida dará satisfação ao Orixá da mãe.
Axé.
ayala,
Não é função da Ekedi jogar búzios, cada um com seu cargo, deveres e obrigações. Hoje em dia já tem Ekedis/Ogans jogando Opele Ifá, Opon, cargos de Ifá, além do merindilogun.
Axé.
Obrigada Fernando D’Gsogiyan..
Eu sinto que devo ser iniciada sim.mas tem um monte de problemas,sou maior de idade já mas ainda não tenho emprego..E minha família é contra eu me iniciar,e principalmente a pessoa que me ajuda que é o meu tio!Aqui onde eu moro ou ainda não encontrei um lugar que me conquistasse o que é um problema também.Eu vou ao Um templo espírita já tem um ano e meio e de vez em quando vou em algumas festas de candomblé,mas ontem acordei tão triste que decidi em não ir em mais nenhum…não deixarei de acreditar nos orixás…mas já faz um tempo que estou pedindo por um simples emprego e não consigo nada,vou fazer 25 anos em dezembro e não tenho nada pra chamar de meu…Isso ás vezes revolta.Eu cansei de me iludir,preciso fazer trabalhos mas o dinheiro não chega e tal..Cheguei no meu limite…Eu sinto mesmo do fundo do meu coração que minha vida espiritual será no candomblé,mas tem uma coisa que não concordo que é:O sacrifício de animais,eu:Thainá não sou de acordo,mas que fique bem claro sei que no candomblé é preceito e é preciso e por causa de mim não vai mudar,mas não tenho natureza pra isso e amo e respeito meus semelhantes e não vou sacrificá-los pra meu beneficio e outra coisa:Não gostei que vou ser ekédji é uma função de muita responsabilidade,agilidade e exposição eu como sou tímida,lerda não é indicado pra mim..Ia passar muitos vexames rsrsrsrrsrsrs.
Obrigada pela paciência e boa vontade!!!Beijos
Axé(Motumbá,Mukuiú,Kolofé,Saravá,Mojubá)
Thainá!<3<3<3
Queria saber se o cargo de Jibonã pode ser ocupado tanto por homens quanto por mulheres?
Dofono de Ogun no post que você leu está escrito:
jibonan: o cargo de jibonã (ji- dar/bí-nascer/onã-caminho — “dá caminho ao nascimento”,é a mãe ou pai /que cria e são responsáveis pela reclusão do iyawo.
Ire o.
Olá,
Sou neófita, iniciada para o orisa iansa e ouvi e li em matéria na net sobre cargos no candomblé e coincidentemente não vi no site a descrição do cargo de Ologunsi e gostaria de saber as atribuições desse cargo.
Sua benção e obrigado
Ologun é cargo dentro do culto de Ògún.
Olo = Senhor
Ogun = guerra
Osi = esquerda, ou seja, temos o Ologun otun = direta o primeiro substituto e Osi o segundo substituto.
Suas atribuições dependem da autonomia que o sacerdote lhe dá dentro da casa.
Ire o.
B.K
Boa noite e Motumbá aos intermediadores…!
Meus mais velhos tenho 13 anos de santo e estou na mesma casa desde então. Vou pagar agora Odum Itá (3 anos) e a pouco foi me dado um cargo de Otum Asé. Quem me deu esse cargo foi o orisá do meu zelador. sendo que eu desconheço esse cargo pois em todo o forum que vi, no caso, Otum seria um sub-posto e ligado a tudo do lado direito.
o que eu exerceria nesse cargo.
obrigado e bjs!
Dykastro me desculpe mas 13 anos de casa, tomando este posto e o seu sacerdote não disse o que era.
Creio que a resposta está na ponta da língua dele, afinal de contas em nossa religião não pulamos em rio sem saber nadar.
Se você não sabia o que fazer neste posto por que aceitou?
Se este posto estiver ligado a feitiçaria, se você for o encarregado de lutar dentro do quarto de Èsù contra os inimigos dos filhos e da casa?
O que você vai fazer?
Recusar depois de aceitar?
Não amigo, que sirva de lição a você, a mim e a qualquer outro, devemos saber o que estamos fazendo, lidamos com o invisível, não sabemos onde estamos pisando, nossa única salvação é o oráculo que nos informa tudo que precisamos saber.
Se o seu sacerdote não sabe que posto lhe deu, como nós vamos saber?
Este cargo com este nome para mim é novo.
O que seria o lado direito, força ou magia?
Luz ou trevas?
Ogbé ou Oyekú?
Quais forças manipular, de que lado está Òsóòsì o grande Oso, Èsù e sua cabaça de mistérios, a ira de Ògún, a feitiçaria de Osun e Osányìn?
Eu não sei o que é Otum àse.
Busque o saber, não deixe a vaidade tomar conta de você.
Estou sendo duro com você para que nunca mais, você ou quem ler esta resposta fique achando que lidamos com um mundo cor de rosa.
Quando ‘o bicho pega’ somos nós os sacerdotes que estaremos na linha de frente.
E um sacerdote não faz beicinho e nem fica com raiva, ouve, assimila e tira lições.
Ire o.
Asé! Gostaria de tirar uma dúvida, já joguei algumas vezes com Zeladores e nações diferentes e todas as vezes que vou a jogar confirmam exatamente quem é meu pai e mãe e lá também aparece que tenho o cargo de Babalorixá e em alguns locais a pessoa “o Pai de santo” que esta jogando, me diz que sou um Abiaxé e que um dia terei que abrir uma casa, já pesquisei muito a respeito disso e o que sempre vejo, é que isso só é possível depois de feito todas as obrigações inclusive a de 7 anos para se poder saber se poderá ser um Babálorixa ou não sou frequento de nenhuma casa mais algumas vezes passei mal quando fui visitar casas para ver as festas, tenho muita dúvida com relação ao significado dessa responsabilidade visto que não tenho a minima intensão de entrar definitivamente para nenhuma casa, e também por varias vezes me avisam que não é aconselhável eu não querer cuidar e dar seguimento na vida espiritual. Não sei se isso é necessário para vocês, mais no Jogo sempre aparece que meu pai seria Airá e a mãe Oxum.Dois Zeladores de casas de Angola já me disseram que por causa da minha condição o meu tempo para ser dado efetivamente esse cargo seria na minha Obrigação de 3 anos depois que eu me iniciar, e nas pesquisas vejo que isso não é possível se fazer, vocês podem me ajudar? Vejo que aqui vários assuntos são indagados e as respostas me parecem serem coerentes. Desde já agradeço a atenção de todos.
Hansen você pode ter desvendado este detalhe de sua vida espiritual (ser um sacerdote) através do oráculo.
Ser um Abiasé não quer dizer nada, pois qualquer Abiasé tem que se iniciar, tem que passar pelos mistérios da iniciação, tem que morrer e renascer no Ilè Ikú (casa da morte) ou como chamam ‘ronkó’, pois se assim não for derrubamos o principio da individualidade (Orí) e nossa cosmogonia.
Todo e qualquer sacerdócio somente deve ser dado após o pagamento da obrigação de 7 anos, antes disso é marmotagem, é colocar o boi na frente do carroça.
Está obrigação requer tanta coisa, tantos fundamentos.
Como uma pessoa com 3 anos dentro de uma vida espiritual poderá cuidar de alguém.
As pessoas acham que ser sacerdote é saber repetir o que viu durante anos dentro de uma casa e decorar um apostila de Odù.
Meu jovem, temos que conhecer, psicologia, antropologia, mineralogia, psiquiatria, relações humanas, leis municipais, estaduais e federais referentes a direitos e deveres para com terceiros. Saber que seu cargo é reconhecido, que sua casa deve ter CNPJ e razão social, ufa…
É muita coisa. Não caia no conto do vigário, ainda mais que você nem se dicidiu se quer ser um adepto ou um iniciado.
Primeiramente decida se você quer seguir a religião, deixe a vaidade de lado, pois este é o jeito mais fácil de fisgar um filho de santo.
Aumente o seu ego, fale da raridade da qualidade de seu òrìsà, fale do quanto ele pode ser reconhecido no meio e etc. Pronto! O filho foi fisgado pela vaidade.
Não é assim que a coisa funciona, não estrague sua vida, você pode se atrapalhar entrando para a religião ou pode se tornar um ser humano muito melhor entrando para a religião.
Você decide!
Ire o.
MOTUMBA AXE, GOSTARIA DE SABER SOBRE A QUALIDADE DE OSUN MINIBU E KARE E NA CASA DE SANTO FUI INDICADA PARA CUIDAR DAS YAS… GOSTARIA DE SABER MAS SOBRE ELAS TAMBEM..ALGUEM PODE ME AJUDAR..
Olómi o que podemos postar sobre as ‘qualidades’ destas divindades, está no post. Se lhe deram o posto/cargo para cuidar delas, é obrigação de quem lhe deu ensinar tudo sobre o assunto em questão. Não se coloca o analfabeto para lecionar em uma faculdade.
Aproveite a prerrogativa de seu cargo e faça valer seus direitos, ninguém pode dar o que não tem e se lhe deram cobre, pois eles são obrigados a lhe dar, tudo.
Ire o.
Motumbá…Tenho uma dúvida que talvez já tenham respondido essa pergunta para outro.Bom a minha dúvida é; Existe algum problema em uma Yálorixá ou Babalorixá raspar o seu próprio ogã ? Não sou o primeiro ogã da casa esse fato justifica o fato de não precisar de outro Pai de santo para fazer o meu santo? Pode complicar meus caminhos esse tipo de ato.
Obrigado..
Jorge algumas pessoas ‘raspam’ seus Ogan.
Eu particularmente acho correta a atitude, o Candomblé não faz a iniciação do Ogan com raspagem.
Conheço Ogan raspados e suas vidas seguem naturalmente.
Ire o.
Ola Boa noite
Preciso de uma informação: – Inciaram minha irmã como iyawo, com raspagem e todos os preceitos, Ela já fez obrigação de 1 e 3 anos e este ano fará a de 7 anos. A sua Yalorixá disse que não sabe se precisará raspar de novo e quer que ela aceite também o cargo de ekedi da casa. Estou preocupada por nunca ter ouvido falar de raspar ori 2x e muito menos de saber de filha de santo, raspada, ter cargo de ekedi, que normalmente são suspensas pelo Orisá e confirmadas posteriormente. Ela não quer nenhum cargo na casa até porque mora distante do asé (tipo uns 800km) e hoje só chora falando que não tem mais certeza que quer fazer obrigação de 7 anos para enfrentar essas coisas. Ela já explicou a Yalorixá e ela disse que não tem nada a fazer. Por favor me ajudem com alguma luz, já não sei mais o que fazer ou falar para minha irmã.
Desculpe se errei alguma grafia.
Asé.
Nina depois dos sete anos sua irmã será Ekeji?
Isto é uma afronta a qualquer sacerdote que se preze, será que você não confundiu o cargo?
Quanto a raspar a cabeça quem decide é o orisa via oráculo, ele trás a informação, nem sua irmã e nem a sacerdotisa podem interferir na ordem e o pior que pode acontecer é tentar ficar dando jeitinho, querendo envolver o orisa em conversa mole para não raspar a cabeça.
Se ela já chegou até aqui, por que não encerrar o ciclo?
Ire o.
A benção a todos.
Obrigada pela informação. Mas não entendi errado e ela já me repetiu, disse que o problema não é raspar, que se seu orixa mandar ela raspa ate 500x, é que ela nunca ouviu falar disso. Ou se ouviu falar de raspar 2x o povo comentava que isso era errado. E o cargo é ekedi sim, o que cuida das coisas do orixá e como ela mora longe, ela sabe que não dará conta. E não que desfaça do cargo, mas na casa lá, ela disse que ekedi não é raspada nem passa por tudo que ela passou nesses 7 anos. Tem como ficar na casa sem ter cargo? ou falar que não aceita? alguma forma que não magoe ninguem?
Mais uma vez, obrigada.
Asé.
Nina se na obrigação de 7 anos tiver que raspar, ela vai raspar e quem disser que está errado é por que não conhece a religião ou quer tentar parecer uma coisa que não é. Quanto a sua irmão virar Ekeji é uma imensa marmotagem, desculpe.
Ela poderá cuidar do òrìsà sem ser uma ekeji, afinal de contas basta ela ter o cargo condizente com suas responsabilidades.
Ekeji não raspa, mas ela deixar de raspar para virar ekeji é o fim da picada, tem alguém brincando nesta história e creio não ser vocês.
Ela pode ficar na casa sem assumir cargo, afinal de contas não se dá cargo para uma pessoa que não tem intenção ou não pode cumprir com suas responsabilidades.
Se vai magoar eu não sei, mas não vejo outra forma de agir.
Sua irmã deve se posicionar agora ou pode ocorrer arrependimento futuro e ai sim a coisa pode piorar na relação com o sacerdote.
Ire o.
Oi gente,
Consta a descrição de Iyatojuomó como Responsável pelas crianças do Axé. Como seria isso na prática?
Adupé
Bela a elisão quando desmembrada seria
Ìyà = mãe
Toju = tomar conta
Omó = filho.
Tomar conta das crianças da casa de àse envolve um bom conhecimento de itan, brincadeiras e tudo mais que esteja envolvido com nosso folclore.
Na Nigéria as crianças varrem o chão cantando para Òya, buscam água cantando para Osun, Yemojá, Òbá e etc.
Este trabalho é importante pois forma uma imagem na cabeça da criança e todas as histórias terão um peso muito grande dentro do aprendizado.
Portanto temos que ter muito conhecimento para poder ensinar o correto aos nossos descendentes.
Ire o.
Motumbá a todos.
Primeiro, parabens pelo site, muito explicativo e de bom gosto esclarecer a todos, principalmente aos que precisam de ajuda. Lendo os posts e respostas acima, surgiu uma grande dúvida que já me incomoda a mais de 1 ano. Então se puderem me ajudar, eu ficarei grata. Não sei se o assunto varia para cada casa ou se está errado.
Há 9 anos atras eu fui raspada, adoxada, e passei por todos os fundamentos de yawo, mas meu orixa não respondeu em nenhum momento,fiquei de quele 3 meses e dei todas as obrigações. Na minha obrigação de 7 anos, a Ya falou que eu não era rodante mesmo e a Orixá da casa que saiu comigo do roncó e ela me confirmou como Ekedi. Há mais de um ano mudei de estado por necessidade profissional e ao ir em um ilê, numa festa, pediram para eu ajudar pois a Ekedi da casa, acidentada, não iria participar. Não me neguei e fiz tudo dentro dos conformes. Após a festa, surgiram comentários maldosos, que minha Yá não sabia o que fazia, que depois de 7 anos como yawo, eu nunca poderia ser Ekedi, que fui raspada e tive fundamentos de yawo. Fiquei meio perdida e agora o que devo fazer? Se puderem ajudar, eu agradeço. Asé.
Grace se você foi feita Iyawo, todos os seus ritos foram de Iyawo.
Se você se tornou Ekeji por que não virou é um absurdo.
Ou você é Elégun ou não é.
Quem tem que confirmar isto é o oraculo e não pode ser a boca ou vontade do ser humano.
Ser raspada não é nenhum mistério, existem casas que raspam sua Ekeji.
O que se precisa saber é o que foi feito nesta obrigação de 7 anos, que afinal de contas não eram sete anos e sim sua iniciação como Ekeji.
Somente sua mãe poderá dizer o que foi feito e qual o juramento que você fez dentro do Ilè Ikú.
Ire o.
Obrigada pelo esclarecimento. Fico imensamente grata. Isso pode ser confirmado com jogo em outro ilê ou só no meu? Os cargos acima a maioria são para rodantes? mais uma vez obrigada.
Ase
Grace o ideal é fazer o jogo com o seu sacerdote.
Ire o.
Oi Gente!
Bom descobri um axé na internet achei legal e tudo vendo pelo youtube.Só que um dos pais de santo muito anos atrás foi suspendido como ogan e hoje ele recebe orixás,exús,pombagira e tudo…Isso é normal ou é marmota?
Eu como leiga sei que se vc é ogan vai ser pra toda vida e não pode abrir casa,raspar filhos enfim..Fiqem bem como pé atrás..beijos axé!
Gostaria de saber se um babakekerê pode ter uma casa e filhos de santo, ele não os raspa apenas passa ensinamentos, é o correto?
Graciane geralmente o Baba Kekere não tem casa aberta pois todo seu tempo está dedicado ao Ilè àse que ele pertence.
Mas ele tem posto e mão para iniciar uma pessoa, sem problema nenhum. Inclusive muitas casas usam estas pessoas para iniciar filhos carnais do sacerdote principal.
Se ele tem tempo e é conveniente para o sacerdote ter esta pessoa na sua casa e esta mesma pessoa ter o seu Ilè àse, também não tem problemas.
Ire o.
Motumbá a todos, sou ogã fui confirmado e recebi o posto de “SARAPEGBE” estive pesquisando e seria: mensageiro civil/awo, pergunto o que seria este cargo e quais seriam as funções dentro do àse.
aguardo e agradeço, e tb parabenizar pelo este blog maravilhoso e instrutivo.
axe a todos
Marques me desculpe, mas você é um Òyè, recebeu um titulo e não sabe que cargo é este.
Eu vou lhe fazer um grande favor, sem tripudiar de você, volte ao seu sacerdote e peça explicações sobre o seu cargo.
Ele tem que lhe dizer tim tim por tim tim tudo que está envolvido nas suas funções, ou será que é apenas uma figuração por falta de opção?
Ire o.
gostaria de saber se alguem poderia me dizer sobre o cargo de mãe criadeira, qual sua responsabilidade ?
Johnnyy a “Mãe criadeira” é aquela que vai cuidar do iniciado dentro do quarto de òrìsà, ela alimenta, troca roupa de cama, cuida das rezas. É ela que cuida de todos os detalhes de dentro do quarto do iniciado.
Ire o.
olá,primeiramente gostaria de parabenizar o blog.somente através da informação, nos (iniciantes) podemos saber se a roça onde frequentamos tem fundamentos ou nao. Deixo uma dúvida.
vou ser o primeiro da casa a ser raspado intao de fato vou ser rambono isso é um cargo? amanha ou depois caso meu pai de santo kofar eu OBRIGATORIAMENTE vou ser o sucessor?
Marrio ser o primeiro não quer dizer absolutamente nada.
Ser o primeiro é um cargo e só!
Isto não diz que você herdará a casa, afinal de contas nosso culto é familiar e o primeiro herdeiro obrigatoriamente é o filho do sacerdote. Se assim não for, é considerado uma ofensa.
Não se deixe iludir e cuidado com sua vaidade.
Ire o.
Olá, gostaria de saber por que mulher não pode tocar atabaque ?, no facebook postarao video de uma ya tocando aguere que repercutiu bastante até que chegou a questão e na falta de um ogã uma mulher pode assumir uma atabaque ?
Washington é uma irresponsabilidade enorme desta mulher.
O tambor está ligado a ancestralidade, seu òrìsà se chama Ayan, se tem ancestralidade na história, tem Egungun, se tem Egungun mulher está limitada em seus movimentos.
Estou sendo curto e direto, mas os fundamentos e explicação são muito extensos.
Portanto esta mulher está levantando a ira de Egungun, para ela, filhos, família ou mesmo Ilè Àse.
As meninas de plantão que gostam de atabaque, fiquem cientes que isto pode causar um dano muito grande a pessoa.
Ire o.
Gostaria de saber mais sobre a função do Babaegbé em um asé
Ola Boa Madrugada a Todos …..
Bom sou Jonatas de Logun Edé … Bom a Minha Historia e meia Complexa . Minha mãe foi Iniciada de Oyá estando Gravida de Mim , bom nasci feito como já sei é confirmei algumas vezes .. mesmo assim dei minhas obrigações em dias… porem quando fui dar a de trêis ganhei o cargo de babalasé … porem so posso exercer depois que tomar meus 7 que sera agora outubro … gostaria de saber um pouco mais sobre meu cargo …
E Gostaria de saber se uma pessoa só pode ter dois postos .. e que em uma casa que fui como convidado e ajudante pois ajudei no oró o Orisá do Domo da Casa rodou e pediu que me chamassem e colocou a cabeça dele no chão pra mim … e logo depois que ele foi desvirado e a ekedji disse que o santo me escolheu como posto de Opaotún da casa dele …
Isso é Possivel ? deis de já agradeço … Motumbá a todos Mojubá !!!
E outra se eu sou abiasé eu tenho 21 anos de santo que é a minha idade?
Carlos se você olhar com calma as respostas, verá a descrição do cargo neste post.
As responsabilidades são dadas pelo seu sacerdote, mas o Bàbá Ègbé por ser o mais velho deveria ser o orientador dos mais novos, aquele que ensina tudo que estiver ao alcance do novato, ser um professor dos mais novos.
É diferente do Baba Kekere, mas ele pode receber muitas responsabilidades na casa.
Ire o.
Jonatas você pode fazer o que você desejar, seu livre arbítrio pode lhe levar a lua.
Se você acha que vai dar tempo, que não vai atrapalhar sua vida e nem o andamento das duas casas.
Assuma e seja feliz.
Ire o.
gostaria de perguntar duas coisas.
a primeira: na casa onde frequento a mãe de santo é uma, e a mãe pequena minha sogra.
pois bem, se meu noivo resolver ele terá de fazer com a mãe de santo pois sua mãe carnal não pode ser duas vezes mãe correto? mas ai a mãe pequena que poderia mexer na minhas coisas seria minha sogra… não nos tornaria irmãos minha mae de santo ser a mae carnal do meu noivo?
uma amiga de ketu disse que no keto não poderia… a casa é de Jeje e inclusive o Obaluae da minha sogra já suspendeu meu cunhado ( noivo da filha dela)…
Bom a segunda é… Vocês do blog em sua maioria são contra uma casa ser de canbomble e umbanda ao mesmo tempo. Bom se vocês trabalhassem a 40 anos com suas entidades de umbanda e depois bolassem em uma seção de candomblé? O que fariam? Deixariam as entidades que te apoiaram durante toda a vida? deixariam de atender ao pedido de raspagem do orixá?
Ou o contrário, se rapassem santo, trabalhassem e tal…. e um belo dia incorporasse um caboclo que deixasse o recado que você era muito importante e que precisava que voce fosse o instrumento para a missão dele aqui na terra?
sinceramente não consigo ver como trabalhar com umbanda e candomblé juntos pode ser ruim… cada um com seus dias específicos e com suas particularidades (umbanda não há sacrifício animal, candomblé sim. jogo de búzios responde apenas para questões do candomblé etc…)
acho que nenhuma religião é melhor que a outra e que se alguém tem guias de umbanda e Orixás de candomblé é porque ambos já se acertaram no astral para que um não impeça a ação do outro. nada é por acaso
Duvida creio que você e entendeu errado. Nunca dissemos que somos contra a pessoa cultuar Umbanda e Candomblé e vice e versa.
O que somos contra é esta coisa de fazer uma mistura de cultos, tocar tudo misturado e etc.
Eu não tenho nada contra esta coisa de mãe/pai raspar filho. afinal de contas qual a melhor mão para raspar seu filho?
A de um estranho ou a sua?
Esta coisa de filho não ser raspado por pai/mãe para mim é uma questão política.
As grandes famílias nigerianas fazem seus familiares e estes os sucedem geralmente e normalmente de acordo com o oráculo.
Porém, eu não estou aqui para mudar o que está posto e nem criar polemica.
Se você vai se filha da sogra e seu noivo filho da Iyalorisa você não vão ser ‘irmãos’ se este era o problema.
Outra coisa, não existe problema algum em trabalhar com energia de Umbanda e de Candomblé.
Nós nunca criticamos isso, reler o primeiro parágrafo.
O jogo de búzios fala de òrìsá e as energia inerentes (Iya mi, egbe orun, egungun e etc), porém, um jog por OdÚ trará informações sobre ancestralidade onde o recado destas energias poderá ser lido por um sacerdote versado em meerindilogun.
Você tem razão. Nada é por acaso, afinal de contas escolhemos nosso destino antes de vir a este mundo (Akunleyan).
Ire o.
Um dia escutei da boca de meu babalorisá que Cargo o Santo dá, mas a hora que ele quizer ele tira.. e lendo tudo sobre cargos vi que isso é impossivel.. por que será que um Bába tem a capacidade de falar isso para uma pessoa de Cargo dentro de seu Ilê. Eu sou a prova viva que ele disse que eu tenho Cargo mas ele tirou de mim.. pois me proibiu de frequentar o seu asé.
Daniela por isso os homens adora o òrìsá. Eles são humanos, eles mudam de ideia, de atitude e de caráter.
Oyè é um titulo, seja ele qual for. Fazemos por merecer (nos preparamos) ou nos propomos a assumir um cargo quando retornamos a este mundo.
Se o cargo é seu, você vai assumi-lo se estiver preparada, se tiver caráter e for correta em suas atitudes junto ao òrìsà, o oráculo apenas irá confirmar o que já está escrito. Se você não tem caráter, se você não se prepara, se você não tem espiritualidade o oráculo não vai lhe indicar ao cargo.
Porém, o ser humano, pode ignorar o oráculo e dar o cargo que bem entende e depois tomar de volta como se fosse uma mercadoria.
Cargo para mim hoje em dia está ligado a poder financeiro e o quanto ‘você’ me interessa enquanto explorado.
Òrìsà não dá cargo, ele apenas confirma o que ele já sabe.
Veja bem! Eu disse òrìsà, não são estes arremedos que vemos por ai e nem pessoas malucas que são piores ainda.
Ire o.
Obrigada da Ilha, sim tocar junto é errado MESMO. agora uma casa ser de candomblé e umbanda (em dias DIFERENTES) não vejo motivo para críticas… Mas não é todo mundo da página que pensa como o senhor não…
Já li comentários do Tomege que é absolutamente contra…
outra coisa: não entendi esse paragrafo não… o que significa essas palavras ditas por você
“O jogo de búzios fala de òrìsá e as energia inerentes (Iya mi, egbe orun, egungun e etc), porém, um jog por OdÚ trará informações sobre ancestralidade onde o recado destas energias poderá ser lido por um sacerdote versado em meerindilogun. ”
se não puder responder tudo bem, mas gostaria de aprender mais
Duvida eu não li este comentário e creio que a mensagem não seja esta.
Nós aqui do blog, pensamos da forma que me expressei, somos unanimes em apontar este caminho (dizem que ela é burra, a unanimidade).
Falamos em dias específicos, em culto especifico e em separação destas energias.
Ire o.
Duvida òrìsà e irunmolè é o que estamos acostumados a lidar no dia a dia. Energias citadas aqui, são aquelas que não são òrìsà.
Ìyà mi agbà, as Mães Ancestrais não são òrìsà, Ègbé òrun é a sociedade das crianças do céu – está ligada a todos os espíritos infantis, inclusive Abikú.
Egúngun – vinculado a sociedade ará òrún, nossa ancestralidade, aqueles que nos sustentam nos ombros, aqueles que retém o conhecimento que é passado de geração a geração. São muito importantes dentro deste contexto.
Um jogo por Odù é um jogo onde o òrìsà não fala, quem fala são os versos, Escrituras Sagradas, que os Odù carregam como se fossem escribas. Cada Odù é como se fosse um compartimento de conhecimento e testemunho de tudo no universo.
Então o Odù vai informar tudo que queremos saber sobre o òrìsà, sobre estas energias, pois eles guardam todos os segredos (estes segredos são passados através de ensinamentos orais, durante milênios), eles tem a informação que queremos. Por isso um sacerdote versado (com conhecimento) em Odù pode desvendar muita coisa.
Odù não é um cara que diz apenas que você tem òrìsà fulano de tal e você está positivo e negativo.
Procure em meu blog pessoal: http://www.orisaifa.blogspot.com
Um texto chamado: Uma definição de Odù.
Odù é a chave da religião, do conhecimento do òrìsà, a chave do universo. Eles são portais inter dimensionais.
Òrìsà não é deste mundo minha cara, quem já teve acesso ao ‘sair do corpo’ e vagar por outra dimensão, sabe do que estamos falando.
O universo é vasto e devemos seguir enfrente.
Ire o.
Olá, gostaria de tirar uma dúvida…
Segundo o jogo de búzios de minha mãe de santo, eu sou Ekedji. Porém, a uns dois meses eu recebi um egun por duas vezes….A pergunta é: Ekedji pode receber eguns?
Um fato importante é que nunca antes havia recebido nada ou sentido nada…e quando recebi o egun eu vi absolutamente tudo, tava consciente o tempo todo, só não conseguia para de me debater…
Ana Cristina, onde isto aconteceu?
Sua ‘Mãe’ sabe desta história?
Espíritos malévolos podem adentrar o corpo de qualquer um.
Procure saber de tudo isto junto a ao seu sacerdote.
Ire o.
Motumbá…
Sim, minha mãe sabe…as duas vezes foi ela quem me socorreu…..logo em seguida ela jogou para mim e no jogo apenas respondia iansã….foi perguntado a este orisá se precisaria de um ebó e a resposta foi positiva. Então foi submetida a um ebó de Iku, sendo que a seis meses atrás eu fui submetida a este mesmo ebó…Minha mãe jogou outra vez e o jogo não responde se sou ekedji ou rodante….uma vez é sim e outra é não. Minha mãe disse que se tenho entrada pra egun, também tenho entrada para orisá…mas não incorporo por nada….por isso minha duvida, se uma ekedi recebi egun…
Então a resposta é positiva?
Ana releia a resposta.
Creio já ter respondido.
Ire o.
You can definitely see your enthusiasm within the work you write. The sector hopes for more passionate writers such as you who aren’t afraid to mention how they believe. At all times go after your heart.
Thanks Madison, his words are very encouraging.
Ire Baba.
O segundo santo, “(Juntó)” – alieração -Como se chama em Yorubá o terceiro santo?
Motumbá.
errata – aliteração, no lugar de alieração.
Gabriel, esta configuração de terceiro santo não tem precedente dentro da cultura yorùba.
Ire o.
Motumba,
O primeiro filho/yawo de uma casa ja nasce com cargo por ser o primeiro (por levar o primeiro adoxu)?
Por meios de outros fiquei sabendo que esse cargo chama axopi? Acima esse cargo è referido a um Ogan.
Obrigado
Daniel o primeiro adosu de uma casa é Baba/Ìyà Ègbé, ou como costumam dizer runbono.
É um cargo, mas tem poderes limitados ou estendidos pelo sacerdote.
Ire o.
queria saber se o meu orixa pode suspender meu marido como ogan, pois o unico orixa que o suspendeu como ogan foi a minha oxum, mas somos casados.Queria uma resposta, quero saber se isso ta certo……………axe….
Viviane este entendimento vai de casa para casa.
Tem casa que não aceita marido e mulher, outras não querem marido e mulher filho da mesma mão e etc.
Quem poderá ter entendimento sobre isso é o oráculo.
Por isso Òrúnmìlá nos manda consultar Ifá, quando chegamos à encruzilhada que rumo tomar?
Ire o.
Olá,
lendo alguns comentários me deixou mais mais confusa. Sou de uma casa de angola( mas não é angola pura, com o tempo fui percebendo e pesquisando) Como confio , gosto muito de voces, gostaria q me tirasse uma duvida. Estou só frequentando uma casa que diz q é Ketu velho e a iniciação é de ifá, e tem os guerreiros o elegua( sou muito, muito crua nesse assunto, só citei os guerreiros e o elgua para facilitar do q estou falando) enfim, lá o baba ( q tbm ele nao é baba pois o q entendi está acima, senao me engano é Oba, disse para mim que eu poderia me iniciar( mas nunca iria jogar, pois mulheres nao jogam ifa, ok) mas o que seria uma Iapetebi ifa( sei q escrevi errado tbm). Elas podem jogar, né? mas a duvida maior é quando li, q o senhor diz que não é rodante, sera q entendi certo? ou seja um obá não roda? Pq ele é rodante sim… Pode tirar minha duvida? ele me deu um livro para ler, mas é de Pierre Verger disse q apos esse livro vou ler mais 5 para q eu primeiramente conheça o candomble e depois com o tempo vou me aprofundando, mas ou menos isso q ele falou( nao estou com pressa) só queria conhecer mais sobre ketu velho q nao é engenho velho, mas nao acho nada sobre, na internet. Ele me explica muito. Mas gosto de buscar… Obrigada mais uma vez pela atenção de vcs!!
Kelly as informações que lhe passaram me deixaram muito confuso também.
O que eh Keto velho?
O que seria iniciação em Ifa feita por um Obà?
Guerreiros e Elegua (nome de Èsù em Lukumi/Santeria cubana), tem um Baba que não eh Baba eh Obà, e iria te iniciar mas não pode jogar, jogar o que?
Ifa não se joga, Ifa eh a palavra de Deus, o Babalawo e a Iyanifa jogam Òpèlè, sendo que o Babalawo também joga Ikin.
Apetebi eh a esposa do Babalawo e não joga, se ela for apenas Apetebi.
Quem não eh rodante?
Kelly iniciação em Ifa eh feita por um Oluwo (cargo acima do Babalawo), para se iniciar alguém em Ifa requer muita coisa, a mais importante delas eh o quarto sagrado que chamamos de Igbodu que guarda um objeto muito sagrado chamdo cabaça de Odù, sem isto, sem nada.
Obà eh o rei de uma cidade nigeriana, existem vários Obà na Nigeria.
O que você esta relatando me parece uma mistura de leh sem creh.
Cuidado onde pisa.
Quanto a estudar, acho ótimo e muito benéfico.
Ire o.
Obrigada de coração!!
Tudo de bom pra voces!!
Eu estou gostando tanto, mais tanto de Ketu… Meu filho tem 13 anos e ano passado fez terekompenso, sendo q nossa zeladora não levou ele na cachoeira e nem me levou tbm, quando fiz meu santo, nem dei satisfação a lugar nenhum, é algo q me incomoda muito dentre outras coisas. Eu já li várias e várias respostas de voces. Sei que não indicam casa. Mas eu quero cuidar do meu santo , não quero que meus orixas comam meia boca. Fiquei confusa agora.Não sou rodada de candomblé!! Pois não sei se expliquei errado pois sao tantas informaçoes, mas em relação ao ketu velho, isso ele diz que é sim.. Ele diz que pra ser um Oba primeiro tem q ser um baba, e depois ele foi, senao me engano lá em santa cruz da serra em uma cerimonia de nao sei quantos dias.. para q começasse a jogar, primeiro só na esteira e depois foi mudando isso eu lembro. E as iapetebis não jogam como ele na esteira com buzios e umas pedras,ele tambem falou sobre ÓPÈLÈ!!( MAS SÓ HOMEM Q JOGA ASSIM) elas nao podem ( seria um jogo de buzios normal acredito eu) Eu só quero cuidar do meu espiritual e dos orixas meu, e o meu filho cuidar do dele. ACHO EU QUE QUANDO COMEÇAMOS A LER, MESMO QUE AS NAÇOES SEJAM DIFERENTES TEM COISA Q É UNIVERSAL, MINHA CASA É DE ANGOLA UM POUCO MISTURADA MAS…AMO A ZELADORA MAS AMO MAIS MEUS ORIXAS, E QUERO CUIDA-LOS CORRETAMENTE!!!Moro no Rio, caso se voces puderem me passar uma casa onde realmente há seriedade eu ficaria muito feliz!!Não falo que ela não seja séria mas me parece muito uma receita de bolo.. lendo sobre iansa por exemplo descobri q não é tão simples assim.. os fundamentos mudam, e eu percebo q não se faz nada diferente.. vou deixar meu e-mail kelly_cris6@hotmail.com
Mais uma vez obrigada!
Pense com carinho no meu caso por favor!! Por Ogum meu pai!
Kelly dentro de nosso culto não existe cargo de Obà.
É muita confusão e vaidade misturadas.
Eu não vou gastar meu tempo com idiotices de Baba, Obà, Apetebi, esteira com búzios e etc.
Acho que você acordou e se agora você enxerga coisas que não estão certas, imagine quando começar a conhecer os mistérios.
Talvez seja tarde para concertar sua vida.
Se você que uma boa casa de Candomblé eu indico a casa de Baba Fernando, nosso moderador.
Minha casa está em construção e não cultuo Candomblé, faço Culto Tradicional Yorubá.
Se você quiser eu encaminho seu email para ele.
Ire o.
Sim, agradeço de coração!!
Muito obrigada mesmo!!
Encaminhe por favor!!
Um grande e forte abraço!!!
Mandei seu email.
Ire o.
Mutumbá!
Gostaria de saber sobre as vestimentas dos cargos…
Eu sou Ekedji,na minha casa usa-se baiana, pano de cintura…
mas, se quisesse, poderia não usar?
Ana clique na foto de Baba Fernando e veja post sobre vestimentas no Candomblé o trabalho é raro e muito bem feito.
Ire
Motumba? A todos.
Olá pai Nelson Souza.
Sou aqui do Acre Rio branco, só queria saber de algumas coisas ,
Quais são os cargo que pódem ser dados a os filhos de oxumare???
Felipe você pode falar com o Nelson em ori.com
Ire
Motumbá!
Eu gostaria muito de saber se dentro do axé como uma ekede e ogan deve chamar uma pessoa feita de yakekere da casa.
Agradecida
Gisele se ela tem cargo, nós a chamamos pelo cargo ou Ìyà (Mãe).
Ire
Pode um NÃO RODANTE, uma pessoa que NÃO ENTRA EM TRANSE, vir a ser catulado, raspado e adochado, tirado o nome no salão pela mãe ou pai se santo, numa casa tradicional de preceitos e dogmas antigos como regem a religião, e depois das obrigações cumpridas como yawó até os 7 anos vir a ser um pai ou mãe zeladores de santo?
É importante deixar claro que absolutamente tudo que se passa com um yawó deste a sua iniciação até os 7 anos foi realizado!
A dedicação a religião e a fé são indiscutíveis.
Iyawo pode sim.
Tem gente que no Rio de Janeiro que foi sentir òrìsà com 21 anos de iniciado, gente famosa, achando que era ogan.
Tem mais exemplos, mas, não quero falar de pessoas que não me autorizaram a expor este assunto.
Apenas lhe digo que existe sim.
Ire
Uma pessoa que acabou de fazer o santo pode receber cargo ? pelo que sei só com 7 anos, mais disse que ja veio predestinado ao mundo com esse cargo
Vivis (ô língua, rs).
O caminho de um Iyawo é longo e demorado.
Nem sempre se deve esperar fazer o tal sete anos para assumir uma responsabilidade na casa.
Não sendo cargo em que é obrigatório os sete anos e sendo a pessoa responsável e da confiança do sacerdote, não vejo problemas.
Eu disse: Depende do cargo, relações publicas é um cargo e levar recados é outro.
Ire
Motumbá, não entendi a colocação da nossa irmã Vivis, porque só com 7 anos,se a mãe de santo sabe que o Iyawo não vira, pq esperar 7 anos.
e Tb. da Ilha, não entendi a sua colocação quanto ao cargo, a mãe de santo não pode dar um cargo importante se o filho não tem 7 anos ?
Se ele foi feito de santo,foi catulado, raspado e adochado, tirado o nome no salão pela mãe ou pai de santo, não pode ter esse cargo, somente com 7 anos. ?
agora fiquei em duvida, ou dependendo do cargo é somente p/ agradar o Iyawo. ?
Agradeço, e espero uma resposta.
Marques seu comentário em cima da Vivi está inconclusivo. Ela não disse o que você citou.
Cargo importante precisa de tempo e tombo para a função. Ninguém pode ser atropelado e não se pode atropelar.
Onde já se viu um Iyawo comandar uma cozinha, com que experiência?
E se tiver experiência está errado, pois cozinha é lugar sagrado, não é lugar de Abian.
Pode estar adosado, catulado, raspado, lavado, enxaguado e jogado pro alto. Não tem cargo de responsabilidade para Iyawo novinho.
Tem que aprender, estar na lida, saber obedecer/fazer para um dia valorizar e saber se comunicar, pedir com carinho e dar atenção aos mais novos.
Não existe vaidade no recebimento de cargo, os que assim agem não sabem o peso e a responsabilidade que os esperam.
Quem agrada Iyawo é um bom sacerdote, como deve, alias agradar a todos os iniciados ou não da mesma forma.
Agora…
Vender Cargo é outra história e nem vou entrar em assuntos baixos.
Ire
Motumbá
Permitam expôr uma vivência minha. Com 3 anos de feito, tive a surpresa de receber Cargo, recebi com honra mas sobretudo com grande apreensão já que minha vivência no axé era bem pouca, tudo que eu sabia era com estudos literários e na lida em meu ILêAxé. Confesso que questionei, afinal eu não me sentia preparado e já havia lido sobre essas questões, receber um cargo sem estar devidamente preparado para exercê-lo, sem contar que há uma certa pressão de que vc saiba exercê-lo por parte de todos da comunidade, o que é natural. Ouvi de minha amada Yalorixá que os Orixás sabem o que fazem e não foi à tôa, citou algumas coisas que ocorreram nesse período de minha vida no axé que não precisam ser relatadas que me fizeram entender e aceitar a missão, porém, continuo no exercício do aprendizado, ainda mais intenso que antes, ainda ouço mais do que falo, baixo a cabeça para os mais velhos e me sinto como um iniciado diante do tamanho do conhecimento que tenho pela frente. Se minha Mãe Oxum o fez, quem sou eu para questionar, o que me cabe é fazer por merecer.
Só fiz esse relato para mostrar que passei por experiência própria a aceitar a entrega de um cargo antes dos 7 anos, meu maior questionamento é na conduta daquele que vem a se tornar uma autoridade, deixando o cargo subir a cabeça e esquecendo que o aprendizado é contante.
Ire
Alagbo aseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Ire
motumbá o todos,
parabéns, Alagbo, concordo plenamente com suas palavras e acho que o aprendizado será sempre e constante,por isso não concordei com os relatos anteriores.
Ase
Kolofé a todos.
Gostaria de saber se realmente existe a qualidade de Ogum tó, nem sei se é assim que escreve; ouvi e gostaria de saber, pois nunca ouvi falar.
Dofona temos post sobre Qualidade de Orixá.
Ogunn té (é sobre isto?) é um caminho de Yemojá.
Quer dizer: Aquela que é cultuada no rio ogun, na Nigéria. Apenas uma forma de louvar este òrìsà.
Aqui no Brasil é qualidade, tem fundamento com Ògún e etc, etc e etc.
Tó (diga tó) = basta, suficiente.
Usamos esta expressão para selar um ebó.
Ire
Li aqui uma coisa que me deixou confusa…
Uma Ekedji pode receber um espirito malévolo ou seja um egun.
Então quer dizer que tem entrada para egun mas não tem para orisá?
Julia eu nunca vi uma Ekeji receber nada, seja Égun ou outra energia.
Dentro do culto Tradicional não temos Ekeji e todos tem contato com o òrìsà.
Ire
eu gostaria de saber de vocês que o cargo de iaquequerê sendo como numa hierarquia de mãe pequena roda ou não roda no santo!
oi eu sou filha de ode estou a ganhar um cargo e queria saber qual
Dofona eu também gostaria de saber qual cargo você vai ganhar, volte e nos conte.
Ire
Luzinalva as pessoas vem mudando tanto as coisas, de acordo com seus recursos pessoais.
As vezes não se tem em quem confiar e acabam elegendo uma Ekeji, as vezes um Elégun e por ai vai.
Se temos uma mãe pequena na casa com certeza ela é raspada e poderá participar de muito mais coisas que uma Ekeji e um Ogan.
Somente quem tem, pode dar alguma coisa.
Respondido?
(Não pense que não percebi suas segundas intenções, kkkkkk).
Ire Iya
Boa noite a tod@s!
Primeiramente, gostaria de parabeniza-los!
Eu sou Abian, filho de Oxossí, e frequento uma casa de Ketu. E tive o primeiro contato com a religião a aproximadamente uns 9 meses. Mas antes de entrar pro Candomblé eu conheci um Babalorixá, com quem tive um relacionamento algumas poucas vezes. E ao frequentar a casa dele eu me aproximava cada vez mais da religião. Esse mesmo Babalorixá recebeu um caboclo em um corte para o qual eu fui convidado, e foi a primeira vez que vi uma entidade espirita. Não tive medo, e não senti absolutamente nada. Vi tudo com muita naturalidade, como se eu já tivesse vivido ou estado naquele ambiente varias vezes antes. Quando essa mesma entidade estava se despedindo, ela me disse três coisas: “Você é do santo. Você é rodante. E sua hora vai chegar”. Na hora, nada daquilo vez nenhum sentindo para mim. Mas esse foi o estopim para que eu buscasse conhecer, pesquisar e estudar cada vez mais sobre tudo isso. Enfim… Hoje eu ainda frequento essa mesma casa. Já tirei Ebó, dei Bori, tenho pai pequeno e mãe pequena… Mas quem fez tudo isso foi minha mãe Ekedi, pois o Babalorixá disse que não podia tocar no meu Ori, nem fazer nada dentro do Axé, nem nunca me deu um banho de ervas. (Mas como todos nos sabemos, Ekedi não pode raspar ninguém de santo, certo? Infelizmente. Pois amo muito ela) Eu comecei a frequentar outras casas, já que eu o Babalorixá não podia ser meu Bàbá pelo fato de a gente já ter ficado… Ele é uma pessoa muito séria e muito ética dentro do Axé. Eu fui à muitas outras casas, mas não me senti como eu me sentia lá. Hoje eu voltei pra essa mesma casa, e involuntariamente e de forma bem espontânea eu chamei o Babalorixá de “meu pai”. E de um tempo pra cá vem crescendo a vontade de escolher ele como meu Bàbá. Ele me disse que achava que podia. E que se ele não pudesse me raspar de santo, que Oxossí pudia (Já que ele também é de Oxossí). Mas queria muito que ele pudesse ser meu Pai, me dar banho, tirar Ebó em mim, emfim… Mas depois disso eu passei a chamar ele de meu pai e pedir a benção pra ele. Antes eu me sentia “excluído” de certa forma, já que todo mundo no terreiro pedia a benção e chamava ele de Pai, menos eu. Já faz uns 15 dias que tô chamando ele de “meu pai” e pedindo a benção. Eu tive uma conversa com ele sobre tudo isso. Ele me disse que “achava” que podia, mas que a partir desse momento que nós nunca mais teríamos mais nada. E deixou bem claro que nunca mais poderíamos ficar, ou coisa do tipo. Me “arrependo” de tê-lo conhecido antes de entrar pro Candomblé, pois tenho nele uma pessoa muito ética e muito certa nas coisas, que leva o Candomblé muito a sério. Mas eu ainda fico meio receoso de chamar ele de “Meu pai” e pedir a benção pelo que as pessoas do terreiro vão dizer e por medo de isso não ser “certo”, enfim… Gostaria de saber se ele pode, a partir de agora, ser meu Babalorixá de verdade? Se a gente deixar tudo que aconteceu pra trás, no passado, ele pode ser meu pai? Essa dúvida está me tirando o sono e acabando comigo, pois amo a religião e os Orixás, e meu pai Oxossí. Agradeço pelo tempo que dispôs para essa leitura. E desde já agradeço! Muito Obrigado!
Asé!
Ricardo onde está o problema?
Se há respeito, vamos enfrente.
Ire
Mas pode me raspar de santo?
Ele pode ser meu Bàbá?
Ricardo que tal perguntar a oráculo?
Ire
Ele pode jogar pra mim?
Ou devo pedir outro Babalorixá ou Ialorixá pra jogar pra mim?
Eu fico cheio de dúvidas porque muitas pessoas vem me dizer que isso é errado e que ele não pode ser meu Babalorixá pelo fato da gente já ter ficado… Desculpa se estou sendo prolixo ou redundante. Mas eu realmente precisava me desabafar e perguntar isso pra alguém que tenha mais conhecimento. E esse Blog sempre foi uma referência pra mim.
Gratidão!
Ricardo o melhor mesmo é alguém neutro para lhe orientar.
depois das respostas você vai ter a orientação que você precisa.
Ficar ou não ficar já passou.
O que importa é ser ou não ser promiscuo.
O Ilè àse é um templo e sua vida depois de iniciado é a extensão dele, portanto o caráter estará sendo analisado constantemente.
Nunca esqueça destas palavras.
Ire
Odé Obocifuò!
OI , GOSTARIA DE SABER O SIGFICADO D LONIM E O SIGNIFICADO DE YBAIN?
RÕ eu não sei.
ire
A benção a todos os Babalorisas, Ebomes e irmãos aqui presentes.
Gostaria de um esclarecimento sobre cargos dentro de um Ilê Asé : existe o cargo de ONIBODE ( o que conheço sobre a lituragia da nossa religião é que ONIBODE é o guardião do Orun ), dentro do Aramefá Odè ?.
Antecipadamente obrigado !!
Que nosso pai Odé nos abençoe a todos.
João Onibode que dizer Oni= O grande rei do portão = Èsù.
Eu não conheço este nome de louvor de Èsù como cargo dentro do culto de Òsóòsì.
Ire
Olá , boa noite , tenho uma dúvida .
A Padilha fica me irradiando em algumas festas de Esú , mais não chega a me pegar , ela dá uma gargalhada e vai embora , queria saber se com isso eu vou ser rodante ? ou pode acontecer de quando fazer um ebó grande ( no qual nunca fiz ) ela não me pegue mais e eu seja confirmado como ogã? porque eu já fiquei sabendo que uma vez um menino de oxalá ia ser ogã e quando chegou no ronkó oxalá pegou e não quis ficar , aí rasparam o menino como Babaefun ( Acordado ) , queria saber se pode acontecer isso comigo , ou só pela irradiação dela serei yawo?
Rodrigo quem vai determinar todas estas coisas (alias, desvendar) será o oráculo, ele vai mostrar o que está encoberto.
Se Ogan ou Iyawo, faça o caminho correto, entre para uma casa, espere um ano, dê seu Bori, faça os ebos que tiverem que ser feito e ponto final.
Não entramos na religião para ser isto ou aquilo, entramos por que fomos tocado pelo amor e fé no òrìsà.
Ire
Bom Dia! Prezados, Gostaria de tirar umas dúvidas.
Há algum tempo procurei uma casa de candomblé para me consultar e me tratar, pois estava com vários problemas e vários amigos me indicarão, fui a uma, mas não gostei iniciei e não terminei as limpezas etc. Depois de um tempo iria fazer com um amigo, mas meu coração travou e de repente uma historia muito estranha que não vou detalhar agora, mas foi do nada aparece essa pessoa que atualmente me cuido e gostei e concluir as limpezas etc. me sinto muito bem nesse local.
Só que fui assistir umas reuniões e do nada o caboclo da pessoa me pegou girou etc. fiquei super tonto e todo me tremendo com as mão frias, não cheguei a bolar como dizem. Mas depois fui jogar as cartas e toda vez que jogo meu orixá esta pedindo meu Bori eu estou adiando.. Sou de Oxaguian e Yemanja, so que depois de uns tempos tem acontecido algo, não queria me iniciar, pois sei que tem varias obrigações que devem ser cumpridas. Fiz uma pergunta a ao pai de santo só por curiosidade se eu fizesse as coisas o bori e etc, eu iria fazer santo logo? Ele olhou e deu que iria sim mais não disse prazo e ainda deu que eu teria cargo no terreiro.
Não sei o que faco ou tenho que fazer e o pior que ele falou que meu orixá não esta satisfeito 100% sempre dar nas cartas e buzus. Disse que posso levar surra ou minha vida desandar toda isso também procede?
sim! Cargo esse dado pelo orixá dele, e o pior que na horas depois de varias confirmações de todas as cartas e buzus, ainda foi para outro baralho que eu repartir as cartas escolhi de costas e depois de vários embaralho as duas únicas cartas que puxei por final, nao vi nada pq estava de costas as cartas era dos meus orixas, oxaguian e yemanja, fiquei super surpreso, sem chão… não sabia o que dizer nem fazer, pq sei e vi que não foi falcatrua.
Laert somos nós que nos matamos, òrìṣà não vai te mata pq vc não quer se iniciar.
O medo sim, é ele que vai te matar.
Livre arbítrio, foi deus que te deu.
Se não está preparado não vá.
ire
Muito grato Da ilha.
Olá! Sou ainda completamente “leiga” no assunto que se refere a candomblé e gostaria de saber se mesmo pai/mãe de santo pode raspar duas pessoas que se relacionam de forma afetiva? Ou isso depende da nação?
Aguardo retorno!
Obrigada!
Deise depende da casa.
Eu e minha esposa somos filho da mesma mão.
Mas pode causar problema se não houver entendimento entre: Sacerdote, marido e esposa.
ire
Há muitos anos atrás participei dos primeiros passos da construção de um terreiro mas não sou iniciado e nem nunca fiz um bori . Numa festa , quitandinha de erê , nesta casa o erê de ogum entrou em um dos quartos recem construidos e pegou um xére começando a chamar , chacoalhando o instrumento na cabeça dos convidados os seus respectivos orixás foi quando o único ogam da casa tocou as costas do erê com a cabeça e Ogum se fez presente . Ogum pede uma cadeira e diz que eu seria suspenso aquele dia e assim se fez e como não tinham Ogãs na casa os orixas que foram chamados pelo erê suspenderam a cadeira . Fiquei emocionadíssimo e surpreso e até hoje me emociono quando lembro . O que me intriga muito é que nos jogos que fiz depois não me reconheceram como Ogã. Será que aquela cerimonia tão bonita e marcante para mim não teve um efeito real .
Anderson eu nunca vi Erè tocando Sèrè de Sango, que tem um poder… Deixa para lá.
Na minha opinião vc e os outros foram levados e enganados, desculpe.
Erè com…
ire
Também penso da mesma forma por isso a dúvida tinha que ser sanada . Obrigado pela sinceridade . Vou ficar mais atento .
Prezados,eu não entendi qual a diferença da palavra Babalorisá e Òlóòrisa.
O que é um Babalorisá?
O que é um Òlóòrisa?
Aguardo um retorno.
Muito obrigado.
Pesquisador é o mesmo cargo com nomes diferentes.
Oló = senhor/dignitário
Baba = ancião/venerável
Todos os dois neste caso cuidam de òrìsà.
Ire
Kolofé! Boa noite!
Hoje conversando com um conhecido da nação ketu,ele me disse que seria raspado pela ekede da casa,uma vez que sua esposa fora raspada pelo pai de santo. Tomei um susto,sempre me disseram que ekedi não raspa ninguem. Quando disse isto a ele,justificou dizendo que ela era de oxalufã,mas e dai,ela não continua sendo ekedi? Enfim, disse a ele que respeitava,afinal,de nação para nação ha muitas diferenças,mas como não compreendi,vim aqui para que me esclareçam,na nação ketu ekedi pode fazer funções de mae de santo?
boa noite! gostaria de saber o que significa OFAILE de ODE um parente meu recebeu esse cargo na casa. ela foi feita ogum ,mais pq a casa nao faz exu que o certo seria ela ser de exu. acho que tem algo errado ai e gostaria de ajudar.
Malu a melhor forma de ajudar e sentar com o sacerdote dela e fazer estas perguntas.
Ninguém melhor do que ele para dizer, afinal de contas isto não é jogo de esconde-esconde, estamos falando e tratando da vida de um ser humano.
A ética neste caso fala mais alto.
Ire
Compreendo mais esse cargo existe. mais eu gostaria de saber qual significado de OFAILE DE ODE?
bom dia, gostaria de saber se no culto de Babá Egungun existem cargos que podem ser ocupados por homens rodantes. obrigado
Leandra procura saber quem é menininha do cantua.
Claudio eu conheço pouco do Culto no Brasil, porém, no culto tradicional isto é irrelevante.
Porém, aqui no Brasil isto é coisa de Ogan.
Ire
Olá, boa noite a todos.
Bom, gostaria de saber qual o nome do cargo dado a uma mulher em que ela se torna responsável pela água do poço? Ou melhor, as águas da Oxum? Existe a possibilidade da existência deste cargo dentro do axé?
Obrigada pela atenção!!
Mobumbá aséo
Boa tarde! Colofé!
Gostaria de saber se o Axogum necessariamente tem que ser filho de Ogum?
Preta eu conheço Asogun ‘famoso’ que é iniciado em Osoosì.
Responde sua pergunta?
Ire
Paula dentro do Culto Tradicional a pessoa encarregada de cuidar do pote de água e dos ornamentos sagrados de Òsún é uma especie de Empregada de Luxo, chamada Arugba que trabalha ao lado da Ìyà Òsún e o Aworo, sacerdotisa e sacerdote máximo do culto.
Ter que cuidar do pote sagrado de água é complicado, requer muito compromisso e pontualidade.
Todas as águas frias e doces são morada de Òsún, porém, quem vai tomar conta deste poço deve ter uma responsabilidade muito grande.
Ire
Motumbá a todos!
Bom dia !
Fui confirmado ogan há um pouco mais de um ano.
Tendo recebido o cargo de ogan do asé. ( Meu Babá diz que o meu cargo êh “atejegbé”.)
Eu participo de todas as cerimonias de uma feitura/obrigação , quando digo todas são todas mesmo, claro, excetuando-se os orôs que so participam as iyabás… Rs…
Mas quando eu tento saber mais sobre o meu cargo e o Pq de eu ter ganhado tal responsabilidade ele desconversa…
Isso me consome há um bom tempo…
Pois como eu posso me preparar sem ter um norte?
Tipo… aonde está a minha essência ?
Aonde está o meu fundamento?
Resumindo… Quem sou eu dentro do asé?
O q posso fazer ou não fazer?
Grato pelo espaço cedido!!!
Omogyian
Omogiyan
Infelizmente não conheço este cargo para poder lhe ajudar, não está dentro dos cargos vitalícios que eu tenho conhecimento, porém, se você tem esse cargo é necessário saber as funções dele como por exemplo: Axogun-aquele que é responsável pelo sacrifício: Alagbe- aquele responsável pelas cantigas; Onilú- aquele responsável pelos Ilús (atabaques); etc,etc,etc. O cargo é confirmado no jogo por Orunmilá. Pode ser um cargo criado dentro da sua casa e que seja específico para você, são chamados de cargos transitórios dados somente pelo zelador e só ele pode lhe esclarecer.
Axé.
Ola bom dia, gostaria de saber qual a função de uma Yaossun na casa sua obrigações obrigada Elizangela
gostaria de saber quais elementos constam dentro de uma cuia quando se faz obrigação de 7 anos , deká no Omolokô. E se constam só folhas dentro desta cuia está correto ?
Obrigada
Eliz, essas coisas não são comentadas e nem postadas.
Abs
Elizangela dentro do Culto Tradicional a Ìyá Òsún cuida de tudo referente a Òsún, desde o Osè semanal, passando pela iniciação dos Elégun de Òsún, até culminar com a festa anual do irunmolè, neste caso estamos incluindo todos os Oro pertinentes ao festival, excetuando o Oro de Eégúngún e Ifá, que é feito pelos sacerdotes que cuidam destas energias e terminando com o balaio (ebo Òsún) que vai para o rio.
Ire
Gostaria de saber sobre o cargo Abotunsso ( não sei se escrevi corretamente a palavra)
Luciano,
Não conheço.
Axé.
Adorei
O que é sub posto de otun e osi ?, por que axogun é um sarcedote e tem que ser chamado de pai ?, vou ser feito de axogun mais meu orixa não é ogum, vou ser chamado de pai desde um dia de santo ? ou só com sete ?
Lucas,
Essas perguntas você deveria fazer ao seu zelador,você tem que ter confiança em quem você está dando sua cabeça. Todo Ogan quando alcança o respeitos de todos dentro de uma Casa, naturalmente será chamado carinhosamente de Pai, principalmente por aqueles para para qual ele copou. Otun e Osí são cargos de Egbon e não de Ogan. Axogun é um cargo de Ogan.
Axé.
Por que os ogãs são os malas ?, e li em algum post por aqui que eles são educados para serem autoridades isso é verdade ? estava numa festa e sem querer ouvi a conversa dos ogãs e um disse que não troca benão com yao. e tenho a impressão que eles trabalham bem menos que os yao isso confere ?
Serginho,
São banalidades! Ogans deve respeitar iyawo da mesma forma que iyawo deve respeitar Ogan, afinal, todos contam tempo de iniciação e ariaxé. O zelador deve interferir e posicionar este Ogans quanto a educação religiosa.
Axé.
Motunba, sou Ogãn filho de Ayrá e recebi o cargo de Obá Abiodun no Ile que frequento. Gostaria de receber informações sobre este cargo, pois muito pouco se encontra na internet, apenas algumas referencias a outros Ogãn’s com o mesmo cargo, porem nada de informações sobre as atribuições do cargo. Aguardo ancioso pela resposta.
Reinaldo,
Este cargo é o de Ministro de Xangô. São os 12 Obás, corpo de Obás criado por Mãe Aninha do Opo Afonjá para pessoas ilustres como Jorge Amado, Caribé, Gilberto Gil, etc, etc, para defender e lutar pelos interesses da Casa e da religião afro-brasileira.
Axé.
Bom dia.
A bença a todos
Gostaria de sabe se existe EKEDE DE MOEDA?
A dupe.
Sol,
Não sei o que é isso, mas, posso lhe garantir que não existe.
Axé.
Adupe.
Prezado Nelson
Gostaria de saber como é feito o ritual de confirmação de um abiaxe oriundo de uma transmigração espiritual (morre em algum lugar, país,etc) e nasce na mesma hora ou horas depois em outro lugar e outro corpo. Carecendo apenas de um ritual de confirmação ou coroação do Ibá Orí (três adoxos e tudo mais), conforme o cargo espiritual designado por Ifá. É oferecido á Olodumaré pelos seus pais ou tutores e jamais conseguirá fugir de seu odú (predestinação), sob pena de refugar á missão terrestre (morrer), missão esta que geralmente é politica, missionária social ou espiritual.
Luiza,
Chamamos de abiaxé,quando a pessoa entra de obrigação estando grávida, seu filho será um abiaxé.
Essa transmigração não existe na religião dos OrixáS, pois quando morre um iniciado é feito um ritual específico chamado axexê.
Não existe reencarnação de pessoas, e sim o retorno da energia, o sopro de vida oriunda da própria energia do nosso Orixá.
Òlòdùnmárè wá gbé o
Olá, boa tarde.
Ouvi uma conversa entre um ogan e outra pessoa e ele se identificou como Kssigaragobê. O que quer dizer?
Taty,
Deve ser a digina (nome pelo qual é consagrado) dele.
Axé.
Olá boa noite,motumbá.
Eu gostaria de saber oq faz uma Iyádagã,pois recebi esse posto e meu babalorisá pediu q eu fosse atras e procurasse saber oq faz uma iyádagã,ele acha muito fácil se ele mesmo me dissesse.
Rosangela,
Iyadagan é a responsável pela liturgia de preparação do Ipade de Exú e vulgarmente chamam de “colocar Exú na rua”, ritual que antecede os festejos da Casa. Não confundir com Iyamorô que é responsável pela liturgia de preparação de Baba Egun.
Muitas casas resumiram as funções de Iyadagan e Iyamorô numa função só, ambas fazem as duas coisas.
Entendo que um posto está ligado a vocação para tal responsabilidade pois esse posto é concedido por Orunmilá com a concordância do seu Orixá e além disso é um cargo vitalício.
Motumbaxé.
Prezados Bom dia , Motumbá
Parabenizo aos meus Egbon por este meio de disseminação de conhecimento, está ação é louvável e sei que tem auxiliados a muitos.
Preciso, por favor, e se possível, que me sejam esclarecido o que significa ou quais as atribuições dos cargos (postos) Yá Sinjé e Asojuoba.
No mais agradeço a atenção.
Olórun Modupe
Wagner,
Obrigado pelas palavras, de minha parte não conheço esses cargos, talvez Asojuoba seja o mesmo que Ojuobá. Se descobrir nos informe e qual o axé e sua procedência.
Mutunbaxé.
Boa noite, não sei se vocês podem me responder, gostaria de saber o que é um pejigan para o culto ketu. Os pejigans podem entrar em transe? Receber o orixá, ou já q é uma denominação de ogan q não sei ao certo, tbm não recebem, não rodam com o orixá???
abian,
Para se tornar um Pejigan, antes de mais nada tem que se confirmar como um Ogan e como você sabe Ogan não entram em transe, não rodam com Orixá. Pejigan é um cargo de relevante dentro de uma casa de candomblé, assim como o Axogun e o Alabê.
Axé.
Boa tarde Baba Fernando e meu Kolofé aos mais velhos e mais novos.
Baba, não achei post melhor para expor minha dúvida, principalmente depois que o irmão acima perguntou sobre Pejigan e etc..
Enfim, ja escutei algumas vezes por colegas, amigos e alguns grupos de wpp sobre a religião a afirmação: ‘Ogan/Ekedi não tem casa!’ e por incrível que pareça não foi pejorativo mas como se fosse muito comum. Minha pergunta é: Pode um Ogan, uma Ekedi ou ainda um mais velho ter mais de uma casa?
Melhor dizendo: Um Pejigan de um determinado Orixá pode ser convidado a ser Alabê de outro Orixá? O mesmo ocorre com Ekedis?
Grato desde já,
Boa tarde e abraços fraternos!
Fomo,
Os cargos de Ogan e Ekedi são exclusivos a sua casa matriz, porém, isso não quer dizer que tanto ogan quanto uma ekdi não possam exercer seus cargos em outra casa se assim forem convidados, porém, não há necessidade de receberem cargos em outra casa, uma vez que já são confirmados ogan e ekedi servirão para sempre os Orixás. Um ditado antigo: Ogan e Ekedi são feitos para o mundo.
Axé.
Que os orixas continui Abençoando todos os senhores para que esse site possa sempre nos proporcionar tudo qu
e precisamos. muito axé todos (Sou Lia d ewa e tenho 12 anos de raspada fui feita no axé gantois a pouco anos meu zelador veio a falecer a casa fechou e fui para o engenho velho hoje me encontro com duvidas de algumas coisas que eu não estava acostuma no meu antigo axé, por exemplo o kelê de Ewa no meu antigo axé é vermelho cristal fiquei sabendo que na Angola ele é rajado de vermelho e amarelo mais nessa casa que eu me encontro ele é vermelho cristal com a conta dourada de osum e de Oxumare vermelho cristal Dourado e Verde cristal o de Ode azul turquesa de cristal, Eu gostaria de saber se isso que está acontecendo no engenho velho é correto E se no brasil oxumare vem na frente de oxosse
Lia,
Cada Axé as cores de Ewá variam. No meu entender Ewá é miçanga vermelha rajada de amarelo. Oxumare é miçanga verde rajada de amarelo e Odé é miçanga azul turquesa. No ketu, Oxóssi vem na frente de Oxumare.
Temos um post que fala sobre fios de contas, clique na foto da Manuela e procure esse post.
Axé.
Motumbá aos mais velhos e aos mais novos
Sou Obá de Xangô, recebi o cargo do Orixá de minha Yalorixá em minha obrigação de 3 anos. Hj estou preparando-me para a obrigação de 7 anos. Sou o braço direito de minha zeladora e de meu Egbé, por isso meus irmão comentam se existe a possibilidade de uma pessoa ter dois cargos. Ou seja, pelos irmãos e pela minha zeladora eu teria sido Babakekerê mas o dono da casa me “suspendeu” Obá de Xangô. Existe a possibilidade de mesmo sendo Obá Otum também receber o cargo de Babakekerê do ilê?
Desde já agradeço pela atenção.
Alex,
Existe sim a possibilidade, pois existem cargos vitalícios (babá kekere) e existem cargos transitórios ( babã otun).Você abre mão de um transitório para o vitalício.
Axé.
Boa tarde! Motumbá a todos
Baba, o senhor conhece o cargo de Baba Oxola/Axola?
Leandro,
Não conheço.
Axé.
Ibukun ni mi atijọ ãke ti o dara ọjọ, eu me chamo Miguel e meu cargo no axé é perjigam confimado no jogo de orunmilá mas minha dúvida aqui é como eu faço para ter a minha mente plena para tal função no axé pois esse cargo é de muita responsabilidade. Agradeço a atenção e q meu pai oxaguian abençoe a todos.
Miguel, dara ọjọ!
Este cargo de Pejigan não é tão somente cuidar do Peji da Casa, o Ogan Pejigan tem que saber todas as funções de um Ogan e até substituir um axogum, um alábe até uma ekedi numa eventualidade qualquer que se fizer necessário.
Principais funções e determinações:
1º ter humildade para aprender sempre e sem vaidades com o cargo.
2º saber tocar e todos os ritmos das cantigas (aguere,sató, igbin,alujá,agabí,ilú,omele,ego,hamuniya,batá,adahun,ijexá,huntó, etc)
3º saber cantar pelo menos o Xirê básico da sua casa
4º saber cuidar dos atabaques e todos os instrumentos
5º saber cuidar, limpar, copar os animais.
6º nunca diga “eu sei”, apenas ouça!
Ogan Pijigan deve estar sempre colado ao seu zelador, ser de extrema confiança e passar confiança para todos dentro da Casa para ser respeitado e ganhar o respeito de todos. Estudar constantemente e não se enveredar por qualquer outro ritual exterior que não seja o da sua casa e de seu axé. Ter suas obrigações sempre em dia, não beber dentro casa, não fumar na frente do seu zelador, corpo limpo, terá sempre que dar o máximo e ser um exemplo e ainda, se for filho de Oxalá, só use branco para entrar e sair de toda e qualquer casa de candomblé.
Osogiyan súre fún o
Bom dia!
Oi Nelson gostei da sua resposta, pois o nosso ase” anda descoberto por causa de pessoas que se sente que sabe tudo!
E solta a boca atoa!
Hoje para você tiro o meu chapéu
Ase”…
Boa noite gostaria de a respeito do cargo de intarim obe dado a ogan de ogum ?????????
rafael,
Eu não conheço, mas, Obé é facão, certamente um cargo ligado a esse instrumento de corte.
Axé.
Gostaria de saber se o ogan pejigan existe e além de cuidar do axe qual a função dele no quarto de Santo ou do ronco e se ele pode receber mais que quatro búzios e também poderá rodar ou virar no oris. E se possível tbm se uma pessoa que é iniciante que é obrigado e suspenso como ogan primeiro Santo da casa pode ganhar do orisá jogo de búzio com 16 e foi colocado nos pés e mãos dele os búzios e os obés etc… Para ele em mãos dos teria tbm de saber se seria só um presente ou tem algo a mais no ronco se ele vir a fazer confirmação já é borizado lembrando que foi o orisá que lhe deu. Obrigado
Fabiano,
Pejigan é um cargo de Ogan nas nações Jeje/nagô e também na nação ketu/Nagô. Sua função específica é de cuidar do Peji principal da casa, ou seja, o peji que está o Orixá do zelador da casa, para qual ele tenha sido confirmado. Todo Ogan confirmado independente de cargo, deve aprender a tocar, cantar, copar, sarsanhas, ervas, etc, de forma alguma recebe jogo de búzios seja de 04 ou de 16. Normalmente o cargo de Pejigan é dado quando ele tem no mínimo 7 anos de confirmado e na obrigação de cargo, dada a importância deste cargo. Nenhum cargo de Ogan é dado a ogan suspenso.
Obs: Algumas casas “novas” erradamente estão dando búzios e cargo para Ogan Pejigan antes de completar 7 anos.
Axé.
Babá,
Uma Iawo pode frequentar outras casas sozinho? E pode ir sem usar mokã?
José,
Um Iyawo só pode frequentar outra casa com autorização de seu zelador, e o mesmo diz como deve ir e se comportar.
Axé.
Boa tarde! Bença a todos! Gostaria de saber se qualquer ogan pode copar para os orixás, se for afirmativa a resposta então o por que do axogum, e ainda se todos podem copar se recebem os preceitos de mão de faca?
Estou fazendo estas peguntas por que recentemente no jogo fui indicado como ogan axogum de oxalá, mas quem me levantou foi ogum! Mas já me informaram que não serei axogum por que na casa já temos axogum de ogum, mas isso não me isentaria de copar! Então pra finalizar axogum é um cargo dado, se sim por quem? Pelo orixá ou baba/ya lorixá? Ou a pessoa trás esse cargo com ela? Ou o que a pessoa trás é a “mão de faca?” espero que tenham entendido as perguntas… Kkkkkkkkkkkk! Um abraço a todos!
Dinho,
Axogun é todo Ogan que é de Ogun, portanto, ele já nasce com o cargo, é o homem da faca por assim dizer. Os outros ogans que não são de Ogun , recebem na sua confirmação a mão de faca, ou seja, o direito também de copar para os Orixás, mas, não são Axoguns, poderão receber outros cargos dentro da casa de santo.
Obs: Há quem pense erroneamente que pode dar o cargo de axogum para qualquer Ogan copar para qualquer Orixá e ainda identificando-se como axogun de Orixá tal, não pode, Axogun somente para os filhos de Ogun, o dono do ferro, portanto, Axogun. Por serem de Ogun e Ogans, por natureza são Axoguns, não caem sobre eles nenhuma resma por imolar um animal.
Axé.
Babá fernando, muito obrigado pelo esclarecimento! Agora vá lá se saber por que minha mãe de santo me disse que não serei axogun mesmo sendo ogan de ogun! Ori meje xango e ogun… Me parece mais uma questão de status que ela prefere deixar mais para o seu filho(de sangue) exclusivamente do que juntamente com outros. De mimha parte servirei ao orixá da melhor forma. Só espero que ele veja tudo isso! A propósito o que o senhor acha de ori meje? Confirmei em outras 2 casas…. Um abraço!
Dinho,
Na minha concepção e aprendizado, Axogun é um cargo exclusivo dos filhos de Ogun, ou seja, eles nascem com o cargo e isso independe para qual orixá tenha sido confirmado.
Ha muita desinformação quanto ao que seja um Ori meji, muita invenção por aí. Ori meji é uma mesma energia que se sub-divide, por exemplo: a pessoa é de Oyá, porém, duas Oyás respondem alternadamente pelo o Orí da pessoa, ou seja, a mesma energia de caminhos diferentes, porém, na iniciação, uma delas preponderará. A pessoa será de Oyá com Oyá, caberá ao elador apurar a qualidade de cada uma delas.
Se você é de Xangô e Ogun, um deles será seu pai na iniciação ou confirmação e certamente entre eles deverá ter uma iyabá para apaziguar e equilibrar as energias de ambos.
Axé.
Babá fernando, mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento e pela atenção! Sou frequentador assíduo da página e de vez enquando retornarei para outras perguntas e comentários… Sendo assim muito axé para o senhir e demais moderadores e que os orixás lhes dê saúde e proteção!
Caro Fernando, ainda sobre ogan… Fui levantado ogan de ogun, já comecei a aprender algumas “coisas do oficio” por assim dizer. Mas por vários fatores que não convém expor aqui, por envolverem aborrecimentos e certas mágoas não quero mais permanecer na casa. Quais as consequências desse meu ato? O orixá se inquisilaria comigo?
Dinho,
Você disse “sim” para Ogun e por isso eternamente será um Ogan suspenso para Ogun, mesmo que saia da casa levará esse cargo de Ogan suspenso. Aconselho a dar tempo ao tempo, não existe melhor remédio, e na hora certa tenha uma boa conversa com o zelador e esclareça seus pontos de vista.
Axé.
Grato meu caro!
Boa tarde lendo os comentários e vendo o debate de vocês de alguns anos atrás sobre o jogo de búzios, quem pode ou não pode jogar…
Em minha humilde opinião um ogan ou uma ekedi pode sim ter mão de jogo, o que se tem que explicar é que diferente de um babalorixa ou uma ialorixa eles não podem abrir jogo para todos, ate pela lógica que eles não abrem casa, mais são de grande valia aos zeladores…
Eu conheço um ogan que tem uma mão de jogo sensacional e alguns babalorixa e ialorixa procuram por ele para confirma jogo, volto a dizer ele nunca jogou comercialmente, pois assim lhe foi passado e assim ele segue…
Até porque isso é outro ponto de discordância de minha parte, acho um absurdo os valores cobrados por um jogo, os orixás lhe deram de graça o dom que você tem, a única coisa que eles pedem é amor e você cobra valores exorbitantes por aquilo que não pagou nada para ter…
Não estou me referindo a ninguém especifico e sim ao um todo…
Abença de todos e que meu pai nos abençoe…
Otávio Henrique
Otávio,
Só os Babalorixás ou Iyalorixás recebem, o Igbáxé, cuia ou deká que além da tesoura, navalha, etc, etc, também contém e lhe é conferido o jogo de búzios e na nação ketu/Nagô os Ogans e Ekedis não recebem igbaxé, cuia ou deká. Já não é de hoje que ouço que alguns Ogans e Ekedis jogam búzios e alguns até chegam quase a iniciação, portanto, quando um Ogan ou uma ekedi são apontados e posteriormente confirmados em sua casa, cabe aos zeladores anteriormente ensiná-los a entender os deveres e obrigações importantes que são inerentes ao seu cargo dentro da casa e para o mundo. Se este Ogan ou ekedi tem tanta curiosidade sobre o jogo de búzios não deveriam ter aceitando os cargos para o qual foram escolhidos.
Axé.
Queria saber o nome que e dado a pessoa que cuida do baba egum…
Humberto,
Em algumas casas quem cuida de Baba Egun normalmente é o Babá Ajimuda da Casa.
Axé.
Lendo os comentarios acima, tenho dois comentarios a fazer:
1º Concordo quando o sr fala que “Se este Ogan ou ekedi tem tanta curiosidade sobre o jogo de búzios não deveriam ter aceitado os cargos para o qual foram escolhidos.” Isso aconteceu comigo mesmo. Quando, depois de passar algum tempo como abiã, me foi dito que eu tinha um cargo na casa, que seria um ogã. Intimamente nunca aceitei isso, e preferi me afastar do asé, pois seria uma pessoa frustrada, ocupando uma função que não queria.
2º realmente, a cada dia, vejo cada vez mais ogãs e ekedis com atribuições que não são inerentes a posição que ocupam. Aqui em Salvador msm, tem um ogã muito conhecido, de uma casa matriz que dirige uma casa. Todo o povo de santo sabe de quem se trata. Infelizmente é isso.
boar tade
sou natan de dofono de Omolu com Yemanja Ogunte .
com quantos anos de santo agente passar a receber o juntor (segundo santo)
obs: sou de ketu
por que na minha casa nao aceitamos juntor mais sinto muito a presença da minha mae Yemanja o que eu faço se um dia ela vier, procuro outra casa?
Natan
Nós nunca passamos a receber o juntó principalmente no Ketu, não existe tempo para isso, também não quer dizer que por algum “fundamento” a pessoa possa virar com o juntó, pode acontecer em alguns casos e normalmente esta pessoa tem cargo de zelador.
Axé
Gostaria de saber se existe um cargo que ajude a yabasse e como seria o nome de tal cargo, ekedje (….)?
Flávio,
Não existe cargo de ajudante de Iyabasse, porém, algumas olorixás podem ajudar a Iyabasse, mas, ela é a responsável pela cozinha em todos os sentidos.
Axé.
Boa tarde
Motunba bença aos mais velhos e aos mais novos.
Gostaria de saber se em uma casa de candomblé,pode ter pai Pequeno suspenso pelo um orixá,é uma mãe Pequena suspensa pelo segundo santo dá Yalorixà.
Motumbá, eu recebi no asè que frequento o cargo de Ójú Ilê, porém numa ordem hierárquica eu não sei onde me encaixo, gostaria de saber onde exatamente eu me encaixaria visto que temos aqui uma Yáègbé, Kólábá Sángó e uma Yatebexe. Fico aguardando sua resposta, grato desde já.
Wilma,
O pai ou mãe pequena de uma casa de candomblé é escolhido através do jogo de búzios, normalmente por um dos filhos preparados pela mãe ou Pai de santo da Casa. Suspenso somente são Ogans e Ekedis.
Axé.
Kauhan,
Normalmente é ordem de cargo e tempo de santo, consulte o zelador da Casa.
Axé.
cargo de baba singe alguem ja viu e o q faz esse cargo
Djair,
Eu não conheço dentro da nação ketu. Essa palavra me parece ser dialeto Angola.
Axé.
Boa noite a bênção a todos gostaria de um esclarecimento se existe o cargo yabori?
Boa tarde, eu gostaria de saber esses orixás: Bara,Ossain,Iroko,Oxumarê,Nanã,Logunedé,Obá,Ewá,Ayra e Oxala podem ser junto de alguem?
Ronda,
Somente Oxumare não pode ser juntó de outro Orixá dado ao seu ritual litúrgico muito diferenciado, ele não se apresenta como segundo orixá,porém, pode aparecer no enredo, por herança, etc. Juntó jamais!
Axé.
Mais em uma casa de candomblé pode te mais q uma iabasse?
Juliana,
Não pode, Iyabasse é um cargo exclusivo e toma obrigação, ela pode ter ajudantes escolhidos por ela que vão auxiliar na cozinha.
Axé.
Boa noite! Aos mais velhos, tenho que perguntar a vocês os mais velhos que possam me responder com sinceridade e transparência que leva ao caminho da verdade. Correto Quem é o Responsável de nos fornecer as qualidades dos Orisas no Facebook. Ejionile não é uma criança como apresentaram,é o odu mais velho de 1000ou mais de poucos anos, como pode o leigo se orientar pelo Facebook e não obter resposta correta? Vivemos no mundo de manipulados e manipuladores, gananciosos em fazer com o ori de outros. Cabeça de Yao não é altar para esse tipo de autoridades. Ase ooo para quem forma e reconhece ori de Ase.
Carlos Alberto, estamos nesse cantinho orientando, veja comentários, nossos irmãos da melhor maneira possível e dentro de uma ética elevada.
Não nos cabe policiar a internet, não nos cabe a denuncia, nos cabe orar e pedir ao Pai que ilumine a cabeça e o caminho daqueles que precisam de ajuda, eles precisam encontrar um bom sacerdote.
Dizer que Èjì Ogbè (Èjì Onilè) é uma criança é de uma infelicidade completa.
Dizer que Odù tem 1.000 anos de idade…
Eu acredito que a vaidade das pessoas não permita que elas conheçam nossa cosmogonia, não conheçam/estudem Olodumarè, todos querem saber seu òrìsà e a qualidade, fundamentos, com quem come e etc.
Esses com certeza serão engolidos pela vaidade, todos os Ajogun (forças da negativas) vão se banquetear com a cabeça desse ser mesquinho.
Você tem senso e discernimento para entender a gravidade e a seriedade com que uma pessoa de deve ser tratada.
Que todos possam encontrar pessoas sérias e com conhecimento em seu caminho.
Ire alaafia
Kolofé a todos,
Gostaria de agradecer aos responsáveis pelo blog, qual dissemina de forma tão clara e proveitosa nossa religião. Identifico muito sobre os assuntos aqui falados/indagados, com o que meu Doté nos passa em conversas/conselhos que temos em nosso terreiro.
Sou novo na religião, ainda não fiz Santo, estou “curtindo” meu período de abiãn, buscando conhecimento em todos os meios, sendo que desde o primeiro momento me apaixonei pelo blog.
Estou “correndo” todos os tópicos e lendo um a um, desde o assunto abordado, aos comentários e respostas a comentários.
Muito obrigado e que meu papai Oxaguiãn nos abençoe.
E a EKEDI??
Carla,
Está no post.
Àjòiè: Camareira do Orixá. O mesmo que Ekédi, Iyárobá e Makota.
Axé.
Boa noite!
Kolofé a todos?
Preciso tirar uma duvida com relação a ABIKÚ, pessoas de família de abikú não raspam a cabeça porém podem nascer já com cargo de Mãe de Santo ou Pai de Santo, mesmo não passando pelos processos ligados a feitura desde a iniciação.
Como comentado em post acima “mas se tiver cargo de zelador” corresponde a isso…ser de família abikú e já nascer feita como Mãe / Pai de Santo?
Existem casas que acreditam nessas situações?
Onde posso buscar mais informações sobre a condição informada.
Desde, já grata!
Com relação a cargos na casa.
Existe esse cargo Yaorile?
Grata!
Axé!!
Sinha,
Só tem cargo de mãe ou pai de santo se for confirmados em jogo por Orunmilá. Levar adôxo (sacralização), ser raspada e iniciada, para que possa por conta disso ter axé para iniciar outras pessoas, fora o contrário é invenção. Existem tipos distintos de abiku, alguns raspam e outros não, somente pessoa gabaritadas e antigas de Axé, sabem diferenciar tipos de abiku. Existem qualidades de abiku de pessoas que são zeladores renomados com milhares de filhos de santo. Fique certa que ninguém nasce feito, em hipótese alguma, a sacralização faz parte dos rituais litúrgicos de um Axé, a boa raiz tem seus sacrifícios , preceitos e dogmas.
Axé.
Sinha,
Não existe, isso quer dizer: Mae + cabeça + casa. Talvez uma referencia a Iyalorixá somente.
Axé.
Abença a todos os meus mais velhos e mais novos gostaria de saber se uma zeladora de orixá grávida pode ser mãe pequena de um iniciado no candomblé,Se corre algum risco de alguma coisa sair errada na feitura da pessoa.
muito agradecida a todos e parabéns pelo site como sempre respondendo e tirando dúvidas daqueles que precisam👏👏👏👏
Abença a todos os meus mais velhos e mais novos gostaria de saber se uma zeladora de orixá grávida pode ser mãe pequena de um iniciado no candomblé,Se corre algum risco de alguma coisa sair errada na feitura da pessoa.
muito agradecida a todos e parabéns pelo site como sempre respondendo e tirando dúvidas daqueles que precisam👏👏👏👏
Liliane,
De forma alguma, gravidez não é doença e nem é contra axé, porém, caberá a zeladora ou zelador da casa confirmar através do jogo.
Axé.
Grato pelo ensinamento.
Carlos Dofono D’ Osun.
Bom dia. Gostaria de saber pois já procurei durante anos e não consegui resposta. Quais a atribuições de uma Yarobá Maratonan? Por problemas seríssimos de saúde fiquei anos afastada. Meu babalorixá partiu pro odun nesse ínterim e não pude me esclarecer com ele. Será que vcs podem me esclarecer?Motumbá a todos..
Edna,
Iyárobá: Camareira do Orixá. O mesmo que Ekédi, Makota e Àjòiè. Tenho um post publicado sobre a Ekedi muito interessante, pesquise:
Ekedi no Candomblé Ketu
Posted in Candomblé on Janeiro 19, 2016
Axé.