Prece com seu Orixá.
Prece, adurá ou oração, é uma conversa com seu Orixá e pode ser representada por um pedido, agradecimento ou reconhecimento da bondade divina.
Geralmente, usamos a prece ou a oração para pedir, no entanto, nem sempre o que nos parece necessário é o que realmente convém à nossa felicidade. Inútil pedir ao Orixá abreviar as nossas provas, nos dar alegrias ou riquezas. Peçamos, antes, os bens mais preciosos da paciência, da compreensão, da resignação e da fé.
Há dois tipos de pessoas que não oram: as que não querem e as que não sabem.
As que não sabem, muitas vezes, rezam mecanicamente, algo decorado que aprenderam na infância. Não compreendem que o valor da prece está no sentimento e não nas palavras utilizadas. Não existe oração poderosa, milagrosa.
Então, por que as orações existem? Apenas como guias e roteiros para os que não conseguem, sozinhos, encontrar as palavras necessárias. Algumas pessoas sentem a necessidade de ter um texto para seguir.
Ao Orixá devemos nos dirigir com humildade e confiança. Isto é fundamental.
Sabemos que estaremos evoluindo, quando deixarmos de pedir por nós mesmos e, deixando o egoísmo de lado, pedirmos por nossos irmãos.
E quais, então, são as condições da prece? Orar em segredo, sem demasia, pois Deus estará lhe escutando e não será a quantidade de palavras mas, sim, a sinceridade com que foram ditas. Purificar o coração, buscando o perdão aos desafetos, despindo-se de mágoas e ressentimentos. Orar com humildade e não com orgulho.
Nosso Orixá ouve as nossas preces? Sim, as preces sinceras, humildes, e nos responderá através dos acontecimentos da vida, embora não do modo que pretendemos, nem no espaço de tempo que desejamos.
Às vezes, por desespero, queremos uma solução imediata e não percebemos que a resposta pode estar no próprio problema. Por exemplo, pedimos a cura para uma doença, sem nos apercebermos que a enfermidade pode ser necessária para a nossa cura espiritual.
O homem, geralmente, só vê o presente, mas se o sofrimento for útil para a sua felicidade futura ele virá ao seu encontro.
O que o Orixá lhe concederá será a coragem, a paciência, a compreensão e a resignação para enfrentá-lo. E, ainda, os meios para se livrar das dificuldades. O esforço, entretanto, será sempre nosso.
Precisamos transformar as preces em ação, trabalho, realização em favor da vida e do próximo.
Quando fizer a prece, recolha-se em seu coração. Faça silêncio e irá sentir a energia do Orixá atravessar a sua pele
Autoria: Eliane de Oliveira Mianni Motta
Texto adaptado: Babá Fernando D’Osogiyan
Nós mesmo podemos escrever nossos Preces diariamente.
Dobrando meus joelhos …
Peço com humildade com minha testa encostada e minhas mãos espalmadas sobre a Terra, a grande Mãe…
Peço misericórdia ao senhor meu Orixá por minha avareza, ser quem nada sou ou penso que sou…
Peço perdão pelo meu egoísmo, minha intolerância e minha arrogância desapercebida…
Peço com vergonha que a minha possível soberba seja punida pela justiça divina…
Peço com a voz embargada que a inveja que sinto não seja pela felicidade do outro…
Peço em submissão que não me acovarde nas adversidades, que insista sempre com coragem…
Peço piedosamente que nunca desistas de mim, mesmo que por um minuto, um só carinho eu possa merecer…
Peço caridosamente que minha alma tenha piedade ante meus erros e meu arrependimento seja verídico…
Peço sinceramente que a esperança nasça todas as manhãs quando acordar renovando a minha alegria de viver…
Peço agradecendo com euforia por ter a oportunidade de ser feliz , ser um homem, um Òlorisá de fé.
Babá Fernando D’Osogiyan
PRECE AO GRANDE OXALÁ
Oxalá! Divina manifestação do Bem,
Senhor da perfeita Sabedoria e do Bendito Amor,
Ó! Vós que recebei o poder do supremo.
Protegei-nos das ciladas ilusórias do mundo enganador,
Despertai-nos para a realidade da vida imortal,
Sois a imaculada irradiação do Altíssimo,
que nos guia; com ternura e esperança,
para a luz.
Rogamos contritos pela salvação da nossa consciência.
Junto a Vós, trilharemos por caminhos iluminados,
Porque sois a divina pureza, acolhedora e misericordiosa.
Santo Nome, envolvei-nos em sentimentos fraternos
de real amor, a fim de chegarmos até Vós,
Oxalá ! Tende pena de nós, tende compaixão…
Êpa, êpa, Babá Oxalá!
Boa tarde!
As comidas secas, frutas, flores e similares também podem ser traduzidas como preces materializadas, sensíveis aos olhos e tato, pois falar é uma construção filosófica, quiçá, difícil para muitas pessoas!!!??
Um abraço.
Mário,
Pode sem dúvida, mas não é o conceito da prece propriamente dita. Colocar o dedo na terra e levar ao Orí e saldar, é uma prece das pessoas que louvam os Orixás e seus ancestrais.
Grande abraço,
Axé.
preciso de um artigo ref. a sacrificio de animais no ritual do candomble ATENCIOSAMENTE: JORGE FAUSTINO BARBOSA TEL.: (75)9971-5706
Creio eu que não diferente de outras religião o candomblé tem rezas. Que são usadas em obrigações que são já prontas a centenas de anos. Que me diz disso
Jorge temos post publicado sobre o assunto.
Ire
As rezas são expressões dos desejos que nós queremos manifestar de forma séria e sincera. A reza então significa comunicar nosso desejo às divindades para que nos apoie e nos ajudem a assegurar que nossos desejos se concretizem.
Muitas pessoas não sabem como rezar para que se obtenha o efeito desejado. Algumas pessoas rezam mecanicamente e esperam resultados. Desafortunadamente, os resultados não serão positivos por um longo tempo. Na história do homem, o rezar, é o entendimento de como se trabalhar uma reza para que ela funcione para nós.
Mo jùbá Baba.
Cândido as rezas potencializam nossas conversas com o Orisa, porém, o Odú Òtúrá mèjì diz que o der do ser humano está na palavra, Odí meji diz a mesma coisa.
O Odù Ofun mèjì diz que a salvação está na oração.
Então conhecer rezas, oriki e cantigas é muito bom e faz a diferença, porém, nada disso fará efeito se não há conexão com a Fonte.
Ire
Lindíssimo.. Uma das melhores postagens!!
Bom dia!
Gostaria de dizer que adoro o blog e parabenizá-los pela seriedade e amor com que o fazem.
Segundo, gostaria de pedir indicação de terreiro na região de Maragogi/Alagoas. Vou passar 8 dias das minhas férias por lá em Novembro (sou de SP).
Obrigada!
Débora
Debora não temos indicação.
Quem sabe algum amigo do blog possa lhe ajudar.
Ire
Boa noite!
Queria muito fazer uma pergunta
Não sei se acreditam em sonhos!
Ultimamente venho tendo sonhos estranhos que estão me deixando impressionada, sonhei que estava em um lugar diferente, sonhei que estava em uma sala ampla, não reparei os detalhes do lugar, derrepente chegaram três pessoas juntas andando lado a lado, aparentavam ser homens não consegui identificar direito e estavam vestidos de azul claro, dois estavam com calça e blusa bem comportados, e o terceiro estava com um vestido bem rodado.
Vinham em minha direção, eu estava com uma roupa branca parecida com as que usam na umbanda e no candomblé, essas três pessoas colocavam em meu pescoço fios de contas e me lembro das cores: branco, rosa, azul, o último foi verde que foi oque me chamou mais atenção. Em determinada parte do sonho fui procurar uma agulha para costurar algo que faltava em minha roupa só lembro até aí.
Já em outra ocasião sonhei que estava em uma situação de perigo, um punhal estava vinho em minha direção e quando ia me acertar no peito eu incorporava uma pomba gira e o punhal caia na hora, não me acertava…..
Se puderem me ajudar com alguma resposta agradeço porque como já disse estou impressionada e sou muito medrosa
Grata
Ana nós acreditamos e muito em sonhos.
Porém, sonhos pode estar vestidos com uma roupa feia e na verdade são lindos.
Sonhos são mensagens, avisos e muitas outras coisas.
As revelações as vezes vem codificadas e precisam ser esclarecidas e ninguém melhor que o oráculo (jogo) para desvendar esse mistério e nos devolver a paz dos pensamentos.
Mesmo sendo um pouco medrosa (cuidado, o medo afasta as pessoas de muitas coisas boas da vida), eu acredito que você deveria buscar decifrar seu sonho.
Ire
boa noite, queria saber se posso acender vela para meu orixá e rezar em casa e saber tambem como se reza para o nosso ori
Paulo pode sim, temos posto sobre Ori aqui no blog.
Vc pode conseguir mais informações em meu blog pessoal:
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire
Boa noite! Sempre fui encantada com o candomblé é sempre li muito a respeito da religião mesmo já tendo sido membro de igreja evangélica sou muito encantada com as religiões de matriz africana e por isso pedi um amigo para me levar em uma casa de santo da confiança dele para jogar búzios pq sempre tive vontade e curiosidade de jogar, no dia em que fui não falei nada sobre mim e a mãe de santo perguntou de cara se eu já tinha sido de algum centro respondi que não o que verdade, logo em seguida ela disse que oxossi rodeava minha cabeça e que eu tinha cominho para o candomblé e que os santos não eram de herança e sim meus, mais que não estava conseguindo ver direito meus orixás pq meu jogo estava fechado e que eu teria que me cuidar para exu ou egum ( não lembro direito o que ela falou) não me pegar n rua, fiquei frustada pois ela disse que só conseguiria ver meu jogo se eu fizesse um ebó, e fiz pq ela disse que eu estava com muita negatividade, e em outro dia voltei lá para ela jogar de novo e então ela falou tudo diferente dessa vez disse que minha cabeça é de oxalufã e que não me falaria os outros pq não ia me iniciar e que eu talvez seria ekeji e que da primeira vez ela ficou em dúvida pq achou que eu era rodante achei estranho e fiquei desapontada pq no final de tudo ela disse que meu amigo em falou sobre minha vida para ela e até entrou no meu facebook para mostra fotos, não sei se o discurso dela mudou pq meu amigo contou a ela sobre minha família, minha avó era mãe de santo de umbanda e meu avô Tb cresci indo às festas de criança no centro da minha avó mais de fato nunca me envolvi é sempre fui da igreja, hoje em dia o centro da minha avó ainda existe minha tia cuida dele só que ela é mãe de santo do candomblé herdou o centro porém não vou lá e nunca pedi para minha tia jogar para mim, minha família desconhece que eu seja tão admirada com a umbanda e candomblé. Então minha pergunta é a seguinte é normal o jogo de búzios sair fechado? E Tb é normal fazer o ebó para isso?
Ana Grace,
Está bem claro que esta pessoa que jogou para você não é confiável e lhe deixou mais confusa ainda com tanta informação desencontrada. Converse com sua tia e se posicione com sua família e esqueça essas bobagens que essa pessoa falou para você.
Boa sorte.
Axé.
Meus respeitos,
Se precisamos dos famosos preceitos para adentrarmos os quartos sagrados de Orixá/Vodun/Nkisi e para lidarmos diretamente com essas energias dentro dos templos, então também precisamos estar de preceito para fazermos uma prece “informal” ao Orixá/Vodun/Nkisi?
Essa é uma dúvida que eu sempre tive. Mesmo ouvindo respostas como “O seu Orixá ta dentro de vc, ainda mais q vc é feito, só de vc pensar vc já ta falando com ele”, eu nunca deixei de pensar na lógica do preceito: Se preciso de preceitos e rituais pra acessar o Orixá no Ile, então sempre vou precisar estar de preceito e realizar rituais ao contatar essas energias, seja de que forma for. E isso sempre “travou” meu relacionamento pessoal com meu Orixá no dia a dia “civil”.
O que os senhores e senhoras tem a dizer sobre isso?
Grato
Carlos,
Não precisa estar de preceito para fazer uma prece, basta aprender a se conectar com essas energias. Se eu fechar meus olhos estando em qualquer lugar, eu me conecto com meu Orí e através dele, me conecto com meu Orixá, por isso sou iniciado, tomo obrigações anuais, tenho fé, sou um religioso.
Axé.
Axé.
Muito obrigado pela sua postagem , em momento de desespero essa postagem está me ajudando muito, não sabia que poderia ser tão íntima do meu orisa , uma dos meus defeitos e falar demais , mais não por maldade e sim por distração, me empolgo muito, e acabei perdendo um grande amigo pai irmão, vou me abaixar e é fazer uma prece ao meu pai Xangô que me traga de volta o amigo. Visando a minha mudança de comportamento.
a conexão com a fonte de energia e a ação da reza e o q ela eh variam muito com o contexto o local e a aplicação de como a reza deve ser feita nem sempre por quem se diz doutor da etica teológica.
as rezas e preces de orixás deveriam ter efeito curativo para adeptos e nao adeptos sobre quaisquer doenças de corpo e alma descartando cirurgias e farmacologias medicas bem como permitir o corpo de qualquer individuo e seus utensilios de utilidade andarem no mundo sem restrições politicas e policiais e sem automoveis de transporte para se locomover e escolher residir sem praxe de maldição residencial, como permitir ao individuo dominar sua tecnica de estudo e inteligencia sem pagar escolas e universidades estelionatária entre outros orgaos de atividade publica civil e religiosa.