O Odù Ogbè’Ògúndá nos traz a história do nascimento do termo Iyawo, uma história de perseverança, luta, paciência e vitória.
Aqueles que perseveram serão os vitoriosos, aqueles que não desistem no meio do caminho, terão mais chances de triunfar.
Não se liguem muito na história do ìyàwò e sim na luta de Òrúnmìlá por um objetivo, o exemplo é visto através de uma leitura simples e deliciosa.
Ifá é interpretativo, não leve ao pé da letra, como se você estive lendo apenas por que o ìyàwò carrega este termo após a iniciação, pois na verdade ele é um Elégun ou iniciado nos mistérios do òrìsà.
Uma boa leitura a todos.
O texto (de propriedade da humanidade) foi extraído, traduzido e arrumado por Odé Gbàfáomi do livro Ifá Dida do Oluwo Pópóolá.
Aqui, Ogbè’Ìyónú diz:
Inú bíbí ò dá nnkàn
Sùúrù ni baba ìwà
Àgbà tó ní sùúrù
Ohun gbogbo ló ní
Díá fún Òrúnmìlà
Baba n lo rèé fé Ìyà
Tíí se Omo Oníwòó
Wón ní kó sákáalè, ebo ní síse.
Ó gbébợ, Ó rúbo.
A raiva não é frutífera
Paciência é o pai do bom caráter
O ser superior possui tudo
Estas foram às declarações do oráculo à Òrúnmìlá
Quando ele ia buscar a mão de Ìyà (sofrimento).
A filha de Oníwòó (rei de Ìwò)
Ele foi aconselhado a oferecer sacrifício
Ele cumpriu.
Ìyà era a filha de Oníwòó o rei de Ìwò. Ela era muito bonita e trabalhadora. Ela era muito querida por Oníwòó. No entanto, Oníwòó resolveu ativar sua opção de um companheiro para ela. Oníwòó queria se assegurar que qualquer um que quisesse casar com sua filha deveria ser paciente e não deveria perder o controle facilmente. Ele colocou a provo todos os pretendentes de sua filha e todos falharam. Òrúnmìlá então foi a alguns de seus estudantes para consultar Ifá e determinar se ele se casaria ou não com a filha de Oníwòó e também quis saber se a relação seria frutífera e feliz para os dois. Os estudantes o asseguraram que seria muito bom se ele entrasse neste projeto. No entanto ele foi aconselhado a ser muito paciente e não perder o controle. Ele estava informado que os pais de Ìyà colocariam muitas provas em seu caminho para determinar o nível e o tamanho de sua paciência. Então ele foi aconselhado a oferecer um galo, epo e dinheiro (tanto ele/a devem realizar ritual para Ifá com dois ratos, peixe e dinheiro). Ele cumpriu sua tarefa.
Quando Òrúnmìlá chegou ao palácio de Oníwòó, ele foi recebido calorosamente e foi convidado a ir para seu quarto dormir. Desconhecido de Òrúnmìlá o quarto era uma pocilga dos porcos de Oníwòó. Acima dele era onde as galinhas de Oníwòó ficavam. Òrúnmìlá foi mantido dentro deste quarto sem comida e sem água. Ele fedia muito e as galinhas defecavam sobre o seu corpo. Ele não saiu de seu quarto, não pediu comida ou água ele não pediu para tomar banho e limpar seu corpo.
No quarto dia, Oníwòó chamou Òrúnmìlá ao palácio, quando se apresentou ele estava completamente coberto de fezes e fedia terrivelmente. Ele perguntou se Òrúnmìlá havia desfrutado de sua estadia no seu quarto. Òrúnmìlá disse que o quarto era como se fosse um segundo palácio para ele. Ele pediu para Òrúnmìlá trocar de quarto e ficasse ao lado da cozinha, ele estava se afogando no calor e na fumaça.
Ele permaneceu no quarto durante outros três dias sem comida ou bebida, no quarto dia ele foi convidado para ir ao palácio na presença de Oníwòó. Oníwòó lhe perguntou se ele havia desfrutado de sua estadia no novo quarto. Òrúnmìlá disse que o quarto era muito agradável. Oníwòó pediu que Òrúnmìlá fosse alimentado pela primeira vez. Ele comeu da comida do rei.
O próximo quarto dado a ele estava cheio de água rançosa, vermes e insetos, ele não pôde dormir durante três dias e quando chegou o quarto dia pediram-lhe para deixar o quarto, ele tinhas muitas picadas de inseto por todo seu corpo. Quando Oníwòó lhe perguntou se ele havia desfrutado sua estadia no novo quarto Òrúnmìlá respondeu afirmativamente.
Durante três meses Òrúnmìlá estava passando prova em cima de prova. Ele suportou tudo sem queixa. Os próximos três meses foram provas físicas, como reduzir árvores imensas, limpar grandes extensões de terra e carregar cargas pesadas por longas distancias de um lugar ao outro. Ele fez tudo sem queixa.
Depois disto Oníwòó convocou Òrúnmìlá para encontrá-lo, tomar um banho e trocar de roupa (presente do rei). Antes que ele fosse até a corte do palácio, ele descobriu que em todos os lugares as pessoas estavam muito felizes por ele e havia um clima festivo.
Todos estavam cantando, dançando e festejando. Oníwòó pediu a Òrúnmìlá que se sentasse ao seu lado, ele fez. Oníwòó entregou a mão de Ìyà como esposa de Òrúnmìlá. Oníwòó louvou a paciência de Òrúnmìlá e gentileza ao longo de todas as provas por que passou. Ele então pediu a Òrúnmìlá para cuidar de Ìyà, já que havia se mostrado capaz de tomar conta de uma mulher.
Òrúnmìlá estava cheio de alegria, ele havia tido êxito onde muitos haviam falhado. Ele então disse aos seus estudantes que todas as mulheres que se casassem com um homem e passassem a viver debaixo de sua capa deveria ser chamada de Ìyà-Ìwo ou Ìyàwò (o sofrimento de Ìwo). Ele chamou sua nova Ìyà-Ìwo de Èrè (os ganhos para o sofrimento do povo de Ìwo). Todos eles e também seu diretor.
Depois deste dia todas as noivas se tornaram conhecidas como Ìyàwò.
Inú bíbí Ò dá nnkàn
Sùúrù ni baba ìwà
Àgbà tó ní sùúrù
Ohun gbogbo ló ní
Díá fún Òrúnmìlà
Baba n lo rèé fé Ìyà
Tíí se Omo Oníwòó
Wón ní kó sákáalè, ebo ní síse.
Ó gbébợ, Ó rúbo.
Kò pé, kó jìnnà.
E wá bá wa ní wòwó Ire
Ìyà ti Òrúnmìlà je ní Ìwó
Kó seé dele wí
E wá wo Ìyàwò!
A raiva não é frutífera
Paciência é o pai do bom caráter
O ser superior possui tudo
Estas foram às declarações do oráculo de Òrúnmìlá
Quando ele ia buscar a mão de Ìyà (sofrimento).
A filha de Oníwòó (rei de Ìwò)
Ele foi aconselhado a oferecer sacrifício
Ele cumpriu.
Logo depois, não muito tempo depois.
Encontremo-nos em meio a todo ire
O sofrimento que Òrúnmìlá experimentou em Ìwó
Não merece pena.
Olhem minha Ìyàwò (o prêmio pelo sofrimento de Ìwó).
Àse, Àse, Àse O.
Ire Bàbá.
.
muuuito interessante esta historia.
Artigo maravilhoso. Gostaria de tirar uma dúvida. Vou me iniciar em Setembro, e Meus Orisás são Oxalufon com Yansã da qualidade Padá. Não acho muitas informações sobre essa qualidade de Yansã. A única coisa que achei é q era do culto de alegbe. Poderia me orientar melhor sobre essa qualidade? O q é culto alegbe? Minha Nação é Jeje Mahi. AMO seu blog!!!! Parabéns!!!!
gostaria que o senhor mim mandasse seu e-mail e numero pois eu perdi !!tinha deixado no meu computador os contatos e mecheram e eu perdi!!mim perdoe preciso fala muito com o senhor!!ante mão grato!!!de marcone para o senhor da ilha!!motumbá!!
Marcone no meu blog pessoal você encontra todos os meus contatos.
http://www.orisaifa.blogspot.com/consulta
ire
Ceiça depois que você se iniciar nos mistérios você terá o direito a saber de tudo com o seu sacerdote.
Ire
Da ilha,
Parabéns e muito obrigado por esta ilustração, que Oxossi te traga muita sabedoria e muitos anos de vida…
Àse o.
Ire
Motumbá a todos gostaria, se pudessem, que respondessem uma pergunta: o período de iniciação tem q ser a partir de 21 dias ou pode ser menos, tipo 14? Obrigado!
Guilherme são 21 dias e isso tem um porque.
ire
Olá da ilha, por favor tenho uma dúvida no jogo de buzios deu que sou filha de yemanja, oxalufan e xango o pai pediu para assim que puder preciso fazer o santo, existe alguma restrição alimentar exemplo eu comer frutos do mar, peixe e comida com dende, isso procede ou não, se é só para quem ja fez o santo, ou nao tem nada a ver. Muito obrigada!Paula
Paula se você não é iniciada, os tabus podem ser deixados de lado, desde que o oráculo não revele nada a respeito.
Eu acreditaria que sou de tal òrìsà, somente após a iniciação, já vimos muita coisa mudar antes de se raspar a cabeça.
Ire