Òsé méjì
Em todo o mundo, quando nos deparamos com a água, encontramos a personificação do feminino, da purificação e da fertilidade.
É a água que sustenta nossas vidas frágeis no ventre de nossas mães antes de chegarmos a cada encarnação.
É água é o agente pelo qual nós purificamos o corpo e a alma.
É a água que nos limpa de dentro para fora.
Em muitas culturas, a santidade da água é captada no arquétipo de uma divindade feminina, o que também é o caso da cultura iorubá da África Ocidental.
A importância primordial da água é ser reconhecida e venerada por meio da adoração dos ribeirinhos ao Òrìsá Òsún (divindade).
Òsún é o proprietário de todos os rios e de todas as águas doces do mundo, incluindo a água do corpo e da corrente sanguínea. Em geografia sagrada, a energia Òsún é encarnada em seu rio sagrado que leva seu nome. O rio Òsún que nasce no Estado de Ekiti, no leste da Nigéria e do fluxo para o oeste através de sua casa, Osogbo, onde a adoração é centradaem Òsún. Esta é a casa de sua mais alta sacerdotisa, a Ìyá Òsún (Mãe Òsún).
É como o dono das águas santas que encontramos a divindade a quem muitas mulheres vão orar para ter uma criança. De fato, no santuário Òsún, o Atoaja (rei) do palácio de Osogbo, encontramos um pote de água que é considerada remédio para todas as doenças. É considerada especialmente eficaz em causar a gravidez. Muitos devotos fazem uma oferta de nozes de cola (Obí), que a Ìyá Òsún de bom grado oferece a ela, bem como uma oração para a mulher esperançosa de ser mãe.
Em uma sociedade tradicional, especialmente entre os yorùbás, a fertilidade é não só uma necessidade, mas uma bênção. Crianças e gravidez não são vistos como um fardo, mas como uma forma em que podemos voltar a esta terra. Acredita-se que uma vez que você passe para o outro mundo, você vai nascer de novo através de sua própria linhagem.
Em Òsún, a mulher estéril encontra um Òrìsá que se foi através do mesmo. Òsún ao mesmo tempo, de acordo com sua mitologia era uma mulher estéril. Foi apenas através da adivinhação apropriada, o sacrifício e o uso de suas de suas próprias águas que ela foi capaz de receber a sua fertilidade.
Òsún na diáspora iorubá manteve sua associação com o nascimento da criança, na verdade, ele disse que os seus devotos, especialmente as mulheres férteis, tem amor para ter um filho após o outro. Em sua poesia de elogios na Nigéria, Òsún é elogiada como a mãe que alimenta seus adoradores tratando-os como seus próprios filhos, amamentando-os em seu peito. Ela também é exaltada como a mãe que dá à luz com a freqüência e facilidade de animal.
É na estação das chuvas, quando o rio Òsún está cheio de águas, a sua cura e a fecundidade da terra está a sua altura, é quando é feito o festival anual para honrá-la é celebrada. É a sua sacerdotisa, a Ìyá Òsún e sua contra parte terrena / parceiro, o Atoaja, que tomam o centro do palco para se certificar de que ela é propiciada de forma correta, de modo que a cidade inteira, na verdade, todo o nigeriano e adorador mundo afora possa experimentar um ano próspero.
Além de ser o Òrìsá da fertilidade corporal, Òsún é uma divindade da fertilidade monetária. Òsún é associada à riqueza e pode provavelmente transmitir a riqueza como ela faz com as crianças. Novamente, podemos olhar para a sua poesia de louvor e compreender sua associação com a riqueza. Em seus poemas vemos muitos elogios, encontramos a altura da beleza, a luz delgada de sua pele que é adornada com o bronze, metal precioso, e carrega um pente de contas.
É no rio Òsún que encontramos os meios de troca monetária, o búzio, que é usado pelos yorùbá. Tão forte é sua associação com a riqueza, que na diáspora, ela é freqüentemente invocada a trazer estabilidade financeira e sorte. Freqüentemente, o devoto em busca de riqueza irá encontrar um rio e as ofertas de um dos alimentos especiais Òsún, o mel, juntamente com cinco moedas de cobre. Em Osogbo, não seria incomum para uma pessoa que precisa de dinheiro trazer seus presentes ao bosque sagrado e oferecê-los diretamente ao rio para pedir favores.
Enquanto o búzio é um meio de troca, ele também pode ser usado para adivinhação. Òsún é também um adivinho através de sua associação com búzios e sua associação com a òrìsá da Adivinhação Òrúnmìlá (vis-à-vis o casamento). Nos deparamos com mais uma faceta deste Òrìsá muito importante, nos deparamos com uma mulher de conhecimento. Òsún é dito ser o Òrìsá que aprendeu o sistema de adivinhação com dezesseis búzios. De fato, em algumas das mitologias, é Òsún que executa adivinhação na casa de Òrúnmìlá quando ele está longe.
Embora para nós Òsún seja o máximo em feminilidade, ela como todos os òrìsá é um poder divino que incorpora a feminilidade.
Foi Òsún, que desceu a Terra com os 16 òrìsá para deixar o mundo pronto para a humanidade. Entre os Òrìsá que desceram, Òsún foi à única do sexo feminino e, como ilustrado pelo poema abaixo, Òsún não estava para brincadeiras:
Ifá diz:
Ifá foi adivinhado para os 400 Irùnmolé no lado direito
Ifá foi adivinhado para os 200 igbá imolé do lado esquerdo.
Foram eles que construíram a estrada para o bosque sagrado de Opá.
Foram eles que construíram a estrada no sagrado bosque para o ojugbó de Orò
Eles não foram consultar Òsún.
Eles chamaram o espírito de Egun, Egun não veio.
Eles chamaram o espírito de Orò, Orò não veio.
Fizeram uma estrada para Ilé Ifè, mas ninguém iria utilizá-la.
Eles fizeram inhame moído, que ficou cheio de caroços.
Eles fizeram amala, mas ficou muito aguado.
Ifá adivinhava para Òsún, proprietária do pente muito bonito de madeira.
Que usou seus poderes para confundir os esforços dos Irùnmolé.
Eles foram a Olodumarè
Disseram que foram incapazes de concluir suas tarefas.
Olodumaré perguntou:
“Quem é a única mulher entre vocês?”
Ele perguntou:
“Será que vocês a respeitaram?”
Disseram-lhe que não a consultaram.
Olodumaré avisou de que deveria retornar e incluir Òsún em sua decisão
Eles voltaram e mostraram o devido respeito a Òsún
Eles chamaram o espírito de Egun, Egun veio.
Eles chamaram o espírito de Orò, Orò veio.
As pessoas usaram o caminho para a Ilé Ifè.
Eles fizeram inhame moído, ficou bom.
Eles fizeram amala, ficou bom.
Damos nossa reverência a Òsún.
A mãe invisível estava em todas as reuniões.
É aqui que ficamos sabendo que uma mulher solteira estava confundindo os esforços de todos os Irunmole (Òrìsá). Quando desceu a Terra, Òsún foi tratada como uma escrava, mantida na cozinha. Em outras palavras, tratou-se de chauvinismo e se recusaram a tratá-la como uma igual. Quando todos os seus esforços foram em vão, eles voltaram para o òrun e falaram com o alto Deus, Olodumarè. Em um exame minucioso, Olodumarè viu que sem o consentimento de Òsún nada seria realizado. Na verdade, não era para ela ser somente consultada, era para ser iniciada em nos mistérios.
Em Òsún temos a personificação da riqueza, prosperidade, amor, beleza, elegância, sexualidade e sensualidade e uma feminista divinamente sancionada.
Mo ke mogba lodo omi.
Eu choro por libertação através da água!
Ire o.
Orìkì Òsún
Òsun aládé òkín
Òoní ‘mole odò
Ògùdù gbàdà
Ògbàdà gbaramù
Obìnrin gb’ònà okùnrin sá
Gbàdàmù gbàdàmú ti kò se é gbá légbèé mú
Yèyé ò, a fi ide re omo
Ò yèyé ni’mò eni ide kìí sùn
E gbé’nú ìmò fi ohun t’ore
Ota wéré wéré ni ti Òsun
Òsún k’e k’ówó t’èmi fún mi o
E má ri owó t’èmi mó yanrìn
Ore Yèyé o!
Tradução:
Òsun, deusa com a coroa da plumagem fantástica do pavão
Deusa do rio
Retumbante onda do mar
Esmagadora e grande
Homens são executados quando Òsun os leva ao longo da estrada.
Poderoso mar que não pode ser realizado
Oh! Querida mãe, você que mima as crianças com bronze.
Sábia dona do bronze que nunca dorme.
Você vive com sabedoria e livremente.
Òsun, por favor, me dê o meu próprio dinheiro.
Não enterre o meu dinheiro na areia.
Oh! Obrigado querida mãe!
Àse.
Texto garimpado na web sem autoria, ficaríamos felizes em identificar o autor.
SALVE! SALVE! AGRADEÇO QUEM ESCREVEU E AGRADEÇO TAMBÉM QUEM LEMBROU DE REPASSÁ-LA PARA QUE PUDÉSSEMOS APRECIAR.
Sou de OMOLU com YANSÃ, mas sou também apaixonada por OSUN, por todos os Orixás mas esta me causa um encantamento inexplicável, assim também como o Orisá Oxossi.
Agradeço enriquecer os nossos conhecimentos com tão lindas palavras.
RỌRA YÈYÉ Ó FÍ DÉ RÍ ỌMỌN
IBÁ O OSÉ MÈJÍ!OYÁ SENHORA DE MINHA CABEÇA,ÒSÚN MEU QUEQUÉ!SOU APAIXONADA POR IYÁ ÒSÚN!MINHA SEGUNDA MÃE!
Lindo!
Frequentei por um tempo uma casa de Angola, fiz inclusive algumas limpezas e ebos, porem, apesar do Tata ter dito que eu tinha missao e que minha energia era linda e poderia ajudar muita gente, alem de que era rodante.nNunca senti nada alem de bom Axe.Resolvi entao fazer um jogo numa casa tradicional de Keto de Salvador e no jogo me foi dito que minha Oxum pedia conclusao da iniciacao(qdo.crianca fui ser iniciada e esta foi interrompida e nao cheguei a catular).Esta Ialorixa me disse que minha Orixa quer dizer seu nome e que este compromisso foi feito antes de meu nascimento e que tinha uma grande sorte que foi imterrompida por este familiar que interrompeu a iniciacao e que ele tinha plena consciencia do que fez e que iria responder por isso!no jogo precisei fazer uma limpeza e dar comida a alguns orixas, dentre eles a minha Oxum, fui de casa em casa fazendo as oferendas e quando fui oferecer a Oxum, meu corpo inteiro comecou a tremer(fique dois dias com dorem musculares, parecia que tinha malhado) as pessoas comecaram a cantar uma musica de Oxum, tipo saudacao e eu fiquei assim por algunns minutos, a Ialorixa me perguntou se eu senti a presenca e me disse que agora so depende de mim…..que ela(Oxum) quer me ajudar e que eu tenho que fazer a minha parte, me deu uma guia e disse para que eu a use sempre.Gostaria de saber o que os mais velhos acham do que aconteceu.
Estou estudando a religiao, porem, ainda sei muito pouco, sao muitos misterios!!
Muito 0brigada
adorei me manda mais
Em 20 de fevereiro de 2013 22:09, “Candombl”
Boa noite!O que vou perguntar não tem nada áver com o texto,mas se o Srº puder me responder agradeço!Pode uma pessoa ser filho de Oxossi com Ogum?E sendo assim dar Obrigação para Logunedé?Sendo Umbanda mas o Zelador sendo feito na Nação Nagô pode desenvolver o filho para Logunedé?No ano de 2000 uma Zeladora de confiança jogou búzios e nesse jogo vou visto Oxossi,Oxum e Iansã,pode ter mudado os Orixás?Pois até aquela época só tinha feito um Borí e nesse Borí deu Oxossi e Oxum.Obrigado Srº da Ilha e que Oxalá o abençoe
Regio o Candomblé não vê Orí méjì desta forma, dois òrìsà. Então a resposta é não.
Sendo o seu sacerdote de Umbanda inicado dentro do Candomblé, não o credencia a ser um Bàbálòrìsà de Candomblé. Uma coisa é ele ser Baba de Umbanda e outra é ele ser Bàbálòrìsà.
Logun não é um òrìsà que se vê dentro de um jogo, a história é muito mais profunda, se eu fosse você não me iludia tanto. Òrìsà manhoso, esguio e muito dificil de identificar, se não for caminho de iniciação.
Eu não afirmo nada sem consultar o oráculo, se ela viu esta configuração, então ela deve assumir e bancar o que falou.
Garantir òrìsà, somente na esteira do iniciação.
Ire o.
Boa Noite,
Frequentei por um tempo uma casa de Angola, fiz inclusive algumas limpezas ,oferendas e fui a algumas festas, porem, apesar do Tata ter dito que eu tinha missao e que minha energia era linda e poderia ajudar muita gente, alem de que era rodante,eu nunca senti nada alem de boas energias .Resolvi entao fazer um jogo numa casa tradicional de Keto de Salvador e no jogo me foi dito que minha Oxum pedia conclusao da iniciacao(qdo.crianca(7anos) ia ser iniciada e esta iniciacao foi interrompida ,eu nao cheguei a catular).Esta Ialorixa me disse que minha Orixa Oxum quer usar meu corpo e dizer seu nome e que este compromisso foi feito antes de meu nascimento ,alem do que eu tinha no meu destino uma grande sorte e que esta foi imterrompida por este familiar que interrompeu a minha iniciacao ,que ele tinha plena consciencia do que fez e que iria responder por isso!Segundo o jogo eu precisava fazer uma limpeza e dar comida a alguns orixas, dentre eles a minha Oxum, fui de casa em casa fazendo as oferendas e quando fui oferecer a Oxum, meu corpo inteiro comecou a tremer(fique dois dias com dorem musculares, parecia que tinha malhado) as pessoas comecaram a cantar uma musica de Oxum, tipo saudacao e eu fiquei assim por algunns minutos, no final a Ialorixa me perguntou se eu senti a presenca e me disse que agora so depende de mim…..que ela(Oxum) quer me ajudar e que eu tenho que fazer a minha parte, me deu uma guia e disse para que eu a use sempre.Gostaria de saber o que o sr.acha do que aconteceu?Por que no outro terreiro que fui mtas.vezes nao senti isso?Fiquei confusa, pois no outro ja existia um laco de confianca e este apesar de mto.tradicional em Salvador eu nao conheco ninguem, foi o primeiro contato.
Estou estudando a religiao, no que este Blog tem me ajudado muito,porem, ainda sei muito pouco, sao muitos misterios!!
Muito 0brigada e aguardo sua resposta.
Perola, você sentiu o òrìsà.
Frequentar uma casa de confiança não vai fazer você alcançar a energia de Òsún.
O seu destino está em sua mão, cabe a você dar continuidade, apenas não se faça nada com atropelo ou se deixar pressionar.
Mantenha a calma, peça a Òsún que guie sua intuição
Ire o.
Srº da Ilha boa noite!O jogo de buzios foi feito em 2000 por uma zeladora e foi a mesma configuração de quando eu fiz o Borí com um Zelador em 1988,e ela nem me conhecia e nem conhecia o Zelador que fez o Borí.O Zelador atual disse que só pode confirmar o Santo no jogo de Búzios.Pode o Santo ter mudado com esse passar do tempo,pois já faz anos que foi feito esse Borí?No caso Oxossi seria meu Pai,o Santo que estava na frente,Oxum sendo minha mãe ela seria então o juntó?Desculpe as perguntas,mas é que não tenho ninguém com que eu possa conversar.Se quizse pode me responder por e-mail.
Regio se o òrìsà realmente se apresentou e confirmou a questão não há por que temer.
Eu joguei cinco anos antes de me iniciar e meu òrìsà não mudou, pode ser que seja o seu caso.
Observe que ser cuidado por um òrìsà não tem cor e nem bandeira.
Ire o.
Muito obrigada Da Ilha, as vezes as coisas nao acontecem da maneira que gostariamos!!
Axe
Muito bom são pessoas como vc que faz nos orgulhar-mos da religião que somos asé pra todos e que continue a nos presentear com seus ensinamentos.
Olá! Sou iniciada há1ano e 5 meses já e em uma festa de Oxum , a oxum da mae de santo veio me abraçou e tirou do pescoço dela uma guia e colocou no meu. Oq farei? Ficarei c a guia ou devolvo pra alguém? Posso usar junto as minhas?
Gabriela use, use, use,use e use.
Este é o conselho que lhe dou, se foi òrìsà que nos deu, foi por que estamos nas graças e dentro das bençãos dele.
Ire o.
oi boa tarde, eu tenho uma duvida se o pai de santo traz uma pessoa pra ser um pegigam da ksa e comeca a ter um caso com ele ,oque pode acontecer com ele e os outros filhos de santo da ksa ???
Valdelice, além de todas as cobranças que serma feitas, o quemmais pode acontecer:
Todos perderem o respeito, uma vez que o líder pode, por que eu também não posso.
Imagina que lindo, todo mundo, tendo um caso com todo mundo, tudo em familia, lindo e maravilhoso.
O Odù Ìretè méjì diz:
O enviado da terra.
O pregoeiro de Ifé.
Eles foram repentinamente apreendidos e impedidos por Òrúnmìlá.
Você vê?
O mensageiro.
O pregoeiro.
O emissário.
Òrúnmìlá é o enviado de Deus o Onipotente.
Nada passa desapercebido, com certeza a fatura sempre chega ao final da festa.
Ire o,
Obrigada pela resposta! Porem como sou ainda mt nova no santo fico muito confusa e ccm medo e vergonha de fazer perguntas demais aos meus mais velhos. Entao. O fio de conta é muito bem trabalhado e é fio de mae de santo, é sou yaô… Rs é bem estranho para mim mas eu aceito pois trnho um amor imenso por essa yá, é minha segunda mae e comcerteza ta no meu caminho. Mas vim aqui mesmo fazer uma outra pergunta: Uma abiã amiga minha, de outro ilê do qual ja frequentei antes, fez uma obrigaçao q teve q dormir no ilê no quarto do orisá dela e tomou antes diversos banhos de ervas e mataram uma cabra e depois um pombo e o sangue do pombo foi colocado na cabeça dela. Ela foi fazer sem entender nada e depois me pergubtou o pq dela ter feito a obrigaçao e eu ainda nao soube explicar. Podem me dar algum esclarecimento??? Obg!!!!!
muito agradecida das suas resposta,ate hj eu segui a risco seus conselhos e td ta melhor em mh vida…
Gabriela,
Como explicar algo que nós não sabemos o ponto de partida? Não sabemos o que a zeladora ou o zelador viu no jogo e nem o que o jogo indicou para ser feito. Isso deveria ter sido conversado na própria casa e é o que a sua amiga deve fazer: perguntar.
Axé.
ola, acompanho o site o ocandomble.wordpress ha algum tempo e gostaria de contribuir com uma homenagem a minha me de santo e Av sanguinea que fez a passagem neste ultimo dia 22. http://www.taquiprati.com.br/cronica.php?ident=1022 se puder publicar seriamos muito grato. Felipe Gustavo
Em 20 de fevereiro de 2013 22:09, “Candombl”
Felipe publicamos sim e que Òya e seus ventos cuide deste espírito.
OLÁ BOA NOITE
TENHO UMA PERGUNTA QUE NÃO TEM MUITA LIGAÇÃO
GPSTARIA DE SABER QUAIS SÃO OS ORIXAS MASCULINOS QUE USAM BRANCO ? TEM ALGUM CERTO OU TODOS PODEM USAR
Iago qual òrìsà se recusaria a usar o branco?
Não confunda usar branco com òrìsà funfun (branco).
Ire o.
Olá sou de onira e a minha grande duvida e se onira e uma qualidade de osun ou de inhansa gostaria muito de saber beijos e ase para todos
Erica, é de Òya.
Ire o.