Agutan, porque ofertamos aos Ancestrais?
A importância do Agutan nesses rituais fúnebres, bem como, no Culto aos Ancestrais de modo geral.
Há uma antiga história Nago que diz que Iki, foi consultar Ifá, o Deus da Adivinhação. Nessa consulta, Ifá disse à Iki que ele possuía um “amigo” (Agutan), que intentava matá-lo. Ifá recomendou à Iki, que realizasse uma oferenda, de modo que esse suposto amigo não tivesse sucesso em sua empreitada e que cantasse um determinado cântico caso estivesse em perigo.
Muito atento às orientações de Ifá, Iki realizou tudo como lhe fora prescrito e aprendeu a determinada cantiga.
Um dia, Agutan foi visitar o Deus Olofin, percebendo que o seu santuário de culto aos ancestrais estava vazio. Assim, ele indagou à Olofin, o que ele usava como oferendas no culto aos seus Ancestrais. Olofin, por sua vez, respondeu que ele utilizava Obì como sacrifício. Agutan riu muito, dizendo que, embora isso fosse bom, ele teria algo muito melhor para ser ofertado aos Ancestrais (Iki), Olofin agradeceu e, disse que iria aguardar a oferta para que pudesse novamente render homenagens aos ancestrais.
Agutan, então, foi visitar Iki, perguntando-lhe se, o seu pai, já havia lhe contado sobre um jogo que ele e Agutan costumavam sempre jogar. Iki afirmou que não, que seu pai nunca havia lhe falado sobre esse jogo, perguntando como que era.
Agutan disse a Iki que o jogo era bastante simples. Que ele deveria entrar em um recipiente de madeira fechado, enquanto o outro lhe carregava para dar umas voltas, durante 70 passadas e depois trocavam de posições. Iki falou que, realmente seu pai nunca havia lhe dito sobre essa brincadeira, mas parecia ser divertida.
Agutan colocou um recipiente de madeira no chão e entrou dentro. Ele pediu a Iki que tampasse e então o carregasse por alguns lugares. Percorrida a distância de 70 passadas, Agutan disse que era a vez de Iki.
Iki, então, entrou no recipiente de madeira, mas após os 70 passos, Agutan não parou para Iki sair. Iki implorou que Agutan parasse para ele sair, no entanto, Agutan não lhe deu ouvidos. Iki então lembrou-se dos conselhos de Ifá, sobretudo a orientação sobre o cântico. Imediatamente Ikin começou a cantar os versos que Ifá lhe ensinou.
Após alguns momentos, Agutan sacudiu o recipiente e ouviu o som dos braceletes de ferro e continuou caminhado para casa de Olofin, pensando que Iki ainda estivesse dentro do recipiente.
Quando ele chegou à casa de Olofin, ele entregou o recipiente a Olofin, dizendo que ali estava a oferenda que havia prometido aos Ancestrais.
Quando Olofin abriu o recipiente, viu somente braceletes de ferro e ficou muito irritado, pois Agutan havia lhe enganado.
Olofin disse que devido Agutan tentar enganá-lo, ele seria ofertado aos Ancestrais. Após esse dia, Agutan tornou-se oferenda aos Ancestrais.
Nós do Terreiro de Òsùmàrè, esperamos estar contribuindo para a elucidação e edificação da nossa Cultura, explanando sobre os nossos importantes dogmas sem que, no entanto, revelemos aquilo que só é facultado aos iniciados.
Que o nosso Pai, Òsùmàrè Aráká, abençoe sempre a vida de vocês.
Texto Casa do Òsùmàrè.
.
Bom dia Fernando. Muito interessante esse post sobre ancestralidade. Não tinha conhecimento dessa lenda. Isso quer dizer o que? O que é Agutan? Como ofertar agutan? Na simbologia, o que representa Aguntan já que na lenda seria um homem?!
Motumbá!
Sua benção babá fernando!
janaina,
Bom dia! Que pai Orunmilá nos traga o sol.
Você entendeu a Moral da História? isso é mais importante que tudo, Orunmilá nos dá a oportunidade, através de suas fábulas, a penetrar neste mundo mágico da liturgia, do conhecimento.
Axé.
Luiz,
Osogiyan lhe abençoe, volte sempre.
Axé.
É GOSTEI MAS NO TUMBA JUNSARA SÓ SE DA AGUTAN NO MATO E A ANCESTRAIS QUE NÃO SE CONFORMAM DE TER PARTIDO PARA O ORUN.PARA QUE SE TENHA PAZ NA INZO E O ANCESTRAL DESCANCE EM PAZ..EM OUTROS AXÉS IEMONJA E XANGO COMEM AGUTAN..NO TUMBA JUNSARA SEU CIRIACO DETERMINOU QUE ESSE GUDUPÉ NÃO FOSSE USADO, POIS NA BAHIA QUANDO FOI OFERTADO A LEMBA(OXALÁ) DEU O ÓH. E POR ISSO NIGUÉM DESTE IMENSSO AXÉ USA ESTE GUDUPÉ, A NÃO SER NA MATA PARA ANCESTRALIDADE.E LÁ MESMO FICA CONSAGRANDO O ESPIRITO DO ANCESTRAL A OLODUMARE LEMBA OXALA. AXÉ A TODOS ..TATETU DE NKISI INCODIAMAMBO……..
Janaína,
Agutan é o carneiro, a lenda é uma metáfora a liturgia em sí.
Axé.
Ricardo,
No ketu é bem parecido.
Axé.
Boa tarde! Que pai Orunmilá nos traga sempre o esclarecimento.
Muito obrigada pela atenção Fernando, depois q lí uma segunda vez,
entendi isso. Pesquisei e acabei sabendo q era um Carneiro. Desde
já, obrigada.
Mutumbá!!
Bom dia e motumbá a todos!
Gostaria de saber qual a diferença entre ancestrais e eguns de familiares como: Pai, mãe, avós irmãos, etc. Tenho uma vida muito difícil, isso é desde criança. Eu e meus irmãos perdemos nossa mãe com as idades de 05, eu i minha irmã gêmea; 08 e 10 anos, meus outros irmãos. Rolamos em casas de muitos parentes, nunca tivemos ninguém para nos amparar. Hoje com 51 anos, estamos, eu e minha irmã gêmea passando por problemas que nos levam ao passado. Tudo que meu pai passou, estamos passando. Detalhe, somos feitas de santos, Eu de Oyá com os 07 pagos e minha de Nanã em preceito. Tudo na nossa vida está de cabaça para baixo. Nossos parentes de sangue estão sem propósito, por bobeira se viraram contra eu e minha irmã.
Fui até amaldiçoada por uma sobrinha que queria me dar obrigação, apesar de eu ter minha casa de santo, Como não conseguiu me odiou. os ódios nesta família tanto de pai como de mãe existe desde que eu era criança. Tem alguma maneira de ver isso? Por favor, me ajude!
Jani, ancestral e Égún ou Eégúngún são energias diferentes, Eégúngún esta restrito ao culto que nos remete a ancestralidade e ao acesso a nossos entes queridos, que afirmam formar um familia no òrun, que estão preses e prontos a nos ajudar a qualquer dia e hora. Dizemos que Égúngún não dorme, pois, estão sempre alertas a nos ajudar, defender e lutar pelo nosso bem estar.
Esta sua suspeita somente um pessoa capacitada dentro do culto de E égúngún poderá tirar informações e proceder com os respectivos rituais.
Esta questão de vocês carregarem as mazelas de seus pais pode estar ligado a este peso cármico ou alguma forma de vampirismo espiritual.
Tudo isto tem que ser visto através do oráculo e qual Odù vai apontar a solução do problema ou amenizá-lo.
Quanto as pragas e má versação das palavras, fale com a terra, peça que a terra seja testemunha e sua defesa, porém, tenha certeza das sua defesa, pois Onìlé não é um òrìsà para se brincar ou contar meias verdades.
Regue o chão com água ou dendê antes de proferir sua defesa e peça apenas para aplacar esta energia negativa e que ela desapareça.
Não se lamente, isto atrai muito mais negatividades, saia para o mundo, trabalhe, respire e agradeça a Òlódúmarè o maior presente que um ser humano pode ter: A vida.
Ire o.
Obrigada Babá por me explicar e me orientar nestas questões. O senhor cita Vampirismo.Acredito que isso também procede pois meu pai, já falecido, também era do santo mas na Umbanda pois não aceitava o Candomblé. Ele era muito cobrado por isso. O orixá dele era Airá mas, infelizmente não se iniciou! Minha avó odiava meu pai, pois ñ aceitava ter filho homem e praguejava contra ele. Outra questão, minha irmã raspou o Orixa Nanã, antes disso, ela passava pelo chamado Catalepsia do sono, mesmo raspada, ainda de preceito, ela continua tendo isso, onde a mesma é atacada por espíritos altamente negativos q tentam tirar ela do corpo, começa a gemer e eu chamo o nome dela e ela acorda. Meu pai tinha isso, ela tem, raspou e continua tendo, detalhe, ela está de kelê, pois Nanã exigiu q ela cumprisse tdo o resguardo com ele. O sr poderia me exclarecer isso?
Mutumbá e obrigada
Bom dia Babá. Ontem segui sua recomendação e pedi a mãe terra que quebrasse as más palavras ditas pela minha sobrinha e, por incrível que parece, me sinto mais leve, sem medos. Tenho lido muito sobre nossos entes querido, (ancestrais). ( Egúngúns) Eles nos ajudam, sei disso. Agora, e se na família tivermos algum antepassado que tenha se tornado um inimigo espiritual? Meu falecido pai quando ia dormir tinha uns pesadelos estranhos, ele em sono leve sentia e via alguém, coisas muito feias o segurando como se quisesse matá-lo, ele não conseguia acordar,, começava a gemer, quando nós escutávamos e o acordava, ele falava o q tinha ocorrido. Isso era quase que diário. Ele tinha muita praga de mãe que foi muito carrasca até com nós filhos dele. Detalhe, minha gêmea também tem, eu tenho de vez em quando e digo: é uma sensação horrível. Tem como descobrir isso? Seria vampirismo? Pode um ancestral ser inimigo da família! Meu zelador está pra chegar de viagem mas acredito que ele não saiba cuidar desses nossos caminhos mas, mesmo assim, queria saber como começar pois não quero que isso siga para minha filha carnal! Se puder, me responda. Preciso de ajuda!
Motumbá!
O que é o chamado Vampirismo e suas causas? fui informada que o Candomblé pode tratar desses casos, visto que sou raspada, já dei
meus 7 e minha irmã raspou a pouco para Nanã. Ela mesmo estando de kelê, exigência do Orixá dela, ainda assim, é vítima de ataques noturnos, onde começa a gemer e eu tenho q despertar ela. Meu pai q era da Umbanda tbm tinha esse chamado catalepsia do sono.
Obrigada e motumbá
Jani eu já respondi esta pergunta para você.
Ire o.
Boa tarde Babá, desculpe, mas a resposta ñ chegou!
Que aula! Infelizmente esse estudo na busca por entendimento e os “por quês” dos infortúnios e sucessos em nossas vidas, não seja de interesse da maioria dos pais de santo. Nós cascemos e não entendemos poe que levamos uma vida, muita das vezes quase como “coitados”. sou espírita desde criança, Dei meus 07 anos e meu zelador nuca pesquisou o que tem de errado na minha história de vida, tudo é cobrança de santo, exú, odús, até quando vou viver tomando ebós? Como posso encontrar uma casa aqui no Rio de Janeiro que cuide de Antepassados? Desconfio que não vou conseguir na minha! rsrs O histórico da minha família materna e paterna deve ter muitas dívidas ou eu taquei pedra na cruz!! rsrs Se puder me responde ok?
Muito obrigada e motumbá!
P.S. Vou visita-lo sempre! rsrs
Ontem fiz o que o senhor me recomendou. Reguei a terra e pedi a ela, como me ensinou. Obrigada, me senti mais leve, sem medos. Postei aqui mas acredito que não tenha ido, minha net tava muito ruim, penei tentando, tentando… rsrs Que Orunmilá nos abençoe sempre!
Motumbá!
Jana um ancestral da mesma familia pode ser um inimigo nos dois mundos (òrun x ayé), quando invocamos nossa ancestralidade na casa de Égúngún, podemos estar invocando esta energia, cabe-nos direcionar nossas palavras aduras para impedi-lo de participar de qualquer ato, Npá, libação ou uma reza.
É um procedimento meticuloso, requer uma conversa mais longa e não cabe no blog.
Ire o.
Boa noite Babá…desde já, muito obrigada e vou ligar sim.
Pode ser a qualquer horário e dia?
Um bom domingo e Mutumbá!
Sim Jani.
Ire o.
Preciso muito da ajuda de vocês.
Raspei faz um mês e meio desde minha saída que ñ consigo ir à roça. Não tenho vontade meu coração fica apertado quando é dia de ir para a roça. Sou de umbanda tenho todas as minhas obrigações na umbanda sou Babalao na umbanda só não tenho, mas casa. Fiz o santo por motivo de saúde. Estou de Kelê em casa estou fazendo tudo direito como foi me passado sou de Xangó, já pensei em largar tudo nunca mais voltar lá, não sei o porquê sempre fui fascinado pelo candomblé sempre tive muita vontade de fazer meu santo e agora não seu o porquê aconteceu isto comigo. Por favor, me ajude, desde já agradeço a vocês. DOFONO de XANGO
agnaldo,
Cumpra sua obrigação e vá a sua casa, iyawo não tem sentimento quando se está de preceito, tenha consideração pelo seu zelador e as pessoas que trabalharam e ajudaram na sua obrigação. Vá e converse aos pés de seu Orixá com seu zelador, você está de kelê e deve obediência a seu Orixá e a seu axé.
Obs: Não existe Babalao na Umbanda, pois se trata de um culto à parte ligado a Orunmilá nos estudos de Ifá e este título tem que ter registro em cartório na Nigéria pelos Arabás nigerianos.
Axé.
obrigado pela a ajuda. vou sim . axé
boa noite a todos..eu ouvi uma musica do grupo ofá chamada Sareuá..me parece uma reza, muita bonita por sinal..gostaria de saber se essa é a escrita correta pois ela é em Yorubá…
Sareuá euabá awô,
Ataniran…ê agutan
babá sareuá bua ô
Ataniran euabáwô
desde já agradeço a todos …
Ruan segue:
Àdùrà Obàtálá
Bàbá esà rè wa
Èwá àgbà áwo a sare wa
A jé àgùtàn
A sare wa èwá àgbà áwo
Ìbà òrìsà yin àgbà Ògiyán
Pai dos Ancestrais venha nos trazer boa sorte
Belo ancião do mistério, venha depressa
Comedor de ovelha
Venha depressa belo ancião do mistério
Saudações òrìsà escute-me ancião comedor de inhame pilado.
Ire o.
Olá, boa tarde! Sou iniciada a 13 anos, estou em dia com minhas obrigações.
Quando entrei para o axé meu zelador viy que eu tinha Xangô de herança e este foi assentado. Agora, ao pagar meus 07, o mesmo tinha sumido, ou seja, desmontado. Eu e minha irmã de obrigação montamos um rápido pois ia começar a copa dos bichos para Xangô. Meu zelador deu o otá e nós colocamos os apetrechos. Tenho uma irmã que mora comigo e tmb é iniciada de Nanã. Agora, nossa vida tá em frangalhos! Estou morando em um cômodo velho, em ruínas, emprego, não consigo, nem ela. Estou envolvida em justiça, polícia, é só cobranças e eu não fiz nada ilegal tá? rsrs Bem, nosso zelador tentou abrir um jogo para minha irmã mas o mesmo não abriu. Disse nós temos que dar satisfação aos Ancestrais e dar uma comida ao egun do nosso pai carnal para ele se afastar pois é ele que está fazendo a gente passar por tudo que ele passou! Tem fundamento? Meu pai carnal era de Xangô e não cuidava, era de Umbanda, odiava o Candomblé. Minha pergunta é a seguinte: Esse Xangô assentado para mim quando raspei é o dele, eu é um de algum antepassado? Como faço para saber? Como posso confiar que ele dará a satisfação da forma correta? Sou de Oyá e minha irmã de de Nanã. Preciso de ajuda urgente. Por favor, nos ajude!
Debora como se assenta um Sàngó de Umbanda?
Nós não temos este compromisso espiritual dentro do culto afro quando o assunto é Umbanda, òrìsà ancestral da família é uma outra história, está ligado a Ayanmó.
Se este òrìsà pertence ao seu ‘karma’ teria que ser visto pelo seu sacerdote.
Não se arruma um òrìsà do jeito que vocês arrumaram, seria melhor não ter feito nada naquela hora, um òrìsà ligado a Egúngún, será que realemnte você arrumaram Sàngó?
Qual otá foi colocado em Sàngó, Edun ará?
Minha amiga, o que tem que ser feito:
Buscar no oráculo todas as respostas necessárias, buscar a investigação de tudo que está acontecendo e por que está acontecendo.
Tenha atenção com o primeiro Odù que cair, as respostas com certeza viram através dele.
Eu, sinceramente, não afastaria o espirito de meu pai de perto de mim.
Um Orikì de Egungun diz que:
Quando não sabemos que caminho seguir, pedimos ajuda a nossa família ancestral (ará òrun).
Se você afasta sua ancestralidade de perto de você, como ficará sua vida espiritual?
Pense nisso.
Ire o.
Boa noite amigo e irmão! Com certeza são perguntas que só conseguirei em um jogo. O otá usado no sángó não é Edun ará, isso, entre outras coisas me deixam sem saber como falar com meu zelador. Ele me fala sempre que tem medo de lidar com eguns, Egunguns, etc. Sei que tem muitas coisas sérias a serem feitas mas não sinto que ele seja capacitado nestes assuntos. Ele diz que o egun do meu pai está causando tudo de mau na nossa vida, vida essa que está igual a que ele vivia. Meu zelador questionou a possibilidade de assentar um egun para mim?!!! E… é complicado!
Obrigada por me ajudar neste problema que, para mim, parece não ter fim de tanto sofrimento. Estou até sem casa, quase na rua da amargura com minha filha carnal.
Motumbá meu Velho. Que Orunmilá nos abençoe!!
Debora, sua vida descendo pelo ralo e você não sabe como falar com seu sacerdote, depois de 13 anos de iniciada?
Sàngó sem Edun ará…Feito as pressas…
O Egun de seu pai arrasando com a vida de vocês (será verdade?) e ele não sabe mexer com Egungun, mas quer assentar um para você?
Debora você já reparou que você está fazendo experiências com a sua vida?
Experiências muito perigosas, menina, estamos falando de sua vida, da vida de sua filha, da de sua irmã!
Acorda!!!!!
E preste atenção em um detalhe. Será que a história é mesmo com Sango e Egungun?
Por isso falei sobre o jogo e a primeira caída, desde que a pergunta seja direcionada para que o Odù revelado lhe aponte o que está acontecendo.
Ire o.
Obrigada! O Sr me deu luz. Vou conversar com ele mais uma vez, e olhe que foram muitas!! Um excelente domingo! Ire o!
Boa Tarde, gostaria de um adura para invocar meus ancestrais que gostem e queram zelar por mim os meus e o que posso oferecer alem do mingau e onde despachar.
obrigada
ana,
Digite na barra lateral: rezas de Nanã.
Axé
Boa noite, o que é ancestralidade?
Lucas,
Ancestralidade está ligada a energia da familia do seu Orixá, não confundir com antepassado que estão ligados a sua familia co-sanguínea. O meu ancestral divinizado é Oxalá, pertenço ao clã funfun.
Axé.
Motumbá Pai Fernando.Pai Fernando,orixá ancestral e orixá familiar é a mesma coisa ou a diferença.Desde já agradeço sua resposta.
Ney,
Não é a mesma coisa, a sua ancestralidade está igada ao seu Orixá, já o Orixá familiar está ligada a ancestralidade de alguém da sua familia.
Axé.