Muito se fala de Ifá e poucos sabem o que de fato é Ifá. Somente os devotos de Orunmilá, que é genericamente conhecido por Orixá do destino, e, que, ao se tornarem Oluwos ou Babalawos, depois de um longo aprendizado, alguns afirmam levar 21 anos, e provas perante a sua confraria, é que podem fazer divinações, leituras e suas histórias, exemplificando, sempre com clareza aquilo que se quer saber e sendo recompensado por isso.
Ifá era um Sistema de Divinação, originário da cultura africana Yorubá.
Embora a Divinação Sagrada de Ifá não fosse o único sistema divinatório praticado em África, ela era de longe a mais completa e confiável, tendo sido fonte e modelo para vários outros “jogos de adivinhação” que dela foram derivados por simplificação, simbiose e ou, interpretação.
Em contraste com todos os outros tipos de Adivinhação, onde ninguém ousa ou tem meios de contradizer aquilo que o Adivinho assegura “ver”, a Divinação Sagrada de Ifá que denominamos como “Sistema Ifá”, seguia um conjunto regular de normas que enquadrava o Adivinho praticante e, além disso, os seus consulentes conheciam técnicas que pderiam impedir que ele se utilizasse de conhecimentos pessoais sobre eles ou sobre assuntos de suas intimidades, não precisando os consulentes sequer revelar-lhe a natureza do problema ou anseio que os levava a buscar aconselhamento.
O Adivinho que manipulava Ifá era denominado por Babaláwo de Baba ( o pai) + Li (que tem) + Áwo ( o segredo) era a Autoridade Máxima no Central do sistema religioso Yorubá.
Entende-se assim a importância do Ifá para massa de fiéis Yorubá e porque qualquer desvio de seu sistema regular de normas, intentado por qualquer Babaláwo, era criticado por seus consulentes e condenado por seus colegas de confraria.
Técnicamente, o Sistema Ifá baseava-se na manipulação dos Ikins/Coquinhos de Dendê, para a obtenção, ao acaso, de um número Par ou Ímpar de Dendês que, na dita manipulação, restassem na mão esquerda do babaláwo.Os Ikins quando batidos pelo Babalawo é marcado de forma alternada.
Um batida marca na direita, outra batida marca na esquerda. Assim sucessivamente até termos as oito marcas formando o omó Odu ou Olodu. O termo Ikin era designação especial para o EKURO/Caroço do EYIN/fruto da AWPE/palmeira Oleaginosa, conhecida no Brasil como Dendezeiro ou Dendê.
Esta qualidade par ou ímpar era traduzida por sinais gráficos diferentes no Ìyérosún/Pó Branco Consagrado, que era especialmente espargido sobre o Opón Ifá/Tabuleiro de Ifá.
Estes sinais eram conhecidos, genericamente, por Ojú Opón/Olhos do tabuleiro e, individualmente, por Ofú e Òsa.
Os resultados de uma sequência inicial de quatro manipulações eram marcados sobre o Ìyerosún, no lado direito do Tabuleiro, verticalmente, a segunda marca sob a primeira e, sucessivamente, a terceira sob a segunda, a quarta sob a terceira, sempre cada uma delas ao acaso de sua manipulação. Obtinha-se assim a Onã Ifá/caminho de Ifá de um dos dezesseis Odú/Fundamentos de Tradição que, associados aos Esé Itan/ Versos dos contos de Ifá, se constituíam nos Signos-Respostas Básicas do Sistema Ifá.
Estes dezesseis Odù Babá ou Básicos possuíam, cada um deles, denominações, a saber.
“Odús”
1-Ogbé Méjì
2-Òyèkú Méjì
3-Ìwòri Méjì
4-Òdi Méjì
5-Ìròsùn Méjì
6-Òwónrín Méjì
7-Òbàrà Méjì
8-Òkàràn Méjì
9-Ògundá Méjì
10-Òsá Méjì
11-Ìká Méjì
12-Òtùrùkpòn Méjì
13-Òtúrá Méjì
14-Ìretè Méjì
15-Òsé Méjì
16-Òfún MéjÌ
Essas denominações e ordenação correspondiam às mais usadas ancestralmente em Ilè Ifé, ou seja, na Cidade Sagrada dos Yorubás.
A repetição de uma outra sequência manipular igual, sendo as suas marcas Ofú ou Òsa registrados no Pó Consagrado do Tabuleiro, mas à esquerda das marcas do primeiro Odù Básico já lá registrado, possibilita a obtenção de um dos outros duzentos e cinquenta e seis (256) Odùs combinados, passíveis de existir e denominados por Omo Odù (filho de Odù), significando que a nova Oní Ifá é composta pela combinação de dois Odù Baba ou Básico.
Existem 240 Omo Odù também possuíam nomes específicos, formados pelos nomes dos dois Odù Babá ou Básicos de que se compôe, prevalecendo a designação do Odù Babá da Direita como se fora o seu Nome e a designação do Odù Babá da esquerda como se fosse seu sobrenome.
Aiyé atí Okán náa ni -“Vida e morte: Ambas são identicas”
(Máxima da Sabedoria Ancestral dos Yorubás)
Pesquisas dos autores: Willian Bascon e Ivan H. Costa
Considerações: Babá Fernando D’Osogiyan
Motumbá meu velho ,gostaria se o sr ,puder claro ,me diga quais os orixas do ano que vai entrar ,desde ja agradeço .
Luiz Eduardo,
É um desencontro tão grande de informações sobre quem serão os Orixás que vão reinar no início de cada ano, que nem levo mais a sério.
Antigamente tínhamos a saudosa Iyalorixá Regina Bangboxê que fazia o jogo no dia 31 e dava as diretrizes primárias de comportamento para o decorrer do ano.
Tenho sempre para mim que a vida começa com Oxalá e termina com ele, então, independente de ser qualquer outro Orixá que possa reinar 2012, O ano de 2011 terminará com as bençãoes de Pai Oxalá e 2012 começará com as bençãos dele também. com pedidos de saúde, trabalho, amor e paz.
Axé.
Bom dia,Motumbá Baba Fernando,parabéns pela explanação do texto,sempre trazendo conhecimentos e esclarecimentos aos leitores,mas tenho uma duvida:sacerdote de Ifá,sei q são pessoas preparadas,passam pela iniciação deste,estudam muito p adquirirem conhecimento teórico ,ético,comportamental.Babá,oq acha das iniciações de Ifá no Brasil,já que conheço pessoas q se iniciaram.algumas são Babalorixás que abdicaram de suas práticas p seguirem Ifá.Asé!
Aninha,
Mutunbaxé, mutunbá.
Não existe iniciação para Ifá no Brasil, somente nas confrarias na Nigéria, o Da Ilha pode até lhe explicar melhor.
Para se tornar um babalorixá ou uma iyalorixá com conhecimento na liturgia dos Orixás demanda que tenhamos muito tempo de iniciado ( os apressados comem crú) muito aprendizado e muita cultura, muito entendimento com nosso axé, nossa raiz, nossos egbomis.
O que observo é que todos querem títulos de Ifá, Babatundê, etc, fazem cursos, ganham diplomas, aprendem o basico do básico que qualquer um pode encontrar na Internet, aí na hora de abrir um jogo, não sabem, não se sentem seguros, não sabem ler um odú, aí recorrem ao seu jogo normal. Colocam a edumentária de babalawos, com gorrinho na cabeça, com adjarin na mão, cantando Yoruguês, descaracterizando-se por completo, são as vaidades, e nunca vão criar raízes, AXÉ!
Se nasceu com o cargo para babalorixá ou iyalorixá dentro do candomblé ketu/nagô, aliás, que sempre me refiro, tente se apurar e aprender todos os dias, pois as informações se tornam inesgotáveis para um zelador, lidamos com o aprendizado de mais de 200 Orixás indistintivamente.
Agregar conhecimento é uma coisa e isso procuro sempre fazer, mas, torna-se impossível querer abraçar o mundo com as mãos, ser um omo-ifá já requer muita retidão e exclusividade, imagina então um Babalàwo?
Mais vale 4 búzios na mão bem jogados com Exú do que 256 caminhos…
àwúre odún tutu!
Exatamente!já não é fácil seguirmos nossa linhagem qto mais trazer um conhecimento q mal estamos inserido totalmente,entendi e concordo plenamente c o sr.e sou testemunha de que não deu certo para quem ouçou fazer o q foi dito! muito menos para quem ficou a mercê destes não são todos,mas houveram insucessos na maior parte destes,alguns estão sem chão desencontrados por n levarem a fundo o q tinham nas mãos e total acesso de reaprendizagem e aperfeiçoamento!Tenham uma boa tarde!
Baba Fernado,
Qualquer uma pessoa que não seja Ogán/ Ekedje, Que seja “Rodante” Pode ser Babalorixá ou Iyalorixá? Ou Ifá escolhe e dá permissão a pessoas em contesto particular?
Jonathan,
Não é qualquer pessoa, mesmo com obrigação de 7 anos, pode ser um zelador, o cargo é visto no jogo consagrado por Orunmilá e seu Orixá e também com a sua concordância.
Obs: Muitos pensam que por tomarem a obrigação de 7 anos recebem os direitos de babalorixá ou iyalorixá. a liturgia de um babalorixá vai além da brigação de 7 anos e muitas vezes começa a ser montada na obrigação de 3 anos, é a preparação do iyawo.
Axé.
Mo Jùbá, Bàbá Fernando.
Ifá se inicia no Brasil, pelo menos em meu àse, temos autorização para tal empreendimento.
Meu sacerdote é um Oluwo (somente um Oluwo pode iniciar um babalawo), da familia Adesanya de Ode Remo, Ogun state, Nigéria.
Foi iniciado e confirmado Oluwo por seu Arabá Adesanya Awoyade, três Oluwos e mais 16 babalawos, na Floresta sagrada de Ifá.
Sua casa tem seu Igbo Odu, quarto sagrado onde as iniciações são feitas.
http://www.efunlase.com para maiores detalhes.
Ele esteve na Nigéria ainda neste semestre recebendo titulos e reconhecimento da comunidade de Ode e Remo, (recebendo além do cargo que já detinha de Obaalá – O Rei do Pano Branco, o de representante do culto de Obatalá em todo o mundo) e Ilè Ifè, dentro do culto de Ifá e Obatalá.
Não estou aqui vendendo ou propagando seus serviços, apenas esclarecendo que não conheço outras pessoas do culto de Ifá no Brasil, portanto não posso afirmar nada, repasso apenas as informações que tenho acesso.
Tem muita gente que foi a África, iniciou em Ifá e não recebeu orientação e nem ensinamentos, está ao deus dará, mesclando Candomblé com Ifá e fazendo algumas coisas que não estão corretas.
Portanto qualquer pessoa que desejar conhecer este culto maravilhoso, deve ter muito cuidado e atenção pois trata-se de uma iniciação muito seria e de custo elevado.
Ire o.
Olá Da Ilha,
O que se observa é que os preceitos, rituais, o próprio conhecimento, foram muito desmembrados pelas sociedades Ogbonis em Nigéria, talvez uma forma encontrada para o aprendizado mais acessível sem dúvida alguma. Fica claro que as exigências de outrora para se ter a concessão de manipular os Ikísn não existem mais, as famosas provas perante aos outros Babalawos e confrarias, a demonstração pública, recitar aleatóriamente os itans indistintivamente, enfim, os babalawos descobriram um novo caminho para poder passar aqulio que aprenderam e também para que se preserve de certa forma o culto e até a sua própria sobrevivência, podendo assim gerir receitas, parece que basta ter dinheiro e não a vocação.
Com todo respeito ao seu Oluwò, que conheço, e que comprovamente tem seu cargo confirmado em Nigéria, sendo uma das poucas excessões.http://www.efunlase.com para maiores detalhes.
Aqui no Brasil, temos que ficar atentos à prática comercial, a “Ifamania”, tem muito zelador com trajes e gorrinho de Ifá por aí, utilizando-se inescrupulosamente de títulos de oluwo, babalawo, lançando livros, apostilas sem nunca ter feito um risco no chão.
Um Oluwò antigo me disse uma vez: “Aquele que nasceu para Orunmilá só conhece Ifá”.
Mò Júbá
Bàbá Fernando obrigado pelas palavras, em nome de toda Familia Adesanya ficamos honrados com a deferência.
Onan ire, onan ajé.
O assunto abordado é sem sobra de dúvidas maravilhoso,porem me preocupa o fato de muitos sacerdotes de Ifá aproveitarem a prática dos ikins ser algo desconhecido para Iyalorixás e Babalorixás e enganem cobrando verdadeira fortuna por seus trabalhos. É importante ressaltar que nessa roda vida, até africanos vem pra o Brasil como Babalawô falando em língua desconhecida, e valendo de se de intérprete para enganarem as pessoas do candomblé que procuram os aconselhamentos de Ifá. Por se tratar ainda de um assunto “muito peneirado ” não sabemos onde e a quem” de fato procurar, como por exemplo qdo procuramos um Zelador, o Axé já nos é uma referência; já o Babalawô é muito citado como Professor de tal curso, cubanos, Africanos ou seja, pessoas que fogem do conhecimento do nossos conhecidos, logo ficamos meio que perdidos quando se trata de referência. Outro assunto que também me preocupa são os agrados que são completamente diferentes ao nosso costume, como por exemplo os que são ofertados a Orí. Imagine pessoas que não tem o costume oferecer a seu orí : cebola em lugar de obí; folhas de alface em lugar de saião; e assim por diante. É preciso muita cautela,pois o Orixá embora mente sendo um só é preciso presta atenção no costume pelo qual sempre foi tratado e na estrutura espiritual e energética de cada ser humano que oferece e a de quem recebe aquela obrigação. discernimento quanto ao se abrir para o que é ainda tão restrito e como tudo que se trata de destino,tão sério.
Gisele, pior do que supostos Babalawos, são os leigos, que por estarem perto ou viverem em familia de awo, sabem de algumas praticas e se aventuram. Enganam, roubam, exploram e mil atrocidades mais.
Infelizmente vc tem toda razão, é um terreno arenoso e ao mesmo tempo escorregadio.
Òrúnmìlá me deu a graça de estar nas mãos certas e na hora certa.
Como vc, eu tbm recomendo muito cuidado com as pessoas dentro do culto de Ifá, tanto nigeriano como cubano.
Ire o.
Meu amigo veja o Video e diga se você e concorda ou se e Contra!
Samagaio, por falta de espaço, estamos ficando lentos, não postaremos o video.
Mas vc pode enviar o endereço para que as pessoas avaliem.
Eu particularmente não preciso de estatua para Yemoja, não cultuo imagem.
A força de Yemoja esta nas águas e suas profundezas.
Mas obrigado pela colaboração.
Ire o
Engraçado como não vi ninguém aqui comentar sobre o templo Oduduwa do professor Sikiru Salami (Babá King) – talvez o pioneiro na introdução do culto a Ifá no Brasil e possivelmente com o maior número de iniciados.
Eduardo,
Já falei em meus comentários do professor Sikiru com muita propriedade e muito respeito apesar de algumas divergências de ordem religiosa muito mais devido a algumas liturgias.
Axé.
O Povo anda estudado, rapá! axé!
Graziele, junte-se a nós.
Ire o.
Olá, gostaria de saber se existe alguma relação do Odu com as “qualidades” de Esú… (não sei se estou me expressando corretamente)
Por exemplo:
1)Esú Yangi – se relaciona com qual Odu ? 1-Ogbé Méjì ?
2)Esú Agba – se relaciona com qual Odu ? 2-Òyèkú Méjì ?
Igbá…
Okoto…
Obá Babá Esú…
Odará….
Osijé….
Elerú….
Enugbarijo…
Elegbará…
Bará….
Lonan…
Olobé…
Elebó…
Alafia….
Oduso…
Há também um Orixá que poderia se associar a cada qualidade de Esú?
Alex, sua pergunta é muito extensa.
Para que vc não fique sem resposta, Esù Òdárà nasce no Odu Oseturá.
Os epítetos de Esù não o colocam em contato / caminho com/do òrìsá.
É complexo, pois a ATR (Tradição Ioruba) enxerga de uma forma e o Candomblé de outra.
Todos estes nomes são nomes de louvor e energias, que Esù comporta.
O Candomblé os coloca como escravos / companheiros do òrìsá.
Está posto desta forma a muitos anos tanto lá, quanto cá.
Mas estes Odu não tem nada a ver com Esù.
O Odu Okonron fala muito mais de Esù.
Creio que estudar Esù é fundamental para que vc possa discernir de forma clara o papel de Esù no Universo e nas nossas vidas.
Ire o.
Muito Obrigado pelo retorno, estava confundindo. Vou aprofundar os estudos.
Alex,
Colaborando com o Da Ilha, todo Exú Ketu/nagô é parido por um ou mais Odú, daí sua ligação com o Orixá, pois é Exú um dos elos de um Odù de um Orixá, é Exú que sentencia uma dúvida em Ifá.
Existem 16 principais Exús (ver post em qualidades de Exú) e suas variações e caminhos, embora uma única energia, ele se multiplica, é multifacetado. O candomblé ketu/nagô não ve Exú como escravo e sim relacionado com a comunicação, interagindo por todo o universo.
Axé.
No culto de Ifá Nigeriano podem ter Yalorixas?
Dani se a Iyàlorisá quizer se inicar no culto de Òrúnmìlá sem problemas, mas saiba que são cultos diferentes em seus processos inicáticos.
Ire o.
Muito obrigada pelas explicações,
Asé
Da Ilha
Tenho duvidas e sinto me muito atraido pelo tema Ifá.
Ouvi falar que existem dois tipos de iniciação o Itefá e o isefá, aqui no brasil so pode ser feito uma delas. O icofá ou mão de orunmilá no brasil e a outra só pode ser feito na África?
Consultei um Babalawo e ele relatou sobre meu orisá olori eu perguntei qual odu que ele veio falando no jogo e ele me respondeu…. quero saber se esse odu é o de meu ori destino ou de orisá?
É essencial ser iniciado na primeira mão de ifá primordialmente? Se ha pre requisito para ser iniciado itefá ou isefá?
Muito grato por esta oportunidade! Muito asé!
Da Ilha
Tenho duvidas e sinto me muito atraido pelo tema Ifá.
Ouvi falar que existem dois tipos de iniciação o Itefá e o isefá, aqui no brasil so pode ser feito uma delas. O icofá ou mão de orunmilá no brasil e a outra só pode ser feito na África?
Consultei um Babalawo e ele relatou sobre meu orisá olori eu perguntei qual odu que ele veio falando no jogo e ele me respondeu…. quero saber se esse odu é o de meu ori destino ou de orisá?
É essencial ser iniciado na primeira mão de ifá primordialmente? Se ha pre requisito para ser iniciado itefá ou isefá?
como se caracteriza a mão de ifá iniciação?
Muito grato por esta oportunidade! Muito asé!
Motumbá.
Vi o syte e o blog >>http://orisaifa.blogspot.com.br/p/ile-egbe-efunlase-ogboni-ati-ifa_31.html e o efunlase. Pretendo iniciar me entrarei em contato obrigado! Asé.
EU APENAS HAVIA ME CONFUNDIDO SOBRE RECEBER A MÃO DE IFÁ E SE NÃO RECEBERIA O ODU E O NOME SE SERIA SO PARA A SEGUNDA PARTE DA INICIAÇÃO REFERENTE A QUEM RECEBE O CARGO DE SACERDOTE…?
Agora ja sei a resposta…
Ola. Tenho interesse em iniciação de IFÁ, porém, tenho muita insegurança de onde procurar detalhes, jogar para ver se realmente está em meu destino a iniciação. Onde e quem devo procurar? Estou em SP/capital. Gostaria de uma ajuda. Grato, Jose.
José estarei lhe enviando dados a respeito.
Ire o.
Olá, eu acompanho muito esse site e tenho aprendido muito também, não sou de nenhuma casa,mas tenho muita fé nos orixás. gosto de pelo menos 1 vez ao ano jogar os buzios para ver como vai ser aquele ano. O que percebi é que as vezes a gente tem certas respostas que não acontecem, ai eu fico naquela expectativa e nada. é a mão da pessoa que joga que não tem “axé” para jogar ou o que pode ser. Fico meio perdida, é leitura dos orixás, e porque a resposta é uma e o que acontece é outra. Obrigada, Luciane.
luciane,
Jogo de búzios não pode ser confundido com previsões como você relata. O Jogo prediz os caminhos que se defrontam e assim estabelecer uma sinergia de conduta.
Axé.
montunbá fernando d osogiyan
que oxala te abençoe queria saber se tem diferença entre iansa no camdomble com o keto
Paulo,
Ketu é uma nação de Candomblé. Dá pra especificar melhor a pergunta?
Axé.
Mutunbaxé, mutunbá
Mojuba ….
eu quero muito fazer a cirurgia de redução de estomago , mas minha Yia falou q não posso , pq sou uma abiku muito seria , e tenho que fazer a iniciação em Ifa para poder mudar minha energia , poxa fiquei tao triste , e estou com medo de fazer e morrer.
Me deem um help
Michele a iniciação em Ifá requer muito cuidado. Temos muito nigerianos se intitulando Babalawo e Oluwo e não são. Acabam prejudicando sua vida e pondo tudo a perder.
Saiba com mais detalhes o que é esta iniciação em Ifá, Isefá ou Itelodu.
Pergunte qual foi o Odù que disse que você teria que fazer Ifá.
Ire o.
Então da Ilha os Nigerianos que vem quando fazemos a iniciação e junto com o BabaKing , sei que eles são sérios , depois do meu Buri fiquei sabendo que sou de Xango om Oxum , mas que primeiro tenho que fazer Ifá , pra depois fazer Orixa , agora sobre Odú , minha Yia não falou nada so falou que sou abiku
Michele eu perguntei por que existe o Odù dentro do merindilogun que aponta este caminho de Ifá.
Feito isto é o Babalawo quem vai investigar esta iniciação, se apenas a primeira mão ou Itelodu. Sendo que a iniciação em Ifá é espontânea, você pode se iniciar no culto desde que tenha desejo e autorização, saber se você vai poder manipular os instrumentos sagrados de Ifá é outra história e uma outra história é você ter autorização de seu Oluwo para trabalhar com o oráculo, pois isto demanda anos e anos de estudo, eu estudo a sete anos e ainda estou me preparando, portanto…
Ire o.
quanto tempo tem uma preparação para ife
Fabiana uma iniciação em Ifá em média dura 7a 10 dias.
Ire o
Da Ilha
vou me iniciar em ifá e estou perdido, não sei o que perguntar pra saber se de fato é realmente um babalawo…
Hollyood veja meu blog pessoal, você vai encontrar muitas informações.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire
Bença,
Gostaria de saber se há alguma diferenciação entre um Yawô ou Egbomi iniciados em Ifá e os não iniciados?
Na iniciação a Ifá tb é necessário raspar até quem já é iniciado em Orixá?
Bença,
Dizem que depois que o Itelodu é realizado, não será mais possível a incorporação do Orixá. Isso é verdade?
Alex,
Iyawo e Egbomi são denominações da liturgia do candomblé Ketu/nagô. No culto a Ifá destacan-se os cargos de Oluwo, Ojugbona, Amosun, se raspa a cabeça de acordo com o odú e só se inicia aquele que Orunmilá reconhece o direito e faz jus com seu caráter e comportamento. Hoje em dia toda essa liturgia virou comércio, foram quebrados tabús e regras, a ifamania está por todo lugar e cobrando caro!
Axé.
Alex,
Itelú é um cargo na hierarquia Ogboni de Ifá/Orunmilá , portanto quem nasceu para Ifá nasceu para esse destino. Cada macaco no seu galho.
Axé.
Sou filha de Iansa, disseram-me que nao poso aceder velas, comer manga e feijao fradinho nem fazer ifá!È verdade, que tipo de oferendas posso-lhe fazer e aonde , vivo num sitio sem bambuzal!OBRIGADO
vb,
Tudo na religião tem um “porque”, quem lhe disse isso deveria lhe explicar porque eu também não sei. Acender, velas, comer manga e feijão fradinho não são kizilas, ewós, tabús, etc, de Oyá.
Axé
Um Babalorixá pode iniciar alguém na iniciação a Ifá???
Irmãos, boa noite!
Gostaria de saber se é possível o Orixá “de frente” não se apresentar de imediato em um jogo de Ifá. Pergunto isso pois em alguns locais nos quais abriram o jogo para mim, apareceu que eu era de Oxossi, e em outros, surgiu que eu era de Oxaguiã. Acredito em meu Orixá independente de qual seja e ficaria muito feliz com ambos, mas essa dúvida, sinceramente, tem me corroído.
Existe essa possibilidade?
Muito obrigado antecipadamente!
Hilder é mais do que normal.
Fique tranquilo.
Na hora certa ele se revela.
Ire
Òbàrà Méjì–Ìretè Méjì,qual é o significado deese dois na minha vida pai fernando?
ou da illha
Leo a pior coisa do mundo é interpretar um Odù que trouxe uma informação para uma determinada situação e nós não saberemos nunca a pergunta que foi feita nesta hora.
Òbàrà em relação a que?
Caráter, dinheiro, amor, vitórias, doenças, vida longa/curta, filhos e etc.
Ìrètè a mesma coisa.
Dar uma pincelada genérica é fácil porém não vai atingir o objetivo.
Se deseja pesquisar algo mais sobre estes Odù veja meu blog pessoal:
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire
Leo,
Não sei o seu caso, muitas vezes um odú aparece sempre em várias etapas de nossas vidas, são odús transitórios que devem ser agradados.
Axé.
Boa noite !!!
Até ontem eu achava que eu era filha de yemanja, por que independente do lugar sempre dava yemenja!!! hoje eu fui jogar buzios em outro lugar e o Zelador falou que eu sou Ewa com odé, mas que depois dos 7 anos se faz oxum miwa oxum..
Por favor, alguem poderia me ajudar !!! Indicar algum lugar para que eu posso tirar essa dúvida!!! Estou no terceiro ebó, mês que vem vou fazer bori e logo mais o santo!!! Preciso saber com toda certeza quem é minha mãe!!!
Estou em sp, capital !!!
Parabéns pelo site, vocês nao imaginam o quanto ele me ajuda!!!
Muitoo Obrigadaa!!!
Boa tarde eu queria saber como posso protejer meu ori quando for em alguma casa de candomble
Paulo,
Quando for não beba e nem use drogas, assim seu Orí pela própria natureza estará protegido.
Axé.
Preciso de uma casa de culto a orumila, e não consegui contato direto com nenhum das quia eu tentei . Preciso muito de uma orientação , mas nem pra fazer uma consulta eu consegui. Não sei mas o que fazer tô desesperado, e não consigo ajuda.
Valter eu não tenho conhecimento de pessoas sérias no culto de Orunmilá em S. Paulo.
No Rio eu poderia lhe ajudar, não existe possibilidade de jogo por telefone.
Ire
Valter,
Não conheço, mas, tenho boas referências: Templo de Oduduwa-Endereço: Av. São Paulo, 8289 – Balneario Jussara, Mongaguá – SP, 11730-000
Telefone:(11) 3862-9256
Axé.
Alguém ppde ser iniciado em ifa?
Ivan
No candomblé não inicia ninguém para Ifa, somente os Oluwos e Babalawos é que podem iniciar.
Axé.
Alguém pode me ajudar to atras de um barracão de santo q n seja unbanda no rj se alguém puder me ajudar eu agradeço
Bella,
Enviarei para seu e mail,algumas Casas Ketu, Angola e Jeje.
Axé.
Fernando D’Osogiyan obrigado vou ficar esperando
Alguém que recebe apenas a mão de Orunmilá, a primeira iniciação [não a consagração], sem ser iniciado no candomblé, pode iniciar-se no candomblé depois?
Rogério,
Pode sim, pois os verdadeiros Oluwos não são iniciados para Orixá. Agora no mundo estão misturando tudo, é tanta agente se iniciando para tanta coisa que se esquecem da própria finalidade do culto em sí, fazer O que?
Vida que segue…
Axé.
Boa tarde, infelizmente Ifá está se difundindo numa velocidade assustadora, qualquer um já consegue ser Yanifá ou babalawo aqui no Brasil e nossos mais velhos na áfrica estão morrendo com o verdadeiro conhecimento.
Não escutam mais a vontade e orientação de nosso orisá, de ifá, a vontade do homem, a ganância estão passando por cima de tudo, mas não plante milho e queira colher feijão hein….
Orisá, Ifá, Egungun, Yami coisas diferentes que se entrelaçam… boa sorte aos oris.
Pode me indicar um babalawo em goiania, e me dizer se ele pode fazer trabalhos.
Marilia não temos esse contato.
Ire
Sabe me dizer se um babalawo pode fazer trabalhos para unir duas pessoas, para ligar a vida de um homem a Minha, desde já obrigada pela atenção.
Pode me dizer se um babalawo pode fazer trabalhos para unir duas pessoas,Pode fazer ligar o destino de um homem ao meu. Desde já muito obrigada pela ajuda.
Marilia,
babalawo não pode fazer trabalho algum e muito menos para mexer no destino das pessoas, não perca seu tempo com isso!
Axé.
Ola, bom dia! Sou raspada para legbara , porém me afastei. E nesse período de 14 anos, não fui à lugar algum. Porem ultimamente, tenho ficado doente em sequência. Desencantada com o candomblé, fui à uma casa de Ifá. Fiz o jogo, e a pessoa me falou que eu teria que fazer um ebó, um bori, e uma obrigaçao como uma iniciação, designada apetebi. Fiz os ebós. Porém o bori, não foi feito. Pois eu tinha levado um peixe sioba, mas teria que ser pargo. O bori seria feito, eu sairia e levaria as coisas do bori para casa , colocaria na cabeceira da cama, e dormiria com o bori. Isso estaria certo? Fiquei de retornar para o bori, mas fiquei temerosa…Seria certo isso?
Obrigada!
Asé!!
Terezinha uma Apetebi é designada quando casada com um Babalawo, ela recebe o direito de cuidar do ‘Altar’ de Ifá, nada mais.
Por esse pormenor, suposta iniciação, vemos que tem algo de errado.
Se você está desapontada é por que ainda não encontrou a casa que case com você.
Estão sacaneando muito o culto de Ifá no Brasil, sai disso, Ifá não vende e nem troca, Ifá não é para ignorantes, Ifá não é para charlatão.
Ifá é sagrado, Ifá é a voz de Deus, Ifá é o intrínseco que Òrúnmìlá desvendou.
Esse Bori tá meio aloucado.
Ire
Ola… Boa noite!!! Muito obrigada pelos esclarecimentos. Creio que meu orixá me tirou dessa. Pois na horado tal bori, deu aquele “xabu” do peixe e eu saí saindo… rsrs. Ah! E como faço para fazer um jogo de Ifá com o senhor? Tem como?
Muito, muito obrigada!!!
Asé!
Teresinha veja sua caixa de e-mail.
Ire alaafia
Boa tarde, Kolofé!
Sou abyan de candomblé (2 anos), nação jeje-mahi e tenho me interessado muito e estudado o culto de ifá, com intenção de aprendizado mesmo, pois, além da parte espiritual, sou antropólogo e estudo culturas africanas e afrodescendentes.
Me surgiu uma dúvida sobre a possibilidade de ser iniciado em Ifá e no candomblé, é possível? Um babalawo que conheci em uma palestra disse que só é possível praticarmos um culto ou outro, enquanto um outro babalawo pela internet me disse que respeitando as diferenças, ambos os cultos são possíveis, já que Ifá é agregador e não separador.
Qual dessas posições está correta?
Vocês poderiam me indicar uma casa de Ifá confiável em São Paulo?
obrigado!
Ire o.
Vinny a palaestra que vc assistiu com esse suposto babalawo deve ter sido um grande dor de cabeça.
Ifá nunca irá dizer para vc deixar de seguir qualquer religião, mesmo sendo um Cristão católico ou protestante.
Ifá é um agregador, Ifá aceita todas as religiões que levam ao encontro de Deus.
Você pode ser uma sacerdote de òrìsà e um sacerdote de Ifá e usar Ifá dentro do culto de òrìsà, pois, o culto de òrìsà está totalmente contido no culto de Ifá, todos os ensinamentos, iniciações, rezas, oriki e fundamento dos òrìsà está em Ifá. Porém,o culto de Ifá não está contido no culto de òrìsà.
Os dois cultos são feitos separadamente em tudo, mas, são próximos e podem ser feitos na mesma casa pelo mesmo sacerdote.
É dificil, precisa ser uma pessoa que domine e tenha tempo para estudar os dois cultos a fundo, pois, não se pode ser meia boca, tem que ser inteiro.
Quanto a uma casa confiável de Ifá em S.Paulo eu não conheço, muitos de S. Paulo tem procurado o Rio para se cuidar por falta de gente confiavel.
Ire
Opé pé, e e e
Opé pé aye Ifá máadun !!
Desejo que Ifá faça nossa vida doce !!
PERFEITO…
Você pode ser uma sacerdote de òrìsà e um sacerdote de Ifá e usar Ifá dentro do culto de òrìsà, pois, o culto de òrìsà está totalmente contido no culto de Ifá, todos os ensinamentos, iniciações, rezas, oriki e fundamento dos òrìsà está em Ifá. Porém,o culto de Ifá não está contido no culto de òrìsà.
Os dois cultos são feitos separadamente em tudo, mas, são próximos e podem ser feitos na mesma casa pelo mesmo sacerdote.
Fernanado correta a sua informação.
Ire alaafia
Republicou isto em Candomblé.
Boa tarde
Desculpe a minha ignorância, fui feita há cinco anos no efon.
Quando fui fazer minha obrigação de um ano fizeram um ritual muito diferente alegando ser uma pratica de ifá. Pode isso misturar od dois rituais de Candomblé e i fá?
Leandra não podemos afirmar que está certou ou que esteja errado.
Você não informa o que foi feito, porém, lhe asseguro: Se foi feita a consulta ao oráculo e esse mostrou o caminho da sua obrigação de 1 ano, de uma forma que você diz ser diferente eu lhe respondo que no mundo espiritual nada pode ser igual a nada, cada cabeça tem uma sentença, tem sua história e seu destino.
Portanto, desculpe não poder ajudar muito.
Ire alaafia
Boa tarde, vcs poderiam me indicar uma casa de Ifá confiável no Rio de Janeiro?
Solange eu te enviei um e-mail.
Ire alaafia
Boa noite,tenho duvidas sobre quem pode ter assentamento de Orumila e quem pode ser Yapetebi..
Alessandra,
Todos podem ter assentamento de Orunmilá no candomblé ketu como também no culto a Ifá, porém, caberá ao zelador entender a necessidade como também seu tempo de iniciação pois no candomblé ketu tem que ter odun ijê completo. Iyapetebi, é um posto ligado ao culto de IFá, este cargo é feminino, antigamente somente as mulheres de Oxun poderiam exerce-lo.
Axé.
Muito boa a explanação sobre a cultura Yoruba.
Gostaria de saber de sua localização.
Celso,
Eu sou do Rio de Janeiro, deseja alguma informação?
Axé.