Este itan nos remete a importancia de não trairmos as divindades, não jurar em vão, não falsear com as palavras.
Devemos ser corretos e transparentes em nossas atitudes. Você que ainda não se iniciou e pretende se iniciar saiba que iniciar para o òrìsá é re-iniciar, é cuidar de suas maneiras é ganhar uma nova oportunidade.
A oferta de Olodunmarè é generosa. Re inicie-se, dê uma nova chance a sua vida.
Como o caranguejo ficou sem a cabeça.
Quando o mundo foi criado, nenhum animal possuía cabeça.
Entretanto, Olofin havia prometido que um dia, todos seriam aquinhoados com cabeças, mas, como se tratasse de um número muito grande de pretendentes, não havia previsão de data para a entrega. A verdade é que todos andavam muito ansiosos pelo momento de poderem desfilar exibindo belas cabeças, dotadas, segundo se dizia, de olhos, boca, orelhas e tudo o mais que compõe uma boa e verdadeira cabeça.
Naquela época o caranguejo era um bom adivinho e vivia desta atividade. Todos os bichos da região eram seus clientes e ele orgulhava-se de jamais haver falhado numa previsão.
Caranguejo cultuava Esù, de quem era muito íntimo e com quem dividia, de bom grado, tudo o que recebia na sua função de adivinho. Desta forma, mantinha-se sempre, muito bem informado de tudo o que acontecia, tanto no Aye, quanto no Orun.
Sabemos, com certeza, que era Esù quem sustentava o dom de adivinhar do caranguejo.
Um belo dia, logo pela manhã, Esù foi à casa do amigo para lhe dar, em primeira mão, a grande e tão esperada notícia: no dia seguinte Olodumare, que já não agüentava mais tanta reclamação, distribuiria cabeças entre os animais. Havia, no entanto, um pequeno problema: o número de cabeças existentes não era suficiente para atender a demanda toda e, por este motivo, aqueles que chegassem por último ao Orun, continuariam acéfalos.
“Não contes a ninguém o que te estou revelando. Trata de chegar primeiro e assim poderás escolher a melhor cabeça que estiver disponível. Depois podes espalhar a notícia entre todos”.
Disse Esù ao caranguejo.
Ora, como já sabemos, o caranguejo zelava muito bem por sua fama de adivinho e assim, não se sabe se por força de ofício ou por simples vaidade, logo que Esù foi embora, saiu batendo de porta em porta, espalhando a boa nova e sendo por isto, muito bem recompensado pelos vizinhos.
Atrapalhado com tantos presentes, caminhava cada vez mais lentamente, mas não parou até que o último dos bichos tivesse sido avisado.
Os animais, logo que sabiam da novidade, abandonavam o que quer que estejam fazendo e corriam para o Orun, em cuja porta já se havia formado uma imensa fila.
A confusão era tão grande que filas foram formadas para que a ordem de chegada fosse respeitada, já que alguns retardatários, usando de força, tentavam furar a fila.
Somente depois de voltar à sua casa, onde guardou os presentes que havia recebido em troca da informação, é que o caranguejo, após tomar um bom banho, dispôs-se a ir buscar sua própria cabeça.
Contudo, quando finalmente chegou ao Orun, era tarde demais, não existia mais uma cabeça sequer e, desta forma, por não saber guardar segredo, nosso herói ficou privado de adquirir uma cabeça.
Zangado e decepcionado com a atitude do amigo, Esù negou-se, para sempre, a ajudá-lo no ofício de adivinho e desmoralizado e triste, o caranguejo internou-se no pântano onde vive até hoje enterrado na lama e… Sem cabeça, é claro!
Diante deste Itan, acredito que o maior motivo de todos nós não podermos comer caranguejo, é exatamente porque o caranguejo cometeu um interdito com Èsú, traindo sua confiança
BOM DIA,EU JÁ SOUBE DE MUITAS DESAVENÇAS,SERIAS,DESGRAÇAS DENTRO DE UM LOCAL C A PRESENÇA DE CARANGUEJO MESMO MORTO!AS PESSOAS Q SE DESENTENDERAM ERAM DO oRIXÁ E NEM SABIAM Q TINHA UM CARANGUEJO NA CASA.APÓS A DISCUSSÃO Q VIU-SE UM PRATO C CARANGUEJOS UM DELES INDAGOU:-UM BICHO DESSES DENTRO DE CASA!ISSO TRAZ DESGRAÇA,O Q ESTAVA ENTERRADO RETORNA!EU DEPOIS DE OUVIR ISSO E PRESENCIAR ESSA DESAVENÇA Q FAZEM 20 ANOS E ESTA ATÉ HOJE,ESSE BICHO NEM PASSO PERTO!É QUIZILA!NÃO SEI SE PARA TODOS,MAS É FATO!ASÉ A TODOS!
Aninha,
pode ate ser mas não apenas por isso, por que isso tambem vai da pernsonalidae da pessoa!
Angelina, o que queremos é que as pessoas entendem o valor da verdade e da lealdade. O Itan é uma parabóla e através dela iremos construir uma visão do que Olodunmarè espera de nós.
Correção em nossos atos, humildade, lealdade, verdade e transparencia para com nossos amigos e familiares.
A verdade está em nosso caminhos todos os dias, é como uma flor devemos sempre admirá-la e saudá-la.
Ire o.
Angelina,claro q tem a ver c a pessoa,sempre q vou ao litoral,vejo caiçaras vendendo caranguejos,nem por isso ao verem esse fato todos irão tombar os carros na rodovia,mas não é por aí.Vc é do Orixá?é iniciada?eu escrevo na visão de religiosidade os conselhos,proibições que a gente ouve e vê e acha banalidade.Existem relatoss e experi~encias q pessoas iniciadas passam,presenciam e alguns até l~eem como vc e n acham fato,mas é realidade!só a gente q é iniciada a algum tempo,vivencia alguns acontecimentos q podemos relatar!c precisão várias vivencias.se ainda não é iniciada se inicie e leve um caranguejo para sua casa para ver as consequencias!apesar q hoje em dia muita gente não sente,não presencia alguns episódios.Quem gosta de saborear a carne do caranguejo,longe de criticar aqui foi exposto em texto o fator na religiosidade!
Olá, quero fazer uma pergunta: Porque os Orisás precisam de oferendas com animais.
O Motivo desta pergunta é que eu sou Umbandista, e gosto de conhecer sobre a Cultura Religiosa Africana.
Mas não entendo, se os Orisás são tão evoluidos, porque precisam de um animal se podem absorver a energia da natureza?
Desculpe a pergunta e desculpe se desrespeitei alguem, Mas não entendo isso.
Desde já obrigado.
Kaique temos um post sobre sacrificio, clik em minha foto.
Não precisamos sacrificar animais, precisamos fazer nosso ritual, que em determinados momentos requerem a imolação. Cada animal tem uma finalidade e o seu sangue é o veiculo trasmissor do àse. A energia vital do universo.
Òrìsá é tão evoluido que ele sabe quando, a que horas e porque temos que imolar um animal.
Não involuimos por imolar, e sim o contrário. Imolamos a milhares de anos, assim tem sido feito, assim é feito e assim continuará sendo feito.
Até que Olodunmarè mude a sacralização do ato.
Ire o.
Kaique,
Por que os Orixás se alimentam da essência desses animais, que são próprios e indicados para os rituais, além disso, reverências são feitas para esses animais, há toda uma liturgia envolvida.
Axé.
Olá, eu gostaria que alguém me respondesse por que eu já fui em tantos lugares, falei com muita gente, jogo de búzios presencial e on line, consultas na umbanda e candomblé e cada pessoa que me atendeu me disse que eu era de um orixá diferente? Por que a informação nunca bate? Como saberei quem realmente são meus orixás de cabeça, tipo pai e mãe? Alguém me dê uma luz por favor!
Feh isto é coisa mais natural do mundo, não saber qual é o seu òrìsá.
A maior parte do abians passam por este problema. Se vc realmente tem necessidade de saber a resposta desta pergunta a solução pode estar em vc entrar para a religião e começar a preparar a sua inicação.
Ire o.
Feh, em 1983 meu pai carnal entrou em uma roça de santo, eu tinha 3 anos de idade e eu ia com ele para brincar com as outras crianças do ilè. Fiz meu santo apenas em 2006 e nessa trajetória fui dada como filha de Yemonjá , depois Oyá e mais tarde ainda Osún. No entanto diziam que o meu segundo santo era Jagun. E apenas na hora da feitura o meu segundo santo foi confirmado e não era Jagun. Conheço N casos similares.
Obrigado pessoal pelas respostas! Eu moro em Joinville, SC e tenho dificuldade em encontrar um candomblé que seja candomblé mesmo, algum de vocês conhece alguém por aqui?
Feh, conte sempre com nossa ajuda. Nós não temos contato em S. Catarina para lhe ajudar neste desejo. Quem sabe um amigo do blog possa lhe orientar.
Ire o.
Obrigado “Da Ilha”! Qual é o melhor tipo de limpeza espiritual que se pode fazer na casa da gente agora que virá um ano novo?
Obrigado ”Da Ilha” e ”Fernando D’Osogiyan” pela resposta.
Deu para entender o porque das oferendas com animais.
Axé a todos.
Rodrigo
Sou umbandista ha alguns anos, sou de Oxalufan, porém tenho uma dificuldade em aceirtar a falta de ritualística e fundamentos, sempre li muito sobre o candomblé alias ja devorei vários livros sobre o assunto, gosto do que leio e no ano passado minha mãe de santo disse que eu e meus orixas temos “um pézinho no candomblé”, devido a forma que nos comportamos e ofenrendas que faço (ebos). Quando foi no meio desse ano senti uma vontade enorme de conhecer uma roça e assistir o ritual, não sei explicar mas fui convidado pelo meu cunhado a assistir uma saida de santo do amigo dele (oxossi)em um asé de Keto. Fomos e quando chegou no final do xirê o zelador do asé me convidou a entrar, alguns minutos depois eu bolei com o oxalufan, pois estavam cantando para ele. Fique muito feliz pois é uma energia totalmente diferente e forte, me senti muito bem quento retomei minhas faculdades no roncó. Procurei depois disso um zelador para que consultasse ifá para me esclarecer algumas coisas. Bom sei que meu odú é Aláfia, foi confirmado os meus orixas e que eu tinha que me iniciar. Só que fiz uma promessa à xango e oyá (que são o orixas da minha casa) que não abandonaria minha mão de santo devido a dificuldades que ela se encontra com a vida pessoal e por estar com uma idade já avançada, tenho uma gradidão por ela por ter ajudado minha família desde sempre. Só que sinto falta dessa energia que senti, sempre que posso visito esse asé para me “refazer minhas energias” e receber o asé dos orixas. Sei que depois disso voltei lá e aconteceu denovo… bolei… A mudança no modo de rodar na umbanda foi nítida, minha espiritualidade mudou muito, pra melhor, sinto a força deles mais próxima. Me ajudem… oque fazer. gostaria da opinião de voces.
Abraços e parabens pelo blog
Asé
voces podem me inidicar um asé na nz de sao paulo ou guarulhos?
Rodrigo, não temos contatos na cidade de S. Paulo.
Ire o.
E A RESPOSTA DE CIMA?
ABRAÇOS
da ilha
postei hj sobre agumas coisas que acontecem comigo sobre o candomble e foi apagado pq?
desculpe não foi não.. queria a opiniao de vcs… o post acima das 12:08
Rodrigo,
Você já respondeu sua pergunta: Só que fiz uma promessa à xango e oyá (que são o orixas da minha casa) que não abandonaria minha mão de santo devido a dificuldades que ela se encontra com a vida pessoal e por estar com uma idade já avançada, tenho uma gradidão por ela por ter ajudado minha família desde sempre.
Axé.
Fernando D’Osogiyan, gostaria de saber se tem algum problema com o que faço como relatei: “Só que sinto falta dessa energia que senti, sempre que posso visito esse asé para me “refazer minhas energias” e receber o asé dos orixas”. Isso tem validade? posso fazer isso?…
Rodrigo,
Conheci um grande zelador de candomblé que ia na Umbanda só para dar consulta com seu Caboclo, era toda terça-feira. Não vejo nada demais você cuidar de seus Orixás sem abandonar a querida Umbanda.
Axé.
gosto muito do seus blog vcs ajudam muitas pessoas a terem respostas e muito bom ter vcs por perto sempre que posso passo horas lendo o que postam beijos e obrigado por tudo que fazem por nos.
OLA…..TENHO 21 ANOS E COMECEI ASSISTINDO A UMBANDA Q AMO MUITO….DAI UM DIA ME DISSEREAM QUE TENHO MEDIUNIDADE, ENTREI NA GIRA E NÃO DEU MUITO CERTO……O TERREIRO ERA COMPLICADO E TAL…BOM RESUMINDO…….DEPOIS QUE COMECEI A ESTUDAR ACONTECEM COISAS ESTRANHAS EM SONHOS…..PERGUNTA: É POSSIVEL VC PASSAR POR RITOS DE INICIAÇÃO EM SONHOS???? JA SONHEI 5 VEZES QUE EU ENTRO NUM BARRACAO E DE REPENTE EU DESMAIO E OUÇO BEM LÁ NO FUNDO AS PESSOAS FALANDO O NOME DE OXALA……..EU SINTO UMA ENERGIA TÃO INCRIVEL QUE NAO SEI NEM DESCREVER……EH MAGICO!!!!! NÃO TENHO NEM VONTADE ACORDAR……..TEVE UM SONHO QUE EU ESTAVA NO MEIO DA MATA E VI 12 ORIXAS FAZENDO UM CIRCULO EM VOLTA DE MIN (COM DESTAQUE PARA OXUM, XANGO E OBALUAE QUE FOI PERFEITO A IMAGEM NO SONHO) E EU CONVERSAVA COM OXALA NO SONHO, ELE ME MOSTRAVA MINHA ULTIMA ENCARNAÇÃO……FOI MUITO LOKO………ESTOU MEIO PERDIDO, NAO ENCONTRO MAIS TERREIRO DE UMBANDA…TENHO UNS SONHOS LOKOS E TENHO MEDO DE IR NO CAMDOMBLE E DESMAIAR, POIS ALGO ME DIZ QUE ISSO VAI ACONTECER……VCS PODEM ME AJUDAR?
DDlavio, eu como um bom entendedor, acho que vc deve correr para um jogo, rs.
Na Umbanda vc não vai se inicar para òrìsá, porém se vc tem medo de Candomblé, não vá pois sua cabeça deve estar alinhada com seu coração.
Sem essa sintonia, sua inicação não será coberta de benção.
Você é soberano em suas atitudes práticas e espirituais.
Mas não deixe de ir e deixar o jogo lhe falar o que vc deve saber.
Ire o.
Eu e meu esposo fomos iniciados em agosto de 2012 , depois nossa vida desandou completamente, sendo eu filha de Iemanjá sabá e meu esposo de Oxalá,será que devo continuar com a mesma fé ?.
Paty
Quando toas as coisas desandaram os mais novos debandaram
Quando as coisas não iam bem, todos abandonaram Òrúnmìlá
Somente os anciãos se quedaram ao seu lado.
Ifá diz que a confiança é tudo.
Iniciamos você nos segredos de Ifá/òrìsà.
Você deve reiniciar-se.
Foi assim que Èjì Onilé (Odù) foi iniciado.
Ele retornou e mergulhou na floresta.
Iniciamos você nos segredos de Ifá/òrìsà.
Você deve se reiniciar (transformação, é isto que a iniciação deve provocar dentro do Elégun, renascer e acreditar no que colocaram dentro de você).
Se você chegar ao topo da palmeira.
Não deixe suas mãos soltas.
Èjì Onilé, o mais elevado de Odù, passou por auto iniciação, mesmo depois de ser levada a floresta sagrada (Igbòdù)/ Ronkó para a iniciação (te’fa)/ Adosù, ele mergulhou de volta para a floresta (para dentro de si mesmo).
Este ato mostra que mesmo um iniciado deve voltar para a floresta, a fim de ensinar a si mesmo.
E nessa estrofe curta, Ifá nos lembra de que, mesmo que ao atingir o auge da compreensão e do conhecimento, nossa arrogância deve sumir, para não deixar que a nossa mão se perca e venha a cair da palmeira.
Bote fé, esqueça a duvida.
Tanto Yemojá como Osalá são a rocha eterna.
Reveja seus atos, seus pensamentos, suas atitudes, sua postura, você é capaz de dizer na frente de Yemojá que você mudou, que você é outra pessoa, que os pensamentos e desejos ruins lhe abandonaram?
Se a resposta for sim, você tem o direito de cobrar do òrìsà uma resposta para sua vida, se assim não for você está vivendo uma mentira.
Não brincamos dentro de nossa religião, falamos sério com o òrìsà e eles falam sério com a gente.
Quem não tem erros passa a língua na faca, jura e cobra.
Ire
Ilha,
Obrigada, tenho coragem de dizer para minha mãe que mudei,sou outra pessoa e minha fé aumenta cada dia pois meu orixá esta no meu ori,porem queria poder evitar que o que aconteceu comigo repita com outros ja sofri muito pois tudo de ruim que acontecia na minha vida era castigo .pois orixá não castiga inocente. Estou certa ?
Paty não existe castigo, existe uma reação para uma ação.
Muitas vezes somos testados e isto é verdade.
Algo parecido com:
Você está dentro?
Você assumiu ser uma outra pessoa?
Então vamos ver como você se comporta?
É o trabalho de Èsù, é a realidade da vida sendo esfregada em nossos caminhos.
O Odù Ìretè’Oyèkú diz que o verdadeiro ebo, para quem tem este Odù revelado em uma consulta, é a mudança de caráter para evitar infortúnios sérios.
O que se faz depois de uma consulta dessas?
O que acontece se você for testado e escorregar?
Não tem mão na cabeça, não tem perdão, o que temos é a cobrança pela responsabilidade dos seus atos, errou! Paga!!!!
Livre arbítrio não é apenas para as coisas positivas, as negativas também estão no bolo.
Essa coisa de perdão está no cristianismo, na nossa religião está a mudança de atitude e de caráter.
Quem pensa diferente está na religião errada ou não recebeu o ensinamento correto.
Ire
Boa tarde,
Gostaria de fazer uma pergunta: Li neste post um comentário do Pai Fernando e me deu uma baita dúvida…ele disse “Conheci um grande zelador de candomblé que ia na Umbanda só para dar consulta com seu Caboclo, era toda terça-feira. Não vejo nada demais você cuidar de seus Orixás sem abandonar a querida Umbanda”
Sempre ouço dizer que quem “vira” no santo, não pode incorporar espíritos de Umbanda…que não é permitido.
Faço a pergunta, porque eu pretendo entrar para Umbanda e lá eu trabalharia na linha de Oxossi (conforme consulta ao Obi).
Mas quando joguei búzios no Candomblé, aparece Oxum…
Daí perguntei pra Zeladora do Candomblé se eu poderia ou deveria cuidar da minha Oxum mesmo sendo de Umbanda e ela me disse que não haveria necessidade, porque como eu não era feita de santo, eu não teria nenhuma obrigação com a Oxum.
Daí, li seu comentário e fiquei intrigada.
O Sr. ou alguém poderiam me dar uma luz?
Obrigada.
Eliane.
Olá Eliane!!!!!
Acredito q qualquer pessoa do candomblé, pode virar em seu ou em sua cabocla em uma casa de umbanda. Desde q o zelador dessa casa o aceite(qestoes políticas). Mas para cuidar da Oxum, nesse seu caso, de fato vc deve ser iniciada no candomblé. Conheço pessoas de culto “tradicional” (como mts gostam de dizer) virar nas entidades da umbanda em horários separados para dar consulta, pois o povo gosta mesmo é de caboclo e preta-velha. As vezes, um jogo de búzios ou um ebó ainda não é suficiente para muitos. Tendo que virar no boiadeiro pra tomar um passe. Conheço zeladores de candomblé com entidades assentadas. Contudo, deve saber e respeitar as diferenças de fundamentos. Umbanda é uma coisa, candomblé é outra. Mas, torno a enfatizar q não há problema algum em cultuar uma divindade de candomblé e uma entidade de umbanda.
Axé!
Eliane se você está na Umbanda para que você vai misturar as estações.
Cuide da energia de Osun dentro da Umbanda, cuide de seu Caboclo e demais entidades.
Se você quiser um dia entrar para o Candomblé, faça a sua iniciação normalmente.
Eu acredito piamente que suas entidades de Umbanda continuaram servindo a comunidade como sempre fizeram.
Basta ter ordem e organização nos dias de culto.
Quem diz que não pode ter as duas frequências, não sabe o que está falando.
Quando o negro aqui chegou encontrou esta terra, que por sinal já tinha morador.
Os inteligentes, respeitam e louvam esta ancestralidade (Caboclos) através de Òsóòsì, que foi o òrìsà que fez a ponte entre as energias vivas daqui com as que aportaram depois na diáspora.
Ire
Sr. da Ilha e Jeferson,
Agradeço pela orientação….sempre bom ouvir conselhos que tem mais experiência…
Sem querer abusar, mas gostaria de tirar mais uma dúvida…
Ano passado pedi ajuda pra Iansã e ela me atendeu, daí perguntei pra uma Mãe de Santo…seu poderia fazer um agrado para ela…ela me disse que eu poderia fazer um acarajé entregar pra ela, inclusive me ensinou como fazer…
Sabe lá Deus porque, eu comprei tudo e fiquei com receio de fazer…pq eu não sou de Santo e vai que não faço direito…
Daí conversando com a zeladora com quem me consulto atualmente, expliquei tudo e disse que me preocupava pq na minha cabeça eu fiquei com uma promessa não cumprida…ela me disse que como eu não era de Santo, eu não tinha que fazer o acarajé mesmo…pra não fazer coisa que não sei…e deixar quieto essa história…pois como joguei buzios recentemente, se Oyá quisesse algo, teria saído no jogo…
E agora? vai que a Iansã fica brava comigo???
Desculpe a ignorância, não quero deixar de cumprir minha palavra, mas também não quero me meter a fazer entregas sem saber…
Obrigada desde já…
Eliane.
Eliane no culto de Ifá/Òrúnmìlá o Odù Òtúrá’Ìretè nos brinda com este verso maravilhoso:
…Ifá disse: Dê graças.
Eu digo: devemos dar graças. Devemos ser agradecidos.
Devemos dar graças.
Ifá disse ao Galo que fosse agradecido.
O Galo disse: Não há nenhuma razão para ser agradecido.
O Galo foi consumido pelos humanos.
Ifá disse: Dê graças.
Eu digo: devemos dar graças. Devemos ser agradecidos.
Devemos dar graças.
Os humanos foram os que demonstram gratidão a Olódùmarè.
Quando abriram a boca. Saiu de dentro uma canção que diz:
Deste modo dou graças.
Òrúnmìlá.
Deste modo dou graças.
Quando alguém lhe faz um favor.
Aquele que recebe deve demonstrar gratidão.
Deste modo dou graças.
Então você foi agradecida a Òya. Luciene òrìsà não olha em nossos olhos, (até por que é proibido, é tabu, é kizila olhar nos olhos do òrìsà) ele olha nosso coração. E com certeza seu coração estava cheio de gratidão.
Você jogou, perguntou e não houve cobrança? Estou certo?
Se não perguntou, da próxima vez pergunte sobre o assunto, se tiver que fazer faça. Mas você já demonstrou sua gratidão.
E sempre que conseguir algo com a ajuda deles, seja grata e de seu testemunho a todos.
Ire
Sr. da Ilha, ufa, fico até mais tranquila…
Com certeza, grata eu fiquei e agradeci muito a ela.
Com certeza, da próxima vez que jogar, tiro essa dúvida especificamente.
Muito obrigada!
Eliane.
bem legal mais na verdade não fala se quem tem colesterol pode ou nao comer caranguejo queria que falasse porque meu paiteme quer comer caranguejo!
E bem interessante queria saber mais sobre a cultura africana
Kettley, fique a vontade o blog está lotado de informação.
Ire
Kettley, na boa, eu não sou nutricionista.
Essa informação deve ser conseguida com o profissional da área.
Ire
Boa tarde e a benção a todos!
Meu nome é Francisco Teixeira. Gostaria de saber por quer a maioria dos pais de santos são homossequissoais?
Não tenho nada contra, so curiosidade.
Francisco,
Também não tenho nada contra, tanto homens quanto mulheres homossexuais exercerem a função de zelador, mas, com certeza, talvez seja a única religião que não os diferencie, que não julgue e que não conheça a palavra pecado. Também já me perguntei por que não existe Papa mulher? Oluwo versão feminina?
Nosso candomblé é de portas abertas, reconhecemos toda a forma de amar, respeitar e zelar pelo próximo.
Axé.
[…] : Por que não devemos comer caranguejo? Ver resposta completa […]