- Sacerdotais:
- Vodúnnɔ̀ (Vodunnon): Sacerdote do culto ao Vodun. No Benin, o sacerdote recebe título conforme seu vodun, por exemplo, o vodunnɔ̀ de Sakpata chamam-se Sakpatanɔ̀, o vodunnɔ̀ de Avimaje é o Avimajenɔ̀, e assim por diante.
- Toy Vodunnɔ̀ (Tói Vodunnon) ou Tɔ́cέ (Tochê): Sacerdote dos cultos de Mina Jeje (Tambor de Mina)
- Nɔ́cέ (Nochê): Sacerdotisa dos cultos de Mina Jeje (Tambor de Mina)
- Bakonnɔ̀ (Bakonon): Sacerdote de Fá, adivinhador.
- Hùngbónɔ̀ (Rumbôno ou Rumbônon)): Sacerdote do culto ao Vodun, preferencialmente aquele cujo Vodun é um Nagô. Pode designar o filho mais velho de uma casa de santo. No Benin designa o terceiro estágio sacerdotal, uma espécie de “bisavô” de santo.
- Găyăkú ou Gănyăkú (Gaiakú): Título sacerdotal, designa a pessoa cujo Vodun é um Nagô e/ou que tenha iniciado pelo menos um filho para um Vodun Nagô. No Sejá Hundê é o título de todas as sacerdotisas.
- Donέ (Doné): Título dado às sacerdotisas cujo Vodun pertence à familia de Hevioso e/ou que tenha iniciado pelo menos um filho para um Vodun desta família.
- Dotέ: Título dado aos sacerdotes cujo Vodun pertence à familia de Hevioso e/ou que tenha iniciado pelo menos um filho para um Vodun desta família.
- Mεjitɔ́ (Mejitó): Título sacerdotal, designa a pessoa cujo Vodun pertence à família de Dan e/ou que tenha iniciado pelo menos um filho para um Vodun desta família. Alguns definem que todo(a) sacerdote(a) que tenha iniciado filhos pode ser denominado Mejitó. A palavra Mεjitɔ́ é traduzida como Mε: pessoa; jitɔ́: gerar, dar origem, podendo significar “pai” ou “mãe”.
- Hùngán: É o sacerdote ou sacerdotisa que formou pelo menos um sacerdote, uma espécie de “avô” de “santo”.
Obs: Uma mesma pessoa pode usar os vários títulos, por exemplo, um mesmo sacerdote será Doté para seus filhos iniciados para Hevioso e Megitó para seus filhos iniciados para Dan, embora prevaleça o título cabível para seu Vodun.
- Rodantes:
- Vodúnsì ou Hùnsì: filha ou filho de santo que vira com o Vodun, corresponde a Yawo do Ketu. Segundo o vodun, a vodunsi pode ser:
A) Ogunsì, Gunsì ou Togunsì: Filhos de Ògún (Gún ou Tògún). Grafa-se Gǔnsìou Ògǔnsì, em fongbé;
B) Aguesì: Filhos de Agué. Grafa-se Agεsì, em fongbé;
C) Odésì: Filhos de Odé;
D) Otolusì: Filhos de Otolu. Grafa-se Otólùsì;
E) Sògbòsì: Filhos de Sògbò;
F) Lokosì: Filhos de Loko;
G) Badésì: Filhos de Badé;
H) Òsúnsì: Filhos de Òsún;
I) Yemanjásì: Filhos de Yemanjá;
J) Tɔgbosì: Filhos de Aziri Togbosi;
K) Azirisì ou Azlisì: Filhos de Naé Aziri;
L) Nanansì: Filhos de Nanã;
M) Pararasì: Filhos de Parará (ou Pararalibu);
N) Avimadjesì: Filhos de Avimadje;
O) Lisasi ou Agamavi : Filhos de Lisa. Grafa-se: Lisàsì (tradução: Lisà = albino + sì = esposa). Grafa-se: Aganmàví (tradução: Aganmà = camaleão + Ví = filho ou descendente);
P) Sakpatasì: Filhos de voduns da família de Sakpata;
Q) Dansì: Filhos de voduns da família de Dan;
R) Ongorensì: Filhos de Bessém.
S) Frekwensì ou Kwenkwensì: Filhos de Frekwen (Kwenkwen), e também podem ser chamados de Ongorensì.
T) Kposusì: Filhos de Kposu;
U) Oyásì: Filhos de Oyá;
V) Ahuansì: Filhos de Ogun e Oyá. Grafa-se Axuàsì;
W) Ewásì: Filhos de Ewá;
X) Ojikunsì ou Jikunsì: Filhos de Dan Jikun (ou Ojikun);
Y) Adeènsì: Filhos de Adeèn;
Z) Hùnsì: o mesmo que vodunsi.
- Etemi: significa “meu mais velho”, é a vodunsi que completou 7 anos de feitura, o mesmo que egbomi no Ketu.
- Hùnsɔ́ (Runsó): Cargo que designa a mãe pequena. Se grafarmos Hùnsò (pronuncia: Runsô) Teremos a tradução: Hùn = Vodún + Sò = Raio. Ou seja, diríamos Vodún do Raio. Um adjetivo para o vodún Sògbò.
- Derέ (deré): Mãe criadeira, é aquela responsável pelo ensinamento às (aos) novatas (os).
- Derέ-vitú (deré vitu): cargo que substitui a mãe-pequena ou a deré.
- Abosé (abôssé): Responsável pelos carregos e segurança da casa, normalmente é dado a um filho de Gu, pois o vodum também toma cargo.
- Ekedjis:
- Gonzegan: Ekedji responsável pelo Grá.
- Dogan (dôgan): pessoa responsável pela comida dos voduns. Esse cargo pode ser ocupado tanto por uma ekedji como por uma vodunsi.
- Nandevó: Ekeji responsável pelas roupas utilizadas pelos voduns, geralmente são pertencentes ao vodun Lissá.
- Nandokpé: Responsável pela limpeza dos assentamentos e pedras dos voduns. (Não confundir com Nadopé – despedida dos voduns jeje-mina).
- Ogãs:
- Kpεnjígán (Pejigã): Responsável por todos os pejis da casa, é quem sacrifica os animais de 4 pata. Significa: Kpεnjí = sobre o altar + Gán = senhor. Trazendo a idéia de ”Senhor que zela o altar”. Ou ainda: Kpεn = pedra + Jí = verbo gerar + Gán = senhor. Trazendo idéia de “O senhor que gera (ou dá a vida) à pedra”.
- Gannyikpέn (Gaimpê): Auxiliar do Kpέnjígàn, responsável pela invocação dos voduns. Pode substituir o kpέnjígàn.
- Agbájígán (Bajigã): Responsável pelo agbasá (salão) e pelos cânticos. Também cuida dos pátios e dos atinsás.
- Gánkutó: Responsável pelos ritos aos ancestrais e por Ayizan.
- Gantó: Responsável pelo Gã, instrumento de metal que tem a mesma importância que os atabaques. É utilizado em todas as cerimônias.
- Sojatin: Responsável pelos cuidados específicos dos Atinsas – as árvores sagradas. Pode também ser o conhecedor das folhas.
- Húntó (runtó): dono do tambor. Responsável pelos atabaques, cantigas e rezas.
- Húntógán (runtogã): Chefe dos húntó.
- Rundevá, Rundeví, Seneví : Títulos dados em hierarquia para os ogans tocadores de atabaque (Rum, Rumpi, Lé).
- Não iniciados
- Kajèkaji (Kajekaji): Nome que designa todo aquele que não foi iniciado.
- Kosi: Pessoa não iniciada e que não entende nada do culto.
- Ahε (Aré): Pessoa não iniciada, porém frequenta o culto.
- Ahè (Arê): Pessoa recém-iniciada.
Gostei muito do seu texto, parabéns mano.
Muito interessante o texto….
Hùngbónò Charles, na nação Jeje os Voduns podem mudar conforme o ano??? não sei bem explicar, conheci uma pessoa em um dos toques no nosso barracão e ela disse que naquele ano era de Oxumarê (disse outro nome, mas que seria a mesma) por causa do ano que regia e que depois mudaria o Vodum….. isso procede ou é igual as outras nações que iniciam os filhos e permanecem no mesmo Orixá ou Nkisi que iniciaram…… desculpe a minha ignorancia pois sou totalmente leiga em jeje….
Muito obrigada
Abraço
Julia,
É impossivel mudar o Vodun. A pessoa é consagrada e regida toda sua vida por um unico vodum, assim como acontece no Ketu e no Angola.
Prezado Charles
Com todo respeito, no Bogum nem todas as sacerdotizas são tituladas de Donè.
No mais, parabéns pelo trabalho.
Abraços,
Duarte.
Parabéns, pois dentro das Nações Afrodescendente e de Matrizes Africana, temos que mobilizarmos os ensinamentos para que outros possam começar a intender as diferenças!!!
Kolofé Duarte,
Obrigado pelo esclarecimento
Motumba tire uma duvida na nação jeje todo vodunci que é iniciado passa por um ato que é chamadode -tÔ mas pq no final o zelador quer cobrar do filho para tirar o santo da casa esta serto isso.Pq na lei do jeje os vodunci ja nacem levre e com direito de escolha de ir e vir muito obrigado e motumba
Não se cobra para tirar santo da casa, isso é um erro, quem o faz desconhece as leis do Jeje.
Nas casas de Jeje Mahi, e creio que em todos os segmentos jejes, há uma quantidade pequena e controlável de filhos de santo e todos convivem como se fossem uma família.
Axé
ola bom dia meu nome e Pejigan Chrystopher De Lissa,sou filho de luiz carlos de Aziry e neto de jorge de yemanha tenho que parabenizar pelos ensinamentos aqui passado, bom termos um portal que fale da naçao de jeje,naçao que e muito descriminada atualmente pelo seu modo rigido e fechado eu tambem tenho um blog de jeje Chrystopheroliveira.blogpot.com todos estao convidados a conheçe-lo
contatos: email-Pejigandelissa@gmail.com, Tels 21- 8589 6168,21-8363 5527,21-7428 3344
Gostaria que falassem um pouco sobre o Vodun Frekwen
Gi,
Frekwen, também conhecida como Kwenkwen, é um vodun feminino que pertence a família de Dan (serpente), sendo representada pela faixa verde do arco-íris, e é a irmã-esposa de Dangbé (Bessém). Ligada à água, as chuvas, a vida (como todo vodun Dan), a ela pertence também o poder da fertilidade.
Em geral os Voduns da família de Dan são considerados deuses da continuidade, do círculo, deuses do frescor, da água e do seu ciclo. Kwenkwen é reverenciada sempre juntamente com seu consorte Bessém.
Asé!
Hùngbónò Charles
Obrigada pelos esclarecimentos.
Foi de grande valia pra mim. Amei.
Asè!
Adorei o texto!Asé a todos
Gostaria que falassem um pouco sobre o Vodun Dankó
qual e a funçao do hunva no jeje
Colofé a todos. Parabéns aos sacerdotes e pessoas do santo que dividem seus conhecimentos nesse blog. Gostaria de obter mais informações sobre o vodun Acorumbé e sobre o cargo de Gaipê. Obrigado desde já!
Gbedome Renato,
Akorumbé (Aklongbé) é um Vodun Kaviono, ou seja, é ligado ao fogo e aos fenômenos do raio e da chuva. É este Vodun o responsável pelo granizo. É guerreiro e habitualmente tem muitas ligações com Badé que é seu irmão mais jovem e ambos são filhos de Sogbo. Akorumbé aprecia a mesma forma que todos os Voduns Kavionos comidas com quiabo.
O Gannyikpen é o Ogã responsável pela evocação dos Voduns e muitas vezes substitui e/ou auxilia o Kpenjígan, podendo realizar as tarefas de sacrifícios aos Voduns.
Dangbé Benoi!!
Obrigado pelas informações valiosas. Admiro muito os seus textos, desculpe os erros de grafia. Espero humildemente poder contar com novos esclarecimentos. Podemos trocar algumas informações pro email? De qualquer forma , obrigado. Kolofé.
Renato obrigado pelo carinho.
Nosso fórum de debate é o blog, onde seu anonimato é garantido.
Ire o.
Gostaria de parabenizar e agradecer ao Hùngónò Charles pela resposta. Gostaria de saber, se possível, se existe outra atribuição para o cargo de Gainnyikpen.
tirando uma dúvida , cargos dentro de uma roça quem dar??? e os orixas ou os voduns, certo?
cargo de Deré???? e mae pequena??? ou mae criadeira????ou e aquela que nao precisa fazer nada e so chegar na hora das festas??? Okolofe
Idan u acho que você está querendo subsídios para se aborrecer.
Quem dá cargo é Òrúnmìlá, somente ele pode dizer se você tem capacidade, autorização e escolheu o cargo enquanto espirito.
O Orí do sacerdote pode atropelar o processo, mas… Isto é outra história.
Ire
Boa noite, gostaria de saber sobre Jeje Kissy
parabèns,simplesmente perfeito!
parabens a todos curto muito essa pagina
Kolofé!
Sou voduno de Otolu, e gostaria de tirar uma dúvida quanto a ordem de barco no jeje mahin:
Segue> Donfono, dofotin, fomo, fomotin, gamo, gamutin, vimu, vimutin….
Minha dúvida seria a continuidade como Trimu, trimotin, dimu, dimutin…
Desde já Agradeço. Gbenoi
marlon,
Só conheço até dimu, dimutin…
Axé.
Boa tarde!
Um amigo foi iniciado no Jeje em salvador e disseram a ele que ele é um ARRANSEMU ( desculpe se a pronuncia estiver incorreta, estou fazenda a escrita conforme a fala) pesquisei no texto acima e não encontrei tal cargo, ele é rodante, e gostariamos muito de saber se foi orientado da forma correta se realmente é um cargo ou uma forma de chama-lo de YAÔ, pois ele mora em São Paulo e não terá tanto convívio diário c a religião.
Ameeeeei. Mt boa explicação!
Olá Adriana,
Eu particularmente não conheço este termo como sendo um cargo dentro da nação; Veja com seu amigo, pois este nome me parece mais um Hunnyi (nome particular do vodun) do que um cargo em si… Abraços!
Gbenoi novicè Voduno Otolusì Marlon
A sequência seria …Vimu, vimutin, dimu, dimutin, atimu, atimutin, no entanto um Barco (ahehùn ou ahama) com mais de sete Vodunsis não é muito costumeiro. Acè
Venho te parabenizar pela sabedoria sobre os voduns
queria uma esplicacao sobre sogboadan .pq em alguns kwe e cosiderado como a serpente do fogo e em outros apenas como sobgo .me esclareca .muito obrigado
Outra duvida sobre o cargo de aroba pode se dado a uma pessoa q roda com vodun?e o que significa esse cargo?
Sheila,
No Ketu e em especial no Axé Gantois, Arobá ou Iyarobá é um cargo semelhante ao de uma Ekedi, evidentemente de uma mulher que não roda com Orixá e muito menos com Vodun.
Sogbô e Sogboadan são Voduns distintos.
Axé.
Sògbó Adan: “Corajoso Sògbó” é um título dado ao Vodun Sògbó
Não conheço este cargo, na minha tradção não temos nenhum cargo com esta nomenclatura “aroba”…
Querido Charles,
O Vodun Sògbòádàn fundiu-se com o culto de Sògbó? Aqui no Rio de janeiro tem iniciados para este Vodun.
Grande braço!
Kolonfé
Se no Jeje são cultuados voduns, por que tem osunsi?
Roberto o Jeje Nago é uma forma de cultuar Orisa e Voodo.
Tanto aqui como nas regiões de fronteira entre Benin e Nigéria isto é muito normal.
Acredito que por uma norma não esclarecida, as três nações acabaram incorporando os nomes dos orisa para designar suas divindades.
Ire
Recebi cargo de Hunso e me foi dito que seria mãe criadeira do ase.Depois me falaram que não, apenas ajudaria a gibona na falta dela.Que Hunso seria pra cuidar de tudo de um kwe e não pra criar Yawo.
Me tirem essa dúvida. Sou de jeje Mahi
Aedan,
Hunsó sempre foi a mãe pequena da casa.
Axé.
O jeje sempre foi muito retratado par ao lado feminino pois assim era feitro, mas o tmepo se passou e após a feitura de tata fomutim varios homens foram feitos, minha pergunta se RUNSÓ É A MÃE PEQUENA QUAL SERIA O CARGO DE PAI PEQUENO EM JEJE?
Wladmir,
Pai pequeno é Mehùntó.
Axé.
Tive o privilégio de fazer de tomar minha o obrigação de 14 anos no Bogum, pelas mãos da venerável Mãe Nicinha.
Ase.
Até quantos voduns a pessoa pode virar?
Letícia,
Apenas um Vodun!
Axé.
Sou do Ketu e meu santo foi feito no Jeje sou de Aganju gostaria de saber mais sobre
netto,
pesquise no post “qualidades de Xangô” que fala sobre Aganjú.
Axé.
Axé
BOM DIA GOSTEI MUITO SOU JEJE SAVALU SOU FILHO DE OMOLU
até que em fim eu achei algo falando sobre minha nação ,pois eu só conseguia achar falando no dialeto de keto, parabéns belos esclarecimentos .
Olá boa noite …
Gostaria de saber o título dado para o pai pequeno e pai criador dentro da nação jeje .
Porque Runsó e Deré é pra mulheres ..
Obrigado desde já
Kòlofé
Kolofe Matheus Olissá!
O nome dado ao homem com esse cargo é Mehuntó!
Acè!
boa tarde sou de ketu mais fui feito de aviaje que ele falam que è Omolu isso procede?
Motumbá a todos .Gostaria muito de um esclarecimento.Procede dizer que um Ogã pode fazer filhos de santo?
Natan,
Procede, Avimaje é um Vodun Jeje que também é aceito como um Omolú no Ketu.
Axé.
Flavia,
Não procede, Ogan é confirmado para inúmeras tarefas dentro de um terreiro, menos de iniciar pessoas. Ogan não pode dar aquilo que ele não tem para dar.
Axé.
Kolofe a todos . Alguem conhece uma casa Jeje em São Paulo – Capital. Agradeço a quem puder ajudar
Marcelo não conheço nenhuma casa de Jeje em S. Paulo.
Ire
Muito bom artigo e onde eu poderia conseguir o dicionário em inglês de Mahi.
boa noite kolofé gostaria de saber sobre o cargo de hunsevi
Fabiano,
Eu não sei, vamos aguardar que alguém do Jêje leia a sua pergunta e possa responde-la.
Axé.
Boa noite, Ideloeme aos mais velhos e mais novos. Sou Wellington Carvalho, (Babalamori), Pejigan de Heviosso em uma Casa Jeje em Ananindeua-Pa.
Sou mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UEPA e minha dissertação passa por uma autoetnografia sobre eu e meu cargo.
Venho parabenizar-lhe pelo belíssimo trabalho que o Senhor vem desempenhando em seu blog. Também gostaria de aproveitar e perguntar quais fontes foram usadas como base para esse texto, em especial, porque gostaria de utilizá-las e referenciá-las em minha pesquisa.
Novamente parabenizo o trabalho e, desde já, agradeço a resposta!
Wellington,
Esse post é do nosso irmão moderador Charles, ele anda sumido aqui do blog, segue seu email:charlesjejemahi@yahoo.com, tente falar com ele.
Axé.
Oi boa tarde tenho uma dúvida gostaria de saber se quem é de Bessem já nasce mejito ou precisa raspar alguém de bessem pra virar
Becèn oubessen é um vodun da nação Jêje, são raspados e tem o mesmo tratamento dos outros voduns.
Karolaine,
Não, o fato de ser de Bessém não lhe outorga cargo algum, muito menos de mejitó.
Axé.