Inhames Novos
Para falar sobre o Pilão de Oxalá (ou Festa dos Inhames Novos), não nos podemos esquecer de uma das lendas, que abaixo descrevo, como também não devemos, ao efectuar tal celebração, deixar que algum participante desonre a mesma entrando na roda feita com roupa de outra cor a não ser a branca.
A Lenda:
Orixá Olufón morava com o filho Orixá Ògiyán. Quando resolveu visitar o outro filho, Xangô, Ifá disse que ele correria perigo na viagem; mandou levar 3 mudas de roupa, sabão e ori (creme de dendê); e recomendou que não brigasse com ninguém. Na viagem, Orixá Olufón encontrou Exú Elepó, que o abraçou e sujou de dendê; controlando-se para não brigar, ele lavou-se, vestiu roupa limpa e despachou a suja com ori. Isso repetiu-se com Exú Eledu, que o sujou de carvão, e com Exú Aladi, que o sujou com óleo de caroço de dendê. Adiante, encontrou um cavalo que havia dado ao filho Xangô; quando o pegou, os criados de Xangô chegaram, pensaram que ele estava a roubar o animal e colocaram-no na prisão, onde ficou por 7 anos. Nesse tempo, o reino sofreu seca, os alimentos acabaram e as mulheres ficaram estéreis. Ifá disse que a causa era a prisão de um inocente. Xangô mandou revistar as prisões e reconheceu o pai. Ele mesmo o lavou e vestiu, e então o reino voltou a ser próspero.
Motivo deste Festejo
Orixá Ògiyán era um guerreiro impetuoso e protector dos Fùlàní, e sempre se altera com outros Orixás, com Omulú em particular. É também conhecido como Elémòsò, um nome ligado à história de Ogbómònsó, lugar onde se faz o culto a Orixá Pópó. Os antigos relatos dizem que quando Òrànmíyàn se dirigia para Meca a fim de vingar a morte de Lámúrúdù, pai de Odùdúwà, ele se desvia de sua rota e funda a antiga Òyó. Muitos membros da sua família o seguiam, entre eles Akínjole, um dos filhos de Ògiriniyán, o mais jovem dos filhos de Odùdúwà. Este Akinjole funda Èjigbò e passa a ser intitulado Eléèjìgbò e denominado Oxaguiã ou Ògiyán, por gostar muito de inhame pilado (Iyán).
A procissão inicia-se no local onde fica o Ibá de Oxalá, os apetrechos são trazidos ao barracão pelas Abòrìsàs, O destaque é para um banquinho e o pilão envoltos num tecido branco, e algumas pessoas que levam um Alá sobre os mesmos. (todos convidados permanecem em pé); os apetrechos são levados aos pontos principais da casa (porta, centro do Ilê e os atabaques); em local pré-estipulado é colocado o banquinho e à sua frente o pilão. O dirigente da festa inicia a entoar cantigas louvando o Dono do pano Branco (Oxalá), o qual através do corpo de um escolhido se faz presente; ele dança à frente do pilão e comemora a volta de seu pai Orixá Olufón, as suas terras, e redime-se perante ele do erro cometido pelos súbditos do Oba Koso (Xangô). Alguns atoris (varas) são distribuídos a membros importantes dentro da religião. Estes, por sua vez. Saem tocando os ombros dos presentes, relembrando a guerra ocorrida em Ejigbò; momento em que vários Orixás se manifestam para participarem da alegria de Oxalá, culminando o final da festa onde todos se retiram excepto Xangô que leva consigo o pilão usado nos festejos.
Interessante. Gostaria de saber se este “evento” tem alguma data especifica? Gostaria de assistir em algum terreiro de candomblé se for possível. (aproveitando o comentário quero elogiar ao excelente trabalho que é desenvolvido neste blog).
Antonio Carlos não há um calendário rígido das festas de Candomblé, elas podem variar de uma Casa para outra.
Mas geralmente nos jornais disponíveis nas lojas de ervas tem a programação de várias casas.
Obrigado pelo elogio, ficamos muito agradecidos e felizes de continuar fazendo nosso trabalho com dedicação e amor a religião. Tomege.
Olá eu já conhecia esta lenda que é maravilhosa! Minha irmã de santo sentada na maquina de costura me contou várias lendas e eu parecia uma meninha escutando contos de fadas.Ela tem uma facção de roupas e sempre teve muita paciência comigo, eu sou mais velha que ela mas nessas horas eu tinha impressão que tinha anos luz de diferença que ela que era minha mãe. bjos
Manuela eu nunca participei de uma festa dessas, porem, no domingo passado tem um terreiro aqui perto, que fez uma festa e amigos me disseram como foi a festa e foi exatamente como voce esta contando, inclusive a vara sendo batida nos ombros de algumas pessoas disseram que foi muito emocionante para todos os presentes.
Mais uma vez lhe agradeço todas as orientações que vc nos da neste site.Bjos
Olá….
Gostaria de saber o porque que oxaguian usa atori na sua dança??…
Gostaria de um esclarecimento…pois a muito tempo espero uma informação mais ninguém sabe me fornecer…
Ah..e pq usa aquela bandeira branca??….
Iury boa tarde, existe uma lenda que conta que Oxaguiãn era conheçido por Kabiesi (Rei ou nobre, um título de grande importancia) mas ele adorava comer Inhame pilado, comia toda hora e por isso um personagem que não me recordo o nome, passou a chamá-lo de Oxaguiãn (o comedor de inhame), os dois eram muito amigo, muito íntimos, mas um dia o amigo (uma hora eu lembro o nome) foi viajar e ficou muito tempo longe. No seu retorno, chegando à cidade de “Kabiesi” ele perguntou ao povo pelo “comedor de inhame”. Todos se revoltaram contra ele, por que acharam um desrespeito ao Rei. Ele foi preso e apanhou muito, por isso resolveu se vingar e a partir daquele dia as mulheres ficam estéreis e não havia mais chuvia, as colheitam acabaram e o povo passou fome. Kabiesi foi consultar e descobriu o que aconteceu, foi a prisão e o amigo decidiu desculpá-lo, com a condição de que todo ano o povo do lugar recolhesse no mato grande número re varas (Atori) e se batessem durante todo aquele dia para lembrá-los do erro cometido e é por isso que existe até hoje esta cerimônia.
A lenda é mais bonita e mais cheia de detalhes e quando for possível nós a publicaremos na íntegra. Tomege do Ogum
Iury esqueci de falar que junto com esta exigencia ele também exigiu que todos deveriam chamar Kabiesi de Oxaguiãn daquele dia em diante. Tomege
olá tomege uma vez li que quem deu o atori a oxaguiãn foi onira,onde quando ele batesse a vara no chão era para pedir abundância,meu filho é oxaguiãn do pilão e tem oxaguiãn da espada. qual a diferença de um para o outro? E obrigada pelo esclarecimento da comida de ongunté. Não sei se essa lenda é verdadeira a respeito da onira foi quando descobri todo carrego dela onde eu tenho que agradar logun e foi ela que ensinou a oxum apará a guerriar. axé
rsrrs vc tem cara mesmo de ogum…
oi eu dinovo li tb que que o atori é para trazer chuva onde traz abundância to certa?
Magda bom dia, o nome do amigo de Oxaguiã é Auoledjê que era na época um grande Babalaô.
Magda eu não conheço esta versão da história ligando Oxaguiã Oyá Onira, e que foi Ela quem deu o atori a Oxaguiã. Apesar deles terem tido um forte relacionamento assim como também Oxaguiã teve com Oxum eu só conheço esta versão acima. Sobre subdivisão de Oxaguiã eu também desconheço, e nunca ouvi falar.
Oxaguiã por necessidade inventou o pilão e passou ser seu símbolo e por ser guerreiro leva sempre uma espada, não vejo motivos para pensar que existam dois Oxaguiã. Mas vou pesquisar.
A respeito de Onira há uma lenda que conta o porque Dela e Oxum Opará andarem juntas. Em breve no blog.
E sobre agradar Logum é bem normal por que Oxum é mãe de Logum mais foi Oyá quem o criou, então se vc é de Opara ou de Onira terá sempre que agradá-lo sim. Mas não quer dizer que tenha que fazer assentamentos e coisas do tipo é somente um reconhecimento que dá a Ele.
O atori pelo o que eu sei é o simbolo da chuva sim, mas está ligado a lenda que contei lá em cima. Tomege do Ogum.
ok, eu li foi num site que não lembro o nome mas acho que tenho as folhas imprimidas em algum lugar onde fala sobre onira e a lenda. E vem o nome do site. Eu sou de onira. Quem me disse terem os dois foi minha mãe de santo mas como ela sempre me escondeu o meu santo agora vai saber se ela está certa? Acredito mais em vcs porque aqui aprendi em pouco tempo o que nunca aprenderia em 30 anos com ela. muito axé e um otimo final de semana…
texndo que eu ja vi e prezenciei e tbem gostaria de ver muito mas ,esse lindo e contagiante prazer :mas deixo pra todos o meu abraço e peço pra os irmãos , manter essa fe e devolção ate o fim do nosso tempo .. porque todo nosso viver e gerado atraves uma religião independete qual////mas temos alguem pra nos acodir quando presizamos……. ass felippe de ogun.
ola eu sou o gan silvio
Gostaria q vcs me passase algumas qualidades de Oxaguian
tipo ( ajaguanã )
Boa noite Silvio,
Eu creio que você se refere a Oxalá Olofon Ajigúna Koari. Aquele que grita quando acorda, que é conhecido por nós pelo nome de Oxalufan, não se trata portanto de uma qualidade jovem como Oxaguiã.
Em todo o caso, dê uma olhada no post sobre as qualidades de Oxalá que já está aqui publicado.
Axé!
Obrigado
asé
me tire uma duvida
sou de Guian e meu juntó é Yemonja
isso enfluencia com a qualidade do sue Guian
o juntó tem algo a ver com a qualidade
Olá boa noite.
Como a Magda eu tbm sou de Onira e busquei algumas lendas. E tbm como ela vi em algum site que não lembro qual, o fundamento de Onira com Oxaguiãn. E nesse mesmo site se falou tbm do fundamento de Logun com Onira dizendo até que, quem faz Onira assenta Logun e vice e versa. No caso de Logun eu sei que assenta Onira, pois na minha casa foi feito um Logun e meu pai assentou Onira, agora não sei no caso de Onira se assentaria Logun. Ainda não fiz essa pergunta para ele. Como vou à casa esse final de semana, tirarei essa dúvida. Por isso é necessário bater na mesma “tecla” de que botar a mão no Orí não é para qualquer um. Adoro o site de vocês!!!!!!!!
Axé
Olá Silvio
A sua dúvida é de muitos
O juntó não tem a ver com a qualidade o Orixá.Muita gente pergunta no blog achando isso, que o Orixá de frente é de tal qualidade porque o juntó é esse.Mas isso não tem nada a ver.
Axé
Nelson Motumbá….
Voce poderia me explicar sobre o relacionamento que Osun teve com Oxaguiã…
Muito asé
EU NUNCA OUVI FALAR EM TODA MINHA VIDA QUE O PRINCIPE DO BRANCO TENHA TIDO ALGUM ENVOLVIMENTO COM QUALQUER OUTRO ORISÁ, NÃO TE DESMENTINDO MAS QUE EU SAIBA ELE E LOGUM SÃO ORIXAS PUROS , TEM CASA QUE DA CABRA PARA OXAGUIÃ POR UM DESSE MOTIVOS E SÃO CASAS GRANDES , EU QUERIA QUE VC ESPLICASSE MELHORS , MUTUMBÁ
Wallace no slivro Mitologia dos Orixás há relatos de envolvimento sim, talvez seja legal vc dar lida nele, ainda que eu esteja errado será uma ótima aquisição e leitura que vc fará. afinal é um livro importante que conta lendas muito boas. Tomege
Nelson,
queria que você falasse um pouco dessa relação de ogun com Oxaguian. Segundo estudos yorubanos Ogun vem de Meca com Oduduwa e seria general de seu excercito responsavel por entrar e tomar novas cidades e civilizações. Oxalá, nesse momento já estava neste território (Nigéria) quando eles chegaram se tornando, assim, seu principal rival nas disputas territoriais. Tudo se confunde quando você coloca Oxaguian descendente de Oduduwa e com relações com Ogun.
Como isso acontesse? Oxoguina não descende e Oxalá?
Káriláde há lendas que contam que Ogum já, que é o Ogum que caminha com Oxagiã, é filho de Dele com Ya Ogunte. Outras lendas falam que este Ogum foi quem ajudou Oxaguiã durante uma dificuldade que Ele teve na escolha de sua cabeça, ora Oxaguiã achava que uma era fria de mais e a outra era quente demais, Ogum na tentativa de arrancas as cabeças acabou por fundir as duas, dando então uma cabeça “morna” a Oxaguiã, e devido a isso os dois se tornaram amigo inseparáveis. Leia as lendas de Oxaguiã que vc vai entender melhor.
Sobre Ogum vir de Meca há uma contradição bastante grande nisso. Ogum é filho de Oduduwa, ok? Mas suposicções de que Odudwá seria o próprio Ninrod, fundador de meca e toda esta ligação eu realmente não sei. Há uma pesquisa que liga Dã a uma tribo nomade que ainda existe ou existiu com este mesmo nome a tribo de Dã e que tem o mesmo simbolo da serpente que morde o próprio rabo e assim segura o globo para que este nãos e desintegre. A lenda é identica, mas precisa de um estudo muito apurado e vou te confesar que nunca me aprofundei nisso. Mas podemos, juntos, dicutir e pesquisar mais, o que vc acha?
Sobre Oxaguiã, não é que Ele não descenda de Oxalá, mas é que Oxaguiã é forma nova/guerreira de Oxalá. Acho que falei e não expliquei, mas me disponho a pesquisar com vc, pois o assunto é interessante. Tomeje
O Pilão de Orisagiyan – Ojò Odò
O terceiro domingo, dia do pilão, o inhame é o elemento primordial da cozinha diretamente para o barracão, o preceito. Caracterizado como fechamento do ciclo de renovação da existência, louvado com um Orikí: (Verger)
Orisagiyan
O di tapa
O di gunu
O di mo ise
O di kanire
O di Kija
Obatala oba I Orixá
Aji Kulu
E’Le ala
Ajagun gereke
Epa Babá!
E’Le tele je o eke.
Asé ò,
Fernando D’Osogiyan
Gostei muito do site de vcs
e como bom brasileiro também tenho algumas dúvidas sobre osala
dizem que não se pode usar o pilão do barracão para preparo de comida de xango. É por causa da lenda???
oya kesi,
Desconheço essa informação, o pilão é de Oxaguian, e é utlilizado para pilar o Inhame.
Axé,
oya kessi,
O pilâo pertence a Oxaguian para pilar o inhame, sua comida favorita, pode ser usado no barracâo.
Axé,
Bàbá mi fernando sua bênção,
É verdade que na ocasião da cerimônia do “Pilão de Oxalá”, pode-se verificar se um abian é rodante?
ou seja,se o mesmo não entra em trase pode-se ter um forte indício que não roda.
E ainda, é comum que muitos destes bolem?
* Aquestão é: O pilão de Oxalá pode ser usado como uma espécie de bolonã?
Sinta-se abraçado(e a cabeça tá no chão)rsrsrs
…
Nanci,
Querida e futura filha pequena, sinto-me muitíssimo abraçado, 27 anos não são 27 dias! Levante sua caeça que eu quero lhe tomar a benção também.
Não é verdade, em qualquer Orô de Orixá pode acontecer uma manifestação do Orixá, mesmo que levemente, alguns sentem até um tipo de aperto na garganta abraçando um Orixá.
No ketu Tradicional não tem Bolonã, não bola para se iniciar, é muito perigoso pois essa ausencia temporária entre a inconciencia e a interferencia do Orixá é totalmente desnecessária, mesmo que até acontece de alguém bolar, faz-se os atos para reviver a pessoa desse desfalecimento temporário, eu entendo que a pessoa tem que entrar acordada, sabendo que vai se iniciar, concordando, sendo boa ou bom abian, tendo o mínimo de esclarecimento da religião e ter livre arbítrio para dizer bem alto: “Eu quero me iniciar”.
Assim que eu penso e entendo sem mestificações e invenções.
Axé,
boa noite!
Eu havia perguntado no dia 13 ou 14.01.11 ao Nelson sobre um sonho que tive com xango mim entregando um pilão, mais ele ainda não podi mim escrever, e lendo esse texto mim pergunto estaria eu perto de sofrer alguma injustiça? e como tenho xango tb pensei estaria meu pai mostrando que estara ao meu lado? gostaria de ouvir de vcs? desde já agradeço a todos.axe
Madalena me desculpe eu não vi seu comentário anterior. Mas de qualquer forma eu não sei te dizer o que pode significar este sonho. Este assunto é muito complexo e deve sempre ser muito bem visto por seu zelador. Esperemos que outros possam te ajudar. Tomeje
Boa noite!
Nelson,
De qualquer forma muito obrigada pela atenção. Sou um pouco curiosa(com minhas coisas) rsrsr talves não esteja no tempo de saber.abraço
Madalena,
O Pilão de duas bocas é também o símbolo do equilíbrio, da justiça, da fartura e prosperidade.
Neste sonho, talvez, Xangô esteja ratificando esses sentimentos mais profundos que é amor de um Orixá.
Axé,
Boa noite!
Fernando,
muitissimo obrigada, fico feliz em poder aprender cada vez mais com vcs.muito axe
Sou de natal e hoje moro em recife fui raspado e catulado a quase um ano tenho 33 anos e o terreiro que frequento des dos 4 anos de idade e de muita tradição e fundamento jeje nago que foi fundado a mais de 50 anos pelo meu avo lula da mangueira de ogun ninim hoje nosso babalorixa deixado por herança de nosso avo e nino de oya egunita que cumpri as tradições e fundamentos com muita dedicação e fundamentação eu gosto muito de ler e gostaria de saber como posso adquirir mais conhecimento dentro da minha nação pois e um pouco dificil achar mateial de jeje nago se alguen poder mim indicar agradeço.
oxaguiã pode usar apaxorô?
grato pela informação.
Deivson,
Oxaguian não usa Opaxorô de forma alguma, este cetro pertence a Oxalufan. Oxaguian usa espada, atorí, escudo e um pequeno pilão de prata.
Axé.
Muito grato Fernando D’Osogiyan.
È que estou a poucos dias para a minha feitura, sou filho de oxaguian (ketu) e minha futura zeladora pediu que eu adiquirisse um Opaxorô. Confiu nela porém sou curioso e sei que somos passivos ao erro ou equivoco. em todos os arquivos que li, percebi que só Oxalufan usa o Opaxorô, até como um apoio (forma de bengala) por ser mais velho talvez. A muito tempo que meu orixá pede a feitura, mas tenho medo de fazer algo errado, por isso venho analisando muitas casas e só nesta sentir segurança. É sempre bom poder contar com pessoas experientes como o senhor, abraço e muito axé.
Deivson,
Boa sorte e que meu pai Osogiyan lhe de caminhos em sua obrigação.
Axé.
joão,
Clique na foto do Charles e encontrarás muita coisa sobre a nação Jeje.
Axé.
Pai,
o que simboliza exatamente o pilão de Oxaguiã? E a espada? E o escudo?
muito obrigado,
Malasya,
O pilão simboliza a justiça, por isso os pilões de Osogiyan tem que ter duas bocas no que se compara com uma balança. A espada e o escudo, representam a luta constante em defesa da Paz, simboliza o Orixá guerreiro.
Axé.
pablo,
ola meu rei, na mesa da festa de osoguian vai o que ?
alem do inhame , atori, canjica e acassa vai mais alguma coisa?
Fredd, esta mesa é aprendida dentro da sua casa.
Ire o.
João Fakarebo, Motumbá! Meu nome é Felipe, sou egbon mi de uma casa Nagô em Pernambuco. Me tira uma dúvida, se puder. Seu avô de Santo, Lula da mangueira era pai de Santo de Pai Edu de Pernambuco? Pai Edu era meu avô, e to procurando as raízes da casa. Grato
Fernando D’Osogiyan
Gostaria de tirar uma dúvida você conhece a toada que cantamos a oxaguian quando ele dá o ato em que utiliza o atori? Pode me escrever aqui ou por email? gicaennes@gmail.com
Gisele,
“Awa e Babá kota kota Osogiyan awa e Babá”, pode utilizar a espada ou o atori. Cantigas variam de axé para axé. Em algumas casas toca-se apenas no rítmo Agabí bem acelerado.
Axé.
Giselle
Finado Pai Edu de Recife era da linhagem de Sitio de Pai Adão, hoje encabeçado por Manuel Papai, que é Nagô Igba , o que ele esta dizendo é Jeje Nago, que é diferente do Jeje Mina ou Mahi, na verdade sua raizes estão no Sitio de Pai Adão, o nago mais bonito do Brasil é muito provavel que Edu tenha sido raspado por Zé Romão ou Malaquias não sei ao certo, sei que desta raiz saiu grande parte do Nago do recife e Brasil. Sou da linhagem de Sitio de Pai adão. Alias tanto o material de Nagô, quanto Jeje Nago acabaram ficando muito escassos , o nago foi muito misturado com Xamba, e com ketu, material de Nago mesmo somente em sitio de Pai Adão, e algumas poucas casas que preservaram a tradição.
Assè minha irmã.
Deculpe a falha a nação é Nagô Egba e não Igba!!
Yansã Onira” -, é uma qualidade de Yansã (Oyá), guerreira, mas que é uma ninfa das águas doces, com ligação direta com o culto dos Eguns (almas). É a dona do “atori”, uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do “atori” é a de, assim que ao ser tocada batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância. O “atori” também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade.”Yansã Onira” deu a Oxaguiã o “atori” e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo.
Em anos regidos por Oxaguiã, é preciso agradar muito a essa qualidade de Yansã para que ela permita que, através dela, Oxaguiã traga a paz e a abundância.”Yansã Onira” é a mãe de criação de “Logun-Edé Apanan”. Por isso, toda oferenda para essa orixá, deverá também ser oferecido um agrado a essa qualidade do orixá Logun-Edé.”Yansã Onira” reina no mundo dos mortos e tem ligação direta com Obaluaiê e Ogum, sendo que sua ligação maior é com “Oxum Opará”, que recebeu dessa qualidade de Yansã os ensinamentos para lutar e ser guerreira. Foi “Yansã Onira” que ensinou “Oxum Opará” a lutar.”Oxum Opará” ser tornou então, companheira inseparável de “Yansã Onira”, comendo juntas no bambuzal ou nos rios e tendo aprendido os fundamentos dos Eguns. Sendo assim, essa qualidade de Oxum, também tem relação direta com os Eguns (almas). Quando “Yansã Onira” e “Oxum Opará” se juntam, se tornam muito perigosas pois têm em dobro a força e a sabedoria dos guerreiros GUIÁN, Ogun e OBALÚWÀIYÉ.
Fagner de oxanguian
gostaria de saber um pouco sobre a historia do Erê Pilão , de oxanguian
abaços
Fernando
gostarias de saber um pouco mais sobre meu erê , pilão sou novo na religião tem apenas 1 més ,agradeceria se você pode-se min ajuda
axé
Fagner,
Erê é uma energia de transição entre a energia do filho de santo e a energia do orixá caracterizada por aspectos infantis. Os nomes dos erês são sempre relacionados aos respectivos Orixás e podem variar muito. Não há história de determinado erê, pois ele é energia contida no Orixá.
Axé.
Fagner quem pode falar algo sobre seu Erè é ele mesmo e seu sacerdote. Cada um tem um história e um enredo com o òrìsà, ok.
Ire
obrigado ase