Candomblé de Caboclo é todo o candomblé que além do culto aos Orixás, cultua espíritos ameríndios chamados caboclos.
Caboclo – No Candomblé é o dono da terra. Na sua maioria são espíritos de índios. Os caboclos de maior popularidade são: Tupinambá, Tupiniquim, Sete flechas, Pena Branca, Sultão das Matas, Sete Serras, Serra Negra, Pedra Preta (este ultimo foi o espírito do famoso pai de santo Joaozinho da Gomeia), Erú, Rompe Mato, Raio do Sol, Rompe Nuvem e outros. Na Bahia os Candomblés são em maioria caboclos, são um misto de Keto e Angola.
O Candomblé de Caboclo pode-se dizer assim, é uma manifestação própria de Salvador e municípios vizinhos, na Bahia, o candomblé de Caboclo é uma espécie de candomblé nacionalizado, que toma por base a ortodoxia do candomblé jeje-nagô, e em Salvador há uma festa anual que se inicia no dia 24 de Junho e que dura três dias e se destina precisamente a homenagear estas entidades.
Trata-se portanto de um exemplo nítido do sincretismo religioso popular no Brasil.
Registam-se nele influências indígenas e mestiças, resumindo-se os hinos especiais de cada encantado ou caboclo, cantados em português, a uma declaração dos seus poderes sobrenaturais.
Existem ainda os “Candomblés de Caboclo”, típicos dos cultos trazidos pelos negros de Angola. Nessas cerimónias, as filhas e os filhos de santo incorporam não apenas os orixás, mas também os espíritos de “caboclos”, que seriam entidades de luz da corrente indígena.
A FALANGE DOS CABOCLOS DETALHADA
Habitat: matas e ambientes da vibração originária
Libação: água de côco, mate, mel com água, caldo de cana, vinho tipo moscatel
Ervas: cipó cabeludo, cipó caboclo, eucalipto, guiné caboclo, guiné pipi, samambaia
Flores: girassol, flor de ipê, palmas de diversas cores, conforme a vibração originária
Essências:
Para os caboclos: eucalipto, girassol.
Para as caboclas: eucalipto, pinho, tintura de tolu
Fitas: verde, vermelha e branca
Pedras: quartzo verde
Metal: da vibração originária
Dia da semana: Quinta-feira ou o dia da vibração originária
Dia da Lua: não tem dia específico
Saúde: não tem área de saúde específica
Ímãs para trabalho: de acordo com a orientação da entidade
Objetivo: vigor, pujança, energia
Cozinha ritualística: milho e amendoim cozidos e passados no mel, servido com folhas pequenas de saião, que servem como “colher” e que também devem ser ingeridas
Além dos caboclos, incorporam-se nestes candomblés os espíritos que se denominam Exú (masculino) e Pombagira (feminino), mas não é o mesmo Exú Orixá do Candomblé, são bem diferentes, são Exú de Umbanda.
É sempre bom lembrar que Exú catiço ou Exú de Umbanda (como é chamado o Exú não Orixá), Pombagira e afins nunca foram do Candomblé tradicional. O que existe são zeladores que tiveram passagem pela Umbanda e depois se iniciaram no Candomblé, trazendo consigo algumas entidades da Umbanda, mas isto não as torna do Candomblé, elas (entidades) simplesmente estão em casas de Candomblé ou Candomblé de Caboclo, mas são em realidade Guias da Umbanda.
Mojubá ati Axé
É sempre uma grata surpresa ter mais um post escrito por vocês meus amigos.
A minha dúvida é esta: Os caboclos do Candomblé são diferentes dos caboclos de Umbanda tal como no caso dos Exús catiços e do Orixá Exú?
Mo Adupé
Telmo boa tarde de meu conhecimento dentro do candomble só algumas Casas de Angola fazem o Candomblé de Caboclo, e estes caboclos são os mesmos da Umabanda sim. Porém nas Casas mais tradicionais tanto de Ketu e Jeje como a própria Angola eles não ão aceitos. Tomege.
Oi boa tarde,bom eu gostaria de saber se como é que é pra pessoa saber se ela tem corpo aberto,e se tiver ,se a apessoa não aceitar o que acontece.
Acho o seguinte a pessoa só aceita aquilo que ela quer,até por que DEUS é acima de tudo,mais eu gostaria que vocês me explicassem melhor prea depois eu não me arrepender,desde já muito obrigado e até a proxima.
Gostaria de saber se existe Caboclo Sete Pena? Desde já agradeço.
Simone eu ouvi falar deste cabloco de Umbanda há muito tempo. Não me lembro de detalhes como ponto, roupas ou cores já faz mais de 20 anos. Tomege
Kolofé Tomege
Queria prguntar algo sobre a box.net, pode me escrever a meu e-mail, eu nao se o seu por eso escribi aqui, depois anula este mensage.
Axé
odeofa
Tenho vindo a procurar alguem que me possa dizer se aquilo que tenho vindo a ver é real e se realmente tem uma ligação com indios e quem sabe tambem orientação.
Tenho 38 anos e desde pequena que tenho visões de algo que não posso explicar, mas deixando todos esses anos para traz e porque aquele que mais me inquietou foi acerca de um ano, durante a noite vi um indio acompanhado por uma criança mostrar-me plantas um almofariz (que eu entendi que seria um tratamento no caso para o meu marido), tambem vi um charuto ou fumo de tabaco para deitar na pessoa que necessitar, um oleo que fiz e não tem um cheiro muito agradavel, vejo tambem um cabo com uma penugem u pelo de animal (não sei muito bem) a sacudir um corpo, vejo rituais de volta de uma fogueira com muita gente a volta, muitas penas…
Eu gostaria que pelo que descrevi mas muito resumido me podessem ajudar a entender o que realmente se esta a passar ou se simplesmente não tem significado algum.
Obrigado e fico muito ansiosa a aguardar um possivel contacto vosso,
Cumprimentos
Elisabete
Em primeiro lugar ,gostaria de elogiar esse trabalho,que vem a nos esclarecer com lealdade.Gostaria de saber se a qualidade de Oxosse Ibualama é assentado em ferramenta ou em louça?
Elizabete de minha parte eu não sei te dizer o que pode significar seus sonhos, mas creio que procurando uma Casa de Candomblé ou de Umbanda vc possa ter uma explicação mais detalhada. Tomege.
Leonor bom dia como todo Oxossi/Odé, Ibualama é assentado em vazilhas de barro e com ferramentas. Só se assenta em louça, Oxalás e Yabás. Tomege.
Sou filha de Iansã Onirá e tenho pouca informação sobre esta yabá, sabendo que é cruzada com Oxum, com quem sempre se funde ou confunde. Gostaria que me mandasse detalhes sobre seu culto, ou onde posso encontrar, pois a pesquisa está muito difícil. Tomege, babá!
Francineide boa tarde procure nos posts sobre Iansã ou sobre Oxum, no ínício de um deles tem uma descrição sobre Onira em uma das respostas que eu dei, que vai te esclarecer melhor. Mas não existe esta coisa de “fundir ou confundir” Onira (Oyá) e Apará (Oxum). Não é um Orixá meio Oxum meio Oyá. Em breve colocaremos as lendas dos Orixás e nelas tem a explicação para união. São Orixás individuais, distintos mas que andam juntas.
Sobre sua pergunta sobre o Caboclo 7 pedras brancas infelismente eu não tenho informação alguma. Grande axé Tomege do Ogum.
Francineide bom dia quero te fazer uma observação, no final do seu texto vc cita Tomege babá, eu entendi que seria uma saudação, fico até feliz, mas nunca, em hipótese alguma pronuncie um palavra que vc desconheça, o que vc fez foi muito mais culpa minha do que sua, por que eu não me identifiquei corretamente e escreví somente Tomege, ficou parecendo uma saudação no final das minhas respostas. Mas To mege é minha digina e não uma saudação. Te alerto sobre isso por que vejo muita gente aprendendo o errado e falando o que não sabe e como vc nos procurou e pediu orientação é minha obrigação te alertar para esse detalhe. Obrigado Tomege do Ogum.
Kolofé Tomeje de ogum
Quero parabenizar pelo seu trabalho de esclarecimento,isso é muito importante,continue assim,sucesso muito axé…
Gde abraço!!!
Akoronilê de Ogum
Welton boa noite, Kolofé Olorum. Ficamos felizes com seu comentário e suas palavras,volte sempre ao blog we esteja de fato a vontade para por suas questões, que na medida do possível serão respondidas. Há muito tempo não recebia tamanha honraria (akoronile Ogum) é uma saudação valiosa e muito especial, que Ogumte guarde e te proteja. Tomege do Ogum.
O meu mege é com “g” por que vem do numeral 7 e não do Ogum Meje.
Adorei este site.
Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Okolofé,Tomage sou filha de exú gostaria de saber mais sobre esse orixá, pois é mt difícil achar fundamentos desse orixá se ñ for mt abuso gostaria de mais esclarecimento.ñ sei sua nação eu estou perdida pois vim de umbanda tenho 23 anos de Umbanda e 22anos de procura de uma casa de damdomblé q/ eu possa realmente entrar.Hoje estou morando aqui em Salvador mais vim de Petrópolis RJ. encontrei um casa de jeje na qual estou observando EXÚ quer sua feitura e eu tenho muito medo pois este orixá é mt. difícil.obrigado pela atenção. SUA BENÇÃO, MUNTUMBÁ,MOCUIÚ em fim mt AXÉ.
eu sou aninha dofoninha de yemanja ogumte eu quero falar com um de voseis pai de santo .com espero que voseis me add blz???colofe
pais
Aninha Dofonitinha de Yá Ogunté bom dia e sua benção, é só vc postar seu comentário e nós a medida do possível vamos conversando. Tomege do Ogum
Isabel bom dia, as Casas que se dispõe a raspar um Exú com absoluta certeza tem fundamento para isso, ninguém vai se meter a fazer um Orixá desses sem saber onde está pisando, não por ser difícil ou traiçoeiro ou qualquer coisa, é que Ele é meticuloso em tudo, e como tem poucos filhos, Exú quer tudo sempre muito correto e a tempo, por isso creio que vc tenha encontrado a Casa certa. Tomege do Ogum
Boa tarde,Tomege do Ogum,Ocolofé,agradeço a resposta pois tenho mt medo por conhecer o orixá q/ trago justamente por esse ñ aceitar erros,sei bem o q/ este é capaz. Pena q/ ñ acho mt coisa sobre esse orixá,gostaria de saber mais sobre meu pai Exú, se vc puder me ajudar fico grata,sua benção e q/ Ogum e Exú caminhe sempre a seu lado como todos os outro.Axé
Isabel boa tarde nós temos alguns posts sobre Exu, na barra ao lado em Categorias tem sobre o Orixá Exú, em Autores Nelson ou Manuela tem Qualidades e lendas de Exú. Mas o bom desta etapa pré iniciação é justamente o processo de preparação, o tempo de espera, a “dúvida controlada” o inesperado, é muito bom aprender sobre o Orixá e tenho certeza que esta Casa e este zelador saberá te orientar. La Royê, senhor dos caminhos. Tomege do Ogum
Boa tarde!!!
Quero saber de onde vem determinadas entidades , que se chega nas giras de caboclo, como pescadores, marujos entidas vindas do mar ,eles podem ser considerados caboclos?
e o que e navizala ,e um lugar o que e enfim… obrigada desde já.
Boa tarde a todos!!! Salve!!!!!!
No meu Ilê o caboclo da casa chama-se sete-serras, e eu nunca tinha escutado falar nele. Gostaria de saber se ele é conhecido? qual a sua historia e se possue imagens dele. Já tentei comprar aqui em Salvador mas não acho em lugar nenhum.
Muito obrigado e AXé para todos nós.
Paz
Olá Amigos, gostaria de saber como são os cargos dentro do Candomblé de Caboclo. Gostaria de obter algumas informações sobre essa Nação, os rituais se são iguais aos de keto e Angola.
gostei mais acho que poderia ser colocada mais fotos de caboclo
Bençao ao todos
Nelson voce conhece o caboclo pantera negra ? Ele existe mesmo ? Tive uma visao com ele e o meu babalorixa nao me sabe dizer se ele existe mesmo …
Se o conhece pode falar um bocado sobre ele a mim por favor … Esse caboclo em minhas visoes usa muita as maos do mediun para atacar as presas e quando vi ele estava junto a casa Boiadeiro do Axé e eu vi porque sou a sua cambona …Nesse momento na visao apareceu o Xango Agodo … O Caboclo Pantera Negra tinha um olhar mto felino e veio na minha direcçao dizer q ele era o Pantera Negra e vinha buscar o meu caboclo q era o mesmo q ele …
Eu sei que as visoes e sonhos sao muito confusos e seus significados ainda mais pq no meu ver ou é a mente do ser humano confusa ou é o ancestral que nao sabe bem como nos passar mensagens … Desculpe o incomodo sim ?Axé para si por ser uma pessoa 5* em esclarecer todo o mundo ! Um beijo
Tô esperando resposta … obrigada
Olá Marcia,
Eu já ouvi falar desse caboclo sim, mas nunca tive contacto ou assisti sequer a sua presença.
Quanto à interpretação dessa sua visão/sonho, é de facto muito dificil ficar fazendo comentários sem mais conhecimento. Nesse aspecto creio que deve falar com o seu zelador e buscar ajuda e esclarecimento com ele sobre essa questão. Tudo indica que seja uma mensagem, mas não teria como decifrar.
Axé!
Tomege, agradeço muito pela orientação e pela resposta, após contato com o sr consegui informações a respeito de minha Onira e tive contato espiritual com ela. Quanto ao Caboclo 7 pedras brancas não obtive informações, apenas de que é um caboclo muito anmtigo e raro de se encontrar. Descobri em minha cidade uma Tenda espírita cuja babalorixá trabalha com este caboclo, mas como frequento outra casa acho que fica chato procurar informações lá, o que vc acha?
Antes tarde do que nunca, um bom ano de 2009 com muita paz e realizações, e parabéns por se dispor a ajudar e esclarecer tantas dúvidas.
Abraços!
Francineide eu penso que vc é uma pessoa ponderada e saberá pedir esta informação, não veja nada de mais nisso, desde que seu zelador saiba disso e te autorize. Aprender é sempre bom e com isso vc acabará por trazer informação tb para sua Casa. Tomege
boa noite
ola boa noite eu sou ekede de oxaguian sou bis neta de rufino e neta de lidio de oxaguian da ilha de itaparica ba .
parabens pelo site é muito bom saber sempre mais sobre nossa religiao que a cada dia aprendemos coisas novas, afinal ninguem nunca sabe tudo pq candomble e um misterio.
gostaria de saber todas as informações sobre candomble nação angola. Obrigado
Olá Márcia,
Trabalho com o Caboclo Pantera Negra, se quiser alguma informação sobre ele escreva-me: caboclopanteranegra@terra.com.br
Abraços,
Mário
mokoiu?
gostaria de saber se o Sr. conheçe o caboclo folha de ouro uma vez q é o meu caboclo de nação e pouco conheço sobre ele.
nzambi ua kuatesá!!!!
Fernando esse é um assunto complexo, ninguém te informará tudo sobre a religião, mas temos no blog alguma informção sobre Angola, entre em Autores Nelson e vá pesquisando por lá. Mas se vc puder vá ao Bate Folha do RJ ou da BA, lá são os melhores locais para aprender sobre Angola, com todo respeito as todas as outras Casas de Angola, mas essas são as mais tradicionais que eu conheço. Tomege do Ogum
Kalité Kojá eu não conheço, mas sempre haverá um leitor que o conheçerá, assim como ocorreu com o comentário acima do seu a respeito do Pantera Negra, aguardemos para ver se alguém o conheçe e tem informação para te passar. Tomege do Ogum
sonho sempre com um caboclo chamado xexéu, pesquisando na net descobri que eh um passaro em extinção do norte-nordeste!
pode ter alguma relação com meu caboclo?
Olá Felipe
Os nomes dos caboclos variam muito,mas nunca ouvi falar nesse nome para caboclo.
Olá Nelson,quero tirar uma duvida que me passaram ontem. A onira anda junto com oxum, até ai sei bem rsrsrs mas questão que quero levantar é a seguinte; como sou de onira de frente, me disseram que tb as x a oxum passa a ficar de frente é verdade isso que me passaram? Foi no jogo de buzios da minha mãe que me passou isso, é que fico uma certa epoca do ano mais tristonha, deprimida, ai ela me disse que é qdo ocorre essa transição. axé a todos
Bruna a Oyá Onira tem uma ligação forte com Oxum, mas isso não significa que Elas duas compartilhem a sua cabeça, sendo assim não há a possibilidade de Oyá permitir que Oxum passe a frente Dela em momento algum, mesmo no maior desespero de sua vida. Oyá sempre cuidará de vc, o que pode ocorrer é que Oxum se aproxime de vc, mas nunca ficar a frente da dona do seu Ori. As vezes alguns acontecimentos de nossas vidas nos faz sentir angústia, depressão e outros sentimentos que nos colocam para baixo, mas isso não está ligado só a Oxum. Oxum tb é “quente” fogosa e gosta tb de alegria e festa, então associar este momento de depressão a Oxum não é correto, pode ser um outro fator em sua vida que não tem nada com Orixá. É só opinião minha. Axé Tomege do Ogum
NÃO FOI ISSO QUE QUIS DIZER… QUE A OXUM É QUE ME DEIXA TRISTE ELA ME LEVA A DEPRESSÃO…. É A TRANSIÇÃO. MAS ENFIM VC ME EXCLARECEU. OBRIGADA
Motumbá,
Sr. Nelson, então, Caboclo é um egum????
olá pessoal eu tenho uma dúvida sobre os caboclos e boadeiros o que eles tem a ver com o orixa oxossi os caboclos são escravos ?
pelo o que me disseram eles são velho me falem om pouco sobre serei muinto grato…
Ademar o conceito de egum é totalmente diferente, egum é um espirito de antepassados de uma família que precisa ser cultuado por algum motivo especial. este conceito veio da Africa com os negros de lá e hoje se utiliza este termo pejorativamente quase para ofender. No início dos cultos que assimilaram os preto velhos. indios e outras entidades ao culto dos Orixás, estes espirítos não tinham onde trabalhar, porque na época o que existia era as mesas branca de kardecismo onde se manifestavam espiritos “iluminados” brancos médicos e bem falantes, os demais como os negros escravos e indios não tinham vez. Sendo assim eles foram abosrvidos pela umbanda e alguns terreiros de Angola onde puderam trabalhar e trabalham até hoje prestando um grande serviço a todos que os procuram, por isso eles não são eguns, não vieram da Africa são nacionais,são agora, entidades. Tomege
Olá Tomege.
Recentemente fui a uma massaterapeuta e lá, ela me disse que que eu tinha um caboclo muito bravo, que eu fosse procurar algum lugar para cuidar.Eu respondi que já tinho ido em alguns lugares tempo atras como centro espirita , umbanda e candomblé e até aquele momento nada de concreto me tinham dito, e que não conseguiam saber ao certo o que fazer e nem quem estava de frente para cuidar.Daí pesquisei várias nações, e ainda não me identifiquei com nenhuma.No momento estou interessada em ler a Wicca estou gostando.
Mas estou de certa forma em conflito, tenho 42 anos, fui diagnosticada com sindrome do panico, estou de licença de novo pelo mesmo motivo, minha vida profissional abalada e por aí vai…
Gostaria de esclarecimento se puder me ajudar, e indicação de onde ir ou que ou quem porcurar.Moro em Salvador e realmente estou um pouco perdida.
Muito obrigada pela atenção.
Olá Jhay
Tb sou de Salvador!
Olha só,um massoterapeuta por melhor que sejam suas intenções,não tem como definir o que vc deve seguir como caminho religioso,cada um sabe de si e quando não sabe a própria espiritualidade nos encaminha ao local certo.
Wica não tem nada a ver com candomblé.
O candomblé é uma religião iniciática e sua base é a família, portanto para aprender a religião é necessária a sua presença no local,sua interação com as pessoas e principalmente identificação com a religião.Se vc não se identificanão adianta seguir o caminho.
Leia os textos sobre Iniciação no candomblé eles serão úteis para vc
qualquer coisa volte ao blog para conversarmos…
axé
Oi Carol.
Obrigada pela resposta, li sobre a iniciação, mas na verdade não sei onde ir, nem qual o caminho a prcurar.
Quando falei da leitura de Wicca, sei que nada tem com o candomblé é a penas mais conhecimento até pq eu nem sabia da sua existência.
Um pouco da minha história bem resumida para ficar mais clara:
Há alguns anos venho tendo sensações estranhas (arrepios no corpo e no braço esquerdo)de uns meses tem se intensificado, as vezes tenho a sensação de ouvir tambores,coisas, pessoas e etc.Só ouço que preciso me cuidar e tudo está dentro de mim.Certo mais nãos ei como tirar,me ajude!
Tenho um nome que procuro pelo seu significado já a muito tempo(JAIACI)se puder também me ajudar, mais grata serei.
mukuiu…
Sr nelson gostaria de saber se existe caboclo 7 encruzilhadas???
Veronica de Yemonjá este caboclo existe sim e segundo a história do surgimento ou criação da umbanda pelo médium Zélio, há 100 anos, este foi o primeiro caboclo se manifestou nele e que teve como missão fundar a umbanda e lançar as bases desta religião, por isso, procure no google sobre fundação da umbanda ou centenário da umbanda que vc vai encontrar material sobre este caboclo. Tomege
oi gostari de saber se ixiste o caboclo ogum onir e se existe a imagem desse caboclo desde ja agradeço.
boa noite!gostaria de imformações sobre caboclo da lua.de que linha esse caboclo vem.aguardo contato
boa noite!gostaria de imformações sobre caboclo da lua,e de que linha esse CABOCLO perdensse?obrigado aguardo contato
Olá joão e EDSON,
Fiz 1 busca no google,eu nem sabia que eses caboclo existia,mas tem até casa de umbanda com o nome dele.Encontrei música dele e tudo mais.Recomendo o site de mãe marta de obá, lá diz que é um Caboclo de Oxóssi.
axé
Oi, sou eu novamente.Estou procurando o site daMãe Marta, até encontrei um, mas não sei se é este que você indicou pois está escrito que uma certa pessoa, não citarei nome, é “O REI DO VODU”, não seria muita pretenção para uma pessoa querer que o chame, primeiramente de REI e depois de REI DO VODU? Estou no site certo?
Marines em umbanda os guias tb são chamados de caboclos, ex. caboclo de ogum, de oxossi e outros. Mas o que vc escreveu foi onir, certo? então fiquei na dúvida se vc se referia a Ogum Onirê que é um Ogum que é cultuado em candomblé e não em umbanda. Ou se vc se referia a um guia chamado Onir, sendo Onir eu nunca ouvi falar na umbanda de um Ogum Onir. Por favor, veja do que vc está falando e retorne para que possamos te ajudar de fato. Tomege
Oi Edson
Achei o link aqui,tem pouca coisa mas esse foi o site que encontrei a informação sobre o Caboclo da Lua
http://www.maemartadeoba.com.br/orixas%20mitos%20e%20lendas/falange%20dos%20caboclos.htm
axé
eu adorei esse site eu moro aqui em macapá eu sou batazeiro de umbanda eu queria que vc me passace um site só de imagens de caboclo axe!!!!!!!! obrigado pela compreençao eu espero noticias axe
poxa que site otimo gostei muito!!!!!!!!!!!!axé !!
Olá. Prezados irmãos de caminhada terrena, Paz e Luz. Parabenizo os autores desta matéria de ensinamentos exclarecedores. Oxalá continue abençoando.
Agradeço aos mentores do Astral pela oportunidade psicográfica e por vibrarem positivamente para a concretização do livro filantrópico: Sete Estrelas-o caboclo que brilha, divulgando a Umbanda de forma romanceada.
Saravá a todos. Laroiê Exu. Exu é mojubá.
e-mail:antoniotaro@hotmail.com
amigos estou precisando de um conselho urgentemente. eu ainda não sou do candomblé (aliás, eu não tenho religião), mas o fato é que eu sempre tive curiosidade pelas religiões de matriz africana (minha bisavó era ialorixá, mas hoje ninguém mais é da religião). quando eu entrei na faculdade meu contato com esses assuntos aumentaram ainda mais. o meu problema é que eu sempre tive uma queda e um interesse maior pelo candomblé ketu (apesar de estudar sobre a umbanda e outras nações também)e gostaria de ser iniciado nesta nação. mas eu também tenho uma enorme gratidão por uma entidade chamada exu tranca rua das almas e um carinho especial pelos caboclos e pombagiras (mas tenho consciência que meu orixá está acima de tudo). é possível conciliar candomblé ketu com o culto a estas entidades? qual seria outra solução? candomblé de angola?
Olá j paulo
Em Angola se cultua Inkisse e não Orixá e se cultua os caboclos. Pombagira e exus com nomes diferentes(nomes em português) somente na umbanda. Eu não acho que seria bom vc misturar as coisas, pois os tratamentos são diferentes, se c for numa casa Ketu tradicional Pombagira e os Exus catiços são considerados eguns, assim como em Angola…
A diferença é grosseira
axé
Queridos amigos, adorei o site já obtive bastante informação. Mas tenho procurado informação sobre o Caboclo Raio de Sol e nada acho. Gostaria de saber sua história, seu canto, ou seja, tudo o que vcs souberem. Desde já agradeço a sua ajuda. E que Pai Oxalá continue iluminando vocês.
Mucuio
quria saber sobre nomes de cablocos
olá, sou filha de iemanjá e tenho como guias a pombogira Sete Saias e o Caboclo águas claras. Gostaria que me falassem mais sobre essas entidades, pois nao acho em lugar algum.
Axé
Boa tarde! È verdade que TODOS do candomblé, tem um boiadeiro?
Nossa..
Então fica mesmo muito complicado.
Não sei definir as entidades de umbanda e candomblé.
Quanto as pombagiras parece que lí um texto falando que elas existem no candomblé e se n me engano lí tambe´que elas são da umbanda.
quanto aos caboclo. Eles tem as mesmas qualidades?
E quando sei que a casa é verdadeira e seria?
Qual casa é mais seria de umbanda ou candomblé?
Oyá isso não é verdade, mesmo na Angola onde os boiadeiros são cultuados, mesmo em Angola nem todos tem boiadeiro, Assim como nem todos tem entidades como pombagira e outras, alguns rodam somente com o Orixá ou Inkise ou Vodum. Tomege
Alice boa noite minha irmã.
Leia novamente o texo digitado pela nossa irmã Manoela falando sobre as pombogiras que vc vai entender melhor.
Nos candomblés bantus tradicionalmente sempre existiu a presença do caboclo, mas é um caboclo diferente do que incorpora na umbanda, não dá prá confundir são totalmente diferentes.
Com isso quero dizer que existem umbandas sérias e candomblés sérios, mas que precisam ser distinguidos.
Axé!
oi! Alice me desculpe. Não foi intencional ,mas vc deixou salvo aki no pc eu postei um comentario mas n era pra sair em seu nome!
Desclpe!
Oi Alice
VC tá respondendo para vc mesma?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom dia Carol!
Eu postei essa pergunta por um computador publico. Acho que meu nome foi clonado. Não teria sentido eu fazer uma pergunta e a mesma responder. Sinceramente não sei como aconteceu.Se eu tivesse essa resposta, com certeza não perderia meu tempo e nem deixaria com que vcs perdeçem o de voces.
Mas de qualquer forma obrigada.
Oi
Foi umapessao chamada letícia,ela se desculpou depois, por issoq ue dei risada… vc vai enteder, porque vai aparece ro comentário dela depois do seu e minha risada depois do dela
olá, sou filha de iemanjá e tenho como guias a pombogira Sete Saias e o Caboclo águas claras. Gostaria que me falassem mais sobre essas entidades, pois nao acho em lugar algum.
Axé
Priscila nosso foco é o candomblé e a discussão de assuntos ligados ao candomblé por isso não temos informação sobre entidades, mas creio que nos sites Fietreca ou Povo de Aruanda vc consiga mais informação. Obs.: não falamos que nosso foco é o candomble em demérito da umbanda, só que nosso foco é outro e por isso não temos a informação, ok? Grande axé. Tomege
Parabéns pelo site! Muito informativo, e mostra como nosso povo se interessa e tem preocupação com as nossas religiões. E as repostas nos incentivam em nossa caminhada.
Olá!
A um bom tempo acompanho esse site, e confesso que estou a cada dia mais maravilhada com a riqueza de informações e com a ceriedade com que vc’s tratam as pessoas nas suas buscas e curiosidades e tb aos seus ilês. Sou nova no Keto, tive uma breve passagem em Roda de Caboclos e Umbanda e posso afirmar que o tratamento com essa linha de encantados realmente é bem diferente em cada lugar, mesmo com as misturas vindas da própria caminhada histórica.
No meu Ilê Axé, tb por questões históricas, já foram cultuadas:
linhas de Cabolcos, Jeje, Ijexá, Angola e atualmente Alaketo, a cada passagem foi herdado alguma coisa que até hoje ainda temos contato. Por isso, cultuamos os Orixás e Encantados (caboclos, “Exus catiços”: Pombas-giras, Padilhas,”escravos”, ou seja, os mensageiros dos orixás, como algumas pessoas denominam) – Porém não como na Umbanda, com passes, consultas… – Cada um tem seu espaço e sua forma de se cultuar. Acho interessante essa integração e fiquei até surpreza por saber que em outros Ilês de Keto, talvez a maioria, não seja dessa forma. Mas, o que acham disso tudo? É bom ter referencias de pessoas como vc’s que se enteressam em aprender e ensinar acrescentando exeriências nessa rica e misteriosa religião.
Axé a tod@s!!
Amanda filha de Yá Yemanjá.
Amanda eu prefiro sempre o mais tradicional e puro dentro de cada segmento da nossa religião. Mas sabemos de muitas casas sérias e competentes que trabalham desta forma, com misturas, então creio que não seja o caso de aqui julgar se é correto ou não, até pq eu concordo com vc, quando vc diz “entre linhas” (ao menos foi o que eu entendi que vc disse) “o que importa de fato é o filho estar bem, e ser uma casa honesta”, se a casa cultua ou não entidades é outro assunto. Mas o que me incomoda mesmo é quererem impor à religião as loucuras como verdade, ou se dizerem tradicionais quando na verdade não são, isso incomoda. É uma questão de assumir sua identidade religiosa. É como vc diz, durante a caminhada desta casa ela foi absorvendo certos valores que achou por bem preservar, isso é assumir-se. Tomege
NELSON MEU VELHO…
NÃO SE ESQUEÇA DE QUANDO FOR MINISTRAR ALGUM CURSO ME INFORMAR PORQUE UMA DAS COISAS QUE MAIS GOSTO NESTA VIDA É APRENDER (DANÇA, CANTIGAS E ETC..) E SE ATÉ VC ME INDICAR ALGUÉM QUE DÊ ESTES CURSOS
VAI SER OTIMO
BJU
BOM DIA NELSON
NUTUMBÁ MEU VELHO
GOSTARIA DE PEDIR-LHE ALGO PARA AJUDAR O MEU FILHO QUE VAI FAZER PROVAS EM AGOSTO PARA SEGUIR CARREIRA MILITAR (AERONÁUTICA) NASCIDO DIA 12.11.94, ESTÁ ESTUDANDO MUITO, É UM ÓTIMO FILHO, TANTO QUE SE DEUS ME DESSE 100 FILHOS IGUAIS A ELE SERIA TUDO DE BOM.
ENFIM VOU SER-LHE GRATA ETERNAMENTE.
VAL
Val posso te indicar aqui no RJ, estes 3 contatos.
Cantiga e dança. Mobá Tainã , 3332 2180, 8688717
Cantiga e dança. Ricardo Simões ou Diego, meus telefones para contato são :
93956904
85989871
34031014
31583662 á noite.
Para encomendar algum título, entre em contato pelo e-mail: barabo@bol.com.br ou tel.: (21) 9246-7603
Sobre indicação de trabalhos/simpatias ou assunto do genero, eu posso te dizer que no site mãe marta de obá, eu já vi alguns assuntos relacionados. Nós não somos zeladores e nem é o foco do blog receitar trabalhos. Espero que me entenda. Ogum sempre colabora com quem estuda e quer seguir em frente rsrsrsrs. Tomege
OLÁ. EU GOSTARIA DE SABER QUAL VERTENTE DE ANGOLA QUA CULTUA OS CATIÇOS COMO CABOCLOS,PRETOS VELHOS,ZÉ PELINTRA, EXÚS E POMBOGIRAS? MUKUIU.
Viviane não há uma vertente, Angola cultua caboclo boiadeiro e só. Estas outras misturas estão ligadas a falta de cohecimento de uns tantos que misturam umbanda e Angola. Mas o normal e tradicional são os boiadeiros. Tomege
Mojubá a todos irmãos
Meu nome é Mãe Fabiana sou adjoie a 19 anos e confesso que só aprendi a amar minha religião a partir do momento que resolvi conhece-la melhor. Fico feliz em ver que existem pessoas como vcs interessadas em esclarecer as dúvidas das pessoas , porque infelizmente nem todas as pessoas estão preparadas para ser um zelador mais se aventuram e deixam os filhos de santo muito confusos. É muita mistura , muito desencontro de informações. Minha mãe carnal também é uma egbomi e veio de umbanda e tivemos que mudar muitas coisas na nossa casa pra que não fosse-mos xoxados, embora adoramos os catiços mais tivemos que escolher qual caminho seguir, e lovamos sempre todos os caboclos , boiadeiros que são realmente muito lindos. Sou fã de vcs e sempre estou lendo os posts mais é a primeira vez que resolvo escrever, tenho orgulho da casa que frequento e procuro zelar pelo meu cargo sempre com muita responsabilidade, moral e amor a todos os filhos e orixás que cuido com tanto carinho pois essa é minha missão.
Mo adupé
Axé
Adjoiê de Odé sua benção. Fica o aquio convite apra vir mais vezes e aprticipar dos debates ou mesmo responder a algum comentário que quizer, esteja a vontade, sempre. Tomege
oi trabalho com o caboclo tupinamba,mas sinto uma energia muito pesada isso e normal???? pode me dar mais explicação sobre essa entidade q é tão forte e bela!!!!
Cristiane nós não temos essa informação, mas creio que no site Povo de Araunda vc consiga alguma informação. Tomege
Olá!
Gosto muito da dinâmica desse site.
Já postei comentários no link sobre Nanã e estou sempre pesquisando por aqui.
Por isso agradeço desde já a atenção de todos.
Um conhecido me perguntou se conheço o Caboclo Pena Vermelha e algum ponto que o homenageie. Gostaria de saber se vocês poderiam me responder.
Muito obrigada, PAZ e LUZ!
Sandrá nós não temos eesa informação no blog, mas nos sites fietreca, povo de aruanda e umbanda minha umbanda, vc poderá encontrar alguma coisa ou alguém que possa te dar informações. Axé. Tomege
Nelson
Kolonfé
A respeito dos caboclos não serem aceitos em casas tradicionais de Jeje é porque estes são na realidade, segundo e sempre de acordo com o meu axé, espíritos ancestres, ou seja ancestrais desta nova terra que é o Brasil, portanto estariam relacionados ou seriam entidades como os Baba Eguns.
No jeje o culto a Eguns é tabu e tudo deve ser feito junto a Aizan.
Um grande abraço
Pejigan D’Ogun Xoroke
Nelson,colofé,eu gostaria de saber se é obrigatorio depois de um ano de feitura,além de já ter o orixa de cabeça é o exú,chamar também o caboclo ou se depende do orixa essa abertura ou seja a passagem do caboclo,pois minha mãe biológica que tambem era rodante não tinha caboclo,e sim uma otima padilha que se chamava 7 esquina,espero resposta , muito obrigado!
helio ferreira,
No Jeje não tem axexe? Não se assenta Egun no Jeje? Não se faz ebó para egun?
Que tabú é esse? Fiquei curioso.
No aguardo,
Fernando
Bom dia, safira.
A passagem do caboclo ou de qualquer outra entidade não depende do orixá, depende de vocÊ. Se você tem aptidão para isso, entende?
Não é obrigatório ter entidades, até por que o culto a essas entidades difere, é separado do culto dos orixás. Por mais que a tradição diga “só orixá no Candomblé e orixá e entidade na Umbanda”, existem casas de Candomblé que também tratam de algumas entidades, minha casa é um exemplo, mas eu não tenho nenhuma entidade, rodo com orixá. tá vendo? Depende da nossa aptidão, minha irmã. Nós não somos obrigadas a nada.
Obrigada
obrigado voçês realmente,são demais! tem a palavra certa no momento certo.
Fernando
Li numa página, não sei se é de confiança,que os jeje mahins não cultuam eguns e quando por influencia de outro segmento do jeje , construíram uma casa de kututó, que seria egum, a casa decaiu e desceu ladeira abaixo por uma certa displicência dos zeladores posteriores…
Achei nesse site abaixo,mas como disse não sei se é uma fonte segura.
http://fotolog.terra.com.br/ellegua:140
Carol e Fernando,
Eu também já ouvi falar que em jeje mahin não cultua egum. Mas nunca tive a oportunidade de perguntar a um zelador dessa nação sobre esse assunto.
É só perguntar ao Doté Jorge, ele deve saber.
Esse é o endereço do blog dele:
http://ahoboboy.blogspot.com/
Obrigada
Boa noite!
desculpa incomoda-los mais uma vez!
gostaria de saber se conhecem um ponto que seu Serra Negra(caboclo de meu futuro baba) canta no ultimo dia de sua festa lembro de um trecho muito pequeno, mas lembro de muita gente chorando enquanto ele cantava
” quem vai leva saudade quem fica….tristeza”
desde já agradeço,
parabens pelo site tão bem escrito, com seriedade e integridade, anda me auxiliando muuito!
Boa noite mais uma vez!
peço que ignorem o post acima, depois que enviei que fui ler os outros e percebi que não teem foco nesse tipo de questão…
mesmo assim muito obrigada e os parabens continuam valendo! cada vez mais!
Nelsom boa tardi meu nomi e claudio eo temho um exu jamado rei da encrusa nao temho informaçao sobre esta entidadi poderia me fala sobre o rei da encrusa des de ja obrigado
Nãna talvez vc encontre alguma coisa nos sites Umbanda minha umbanda, povo de aruanda e fietreca. Tomeje
Meninas,
Cultuar não mesmo com certeza (só em Itaparica), mais cuidam sim, já fui em ritual de axexe em casa de Jeje e é bem parecido com o do Ketu, tem Ilé Ikú inclusive muito bem arrumado. O Hélio disse que é tabú?
Oyá nos Abençoe,
Fernando
Claudio,
Toda a encruzilhada é de Exú seja ele quem for, entretanto, os antigos diziam que quando se fôsse arriar algo para Exú numa encruza, temos que pedir licença ao Exú que toma conta da encruzilhada, o exú rei. Será que responde?
Axé,
Fernando D’Osogiyan
boa noite
Esta é o meu primeiro depoimento no Blog depois de ler os vários posts e devo dizer que vocês estão de parabéns. O discernimento e sobretudo a seriedade em que são tratados os temas referentes as religiões de matriz africana neste Blog é algo notório e gratificante. resido em salvador, não sou adepto da religião, mas sou simpatizante. Um amigo meu me indicou um trabalho feito pelo CEAO (centro de estudos afro- orientais) aqui em salvador sobre mapeamento de terreiros; lendo sobre o tema candomblé de caboclo me lembro que no site sobre mapeamento de terreiros tinha varias casas com o nome ” casas de giro”, “centro de giro” ou “casa de caridade” e que os regentes eram um orixa e um caboclo ai me bateu a duvida se estas chamadas casa de giro ou casas de caridade sao candomblé de caboclo?
Fernando,
Obrigada pela informação, mais velho. =D
Boa noite, João Santos.
Muito obrigada pelas edificantes palavras de insentivo, meu irmão!
Sobre as “casas de giro” ou “casas de caridade”, algumas podem ser consideradas Candomblé de caboclo, embora não sejam todas, pois aqui conheço ‘casas de caridade’, por exemplo que praticam a Umbanda, entende? O melhor seria conhecer de perto cada casa.
Obrigada
Mojubá a todos irmãos e leitores,
Bom…. Realmente e muito comum as pessoas confudirem os Caboclos do Cadomble com os Caboclos da Umbanda, apesar de que na Umbanda tambem tem os Boiaderos, mas me sinto muito confortavel em dizer que as maneiras em que vcs aqui esclarecem nossas duvidas ficamos bem cientes das diferencas entre eles. Leio sem sobre as religioes de natureza Africana e aqui me sinto muito tranquilo com os conhecimentos aqui adiquiridos.
Tomeje
Boa noite, gostaria de saber se pode ser possivel uma OYA encorporar em um medio dando risada, se as gargalhadas são deste lindo ORIXA , tambem gostaria de saber se existe um caboclo chamado SETE QUEDAS .
desde ja agradeço
ASÉ.
Boa tarde, Mara.
Eu como filha de Oyá e rodante, te garanto que isso não acontece. Orixá se manifesta em essência, não em gargalhadas, nem Oyá nem orixá nenhum. O que me incomoda é saber que as pessoas, além de deturparem a religião, agora deturpam orixá! Isso é inadimissível, meu irmão. Só posso te dizer uma coisa, esse lugar que diz isso acontecer é simplesmente inabitável.
Essas características são de entidades, de pombagiras para ser mais exata, e pombagira não é Oyá, nem Oyá é uma pombagira.
Axé!
Dayane muito obrigada pelo esclarecimento,realmente tudo serve de aprendizado em nosso caminho,vc poderia tambem me esclarecer se ja ouviu falar deste caboclo ? SETE QUEDAS,
Espero não estar abusando da sua boa vontade.
DESDE JA AGRADEÇO IMENSSAMENTE SEUS ESCLARECIMENTOS.
ASÉ
Bom dia, Mara.
Absolutamente, no possível ajudamos sempre, ok?
Eu, particularmente, nunca ouvi falar nesse caboclo (ele pode existir, mas eu nunca ouvi falar).
Conheço Sete Flechas, Pena Branca, Tupinambá… Mas esse nunca vi.
Axé!
bom dia,nelson quero saber qual a diferencia de umbamba de keto .eu so keto
nelson, eu ja tenho 5 anos que recebo orixa, mas ainda nao recebo(intidade de caboclo). E NA ROCA QUE ESTO TEM PESSOA QUE MAS NOVA QUE EU I JA DA RECEBE CABLOCO.AXE
Dofona, não é obrigatório se ter caboclos ou quaisquer outras entidades no seu caminho. Até por que o Candomblé não cultua entidades. Atualmente há casas que cultuam, mas tradicionalmente Candomblé é só orixá.
Tudo acontece se o orixá PERMITIR e você tiver afinidade. Você não é a única que se manifesta apenas com orixá, há muitas outras também, pode acreditar.
Por enquanto, se seu orixá não deu passagem pra entidades, aceite, cuide dele e espere. Vai que um dia aconteça…
Axé!
Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião.
OIiii lah estou para tirar mais uma duvida eu trabalho também na umbanda…
pois comecei no camdomblé pois tive cobrança de orixá mais amo muito o camdomblé
mais como dizendo os cabaclos qui vcs mencionas todos eles qui eu vii trabalham na umbanda eles podem trabalhar nas duas religíões axo qui naum neahh ?? me respondam
Meu caboclo e seu Tupã esse cabaclo tem algum cruzamento com camdomblé ?? abraçao para todos vcs e muito axé !!
eu fiz esssa pergunta por que eu axo qui no camdomblé as unicas coisas qui passam é o ere e também o exu mensageiro do seu orixá naum estou certo ?? por favor me tirem essa duvida !! abrços
joão henrique,
Quando os africanos chegaram ao Brasil, já encontrou o caboclo, Tupã um dos grandes líderes indígenas, deus do sol. Essa liturgia fica a critério de cada casa de candomblé, eu por mim, sempre homenageio Caboclo, afinal, a terra é deles, a pindorama, o Brasil! Temos que pedir licença e agradecer e interagir.
Na nação Ketu/Nagô não temos o exú mensageiro se manifestando, apenas o erê.
Feliz 2010!
Fernando D’Osogiyan
Muito obrigado fernando mais uma vez ^^
Brigado por me tirar a duvida abraços e um feliz 2010 xeio de axé para nós !!
Ola tud bem ?
eu queria Tira um Duvida ..
Sempre acontece comigo ..não sei q vocês podem acreditarem..porque tem pessoas da ceita que não acreditam em mim ..minha Duvida é essa ,Toda vez que começa o candomblé ..ae Toca para Exu e vai por ordem não acontece nada comigo ..mais quando toca para cabloco astravés do atabaque em musicas de fudamentos de cabloco na Angola ..vem uma entidade incopora em mim ..ae eu peço todos os movimentos do meu corpo ..sem fala ..meus corpo fica sem movimento ..fica um peso mais de 5 tonelada em cima de mim ..porque só acontece nessa hora ..no adeja não essa entidade não vem ..só vem quando toca pra cabloco e só astravés do atabaque ..por que acontece isso ??por que todos as entidades q chegam elas dançam e cantam a minha não, o meu corpo fica todo duro sem movimentos eu começo a luta também como se fosse um peso grande
por lhe digo fechar os olhos é facil mais a pessoa q recebe Santo realmente não fico para Todo Mundo não ..
queria saber que misterio é esse ..que caminho devo toma ..
Orixá é coisa séria
Obrigado
Axé
Oculto, não há mistério nisso e para quê nao acreditar,
Você possivelmente está recebendo um caboclo, uma entidade e isso é normal sim, por quê não?
Sobre o seu rumo, já que você tem uma pré-diposição a esse tipo de entidade, procure uma casa de Angola pra ficar tudo nos conformes.
E sobre o seu questionamento, nenhuma entidade quando começa a vir na matéria já chega falando, cantando, dançando. Há um período de costume da entidade e da matéria. É uma passo a passo, meu irmão. Porém, vale salientar que você não deve esquecer do seu orixá ou inkisse. Sempre primeiro vem o orixá ou inkisse, certo??
Axé!
Oculto o seu problema é tão comun quanto o de muitos outros, falta de pulso de quem está dirigindo a roda, é muitofácil de resolver, basta que tenham pulso e nãopermitam que ele se manifeste quando ele acha que deve e explicar que há uma regra e que para chegar naquele lugar o caboclo vai ter que se adequar as regras da roda e da roça, é uma questãod e doutrina, nada mais. Leia por favor os textos da Manuela da Carol e da Dayane, clique nas fotos e vá selecionando o que lhe parecer interessante para sua leitura.
Mas vc já viu o que está acontecendo no Haití? Será que vc pode colaborar de alguma forma com eles? Procure, por favor, a Defesa Civíl do seu Município, vamos nos mobilizar? Tomeje
sim eu sei ,que sempre vem o orixá primeiro …
mas se o orixá não quizer passar ..
tipo é alguma kizila do orixá …
quando toca para cabloco ..vem aquele espirito e mim pega ..minha mente fica em Luta ,pois é uma coisa fora do comum ..ae eu não sei q entidade é essa pois minha cabeça é de oxossi ,eu só tem q chegar a hora que canta para ele ?mas nem quando toca para ele fico normal !então eu tenho umas Duvidas ?
1 minha Entidade ela só responde astravés do Atabakes só quando toca para cabloco a entidade não responde ao adjá por que isso?e tem momentos que ela mim pega e não se firma em mim por que isso ?
2 Meu orixá é oxossi quando toca para ele não acontece nada comigo ele que tinha q toma conta de minha cabeça por que ele deixa isso acontecer comigo ?
3 Poder ser então essa entidade ser Egum ?mais eu tirei ebós de egum e exum ..ou é Egum pra acentar..
4 Pode ser essa Entidade Velha que ja foi feita ..ou algo assim não aceita poucas coisas para fica em terra ..
5 Ou Meu cabloco que chegar primeiro para puxar os Orixás Meu ?
6 Oxossi vem quando tOCA para Cabloco ?
8 Cabloco Bola no chão ?
9 Eu não aguento o Peso da entidade fico em guerra lutando na mente ..mais percebo o peso querendo mim joga no chão ..por que isso?spo quando toca para cabloco ?
10 que misteiro é esse ?que caminho eu devo toma?que caminhos o senhor mim daria ..pois nem qualser ninguém acredita nisso o que eu falo !!
11 tem alguma Oferenda que eu dar resolve esse problema ..
Obrigado e Desculpa Por algo
ola Nelson ..passe seu telefone e endereço ok
Fica com Deus e at+
Oculto eu não tenho roça, sou filho de santo apenas, mas posso te dizer com certeza que o que falta nesta sua caminhada é pulso de quem lhe deve ensinar, falta disciplina e doutrina, isso não se faz com brigas ou brutalidade, mas com pulso firme. Vc é do RJ?
Mas vc já viu o que está acontecendo no Haití? Será que vc pode colaborar de alguma forma com eles? Procure, por favor, a Defesa Civíl do seu Município, vamos nos mobilizar? Tomeje
passe seu Hotmail ..ok
Mais o senhor não respondeu minhas perguntas ..
rsrrsrrs
tchau
Oculto eu respondi sim. Tudo está resumido a ser doutrinado corretamente e com pulso firme, só isso, não há grandes misterios no que está acontecendo com vc.
Como eu disse eu não sou zelador e perguntei de onde vc é para te indicar uma roça. Tomeje
motumba a todos.!!
boa tarde…sou filho de ogum,sou da naçao keto.minha mae no santo toca para caboclo mais quando isso acontece ela toca em angola.meu caboclo é gentileiro e tambem viro no seu irmao que tambem é caboclo que é o caboclo gentil… a minha procura é saber se vcs os conhece e podem me informar sobre eles….outra questao….em outra linha viro em ze pilintra…ja me disseram que ele inclusive era egun e nao poderia eu virar nele.isso é possivel?? minha zeladora riu e disse “disseram que ele era egun?..ai se nao fosse os meus egun..!”.
oxoguian pode ser juntó de alguem?? me informaram que nao…..mais eu tenho oxoguian…..sou de ogum com oxoguian.existe algum ogum ligado a oxoguian???e q poderia dar preferencia a oxoguian para o juntó?? outra duvida me disseram q meu ogum vestia-se de azul..o mais escuro de tds q ogum viera ser??? e minha zeladora disse q era verde, poderia ser o mege???com contas verdes???
procuro essas informaçoes pois me afirmaram que sou de ogum com oxum..meus caminhos eram oxoguian mais fiz com ogum e oxoguian…vou dar obrigaçao este ano e verei meu juntó mais por favor me responda a essas perguntas ficarei grato.
motumba..axé
olá,gostaria de saber sobre o boiadeiro Navizala e sobre a pombo gira Dona Sete Taças, quero muito conhecer a historia deles, ja pesquisei mais nao consigo encontrar nada, obrigada.
Bom Dia, Nelson
Salve suas Forças,
É fabuloso esse trabalho que desenvolvem: esclarecedor, responsável, até mesmo apaixonante…
Sou da Umbanda, mas tenho algum conhecimento do Candomblé !
Leio sempre as suas acertivas, e, numa delas, fôra indicado um livro para “vorazes” e “afoitos” iniciantes.
Poderia indicá-lo novamente ?
Na certeza de ser atendido prontamente, antecipo meus agradecimentos,
Salve as Ondinas,
Salve Tarimá,
Salve Janaína,
Pai Benedito das Almas,
Salve Nosso Pai Xangô,
Salve Nossa Mãe Yemanjá
José Carlos de Xangô
Grupo Umbandista Cristão Yonuaruê-SP
Federação e Organização Ycaraí-SP
Ogun,
Claro que sim! Específicamente se você for de Ogun’Já e seu fio de contas é azul marinho. nas lendas Osogiyan é pai de Ogun’Já com Iyágun’Té que é sua Yemanjá. confirme no jogo e boa sorte.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Jose carlos um bom livro é o Mitologia dos Orixa de Reginaldo Prandi eu considero um livro de fácil leitura e que te dá uma boa base das lendas, que depois vc poderá aprofundar-se no assunto. Axé meu irmão, obrigado pelo apoio e visita, esteja em casa comosco. Tomeje
motumba a todos.!!
boa tarde…sou filho de ogum,sou da naçao keto.minha mae no santo toca para caboclo mais quando isso acontece ela toca em angola.meu caboclo é gentileiro e tambem viro no seu irmao que tambem é caboclo que é o caboclo gentil… a minha procura é saber se vcs os conhece e podem me informar sobre eles….outra questao….em outra linha viro em ze pilintra…ja me disseram que ele inclusive era egun e nao poderia eu virar nele.isso é possivel?? minha zeladora riu e disse “disseram que ele era egun?..ai se nao fosse os meus egun..!”.
Rayana o boiadeiro é uma entidade cultuada pela Angola, porém em Angola não se cultura (tradicionamente) pombagira. Mas creio que nos sites povo de aruanda, mae marta de oba,e fietreca vc possa encontrar alguma informação sobre pomabagira, não específicamente esta, pois não creio que haja informação tão detalhada, mas sobre pombagira com certeza vc vai encontrar, o mesmo se aplica a boiadeiro, creio que nos site kambondo.com e no ritos de angola vc poderá encontrar informação sobre boiadeiro em geral. Tomeje
GOSTARIA DE SABER SOBRE O CABOCLO PEDRA PRETA,
DE ONDE ELE VEIO, QUAL A TRIBO, QUAL A FALANGE?
PODE MANDAR PARA E-MAIL: ivonetina@bol.com.br ou ivone.silva@enap.gov.br
cel: 61- 9625-0232
Olá Ivone
Busque nos sites do Povo de Aruanda,Fietreca,busque no google por sites de umbanda que com certeza eles tem mais informação. Conheci pessoas que recebiam o Caboclo Pedra Preta,mas nunca tive uma explicação como essa que vc busca.
axé
Benói Hì Vodunsìs, Mukuiu Tat’etus e Mm’etus, Kolofé Babalorisá e Yalorisàs, bença pra que é de bença.
Senhores não quero polemizar nada. mas algumas informações deste brilhante site precisam ser colocadas de forma mais clara para não gerar mais dúvidas que esclarecimentos. A puco li o questinonamento de uma filha de “Esù” e as coisas que lhe foram ditas me deixaram perplexo ou a ponto de achar que preciso reaprender o culto aos ancestrais, opreciso reaprender o que é Omorisà ou Lésà-Vodun.
Por que não diceram a ela o simples fato de Esù ter uma kizila com as mulheres por conta do abagé e que não se inciam mulheres pra Esù, estamos aqui falando de Esù enquanto divindande dos cultos Africanos que isso fique claro. Não se faz pelo mesmo Erò que não se inciam homens para Nanã, Navecè.
Asè mi ô.
Desculpem, mas tnha que me colocar a respeito.
Qualquer precisão estou a disposição
robsonjamaica@hotmail.com
Robson sua benção, vc não precisa ficar perplexo nem reaprender o que aprendeu ao longo do tempo meu irmão, aquela era minha posição pessoal sim, de vários anos de iniciado e inclusive conheço mulheres iniciadas para Exú, independente de poder ou não poder, há, é um fato e não discuto se é correto ou não. Mas neste assunto em específico há uma questão que vc vai entender perfeitamente, hierarquia, na minha roça, onde estou ha tres anos, não se faz e ponto final, estou sob as ordens de minha Yá e se ela diz que não se faz na roça eu acato, e hoje minha posição é de que não se faz, assim como aprendi na minha roça. Hoje para mim trata-se de respeito ao que é feito na minha roça. Mas não escondo que conheço sim, pessoas de Exú, só não discuto se é correto, me limito a dizer que tradicionalmente não é feito Exú, e sei hoje os motivos e concordo com o seu, mas espero que vc me entenda, que entenda minha posição e minha obrigação de mudar em favor de minha família religiosa. Vale mais o que minha Yá me ensina do que aquilo que eu vi ou aprendi anteriormente. Tomeje
não consigo saite para fazer downld cd de caboclos e outros como fazer
Gostaria desaber sobre caboclo na nação de angola
queromesmo saber sobre matanças para caboclo
eh verdade q se faz matança pra caboclo???
e eres tambem???
obrigado
Daniloeste asunto é restrito e nãopode ser dito via net, mas se vc puder leia o texto “longo caminho do aprendizado” clique na minha foto e procure o texto, por favor acho que vai te ajudar. Tomeje
sobre sutao das matas esse caboclo no queto..como se comporta…se vc suber me exclareça… me ajuda..
Cleber em princípio não há culto de entidades no ketu, mas essa informaçõa em especial só deve encontrar nas casas de umbanda. Tomeje
como que é uma gira de caboclço?
rodrigo,
Vá a uma boa casa de Umbanda e pergunte o dia da gira de caboclo e vá para ver, aposto que vai gostar.
Axé,
motumbá!
gostaria de sabe o que significa a cantiga “E MAIANGOBE TOTÉ TOTÉ DE MAIONGÁ”
Jorge,
Aguarde a Carol e o Tomeje, cantiga de Angola.
Axé,
bele
Olá Jorge
Não sei o que significa
Sei que foi musicada e toca até no carnaval…infelizmente.
axé
é sim infelizmente mais naum digo isso pela musica, eu tava em uma festa de caboclo e tal ai canto essa cantiga e eu achei muito bonita.
Jorge esta é uma dentre várias cantigas usadas durante a iniciação do/a muzenza e está relacionada ao banho ritual do iniciado. Tomeje
valeu, mas porque muitos usam esta cantiga quando os caboclos saem trajados do roncó?
Boa pergunta…… na casa onde frequento também usamos esta cantiga para saida dos boiadeiros…….. gostaria de saber o que signifcam estas palavras, se possivel….
abraço
estou no aguardo !
ola jorge e julia, está cantiga é da nação angola, e é utilizada como to meje mencionou, e a casos dela ser utilizada também, para saida de caboclos e inkisses.
canta se ela, na saida de gala para o rum ,só não posso dizer oq significa , não sei .
é mas uma de tantas as cantigas para botar inkisse e caboclos para o salão em angola
zanbi na quatenzala
espero ter ajudado de alguma forma
tata ofange
Não quero de maneira nenhuma ser antipático ou desrespeitoso, mas volta e meia leio nos comentários deste blog observações como a que fez a querida Carol (desculpe a intimidade, mas como leio o blog todo dia, sinto como se todos fossem velhos conhecidos)logo aí acima:
“Olá Jorge
Não sei o que significa
Sei que foi musicada e toca até no carnaval…infelizmente.
axé”
A cultura do Candomblé foi e é fundamental na construção da identidade cultural Brasileira, e isto se deu por conta da sua disseminação nos meios profanos, como o carnaval, afoxé, congada etc… Porque então condenar justamente o que acaba por diferenciar o Candomblé das outras religiões? Eu, particularmente, acredito que a proximidade do Candomblé com a cultura popular é uma das mais eficientes armas na divulgação da religião e combate ao preconceito e intolerância.
Se não houvesse esta mistura, não existiria a fundamental presença da herança cultural africana na cultura brasileira. E isto porque, para nós brasileiros, todo o legado Africano só existe por causa do Candomblé.
Axé!
fala ricardão belezinha ?
não leve a carol a mal não irmão , oq está acontecendo, é q a grande maioria de pessoas tomam a nossa cultura de forma leviana , sem respeito, o comentario dela é contra isso , não se aborreça.
e o q vc disse realmente é verdade , o candomblé se confunde com toda cultura brasileira :
é carnaval é afoxé , samba e etc…
temos clara nunes , jorge amado e outros mas…
o problema é quando isso é leviano,quando se tira um fundamento do culto, para o deboche, oq não deve ser o caso né ?
axé irmão tata ofange
Ricardo, nós escrevemos, colaboramos, aprendemos com a vivência uns dos outros, mas em cima de tudo isso há nossas posições, nossas opiniões diante sobre os assuntos. Nós não queremos influenciar as opiniões de ninguém, mas não dá pra ser tão impacial assim rsrsr, até por que o convívio diário nos permite, de forma dosada, questionamento de opiniões e até risos e brincadeiras.
Há muita influência africana na cultura e nos costumes brasileiros, assim como essa influência está presente na religiosidade, como é o caso do Candomblé. Até pouco tempo atrás, o Candomblé era visto como uma manifestação cultural que era lembrada mais durante o Carnaval, nas músicas de axé, nas saídas do maracatu de baque virado, nos afoxés. E essa ideia de religião com costumes, com liturgia, regras a serem seguidas como nas outras religiões não existia. Então eu sempre gosto de deixar claro, principalmente quando converso com amigos que não são da religião, que o Candomblé é uma religião e religião não é igual a cultura.
Não sou contra a inserção de elementos da religião em músicas populares, como citar, falar de algum orixá, mas cantigas, toadas de barracão, deveriam ficar para liturgia no barracão, pois não chegamos aleatoriamente da rua no nosso barracão e começamos a cantar pra Exú, por exemplo, que é o começo. Tem todo um ritual de preparo, até participarmos da cerimônia. Mas isso é uma questão de opinião que está para ser discutida, até por que ninguém é dono da verdade, somos apenas donos da nossas opiniões e que já é uma responsabilidade danada expô-las rsrssrsr.
Axé, meu irmão!
Olá Dayane!
Antes de qualquer coisa, alem de escrever muito bem, você é articulada e coerente. Faço estes elogios porque sei que você é bastante jovem. Desejo que, um dia, você se torne uma grande Iyalorixá, que vai ajudar a levar o Candomblé a uma nova era.
Voltando ao assunto, o Candomblé é sim uma grande religião com liturgia, filosofia, ritos, mitos, dogmas e tudo mais que tem direito qualquer outra religião institucionalizada. Mas o Candomblé também é manifestação cultural, e isto não é qualquer religião que pode reivindicar, pelo menos não nos dias de hoje. O Candomblé implantou a África no coração da cultura brasileira, de uma maneira singular. Existiram negros escravizados na Europa, Ásia, América Central e do Norte, mas em nenhum destes lugares se desenvolveu uma cultura popular como a nossa, única, extraordinária em sua complexidade e riqueza, e isto se deve a criação e intermediação do Candomblé. O Candomblé é um dos fatores constituintes da identidade cultural brasileira. Sem o Candomblé não seriamos Brasileiros, do modo como somos hoje.
O raciocínio é o seguinte:
Sendo parte do que me faz Brasileiro, então é meu. Sendo meu, não posso rejeitar e preciso conhecer. O conhecimento elimina a intolerância e o preconceito.
Levantei esta questão porque observo nos meios religiosos do Candomblé certo mal estar, muito compreensível, quando o assunto é a proximidade entre cultura popular e a religião. Claro que isto se deve a necessidade de legitimar o Candomblé como uma religião plena e em pé de igualdade com todas as outras, em oposição às manifestações culturais populares de caráter mais mundano.
No entanto, é bom lembrar que as religiões dominantes acabaram fazendo o percurso contrário. Vendo as igrejas vazias, os padres e pastores lançaram mão da cultura popular para arrebanhar fiéis. Foi assim que apareceu a música gospel evangélica e os padres dançarinos/cantores. O Candomblé não precisa de nada disto porque foi a partir dele que se formaram inúmeras manifestações culturais brasileiras. O Candomblé é matriz cultural.
Entendo perfeitamente que todos temos nossas opiniões, que precisam ser consideradas e respeitadas. E, diferentemente do que pensou Kivanda, não levei Carol a mal não. É claro que a religião deve ser tratada com toda a reverência, só chamo a atenção para o fato que o Candomblé é matriz cultural. Matriz cultural sagrada, mas que não deve se afastar muito de suas crias profanas.
Que as coisas sagradas sejam preservadas e honradas dentro das Roças, mas que também possam nos encantar nas páginas de Jorge Amado, nas cores e formas de Mestre Didi e na voz de Maria Bethania (Sempre choro quando escuto ela cantando para Oxum).
Desculpe se me alonguei, mas o assunto me arrebata. Meus humildes respeitos a todos os colaboradores do blog, que são iniciados e vivenciam a religião cotidianamente.
Axé a todos os queridos.
Olá Ricardo vc ten razão, o que a Carol tentou fala é da CANTIGA estar na musica se é certo ou errado naum sei pois sou novo, mas minha concepção é a seguinte, penso um grupo x ven e lança BABA ABI ETUN ou INA INA É MOJUBA E INA MOJUBA, ou ainda KE AWO KE AJO são cantigas de fundameto assim como esta TOTÉ TOTÉ DE MAINGA E MAIANGOBE.
como eu disse anteriormente se pode ou naum, naum sei mas que eu acho que esta expondo demais acho, se qué fala de orixá faz igual o Zeca que gravo uma musica linda falando do meu pai Ogun.
Asé
olá!!!
bom dia a todos!!!
eu tenho uma duvida e gostaria que se alguem pudesse me esclarecer….. é sobre catiço….. eu sei a origem dos orixás e os motivos pelos quais os “encorporamos”, mas tenho uma duvida sobre catiço, qual o motivo de cultua – los? porque tem marujo, boiadeiro, baiano, caboclo, preto velho, etc…? qual foi a importancia deles na religião? quem são eles, já ouvi dizer que são eguns evoluidos (será) …. ó duvida cruel!!!!!! rsrsrsrs…..
desde já, agradeço
Axé
Mucuiu
ah! já ia me esquecendo, gostaria de saber também qual a diferença entre caboclo de pena, caboclo boiadeiro e caboclo erú………
abraço
mucuiu
Ricardo, eu agradeço os elogios e os desejos (vamos ver o que tempo reserva, né? 😉 ).
Ricardo, tudo na medida certa dá certo, não é isso? É o equilíbrio.
Não reneguemos as manifestações profanas provindas da nossa herança africana e também não profanemos a nossa religiosidade. Isso é o que todos nós esperamos, tanto eu, quanto você e a Carol, não é isso? Pelo menos a linha de raciocínio é a mesma rsrsrsrs
Axé!
Então Jorge,
A Maria Bethania gravou cantigas de Orixá, de fundamento como você disse, e eu só posso aplaudir chorando de emoção. O Mestre Carybé, que foi Obá de Xangô, representava em suas aquarelas cenas de iniciação, sacrifícios, assentamenos.
As insignias de Orixá construidas por mestre Didi correram o mundo em museus e galerias.
Quanto a Jorge Amado, também Obá do Opó Afonjá, foi atravéz de seus livros que me encantei pela primeira vez com Candomblé.
Acredito que esse povo não profanou nada, muito pelo contrário, fizeram divulgação e prestaram um grande serviço ao Brasil e a religião.
E Dayane,
também acredito no equilibrio. Tudo com sinceridade e moderação. Como nas suas ponderações neste Blog. E é claro que Carol também.
Axé a todos os irmãos!
eu naum sabia dessas coisas mais pois ben se eles fizeram de bom corção e tudo deu certo então ta bom kkkkkkkkkk
o importante é o asé!
abraços a todos!
Julia, o primeiro entendimento sobre catiços é que eles são originalmente da Umbanda, então não há explicação no Candomblé e nem importância dentro do culto relacionada a essas entidades, pois o único culto existente, que não seja para os orixás, é o culto a Egungun, os ancestrais ilustres: pessoas que por terem sido importantes em sua linhagem, sua tragetória enquanto vivos para sua comunidade ou para sua família, tornaram-se eguns depois de sua morte e passam a receber homenagens periódicas por parte da sua comunidade.
Esse culto nada se assemelha ao culto dos catiços de Umbanda, por exemplo, nem em liturgia nem em entendimento.
Entende-se sobre os catiços de Umbanda, que seriam espíritos que, por algum motivo escolheram ficar por aqui para ajudar as pessoas espiritualmente, alguns também encaram como uma missão dessas entidades para atingir uma evolução espiritual. Essas entidades, de acordo com sua características são agrupadas em linhagens. Isso é o que explica os boideiros, os bahianos, as Mªs Padilhas, os Tranca ruas.
Cada um com suas características que sinceramente, Julia, fica difícil te informar. É exigir demais dessa pobre garota de Oyá aqui rsrsrsrrsrs iniciada em Candomblé.
Existem alguns sites específicos de Umbanda que você pode obter essas informações. O Nelson e a Carol sabem e até indicam pra quem é interessado em Umbanda, só que eu não sei agora rsrsrs
Axé!
olá Dayane!!!
Fiquei muito feliz por ter me respondido, obrigada, já me exclareceu bastante….. vou pesquisar um pouco mais sobre isso em algum site de umbanda como vc mencionou, embora eu seja do candomblé, também inicada recentemente, tenho curiosidade em saber sobre os outros cultos……..
Que Oya continue a te iluminar sempre …..
Axé!!!
Gostaria de saber informações a respeito do Caboclo Raio de Sol preciso muito saber seus cantos e sua história.
Grato desde já!
Boa tarde, Nelson.
Gostaria de saber sobre o Caboclo Rompe Mato.O que a minha irmã recebe não fuma e só bebe água. O centro que ela frequenta alguns irmãos de terreiro estão dizendo que não é Rompe Mato, pois este cabloco fuma charuto e consome bebida alcoolica.
Iris eu tenho um primo que se chama iris e é homem, tb comheço uma mulher que se chama Irismar, mas só chamamos ela de Iris. Nomes iguais ou parecidos para situações diferentes. A minha mãe de santo na umbanda, onde eu começei, já não podia com fumo ou bebida e nós resolvemos que as seções seriam sem alcool e sem fumo, algums pessoas reclamaram, ms depois tudo ficou normal. Iris o que te falaram não procede, um caboclo pode não fumar e pode não beber sim, isso é um assunto dele da sua mãe somente, os demasi devem simplesmente respeitar. Tomeje
Nelson, referente ao que você disse sobre sua mãe de santo naõ poder com alcool e fumo e por esse motivo tiraram isso das sessões, tem um amigo meu, na realidade meu padrinho de ronko, diz que isso não existe, ele pensa que o “espirito” tem que levar tudo o que a materia consome, que ele tem pleno dominio pelo corpo e que não deve o alcool e o fumo afetar em nada. Eu já penso o contrario, que embora tenha realmente o “espirito” tudo o que se injere vai para nosso organismo, só não concordo nos casos de “catiços” que bebem demais e depois a materia fica embreagada.
Axé
Julia
Julia,
A energia se mantém como a luz do sol em nossa vida na medida que respeitamos os nossos preceitos. Perdemos energia quando não respeitamos nossos interditos, kizilas e ewós.
Estou contigo, catiço que bebe de mais não é catiço, a bebida tem efeito meramente simbólico.
Axé,
fala julia tudo bom? vamos raciocinar irmã…
tanto o candomblé quanto a umbanda, são feitos com fundamentos correto? cada um com seus fundamentos impares né? só q a evolução do individuo e de seus orixas no caso de candomblé, ou de guias se for umbanda, vem com o tempo, e com as devidas obrigações dadas no tempo correto.
até existe casos assim, no adjeje as pessoas colocavam as mãos em dende fervendo, ou andavam em brasas.
catiços q na umbanda , fazem consulta se queimando com velas( dou graças a deus de ser ogã kkkkk) fora outras artes.
te digo irmã, q cada entidade, e orixa são impares também,
e parto do principeo de q matéria é matéria.
bebe água fervendo ou azeite fervendo, ou se vc tiver um tumor no pulmão , deixe o caboclo fumar.
pode não dar boa coisa né.
dai vamos dizer q aqle filho de santo se recuperou de alcolismo, vai deixar o catiço beber?
fora isso , cada entidade e orixa apesar de levarem um determinado nome, são impares e individuais ok
axé
tata ofange
Boa noite!
Gostaria de aproveitar o ensejo (rsrsrs) e fazer uma pergunta, queria saber de vocês, que possuem bem mais conhecimentos do que eu, o que vocês podem me dizer do tranze ou encorporação, seja lá como for chamado, quando a pessoa é consciente, quando ela não se desliga totalmente, isso realmente é possivel??? se possível, com o tempo ela perde esta conscienia??? eu, nas vezes que rodo no santo ou catiço, as vezes não me recordo do que aconteceu, parece que acordo meio perdida ainda, e muito raramente fico meio que, liga e desliga…. o que me dizem…. fico um pouco confusa com tudo isso….
Julia temos dois posts que tocam neste assunto, “O transe” e Sou filho de orixa”, por favor procure os textos e leia-os, talvez possam te ajudar um pouco. Tomeje
Julia imagina a seguinte situação, o medium está doente e precisa de tratamento permanente com remédios, ou que é um alcólatra em tratamento para controlar o vício. Como faremos? Continuamos a dar bebida alcoolica? Despresamos a recomendação médica e colocamos em risco a vida do méduim? Ou será que por este motivo o guia não é mais o guia por que não pode beber? Acho que não é bem assim, há casos e casos e a bebida não é lemento assim tão imprescindível ao guia, o caboclo de sua mão pode e tem o direito de não beber. Como disse o Fernando a bebida tem efeito simbólico apenas. Tomeje
Julia,
É tão importante o preceito justamente por isso, pois quem concentra energia armazena Axé, quem se inicia dentro dos conceitos de entrega e sentimento externanará para sempre a inconciencia em seu tempo em estado de incorporação. A pureza liberada pelo desbloqueio total, permite ao Orixá, Vodun ou Inkísse, o domínio de seu corpo, mente e a sinergia contida em sua ancestralidade, as tais vibrações, barra ventos, solavancos que muitas vezes não estamos preparados.
Nossa mente não se desliga se não morreríamos, ficamos num estado estático submiço ao domínio do nosso Orixá, Vodun ou Inkísse.
Faço Jejun para meu Orixá, limpo meu organismo o máximo, aprendi a aceitar com submissão seus desejos, mesmo que isso às vezes não seja, ainda, bem entendido por mim.
Sou de Osáàlá.
Asé,
Boa noite, Nelson.
Não sou a IRIS que você conhece e nem “o IRIS”. Ai quem me dera ser um ou outro conhecendo você. Moro no ES e estou adorando poder estar em contato com vocês. Principalmente você que é tão esclarecedor. Saiba que tens,agora, uma grande fã de “carteirinha”. KKKK…
Nelson, quanto ao caboclo que minha irmã incorpora, só esta entidade é que não manifesta desejos de fumar e beber. Já as outras todas bebem e fumam …e com força. Existe uma que até apaga o cigarro na lingua e aperta cacos de vidro com as mãos sem deixar nenhum corte na matéria. Nunca vi nada igual. É impressionante!!!!
Iris, procede ainda o que o Nelson falou. Cada entidade tem uma forma de trabalhar com uma matéria. Já que sua irmã já tem tantas entidades que bebem e fumam, então essa pode vir já pra dar um “alívio” nessas energias todas, entende?
Sobre essa entidade que apaga o cigarro na língua e aperta cacos de vidro, eu tenho algo a comentar. Iris, sua irmã tem alguma pessoa, mãe de santo pra orientá-la?? Antigamente esses atos eram feitos pra entidade mostrar que estavam alí de verdade, pra mostrar que não era, como falamos por aqui, de “culete” (que seria de mentira). E outras entidades fazem pra mostrar um “certo” poder e tal.
Hoje em dia isso não é mais necessário, pois as mães de santo percebem bem quando é uma entidade de verdade que está presente ou não e entidades quando chegam é pra trabalhar em prol de alguém que esteja precisando, e esses atos só servem mesmo pra “impressionar” as pessoas, minha irmã.
Se a mãe de santo de sua irmã permite, tudo bem, mas a entidade não deixará ter mais crédito caso ela pare com esses atos.
Iris, isso não é nenhum crítica, minha irmã. É só um conselho, pois muitas pessoas que pertencem a religião, conhece entidades, ao vê-la, podem achar que essa entidade só quer “chamar atenção”, entende? Por isso, que muitas mães de santo tiram esse costume das entidades de seus filhos, pois elas têm crédito e confiança sem precisar mostrar que são de verdade.
Axé!
Olá Nelson….
Não achei os posts que você me recomendou, ” o transe” e “sou filho de orixa”, gostaria que você me orientasse aonde eles estão corretamente, bom, pelo menos eu procurei e não achei…… rsrsssrss………… fiquei muito interessada neste assunto…..
Muito obrigada
Axé
Júlia
Olá!
Só um comentário, se me permitem….
… já ouvi falar muito sobre entidades que fazem varias peripecias com fogo, vela, polvora, mas o mais hilário de todos foi o do “exú” de um “zelador” achar que estavam duvidando dele, então decidiu colocar polvora na palma da mão e tacar fogo, imagina no que deu né…… o “exú” foi embora na hora e o “zelador” teve que ser socorrido as pressas pro hospital, teve queimadura de 3º grau… então, concluindo, acho que a entidade não precisa provar nada pra ninguém e foi como a Dayane disse, o zelador sabe quando seus filhos estão de marmotagem, certo que alguns fazem umas graças, mas acho que eles tem ciencia do limite da matéria, já vi boiadeiro dançando no braseiro e nada aconteceu…… mistéééééério….. rsrsrsrsrs
Axé a todos
Júlia
Mutumbá Julia, os post que procuras são esses:
O transe
https://ocandomble.wordpress.com/2008/07/18/o-transe-e-a-identidade/
Sou filho de Orixá
https://ocandomble.wordpress.com/2008/05/09/sou-filho-de-orixa-parte-1/
https://ocandomble.wordpress.com/2008/05/10/sou-filho-de-orixa-parte-2/
Asé
Agô mas essa do exu é só rindo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkk!
asé o!
Agô mais uma vez se fosse festa de caboclo eu já ia canta “PISA MANEIRO PISA MANEIRO QUEM NÃO PODE COM A FORMIGA NÃO ASSANHA FORMIGUEIRO”
asé o!
Julia, bom dia, sua bênção.
Tente entrar no local dos posts do Nelson (lá em cima, junto à sua foto) e procure então pelo nome do post desejado.
E essa do Exú foi triste, hein?! rsrsrsrs
Beijos e axé
bom dia irmã lafefe , esta moderando com dayane
suas benção
Jorge o problema de cantar isso é ouvir a resposta. “rio acima, rio abaixo, rio acima, rio abaixo…lambari só”. Tomeje
sabendo leva na esportiva da nada kkkkk essa eu ainda naum conhecia vai entra pra minha lista de cantiga
asé o
Boa noite. Essa é para todos.
E quando a matéria desencorpora, sai andando e conversando normalmente, não tem cortes, nem vestígios de queimaduras pelo corpo, apesar de ter estado em transe por horas? O que é isso? MISTER “M”???
Iris, eu não queria que o meu comentário causasse nenhum mal-estar em ti, minha irmã.
Sigo no que disse a você. Foi apenas um comentário e um possível conselho acerca da necessidade desses fatos, entende?
Mesmo sem elas agindo dessa forma você acreditaria nelas, não é isso? Claro que é, pois elas não ganharam seu crédito pelo o que elas fazem visualmente pra você, mas sim pelas força de sua energia que ajuda para que as coisas aconteçam e da energia contida em suas palavras. Ou não é isso? Creio que seja.
Minha irmã, os comentários não foram dirigidos à você, ao seu comentário, ou às entidades da sua irmã.
Axé!
aiaiaiai…escrevi tudo aqui e sumiu, mas vamos lá:
Bom dia! a benção a todos
Iris
sobre o caboclo Rompe Mato: ele tem o direito de usar o elemento que quiser, é muito natural caboclos usarem agua, na umbanda a água é o maior elemento de purificação entao pq nao usar? também deve se avaliar que a umbanda trabalha com o entendimento sobre a evoluçao do espirito (base kardec) porque entao não pensar que esse caboclo já teria atingido certo grau de evolução no qual ele não necessita mais usar tais elementos que possam agredir e/ ou até influenciar no estado fisico do medium? sabe, Iris, concordo quando Júlia se refere ao fato de entidades de umbanda não precisrem se embreagar para fazer seus trabalhos,o alcool, especificadamente tem como função volatizar a energia das consultas e descarregos, então um gole bastaria, ou entao nem isso, veja, durante anos recebi uma pombo gira que na primeira manifestação pediu que eu plantasse uma roseira, plantei, depois de um certo tempo (desenvolvimento) ela vinha (no momento determinado da seção), pedia a taça com a bebida que ela gosta e atendia as pessoas que estavam ali para conversar com ela, e a taça ali do lado, terminada as consultas, ela dançava, cantava (coisas de pombo gira, rs) enfim, com a taça na mão, e logo pedia para que alguém derramasse a bebida aos pés da roseira, resultado: hoje é uma das mais belas roseiras que eu ja vi, não tô puxando a sardinha pro meu lado não, só acho que as pessoas que frequentam a umbanda precisam entender que mesmo estando incorporados com caboclo,preto velho, exu(catiço) ou pombo gira, o que se consome enquanto incorporados fica sim!!!
Iris, veja bem, ao que li aqui, ninguem duvida da sua verdade em de sua irma, mas o fato é que essas demonstrações de poder não são necessarias, sinceramente querida, que bom que sua irma nunca se queimou ou cortou,mas e se isso um dia acontecer? como fica? eu mesma lhe respondo: garanto à você que rapidamente alguém tentará achar um culpado (“e esse coitado culpado estará muitooooo carregado” ) ou se não, isso frustrará imensamente você, sua irmã e todos que estiverem ali acreditando que essas manifestações são imprescindiveis, minha irma, nao se esqueça que o espirito que esta ali conversado com você esta se apresentando através de uma matéria e toda matéria…tem limitações…pense nisso!!!!
ah, Dayane está certissima quando diz que hoje em dia existem outras formas de se verificar a presença de um espirito incorporado no medium!
desculpe a intromissao e se de alguma forma lhe agredi com minhas palavras…. bj bj
ase
Bom dia a todos, a bênção
Leo, não entendi seu comentário, poderia me explicar, meu pai ogan? Obrigada e sua bênção. Beijos
Lafefé
Olá Oyá Lafefé
Obrigada, consegui achar o que queria, que por sinal foi muito bem redigido por Nelson….
Axé
Olga as portas estão abertas minha irmã, sempre que quiser será bem vinda. Tomeje
muito obrigada baba Nelson, sua benção… olha, mas pense bem pq eu quando começo a perguntar….hum….não paro mais!!!!rsrsrsrsrsrs
ase
Tenho recebido uma entidade ou seja um caboclo por nome tumbancé gostaria de saber mais sobre ele e porque escolheu a mim , ja que minha familia fala que ele era de minha madrinha, mas ela virou evangelica e nao quis mas saber dele e agora anos depois de falecida esse cabloco ta me pegando me ajudem sou leiga no assunto.
Juciara eu não conheço este caboclo, mas posso te dizer que não por que ele era de sua tia e pelo motivo de sua tia ser agora evangélica que o caboclo vira em vc, as coisas não são simples assim, ele é seu e ponto, não é de outra pessoa, é seu. Eu sou do tempo em que as entidade só davam nome depois de anso trabalhando na cabeça do médium, só depois de autorizados pelos guias do médium, hoje vejo pai de santo informando nome de entidade atravez do jogo de búzios, pessoas que “olham” e dizem a entidade da outra pessoa, eu acho que vc deveria deixar que a própria entidade desse o seu nome. Tomeje
obrigado amigo pela atenção,mas por favor me ajude a compreender o que esta acontecendo comigo.
Oh irmão Tomeje, permita lhe chamar assim, afinal somos todos irmão diante de nosso Pai, preiso de sua ajuda, uma força muito grande me puxa para o camdomble, minha vida esta bagunçada, estou sem rumo tanto na area social, emocional e economica e sinto que preciso me cuidar, porem não conheço nenhuma casa de camdomble que pratique a caridade que é o que to precisando no momento, pois me encontro desempregada, embora seja uma mulher de talento na arte da culinaria festiva (bolos decorados,doces, salgados) e tambem sou uma tecnica em enfermagem que sempre execir minha profissão com amor e zelo, mas parece que todas as portas se fecharam pra mim não consigo nada nem em uma nem na outra, sou de salvador por favor irmão se souber de algum lugar quie possa me ajudar me indique, no momento so posso pagar através do meu trabalho, creio que posso a judar as festas se tornarem mais bonita, mas realmente to precisando de caridade por favor me ajude. Irmão sou leiga no camdomble tem estudado sobre a religião através do seu site uma grande abraço e desde ja agradeço.
Gostaria de saber se existe CABOCLO DUBAI OU DUBÁ?
Cristiane eu nunca ouvi falar deste caboclo, vamos esperar pra ver se alguém o conhece. Tomeje
alguem conhece o caboclo tumbancé? obrigado
Juciara, eu nunca ouvi e nem li nada sobre essa caboclo. Esperemos para que se alguém souber algo, que se pronuncie.
Axé!
Obrigado a todos os irmãos que se dedicam a esclarecer e ajudar a pessoas leigas como eu, vcs não tem ideia do bem que estão fazendo, um grande abraço.
obrigada querida Dayane pela atenção que Oyá minha maezinha do coração te abençoe e te guarde.
Dizeem que Erú não gosta de Criança
porque?
João,
O que é erú?
Motumbá Fernando
entãoo olhandoo aki no tópicoo de vcs dicionário Eru = carrego.
até mais espero te ajudado!
Jorge,
Corretíssimo, e o que isso tem a ver com gostar de criança?
Mutumbaxé, mutumbá.
isso eu tbm naum seii kkkkkkkkkk
e naum sei deve se Egun e naum ERU!
Auremi, sou ogâ confirmado eu sonhei com o cabloco seu genitia que era do meu finado zelador gostaria de saber ou seja encontra mais informações sobre catiço que muito venerava
ola a todos do blog.
gostaria de saber pq meus guias como exu, pomba gira etc…enrolam minha lingua ? sinto pq qdo desencorporo ela esta enrolada.
obrigada bjks
OLÁ…. GOSTARIA DE SABER EM RELAÇÃO AO CAMDOMBLE DE CABOCLO O QUE SE É CULTUADO NESTA RELIGIAO, O SANTO E O CABOCLO JUNTOS, E QUEM FICA DONO DO ORI O CABOCLO OU O SANTO?
OBRIGADO…. E MEUS PARABENS PELO BLOG ….
Gabriel,
candomblé de caboclo é uma força de expressão, não havia critério algum e nem liturgia, estava muito mais ligado à aqueles que tinham seus caboclos e eram iniciados no candomblé, muitos até tinham tanto força com o caboclo que ignoravam o Orixá e tudo mais, não os recrimino, nasceram para dar seus caboclos e a expressão tomou conta da história.
Caboclo nunca será dono de Orí, até por que é um egun de luz e muitos até de muita luz! Como os próprios caboclos dizem: A coroa grande! referindo-se especificamente ao Orixá de seu filho.
Axé,
HUM ENTENDI… MAS ENTAO É DIFERENTE DE ALMAS E ANGOLA, POIS NO ALMAS E ANGOLA CULTUA O ORIXA MENOR(SENTO NO ORI) E O ORIXA MAIOR NAO… EU ERA DE ALMAS E ANGOLA MAS POR MOTIVO DE MUDANÇA DE CIDADE NAO FUI MAIS…. MAS NO ALMAS E ANGOLA ELES RASPAM PRO CABOCLO NAO PRO ORISA MAIOR…. ALGUEM PODE ME AJUDAR ESTOU MEIO PERDIDO EM RELAÇÃO A ISSO POIS QUERO DAR CONTINUIDADE MAS NO MOMENTO PRECISO ESTUDAR ANTES DE ME DEDICAR A QUALQUER RELIGIAO AFRO … POIS NO ALMAS E ANGOLA MINHA IALORISA DISSE QUE NAO PODERIA SENTAR O ORIXA MAIOR POIS ELES MANDAM OS MENORES NO CUIDAR E SER NOSSO ANJO DA GUARDA ENTAO SENTAMOS ELE EM NOSSO ORI, ALGUEM PODE ME ESCLARECER OBRIGADA
Fala gabriel beleza, Vc é do nordeste do Brasil???
Geralmente na região nordeste, o culto do candomblé é muito misturado com os juremeiros, e é como Baba Fernando disse : yumbe q é o termo bamtur para egun nunca sera orixa, e jamais sera raspado e catulado.
Há algumas pessoas q dizem ser raspadas de caboclos, pombogiras e etc…
São pessoas iniciadas de forma errada , surgirão do erro e por isso não são as grandes culpadas por tudo isso.
Quanto aos Caboclos…Esses são altamentes cultuados na nação angola, porém apesar de ser uma “alma” esta “nação” almas e angola teoricamente não existe …
Não recrimino a mistura , pois o meu benguê ,q é o Tumba jussara, é a fusão da angola com muita coisa oriundas do adjeje mahi ( axé bogun ), por tanto também é mistura , mas mesmo assim, inflige as leis principais do candomblé.
Jamais deve se dar estatus de orixa / inkisse para um yumbe ou egun .
Na angola cultua-se Caboclos com grande estatus sim,Só q sempre abaixo do n’kisse
grande abraço n’guzo e axé a todos
Tata Ofange pokó ou kivonda de mutakalambo
tumba jussara não inflige*** retífica
o caboclo do pai pequeno no meu centro é o sete quedas
SO COLOMBIANO E NAO SE ESCRIBER BOM O PORTUGUES.
PRECISO SABER A ORACAO DE SAO CELINO.
ALGUEN PODE DAR PARA MIN?
Olá, meus queridos
Vocês podem me dizer se o Sr. Zé Pilintra é uma entidade do Candomblé? ou é só de Umbanda?
Agradeço a atenção.
Axé.
Fernanda,
Zé Pilintra é um encantado do Nordeste, do catimbó.
O que vemos na Umbanda, candomblé, etc, etc, não é Zé Pilintra, se passam por ele, mestificações e aberrações.
Axé,
Agradeço muito a informação e tenho mais uma pergunta. Como seria possível identificar se é um espírito que se passa ou não por ele? Eu tenho uma mediunidade aguçada e me preocupo muito.
Grata.
Por gentileza me informem, pois é muito importante para mim.
Seria possível um Zé Pilintra verdadeiro baixar no terreiro de Candomblé ou Umbanda?
Axé
ABERRAÇÕES pego um poco pesado Fernando
asé o!
obs: eu não acho que são mestificações apenas são entidades que tiveram vida semelhante e que hoje vem como “LINHA DO SEU ZÉ” ou “LINHA DOS MALANDROS”, ben o que eu quero dizer é que aberrações são os EKE que ten de monte e simulão dizendo o nome de qualquer “entidade” e saem fazendo merda assim como muitos gays aproveitam quando supostamente estão com pombagiras etc etc.
motumbá fernando!
Jorge,
Eu não sabia que um encantado do nordeste tivesse uma linha do seu Zé Pilintra, pelo que eu saiba e sua história conta…
Existem excelentes zeladores que são homosexuais e matem o respeito em suas casas, na liturgia, não generalize.
Mutumbaxé, mutumbá Jorge!
Ago se me interpretei mal!
sobre a linha em si no rio de janeiro pelo que JÁ LI virou sim uma linha de malandros…
eu naum quis generalizar mais que tem muitos que ultilizam disto pra usa vestido etc… tem e isto é fato baba!
adupé e Agô naum quero gerar polemica!
PS: antes que eu me esqueça o senhor sitou mestificações, meu pai carnal foi feito no Nagô egbá (Xangô de recife) lá si cultua a jurema e o mesmo Zé que virava nele na umbanda virou com ele lá na jurema tbm.
me desculpa se fui rude, mais como eu tenho um grande afeto pelo Zé Pilintra achei que tinha que defendelo kkkk como um bom filho de Ogun acabo comprando a briga dos outros kkkkk!
asé !
Fernanda, Zé Pilintra é uma entidade muito popular e respeitada na Jurema (Caitimbó, como disse o Babazinho).
Ele pode ter sido assimilada nessa linha de malandros (linha essa desconhecida na jurema).
Entidades como Zé Pilintra são conhecidas como “mestres de jurema”: mestre Zé Pilintra, mestre Zé Malandro, mestre Pilão deitado, mestre Tertuliano… Assim como outros tantos que são trabalhados e homenageados na jurema.
Estes mestres têm uma filiação, uma história totalmente ligada ao Nordeste, como cantam as suas cantigas:
“Salve Zé, salve Zé
salve Zé lá da Jurema
Salve Zé, salve Zé
Ô salve do Juremá”
“Daqui pra vila do Cabo sou primeiro sem segundo
na boca de quem não presta Zé Pilintra é vagabundo
Seu doutor, seu doutor, bravo senhor
Zé Pilintra chegou, bravo senhor
com os poderes de Deus, bravo senhor
Zé Pilintra sou eu, bravo senhor.
Se você não me queria, bravo senhor
Então por que me chamou? Bravo
Seu doutor, seu doutor, bravo senhor
Zé Pilintra chegou, bravo senhor”
“Zé, ou Zé, mas que Zé enganador
enganou a filha alheia com palavras de amor
não foi eu quem enganou ela, foi ela quem me enganou
Zé ou Zé, faça tudo que quiser
só não maltrate o coração dessa mulher
Zé ou Zé, quando for pra Alagoas,
tome cuidado com o balanço da canoa”
Daí segue uma sequência muito bonita e divertida de cantigas que contam suas histórias de amores, de “escapadas” rsrs, de causos.
Só que, segundo alguns juremeiros, Zé Pilintra não desce mais como uma entidade pra começar a trabalhar com alguém. As pessoas que ainda trabalham com ele, são já antigas na Jurema, já o recebem a bastante tempo na sua linha. Tudo isso, pois falam que ele já atingiu o seu tempo de trabalho com o mundo carnal, por ele ser um mestre de origem já bem antiga. Mas isso, retorno a falar, é segundo alguns juremeiros antigos.
Axé!
Agradeço imensamente a todos vocês pelas respostas.
Acontece que no meu caso quando o Sr. Zé Pilintra se manifestou não estava tocando nenhum ponto para malandros e sim para baianos e eu não conhecia nada sobre espiritualidade, muito menos sobre Umbanda e Candomblé. Estou conhecendo as vertentes e estou amando cada uma.
O Sr. Zé disse que eu era sua afilhada pois o meu avô(falecido, não o conheci) pediu para ele cuidar de mim e de minha mãe. Só agora que minha mãe disse que meu avô amava muito ele e tinha até uma imagem em seu quarto.
Infelizmente nas primeiras manifestações de mediunidade eu caí nas mãos de uma pessoa inexperiente e depois nas mãos de outro que além de inexperiente usa da fé para obter vantagens. E foi o Sr. Zé que me tirou dos dois lugares.
Eu entendo perfeitamente quando o Baba Fernando fala sobre as mistificações, pois já soube dos caprichos das pessoas quanto a roupas, gestos, palavreados, etc.
Ele realmente veio com uma personalidade muito forte, mas longe de fazer pedidos estravagantes, é por isso que precisava de mais orientação.
motumbá
Por isso que eu te amo Dayane kkkkkkkk
é tudo que vc disse estou de acordo, menos essa história que eu tbm já ouvir falar que ele não vem na realidade é uma verdade pois sempre que vemos um Zé sempre com caminhos e nunca puro, o que eu quis dizer é que hoji en dia não sei se antes era assim, temos Zé Pilintra da morro, Zé Pilintra da estrada…… e nunca vemos um apenas ZÉ PILINTRA.
ASÉ O! eu viro com o mestre Zé Malandro deve ser por isso que eu defendi tanto! kkkk
Oi Tomeje, antes de mais nada gostaria de parabeniza-lo por este verdadeiro sucesso que é o site de todos vocês que juntos conseguem tirar muitas dúvidas e ajudar caridosamente as pessoas que precisam de ajuda.
Meu nome é Luciana e gostaria de tirar umas duvidas, meu pai de santo faleceu no ano passado, respeitamos o luto de um ano e levamos o santo pra casa, não tenho a intenção de ir pra outro terreiro, pelo menos por enquanto.
O que acontece é que eu não sei o que fazer agora, disseram meus irmãos de santo que devo tirar a mão de vume e além de não saber como fazer não gostaria de ficar presa espiritualmente a outro pai de santo, então o que você me aconselha, ou melhor, existe uma forma de eu tirar essa mão de vume sem ter compromisso com outro pai ou mãe de santo? dá pra fazer isso “sozinha”, ou até mesmo com a presença do pai de santo, mas sem que ele tenha que se tornar responsável por mim.
Ogrigada meu querido, você é um ser iluminado e assim vai iluminando quem passa por ti.
Luciana se vc foi raspada por ele vc deve retirar a mão sim, mas só se foi raspada. Esta é um cerimonia que é imprescindível e que deve ser feita por outra pessoa, pode ser um mais velho do próprio terreiro ou de outro axé, mas sempre alguém mais velho. Vc não pode colocar a mão na sua própria cabeça, vc não pode ser sua própria zeladora, isso feriria o princípio iniciático e comunitário da religião, porém o ato de retirar a mão do seu finado zelador não cria vinculos com quem o faz, vc pode simplesmente retirar a mão e não ser filha desta outra pessoa. Obrigado pelo carinho e se posso te pedir isso, não deixe de frequentar um aboa casa de axé minha irmã, ter o apoio de uma comunidade religiosa é importante na vida de todos nós seja em que religião for. Tomeje
Oi Tomeje, gostaria muito de sua ajuda, pois estou passando por um momento difícil devido as decisões que devo tomar.
Meu tio carnal era meu pai de santo e ele faleceu no ano passado, sua casa era de nação nagô, mas batia umbanda.
Na minha feitura de santo não raspei a cabeça, mas havia sacrifício para o santo todo ano.
Meu tio deixou uma falta física e espiritual muito grande na minha vida e no meu coração, mas estou caminhando em frente e tentando suportar com resignação as provas que Deus põe na minha vida.
Hoje tenho a necessidade de esclarecimento sobre o processo de limpeza espiritual que seria a tirada da mão de vume, mas eu não fui orientada sobre isso com meu falecido tio (pai de santo), imaginei realmente que ele ficaria pra semente, pois mesmo antes dele ser meu pai de santo eu já tinha o respeito e o amor de pai por ele.
Procurei durante o luto informação com algumas pessoas espíritas, mas essas pessoas apesar de sua boa vontade não eram da mesma linha que eu e disseram que eu meus irmãos de santo deveríamos deitar e fazer toda uma obrigação novamente em outro terreiro, o problema é que eu levei os assentamentos dos meus orixás pra casa, pois isso foi a única coisa que me lembro dele ter mencionado caso ele viesse nos faltar.
O senhor deve estar se perguntando o que aconteceu com o terreiro em que eu fui feita, por isso vou esclarecer que depois do falecimento do meu tio os irmãos de santo dele(no caso meus tios de santo) prepararam o terreiro para sua sucessão e ficou acertado que um de seus irmãos ficaria no comando dos trabalhos só que agora seguindo com a nação Keto e assim o terreiro foi preparado para a futura e breve inauguração.
Sendo assim não faço mais parte do abacá, pois este já não existe mais, ou melhor, existe dentro do meu coração e nas lembranças que sempre vou levar junto com o ensinamento de fazer o bem sem diferenças e prestar a caridade de qualquer forma desde que seja de coração puro e aberto.
Sou filha de Caboclo Pena Branca, ele me escolheu mãe pequena do seu gongá e sei que ele nunca vai me faltar ou me abandonar, por isso estou escrevendo pro senhor, imaginei que pudesse ter pra mim alguns esclarecimentos, é muito ruim quando nos sentimos sozinhos e sem aquela rocha de força que alguém representa em nossas vidas, tenho certeza de que assim como eu muitas pessoas que o cercam contam com sua força, sua fé e seu carinho pra continuar sempre caminhando em frente sem perder a confiança de que tudo vai dar certo pois Deus é conosco.
Obrigada desde já e desculpe o incômodo.
Boa tarde Luciana,
Eu acho que a melhor resposta que vc poderia ter veio de nosso irmao Nelson, mas como vc disse no seu segundo depoimento, vc nao foi raspada e por isso nao vemos a necessidade de seu tirar a mao de vume. Tambem tenho a mesma opniao do Nelson quando ele diz que : não deixe de frequentar uma boa casa de axé minha irmã, ter o apoio de uma comunidade religiosa é importante na vida de todos nós seja em que religião for.
Uma unica pergunta minha é: o que eles pretendem fazer com os filhos de santo de seu Tio? Eles pretendem trazer todos eles para dentro da nova nação?
Marcio
Andre Azoane
Boa tarde irmão em Axé!
Primordialmente gostaria de parabeniza-los pelo trabalho, que todos desempenham de forma desprovida, o que ñ é tão comum de ser visto. Bom sou iniciano no Candoblé como Ogam, porém ainda ñ tenho domínio com toques e câmtigos, apesar de ser apaixonado respeitoso e dedicado á minha religião, Entretanto, a minha Ya cobra de mim tal domínio, outro ponto de impecílio é que trabalho em hórario comercial, por isso gostaria de que se fosse possível me indicar um lugar ou alguém que dê aulas de toques e/ou cantigas. Moro em Salvador.
Desde já muito grato!
Obaluaye Mo dupe Õ
Luciana não entenda meu coemntário como uma crítica a figura do seu tio, a quem vc tanto respeita. Mas estas práticas de misturar segmentos nunca deu boa coisa e no seu caso vc é prova viva disso. Vamos começar entendendo que no candomblé não se inicia alguém sem raspar e na umbanda não há sacrifício, estou falando exclusivamente de tradição e não de misturas. sSndo assim vc está no meio do caminho, ou melhor dizendo sem caminho, pois não tem uma raíz onde buscar informação a este respeito. Sua raíz foi “criada” não seguiu uma tradição e mesmo que fossemos buscar informações no omoloko, por ex, sua história não faria sentido, pois omoloko segue em grande parte a tradição do candomblé em muitos dos seus ritos. Não sou purista nem ingenuo e muito menos contra o culto a entidades, por ex, mas a confusão entre segmentos é diferente, cultuar entidade num momento específico e particualr de uma roça é diferente de cultuar sistemáticamente, assim como é diferente estas inciações que não levam em conta os princípio de umbanda ou candomblé. Não raspa, mas sacrifica. Isso é um contra senso, assim como é contra senso assentar orixa em umbanda. Até o nome da roça é fora do nromal para uma casa que tocava tb ketu, pois Abassá é nome Angola e não Ketu, em ketu é Ile asé. Seu afiliamento ao cabolco é puramente afetivo, pis na verdade vc tem seus orixas, certo? Mas veja bem, caboclo é subordinado de um orixá, seja lá em qual segmento for, e por isso Ele, por mais respeito/ força/comando ou seja lá o que for, o Caboclo não pode indicar ninguém mãe pequena, isso não lhe compete, é função exclusiva do orixa da casa. Luciana procure uma casa de umbanda, siga seu caminho em paz, se pro seu coração ficar melhor vc precisar fazer algo “físico”, peça a um mais velho pra lavar sua cabeça na cachoeira, é o máximo que seria preciso fazer. Mas lembre-se numa nova casa, novos aprendizados, novos compromissos e nova vida. Tomeje
André aqui no Rj eu conheço o goã Cotoquinho http://www.mestrekotoquinho.blogspot.com e email mestrekotoquinho@gmail.com, ele poderá te indicar alguém aí em Salvador pra vc aprender. Além disso tem a Federação de Candomblé de Salvador. Tomeje
ola gostaria de saber como posso chamar raio do sol para vim pos ela cuido de mim quamdo eu era pequena ate meu 12 anos e gostaria de vela pos estou com muita sudade dela ele vem no corpo da minha mae chego ate chorar de saudades mim ajude.
Jessica ou o Erê vem por que quer ou precisa vir, por algum motivo especifico ou o pai/mãe de santo chama o Ere da pessoa, vc não tem autoridade pra isso, por mais que vc sinta falta do Ere, há uma questão de hierarquia e respeito, e necessidade do Ere se manifestar. E quem sabe disso é sua mãe ou o próprio Erê. Tomeje
Babá Tomege, Kolofé
Pai, sou de casa NagoVodum do interior de SP, meu pai de santo é muito sério e respeitado. Vem gente de todo canto nas festas daqui, e sempre saem dizendo que sentem muito axé nas festas dos voduns e orixas da nossa roça. Os filhos vivem bem na vida, eu inclusive, sem grandes confusões nem problemas. E a gente também vive em harmonia na família de axé.
Porém tem uma coisa, e só essa coisa me soa estranho. Aqui se toca candomblé de caboclo, às vezes o caboclo vem, com a permissão do vodum dono da casa. A gente canta os pontos de caboclo e ele vem e é sempre muito bom. Até aí nada de anormal, não fosse pelo seguinte: nosso pai, e o pai pequeno, e todos os ebomis sempre me dizem que esses caboclos do gêge é “modo de dizer”, porque na realidade não são caboclos, são os “aliados” do vodum. Dizem que é são espíritos da natureza que nunca teviram existência humana, que não é egum nem catiço, ou seja que nunca viveram nem morreram, que são espíritos aliados que se manifestam através da cultura do caboclo.
Pai, o senhor já ouviu algo parecido? Eu nunca li nada parecido com isso por aí. Seria algum tipo de segredo gêge? Não estou dizendo que meu pai-de-santo mente, nem o pai pequeno. Confio plenamente que foi assim que eles aprenderam e é assim que eles estão nos transmitindo.
Só estou perguntando pra saber algum hipótese sobre de onde surgiu isso que eles aprenderam e nos transmitiram.
Só sei que nossa cada tem axé, e o caboclo é subordinado ao orixá, vem em momentos pontuais, e é sempre uma benção sua vinda.
Aguardo resposta
Axé, babá!
Angelo eu sou leigo neste assunto específico. Mas que bom que vc reconheçe que sua casa tem axé meu irmão, que bom o amor que vc demonstra em suas palavras, isso é de fato muito importante para o seu convívio na roça. Se eu fosse vc deixaria o tempo passar sobre este assunto, de certo em algum momento ele será desvendado pra vc. Tomeje
Boa noite!
Gostaria de saber mais informações sobre o caboclo Sultão das Matas. Por favor, me indiquem algum material ou me enviem informações sobre ele.
Obrigada!
Ana talves nos sites de umbanda vc encontre alguma coisa, “povo de aruanda” “tenda mirim” “templo de Oxossi”. Tomeje
Yemanjá quando vc fala em ponto riscado e cabocla que vem na linha de Yemanjá isso me faz pensar em umbanda, ok? Se é umbanda como pode ter Ayrá? Em umbanda não há Logum, Obá, Ewá, Ayrá, Iroko, Ossaim. Tomeje
Alguem já ouviu falar no caboclo tango-do-Pará, já frequentei um terreiro em Belém/PA, que o caboclo baixava, vim para Macapá/AP e frequentei varios terreiro e nunca o vi baixa.
José Carlo de Ogum
oi Nelson, tudo bem, como já havia dito antes eu gostaria de fazer uma trabalho de limpeza espiritual para a retirada da mão de vume, mas como disse eu não fui raspada, segui seus concelhos e procurei uma pessoa pra me ajudar, mas como minha linha é meio complicada, acabei continuando meio confusa.
Vou na cachoeira lavar minha cabeça e me foi ensinado levar 7 alimentos pra jogar na cachoeira, coisas como vela, ovo, arroz, levar um pombo, jogar flores, mas como nunca fiz este tipo de trabalho gostaria de saber se dentro das minha necessidades este ritual seria a melhor coisa pra fechar este ciclo da minha vida.
Obrigada desde já.
um abraço !!!
Luciana eu falei lá em cima que só seria preciso retirar a mão se vc fosse raspada por ele, mas é uma necessidade sua, então faça sim. Mas eu tb te falei que vc nãopode colocar a mão em sua própria cabeça, por isso peça a quem te orientou que faça esta cerimonia com vc. Isso não vai criar vinculos entre vcs, ele só vai te ajudar, nada mais. Tomeje
gostaria de saber as cores da guia do caboclo 7 flechas na umbanda
obrigado
Pablo do que eu saiba a cor é vermelho e verde como a dos demais caboclos. Tomeje
gostaria de receber se possivel o vulto da cabocla lua negra.
obrigada desde já.
Suzane nós não temos este tipo de material, talvez nos sites de umbanda. Tomeje
gostaria de fazer uma oferenda ao meu caboclo junto com uma bebida muito usada nas giras de caboclos ou festas como preferir ,mas ja faz muito tempo que nao participo mais das giras e nao tenho a receita ou seja nao me lembro por completo como se faz a jurema de caboclo bebida essa feita com ervas, vinho tinto, mel, canela, cravo, gengibre estou certo? nao me lembro exato dos tipos de ervas que coloco……alguem pode em ajudar ou responder minha duvida me ensinando a preparar a mesma????????
Claudinei,
Eu sei muito bem da bebida do que você está falando. Meu avô passava tempos e tempos pisando as ervas no pilão, fazendo as misturas, as dosagens… Uma verdadeira alquimia. Mas não é tão simples, meu irmão. Não era apenas misturar as ervas. Tinha (ao menos no tempo do meu avô) um ritual envolvendo a bebida, tinham os “ingredientes secretos” e não eram todas as pessoas que as entidades permitiam que fizessem, eram pessoas apontadas para isso.
Creio que não será na internet que você conseguirá aprender a fazer uma típica jurema de caboclo, Claudinei.
Axé!
o que se deve fazer com iba de pai de santo falecido????em ocasioes pode ficar com ele ou nao???
katende,
Procurar alguém de seu axé, que possa jogar para saber os procedimentos necessários, pode ser que no jogo dependendo do Orixá, ele fique na casa, ou alguém pode herdá-lo ou terá que ser despachado, daí faz-se o carrego e se despacha tudo.
Axé,
tem que esperar um ano para ver se ele deve ser despachado??? e enquanto nao chegar esse um ano o santo fica ali coberto???
vcs ja ouviram falar em dois caboclos sao eles:GENTIL E GENTILEIRO….pd me informalos sobre eles
Ca, se não me engano estes caboclos são de Angola e achoque o sr Tata Anangue tem este caboclo em sua roça, procure no google o site do tata anangue e pergunte lá. Axé Tomeje
ola amigos! tambem gostaria de saber sobre o caboclo raio de sol ,seu ponto e sua historia.se poderen me ajudar agradeço.
gostaria de saber sobre o caboclo Jaraguacy e Gentileiro….se nao poderem me explicar me respondam se ja ouviram falar neles.
Emerson procure nos sites de umbanda. Umbanda minha umbanda, templo de oxossi, povo de aruanda e outros. Tomeje
Eduardo eu acho que li sobre Gentileiro no site do Tata Anangue. Tomeje
Eu preciso muito de ajuda! Primeiramente motumba aos meus mais velhos e mais novos
Eu a pouco tempo comecei a virar no caboclo, mas na primeira vez que eu virei ele não deu o nome, ai na segunda ele veio como caboclo eru ou eiru, só que eu não sei nada dele, eu li o livro chamado camdonblé de caboclo do reinaldo pradi mas só tem uma passagem e duas cantigas só, não sei onde procurar mais, só sei que ele é caboclo de mata fechada e que ele não gosta de multidão e um caboclo muito bravo, mas fora isso não sei mais nada! Peço ajuda quero mais saber sobre ele! abraços a todos! desde já obrigado!
Motumbá,
Daniela minha irmã, realmente não há muita coisa sobre esse caboclo na internet. Mas não seria o caso de aguardar um pouco, vc vai continuar dando passagem para este caboclo e aos poucos ele mesmo vai se sentir a vontade para partilhar as particularidades dele. Creio até que vai ser melhor uma vez que assim vc vai conhecer particularidades do “Seu” Caboclo. Pode ter certeza que ele vai te mostrar ainda muitas coisas sobre ele, afinal como vc mesma disse faz pouco tempo que vc começou a virar no caboclo. Primeiro se permita afinizar com a sua entidade e logo você conhecera a história do Caboclo ERÚ.
OKE Caboclo.
Muito obrigado Henrique, e realmente só consigo mesmo acha com os mais velhos sobre esse caboclo, e pelo que eu li ele é uma entidade de mata fechada, mas espero que ele traga mais sobre ele, é muito novo pra mim pois sou raspada a 6 anos e só virei nele uma vez por bricadeiras dos meus mais velhos num camdonble de caboclo mas eu tinha 1 ano e meio de santo, mas ele não tinha dito o nome, e agora depois de alguns anos ele retornou, e sinceramente, nunca tinha ouvido falar em que eru era caboclo, pq eru no significava outra coisa pra mim, e uma delas era carrego…mas…. desde já muito obrigado
Boa tarde a todos!
Alguns de vcs leitores poderiam me indicar alguns livros que comentam ou falam alguma coisa sobre os caboclos.
Mt obrigado.
Boa tarde
Tata o senhor pode me pasar informações sobre o caboclo Jinitiá, vestes, salva, comportamento, missão.
Aguardo retorno.
Sandra
gostaria de informaçoes do caboclo juremeira,acho que ele é chefe de aldeias de caboclos.
ah e tabm o que ele gosta,presentes,vestes etc.
Eu sou do terreiro BANDALECONGO sou u tata de inkise e gostei muito dos conteudo sou da Maragojipe BA
Gandadejy, mo juba o.
Obrigado pelo incentivo e elogios a equipe do Blog lhe manda muito asè.
Onon odará
Onon Alafià
Onon Ire aje.
Ki ba se.
Gostaria q vocês mim tiracem uma dúvida se pouderem, o ilê axé onde eu frequento è uma mistura de nações , umbanda e ketu, isso pode acontecer ? eu sei qual é o meu orixá d cabeça omolu mas não sei qual é a minha nação , uma pessoa de ketu pode receber espirito de caboclo e de marujo ou marinheiro ? ou na minha linha poderia regência as duas nações?
Muito axé para todos vocês, fiquem com o meu pai e com olorum
Edimilson, isso acarreta muita confusão de energias.
O zelador poder louvar e cultuar essas energias, em datas e horários especificos, porém fazer Oro, culto, misturado e frequente pode acrretar uma confusão muito grande na cabeça dos iniciados e abion.
Ire o.
OI NELSON,PARABÉNS!!! MUITO IMPORTANTE O QUE VC ESTÁ FAZENDO TIRANDO DÚVIDAS ORIENTANDO E ENSINANDO AS PESSOAS,POXA, ESTOU SURPRESA COM TANTAS INFORMÇÕES, APRENDI MUITAS COISAS QUE TINHA DUVIDAS OU CURIOSIDADES.NELSON, FREQUENTO O ESPIRITISMO ALGUM TEMPO E LÁ TEM O ESPIRITO TUPI,TUPINAMBÁ CORRIGA-ME SE EU ESTIVER ERRADA SÃO CABOCLOS, ESPIRITOS DE INDIOS, ESTES QUE ESTÃO NO ESPIRITISMO SÃO OS MESMOS QUE ESTÃO NO CANDOMBLÉ? OBRIGADA
Nara, não são da mesma raiz, caboclos pertecem a Umbanda.
Candomblé não tem caboclo em suas raizes.
Ire o.
Nara,
O Nelson está de licença do blog. Os Caboclos são os mesmos, são brasileiros e respondem em quaqluer nação do candomblé e umbanda, costumo dizer que Caboclo nâo tem pai e não tem mãe, são livres e são apenas doutrinados.
Axé.
boa noite eu recentimente descobrir em uma gira de caboclos com um cha chamado jurema meu caboclo ele se endentiicou nele sendo que em outra pasada não. e se denominou caboclo matalabor. mais nao consigo encontrar nada sobre ele, me ajude dando informações dele.
Thomaz eu não conheço nada sobre Jurema, quem sabe nossa amiga Dayane pode nos ajudar.
Ire o.
Motumba!!!
Parabens muito bom aqui não fica duvidas para traz!
tem muito candomble keto por ai que tem festa de caboclo, eu mesmo ja recebi o meu em uma que eu era filho de xango aira. mais ai que ta eu nao sou deste orixa. com certeza. e sacrificarao até um boi para cumprir uma promessa.
um abraço bom domingo a todos talves eu apareça na semana pela lan hause ontem e hoje estou no serviço nao tenho computador encasa. axé e obrigado.
Nascimento,
Não só de caboclo como também de catiço. Reverenciam anualmente com festas.
Axé.
Oi! é a primeira vez em q visito esse site e gostei muito.
E tenho vomtade de fazer parte dessa religiao mais meus pais nao deixao.
Uma vez fiquei muito inrritada com meu pai fiquei com tamto odio DEUS que me perdoe por esse sentimento mais foii o odio tao grande que minha mae disse que achava q tinha baixado algum caboco em mim pq minha voz mudo e eu fiquei batendo muito minha cabeça na porta, e nao posso bater o lado direito da minha cabeça pq tenho um probleminha. conclusao me lembro mais senti q nao era eu pq vi tudo vermelho e eu urrava muito tentei brigar comigo mesmo.
Luiza, tenha certeza que nossa mente nos prega peças irreparaveis, vc saiu do prumo, se predeu em uma energia negativa e atraiu o que pode haver de pior para um ser humano. Nossa religião é feita de paciencia e perseverança. Não somos um poço de bondade, somos humanos, mas temos que ser justos e respeitar os mais velhos, tanto de idade como de religião. Somos submissos a hierarquia, Olodunmarè nos pede para ser-mos justos e responsaveis com nossos pais. Reflita sobre o que aconteceu, saiba que na cabeça dele só passa o que é melhor para vc. Se há divergência ela tem que ser resolvida com conversa e educação. Cuide de suas maneiras e leia meu post:
https://ocandomble.wordpress.com/2011/06/21/os-crimes-de-costumes-na-sociedade-yoruba/
Ire o.
bom dia gostaria de sabe porque vc nao responde minhas perguntas,perguntei a vc qual e a qualidade de ogun que se fas junto com osun e osossi espero resposta olorun do pe
raquel.
Entre no post “qualidades de Ogun” e veja as qualidades e pesquise nos comentários.
tinha um conceito bem diferente da religião,mas agora que fasso parte dela e como filho do xango que sou seguirei a religião até o fim
oi bom dia fui numa sessao de caboclo e o meu veio na casa mas ñ deu o nome ficou calado . porque hem
Rosemeire, estas situações são normais.
Existe um tempo de adptação entre a sua energia e a energia do caboclo.
Espere, converse com sua zeladora e com o tempo haverá uma interação maior entre vcs.
Ire o.
Boa tarde Nelson, sou Babalortixa aqui em Araçatuba -SP, Dizem que quem faz santo e nunca recebeu caboclos e outros catiços, nnunca mais recebera, mas aqui em casa os yaos que não tinha catiço e depois que fez santos , o meu caboclo sr.Tupinanba, ele chama os cabolclos do yaos , e eu não vejo problemas nenhum, minha casa chama se “ILÊ EGBÈ ASÈ ODÈ IGBÔ” ou popular “Axé Agua Branca” rua Antonio Sampaio 236, Agua Branca 3- Araçatuba SP
Rogério,
Nelson não está mais no blog. Não há problema algum se for essa a liturgia da sua casa e do seu axé, chamar caboclo na cabeça de Iyawo.
Axé.
Boa tarde, meu nome e Marcos sou filho de oxum.
Depois de 7 Anos que encorporei caboclo ele trouxe o nome dele, caboclo sete
quedas, gostaria de saber um pouco sobre este caboclo .
obrigado e a bença.
llllk
Makuiú Tomeje
Venho visitando este blog há alguns meses e gostaria de parabenizar a seriedade e coerência das respostas. E foi exatamente isso que me encorajou a perguntar:
Sou borizado mas meu pai saiu do país e nos separamos há mais de 12 anos, nesse tempo passei por várias situações mas nunca tive alguém em quem confiava para dar sequencia a minha vida, gostaria de saber até onde posso ir, ou seja, o que posso fazer para meu exu, posso por exemplo matar para ele?
Obrigado e continuem a nos elucidar.
Emmerson, vamos regulamentar nosso vocabulo, quando falamos em matar, os leigos pensão que estamos fazendo algo errado, ok.
Nós imolamos/ fazemos sacrificio com animais, cujo sangue é o veiculo de àse mais propicio que existe, veja post clikando em minha foto “Sacrificio”.
Vc não poderá fazer nada sozinho, caso não tenha conhecimento de causa e autorização do ‘alto’. Procure pessoas que possam lhe ajudar e pedir ajuda para seu caminho se tornar menos dificultoso, ok.
Ire o.
Agradeço imensamente sua prontidão e orientação Da Ilha, e espero que minha forma coloquial de falar não tenha induzido nenhum pensamento errônio. Por um instânte me esqueci que é um espaço aberto, peço desculpas.
oi, antes de tudo eu gostaria de parabenizar o trabalho de vcs com esse site…. mto bom…
eu gostaria que alguem me respondesse o porque que os caboclos de umbanda incorporam e vestem-se de um jeito (vestem-se com um cocar e incorporam-se abaixando e fazendo o gesto de puxar uma flecha) e os de candomblé de outro jeito (parecem que os boiadeiros e os caboclos se vestem praticamente igual, com um pano torcido na cabeça e incorporam-se ou batendo no peito e rodando ou abaixando a cabeça e o tórax e dando um grito parecido com isso “heeeyaa”)
é uma dúvida minha…
eu tenho um caboclo sete flechas e ele vem batendo no peito e rodando, e vejo todos caboclos nos vídeos do jeito que descrevi…
mtmtmt estranho pra mim…
Luciana,
São as falanges e suas linhas. São os chamados caboclos de Pena e toda sua edumentária indígena, reverenciam sua tribo. Há os boiadeiros cacoclos sertanejos, etc.
Axé.
Gostaria de saber sobre o cabloco 7 luas, se ele é um ídio popular na umbanda se ele é gostaria de saber como saber meu orixá ou guia de proteção seria somente atravéz dos busíos???
obrigado
Julio eu já ouvi falar deste caboclo, mas não tenho informações para lhe dar infelizmente, se alguém puder ajudar…
Quanto aoas seus òrìsá, somente através do buzios com certeza.
Ire o.
Boa tarde Julio!
O que conhecemos como caboclo é bastante complexo, 7 luas, Lua nova, Branca lua, Caboclo da lua entre outros. Esses nomes são pseudônimos para podermos identificar tais energias de modo superficial, para não chamá-los de caboclo ” A” chamamos por exemplo de Tupinambá. Mas o nome também pode esta relacionado a tribo, ou aldeia em que essas energias viverão antes de serem “caboclos” ou também podem ter haver com as “dimensões” ou “astrais” ou “região” (mata, cachoeira..) que estas energias vibrão. Mas a interpretação desses nomes vai depender do terreiro, da casa, do Ilé, da tenda ou etc. Como exemplo existe um trecho do ponto do caboclo da lua que é assim:
“Ele veio do oriente
Salve o caboclo da lua
Salve o senhor onipotente”
Neste trecho percebemos algo com a cultura oriental. certo?
Mas simultâneamente existe um artigo se referindo ao candomble de caboclo na cidade de São Paulo em que um dos “filhos da casa” na nação de angola entrava em entranse com o seu caboclo que se identificou como “caboclo da lua” e durante o transe, este cantava esse ponto:
“Caboclo flecheiro, sou da nação do Brasil Sou da nação do Brasil, sou caboclo, Caboclo flecheiro” (O candomblé de caboclo em São Paulo
Reginaldo PrandiArmando ValladoAndré Ricardo de SouzaPatrícia Ricardo de Souza
USP)
Neste ponto percebemos uma brasilidade acentuada e próxima ao nativo indígena. certo?
Então as questões “micro- culturais” existente dentro da atmosfera caboclo é complexa o que dificulta saber se o caboclo sete luas de um terreiro é o mesmo que do outro terreiro, ou seja saber se este caboclo é um índio ou não denpenderá dar leitura que vc fizer deste dentro de vários rituais pertinentes a caboclo.
Em algumas casas de umbanda vão dizer que este pertence a Oxalá, em outros casos Iemanja e assim por diante…
No candomble seu orisá ou inksi ou Vodum não influenciará diretemente ao caboclo que vc trazer, Um exemplo bem exdruxulo: Se caso for de Oxum não necesariamente seu caboclo será sete cachoeiras, ou das águas, ou coisas do gênero, ou uma cabocla propriamente dita, esta questão é relativa e tem que ser tratada com cuidado, na umbanda terá um tratamento adequado e mesmo asim poderá variar de terreiro para terreiro, no candomble também terá seus tratamentos adequado.
Caso o texto esteja confuso, favor manifestar
Tá bm.
Axé.
Obrigado pelas respostas, é que tive uma ótima impressão quando fui visitar essa tenda de Xangô na cidade de Joinviile em SC para receber uma cura, lugar muito muito simples sem nenhum conforto, lá fui atendido pela entidade índio sete luas, que me revelou sinais que só os médicos tinham me revelado, não me receitou nada, me examinou como um fisioterapeuta, ( a pessoa que recebe o espírito trabalha como cabeleireiro e as pessoas que o ajuda são empresários da cidade ) somente me indicou tratamento cromoterapia, passes em um centro espírita kardecista e tomar água fluidificada durante seis meses e voltar ao médico para novos exames, enfim voltei para casa com uma grande melhora emocional e renovado, Daí o meu enteresse à religião, vou procurar estudar melhor as doutrinas.
Goataria de agradecer ou orar como nas outras religiões, como posso fazer isso????
muito obrigado
JULIO
Boa noite Julio!
Agradeça ou ore de acordo com o que seu coração pedir.
Axé.
gostaria de saber sobre o caboclo 7 flechas…Axé..
Rodrigo,
Não temos esse tipo de informação específica. Acredito que em sites de Umbanda você encontrará o que procura com mais facilidade.
Axé.
Por favor eu gostaria de tirar algumas duvidas:
qual a relação dos catiços exus com os orixas, e se oxala repudia os exus catiços com base na sua kizila com exu orixa.
e se é certo uma pombajira utilizar a atori, ferramenta de oxoguiã.
e se uma pombijira pode usar de violencia, por exemplo, tentando esfaquear uma ekedi da casa.
e outra duvida é quando alguem mente a idade de santo ao seu novo
zelador, apenas para tomar a suas obrigaçoes na casa, oque pode acontecer com essa pessoa? o orixa se kizila ou a obrigação nao tem validade.
a hierarquia da casa tem sido quebrada
eu ja frenquento essa casa a algum tempo, mas agora entraram novos filhos de santo e eles fazem esse tipo de coisa que eu citei que pra mim, nao é correto. por favor me esclareçam, obrigado
Luiz,
Esta tudo errado nessa casa, o melhor a fazer é procurar outra casa se possível de nação, sem misturas com catiços e de axé.
Axé.
ola boa tarde meu caboclo deu o nome de Ajapura vc sabe algo sobre ele.. desde já agradeço
Esmeraldo eu não conheço, quem sabe um amigo ou outro moderador pode lhe ajudar.
Ire o.
o meu caboclo se chama caboclo Sete Pedreiras, gostaria de saber um pouco dele se fosse possível, desde já agradeço.
osteimuito,das;esplicaçoes e eu gostaria de saber mas sobre o cabloco seu joão das matas e seu boideiro
desculpas e sobre o caboclo seu joão das matas, e seu boiadeiro gostaria de ter mas conhecimento sobre eles e comidas e bebidas que eles gosta ,desde de ja agradeço fique com DEUS…
Olá, eu gostaria que alguém me dissesse se tem algum problema de, depois que voce levanta do chão na Nação…voce lavar duas vezes a cabeça com sabão de coco ? esde já obrigado
Sandra lave sua cabeça quantas vezes precisar, higiene é tudo.
Ire o.
Estou iniciando no santo e gostaria de saber alguns nomes de eres de oya onira que gostam de agua de coco e alguns malandros da linha de onira.
muito origada aguardo sua resposta ansiosa
mil bjs
Fatima, não existe Erè de Òya Onirà e sim Erè de Òya, geralmente este nome ele tráz ou o sacerdote o nomeia dentro do enredo deste òrìsà.
Quanto ao “Malandro”, não existe esta entidade na linha de Òyá e nem linha de Òya.
Se você estiver falando de Umbanda, na Umbandda não tem Erè e nem Malandro na linha de Òya.
Ire o.
Kolofé,
Existe algum Caboclo que não gosta de criança, me disseram que ele é muito raro, qual o nome dele?
Pollyana,
Não tem isso de “não gostar”. Geralmente caboclos mais velhos são mais sérios, então não têm esse “traquejo” com crianças. Mas nada relacionado ao fato de não gostar delas. É diferente.
Axé.
Sou novo de Santo tenho 23anos , 1 ano 4 meses de Feitura há sete dias vim sonhando com um caboclo sete encruzilhadas mais minha nação é Angola sou filho de Kabila (oxosse) Mais dizem que esse caboclo só se manifesta em filhos de umbanda é verdade? perguntei a minha mãe de sando mais ela ñ min responde nada eela dis que yao é sego , surdo e mudo :
Márcio,
Caboclo não tem pai nem tem mãe, se ele tiver que romper não importará se é feito ou não, se é de Umbanda ou não, apenas acho que esse nome não é de caboclo e sim de exú. Como ainda é muito novo, de tempo ao tempo, quem sabe esse caboclo não se apresenta para sua zeladora? Quem tem trás na unha!
Axé.
Pai Fernando D’Osogyan
Quem tem tem , e quem não tem quer ter
eu a nunca tive vontade de min envolver
mais “quem não vai pelo amor vai pela dor ”
eu era um dois piores traficantes de onde eu moro
quando eu entrei na cadeia eu via as pessoas que eu maltratei
ai quando eu sair eu procurei um terreiro para fazer um trabalho para eu fik livre disso ai nesse dia eu cai , sem consequir entender o que estava acontecendo com migo , ao termina eu fui embora correndo do terreiro e com três dias eu apaguei totalmente na feira e fui acorda no terreiro e dair pra frente eu começei e graças a nzambi e meu pai Katendê hoje eu estou bem , trabalho e faço faculdade !!!
“”” Mucuiú meu Pai “””!!!
Marcio,
Os Deuses existem para quem acredita neles, parabéns, que seu Inkísse lhe proteja sempre com saúde,paz e prosperidade.
Axé.
Axé, o meu caboclo se chama Sete Pedreiras, que pertence a linha de Xango, a pouco tempo ele pediu um fio de pedras, ja procurei, mas não sei que tipo de pedra que se destina a esse caboclo, peço que alguém possa me ajudar, muito obrigado!
Nadson,
Existem fios de pedras e até semi-preciosas, é so procurar!
Axé.
Olá a todos,
olha caboclo no candomblé é sim muito diferente do caboclo da umbanda…
maurício,
Não é não meu querido, o que muda é apenas a forma de cultuá-lo, a Umbanda foi criada através de um caboclo e tem uma liturgia toda peculiar e estruturada.
Axé.
ola gostaria de saber se algun nde voces conhece o caboclo urubatão de guia
queria saber mais coisaasobre esse caboclo
des de ja agradesso ase
Paulo,
Conheço apenas de nome, o povo de Umbanda deve ter mais informações.
Axé.
BOA NOITE GOSTARI DE SABEER UM POUCO MAIS SOBRE A CABOCLA JUREMINHA DA PRAIA, JA PESQUISEI PARA SABER SOBRE ELA MAS NAO ENCONTREI, PROCUREI UPARA VER SE ENCONTRAVA SUA IMAGEM MAS TAMBEM NAO ACHEI, ELA EA MESMA JUREMA DO MAR? ABRAÇO, ESSA CABOCLA E DE IEMANJA?
Lucia,
Cabocla Jurema que eu conheço não é da praia, e sim da floresta.
Axé.
Boa noite,eu gostaria de saber um pouco sobre o caboclo Treme Terra. Gostaria de saber o nome de sua tribo de origem,sei que ele é pele vermelha e por isso é da America do Norte! Estou no aguardo da resposta
Gustavo,
Cada entidade tráz seu ponto e sua história e seu nome verdadeiro. Quando estiver com esse caboclo pergunte a ele sua tribo e origem. Treme Terra é um nome genérico.
Axé.
gostaria de saber se exu é um caboclo. sou de libra 30 de setembro de 1963, e gostaria de saber de que caboclo eu sou. gostaria de mais informaçoes sobre umbanda.
Não. Exú não é um caboclo. Procure ler mais sobre ele por aqui no blog mesmo, ok?
Axé.
Boa tarde, estou buscando informações sobre três caboclos Espelho d’água , Infante do araripe e Raio de Sol. Já busquei muito, mas não encontrei absolutamente nada. Por favor alguém pode me ajudar? Como historias cantigas em que linha atuam?
Desde já agradeço!!!
Fabiano,
Eu não conheço nada sobre estes citados por você.
Axé.
ola amigos, sou uma pessoa perdida no momento pois eu estava com problemas fin. quando procurei uma casa de candoblé. para resumir a mae de santo do salao cortou para mim 4bodes 1 cabra e 8 galinhas e depois disso minha vida negativor de vez. entao muitas coisas aconteceu deixei de frequentar o salao dela e ate entao estou sem saber o q fazer ela agora ta com odio de mim depois q falei para ela q tudo q ela fez me atrapalhou mais. me ajudem.
Roni,
Não temos como te ajudar virtualmente. Você tem que procurar uma outra zeladora que seja consciente e idônea desta vez pra ver o que anda acontecendo nos seus caminhos. Corra de zeladores que prometem soluções à base de tanto sacrifício. As coisas não são desorganizadas assim!
Axé.
Boa noite,
A um tempo já havia procurado esse site em busca de saber mais sobre o Caboclo “Treme Terra” um índio de pele vermelha. Sou cambono do meu amigo e ele recebe essa entidade. O próprio Treme Terra pediu que eu buscasse saber um pouco mais sobre a linguagem dos caboclos pois logo logo meu amigo precisará “lavar a cabeça”,acredito que conheçam esse termo. Ele não pode me dizer seu nome verdadeiro pois é contra as regras,apenas me disse que é de uma linhagem de “Treme Terras” e afirmou que é o mais forte logo depois do Xangô.Como posso estar descobrindo um pouco mais sobre os rituais de Caboclos,ervas usadas,músicas e cultura deles?
Atenciosamente
Gustavo
Gustavo se você não é um ‘filho de Umbanda’ creio que você não deveria se aprofundar em assuntos internos, porém, se ele diz que você deve buscar, o tema está na net, está com ele e com o Chefe da casa.
Por que ele não lhe deu os ensinamentos?
Se você tem que buscar, que busque com quem conhece, no caso ele mesmo!
Livros sobre Umbanda existe muitos nas livrarias, com cantigas, Cd, rezas e etc., você compra e estuda tranquilamente.
Saber usar estes ensinamentos é uma outra história, você concorda?
Ire o.
Oi quem poder mim ajuda , eu estava ni um terreiro e um orixá nao entendo direito mim fez um sinal com a mao esquerda ele fez um sinal de hum revolve ou flexa e na mao direita ele a abrio e assim mostrando que ela estava aberta sem recolher nenhum dos dedos os 5 dedos para cima , nao entendi quem solber mim ajuda e-mail para mensagem Adolfo.silva-@hotmail.com
Adolfo você deveria ter perguntada a alguém da casa, na mesma hora.
Eu não conheço este sinal.
Ire o.
Ok. muito obrigado
Boa tarde,
Desejo saber mais informações sobre Caboclo Eiru ou Eru. Se ele só é cultuado em Umbanda ou Candomblé tb.
Elo que soube, em yorubá Eru significa carego, mais até aí é bom se entender se isso é bom ou ruim. Podem me ajudar, indicando até outras fontes de leitura e entendimento.
Agradeço e aguardo resposta.
M.
Michele Eru = carrego (ebo), não tem nad a ver com este caboclo.
Caboclo que eu não conheço.
Nosso amigo Bizzy Boy poderá lhe ajudar se ele ler este artigo, ok.
Não confunda estas duas palavras.
Ire o.
Oi boa noite nem sei como começar moro no Japão e nw tenho muito como me informa e nem pedir ajuda bom uma amiga da minha mãe que resebe entidade já tinha me falado qui eu tinha o caboco pena branca e até me deu a imagem mas essa quinta-feira ela veio aqui em casa e quando ela tava fazendo o jyorei em mim comecei a senti umas a senti uma sensação esquezita nw convivo espenica mas minhas pernas e mãos começarão a mexe sozinha e eu tentava fala mas a voz nw saia a amiga da minha mãe falo q o caboco tava querendo em encorpara em mim (nw sei se e assim que fala ) nw senti medo mais fiquei muito assustada queria saber se eu recebo mesmo ou foi coisa da minha cabras ou se eu recebo mesmo queria saber oque devo fazer pra envolvi Desculpas por ser tão longo mas preciso muito de ajuda dêsde já obrigada
Danila a melhor coisa que devemos fazer nesta hora e deixar a energia fluir. Ela não vai lhe causar nenhum dano.
Acalme-se, deixe ela se manifestar, mesmo que você esteja consciente, vendo e ouvindo, deixe que ele saberá conduzir toda a história.
Caboclo Pena Branca dentro da Umbanda vem na linha Osalá.
Uma entidade caridosa, humilde, prestativo e ótimo conselheiro.
Não se assuste, quanto mais você se assuta ou freia este contato mais difícil será a incorporação.
procure rezar seu anjo da guarda, rogando proteção, luz e bênçãos das energias positivas da falange de Caboclos.
Se tiver duvidas, pode contar com a gente.
Ire o.
boa tarde gostaria de saber sbre boiadeiro das aguas claras pois sou feito no ketu e meu caboclo é este que mencionei boiadeiro das aguas claras gostaria de saber algo sobre ele
Ola Pai Tomege. Makuiu!
Gostei de seu texto entretanto discordo de uma coisa. O candomblé de caboclo, no meu ponto de vista,não pertence ao Candomblé de Angola, tendo visto que Angola cultua Nkisi/mukixe e nao caboclo.
Aprendi que Kitembu(rei da naçao Angola)foi quem abriu espaço para a manifestação dos indios e boiadeiros na nossa religião, permitindo que eles cantassem e dançassem ao ritmo do kabula, barravento e kongo. Porém isso nao quer dizer que a nação Angola o tenha adotados, pois nenhum ritual dessa naçao exige o culto aos ancestrais brasileiros. Eles não usam as linguas usadas no culto ao nkisi(que sao o kimbundo e o Kikongo). Em suas cantigas costumam falar em orixa tambem. Ja vi algumas casas de ketu tocarem para nkisi antes de cantar para caboclo dizendo que caboclo é de Angola. Caboclo é do Brasil. Nenhum caboclo que eu conheço pertence a cultura bantu.
Olá! Gostaria de saber onde posso ter informações sobre o caboclo Tupiniquim. Já procurei a história dele e não encontrei.
Agradeço desde já.
Tiago não conheço.
Ire
Boa noite, gostaria de saber algo mais sobre Iemanjá Akurá, ficaria muito contente se alguém pudesse dar informação sobre ela. Ah! e sobre regularização de casa de Axé. Beijos aguardo resposta.
Olá Thiago,
Pergunte ao Caboclo! cada ente é único!
Os Tupiniquins são um braço dos Tupis e coincidentemente foram os primeiros indígenas e terem contado com os Brancos portugueses, por que suas tribos se situavam no litoral de Bahia (Porto Seguro, aonde chegou Pedro Álvares Cabral) e no litoral de São Paulo (São Vicente, aonde chegaram os primeiros colonos).
São, dentre as sete linahs de Umbanda, da linha dos Caboclos de Oxóssi, da Falange dos Tupi. Não posso ir mais além.
Motumbá!
Carmem, poste sua dúvida na postagem de Qualidades de Iemanjá.
Motumbá!
Carmem eu não sei de que cidade você é.
Existem várias associações na web que oferecem este serviço, creio que um bom advogado também pode lhe ajudar.
Sobre qualidade de òrìsà temos por norma não aprofundar este assunto, isto se resolve dentro do Ilè Àse.
Ire
Gostei da explicação, objetiva e simples!
Gostaria de saber se um abiã pode receber caboclo?
Michel não misture, a Umbanda é muito diferente do Candomblé.
ire
Queria saber se existe ou alguem já ouviu falar de caboclo Pena Pesada?
Rodrigo eu não conheço
ire
Olá Rodrigo,
Também não conheço e, apesar de não haver uma regra defnida, esse não parece um nome de Caboclo… Cuidado!
Motumbá
Bizziboy, bom dia!
Eu fiz uma pergunta e não sei mais onde foi, por isso estou refazendo.
Na Umbanda Yemanjá chora, atuada nas pessoas e Oxun chora , atuada nas pessoas, quando contrariada, vi muito isso. è em virtude da relação lágrima-água?
Outra coisa, todo iniciado sai do pegy sob um alá, não vejo isso no Candomblé, logo isso é uma prática restrita à Umbanda?
Um abraço e muito axé pra você.
Mário aí está a resposta.
Enviado em 05/07/2014 as 10:15 am
Sua benção, Baba Da Ilha! Olá Júlia!
Do tempo que tive de Umbanda, nunca vi tirada de vumbe, apenas em casas das chamadas Umbandas Traçadas, que o fazem no caso de médiuns que tenham Orixá assentado.
Olá Mário!
Oxum, Yemanjá, Nanã, Oxum e Oxalá são duas coisas, na Umbanda: Ou são caboclas que trabalham nessas linhas, que falam, atendem e são os guias de uma médium (raramente homes trazem caboclas). Caboclas não choram a torto e direito, e elas tem seus motivos quando choram, o que é raríssimo, que fazem parte do mistério da entidade. Se a pessoa chora incorporada, não é a entidade…
Se não são Caboclas, são entidades chamadas Santas, que são seres ligados à água ou ao ar, ou seja, são “Ondinas”, e perceba que água, na Umbanda, significa sentimentos.
Essas entidades não falam e são elementais, ou seja, seres sobrenaturais que não viveram em nosso plano existencial e sim, choram, mas não toda hora! Essas entidades não pertencem ao médium, pertencem ao Caboclo (a) do médium e só esta entidade, os Caboclos, trazem santas para trabalhar com o médium.
Numa boa, e não me leve a mal: um bom dirigente de Umbanda saberia dizer que se uma pessoa incorpora sua santa e ela chora toda hora ou muitas vezes, ainda mais se for contrariada (!!!) o médium tem sérios problemas de equilíbrio emocional e precisa de ajuda!
Motumbá!
Boa noite primeiro q td mim ajude não e milnha
religião mais encorporporei no dia24 de dezembro desse ano uma senhora se setenta e dois anos estou em pânico. Mim ajude
susy,
Procure uma boa casa para fazer um jogo e ver que fenômeno foi esse.
Axé.
Ola pessoal, td bem? Sabem aqueles tipos de sonho em que nao parecem que estamos sonhando? Quando vc esta con sono mt pesado mas ainda esta meio q com os olhos abertos e meio fechados , pois bem a mais ou menos dois dias antes de ir durmir estou assim e ontem estava no sofa assistindo a tv. Mas o sono falou mais alto e acabei cochilando , um cochilo bem leve desses que relatei, percebia no sonho que havia alguem em pé ao meu lado meio que iclinada pra mim e estranhamente sentia-me saindo do meu corpo como se estivesse flutuando foi algo muito estranho pois nunca aconteceu isso cmg lembro que eu olhava pro lado mas só conseguia ver a silhueta dessa pessoa e parecia mt ser uma mulher lembro que senti mt medo ouvia alguns sons tbm enquanto eu parecia sair do meu corpo, no meu subconsciente pedia a Deus pra me livrar daquilo até que despertei de algo que nen parecia que eu estava dormindo pois o cenario era o mesmo e a posiçao que eu estava durmindo tb, enfim, agora na hora de durmir novamente algo parecido, mau cai no sono e essa mulher veio novamente perto de mim, parecia que ela me chamava algo do tipo, mas ao fundo do sonho ou da visao que tive ouvi o nome XEXEU XEXEU. Duas vezes seguidas, fiquei muito intrigada e pra falar a verdade estou com mt medo, se tiver algum especialista em algo do tipo por favor entre em contato cmg, alem do que relatei existem coisas a mais que se passam na minha vida que possa ter alguma coisa a ver !!! Por favor me ajudem whats:11 963604531
Thali,
Não me parece problema de santo, porém, para ter certeza seria interessante procurar um bom jogo de búzios. Procure também um terapeuta ou psicólogo para uma consulta.
Boa sorte
Axé.
Motumbá meus irmãos,
Infelizmente não consegui ler todos os comentários, para saber se minha pergunta já foi questionada anteriormente.
Mas existe alguma literatura pesquisando a origem do candomblé de caboclo? Os primeiros registros disso? Será que realmente se deu com os povos bantos e a visão deles sobre os índios serem os donos da terra e que também deveriam ser cultuados?
Asé
Junior o dono deste terra é o índio, quando os africanos chegaram aqui sabiam deste detalhe.
Eu não conheço os detalhes desta página da história e não conheço nenhum livro a respeito.
Mas, caboclo e Candomblé são cultos completamente diferentes e não se cruzam.
Ire
Olá Junior,
Já pesquisei um tanto sobre isso, mas não se encontra quase nada. O que é notável é que tanto o Xamanismo brasileiro, o culto de muitas etnias que falam as línguas Bantu e o culto Yorubá possuem incorporação de espíritos de pessoas mortas, relativas ou não.
Para os Indígenas, muitas etnias, eram chamados de Maná, espíritos de grandes guerreiros ancestrais (Caboclos).
Os Bantus incorporavam seus velhos e longevos ancestrais, estudos mostram que esses ancestrais veneráveis eram aqueles que atingiram idades avançadas (negros e velhos) e observe que o culto Bantu pouco ou quase nada tem a ver, em sua origem,com o culto a Baba Egungun dos Yorubá.
Os Yorubá incorporam espíritos elevados e puros, que manifestam-se como crianças e carregam grande força divina, os Eres, que aparentam-se com crianças.
Caboclo, Pretos Velhos e Crianças são a tríade da Umbanda, o que é bastante curioso!
Mas focando no Índio e no Bantu, os primeiros a serem escravizados no Brasil o culto ao ancestral era muito ligado a adivinhação e a orientação nos assuntos cotidianos, imagino que a perseguição e a escravidão tenham sido “assuntos cotidianos” suficientemente sérios para que eles buscassem conselhos com seus guias espirituais. A pretensa “conversão” ao catolicismo e o sincretismo criaram condições para a continuidade do culto aos Jinkisi… BAM! Surge o Candomblé de Caboclo!
Aparentemente, o Candomblé de Caboclo surgiu de forma bastante natural logo com a chegada dos primeiros negros da etnia Bantu e se estendeu às demais etnias, como extensão do culto secreto dos escravos nas senzalas.
Motumbá
Colaborando:
Bizzi O culto yoruba não tem incorporação de Ere.
Egbé òrun e ómó titun são as energias puras e infantis que trafegam por nós.
Ire
Da Ilha!, boa tarde,
Não entendi!!!
O culto yoruba não tem incorporação de Ere.
Egbé òrun e ómó titun são as energias puras e infantis que trafegam por nós.
O culto yorubá, a que o senhor se refere é o Tradicional?
Se assim for, Egbé òrun e ómó titun trafegam, significa transe?
Um abraço.
Mário estou falando de culto tradicional sim
Não temos Ere (dentro da filosofia do Candomblé, que eu acredito estar mais próximo de ómó titun)
Estes seres infantis (que significam a pureza do universo) incorporam.
Ire
Boa tarde, Da Ilha!
É, temos muito que aprender!!! Muito obrigado.
Um abraço
Sua Benção Baba da Ilha,
Me perdoa, foi realmente uma “Ultra simplificação” da minha parte! rs
Motumbá
Kolofé.
Como vai Tomege de Ogum?
Eu estou passando aqui para desejar um feliz final de 2015 e um próspero ano novo repleto de virtudes e bençãos.
Motumbá Fernando D’Osogiyan
Por favor vc pode me explicar porque os caboclos que viram no candomblé eles são diferente como a incorporação na Umbanda, pois os caboclos se curvam ao cumprimentar como os orixás desculpe não sei explicar muito bem mas é mais ou menos assim vc pode tirar está duvida por favor.
Agradeço meus respeito.
Olá Ajeferson,
Se me permite contribuir, o modo de cumprimentar de um Caboclo varia de casa para casa, seja uma casa de Umbanda ou Candomblé.
Geralmente um Caboclo que incorpora em um médium que atua no Candomblé utilizará dos preceitos que seu médium aprendeu.
Na Umbanda, não que eles sejam “mais livres”, mas sim o fato de qur seus médiuns têm menos preceitos quando o Caboclo começa a incorporar, então a entidade pode demonstrar suas particularidades.
Motumbá
Motumbá bizziboy
Agradeço pela sua palavras.
Àsé o
Alguém conhece um site que tenha a reza de abertura da festa de caboclo?
Vixe Cida… tem muitas! heheheheheh
Sabe um pedacinho?
Eu particularmente gosto muito de abrir festa de Caboclo com esse:
“A noite é linda
quando a casa me recebe
quando serve de acalanto
ao dia que vai nascer
Canção de vida
me ensinando a caminhar
na mais clara direção
do verão ao amanhecer
Casa de Caboclo
parede feita de chão
tem telhado de sapé
Casa de Caboclo
é morada abençoada
desse povo que tem fé”
Motumbá
O que seria um “bossé”?
Olá Paulo,
Se puder contribuir, pelo que sei, depende do contexto: Bossé pode ser o nome que alguns Caboclos usam para se referir a uma pequena bolsa ou capanga, parecida cim uma pochete; ou trata-se de uma folha, conhecida também como Gitó ou Pau de Marinheiro, árvores do gênero Guaraea que são das espécies muito especiais de plantas que nascem nativas tanto na América do Sul quanto na África.
Motumbá
Olá, primeiramente gostaria de parabenizar os idealizadores desse site.
Gostaria de saber sobre o cabloco Raio de sol, já procurei em vários sites e nada encontrei.
Olá Rodrigo,
De praxe, cada Caboclo é único, você saberia mais sobre ele conversando com ele. Se for uma entidade que você carrega, peça ajuda para seus amigos o entrevistarem!
Raio de Sol é um nome mais utilizado por Caboclas de linhas bem raras, mas nada impede que sejam adotados por Caboclos também. São Caboclos que vibram com Oxalá.
Os Caboclos do agrupamento RAIO (Raio de Sol, Raio de Luz, Pedra do Raio etc.) são conhecidos por serem bastante exigentes e trabalham para mudanças bem radicais no comportamento de seus médiuns, ou então simplesmente se afastam e deixam o trabalho para outras linhas.
Motumbá
olá boa tarde benção a todos sou filho de Oxóssi meu caboclo chama se capangueiro. Xetruá aminakueto sambagola caboclo!
Boa tarde é caboclo gentileiro ou boadeiro gentileiro o certo?
Olá, me chamo Alessandra,
Como estou buscando informações sobre o Caboclo Sete Quedas, encontrei este site. O google me trouxe aqui pelo comentário da Mara de 05.11.2009.
Gostaria de contar para vocês o motivo da pesquisa.
Uma prima de minha mãe ( a primeira falecida há 02 anos e a segunda falecida há 30 anos) contou-me que meu avô materno, falecido, na década de 50 quando minha mãe tinha 10 anos, incorporava essa entidade e dava 7 saltos altos e fortíssimos que à deixavam com muito medo, pois era uma criança na época.
Desde, que soube desse fato, vira-e-mexe, ele me vem a memória e fico buscando informações sobre o Caboclo Sete Quedas. Não sigo nenhuma religião, mas tenho muito interesse em conhecer mais sobre a espiritualidade do meu avô. Peço desculpas se meu comentário soar inadequado.
Abraços fraternos.
Sila,
Conheço por Caboclo Gentileiro, Caboclo Gentil , caboclo de Pena.
Axé.
Alexandra eu busquei e encontrei:
https://clubedeautores.com.br/ptbr/book/168908–Levantate_e_me_acompanha#.W75B8HtKjIU
Sinopse
História da vida terrena de um índio chamado Sete Quedas, hoje Espírito de Luz atuante na Linha da Umbanda. Esta obra foi psicografada pelo médium Pai Zezinho de Oxossi, inspirado pelo Espírito Agundê Totô – um preto velho chamado Pai Francisco.
A vida do Caboclo Sete Quedas em livro.
Entre no Google e escreva: A vida do caboclo sete quedas
Ire alaafia