Durante o primeiro processo de iniciação, que normalmente tem a duração de 21 dias, são diversos os rituais que têm lugar, e pelos quais os Yaôs têm que passar para poderem receber o seu Orixá de forma íntegra.
São tomados diversos cuidados para que o iniciado possa de facto, dali para a frente estar munido do conhecimento necessário, mas também de defesas necessárias, uma vez que vai nascer para a sua “nova vida”.
Não se trata só de munir e proteger o espírito das defesas necessárias, mas também o seu corpo físico, e nesse âmbito, são feitas as chamadas Kuras.
As Kuras são incisões feitas no corpo do Yaô, que por um lado representam o símbolo de cada tribo, como o símbolo de cada Ilê (casa ou terreiro), mas têm o objectivo de fechar o corpo do Yaô, protegendo-o de todo o tipo de influência negativas.
Para isso são feitas as incisões (o que chamamos de abrir) e nessas incisões é colocado o Atim (pó) de defesa para aquele Yaô (iniciado). O Atim tem uma composição base de diversas plantas e substâncias, mas o Atim utilizado para as Kuras, contêm também as ervas do Orixá daquele Yaô em quem ele vai ser aplicado.
Sabemos que em algumas casas a Kura pode também ser tomada como infusão de ervas, porém na maioria das Casas de Candomblé, as Kuras, que são de origem Africana, são feitas como incisões ou cortes, e nesse cortes são colocados pequenos punhados de Atim, para que esse Atim penetre no corpo e o proteja de males exteriores enviados contra a pessoa.
Normalmente, as Kuras são feitas no peito, dos dois lados, nas costas, também dos dois lados e nos braços; evitando assim que de frente, de costas ou no manuseio de qualquer coisa algo negativo possa entrar no corpo do Yaô.
Além dessas, na feitura do Santo, abre-se também o Farim, que é uma Kura no centro do Orí, do Yaô, que por um lado impede também que algo de mal possa entrar na cabeça do Yaô, mas que facilita também a ligação com o seu Orixá. É comum também fazer-se na sola dos pés para evitar que o pisar de algo negativo possa interferir com o Yaô, havendo ainda, alguns zeladores que fazem uma Kura na língua dos seus Yaôs, para que os mesmos não comam comidas “trabalhadas”, e caso as comam, para que essas comidas não lhe façam mal.
eu acho uma falta de respeito com o orixá fazendo essas coisas amostrando o que as pessoa passam dentro do roncó vocês são uma vergonhas da nação do povo espirita.
Felipe boa tarde, veja que mesmo com sua grosseria e falta de educação, eu me dirijo a vc com um “boa tarde”. Isso é norma de cortezia e educação e principalmente entre membros de uma mesma comunidade religiosa esta cortezia deve prevalecer. Vc tem todo direito de reclamar e dizer o que desejar, por que quando colocamos uma informação no blog, estamos nos expondo e claro isso pode causar as mais diversas opiniões, mas graças ao nosso trabalho de discução da religião e divulgação do Candomblé temos tido muito mais elogios e incentivo do que respostas como a sua.
Felipe,este texto se não estou enganado é da revista “O Cruzeiro da década de 50”, a foto eu tenho certeza que é. Veja bem que na época também houve muita discussão, que logo foi esquecida, o que acho um erro, deveríamos discutir até os dias de hoje se é certo ou errado “esconder” dos filhos certos preceitos e dar início desta forma a criação de uma orda de zeladores marmoteiros e sem cultura alguma no nosso meio religioso, deveríamos discutir se é melhor divulgar o possível e necessário ou acontecer o que vemos hoje na Angola, que está em franca recuperação, mas que já sofreu muito por não ter seus fundamentos passados aos iniciados, o que deu origem ao que vemos hoje de Casas pretenssas de Angola e que na verdade tocam outras coisas (invenções). É claro que não fala em público de fundamentos de feitura e vc não viu isso nesta foto ou no texto, isso também somos contrário e vc jamais verá aqui uma menção sequer.
Mas não nos colocamos nesta sua trincheira de guerra para jogar pedra em quem está colaborando de uma forma honesta com a divulgação do Candomblé (que não é espiritismo). Não seja purista e puritano ao extremo, isso só vai gerar mais desinformação entre nossos irmãos, sou o Tomege do Ogum dia 27/10 completo 21 anos de iniciado e quero seu respeito assim como eu o respeitarei, sendo vc mais novo ou mais velho do eu. E seu respeito virá quando vc me retornar para explicar com fundamentos seu comentário. Tomege do Ogum.
Adorei a postura !
Ah, parabéns por seu tempo no santo…
Tenho certeza que Ogum vai sempre continuar abençoando os seus caminhos e te dando mta coragem pra seguir junto com a Manuela e outros colaboradores um trabalho sério e respeitoso.
Um bj carinhoso.
Elaine
Elaine boa tarde,vc é das pessoas mais assíduas no blog, e api como está esse nariz empinado? ABIÃN rsrsrs. Tomege do Ogum
Tomege faço das palavras Elaine minhas tb, porque eu acho que esse cara deve ser louco ou esta obssediado por um mal.Entrei aqui pela primeira vez e adorei saber disso, porque eu desconhecia os fundamentos da abertura de cura.Queria poder fazer todas se não fosse o meu medo porque eu fiz e quase desmaiei é que tenho muito medo de injeção eu até desmaio rsrsrssr.Parabéns pelos anos de santo. Eu ainda chego lá com mesmo otimismo e hombridade de vcs
Boa tarde Felipe,
Sabe, eu hesitei entre publicar este seu comentário ou simplesmente apagar devido à forma desrespeitosa como você se dirigiu a nós, mas ao mesmo tempo não quis deixar de publicar a sua opinião para não lhe dar argumento de que nós aqui não publicamos as opiniões contrárias à nossa. Este blog precisamente é um lugar de informação e divulgação, sempre com o maior respeito pela nossa religião e pelos princípios que ela integra, especialmente o de não divulgar ou devassar informações e conhecimentos que não podem de todo ser passados para quem não os vai entender e mais não vai fazer do que dar um mau uso aos mesmos. Nada no texto acima é informação que não possa ser divulgada, aliás porque o sangue e as kuras são uma das coisas que mais atemoriza as pessoas com relação à nossa religião, então, nada melhor do que fazer passar a informação clara e necessária para que as pessoas possam perceber o porquê destes rituais, mas sem desvendar aquilo que realmente é segredo em relação a eles e que deve permanecer nos roncós e nas casas de candomblé.
É precisamente contra essa postura de manter secreto o que não tem que ser secreto – e que pode ajudar as pessoas nos seus passos dentro da religião – e contra essa postura de atemorizar as pessoas que eu me coloco, por isso achei também de muita utilidade deixar entrar aqui um comentário do gabarito do seu.
Tal como o meu irmão Nelson, gostaria que você fundamentasse a sua opinião para que possa haver de facto uma troca de opiniões e conhecimentos. É para isso que existe este blog.
Que os Orixás o abençoem e iluminem o seu caminho!
Axé!
Oi Nelson,
Boa tarde!
A minha presença constante no BLOG é por conta de um trabalho sério e mto gostoso de ler e discutir…Mas vamos parar com a “rasgação de seda” né?! rsrsrs. Qto ao meu nariz rsrs nem é tão empinado assim. Td intriga da oposição rs.
Até mais…
Bj
Elaine gosto muito de vc, vc tem senso de humor e isso é fundamental. Mas vc percebeu o abiã em letras garrafais rsrsrsrs? Tomege do Ogum
Tem uma respsota minha (fresquina no bom sentido rsrsr) em Nanã, vc pode comentar prá mim?
Nelson,
Obrigada pelo carinho mas vamos ao q interessa rsrsrs !!
Num entendi o por quê do ABIÃ em letras garrafais. Do que se trata ? Ah, qto ao comentário já deixei lá em Nanã, pq queria que eu comentasse hein, hein ??
Bj
Elaine boa tarde em algum lugar do blog vc falou que uma pessoa tinha te falado que vc tem “o nariz muito empinado” e vc comentou que tentaria a partir de agora “ser uma boa abiã”, não foi vc não? se não foi desculpe rsrsrs mas foi só brincadeira.
Sobre vc falar do texto em Nanã, não sei deu vontade e parece que foi bom, sua visão é bem interessante também por que vem com uma outra carga de conhecimento, diferente. Estamos querendo abrir mais espaço de debates e troca de idéias. Tomege do Ogum
Boa Noite Nelson,
Ah, fui eu mesma que falei isso. Qto a ser uma BOA ABIÃ, analisando agora o contexto do seu comentário em Nanã penso que não sou ruim rs “…é assim em tudo dependendo ao angulo de visão a coisa pode ser boa ou ruim…” Essas são palavras sua rsrs. Mais uma vez obrigada pelo espaço para que eu possa expor minhas idéias.
Até logo!
Bj
oi nelson e com muito prazer que visito seu espaço e gostaria que vc mim respondeçe uma duas perguntas importantes para mim sou filho de longum ede com iansa e gostaria de saber uma coisa tenho uma amigo que e feito e ele coversou comigo e mim disse que era normal uma pessoa que recebia orixa ouvir algumas coisas ou ver e o pai de santo dele disse que a pessoa nao pode apagar totalmente isso e verdade
gostei muito do posicionamento de vcs quanto ao q foi dito, foi super bem explicado, e claro não achei nada demais afinal de contas não foi revelado nada tão grave assim.
Ledarry boa noite voute pedir que leia o que eu acho disso. Este texto está na barra lateral lá em cima na caixa Autores Nelson, entrando nesta caixa vc terá vários textos ja publicados, vá em Next até achar o texto “Sou Filho de Orixá”. Não é a verdade absoluta mas é a minha forma de ver e penasr estas situações. Tomege do Ogum
Boa Tarde Nelson gostaria de saber se para vc saber os fundamentos dos orixás vc tem que dar sete energias diferente para exú é um juramento que fazem quando é feito de santo não sei de nada só ouvir dizer isso.Um grande abraço.
Olá Daniela,
O que você entende por conhecer os fundamentos dos orixás? Se se refere a conhecer as qualidades e todas as características necessárias para a feitura, então isso você vai ficar sabendo no processo de preparação para a feitura, num jogo que deverá ser feito para apurar tudo isso e o que exactamente o orixá ou orixás pedem para essa feitura.
Já isso de dar sete energias e fazer juramentos não pertence ao ritual do candomblé.
Axé!
Obrigada Manuela por esclarecer as minhas dúvidas eu disse para vc que eu não sei do fundamento só ouvir dizer sobre isso.
Olá, meus amigos e irmãos. Muito boa tarde. estou conhecendo agora este sítio, e já me encantei. Apesar de algumas opiniões contrárias ( e aqui, acho justo dizer que a melhor resposta foi conceder espaço á pesada crítica de um irmão), vejo que as informações passadas, têm uma característica muito mais elucidativa, do que , própriamente, desvendar segredos de axé. Os conceitos passados são, quase que necessáriamente, de cunho informativo daquilo que pode ser “passado”, sem comprometimento da causa candomblecista. Um grande abraço á todos, e continuem, pois precisamos de pessoas como voces, á frente do nosso já tão sofrido e dividido povo.
Que Oxum lhes conceda todos os desejos de seus corações, E um novo ano, cheio de amor, saúde e fé.
Axé.
Olá Marcos,
Obrigada pelas suas palavras.
Nós aceitamos a critica, especialmente a construtiva, e mesmo quando acreditamos que a critica não tem fundamento e é negativa, pensamos que o melhor mesmo é responder e tentar encontrar um concenso numa discussão equilibrada. É também da discussão que nasce a luz e ninguém é dono da verdade absoluta sobre nada. Assim, humildemente vamos tentando aqui passar a informação e os conhecimentos, nossos ou de outros irmãos, sempre com a intenção de dar a conhecer a nossa religião na sua enorme beleza e riqueza espiritual e cultural.
Retribuo os votos de um novo ano repleto de amor, saúde e fé, e que Nanã nos conceda sempre a sabedoria para levar as nossas vidas para a frente!
Axé!
Oi Manuela, boa noite!!!
Eu te indagando sobre a razão das curas e esse post aqui, bem na minha frente!!=D kkkkk Eita, leseira! kkkk
Obrigada pelas respostas e pela paciência. Ah! Adorei a pubilcação. Tá iguazinha a explicação que me deste!! =D
Beijos
Já é a segunda vez que visito esse blog, a primeira vez bem rapidinho, rsrsrr, mas não há dúvida que o trabalho de vocês é muito ´serio e isso é ótimo. Parabéns pela construção e esclarecimentos.
Jussara obrigado pelo carinho, volte sempre e leia o que for de sua vontade, esteja em casa.
Já viu a materia na capa sobre intolerancia religiosa? é muito importante, por favor, leia. Tomege do Ogum
Boa tarde,
Eu fui pela primeira vez me consultar com uma mãe de santo aqui na minha terra salvador-BA. Sempre admirei a religião mas nunca tinha ido a um terreiro. Ela jogou os buzius, posteriormente fez um trabalho pois sehundo ela as coisas não estavm bem. Sou filho de Ogum e Iemanjá. Gostaria de me aprofundar mais na religião, fazer esse o rutual de fechar o corpo e tal. O que você indica? Alguma terreiro em Salvador voce me indicaria?
abr e parabéns pelo blog
Hugo te indico que continue com essa mesma pessoa que jogou para vc, se ela tiver uma casa de axé. Sobre as kuras elas tem um funçãopuramente ritual e são feitas neste contexto, a kura não tem pode mágico de fechamento de corpo, elas estão ligadas a rituais específicos. Tomege do Ogum
Aos meus queridos Nelson Souza e Manuela:
Gostaria de parabenizá-los com relação a postura e educação que tiveram quanto ao comentário crítico e acirrado do Felipe postado em outubro 2008. Fico muito feliz quando percebo que na minha religião as pessoas usam a EDUCAÇÃO, HUMILDADE e SABEDORIA como um diferencial. Um forte abraço aos dois e a toda a Equipe.
Nelson,
Boa tarde. Primeiramente parabéns pelo Site. Fantástico, rico e interessante.
Eu sou de Salvador-BA, sempre admirei o Candomblém sem nunca ter frequentado. Fui pela primeira vez há algumas semanas. A mãe de santo jogou us buzios e posteriormente fiz um trabalho já que segundo ela as coisas não estavam muito boas.
Sou Filho de Ogum e Iemanjá. Me interessei pela religião. Como devo começar? Você indica algum terreiro aqui em Salvador? Gostaria de fazer o ritual de fechar o corpo, por onde começo?
Hugo sua resposta está logo acima. Tomege do Ogum
Sr.(a)
Primeiramente queria parabenizar vcs sobre este site, que está sendo de muito utilidade pra mim, pois sou feita no santo, só que infelizmente não posso ficar diretamente na minha casa, pq fica muito longe, assim acompanha de vez em quando os boris e orôs e até mesmo as festas… e até mesmo por problemas que toda casa de candomblé tem, como por exemplo a “Yá” querer que entre +/- 20 filhos de santo, somente pague uma mensalidade de R$ 150… bom mais não vem ao caso.
A minha pergunta é o seguinte: Como funciona na quaresma? É verdade que durante a quaresma os orixas “dormem”, sendo ke é colocado um pano branco em cima dos ybás e kem cuida da gente é nossos èsus e ke um dia antes da sexta-feira santa temos que durmir no barracão pra ke no outro dia, em jejum temos ke abrir cura… e depois das 6 horas da tarde a “Yá” toca o adja acordando os orixás???
Obs.: Tenho somente 1 ano de santo, por issu essa dúvida, desculpa!!!
Jana este comportamento de se “afastar” ou que o Orixá esteja “dormindo” durante a quaresma era utilizado na época da repressão a religião, por parte da polícia e da igreja católica. E para não entrar em conflito com essa repressão as casas adotavam este período de reclusão onde não se toca ou não há manifestação de Orixá. Mas os tempo mudaram e nõs temos necesidade de nos subordinar a crenças de outras religiões para nos pautar. Por isso eu penso que este costume já deveria ter sido abolido,por que afinal de contas os Orixás não se afastam ou dormem neste período, é uma questão cultural sem fundamento religioso. Sobre as kuras o entendimento é que se o Orixá está ausente as kuras protegeriam os filhos, isso tb está ligado ao conceito de que neste período de quaresma o diabo está solto e então o filho precisa ser “defendido”. Como nocandomblé não há culto a diabo, não há motivos para se defender desta figura exclusivamente católica. Tomege do Ogum
Vamos ver se eu entendi… desculpa é ke sou um pouco devagar mesmo pra entender… rsrsrs
Então, significa que não há necessidade de abrir kuras, pq os orixas não se afastam… os orixas sempre estará nos protegendo…???
Hummm mais uma perguntinha… Na minha casa costuma-se na quaresma fazer cortes pra exu, a pergunta é: Fiz minha obrigação de 1 ano em Janeiro, há necessidade de dar outra vez o corte pra exu???
Mais uma vez obrigada, pois estou aprendendo muitas coisas aqui com os Sr(s), muito obrigada mesmo…
Jana o que digo é que a tradição não vê nem encontra fundamento em abrir kura depois da iniciação e muito menos dar oferenda a Exú com intuito de “proteger” o filho no período de quaresma.
Kura é feita na iniciação e tem função ritual específica como vc viu no texto acima. Tomege
Assim… muito obrigada por ter tirado minhas dúvidas, tenho ainda muitas dúvidas, mais vou perguntar aos poucos, pois tenho um pouco de vergonha…
Mais desde já Sr., agradeço a atenção ke tem para com todos aqui… e vcs estão de Parabéns…
Obrigada,
Lorum Mokuafè
Jana, a coisa funciona assim, vc pergunta e se for possível de ser respondida será, simples assim, sem vergonhas ou medos. Tomege
Motumba, Boa noite me chamo Antonio Carlos e tenho 21 anos, gostaria de entender o motivo do valor altissimo que alguns sacerdotes de candomble cobram de seus yaôs. Sei que passo por diversos problemas espirituais e sei que vem do meu desequilibrio de cabeça, nao que o santo queira me prejudicar, isso nunca. Mas sinto que meu espirito necessita da presença do meu Orixá. Enfim, nao consigo raspar oxossi por um simples motivo, o financeiro. Recebo 480, 00 reais por mes faço Historia da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA,pago aluguel e nao tenho condiçoes. Além de ter que comprar todo o material tenho que pagar a mão do babalorixa que varia de 3 a 7 mil, isto esta fora do meu alacançe e do alcance de muitas pessoas. Como devemos proceder neste caso???
Tomege boa noite, uma duvida que eu tenho. Por um acaso, na naçao Jeje Mahin o vodum correspondente ao orixá logun edé, è de fato Averequete. Soube por aluns que seria Boço Jara por outros que seria Averequete. Sei que um ritual (keto e Jeje) é totalmente independente do outro mas aqui no brasil existem muitas contradiçoes. Me falaram tambem que Averequete seria um vodum da familia de Sobo do Jeje Mahin e que nao teria nada a ver com Logum ede. Ja vi gente de logum raspada no Jeje maHin dizendo ser do vodum averequete existe de fato esta similaridade ou isso nao passa de mais uma invençao dos marmoteiros???
Sr. Tomege,
Mais uma vez obrigada, sendo assim… estarei sempre fazendo as perguntas “certas” sem medo e vergonha… a vergonha ke digo é ke eu não gostaria de ser tachada como uma yaô coci betò (ignorante), como disse moro muito longe da minha roça, por esses motivos e outros mais não tenho como aprender na prática tudo…
Pois agora irei estudar outros “posts” deste site…
Antonio Carlos sobre as suas duas perguntas eu não me sinto confortável apra responder, a primeira sobre valor de feitura, cada um acha que tem deve cobrar aquilo que entende ser justo pelos seus “serviços”, e não há uma tabela de preço para isso. Sobre a segunda pergunta eu não entendo o suficiente de Jeje para te responder. Esperemos que outras pessoas possam nos ajudar nestas questões. Tomege do Ogum
SR. TOMEGE BOA TARDE TENHO POUCO TEMPO COMO yá e vivo muito destante do meu babalao gostaria de saber o q/ se faz c/ uma filha de santo q/ se emvolveu sexoalmente na vespera de um dia como o de hoje
SR. ACHO MIUTO IMPORTANTE O SEU TRABALHO DE ALXILIAR AS PESSOAS DESTA FORMA OBRIGADO . IMUAMÉ
Olá..
Não sou de nenhum barracão ou roça, apesar de saber um pouco sobre candomblé, no que se refere a mitologia, hierarquia nas funções do barracão, fundamentos e tal…é que sou muito curiosa, e quando era pequena minha mãe vivia andando pelas roças da vida e me levava com ela. Tenho uma grande amiga mãe de santo e sempre que o cinto arroxa eu peço uma mão pra ela. Faz dois anos que ela me ajuda constantemente com ebós, banhos, já joguei buzios com ela e outros babalorixás…enfim deu pra perceber como é minha vida religiosa né? O que acontece é que na ultima sexta feira santa fui chamada pelo exu através da mãe de santo para fazer minha Kuras. Eu fiquei muito feliz e agradecida por faze-las, mas gostaria de saber se as kuras não é um rito exclusivo para os iniciantes ou iniciados? Fazer as kuras quer dizer que estou iniciando minha vida com o santo, ou uma coisa não tem nada a ver com a outra já que eu não sou raspada, não fiquei no roncó e tudo mais….vcs me ajudam a tirar essas duvidas !!!!?????
Um beijo a todos com um Axé bem bom!!!!!!
Olá Regiane
Do pouco que conheço,nunca vi se abrir kuras em não iniciados,pois é um fundamento de cada casa e do Orixá.
É uma etapa da iniciação, desde que seja feito dentro de uma ordem de preceitos, o que não é seu caso,visto que você não foi iniciada.
Sinceramente eu não sei qual o objetivo de eles abrirem kuras em você,não faz sentido algum.
E o fato de ser feito por Exu,vc está indo realmente a um candomblé?Não é umbandomblé, ou espirimblé?Porque hoje existe muita mistura…
No candomblé Exu é Orixá…Ele não “executa” trabalhos.
Em resumo as kuras são exclusivas de iniciados sim,pelo que sei,e no seu caso isso não significa que foi iniciada no santo pois isso exige o recolhimento e a feitura.
Espero ter ajudado!
Se alguém tiver conhecimento de algo parecido, por favor se manifeste!!!
Iluamé sua benção Yá. O correto (se a pessoa já conheçe a religião) é o caso de dar logo uma bela baixa nela para que a pessoa aprenda a sua responsabilidade e ter respeito por vc e pela casa e pelos irmãos dela. Banho de abo e beber abô é sempre um bom caminho. Assim tb ela nunca mais vai querer repetir o erro. Só me desculpe a demora em responder, eu vi sua pergunta mas depois perdi e só agora consegui achar novamente. Seja uma boa mãe, isso não significa ser mais tolerante que o necessário, e siga sua raíz, seja feliz e disponha sempre que precisar de nós. Tomege
Oi!!
Queria saber se as kuras são refeitas nas obrigações seguintes,de três e sete anos…
Carol no Ketu só se abre kura na iniciação, mas na Angola é normal se repetir as kuras nas obrigações seguintes, vc é de Angola né rsrsrsrsrs ui rsrsrsrsrsrs Tomege
Perfeito esse texto.. eu ainda naum tinha visto..
Parabéns amigo Nelson…
Olá!!
Bom saber desse pequeno detalhe, Obrigada pela repsosta Nelson…
Li sua mensagem no post de 1 milhao de visitantes,meu email tá no post Xangô
O meial é esse carolpetala@oi.com.br, o que tá no Xangô é do MSn
Carol por favor faça contato com a Daya e peça o meu. É mais fácil assim, por que eu não vou encontrar o seu no Xangô nem amarrado de corda, sou velhinho esqueçeu?
Nicollas tem alguma novidade das caminhadas da zona oeste? o pessoal da Mãe Fomo sumiu, ninguém fala mais nada, assim não conseguiremos colaborar com a divulgação. Se vc souber de algo nos avise, obrigado. Tomege
Melhorou muito rsrsrsrsrsrsrs
Carol logo abaixo no comentário do Ruben Dario tem um comentário da Leslie, ela é de Salvador, da boa terra, aí mais uma para sua aldeia. Tomege
Só rindo com vc viu??
Boa tarde a tds
Sou iniciada na umbanda,porém hj vejo muito mais fundamentos no candomblé.Sou muito curiosa e quanto mais estudo mais tenho vontade de aprender.Parabéns pelo blog
hj vim saber a respeito das curas uma vez acredito que fara parte de minha jornada dentro do candomble…hj so me resta a duvida entre barracões……..infelizmente estou vendo muita poupa e interferencias da materia e ate mesmo entre irmãos de santo,o q estraga uma nação tão bonita,o q falta nas pessoas Amor
Axé Axé Axé
Boa tarde a todos!
É a primeira vez que entro neste blog e gostaria de parabenizar pelos esclarecimentos dado, aonde ajuda muitos a sair do medo e da ignorancia sobre o conceito candomble sou espirita porem procuro ter o conhecimento de cada religião aonde estou começando a me introduzir no candomble.Obrigado pelos esclarecimentos passados, parabens pelo blog e um bom espirita jamais critica os ensinamentos de outras religioes, cultura, ou pessoas pq isso sim eu acho uma falta de respeito com o orixa.
Agradeço a todos e um forte abraço.
mukuiu
existem coisas no barracão que aprendemos se ficarmos presentes no dia a dia, coisa que não pude fazer.Basicamente só tenho feito obrigações, agora vou fazer a de 7 anos e estou aprendendo muito mais, atraves do seu blog. Obrigada pelo ensinamento
Jacqueline vc quer alguma informação? eu fiquei sem saber.
Feh e Russa ficamos agradecidos comos comentários de vcs, voltem sempre e fiquem a vontade. Tomege do Ogum
Boa tarde!
tenho visitado esse blog ha alguns dias, e estou feliz por tudo que leio, as informações me entram na cabeça como se fossem arquivadas integralmente e tudo de forma muito organizada e coerente.
Sou criado na Igreja Católica, mas desde uns anos pra ca eu frequentei centros chamados de kardecista ( discordo do termo ), frequentei algum tempo um terreiro de umbanda, tudo a titulo de experiencia e o motivo foi principalmente a depressao em que me encontrava.
Enfim, encontrei na espiritualidade muitas respostas e uma paz muito boa. Tenho minhas guias que a Mãe mandou confeccionar, de cristal sao lindas! ( uma vermelha e outra branca ambas com apenas 1 firma tbem de cristal, sao cerca de 100 contas em cada), mas nunca me ensinaram NADA, estou aprendendo agora que estou afastado por N motivos, pricipalmente familia e trabalho em excesso. Internet é o que há.
Enfim, estou num relacionamento ha 2 anos e meu parceiro me esconde certas coisas, eu sempre fui desconfiado demais, certa vez descobri que faz uso de drogas, e andou bebendo demais, fingia incorporar etc.. dai comnetei com uma amiga que é do candomble, mas ela dz que nao tem nação, que é algo maaais antigo tipo ” puro”, ela me pediu alguns dias, e me chamou em sua casa, e lá eu tive muita ansia de vomito, vomitei mas nao vi nada ali, e tal…ela disse que ele começou a fazer alguma iniciação e nao concluiu, mas ele nao tem as marcas da kura, eu o pressionei e ele confirmou, disse que teria que tirar uma tattoo que ele tem um pouco acima do calcanhar direito, parece com uma cruz, mas imagine o desenho de uma gota, agora pegue 4 desse e forme uma especie de cruz sem encostar as pontinhas dos desenhos, essa é a tatoo, ja tentei ver se tem algumna marca por debaixo e nada vejo.
Bom, ele me diz que ele esta sendo cobrado, e de fato passa por diversos problemas, que qdo ele bebe ou usa drogas é pq não é bem ele, ok.
Gostaria de saber o que acontece nesses casos ( interromper iniciação).
tenho outras duvidas mas fica pra outro momento.
ah, compreendo pode haver algo que nao deva ser comentado, se assim for eu entenderei , de qualquer forma agradeco antecipadamente.
Anderson
Olá anderson
As kuras são feitas nos braços,nas costas perto dos ombros e no peito abaixo da “saboneteira”,nunca ouvi falar de kuras nos calcanhares. Eu creio que se a pessoa estiver cuidando de sua espirtualidade de outra forma as consequencias não são ruins,pois cada um tem sua opção de acreditar no q quer e seguir o que quer.Ma sé importante esse cuidado de alguma forma.
espero ter ajudado
axé
Anderson a inciação em si é um processo completo, dura 21 dias e não é feito por etapas. Até tem gente que já fugiu, literalmente fugiu, do roncó e da casa de axé, e isso é interromper a iniciação, mas é só isso que entendo por interrupção da iniciação. Fazer um bori ou qualquer outra cerimonia não significa que a pessoa está principiando sua iniciação, são cerimonias com fins distintos e para efeitos diversos, não são pré iniciações. Meu caro eu tb já bebi e muito, e não coloquei a culpa nos Orixás ou entidades, isso é fuga, porque é bem mais fácil culpar algo que não podemos ver, como as entidades. Os problemas quem criam somos nós, e não devemos culpar os Orixás pelos nossos erros ou incompetencias ou abusos ou desvios. O que falta é um bom acompanhamento médico e religioso, e muita vontade dele em fazer o melhor para vcs. Orixá ajuda, mas precisamos nos ajudar tb. Tomege
primeiramente quero agradecer a atenção a mim dedicada!
bom, vou tentar expor toda a situação de forma resumida e coerente.
certa vez ele me contou que alguem fez algo na magia negra pra ele e que ele obteve td que pediu. a avó trabalhava com a espiritualidade mas era pra prejudicar pessoas, como ele diz, eu nao a conheci, nao sei a verdade.
ele era quem fazia os despachos nas matas, cachoeiras etc pq ela ja era velha, ele diz que nem se lebra de como fazia o que fazia.
outro dia conversando com 2 amigas eu comenti minha preocupação qto ao fato dele estar bebendo MUITO e era pinga, e minha desconfiança acerca dele usar dorgas (crack), passaram-se uns dias e elas me chamam pra conversar, dizem que ele esta aompanhado, que esta sendo muito cobrado e que tem muito o que pagar, tem boi preto, cobras etc pra dar em oferenda e ele nao tem dinheiro pra isso.
me disseram que eu sou um holofote na vida dele, que eu que ilumino e ofusco as entidades que o cobra e que entao elas acabam me atacando de alguma forma e por isso meus negocios estao indo mal etc..
me mandaram fazer um banho de abo, depois hortela na cabeça e ferver o nome dele n´agua com 7 punhados de sal grosso 7 vezes e tomar banho com essa agua do pescoço pra baixo. ( nao me pareceu coisa boa mas fiz pq elas se mostraram muuuito preocupadas)
depois disso, eu senti que me desapeguei um pouco dele, e elas me chamaram novamente pra conversar.
me disseram que:
1 ele me fez amarração
2 ele é muito sujo, porco, podre na magia negra
3 ele esta sendo super cobrado e vai morrer LOGO
4 eu tenho que dar um jeito dele se irritar comigo e terminar tudo, que nao posso terminar com ele qp ele tem fots etx de mim.
5 td que eu como que vem da casa dele tem “algo feito”.
6 que ele tem outra pessoa, que da mesada de R$700, que se encontram td dia as 20 hrs etc… ( achei com cara de jogo sujo isso!)
nas 2 vezes que fui na casa dela eu passei mal, ela disse que eu estava sendo limpado, pq eu havia comido algo que vinha dele, MEU eu pensei que fosse morrer, vomitava horrores e nada saia somente saliva e os coices.
Antes de ontem eu nao dormi, me senti amarrado na cama, meu corpo eu nao conseguia mexer, e depois tive a impressao de ser enforcado.
fui conversar com minha madrinha que é espirita e ela achou melhor qu eu me afastasse delas, e nao dele, que se ha amor de minha parte com ele que eu continue a ajuda-lo, a recupera-lo e nao deixa-lo na mão.
acontece que eu to com MEDO. nao sei o que devo fazer e se posso fazer algo.
Sei que tenho luz e acredito num candomble/umbanda. que eu ainda nao conheco mas pra mim È PURA LUZ E BONDADE, CARIDADE etc…
Por favor, me ajude.
digo que nao conheco a umbanda ou o candomble pq nao sou frequentador ou praticante de nenhuma das 2, na umbanda eu frequentava um terreiro ás sextas-feiras durante uns 2 anos, mas eu comecei assistindo e depois a mãe me chamou, botou na gira, depois mandou confeccionar umas guias, e fikei no atabaque apenas, mas sem nada saber, sem instrução alguma de qqer coisa, apenas o que eu ouvia era das entidades que eu conversava. e pelo que vi e ouvi trata-se apenas de amor ao proximo (pelo menos la onde eu ia pq sei que em todo luga ha gente de todo tipo), eu ficava tao feliz com isso, e penso que o candomble tbem seja assim.
ah, elas fizeram umas contas com meu nome e data de nsacimento e me disseram o seguinte.
1 tenho oxum á minha esquerda
2tenho alafin ( acho que é xango) a minha direita
3axalufã no centro
4obaluae na testa
5 iemanja na nuca.
mostri um desenho que ele me fez em uma carta elas deram risada e dissera que ja entenderam td e que ele ja estava me contando TDO atravez do desenho.
uma arvore com um gato num galho á esquera, ele esta de costa, uma lua com estrela á esquerda do papel e um olho chorando logo abaixo de tudo.
que eu sou um salvador pra ele…. sei la, td muito complexo AINDA pra mim.
Olá anderson
Vc atualmente está frequentando algum lugar?
Do pouco que eu já vivi,para resolver a situação dele é complicado, como vc citou espiritismo, eu te diria para você frequentar uma casa, ir doutrinárias, fazer desobssessão e ts fortalecer, porque querendo ou não a carga do que está com ele vai te afetar. E vc precisa estar forte.
Pode ser que com o tempo ele venha a aderir ao seu estilo de vida de ir ao centro com vc.Isso facilitaria muito as coisas. Falo espiritismo porque, nele a gente encontra respostas para muitas coisas. Poderia ser um candomblé, mas em candomblé não acreditamos em evolução da alma, fazer o bem para evoluir, isso é coisa do espiritismo ou da umbanda. No candomblé fazemos o bem porque nos sentimos bem com isso. Essa prática do bem vai muito da orientação e do caráter do zelador.
Para ele ser ajudado ele precisa querer e precisa ter força de vontade, por isso direcionei meu comentário a você.
axé
Anderson,
peço licença e desculpa aos moderadores do blog, mas é que não aguentei, preciso dizer alguma coisa, visto que é uma pessoa que realmente tá precisando. xD
Você precisa de um acompanhamento mais sério nessa sua jornada espiritual. Sua tia está certa, se você ama seu companheiro, por que vai abandoná-la quando está precisando de ajuda? O espiritismo prega a caridade como forma maior de evolução. Converse com ele, exponha tudo o que sente, tudo o que desconfia, e demonstre carinho, diga que quer ajudá-lo. Não se prenda a essas pessoas que você tem procurado, vá há uma Casa séria, fale toda a verdade, pois só assim poderá ser ajudado. Vou discordar do Sr. Nelson, acredito que há sim forças que influenciam as pessoas “mais fracas” a fazerem certas coisas, para os Kardecistas, são espíritos menos desenvolvidos que vagam na Terra, pois estão presos ainda a coisas materiais como alcool e drogas, são os espíritos obsessores, eles precisam sugar essa energia de alguém e não é fora de questão dizer que seu companheiro possa estar acompanhado por essas entidades.
Depois de conversar bem com ele, se você sentir que ainda quer ajudá-lo e que ele também quer ser ajudado, se for isso que seu coração mandar fazer, é exatamente isso que deve fazer. Não tenha medo se ele se envolveu com magia negra, se ele fizer algum tipo de “amarração”, acredite em Deus, Ore e ore muito por ele e por você. Há um mundo desconhecido por trás daquilo que não vemos, um mundo onde TUDO é possível, tanto para o bem, como para o mau/mal, mas tendo Amor a Deus, fé, e não deixando de respeitar todo e qualquer tipo de entidade que habita nesse mundo, nada poderá atingí-lo. Se você respeita a Deus, ele te protegerá… Se você respeita as demais entidades (e não falo aqui de Orixás), elas não terão porque fazer mal a você.
Espero ter ajudado um pouquinho… e lembre-se, ame, mas seja racional, ajude-o se ele quiser ser ajudado.
Muito linda e sua mensagem Ademar…E nem assim deixou de ser objetiva.Gostei muito…
axé
ja tomei 2 boris um p/ lebara yakessam e outro p/ oxum!?
e estranho ne ta e nesses 2 bris foram abertas curas no meu corpo alem doque fui catulada!!!!!!!!!
e eu tinha vindo da umbamda eestava entrando p/ candomble … acreditava fielmente em tudo oq o pai de santo falava no meu bori p/ leba eu tomei ebo de rua,lavei a cabeça na cachoeira, na praia
e acredite se quiser nao houveran frutas de doce apenas chocolate bis!!!!!!!!! rs
hj consigo rir disso tudo mais na epoca quase enloqueci….
dai fui p/ segunda casa onde havia o tal bori feitura….. mais o pai de santo achou que um bori” normal” resolveria…
mais uma vez fui catulada e ele tambem abriu curas em meu corpo
depois me deu uma vela acesa e falou p/ eu acende-la quando estivesse com problemas…..Nao cheguei nen a dormir no barracao.. isso tudo deve ter durado umas4hrs no maximo(esse bori foi p/ oxum)
fiquei bem durante um tempo nao posso negar… mais na saida de santo do meu cumpadre bolei….
depois joguei na casa dele
tomei um ebo, e agora estou indo p/ o meu terceiro bori agora parece que esta tudo como tem que ser
minha vida melhorou muito depis que fui p/ la
mais as marmotagens que foram feitas comigo poderiam ter me levado a loucura e a primeira quase me levou a loucura e a falencia ja que foram me cobrados mil reais isso a 5 anos atras….
por isso esse site e mara p/ nos que queremos assumir nossa religiao de forma correta
obrigada a voces
e nao liguem pra os comentarios toscos nao da p/ agradar a todos nao e verdade! que os orixas nos abençoem
e muito axe p/ todos!
Olá inesita
Casos como o seu são frequentes,não pense que foi sorteada!!!
Tentamos esclarecer nossos irmãos para que não passem por esse tipo de percalço,mas ás vezes é inevitável,ás vezes precisamos passar pelo caminho das pedras para chegar em paragens mais calmas e tranquilas,não é verdade?
Muito obrigada pelos elogios
Que os Orixás te abençoem e volte sempre
axé
Nelson, Carol e Ademar.
Só tenho a agradecer o quanto voces me orientaram, eu estava realmente perdido porque me confundiram a cabeça por aqui.
Me senti acolhido e amparado por todos, Realmente sinto que posso fazer algo para amenizar a situação e ja nao tenho mais medo, eu me fortaleci apenas lendo suas orientações, espero confiantemente que tudo se resolva, eu cheguei a acreditar quando essas ” amigas” me disseram: ” Anderson, vc nao sente nada por ele, esta num estado hipnotico, vc esta acostumado com ele, é diferente.”
Eu tenho consiencia dos meus sentimentos e afirmo que são os melhores e mais puros, sempre procurei o melhor caminho, nao desejo ou faço nada que prejudique qqer pessoa, nem a mim, mesmo que seja alguem que me considera incomodativo, eu costumo enviar de pensamento um sentimento de paz.
Mais uma vez, obrigado pela atenção e carinho dispensados á mim, voces são pessoas muito boas acredito, e comigo e tantos outros que aqui confiam suas duvidas.
Que Deus, seja qual nome o damos, esteja sempre presente em nossas vidas, iluminando cada passo que damos.
Este blog é maravilhoso porque tem pessoas de bem que cuidam dele.
Sintam-se agraciados com meus melhores sentimentos.
Muito grato,
Anderson Rodrigues Alves.
Boa tarde!
Olha eu aqui novamente. rs
Bom, confesso que ainda estou um tanto assustado, nao sei muito bem o que fazer, parece que td tem muito segredo, nada pode-se falar.
Mais uma vez me encontrei com essa amiga, e falei.
” Olha, eu acredito no amor ao proximo, na caridade etc, veja só, vc diz pra mim que nao ha tempo mais, que agora ” eles” querem ele, que nao adianta ele pagar nada, eu ainda nao entendo”
a resposta dela foi que, agora eles querem tudo o que eles deram a ele e mais o que ele prometeu, que ele sera cobrado incessantemente, e que sim, ele vai morrer e que eu vou me estrepar nessa historia, que é pra eu nao me meter e ne devo conversar com ele sobre o assunto pq ele vai se virar contra mim.
Gente como assim?? Eu ainda nao entendo como funciona, ja procurei, ja li em diverses lugares e nada diz isso, apenas ela, que ele ja foi julgado e td.
Ele é enfermeiro, e ele realizou um aborto ha algum tempo atras, diz que se arrepende e que se pudesse voltaria atras, ela disse que isso é só mais uma coisa que ele sera cobrado.
Por favor, me dem uma luzinha que seja.
Sabe, tenho orado com fé, e ele melhorou MUITO, ta 95% melhor em todos os sentidos. Isso é pq deram uma ligeira trégua? ou a oração mesmo que por outra pessoa fazendo tem poder?
Olá anderson
O que tínhamos para lhe dizer,foi dito,agoras as coisas dependem de vc,essas suas amigas vão continuar repetindo o discurso de que vc tem que afastar, que ele é o condenado,etc.Vc tem que decidir se vai continuar ou não com ele,decidir que caminho religioso vai tomar para cuidar de si mesmo e conversar com seu aprceiro,muita coisa se resolve com diálogo. A oração tem força,mas atitudes resolvem melhor as coisas que somente oração…
axé
Anderson há uma questão muito urgente e séria que VC PRECISA RESOLVER e ninguém pode resolver isso além de vc. Que visão religiosa vc pretende seguir para encontrar resposta para seu caso? Sei que nestes momentos de busca e desespero não importa de onde vem a ajuda, se de Santo Antonio ou de Ogum, o que vc quer é uma resposta, uma ajuda que funcione. Mas o problema é que vc está se enchendo de informações contraditórias e conflitantes que não te ajudam em nada. Iclusive coloco como informação que não te ajuda, essas suas “amigas”. O que elas estão fazendo é terrorismo e se divertindo as suas custas, falando um monte de besteiras sem sentido religioso algum. Tanto umbanda como candomblé não cultuamos deuses ou espíritos que tem por finalidade ou desejo cobrar nada de nós, então a visão delas é uma visão pequena e distorcida que só serve para te deixar apreensivo. Meu conselho é que se afaste delas o mais possível. Orixá é uma força da natureza e não precisa de nada de nós, não precisa cobrar nada e muito menos nos matar, pois nosso tempo é determinado por um deus, Olorum. Pense sobre o que vc quer como religião, entenda que as falhas e erros do seu parceiro serão cobradas pela sociedade, pela justiça, por vc, pelos pais dele, por muitos outros, menos pelo invisível e pelo mundo mágico. Os erros devem ser admitidos e corrigidos com trabalho e determinação. Os erros não devem agora ser perdoados só porque ele tem problemas e não pode ser confrontado com os erros que comete ou cometeu, não é correto. Claro que esta cobrança deve ser muito amorosa e com respeito, mas tentar imputar em outros as culpas dele não vai melhor a pessoa. Pense bastante e principalemtne pense em sua saúde física e mental antes de tudo. Tomege do Ogum
Boa tarde, Nelson e carol.
Mai uma vez obrigado pela atenção, confesso que re-li o que escrevi e eu percebi que estou ficando um tanto fora de foco.
Eu tenho uma visao tão bonita e clara do que é feito na umbanda e no candomble que me apavoro qdo alguem me diz coisas como elas estao me dizendo. Me senti aterrorizado, minha duvida é se existe ou nao esse tipo de cobrança que elas dizem, que vao leva-lo etc.. que eu tenho que me afastar dele.
Minha visão, o que eu aprendi e assimilei melhor foi no espiritismo, com a codificação de kardec, dai me confronto com situação como essa de quimbanda, magia negra e me senti de repente perdido, tudo que eu aprendi foi colocado em cheque como se nada pudesse ser feito nem por ele mesmo… E olha, segundo elas quem esta dizendo essas coisas td é o Pai delas… entao, por se tratar supostamente de um sacerdote eu levei a serio, mas entrei em rota de colisao com minhas convicções. Me assustei novamente, me desculpem o desabafo, é que realmente perdi o chao com esse episódio todo.
Obrigado por me darem uma luz.
Anderson.
Anderson o que posso ainda te falar é que no candomblé não existem espíritos que ficam por aí cobrando o erro dos outros, “parecendo policiais com radares”, isso não existe. Mas tb não existe a possibilidade de alguém simplesmente não responder por seus atos. O que seu companheiro fez com ele mesmo foi decisão dele, podemos contemporizar que as circunstancias, o meio, as companias e outras desculpas o levaram a fazer isso e aquilo, mas agora, tb tem que ser decisão dele se recuperar disso. Os Orixas ajudam sempre, mas precisam de uma contra partida nossa, e não é só com SEU ESFORÇO que ele vai se recuperar. Eu muito particularmente não creio em trabalhos para o mau, espíritos inferiores que buscam luz, espíritos que vagam e nos prejudicam, e essas coisas que só servem como desculpa, na minha visão. Creio em trabalho e determinação de fazer, creio em Orixá e na força que Eles podem nos dar, mesmo nas piores adversidades. Mas nunca acreditei que qualquer coisa fora disso possa me fazer beber, fumar, matar ou morrer. è questão de fé. Tenha fé em vc e no que vc acredita e siga em frente, passe essa energia e fé ao seu companheiro e sejam felizes. Mas por favor deixe de ser influenciável, principalmente por essas pessoas. Tomege do Ogum
Nelson, bom dia!
eu realmente sou muito influencivel, preciso me vigiar mais e ter mais fé.
Olha, obrigado por todas as palavras, precisei de uma chacoalhada pra fortificar minha fé.
Eu ja estava ficando doente com tudo isso!
Deus lhe abençoe, aliás a todos nós.
Anderson.
aquela foto é real?fazem um buraco desse tamanho mesmo ?nao é perigoso fazer assim eu achei que era so um risquinho…
Larrisa fica calma ninguém vai usar uma broca na sua cabeça, a foto é real sim, mas o “buraco” não existe. Se vc olhar atentamente vai ver que tem uma textura diferente ao lado do “buraco”. É na verdade um montinho que se coloca na cabeça e se faz um furinho no montinho, não na cabeça. O montinho, o que é? só na iniciação vc saberá rsrsrsrsrsrsr. Tomege
realmente da medo a foto rsrsrsrs, tb pensei que fosse um buraco rsrsrsrs. axé
Não Bruna, não é buraco nenhum menina, fica calma tb rsrsrsrsrs. Tomege
Me lembro muito bem de uma feira de colégio que fiz, onde o tema do meu grupo era tratar das belezas do continente africano e pesquisando as religiões e principalmente o Candomblé. Em busca de imagens achei logo essa e também pensei exatamente igual a vocês duas “que buraco enorme!”rsrsrsrs E as minhas amigas ficaram “o que é isso?” “o que é isso?” Creio que seja uma imagem que causa muita dúvida para quem é abiã e nunca passou por isso.
ola! ja estou de volta….
sei que esse nao seria o topico adequado mais nao sei onde postar….
bem voltei do bori a duas semans dessa vez acho que foi tudo como manda a regra,porem tenho me sentido nao negativa mais estranha sabe.
eu sei que orixa nao bate na porta de ninguem com dizendo acabaram-se seus problemas … mais nos da tranquilidade e caminho e eu tenho me sentido estranha as coisas nao tem fluido muito bem, antes do bori me sentia mais segura agora estou me sentindo como uma criancinha…. e normal?
estou c nao com medo mais com muito receio alem do que tenho sentido dores de cabeça nada muito forte mais tenho sentido
me dem uma luz
obrigada e abraços
ps:parabens pelo belissimo trabalho a cada vez que entro vejo que o blog esta crecendo mais e e muito importante para nossa religiao trabalhos desse tipo
Olá boa noite …
Tenho 22 anos de idade e 22 de santo rsrsrs
pois fui feito de Abiáxé…
no meu caso minha mae morreu logo depois deu nascer
eu ppoderia ver fotos de vcs nus?
Rafael D’Loko eu prefiro acreditar que vc tenha errado na digitação, porque se foi mesmo isso que vc pediu, creio que vc está procurando em lugar errado, nosso blog trata de assuntos ligados a religião. Espero sinceramente que tenha sido erro. Tomege
Inesita desculpe o atraso na resposta, mas o que vc está sentindo não é normal num bori, procure ver o que houve, na casa, ou com outro jogo. O normal é que vc se sinta mais “leve” mais aliviada das tensões. Das uma uma, ou Ori não recebeu a oferenda. Ou o bori “dispertou” o Orixá, se for este o caso, peça ao seu zelador para verificar o que o Orixá deseja. Tomege
ola nelson, obrigada por sua resposta, poxa estou muito chateada sabe, fui conversar com meu pai e devido as minhas condiçoes estou me preparando tanto pisicologicamente quanto financeirmente, dai ele surgiu agora dizendo que se fizer daqui a um ano alem da lista e roupa eu tbm teria ue pagar pelo oro; e que esse daqui a um ano deveria me custar mil reais; sabe quando vc desanima, se sente mais uma x meio que usada, alem do que depois do bri nada melhorou pelo contrario sinto um sono uma mleza terrivel, oq tem me salvaldo sao banhos de ervas que tenho tomado p/ tentar reagir e ter coragen ao menos para trabalhar, poxa gastei grana mais uma x…. esperança de dias melhores sabe estou tao triste, tao desiludida com tudo. fico pensando amo tanto oxum pq isso esta acontecendo comigo, nao sou a melhor pessoa do mundo nao, mais sou do bem , honesta ate demais nao consingo enteder…. sei que vc nao e pai de santo mais poderia me ajudar eu amo os orixas amo o candomble respeito , debato ,esclareço aqueles que prejulgam, mais estou cansada, me de uma luz…. obrigada! e axe muito axe p/ todos nos
Inesita pelo que entendo o bori foi feito para que desse tempo para uma futura iniciação/feitura. Até aí tudo bem e correto, muitas vezes pode ser feito assim mesmo.
Mas, só para relembrar, como sempre falo, bori é feito para sua cabeça e não para Orixá e muito menos para lebara ou seja lá quem for, como vc citou no primeiro comentário.
Bori é uma cerimonia sua, é intima, é feita para o Orixá Ori que habita nossas cabeças. Apesar da sua tristeza o que vc relata de sono, moleza e outros sintomas eles podem estar ligados ao que eu chamei anteriormente de “despertar” o Orixá.
Pelo que entendi de todos os seus comentários este agora é um outro zelador e que estaria disponível para fazer sua iniciação sem te cobrar. Mas se vc deixar para o futuro esta iniciação será cobrada, é isso? Entendi certo?
Inesita vc me disse que gostou da pessoa e acha que foi tudo bem neste bori, mas apesar disso eu falei das possibilidades, inclusive de Ori não ter recebido bem a oferenda, o que acho, sinceramente que não ocorreu agora devido ao seu novo comentário ( Inesita é complicado falar de um comentário depois ter que voltar ao outro, isso complica a minha cabeça tb rsrsrsrs mas vamos lá, vamos continuar). Creio que o caminho a seguir e pensar é que seu Orixá está mais aflorado “despertado” ainda depois do bori, vc falou de suas condições que não te permitem neste momento, então discuta muito francamente com ele e peça que o prazo seja extendido um pouco mais, antes vá a uma cachoeira e converse com Oxum e já peça mais tempo para vc se preparar, tenho certeza que Oxum vai te ouvir e vai fazer ele te dar mais tempo, tenho certeza disso. Outra recomendação é que depois da cachoeira vc pare com os banhos, banhos em excesso pode te causar um desequilíbrio das energias e os banhos “frios” de folhas “frias” como as de Oxum podem te dar esta leseira, esta moleza. Vá antes na cachoeira e converse em voz alta, seu subconsciente tb precisa ouvir seus pedidos entende?? Axé e força. Tomege do ogum
obrigada Nelsom pela atençao e pela resposta! vou fazer oq me disse sim
depois te conto rs ainda bem que me alertou dos banhos eu estava tomando dia sim dia nao rs
eu ja li outros posts seu e sei que vc nao costuma passar nomes de casas ou de pais de santo
mais me da uma forcinha vai… eu sei que nenhuma casa e totalmente 100% e que em toda a religiao existem desavenças, mais nao posso comentar aqui fatos que veem acontecendo por la…. dai me da uma forcinha me indique um local aqui no rio
brigadinho ta
axe p/ todos nos!
ai perdao escrevi seu nome com m no final rs perdao mesmo!
e abraços
me desculpa a ignorancia ,mas oq é realmente uma abiam
e qua a sua postura dentro do barracão?
muito obrigado pela atenção….abçs
Tania por favor leia o textos Longo caminho do aprendizado e Sou filho de Orixa 1 e 2 é digitar os nomes na barra superior na caixinha e clicar ao lado e procura na lista que vai aparecer para vc. Depois volte e discutiremos mais. Tomege
Olá! hj estive numa mãe de santo que leu eu seus buzios que preciso fazer um bori, kuras e catular. Farei um recolhimento. Ora, vindo eu de uma formação de igreja crente e recebendo constantemente guias, o que é maravilhoso, sinto-me assustado, pois tive conhecimento de de \Mestres Ascensos, mensagens de Anjos… passando por experiências ímpares. Leio sobre Enoch (enochianos) St. Germain, samurais, ETs, dragoes, druidas, Xamans. Estes assuntos me dispertam interesse e no candoblé, me vem imagem de bebidas, fumaça, charutos… fundamentos estes que hj já não se usam tanto, pela evolução que passamos, até mesmo espiritual. Tenho recebido xaman, ciganos, crianças e não sei se receberei meu Xaman, adoro qdo vem… não quero perde-lo. Não fuma, nao cospe, não grita… todos eles vem suaves e vão tranquilos. Evoluidos.
Fale algo para mim, sinto-me meio confuso com tudo isso.
Art
Artcat de todo seu comentário só posso falar sobre tres pontos.
1 O bori é feito para dar paz e equilíbrio a sua cabeça, ele não é uma iniciação ou uma cerimonia que te dará qualquer status dentro da religião. Bori é feito para o Orixá Ori que habita nossa cabeça. O mais importante, no bori não se faz Kuras e nem se catula ( o ato de catular faz parte da raspagem ou iniciação e não é feito fora deste contexto) por isso não compreendi seu coemntário de bori com kura e catulagem.
2 Sobre charutos e bebidas, no candomblé não existe isso, em candomblé não se cultua entidades e por isso não há consumo de bebida e charuto (só no segmento Angola é que há a manifestação de Boiadeiros e eventualmente poderá utilizar com moderação bebida e charuto).
3 Sobre guias “evoluídos”. O Orixá vem calmo e vai suave ou não, mas é devido ao modo como é “doutrinado” como é ensinado, não tem nada a ver com “evolução” por que Orixá já evoluído o suficiente.
O restante do seu comentário, infelizmente eu desconheço estes assuntos que vc aborda. Grande axé para vc, Tomege
Olá Artcat
Nosso culto está ligado aos orixás e no caso de nação angola: inkisses e caboclos.
Se vc está buscando no candomblé anjos ,xamans,e outras coisas que vc cita, está buscando na religião errada.
Essas entidades/seres não existem na nossa religião portanto, não se inicie. Pesquise mais,busque outras alternativas,alguma seita e/ou religião que cultive o que vc acredita.
Axé
ola
referente as kuras meu amigo fico c duas cicatrizes nos dois lados dos braços isso e comum?
bjks
Olá Cris, se as kuras são incisões feitas em algumas partes do corpo, é bem provável que fique algumas cicatrizes. Algumas pessoas tem uma boa cicatrização referente ao seu organismo e não ficam com cicatrizes, já outras só com um arranhãozinho fica a marquinha por um bom tempo. Às vezes some com o tempo, às vezes não. Isso é aabsolutamente e biologicamente normal, entendeu? Mojubá
Obrigada
Obrigada Dayane !!! bjks
A BENÇA DO MAIS VELHOS !!!!GOSTARIA DE SABER C É NESCESARIO TODO ANO C ABRI OS ABERES!!!!É SE ISSO É NORMAL!!!ASÉ MOTUMBÁ!!!!
olá , boa tarde , gostaria de uma ajuda , fui iniciado em uma casa de umbanda traçada ,fiz todas obrigações , obi d,agua , bori e feitura em omoloco por ser uma casa traçada , nao raspei a cabeça mais tive meus orixas assentado em ibas e exus tambem , por motivos pessoais sai do axé , estou indo para uma casa de candomble , e la em me disseram que devo raspar o santo com um outro orixa de cabeça ,isso me poem em duvida se na antiga casa era considerado feito por que nessa devo raspar a cabeça ainda sendo para um outro orixa ,existe uma qualidae de oxaguiam que come com oxosse???estou uim pouco confuso se pode me exclarecer irei ser grato …. axé motumba !!!
Cleiton este assunto é restrito a sua casa, não que seja tabu ou segredo, mas é porque cada casa tem sua raíz e dependendo da raíz isso será necessário ou não. Se na raíz se faz assim a casa filha segue o padrão, mas se na raíz não faz assim a filha não deve mudar o padrão. Tomege
Wallace toda vez que ouço o termo “traçado” penso que em quase todos os casos quando um zelador diz que é umbanda traçada o que aconteçe é que ele está tentando transmitir uma idéia de mais poder e mais força com essa frase. Vejamos o seguinte. O pensamento corrente é que umbanda é do bem e candomblé é do mal, ok? É assim que acontece, no real, não é isso? Então, com esta sugestão de ser “traçado”, o zelador diz ao subconciente do leigo/filho o seguinte,: “Por ser traçado eu conheço o lado negro da “coisa”, e o leigo/filho entende que por isso este zelador tem mais poderes que uma umbanda tradicional/popular, aquela que é considerada do bem. Por isso quando ouço umbanda traçada, em minha cabeça vem sempre esta conjunção. Essa combinação de oportunidades para ser visto como poderosos. O que me deixa confuso é o motivo pelo qual uma pessoa se intitula como Traçado, ao invés de seguir sua raíz religiosa tradicional.
Mas vamos ao seu caso. Muitas destas casas não cultuam ou não tem o fundamento necessário apra cultuar alguns Orixás, como Ewá, Obá, Ossain, Iroko ou outros e então no seu lugar,- na cabeça do filho de santo- assenta-se o Orixá que é cultuado naquela casa, é uma substituição. Por isso que pode haver esses desencontros quando se vai para o candomblé tradicional onde todos os Orixás são cultuados, na maioria das vezes é isso. Sobre raspar, no candomble geralmente se raspa e as obrigações feitas em outros segmentos não contam para a nossa iniciação, por isso vc está sendo informado de que precisa raspar. São segmentos diferentes e cultos diferentes. Não existe qualidade de Oxaguiã. Oxaguiã já é qualidade de Oxalá. Tomege
Só quero parabenizar vocês por ter esse blog maravilhoso
Sou católica mais sou muito interessada no candomblé
Esse blog sempre tira minhas duvidas.
Muito axé pra todos!
ola nelson estou adorando as informaçoes de vcs vcs são nota10000000000000 nelson eu fiquei um tanto preucupado e pensativo com essas curas isso seria cortes como mostra ali na foto um puraquinho na cabeça e nas escosta e no peito tmb isso não traz danos a saude como inflamações dores etc é feito com navalhas ?certo da sua atenção muito obrigado contyinuem com esse trabalho acho que as pessoas precisan saber onde estão pisando e como funciona oura pergunta quem esta passando por esses rituais senti dor ? abraço forte
Jonatan, calma, eu também levei esse susto ao ver a foto, mas aquele “buraquinho” não é uma kura.
As kuras são pequenas incisões feitas em partes certas do corpo e a chance de trazer danos a saúde são muito remotas, pois é tudo manuseado com materiais naturais. Você leu o texto do post? Certas informações não dão pra serem dadas aqui, é informação de casa de santo. Só na hora exata, pra não perder o gostinho de surpresa rsrsrs Não se preocupe, confie em mim. Mojubá
Obrigada
Oi Nelson ou Manuela!!!
Gostaria de pedir que entrassem em contato comigo via email pois se trata de um assunto bem delicado. N é nada de amarracao ou mágia para alguém mas gostaria de ter a oportunidade de perguntar, relatar e conversar com alguém sobre o q me passou. Sei q o blog é sobre o camdomblé… mas pelo o que eu li (até agora) minha experiência se tratou na umbanda. N gostaria de expor minhas perguntas e dúvidas pois acho q a pessoa com quem me consultei tb frequenta o blog…..
Por favor me ajudem a tirar minhas dúvidas?!
Obrigado
Bel
Olá Bel
Infelizmente o contato por email é complicado para nós, pois tira nossa privacidade,se formos atender aos pedidos por email iriamos viver para o blog,entende?O trabalho é voluntário,estamos aqui para ajudar noq eu for possivel,vc sabendo expor as coisas poderemos ajudar e tirar dúvidas de outras pessoas que passaram pelo mesmo que vc.
Mude o nome de apresentação, seu email.Espero que entenda
Axé
OLA PESSOAL VOCEIS PODERIÃO ME EXPLICAR ALGO!!!?AI VAI !!!!RSRSRSRS…. EU SOU OU ACHO Q SOU OGÃN , NO MEU CASO EU TEREI Q ABRIR AS CURAS TODAS ATÉ NA LINGUA ?? POIS NO MEU BORI EU SENTI TODAS AS MINHAS CURAS , MESMO ASSIM NA RAÇA ACABOU TUDO BEM MAIS AGORA LENDO MAIS ATENTO LI A PARTE DA LINGUA ISSO JA ESTA ME DEIXANDO COM MEDO É O PIOR Q É EM DEZEMBRO!!!!ATE MAIS E QUE VENHA DEZEMBRO E SEJA OQ DEUS QUISER !!!!!UUSAUHASUHASUHSAU
AH JA TINHA ME ESQUECIDO A BENÇA DE TODOS !!!
Cleiton em bori não se faz cura, ao menos não é usual na maioria das casas, esta é uma cerimonia que se faz na iniciação. O principal desta história toda, se faz ou não faz cura, é que quem te falou isso não aprendeu o motivo desta cura específica que vc cita, QUE É NÃO REVELAR SEGREDOS DE RONCÓ, este é um assunto restrito que esta pessoa NUNCA deveria ter falado para vc. Tomege
asé
bom dia nelson sou d osumare axe bate folha primeiro ase brasileiro
porem tomei ase agora em ifa o começo de tudo
essas coisas de idade supostamente nao existem. pois pelo q conheço e por conviver com grandes e velhos zeladores nao concordo com atos de ronco sendo revelados.
pois de geraçao a geraçao e assim. a primeira coisa que pessoas do santo escuta e ou ver
oque se acontece aki dentro aki fika
nao estou criticando o trabalho de voces mas tem certas coisas que devem ser guardada
como as curas onde e feita ou deixa de ser
achei isso ridiculo pois nem deus tudo revelou
kapanli kpanlinkpa o jojo bili kale
baba yeku ofin´lon gbã di mon
ki a to gbo olodumarè
ota onogmo ku mi
asé
edson,
Você fez o Orixá Oxumarè no axé Bate folhas???
Boa tarde, Edson.
Nós aqui no blog temos respeito pela religião e sobre tudo ética com nossos fundamentos. Reli o texto do post e não vi nenhum “segredo revelado”, o post trata de uma situação que todos, sendo da religião ou não, veem, que são as kurar e muitas ficam aparentes.
Muitas pessoas que conheço (e que não conheço também) me perguntam “o que é isso?” “pra quê serve?” Eu respondo o que são e o que significa dentro da minha liturgia e não vejo nenhum fundamento sair nas minhas palavras (e é isso que a publicação fala).
Concordo, fundamento é fundamento e não pode ser falado assim, mas meu irmão, acho que você tem que analisar: o fundamento está nas posições da kura ou no que elas recebem? está na geometria da kura ou no atim? Você sabe a resposta e com certeza, se voltar ao texto perceberá que não falamos sobre essa resposta, como é feita e preparada. Isso sim é fundamento e só pode ser aprendido numa casa de axé.
Sou uma iyawô, e tenho idade pra pedir benção a todos os meus mais velhos, isso sempre. Isso é hierarquia, isso é a religião e existe.
Então, se assim mais velho você for:
sua benção, meu mais velho e que Oyá seja por nós.
Axé
Obrigada
ase dayane obrigado e me desculpe por algo como disse nao critico o trabalho de vcs so nao soube me interpretar mas tudo bem ao contrario achei mara nao sou velho de santo mas tenho minhas idades….q osumare e oya lhe abencoe se poder me adicione no msn para conversamor se quiser mando a vc…………………asé
asé Fernando D’Osogiyan tirando sua duvida fiz sim osumare pq……
OLá Edson
Oxumaré pertence ao ketu, vc deve ter feito Angorô…
Uma casa de tradição como o Bate Folhe não se arvoraria a fazer alguém com orixá ketu…Pois casas tradicionais valorizam seu axé, sua liturgia e seus Inkisses.T~em orgulho de dizer que cultuam Inkisses e não orixás…
Bom dia, Edson.
Não há o que se desculpar, meu irmão. Eu fiz apenas um esclarecimento e palavras têm dessas coisas, às vezes atingem sentindos diferentes, mas estamos aqui pra isso, pra falar, para ler e pra receber críticas (positivas e negativas). Isso faz parte e nos ajuda também. Você tem livre opinião aqui, com respeito, pode-se falar tudo que relacione nossa religião, meu irmão. Ok?
Fique a vontade e seja bem vindo!
Que Oxumaré e Oyá nos abençoe!
Obrigada
oi boa tarde,como fecho o corpo “em casa” (com bebida,ritual…) ?
agradeço resposta
ase
sim carol nao se faz oxumare seria angoro ,angoromeia
pois como disse estou em ifa
pois oxumare nao e orixa e sim vodum
pois e de gege cultuado em ketu tbm
pois em angola realmente e nkisses
mas sao a mesma coisas so que em culturas e modos diferentes ase
q oxuare e ifa abencoes todos nos..
gbáiyègbórùn
elerí ìpín
nos de ase
ola carol nao se faz oxumare seria angoro ,angoromeia
pois como disse estou em ifa
pois oxumare nao e orixa e sim vodum
pois e de gege cultuado em ketu tbm
pois em angola realmente e nkisses
mas sao a mesma coisas so que em culturas e modos diferentes ase
q oxuare e ifa abencoes todos nos..
gbáiyègbórùn
elerí ìpín
nos de ase
Edson,
Carol e Dayane responderam a minha pergunta e fique em paz, comente e de sua opinião com calma que estamos aqui também para aprender. Conheço o axé Bate folhas do Rio de janeiro e isso liturgia, por isso perguntei, OK!
Ifá é um sistema divinatório de origem Yorubá que correponde aos antigos babalawos africanos, porém, alguns cubanos da santeria estudam esse sistema muito mais que estudam orixás, lá em Cuba existem escolas de Oluwos, segundo Rafael Zamora, Babalawo cubano, são necessários sete anos de estudo inclusive com provas, tal e qual uma escola. Hoje em dia, esses babalawós cubanos se espalham pelo mundo todo fazendo pevisões.
Awo Ni Orùmilá/Ogundá keté
Boa sorte,
Fernando D’Osogiyan
Olá carla v
Esse negócio de corpo fechado é lenda,busque um zelador de sua confiança e converse, podem ser feitos rituais para te fortalecer, mas fechar o corpo é lenda.
axé
Ola, muito prazer em poder estar aqui com vcs.
Venho com algumas duvidas pois acabei de fazer minha saida de santo no dia 24.10.2009 e com isso nao me contaram muitas coisas referente a quizilas e o que eu poderia ou nao fazer.
Com isso a cada dia que passa se me acontece alguma coisa acabo descobrindo se posso ou nao.
Acho ingrato isso nao ser informada de tudo, pois como estou numa casa com muitos filhos de santo. nao culpo meu pai de santo e sim a mae pequena ekedi e o restante que estão la. estou meia decepcionada com muitas coisas.
Ontem teve toque para guia e assim tocou para os caboclos com isso fiquei na gira nao me dizeram se poderia ou nao ficar qdo estavam dando passe.Passei muito mal pois peguei um transporte e fiquei desacordada por um bom tempo ate conseguirem trazer meu pai de cabeça e depois minha ere. alem do mais me dizeram que se eu cair posso ate nao levantar mais.
Isso é verdade?
Cristina po favor leia o texto “longo caminho do aprendizado”. Mas posso te dizer que esta casa não segue a tradição do candomblé, pois numa casa de tradição não se toca para entidades, ao menos não durante um toque para orixás. Ninguém que é feito cai e não se levanta, vc foi feita e seu Orixá é dono do seu Ori, e jamais vai te deixar nesta situação,o que te falaram foi terrorismo somente. Em casas onde há misturas de segmentos é normal que não se saibam exatamente o que é kizila e tb que não haja uma padronização das informações, afinal não há uma única raíz, e isso atrapalha tudo. Tomeje
motumbá
Nossa quanta iinformação prescisa,acreditem depois de ler alguns desses topicos e ir dormir por falta de net,tive sonhos que me ajudaram e muito…
estou vendo tudo que posso com relaçõa a feiruta de yaó,para no ano que vem assim Deus permira e yansã queira,mas tenho muitas duvidas e aos poucos estou tirando.
não quero ser iniciada no candomblé sem saber o que estou fazendo,
aos poucos vou tirando duvidas,
obrigada o todos vc’s colaboradores que nos respodem e nos ajuda……
Eu sou de yansã e tenho que fazer obrigação por motivos espirituais,depois de fazer um cirurgia para retirada de um tumor na cabeça vi que fui teimosa em não ver primeiramente a minha vida espiritual,sempre fui simpatizande do candomblé e sempre tive receios em me aprofundar,hoje com o coração mas apurado depois de passar no tunel da morte e ser salva por Deus e os Orixas que estava na batalha junto comigo hoje estou quase certa que farei minha obrigação ano que vem,
vamos lá algumas duvidas?
uma folha chamada marcela no travesseiro serve pra que?
receber um orixa significa que vc vai receber escravos,padilhas,exus,eres ???
tive um envolvimento de 3 anos )com um ogan de ogum feito no tempo q estavamos juntos ele quebrou o resguardo dele assim que saiu da roça tenho alguma culpa por isso,posso tomar uma ximba?
como identificar uma nação se é ketu ou angolá?
Preta de Oyá a obrigação que vc se refere, não impediria ou impedira nunca que alguém tenha qualquer doença que seja. Um ebó ou uma iniciação pode sim melhorar e em alguns casos até curar uma doença, mas ela existiu e foi tratada, seja por médico ou seja espiritualmente. Estou te falando isso por que já ouvi falarem que “se a pessoa fizer determinada obrigação ela nunca terá nada de doenças” entende porque eu falei isso?
A marcela é calmante e propicia um sono calmo.
Muitas pessoas só viram com o Orixá e ponto final, isso é mais comun no candomblé, na umbanda as pessoas normalmente tem várias entidades. O candomblé que não tem mistruras as pessoas que não tem entidade não tem e ponto final, as que tem entidades tem dias ou datas específicos para cuidar delas, mas o foco será sempre o Orixá e não as entidades.
Sobre o seu relacionamento como Ogã, ele deve ter sofridfo o que o Orixá dele achou que deveria naquele momento. Orixá não tem uma listinha onde fica marcando quem Ele vai “punir” por que naquela data de não sei quando a pessoa fez isso ou aquilo ou porque não fez isso e aquilo entende? Orixá não faz isso, se tivesse que te cobrar te cobraria na hora. Mas o Ogã…. sem comentário.
A diferença começa porque Angola cultua inkises que vc pode ler sobre Eles na barra lateral no post Inkises. Em Ketu se cultua Orixá. Os nomes são totalemnte diferentes e a forma de culto tb é distinta além é claro das cantigas que são em idiomas diferentes tb.
https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
olá ,olha eu na minha busca cosntante de aprendizado..
Eu tenho (terei quando feita)uma mae de santo e ela tem um filho de sangue que e de santo, por ela estar velha ele é quem faz tudo ,só que serei feita por ela e não por ele,ele será meu pai ou meu irmão, quando ela se for se eu for feita por ela como fica minha ligação com ele?
vejo todos se dando bençãos,a quem devo dar bençãos?
qual a função de uma yaó?
Olha só… estou mto feliz em encontrar pessoas integras como vcs do blog, adorei o texto, já que estou há alguns meses da minha iniciação tão esperada… Sobre as Kuras eu tinha medo, pois não tinha mto conhecimento… e o tem sido de grande valia todos os textos… escrevo apenas para agradecer todos os ensinamentos contidos no texto, que auxiliam muito os ensinamentos da minha Mãe de Santo, ou melhor só provam a cada dia que estou na casa certa… Que Ogum continue abrindo caminos como os que tem aberto para trazer pessoas como vcs!!!! Axé
Oi eu e minhas duvidas,
Ja ouvi dizer que algumas pessoas quando fazem as curas não fazem com navalha fazem com uma pemba ou algo semelhante para que não fiquem aparentes as curas, por problema de trabalho etc…Isso pode?Pq no meu entender não poderia mais este é um sentimento sem uma explicação e como tudo na nossa religião tem um pq, gostaria de uma explicação.
Preta de Oyá,
Se ele for seu pai pequeno, continuará sendo sem problemas e poderá lhe ajudar com os ebós inerente a mão da falecida em sua cabeça. Ele poderá herdar a casa e futuramente vir a ser seu zelador e de todos da casa.
Só não poderá fazer nada para você se caso vocês tenham tido algum tipo de relacionamento amoroso.
Axé,
Fernando
Carolina,
A principal incisão que levo em consideração é feita levemente no centro do Orí, o resto para mim é simbólico. Aí vai uma daquelas grandes discussões sobre esse assunto. Não veja por motivos de trabalho, estética, etc, apenas não precisamos estar marcados, estarmos diferenciados, não vivemos em tribos, já se foi o tempo… e eu tenho as minhas curas…rsrsrsr
Quanto a pemba discordo, o melhor seria o Efun (pó vegetal branco) que é muito usado, porém não substitui a cura que, apesar de simbólica, o metal é tocado nas partes de fundamentais do corpo do Iyawo,dentro dos rituais de cada axé.
Isso não é uma regra, muitas casas continuam a abrir curas, outras pararam e só observam da maneira que descrevi acima, outras por motivos de infermidades.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Babá Fernando .
nossa, essa era a parte que eu tinha mais medo, por que cada um falava o que nao sabia e tudo incompleto, era e é ainda para algumas pessoas e grande maioria infelismente, um mistério que afasta. da religiao.
alguns diziam que se mao zelador tiver maldade a pessoa de sexo masculino fica afeminado.
e de sexo feminino fica masculinizada. tem fundamento isso?
obs. nao sou preconceituoso de forma alguma!!
e essa questao pairou muitos anos na minha cabeça, se nao era a mao do zelador era o ejè. na cabeça.
diziam que uma cabra era oferecida dentre outros sagrados isso normal mais, teriamos que tomar o ejé e ele é terramado no centro da cabeça. é isso mesmo?
Por isso que eu demorei a acordar…rsss
ai ,meda..rss..
mais é sério, acho que uma das partes mais sérias,
muitos por falta de tempo ficam 14 dias recolhidos.
o acha voce acha disso?
Motumba.
axé. e obrigado
Babá Fernando bom dia , abri na pagina de oxala e vi um irmao pedindo ajuda e por coicidencia bate com a mesma pergunta feita aqui , apergunta foi respondida por Nelson tomege, sua bençao e já me esclareceu.
Só fica entao por favor essa entao ; tomar ejé faz parte ? se for só simbolicamente tenho certeza que nao a problema nenhum certo.
E referente a recolhimento é 21 dias mesmo sem choro nem vela.?..o que sai disto pode se conciderar como um problema?
Sao 21 dias de ebo correto ? fora pé de rum e outros encinamentos ?
apertei o botao errado, nao deu nem para pedir obrigado.
AXÉ.
NASCIMENTO
Boa tarde Srs,
Acho seu website/blog muito interessante. E muita informacao que ajuda a entender mais sobre o assunto. Parabens!
Eu sou do Caribe mais sempre amei o Brasil. Ja fui la, concheco um poquinho. Aqui no Caribe tem uma religiao parecida que chamam de Santeria. E muito parecido com o Candomble. Eu tenho que fazer meu santo, so que ja me dizeram que nao e na Santeria. Eu devo fazer no Brasil.
Quero saber se voces me poderiam ajudar para saber como ou a onde comeco??? Espero dentro de pouco poder viajar para o Brasil.
Muito Obrigada e Axe!
Gyzah no seu caso eu não tenho o que dizer além de que uma iniciação não é resolvida e feita assim de uma hora apra outra, vc precisa desenvolver uma relação com a casa e com a comunidade e isso só se dá com o tempo, com a frequencia na casa, não vejo como vc poderá resolver isso estando fora do Brasil, e acho arriscado vc vir aqui, fazer a iniciação sem conhecer as pessoas e a casa. Além disso a iniciação tem um ciclo que acaba de fato na obrigaçãod e 07 anos, por mais que vc possa vir a cada obrigação (01,03 e 07 anos) o aprendizado ficará seriamente comprometido sem a sua convivencia na casa. Deve haver outra maneira que isso possa ser feita aí onde mora. Tomeje
Olá eu sou feita de santo e tenho uma pergunta o meu pai de santo abriu cura no peito do pédireito e ue gostaria de saber oq significa um grande abraço…
debora,
também não sei dessa necessidadede curas abertas no pé, deculpe-me não entendo o significado disso. Hoje em dia isso de cura não existe mais, é simbólico. Temos que nos modernizarmos, atualizarmos conceitos e entendimentos de certas liturgias, ainda africanas que tinha como grande objetivo a diferenciação. Lá em África abriam o rosto das iniciadas, absurdo. Antigamente aqui no Rio de janeiro, colocavam anelina nas curas para marcar o Iyawo.
Axé,
Nascimento,
Cada axé tem uma liturgia, quase todas muito parecidas, por exemplo no meu Axé são 21 dias na roça e 7 deles de reclusão. A iniciação tem seus fundamentos muito similares, porém, expo-los aqui é perder o encanto do Orixá e a privacidade de axé, entenda por favor.
Axé,
Fernando
Nelson souza
hoje entrei nessa página na qual me fez compreender determinadas coisas. vejo que você não conta os segredos do roncó, mas sim coisas que nós mesmos sendo da religião, mesmo ainda não fazendo a feitura já sabemos o que acontece(a cura por exemplo) e quando li, o que você postou entendi o pq que a minha mãe de santo colocou o “atim”. é muito bom aprender e entender determinadas coisas. e aqui neste blog tenho entendido muitas coisas. Não aguentei ler o que o felipe colocou e ficar calada. Por que ao contrario do que ele diz vocês não estão derespeitando nada, e sim nos esclarecendo muitas coisas. admirei a forma na qual o senhor o respondeu(já era esperado) com muita educação e cortezia como o senhor mesmo falou. não me arrependi de ter feito meu santo, mas compreendo agora que eu deveria saber muito mais antes de entrar. são diversas coisas que eu não sabia e agora estarei aqui sempre “enchendo voces” de perguntas(desculpa sou chatinha mesmo, mas quando gosto de algo sou assim) estou imprimindo as coisas para ler e saber mais.
mas uma vez digo que não vejo a hora do senhor ter um espaço para dar um curso de tudo que estar aqui, para eu e meus irmãos compreenderem muito mais da nossa maravilhosa religião.
voces estão aqui para nos ajudar, suas respostas não demoram, estão sempre solícitos a nós. infelizmente pessoas como felipe existem em todo os lugares.
ABRAÇOS À TODOS VOCÊS POR ESSE BLOG TÃO MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
À VOCÊ TAMBÉM MANUELA O QUE A SENHORA POSTOU FOI TÃO PERFEITO QUANTO A DO NELSON!!!
Nelson souza
hoje entrei nessa página na qual me fez compreender determinadas coisas. vejo que você não conta os segredos do roncó, mas sim coisas que nós mesmos sendo da religião, mesmo ainda não fazendo a feitura já sabemos o que acontece(a cura por exemplo) e quando li, o que você postou entendi o pq que a minha mãe de santo colocou o “atim”. é muito bom aprender e entender determinadas coisas. e aqui neste blog tenho entendido muitas coisas. Não aguentei ler o que o felipe colocou e ficar calada. Por que ao contrario do que ele diz vocês não estão derespeitando nada, e sim nos esclarecendo muitas coisas. admirei a forma na qual o senhor o respondeu(já era esperado) com muita educação e cortezia como o senhor mesmo falou. não me arrependi de ter feito meu santo, mas compreendo agora que eu deveria saber muito mais antes de entrar. são diversas coisas que eu não sabia e agora estarei aqui sempre “enchendo voces” de perguntas(desculpa sou chatinha mesmo, mas quando gosto de algo sou assim) estou imprimindo as coisas para ler e saber mais.
mas uma vez digo que não vejo a hora do senhor ter um espaço para dar um curso de tudo que estar aqui, para eu e meus irmãos compreenderem muito mais da nossa maravilhosa religião.
voces estão aqui para nos ajudar, suas respostas não demoram, estão sempre solícitos a nós. infelizmente pessoas como felipe existem em todo os lugares.
ABRAÇOS À TODOS VOCÊS POR ESSE BLOG TÃO MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
À VOCÊ TAMBÉM MANUELA O QUE A SENHORA POSTOU FOI TÃO PERFEITO QUANTO A DO NELSON!!!
Kelly obrigado pelo carinho, ficamos gratos e felizes de saber que nosso t5abalho ajudou a vc tb, pergunte mesmo. E uma dica, clique nas fotos e vá pesquizando os textos pelos títulos que lhe chamarem a atenção, vc vai ver coisas bem interessantes. Tomeje
Boa tarde Sr. Nelson, muito agradecida pelo seu conselho. Desculpe a forma em que me comunico com vc(s). Eu estou escrevendo no portugues, mas eu nao tenho conhecimento oficial desta lingua. Aprendi lendo e ouvindo as pessoas falar, entao, se por acaso nao falo com ‘jeitinho brasileiro’, que eu acho lindo!, ja vou pedindo desculpas.
Eu ja me informei da religiao de por aqui chamado ‘Camino de Ocha’ (Ocha sendo Orixa). E tambem falei com um babalao para saber mais e quando eu perguntei a diferenca com Candomble, ele me respondeu: a unica diferenca e que no Brasil e tudo em Portugues. Bem, para mim isso nao e resposta. Eu ja conversei com Paidesanto no Rio quando morrava la. Ja faz anos que fico ‘sabendo’ do Candomble.
Achei tambem, assim como voce me disse, que e por aqui que tem que ser, pois eu nasci aqui, mesmo tendo o coracao no Brasil, e tudo que isso representa. Eu me iniciei o ano pasado. A unica coisa que eu tenho por dizer e que: nao senti nada. Nenhuma emocao, nao senti axe nenhum. Nem tenho contato com a minha ‘madrinha’ e nem me falam de nada. O eu sei foi porque eu procurei saber de outras fontes. Mas, sobretudo acho que as emocoes, a intuicao e o coracao tem que falar mais alto! E o meu coracao sempre falou e tremeu para o Candomble, desde a primeira vez que ouvi falar, anos atras.
Nao sei quando, mas sei que vou voltar para o Brasil. E quando esse dia chegar eu gostaria muito de poder entrar em contato fisico com vc(s). Quando eu leio as suas paginas me da uma saudade enorme que nao sei explicar. Sei que nao sei nada, mas sou de querer aprender por amor. Amor aos Orixas do Brasil.
Sr. Nelson, muito obrigado e desculpe qualquer coisa. Muito Axe,
Gyzah do Caribe
Gyzah seu protugues é muito bom. Obrigado pelo comentário, ficamos contentes em colaborar com nossos irmãos, quando vc vier ao Rio de Janeiro será um grande prazer te levar na roça de minha Yá, na casa do Fernando e te indicar algumas outras boas referencias. Tomeje
NELSON SOUZA
NÃO ENTENDO MUITO DE BLOG, MAS ACREDITO QUE SEJA ATUALIZADO SEMPRE(É CLARO) O SENHOR JÁ PENSOU EM VENDER UMAS APOSTILAS CONTENDO O QUE TEM AQUI? PQ QUERIA MUITO COMPRAR…
O QUE O SENHOR ACHA, OU É MELHOR FICAR ENTRANDO MESMO E ME ATUALIZANDO? PQ CADA VEZ QUE ENTRO DEPOIS PEÇO MALEME AO MEU PAI. PQ SEI QUE NÃO POSSO ENTRAR. E O FERNANDO D’ OSOGIYAN DISSE A MIM QUE “TRATO É TRATO E NÃO SAI CARO”. POR ISSO PENSEI QUE SE EU COMPRASSE, POR UNS TRES MESES NÃO PRECISARIA FICAR ENTRANDO, O QUE O SENHOR ACHA?
ABRAÇOS A TODOS!!!!!!!!
Bom dia Sr. Nelson,
Muito obrigada de coracao! Desde ja agradeco o seu interesse de me querer atender e estou trabalhando para esse dia chegar.
Um grande beijo para vc(s) e fico me educando por via do seu maravillhoso site em espera desse dia. Muito Axe,
Gyzah
Kelly nós estamos organizando um livro, em breve, em breve. Tomeje
Oi Tomeje,
Eu tenho os meus Orixas, mas nao sou feita no Santo, apenas frequentei um terreiro anos atraz, e a mae de Santo me disse que eu tinha Iemanja.
Quando fui a uma das sessoes, me colocaram na gira e fui ao chao rolando…nao continuei, mas de vez enquando sinto minhas pernas quentes e so me da vontade de estar dentro d’agua. Vou a praia entregar minhas oferendas, mas nunca vou sozinha.
Agora falando com um Pai de Santo na Bahia, ele me recomendou que eu fizesse uma cura. Estou com vontade de fazer essa viagem. Nao quero ser Mae de Santo, apenas talvez ascentar meus guias, para poder recebe-los quando queiram vir para trabalhar. O que acha? Qual sua opiniao?
Agradeco se puder me responder.
Adoro este site, e muito informativo. Para aqueles que sao analfabetos e que falam mal, e porque eles ainda nao passaram por certas provas nesta vida. Como diz o outro…ha que ver para crer. Conheci a Umbanda quando crianca (apenas fui a um terreiro por poucas vezes), mas meus guias sao todos da linha de ketu. Eu acredito e respeito todos os Orixas. Apesar de morar nos Estados Unidos e nao poder fazer certas coisas com liberdade, ainda posso ascender-lhes uma vela para que eles sejam lembrados e que sempre estejam comigo me ajudando.
Muito Axe a todos! Salve nossos Orixas !!! Obrigada
Lena primeiro é sobre a tal cura, kura é uma parte das cerimonias de iniciação e mesmoa ssim não são feitas por todos, mas principalmente os angolas, que tem tb por hábito renovar as kuras, mas tudo isso dentro de um entendimento de que kura é feita nos iniciados, ninguém faz uma kura por fazer, kura não é cerimonia, é parte de um todo. Sobre vc ter caído isso só revela aue vc é rodante, nada de mais, não quer dizer que vc tenha que ser iniciada nem que vc tenha que ser mãe de santo. Talvez vc devesse antes de tudo conheçer melhro o que é candomblé e o que é umbanda, são segmentos muito disitintos, eu sempre indico o site caminheiros e tenda mirim como boas e tradicionais casas de umbanda que tem um trabalho muito sério neste sentido, talvez se pudesse visitar uma umbanda tradicional vc se desse bem lá, quando vier ao Brasil, e essa questão de ser de ketu é muito relativo, é preciso o convívio e o aparendizado diário na cultura e como vc já desencvolve um trabalho/compromisso com seus guias de forma mais parecida com umbanda,a cho que vc poderia estudar um pouco de umbanda nos sites que lhe indiquei. Tomeje
quando eu leio os comentarios comos os da lena entendo
pq vc quer fazer total discriminação deixando bem claro oq é a oq é b
mas de toda forma
continuo seu fã e te entendo nelson
peço para q seja mas complacente …
mas te entendo irmão
olá nelson de sousa fiquei fascinada ao saber como é a kura um dia chego neste magnifico momento, mas não sei por que sou jeje com nagô sou ,do rs
faz quase 40 anos que sou da rligião e todos os dias eu
aprendo um pouquinho,e ainda não sei quase nada
acho que preciso de muita orientação sobre a nossa respeitosa religião,nelson achei magnifico VOÇÊ
auxiliar pessoas como eu,dando-nos ensinamento o senhor esta de parabens,pois tem gente que sabe e não quer passar em frente o que sabe pois são mediucre e
não querem multiplicar, mais uma vez parabens
carmem rs
boa noite pessoal!
gente eu estou conhecendu o candoble ainda!
mais assim ja fui de mtas igrejas,e hj estou no candoble,qdo eu estou dentro de um terreiro,o terreiro que eu vou e da nação ketu,e o pai manoel,naum sei como voces chamam desculpa se eu tiver errado ele e o lider do terreiro.
e assim pessoal me sinto super bem dentro do terreiro.
daki uns dias ele ira jogar os buzios pra mim pra saber kual e o meu santo,e depois vai dizer os nomes das entidades que recebo!
estou muito contente,e o caboclo cibamba me disse que eu serei um grande pai de santo.
esse blog esta tirandu mtas duvidas minhas!
so fikei meio assim foi com esse negocio de abrir coisas na pele da gente!
o exu marabu me disse que a minha missao e dentro de um terreiro ,espero que de tdu certu!
parabens pelo blog
sou o emerson,estado do acre,rio branco
meu msn e emerson_santus@hotmail.com
gostaria de ter voces no meu msn!
eu sou filho de xangô eu quero saber como deixar as kucar verde e quais são as ervas usada para xangô para deixa ue vou ficar muito grato
Thales que eu saiba não existe uma folha ou folhas próprias para este fim de deixar as curas verdes, me parece que é só uma questão de reação da pele mesmo. Tomeje
oi bom dia eu queria saber qual é o pó que bota na cura é o atim e mais na cura de um filho de xangÔ
Thales
O pó é o atim ,não sei se e diferente em filhos de Xangô, é uma questão de fundamento que vc não vai encontrar respostas fora da sua casa de axé, se for um segredo e creio que seja.
axé
Olá Nadson poço tirar uma duúvida???
é que meu namorado fechou o corpo delle
então quer dizer que ele fez um furo na cabeça Tbm???
Oi boa tarde a todos!
Estou iniciando na religião, estou aprendendo muito, sei que tanto na Umbanda como no Candomblé existem vários mistérios. Eu gostaria de tirar uma dúvida caso seja possivel.
Existe a possibilidade de uma pessoa que nao recolheu pro santo, não ter a chagas ou kuras, ter o corpo fechado também?
meu Babá explicou que existe um livramento, mas não compreendi muito bem isso e se fosse possivel, se nao for ferir os mistérios, eu gostaria de uma explicação mais profunda, entao ele me autorizou a sempre q eu quiser perguntar pra outras pessoas algo que nao tenha entendido muito bem.
Axé a todos, que Oxalá guie nossos passos e ilumine nossos caminhos
fala ai tati beleza? vc é de umbanda ou candomblé?
vou te dizer, Deus e os orixas ,são pais e não padastros. imagine se as pessoas ,q não tem uma kura aberta fossem completamente desprotegidas …
coitado de todo o resto do mundo, e de suas culturas
e digo mas , a kura não quer dizer só ter a pele mutilada,
tem todo um fundamento. eu mesmo não sou mutilado,
minhas kuras não criaram queloide, e muito menos qualquer cicatris oriunda do obé, no mas para vc força e axé .
seja bem vinda a este mundo lindo de misterios e fundamentos
zambi na quatenzala
Zambi obrigada pela resposta, mas dificil a sua pergunta, umbanda ou candomblé…..
Meu Babá é do candomblé, mas eu nao quero raspar meu cabelo tao lindo e comprido, entao, ele assentou minha pomba-gira num terreiro de umbanda e disse q vai fazer de outro jeito pra eu nao ter q ficar careca, mesmo pq meu emprego nao me permite ficar 21 dias afastada.
Em todo caso eu recebo Ogum e Oyá que sei q na Umbanda nao descem ah e os meus Orixas q recebo nao conversam com ninguem.
Mas te perguntei isso pq infelzmente existe uma pessoa que fez um trabalho com bode e galinhas para derrubar minha família. O resultado é o adoecimento da minha mae de sangue, estamos tentando de tudo para livrá-la disso e “devolver” o ebó, para essa pessoa q se diz ter corpo fechado na quimbanda. E realmente percebo q nada nele pega, toda ruindade q faz pros outros funciona e com ele nao acontece nada, mas ele não é iniciado como eu e nao recolheu como eu vou fazer.
cara irmã ,cabelo cresce ,não se prenda a vaidade, mas de toda forma , seus inksses ou orixas parecem de nação,
dedução feita atravez de sua narrativa.
quanto a feitiço, não se preucupe em devolver ou não ,
cuide de seu lado espiritual, e deixe q deus e o tempo se encarregue deste mal feitor .
aqui se faz aqui se paga
q zambi lhe abençoe e lhe cubra
axé leonardo de inkossi
Cananda acho que isso de fechar o corpo não existe, não terá sido a iniciação dele? Mas oque se vê na foto não é um furo e sim um “montinho” com um furo no montinho. Não se faz furo na cabeça de ninguem minha irmã, é ilusão de ótica da foto. Tomeje
Quero agradecer muito por suas respostas, Leonardo.
E concordo com vc aqui se faz aqui se paga. Nada escapa dos olhos de Deus.
um dia q ainda nao sei qdo será, esse sofrimento todo irá por terra. E eu assistirei a chegada da felicidade para mim e para os meus.
Eu confio no meu Orixá, por mais triste que eu fique, ele não me deixa cair.
Grande Abraço, fique com Deus
oi estou achando tudo muito legal ,pelo que entendi não e´só voçê nelson que responde,mas eu gostaria de uma palavrinha de voçê nelson,por que eu acho que postei errado se não era aqui me descvulpe.
eu tenho uma pergunta a fazer ,eu fiz feitura de santo
mas á dez anos atraz fiz tudo direitinho e com tudo que
que foi de direito,mas logo após meu pai no santo
partiu para o outro plano espiritual,de lá pra cá não consegui fazer mais nada,e só lavei a cabeça depois de
quatro meses, e fiu em uma terreira e o dono da terreira me falou que não vale mais nada o que fiz,é verdade isso? para mim seria assim oque eu fiz ninguem tira,
foi feito tá feito e pronto não é assim me responda por favor, muito axé a todos
Carmen este “zelador” deve estar brincando, só pode ser, não dê atenção a isso, vc foi feita, e depois fez a retirada da mão falecido zelador? Olha tem gente pra dizer de tudo, né? Tomeje
pois énelson fiz a lavada por me disseram que tinha que tirar a mão gelada do pai que faleceu, não devia?
ae resposta ? sou pronta ou não?
Gostaria de uma resposta dos membros deste blog.
Sabemos das Kuras feita com incisões onde se coloca o Atim para proteger o Yaó.
– Alguem sabe sobre a kura de boca que o yaó bebe também com o objetivo de proteger ?
– Alguem sabe diser como fazer esta Kura de boca?
No aguardo,
Axé pra todos
olá nelson souza esta é a primeira vez q visito seu blog,e quero deixar um comentario sobre este felipe, pois acho q sei por que essa opnião dele.creio q vc deixando esses fundamentos bem claros ,deve ter mostrado a ele q ele fazia de forma errada porisso não gostou !parabens pelo blog.
Gostaria de saber se é do ritual a pática de toda semana santa a abertura de cura? Obrigado.
Marcus tradicionalmente a kura é feita na iniciação e tem motivos específicos, não se faz em outras ocasiões. Porém, devido ao sincretismo religioso e a crença de que este período é perigoso pois os santos estão “em repouso” e por isso estaríamos mais propensos a ataques das “forças do mal”, muitos zeldores que tem ainda esta relação de sincretismo, fazem a kura em seus filhos para os proteger do mal. Em particular e muito pessoalmente acho desnecessário, pois somos uma religião que não tem este entendimento e nem temos ligação com semana santa, respeitamos, mas não somos subordinados a este entendimento. Mas cada casa e cada zelador conduz da forma como aprendeu ou entende que seja melhor. Há uma frase legal pra isso: Eu não creio em bruxas…. Mas que elas existem, isso eu sei que existem. Tomeje
Boa Noite, primeiramente parabéns pelo seu site. Hoje me surgiu uma dúvida, sempre qndo isso ocorre venho aqui pois encontro sempre a resposta…por exemplo, sobre a resguarda na semana santa. Porém, houve um trabalho no Terrero de Keto que frequento a 2 anos, um fechamento de corpo, e fui submetida á uma incisão nos 2 lados do braço, o que seria isso exatamente, para que serviu? eu, mesmo não sendo feita poderia fazer isso?
acho que ficou um pouco confusa minha pergunta, mas espero anciosa que responda. Abraços!!!
Gabriela, bom dia.
Eu não conheço nenhum resguardo ligado à liturgia do Candomblé que envolva a semana santa cristã. Isso já foi fruto do sincretismo, mas hoje não soa mais necessário, embora muitas casas ainda pratiquem.
Realmente, há casas que fazem esse ritual durante esse período, justificando a renovação de defesa, pois os iniciados podem ficar mais propensos a cargas negativas nesse tempo, já que essas casas não funcionam durante o período, porém eu sempre soube que era nos iniciados, ou seja, acho que não havia necessidade de você participar, mas cada um sabe o por que do que faz na sua casa.
Axé!
Dayane, boa noite. Obrigada. Quanto á esse periodo de resguardo, li explicações que eram sim utlizados para poupar mais repressãos políticas…mas enfim, isso ja me foi esclarecido, minha dúvida mesmo é: para que serviu esse fechamento de corpo….pois não conheço quase nada, e acabei ficando na dúvida…não própiamente de ser na semana santa, mas sim para que serve….obrigada mais uma vz, e parabéns á todos vcs, pois sempre frequentei terreros com meus avós, e, já ouvi muitas histórias e, em seguida logo eram contraditórias, aqui encontrei um grande respaldo á minhas questões, e sempre qndo elas surgem é aqui que me encontro.
A/C de Sr. Nelson de Souza.
Boa noite, Ao ver o 1º comentário de uma rapaz chamado Felipe nessa mesma pagina, acabei me deparando com várias situações que eu mesma vivi durante esses dois anos estudando e conhecendo essa religião, tinha muitas dúvidas, principalmente sobre a iniciação, e, sempre qndo perguntava, as pessoas me respondiam: vc só poderá saber qndo estiver lá dentro…ficava tão pouco indignada, pois não acho justo, uma coisa tão séria, ser respondida dessa forma, na verdade, tudo que é desconhecido nos dá medo*…então acho de extrema importancia e seriedade esse trabalho que realizam nesse site. e, com certeza ao meu ver não estão faltando com respeito a *nação espirita* como ele mencionou, mas sim estão realizando um trabalho maravilhoso em nos dar muitas respostas que não são dadas dentro do terrero. Mais uma vz muito obrigada!!!!
Nelson
Gostaria de saber quanto tempo um filho de Xango, fica recolhido no roncó para sua primeira obrigação?
axé
Rafael vc já é feito? Se não é por que estragar a surpresa meu irmão? Se é vc sabe que esta é uma informação que não se dá nem sob tortura, é segredo de roncó meu irmão. Tomeje
Nelson Souza
Eu não sou feito ainda, não é essa questão é por causa do trabalho tenho que me organizar…férias e tudo mais por isso queria saber, por que aqui na empresa é muito ruim tirar férias…eu queria me organizar…para dar tudo certo…mt obrigado pela atenção, se puder responder blz senão …. tb tá bom….
abraços.
Rafael o tempo total é de 30 dias, desde a entrada do abiã no axé até a saída do yaô do axé. Tomeje
Boa tarde Nelsom gostaria de saber duas duvidas a primeira é, que qualidade de santo eu tenho sou de oxaguiã com oya, a segunda é se a algum problema dar obrigação de um yao em menos de 16 dias desde já agradeço motumba.
josias,
Existem 8 Orixás funfun que se intitulam Oxaguiã que quer dizer “Orixá que come inhame”, seu zelador teria que jogar e ver o caminho que ele se apresenta. Sobre o Iyawo com menos de 16 dias não dá, o mínimo são 21 dias.
Axé,
Oi fernando obrigado pela resposta. mas aproveitando a conversa eu sou muito confuso pois aprendi com um zelador que segue o metodo africano e ele diz que muita das coisas feita por outra casa que segue o metodo brasileiro estão errado Por exemplo no metodo dele não se joga buzios para saber o orixa certo para mim saber meu orixa tive que fazer um ato chamado do comosadie que ele trouxe da africa no jogo ele diz que meu odu é obara que responde oxaguiã odu 6. sei que no metodo brasileiro obara não é oxaguiã e sim oxossi xango e outro que não lembro e por isso tenho medo de me iniciar em outra casa e me prejudicar o que faço.
josias,
Os grandes Axés do Brasil de onde tudo nasceu e me refiro específicamente ao Ketu tem mais de 100 anos de fundação com um enorme intercambio cultural com a África e em especial com as cidades do culto ao Orixá, seguimos essa tradição, hoje sabemos mais sobre os fundamentos de Oxóssi que o africano de ketu.
Oxaguiã responde no odú EjíOnilé, aconselho que procure uma boa casa de tradição de axé e faça um jogo, ou você vai ficar sozinho com essa informação equivocada desse senhor, me desculpe a sinceridade.
Axé
Boa Tarde motumba gostaria de mais explicações sobre uma pessoa ser orimeje e se sendo orimeje pode carregar 2 orixas oboro de frente fora o ajuntó
Josias a palavra meje é = ao númeral sete e a palavra meji é = ao númeral dois, portanto o correto é ori meji. Isso é bem simples e trata-se de duas qualidades do mesmo orixa, independente do sexo do orixa, dividindo a cabeça do filho, então uma qualidade é o primeiro e a outra é o juntó. Tomeje
Bom dia Nelson motumba em questão a resposta anterior quero citar o meu exemplo eu sou de Oxaguiã e Xango aira e meu juntó é oxum esta correto?
Josisa o seu junto é Xangô, vc não é ori meji, vc tem dois orixas do mesmo sexo, mas isso não configura ori meji, Veja o que lhe escrevi abaixo, “ori meji são duas qualidades do mesmo orixa” e não dois orixas distintos como no seu caso. Tomeje
Motumbá a todos
Gostaria de obter informações sobre “Bàbá Epe” pois é um òrìsà pouco falado à respeito. Seus itans, como é o seu culto no Brasil etc…
Desde já sito que conheço Bàbá Epe como um “caminho” de Òsàlá que caça e também pesca, mais até aonde isso está correto ?
Asè à todos ! ! !
Josias sobre qualidades de Orixá
Na minha opinião há uma onda de “todos querem saber qualidade de Orixá” isso é minha opinião, ok? Mas para que? Com que finalidade se a maioria não conheçe na verdade nada ou quase nada sobre o Orixá. Sei que no seu caso assim como de muitas pessoas é um carinho imenso que te trouxe aqui para pedir ajuda, e venho eu te encher com meus pensamentos, mas a verdade é que saber a qualidade do Orixá sem ser iniciado atrapalha mais que ajuda o filho de santo que acaba por conhecer ou se fixar num determinado aspecto do Orixá, e não o conheçe como energia Orixá única. Além do mais em muitos casos simplesmente não há informação escrita disponível e o aprendizado tem que ser mesmo dentro da Casa de Axé. Que será sempre o melhor local.
O que te aconselho é que vc se interesse neste momento em conheçer muito bem o Orixá. A qualidade virá com o tempo e vc terá conhecido lendas maravilhosas e informações úteis ao seu aprendizado. Isso é que eu acho.” Tomeje do Ogum
Nelson,
nao cabe a voce julgar, definir ou determinar o que as pessoas querem ao saber a qualidade de seus orixás. Você não é o pai de santo da comunidade virtual. Ou voce divulga criticamente e informativamente os preceitos do candomblé, como fez aqui, sob muito questionamento – mas faz isso de maneira descritiva; ou voce abre uma casa de axé e vai orientar as pessoas. Pelo amor de deus, pare de questionar as premissas alheias. as pessoas querem saber por motivos que concernem a ela e seus orixás. voce pode dar ou pode nao dar resposta. questionar se é valido querer saber nao é sua missao.
boa noite 🙂
Olá Josias
Citando o meu irmão Nelson num comentário anterior sobre esta mesma matéria, mais acima, datado de 6 de Julho de 2009: “uns poucos dirão que conhecem ou ouviram falar de babá epe, porque na verdade, o que existe é Oxalufã, uma qualidade de Oxalá, assim como alguns outros nomes e ponto final, mas essas sub-qualidades de Oxalufã, de Oxaguiã simplesmente foram inventadas para tentar dar um certo “destaque” ao Orixá – coisa totalmente desnecessária, visto ser Oxalufã o Orixá que é.”
Eu subscrevo inteiramente esta linha de pensamento.
Axé!
Olá Carlos Roberto,
Estou certa que o Nelson poderá responder ao seu comentário, mas não quis deixar de fazer também um comentário ao tom com que você se exprimiu, que no meu entender foi absolutamente desnecessário.
Essa resposta do Nelson vem no seguimento de um número imenso de questões que aqui são deixadas pelos leitores, onde de facto parece que existe uma necessidade exacerbada das pessoas em conhecer as qualidades dos orixás, na maioria das vezes sem sequer terem conhecimento seguro sobre quem é o seu orixá de verdade. Cada coisa tem o seu tempo, como você bem sabe, e existe uma ordem lógica e cronológica para chegar a esse conhecimento. A qualidade do orixá requer confirmação na feitura, e é a partir desse momento que as pessoas se devem ” preocupar” com esse detalhe, pois obviamente ele vai definir muita coisa na vida do iniciado.
Esse tem sido sempre o sentido dado a esta questão aqui no blog, tanto pelo Nelson, como por todos nós, portanto, não saia também você julgando.
Nós sabemos muito bem o lugar que ocupamos, e aqui ninguém tem pretensão a ser “pai de santo da comunidade virtual”. Estamos aqui apenas e só para divulgar a nossa religião e ajudar a quem nos procura com as suas questões, dentro dos limites do possível.
Sei que não podemos também agradar a Gregos e a Troianos, sempre haverá discordância, e isso também é saudável, pois origina discussão dos assuntos e troca de conhecimentos. Há até mesmo quem não concorde com o facto de existirmos aqui, embora não creia que seja essa a sua posição, e certamente que os mais de 4 milhões de visitantes do blog e os milhares de comentários e questões aqui deixadas e respondidas são testemunho de que o nosso trabalho aqui é importante e necessário.
Também estamos conscientes de que podemos errar, e quando isso acontece, é bom que seja dito e discutido, mas vamos sempre tentar uma abordagem pela positiva, sem julgamentos ferozes e precipitados.
Seja sempre bem vindo.
Axé!
Carlos eu tenho uma longa caminhada na vida religosa, agora por ex, faço parte do grupo de trabalho que combate a intolerancia religiosa, homofobia, discriminação á portadores de doenças infecciosas, apoio ao grupo lgbts e outros grupos marginalizados e perseguidos. Tb façoprate do grup de trabalho que organiza a caminhada de copacabana contra intolerancia religiosa. Trabalho num progrma de rádio que vc pode ouvir pela web toda quarta feira de 21 as 22h:00 na metropolitana1090am.com. Ministro um curso especialemtne voltado pra os abiãs e Yawos. Além disso estamos elaborando um livro baseado nos textos autorais do blog. E dentro de todos estes trabalho eu vejo um preconceito muito forte e muito mais perigoso que nos cerca, o preconceito interno, os ataques dentro da própria religião, como vc faz agora, simplesmente por talvez não ter lido corretamente o meu texto. Não vou discutir contigo este assunto de julgar, definir ou detrminar as coisas porque só vc viu isso no texto. Sobre a minha posição na religião. Este ano, dia 27/10 eu vou fazer 23 anos de iniciado, em dezembro 46 de vida. Sou Balogum do meu axé e tenho sim alguns poucos e queridos filhos de santo. Quanto ao restante do seu comentário, eu tenho absoluta certeza de que o caminho que indico ao Josias é o melhor para que ele entenda o orixa dele e por consequencia toda esta questão de qualidades e tudo mais que lhe informei no texto abaixo. Obrigado pelo conselho mais prefiro continuar meu caminho, mesmo que para vc ele seja equivocado ou errado. Fica aqui o convite pra ajudar nas discussões dos assuntos do blog, temos muito trabalho aqui no blog e as vezes nem damos conta de trantos comentários, então ao invez de jogarmos pedras uns nos outros façamos algo de produtivo. Porque na verdade vc não ajudou ao Josias em nada, vc ficou focado em me atacar pessoalmente, que é seu direito, mas o seu trabalho de religioso vc não fez, que é ajudar o Josias no que lhe compete. Axé Tomeje de Ogum
Carlos eu gostaria muito de sua ajuda e é de fato um desafio, no post Oya tem um comentário recente de uma pessoa que quer informação sobre Oya Onira. Detalhe, ela foi informada em jogos de búzios sobre esta qualidade. Sabendo que qualidade e até o próprio orixa é visto de fato na iniciação, pois sabemos que até o momento da iniciação tudo pode mudar. Como pode alguém ver qualidade num jogo pra cliente e dar a ele a tal qualidade? E de posse deste conhecimento, sobre possíveis mudanças, e que é inquestionável, que atitude será mais efetiva ao aprendizado daquela pessoa? Saber sobre a qualidade, se fixar na qualidade, ou estudar o orixa em sí? Meu irmão aceite meu desafio, eu aguardarei que vc responda ao questionamento da pessoa no post Oyá. Tomeje
Motumbá !!!!
Olá Tomege D’Ogun, td bem querido?
Vim atraves dessa apenas parabeniza-lo pelo trabalho realizado por vc….
Sinto-me totalmente agradecida pelas informações que obtive na sua home page.
Como deve ser de seu conhecimento a maioria das Casas de Candomblé, vivem em eternos segredos sobre tudo o que acontece e os porquês! Deixando ate seus proprios filhos a mercer da ideia e informação alheia.
Posso lhe dizer isso com toda certeza, levando em consideração que sou feita de santo.. Filha de Obá com muito orgulho e dedicação, hoje a unica certeza que tenho é que Obá é TUDO NA MINHA VIDA, que ELA existe.
Todo ritual que passei no quarto e santo, que são muito penosos, só obtive a seguinte resposta. Vc não tem que saber o que é e nem o porque, apenas acredite, uma força maior dentro de mim me dava força para acreditar em tudo aquilo, ja que passei por todo processo acordada e só virei de santo de darem nome ao meu santo, claro que isso fez e mim uma pessoa sem sombra de duvida quanto a minha fé, no entando fez de mim uma pessoa sem qualquer conhecimento da minha religião, mas no meio de tantas duvidas, me transformei tbe numa estudiosa do assunto…e hoje posso lhe dizer que mais do que a certeza de que tenho Obá na cabeça e no coração, sua home page é uma das mais informativas que ja acessei.
Que Ogun esteja sempre te iluminando.
Fernanda muito obrigado pleo retorno, que bom ver alguém tão comprometida com seu orixa e sua religião e principalmente uma demonstração táo grande de amor ao orixa. Obrigado mesmo e volte sempre esteja sempre a vontade. Tomeje
Boa tarde irmãos! gostaria de saber se possível. É realmente necessário a reabertura de kuras? axé e muito obrigado(obé ofá)
Boa tarde, Dofono de Ogum.
Meu irmão, isso é muito relativo de axé para axé. Em algumas casa não se faz necessária a reabertura das curas, pois entende-se que uma vez feitas, não precisam ser renovadas e nisso vem alguns por quês que inclue o “fechamento” do corpo, a “introdução” do axé.
Já há outras casas que reabrem no deká, e consideram a reabertura uma renovação para a maior idade religiosa.
Nesse mesmo viés entra a questão da raspagem, pois também há casas que raspam durante o deká.
Mas repito, isso tem variações e cada casa tem sua forma de ver estes atos.
Axé!
Boa Tarde em primeiro lugar parabéns pelo 21 anos, gostaria de saber uma coisa sempre ouço dizer em fechamento de corpo, posso com um Pai Santo ou Mãe de Santo fazer o fechamento do meu corpo através de uma tatuagem discreta de São Jorge.
Cleia como vc pode ver este assunto está intimamente ligado com a iniciação. E este fechamentod e corpo tem uma finalidade muito específica tb ligada a iniciação, seria uma especie de proteção ao Yawo contra energias indesejáveis para aquele momento tb específico que é a iniciação. Existe um entendimento de que se pode “fechar o corpo” de alguém para “todo o mal”, mas eu não conheço isso como fato, só uma lenda sem fundamento. Tomeje
Sobre curas: no camdomble é possível fazer bori (comum de dois dias, não é bori de feitura) com assentamento de orixas
e fazer curas- incisões de navalha no borizado? Pelo que sei
as curas são feitas somente me feitura que dura 21 dias etc-
então como é possível fazer curas e bori de assentento com recolhimento de apenas 2 ou 3 dias? sou iniciante e o pai de santo disse que tenho de fzer isto; por favor responda porque estou preocupada.
marlucy,
Em primeiro lugar não existe borí de feitura, o borí é uma cerimônia feita ao Orí, por favor leia o texto “Eborí” abaixo da minha foto. Não existe no Borí necessidade de abrir curas e nunca existiu, este seu zelador está inventando candomblé! Não é à toa sua preocupação, o Borí requer preceitos normais e mais nada além disso.
Repense com carinho seus caminhos! Candomblé é a simplicidade com sabedoria!
Axé,
Foi Oxaguiã realmente quem usou a sua pessoa para enviar-me esta resposta, porque ele é também o meu pai de cabeça, e na hora exata aparece. E ele está agora ao nosso lado. Comprei tudo para assentá-lo, junto com Ogum e Iemanja. estou perdida e não sei o que faço, proque o pai de santo que jogou para mim disse que eu deveria fazer bori com assentamento- pelo que entendi não é possível assentar orixa com bori, só com feitura, certo? Não sou feita ainda. O que farei com tudo o que comprei, porque foi muita coisa? Nosso pai esta conosco agora. preciso dos orixas e dos irmãos nesta vida intranquila que vivo.
Obrigaga AXE
Complementando oq diz de baba Fernando, o eborí feitura é praticado no omoloco. O omoloco é uma espécie de umbanda traçada com candomblé, q também tem muito axé, porém não é reconhecido de fato no candomblé por ser um outro segmento religioso.
Na umbanda, o eborí também é a feitura, junto com os amancis , com o detalhe de não existir as kuras/kurias e nem levarem animais .
O omoloco é como se fosse um meio termo, e é otimo para dar caminho. sendo assim, alguns zeladores de candomblé ,o utiliza para dar caminho a pessoas q não tem nescecidade de se iniciar ou não o querem fazer.
Mas devemos saber q esta pratica não vale como feitura, e nem é reconhecido de fato para candomblé.
Tata ofange kivanda de mutalambo
oi? bom dia pai nao sei mais o que faser fisenran uma trabalho pra minhaesposa mi larga dia 19 de agosto 2010
tiamos 9 anos e 6 meses foi do nada ? meia noite ela nao consequia dormir nunca patii nela nen trai e ela esta com raiva de min ñ sei pq esta com o coração de pedra fechado pode mi ajudar ?por msn
Nel este seu momento é muito complicado, vc está frágil e qualquer um que lhe indicar um caminho, e é claro te cobrar por esta indicação, vc vai se agarrar nisso, e talvez não seja a melhor alternativa. Nel tenha uma conversa franca e hoeta com ela, sei que vc já falou que o clima não está bom, mas vale mais uma boa cnversa do que crer que “alguém fez alguma coisa” pra vcs dois, entende? Toda vez que vamos procurar a resposta sobre uma situação sentimental em lugares que prometem “milagres”, logo aparacem ‘”os trabalhos feitos” pra separar o casal, e com isso haja dinheiro pra “reverter o trabalho”, quando na realidade o que vc precisa é de uma boa e franca conversa com ela. Nel este é o meu conselho sicero de quem já leu muitos comentários como o seu, de pessoas que procuraram ajuda e foram enganados. Por mais difícil que seja este momento, tenha racionalidade meu irmão, converse, e veja onde foram os erros,por que com certeza eles existiram, veja o que vcs dois podem fazer juntos. Depois desta conversa se ainda assim restar dúvidas, procure alguém de sua inteira confiança e faça uma consulta de jogo de búzios. Tomeje
Tomege, ja mandei um comentario mas nao fui respondido ate agora, creio que é pelo fato de muita gente pra responder e eu entendo perfeitamente, sou de um axé e minha mae de santo disse que eu tenho que dar obrigação, é uma casa seria de ribeirao preto- SP, gostaria de saber se é mesmo a hora Tomege, faz um ano que sou dessa casa, sou filho de Osóòsi, mas nunca senti a presençã dele, meus irmão de santo todos eles ja encorporam o Orisá e eu nunca aconteceu isso, gostaria de saber se qdo eu entrar para o roncó para dar minha obrigação, o Orisá vai encorporar em mim, estou muito confuso, amo minha religião (Candomblé) mas tenho essa duvida entende, gostaria muito poder conversar com vc fora desse blog, meu e-mail é fabioenf2010@hotmail.com, por favor preciso muito da sua ajuda, a sua Benção.
Fabio espero que me entenda, mas se no blog as vezes não conseguimos responder a todos, imagina se abrirmos espaço reservado fora dele, aí mesmo é que não conseguiremos responder. Mas não é correto alguém se recolher sem virar no orixa. Acho que seria prudente vc ficar mais tempo de abiã ou que o zelador faça uma cerimonia espcífica pra vc, pra chamar seu orixa ou pra confirmar que vc é ogã, o que não pode é vc entrar sem virar no orixa. Não entre desta forma porque é arriscado pra vc, se o orixa não virar, vc vai fazer o que? mentir? creio que não né? Aí como é que ficará sua cabeça em relação a religião? Não entre meu irmão. Tomeje
Bom Dia!!!
Gostei da explicação sobre a Kura e iniciação. Toda forma de expressão é um meio para somar, talvez discordar e então evoluir. Porque esta é nossa missão. O que entendo hoje é que existem muitos mistérios para serem desvendados e outras que provavelmente não chegaremos a saber, infelizmente as pessoas distorcem informações e criam folclore sobre um assunto que precisa ser respeitado e levado com seriedade, afinal, tudo é pela permissão de Deus.
Onde posso encontrar a informação sobre o significado para cada tipo de corte.
Magali a kura era em sua origem a identificação visual de cada comunidade/tribo que as faziam inclusive no rosto como forma de identificação e proteção. No Brasil a kura tem o sentido de proteção em primeiro lugar, e só é feita na iniciação. Sobre a iniciação na bara lateral em Espaço dos Leitores, tem um texto maravilhoso do Marcio de Jagum que fala de iniciação. Tomeje
sei que sao 21 dias para se iniciar, mas o que acontece se orixa se manifestar totalmente antes? e se a pessoa so precisar aprimorar para entrar? isso acontece? e se a pessoa ja estiver preparada?
obrigada.
sou filho de exu lese orissa mas se nossa senhoria sou ber de quem pode cuidar desse orissa por favor mande uma resposta urgete mas quero algem que nao seja marmoteiro porque quem tem capassidade nao precisa de enganar ningem mesmo porque ja tenho 10 anos de feito como exu morro rua maria das dores ferreia n 114 bairro sao francisco itapevi sao paulo
sou filho de lese exu quero ter alguma noticia de alguem capas de cuidar de mim m;r: MARIA DAS DORES FERREIRAN N:114 B:SAO FRANCSCO C:ITAPEVI SAO PAULO
SOU FILHO DE EXU A MAIS DE 10 ANOS SO AGORA PERSEBI QUE ELE MEDA DE TUDO E PRECISO DE AJUDA URGENTE ME MANDE UMA NOTICIA PORFAVOR DE ALGEM QUESEJA CAPAS PRRA ISTO
Marcia o tempo de recolhimento não muda, são 21 dias no mínimo. Só a título de informação, no Jeje o tempo mínimo era de um ano, depois caiu pra 06 meses e agora algumas casas ainda fazem a inciação em 03 meses.
QUERO AGRADECER POR ESTE BLOG MARAVILHOSO.
SEMPRE CONTO COM SEUS ESCLARECIMENTOS QUANDO ESTOU COM ALGUMA DUVIDA OU PRECISO DE MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR.
AXÉ
Bom dia sou novo de deká e gostaria de saber mais sobre os diversos fundamentos de quarto de santo e muitas outras coisas se possivel me mandem por e mail ok
Marcos, justamente por fazer parte de um blog como este, fundamentado na melhor intenção de ajudar os irmãos, eu devo te dizer que isso que vc pede é impossível de ser feito e seria antiético de nossa parte revelar assuntos de roncó, retritos a cada casa de axé. Além disso há um problema ainda mais sério neste seu pedido. Cada um de nós tem sua raíz e cada raíz difere em pequenas coisas e fundamentos, e por isso o seu aprendizado tem obrigatóriamente que ser feito no seu axé para não haver divergencias entre livros e net e o que realmente é feito no seu axé, pois o que feito e da forma como é feito no seu axé é que vai prevalecer meu irmão. Axé, Tomeje
É normal o farim doer??
Aline, boa noite.
O meu não doeu.
Ninguem nunca reclamou aos meus ouvidos.
Se o fari se faz acordado ou dormindo (tomado por òrìsá) isso depende de cada casa, porém, são tantas coisas nessa hora que nem se pensa em dor.
Espero ter ajudado.
Ire o.
olá..
poderia explicar o que é farim ou fari?
obrigada
axe
ahhhh…rsrs… desculpe li o texto e agora já sei o que é…rsrs
Tenho um pergunta que pode parecer ser besta, mas eu acho importante perguntar.
Quando pessoas já iniciadas, desejam fazer tatuagens por cima das kuras ou algum tipo de tratamento pra diminuir quelóides ou sicatrizes das kuras; acontece algo de errado?
É um erro fazer esse tipo de coisa? Se sim, por quê?
Asé
Aguardando a resposta do mesmo comentário.
Tenho um pergunta que pode parecer ser besta, mas eu acho importante perguntar.
Quando pessoas já iniciadas, desejam fazer tatuagens por cima das kuras ou algum tipo de tratamento pra diminuir quelóides ou sicatrizes das kuras; acontece algo de errado?
É um erro fazer esse tipo de coisa? Se sim, por quê?
Asé
Dofono,
Não convém aos iniciados fazerem tatuagens, hoje em dia as curas são mais simbólicas do que litúrgicas. Todo tratamento médico voltado para a saúde é válido.
Axé,
Obrigado Fernando,
Fiz essa pergunta por que tem kuras minhas que práticamente me deformou, e eu queria fazer um tratamento para reduzir esses quelóides, isso me incomoda.
Abraço,
Asé!
Só se´valorisa alguma coisa, conhecendoa. Muitíssimo obrigado pelos os esclarecimentos sobre acura. Muito linda as explicações e direcionamentos desse conteúdo. Frenquento um Ilê a alguns anos, e, essa informação eu não tinha.
Felicidades com muito Axé para todos.
Asé..
Primeiramente, parabéns pelo trabalho no blog, textos muito bem feitos!
Venho pedir uma certa ajuda quanto à Ilês localizados em São Paulo.. peço que me indiquem alguns na região metropolitana de São Paulo – Capital..
Venho da nação de Ketu, mas infelizmente imprevistos com o Baba da casa acabaram obrigando-o a se desligar da religião.
Conto com a ajuda de vocês,
Obrigado desde já.
Asé.
Allan eu só conheço pessoalmente o meu irmão em Campinas. Mas na “pagina pessoal do prof Reginaldo Prandi” vc vai encontrar uma lista de casas em SP confiáveis. Axé, Tomeje
Tomeje motumbá.. vc conhece um zelador dai do Rio de digina Odé Taió??
Axé
Ogan Luiz eu já ouvi falr sim de uma pessoa com este nome aqui no RJ. Vou ver com meu mais velho e na quinta feira torno a responder aqui neste post. Axé, Tomeje
Olá boa tarde, a todos motumbá, colofé, mucuiú abenção a todas as nações, e a todos delas.
olha quero parabenizá los pelo maravilhoso Blog quando tenho dúvidas venho até aqui para tirá las não tenho vergonha disso pois todos nós babaloòrisá temos que trocar informações sobre asés, sobre dúvidas a qualquer hora e em qualquer dúvida então adoro este blog por isso, aqui não se tem vaidade e nem estrelas e sim pessoas cultas e inteligentes, perto de voceis sou novo no santo tenho 15 anos vou fazer 16 em 27/07 fui raspado no Kotu dei meus 7 anos na Angola que amo abenção a nação amada, e hj toco em meu barracão o culto africano pq me identifico mais, mas claro não tem como não deixar de ser um ketu com Angola bate folha… todos ficam assim nossa o que será esta nação… é isso ai uma mistura das cantigas e algunspreceitos do ketu com algumas rezas da angola, e digo a vcs faço meus filhos de santo rezar o cekecè no roncó e ainda sai na muzenza rsrsr e é com muito asé e alegria que o Orisá sai…. bem vim aki para parabeniza-los e agradecer por terem feito este blog, gostari ade receber notificações do blog como faço?
Babá déo,
Ainda não abrirmos esse espaço de notificações, por favor, continue nos acompando aqui pelo blog e volte sempre.
Axé,
OGAN LUIZ A SUA BENÇAO. O BABALORIXÁ TAIÓ É MEU VÔ DE SANTO. POSSO LHE AJUDAR? AH! PAI NELSON MUITO OBRIGADA PELO ESPAÇO. BJSSS MOTUMBÁ
olá boa tarde !
adorei ler o texto acima pq me tirou muitas duvidas .
e mais uma vez agradeço a vcs, como uma abian por estar aprendendo muito .
nelson adorei sua postura muito bem respondeu a altura !parabens por seus 21 anos de candomble e quero um dia ter um pouco de sua sabedoria e quem fala as besteiras q este rapaz disse nao entende nada de nossa religiao obrigada por tudo ! o mesmo digo para Manoela adoro ler tudo q faz aqui e lhe parabelizo por tudo .
obrigada !!
A benção..tenho 5 meses de suspença na nação Angola bate folha…gostaria de saber se eu terei q abrir cura a gora na quaresma mesmo ainda não sendo feita…?
Cristiane se vc puder repetir este comentário no post do tata Euandilu eu acho que vc será melhor esclarecida porque ele é kambondo do Bate Folha do RJ. Axé, Tomeje
Ola queria parabenizar pelo blog pois é uma forma de expandir a visão das pessoas sobre a religião …Onde pessoas da religião ou não comentem sobre assuntos, tirem dúvidas e conversem entre si….Nós da Religião presisamos ser mais unidos e respeitar mais cada casa e suas tradicões; embora tenham pessoas que usam o nome para o mau; e pessoas que sem fundamento nenhum penetram levando informacões erradas e equivocadas sobre orisa e seus fundamentos!O mundo do Orisa é a coisa mais linda e pura pena que existam pessoas infelizes nesse mundo…A pessoa que conhece, tem contato qualquer que seja ele com o Orisa sabe o que é bom o quanto é compensador e que enche nosso peito e nossa vida de coisas boas…Axé, Axé, Axé.
Sua benção…
Não sou feita de santo mais frequento uma casa de candomble de angola…
Tenho muitas duvidas com relação a feitura do santo, o que acontece de verdade dentro dos roncós!!!
Achei muito bom esse blog, pois discretamente é possível saber coisas que minha mãe jamais comentaria, e diante de uma cultura tão severa e hierárquica que eu muito admiro e respeito,
Não teria essa liberdade jamais de perguntar algo do genero para minha mãe de santo…kkkk
Com todo o meu respeito e admiração!!!
Parabéns pelo espaço
Mariana,
Aqui ninguém comenta o que acontece dentro do ronkó, camarinha, rundeme, ariasé ou quarto de santo, etc, nem concretamente e nem discretamente.
Esse espaço é para troca de informações, tirar dúvidas de leigos mais persistentes e comum à todos, são várias culturas, nações e candomblés.
Aprende-se um pouco de Jeje, Batuque, Ketu, Angola, Umbanda, e tem-se uma noção generalizada de nossa religião, pesquise em nossos postrs.
Axé,
Mariana uma das coisas que mais respondemos aqui é. Seja abiã. Ser abiã é um período de aprendizado maravilhoso, neste período aprende-se segredos de ronkó rsrsrsrsrs, claro que estou brincnado e usando de metáfora. Mas esclarecendo rsrsrsrsrs. Use seu tempo de abiã para observar com atenção, muita atenção, as pessoas que entram pra iniciação, veja como elas saem, como se comportam depois deste período, sua felicidade, sua dedicação, suas mudanças comportamentais. É pra isso que serve o tempo de abiã, pra avaliar e criar laços entre vc e seus mais velhos e principalmente com seu zelador/a. Observação no candomblé é tudo. Se depois de observar atentamente tudo isso, vc estiver certa de que é isso que vc quer, faça, de coração, e deixe que as surpresas te mostrem o caminho. Axé, Tomeje
Olá achei o blog muito interessnte e esclarecedor. Tenho uma dúvida ? gostaria de saber se ao “fazer” ou deitar pro santo , se iniciar no candoble o Yaôs ficam presos aos seus Pai de santo ou ao terreiro que o iniciou ? ele pode sair do Candomble e frequentar a Umbanda ? , como tirar as Kuras do Yaõ iniciado se ele não quiser mais ? O Orixá de frente dele pode lavar a cabeça dele e desfazer o feito ??
sandra,
Aqui sempre dizemos que em primeiro lugar que a pessoa seja um Abian de uma casa de candomblé por no mínimo 1 ano antes de se iniciar, para que possa tirar essas dúvidas, aprender, se interar do que é a religião, seus prós e seus contras.
Iyawó não fica preso a ninguém que não seja a seu Orí (sua cabeça e seu livre arbítrio) cabe ao iyawo toda a responsabilidade, pós resguardo, do seu caminho, da sua vida, para depois não culpar o zelador, o orixá e o santo.
Axé,
Obrigada pelo esclarecimento Fernando D’Osogiyan, mas ainda paira uma dúvida , sendo a pessoa já “feita ” no candomblé ela pode seguir a Umbanda normalmente ou é preciso fazer algum ritual para o seu Orixá de cabeça ? pergunto pq tenho uma amiga nesta situação, ela fez o ori no candomblé e está com receio de seguir a Umbanda pois as doutrnas são diferentes e ela se sente presa ao candomblé , é necessário fazer alguma coisa ?
sandra,
Não vejo problema algum e isso tem bastante, pessoas da Umbanda que vão para as nações de candomblé cuidar de seu Inkísse, seu Vodun ou seu Orixá, masi não deixam de a Umbanda e seus guias. Também existe o contrário, pessoas do candomblé que cuidam de suas entidades de Umbanda.
Com fé tudo se resolve.
Axé,
oiiie boom diia!
Eu estou adorandoo os blog!
Maa tenhos as minhas duvidas!
Eu frequentava a umbanda mas a minha mae de santo deixou de ser mae de santo e mandou os abiã procurar outra nação (sendo umbanda, candomblé ou kimnanda)
Coom isso eu estou em uma duvida tremendaa, pois iria fazer tres anos que eu frequentava a casa e ate hoje eu sou abian, meus tios são do candomble e no caso eu comeceii a frequentar lá mas eu vou poder fazer feitura de meu pai Odé agora ou eu vou nascer dinovo na religião?
Me ajudee estou em uma duvida tremendaa a ponto de ficar louco!
Desde já agradeço a sua compreençao!
Leandro, boa tarde.
Voce estava em um culto chamado Umbanda, agora voce trocou para Candomblé, isto quer dizer que vc vai reiniciar sua vida espiritual de outra forma.
Voce continuará sendo um abion, até a consolidação de sua iniciação.
Se o seu jogo foi confirmado com òrìsá Odé, ainda não sabemos qual, Osòósi, Logun, Ogun, Erinlè estes são alguns, e seu Ori (cabeça) decidiu sem conflitos, então, entre no ritmo da casa, com muita humildade e noção de hierarquia e preste atenção em tudo, pois o seu tempo de conhecimento já começou.
Apoie-se em seus mais velhos e ouça seu zelador (a), não fique dando ouvidos a terceiros, pois vc fará uma enorme confusão em sua cabeça e ai começaram os problemas e as dúvidas.
Onon alafià.
Ire o.
oi um boa tarde gostaria de sabe em que nacao se faz aquela cura sou de angola é minha cura n e asim
ola boa tarde nao sou depta ao candoble mas gostaria k vc m tirasse algumas duvidas a minha ex namorada estava trabalhando em uma empresa na qual tem uma garota k e adepta a esta religiao e qnd ela entrou nos estavamos muito bm nao brigavamos ate esta garota se interesar por ela ai td desandou minha namorada começou a ficar muito perdida sobre seu sentimento começamos a brigar te k no separamo e ela ficou m essa garota mas antes disso essa garota disse p minha namorada numa conversa k estava brincando e minha namorada respondeu para ela assim nao m importo no dou nenhuma importancia para suas brincadeiras e ela respondeu voce n da ateçao n hoje mais amanha voce vai dar ai ocorreu tudo isso e depois de tudo ela ainda disse k daki dois meses elas estariam casadas mais minha namorada descobriu k ela e adepta e se desesperou pq ela esta tendo sonhos estranhos e visoes esquisitas e eu tambem k dizer sonhos nao pesadelos sera k e possivel k ela tenha feito algo para nos separar e ficar com ela fez algo p ela se interessar por ela pq eu fui a primeira mulher dela e ela e hetero e agora e ela ta cm medo vai ate sair do emprego por favor m de uma luz pq n sei o que nem como m proteger contra.
por favor m responda logo e no meu e mail muito obrigada
Yara, realmente pode existeir feitiços, pode existir magias, mas uma coisa eu lhe digo, ninguém ocupa um lugar ocupado, se a outra entrou é porque tinha espaço sobrando.
Se vc quer ter esta certeza somente uma consulta poderá lhe tirar a duvida em relação a este feitiço ou magia. Procure um jogo de buzios e tente saber algo a respeito, veja se Òrúnmìlá lhe reponde algo.
Ire o.
repondido
muito obrigada mas tenho receio ela continua perseguindo fik dizendo k so ela pode salva-la coisas assim e aonde e k posso ter essa consulta e se tinha espaço pq ela continua m dizendo k me ama e k n quer ve-la nunca mais k quer fik comigo mas a outra fik falando k ela e dela k so e feliz com ela essas coisas desde ja agradeço muito vc n pode ver pelo meu nome e data de nascimento coisas assim se for o caso te passo todos meus dados
Yara, Ifá, o orisá do oráculo, não usa data de nascimento para saber de seus caminhos, isso não existe.
Quanto a essa situação toda, apenas vejo uma questão pessoal, alguém ganhou e alguém perdeu.
Quanto a sua desconfiança, ratifico, somente um jogo serio para apurar essas duvidas.
Ire o.
MOTUMBÁ,VENHO ATRAVÉS DESDE PEDIR UM PEQUENO ESCLARECIMENTO, TENHO 20 ANOS DE SANTO FUI FEITO NA BAHIA EM CACHOEIRO,SOU FILHO DE YANSÃ E OSÚN,PERDIR MINHA MÃE DE SANTO UM ANO DEPOIS DE MINHA OBRIGAÇÃO DE 7 ANOS,HOJE NÃO MORO MAIS NA BAHIA DEVIDO O BARRACÃO TER FECHADO,MAIS SEMPRE FUI DESCIDDO NA MINHA VIDA E PROCEGUIR COM A MINHA RELIGIÃO ATÉ HOJE,CUMPRINDO E REALIZANDO TUDO EM PRO DA VITALIDADE E FORÇA DOS MEUS ORIXÁS,NÃO TENHO TERREIRO,MAIS MIM CINTO AGORA JÁ COM 20 ANOS DE SANTO QUASE COMPLETANDO 21 A NESCECIDADE DE ABRIR UM POIS CUIDO DOS MEUS FILHOS QUE COMEÇAM A COBRAR SUAS INICIAÇÕES,ESTOU ENVOLVIDO EM UM TERREIRO QUE ABRIU AS PORTAS PARA MIM,MAIS MEU ACENTAMENTO MINHAS FERRAMENTAS ESTÃO COMIGO NO LOCAL ONDE CHAMO DE QUARTO DE SANTO NA MINHA HUMILDE CASA. E NÃO LÁ.OS MEUS SAGRADOS BUZIOS MIM DERAM O CONCENTIMENTO PARA CRESCER MINHA FAMILIA E ESTOU MIM FILIANDO A UMA FEDERAÇÃO DE CANDOMBLÉ E ELES NÃO VEM PROBLEMA NENHUM EM FAZER BURÍ DE INCIAÇÃO NOS MEUS FILHOS NO BARRACÃO O QUAL FREQUENTO,GOSTARIA DE SABER QUAL É A OPINIÃO DE VOSSA EXELENCIA,SOU MUITO HUMILDE E PRA MIM SEMPRE ALÉM DOS MEU CONHECIMENTOS APRENDIR A OUVIR OS CONHECIMENTOS DE OUTROS SACERDOTES.ACREDITO SEMPRE QUE QUANTO MAIS MELHOR.
MONASUFIAZÔ DE OYÁ
Monasufiazõ de Oyá,
Parabéns pela sua iniciativa, sua humildade e sua forçade vontade de ir em frente em busca de conhecimento. Apenas faça uma pequena observação na liturgia que você chama de borí de feitura, na verdade é borí de quem vai fazer sua feitura. Leia clicando em minha foto, um texto chamado Eborí que é bem explicativo ao assunto. Borí é para alimentar e dar equilíbrio e apaziguar energias, pois ninguém se inicia sem o consentimento do Orí. Podemos tomar o Borí sem que tenhamos que nos iniciarmos para o Orixá, mas, não podemos nos iniciarmos para Orixá, sem antes tomar o borí.
Boa sorte!
Axé.
eu quero fecha mau corpo pois tenhu uma misão forte pela frente
gosteu muito do blog …….mi enteressou muito pois sou uma abian no camdomble mi deixou mais por dentro do assunto…parabens elo blog
eu adorei o modo pelo qual vc s responderao as questoes que muitos se perguntam eu estava com uma duvida e vcs me esclarecerao nessa link isso e um conteudo muito bacana e positivo….
parabens pelo blog….
karen
Nossa!!! não sei se me acalmo ou se me “desespero” mais depois que li esse texto…rs sou abiã há anos e tenho pavor das kuras, como pode? rsrs Mas parabéns pelo blog, pelo anos de Santo e que vc continue sendo essa pessoa abençoada, esclarecendo a dúvida das pessoas!
Sua benção meu pai!
Isabela, as kuras, nada mais são que minuscalas aberturas que fazemos em nosso corpo e introduzimos um certo tipo de material contra diversos males. As incisões facias das tribos africanas deram margem a um tipo de kura que não existe, mascas profundas e agressivas. Isto é desconhecer o fundamento da cura, pois se abrimos um corte muito profundo o sangue vai jorra e colocar para fora o material que introduzimos na pessoa. Se cortamos somente a primeira camada da derme, temos a abertura que precisamos e nada mais agressivo é necessário ser feito. Cultura não fal mal a ninguém e está disponivel a todos os niveis, basta querer aprender e não disseminar a ignorancia.
Ire o.
E como fica a questão dos cortes referindo a transmissão de doenças através do sangue? Conheço algumas pessoas iniciadas e elas não souberam ou não quiseram informar se a navalha é trocada para cada pessoa ou se é utilizada a mesma.
PS: não tenho intenção alguma de causar discussões, apenas curiosidade.
PS 2: Gosto muito do Candomblé e pretendo um dia ser iniciado assim quando meu Orixa quiser.
Allan,
Exatamente por este motivo o ritual tem entrado numa espécie de “obsolescência”. Em algumas casas as incisões não são mais feitas.
Eu já ouvi e li uma série de coisas sobre essa questão. Fulano que concorda, que discorda do descarte por causa desse, daquele e daquele outro fundamento, etc, etc, etc. Cada um que venha com uma explicação diferente.
Antigamente a ciência não era tão apurada ao ponto de fornecer informação para todo mundo. Hoje a questão é diferente, o acesso a informação é exponencialmente maior e o risco de contágio também. Será que nossos antepassados se arriscariam a este ponto? Duvido muito, pois a inteligência no ser humano não é coisa nova.
Portanto, sempre soube e na minha casa também ocorre a troca das navalhas das curas de cada iniciado. A navalha que raspa não apresenta riscos, pois não há contato mais intenso com a pele e posteriormente com sangue.
Vale frisar que as incisões feitas, são feitas de forma superficial a modo de tentar não soltar sangue.
Axé!
ola. pessoal meu nome é yannco 30/03/1993 eu estou precisando de ajuda…tenho 18 anos desde meus 16 anos só penso em matar vingança isso ta me prejudicando muito quero uma ajuda oque eu fasso ja fiz até besteiras..quero uma opiniao de vcs…desejo tudu de bom a vcs…
Yanco o que vc precisa e fazer um jogo de buzios, mas com uma pesssoa séria. Ver o que e quem está lhe acompnahando. Esta sua atitude já é um enorme passo que vc está dando em direção um bom carater. As vezes forças negativas se aproximam de nós e quanto mais convivemos com elas mais outras forças negativas se aproximam. ÒrúnmÌlá nos dá remédio para todos os males, mas lembre-se que sua soberania esta dentro de sua cabeça, o que ela desejar irá acontecer, para o bem ou para o mal. Seja firme em seus propósitos de recuperação e peça a Osalá que lhe cubra com seu Pano Branco nestas horas de sofrimento.
Que seus caminhos sejam iluminados.
obrigado pelas suas palavras e pela atençao agradesço de coraçao,tudu de bom ao sinhor.
por favor gostaria de saber sobre um banho,um trabalho,oferenda qualker coisa q me ajude a abrir os caminhos na parte financeira,mas que não seje dificil,obrigda
amanda,
Pelo blog não passamos qualquer tipo de trabalho, aconselho a procurar um bom jogo de búzios para ver seus caminhos, procurar saber o que está atrapalhando sua vida.
Axé.
Moootumbá a todos!!!
Queria dizer que venho aqui quase sempre que posso e dou uma lida, é muito bom você vir aqui e matar suas curiosidades que nem sempre dá pra ser discutida com seu pai de santo… Vou recolher em dezembro e tô muito ansiosa e feliz, mais como sempre aquele nervosismo que não abandona, rsrs, queria fazer uma pergunta, sou filha de nanã e ela não aceita coisas feitas com metal e etc, e então quero saber como será feita a cura? terei que faze-la acordada? ou tem algum orô p isso? se puder responder, sera de muita ajuda rsrsrs bjs e sua benção!!!
Bom dia , Nelso sou Doné de jeje adorei sua postura pois devido a falta de conhecimento que está surgindo a mistificação da nossa religião, o segredo faz parte do axé mais a ignorância não, devemos irmos ensinado ao longo da caminhada espiritual de cada filho todos os procedimentos adequado a nossa determinada nação parabêns pela sua sabedoria bjs Gizele de Aziri Tolá
NELSON BOA NOITE GOSTEI DAS EXPLICACOES TEM POUCO TEMPO QUE FIZ MINHAS CURAS E TENHO MUITAS DUVIDAS E MUITO A APRENDER BJUS E BOA NOITE DE MUITO AXE
Ola, boa tarde! sou leiga e gostaria de tirar uma dúvida, estou começando a frequentar o candomblé a pouco tempo e estou adorando, contei para minha tia e ela me deixou assustada, me disse pra mim pensar bem se era isso que eu queria pra mim, ela me contou que uma vizinha dela foi fazer o santo, e a mãe de santo abriu um corte no centro da cabeça dela e jogou sangue de animais no corte, e deu bicho na cabeça da mulher, fiquei com medo agora =(
em geral realmente também jogam sangue de animais nesse corte que fazem na cabeça?
Se puderem tirar esta dúvida, ficarei imensamente agradecida.
Paloma,
Não adentramos em práticas rituais. O que podemos dizer que este fato é no mínimo absurdo e irresponsável.
Não se preocupe, pois as coisas não são assim.
Axé.
Parabéns pelo blog de vocês! Aqui encontro muita informação útil, respaldo e muito respeito por quem está começando. Admiro o trabalho de vocês e agradeço muito por poder contar aqui como um porto seguro de esclarecimento.
Adorei seu blog e as informações que aqui são passadas. São bem claras para pessoas como eu, totalmente leigas no assunto, poder entender um pouco mais sobre a religião de vocês. Tenho família toda evangélica e nasci e e cresci dentro da igreja, mas por motivos pessoais acabei me afastando. Sou lésbica e me sentia cada vez mais “rejeitada” por Deus e perante os “irmãos”. Sempre associei o candomblé, umbanda, etc com “macumba”. Acho que é o que a maioria da população associa por falta de informação e conhecimento. Conheci o Candomblé de uma forma inusitada, eu diria. Por desconfiar que pudesse haver um ‘trabalho’ pra uma pessoa que eu amo, fui à um centro jogar búzios e desde então comecei a me interessar pela cultura, pelas festas (muito belíssimas) e todo o mais. Fui me sentindo tão acolhida, a vontade, todos sempre muito receptivos. Fui na festa de Oxalá (acho q é isso..rs) e fiquei fascinada. Confesso que por nunca ter visto pessoas incorporadas, por ter vivido numa religião que abolia isso, fiquei um tanto assustada e com um certo medo, mas não tirou minha vontade de aprender mais sobre a religião nem de frequentar quando der. Já estou ansiosa pela Festa de Iemanjá! rsrs. Bom, é isso. Desculpe-me pelo texto imenso, mas a história toda era mesmo para parabenizar pelas informações aqui contidas, já que considero de grande importância a disseminação de informação para a queda de tabus e preconceitos. Abraços.
Janna, obrigado pelas palavras.
Mas perceba que Deus, o único, nunca rejeitará seu filho por ele ter gostos, preferencias, opção, sei lá o nome politacamente correto que se dá, sexuais fora do padrão da sociedade hetero.
Não faça disso um impedimento ou barrreira para o seu bem viver, siga sua vida normalmente e com certeza vc receberá suas bençãos de acordo com seu carater e suas atitudes terrenas, sua sexualidade não entra nesta avaliação, salvo quando se fala em promiscuidade, este tabu é proibido para qualquer ser humano.
Ire o.
baba vc esta de parabens por suas postagens que esclarecem os mais leigos na religião esse critico ai e um tremendo trouxa
Senhores e senhoras, bom dia.
Pesquisei esse assunto na internet devido a algo parecido (ou igual, não sei ao certo) que aconteceu com uma grande amiga minha, no qual me despertou a curiosidade sobre o assunto.
Acho muito legal e cada dia tenho mais respeito por sua religião. Sou católico porém os respeito muito.
Parabéns pelo post e obrigado pelo esclarecimento.
Att,
Felpe Crockers
ps.: por favor, não me confundam com o “felipe” que colocou o 1° comentário. Eu sou um outro Felipe… um provavelmente mais bonito. rsrs
Boa noite estou entrando agora, mais gostaria de saber o seguinte acentei meu escravo agora posso acentar meu santo sou de ogum
Almir,
Não usamos essa palavra (escravo) para nos referirmos a Exú Orixá e nem para Exú catiço. São entidades independentes. Só quem pode confirmar a necessidade de assentar seu Orixá é seu zelador.
Axé.
boa Tarde!!!
quando fazemos o fechamento do corpo para não pegar as coisas negativas que possam jogar contra nós eu gostaria de saber quanto tempo fica fortalecido esse fechamento no nosso corpo..obrigada
axé á todos do blog
Gislaine, quem deveria lhe dar esta informação é a pessoa que lhe fechou o corpo.
Existem vários tipos de ‘fechamentos’, mas contra o que, vc fez?
Esta energia que lhe ‘ajuda’, tem que ser alimentada sim.
Rio que esqueçe a fonte seca.
Ire o.
Da Ilha!!!
ainda não fechei o meu corpo irá ser fechado no dia 6 de abril..mas pode deixar que vou pergunta no axé que estou indo…mas muito obrigada
axé
oooi meu nome é marcos tenho 15 anos e u gostaria de saber
o porq que quando quizila as vezes tem entidade que num segura
o cavalo ?
marcos,
porque está sobre efeito de eguns, forças negativas disfarçadas de entidades. provavelmente esta pessoa não passou por uma sessão de desenvolvimento.
Axé.
brigaduu Fernando D’Osogiyan
pela resposta (:
Bom dia! sou de maceió-AL, gostaria de saber se vc’s tem alguma informação sobre a “lavação do santo” meio camarinho na nação nagô sou filho de ogum com oxum minha zeladora e de oxalá com iemanjar? Existe esse tipo de ritual na sua nação? Qual a importancia dela?obg…!
adil rocha,
Cada nação tem seus rituais próprios para o osé (lavação) e são liturgias íntimas de cada axé. É importantíssimo o osé anual que todas as nações fazem, são as águas, as ervas, os minerais, etc, a renovação, a limpeza e e aretidão com seus Orixás, sua casa e seu Axé.
Axé.
Eu Adoro o candomble, mas tem uma coisa, se voce precisar de ajuda, e não ter dinheiro para pagar ebós , etc voce fica com o problema para vc
Rogerio,
Isso depende muito da casa que você encontrar para frequentar, não generalize, conheço zeladores que tiram do seu bolso para ajudar filhos de santo e depois o próprio filho não reconhece esse sacrifício, saiba que a maioria dos bons zeladores sofre com as INGRATIDÕES.
aXÉ.
PARABÉNS PELO BLOG!SEMPRE QUE TENHO ALGUMA DÚVIDA É SEMPRE AQUI QUE ACABO ENCONTRANDO DE FORMA SÁBIA E ESCLARECEDORA!
O TERREIRO QUE FREQUENTO É UM CANDOMBLÉ KETU.
LÁ A MÃE ABRE CURA EM TODOS OS SEUS FILHOS(SE FOR DA VONTADE DELES)TODOS OS ANOS NO SÁBADO APÓS A SEXTA FEIRA SANTA.
FIQUEI CONFUSA,POIS ACHAVA QUE SÓ SE ABRIA CURA NA FEITURA.
NÃO DUVIDO DO CONHECIMENTO DE MINHA MÃE DE SANTO,MUITO PELO CONTRÁRIO,AFINAL ELA TEM CASA ABERTA A 45 ANOS(SIM JÁ E BEM VELHINHA RS) E É MUITO RESPEITADA POR TODOS QUE A CONHECEM.
QD PERGUNTEI A ELA SOBRE ISSO ELA ME RESPONDEU APENAS QUE”É PROTEÇÃO”.E LA VIM EU AQUI PARAR NO BLOG DE VCS RS.
BOM,EU FIZ MESMO COM MINHAS DÚVIDAS POR CONFIAR NA MINHA MÃEZINHA.
MAS ME DIGAM VCS POOOR FAVOR O QUE ACHAM DISSO?ESTOU MUITO CONFUSA!
UM GRANDE ABÇ A TODOS!!!
Cris,
No ketu não se abre curas, as marcações são feitas somente na iniciação. Hoje em dia, os mais novos não abrem mais curas, por uma série de fatores, até as navalhas são descartáveis para maior preservação e prevenção.
Axé.
Fernando D’Osogiyan ,muito obrigado pelo esclarecimento.Bom,agora já fiz mesmo um pouco contrariada e com dúvidas, como falou em “proteção” achei que mal não faria..
Mas irei conversar de novo com minha mãe de santo sobre isso…agora que encafifei meeesmo rsrsrs.
Um grande abç
AXÉ!
eu acho uma falta de respeito se cortar , somente Deus , pode ser e deve ser o que decidir fazer com nossos corpos , isso não existe , acho que todos voçes precisam de psicologo ou medico psiquiatra , pois isso é uma perca de temo , pois pra obter algo , não é preciso se machucar atoa , capas de pegar alguma doença ou infecção , isso é pra quem tem cabeça fraca , … que Deus tenha misericordia de todos.
,
Eduardo eu tbm acho um absurdo as pessoas se cortarem, o corte que nós fazemos em nossa pele é epidermico, uma pequena incisão apenas, não precisa tirar sangue.
Quanto a mexer no meu corpo, eu faço no dia ae hora que eu desejar, Deus me deu e eu uso dentro da minha soberania, que por sinal tbm foi ele quem me deu.
Quanto ao psicologo, acho que todos deveriam procurar um, pelo menos uma vez na vida, inclusive vc. Deveriamos saber se somos realmente normais, se somos abestados, se somos direcionados como gado, se estamos neste mundo para criticar em vez de construir, todas estas coisas são definidas com uma conversa franca e aberta com a área medica.
Também concordo que para se obter algo não devemos nos machucar atoa, principalmente o bolso (mensalmente) e em prol do terceiros.
Quanto a infecção e doenças que são transmitidas via objetos cortantes, gostaria que vc acordasse para o mundo que vc vive. Usamos aparelhos descartaveis, pessoais e intranferiveis. O que fazemos depois do cortezinho aberto, vc não vai saber, não podemos lhe contar.
E que Deus tenha misericordia de todos, que todos acordem para uma palavra chamada tolerancia, que Deus tenha misericordia das religiões que têm seus DIABOS, por que nós não temos, graças a Deus.
Um abraço, mande recomendações ao seu Pastor e nos deixe seguir o nosso caminho em paz.
Abraços.
ola Eduardo , bom dia!
fico triste com pessoas como vc, que por falta de conhecimentos ousam criticar ou denegrir a imagem de nossa religião, aliás de outras religiôes, se acham donos da verdade, se acham superiores a todos e a tudo, pena amigo que vcs não praticam o que pregam pois sua propria religião prega a humildade,(atributos que vcs desconhecem infelizmente), visto que sua religião foi construida em cima de sague dor e sofrimento de inocentes, acho que ao invés de se preocuparem com isto e aquilo que não diz respeito a sua pessoa deveriam se preocupar mais com suas vidas espirituais,
nossa religiao é rica em culturas e rituais, e isso causa um certo incomodo em muita gente, e não vamos mudar por causa de um bando de fanáticos
pratique mais sua religião e se conscientize que cada qual no seu cada qual, se não atacamos sua religiao , respeite a nossa.
meus sinceros votos de paz profunda!
Baba Rogério, mo juba.
Acho que nossa sabedoria diminui quando respondemos a este tipo de questionamento.
Òrúnmìlá nos manda ao acordar distribuir ensinamentos, mas isto não é distribuir ensinamentos, infelizmente estamos dando pérolas ao porco.
Oná rere o.
Motumba! e a benção de todos.
Gostei muito do texto, claro, coeso, sem fundamentos de ronco, gosto muito da forma como as pessoas se tratam nos comentários, é claro temos alguns que fogem a regra, mas somos seres humanos, estou começando a frequentar um terreiro, estou gostando muito, me sinto em paz, frequentei por anos outras denominações, porem sempre tive um sentimento pelo candomble em especial o da nação ketu, amo muito os orixas, fico muito feliz por encontrar aqui um espaço de discução já que não posso todos os dias estar no terreiro, até porque sei que candomble não se aprende em textos mas pode ser compreendido atraves dos mesmos e assim viver em experiência cada dia o orixa, a nossa história, o nosso modo de ver o mundo e o nosso proximo.
Muito axé para vocês e que Pai Oxossi e logunede possam iluminar a mente de vocês com sabedoria e conhecimento. Axé!
Renato, àse ooooo
Olá, antigamente eu ia em uma yalorisa , e eu não conheço mto da religião e não sou iniciada, e ela falou que ia fechar meu corpo, e fez todos esses procedimentos acima, isso faz uns 8 anos, mas até hoje eu sinto dor onde foi feito os cortes, mesmo tendo sicatrizado.. isso pode ta encarretando algum problema ? e pode fazer isso mesmo não sendo iniciada na religião ?
Priscila,
Não há uma liturgia que explique os tais “fechamento de corpo”. machucam as pessoas provocando cicatrizes, dores, etc e não serve absolutamente para nada.
Quem fecha nosso corpo é a nossa fé incondicional em Exú, o Orixá de todo e qualquer caminho, em todo e em qualquer estágio de vida ou morte, do cosmo ao apocalípse total.
Axé.
Mo jùbá.
E káale .. Não sou iniciado ainda não sou iniciado vou dar o borí proximo mês mais só posso raspar depois de dois anos, pois sou de menor…
Mas queria tirar uma duvida uma prima minha tem uns cortes no corpo em pesquisas descobrir que é de um ritual de iniciação chamado de (Cura – Aberé) .. queria uma explicação sobre esse ritual..
Odábò E se gan
Desculpa os erros no primeiro comentário …
Olá Dinho,
Neste mesmo artigo acima falamos o que são as Kuras e porque são feitas. Para alguém que ainda não é iniciado, penso que aí já tem muita informação útil. A seu tempo, e quando chegar a sua iniciação, vai saber com mais pormenor, inclusive coisas que não podemos falar aqui de modo tão aberto.
Axé!
E se gan … Mo júbà..
Boa tarde Tomoje de Ogum “Kolofé”……Agô, mas estava lendo no seu perfil Gravatar que você era da Nação de Angola e filho no santo de Mãe Kaiáloumim é do Inzo Musambu Kaitumba ” Mam’etu Di NKisi Kayalodomin, filha no santo de Mam’etu Dango.
Oia Boa tarde , fiquei sabendo que no borí é feito as kuras é verdade..?
Minha curiosidade era muita..!! Já tomei o borí . Obrigado o site tirou muitas duvidas minha..!
mo júbá…
Boa noite. Não sou iniciado, nunca fiz nada para iniciar ou mesmo nunca tive nenhum dom que eu saiba. Contudo tive dois sonhos muito realistas, se alguém puder me ajudar com alguma explicação, ficaria muito grato.
No primeiro sonho (a uns 3 anos atrás), sonhei que estava em um grande rio, muito magestoso com uma queda dágua muito bonita e duas estátuas enormes de dois guerreiros esculpidas nas rochas, água ferruginosa, porém límpida e descendo sem violência, mas em movimento, com algumas bacias naturais onde Oyá (que parecia muito com minha mãe) me descia nas águas, me mergulhando inclinando para trás até descer todo nas águas deste rio e dizia que eu estava sendo purificado.
No segundo sonho (recente), sonhei que em minha cabeça tinha um leve rodopiar, como ventos nos desenhos do saci, fazendo aquele pequeno redemoinho e que iria receber uma entidade. Então, o lugar mudava completamente, de uma casa pequena e escura, passei a um sítio, aberto, com muitas árvores. Minha mãe estava comigo e aparecia uma mulher, muito contente, dando parabéns, pois não era todo mundo que recebia aquela entidade. Ela explicou que era uma entidade dos ventos, muito poderosa, de gênio forte. E então explosões ocorreram, eu meio que em transe, como se a entidade estivesse chegando. A mulher ficava muito contente, diversas pessoas iam chegando de diversos lugares, filhos de santos, médiuns, pessoas que chegavam para comemorar, em meio as labaredas que subiam por entre as árvores a quilômetros de distância. Era como se tivesse anunciando a sua chegada, a cada explosão, mais pessoas chegavam para a festa. Quando reparava, estavam fazendo fechos de corpo em meus ombros e antebraços. Então a mulher dizia que esta entidade era um cordeiro, o qual eu visualizava, branco. Ela frizava que não era qualquer pessoa que o recebia, que era uma entidade que normalmente trabalhava curando as pessoas. Não lembro mais daí em diante. Apenas sei que o sonho teve mais detalhes, aos quais não lembro.
Bom, depois destes sonhos fiquei curioso, pesquisei algumas coisas, mas não sei ao certo o que possa ser. Agradeceria se alguém souber ou puder falar alguma coisa. Obrigado pela atenção.
EUPGRS,
O bom é você consultar o jogo de búzios com algum zelador ou zeladora pra ver o que os orixás falam.
Interpretar sonhos é complexo, exige conhecimento pessoal e um pouco sobre os caminhos da pessoa. Esse contato virtual é superficial para isto.
Axé.
Neto de Ogan
Os maiores bens do Candomblé são os segredos !!!
Boa noit, vcs são ótimos, tiram todas as nossas dúvidas,alguns dias atrás eu estava muito angustiado pelo fato de eu ainda não ter bolado no orixá,pois vou entrar para iniciaçao no mês d maio,sei que devo tirar minhas dúvidas com minha zeladora, mas sei lá, acho que é pelo fato de eu ter pouco tempo na religião, e eu ser um pouco acanhado, não toco muito nesse assunto com ela,mas sei que com o tempo isso vai melhorar muito,mas vcs são umas melhores coisas que oxalá criou, que ele abençoe vcs a cada dia,fiz minhas preces a oya e ela me ouviu rapidamente, tirou minhas angústias,e fez aumentar minha fé nela pois estou passando por uma dificuldade financeira,não tinha nada ainda dos materiais para minha iniciaçao,esses dias chorei,pois eu qeria ver minha orixá nasce,fiz minhas orações a oya, na manhã seguinte apareceu pessoas dispostas a me ajudar desde então tudo vem dando tudo certo.entro sempre aqui no blogger e vejos as palavras de incentivo em manter nossa religião viva,pois o candomblé nunca morrerá,mas existirá enquanto esse mundo existir,pois nossa religião só crecendo a cada dia,apesar da intolerância e preconceito que sofremos,não somos cristãos,somos do candomblé,devemos assumirr o que somos,acreditamos em um único deus olorum,mas acreditamos no deus que criou as forças da natureza,o orixás, não devemos nunca ter medo de assumir isso nossa religião é linda. Que oxalá estja sempre conosco.
As kuras sao realemntr incisoes??? Corte mesmo? ? A pessoa fica com cicatriz????
Karoline o correto seria um corte na derme, a parte mais externa.
Não precisamos ir além da pele, qualquer sangue que jorrar com ou mais intensidade vai colocar para fora aquilo que queremos que fique dentro de seu corpo.
Marcar a pessoa é pura fantasia.
Ire o.
Muito bem explicado! Parabéns!
Olá, Me chamo Lucian, tenho 14 anos, e gostaria muito de saber como é feito esse ritual de abrir e fechar corpo e o que realmente significa tudo isso?
Se puderem me ajudar agradeço desde já!
lucian.k@hotmail.com
Lucian dentro do culto Tradicional yorùbá fazemos este ritual com alguns pós, encantamentos e ofó.
Existe, é forte e custas caro.
Ire o.
Bom dia!
Existe dentro do ritual de iniciação algo que substitua a Kura, que não precise fazer a kura?
Grato
Michel,
Existe muito tabú com relação a cura, que na verdade tomou essa denominação erradamente. As incisões são leves e na superfície da pele e em locais seguros.
Axé.
Aos irmão desejo meu kolofe e a benção a todos pelo dia de hoje.
Axé
Marcio
PARABÉNS, ACHO O CANDOMBLÉ UMA RELIGIÃO MUITO BONITA, ASSIM COMO A UMBANDA É! PARABÉNS , E SARAVÁ TODOS OS ORIXÁ ASHE, DANILLO’DODÉ
Àse o.
Bem em minha casa não se faz cura….isso é opcional? Pra mim eu preferiria os antigos costumes..Enfim…. Quero tambem agradecer e parabenizar pela qualidade do Blog resalmente me esclarece muito. Sempre é refencia no google quando pesquiso! Sou novo no candomble, irei realizar o ato de iniciação para Logum provavelmente no final do ano! Estou muito feliz..Axé!
Helder a ‘cura’ é obrigatória, pois através da cura inserimos os pós necessários ao iniciado.
Não há antigos costumes, o que existe é o ritual que neste quesito não pode ser mudado.
Ire o.
sou filha de santo a dez anos gostaria de saber, trabalho com exu ze pilintra e dona maria padilha menina do cabaré , desde quando eu entrei no espiritismo , e so agora veio um espirito e deu o nome de exu 7 capas sabe me dizer qual a ligaçao dele com esses dois exus , ??? minha mae é iansa e meu pai é xango
Andrea eu não saberia te responder.
Povo das ruas é algo que o Culto Tradicional não cultua, creio que a pessoa mais indicada seria seu sacerdote.
Ire o.
boa tarde sol de recife,minha dijina de terreiro é ójo óde, gostaria que vcs falacem sobre a educaçao dos jovens iniciados no axe.como podemos ajudar tas jovens que entram na religiao sem saber uq reaumente quer, e uzao as redes sociais pra devulgar preceitos que sao secretos tenho medo que minha religiao caia mas ainda no profano e seja confundida com mas uma escola de samba,
Angelo não se preocupe, o que eles acham que é fundamento não passa de uma relação de engano.
O verdadeiro poder do àse está muito bem guardado e a sua divulgação é punida severamente, até com a vida.
Pessoas tem necessidade de se mostrarem sábias, porém, na verdade o que elas são?
Quanto a ensinar as crianças, devemos começar com as cantigas, as lendas e os reinos dos orisas.
É um bom começo e não devemos nunca mostrar uma face que não existe no orisa.
Ire
“punida severamente, até com a vida.”. ..Sr. Da ilha, fiquei curioso. Que espécie de espiritualidade pune o outro tirando-lhe a vida? Gostaria de entender isso. Se for possível.
José Milton boa noite.
O que você podemos falar sobre as leis de Deus, dos tabus e dos awo (segredos).
Eles estão gravados no Odù Ìká’fún, onde Olódùmarè diz que um sacerdote ou iniciado não poderá romper estes tabus, existem outros, veja post sobre as leis de Ifá.
Morrer não é uma aberração, morrer é passar de um estágio para o outro.
Não somos humanos, somos espíritos tendo uma experiência humana, que está ligada ao desenvolvimento do caráter (Iwá) e no cumprimento de seu destino.
Morrer é apenas o ato de perder a viagem, ser recolhido a sua matriz (Orí) e fazer seu acerto de contas com nosso Onibode (porteiro do òrun) Èsù.
Não pense que morrer ou não morrer é algo estranho em nossa religião, o ocidente vê a morte como uma aberração, nós não vemos desta forma, Atùnwá (ir e vir deste mundo) existe a milhares de anos e estamos participando deste processo de evolução. Se após estes milhares de anos a pessoa ainda não conseguiu entender o motivo de sua vinda a este mundo, é por que não aproveitou nenhuma viagem.
Vive pensando e agindo sobre coisas que podem preencher o seu dia, mas, não preencherão sua vida espiritual.
Morrer tem vários significados para nós também: Temos morte social (solidão), morte financeira, morte amorosa, morte profissional e morte na sua plena essência.
Aarun, Ikú e ijá e são alguns dos ajooguns (maus espíritos), que podem cumprir este papel punitivo, alguns`Irunmolè também podem assumir este papel punitivo.
Saiba que Deus é justo.
Ire
Gostei muito de saber dessa coisas sou filho de omulu obaluae sou do engenho velho a bença a todos.
Lucio Obàlíwayè ki nba se o.
Ire
EU ACHO ISSO UMA FALTA DE RESPEITO REVELA OS SEGREDO DO ORIXÁS !
VC NÃO TEM RUMBÊ NENHUM SEU MARMOTEIRO
Qual segredo Matheus?
Ire
Matheus você precisa de ajuda?
Podemos orar por você.
Os menos favorecidos espiritualmente são ajudados por aqueles que se interessam pelo amor universal.
Se precisar…
Ire
Olá, gostaria muito de saber se é verdade que durante o recolhimento (não sei se essa é a palavra certa) se faz sacrifício de animais, se sim pra que serve ?
Ficarei grato se puder me responder.
Rafael não posso responder.
Somente passando pelo recolhimento para saber.
Ire
Tudo bem, obrigado pela atenção.
boa tarde gostaria de saber se é muito caro pra por um santo na cabeça, eu marava na bahia perto de ilheus e já ouvir falar por muitas pessoas que isso é muito forte pra fecha o corpo isso é verdade se der pra mim responder eu agradeço obrigado
Olá Boa tarde.. Motumbá a todos
Ao senhor Nelson e aos demais que possam me ajudar.
Gostaria de saber as vossas opmiões sobre a feitura de Yawôs que ainda não estejam recebendo o santo. Conheço algumas historias como a de um Pai de santo renomado que só começou a receber seu santo 13 anos após a sua feitura. Isso é normal? O que acham do assunto?
Salatiel frequentamos a religão que nos faz sentir bem, aquela que nos toca, aquela que nos leva a Deus.
Não somos um balcão.
Faça isso e ganhe aquilo.
Ou você vem com seu coração e sem intenção ou nada dará certo neste caminho.
Quanto ao preço, veja o que você está disposta a fazer como sacrifício por você e pelo seu bem estar espiritual.
Luiz o meu sacerdote teve que ir a África após 21 anos de raspado para sentir seu òrìsà.
O processo é único e pessoal.
O mais importante é não fingir que está incorporado como muitos são obrigados a fazer para não levar bronca na frente de todos.
Sinceridade acima de tudo.
Não precisa incorporar para se saber que o òrìsà está ao seu lado.
Ire
muito obrigado da ilha
muito bom dia por favor da ilha vc poderia mim falar qual é o livro de são cipriano que é usado pra magia branca e negra, orações, trabalho eu estou em duvidas porque são muitos livro de são cipriano, ficarei muito agradecido se poder mim responder
por favor preciso muito da sua ajuda, tem muitas pessoas tramando contra minha vida, e com o livro verdadeiro sei que nada vai mim atingir obrigado.
Salatiel eu não sei qual o verdadeiro, pois, não li nenhum deles.
Fica difícil lhe ajudar, quem sabe algum amigo do blog venha em nosso socorro.
Ire
agradecido!
boa noite tenho em minha casa um oum que é meus olhos rsrs sou filha de oyá maas, ele é minha paixao , eu juntei varios ferros velhos e junei peças q achei na linha oo ren iso a 3 anos atras meu ogum é taolindo que qnd cmomtei ele dentrodo algidar n 6 ficou mara tem escudo e faca tem coroaetudo mais pois meu paaié guerrei
mas entao vamos ao assunto de qnt em qnr temo devo dar osé nele se a vela tem q serde 7 dias e se ele pode ficar exposto ao tempo tomando chuva sol luar sereno etc… pois ja me disseram que esse ogum é meu ogum guardiao ogum de tempo , e eu n entendi fim uma casa tao grande qagora ele vairar objeto dedecoraçao do jardim?? meu nome é adriana aprecida ferreira de souza 19/01/1981/ as 10 hs am em sao paulo mae carmen lucia ferreira desouza ,
por gentileza tem como saber oq devo fazer em relaçao aos meus santos pois amo oiá idolatro ogum e adoro oxossi, mas eu so sei q sou filha de oya desde meues 15 anos , agradeço sua atenç\ e peço que me responda qnd puder att adrianada bjbjbj
ah !! eu eu ja fiz as curas 2 anos seguidosmas essse ano ainda nao fiz sabe me indicar akguem que possaseer responsavel e fazer isso? obrigada
Drika o que você deve fazer é consultar os búzios.
Precisando de ajuda em S. Paulo podemos lhe indicar alguém.
ire
Gostaria muito da indicação de um lugar confiável para jogar búzio.
Mari qual sua cidade?
ire
São Paulo próxima a região do paraíso, vila mariana.
Gratidão!
Todos os dias visito o site.
Parabéns pelo trabalho. Estou aprendendo bastante sobre a religião e me encantando cada dia mais.
Kalofé!
Boa tarde, saudaçoes a todos e a todas!
Muito interessantes as informçoes aqui contidas, alíás o blog todo é muito bem feito e parabéns aos organizadores.
Eu sou egbomi, tenho já meus 24 anos de santo, em abril do ano que vem faço 25 anos. Aos 8 anos de santos, e havendo dado a obrigaçao de 7 anos, por razoes pessoais, passei para uma casa yorubá, onde fiz também Ifá, ha 13 anos atras – nesta casa estou ha 16 anos. Mas, como já tinha meus ibás comigo, me considero sempre do candomblé, pois aí fui iniciada e cumpri as minhas obrigaçoes. Por isso gosto muito de estar junto às pessoas do candomblé, estas que sao sérias e sabem amar e respeitar os orixas, como vocês!
Com relaçao à cura, acho muito importante informar sim, pois assim se evita a ignorância e as malas práticas. Hoje somos estudados e informados, devemos nos abrir ao conhecimento – isso nao muda a fé ou o axé de ninguém, ao contrário, melhora.
Gostaria, apenas, de acrescentar um comentário, ainda dentro de este tema da ‘proteçao’ ao corpo, que diz respeito ao cuidado que uma pessoa iniciada deve de ter, ao fazer uma cirurgia ou algo assim. Como muitos sabem, e é importante frizar sempre, devemos nos lembrar de avisar aos zeladores ou, caso nao o tenha – por muitas razoes, pode ocorrer – a pessoa deve avisar aos proprios orixas que será intervenida – por menor que seja a intervençao.
Falo. porque sempre é bom estar preparados e protegidos e a nossa proteçao é real. Entao, nada mais justo do que ‘avisar’ e preparar-se antes.
Era isso que tinha a dizer, e falo por mim, porque o meu corpo sempre exige esses cuidados e também é uma forma de respeitar o axé que carregamos.
Saudaçoes: mucuiú, motumbá, a bençao, kolofé a todos e a todas. Pelo dia de hoje, quarta-feira, que minha mae Oyá Igbalé proteja e abençoe a todos e todas!!! Asé o!!!
Elizabeth
Aboru, aboye Ìyà.
Òya ati Erinlè ki nba se o.
Adupe pupo.
Nyin gba: Ire aiku,ire ilera, ire isegun, ire Ori rere o, ire gbogbo.
Orunmilá gbè wa oooooooo
Perfeito Elizabeth! Volte sempre.
Axé.
BOA NOITE. UMA FEITURA DE SANTO SEMPRE LI E OUVI FALAR QUE DEMORA 21 DIAS. MAIS TEM CASAS DA NAÇÃO KETU QUE FAZ O ORIXA EM 12 DIAS. ISSO TAMBÉM ESTA CORRETO ?
ASÉ
Conheço uma casa que faz o orixa em 7 dias… também gostaria de saber a resposta da pergunta do cesar..=) por favor!!
Posso dar minha visão sobre o tempo de uma feitura?
Na África, em certos lugares, leva 3 meses, noutros, o tempo de um relâmpago! Já acompanhei feituras maravilhosas feitas em 4 dias! Outras, tão lindas quanto, em uma semana, 10 dias…
O que determina o tempo de uma feitura são muitos, muitos detalhes.
A determinação de Ifá é primordial, mas o nível de comprometimento e a disponibilidade do noviço (trabalho, família etc.), a experiência do dirigente, a tradição e os diversos rituais específicos do Ilê, o tempo e o tipo de preparação, enfim, muitas variáveis e não há uma regra exata pré determinada.
Casa caso ou cada barco tem suas necessidades específicas,e tudo isso é levado em conta na hora de determinar esse tempo.
Motumbá!
Cesar eu não posso opinar, pois, cada um enxerga a sua verdade e eu não sou dono da dita cuja.
Cada um faz o seu calendário de ebo e rituais, se cabe em 12/14/21/28 ou qualquer outro período, é da responsabilidade do sacerdote.
Não acredito que menos de 21 dias seja um prazo legal, mas, esta é apenas a minha opinião.
Ire
Amigos,
No Ketu/Nagô o iyawo tem que ficar no mínimo 21 dentro do Ilê Axé e 7 dias recluso no ronkó. O preceito é de 3 meses.
Axé.
Parabéns pelo blog, muito esclarecedor, desde muito pequena tive essa simpatia pelo Candomblé (minhas duas madrinhas são).
Ainda não sei quem é meu Orixá, mas mesmo assim pesquiso bastante e um dos poucos sites que encontrei de fonte esclarecedora e confiável foi esse.
Continue com esse trabalho maravilhoso!
Axé!
Geise obrigado pelo carinho.
Òrìsà lhe traga muitas bênçãos.
Ire
Olá ! Eu me chamo Maria Graziela, fui visitar um ilê, fiz consulta com búzios. No qual o Orixá pediu para que eu raspasse minha cabeça… Fiquei assustada pois tenho 5 cirurgias, sou nervosa com anestesias e cortes. E não sinto no meu coração de fazer isso… Eu não quero !!! Sou vaidosa com relação ao meu cabelo, não gosto de cabelos curtos. O que poderá acontecer comigo caso eu continue assim, sem raspar ?
Maria, não acontecerá nada.
Ninguém vai lhe matar, aleijar ou quebrar sua perna.
Se você não se decidiu caminhe sua vida normalmente e desconsidere qualquer informação em forma de imposição.
A palavra final para uma iniciação é sua e de mais ninguém.
Viva sua vida.
Ire
Alguém que se comunique usando “Eu acho” e “amostrando” já nem merece crédito, que dirá resposta!!
Luis Di Paulanis:
Confessar a ignorância é mais honrável do que mostrar um falso conhecimento.
Owe yorùbá.
Irmãos e irmãs meu boa noite e Kolofé aos mais velhos e mais novos,
Primeiramente eu vim aqui agradecer… A cerca de doias anos atrás eu frequentava muito esse site com o nome de Abian, com muitas duvidas sobre muitas coisas, eu era ainda um recente frequentador do Candomblé muito embora saído de 14 anos bastante ‘agitados’ de Umbanda, passei por alguns ebós e um Obi… Vivi os agitos de um Barracão ainda sendo levantado e fundado com muito a se fazer e muito foi feito… Em Outubro de 2013 fiquei sabendo por intermédio de um jogo providencial aberto por minha Doné que eu me iniciaria no primeiro barco dela com data prevista de entrada para 19 de Dezembro, e acreditem eu tive cerca de dois meses para agir tudo que se age para uma iniciação em Jeje Mahi – depois que fui saber por amigos da religião que a minha Nação (que eu muito amo) é considerada por alguns como a mais rígida, a mais difícil, etc.. E ouvi muitos comentários do tipo ‘Você raspou em Jeje? Que Loucura’ ou ‘Tinha uma serpente dentro do quarto de santo?’ ou ainda ‘O tal do Grá existe mesmo?’… Todas em tom de deboche, medo ou ainda como se eu fosse um alien… rsrs A verdade é que o santo proveu! E em menos de dois meses eu consegui verba para o grosso das obrigações, fui muito ajudado e consegui férias ditas impossíveis!!!(Sou militar e férias fim do ano pra gente realmente é complicado rs) No início de Dezembro eu ja estava na roça descansando a cabeça, tomando os primeiros ebós e no dia 18/12, um dia antes do previsto, entramos de fato! Foram dias e semanas de muita surpresa e muita emoção… e após 32 dias de recolhimento havia chegado o dia, ele chegou e eu agora era Fomo de Azansú o filho caçula nascido das folhas de meu Pai Agué *__*
Daí pra cá aconteceu de tudo em minha vida, até a queda do kele foi um verdadeiro turbilhão, devido a natureza da minha profissão meu Pai chegou a passar algumas vezes no trabalho porém tudo foi sabiamente contornado por minha Doné e todos os mais velhos, seguramos essa barra todos juntos! E essa etapa foi vencida, aí viriam mais 9 meses de um preceito mais suave mais que ainda sim era preceito! Hoje fazem 1 ano e 7 meses, a correria continua!!! Funções, responsabilidades, amor, carinho, respeito, hierarquia, disciplina, compromisso, desapego… Ufa! Precisei desse tempo de reclusão em meu interior para aceitar e entender que hoje eu sou receptáculo de um Vodun, que é sagrado e cultuado por gerações e gerações! Entretanto voltei ao blog ‘O candomblé’ e depois de quase uma hora de leitura nos vários posts vi que meu amor pela minha religião só cresce e que apesar de sofrermos tanto com tanta truculência e ignorância temos a certeza de que amamos o que fazemos!!! Percebemos que existem pessoas boas dentro da nossa religião, Zeladores, Mais Velhos, Yawos, Ekedis e Abians!!! Passado, futuro e presente que querem apenas amar seus santos e serem amados por eles! É o que nos dá força pra continuar, pra ir toda segunda pra Roça bater cabeça, toda quinta também! Ir tomar banho na roça toda sexta e ainda encarar funções e trabalho!
Muito obrigado Irmãos do Blog, você ontem, hoje e sempre vem fazendo abians desentendidos e perdidos no mundo do Candomblé como eu fui se tornarem Yawos dedicados como busco ser! Tenho orgulho de ser Candomblecista, orgulho de ser Jeje-Mahi e orgulho da minha raiz Ceja Hunde! A todos o meu mais sincero O-B-R-I-G-A-D-O, com olhos marejados como sempre mas com o sorriso de quem sabe que encontrou seu lugar ao Sol.
Ass,
Fomo de Azansú
Fomo, sem palavras.
Esta é a busca, esta é a verdade da religião.
O Odù Èjì Ogbè diz:
Iniciamos você nos segredos.
Você deve se reiniciar.
Foi assim que Èjì Ogbè (Èjì Onilé) foi iniciado.
Então ele mergulhou na floresta (auto avaliação).
Iniciamos você nos segredos.
Você deve reiniciar-se (você deve mudar).
Se você chegar ao topo da palmeira (Igi Òpé) não solte suas mãos.
Ire Ori alaafia
Não deixe suas mãos soltas (não volte a viver aquela vida de antes).
Bom dia meus mais velhos, meus mais novos e meus contemporâneos. Que felicidade e benção em nossas vidas as palavras de Famo. Desejo paz, saúde, prosperidade e bonança. Que a alegria adorne sua vida e Azansu faça contornar com lealdade toda dificuldade que vier a acontecer. Grande abraço a todos. Farogi, famo de ode.
Renato,
Bençãos em sua vida!
Axé.
Estou sempre aqui, participando pouco, muito mais como observador e admirador desse blog. Mas acho necessário hoje me apresentar aos meus irmãos. Me chamo Renato, sou iniciado no culto dos orixás, precisamente desde 08/02/2014 numa casa aqui em Salvador chamada Terreiro Ajagunã. Precisando de algo estou ao dispor. Vocês me ajudam muito com todas as publicações e discussões aqui criadas. Tenho certeza que são dignos da presença dos orixás ou qualquer outra entidade que protejam vocês. Muita paz. Axe ô.
Boa tarde .. não sei me expressar ao certo mais vou tentar … desculpe a falta de informação 😀 . pq uma Kura depois de um ano feita começa a doer ???
Ricardo,
Sinceramente nunca soube disso, as incisões são feitas em locais estabelecidos e não oferecem o menor risco ou problema. São os locais por onde o Orixá “come”, consagrados.
Axé.
Obrigado pela explicação :D, eu tinha ouvido que quando fazem feitiço ara pessoas com suas kuras elas começam a arder ou doer como sinal do santo
Ricardo,
As crendices do passado!
Axé.
Obrigado axe a todos que a luz de oxala abençoe a todos ..
Ase ooooooo
boa tarde….e motumbá axe….acho espetacular esses esclarecimento…pois nao vivemos mais nas cavernas escondidos e precisamos mesmo conhece a verdade da nossa religião
….
Gostaria de saber como se faz fechamento de corpo
Suelen a fortaleza do corpo está na oração.
Ninguém melhor que o Odù Òfún mèjì para nos orientar em relação a este detalhe.
Quanto mais rezamos, mais forte ficamos.
Ire
Bom dia a todos,esta é a segunda vez que visito este blog,por um lado fico muito satisfeito com todas informações e esclarecimento que recebo através das matérias e conteúdo aqui divulgado,tudo muito rico em esclarecimento,por outro lado fico triste em ver em ver pessoas como o Felipe depreciar uma fonte de conhecimento deste tamanho,sou Abiã e tenho muito orgulho da decisão que tomei de agradar e fazer oque é para os Orixás da melhor forma,deixei de lado 10 anos de Umbanda para começar tudo do 0 mais não me arrependo,hoje sou do Candomblé e continuo amando a umbanda,uma coisa que aprendi é que independente da casa,roça ou nação respeito e a chave de qualquer porta,Parabéns Tomoge de Ogum por sua postura e educação,parabéns Manuela por este trabalho maravilhoso que vocês administram
– Primeiramente não sou iniciado na religião do candomblé mais, sou iniciado na umbanda porém na umbanda meu santo era yemanja com ogum, tive um afastamento por problemas é vejo que estou passando algumas dificuldades, oque devo fazer quem procurar para ver se realmente e preciso uma feitura ou se devo iniciar me ajudem estou meio perdido.
alguém pode me ajudar ?
Marcos Vinicius as dificuldades são inerentes ao nosso dia a dia.
Quanto a parte espiritual, temos que estar atentos as nossas atitudes, nossas palavras e pensamentos, podemos entrar em uma fase negativa e não sair dela por causa dessas três situações citadas.
O afastamento também pode ser a causa, pois, rio que esquece a sua fonte acaba secando.
Procure alguém que faça um jogo para você ou retorne para sua casa e converse com o seu sacerdote.
Ire
Olá Boa tarde! Gostaria de Saber se na Nação Angola eles abrem essas Kuras antes do carnaval??? Se esse ritual é correto como eles dizem fechar o corpo para o carnaval… e outra coisa logo depois eles vão fazer uma gira para EXU Catiço ou seja nada haver com o ritual de Kura “candomblé”… A pergunta é a seguinte: Podemos fechar o corpo e logo após trabalhar com EXUS e Pombagiras???
Claudia,
Repita a pergunta em qualquer post do Euandilu que é da nação Angola.
Axé.
Sempre que possível passo para dar uma lida aqui no blog. Também já o indiquei a alguns amigos. Continuem com as postagens, pois são muito esclarecedoras. Abraços fraternos e axé!
( Caruaru – Pernambuco)
Boa tarde amigos! Faz um tempo que passo aqui para pesquisas e sanar dúvidas com os temas abordados.
Enfim tenho algo que algum tempo está martelando na cabeça e ninguém me explicou de maneira clara o pq! Vamos lá, devido a alguns problemas, energia negativa e outras fiz uns ebós para limpeza. Ok de início correu tudo bem mas ainda continuei com um probleminha pendente, como as coisas estavam um pouco confusa indaguei ao pai sobre fechamento de corpo (para que fique entendido não sou raspado e não trabalho) falei a ele que não quero trabalhar e sim ter uma vida normal igual a todos, ir no candomblé ou na umbanda eu vou pois me sinto bem mas não quero trabalhar. Ele falou que não é certo pois eu tenho que encarar o carma e tratar, cuidar e trabalhar.
Fica aqui minha dúvida. Se eu não quero trabalhar, tenho que aceitar e conviver com algo que vem me atrapalhando a anos?
O fechamento de corpo afasta tudo que estiver ou vou cruzar de negativo? Ebó de egun tira oq?
Bom abrigado a todos que poderem responder…
Marcelo existem situações que somente serão resolvidas com a iniciação (não sei se é o seu caso), isso não é carma é destino, e foi escolhido por você.
As situações do momento podem fazer inclusive que o seu Orisà possa mudar, mas, a iniciação não!
Você vai viver no paliativo até morrer, ou, então você vai busca outro sacerdote e confirmar toda essa história.
Não é errado agir dessa forma.
Ire
Boa noite, Odé Ólaigbo!
Obrigado pela resposta mesmo tendo grande apreciação pela religião afro não sou um profundo conhecedor.
Então já pensei em ir em outra roça para confirmar, só que não conheço uma pessoa de confiança, onde vou é um amigo, mas como eu falei não está em meus planos iniciar no candomblé ou desenvolver na umbanda. Vou fazer isso que sugeriu procurar outro sacerdote para obter uma segunda opinião.
Se não for chato poderia me indicar alguns sacerdote na cidade de São Paulo.
Obrigado!
Marcelo veja seu email.
Ire
Amei esta página ,o q foi dito foi muito bom ,pois esclarece muita coisa e deichando claro para quem não entendeu,estas curas e feita no momento é no lugar q é indicado pelo orixa e não é todos iguais , pessoas q creticam a atitude do pai ,basta ter um conhecimento maior para analisar as palavras e atitudes ..boa tarde e continue passando pra nós a lição espiritual . Eu amo aprender. Nelson Souza. Obrigado por esclarecer …bjus nos familiares esperituaias ,e muita luz e bênção divina sobre ti
Oi preciso de ajuda eu tenho kuras pelo meu corpo mais nunca fiz neum ato nem minha mae pois ja procurei saber estou procurando resposta disso a algum tempo
Ana se você fez suas curas elas já estão fixadas e ponto final.
Não fazemos trabalho de alimentar cura.
Caso seja necessário abrir uma nova isso será feito, mas, deve existir um propósito e orientação oracular.
Ire
Olá, boa tarde.
Fiquei fascinada tanto pelas informações do texto, quanto pela disponibilidade e abertura do debate aqui no site. Acho muito válido dar a oportunidade de conhecer o mundo do Candomblé a quem não conhece (como eu). Pretendo ler muito mais aqui sobre, porque acho de muito valor a cultura e a delicadeza de cada ato. Estou fazendo uma pesquisa para um trabalho da faculdade e ficarei muito feliz em citar o que aprendi por aqui. Enriquecer o próximo de conhecimento, definitivamente é exercitar o amor.
Só fiquei com uma dúvida: o que é Orí?
Obrigada desde já! 🙂
Salve Deus
Isabella,
Ori na língua Yorubá quer dizer cabeça.
Axé.
Parabéns Tomege d’Ogun e respeitosamente peço sua benção, Sou dofono D’Odé e tenho a mesma idade de santo que o senhor e gostaria muito de frisar aqui sobre o comentário abusivo do irmão. A questão é que a nossa religião esta simplesmente sendo avacalhada por adeptos inconsequentes que não tiveram pelos seu babalorixas e ou Yalorixas as devidas explicações e os devidos ensinamento deixando simplesmentes seus filhos e futuros babalorixas sem nenhum conteudo no sentido expiritual, e por consequencia disso fazendo com que a nossa linda religião seja de forma cruel deturpadas por pessoas que nao a conhecem verdadeiramente.Mais uma vez o parabenizo pelo incentivo e agradeço pelas informações. Um forte abraço e sua com todo meu respeito e admiração Colofé !!!
Parabéns, blog maravilhoso… 🙂 🙂 ❤
saudações!
sou xandy silva ator e diretor, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, pois muito em ajudou minha pesquisa etinografica, sou estudante do curso de ciências da religião Na UERN. e pude ver o quanto a umbanda vem sofrendo modificações, perante atitudes de parte de alguns novos adeptos, que de certa forma, acabam levando para um outro lado essa belíssima religião, e com isso eu entendo o que e vejo uma certa falta de união.não por parte de todos é claro. por fim mais uma vez parabenizar ao Nelson Souza, pela postura coerente em suas respostas. parabéns!
Tenho 53 anos, e desde de 13 anos recebo meu, Orixá, erê, pombo gira e boiadeiro . Já fiz uns 5 boris e tenho meu orixá, ibáori, oxalá e exus assentados.
Já passei p varios preceitos e nunca bolei p orixá.
A questão é q meu orixá vira direitinho e só não dar rum pq não sou feita no santo.
Não fiz o santo, pq até os dias de hj, orixá nunca me cobrou feitura e não tive nenhum motivo que me levasse a fazer o santo, nem mesmo por vaidade, Hj não estou frequentando nenhum barração,
Mas tenho muito amor aos santos e cultuo com comidas secas e mantenho sempre acessos.O ultimo barração que eu frequentava fizeram um terrorismo p eu raspar, dizendo que eu não podia ser abiã por tanto tempo, ate me animei e comecei a comprar o enxoval, mas qdo foi chegando a data, me deu um desanino, meu coração pedia p não continuar e parei com tudo e sair do barração.
Todos meus assentamentos estão em minha casa, que fiz comodos reservados só p eles.
Então eu pergunto é assim mesmo, no dia q orixá, quiser ele vai me dar o caminho ou realmente tenho que fazer o santo e não posso cultuar orixá sem feitura.
Isolda,
Entendo que se gostamos de Candomblé de toda sua liturgia e rituais e frequentamos uma Boa Casa em que nos sentimos bem e somos felizes, é natural que seu Orixá se manifeste no sentido da iniciação, porém, lhe afirmo, que não cabe somente ao Orixá essa decisão, também somos responsáveis por esta decisão, devemos dividir essa responsabilidade, o Orixá também se sente feliz quando seu filho tem esse propósito. Tive irmãs de santo que se inciaram com mais de 55 anos por amor sublime ao seu Orixá, afinal, ele é nosso ancestral.
Axé.
Mukuiu Babá Fernando,
Cabe aquí perguntar desde que otica é considerado o Orixá pessoal como nosso ancestral? De que manera se da essa linhagem?
Adupé Babá.
Maravilhoso comentário , sou uma iniciada é muito bo aprender cada dia mas.
Bom Dia!
Gostaria de tirar algumas duvidas. Não sei se já foi respondida nos comentários acima, li os primeiros mas, confesso que não li todos, são muitos, têm comentários desde 2009. Então…
Eu gostaria de saber a partir de que idade pode fechar o corpo, tenho duas filhas menor de idade, uma de 8 e outra de 12 anos e gostaria de fechar o corpo delas desde cedo, se é indicado nessa idade, se há algum problema em fazer bem nova.
Outra duvida é, que se uma pessoa adulta quer fechar o corpo, ela precisa realizar algo, algum ritual ou limpeza antes de fechar o corpo? Se a pessoa estiver doente, ou ela estiver com a vida atrasada, amarrada em varios aspectos ela pode fechar o corpo assim mesmo? Resumindo: Não faz mal para a pessoa realizar o ritual de fechar o corpo, sem antes passar por uma limpeza espiritual? Ou quando fecha o corpo, tudo o que é ruim na vida daquela pessoa acaba , por exemplo se tem um trabalho de amarração e feitiço de magia negra esse trabalho não terá mais efeito?
Sobre simpatias e orações para fechar o corpo, elas realmente funcionam ou é melhor fazer no terreiro de umbanda com um(a) Pai( mãe) de santo?
Desculpa os erros de português… rsrs
*Não sei se minhas duvidas já foram respondidas acima…
Gratidão!
Joice,
O fechamento do corpo é uma força de expressão, na verdade é somente na iniciação que se fazem as incisões que codificam sua nação dentro do candomblé, é também o lugar que o Orixá come, tornando-se sagrado. Desconheço simpatias e orações para fechar corpo, nosso corpo é a base para nossa cabeça , esta sim deve ser cuidada através de ebós e seguido de Bori.
Axé.
Oque é entrar de yawo
Oi Célia,
Significa fazer o ritual de iniciação. Se recolher no terreiro para sair como iniciada no orixá. Toda pessoa iniciada é uma iyawo.
Axé,
Dayane
Boa noite
Eu ouvir uma pessoa falar que ultimamente é proibido a abertura de juras nas feitura do orixá, será verdade essa informação?