Jagun – Orixá Guerreiro
Jagun, era Guerreiro dos Exércitos de Osogiyan, é cultuado em algumas nações como “Qualidade de Omolú”, por ter passado vários anos em terras de Omolú, ele foi agregado ao panteão de Omolú. Jagun é um Orixá Funfun, pois o culto a Jagun nasceu no Ekiti Efon, por esse motivo Jagun é cultuado no Axé Efon como um Orixá separado de Omolú. Antes dele ter ido para as terras de Omolú já existia seu culto no Ekiti, onde era sua terra natal. Assim também conta seus itans que Jagun teve passagem não só nas terras de Omolú, mas também nas terras de Ifé (Terra de Ogun) e Elegibô (Terra de Osagiyan). Jagun responde no Odú Ejionile, Odú regido por Osogiyan, Odú que também respondem outros Orixás como Ogun’Já e Airá Modé. O culto a Jagun nasceu no Odu Okaran, daí sua ligação também com Exú que o acompanha.
Jagun, é uma palavra Yorubá, e significa guerreiro, é também um título militar. Trilogia dos guerreiros funfum, os inseparáveis Ogun, Jagun e Osogiyan.
Jagun é um Orixá Funfun (branco), é considerado e cultuado como Orixá da guerra lança de ferro (okó) na mãos e dependendo do caminho de Jagun ele usa até um ofá nas mãos, pois conta se um itan que Oxalá o nomeia como o guerreiro de todas as armas. Usa contas brancas rajadas de preto e gosta também de contas feitas de búzios e marfim. Jágun é Orixá Jovem, tem caminhos com Ogun Já, Oxaguian e Ayrá. Tem caminhos também com Yemanjá e quase todas as Iyabás. Se apresenta através do Odú Ejionilê. Por ser considerado Orixá Funfun (branco) leva apenas um dedo de azeite de dendê, azeite doce , mel e suas comidas são todas brancas, duburú, fatias de inhame cozido, bolas de arroz, acaçá, obí e Ebô. Seus bichos também devem ser todos brancos. A dança de Jágun é extremamente guerreira, começa com movimentos lentos, dança empunhando sua lança ( Okó). Jagun, assim como Ogun e Oxóssi, é um grande caçador. Um grande guerreiro que se veste de branco e usa obiokô. Jagun um Orixá exclusivo do axé Efon, mas por ser andarilho seu culto migrou para as terras de Jeje Mahí e Ketu onde são cultuados dentro dos preceitos. De meu conhecimento existem 07 caminhos de Jagun:
Amei a postagem se um dia VC puder dar os caminhos de cada qualidade ficaria muito feliz!
Motumbá
Olá boa tarde Baba Fernando,
Maravilha seu texto, quero perguntar: que principais diferencias existe entre Jagun e Oxaguian?
Estou esperando uma segunda parte do texto “Òrìsà Òsògìyán” rsrsrs… Pra que o senhor continue escrevendo e dando a conhecer um pouco mais sobre esta maravilhosa energía!
Feliz 2015!
Adupé.
Ezequiel
A principal diferença é entender que Orixá funfun é tão somente Oxalá, que é o próprio Orixá na concepção da palavra “Orixá”. Quando nos referimos aos outros Orixás que vestem branco, carinhosamente os chamamos de orixás funfun, somente por usarem branco e terem ligações com Oxalá. Só Oxalá tem como o interdito o dendê, portanto mesmo os Orixás que vestem branco e que não pertencem ao panteão de Oxalá, comem dendê, mesmo que seja uma gota, pois caso o contrário seriam uma qualidade de Oxalá.
Feliz 2015
Àwúre!
bianca,
Procure (barra lateral acima) o post “qualidades de Omolú”, que tem alguns caminhos.
Axé
MOTUMBÁ!SENHOR FERNANDO PEGANDO CARONA NA PERGUNTA DO EZEQUIEL,AS OYÁ QUE USAM O BRANCO,EX OYÁ IJIBÉ O SEU ACARAJÉ SERÁ NO AZEITE DE DENDÊ OU NO AZEITE DOCÊ.,VISTO QUE MUITOS A CONSIDERAM UMA OYÁ FUNFUN.ADUPÉ.
Nei,
Acarajé no azeite doce com pitada de sal ou camarão seco moído.
Mutunbaxé
E no caso de Ajagunã? É uma qualidade de Osalá, ou como Jagun também não é e ainda come dendê? O culto a Ajagunã nasceu em Elegibô ou também no Ekiti Efon? Quais são os seus caminhos?
João,
Ajagunã é culto Elejigbô e se estendeu bastante até Ilesá, Ekití, Efon, é um caminho de Oxalá que tradicionalmente chamamos de “qualidade”, e sendo assim, jamais come dendê. Jagun é um Orixá que veste Branco mas não é Oxalá, por isso, o dendê não lhe é proibido.
Axé.
Então Ajaguna é realmente uma “qualidade” de Osogyan? Pergunto isso porque já ouvi duas histórias, uma delas de que seria um orisá a parte, mas que foi incorporado ao culto a Osalá e outra de que seria uma “qualidade” de Osogyan…
Também escutei de que Ajagunã teria o corpo coberto de armadura feita com conchas do mar…. Como seria uma imagem mais fidedigna do mesmo?
João,
Ajagúna é uma qualidade de Osogiyan, não é Orixá à parte, (tem muita gente inventado estorinhas) ele é um Orixá funfun guerreiro ligado a Jagun. Desconheço essa armadura de conchas, ele se veste de branco, usa espada e escudo.
Axé.
Obrigado, Fernando! Mais uma vez muito esclarecedor…
MOTUMBÁ!SENHOR FERNANDO,QUAIS ORIXÁS ALÉM DE OSOGOYAN PODE ESTAR LIGADO A OYÁ IJBÉ!ADUPÉ!
Nei,
Oyá Ijibé também conhecida por karejibí, estará ligada a todo orixá funfun: Jagun, Airá, Iyalá, Iyá Sobá, dentre outros.
Axé.
Boa tarde, Pai Fernando! Eu não tenho nenhuma iniciação, gostataria de saber meus orixás. Como faço?
Edilaine,
Para saber seus Orixás será necessário que você frequente uma Casa de Candomblé Ketu, ser uma Abiyan para que o zelador possa através do jogo de búzios possa ver quem são seus Orixás.
Axé.
Mutumbá,
O orixá Jagun em Efon possui vários caminhos, em Ketu já é único mesmo, ou possui alguns caminhos também?
Axé o
Marco,
Os mesmo caminhos do Efon.
Axé.
Até onde eu sei Jagun é um orisá independente,e não uma qualidade de Omolu.Tem seu culto próprio,rezas e cantigas próprias.Ele é cultuado como uma qualidade de Omolu por ter vivido muitos anos nas terras de omolu,mas não é uma qualidade de Omolu!
Reinaldo,
Todo Orixá é independente, a palavra qualidade é muito mal interpretada, são caminhos que se apresentam para cada divindade e assim os renomeamos dentro do panteão.
Axé.
Mutumbá,
o orisa Jagun se veste totalmente branco, certo? no livro Awô da Gisele Omindarewa Cossard diz que Jagun utiliza palha vermelha…. mas como um orixá branco, irmão de Ajagunã e Ajá, um dos guerreiros e filhos de Obalufon, não é uma informação contrastante? ja vi falar que ele usa palha clara, ou mesmo um capacete de búzios e palhas.
não sei se procede.
além disso, Omolu Arawê e Omolu Ntetu são o mesmo Jagun Arawê e Jagun Ntetu? pois já ouvi dizer que estes dois Omolu’s vestem vinho e vermelho estampados e marrom estampado, respectivamente. Cores estas que os afastariam do panteão de Jagun
axé o
Marco,
Pode ser um erro de digitação do livro. Jagun usa palha clara, um capacete chamado Biokô. Omolú Arawê ou Jagun Arawê é a mesma coisa, Orixá cultuado no Ketu e no Efon. Intetú é uma outra qualidade de Omolú/Jagun e o Azauane é a qualidade de Omolú que usa a palha vermelha.
Axé.
Gostaria de saber mais sobre esses orixas, Jagun, Ajaguna e Ajá. Principalmente sobre Ajagunã. Vejo muito pouco, quase nada, sobre o mesmo disponível na internet e em livros e, sendo de Ajagunã, preciso me aprofundar. Por favor, me indiquem livros, páginas na internet, literatura de forma geral!
João,
Clik na minha foto e procure o post sobre Orixá Osogiyan, o verdadeiro Ajagunã funfun.
Axé.
Gostaria de saber qual a melhor forma de entendermos as qualidades ou caminhos dos orixás. O que são as qualidades? As vezes as qualidades de um mesmo orixá são tão diferentes uma da outra…
Henrique,
A palavra qualidade foi inventada apenas para diferenciar energias muito parecidas e próximas, porém todas essas energias tem cultos diferentes e com seus fundamentos próprios.
Axé.
Boa tarde eu gostaria de saber se jagun tem um mês ou dia especifico ex omulu mês de agosto yemanja pra alguns dezembro para outros fevereiro ogum pra alguns abril pra outros junho etc desde já agradeço
Rodrigo,
Jagun está inserido no panteão de Obaluaiye, portanto também é comemorado, sincreticamente, no mês de Agosto. Casas ketu quando fazem o olubajé veste Jagun que participa normalmente da liturgia.
Axé.
Muito obrigado pela resposta
Boa noite! Gostaria de saber se no culto do Orixá Jagun existe algum animal que o simbolize, como no caso de Omolu que tem por símbolo o cão e em alguns casos o caranguejo, gostaria de saber qual animal representaria melhor essa energia guerreira trazida pelo guerreiro dos exércitos de Obatalá. Desde já agradeço.
Antonio,
Não conheço, nem sei se realmente existe esse simbolismo.
Axé.
qual animal ou simbolo representa Ajaguna?
joão,
Em geral o pombo simboliza a paz de Oxalá.
Axé
Makuiu!
Parabéns pela publicação, excelente. Menos uma dúvida, e mais conhecimento.
Grato!
Boa noite, aqui em Sergipe as casas de axé não costumam cutuar (na verdade não reconhecem esse Orixá) o Orixá Jagun; o que aconteceria,, caso um abiyan filho de Jagun, procurasse uma dessas casas? E se o mesmo pretendesse iniciar em uma dessas casas, como o baba/yá deveria reagir/agir? Obrigado.
Celso,
Procurar os fundamentos e ajuda através de outrao Axé Ketu ou Efan que cultuam Jagun, levar para jogar e confirmar nessas raízes, ser humilde para dizer “não sei” e ser altivo para dizer “vou aprender”. Muitas casas apenas tomam Jagun por Omolú/Obaluaie, o vestem de branco e mantém a liturgia.
Axé.
preciso saber um pouco sobre isso pois fui fazer um jogo e apos algumas consultas a sites existem informaçoes que nao batem
Robson,
Você frequenta alguma casa? Jagun é um Orixá funfun ligado a Oxalá.
Axé.
gostaria de saber mais sobre omolu arawê
André,
Tudo que podemos postar sobre Jagun está aí, mais que isso seria entrar nos fundamentos de cada caminho.
Axé.
adorei saber um pouco mas sobre meu orixa obg
motumba ase
Maravilhoso
Eu sou filho de jagun com oya e gostaria saber qual qualidade do meu Jagun
Nascimento 20/10/76. Se puder mais desde já muito asé
Gláucio,
Quando você for se iniciar, o zelador através do jogo de Obí irá ver a qualidade de seu Jagun, antes disso é temerário afirmar.
Axé.
motumba meu velho eu sou da raiz efon e de jagun ,gostei dos esclarecimentos modupé .
Flavio,
Mutunbaxé, mutumbá !
Axé.
aséoooo
Tem algum outro post que fala de cada uma dessas qualidades de Baba Jagun, por gentileza?
Samantha,
No blog não temos outro post.
Ire alaafia
Este Orixá(Jagun) seria no sincretismo São Cassius Longinus(São Longuinho), o centurião que cravou a lança em Jesus. Militar e depois monge que curava principalmente cegueira, assemelha-se a Jagun que teve ligações com Omolú e além de guerreiro de Oxalá com a lança de Iroko aprendeu a cura e os mistérios da morte com Xapanã.
Gostei do site Glaucio de Omulu
Parabéns pelo texto! Muito esclarecedor. Sua benção! Joanice Conceição
Obrigado pela explicações
Muito obrigada pelo texto. muito esclarecedor.