Ajogun – Àqueles Que Lutam Contra A Humanidade
Nas últimas postagens, abordamos duas Divindades de suma importância, que estreitam os laços existentes entre o Orùn e o Aye (Ìyàmì e Egúngún). Hoje vamos falar um pouco sobre os “Ajogun”, que não são Òrìsàs (é importante que isso fique claro a todos), mas sim, espíritos malignos que tem como objetivo afetar a vida das pessoas no Aye.
À primeira vista, muitos se apavoram em saber da existência de espíritos malignos que podem nos prejudicar. É fato que eles atrapalham a vida das pessoas, mas na concepção Yorùbá, esses espíritos fazem com que exista o equilíbrio natural, a simetria entre mundos e poderes.
Isso é evidenciado, por exemplo, no jogo do Obì, no qual existe uma caída que reflete a harmonia perfeita, na qual duas faces internas do Obì caem voltadas para baixo e duas para cima, sendo que os sexos dos gomos do Obì caem divididos para baixo e para cima harmoniosamente. Na cultura dos Òrìsàs essa caída representa a simetria perfeita, pois o negativo e positivo estão em consonância, bem como o feminino e masculino.
Dessa forma, embora malignos e terríveis, a existência dos Ajogun motiva as energias positivas a circularem no mundo. Essas energias positivas são estimuladas por meio dos sacrifícios (Ebó) que são prescritos por Sacerdotes, que o revelam por meio do oráculo.
Os Ajogun são forças muito negativas, que tem como objetivo causar doenças, acidentes, brigas, discórdias. Por isso, quando há sacrifícios, é comum cantarmos pedindo para que a água (elemento mais puro e benéfico que existe) cubra e mate as discórdias (bomi pa ejo), cubra e mate as doenças (bomi pa arun), cubra e mate as maldições (bomi pa epe), etc. Em verdade, estamos pedindo para que a água cubra e mate os poderes malignos do mundo, os Ajogun.
Diferente das Divindades que moram nos espaços do Orùn, regressando ao aye por meio da manifestação, os Ajogun moram no Aye e não no orùn. Isso acontece, pois os Ajogun não conseguiram causar males no mundo dos Deuses. Ou seja, os Ajogun moram no aye, pois aqui, diferente do orùn, eles conseguem espalhar os males de forma indiscriminada.
Os Ajogun estão sempre à espreita, esperando um momento adequado para atuar. Por isso, é muito importante que as pessoas sempre se cuidem, por meio de oferendas, banhos e o que mais for necessário, conforme prescrição do Sacerdote.
Quando algo de ruim surge no mundo, por exemplo, uma nova doença, isso certamente foi motivado por Ajogun, entretanto, quando uma grande descoberta em benefício à sociedade surge, foi motivada pelas forças positivas que sempre prevaleceram, como os Òrìsàs.
Por diversas vezes, já discorremos sobre a importância da realização dos sacríficios prescritos, sobre a importância de não quebrar tabus (Ewó), uma das razões para termos falado bastante sobre esses temas, foi justamente para se entender que essas ações atacam os poderes dos Ajogun.
Quando, por exemplo, uma pessoa quebra um Ewó, ela está ajudando e dando forças ao Ajogun. O mesmo ocorre quando o sacerdote prescreve um sacrifício que é negligenciado, a pessoa está dando forças ao Ajogun.
Nós do Terreiro de Òsùmàrè, esperamos uma vez mais, ter contribuido para o esclarecimento dos temas relacionados a nossa crença.
Texo do Facebook da Casa do Òsùmàrè
Bom Dia,
Os amofina serial eguns,ou seja,pessoas que viveram aqui na terra?
Grata
correção :Ajeguns seriam eguns?
perola,
Ajogun é uma categoria nefasta de Egun.
Axé.
Quais os sinais que possam indicar que uma pessoa esta sendo atacada por esse tipo de entidade?
Douglas,
O texto também responde a sua pergunta. Você leu?
Axé.
Senhor Fernando, bom dia!
Essa foi uma contribuição enorme que o senhor nos deu, pois nunca ouvi falar sobre esses seres. É disso que os fieis das religiões afro-brasileiras e demais interessados precisam, de conhecimento que parte de uma pessoa séria feito o senhor e as demais componentes desse espaço, que não me canço de visitar.
Muito obrigado por esse momento.
Olá gostaria de saber uma informação onde posso encontrar um terreiro sério de candomblé em Curitiba vocês conhecem algum babalorixá aqui? obrigado desde já! abraços
Boa Noite a todos,
Alguém poderia me dizer o que seria uma criança nascer empilicada?
Axe para todos!
Mojubare!
Gostaria de saber onde posso encontrar “ardua”( nao sei se e assim que se escreve).
Adupe.
Breno.
Breno,
Não entendi “ardua” ??
Sr. Fernando, bom dia!
Após a leitura desse texto, alguém me disse que existem 7 ajogun principais, isso é verdade?
E a bananeira, tem fundamento africano e qual?
Um abraço.
Fernando D’Osogian,
Saiu errado por causa do auto completar.
Mas, gostaria de saber dos aduras.
Adura de Exu, que nao sei o final.
Exu senhor do hoje,
Exu senhor do amanha,
Exu senhor do depois de amanha.
Sabe onde posso encontrar
Adupé.
Breno,
Oriki de Exu
“Eke a pá eleké
Odalê a pá Odalê
Oun ti a ba se nisalé ilé
Oju Olodumare ni to
Difa fun Amokum se alê
To ni oba aye ko ri oun
Bi oba aye ko ri o nko
Oju Olodumare n’uo ô.”
Tradução
Mentira matará o mentiroso
Traição matará o traidor
Tudo o que você faz em um lugar escondido
Todo poderoso Olodumare está observando
Estas sãos as declarações de Ifá para
Ele é quem usa a roupa da escuridão para roubar
E ele diz que ninguém toma conhecimento
Se os reis mundialmente não o vissem
Todo poderoso Olodumare está olhando para você.
minha mae esta hospitalizada e eu fico com ela no hospital o dia todo no dia 10/04 /2016 estava com ela eu la a infermeira estava tirando sangue e eu ajudando a segura o braço dela , ela olha para a infermeira e diz tem um homem todo de preto com correntes preta entrando e saindo do quarto para discontrai a infermeira brinca e diz mas essa corrente nao e de ouro ,entao ela afirma seria nao sao correntes preta fiquei quieto logo a infermeira saio passando alguns minutos uma senhora qui estava tb hospitalizada falece diante de nos minha mae vira pro lado e olha esta mulher e diz ela morreu eu disse sim entao vira pro lado e dorme chegando hoje assim qui o medico passa ela esta otima e tem alta twem a ve com esses espirito
Eugênio eu não conheço Iku (Morte), não tenho a minima lembrança de sua face, jeito, cor de roupa e objetos sagrados (ainda bem).
Porém, sua mãe teve uma visão, algo aconteceu e assim é o mundo espiritual, as coisas acontecem, a gente não entende, mas, tudo funciona corretamente conforme os ditames sagrados.
Melhoras para sua mãe.
Ire kosi aarun (que não haja doenças).