Outro dia encontrei um blog que falava sobre a magia do Candomblé. Estava escrito em Espanhol, e quando acabei a leitura estava com uma enorme dor de cabeça. No meio de tudo, chamou-me a atenção um comentário de apenas 3 palavras: “preciso de ajuda”.
Podemos comprar magia através de diversos indivíduos e de diversas casas. Eu estou pessoalmente familiarizada com umas quantas histórias, de como pessoas sem uma ponta de integridade espiritual se alimentam de pessoas que desesperadamente procuram algum tipo de orientação espiritual para resolver qualquer problema que enfrentam nas suas vidas. No entanto, quando alguém está tão desesperado e freneticamente procura uma solução rápida para um problema, não haverá de facto pior altura para que essas pessoas tomem decisões espirituais.
O desespero na nossa consciência pode ser como álcool no sangue. Quanto mais desesperado esteja o indivíduo, menores são as hipóteses de que consiga tomar uma decisão acertada para si e para a sua família. E muitas pessoas, com mais preocupação com os seus ganhos pessoais do que em ajudar o próximo, estarão mais do que felizes em aproveitar a oportunidade de ajudar pessoas desesperadas a aprender os seus métodos pouco sérios.
Seria bem melhor se a pessoa nada fizesse, em lugar de tentar a sorte num esforço de corrigir um problema. È como sentar à mesa de jogo e lançar os dados para solucionar um problema financeiro, pensando “ Os Orixás vão tomar conta de mim porque eu confio neles e está tudo nas suas mãos!”. Mas, se o devoto realmente confiasse nos Orixás, a probabilidade é de ele ou ela desde logo não estariam nesse dilema. Em realidade, para muitos devotos e iniciados, os Orixás foram reduzidos a nada mais do que um alarme de fogo que se liga em caso de emergência.
Dizem os rumores que até os ateus encontram a religião quando estão com problemas sérios. Caso contrário, as pessoas dão-se ao luxo de negligenciar o seu desenvolvimento espiritual. A maioria das pessoas opta por fazer apenas o mínimo possível. Enquanto assistirmos às reuniões de forma regular e participarmos ocasionalmente nas cerimónias ou nos rituais, podemos deixar a responsabilidade da nossa alma ou da nossa espiritualidade aos pés de alguém. Qualquer coisa fora do comum pode esperar até à próxima reunião. E se as coisas saírem do controlo, tocamos então o proverbial alarme.
As pessoas simplesmente se recusam a entender que os Orixás não são os nossos escravos pessoais, atiradores, criados, mordomos, concierges, ou qualquer outra ocupação que descreva alguém que está modestamente ao serviço dos outros. Mas se houvesse uma descrição de um trabalho para os Orixás, seria algo como conselheiro espiritual ou treinador para a vida. Enquanto os Orixás tudo farão para nos manter dentro dos limites dos nossos caminhos espirituais, eles não vão começar a desdobrar-se para ajudar aqueles que não se ajudam a si próprios. Os Orixás não podem querer mais para nós do que nós queremos para nós próprios. Os Orixás não farão por nós aquilo que nós recusamos fazer por nós próprios.
Mas existem pessoas dentro da tradição que querem forçar a ideia de que os Orixás estão ali prontos a responder à nossa chamada de Socorro, pelo baixo preço do sacrifício de um ou dois animais. Se isto não é um negócio, então não sei o que seja. Imagine que o seu destino é o de morrer num determinado local a uma determinada hora. Não está feliz com isto? Um sacerdote pode realizar um ritual que pode solucionar esta situação, para que a sua carta não apareça na lista do anjo da morte assim tão breve! Tem problemas financeiros? Beba uma poção de ervas e o dinheiro irá começar a fluir! Vai andar de avião? Faça um ritual, e se os Orixás ficarem satisfeitos então o seu avião não se irá despenhar.
Se todas esta noções fossem verdade, então porque é que os sacerdotes não vivem uma vida longa e abundante? De facto, conheço alguns que têm até inúmeras dificuldades para pagar as suas rendas ou até para comprar medicamentos. Têm a capacidade de manipular os Orixás? Então porque não manipulam Omulú para nem sequer terem que comprar medicamentos?
Talvez a manipulação não esteja a ser aplicada aos Orixás, mas aos devotos. Alguém desesperado com sérios problemas na vida seria um óptimo alvo para exploração. Um sacerdote íntegro tudo fará para ajudar o devoto e a comunidade a ultrapassar os problemas. Mas tratar esses problemas com rituais que pouco mais farão do que encher os bolsos, não é de grande ajuda. E depois, quando o milagre não acontece, há sempre a desculpa de que os Orixás têm a sua forma misteriosa de actuar que nos escapa à compreensão.
Sacerdotes íntegros jamais dariam um passo para vender esse tipo de magia aos devotos. Mesmo quando tudo parece perdido a realidade pode ser bem diferente daquilo que aparenta. Com fé, um devoto desesperado talvez aguardasse, aprendesse a ficar calmo enquanto a tempestade passa. É preciso bem mais do que um sacrifício animal e uma tarifa cobrada pelo sacerdote para alterar o curso do destino de uma vida.





Pois é meus irmãos… estou de volta! 🙂
Por vezes é necessário um certo afastamento para cuidar de algumas coisas, mas esse afastamento foi apenas e só físico, pois não passou um só dia em que não estivesse aqui com todos vós meus irmãos.
Grande Axé para todos vós, meus queridos irmãos desta equipe maravilhosa do blog e todos vós leitores que são a razão da existência e do continuado sucesso desta “casa”.
Manuela
Meu coração quase gelou agora minha irmã amada, que Nanã seja sempre presente nas nossas vidas. Mas por Ogum não suma desta forma, te amamos muito Manu e ficamos aqui com o coração na mão. Tú é nossa luz Manu, chorar é pouco pra descrever o que estou sentindo agora. Obrigado por estar de volta. Tomeje
Minha madrinha, sua bênção!!!! Que coisa boa “ouvir” de novo sua voz!! Seja bem-vinda e que nada mais lhe afaste desta que é a sua “casa”. Estávamos todos muito preocupados com a senhora e agora a alegria vai se instalar, tenho certeza!!!! Ah sim, e o texto do retorno é excelente, adorei!!!
Um beijo grande e que Nanã lhe proteja sempre.
Lafefé
Por Oyá! Pensei ter tido um devaneio agora, mas não, não foi não, foi é você mesma, minha Velhinha!:)
Que Nanã noa abençoe!!
Velhinha, acho que a senhora não pode imaginar o tamanho da minha felicidade em ver um post seu e a sua fotinha aqui do lado. Hoje estou muito mais feliz!
Essa casa não foi a mesma sem a senhora e agora sim, ela está mais que completa. Nossa, como coração vibra agora. rsrsr
Fizeste uma falta danada por aqui, visse?? Muita mesmo rsrsr
Grande beijo, minha Velhinha linda e da próxima vez mande um sinal de fumaça pra gente, tá? rsrsrs
Felicidade é pouco pra mim hoje!!!!
Axé! 🙂
Será que vcs poderiam me ensinar algo para que eu pudesse fazer para meu amor ficar mais presente na minha vida?algo que não seja dificil de fazer mais que surta efeito…obrigado
Nilza,
“O amor é a pureza de um limão ou a solidão de um espinho” , já dizia o poeta.
Nosso foco aqui é apenas falarmos sobre a religião.
Axé,
Manuela,
Magia para venda, aqui no Brasil é o que mais tem e talvez o que mais se procura, é o desespero de não aceitar a vida ,a realidade, o destino, o que tem que ser, até para ser melhor do que já está, sem sofrimento ou angústia.
Que sumiço foi esse? O Velhinho estava quase indo Portugal!!!
Entendo que nos bastidores o filme é outro e que muitas vezes, fica difícil de contar o final da história.
Orunmilá nos traga o sol.
Axé,
Nilza não estou dando bronca em vc, longe de mim isso, mas por favor, leia com atenção o texto minha irmã. Tomeje
YA Manuela !!! Te aconpanho a quase 3 anos !!! Vc sumiu nos deixou sem chão…
Como vc esta ya? espero q bem, vc faz muita falta com certeza!!!
Sua benção e um grande beijo , hoje é um dia feliz em Baba to meje!!!
Mãe manu, tinha gente quase atravessando o mar atraz de ti!!!
Nem te digo quem é rsrsrsrsresrsrs
Eu tava quase indo junto minha mãe, estou sempre relendo seus textos
Tata ofange kivanda de mutalambo
Não acrescentaria nem mais uma palavra! Muitos parabéns! Os sacerdotes são “aparelhos” que tem a graça de receber o/s Orixás e seus ensinamentos.
É uma dádiva!
E essa dádiva existe para servir e ajudar,não para se aproveitar do sofrimento de outrém.
E se tivermos fé neles e formos verdadeiramente gratos, praticando o bem e não “brincando” com os Orixás pedindo coisas estapafúrdias mas sim conselhos em momentos de emergência(e sempre agradecendo a sua existência e a sua presença e protecção) eles não nos deixarão sós, nos ajudarão e estaremos preparados com calma e lucidez para tempestade até ela passar.
E mesmo que de lá não saiamos ilesos, vivos e provavelmente mais fortes sairemos e com novas oportunidades (a não ser que seja odu lá perecer!).
Axé!
Olá Manuela, através do nosso amigo Nelson soube que você esta aqui e Portugal, gostaria de saber se você conhece algum terreiro em Lisboa, cheguei a pouci aqui e gostaria de frequentar.
Grata,
Roberta
Mutumbá Manuela seja bem vinda a sua casa novamente.”Obatalá fez o homem com o barro de Nanã,e com o própio hálito insuflou-lhe vida.”Axé…
Manuela o mais interessante de tudo isso foi que realmente eu falei para todos que eu iria mesmo, e o meu limite era esse mes de junho, fiz vários contatos aí em Portugal e se no fim de junho não tivesse resposta, vc pode ter certeza absoluta que eu iria sim, com Ogum, Oxaguiã, Oyá, Matamba, Oxalufã, Xangô, Yemonjá, Oxossi/Mutalambo e todos os que sabem da sua importancia não apenas para o blog, pois se hoje somos uma referencia de credibilidade e trabalho, isso tudo se deve a vc, se somos hoje tb um programa de rádio, o programa Ori na rádio Metropolitana, isso tb é devido a vc, se em breve seremos tb um livro, isso tb é devido a vc minha irmã. Naquele texto que falamos em felizes coincidencias, deveríamos refazer o texto e falar em almas gemeas minha irmã, vc é miha irmã aqui e em qualquer outra vida que tenhamos. Sua benção e que Ogum te dê caminhos Manuela. Tomeje
Velhinha, eu acabei esquecendo de falar do seu texto rsrsr
Adoro os textos do Nelson, adoro os textos da Carolzinha, as grandes (e quase enigmáticas rsrs) palavras do Babazinho, mas eu estava com uma saudade absurda da sua maneira malemolente e firme de falar dos causos da nossa religião.
Essa casa tem um diferencial, ela se sobressai perante as outras, pois nos foi ensinado uma maneira de abordar e falar de religião. E ninguém melhor que a senhora pra isso.
Eu me atrevo a dizer que eu aprendi essa “minha forma” com a senhora. rsrsrs (eita bajulação, hein? Mas é verdade rsrs).
Axé!
Obrigada!!!=))))
Manuela, feliz regresso. Que seja um recomeço de paz e de muitas realizações.
Axé.
Obrigada a todos meus irmãos.
É uma alegria imensa estar de volta e receber todas estas mensagens que demonstram a amizade, o carinho e os sentimentos fortes que nos unem, e que bem demonstram que não estamos aqui apenas por uma “feliz coincidência” mas sim porque algo muito forte nos une.
Não quis vos preocupar, aliás tinha informado aos meus irmãos da equipe do blog que iria ter necessidade de me ausentar por um tempo, apenas não pensei que fosse tanto tempo.
Como todos nós sabemos, nem sempre as coisas correm exactamente como desejamos, mas também sabemos que nem sempre aquilo que desejamos é o melhor para nós… 🙂
Durante este tempo da minha ausência posso dizer que a minha vida mudou em muitos aspectos, de uma forma radical, e alguns desses aspectos poderão até ser no futuro inspiração para mais alguns textos aqui para o blog, pois acredito que a partilha de algumas experiências é uma das melhores formas de nos ajudar-mos uns aos outros.
Apesar da ausência física, nunca deixei de sentir a vossa força e as boas energias que me foram enviando e que muito me ajudou também a ultrapassar alguns obstáculos, e por tudo isso, uma vez mais o meu muito obrigada a todos meus irmãos.
Um grande abraço e muito Axé para todos!
Manuela
Manuela vc apareceu!!!!
🙂
Que bom velhinha!!
Saluba!
Há tempo que acompanho o blog mas estava esperando o momento certo para deixar um comentário.
Esse texto tem muito do que eu penso e do que gostaria de expressar para muitas pessoas, sem falar que sou uma filha de Nanã e me agradou muito que ele tenha sido postado por uma tambem filha de Nanã e que está “voltando” ao blog.
Ainda sou abiã e to sempre pesquisando mais sobre a religião, apesar de frequentar UMBANDA e vocês serem do CANDOBLÉ, o blog de vocês é umas das fontes que mais me alegra, passa credibilidade e aprendizados; PARABÉNS!
Axé! E que minha mãe abencoe a todos!
Queridos,
Acompanho este blog quase que diariamente, e hoje preciso dizer a importância dele para mim. Estou há 4 meses dentro de uma casa, que infelizmente não é o melhor modelo do Candomblé, pelo fato de ser muito nova, bem como todos os seus integrantes. Acontece que venho tentando enxergar todos os fatores positivos da casa para conseguir permanecer e tento contribuir no que for possível para ajudar. Um dos fatores que me fez acrediar na religião,foi por causa desse blog, que pensa como eu. Eu acredito que com o tempo o nosso Baba vai evoluir e abandonar algumas práticas que não acrescentam para a religião, principalmente com a chegada de novos membros que discernem muito bem o que é moralidade. Por que o bem tem mais força e em tudo modifica.
Motumbá a todos!
Manoela, gosto de me integrar a todos aquele que dizem ter sentido sua falta, mas não posso pois fique a ler seus textos neste blog muito bem feito por todos vcs e o que mais me admiro nele é o respeito com que todos são tratados, apesar de que algumas vezes trocam-se algumas farpas, mas como bem disse outro dia tomege e baba fernando que acredito telo conhecido na Casa de Toninho D´Osun ali na região do Tremembé, com sua chegada e felicidade geral espero que possa me auxiliar pois como recebi a consulta oral são sei se lhe escrevi ha algum tempo duas perguntas: uma é sobre um nome de Odu e seus caminhos Tobikossu, e a outra foi passada para uma filha de Xangô diz ela que estava numa consulta com um Caboclo que disse a ela que procurasse por este importante Bade de Kuruja.
Henrique kibo sua respospta estava no post de sua pergunta inicial e foi dada pelo Fernando. Tomeje
“Kibo, Bade de kuruja- não sei, só mesmo o caboclo para te dizer.(Pode até ser: Xango que guerreia até a morte) Otobi Kosso- não é odú, está relacionado a cidade de xangô Kosso, ao rei ou as pessoas que vivem em Kosso. Interessante notar que Xangô de uma forma ou de outra se apresenta para você. Axé,”
Filha de Yemonjá,
Eu fico muito feliz, assim como os outros membros também, quando eu percebo que o blog é a “cara” dos leitores, que o que nós falamos é entendido e bate com a boa vontade das outras pessoas em relação à religião.
Nós só temos a te agradecer pela sua manifestação de carinho pelo blog, torcer para os rumos desta casa que você está iniciando sua caminhada na religião e pedir que sempre que você quiser comentar, perguntar, dar sua opinião, esteja a vontade.
Em relação à casa, dê tempo ao tempo, observe e perceba se você realmente se encaixa nela.
Sempre existe uma boa casa para um bom filho.
Axé!
Este texto é tão belo que pode ser aplicado em diversas religiões. Embora ele diga respeito ao Candomblé, cai como uma luva para todos os que tentam manipular o outro num momento de desespero, através da venda de “valores sagrados” e que devem ser desenvolvidos e conquistados à custa de esforço.
A mão daquele que guia deve estar limpa, senão o caminho que ele indica também se torna sujo.
Abraços fraternos,
Sâmia Siso.
Por Nana,
me belisquem,
é a senhora que voltou minha velha…Ow que coisa boa!
Tava com saudades e preocupação
agente lê tanto as coisas que todos aqui escrevem que acabamos nos sentindo próximos,porque o que acontece é a magia da identificação.
Eu posso ler um texto de qualquer um de vcs(Manu,Nelson,Carol,Day e Fernando) que vou identificar na hora,pela maneira de escrever, pelo jeito de pensar.
Eu amo vcs,sinto orgulho quando leio algo, simples e fabuloso,ando por aí espalhando o aprendizado que tenho aqui.
Apesar de não postar sempre,eu entro no blog todos os dias,e aprendo muito.
Enfim, minha velha sua bênção,que bom que estas aqui.
E o texto,sem comentários,belíssimo,profundo,etc
Asé!
Day,
Dia 1 de julho to indo pra Pernambuco,visse.( rs )
E a chuva?
Se não passou,vai passar minha irmã,guenta firme
bjos!
Asé!
Oi Moli!
Seja muito bem vinda a minha terrinha linda, minha irmã! Eu sei, eu sou um pouco muito ufanista rsrsrsrs
Por Oxumaré, a chuva cessou estes dois últimos dias, minha irmã. Se chovesse mais alguns dias da forma como estava chovendo, com certeza teríamos mais tragédia.
Axé!
Ainda bem que a chuva deu uma tregua para os mortais.
A instituição para qual trabalho,irá justamente montar uma ajuda humanitária para as vítimas,pois o estado já está dentro do processo de “Estado de calamidade” decretado pelo governo.
Me deseje sorte,pois vou prcisar.
bjo minha irmã
Asé!
Passando para deixar um abraço em todos, e para fazer um teste, pois há dias não consigo mais comentar aqui no blog.
Grande abraço!
Doté sua benção eu preciso com urgencia falar com o sr. Estamos com projetos de expansão do blog e quero muito contar com sua colaboração e intereção meu velho. Aguardo seu retorno, axé Tomeje
Tomeje, kolofé!
Mande-me um e-mail para xxxxxxxxx ou xxxxxxxxx falando do que se trata.
Grande abrço!
Dote eu já retirei seu email, ok? Vou te encaminhar hoje o assunto. Tomeje
Manuela, sua benção
Parabéns pelo retorno e pelo belíssimo e lúcido texto!
É um texto tão importante de existir na Internet, afinal temos o google e seu texto está no mundo, e espero que muitos leiam!
Tenho uma pequena discordância de um trecho, mas justamente por tudo estar na Internet, temo que essa discordância acabe dando margem a charlatões se valerem para justificar o charlatanismo.
Mas acredito que, feita esta ressalva, e como é um espaço tão bonito de discussão aqui, eu posso dizer a pequena discordância que tenho sem correr este risco.
É que pelo que eu saiba, tanto pela experiência de roça como pelas leituras sobre a cosmogonia Yorubá, principalmente do livro Os Nagô e a Marte, da Juana Elbein, há sim rituais sérios e importantes de busca pela evitação da doença e da morte quando ela vem precoce, e para extensão do tempo de vida até um momento em que realmente se chegue à “hora”. Pois para os Yorubás, o desejável é que se morra “de velho”, como diz Juana, tendo-se cumprido um ciclo de vida inteiro, com todas as suas fases. (mesmo no caso dos Abikus, há tentativas de se prolongar pelo menos um pouquinho, minimamente, a vida da pessoa, par que não morra ainda nos primeiríssimos anos).
Encerrado seu ciclo vital, aí sim o Yorubá entende que nada se pode fazer ritualmente, que o encontro com Iku é inevitável e inadiável (ou, usando sua metáfora, com o “anjo da morte”, embora esta coisa de anjo da morte é de outras religiões, rs, mas entendi que você usou como recurso de linguagem, brilhante aliás, faz todo mundo entender perfeitamente do que está falando).
Mas é claro, uma coisa são os rituais sérios e consagrados dos Yorubás que tentam evitar a doença e da morte sem que um ciclo inteiro (infância, vida adulta e velhice) tenha se cumprido. Ou coisa é o verdadeiro mercado da doença e da morte, espalhado aos milhares pelo Brasil afora, para desespero dos desesperados.
Era só isso. Obrigado, e parabéns mais uma vez!
Axé!
Luciano posso te pedir um favor? Faça a modificação no trecho que vc acha que ficará melhor e publique aqui nos comentários, assim a Manuela pode ver e avaliar melhor, pode ser? Seria de grande ajuda. Tomeje
Me parece o comércio da fé que tanto se critica em determinadas igrejas. Pessoas que colocam dinheiro dentro da bíblia, etc
Mas eu gostaria de com isso levantar um tema sobre o merecimento. Muito do que recebemos tem a ver com nosso merecimento e acho que não tem ebó que modifique algumas coisas que devemos passar.
Muitas pessoas não entendem isso e querer forçar as coisas sem tirar uma lição de uma situação. As vezes a dificuldade é colocada em nossa vida, e só sai a partir do momento em que tiramos algum aprendizado e assim nos tornamos pessoas melhores. Eu aprendi a refletir sobre meu próprio sofrimento.
Já nao encaro o ato de sofrer como uma coisa tão ruim assim.
” A dor é inevitável,mas o sofrimento é opcional”
Carlos Drummond de Andrade
Pai Nelson, sua benção
É apenas o trecho: “Mas existem pessoas dentro da tradição que querem forçar a ideia de que os Orixás estão ali prontos a responder à nossa chamada de Socorro, pelo baixo preço do sacrifício de um ou dois animais. Se isto não é um negócio, então não sei o que seja. Imagine que o seu destino é o de morrer num determinado local a uma determinada hora. Não está feliz com isto? Um sacerdote pode realizar um ritual que pode solucionar esta situação, para que a sua carta não apareça na lista do anjo da morte assim tão breve! Tem problemas financeiros? Beba uma poção de ervas e o dinheiro irá começar a fluir!”
Discordei dele porque dá margem a se entender que em Candomblé e na sabedoria africana séria não haja rituais verdadeiros de cura e de prosperidade, e sabemos que há. Até porque só se sabe mesmo que é “a hora” quando tudo já foi tentado e recusado, e informado no instrumento divinatório, não é?
Neste blog mesmo (que aliás já merece virar site e LIVRO, contem com meu apoio para o que precisarem quanto a isso!), nossa irmã Manuela já postou alguns ebós e dicas para prosperidade, em outro post (creio que relativo às ervas, não me recordo bem). Isso faz parte de nossa religião e da cosmovisão africana.
Mas, como eu também disse, no contexto do combate aos pais-de-santo charlatões, o texto é maravilhoso e necessário!
Ah sim, pai: não me atrevo a reecrever o texto, pois é de uma mais velha que respeito, e já me atrevi demais dando a opinão, rs.
Axé!
Luciano vc pdoe sim dar sua opinião sempre meu irmão. Vamos esperar a Manuela e ver o que ela diz, pois assim como vc não pode desrespeitar um mais velho eu tb não sou bobo de mexer num trabalho dela, que é Nanã, né? rsrsrsrsrsrsrsrsrs Tomeje
– Como posso desejar a prosperidade se não sou prospero…
Certa vez um sacerdote de ifá me disse isso, gostei muito, e tem a ver um pouco com o que foi dito nesse texto…
Sem dúvida, a religiao tem soluçao pra quase tudo, o que diferencia na minha opiniao é a forma que sao feitos os rituais e principalmente a credibilidade do sacerdote, credibilidade essa, é claro, dele com o espiritual.
Adorei o texto querida…acho esse blog muito positivo em todos os sentidos…
espero ter contribuido um pouquinho com esse comentario e td de bom pra vc e pra todos que escrevem nesse blog!!!
Olha só, Pai Nelson, taí: o Samuel explicou, com simplicidade genial, exatamente o que eu não conseguia dizer cheio de palavras.
É isso mesmo, a modificação que o senhor me solicitou, o Samuel a fez perfeitamente. De que o problema não está nos rituais e ebós, eles existem e são eficientes sim, mas sua eficiência depende do sacerdote ter ou não competência, honestidade. E credibilidade… não só no ayé, mas no Orum!
Valeu, Samuel!
Axé!
bom dia, por gentileza tenho uma duvida, sempre consulto búzios e dizem que sou virante maisnunca tive manifestações no candomblé e nem umbanda por onde passei, eu fiz um ebó este mês de junho, e na hora do banho a ekédi disse que eu virei de oxum, ela teria com saber, eu estava concentrada no ritual mais estava lucida e ouvi os comentários eu ficaria feliz se oxum ficou comigo mais tive vergonha de perguntar algum tipo de detalhe obrigada aguardo o comentário
Juliana por favor leia o texto “sou filho de orixa” clique na minha foto e procure este texto, vc vai entender qoeu quero te falar sobre isso que vc perguntou. Mas quem deve constatar isso é o zelador, pois há inúmeros motivos pra que alguém “pense” que vc virou de orixa e a experiencia do zelador é fundamental nesta hora. Tomeje
Muito bonitas e equilibradas as suas ponderações, dá para
sentir o carinho que a senhora tem pelos Orixás. Ah, que bom seria, se todos os que militam com os búzios e os guias, fossem ponderados o suficiente para procederem como a senhora preconiza acima. Isto talvez, colocassem os cultos de origem afro, num patamar melhor. Porém, as pessoas, no ápice do desespero, querem mesmo é mágicas e panacéias.
Prezada Manuela,
Gostei muito do seu texto e quero parabenizá-la. Há muitos anos digo que não quero uma relação de “permuta” com a esperitualidade. As pessoas que me são próximas têm uma certa dificuldade de compreender e eu não consegui explicar de maneira diferente. O que você colocou foi, de modo bastante esclarecedor, um ponto que sempre me incomodou.
Ora, desejo cultuar meu Orixá pelo meu próprio crescimento esperitual. Em favor das minha evolução. Para que eu possa seguir os caminhos que escolhi, muito antes que eu possa me lembrar e que, por muitas vezes, sou tentada a me desviar.
Obrigada por me permitir essa compreensão mais detalhada.
Sucesso!
Oi, o pds da minha mae veio conversar comigo depois de saber q o nascimento do meu filho tinha dado problema, q meu filho teria ficado na uti depois q nasceu e q eu sofri uma hemorragia forte ao sair da sala de parto. Ele me explicou q meu filho tinha vindo ao mundo para me matar e como ele nao conseguiu ele poderia passar por alguns problemas e inclusive poderia morrer (por nao ter cumprido c a missao dele). Ele falou q nao era p eu me preocupar por q o meu filho e eu tinhamos proteção e era so p eu observar, e inclusive por isso era provavel q meu filho teria q fazer o santo mais pra frente.
Gostaria de saber ate onde eu devo me preocupar, apesar do meu filho ter ficado 12 dias na uti, a recuperação dele foi rapida e ele tem uma saude boa e forte. obrigada
Aline,
Esqueça essas bobagens que esse pds lhe falou, cuide de seu filho com amor e carinho que Oxun e Oxalá já olham por ele, acredite.
Boa sorte,
Axé e saúde para seu filho!
olá gostaria de saber mais sobre o cadonblé e agumas orientações espirituais
pode me add no msn???
Árdala, nossa colaboração para a religião é voluntária e só pode ser feita por este meio, não seria possível conciliar nossos afazeres pessoais com atendimento em particular. O trabalho no blog já nos toma um tempo considerável e se abrirmos mais um meio de comunicação perderíamos nossa privacidade. Além disso e principalmente perderíamos o nosso maior foco que é o debate de assuntos de interesse de todos, cada comentário é respondido aqui com todo respeito e honestidade, e serve para que outros irmão tenham a possibilidade de sanar dúvidas que por vezes são as mesmas. Esperamos que compreenda. E se houver algo que possamos te ajudar será um prazer. Tomeje do Ogum
Tu escreves muito bem de um jeito bonito e simples.
Parabéns!
BOA TARDE. GOSTARIA SE POSSIVEL DE TIRAR UMA DÚVIDA. ESTAVA PRECISANDO OPERAR DE URGENCIA E O PAI DE SANTO DA CASA ONDE EU ESTAVA JOGOU E DISSE QUE OXUM QUERIA MORAR NA MINHA CASA . ELE VIA PROBLEMAS NA CIRURGIA. DE URGENCIA ACENTEI OXUM ANTES DE OPERAR . AH! NÃO SOU RASPADA , APENAS OBORIZADA. TIVE ALGUNS PROBLEMAS PARA BUSCAR OXUM + DISSE A ELA QUE ASSIM QUE ME RECUPERESSE LHE BUSCARIA. QDO.FUI VERIFIQUEI ALGO QUE DISPERTOU A MINHA CURIOSIDADE. NO ASSENTAMENTO EXISTIA UMA BALANÇA , UM OFÁ, E AS OUTRAS COISAS. MINHA PERGUNTA: EXISTI ALGUMA QUALIDADE DE OXUM QUE QDO. ASSENTADA SE ASSENTA TAMBÉM LOGUM EDE? TENHO QUE FICAR COM O ORIXA NA MINHA CASA. MINHA PERGUNTA É PORQUE TENHO UMA CRIANÇA PEQUENA E UM ADOLESCENTE E ACHO QUE MINHA LINDONA NÃO TEM QUE ESCUTAR TANTO BARULHO. SINTO QUE ALGO ESTÁ ERRADO E NÃO QUERO COBRANÇAS DEPOIS.GRATA!!!
GOSTARIA DE SABER UM POUCO + SOBRE OXUM ONIRA.GRATA.
Liliane existe sim uma Oxum que na iniciação do filho é preciso digamos que seja por ligações familiares Dela com Oxossi e Logum, que Estes tb sejam assentado, mas são em ibás distintos, é o famoso “complemento” ou “carrego”, mas o estranho é qu esta Oxum não é a qual vc se refere no outro comentário. Sobre esta Oxum, inlcusive há muita controvérsia, porque alguns lugares aceitam este nome Onira como Oxum tb, mas em diversoso lugares este nome está ligado somente Oyá. Mas agora criou-se um problema, vc não é raspada e isso impede(de acordo com a tradição) que vc saiba qualidade de Orixa e fundamentos de orixa proque qualidade de orixa só é vista de fato na iniciação,antes disso é suposição apenas. O que posso te dizer é que vc se concentre em estudar Oxum, sem qualidade, porque não adianta nada estudar qualidade e chegar na hora e a qualidade ou mesmo o próprio orixa mudar, é isso mesmo, pode acontecer sim de até o orixa mudar na iniciação, por isso dizemos que abiã é de Oxala e Yemonjá e supomos que abiã seja de um orixa definido, mas é suposição apenas, tb. Sobre os barulhos, se estudar bem Oxum vc vai ver que Ela é tb da guerra, é agitada e tem um monte de “manias” rsrsrs assim como todo mundo, não é um barulho que vai deixa-la perturbada rsrsrs fica tranquila quanto a isto. Tomeje
NELSON, BOM DIA! SOU MUITO GRATA PELA AJUDA . REALMENTE A OXUM QUE ESTÁ ASSENTADA EM MINHA CASA NAO É A QUE PEDI PARA TIRAR DÚVIDAS. A OXUM DE MINHA CASA É OXUM OKE. COMO ELE NÃO ESTÁ BEM DE SAÚDE ELE ME DISSE QUAL ERA A QUALIDADE P/ QUE CASA VIESSE A FALTA EU PUDESSE CUIDAR EM OUTRO LUGAR. MESMO ASSIM VC ACHA Q ESTÁ CORRETO? MINHAS DÚVIDAS SAO PORQUE VI COISAS QUE NAO ACEITO. NAO ACHO CERTO QUEIMAR FILHO DE SANTO QDO. O MESMO NAO QUER FICAR NA CASA . VI TAMBEM PESSOAS CHEGAREM DIZENDO QUE O SANTO FOI RASPADO ERRADO, ENTAO VC JA FICA COM PE ATRAS. QDO LIGUEI P/ ELE DIZENDO Q IRIA PEGAR MEU SANTO ELE DISSE QUE NAO IRIA ME ENTREGAR . FUI ATE LA COM A CARA E A CORAGEM DIZENDO A MINHA MAE QUE TINHA UM COMPROMISSO COM ELA E IRIA HONRA-LO. QUE ELA ME DESSE PROTEÇAO QUE NAQUELE MOMENTO ERA TUDO COM ELA. DENTRO DO CARRO QUE EU ESTAVA INDO ACONTECEU UMA COISA QUE NAO ENTENDI : MINHA CRIANÇA QUE NUNCA VEIO APARECEU. DISSE QUE AS VEZES ERA MENINO E AS VEZES MENINA E QUE ESTAVA ALI P/ ME ACALMAR .PEDIU QUE ANTES DE IR FIZESSE UMAS COISAS EM MINHA CASA E QUE ELE DEVOLVERIA SIM MINHA SANTA + O MEU IBAORI NAO, E FOI O QUE ACONTECEU.HOJE ESTOU CUIDANDO DELES E VOU FAZER FAZER MEU BORI (ULTIMO FEZ 1ANO DIA 04 AGORA) P/ FORTALECER MINHA CABEÇA E ESTOU TENTANDO FAZER AS COISAS CERTAS P/ NAO SER COBRADA DEPOIS , POR ISTO TENHO ESTAS DÚVIDAS . CONTUDO MUITO OBRIGADO!!1BJSSS AXÉSSSSS MIL
NELSON, BOM DIA! SOU MUITO GRATA PELA AJUDA . REALMENTE A OXUM QUE ESTÁ ASSENTADA EM MINHA CASA NAO É A QUE PEDI PARA TIRAR DÚVIDAS. A OXUM DE MINHA CASA É OXUM OKE. COMO ELE NÃO ESTÁ BEM DE SAÚDE ELE ME DISSE QUAL ERA A QUALIDADE P/ QUE CASA VIESSE A FALTA EU PUDESSE CUIDAR EM OUTRO LUGAR. MESMO ASSIM VC ACHA Q ESTÁ CORRETO? MINHAS DÚVIDAS SAO PORQUE VI COISAS QUE NAO ACEITO. NAO ACHO CERTO QUEIMAR FILHO DE SANTO QDO. O MESMO NAO QUER FICAR NA CASA . VI TAMBEM PESSOAS CHEGAREM DIZENDO QUE O SANTO FOI RASPADO ERRADO, ENTAO VC JA FICA COM PE ATRAS. QDO LIGUEI P/ ELE DIZENDO Q IRIA PEGAR MEU SANTO ELE DISSE QUE NAO IRIA ME ENTREGAR . FUI ATE LA COM A CARA E A CORAGEM DIZENDO A MINHA MAE QUE TINHA UM COMPROMISSO COM ELA E IRIA HONRA-LO. QUE ELA ME DESSE PROTEÇAO QUE NAQUELE MOMENTO ERA TUDO COM ELA. DENTRO DO CARRO QUE EU ESTAVA INDO ACONTECEU UMA COISA QUE NAO ENTENDI : MINHA CRIANÇA QUE NUNCA VEIO APARECEU. DISSE QUE AS VEZES ERA MENINO E AS VEZES MENINA E QUE ESTAVA ALI P/ ME ACALMAR .PEDIU QUE ANTES DE IR FIZESSE UMAS COISAS EM MINHA CASA E QUE ELE DEVOLVERIA SIM MINHA SANTA + O MEU IBAORI NAO, E FOI O QUE ACONTECEU.HOJE ESTOU CUIDANDO DELES E VOU FAZER FAZER MEU BORI (ULTIMO FEZ 1ANO DIA 04 AGORA) P/ FORTALECER MINHA CABEÇA E ESTOU TENTANDO FAZER AS COISAS CERTAS P/ NAO SER COBRADA DEPOIS , POR ISTO TENHO ESTAS DÚVIDAS . CONTUDO MUITO OBRIGADO!!BJSSS AXÉSSSSS MIL
Olá Manuela…
Não sei como se cumprimenta dentro da sua nação religiosa, mais desejo que esteja td muito bem com vc.
estive lendo o texto acima e realmente isso é verídico aki no Rio de janeiro. Eu mesma fui alvo de uma mau sacerdote, tanto no candomblé qto na Igreja Evangélica. É de rir não é mesmo? Mais há uma explicação muito aplicável para isso. Realmente sinto desapontá-la, mais realmente estou em busca de espiritualização que venha me trazer um pouco de fé, esperança e saúde. As coisas não andam muito bem para mim, mais tb não fico resignada. Tenho lido td que você escreve. Quem sabe encontro alguma resposta.
Um grande beijo e aceite meu carinho.
Prezados amigos, estou precisando de muita ajuda, estou mesmo entrando em desespero. A ex-mulher de meu marido vem acabando com nossa vida, não sou responsável pelo fim do casamento deles (isso se deve somente a ela própria, pois o conheci depois) porém, virei alvo de magia negra também. Ela e os três filhos estão fazendo trabalhos constantes para nos arruinar e também para matá-lo, o fato é que ele já teve um AVC Hemorrágico, estamos endividados e ela não para de fazer trabalhos, estamos todos doentes em casa, enclusive os animais, já ficamos até sem ter o que comer. Neste momento está menos pior porque consegui uma caridade que fez a limpeza de minha casa, porém ela continua mandando coisas para matar toda familia. Preciso saber de algo para por em meu portão que impessa a entrada do mal. Agradeço se me enviar um e-mail dizendo oquê e como devo fazer, pois sou leiga no assunto. GRata pela atenção.
Maria o meu conselho mais sincero é que vc procure ajuda na sua casa de axé ou com alguém de sua confiança, vc está frágil e neste momento buscar ajuda em net é perigoso, não faça isso, busque alguém de sua confiança. Tomeje
boa tarde. podem me indicar alguem serio como vcs que possa me orientar e ate responder questoes espirituais para mim. na internet tem varios e ja fui enganada demais.agradeço.
Patrícia talvez possamos te ajudar indicando alguém sim, de onde vc é? Tomeje
olá boa tarde
estou precisando de uma ajuda para abrir meus caminhos.por favor me ensine alguma coisa.gostaria muito de conhece-lo mas sou do interior de Sao Paulo
bjs grata
Carla com toda sinceridade se nós te ensinarmos mais que um pade pra Exú e um inhame pra Ogum estaremos indo contra o próprio título deste post. Então o máximo que posso te falar é que Exú e Ogum são ótimos orixas pra abrir caminhos, mas o melhro mesmo é que vc procure alguém de sua confiança e que possa te orintar pessoalmente, pois as vezes o orixa ou o ebó que pode te ajudar em certos assuntos só é visto num jogo. Eu tenho um irmão em Campinas, macumbeiro que só rsrsrsrsrsrs brincadeira (espero que ele não leia este comentário meu rsrsrs) Tomeje
Olá Nelson
Vs poderia me indicar uma casa séria aqui em salvador-bahia, pois charlatão é o que não falta e tenho algumas duvidas e gostaria de jogar buzio em outro lugar para ter certeza, me consulto com uma mãe de santo no bairro onde moro mas gostaria de tirar a prova só por desencargo de consciencia quero fazer as coisas certas e não de qualquer jeito muito agradecida que Oxalá te proteja.
Agó n’ile Yiá.
” Compra de Magia”
Hj temos de tudo, álias há muito tempo, um grande mercado, onde o que não falta são ofertas baratas e caras.
Seu comentário ficou incompleto ao não citar os empresários da fé, aqueles que vendem produtos industrialados, desde pipoca estourada a massa de acarajé congelada.
Minha opinião além e corroborar com a sua vai de encontro a falta de preparo e conhecimento didatico, pratico e cientifico dos nossos famosos PDS.
Minha simples opinião vai por um caminho que sempre trilhará a observância do equilibrio espiritual e o que está plantado na cabeça e no coração do neófito.
Qualquer ebó (oferenda), que se faça a qualquer energia invocada, passará pela energia emanada pela pessoa, pelo seu coração, puro ou não, e pela sua cabeça, pq se um deste elementos falhar não vai haver sacerdote que de jeito, pois entre o jogo e a efetivação da magia as vzs muita coisa acontece na cabeça do suplicante.
Do mais honesto ao mais ‘poderoso’, não tem quem de jeito.
A magia existe e somos testemunhas.
Os cargos de nosso culto apontam os caminhos da magia.
Deixo minha pq colaboração e digo que vcs estam trilhando um caminho muito útil em prol da sociedade brasileira.
Abaixo o charlatanismo, conte com minhas gbadurás a te ajudar e te iluminar.
Ase o.
BENÇÃO!!!
ADOREI SUAS PALAVRAS!!!!!!!!! É EXATAMENTE O QUE PENSO SOBRE A RELIGIÃO… MAIS NÃO TINHA PALAVRAS PARA DESCREVER TAL ASSUNTO….
UM ABRAÇÃO E PARABÉNS!!!!!
(Olha eu, de novo! Vão me expulsar por excesso. rsrs)
Antes de mais nada: BEM VINDA SEJA, IYÁ MANU!
A-mei o texto e compartilho do mesmo ponto de vista exposto pela “senhora” ( pelo amor de Dàdá, não estou qualificando a sua idade e sim , respeitando seu caminhar na religião, que me parece ser de longa data). De fato o status PAI DE SANTO/MÃE DE SANTO está se tornando nomeação pra registro em CLT! Creio até que, este deformismo de significados e/ou denominações tenham se dado pela imensa abertura , ou melhor, exposição desnecessária de coisas que – ao meu ver- deveriam ser restritas somente aos inclusos 101% no culto! Em verdade, esta situação de busca e oferta de milagres , não se dá só em nossa religião. O Deus de riquezas tb é o mais buscado por outra linhagem de religiosos, bem sabemos disso. Devemos nos reeducar quanto ao ritmo que levamos nossas vidas e fortalecer a idéia do EU POSSO sobre as coisas. Respeitando sempre o limite do próximo. Eu cresci ouvindo histórias sobre pagar mão, pagar chão, pagar exú, pagar tudo e mais um pouco para tudo corresse bem com agente. De fato, uma casa de culto tem sim os seus gastos e uma vez que pessoas fazem uso dos recursos disponíveis e necessários para o funcionamento da mesma, de fato, uma ajuda para mantê-la é sempre mais que bem vinda! Gratificar aos ogans e às mãos que tenham disposto uma parte de seu tempo para trabalhar a nosso favor, também é válido e justo. O negócio só começa a ficar esquisito quando a gratidão transgride para obrigação, indo de obrigação para estorção e etc. A troca de energia dá lugar ao Escambo do século 21 ( me dê dinheiro e eu te dou que quiser). Enfim… eu penso demais e escrevo demais, melhor ir parando por aqui afirmando apenas um pensamento que me sustenta a principio e em frente a qualquer problema em que eu sinta ser forte para resolver: SANTO DE CASA É O QUE FAZ MILAGRE! E se eu sou do santo, tenho santo e a casa dele sou eu, logo, a fé nele é o que me ajudará levantar sempre que eu( casa) pensar em desmoronar. O depois, é o depois e “vamo” seguindo.
a benção (^_^)
TOMEJEEEEEE
vc citou q tem um irmao de campinas? eu gostaria mto de obter esse contato ja q esta bem pertinho e como essa moca tbem nao aguento mais ser enganada!!!
assim como o seu tbem!heheh alias nao sei da onde vc eh, mas adoraria q vc jogasse pra mim!
adoro seus posts!!!
meu contato e
luaclara0@gmail.com
bjs e mto axe
Corações rssrrsrs. Eu não sei colocar estes simbolos rsrsrsrsrsrsr, sou totalmente analfabeto digital rsrsrsrs. Eu sou de uma casa aqui no RJ, mas como vc já viu, eu tenho um irmão em Campinas sim, uma pessoa que eu gosto muito, o contato dele é Mário de Ogum, (Babbá Tonican) candomblé queto / Rua Vitorino Ferrari, 100 — Barão Geraldo — CEP 13084-030 – Campinas – SP telefone: (19) 3289-5717 e-mail: babatonican@hotmail.com mailto:babatonican@hotmail.com …
Vc pode ligar e falar em meu nome com ele. Axé e seja feliz minha querida. Tomeje
Olá,
Vocês poderiam me indicar uma casa séria aqui em Araraquara-SP?
Parabéns pelo blog!
Desde já agradeço
Bom tenho uma grande duvida na minha familia existe uma bagunça pois meu pai foi amarrado para ficar com minha mae, quero saber de voces se isso realmente existe!Uma entidade,orixa nao sei como se chama temesse poder de fazer uma pessoa ficar aos pes da outra!Acho um tanto duvidoso meu pai disse que foi feito com Pomba gira e pelo que li sobre ela e muito poderosa!!POR FAVOR ME ESCLAREÇAM ISSO GOSTARIA MUITO DE ENTENDER ESSA RELIGIAO EU ADMIRO MAS TENHO MEDO DE IR ME FAZEREM O MAL DEPOIS!
Jacqueline,
O ritual existe sim, existe pra quem nãoi tem auto-estima suficiente para se conscientizar que pode conquistar alguém com seus próprios e únicos artifícios.
Só observe bem se a bagunça da sua família é apenas por conta dessa amarração. Minha avó me disse muitas frases memoráveis e uma delas é: “tudo que começa errado, termina errado”. Creio que ao menos no início, a vida dos seus pais foram movidas por algum sentimento, só que o tempo, as circunstâncias fizeram este sentimento mudar, um dos dois ou os dois não tiveram coragem de admitir e terminar com o casamento. Isso vive acontecendo também, minha irmã. E acredite, nos casais visivelmente perfeitos também.
Apenas estou dando possibilidades para serem pensadas por você, já que estou de fora da situação.
Mais uma coisa, Jacqueline. Religião nenhuma faz mal a ninguém. A maldade, o negativismo, o lado pior habita o interior de TODAS as pessoas. É intrinseco. E a capacidade de desenvolver este lado está para todos.
Falando desta maneira, você até ofende a nós, adeptos da religião, querida.
Orixá é vida, é plenitude de essência, é a exaltação da melhor energia que mora dentro de nós.
Axé!
Boa noite!!!
Me chamo Jacqueline tenho 26 anos e frequento a umbanda,porém ano passado fui durante um mês ao terreiro de Candomblé fiquei bem aflita com medo na primeira noite so fiquei sentada vendo o toque, mas na segunda noite que fui a dona do terreiro que incorporava a Maria da Praia,me chamou para entrar na roda e dançar com elas e assim foi todos os dias que tinha toque, mas me assustei mesmo no dia de uma festa fui ajudar nos preparativos e quando soube que haveria sacrificio de um bode e galinhas fui embora morrendo de medo,mas depois entendi que aquilo faz parte.Gostaria de saber o porque me chamaram se havia mais mulheres la e as pomba giras nunca chamavam elas,e comigo foi diferente e ate hoje (faz um ano) nao voltei la mas toda sexta sinto uma vontade voltar la!!!Outra coisa se eu pedir uma ajuda as pomba-giras elas irao me ajudar??Já contei esse fato em outros sites mas nunca me respondem!
Jacqueline,
Se a pombagira lhe chamou foi porque simpatizou com você, você leva jeito, e dona do terreiro a quer na casa. Casa de candomblé infatiza o culto a Orixá e não a pombagira, que pode vir uma vez por mês dar consulta como acontece em algumas casas.
Axé,
Mo jubà, Srª Manuela.
Ainda não tivemos o prazer de trocar umas palavras.
Mas enalteço seu trabalho e toda sua equipe neste Blog com uma pq homenagem a todos vcs.
Oriki ao Amigo.
Óré mi.
Meu amigo.
Mo fé imò fún orí ré
Eu desejo luz para sua cabeça
Kí gbogbo òrìsà kó ire tò é wá!
Que todos os òrìsà tragam coisas boas para você
Ní ibodè yìí, kò sí òsán, bèéni kò sí òru
Aqui é a porta do céu, nela pode-se entrar de dia e de noite
Kò sí òtútù, bèéni kò sí ooru
Nela não há frio, e também não há calor
Ohun àsírií kan kò sí ní ibodè yìí
Aqui, na porta do céu, nada é segredo
Ohun gbogbo dúró kedere nínu ìmólè olóòrun
E nela todas as coisas permanecerão claras diante da luz de Olorun
Àyànmó kò gbó oògùn
Que o destino não nos faça usar remédios
Àkúnlèyàn òun ní àdáyébá
Que as pessoas adorem de joelhos as coisas do céu, para encontrar coisas boas na terra
Àdáyébá ni àdáyé se
Que as coisas boas sejam sempre encontradas na terra
Kí òrìsà-nlá olú àtélesé, a gbénon dídùn là
Que o grande òrìsà, senhor da sola dos pés, guie-nos aos benefícios da riqueza
MO FÈ IMÒ FÚN ORÍ RE
Eu desejo luz para a sua cabeça
Asè.
Ire o.
Gostaria muito de saber de Nelson Solza ou outra pessoa que possa me orientar.
Então, estou a procura aqui em Natal de alguém sério que possa me ajudar em alguns problemas que estou passando. Já fui ate alguns que me mostraram que nao sabem o que estão fazendo… PODERIAM ME ORIENTAR ALGUEM SERIO EM NATAL/ RN.?
MUITO GRATA
Olá Nelson ,sua benção! Venho lhe agradecer pelos seus conselhos.Hoje tranquila e feliz pois depois de anos meu Orixá Logun Ede achou que chegou a hora de se fazer presente em minha vida de corpo , alma e coraçao.Fiquei muito feliz por te-lo como meu Orixá de cabeça.Hoje tento conhece-lo melhor para poder dá o melhor de mim para meu Pai.Muito grata pelos conselhos. motumbá.
OLA!
ESSE TEXTO E MUITO INTERESSANTE.ELE DEVIA ESTAR TRANSITANDO POR OUTROS LUGARES,PARA MAIS GENTE LER.
PARABENS!
APRENDO MUITO QUANDO ESTOU LENDO O QUE VCS ESCREVEM.
E MUITO BOM ESSA TROCA DE CONHECIMENTO.APESAR DE QUE MUITAS VEZES NAO HA TROCA POR NOSSA PARTE PORQUE SOMOS LEIGOS.
OBRIGADA!
CONTINUEM ESCREVENDO.
GILMA
Adorei o comentário sobre Pretos Velhos.
Alguem pode me dizer se alguem do candomblé, de Keto pode ou tem probabilidade de receber um preto(a) velho(a)
Gilma, o principio do conhecimento é a pergunta, a curiosidade, se vc não pergunta, não saberemos sua duvida, portanto, devemos nos ajudar mutuamente, as vezes vcs fazem cada pergunta…
Que nos remetem aos tempos do iku laelae (muito tempo atráz), onde precisamos puxar pela memória e refazer o aprendizado.
Ficamos sempre gratos por vcs nos ajudarem.
Isto aqui é uma irmandande e dentro da medida do possível estaremos ajudando vcs.
Ase.
Nádia vc fez uma pergunta, onde muita gente esta se coçando agora.
Pensamento geral: “se eu sou de candomblé, logo não posso ‘dar’ egun, (preto velho, caboclo e beijada), entidades de umbanda.”
E eu pergunto, onde ficam os ‘esus’ catiços e pombo-giras, o que serão essas entidades se não energias de umbanda.
Se um pode chegar, porque não o outro, na minha cassa será super bem vindo.
Não podemos confundir com um Oro especifico para essas entidades, que devem ter dias e horários especificos, na casa de quem os cultua.
Ire o.
Apoz longa ausencia vim dar uma vista de olhos nesta “casa”que tanto me agrada… e apesar de tardia tenho que fazer um comentário a minha Irmã e conterrânee Manuela…
Sabes que tens aqui AMIGOS DE VERDADE…?!?! pessoas que se preocupam ctg?!?!?!
Pois é… tens mesmo… (e tu sabes a quem me estou a referir…)
Ja tinha saudades de ver “post´s”teus minha irmã…
Obrigado p tua partilha e sabedoria…
Áxé…
Manuela,
De início tenho a agradecer e muito por ter conhecido esse blog, pois mudei muito a visão sobre o candomblé, vi os lugares errados e as pessoas erradas que tentaram trabalhar com minha vida espiritual e só pioraram, resolvi que n vou fazer mais nada enquanto n econtrar uma casa honesta, de confiança. Moro na Bahia, sei que aqui as religiões afros são comuns, porém meu medo e insegurança em errar de novo n diminuem, se possível gostaria de uma indicação, quero muito frequentar uma casa e me aprofundar nessa religião.
Obrigado!
Angela, não temos nenhum contato com zeladores da Bahia, esperemos algum amigo do blog nos socorrer.
E parabens pela sua atitude.
Ire o
Boa noite,
Moro no rio grande do sul, e conheci uma mulher, que diz ser mãe de santo.
Aqui o nome da Religião é Nação. Gostaria de saber se é normal, a pessoa ter os santos orixas, exus ( estatuas) dentro de casa. E receber “clientes” para serem consultador por entidades, (exus) , ela cobra o serviço, e sua renda financeira é somente essa. Isso é normal ? Também mata animais em casa.
Ou pode se tratar de uma pessoa sem excrupulos ?
Raphael,
É o que tem mais por aí, o grande comércio da fé, prometem trazer a pessoa amada em 3 horas, passar em concurso público, curar impotência, amarrar o homem aos seus pés, etc, etc, etc… Pessoas gastam muitas vezes o que não tem com a esperança e na crença nesses charlatões da vida de resolverem seus problemas a seu modo, infelizmente.
Axé.
MEUS SENHORES(AS) , GOSTEI MUITO DESSE POST , POIS EU MESMO JA PASSEI POR SITUAÇÕES BEM COMPLICADAS, FUI ENGANADO PORQUE TB DEIXEI ME ENGANAR , NÃO HÁ CURA MILAGROSA, A DOR EXISTE E PRONTO, MAS O ORIXÁ É PROTETOR E MESMO ASSIM VEM ME ENSINANDO QUE O MEU CAMINHO É ESSE MESMO O ORIXA , QUANDO AO ASSUNTO DAS OBRIGAÇÕES QUE SÃO COBRADAS E TODO E QUALQUER TIPO DE EBÓ QUE É FEITO EM UMA CASA DE AXÉ MESMO , NORMALMENTE É REVERTIDA A AJUDAR OUTROS IRMÃOS OU NA MANUTENÇÃO DO PROPRIO ESPAÇO FISICO, POREM LOGICO QUE ISSO TUDO É DETERMINADO PELO TIPO DE CARATER E DA FORMA DE PENSAMENTO DO PROPRIO ZELADOR , AFINAL COMO NA FAMILIA DE CADA PESSOA, QUEREMOS O MELHOR PRA NOSSOS IRMÃOS E PAIS , QUE TENHAM UM BOM EMPREGO, UMA BOA CASA, QUALIDADE DE VIDA E PROTEÇÃO E SEGURANÇA, E QUANDO ME PERGUNTAM SE O CANDOMBLÉ VAI SE ACABAR , DIGO , DEPENDE SE CADA PESSOA NÃO OLHAR PRA SEU IRMAO E ZELADOR COMO FAMILIA ,SIM ELE ACABARÁ, POIS ATÉ ONDE SEI ESQUECEMOS DE OLHAR PRO ORIXA COMO PAI E MAE AS VEZES E DE SENTIR ISSO.
PROCURAR SEMPRE SER COERENTE COM A SITUAÇÃO DE CADA UM SEJA PESSOAL OU FINANCEIRA, SOMOS HUMANOS SIM, MAS É NOSSO DEVER TER CARATER E RESPONSABILIDADE COM A VIDA DOS OUTROS ,SENAO NÃO TEM PORQUE SE PERPETUAR O AXÉ ,A VIDA. SEM UNIÃO E CARINHO NÃO EXISTE CANDOMBLÉ, NINGUÉM SAUDA COM FELICIDADE ESTANDO A BEIRA DO ABISMO E DAS AGONIAS DA VIDA , ME ESTRANHA MUITO ZELADORES E QUAL SEJA A DENOMINAÇÃO MAIS APROPRIADA , NÃO PROTEGEREM SEUS FILHOS ,SUA CASA ,SEU VIZINHOS OU SEJA O SEU AXÉ EM SI.
PERDAO PELAS PALAVRAS.
bom dia
eu fiquei sabendo pelos buzios que fizeram uma magia com frango pra separar eu e o rapaz que eu gosto ele está com uma pomba gira que está vendando os olhos dele pra não me ver, ela me falou que ele me procura de dia e de noite mas não consegue me ver…tem alguma coisa que eu possa fazer por ele mesmo distante
MANUELA.Gostaria de vender um terreno que tenho e preciso fazer um trabalho para vender pq faz tempo e não consigo e estou ,muito individada.
oBRIGADA
Shirley, a Manoela está afastada do blog.
Não passamos estas informações via blog, a etica não nos permite, infelizmente.
Ire o.
Olá…
Então, até onde eu sei, mas é claro que não sei muito, a grande maioria… senão todos os rituais devem ser pagos. Isso pelo menos foi o que me disseram… deve-se pagar a mão, o chão, os materiais, etc…a grande maioria dos sacerdotes se dedicam em tempo integral à religião que, diferente do catolicismo, não é remunerada e de alguma forma, devem sobreviver. Bem, isso é até onde eu “sei”…
Mas então eu pergunto, como fazemos para diferenciar o “preço justo” por um determinado trabalho e a exploração?
Andreia, independente ser ser remuneração do sacerdote, todo trabalho feito por esta pessoa deve ser remunerado e tem um por que.
Está escrito dentro da Lei Universal do culto ioruba e foi ditada por Òrúnmìlá.
Não existe salva de chão, mão e etc…O que existe é o pagamento da mão de obra das pessoas envolvidas, ekeji, ogans, Iyàbasse e o proprio zelador.
Quanto a igreja católica, saiba que o padre tem salário e o dinheiro arrecado por sua igreja tem uma conta corrente no nome da sua igreja e ela a manipula.
Não é essa coisa toda não.
Entre preço justo e exploração eu não saberia dizer, eu poderia dizer o que é sacrificio.
Pois somos avaliados pelo nosso sacrificio.
R$ 1.000,00 para voce pagar e R$ 1.000,00 para o jogador Neymar pagar, quem estaria fazendo o maior sacrificio para atingir seus objetivos.
Você ou ele?
Analize por este angulo e vc verá o que é sacrificio.
Ire o.
Da Ilha…
Quando me referi ao catolicismo, foi justamente isso o que quis dizer… que diferente dos sacerdotes de Candomblé, que na maioria das vezes também se dedicam em tempo integral à religião, os padres e sacerdotes da ICAR (e mesmos os evangélicos) sim tem sua remuneração… e a ICAR é riquissíma, mas é melhor nem entrar no assunto.
Não seria justo que os sacerdotes do Candomblé também a tivesse, ou isso seria contra as Leis?
Um abraço !
Andreia não temos uma instituição que empregue estes sacerdotes. Cada um tem sua missão, para com o òrìsá e com seu ègbé. Não há nenhuma lei cosmica que proiba o salario.
Um Orin de Ifá inclusive fala do recebimento do salário.
Mas a prática é bem outra.
Ire o.
Fico muito triste por minha religião ter tantas pessoas assim, e existem mesmo, pessoas que vivem para angariar recursos e viver “do” orisá. Conheci Babalorixás que chegaram a fazer Asésé de seu filho de santo, os mesmo estando vivo, só pq não conseguiram o que queria, conheci pessoas que mostravam uma Face e no fundo era outra totalmente diferente, cheguei a conclusão que precisava de um momento afastado desse universo, não por causa do orisá, mas por conta das pessoas, claro que não temos que generalizar, mas a grande maioria das pessoas relatam fatos absurdos dentro de nossa religião. Do assédio ao “171”, é muito triste mas é a realidade. Que Osalá dê vida longa a todos esses para que assim possam ter tempo de se arrepender e conhecer a real finalidade do orisá em nossa vida.
Procuro uma Mãe de santo chamada Maria Kazumbê.Ela mora em Salvador -BA.
Eu procurava uma magia para venda de um imóvel, mas acabei lendo o que estava escrito e na verdade preciso mesmo e de ajuda,pois nada que faço da certo ! Eu sei que tenho q pensar positivo mais fica difícil, e já fiz até uma suposta limpeza gastei sem poder e não melhorou nada só trouxe mais problemas o que eu faço?
Luciana o coreto é estar cercada pessoas que realmente saibam o que estão fazendo.
O sacerdote, você e quem mora na casa.
Se alguém torce contra, pode haver influência, se você coloca o preço fora do mercado as coisas podem não se encaixar e se o sacerdote não sabe o que está fazendo (ele também não faz milagres) pode não dar em nada os esforço empregado.
Porém, vejamos o mercado: Juros altos, dificuldades para se conseguir crédito, aumento da contra partida por parte do financiado e outras dificuldades do mercado.
Tenha calma, tudo tem sua hora, não se precipite e nem faça besteiras.
Ire
Falo falo falo e não falo nada que o tema prescreve