Sobre a multiplicidade dos Orixás
Vamos separar a qualidade como é chamada no Brasil e em Portugal (em Cuba chama-se caminhos), dos títulos e de nomes tirados de cantigas como insistem pseudo sacerdotes.
Já sabemos que os orixás são venerados com outros nomes em regiões diferentes como: Iroko (Yoruba), Loko (Gege), Sango (Oyo), Oranfe (Ife), e isso torna o culto diferente.
Temos também o segundo nome designando o seu lugar de origem como Ogun Onire (Ire), Osun Kare (Kare),etc, também temos os orixás com outros nomes referentes às suas realizações como Ogun Mejeje que se refere às lutas contra as 7 cidades antes de invadir Ire, e Iya Ori, a versão de Yemanja como dona das cabeças, etc.
Há portanto uma caracterização variada das principais divindades, ou seja, uma mesma divindade com vários nomes e, é isso que multiplica os orixás no Brasil e em Portugal.
Vamos começar com Exu o terceiro orixá criado por Olorun da junção terra/água/hálito, ele possui a função de executor, observador,
mensageiro, líder, etc. Alem dos nomes citados aqui, que são epítetos e nomes de cidades onde há o seu culto, ele será batizado com outros nomes no momento do seu assentamento, ritual especifico e odu do dia.
Exús que acompanham vários Orixás.
Exú Akesan: acompanha Oxumaré, etc Exú Jelu ou Ijelu: acompanha Osolufun. Exú Ína: responsável pela cerimónia do Ipade regulamentando o ritual. ExúÒnan: acompanha Oxun, Oyá , Ogun, responsável pela porteira do Ketu. Exú Ajonan: tinha o seu culto forte na antiga região Ijesa. Exú Lálú: acompanha Odé, Ogun, Oxalá, etc Exú Igbárábò: acompanha Yemanjá, Xangô, etc Exú Tìrírí: acompanha Ogun Exú Fokí ou Bàra Tòkí: acompanha Oyá e vários orixás Exú:Lajìkí ou Bára Lajìkí: acompanha Ogun, Oyá e as porteiras. Exú Sìjídì: acompanha Omolú, Nanã, etc Exú Langìrí: a companha Osogiyan Exú Álè: acompanha Omolú Exú Àlákètú: acompanha Oxóssi Exú Òrò: acompanha Odé, Logun Exú Tòpá/Eruè: acompanha Ossayin Exú Aríjídì: acompanha Oxun Exú Asanà: acompanha Oxun Exú L’Okè: acompanha Obá Exú Ijedé: acompanha Logun Exú Jinà: acompanha Oxumarè Exú Íjenà: acompanha Ewá Exú Jeresú: acompanha Obaluaiye Exú Irokô; acompanha Iroko Exú Odará: acompanha Oxalá, Odé, encaminha o carrego do Ebó Revisão: Fernando D’Osogiyan
gostaria de saber sobre o historico ,de onde vem,em que pais viveu sua origem de exú lalú se alguem poder me ajudar me envie um email em cowgirlddm_@hotmail.com.desde já eu agradeço
Obasoji boa tarde como sempre informamos não há um histórico detalhado de cada Orixa e de cada qualidade, os Orixás como vc sabe, são criações de Olodumaré, e como contam as lendas eles não tiveram vida como homens, a execessão de Xangô que foi um grande rei e por seus feitos e atos de bravura e amor ao seu povo foi Divinizado. Temos sim algumas histórias que falam sobre Ogum ser guerreiro, Oxossi caçador e outras, mas toda as lendas remontam um tempo muito antigo e não os mostram em um contexto de seres humanos com dons especiais ou coisas assim, eles continuam sendo Orixás. Tomege.
Bom dia!!!
Gostaria de saber se vocês poderiam me indicar onde consigo adquirir ou até mesmo se vocês tem apostilas,fitas de audio, cds, dvds da lingua yoruba.
Estou precisando entender e estudar mais sobre o assunto.
Sueli no Icapra eles tem cursos e material. Tomege
Olá Nelson,eu soube através do jogo de búzios que sou filha de oxum yaboto,e nessa qualidade ela vem acompanhada de xango e oxala,mas isso ñ ficou claro pra mim,pois quero saber o que isso influencia na minha vida?
Ñ sou de nação,sou de umbanda omolocô e ñ entendo mto de orixás pela nação Ketu.
Desde já agradeço.
Varuni, bom dia primeiro queria te dizer que acho incorreto essa busca por informação em outros segmentos que não o seu por que, como aconteçeu contigo, as pessoas ficam mais confusas ainda, se vc tivesse procurado a informação na Umbanda Omolocô teria sido mais fácil para vc. Mas vamos ao seu caso. Oxum independente de qualidade, foi esposa de Xangô e teve com Oxalá uma história na qual Ela é que era responsável pelas roupas de festa de Oxalá, Ela é que cuidava Dele (não foram casados), Oxalá é pai de Xangô, por isso é que muitas vezes Eles tres caminham juntos. Procure o livro “Mitologia dos Orixás” de Reginaldo Prandi, tem alguma coisa na internet em pagina pessoal de reginaldo prandi, e vc vai ver alguam lendas, acho que tem uma dessas que falei. Tomege.
oi gente parabens pelo site…estou gostando muito e aprendendo…gostaria de saber como se prepara o banho de mil homens,manaca e girassol…se precisa por o nome da pessoa a q se quer atrair…como é feito? vou aguardar a resposta um forte abraço a tds.
gostaria de saber sobre odé insabô
Motumbá!
Parabéns pelo site,fico muito feliz em ver nossa religião sendo difundida também aqui,com seriedade e o respeito q ela merece!
Olorum Bucifuó.
Luciana
ipade ,vocês poderiam colocar algo sobre este ritual ?tenho muita apreciação po ele ja que segundo sei e nele que invocamos os ancestrais.
ola,
não entendi o que fala de Onan. pode ser mais explicito?
agradeço desde já
gostaria de saber se conhecem o exu olooja.grato
queria saber se é certo ,ou se existe fazer pade para exu e colocar macã e pepino cortado em rodela no pade de pomba gira…isto é pra que???
Olá Neila,
Pade de Exu com maçã e pepino cortado às rodelas, não existe. Quem faz isso é simplesmente alguém digamos, “bastante criativo e inventivo” nas artes gastronómicas…
Axé!
boa tarde , vc me respondeu q estes orixas não vem na umbanda eu gostaria de saber pq …poderia me responder ….
abç e obrigado
Roberto boa tarde a questão está ligada a como a Umbanda se organizou. A Umbanda está dividida em Linhas e Guias, e não tem as figuras dos Orixás propiamente ditos apesar de ter os nomes dos Orixás para designar suas Linhas, como por ex.: Ogum e Oxossi, na verdade estes Guias são denominados de falangeiros de Ogum ou Oxossi, não se trata de Ogum e Oxossi Orixá como no Candomblé. Dê uma procurada por “linhas de Umbanda” e vc vai entender melhor, tem vários sites que explicam isso melhor que eu.
O Candomblé trabalha com Orixás, não temos por ex.: pombagira ou preto velho ou caboclo, não é discriminação nenhuma, é só que a organização do Camdomblé não tem entidades, só Orixás. A Umbanda utiliza ainda hoje o sincretismo para designar Ogum como São Jorge/Santo Antônio e o Candomblé não utiliza sincretismo.
Exú de Umbanda por ex.: é pombagira ou exú masculino (seu zé, tranca rua e etc). Exú de Candomblé é um Orixá de grande importancia que não está subordinado aos Orixas como escravo, Ele é um mensageiro entre dois universos, mas não escravo. E muito menos é visto como o diabo católico, Por isso na Umbanda o Exú não pode ter filhos, por se entende que seriam então filhos do diabo certo? Enfim procure saber de vc mesmo o que vc quer seguir e dê uma boa estudada no que diz cada seguimento religioso antes de fazer qualquer coisa.
Consegui te explicar o que vc queria? Tomege do Ogum
consegui sim meu irmão ….eu só queria acrescentar algo…..onde eu frequento os queridos exus não são tratados como escravos ou comparados com o diabo nós entendemos e aceitamos q ele é um mensageiro dos dois universo e os respeitamos muito e no nosso terreiro mesmo sendo de umbanda os exus tem suma importancia sim e luto com muitas pessoas desavisadas de q falam q este orixa é do mal e etc. nosso terreiro ele existe desde 82 com a mesma direção e foi o unico lugar que comecei a desenvolver sendo assim é um lugar serio e sem enganação pq senão não o teria mais… e creio tambem q pelo tempo a a casa existe e a seriedade de nossa mãe ela jamais iria passar algo q nos prejudicasse mais pra frente se um dia tiver oportunidade de nos comnhecer esteja convidado nossa casa chama-se (templo de umbanda ogum vence demanda ) …..mais eu agradeço por sua ajuda e espero q vc não generalize todos os terreiros de umbanda …….eu sei q não é discriminação e espero tambem q não me endendo mal
abç
fique com deus
Roberto nossa intenção aqui é justamente essa, criar um ambiente aberto onde possamos discutir a religião e descobrir novas formas de interagir uns com os outros sem muitas barreiras do tipo “eu sou de Canbomblé e vc é de Umbanda” e essas coisas pequenas.
Fiquei muito contente, muito mesmo em saber de sua Casa, realmente se trata de uma Casa séria e que leva a Umbanda como deve ser feita.
Mas tenho uma dúvida por então vc foi raspar em outra Casa se vc está em desenvolvimento nesta Casa, que pelo que vc me diz e acredito ser uma Casa muito boa séria? só isso que eu não entendi.
Onde fica sua Casa, fica no Rio? Tomege do Ogum
boa noite irmão, não eu ja estive em outras casas at mesmo pq meu pai e minha mãe sempre frequentou então desde pequeno eu vou mais a unica casa q comecei o desenvolvimento foi nesta pq eu acho q pra vc entregar a coroa assim vc deve conheçer e confiar pq eu ja vi muitas pessoas entrar em cada roubada de cuidar de santo q não é o da coroa pq o zelador(a) disse q era ai vc ja viu né…. nem preciso t falar…. e outra coisa eu não gosto e não fico pulando de uma casa pra outra , eu e nossa querida zeladora e os irmão da casa não temos esse tipo de coisa q candomble e uma e umbanda é outra somos todos espiritas eu eu sempre acho q o nosso fundamento é o mesmo ajudar e nos ajudar a evoluir espiritualmente ai vc vê uma coisa se ve os crentes tem varias igrejas de tudo q é nome e cada hr q passa cresce mais não é …pois é …mais vc ja viu a união q eles tem nesse ponto tiro o meu chapeu tem espiritas o em vez de se unir eles se critica mais tudo bem …… nossa casa é bem diversificada em relação a orixas, outra coisa q eu acho importante e q a tia como chamamos nossa mãe ela cuida de cada mediu da casa com oq ele traz… e é isso…. as vezes eu falo de mais ..rsrs vendedor né …….nós ficamos em são paulo se caso passar por aq seja muito bem vindo e vamos manter contato pq tenho duvidas nas quais tenho certeza q vc pode me exclarecer e fiquei contente q vc viu a nossa casa como ela é ……
abç
nelson tem algo de errado não fui eu que postei este negocio de maça com pepino???? sera que alguén esta usando meu e-mail?
Roberto bom dia,infelizmente eu não vou muito a SP, no máximo fui em Campinas, tenho irmão e já fui na Casa dele. Mas agradeço o convite, quem sabe um dia…
Gostei muito de conversar contigo, pudemos trocar e discutir um pouco de religião sem problemas e isso é muito positivo, espero que tenhamos mesmo outros contatos. Tomege do Ogum
Neila bom dia, só da para entrar alguém na sua conta se vc autorizar, como vc não autorizou creio que seja outra pessoa. Mas vc concorda com isso que foi escrito acima? nos dê sua visão irmã. Te botei na roda né rsrsrs. Tomege do Ogum
Olá,
Gostaria de saber quem são ILALOGINÃ e BABAXAORO.
Grata.
ola bom dia ,gostaria de saber se vc pode me dizer sobre o povo de canga e como posso trabalhar com esse povo,e gostaria de saber como nos umbandistas vamos fazer o ache de 100anos de umbanda dia 15 de novembro deste ano por que vai aparecer e renovar as naçoes e entao o que a gente faz
Neuza boa tarde ambos termos estãocontidos em cantigas, o primeiro ila lo ginã (eu não sei a grafia correta) em uma cantiga de Xangô e o segundo em uma de Oluaiyê baba xaorô (pai ou dono do xaorô) é quando Ele dança e mostra o xaorô para as pessoas, o resto só seu zelador, ok? Tomege do Ogum
Olá, eu gostaria de saber como é e para que serve o trabalho de corte a exum???
Bionda boa noite só o que eu entendi foi o nome escrito errado, não é exum é Exú, sobre trabalho de corte eu não do que vc está falando. Nosso blog é discussão e divulgação do Candomble´e não lida com este tipo de coisa, por ex. Trabalhos e amarrações, nosso objetivo é colaborar para desmestificar a religião edo nosso ponto de vista esta coisa de trbalhos e amarrações só se presta para prejudicar o imagem da religião diante dos leigos. Tomege do Ogum
ola tudo bem?
espero que sim!!
gostaria de esclarecer uma duvida sobre um orixa.Sera que podes me mandar um email dizendo ou falando algo sobre?
se puder o tema é sobre o orixa orumila gostaria de saber um pouco sobre
diz uma mae de santo que eu sou filho dele frequento o candonble a mais ou menos cinco anos mas nunca fiz nada e se tudo correr bem final do ano eu vou para o ronco
e num sei nada sobre esse orixa gostaria de sbar algo a respeito se for possivel!!
muito obrigado!!!
Robson bom dia a Manuela tem um post sobre Orumilá, está em Autores Manuela, é só entrar e ir passando as páginas. Por favor, leia-o com urgencia, por que pelo que entendi vc vai recolher para Orumilá. É isso ou estou engando, não entendi direito?
Todos somos filhos de Olodumare, de Orumila e outros Orixás da criação, somos filhos por descendencia somente isso, Orumilá, Olodumare não tem filhos como os tem Ogum e Nanã por exemplo. Orumilá não vira em ninguém, veja muito bem o que está acontecendo antes de recolher. Tomege do Ogum
Parabéns pelo ótimo site. Uma dúvida de leigo pra Nelson / Manuela:
Esiste a figura do Bará no Candomblé?
Qual é pra vcs, como iniciados no Candomblé, a diferença (ou semelhança, se esiste) entre essas qualidades do Orixá Exú e as qualidades do Bará dos umbandistas e outros cultos africanistas (Agelú, Adagué, Laná, Lode, Elegba) ?
Além do fato de Orixás vs. Falangeiros, e nem falar dos Exus & Pombagiras…
Sei q vcs só cultuam Candomblé, mas muitos q começamos conhecendo a Umbanda e depois nos interessamos pelo Candomblé, nunca entendimos muito bem a relaçao entre Bará e o Orixá Exú.
Antonio boa tarde, sem desmerecimento ou discriminação a Umbanda, mas na Umbanda não existe a figura de Bara nem do Orixá Exú, o que há são os falangeiros e os exús como pombagira. Por isso não há comparação entre os segmentos Umbanda e Candomblé neste sentido.
O Bara é que cuida das necessidades do filho do Orixá, do corpo, é um Exú que nasce e morre com a pessoa, por isso Ele é dito Bara pessoal, já os Exú que vc cita tem função específica e estão ligados aos Orixá de uma outra forma, Eles tem função como “guardião dos caminhos”, das estradas, e muitos outros. Sobre pombagira e exú (catiço) eu creio que são muito úteis quando são bem desenvolvido no médium e prestam serviços muito importantes, mas precisam saber exatamente como e onde trabalhar. Esse assunto é longo e complexo, vamos voltar a ele em janeiro? Tomege do Ogum
Muito obrigado pela resposta Nelson, puntual e respeituosa como sempre, fico esperando até janeiro. Parabéns!
simplismente adorei conhecer este site
vcs sao td de bom
transmitem pas e mta fe
axe a tdos e aquele abraço
odoya
Bom dia Sr.Nelson,preciso da sua ajuda.Moro na Italia e preciso fazer oferendas para a minha Pombagira e meu Exu. Sou espirita por dom e tenho o dom de me comunicar com eles. Antes dessa minha descoberta,estive no Brasil fiz um trabalho,oferendas,enfim,tudo aquilo que devia ser feito.Aqui na Italia è muito dificil cuidas das entidades…Meu exu quiz ser assentado e vir comigo (Exu Barabo) Minha pombagira so quiz oferendas. Comecei a cuidar deles e depois eu os abandonei em um jardim e nao quiz mais saber de nada.Meu pai era Mediun e Espirita por dom,sem fazer nada,ele faleceu dois anos atraz,a partir desse dia eu comecei a sentir coisas,ouvir,ter visoes e achei que tivesse enlouquecendo,atè onten de manha,as coisas foram reveladas para mim,estava sozinha em casa e com a ajuda do meu pai,eu me comuniquei com ela,ele interferiu e me pediu um animal de quatro patas,o restante das oferendas,sei como fazer,mas de mim ele quer que eu mesma faça a matança,a ajuda que preciso è fundamental,porque nao sei como fazer essa oferenda com o animal de quatro patas e aqui nao tem centro espirita. O Sr pode por favor mandar pra mim,todo procedimento dessa matança? Lhe agradeço de todo coraçao,mesmo porque a minha vida esta toda enrolada e eles me disseram tudo que tenho que fazer,sem me dizer logicamente como nesse caso.Me pediu um animal de quatro patas,eu preciso do ritual. Muito obrigada desde ja e aguardo ansiosa uma resposta.
Boa noite:
Estou aqui novamente a questionar algumas dúvidas:
1- Em resposta ao Roberto, Nelson disse que “não existe pombagira no Candomblé”, só Orixás(06/10/08)-pergunto: se estou frequentando (jogando búzios) numa casa de candomblé e uma “pombagira dá consultas” é sinal de que essa casa é mista (o que chamam de “umbandomblé), é confiável, pois até então para mim se tratava de candomblé (jogo de búzios pertence ao candomblé)?
2- Se a entidade pombagira pode fazer um trabalho sem o conhecimento do seu “medium” ou, sempre, deve ter outra pessoa do centro a acompanhando nas consultas/trabalhos; bem como “ela” pode decidir fazer o “trabalho” baixando no medium, se ele estiver sozinho. Isto pode acontecer?
GRATA E PARABÉNS PELO SITE!!!!
Oi,
Há alguns dias questionei algumas dúvidas,que ainda não foram respondidas, vou repeti-las:
1- Em resposta ao Roberto, Nelosn disse que “não existe pombagira no Candomblé”, só Orixás (dia 06/10/08-Qualidades de Exu) – pergunto: se estou indo algumas vezes para jogar búzios numa casa de candomblé e lá “pombagira dá consultas” significa que essa casa é uma ramificação, o que chamam de “umbandomblé”, é confiável?
2- A entidade pombagira pode fazer um trabalho sem o conhecimento do seu médim ou zelador de santo, quer dizer, ela pode incorporar qdo o mesmo estiver sozinho no barracão e fazer o que quer ou o médium sempre deve estar acompanhado de outrras pessoas?
Grata,
Boa Tarde!
Eu sou abiã e cultuo o meus Orixás há dois anos, em uma certa conversa com um amigo ele havia me dito que eu poderia cultuar e assentar o Exu Iangui, gostaria de saber se posso, uma vez que sou filho de Oxaguiã
Qual seria o Exú correspondente de Xango?
Axé
Fernando
olar boa tarde estou deixano minha marquinha e di zer para todos e todas que s’ao desse orixa tao bello e perfeito .
n’ao seja imcapazes de reconhecer td de bom que esse caro rei faz por nos voduncis
sou agradecida de ser filha deste homen tao generozo
axe a todos
Olá gostaria de tirar uma dúvida que me acompanha há anos, desde criança me diziam que eu era filha de Iemanjá c/ Ogum, sempre os amei, mais por motivo de desilusão fui para um outro lugar, e ela me falaram que eu era filha de oxalá(lufan) com oxum, e desde então ficou aquela luta, filha de iemanja filha de oxalá, como vcs não me conhecem gostariam que me respondessem se pudessem essa dúvida nasci 12/11/1979 às 13:40h, filha de Paulo Costa Veloso e Solange Machado Veloso.
Sabe por causa disso acabei ficando desacreditada em me afastei, e hoje tenho dúvidas se sou rodante ou equedi.
Devo comentar que toda vez que frequento uma casa, minha vida fica de cabeça para baixo.
É só eu sair que tudo flui muito bem.
Desde já agradeço, toda ajuda será bem vinda
Patricia Machado Veloso o problema é saber qual método utilizaram para te dizer quando criança que vc era filha de Ogum e Yemonjá, se foi só na base do olhar e achar/sentimento ou se foi no jogo de búzios. Se foi no jogo, vc pode ficar preocupada com esta diferença de agora, mas se não foi, vc deveria dar mais credibilidade ao jogo de agora, que é o método corretopara saber qual o seu Orixá.
Para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informação a sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomege do Ogum
gostei muito de saber sobre exú….muito obrigado…nelso…axé pra vc …..!!!!
gostei muito de saber sobre exú….muito obrigado…nelson…axé pra vc …..!!!!
Motumbá…
Gostaria de saber um pouco mais sobe o Bara Oguiri Oko, será que pode me ajudar?
Des de já obrigado.
Daniel.
Ola boa noite gostei de encontrar voces.
Nelson seu despreendimento foi otimo, tentar esclarecer algumas coisas.
Pessoal umbanda e candoble sao coisas diferente, e a mesma coisa de comparar catolico de evangelico, os dois usam biblia e falam com deus e sao diferentes.
Umbanda tem entidades, e candoble tem orixas.
So porque eles usam terreiros nao quer dizer que sao a mesma coisa.
nelson gostaria de tira uma duvida atraves do jogo de buzios me falaram que meu orixa e oxum e iansa queria saber que infuencia tem na minha vida e ser o meu orixa e esse mesmo ns 22/050/1983 as 07:55 da manha muito obrigada
alessandra!
Tem uma resposta pra vc no post Oxum..
carolina eu não achei nada no post de oxum
nelson que resposta e essa que carolina esta falando que e ñ achei
nelson pode me tira uma duvida fui numa casa do candromble fui pro jogo eu sou de xangô e meu outro orixa e o exú tiriri mais me falaram que exú e escravo de xangô poderia me fala algo sobre isso
Micinho esta combinação não é muito comun Xangô e Exú (estou falando de Exú Orixá). Mas como vc cita um exú (como dizem catiço ou exú de umbanda) se torna impossível esta combinação porque este exú não é Exú Orixá. Procure saber quem é seu segundo Orixá que sendo assim não deve ser o tiriri. Tomege
nelson desculpa fica aki te enchendo de pergunta e que eu sou novato mas ja amo o candromble no jogo diz que meu exú e o tiriri e meu segundo orixa e xangô mas como exú e escravo de xangô ……. xangô vem primeiro poderia me explica isso brigado valeu abraços
sou espirita,to passando por uma grande dificuldades,eles estao me comprando algo para eu fazer,minha vida ta toda enrolada,do 1 passo pra frente e 3pra traz,mais a cobrança e cara,o que devo fazer
Micinho vc então é de Xangô e tem que saber quem é seu segundo Orixá, que não é tiriri, e nem tiriri é um dos exús de Xangô a informaçãoestá equivocada. Tomege
Humberto essa cobrança lhe foi dita ou vc está imaginando que seja esse omotivo de seus problemas? se foi dito isso no jogo,o caminho é procurar uma casa ou a casa que te informou isso e fazer oque foi recomendado, mas sempre sabendo que religião não vai mudar sua vida material, ela pode te dar conforto, mas os Orixás não fariam nada para te prejudicar só para que vc os cultue,por isso se vc deseja fazer ou há recomendaçãoapra que vc faça algo para Orixá, faça por amor e não por necessidade ou medo. Tomege
Mutumbá,
Sr. Nelson, me tire mais essa dúvida, existe a qualidade Bará do Orixá Exú? Pois fui à uma Saída de yaô de Exú Bará. Não quero julgar se é certo ou errado, mas confio no conhecimento e nas informações que o Sr. passa.
Ademar este assunto está mais ligado aos costumes do sul do Brasil nas nações Oyó e Cabinda, onde se faz Exú em filhos de santo. No ketu o Bara é o exú pessoal, aquele que está ligado ao corpo físico do filho de santo, chamamos de bara do Orixá, mas ele está diretamente ligado ao filho. Em ketu não se faz Orixá Exú e como o bara está ligado ao corpo, tb não entendo como se pode fazer num filho. Talvez seja só uma terminologia equivocada, se quis dizer Orixá Exú e foi dito outra cosia. Tomege
Mutumbá,
Pois é, se o senhor não entende, que dirás eu. rsrsrs… Mas o que sei é que foi feito o Orixá Exú, e a qualidade é Bará. Bom, não vou julgar certo nem errado. Muito obrigado pelo esclarecimento. =]
GOSTARIA DE SABER QUAL Á LIGAÇÃO DE ESÚ LAALÚ E OXOGUIÃN ?
Afinal quem é quem nos caminhos, quem pode abrir ogum ou exu, quem permite ou qualquer um pode abrir os caminhos. quem destranca? abraços espero resposta axe.
Junior Lalú é o Exu de Oxaguiã, é o Exú que faz a ligação entre os filhos e o Orixá Oxaguiã. Tomege do Ogum
Keops sua pergunta precisa ser mais específica, por que cada um tem seu papel e sua função definida, então depende do objetivo do pedido. Tomege do Ogum
ola motumba gostaria de saber tudo de exu orixa e como faço esse orixa maravilhoso e rico em tudo não desmerecendo os demais lógico e como assentar exu oq vai no assentamento, rezas,e tudo folhas etc… e tambem de todos os exus que devo ter numa casa assentado da casa de cliente e todos queuma otima casa nescessita desde ja agradeço e espero Retorno AXÉ E MUITO OBRIGADO
Fernando o seu pedido é simplesmente impossível de te revelar, é o aprendizado de toda uma vida na roça, cuidando e aprendendo, ouvindo e apurando as informações. Não há outro caminho senão o convívio e aprendizado na roça. Para estes casos apostilas não resolvem, não se abre casa desta forma, vc precisará que seu zelador/a te ensine essas coisas e plante seu axé na sua futura casa. Tomege do Ogum
motumba nelson
gostaria de sabe uma coiza que ja vem me intrigando a muito tempo meu pai de santo é de outra localidade e ele sempre me fala que preciso da um buri por que ja faz 7 anos que estou no santo e não fiz a minha obrigação ainda ,mas na verdade sou contra o sacrificio de animais e ele me disse que é nessessario na feitura do santo e é nessessario tambem que meu exu tenha axé que so pode ser tirado do sangue .
Olá pedro
Vc fez um relato,qual sua dúvida?
aguardo seu retorno
axé
minha duvida é se é necessario sacrificio para seguir a religião quando não so a favor de sacrificio de animais,se é nessessario fazer as obrigaçoes ou so quando o ifa pede essas obrigações ?
axe
obrigado pela agilidade carol.
Olá pedro
Todos os sacrifícios que acontecem são necessários,não pense que é desnecessário.Existem objetivos que somente pessoas mais graduadas dentro da religião conhecem.Eu não vejo o mal,pois não sou vegetariana e assim como se mata um animal para comer em casa,se mata o animal na matança,mas existem preceitos,só isso.
espero ter te ajudado
a agilidade foi porque eu tava online ontem!
axé
Pedro
Também pensava assim como você, apenas depois que realmente descobri o porquê de cada preceito, de cada ritual, percebi que o que acontecia ao oferecer um animal não era esta maldade que em minha mente existia.Pra tudo tem resposta e explicações sólidas, procure se interessar e esclarecer-se sobre isso, você verá que tudo foi minuciosamente realizado para não deixar nenhum animal sofrer e nada, nada mesmo é disperdiçado, mesmo porque, se você relmente souber o que é um Orixa e entender a sua magnitude, verá que ele jamais aceitaria algo que fizesse um ser vivo sofrer.
Pedro vc já viu como se abate frango, boi, carneiro, porco e outro animais para consumo? Já viu a crueladade de se esforlar um animal vivo para retirar a pele? O sacrifício ritual tem uma função e uma obrigação litúrgica, o que talvez tenha te chocado são esses “troços” que vemos nas encruzilhadas com bichos esquartejados e outras coisas do tipo. O sacrifício feito dentro de uma casa de Orixá, tem entre outras funções alimentar a comunidade. Ex. Ontem estávamos preparando a festa de ogum e Oxossi e posso te dizer que foram muitos animais, e depois de tudo feito, os axés dos Orixás retirados e tudo pronto a Yá fez questão que todos levassem parte da carne para casa ou mesmo que fosse distribuída para parentes, mas deveria alimentar a família. Então o ato do sacríficcio se justifica quando o animal é oferecido para alimentar a comunidade. É calro que existem aqueles que usam o sacríficio para intimidar as pessoas e criar este tipo de entendimento que vc ainda tem sobre este ritual. É importante que vc entenda o motivo para aceitar a cerimonia. Tomege
obrigado gente , carol tambem so vegetariano e ja participei de matança na casa para outro yao o é que sempre fico é com a consiencia pesada ,sou de oxossi como disse ja faz 7 anos que estou na religião e sei que não tem mais como fugir da obrigação.e foi um imenso prazer conhecelos.
mas uma pergunta : alguem poderia me falar algo sobre exu marabo pois é meu exu e encontro muito pouco sobre ele ?
Oi pedro
Eu não sou vegetariana!!
🙂
Olha só quanto a Marabô,pode ser que escrevendo barabô,embarabô vc encontre…mas eu achei coisas no google,vc tem que ir filtrando,tem muito site de umbanda com informação,mas como vc é de candomblé o ideal é buscar alguém mais velho na casa e alugar mesmo!Vc vai perceber que a maior parte das coisas a melhor fonte é a casa de axé, o zelador.
axé
oi gostaria de uma explicaçao sou de 11/08/75gostaria de saber sobre o orixa bará(adague,lanã, e lode) eu nasci numa segunda feira e um babalorixá me disse que meu orixa e bará
Cristina por favor leia o texto Felizes Coincidencias, está em Autores Nelson.
Para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informação a sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomege do Ogum
Gostaria de saber as marcas e nomes de exuas. (feminino)
Gabriela Gonçalves primeiro vc deve entender que não existem exuas (feminino). Na umbanda existe pombagira, e para saber nomes delas, por favor procure o site frieteca ou site mae marta de oba, lá vc vai encontrar vários nomes de pombagiras, o site povo de aruanda tb tem informações boas. Tomege
Nelson!…
Eu sou o Nuno sou novo no site…e gostaria de tirar uma duvida…
Foi dado em um jogo que Esú e Omulu estão brigando pelo meu Ori….tem como fikar esses dois santos Homens em meu Ori?
gostaria de saber mais sobre eles se for possivel…
Asé!
Olá Nuno
Que eu saiba não há impedimento,mas existem casas que não raspam Exu e como Omolu é um Orixá da família “pacatinha” pode ser que ele leve a melhor. Não existe impedimento a ter dois santos homens no Ori,geralmente há um equilíbrio maior quando é um casal, mas conheço muita gente com dois santos homens no Ori e nenhum problema.Assim como conheço pessoas que só tem Yabás no ori…
Para saber mais sobre eles vc poder uma lida nos posts com nome deles e qualidades deles e nos comentários muitas vezes tem muita coisa boa.
seja bem vindo, e sinta-se à vontade para perguntar
axé
Mutumba!…
Muito Obrigado Carol….♥
Naum querendo abusar de vc Carol…mais vc poderia me dizer se é certo dizer que quem fala por omulu (orixa) é o Boiadeiro (catiço) , e por Esu (orixa) é o exu (catiço)…Claro colocando sempre que o Ere é a boca do santo….mais eu quero dizer assim como Oxossi (orixa) pode se falar que quem fala por ele são os caboclos ?…
Muito Obrigado
Ase!…
Olá Nuno
Olha só,eu entendo que seja assim,Orixá só fala após sete anos,a obrigação de sete anos,antes disso quem fala é o erê.Em Angola existe culto a caboclos,então,depois de iniciado,e feita algumas obrigações(não sei se a de 1 ou de 3 anos) o caboclo tb começa a incorporar, e ele fala.No candomblé não temos exu catiço,temos o Orixá Exu,mesmo na Angola… Pode ser que isso ocorra na Umbanda,pois na Umbanda não existe incorporação do Orixá,por ser uma energia muito forte então existe trabalho com esses guias e creio que falem pelo Orixá.
Deu para entender?
Temos uma irmã no blog que sabe mais de umbanda e se ela passar por aqui ela pode comentar melhor isso.
axé
Saudaçoes Carol!
Gostaria de saber um pouco sobre o exú tiriri. Ele realmente é um escravo de Orixá Oxossi? Ele é tambem tem como referencia como um exu consideredo rico como foi maria mulambo, na qual quem os tem possue uma boa vida financeira?
Olá romilson
Infelizmente não sei te responder,sei que tem cantigas para ele mas eu nunca me liguei muito nos nomes dos exus de cada Orixá…
Se não me engano maria mulambo é exu catiço, de umbanda,nãos faz parte do candomblé.
axé
gostaria de saber mais a respeito do exu baragunian se posivel obrigado
Maxwel eu não sei nada tão específico, mas esperemos que alguém possa colaborar. Tomege
sempre quando procuramos algo sobre exu sempre vem a sincretização com demonios ex marabo-{Put – Satanack} queria saber se existe isso mesmo ou não á ligação ou como a sincretismo dos orixas com catolicismo oxossi – são sebastiao ogum -s.jorge . obrigado. os exus seria sincretizados com magia negra
Olá pedro
O sincretismo religioso,foi uma forma que os negros encontraram qeu continuar cultuando seus Orixás mesmo sendo obrigados a cultuar os santos católicos,daí ele sure,mas como atualmente somos todos livres para professar nossa fé,ele nao é mais utilizado e chega mesmo aser combatido.
axé
carol claro tambem so contra a forma em que é colocado o sincretismo até acho uma forma de preconceito com as nossas raizes mais a minha pegunta era se seria uma forma de sincretismo colocar exu com comparaçoes com “anjos negro” como o caso que citei a cima que seria segundo o grimordiun que se estuda a demonoligia que exu está sendo comparado a um anjo negro da alta magia negra.isso seria um sincretismo tambem ?
Oi pedro
Eu chamo de sincretismo o que é domínio público,não existe no Brasil uma pessoa que fale de santa Bárbara e não lembre que ela era a Oyá dos negros,entende?.
Exu sempre foi sincretizado com o diabo, se anjo negro na sua versão é igual ao diabo cristão então é sincretismo com maquiagem…é pior que sincretismo…
axé
então não se deve levar em consideração que exu tanto no candonble´,na umbanda e kimbanda estaria ligado a magia negra e com tradição wicca no caso a bruxaria europeia e com demoniologia de acordo com a cabala
Oi pedro
Como eu lhe disse anteriormente,atualmente existe um movimento de combate ao sincretismo,seja ele de qualquer forma.Se estão tentando relacionar Exu com qualquer coisa parecida em outra religião isso tb será combatido,não tinha noção ,nem conhecimento desse tipo de relação com wica,bruxaria,magia negra,não conhecia,pode ser ingenuidade da minha parte.E mesmo que façam essa relação,Exu é Exu e só existe no candomblé e creio que na umbanda…
Exu não está ligado a magia negra, Exu é o Orixá mor da comunicação, da troca, do movimento,da ligação entre humanos e Orixás,não vejo nada de maligno nisso.
Se nessas seitas( ou religião,não sei o que são),eles tem um ser ligado ao mal não deveriam correlacionar com Exu sendo que ele não é mau,nem representa o ma.E no mínimo deveriam ter um pouco de criatividade e criar um nome próprio na religião deles para as “entidades” que eles cultuam, ou acreditam que existe.
Desculpe se meu comentário pareceu grosseiro, não foi a intenção, é que eu sou meio direta mesmo…E ver um Orixá tão lindo ser relacionado a seres malignos é realmente de despertar a indignação de qualquer filho de santo,ainda mais os filhos desse Orixá.
Desculpe qualquer coisa
espero ter esclarecido
volte sempre,suas peguntas me fizeram fazer uma longa pesquisa e é sempre bom crescer
axé
Olá Pedro,
O diabo é uma figura criada pela igreja católica, essa figura não existe para o candomblé. Exú no candomblé, é um orixá, e o facto de ele ser tantas vezes confundido com o capeta deve-se a uma imagem e informação erónea sobre este orixá e na tentativa de denegrir a imagem da nossa religião. Uma vez mais estamos também em presença de uma confusão muito comum que se verifica, que é misturar ou confundir exú Orixá do Candomblé com exú catiço. Não se trata da mesma coisa. No sincretismo, Exú é equiparado a Santo António e não ao diabo. Mais uma razão para que não seja aceitável que o povo do candomblé continue a aceitar o sincretismo, pois este só gera confusão.
O sincretismo foi importante quando não era permitido o culto do candomblé e seus orixás, então os escravos escondiam o candomblé e criaram o sincretismo para se protegerem Dê uma olhada nos posts “Sincretismo” e “Exú não é o Diabo” para entender melhor esta matéria que tanto o intriga.
Axé!
gente deicha eu explicar melhor para que todos possa ter claresa no assunto que coloquei em questão:quando digo o nome do exu em outro topico coloco seu nome que segundo as informações descritas entra como nome cabalistico como vcs sabem usados na magia negra e na kimbanda achei um topico legal de uma olhada :
-Quem começou a realizar essas atribuições foram os sincretistas umbandistas, quando associaram a imagem do exú como um demônio ou algo parecido. Tanto é que todas as imagens de exús eles se apresentam com chifres, pés de cavalo, deformidades encontradas somente em espíritos das hordas bestiais.
Todos os exús que eu presenciei, nenhum deles se apresentava de forma tão chucra e decadente, denotando quaisquer sinais de falta de evolução, muito pelo contrário, excepcionais trabalhadores de Luz, verdadeiros soldados do Astral, regentes responsáveis pela harmonia e guarda dos portais existentes na crosta terrestre. Está aí pq eu falo que exú é o principal companheiro de Ogum.
Lucifer é algo que existe desde o antigo testamento e logo depois que “catolizaram” o culto afro, começou a ter essa divergência de idéias e analogias que para mim são errôneas. Os nomes cabalísticos dos exús, são totalmente impronunciáveis, e não são aqueles em livrinhos de Quimbanda, como Put Satanakia, Hael, entre outros.
Lembrando que Lucifer é aquele que traz a Luz, ou em dialeto aramaico, Estrela da Manhã, não tem nada a ver com a Aumbandhã existente desde a era dos Atlantes. Muito menos no sincretismo Quimbândico existentes em alguns livros.
Agora Belzebuth é um simbolismo existente nas Fraternidades Iniciáticas, onde toda a simbologia nada ter a ver com o inimigo de Deus ou anjo decaído, é conhecido também como Bafometh, que na língua do fogo, por motivos de pactos, não convém dizer aqui, tudo bem que a Umbanda é maravilhosamente universalista, mas estão mustirando demais as estações.
Quem tem a oportunidade de falar com um Exú de Lei verás o que estou falando. ´
para deicha bem claro nunca deixei de saudar exu quando me deito e levanto sou de “oxossi” odé como ja disse anteriormente, mas tenho uma paixão muito grande pele senhor das encruzilhadas aquele que leva as nossa informações o que faço é tentar entender melhor,mas sempre achei que não tem ligação pegunto por que so kossi e na minha casa os mais velhos as vezes ficam sem me dar respostas .
Olá pedro
É normal essa coisa de não dar respostas….Ás vezes os mais velhos julgam que não estamos preparados para saber de certas coisas,mas realmente é muito interessante o seu comentário,pois não conhecia essas traduções desses nomes atribuídos a espíritos que popularmente são conhecidos como “integrantes do mal”.Concordo que a umbanda mistura algumas coisas,até mesmo na sua formação,por ser um misto de espiritismo e candomblé… E nesse ,misto você observa uma série de gradações de vão desde a mais próxima do candomblé puro até a mais próxima de espiritismo puro.Mas como não sou de umbanda não tenho como saber se tudo que vc citou está dentro dela,entende?Como te falei,meu conceito de Exu é o que escrevi no outro comentário.
axé
motumba
carol, eu fico grato com a sua resposta gosto muito de frequentar esse site de vcs acho que muitas duvidas são tiradas , so entrei com essa indagação por que sou contra a imagem feita com orixa exu .
E viver em constante defesa de sua imagem .uma boa semana a todos
Boa tarde, fui a uma obrigação a um tempo atras, e dentre os orixas que estavam dando obrigaçao, era uma lebara (pombogira) existe esse orixá?
Ela estava muito bonita, usando uma vestimenta clara, porem rica e com brilhos e junto a vestimenta tinham cabaças, e ela usava uma coroa como Adê e o chorão dela era com contas em algumas cores que muito pareciam de bara (macho).
Sei que tinha alguma entidade ali, pois qdo ela estava tomando run, ela acabou virando a yemanja da minha mãe pequena que estava comigo, e elas dançaram juntas.
A nação era Angola e o axé tumba junsara.
Voce pode me explicar sobre esse orixa que eu jamais tinha ouvido falar, até pq fiquei particularmente encantada com ela.
Grata!!!
Olá Rita,
Olha, toda essa cerimonia que você descreve parece muito bonita e interessante, mas tem uma coisa… Pombagira não é Orixá e é importante que você tenha consciência disso.
Pombagira é uma entidade muito importante e de grande força, com capacidade de ajudar a todos os que recorrem a ela, mas de facto não pode nem deve ser confundida com Orixá.
Axé!
Olá Rita
Em Angola, Pombagira significa Pambu Njila que é o Inkisse correspondente a Exu dos Yorubás, mas ele é um Inkisse masculino, dentro do meu conhecimento.
Ao meu ver não existe Exu feminino em candomblé de Angola,mas como vc se refere a uma casa de tradição,vou pesquisar mais e volto para te falar detalhes.
axé
Muito obrigado… pois me pareceu muito forte mesmo, e em nenhum momento se comportou como uma pombogira de umbanda,
Se comportou como um orixá mesmo, e estava dando obrigação de 14 anos!!
e tinha vinte e poucos de feita! ou seja, não é novinha!!!
Axé.
Rita tb vou dar minha contribuição. Vamos começar por explicar que o nome pombagira é derivado de Pambu Nlia, Ungila, ou Aluvaiá que são as formas como é conhecido o Inkise Angola correspondente de Exú de Ketu. Não estamos dizendo que não existia uma entidade virada alí, vc confirmou isso e cremos que realemtne existia, mas confundir e dar rum e principalmente status de Orixá/Inkise à pombagira é um erro grosseiro. Como já dissemos não exite Exu feminino, apesar dos nome em Ketu Bara e/ou Lebara estarem ligados a Exú, eles continuam sendo masculinos. Todos os simbolos de Exú são maculinos, inclusive o mais tradicional deles é o Ogó, que tem um formato fálico (forma de penis) e representa tb a virilidade. Rita hoje em dia há uma correntesa, uma onda, uma multidão de zeladores tentando legitimar erros ou invenções, e uma dessas correntes visa legitimar o culto a pombagira no candomblé, trocando seu nome para leba, como se com essa troca a pombagira fosse alçada ao nível de Orixá, o que é totalmete errado. Vou te dar alguns exemplos de invenções que estão tomando força.
Feitura de filhos de pombagira, rum em pombagira, pombargira com “chorão”.
Ogum Waris vestido de dourado e dançando como Yabá.
Oxossi com roupa de Yabá (há uma lenda que diz que Oxossi seria feminino e Odé seria o seu marido, e baseado nisso estão interpretando as coisas a sua maneira deixando a tradiçãod e lado. Eu já soube de uma casa onde Oxossi vem como Yabá).
Homossexual masculino ou trasexual sendo confirmado Ekedji, e transexual ou homossexual feminino sendo confirmado Ogã. Filho de santo sendo iniciado para IYa-mi (yaô de Iya-mi).
Por mais que pareça loucura minha, é verdade, está acontendo isso. Assim como vc mesma viu uma pombagira sendo homenageada com rum. Nunca duvidei ou duvidarei de entidades, tenho todo respeito e carinho e as defendo, mas tb defendo que não existe Exú feminino, e que pombagira não é feita na cabeça de ninguém, e não há motivo para usar chorão, coroa e muito menos dar rum nela. Cada coisa em seu lugar. Rita nós não somos os donos da verdade e dizemque uma mentida repetida seguidas vezes se torna verdade, é isso que está acontecendo com o candomblé, quem não sabe inventa, e as invenções estão tomando força de verdade. Cabe dizer que o que vc viu não é a realidade de uma casa de candomblé, umbanda ou qualquer segmento sério de nosso religião. Tomege do Ogum
Obrigada!!!
Realmente achei estranho, e depois falei com a mãe de santo, que prefiro não dizer o nome, falei que não conhecia esse orixá e que tinha realmente me encantado!!
Ela falou que a 25 anos atras, qdo ela foi feita, tb foi uma surpresa pra todos, ela disse que teve ajuda de sua mãe de santo que foi uma das primeiras filhas do se não me engano fundador do axé tumba junsara, o Srº Ciriaco para poder fazer esse orixá, ela disse tb que pesquisaram muito, correram outras casas para confirmar e realmente quem gritava a todo instante ela esse entidade, q se hj é raro, a tantos anos atras era rarissimo.
Enfim… eu fiquei surpresa ao ler essas coisas, mais não desacredito no que vi e no que senti, sou yalorixá e realmente sei perceber qdo se tem alguem incorporado ou não, e ali tinha um orixá, seja ela quem for. hehe!!
Muito grata!!
Axé
Rita sua benção, me desculpe voltar a este assunto. Mas como podemos ler nas lendas de criação do mundo, houve um momento em que um determinado Orixa (Oxum) foi incumbida de preparar o 1o Yaô para receber os Orixás em seus corpos. As lendas falam de Orixá. Entidades são muito recentes, coisa de no máximo 150 anos, talvez um pouco mais. Não é minimamente adminssível que alguém seja feito para pombagira, e tb fico muito triste mesmo (desculpe) de vc ainda chamar de Orixá o que na verdade não é. Que fique bem claro. Não duvido em nada que vc saiba reconhecer uma pessoa realmente virada e duvido menos ainda de que alí estava uma entidade. Mas o que não posso compreender é a sua posição de chamar de Orixá. Não estou te dando bronca e ou brigando com vc, te respeito como Yá e nunca faria isso. Mas chamar de Orixá é muito complicado. Por que sempre que há uma discussão de fatos como este ou procedimentos ou de uma qualidade que não existe, inevitavelmente a resposta é que “se trata de uma raridade”?. Rita se permitirmos as cosias do jeito que estão, em breve teremos feituras para preto velho, caboclo, marinheiro, mineiro, boiadeiro e os chamaremos de Orixás? Como já disse diversas vezes não somos donos da verdade e nem os certinho do candomble, e tb não temos preconceito com outros segmentos, mas essas situações em que não há a mínima sustenção histórica ou de fundamento religioso devem ser questionadas sempre, devemos expor esses assuntos e procurar algum fundamento que seja ao menos coerente para tentar aceitar as coisas como e estão sendo colocadas na religião. Nem tudo se explica com “raro”, tem coisas como essa, que não são e não fazem parte da tradição do candomble. Eu sei que estou sendo até meio grosso e rude com vc que só queria uma conversa rápida sobre o assunto, me desculpe. Mas chamar entidade de Orixá é compactuar com o erro e permitir que o erro se torne “verdade”. Não estou discutindo se pode ou não pode na casa desta pessoa alguém ser iniciado para pombagira ou preto vleho, o que discuto é que não faz parte do candomble e da tradição. Não discuto se é bom ou ruim, se é certo ou errado, se faz o bem para alguém, mas chamar de Orixá e dizer que é candomblé é muito complicado. Se continuar desta forma Ogum Waris vai continuar vestindo dourado, vamos continuar confirmando homens como ekedji e tudo em nome da “raridade”. Mais uma vez sua benção, me desculpe se fui mau educado ou grosso contigo, não é meu desejo. Eu quero discutir o assunto e entender ou pelo menos achar um ponto que justifique tal ato. Por favor se vc acha que estou te agredindo ou que fui incorreto, me corrija. Tomege do Ogum
Olá mais velhos, vou colocar minhas palavras nesta discussão. Um dia, também fui pega de surpresa vendo a “Leba” num barracão e mais surpresa ainda com a explicação que uma pessoa da casa me deu: “É a versão feminina de exú” Isso mesmo, versão. Antes disso acontecer, eu já tinha ganhado meu livrinho Mitologia dos Orixás e já tinha lido algumas lendas de Exú, há uma lenda em que fala de Legba, mas em momento algúm o texto se dirigia a expressão como um ser feminino, mesmo assim saí perguntando sempre que tinha oportunidade e a resposta era sempre a mesma que já lhes disse. Até aperriar o Velhinho eu vim! Só que Candomblé é um aprendizado diário. Fui buscar informação com todos que pude, menos com uma pessoa, a minha Yá. Ao indagá-la sobre a Leba cultuada pelas casas, ela me perguntou: Você não perguntou a tantas pessoas sobre a Leba? A que conclusão você chegou? Quando respondi que não concordava eu simplesmente levei um pequeno coió muito construtivo: “Se você tivesse procurado essa informação dentro da sua casa, com certeza você não se surpreenderia tanto e não questinava tanto o que é feito aí fora, mas isso lhe serviu pra aprender duas coisas: Ter certeza, mas sem questionar as formas de culto dos outros que pombagira é entidade e exú é orixá e que a resposta mais confiável pra nós, está dentro na nossa casa”. Depois dessas palavrinha tudo ficou muito claro pra mim, pois uni todos os fatos históricos e a experiência da minha Yá dentro do nosso culto. Mas essa questão de Leba está tão extensa e parece que tomou muitos barracões!! Mojubá
Obrigada
Daya a bastante tempo não falo com vc, estou com saudade, vou escrever, beijo. Tomege
mOTUMBÁ ASÉ Á TODOS
GOSTARIA DE SABER SE HÁ POSSIBILIDADES DE ESÚ EM FORMA ORISÁ SE APRESENTAR COMO MULHER ?!
POIS NO MEU JOGO ELEDÁ APARECE COMO ESÚ MULHER MEGÍ COM IANSÃ ,GUIÃ E YEMANJÁ .
ISSO PODE ACONTECER ?!
Dayane da Silva Vitorino, logo aí em cima tem uma discussão a esse repeito, por favor leia, começa no comentário da Rita. Eu continuo afirmando que não existe essa possibilidade, Exú é masculino, depois podemos voltar a discutir sobre isso, volte. Tomege
Velhinho, meu adotivo. Sua benção!!!!! Realmente, a muito tempo mesmo, vamos matar as saudades rsrsrsrs Mas não se esqueça que ainda me é permitido perguntar aqui, lembra que a Velhinha disse? DEixei uma “pergunta” num post relacionado a Oyá, não me lembro exatamente o qual, mas o senhor perdoará a sua Pequena Criatura por ela está caindo de sono, pois já entrou de madrugada no blog, pois está em falta aqui, e procurará para instruí-la melhor, não é? POis, afinal ela é a sua adotada=D rsrsrsrs Direitos e deveres…. rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Obrigada
[red]bem legal é um site onde podemos ter respostas e rir ao mesmo tempo
valeu fuiiii
sou filho de yemanjar e tou com problema na aria de seduçaõ
mim der uma solução
Olá martins
Infelizmente não temos como lhe ajudar com sedução e o fato de vc ser filho de Yemanjá não interfere em sua vida social, sua forma de ser no mundo. Todo ser humano tem magnetismo e atrai outros, devem existir qualidades suas que atraem as pessoas e vc deve usar isso para atrair quem vc quer ao seu lado. Busque se autoconhecer, com certeza isso vai te ajudar!
Axé
Tomege,gostaria que voce falasse um pouco sobre Bara Ijede.
Isa Dias se não me engano este é o Exu/Bara de Logum, ainda não tenho certeza, vou confirmar e te retornarei. Já acabei a formatação dos seus textos/lendas e vou enviar para Manuela para publicação assim que possível. Tomege
Ok! Espero sua resposta.Muito obrigada mais uma vez.Posso escrever mais lendas de outros orixas?
Tomege,porque nas qualidades do orixa exu nao parece a qualidade do bara lajki e do bara ijede ou alguns dos que aparecem nas qualidades corresponde a eles,quais serao os que corresponde?
Isa muitos dos que estão listados são Exú do Orixá tb, mas é coincidencia. A maioria estas qualidades listadas se referem ao Orixá Exú, e não ao Exú ligado ao Orixá, que é um assunto diferente muito pessoal e restrito aos axés. Quando temos uma lista de todos os Exús incluindo, bara e os ligados ao Orixá esta lista é imensa, e certos assuntos não devem ser tratados tão abertamente, são restritos. Por favor corrija seu email no seu cadastro, por que o email cadastrado não está ativo. Tomege
Motumba.Obrigada pela informaçao.
Olá Isa Dias
O Tomege tá tetnado seu meail e não consegue falar com vc,dá uma olhada por favor??
axé
🙂
Tomege se possivel gostaria de saber um pouco sobre exu igbaragbo e ina,qual orixas sao ligados a eles.
Isa os textos/lendas estão sendo aprontados, juro rsrsrsrs é que estamos num momento de muita informação para divulgar e fica complicado colocar todos ao mesmo tempo, mas vai sair rsrsrsrsrs Tenha fé rsrsrsrsrsrs.
Igbarabô é o primeiro a ser reverenciado no padê e isso se deve a ser este o Exú ligado a Ogum. E Inã (fogo) está ligado diretamente a Xangô. Tomege
Estou aguardando os textos,guando ficarem prontos ficaram,nao ha preça,embora faço tudo rapido,nao consigo ficar parada.Saudades de todos.
a bença de todos gostaria de saber se tem algum topico falando de ipade!!!!ate obrigado motumba!!!!!!!!
Cleiton,
À direita, em Categorias, clique em Exú. Ao aparecer O Ipadê de Exú clique, outra vez, em Read Full Post, e aparecerá o texto inteiro. Axé.
obridado beatriz !!!!!asé !!!!
Gostaria de saber informações sobre Exú Menina dos Ventos e Exú Sete Encruzilhadas, sobre Sete Encruzilhadas alguns o chamam de Sete Cruzeiros…
OLá Mirian Freitas
Busque o site fietreca,mãe marta de obá ou povo de aruanda,eles devem ter informação sobre essas entidades.
axé
oi eu so um medio tudo bom…
Por favor, pesso encarecidamente que envie a origem do Exu LALU, pois quero cuidar dele como se deve.
Ja sou velho no santo e nao fui bem orientado para que eu cuide de Exu LALU como se deve.
Sei que e um Orixa,e como tal quero dar a ele o que merece.
Desde ja agradeço.
MUITO AXE a todos.
Olá ANTONIO
Infelizmente não ems como te ajudar nesse sentido,esse tipo de informação vc deve obter na sua casa de axé,cm seu zelador.Se vc acha que ele te orientou mal,busque uma outra casa,um outro zelador que possa lhe orientar,esse tipo de informação não pode ser passada pela internet.
AXé
tenho um cigano que se chama OMAN mais nao sei nada dele me ajudem pois ja me falaram ate que ele era um exu orixa. precisso saber do que se trada. obrigado
Evandro talvez vc encontre alguma informação nos sites fietreca, povo de aruanda e mae marta de obá, ñóa não temos esta informação. Mas posso te garantir que cigano não é Exú Orixá, quem te falou está equivocado. Tomege
obrigado pela informaçao, mais mesmo assim se alguem conhece esse cigano por favor me diz algo a respeito.
Olá bom dia!!!!!
primeiramente gostaria de dar os parabens pelo espaço e respeito que aqui existe….
Porem voltando a um assunto complicado que exige muita dedicação e respeito e mais do que isso: sabedoria…..
Exu (orixa) é um ser complicado que exige muito estudo porem não só em apostilas e livros, temos que ser maleaveis não digo que temos que aceitar tudo o que acontece dentro de um ”barracão”.
Mas o fato que se buscar no fundo dos fundamentos se acha lá alguma coisinha falando de ”leba”(femea)existe sim o termo em que se generaliza exu,lebara,elegbara….mas o fato é nenhum deles são a mesma coisa…..existem fundamentos coisas que são guardados a sete chaves, e nem todo mundo achar ou vai ouvir falar…..temos que buscar nossas raizes e nossas origens…tudo no brasil é bem diferente da africa inclusive a religião…..para muitos, orixas so existe aqueles que se conhece aqui….porem orixas existem mas do conhecemos com diversas qualidades que tambem não conhecemos….
Nesse caso jamais podemos jugar ou afimar que não exista um ou outro orixa o caso é que em vez de afirmarmos o que existe ou deixa de existir temos que saber do que estamos falando. Se buscarmos a fundo as raizes de nossa religião e formos seguir ao pé da letra como realmente é muita gente ira se decepicionar com aquilo que aprendeu sobre seu orixa!!!!
No brasil muita coisa foi mudada modernizada cortadas mercalisadas…então o que é verdade???? o que é mentira?????? o que existe o que não existe????? o que é certo o que é errado?????
não se sabe ao certo quantos orixas existem….e nem todos seus fundamentos ninguem sabe tudo mas todos temos direito a liberdade de expressão desde que isso não se torne agressão ou preconceito!!!!!!!
agradeço a atenção e o espaço maravilhoso que vcs tem aqui!!!!!
Bjkssssssss…..Mukuiu
gostaria de saber as comparações de exu na nacão com o dialeto em língua portuquesa. Exemplo: baralogiqui – tiriri motumbá, irmão!
Meu amigo, poderia dar-me mais informações sobre a qualidade do exu Bara Logiki? Por que não o mencionou? Me parece que ele responde muito ao orixá Oyá. Pode me esclarecer? Muito grata. Aguardo resposta. Abraços
Perdão, errei na grafia…é Bara Lojiki. Grata.
Simone eu não sou profundo conhecedor deste assunto específico, mas posso te ajudar dizendo que de fato este é um Exú de Oyá, no mais, é assunto que só pode ser comentado na sua roça. Tomege
Geraldo,
Bára L’ojikí e Tiriri L’onan são Exús do Ketu.
Axé,
Fernando D’osogiyan
bom eu queria saber mais sobre bara xoroquê pois aguardo resposta.
Olá ricardo
O assunto qualidades ainda é restritoa unica informação que temos está em SOROQUE,o último da lista.mais que isso só na caa de axé,com seu zelador.
espero ter ajudado
axé
só quero deixar prostado que isso é historia mole..
tive um problema e busquei exus quias e tud mais e me disseram que iam me ajudar ….
só me levaram dinheiro e nunca tive ajuda … só me prejudiquei …
cade o que me prometersammmmm
Olá Fabio,
Entendo o seu problema, mas, a historia mole é a de alguém que lhe promete que resolve a sua vida através da ajuda de entidades. As entidades como Exú, podem de facto ajudar, mas para isso, entre muitas outras coisas, é necessário que eles tenham “permissão superior” para isso. Nenhum zelador pode garantir uma coisa dessas, e é pena que as pessoas continuem a pensar que podem resolver a sua vida com passes de mágica.
Lamentávelmente, você é um, entre muitos milhares de pessoas que pensa, ou é levado a pensar que pode ser assim.
Axé!
Ricardo procure nos posts Ogum ou qualidades dos Orixas ítem Ogum, nos comentários tem informações valiosas sobre Xoroque. Tomege
oi pai motumbá cade minha resposta,estou aguardadndo bjksss.
Aline não sou zelador, sou filho somente, sua resposta está no outro post, eu acho rsrsrsrs. Tomege
porfavor gostaria de saber mais de esu lálú
qual sua origem:
qual sua formãção:
daonde vem sua existencia…
obrigada sem mais
oya fumpe abacifuo
Claudia este assunto vc precisa pesquisar por conta própria, posso te dizer que há muita controvérsia sobre o primeiro Exú, alguns livros dizem que foi Iangi e outros dizem que foi Latopá, então o ideal é pesquisar a criação do mundo por Olodumare e a criação e divisão do primeiro Exú, há um mito que conta como esta divisão se deu, é muito interessante. Sabendo disso vc vai entender sua existencia, de onde vem e qual a sua formação. Lalú especificamente, está ligado a Oxalufã. Tomege
gostaria de saber se existe a qualidade logi andar???
queria também saber de orikins de exu
queria saber mais, sobre exu xorokê????
cantgas,fudamentos e o que vc pulder me passar…
ti agradeceria muinto…
Olá Geyson,
Aqui no blog já tem publicados Orikis de Exú. Dê uma olhada na barra lateral, em Orikis, que vai encontrar.
AXé!
Olá Geyson,
Não conheço que exista essa qualidade.
Axé!
olá,alguém pode me dar mais detalhes e função de onan?
Gostaria de saber se exu marabo e barabo é a mesma entidade.
João,
Múltiplas são as funções de Exú Onã dentro de uma casa de candomblé. Acompanha vários Orixás, alguns são assentados para o portão. Exú que canta a alegria!
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Wilson,
Exú Báragbò, acompanha alguns Orixás em casas de candomblé, aquele que olha pela casa, Ojú Bará!
Marabô: catiço da umbanda.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Ola! Gostaria de saber um pouco sobre Bara Okan.!
Desde ja agradeço a todos.!
oii eu sou igor tenho 16anos eu toco tambor des dos sete anos eu tenho um intereçe enorme com exu caboclo e naçao mais eu gostaria de saber meu orixa eu nasci no dia 15:08:93 num domingo as 16:30 alguns jogaram disendoq eu era do oxala e outros diseram q eu era do bara agelu!!!!
por favor me responde para mim tirar essa duvida meu celularé91618853
Gostaria de saber porque hoje na religião do candomblé, a uma certa “mistura” com outras nações e com a umbanda, pois em algumas casas de candomble costumo ver festas, assentamentos de pombo giras, exús, que são de umbanda.
Grato!
Olá Jackson,
Infelizmente é isso mesmo, nos nossos dias existe muita gente que abre casas, sem ter realmente fundamento e conhecimento para o fazer, e muita gente que vive saltitando de uma religião para a outra. Verifica-se muito isso especilamente com Candomblé e Umbanda.
São coisas bem diferentes, mas as pessoas vivem misturando, ou até, mais recentemente, para que não se diga que misturam, fazem toque num dia para Candomblé e no outro dia para Umbanda. Existe também muita gente que ainda pratica o “sincretismo”, que é utilizar os santos católicos e as suas imagens como referência aos Orixás.
Aqui no blog já falamos muitas vezes sobre as diferenças entre cada uma das religiões, entre as diferenças das diversas nações do Candomblé, e sobre a questão do sincretismo, mas ocorre que continua a haver muita gente que segue misturando tudo e confundindo as pessoas, bem como a elas próprias no final.
Por isso é importante continuar a divulgar e a desmistificar, como nós tentamos fazer aqui.
Axé!
sou filho de ogum e iansã e queria saber se eles tem influencia nomeu temperamento?
Olá querido Nelson Souza,
Gostaria de saber, se existe, filhos de iemanja com exú, o exú no caso é orixá, por favor estou aguardando sua resposta querido!! mta pazzz!! bjjsssssss isa
Isa o Orixá Exú não faz parte do enredo de ninguem desta forma, Ele está presente sim em todos nós e tem lugar de destaque e sempre será assentado junto dos nossos Orixás, mas não virá acompanhando outros Orixás, ao menos na tradição Ketu. Axé para vc, Tomeje
Nelson Souza agradeço a atenção e tbm a explicação!!!! Mta pazzzz, querido irmão!!! bbjjjss isa
motumbá a tds !gostaria de saber se faz ogun waris em cabeça de homem? ja ouvi dizer q é feito so na cabeça de mulheres! q ogun waris e o gardião das yabas q ele veste dourado,pratiado,e azul royal,
outra pergunta. quando se faz um yawo tem q acentar exu?ja me disseram q só se acenta exu na obrigação eta odu.outros me disseram q tem q acentar quando se inicia q exu q da caminho pro yawo.sou de ketu asé a tds.
Dofona hoje em dia por conta da globalização todos querem seu lugar de destaque, precisam ser diferentes e issonão está poupando nem mesmo as religiões, isso é ruim,porque a cada dia vemos mais e mais pessoas inventando fundamentos e histórias de Orixas para se dizerem grandes conhecedores do candomblé. O candomblé é simples e deve se manter simples. Não o dono dos conhecimentos e da verdade, mas essa cosntação que fiz acima é fato notório do que vemos hoje. Sobre o caso de Waris, nãoé verdade que Ele só possa ser feito em mulheres ou que veste dourado ou seus ferros são dourados. Isso foi inventado para dar “beleza” e foi criado segundo um entendimento equivocado de que este Ogum é metade Oxum metade Ogum. O que não é verdade. Este Ogum tem ligação com água sim,mas não significa que seja ligado exclusivamente a Oxum, na maioria das vezes vem ligado a Oxum, mas não é regra. Tb nãoé verdade que seu elemento seja o ouro, seu elemento como todo Ogum é o ferro, este Ogum, PODE ser adornado com elementos dourados sim, mas adorno é diferente de TODO dourado. Suas roupas podem ter o amarelo, que é diferente do dourado. Enfim.. é um Ogum como todos os outros e deve ser feito como todos os outros. Waris não é guardião das Yabás, isso não tem nem sentido Dofona o assentamento do Exú é excencial em toda iniciação pois é Exú que fará a ligação entre o iniciado e seu Orixá. Mas me refiro a Exú Orixá e não exús catiços, que não devem se quer receber assentamentos, quando muito ficam “arrumados”.
Dofona é triste ver o que tem sido feito em nome das invenções e belezas estéticas. São adés e roupas que mais parecem adereços de escola de samba. faltad e conhecimento básico sobre Orixás e religião. E tudo para que espetáculo fique bonito. E saem a colocar Ogum de dourado e dizem que é fundamento, só não sei de onde retiraram estes fundamentos, porque da tradição do candomblé é que não foi. porque como eu te disse o candomblé é simples eno início era muito mais simples e Ogum sempre foi o mais simples de todos, vestindo apenas mariwo e panos brancos ou verdes, sem enfeites. Desculpe-me pelo desabafo, mas é triste ver isso com um Orixá como Ogum. Tomeje do Ogum
motubá baba agradeço a atenção e tbm a explicação foi de grande ajuda, bom saber q tem pessoas q possa nos tirar duvidas porque o q ouvi ate hoje, é ñ posso responder isso e segredo vc é nova no santo quando chegar a hora vc vai saber, mas o tempo passa e nada de vir as esplicaçoes desculpa pelo desabafo, mas e q sempre ouvi !!!! Mta pazzzz, !!!e feliz 2010 abraço!!!
Motumbá Baba…Pode tirar uma dúvida…Sou iniciante no candomblé de Ketu ,tenho Exu Òrisá assentado IJELU gostaria de saber oquê posso oferecer ao meu exu órisá…Não tenho muita intimidade com meu zelador ou seja sou timida…
Muito Obrigada…
Dofonitinha Oxum estas oferendas são feitas quando a sua Oxum for “comer”, não há necessidade de oferendas regulares, a não ser que haja um motivo específico. Tomeje
Motumbá Baba…Muito obrigada pelo esclarecimento…Asé
Motumbá Nelson….
Gostaria de saber se eh verdarde que não se raspa exú na cabeça de uma pessoa pq se naum ela naum sera um pessoa centrada na vida ?
Agradeço desde já
Boa noite
OLÁ, NO JOGO ESTA PULANDO EM MEU ORÍ BARABÔ, VCS SABERIAM ONDE LEIO MAIS SOBRE ESTE ORIXA?
E SE XOROQUE É SO UM APELIDO, EU PODERIA NA MINHA SAIDA, REPRESENTA-LO? (COM AS ROUPAS, O TRIDENTE E ETC…)
ABRAÇOS
OLá Rafael
Não se raspa Exu pois é uma “energia latente demais”,Exu é o movimento, como se poderia assentar o movimento?Entendeu o paradigma?
Alguns dizem que fazem, que raspam Exu,mas tradicionalmente, não se assenta Exu na cabeça de um iniciado,se fazem orôs e Exu entrega o filho a OGUm
axé
eu sou de omoloko e estou um pouco afastada, mais continuo indo aos barracões da vida rs.! Fui ão terreiro de uma amiga de nação jejé, tomei aquela consulta basica com a pombogira da zeladora e ela me disse q teria q fazer um oshe ela disse q era pro lado da felicidade! vocês podem me explicar oq seria isso? pra que serve etc qualquer informação ajuda é q não qro fazer um trabalho sem saber sobre ele.
outra pergunta qria saber se qdo faz a casinha pra cuidar do exú ex:pombagiras,traca rua etc…pra ele cuida da porteira da casa se é necessário assentar o exu
Boa tarde!
Nelson,
O sr. citou (em Novembro 21, 2008), que os filhos do santo não deve assentar pombagira e exú (catiço), somente o Bara de cada filho com a qualidade de cada santo, que deve ser assentado para o santo sendo o mesmo como escravo do santo, pois é o Bara que cuida das necessidades do filho do Orixá, do corpo…
Bem então é errado assentar os exus como Tranca Rua, Tiriri e outros?
Se temos os Baras para assentar pra cada santo quais os Baras que falam ou vem na falange do Pai Ògún?
Pois sou filho de Ògún.
Agradeço pela paciência…
Anevaldo o princípio é bem simples, ocandomblé não cultua entidades, por tanto não deve haver assentamentos. Sabemos de casas que tocam regularmente pra entidades, mas isso não dá status de Orixá a entidade, e só quem pode ter assentamento é Orixá. Algumas casas fazem uma representação física para entidades, mas é o chamado “arrumar” e não assentar. Os exus de Ogum no candomblé que eu conheço são Tiriri, Lonã e Ibarabô, há listas que mostram mais alguns Exús ligados a Ogum. Lembrando que em umbanda não há assentamento nem para Orixá. Tomeje
Ola
Em primeiro lugra gostaria de agradecer o site e todos que fazem parte desse trabalho maravilhoso..
e gostaria de saber sobre a qulidade AKESAN muito obrigado
Ricardinho que eu saiba este é o Exú ligadoa Xangô, não se pode realemtne falar muito de certos asuntos em net, espero que nos entenda. Tomeje
sua benção nelsom já q o senhor esta online rsrsrsrs
axékkkkk
A sua bença Tomege ,claro que entendo sim e muito obrigado.. tenho outra duvida na naçao Ketu nao se raspa
exu sem acentar ogum ?? ou quando é exu se faz ogum??
obrigado Tomege grande abraço
Ricardinho sempre falamos aqui o seguinte, tradicionalmente não se raspa Exú, sendo Ele substituído por Ogum, ms sabemos que há casas de ketu que fazem, não entramos neste mérito,nos restringimos a falar que na tradicionalmente não se faz. Tomeje
ola, gostaria de saber, se alguem puder me responder é claro! que exu é esse passagem d’agua? pois sou de oxaguiã
e esse exu que meu pai de santo me deu quero saber se ele realmente existe pois ainda ñ achei nenhuma informação sobre ele na internete e pesso ajuda a quem poder responder
agradesso desde já!!
Obrigado Tomege grande abraço
Igor Virgulino,
O Exú que acompanha Osogiyan não tem ligação e nem tem passagem pela água, sinceramente eu não entendi, só mesmo seu zelador para explicar esse fundamento, talvez uma força de expressão?
Axé,
Fernando D’Osogiyan
exu onan sera que ele pode ser um exu do santo
Marcos o normal é que este Exú esteja ligado a Ogum. Tomeje
Motumbá Baba, gostaria de saber quais os Exú e Bomba-giras que tem influência com filhas de filhas de Òsún Ópara.
Meu ajunto
Òsun Ópara
Ogún
Iansã
Dofonitinha,
Nenhun exú e pombo-gira tem influencia sobre filhas de OXUN OPARA. Ela está acima de tudo!
Axé,
André,
perfeito o documentário, os esclarecimentos sobre Exú.
Fico à parte apenas na liturgia.
Boa a iniciativa!
Axé irmão!
Obs: Depois passe-me seu e.mail quero lhe enviar um convite.
fiquei sabendo atraves de jogo de buzios, que sou filho de OGUM SHOROKE, gostaria de saber quais os exus que sao ligados a este orixa.?
Rodrigo,
Xoroque é um vodun chamado Gun da nação Jeje, normalmente fica assentado na entrada das casas Jeje, no Ketu não tem Xoroque que muitos errôneamente o trata como Orixá. Veja com quem jogou para lhe explicar melhor essa situação.
Axé,
Boa Tarde descobri o site hoje e achei muito bom,
estou pesquisando sobre exu Barabô.
poderia me falar algo a respeito deste exu.
Boa Tarde
Obrigado
Cleber o máximo que podemos falar me net sobre estes a assuntos é o que foi dito no post, o restante é restrito as casas de axé meu irmão. Tomeje
nelson souza sou filho de ogum mais na verdade eu gostaria de saber qual a diferencia entre o exú tiriri lonan e exú lonan agradeço se puder mim esclarecer . motumbá
robson,
Não tem diferença alguma Exí Tiriri Lonan, Lonan ou Onan é um só, existem muita gente que os diferenciam por orixá erradamente, Exú é um só! O senhor dos caminhos.
Axé,
Gostariade conhecer a historia de uma moça chamada Dona Cacarucaia pois nunca ouvi falar. Obrigado
Tania nosso foco é discutir e ajudar a desmistificar, dentro do possível, o candomblé. Não temos informação sobre esta entidade, creio que seja uma pombagira. mas não temos esta informação. Mas o termo cacurucaia se refere a laguém muito velho, isso é o máximo que sei. Tomeje
Olá tudo bem com vocês? Nelson se eu não me engano já ouvir esse termo/palavra “Cacarucaia” em toque (roda) de Preto Velho e tem até cantiga que saldam os Pretos Velhos com esse termo… Abraços…!!!
Prezados Tomeje e Fernando, acompanho vocês sempre que posso e digo: parabéns por tudo o que é explicitado aqui. Sou de Osogiyan e adoro o tema candomblé.
Duas dúvidas:
Vocês poderiam me dizer alguns dos baras que podem vir como baras de Osogiyan?
Quais as cores poderiam ser usadas para o fio de contas de bara ligado a Oxalá?
Explico: muito se diz que os Baras ligados a Oxalá não aceitam preto, vermelho e coisas desse gênero.
Desde já, agradeço e reconheço a importância de pessoas como vocês que elucidam algumas dúvidas fazendo com que as pessoas tenham cada vez mais interesse em se aproximar das casas de candomblé.
Amigos, sorte e axé!
Daniel,
Só conheço um Bára nos caminhos de nosso pai, Exú Languirí. Raros são os que saben arrumá-lo e vultuá-lo. Por acompanhar Osogiyam, por respeito, Exú só usa branco, porém, come dendê e sal e bichos brancos.
Esse Exú só aceita ser arrumado por seu filho de Oxalá.
motumbá , parabens pelo blog.
eu gostaria de saber se existe a qualidade de exu (bara kinanji ) e como ele é tratado e tambem sobre o significado de um nome yábanegim…( sou iniciada )
onde fica seu yle.? obrigado
Obrigado, amigo Fernando.
Te confesso que nunca havia ouvido falar nesse Bara. Eu já ouvi coisas a respeito de Odara, de Laalu, etc.
E em relação ao fio de contas? Poderia me dizer algo a respeito das cores que poderiam ser usadas nesse caso?
Amigo, agradeço, desde já.
Forte abraço.
Kolofé a todos,sou iniciado no candomblé na minha casa nunca me explicaram claramente a gualidade do orixá Ogum Alari o qual eu pertenco. Dizem que vem junto com Oxossi,me ajudem por favor.abraços josias
Tomege a minha djina é Obé Ofá dizem meus irmãos que é agressiva isso é ruim? Kolofé josias
Tomege,olha eu denovo mais gosto muito vcs,por isso confio nas suas repostas e até hoje não tinha encontrado pessoas tão convincentes guando o assunto é candomblé gostaria de saber de vc,se é correto eu adquirir um livro em que são revelados segredos e fundamentos do meu orixá ou será que estou dando um passo maior que minhas pernas? que Ogum lhe proteja josias
Josias eu nunca ouvi este nome de Ogum, o que eu conheço que tem ligação com Oxossí é Ogum akoro. Sobre sua digina, não existe isso de digina agresiva, e em se tratando de Ogum é normal que tenham palavras mais ásperas mesmo, não ha nada de ruim nisso, honre sua digina e deixe que falem meu irmão. Meu nome significa “aquele ou senhor que divide em sete”, dependendo da leitura ela pode ser boa ou ruim, não acha? mas eu sempre honrei minha digina dividindo e multiplicando o que eu sei. Sobre o livro há algumas restrições importantes, eu sou contra livros que exponham segredos de feitura pra quem não é iniciado ou pra quem não tem função de zelador. Mas principalmente este livro tem que ser aprovado pelo seu zelador, porque o livro tem que ser ou ter fundamentos da sua raiz, porque não adianta nada vc aprender o que não é feito na sua roça. Então é melhor não comprar nada agora, vá lendo as lendas, aprendendo a depenar e cozinhar, é mais seguro. Tomeje
Agradeço todos os seus conselhos e ensinamentos,e como sou novato na religião devo segui-los.É uma pena que em nossa região não tenhamos pessoas qualificadas como vcs,que ensinam e repassam o culto afro como tem que ser. respeitosamente josias
Manuela,muito axé pra vc peço encaresidamente que vc me ajude na confusão que se passa na minha cabeça. há algum tempo penso em abandonar o candomblé,tenho tido muita desilusão com o que vejo no meu barracão,pessoas que só valorizam dinheiro,posição social entre outros interesses.Os orixás e seus ensinamentos pouco se fala,aos novatos como eu só conbrança pouco se ensina,dizem que não é hora,como posso participar de uma religiao que me negam ensinamentos.tenho dúvidas a respeito da qualidade meu ogum(nunca me explicaram direito).O Nelson disse que nunca ouviu falar em Ogum Alari,fiquei desapontado vc acha que entrei na casa errada?Kolofé e muito obrigado josias
Josias,
Ogun Alá Orí= Alari – Ogun de grande cabeça ou Ogun Branco Orí, também nçao conheço. Tudo me leva crer que se aproxima muito de Ogun Já, ligado a Oxalá que usa o Alá sobre sua cabeça e seu corpo. Não fique desapontado, de forma alguma, existem Orixás que nem conhecemos que nem chegaram no Brasil e um deles é Ogun OL’Ondó de Ondó em África, que também aceita o cachorro no ajeum, seria o mesmo Ogun Já?
Sobre seu axé, é lamentável que ainda existam zeladores com essa impáfia de detentores do conhecimento. Você só não pode saber aquilo que ainda não passou, apenas isso, respeitar seu tempo de iniciado e saber eu lugar, porém, aprender sempre!
Axé,
Agradeço Fernando,que bom ter vcs para nos esclarecer sobre questões duvidosas. josias
Josias pro favor, clique nas fotos dos autores e leia os textos que lhe chamarem atenção pelos títulos, isso vai te ajudar. Tomeje
Olá, boa noite.!
Sou filho de Ogun da nação Gêge Nagô…Dei obrigação pra Santo (fiz/montei o santo) o Exú não montei e nem fiz obrigação pra ele…
Como podemos saber qual é o nosso Exú de Catiço e do Santo ?
Quando ele vem é obrigado a dar/falar o seu nome ?
Pois já recebo Exú +- 2 anos e até hoje ele não fala o nome e nem da onde vem, isso esta certo? Ele conversa com as pessoas e as vezes é rude/arrogante com à minha pessoa, é o que as pessoas me passa…
Desde já agradeço,
Anevaldo M.
Ola, sou do Uruguai, sou filho de Xando e Oxum, no jogo buzios saiu que meus exus e o Tiriri das Almas e Maria Padilha das Almas. Pode ser assim? Cuando se faz Kimbanda, llega meu Exu, mais nao riscou o ponto e por isso nao seu se e bem assim. Pode se dar essa correspondencia?
Axe pra vc.
Anevaldo a resposta a seguir é tb pra vc.
Fabian
veja que seu caso é justamente o oposto do caso do Anevaldo, logo abaixo, no seu caso lhe foi dito pelos búzios o nome dos exús e no caso do Anevaldo o exú anda não disse o nome. Eu sou do tempo em que o exú só dizia nome depois de alguns anos de trabalho com aquele médium, era um processo longo, onde o pai de santo ia estudano e observando o exú e só quando o pai de santo achasse que estava tudo certo é que ele pedia autorização ao guia do médium para o exu dar o nome dele, neste dia havia uma pequena festa onde o exú dava o nome e riscava o ponto. Hoje há zeladores dando nomes atravez dos búzios, eu não concordo com isso, pois jogo é pra ver assunto de orixa, pode até falar do exú sim, mas ver o nome é uma coisa que eu acho muito complicado de ver no jogo. Tomeje
Obrigado pela resposta.
O que tambem me deixa intrigado, e perdon se nao escrevo bem o portugues. Eu fiz obrigaçao para meus exus con aves, e se fez com os nomes dos Exus que tenhan me dito, e certo fazer isto? comprei todas as armas de cada um.
Estoy me preparando pra fazer a obrigaçao de 4 pes. se deve matar para todos os orixas? porque me dizeron que tenho que levar un animal para cada orixa.
axe
Nelson, meu orixa e Xango Agodo, pode me dizer alguma coisa dele? e se poder responde a pergunta que fiz antes. Muito obrigado.
Fabian.
Fabian este assunto eu já não posso te responder pois se trata de fundamento e particularidade de cada segmento e eu não sei como isso se passa aí no Uruguai,ms creio que esteja mais próximo ao Batuque do Rio Grande do Sul. No ketu não é assim, não damos comida ou sacrifício a todos os orixas, somente aos nossos orixas. Mas sobre exu a regra deveria ser igual para todos, ou seja a própria entidade dar o nome quando autorizada e não o zelador “ver” o nome no jogo. Tomeje
Agradeço a resposta.
O que eu acho raro e que por meu Orixa, nao corresponderia esse Exu.
Eu pergunto porque eu ja fiz obrigaçaoes con aves, agora farei de 4 pes, e teria que levar 7 animais + o -.
Eu tenho muitas duvidas e onde eu vou, ninguen me responde.
Adoro a pagina e vc.
Fabian,
Tem muita mistura em tudo que você pergunta, esses exús que se refere são cultuados na Umbanda, Xangô Agôdo é Orixá do candomblé e no candomblé tem o Exú que acompanha Xangô sendo que um deles Bárabò. Muito cuidado com sacrifícios de animais, apenas 1 animal de 4 pés é que se oferece para um Orô de iniciação.
Axé,
E pior do que eu imaginei, nao sei mais nada.
Porque meu Exu na roda de Kimbanda se manifesta com os pontos do Exu Tiriri?
Tinham-me falado que as obrigaçoes son cada 6 anos, pelo meu Xango que e 6. E que tenho que oferecer animais de 4 pes a todos pra fazer todo de uma vez.
Ainda mais, cuando se faz Batuque meu Xango nao fica muito tempo e me deixa muito cansado e mal, como si ele nao estivesse bem en esse lugar, pode ser isso?
Ya tentei falar isto, mais a resposta e a mesma. “E assim como se faz”.
Axe pra todos.
Realmente me sinto perdido, podem me ayudar. Devo me afastar?
Fabian nãopodemos te dizer o que fazer, isso seria errado de nossa parte pois precisaria haver uma avaliação muito criteriosa de tudo que vc está vivendo pra dizer alguma coisa com propriedade,ms vc pode ir com calma e avaliando as coisas, vai vendo os prós e contras e estude melhro o seu segmento, só assim vc poderá avaliar e decidir. Tomeje
reginaldo do oxossi sou filho de santo do pai antonio fontes de logun-ede ele era do rio de janeiro e se mudou para brasilia em 1990 onde fiz santo só que perdi o contato não consigo localiza-lo dei obrigação de sete anos com beto de oshalá de salvador ba.e a obrigação de 14 anos com roberto de ogum no rio de janeiro acho que nenhum pai me escreveu na federação,estou abrindo a minha casa vou viver só para o santo eu gostaria de obter mais informação a este respeito sou do oxossi e não adimito sertas coisas que fazem com o oricha tenho muito siume do meu povo,muito obrigado
Reginaldo vc deseja informação sobre o que exatamente? Mas posso te adiantar que seria muito interessante vc procurar aqui no blog o post Mapeamento dos Terreiros Rio de Janeiro, este é um caminho importante para a regularização de sua casa e sua filiação a uma boa federação, procure este post na pagina anterior a esta,basta ir lá em baixo e clicar em “pagina anterior” é importante este assunto. Tomeje
ola mukuiu a todos nao sei mt como me porta aqui no set de vcs mais eu gostaria mt de conhecer vcs e poder trocar conhecimentos sou zelador de santo no interior de sp e gostaria mt de aprender mais sobre minha naçao(ANGOLA)que nao e mt facil..mais é uma naçao q eu nasci e q eu amor desde ja grato a todos ,,n´zambi n´kuatensá todos
Apanango su abenção, aqui basta vc deixar um comentário ou mesmo responder o que vc quiser, assim é que vamos nos relacionando aqui no blog. Eu te recomendo que visite o site Ananguegoladjanga do tata Anangue, é um site muito bom e tem um referencial de angola que é muito tradicional, muito bom mesmo. Tem tb o site ritos de angola. Axé meu irmão, eu e o Fernando somos do RJ, a Carol é de Salvador e a Daya é de Recife e a Manuela é de Portugal. Tomeje
kolofé,
sou de savalu e gostaria de saber quando e se todos podem assentar Bara?
vçs estão de parabens pelo blog.
aguardo resposta
axé
Sonia todos devem assentar o Bara na inicaição sim. Ele é o elo entre orixa e filho. Tomeje
Olá Sr. Nelson.!
Gostaria de saber se o Bará que deve ser assentado na iniciação já é definido pelo Orixás do filho, ou é preciso ser jogado búzios pra saber quem é? Por exemplo: um filho de Ogun regido por Yançã/Oya qual é o Bara deste filho? Já é definido para se assentar o Bara ou precisa do jogo pra saber ?
Axé…
Anevaldo M.
Anevaldo o bara é o mesmo caso da famosa “qualidade” não é por uma combinaçãod e orixa que se determina o Bara. Cada orixa tem diversos Baras que se adequam às necessidades de diversos “modelos” de filhos, são mais adequados às necessidades daquela cabeça. mas quem determina é o jogo sempre. Tomeje
nelson,
assentei exu e pombogira, é a mesma coisa? não né? o que vç me aconcelha a fazer? fico muito grata pela ajuda
axé
Sonia o problema todo está no conceito “assentamento” pois assentamenteo só existe apra orixa, Exú é orixa e pombagira é entidade e entidade recebe uma represntação física, é “arrumada” pois o nome assentamento remete ao entendimento de orixa,entendeu? Mas não há nada de mal em cultuar pombagira, ao contrário, Elas são bem trabalhoras e ajudam bastante. MAs nãos e deve msiturar as coisas e não se trata somente de conceito, no fundo existe uma hierarquia religiosa nisso tudo. Tomeje
Meu querido qual a qualidade de obaluae que vem acompanhado co oxala e oxum??
Roberto,
não existe própriamente essa determinação, diria que os Jaguns acompanham Oxalá, mais não necessáriamente com Oxun. Somente através do jogo e seus caminhos teremos uma configuração real.
Axé,
Saberiam me informar onde posso pesquisar mais a respeito da qualidade do Exu Marabo? Sites, livros, etc.
Axé.
Aldo quando vc fala em “qualidade de Exú marabo ou barabo” eu acho que é impossívelque ancontre literatura específica sobre Ele, o que vc pode achar é alguma coisa sobre Exú em geral. E seu desejo é pesquisa eu recomendo que seja feita em livros. Tomeje
Boa noite.
Nelson, muito obrigado pela recomendação. Esta é sempre uma grande preocupação, buscar informações confiáveis.
Quando se fala em Bara, cada uma das qualidades estão relacionadas a um Orixá especifico ou um destes Baras podem estar ligados a diversos Orixás?
Axé.
Aldo,
Alguns Báras podem estar ligados a vários Orixás e existem outros mais específicos para determinados Orixás.
Axé,
Bom dia
Nao entendi esta ultima resposta Fernando.
Pode-me detalhar un pouco?
Axe.
Fabian, eu acredito que o Babazinho (Fernando) quis dizer que existem alguns barás que podem ter ligações com mais de um orixá.
Ex. hipotético: Bará “Tal” pode ser ligado a Oyá, Ogum ou Xangô.
E alguns barás tem ligação apenas com um orixá. Ex.: Bará “Tal” é ligado a Oxalá apenas. Bara “Tal” é ligado a Ossaim apenas… E assim segue.
Axé!
Vcs poderiam informar os Báras ligados a Oxalufan e Oxaguian?
Axé.
Aldo,
Existem vários, Ijelú, Odará estão entre os principais.
Axé,
Olá tudo bem?
Sr. Fernando, aproveitando a sua resposta para o Aldo sobre Bara… Tenho uma duvida, por exemplo: O Exu do Santo do Santo Ogun também pode ser o Exu Xoroque certo, ele é apenas o Exu de Ogun especificamente ou pode ser de outro Santo também?
Axé,
Anevaldo M.
Olá tudo bem Dayane?
Eu entendi a sua resposta para Fabian referente as ligações dos Baras com mais de um orixá de cada Santo. Mas lhe pergunto, sou filho de Ogun quais são os posiveis Baras que tem essa ligação ao meu Santo ? É apenas Xoroque?Ou pode ser outro Exú como o Tiriri ou o Tranca Rua ?
Axé .
Anevaldo M.
Anevaldo,
Xoroque é um Vodun da nação Jeje, ele não existe no Ketu, sabemos que eles tem uma certa similaridade, porém, são energias diferentes, cultos totalmente diferentes.
Tranca Rua e Tiriri são Exús de trabalho oriundos da Umbanda.
Exú Ti’Orírí L’Onan é que acompnha o Orixá Ogun.
Axé,
Sou filho de Xango, quais som os Exus ligados a ele?
Obrigado.
Fabian segundo minhas informações estes são alguns dos Exús Barabô, Akesan e Inã. Tomeje
Gostaria de saber sobre o Bara Lalu e sobre o Bara Titiri lona, pois nao os vi nesta relaçao de qualidades. Desde ja muito obrigada. Ase.
Viviane a lista é grande mesmo, ainda ficou faltando outros Exús. Os que vc citou são ligados a Oxalá (Lalu) e Ogum (Lonã). Tomeje
os orixas exu, os demonios pode contra o DEUS de abrao isaac e jaco ?
Os orixás eos Exús não vão contra ninguém, muito pelo contrário, vão a favor do bem, da justiça e da vida. Sobre Demônio, isso foi inventado pela igreja catílica, na verdade é a parte negativa do clero católico.
Estude sua religião antes de questionar com interrogações a religião dos Orixás.
Sds,
Pode ser que nos buzios saia que uma pessoa tenha o Exu Rei das 7 encruzilhadas e a Rainha das 7 encruzilhadas? A pessoa que jogou dice que ele está gritando, querendo dicer que é o seu Exu. Eu acho que nao. Axe
Fabian o jogo pode dizer que tem uma entidade proximo a vc sim, o jogo não fica assim tão restrito aos orixas. Mas concordo com vc, no que diz respeito ao jogo dizer nomes de entidades, não vejo como isso pode acontecer. Eu sou do tempo em que a entidade é que dava o seu próprio nome, ms isso só acontecia depois de anos trabalhando naquele médium e de observação do pai/mãe de santo, e isso valia pra qualque entidade, seja exú, preto velho, caboclo, em fim, qualquer uma entidade respeitava este preceito liturgico de só dar o nome depois de certo tempo de trabalho no médium. Agora os nomes são dados pelo “zelador” no jogo de búzios!!!! isso pra mim é errado. Tomeje
e como es que tem gente que faz obrigaçao pra o Exu e pomba gira com os nomes que dizen no jogo. Pode ter alguma consecuencia grave? Porque a obrigaçao, se faz com as armas do Exu que dizeron.
Fabian eu não posso responder pelos outros, se fazem assim ou assado. Eu posso te garantir que não se ve nome de entidades em jogo e que aquilo que eu te falei é verdade. A consequencia que vejo nisso é criar um laço com uma entidade que pode não ser a sua e na maioria das vezes não será a sua. As pessoas que dão nome e sobrenome das entidades num jogo está equivocado, está querendo recriar a religião. Tomeje
olá, gostaria de saber o significado do nome Bará Lonãn e com qual Orixá ele tem ligação…
obrigada
ainda eu…
gostaria de entender melhor… qual a ligação entre Exu Orixá, Exu pessoal (tem ligaçao ao Orixa do iniciado) e o Exu que fica nas porteiras dos terreiros…sao os mesmos? sao diferentes? desculpe se ficou confuso..
obrigada
Ja q estou on… lá vai!!!!
Bara Lonã = exu dos caminhos. Geralmente acompanha ogun .
Quanto ao exu da porteira,se a casa for de candomblé, este exu será um bara também , só q pertencera ao barracão.
Se tiver algo errado , os moderadores irão retíficar, mesmo pq eu sou iniciado na nação angola onde exu não existe ok.
Espero ter ajudado..
tata Ofange ,maku pokó kambondo de mutalambo.
obrigada…
esse Exu Bara entao nao é Exu Orixa, Bara é um exu que faz a comunicação com o Orixa da pessoa? e se o Orixa for Exu tbm terá um Bara? e o exu Bara da porteira da casa de candomble ele tem ligação com o Orixa do Baba ou da Yalorixa?
Luana no entendimento do ketu o seu entendimento é correto. O problema de te dizer que isso é correto, que na na região Sul por exemplo é comun que se chame todos os Exus (orixa) de Bará. Mas vamos manter o que a tradição ketu fala. No caso de um filho de Exú ele não tem Bara é o próprio Exú, o entendimento de Bará é que Ele é o nosso Exú o Exu que guarda o nosso corpo e nos liga ao orixa pessoal. Nas porteiras há Exús específicos que nãp recisam ser os do zelador e nem devem ser, são Exús assentados com esta função. Tomeje
muito obrigada pela explicaçao Nelson!
Gostaria de saber se Exu pode vir a ser carrego de algum outro Orixa e se o carrego tbm apresenta qualidades?
OII
GOSTARIA Q VCS ME EXPLICASSEM A HIERARQUIA Q EXISTE NO NOSSO ORI, TIPO…
ORIXA
BARA
CATIÇO POMBO GIRA…
COMO ELE SE APRESENTAM A QM DEVEM OBEDIENCIA ETC..
AXÉ E OBRIGADA..
mariinanna quando se fala em Ori, fala-se me candomblé. No candomble a hierarquia pode classificada como orixa principal e segundo orixa, depois vem o bara ligado ao primeiro orixa, depois vem os restantes orixas que compõe a “familia” ou “carrego” e para nisso, pois não no candomblé não se cultua entidades, mas é bem comun que as casas de candomblé tenham entidades, porém nãoé obrigatório que os filhos de orixa tenham catiços, por isso as entidades raramente serão consideradas na escala hierarquica. Tomeje
OLá Meu Irmao Nelson!
este é só pra te perguntar, onde fica a casa de seu irmao de santo aqui em campinas….gostaria de conhecer
Axé meu irmão
Luiz, vc pode falar em meu nome, ele é meu irmão mais velho. Mário de Ogum
candomblé queto / Rua Vitorino Ferrari, 100 — Barão Geraldo — CEP 13084-030 – Campinas – SP telefone: (19) 3289-5717 e-mail: babatonican@hotmail.com …
Boa noite, Nelson gostaria de saber sobre Oya Bagan e o porque no acentamento dela vem um Bara.
Boa noite Nelson, gostaria de saber sobre Oya Bagan e porque no acentamento dela vem um Bara…
Jussiara existem “lendas urbanas” sobre esta Oyá, falam muito Dela, falam absurdos, só esquecem de mencionar que o importante mesmo é conhecer Oyá. Sobre Bagan, falam que Ela não tem cabeça ou que não pega a cabeça dos filhos, falam que Ela é ligada a Exús, que é ligada a Egum e tantas outras coisas. Mas exceto a questão “de não pegar a cabeça” dos filhos, que é um engano, Ela existe e vira normalmente, o resto é “lenda urbana”, Lendas que dão origem a equivocos com este de colocar um assentamento dentro do outro. Todo orixa/filho tem o seu Bara, pois este é o Exú guardião do corpo, o Exú/bara pessoal que nasce conosco e morre conosco, mas, apesar disso, o Bara deve ter o seu assentamento individual. Tomeje
Olá pessoal…boa tarde…. todos estão de parabéns pelo sitie…. fico muito feliz por saber que ainda existem pessoas que levam nossa religião a sério….
Tenho uma dúvida, se alguém puder me responder agradeço imensamente.
O Esú vem sempre pelo Orisa de frente ou pode vvir pelo
Orisá do adjuntó ???
Que Esú caminha junto com Osun? Mais especificadamente Osun ajimu-ijimun?
Obrigado….
Bom,mojuba,Nelson.tudo bém c/vc?.recebo uma entidade que chama-se “Mestra
Ritinha”,e sei muito pouco sobre à tal mulher,ap
ezar de trabalhar muito bem,Se vc souber algo sobre ela,pesso que me envi por favor.Eicarei grato. .
odilla eu não conheço mas creio que a Dayane conheça ou possa te indicar alguma fonte. Tomeje
ola a todos. gostaria de fazer uma pergunta as pessoas capazes e gabaritadas sobre uma questao. sou filho do orixa exu. nao consigo me adaptar a nenhuma casa de santo.; seja de naçao ou umbanda. tenho um sentido critico a respeito da magia e comportamentos dos nossos amigos de santo dentro da religiao. nao gosto de mandar, nem de ser mandado. gosto que falem comigo olho no olho. até hoje todos e todas as casas que já ‘namorei’ nao me derem isto. gosto de gente sábia. a pergunta é entao: É NATURAL ESTE COMPORTAMENTO A UM FILHO DE EXU? agradeço desde já a possibilidade da resposta. fiquem com Deus.
Luis,
Talvez fosse o caso de você abrir um jogo em boa casa de candomblé e ver esse carrego de santo que você tem, seu comportamento tem que ser orientado pelo zelador da casa, um filho de exú precisa de movimento, trabalho e ser dirigido. Precisa também de incentivo e coordenação litúrgica.
Axé,
Boa noite. Obrigado a voce Fernando pela orientaçao. No entanto já fui orientado inumeras vezes por varias pessoas. Fora o fato de já terem me dado como pai todos os orixas do xire (rsrsrs), preciso confiar neste orientador; e isto só acontece pra mim atraves de uma boa comunicaçao. Preciso que ele consiga responder minhas perguntas, senao… No entanto agradeço a todos que participam aqui, que Deus possa estar com todos nós. Abraçao
certa vez ouvir falar de exu de jogo .pode-se falar algo a respeito ?
priscila,
Não existe Exú de jogo, o que existe é uma modadlidade de jogo de Exú, com 5 possibilidades de resposta.
Axé,
existem decendentes de exu ainda?????
pq tenho contato com decendentes de sango sao todos africanos e eles nao suberao responder isso
a axiten decendentes ainda de
oxum
xangoo
e odé
pelo o que eu sei
abrigado koloè
Alagbê,
Existem descentes de todos os Orixás em África. Nós, quando nos iniciamos, passamos a ser descedentes do nosso orixá.
Axé,
Bàbá Fernando ago n’ile.
Creio que o Sr. Alagbe de Òyá, refere-se ao homem Songo que viveu como 3º Oba de Òyò, filho de Oraniyan, antes de ser divinizado por Olodunmaré a pedido de Òyá, conforme o itan.
Como Songo é um ser humando divinizado, com certeza ele tem sua árvore genealogica dentro de Òyò e no Daomé (Tàpa), onde viveu e tem sua mãe (Elempe) como nativa desta região.
Portanto pessoas que se dizem descendente dele podem estar falando a verdade ou mesmo se vangloriando disto, para tirar proveito dos menos esclarecidos.
Vide a lenda dos Cavaleiros Templários que guardam os descendentes de Jesus, dizem que estam na Inglaterra, mas até ai tudo são historias.
Portanto essa descendencia de Songo inclui Aganju, Ajaka, etc.. seres humanos que viveram e morreram e não foram divinizados por Olodunmaré e sim por seu povo.
Seres humanos que são divinizados por seres humanos conheçemos por Esà e ai é outra história.
E não vou entrar em polemicas.
Ire o.
Da Ilha,
Você tem toda razão, sou tão avesso as auto-denominações, essa história toda meio He-Men é terrível. Taí o mundo árabe sucumbindo, os deuses do poder, maníacos.
Salve os provérbios de Orunmilá-Ifá: Vida e Morte, ambas são tão idênticas.
As decendênias que ele se refere vem do Ketu, porque antes de Oxóssi, quem reinava no Ketu era Exú.
Eu com certeza tenho muito sangue africano, devo também ser decendente do Rei em Ejigbó.
Adupé ô
Mutumbá, meus mais velhos!
Qual o Bara de Oxóssi? E o de Oyá?
Obrigada!
Bàbá Fernando, somente agora vi sua resposta.
Epà sabedoria, tenha certeza que essa descendencia sempre será reverenciada aos decendentes naqueles momentos propicios que a gente conheçe.
Ire o.
Loira, boa tarde.
Tenho certeza que seu zelador saberá lhe dizer com toda certeza, porém, se for apenas por curiosidade a sua pergunta, aqui não é o lugar apropriado para uma resposta.
Como dizia Dª Zézé, isso é coisa de dentro meu filho.
Espero ter ajudado.
Ire o.
Pode por favor me explicar: O Bára quem tem é a pessoa em si, para ser seu guardião, logo preciso assentar o que me guarda. Fui informada que antes de assentar meu Bára devo assentar primeiro o do meu orisá que rege meu ori , pergunto:orisá precisa de assentamento de Bará? Muito grata , mais gostaria muito que me respondessem. Abraços fraternais a tds
Ranna,
São duas coisas distintas, Bára é o nosso Exú individualizado, só pode ser assentado no Odú Ijê, é de culto restrito pois são poucas as casas que detem o conhecimento, normalmente os Abiaxés assentam quando nascem dentro da casa.
Há o Exú que acompanha o Orixá e só deve ser assentado quando o Orixá também for assentado e também na iniciação.
Axé,
Bom dia!
Gostaria exu bara logiki é exu de que orixa porque um amigo meu tem esse exu mais não tem certeza se é dele mesmo ele filho de oxala, ogum e xango fico muito grato.
Ubiratan,
Esse Exú pode acompanhar mais de um Orixá, dentre eles Ogun, Lufã .
Axé,
Kolofé!
Vcs saberia o significado de “Okanji”, ou seria apenas uma Orunkó sem um significado especifico?
Muito axé.
Aldo, bom dia.
Okan = coração
Ji =acordar, despertar
Creio ser um nome.
Ase
Realmente é um nome.
Só não tive interesse em buscar seu significado, até agora.
Muito obrigado pela informação.
Ase.
Aldo,
Me parece um orukó ligado a Omolú.
Okanji- Aquele que conta à parte.
Okanjí- Aquele que narra o despertar
Okanjí- Aquele que dár um presente de coração.
Axé.
Aldo,
Me parece um orukó ligado a Omolú.
Okanji- Aquele que conta à parte.
Okanjí- Aquele que narra o despertar
Okanjí- Aquele que dá um presente de coração.
Axé.
Muito obrigado Babá Fernando e Babá Da Ilha por informações tão preciosas.
São pessoas como vcs que engrandece a nossa religião.
No meu caso especificamente babá, é um orunkó ligado a Bara.
Aldo,
Pode ser sim de Bára, aí a palvra Oka passa a ser substantivo. Acredito que seja o nome de um Bára que tem seu culto em separado ou do lado de fora.
Axé,
Ola
gostaria de entender então porque em casas de Ketu existe e todos nos sabemos exus com nome de Sr.Tranca Rua, Exu Caveira e assim por diante e sao subordinado a determinado oriza e aqui voces dizem que esses sao de ubanda.
luci,
Existem porque as pessoas vieram da Umbanda e seus guias acompanharam, foram recebidos no ketu, arrumados e são cuidados com todo carinho.
Axé,
Ola
entao todos idependente de ser umbanda,candomble temos sim exus como mensageiros de orixa e cada um tem o seu, assim como tambem temos lebaras que sao mensageiras dos orixas femininas.
Segue essa ordem orixa mulher tem lebara como mensageira e orixa masculino orixa masculino.
E quntos exus e lebaras carregamos.
Boa noite! gostaria de tirar uma dúvida! Soroke é uma qualidade de Exú e não de Ogum ? Desde já obrigado !
Sander, veja foto do Charles, tem um texto ótimo sobre esse tema.
Ire o.
Luci que confusão vc está fazendo.
Não existe clube da Luluzinha e do Bolinha.
Elegbara é o epiteto mais alto do òrisá Esù, não confundir com esù de falange, catiço, está posto que no Candomblé os iniciados trazem estas entidades, porém, tem casas de Candomblé que não tem essa energia, o zelador pode ou não cultuá-las, a casa que frequentei não cultuava, era Candomblé, é uma decisão pessoal ter ou não ter, ou ter em dias especificos.
Geralmente cada um teu o seu ‘esu’, mas pode acontecer de ter dois.
Vamos com calma que vc irá entender tudo.
Ire o.
Caro da Ilha!
O colega acima que perguntou sobre Soroke foi o SAN CL ER.
EU sou o SAN DER.
Sem intenção vc trocou o CL pelo D.
Aproveitando quero fazer uma pergunta.
Se uma pessoa tiver um Inksi ou Vodum no Jogo de búzio, opele ifá, merindilogun, entre outros… Revelará?
É sé o.
Sander, já vi minha mãe encaminhar pessoas para outra raiz por não ter òrìsá de Ketu.
Comigo nunca aconteceu, porém ao me relembrar este fato, posso dizer que a honestidade vai ser fundamental nesta hora, pois tem gente que não quer saber de nada e sai raspando a qualquer preço e depois vem os problemas.
Òrunmilá, tudo sabe e nos informa, basta ter competencia e conecção com o Alto.
Ire o.
Sander, me desculpe a confusão deve ser coisa da idade, rs.
Poxa Baba Da Ilha, o Sr me deixou uma tremenda dúvida….. já comentei até com Tata Euandilu, no meu caso, todas as casas que joguei me deram Oxum Apara, acabei iniciando em uma casa de Angola com esse Orixá e só aqui vim descobrir que existe essa tremenda diferença entre as nações… neste caso, como em todos os jogos deu o mesmo orixá, eu deveria ter me iniciado no Ketu não é??? Neste caso, como no angola não tem qualidade de Nkisi como pode eu ter sido iniciada assim? Como o “Orixá” respondeu em sala? se estivesse errado ele não diria? o Sr termina o comentário do Sander com “depois vem os problemas”, quais seriam eles???
Ufa! rsrsrsrsrsrs
Abraço
Ao da ilha!
Interessante seu argumento.
A primeira pergunta que eu fiz a um oráculo foi em qual “nação” cultuava minha dinvindade. E o consulente respondeu BOA PERGUNTA. Como era um orisa poderia ser cultuado naquela “casa” de Alaketu sem problema algum.
Eu presenciei um caso aqui de uma pessoa que consultou um bom Babalawo respeitado por vários zeladores, sério, dedicado e responsável. E nesta consulta os odus mostrou a esta pessoa que em seu ori continha a energia de um Orisá.
Ñ sei por quais motivos, também ñ nos interessa, esta pessoa procurou uma casa de angola a qual o zelador confirmou que havia Orisa sim. Entretanto outros orisas. completamente diferentes do que dissera os odus na leitura do babalawô. E ousadamente este zelador de Angola a iniciou nestes orisas.
Moral da história…
Complicado…
Abcs.
Eu coloquei uma palavra ERRADA. AQUI no texto não se refere ao BLOG e sim A MINHA CIDADE.
DESCULPEM.
Sander.
A Júlia Eugênia
Cara Júlia não estou referindo a vc Tá bm!
E estou torcendo para que vc consiga resolver isto.
Bjos.
Julia,
Peço agô ao Da Ilha, o que acontece é que acabam batizando a energia de Apará, quando não na verdade teria que ser um Inkísse por se tratar da nação Angola. Você foi iniciada e batizada com nome de outra nação, é só acertar numa boa casa de Angola qual seja seu Inkísse.
Axé,
Julia, boa tarde.
Òrìsá é sábio, nosso Ori é que fica dando voltas em cima de tudo isto.
Se alguém de Angola falou em Osun, já começou errado, ainda mais com a tal qualidade. Eu disse HONESTIDADE, é assim que tem que ser, transparente desde o inicio.
Se fizeram a mãe das águas da nação angola em vc, está certo, errado é dar nome de òrìsá.
Temos realmente que ter muito cuidado, pq essa coisa de encher a casa de filhos e ficar se mostrando para todos leva a pessoa a ser engolida pela vaidade, que é um ajogun, força negativa ligada intimamente ao Ori, sou raspado em candomblé e professo culto tradicional, sem problemas foi minha escolha e quem não teve?
A energia responder não é o problema, isso é normal, ainda mais sendo abion, a magia explica esses fenomenos, o que quero dizer é a transparencia e a honestidade quando se tem essa leitura.
Se Osun responde em sua cabeça, se vc se conecta com ela, pq ficar se preocupando, como eu disse òrìsá é sabio em toda sua humildade.
Nenhuma nação é maior ou mais forte que a outra, nossa conecção é que tem que ser poderosa, nosso carater é que tem que ser reto, nossa fé, crença e temor devem estar alinhados com nosso Ori.
Deixe Osun lhe levar, pois a nomenclatura nesse caso é que deve estar errada.
Para lhe acalmar…rs
Oriki Osun Opara.
Yèyé Òpàrà.
Osun é mulher com força masculina.
Sua voz é afinada como o canto do Ègá. (passáro africano)
Graciosa mãe, senhora das águas frescas.
Ópaàrà, que ao dançar rodopia como o vento, sem que possamos vê-la.
Senhora plena de sabedoria, que todos veneramos juntos.
Que come pétéki com Sónpónná.
Que enfrenta pessoas e com sabedoria as acalma.
Epá Òsun.
Muito obrigada ao Baba Da ilha, Baba Fernando e Sander… Realmente o nosso Ori é danado….. rsrsrsrs fica matutando coisa em cima de coisa…. estou muito bem com meu…agora não sei se é orixa ou nkisi…. rsrsrs… tenho problemas como todos yawos, e todo ser humano, mas só tenho a agradecer por tudo que ela tem me dado…. estou bem em todos os sentidos…. é onde penso nas palavras do Babá Da Ilha….. Orixá é sabio… creio que ela saiba da minha dedicação e do meu carinho pela religião e por ela…
Descuple por eu ficar com essas perguntas pra vcs, mas se seu as fizer ao meu zelador, ele vai dizer que não tenho que ir pela cabeça dos outros, tenho que confiar nele e pronto….. rsrsrs
Poxa, estou até emocionada….rsrsrss…
Um forte abraço
Sander……. e bota complicado nisso…. hehehehehe
Vc é de SP?
Abço
Julia, não complica, se é angola é nkise, kkkkk
A Júlia
Sou Mineiro, com aquele jeitinho comiqueto.
Tá bão?
rsrsrsrsrs…….. tá bão sim… rsrsrs é que sempre pergunto pois gostaria muito de conhecer algum irmão aqui de SP para falarmos mais sobre a nossa cultura independente de Ketu, Jeje ou Angola… mas a maioria é tudo do Rio de Janeiro…. rsrsrsrs
Abraço
Eita Baba Da Ilha….. é que é meio estranho né, pensa, nkise Apará…..rsrsrs… tadinha de minha mãe…. por isso que é confuso, sou de Angola com Orixa de Ketu….. hehehehe, só rindo pra não chorar…. mas tenho fé que vou arrumar essa bagunça logo logo….. e qdo isso acontecer voltarei aqui para contar….
Abraço
existe bara tata caveira.
axe
Patricia, boa noite.
Bara = Esù (òrìsá) do corpo, nosso corpo.
Tata = Pai
Caveira = egun de umbanda.
Esu caveira = energia de umbanda e cultuado em casas de candomblé.
Bara Tata Caveira é uma forma errada de se dirigir a esta energia.
Asé.
GOSTARIA DE SABER SE CADA EXU E ESPECIFICO DE UM SÓ ORIXA OU NÃO.
EXEMPLO: SE UMA PASSOA DE OXALÁ PODE TER O MESMO EXU DE UMA PASSOA DE XANGO(Igbaketa)
Regina,
Um exú pode estar ligado a mais de um Orixá, por exemplo: Exú Lonã pode estra ligado a Ogun, Oxun e Oyá. Uma pessoa de Oxalá não tem o mesmo exú ligado a Xangô.
Os Exús acompanham os Orixás, eles não pertencem ao Orixá e nem é são escravos como muita gente fala.
Axé,
É verdade q a pessoa de orixa yaba tem pombagira e a pessoa de aboró tem exu?Quero saber se por exemplo uma pessoa de oxum pode “virar” com exu ou uma pessoa de omulu pode “virar”com pombagira?
Abian, ninguém manda na energia, isto é lenda.
Tanto faz energia masc. / fem. vir em pessoas de Orisá masc. ou fem.
Ire o.
Parabéns pelo site…
Gostaria de saber sobre o Odu regido pelo 10. Estou tirando dúvidas de algumas coisas que ouvi. Podem me auxiliar?
Asè
oi pessoal
bom eu queria tirar uma duvida!
se filhos de ode pode ter o exu 7 motanhas
axe para todos
Limasabre, Esú de Umbanda, nada tem a ver com candomblé, tem gente que não tem esse carrego de egun.
Se esse Egun se apresenta com esse nome, nós não somos ninguém para querer lhe dar outro. Esta é minha maneira de enxerga energia do mundo invisivel.
Ire o.
Gostaria de saber sobre assentamento de exu. Para que finalidade o exu pedi o assentamento ??? mesmo assentado ele continua trabalhando ????? O medium tem a vibração e energia dele com mais intensidade????
São muitas as duvidas kkkkkkkk
Obrigada
Sandra, os elementos que são colocados em um igbá, assentamento, funcionam como um catalizador de energia, quando a invocamos ela se posiciona através desta catalização, estou tentando de um modo generico fazer vc entender. ok.
Ele continuará atuando com ou sem igbá, pois a energia está no ar e para ver sua atuação basta saber invocá-la.
O igbá é este facilitador.
Com erteza que a enegia centralizada neste igbá irá atuar de forma mais focada em vc.
Ire o.
Da ilha
Muito grata pela explicação, vc sempre gentil.
Axé
Motumbá meus queridos!
estava lendo um pouco aqui das qualidades de Bàbá Esú, porém eu sou iniciado com o orisa Esú só que minha qualidade é Awany, gostaria de saber por que não tem esta qualidade aki.!
Grato
Rafa, pq nunca ouvimos falar, Esù é um òrìsá que é cultuado em todo continente africano, este epiteto pode estar ligado a uma região nigeriana ou benin ou camaróes e outras mais.
Nossa nação antes de ver suas fronteiras riscadas pelo branco europeu não tinha este desenho que vemos nos mapas, portanto este epiteto pode ter vindo com alguém e ficou guardado em algum lugar.
Desconheço por completo e gostaria de ter informações se possivel sobre tal energia, pois professo culto tradicional e nos pegamos apenas na enegia de Esù, não cultuamos qualidades, apenas direcionamos os Oros de acordo com o caminho que se paresenta no jogo. (Odu).
Bom dia!
Antes do borí muitos orixás respondiam meu jogo, mas sempre 1 se destacava, Exú. Após o bori, joguei novamente para confirmação e a resposta foi que sou filha de Exú, com Iansã, porém meu Exú vem acompanhado do Ogum. Juro que fiquei assustada, principalmente por ser uma pessoa com o temperamento calmo, mesmo querendo tudo para ontem… Gostaria, se possível, algumas características desta combinação.
Érica, procure no lado direito acima o post sobre Esù e suas qualidades.
Não se assombre, Esù é divino e um paizão.
Peça que ele lhe proverá sempre e cuide com muito amor e carinho.
Ire o.
Obrigado pela rápida resposta!!
O que mais me assustou é que me foi dito que é muito difícil fazer exú, e que possivelmente fazem “outro santo” junto com exú… No meu caso ogum. De qualquer forma, obrigado e pode ter a certeza que vou cuidar sempre com muito amor e carinho esse pai que tenho.
motumbá…..
Gostaria de saber se alguém conhece algo sobre o culto do orisá esu ekessau……gostaria de saber sobre a qualidade…..
ja pesquisei em diversos lugares e naum encontrei…..
se´possivel mandar no meu e-mail……
asé
Tiago, não seria Akesan.
De uma olha no post sobre Esù e agrege mais conhecimentos.
Ire o.
Eu queria saber sobre o Exu Marê (eu acho que é assim que se escreve)….
Pois não consegui encontrar nada sobre ele.
nicolas,
Não existe Exú Marê, existe sim uma linha de exús de Umbanda ligada ao caminho da praia ou o caminho que leva ao mar, segundo eles na linha de Yemanjá. No candomblé Ketu temos o Orixá Oxumarê, o senhor do Arco Íris.
Axé.
Nicolas, por acaso não seria o òrÌsá Òsúnmarè, se for veja na barra lateral direita do Blog.
Àse.
boa noite muito prazer pessoal sou gleice de obá de sp.
Olá..
Sempre acesso esse site, gosto muito das informações. Sonhei com um nome de Exu que eu carregava, procurei mas como eu só sei a pronuncia ou é Ina ou Jina. é a primeira vez que isso acontece, é possivel que um exu que eu carrego venha dar o seu nome ou é coisa da minha cabeça?
Lila, Iná = fogo. Tudo a ver com Esú, se isto fará parte do nome eu não posso afirmar nada.
Ire o.
Sim eu gostaria de saber se é de DEUS , ou do demônio como muita gente fala.
Jonas reformule sua pergunta por gentileza.
àse.
Muita gente aqui no nordeste fala que candomblé é coisa do demônio, eu já fui em varias festas e gostei, mais esta religião é de DEUS, ou não? pois eu não vi nada errado, os evangélicos condenam.
MOTUMBÁ!FICO “P” DA VIDA COM ESSAS COMPARAÇÕES!PARA OS EVANGÉLICOS ATÉ ENTRE ELES A COMPARAÇÕES.A IGREJA DE FULANO É A CERTA E A DE CICLANO É ERRADA,E POR AÍ VAI,ELES QUEREM SER OS DONOS DA VERDADE E DO MUNDO!IRE O.
Isa, motumbá àse. Sem um inimigo não existe guerra. Como se tem que criar um demonio para guerrear e somos os mais desprovidos de conhecimento para combater didaticamente, dai a importancia de se estudar a religião, eles se aproveitão desta fraqueza e tentam nos intimidar, sem conseguir. Os mais radicais e incautos partem para agressões, depredação e etc… felizmente não precisamos de diabos e demonios para nos mantermos como a religião mais antiga do mundo.
Olodunmarè é o nosso Deus e Deus não tem cor, sexo ou partido, Ele simplesmente é Deus e nos pede conciliação e tolerancia.
Mo juba Obayíya “O Rei Supremo”.
.
OLORUN MODUPÉ!ASÉ.
gostaria de saber sobre a qualidade de ode taiode
abrão,
taiode é um orukó (nome) não é uma qualidade de Odé. Veja no post ‘Qualidades de Ox[óssi”.
Axé.
Motumbá
Gostaria de saber qual seria a cor do fio de conta de Esu Bará ,seria a o fio todo colorido ou não
Àse
vinicius,
Fio de conta do Bára é cinza. O fio multicolorido também é de Exú, representam todas as cores, raças e bandeiras, pois Exú está em todos os planos.
Axé.
Boa tarde a todos.. sou filho desse maravilhoso Orisa que e Esu comfirmado e tudo mais gostaria de saber a respeito mais sobre Lalu.. por que nao consigo ver nada a respeito dele aqui gostaria de saber algumas coisas sobre os Itans , Orikis , etc.. por favor agradeço desde ja a conpreeçao de voces .. Bara bocifuo a todos.. Asee .
Bebe, quando invocamos a energia de Esù, estamos invocando o orisá e não seus epitetos, nomes de elogio, algumas pessoas costumam invocar Laalu como o senhor do mercado ou do espaço de fora, Ode. Portanto apegue-se a energia deste maravilhoso òrìsá e peça suas bençãos, não esqueça de nós, rs.
Mo juba Obasi.
ola gostaria de parabenizar vcs pela ela maravilhosa coisa que vc faz pelo axé.
Roberto, mo jùbá e obrigado pelas palavras.
Ire o.
Olá gostaria de saber por que os exus na umbanda espiritos de pessoas que já morreram se transformam em kiumbas depois evoluem para exus? Como funciona isso ao ponto de vista de vcs. Obrigado!!!
Enfim pessoas que já morreram vitimas de atrocidades que cometeram e foram punidas pelo destino, podem se tornarem exús? Para evoluirem espiritualmente? Andei lendo alguns livros de umbanda!!! Na escala evolutiva eles passam a ser Kiumbas(eguns) para depois se tornarem exús!!!
Paulo eu acredito na evolução do espirito encarnado e no desencarnado. O precesso evolutivo é constante. Se temos que consciencia que nosso mundo verdadeiro não é este, temos que aceitar a idéia de que exsite evolução espiritual. Esta é a minha visão. Não tenho este conhecimento que a Umbanda tem da evolução deste povo das ruas.
Ire o.
Paulo, como já comentei, eu desconheço este papel dos povos das ruas. Acredito que de alguma forma eles foram colocados nesta esfera terrena para nos auxiliarem de alguma forma. Conheço alguns espiritos ditos esu catiços, que são de uma sabedoria ímpar e seus chamados ‘cavalos’ são uns pobres de espirito, ai está o misterio do invisivel e o visivel. Essa evolução existe, só não sei em que escala se dá. Ok.
Ire o.
Muito Obrigado amigo! Fico super agradecido!!!
Olá da ilha, eu sou um capoeirista que creio nos meus antepaçados, hoje em dia depois de muita luta para a capeira ser legalizada, os evangélicos estão querendo transformar a capoeira em um meio de pregação, e ganho de fieis. Que absurdo total, eles nunca contribuiram para a capoeira chegar aonde chegou. E sim o mestre Bimba, hoje no céu o grande filho de Xangô! Ele foi o principal para a capoeira ser legalizada nos anos 90. E dentre outros que lutaram para manter viva esta luta maravilhosa, que tem um lado espiritual muito grande. Sou um presevador das minhas raizes, e tenho Zumbi como um grande herói!!! Salve mãe África.
Paulo vi o documentário sobre Mestre Bimba na Tv Educativa ha muitos anos e fiquei maravilhado com a história de sua vida e outros que o cercavam, assisti e tenho em CD Bezouro, acho muito lindo, tenho uma amigo que é capoeirista e uma amiga que é capoeirista por herança, toda a familia dela é adepta da arte, sei das lutas e preconceitos que estes homens e mulheres sofreram por praticar este maravilhoso patrimonio cultural brasileiro. Sei das invocações que se faz antes das rodas, das mandingas e seus canticos de improviso.
Enfim vcs são um baluarte de nossa cultura. E foram para o mundo divulgar esta história de amor e fé, seria inevitavel que algum espertalhão tentasse se aproveitar e pegar carona no sucesso de vcs. A luta é sua (capoeiristas) companheiro, o Odu Ogunda’Worin, fala em se preparar para a guerra e usar de suas magias como defesa.
O campo está montado e a bandeira é de vcs. Quem se atreveria a tomá-la de seus verdadeiros donos?
Esù ye, mo jùbá Obasin.
Axé meu grande irmão! Acho que as religiões de matriz africana tem que ter mais respeito. Pela sua história juntamente com o povo negro. Ainda falta muito para ser reconhecida, pois a sociedade brasileira ainda tem um grande preconceito, e a cada dia o povo protestante vai crescendo. Eles procuram todo meio de adquir fieis. Já tem pagode gospel, fank gospel, rep gospel, só esta faltando arrocha gospel, pois forró já tem. rsrsrs
Pelo amor de Deus, isso é D mais!!! O povo é cego mesmo! Isso está surgindo agora!!!!
Paulo não se faz guerra sem um inimigo, psicologicamente as pessoas tem que sentir que tem um inimigo a combater.
Essa luta não está sendo criado pelos adeptos da nossa e nem da deles, está sendo criado pela ganancia, pelo dinheiro, pelo poder, pela arrogancia e pelo status, qual igreja é mais forte.
Isto leva a uma acirração de animos entre as corrrentes e acabam vitimando pessoas inocentes que são mortas, espancadas ou ofendidas sisplesmente por que não acreditam naquele culto e sim em outro. A própria Nigéria esta charfundando em uma luta religiosa, onde inocentes estão morrendo assasinados pela intolerancia de muçulmanos, cristãos, católicos e cultuadores de òrìsá, não há nehum respeito entre as partes, veja texto clikando em minha foto.
Vejo com muita cutela mais este avanço sobre o patrimonio cultural alheio.
Ire o.
Não esuqeça de nós em vossas orações.
Bom dia
tenho procurado na internet mas nao encontro nada sobre o assunto. Meu nome e Giovanna e tenho Oxum com Exu de cabeca nao encontro ninguem com esse junto gostaria de saber um pouco mais sobre essa combinacao pois so encontro na internet falando dos dois orixas separadamente.. obrigada
Giovanna,
Sinceramente se alguém lhe disse isso em algum jogo não lhe explicou direito. Orixá não divide orí com outra energia que não seja a própria. Você é de Oxun, das águas doces, do encanto, da pureza, da vaidade, e seus domínios estarão seus súditos. Caso você tenha enredo com Exú e é bem provável porque toda pessao de Exú tem enredo com Exú, afinal tem uma lenda que diz que Oxun enganou Exú, aí é outra história…
Axé.
Alguem sabe onde consigo baixar ponto de bará ajelu em ioruba ?
Raphael,
Bára Ajelu ou Ijelú qualquer cantiga de Exú lhe homenageia, por exemplo:
” Elegbára lewá, legbára , Exú ajú wò mã mã ki o awo.” (bis)
TRADUÇÃO:
” O senhor da força é bonito, senhor do poder,
Exú nos olha reconhece que o estamos cultuando”.
Axé.
Olá DA Ilha, boa tarde!
Gostaria de saber sobre um sonho que minha mulher teve. Ela estava tipo em frente a um lago em meio da natureza com sua irmã, eu até conheço este lugar quando apareceu Iemanjá de dentro da água para fora com um vestido azul acenando para ela e saiu atrás de minha mulher, aí a irmã dela disse corre Iemanjá vai te levar para o fundo da lagoa, aí minha mulher saiu correndo quando percebeu já estava vestida com a roupa de Iemanjá toda de azul. Por favor me explique isso!!! Obrigado!!!!!!!!!!!
Paulo é um sonho muito nitido. Por que vcs não procuram alguém para fazer um jogo para ela. Não fale nada, deixe Òrúnmìlá lhe trazer noticias, pode ser uma benção, pode ser a materialização de uma energia que está cuidando dela, pode ser muitas coisas e eu não falo sobre aquilo que não sei, apenas posso lhe dar um aconselhamento.
Ire o.
Obrigado Da Ilha, Vou fazer isso!!!
Boa tarde Da Ilha como disse anteriormente sou filho de Laalu com fundamento em Ogun. gostaria de saber no caso eu sendo filho de Esu.. se na verdade eu trago o Ere ou se na verdade e um Exu mirim so que do Orisa??? pq ele vem e tudo e disse que o nome dele e Brasinha o comportamento e de como se fosse um ere que agente ve como as falas ” Das maezinha e etc detalhe ele nao gosta de ere.. entao queria saber mais sobre o assunto.. Grato pela atençao Ase…
Baba, como e a chegada de exu (orixá). No candomblé?se assemelha a vinda dos exu catico?
José o Candomblé recebe a chegada de Esù como qualquer outro òrìsá. Não existe nehuma semelhança com povo das ruas.
Ire o.
Bene este ere é igual a qualquer outro esta coisa de não gostar e uma questão de proximidade, ele vai interagir com seus ‘colegas’ normalmente, Esù mirim não é ere é uma entidade de Umbanda.
Ire o.
ola nelson souza vim q vc é um babalorixa muito estudado gostaria de sabe a historia de exu lalu os filhos de oxala rodam com esse exu?
vinícius,
Exú lalú é um Imolê que como todo Exú, carinhosamente chamamos de Orixá. Este pode acompanhar os Orixás Oxalufon, Odé e Ogun. Os Exús são independentes e tem culto separado, porém, nada se faz sem antes fazer a Exú em primeiro lugar.
Axé.
o exu orixa tem a casa dele certo?
o exu catiço fica no portao com os outros exus ou o exu do portao é orixa tambem? ogum do lado direito de quem entra e exu do lado esquerdo de quem entra na roça.correto? axé
Nascimento,
Cada um na sua casa e no seus postos.
axé.
muito obrigado estou chegando ha um ponto que esta ficando difil conversar…rssss um grande abraço e agora é só esperar a hora certa de saber as coisas…rsss um abraçao axé
Boa noite!
Faz muitos anos atras, fui inniciada no candoble,
Na epoca meu zelador fez lebara, e passado um mes viajei pra fora do pais.. Nunca mas tive contato com nenhun tipo de relegião,
Sempre tive muito claro que sou espirita.
So que ahora depois de 13 anos volto ao brasil, e quero saber o que tenho que fazer,
Não recebo nehun tipo de entidade… Orixa, pomba gira, ou qualquer outro tipo.
Sou mulher, tenho 35 anos.
Nao tenho qualquer problema de saude, dinheiro amoroso, nada simplismente gostaria de esta cultivando o que sempre me trousse coisas maravilhosa, que no caso tem cido lebara..
O zelador de santo ja nao esta mas entre nós faz 9 anos que ele faleceu, encontrei uma irmao dele no centro de sao paulo, y ela comento comigo.
O acontecimento de sua morte!
Muito obrigado gostaria de encontra alguen que poça esta respondendo minha pergunta.
Clara, se vc quizer retomar sua vida espiritual, vc terá que fazer um novo jogo, ver onde estão seus assentamentos e remontá-los, a energia que morava neles com certeza já se esvaiu. Vc apenas não será raspada, mas terá que fazer todas as obrigações e montagens destes assentamentos.
Agora vc e seu ori devem decidir o que fazer.
Ire o.
Baba da ilha, obrigado por aquela resposta lá em nana quero que saiba que gosto muito de conversar com voce e que voce é abençoado, assim como tenho certeza que voce emitiu muita energia positiva, para eu realizar meus sonhos; eu desejo a voce muito.. mais muito axé, que todos orixas que eu conheço e desconheço pela minha pouca sabedoria possao abençoar a sua vida, e sua familia já disse isso uma vez tambem ao baba Fernando de osagian com outras palavras, pois é algo misterioso, assim como voce falou um dia “aqui somos todos amigos nao existe quem é maior ou menor e sim o amor e a consciencia de que o orixa realiza benfeitorias extraordinarias, aqui deste lado uma pessoa um abian que respeita muito tudo que é sagrado, tinhamos que nos encontrar assim desta forma pelas letras , pela procura incessante de coisas boas , conhecimento. troca e evoluçao sabe porque por que, voceis sao Realmente um dos alicerces principais da religiao, em muitas casas muitos fundamentos sao guardados por que é necessario para o bem da humanidade e das pessoas, muitas vezes nao se pode falar ou encinar, nao por que nao se quer mais por que nao chegou a hora certa, e o que é hora certa é simplesmente devoçao, amor, atençao, humildade,tranquilidade, aquilo que voce encinou em ewó e muito mais ufa….desabafei pronto beijos mil no coraçao de todos axé.e Dayane vc é 10.
pergunta na naçao keto so pode usar fios de conta de missanga ou pode ser de cristal .axé
POR FAVOR ALGUÉM PODE ME INFORMAR QUAL O EXU QUE COSTUMA ESTAR LIGADO A AIRA?
Jose Carlos,
Vai depender de qual Airá e do jogo nos pés de Exú para confirmar, pois vários Exús podem estar nesse caminho. Aliás, tem vários no post acima.
Axé.
José Carlos Esù é Esù, todos estão ligados ao fogo como Airá tbm está ligado. Eu não diferencio este Esù daquele Esù. Mas costuma-se reverenciar Esù Inã o òrìsá do fogo.
Na minha concepção ficaria confuso te dizer que Esù é um só?
Em África é o òrìsá que mais tem epitetos (nomes de elogio), mas é sempre o mesmo.
Ire o.
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a todos pelo brilhante e ilucidativo artigo. eu me iniciei no axe a um mes meu pai de santo asentou exu taraquesan como exu que acompanha meu pai oxagiã,ate agora eu não achei nehum artigo ou documentario que pudesse me ilucidar a respeito deste exu sera que voces poderiam me ajudar?
Fabio,
Conheço como Bára Akesan. O jeito é perguntar ao seu pai.
Axé.
Bom dia caros irmão gostaria de saber se alguem conhece ou ja ouviu falar de exu barabo procuro saber sobre ele e nunca encontro desde ja obrigado?
Paulo,
Barabô ou igbárábò, é um Exú que acompanha Xangô, Yemanjá principalmente. Exú ketu/Nagô.
Obs: não confundir com Marabô que é exú de umbanda.
Axé.
Boa tarde Fernando obrigado pelo esclarecimento sabe se existe algum site ou livro que eu possa saber mais sobre barabo ?
obrigado e Axé.
Paulo,
Conjecturas e literaturas sobre Exú existem em toda parte, é uma energia em movimento constante. Observe acima que Exú tem vários nomes, é Exú que se transforma , Olorun o criou com uma função definida de ser o axé dinâmico na natureza de todos seres naturais e sobrenaturais.
Barabô é exú/egun de umbanda.
Axé.
Gostaria de ver as rezas dos Orixás em todas as nações pois não acho as rezas do Jêje marri pois sei que o senhor e um homen culto e adoraria de ver estas rezas na sua pagina Bença tudo de bom para o senhor
Lea, as rezas são realizadas em seu Ilè àse, portanto este é o local apropriado para vc recebê-las e praticá-las.
Ire o.
Olá boa tarde Da Ilha em um determinado trabalho de umbanda, aconteceu de a mãe de santo incorporada em iansã para fazer um sacríficio para exú. Para poder fazer outras obrigações, lá não tem ogam. O que vc pode me dizer sobre esse assunto pois eu fiquei meio com o pé atrás, mas sempre respeitando o fundamento. Ela poderia ter feito o fundamento sem tar manifestada. Obrigado!!!!
Olha só Da Ilha a padilha da minha esposa desceu e falow que vai sair desta casa de umbanda pois lá não se trabalha com exú, mas lá sabe oferendar para abrir os caminhos e fazer as festas. Ela desceu revoltada falando de uma oferenda que foi colocada ela disse que não comia em prato de nenhum exú, ela desceu cantando que era uma pomba gira que não era de um homem só, com as duas mãos na sintura toda se mexendo, e com o passar do tempo ela deu o nome dela maria Padilha, bateu bastante no peito. Que elá era moça fina, comia comida cozida como xinxin de galinha com bastante camarão, e etc. Que ela queria trabalhar para o bem e não era para o mal. Acabando de dar a mensagem dela ela disse que já esta indo embora que o negão dela estava aguardando ela na encruza isso foi dois dias atás no horário das 12:00, ela ficou mais ou menos 30 minutos. É uma coisa de arrepiar! Obrigado, axééééé!!!!!
Mojubá, gostaria de de tirar uma duvida o Exu Tiriri é o mesmo Exu Tiriri da Umbanda?
alternativo,
Não tem nada a ver um com o outro. Tirirí úm a forma de expressar ao poder de Exú.
Axé.
Mo jubá Fernando D’Osogiyan, agradeço pela sua atenção
axe
Mo jubá, O correto é Exu Onã ou Exu lonã, desculpe mais uma vez pela minha ignorância.
axé
ola fernando aki estou mais uma vez gostaria de saber pq nao pode arriar um amala para filhos de xango baru?
paulo,
Xangô barú é o único Xangô que não come amalá, não que ele não goste, muito pelo contrário, segundo os itans, de tanto comer amalá o grande general não conseguia partir para as batalhas e seu exército sem o grande general sempre perdia e recuava. Ao consultar um babalawo, este lhe disse para não comer mais amalá, pois lhe tirava o ânimo, por ser muito guloso comia demais e ficava prostrado, então lhe receitou que acrescentásse folhas à sua dieta. Dái em diante o general recuperou o vigor e ficou à frente de seu exército nas batalhas saindo vitorioso.
Axé.
Alternativo,
Tanto faz, Onã ou L’Onã.
Axé
Fernando D’Osogiyan,
Por favor me tire algumas dúvidas. Sou filho de Airá. Recentimente tenho sonhado com Exu e tido algumas intuições de símbolos (ferramentas). NO sonho ele apareceu nitidamente num contato amigo onde mandou-me pegar alguns objetos que estavam em seu poder. Fiquei preocupado quanto ao significado do sonho. O que isto pode significar? Será cobrança de feitura? Ou o que? Há… Minha intuição me leva a pensar que este exu é akesan. è possivel sendo eu filho de AIRA?
José Carlos,
É difícil saber o que Exú queria te dizer, pode ser algo ligado aos seus caminhos. Quem sabe aytravés de um bom jogo não descubra a mensagem de Exú?
Axé.
Mo jubá Fernando D’Osogiyan, agradeço pela sua atenção
axe
pombo njila ou aluvaia pombo gira é cultuada em keto?
pois na casa que frequento foi feito um yawo dele
des de ja agradeça
paulo de omolu
ase
paulo,
Não é culto Ketu/Nagô, está mais para o Angola.
Axé.
boa noite eu tenho um amigo que ele e de exu,ee gostaria de saber…
as pessouas de exu tem um genio difiçio
webert,
Pessoasde Exú não são geniosas e nem difíceis, muito pelo contrário são dóceis e inteligentes.
Axé.
Mukuiu.
Descobri ao certo quem são os meus orixas de fato.Em outros tópicos eu disse que eu era de Oxumare… Mas depois de muita luta,vi que sou de Obaluaiye Azonsu,Ogun Shoroque,Exu L’Onan.
Como você conseguiu ver tudo isso, Nemoares?
Axé.
estou muito triste com nossa seita pois fui jogada fora como um lixo no saco,poi s fui feiota em 12/09/81passei 15 anos nesta casa resolvi sai pois estava sendo humilhada e a 09 anos atras tive um mderrame hoje emdia as pessoas parece que nao me vem mais zeladores que vprocurei davam desculpas e acabavam nao fazendo nada para mim por isso estamos nossos irmaos para o igreja me ajude poi ja estou com 30 anows e a 15 nao consigo fazer vnaqda em ytermos de obrigaçoes que necessito muito e fazer um ebo do bom para eapantar a minha limitaçao
kolonfe a quem ler desculpe o lamentoassim se cintinuar nossa religiao vai acabar cada um so pensa em si nao na caridade que e a finalidade da religiao
ogum uuayresneta de afondso de oxala axe rio vermelho – bahia
Bom dia a todos,saudações.
Quero antes aki perguntar,quem foi para a lavagem do Bom Fim? Muito bom!
Minha querida Dayane, eu consegui ver após muitos jogos de búzio e com pessoas deferente,porque sempre todos me davam por filho de Oxossi,mas, apesar d’eu amar as mata e ser doente por arco-e-flecha eu sabia que não me pertencia oxossi no ori. E no meu último jogo foi definitivo para a confimação,e sem falar que tudo em mim confirma a presença desses orixas em mim. Eu só não sei porque não tem nenhum Orixá feminino,mas tenho grande proteção de Iansã Igbalé.
Axé a todos. E me ajudem a entender um pouco mais.
Não sei se é correto,se não for me perdoem,mas será que vocês poderiam colocar algum tópico sobre,Maria Navalha e Caboclo Eiru? São meu caboclo e minha Bagira,desde já agradeço.
Nemoraes, energias de Umbanda escolhem nomes e trabalham com eles por toda uma vida.
Procure entender e fazer um canal de comunicação entre voce e elas.
Não se apegue muito a nomes, o mais importante é vc saber que há uma proteção e que vc deve agradecer aos céus por ela. Ok.
Sobre ter somente energia masculina em seus caminhos é normal, não se preocupe, um dia vc entenderá o por que.
Ire o.
Saudações,Da Ilha. Sou de Umbanda e compreendo o que me falas. Não me apego a nomes,pois sei que o espirito é o mesmo,porem trabalha de forma espacifica. Bom,eu me comunico super bem,com minha entidades.Sempre quero aprender um pouco mais,e mesmo já sabendo eu faço como se não soubesse ou complico a história para aprender.
———————————————————————–
Agora vem outra pergunta.
Para confirmar as entidades da qual uma pessoas carrega, é necessário fazer e mais confiavel no jogo,certo?
Muitas das vezes consigo dizer todas entidades de alguem apenas olhando no olho ou simplesmente tocando em seus pés e passando a mão sobre o ar em volta delas,como e porque isso acontece? o que leva a isso? e isso tem nome?
Nemomares, isto é dom, guarde silencio sobre e siga sua vida.
Ire o.
Musalé eu sou mtaginarê ,sou de ogum tenho 5 anos de santo adoro minha religião, tenho uma duvida erdei uma casa de santo, do meu tio de odé mas meu pai de santo ,naum quer meda o direito para tocar, até que eu possa tomar o deka, mas ritual no qual eu fui feito que por, e o mesmo do meu tio,tomasse o direito de tocar com trez anos de santo mais ele naum quer meda eu sinto que devo caçar quem possa fazer isso . Axé agradeço desde agora.
Maurício,
Mais velho é sempre mais velho e você deveria respeitar tanto o que é certo dentro dos nossos costumes, como obedecer o que o seu zelador diz.
Só se abre casa quando se recebe a cuia e só recebe a cuia os egbomis, os mais velhos, aqueles que têm caminhos para recebê-la.
“O que é do homem, o bicho não come”. Respeite aquele que é sempre soberano: o tempo.
Axé.
Muito obrigado pelo conselho axé.
Manuela, por favor me ajude. Já pesquisei tudo sobre as qualidades de OGUM, Não encontrei nada que falasse sobre ogum alari, uns dizem que esse ogum não existe ou dão significação sem sentido, gostaria que vc com sua inteligência e sabedoria me esclarecesse por favor essa dúvida, ficarei muito agredecido. SÍLVIO
Silvio,
Também não conheço este Ogun alari. Podemos entender como Olóri, como chefe, comandante de tropas. Pode ser um nome iniciático.
Axé.
Olá, navegando pelo site, li algumas coisas interessantes e gostaria de saber um pouco mais se possível. Sou descendente do Opô Afonjá no Rio de Janeiro e sou iniciado a 12 anos de Exú (ijedé) com oxum, não procede a informação que em Ketu não se inicia Exú….
Marcelo ( Exú Niségun )
Marcelo são visões diferentes e entendimentos que os sacerdotes podem ter.
Na minha concepção Esù se inicia como um òrìsá igual aos demais.
Faço culto tradicional, porém, conheço gente de Candomblé Ketu inicado nos mistérios de Esù.
Ire o.
Fato pai, obrigado pela pronta resposta ( Da Ilha ), o que ainda não consigo compreender é porque que alguém de determinado orisá faz outro e fica órfão de pia oiu mãe viva! ( Maneira de falar…rsrs). Sou iniciado de exú e passo por isso sempre, alguém q me pegunta como fui feito dele? ou que eu não sou de um jeito “X”? ou que não pode? Como assim? A iniciação serve para que seu ori entre em sintonia e não que vc fique desmiolado por ai….exú é uma esfera e tal como ela vai para qualquer lado e isso inclui caminhos belos e prósperos e nem sempre de confusões e delitos… Sou iniciado a 12 anos e fujo um pouco a regra de algumas coisas que ouço mesmo…. Não bebo e não sou agressivo, sou ponderado…já ouvi de meus mais velhos: ” Uma pessoa bem iniciada de Exú não é alguém perdido ou violento, é uma pessoa contida!”
Exú é vida que segue! Meu pai é tudo de bom…outras coisas que ouço é sobre ” qualidades de exú ” na verdade temos caminhos, que são tb formas de acolher alguns cultos que não vieram para o Brasil e sim, abrilhantar o candomblé, mas no final das contas quem é de exú é de exú e pronto! Sei que fuji um pouco o assunto, mas tenho certeza que muitas pessoas que são iniciadas para exú gostariam de ler algo a respeito.
Muito Obrigado novamente
ola minha mãe (de sangue) é do Exu tiriri com Iansã eu só Oxossi com Iansã e vivemos brigando tipo sempre pode ser algo relacionado ao nossos Orixás ????
Guilherme,
Só através do jogo para saber se existe alguma influência negativa atrapalhando o relacionamento de vocês. Orixá não interfere entre mãe e filho.
Axé.
Marcelo a inicação lhe prepara para receber a energia de qualquer òrìsá, a sintonia, a conexão e etc.
Quem vai dar é vc.
Seu Orí é soberano e até mesmo Esù o respeita.
Não se engane, que uma vez inicado o òrìsá estará presente.
Rio que esquece a fonte, acaba secando.
Confie sempre, Esù vive e é o guardião do àse do universo.
Epááááá irunmalé.
gostaria de saber que tenho de fazer para ser aceito como filho do Exu Alafia
Lucas, aláafià, palavra muito usada por nós mas pertence aos muçulmanos, usamos rere para desiginar paz, calma.
Esù tem mais de 200 epítetos (nomes de louvor), ser aceito por Esù é ser aceito por todas as energias so Cosmos.
Leia sobre Iwá Pélè, clikando em minha foto e veja como ser aceito por Olodunmarè, nosso único Deus.
Ire o.
Gostei muito de alguns comentários.
Sou feito de Oxoguiã a 32 anos e fui iniciado também no culto a Ifá (por Cuba), onte me tornei Obaleriate, carga máximo alcançado de um santeiro.
Com relação a Orunmílá – Senhor do Destino ele nao esta ligado ao jogo de búzio e sim ao Opele Ifá e as Ikinis. Somente os Babalaôs, tem o direito de manipular somente o opele Ifá e os Ikinis. Os santeiros, é que manipulam o jogo de búzios. Gostaria que isto ficasse muito claro.
Iboru, Iboruboya, Ibosheshe!
Asé a todos..
Ona Iré
Ogunda Bara (meu signo em Ifá, dado por Orunmilá)
OBALERIATE N’ORUNMILA, OMO ODU OGUNDA BARA, OMO OXOGUIÃ
Mò Jùbá,
Aqui no Brasil as Iyás e Babalorixás manipulam o Mérìndilogun, pois é o método difundido e popular de interpretação oracular utilizado. Um dos fatores mais importantes do Mérìndilogun é que as interpretações são apresentadas diagnosticando os problemas expostos, e acima de tudo, indicando ou não a solução dos mesmos.
Quero deixar claro que o jogo de mérìndilogun não substitui as leituras feitas por Opélè-Ifá ou Opon-Ifá, até porque os métodos são diferentes,vale ressaltar que em África existem várias formas e métodos de adivinhação, sendo o Opèlè a mais divulgada.
O Mérìndilogun é também um jogo regido por Orunmilá, seus 16 búzios + 1 são os sígnos de Ifá, temos orô específico. É uma forma mais simples, porém, muito eficaz dentro do candomblé brasileiro e se relaciona com toda liturgia.
Olorún súre fún ò
Aboru, aboye, ibosise Awo.
Onan rere. Aláàfià mi.
Somos sabedores que um Awo não recebe mérìndílógún, não temos a cultura de formarmos somente Awo, quase todos são Oyè ou Olorìsá.
Portanto, todos, que tiverem direito, se valem do velho, surrado e eficiente cawri.
Quem será o Eleri Ipin que responderá no jogo de buzios?
Ki ba se o.
Òrúnmìlà Àjànà ifá olókun, ibà yin o!!!
Axé,
olá, boa tarde !
eu gostaria de saber se existe pomba gira orixa como existe elegbara …
já me disseram que por vezes pomba gira pode aparecer como orixa de frente de alguém mas que nunca se deve raspar porque a pessoa pode ficar louco.
tenho grande curiosidade a cerca do assunto.
não esquecendo de agradecer a ajuda que vocês deram a cerca das qualidades da oxum, ajudou-me a saber mais sobre a minha qualidade de orixá !
grande beijo para todos ! 🙂
Isis,
São duas energias completamente diferentes, pombagiras são espíritos de pessoas que já morreram que chamamos de egun e prestam caridade através de consultas, devem ser desenvolvidas e são orientadas a aprender a se comunicar com as pessoas, são arrumadas e se colocam no lugar delas respeitando os Orixás. Já os Orixás são energias que são representadas por vários elementos da natureza, forças sobrenaturais divinizadas.
Elegbara é o mesmo que Exú, é um Imolê da comunicação e intercâmbio, não confundir com lebara que o povo de umbanda se refere as suas pombagiras.
Axé
Fernando eu não me referia a esse tipo de pombo gira, mas sim a uma face feminina de exu orixá , percebe ?
existe ?
Isis,
Virou acontecimento comum em algumas casas de Candomblé dividir a energia de Exú em energia feminina e masculina. Exú não tem face feminina, assim como Oxun não tem face masculina, nem Oyá, nem Yemanjá…
Obviamente não se raspa “pombagira” como orixá de ninguém, pois seria raspar um egun?
Pesquise sobre Exú, Isis, e verás que todo esse assunto de “Exú-mulher” é uma pura deturpação, uma tentativa de levar o culto à pombagira pra dentro do ronkó.
Pombagira não aparece como orixá de ninguém, pombagira não é feita em ninguém.
Exú é o orixá da comunicação, do movimento, senhor dos caminhos, da procriação, o falo masculino é uma representação sua.
Axé.
isis,
Em agumas regiões na Nigéria, se assenta e se cultua o lado feminino de Exú, só não sei se dentro da liturgia se iniciam pessoas para este caminho de Exú. Pelas informações passadas pelos antigos, Exú contém os dois elementos: feminino e masculino em sua essência, então, embora seja representado pelo penís em seus assentamentos, sua energia é multipla.
Há também assentamentos que são vultoados com o órgão genital feminino, tal igual o penis, alguns se referem como a mulher de Exú ou a outra face de Exú.
Quando a criança nascia, a mais antiga da tribo ou parteira, guardava a placenta e o cordão umbilical para assentar o Exú daquele que nasceu, observe que são elementos femininos utilizados.
Exú é múltiplo representaivo, não importa o sexo, a soma de 1 é o infinito, uma dízima periódica.
Alguns axés iniciam pessoas para Exú, em outros não se inicia, porém, isso não quer dizer que a pessoa não seja de Exú, mais aí, é outra história.
Axé.
Mutumbá a todos!!!
Olá Marcelo De Exu!!!
Meu marido também é iniciado de Exu e concorda plenamente com voce.
Exu é muito mais do que falam. Não se resume Exú em suas açoes, ele é muito complexo para ser avaliado por uma ação unica.
Adupe!!
Jady,
Não só é Exú, mais todos os Orixás tem sua complexidade, pois todos se entrelaçam de forma ou de outra.
Exú em especial, tem uma liturgia diferenciada, pois o Orí do iniciante tem estar apropriado a sua energia, cria-se aí um paradígma. Os conceitos e fundamentos vigorarão eternamente e tem que ser bem entedida pelo zelador e seu axé, pois todo cuidado é pouco, não podemos esquecer que o filho que está se iniciando ou que vai se iniciar tem uma vida para viver.
A acomodação dessa energia no Orí é fundamental pois, por se tratar de uma energia ativa e em movimento constante, todo o Orô tem que ser precedido à gerencia da Iyá Ori e Babá Orí, o grande Imolê Exú se condensa na mais fina sintonia, proporcionando ao filho sua energia em estado harmônico.
Não é qualquer Zelador mesmo com conhecimento que pode tangenciar os parâmetros dessas energia, pois não basta saber iniciar uma pessoa para Exú, tem que saber e conhecer muito mais do Orixá Orí, pois equilibrar um azougue na ponta de um alfinete é para raros e poucos zeladores,
Axé.
Ago, bàbá.
Isso quer dizer que os zeladores que têm iniciado “o aspecto feminino de Exú” nos iniciados ultimamente têm aval pra isso?
Axé.
Dayane,
Não conheço zeladores que tenha iniciado Exú no aspecto feminino.
Oríkì fún Èsù
Èsù pèlé o, okanamaho, ayanrabata awo he oja oyinsese,
seguri alabaja, olofin apekayu, amonise gun mapo
Nko o
Èsù, ba nse ki imo
Èsù, keru o ba onimimi
Èsù, fun mi ofo ase mo pele Òrìsà
Èsù, alayiki a juba
Àse
Oríkì para Exú
Elogiado é o espírito do mensageiro divino
Mensageiro Divino, eu chamo a você por seus nomes de elogio
Mensageiro Divino guia minha cabeça para minha rota com destino
Mensageiro Divino, eu honro a sabedoria infinita
Mensageiro Divino, ache lugar onde submergir meus sofrimentos
Mensageiro Divino, dê força para minhas palavras de forma que evoque as forças da natureza fortemente
Mensageiro Divino, nós pagamos nossos cumprimentos dançando em círculo
Axé
Pois é, Fernando. Mas eles existem.
Axé.
Dayane,
Será o Imolê Exú mesmo? Ou mais um daqueles teatros manbenbes das caricaturas pobres de exageradas criaturas transvestidas destorcidamente de Exú?
Em algumas cidades africanas onde a milhares de anos atrás se cultuava Exú/Orixá, hoje em dia, fazem das caricaturas de Exú um meio de vida, os camelôs de Exú, mais parecem aqueles bobos da corte que distraiam os convidados do Rei, sempre com brincadeiras e deboches que movimentam paralelamente um comércio de de fetiches de Exú, sem dúvida um meio de vida.
Àse Esù yóò bá o gbé làyè!
Dayne, já viu algum exú no aspecto feminino ser raspado?
já assistiu a alguma saida desse gênero ?
eu vi um video no youtube a tempos de uma saida que parecia ser o “aspecto feminino de exu”, eu deduzi que era orixá porque estava vestida toda de vermelho levava um adé e dava ilá mas completamente diferente da gargalhada de pombagira mas pareceu-me o som de uma gargalhada, dava jicá e tinha comportamento de orixá, estavam cantando para pombagira e de facto parecia uma pombagira só que com postura de orixá.
eu achei o caso intrigante, até pensei que poderia ser uma iansã com pombagira ( não sei se existe mas já ouvi falar ), mas cantavam para pombagira isso é o que mais me intriga.
youtube.com/watch?v=VUSp-n6N07A
vejam o video, é esse .
digam alguma coisa !
isis,
É pombagira mesmo!
rsrsrs
então não é um nkisse ?
Boa Tarde Baba Fernando, Baba Da Ilha.. e a Todos do blog… bom tenho observando essa questão que ta em debate sobre se existiria o oposto do Òrìsá Èsú.. ou seja o Feminino… Olha na minha humilde Opinião se me cabe colocar aqui..eu acho que não….pq alen de ser o principio da Fertilidade que e Èsú que é o respnsavel pela Reprodução.. o poder Genitor masculino e a Viriliadde o Ògò que ele traz consigo.. e o poder genitor feminino tambem que ele adquiri o dominio.. por tanto não vejo a questão de haver outra Dinvidade alem que dividi com Èsú essa tarefa… Quanto ao termo Ungira, Vangira que provem do termo N’Zila seria um Inkisi da Nação Angola na qual difere muito do Culto Yòrùbá ai é uma outra História outra Tribo… quanto ao Video postado acho que é uma confusão completa Desculpe é coisa de Doido mas cada um cada um !!! uma mistura toda de Umbanda com Angola coisa que não existe Desculpe… Abração a Todos !!! Àsé ooo !!!
Obs: Bàbà Fernando ouvi a muuito tempo me desculpe não relatar.. que existiria sim um lado Feminino da Dinvidade Èsú sim.. e é Descendencia do Àsé Òsúmaré !!!
Àjàgùnná Sùrè Fùn wóóó !!!
Fernando e Isis.
Saber que existe os que cultuam as “Legbas” como “Exú-mulher” dentro do ronkó, eu sei. Ver uma vestida numa festa de orixá, eu também vi. Sei, inclusive, dela como juntó de orixá (e como eu sempre digo que certas coisas sobram pra mamãe, Fernando, o colocaram a “legba” como juntó de Oyá). Só que achar tudo aquilo normal, eu não achei e ainda não acho. Pra mim, essa nova mania é uma caricatura muito mal feita de tentar colocar a pombagira num meio que não é desse tipo de energia, onde a “entidade” nem se comporta com a proeminência de um orixá e nem com os leves sedutores trejeitos das nossas belas donas e ainda segue o barulho do adjá.
Enfim, no meu caso afirmo de forma direta por opinião própria: “Narciso acha feio o que não é espelho”.
Axé.
Gente o que é isso? esse vídeo que foi postado e ele foi muito acessado. O que é estão vestindo pomba-gira de orixá o que é isso uma tentativa forçado de doutrina-las a ponto de serem orixás? me digam algo mas cada qual com seu cada qual como se diz cada macaco no seu galho.
Outra coisa pomba-gira sendo guiada por adjá estão querendo mesmo coloca-la como orixá mas será que perguntaram a ela se ela quer isso? tenho certeza que ela irá responder que não pois tem as entidades que conheço respeitam demais os orixás inclusive sei de algins como Boiadeiro que foi ininciado pra santo em vida e hj respeita demais orixá e quem tem orixá e entidade elas nunca passam a frente do dono da cabeça que é o orixá!!!
Sabe… Estou num dilema total!
Sou cambone de uma casa de umbanda.
E gostaria de ter algumas explicações, na verdade uma em precisão.
Você deve estar se perguntando: Mas cadê o Pai de santo dessa casa? ou mesmo dessa pessoa.
É que sou meio órfã, sabe?! Acho que até está se tornando meio normal hj em dia, nesse nosso Brasil.
É o seguinte, é que estou com um “guia”, um “médium”, não sei o que ou quem tendo controvérsias dentro da casa, com informações e ainda batendo de frente comigo, o pior: eu sou a cambone dele já tem 3 anos!
E isso está me deixando perturbada. Já tem 1 mês o primeiro ocorrido, e agora na última gira ficou me mandando indiretas, como um ser estranho, que eu nunca conversei… Muito estranho, estou me sentindo intrusa e parece que eu estou errando. Sinceramente não sei o que fazer.
E o que eu queria de vcs, é uma ajuda pra esclarecer isso, qual a dica ou conselho que vcs poderiam dar pra mim?
E este guia, pra completar a descriminação, é um exu muito querido por mim e pela minha família!!!
Gisele, energia, seja ela qual for não manda indireta.
A conversa é olho no olho e sempre no intuito de ajudar o ser humano.
Vc deve conversar com este ‘espirito’ e acertar o passo com ele.
Caso não dê jeito.
Acho que cabe uma conversa entre vc o ‘espirito’ e o zelador desta casa.
Não tenha medo da verdade.
Ire o.
Bom dia….
Gostaria da ajuda de vocês conheço pouco da Umbanda e gostaria de saber sobre o Exu Barabo, a historia dele , a alimentão que possamos oferecer, pq qdo pesquiso na internet só acho sobre o Exu Marabo…desde ja meu muito obrigado
Viviane,
Exú Igbárábò ou bárabò: acompanha Yemanjá, Xangô, etc, é um Exú-Imolê de culto Ketu/nagô. Gosta de galos, Padê, otim, e tudo que é quente.
Axé.
OLÁ, GOSTARIA DE SABER ALGO SOBRE EXU ABô
Paulo,
Não conheço esse Exú, aguarde para ver se algum leitor conheça e possa lhe responder.
Axe´.
Olá, gostaria de saber sobre um exú chamado LALU ! Por que este exú trabalha com a minha irmã e me falaram que ele era chamado de lalu na umbanda, e que no candomblé seu LALU se chama por um outro nome que era seu lúcifer, no candomblé, eu acho que ñ é eu acho que seu lúcifer e um outro exú por favor me tire esta duvida muito obrigado!!!! aguardo resposta.
Erica dentro da Umbanda as energias das ruas são chamadas de diversos nomes e se mostram com os nomes mais diferentes possiveis.
Dentro do Culto Tradicional Laalu é um epíteto de Esù, onde o reverenciamos como o senhor do espaço de fora, o dono da parte externa de uma casa, bairro ou cidade.
Existe povo de rua que vem com este nome, mas um não tem nada a ver com o outro.
São energias muito diferentes.
Òrìsá e povo das ruas não são a mesma ‘entidade’.
E este outro que vc sitou eu não conheço e nunca soube nada a respeito sobre.
Ire o.
Érica,
No candomblé Ketu/Nagô, Exú Lalú é um Imolê cultuado como um Orixá, nada tem a ver com alguma entidade da Umbanda. A prpósito, Lúcifer é apenas um pseudônimo utilizado por certas entidades.
Axé.
Olá,gostaria de saber se o senhor poderia tentar decifra um sonho, pois não sei se é minha pombagira me cobrando algo de mim,Foi assim.Eu esta em uma rua, e nesta rua era um chão de barro,ai vinha uma mulher e falava assim para mim vou trazer o que eu estou te devendo, ai ela veio com uns 3 boi enormes e 4 bode mas eles eram grandes e muito bonito,,, sendo que quando esta moça chegava, eu virava com a mulambo e parecia que a mulambo estava me cobrando alguma coisa, ai depois todo mundo virava com as entidades delas. Ai estava tendo um churrasco,e este lugar esta muito cheio parecia ser uma festa para o assentamento de mulambo.por favor este sonho tem alguma coisa de mas. obrigada
Erica, se eu fosse vc faria um jogo.
Me parece que tem coroço no angú.
Ire o.
Ola fui indicado para vim nesse site que so tem pessoas-pai de santo de muita sabedoria..PRAZER!
queria saber se esta certo, essa noite sonhei com um chacina aqui onde eu moro matança de moradpres os poliias entrava atirando esse ano ja e a quarta4 vez qu eu sonho…… tenho medo de isso acontecer ate pq aki e uma comunidade não pacificada mais muito calma comparando as que passam na tv…. aki nem passa n tv.. mais enfim, tenho fe nos meus satos que d de ruim antecera…….. ate pq tem o pq de els fazerem isso, maissss queria tirar essa minha duvida sobre sonhos…………..
Açexandre, nosso cerebro guardas nossas enfirmações, medos e outras coisas mais, que se projetam como sonhos.
Como os sonhos podem ser avisos também.
Se vc tem vontade de saber o que eles representam, faça um jogo e se informe com a divindades, ok.
Ire o.
Olá,gostaria que o senhor me ajudasse sou de uma casa de umbanda, vai fazer um ano que eu estou nesta casa, e nuca fiz nada para os meu santo, só que quando chego lá no barracão eu fico bem! Em quanto não chega ninguém para se consultar com a mãe de santo, no ultimo dia que eu estive lá eu avisei a mãe de santo que a casa iria encher e neste dia foram umas 30 pessoa para se consultar, só que eu passei muito mau + muito mau mesmo minha pombo-gira veio eu melhorei mas passou algumas hora e eu comecei passa mau de de novo sendo quando tudo mundo foi embora eu continuei passando mau, ai veio uma entidade que eu nem sabia que eu tinha, veio a nana depois que ela veio, ai !!! eu melhorei total mente, mas isso pode acontecer vim uma entidade que eu nem sabia que eu tinha, o senhor pode me explicar por que ela veio. e se eu tenho ela obrigado.
BOA TARDE!! SOU FILHA DE ESÚ MAS COMO NÃO SE FAZEM FILHAS DE ESÚ NÃO DOU FEITA,MAS TEM UMA QUALIDADE DE ESÚ ORIXA QUE É FEMININA E QUAL SERIA ESSA QUALIDADE?DESDE JA AGRADEÇO
Kinha,
Você deve fazer esta pergunta diretamente a sua zeladora, pois é ela que te conhece bem.
Axé.
Mônica,
Existem filhas e filhos de Exú, no meu axé não raspam seus filhos de Exú, porém, Exú recebe tudo que tem direito como um Orixá. Em outros axés, raspam filhos de Exú em homens e não em mulheres.
Existe o feminino de Exú, vamos chamar de Exú femea em algumas cidades e aldeias africanas é assentado e quem cuida dizem que é iniciada para Exú femea e tem o posto de Iyá Oluponan.
Axé.
Esù Alá, poderiam me dizer algo a respeito?
Grato
Willy, talvez seja mais um epíteto de Esù.
Alá é a luz, aquilo de emana de Obatalá, pode ser dada a conotação de cobrir, proteger, cuidar, tomar conta do espaço delimitado ou não.
O que temos que saber que Esù é Esù e ponto final.
A grande figura do universo, primordial em todos os aspectos, seja ele, pessoal, espiritual e quântico.
Ire o.
Motumbá
Agradeço muito.
minha pergunta se deve justamente por eu ter pensado mais ou menos o mesmo, mas quando me falaram a respeito disseram q é o único que usa uma lança como ferramenta, ao invés do tridente (deveria ter citado isso antes).
Asè
Bom dia,queria saber mais sobre o meu orixa que na verdade vem como qualidade Xapanan,mais naverdade Omolu é Xapanan.Peço esclarecimentos sobre isso.
Valdir, esta palavra ou epíteto nós não pronunciamos pois, estaremos invocando uma das piores faces deste Irunmalè.
Sobre Qualidades ver post sobre qualidades de omolú, Baba Fernando revisou e arrumou o texto.
Ire o.
eu foi em um barracao e vi o zelador pergunta pra uma pomba gira que orixa tinha a trazido naum entendi muito bem isso……..
sabrina,
Também não entendi, Pombagira não trás nome de orixá…estranho.
Axé.
Sabrina,fernando..também não entendi pois o nome ela trás,mas o orixa que a trouxe não…bom possa ser que era uma coisa ruim desfarsada de pombogira,pois o pai de santo estava a testando..
Axé,a todos
Olá, gostaria de saber citem pombo-gira que ñ a seita sangue? pois a minha pombo=gira falou que ela não a seita matança isso é normal ?por favor me tire esta duvida.obrigado aguardo retorno
Erica sendo uma energia chamada egun, espirito que viveu e morreu, ele tem as suas maneiras de trablhar.
Se ela diz que não quer, pode ser confirmado pelo jogo e vida que segue. Sem problemas.
Ire o.
Tomege, tirai minha dúvida por gentileza.
Exú Orixá no Ketu, por exemplo, só pode ser feito em cabeça de homem, ou há alguma qualidade que pode possuir na cabeça de filhas de santo?
Outra pergunta relevante. Em angola, Vangira é o feminino de Inkisse pambu Njila? A primeira pergunta tb vai levando em consideração nação angola. O inkisse pambu njila faz-se só em cabeça de homem e vangira em cabeça de mulher?
Tirai-me estas dúvidas por favor.
Outra questão. Em Ketu, é correto cantar para o santo dançar no salão além das cantigas Yorubanas, as cantigas “Singonge Gangaio, Pambu njila ae, Njira apavenã, Bioli, bioli, Tenda, tenda pambu njila tenda io, etc, porque é ijexá?
Ijexá (ritmo) para Oxalá, Exú, Logun Edé pode ser cantado em qualquer nação para osanto dançar?
Outra confusão em minha mente, quando se fala em nagô, digo povo nagô, pode-se considerar nação angola como proveniente também dos povos nagôs?
Desculpe tantas perguntas, mas, sua sapiencia pode me clarificar a idéia.
Andre,
Na África em algumas cidades onde se cultua Exú, ele é iniciado tanto em cabeças de homens como na de mulheres, aqui no Brasil só conheço um caso de uma mulher iyawo de Exú a muitos anos atrás.
Quanto as outras perguntas sobre a nação Angola, faça diretamente dentro dos posts do Euandilú, clicando na foto dele,é muito mais abalizado para lhe responder. Tomeje não está mais no blog.
Axé.
Obrigado Pai Fernando. Axé.
boa tarde, gostaria de saber se existe esse bara baralafunde, sou de oxaguia e oxum, segundo o pai de santo e o bara de guia.
axé
boa tarde , gostaria de saber sobre a qualidade de oxaguia ibitiode seus caminhos e seus fundamentos. um dos fundamentos dessa qualidades sera graos torrados dentro de uma cabaça verde , oguia carregaria dançando pelo barracao?
Ana,
Esse não é o Bára que acompanha Osogiyan, é simplesmente um nome composto pelo seu zelador. Muitos assim o fazem como uma espécire de batismo ao Bára.
Axé.
Ana,
Não conheço e sinceramente isto é uma palavra composta e não uma qualidade de Osogiyan. Todo Osogiyan é um Ajagúna por essência, o grande guereiro da Paz.
Axé.
ola gostaria de saber se no candoblé ketu ten rodas para exus e pobagiras ou se so ten para orixas
Matheus,
Algumas casas de Candomblé fazem sim o culto destas entidades de forma separada do culto aos orixás.
Axé.
muito obrigado pela a resposta gostaria de saber so mas uma coizinha se o seu 7 facadas ele e da linhagem de Ze malandros ou nao? obrigado
Axe
por favor me ajudem ai obrigado
Axe
gostaria de informações sobre o bara kesan , não sei nada dele, onde posso pesquisar para me informar
Paula a expressão Bará é uma elisão de Oba ará = Rei do corpo, uma alusão a termos uma particula da energia de Èsú dentro de nosso corpo, tudo no universo que tem uma forma de consciencia, tem esta particula, portanto quando nos referimos Èsú não usamos erronêamente o termo Bará, usamos apenas Èsú.
Èsú Akesan é somente um epiteto a mais de Èsú, nome de louvor muito usado na cidade de Òyó, quando na verdade encontramos mais de 200 nomes de louvor a este òrìsá soemnte no continente africano.
Todo Èsú tem seu assentamento na pedra Yangi, sendo que a energia de Òdàrà é assentada em outro tipo de pedra colhida em local especifico.
Não se prenda a este detalhe, Èsú é a força animica do mundo, o guardião e policial do universo, detentor do àse de Òlódúmarè e mensageiro de todos os nossos recados ao Deus supremo. Tenha esta visão de Èsú e vc terá uma forma mais fácil de entender esta energia que está muito acima de charutos e cachaça.
Ire o.
ADOREI A EXPLICAÇÃO, MAIS ME EXPLICA MAIS SOBRE EXU AKESAN POIS APARECE LA EM CIMA DA LISTA
por favor me auxilia o que o bara malabo que vem pelos caminhos de xango e yemanja come, bebe e como devo tratar dele, o que este bara significa na vida de uma pessoa , aonde devo encontrar mais coisas dele , forma de assentamento e outras coisas
Paula,
Bárabo como todo Exú gosta de padê e galos. Somente numa boa casa você pode aprender os rituais de Exú.
Axé.
GOSTARIA DE SABER QUAIS O CAMINHOS DO BARA ODARA, COMO E SEU ASSENTAMENTO, AONDE POSSO ESTUDAR MAIS SOBRE ESTE BARA, QUAIS OS SANTOS QUE REGE ?
Paula Èsú Òdàrà e a encarnação do filho mitico de Òsún, este imolè encarnado pelo Odù Òsétúrá, tem forma diferenciada no que tange ao seu Igbà, enquanto Èsú tem sua energia catalizada em uma pedra chamada laterita (Yangi), Òdàrà o entregador dos ebo a Òlódúmarè, nada faz sem a autorização de seu Odú, reconhecido como a chave do Universo, o detentor e propagador da verdade que provem da “Fonte”.
Ose’turá
Ose’turá pergunta o que é “a verdade”?
Eu pergunto o que é a verdade?
Òrúnmìlá diz que a verdade é o Senhor do òrun, que guia o mundo corretamente.
Ose’turá pergunta o que é “a verdade?”
Eu pergunto o que é a verdade?
Òrúnmìlá diz que a verdade é o Invisível orientar o mundo no caminho certo.
A sabedoria que Òlódúmarè usa, é uma grande sabedoria, a sabedoria abundante.
Ose’turá pergunta o que é “verdade”?
Eu pergunto o que é a verdade?
Òrúnmìlá diz que a verdade é a natureza de Òlódúmarè.
A verdade é a palavra que não pode cair.
Àse.
Quanto ao seu assentamento nem sob tortura eu falo, rs.
Èsú não rege òrìsá e nem é regido por eles.
Uma observação, Bara não é desiginação de Èsú, Bara é uma elisão de Òba ará = Rei do corpo. Que nos remete a ideia da energia de Èsú que anima e nos dá movimento.
Pesquise sobre Òsétúrá, vc vai se surpreender com a história de Òdàrà, Òbatàlá, Òrúnmìlá, Òsún e os 16 Odú maiores.
Ire o Obinrìn
ola!! Duvida: devemos entender os multiplos de Exu ou os Exu que acompanha os orixas, como suas qualidades.. ou anbos? axé!!
olaa.. acho que nao me fiz entender com a pergunta..a duvida é: se as qualidades do orixa esu sao os seus multiplos ( nome de louvaçao) os suas qualidades sao os que acompanham os orixas! axe.
Ola Boa Noite , na verdade eu queria saber se estou fazendo o correto, como me disseram que sou de oxum e assim eu aceitei desde que eu viro com ela (Angola) e tenho imenso Amor por minha Mae, e tenho cuidado de Maria Padilha que é Pra Mim uma 2 Mãe, deixo enfatizado que hoje eu nao frequento nenhum barracao , tenho 46 anos e desde dos 13 eu sempre frequentei e dei um Obi pra oxum em 1984 delá pra cá , eu me afastei por ver muitas coisas que nao me agradou, tenho um Amor enorme pelos meus orixás , não sao assentados, Cuido de Padilha com varios tipos de Pades , padê com dende pade com mel e etc.. nunca cortei uma galinha por temer estar fazendo errado, uma vez que sou abian, mas sempre tive otimos resultados e meus clientes tambem! de oxum eu faço omolkum ovos cozidos feijao fradinho azeite doce e camarao seco enfeito com kindim ou fio de ovos, pra Yansã faço o acarajé . pra yemonjá faço manjar com leite e lei de côco ou arroz doce , tenho um Keke com ogun xoroke e faço sempre umpaliteiro com inhame assado e espeto marios, Obs. isso eu faço da minha mente pois nao me atrevo a fazer o que nao sei ou o que nao posso, O que na verdade eu gostaria e saber de como oferecer mas pra esses Orixas que tanto Amo e cuido, ou seja tem como passar mas tipos de oferendas pra esses orixas ???? pois na internet é dificil saber se é certo! pois nem todos os sites sao Confiaveis como o de voces, Parabens a todos com humildade peço Kolofé , mutumbá, mukuwiu, e axé a todos att. Abel da Oxum!
Abel, fazer comida de òrìsá é um ato sagrado, deve ser feito por pessoas inicadas ou com supervisão de alguém. Não creio que vc esteja agindo de forma errada, mas com certeza não acho correto.
Umuluku não tem fios de ovos e nem quindim, o numero de ovos tem um fundamento. O Àkàrà, tem muito misterio e perigos, desde o seu preparo a fritua final.
O Odu Ìkà’Òfún nos diz que não devemos megulhar em um rio se não sabemos nadar.
Não se aventure dentro do culto de òrìsá se vc não é inicado nos mistérios, isto é apenas um conselho, pois existem tabús e devemos respeitá-los e vc está quebrando um tabú, indo contra uma das leis de Òlódúmarè.
Pense a respeito, se vc quer continuar com seu trabalho, se inicie, crie alicerse para poder erguer uma casa.
Não digo isto apenas pelos seus consulentes, digo por vc, por sua vida e pela harminia de seu Orí.
O mundo invisivel não tem nada de concreto, lidamos com energia, ela pode ser boa ou ruim, depende de como nos comportamos para estar em contato com uma das duas.
Ire o.
Creio que voce nao entendeu, nao sou Zelador , mas tambem não sou betò, pois como ja disse eu fiz um bori e obi, percebo que em Umbanda ninguem rapa e noentanto fazem cortes e etc… na verdade eu só perguntei com humildade se tens algumas outras oferendas pra esses orixas, pois OMOLOKUN de oxum , fazemos com 5 ou com 8 ovos pois com 5 ovos seria indo pelos caminhos de osê odun que responde oxum e 8 eji onile, porem , soube eu que adoranar com kindin ou fios de ovos seria comum uma vez que oxum só come com doce , nao estou debatendo simplesmente nao fui respondido, exatamente como esperava , Outra coisa Joaozinho da Goumeia , iniciou com o caboclo Pedra Preta e nnao era Raspado, fez Raiz na angola e teve seu nome respeito agiria ele errado? Desculpe mas uma vez , e volto a perguntar , só pode colocar comida de orixá aquelas que sao de origens? pois assim sendo eu nao entendo como orixá sendo energia e força tem que ter regras pra comer ou pra ser presenteado, Agô.
Abel, nosso culto tem Leis Sagradas se vc não é egberi e acha que está agindo correto, eu respeito sua soberania.
Vou lhe ajudar, Obi ou Bori, não credencia ninguém dentro do culto. Bori é alimento ao Orí e nada mais.
Não é adentrar nos mistérios do culto, esta é a verdade.
Não lhe fiz criticas, apenas lhe dei uma orientação, porém, vc acha que estou menosprezando seus conhecimentos.
O problema é que as pessoas acham que fazer ‘uma simples’ comida não tem problema.
Achar que o numero de ovos está ligado a Òsé ou a Ogbè méjì está completamente enganada e mais, o que Ogbè tem haver com Òsún.
O Umuluku tem um propósito especifico, não apenas uma comida e s faz com e sem ovos, com 5, com 3 ou número que for, isto é determinado pelo oráculo e não é regido pelo nosso pouco ou muito conhecimento.
Não podemos ser empiricos. Pesquise o Odu Ìkà’fun.
Se vc trabalha dentro da Umbanda, esqueça Odù e as influencias do culto de òrìsá.
Òsún recebe de ótimo agrado todas as frutas que sejam amarelas, amareladas e as vermelhas.
Quanto ao Joazinho da Goméia eu não falo de quem não está entre nós, só lhe digo uma coisa, referencia é uma coisa muito seria.
Junte o que lhe dei com o que vc tem e transforme em conhecimento.
Quero o seu bem creia nisso.
Erinlè ki nba se o.
Ire o.
Ogue a minha visão não consegue enxergar qualidade em Èsú.
Eu costumo dizer, qual energia de Èsú vc quer invocar, mesmo Òdàrà que se diferencia muito dentro deste Universo, não vai deixar de ser Èsú e não vai se limitar a ser o responsavel pelos ebó ofertados.
Òrìsá é muito mais que uma simples qualidade. Trate-o como Èsú e vc estará corretisimo em sua atitude.
Ire o.
Kerido Da Ilha, no fim das suas palavras escritas em yorubá entendi pois como vc mesmo falou conhecimento nao ocupa espaço! notei que há uma falta de entendimento ou divergencia de informaçoes, tudo bem, cada um segue os seus passou né mesmo? Vamos lá meu Pai, Se vc poder me enviar uns outros tipos de oferendas pra ogun xoroke e oxum e de yansã fico-lhe grato , e mas , gostaria de saber Qual é o meu bara só isso no mas , Agradeço por tudo e te peço Agô de Benãn , se se ofendeu comigo, Obs. conheço mils (pai de santo) e sou Amigo de muitos mas sinceramente nao daria o mei ori pra nenhum deles quais conheço! e tens mas a cada casa que vou uns me dao oxum Qual tenho imenso Amor, outros me dao Logun edé , e por ai vai, como oxum já respondeu em meu Ori nao tenho duvidas que sou de Oxum! Aproveitando o ensejo por vossa Paciencia Dignidade Clareça e Grau Espiritual , pergunto ….. O senhor é do Rj? se for mande pelo meu email e irei fazer um jogo com o Senhor! Abraços e Que Oxalá nos Abençoe Axé!
Abel, estaremos fazendo contatos.
Ire o.
Gostaria receber uma ppostila ou alguma materila sobre esse orixá, meu e-mail é galojet@hotmil.com.
OLÁ SOU ABIAN E GOSTARIA E TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EXU LANGÌRÍ SOU DE AJAGUNÃ E ESTOU MUITO CURIOSO SOBRE O CANDOMBLÉ… JA ESTOU QUASE MATANDO MEU PAI DE TANTO FAZER PERGUNTAS! KKKK ESPERO RESPOSTA, OBRIGADO!!
alguém ai ja ouviu falar sobre a qualidade ebebereketé (não sei se a grafia está correta)
Edmilson,
Este exú acompanha alguns caminhos de Oxaguian Ajagúna, espero que um dia quando fores se iniciar e este for o Exú de seus caminhos, seu zelador possa lhe advertir sobre os preceitos desse grande Orixá, pois para um abiyan ainda é muito cedo.
Axé.
Fomo,
Nunca ouvi falar e não é qualidade, na verdade essa palavra se aproxima muito de uma cantiga de Oxalá:
Em português: O pereketé, o pereketé babá…
Em Yorubá: Ó pèré Kété ó pèré kété bàbá´…
Axé.
Obrigado e muito AXé!!!!!!
Sou de Exu mas ainda não tenho obrigação dada, sou de uma qualidade que eu nunca ouvi falar, tenho feito muitas pesquizas , mas mesmo assim não achei
Tenho muita confiança em minha zeladora , munca desconfiaria dela , isso não é o caso de desconfiança e sim de quer ter mais conhecimento
Eu sou de Mojunotunã caso alguem conheça me esplique por favor
Muito Obrigado
Axé
Adriano,
No candomblé Ketu/nagô, partimos do princípio que qualidade de Orixá só é vista e confirmada quando a pessoa está entrando para a iniciação. Dias antes da iniciação o zelador através do jogo, na montagem do igbá, irá confirmar através do Obí o caminho do orixá da pessoa. Portanto, se você é de Exú, essa certeza que é o mais importante, como também aqueles Orixás que acompanham o enredo de Exú.
Axé.
Obrigado, por ter se preocupado , mas oque eu quero saber mesmo , é se alguem conhece o ( Exu Mojunotunâ)
Adriano,
Eu, particularmente, nunca ouvi falar.
Axé.
sou de oxalufa frequentava mas nao sei meu exu de frente meu juntoo é yemanja gostaria de uma reswposta
jose,
Pessoas de Oxalá dentro da nação ketu não tem Exú de frente, poderá ter o Orixá Exú assentado que aconpanhará Oxalá. O nome deste exú será visto no jogo quando este for assentado.
Axé.
Motumbá…
Gostaria de saber como faço para cuidar de um exú Baralokó…se alguém puder me responder, fico agradecida…
Regina,
De quem é esse exú? A pessoa está viva? Você é inicida?
Ola sou de Oxalá, gostaria que me contasse mais por itan ou qualquer outra forma porque filho de Oxalá não tem Exú de frente e o que nos torna diferente pelo fato de ter lo acompanhando… Amo Exu e quero enriquecer mais sobre este tema meu pai esta viajando e não posso pergunta lo sobre isso agora agradeço a compreensão. Obrigado
Edmilson,
No candomblé de uma forma geral, ninguém tem Exú de frente, Exú é o guardião da comunicação, visto até como um Orixá, ele acompanha o Orixá e será assentado por conta da iniciação.
Não confundir com os exús de umbanda ( tranca-rua, mulambo, padilha, 7 encruzilhadas, etc, etc, etc, etc) que na verdade são eguns, espíritos de pessoas que morreram e estão ainda entre nós para fazer caridades, alcançar uma luz para seguir seu destino.
Axé.
Olá,
Primeiramente quero parabénizalos pelo maravilhoso blog!
Adorei tudo que tenho lido e aprendido graças a vcs!!!
Continuem sempre assim…!
#Um grande abraço para tds que regem essa maravilhosa pagina!
Baba Fernando e Da Ilha.
Agô. O orixá de cabeça é Exú, mas a iniciação será pra Ogum, porque na minha casa não inicia filho pra Exú. O juntó tem por obrigação ser Iansã, ou poder ser Oxum ou Iemanjá?
Att.
Renato,
No meu axé também se configura esse entendimento sobre Exú, porém, isso não quer dizer que a pessoa não seja de Exú, muito pelo contrário, Exú ganha tudo e consede para Ogun a sacralização. Quanto ao juntó, isso pode variar, é evidente que Oyá está sempre presente.
Obs: Tem casas que iniciam pessoas para Exú por entender que podem iniciar e também, segundo eles, por conhecer os fundamentos para desta liturgia.
Axé.
Obrigado Baba. Porque eu ouvi que o juntó tem por obrigatoriedade ser Iansã, mas não saiu assim no jogo. Quanto a Iansã estar presente, sem problemas, mas o juntó de um filho de Exú ser fixo, sempre Iansã, seria como uma receita, vejo assim.
Axé.
luiz..
Ola gostaria de saber , quais são as qualidades de Bara que acompanham SAngo Baru.
Luiz augusto,
No posta acima tem alguns que acompanham Xangô, inclusive Barú.
Axé.
Fernando D`Osogiyan.. desculpa mais encontrei não… desde obrigado fico no aguardo…
Luis Augusto,
Bára Inã, Akésan, Igbárabò, etc., são alguns Exús que podem acompanhar Xangô, caberá ao seu zelador jogar e ver qual deles acompanha Barú.
Axé
Baba Fernando, mutumbá.
Ser de Exu, mesmo iniciando para Ogum, com Oxum Apará de juntó, é uma combinação possível?
Obrigado.
Axé.
Renato,
Óbviamente que é um enredo perfeito e muito sério.
Axé.
Axé Baba Fernando…Obrigado!!!
Babá Fernando muito obrigado pela duvida esclarecida..
mukuiu meu nome é amojubanam,sou feito em gege mais ainda não sei a qualidade do meu santo,sou filho de exu orixá,eu queria saber mais,obrigado
rodrigo,
Infelizmente não podemos ajudá-lo, essas informações você conseguirá somente com seu zelador. Apenas para lhe esclarecer, a benção de Jeje é kolofé e não mukuiú que é de Angola. Exú Orixá é culto da nação Ketu/nagô. Converse com seu zelador e entenda a nação que você pertence e as formas básicas de sua língua, será de grande valia para você.
Axé.
motunba a todos baba gostaria de pedir ao senhores se vcs tem alguma informação sobre Bara alaketu
deodeinte,
Bára Alakétu é o Exú da Nação Ketú, por isso muito ligado e acompanha Oxóssi.
Axé.
Olá boa noite sou abian de candomblé keto , gostaria de obter mais informações se possível sobre Exu Ònan, saudação, oriki, ebó, itam etc. Ficaria muito grato de ter estas informações da fonte que são vocês. Creio que seria justo e bom poder cultuar Exu desta qualidade pois sei que para tratar Exu basta o ebó que ja faço quando quero agradá lo, porém quero aprender esta forma etc…
Edmilson,
Este tipo de aprendizado você obtém na sua casa de axé se tiver com tempo e merecimento para recebê-lo.
Axé.
Edmilsom,
Exú Onan, O Senhor dos caminhos, Laroye!Oriki de Exu
“Eke a pá eleké
Odalê a pá Odalê
Oun ti a ba se nisalé ilé
Oju Olodumare ni to
Difa fun Amokum se alê
To ni oba aye ko ri oun
Bi oba aye ko ri o nko
Oju Olodumare n’uo ô.”
Tradução
Mentira matará o mentiroso
Traição matará o traidor
Tudo o que você faz em um lugar escondido
Todo poderoso Olodumare está observando
Estas sãos as declarações de Ifá para
Ele é quem usa a roupa da escuridão para roubar
E ele diz que ninguém toma conhecimento
Se os reis mundialmente não o vissem
Todo poderoso Olodumare está olhando para você.
Nós do Terreiro de Òsùmàrè, afirmamos de forma contundente, que na religião dos Òrìsàs não há a figura do “diabo” ou algo que assemelhe-se a isso. É erroneamente participado à sociedade, que a Divindade Èsù do Candom
blé seria uma espécie de diabo dos cultos de matriz Africana, praticados no Brasil. Essa associação, nada mais é, que uma busca incessante de pessoas intolerantes em difamar inflamadoramente a religião dos Òrìsàs. Ratificamos que no Candomblé, nossos Deuses são, representações das forças da natureza, como ventos, raios, lagoas, oceanos, rios, terra, folhas, pedras etc.
Èsù é filho de Lápetekú e Olómo Òsánsán, Èsù é a Divindade do dinamismo, podemos afirmar, ainda que, Èsù é a grande Deidade da comunicação, ele é considerado o grande mensageiro dos Òrìsàs e, por esse motivo recebeu o título de Òjísé (o Mensageiro). Èsù está sempre nas entradas dos Ilé Òrìsà (casa de Òrìsà). Na África, é comum ver assentamentos de Èsù na entrada de mercados e comércios. Èsù carrega em suas mãos um porrete chamado Ogò, o qual utiliza como uma espécie de “meio de transporte” para locomover-se entre grandes distâncias, quase que instantaneamente, e para solicitar objetos de outros lugares.
Èsù é representado pelo Iyangi (pedra laterita), Ogò (porrete), Ikoto (rumina decollata) e oko (pênis), mostrando-nos sua importância em relação a vida sexual das pessoas. Èsù é o princípio dinâmico e princípio da existência individualizada, nada se faz sem Èsù. Todas as demais divindades do Candomblé dependem de Èsù. Até mesmo no culto aos ancestrais (Egúngún), Èsù tem um papel primordial, ratificando-nos a sua importância singular na religião.
Nós não podemos aceitar que uma Divindade tão importante para nós, que é indispensável para o bom andamento de todas as nossas obrigações, seja associado ao Demônio/Diabo.
Que Òsùmàrè Aràká olhe sempre por todos!!!
Motumbá Fernando de Osogiyan, Muito obrigado pelas suas informações, tenho plena consciência que Exu e sim um ser divino ele é um advogado que traz em suas mãos a oportunidade que Deus nos da de redirecionar nossa vida diante dos “Karmas”(odus) que escolhemos antes de nosso nascimento, ele traz também a defesa e a lei do retorno isso é a mais pura lei de Deus é assim que todos progredimos, Exu nos acompanha em todas jornadas! Laroye Exu!
ola eu gostaria de saber mais sobre exu ijede de logunede existe algum cuidado especifico como o pr´´oprio logunede ?
Roberto,
Para alguns Ijedé não é um Exú, é o próprio Logun Edé.
Axé.
Bom dia bàbá Fernando.
Sabemos da grande importância de Exú em nossos caminhos, mas como filho de Oxalá sempre ouço e já li várias vezes aqui no blog, que Exú está sempre a testar os filhos de Oxalá envergonhar e etc…, isso acaba fazendo com que eu mesmo que involuntáriamente tenha uma certa “reserva” diante desse grande Orixá, acabando por vê-lo como “adversário” de meu pai. me explique por favor como posso deixar de ter essa visão que com certeza deve ser errônea de minha parte, visto que ele é o Senhor dos caminhos e se caminho também é por graças a ele.
Axé
Que Oxaguiã te Guarde Sempre.
Motumbá Fernando D’Osogyian
Pergunto e afirmo.
Esú é a expressão do nosso lado mais sombrio e subconciênte é a roda dos nossos renascimentos aqui no aiê quem nos acompanha em nosso processo de auto crescimento, Oxálá é a expressão e presença de Deus na terra, quem trás o axé do céu. Porém como Exú e também aquele que cobra nossas falhas, isso não isenta Oxalá diante de sua teimosia e orgulho mostrando que mesmo aqueles que estão mais evoluídos no nosso mundo tem sim algo que melhorar ainda. Pois só Olodumaré é perfeito. Não esquecer que os outros orixás também tem seus preceitos o que caracteriza também coisas que seus filhos tem de trabalhar? Isso é o que eu acho, está certo? Muito axé p vcs. Abraço
Julio,
Não tenha reservas com Exú, muito pelo contrário, tente ganhar seu respeito e sua confiança cumprindo os preceitos de seu Orixá à risca e ganhará um amigo inseparável. Certa vez numa obrigação por causa de Exú passei 2 dias de jejun, 2 dias comendo inhame, 2 dias comendo ebô e sempre tomando denguê, só assim Exú me reconheceu do jeito que ele determinou.
Axé.
Fui raspado de Logun Edé com Exú (Leba), estou tomando calmantes e não consigo dormir, disseram pra mim que estes dois orixás jamais poderiam vir juntos, porque ambos não podem ser juntós. Estou a beira da loucura, que faço…
Muito obrigado bàbá Fernando.
Quando “crescer” espero ser igual a ti.
Fique na paz do nosso pai.
Raphael,
Realmente essa configuração de orixás é absurda! Procure uma boa casa para abrir um jogo e acertar essa situação. Tenha calma pois tudo na vida tem jeito, somente à morte no seu dia derradeiro é que não tem jeito.
Axé.
Asé a todos… Tenho acompanhado esta discursarão de fora mas agora me interessei em responder algo… Levando em consideração os últimos comentários quero dizer que Orunmilá não é qualidade de Oxala e que se Oxala fosse tão sublime assim não precisava consultar Ifá ainda mais por ser auto suficiente não obedecer as ordens de Olodumaré e quebrar os tabus de Olodumare fazendo os preceitos que lhe são determinados por não ser humilde.
Defendo sim Exu porque ele é que tem sido desconsiderado e esquecido na maioria dos itans… Oxala é nosso pai por ser dono das cabeças, mas só Orunmila conhece nossos destinos e seu culto assim como de Exu e separado dos demais orixas.
Orunmila é o orixá mais próximo de Olodumaré e só há culto a orixá qualquer através de Exu!
Exu não é o diabo que todo mundo enfeita e nem Oxalá é o coitadinho que todo mundo tem pena..
A Oxala devemos respeitar. Sua lição é de que Olodumaré esta conosco mesmo que quebremos os tabus por isso ele esta acima de todos os outros orixa e ai e que esta sua divindade de proteção paternal.
E para finalizar o axé branco que lhe pertence era de Exu que ele conquistou com sua supremacia de pai de todos orixá num combate onde Exu perdeu sua cabaça…. AXé.
José o proprio Òlódùmarè consulta Ifá (não é Òrúnmìlá) em diversos itans, Òrúnmìlá consulta o oráculo, Ifá, em diversos itans, todos os òrìsà e ìrunmmolè consultam Ifá em vários itans, Ifá é a voz de Òlódúmarè toda a nossa filosofia de vida esta contida em Ifá, nossa escritura sagrada, não existe um ser ou energia neste mundo que não consulte o oráculo. Está metáfora explica o quanto é importante estarmos sempre atentos aos nossos passos, não desviarmos de nosso destino e sacrifícios a serem cumpridos.
Obàtálá é muito sublime, Obàtárìsà (o rei entre todos os òrìsà), ele nos mostra através do canto da criação do mundo como a quebra de tabus pode influenciar em nosso destino. Tudo que estava programado para acontecer na criação da terra, foi mudado, pois o canto nos mostra a importancia suprema de Èsù em qualquer contexto religioso.
Èsù é desconsiderado por aqueles que não o conhecem, por aqueles que não sabem de sua importancia, por aqueles que não sabem e não querem conhecer os principos da fisica, o movimento dos átomos, a força animica do universo.
A importancia de Òdàrà/Òsétúrá não é revelada dentro das casas de àse, o porquê eu desconheço, não há segredo sobre a atividade ímpar de Èsù (Elérú).
Não devemos nos ater a estes cantos a ferro e fogo, Obàtála não caminha sem Èsù e Èsù não caminha sem Obàtálá.
A criação do seres humanos, (a maior obra de Òlódúmarè), é um obra conjunta e o dois estam enfiados nela até o ‘pescoço’, como poderiam ser antagonicos?
Temos que ter calma e não nos deixar levar pelas emoções primitivas.
A paciência é mãe de todas as sabedorias.
Ire o.
Motumbá asé Da Ilha muito boa sua explicação
Eu tenho de aplacar minha fúria e vestir branco. Asé.
Escutei falar sobre um exu que mora no mar. Gostaria de saber um pouco mais sobre ele.
Obrigado.
William2k,
Aonde tem movimento, tem Exú. Só não existe a energia de Exú no vácuo. Mas daí a ter um Exú específico que more no mar, eu sinceramente não sei.
Axé.
Bom dia, boa tarde,boa noite a todos.
Sou Carlos Henrique e fui jogar na casa de um Zelador de Orixá, vê oque era preciso fazer para que minha possa melhorar. E houvi coisas estressante e verídicas que vem de encontro com o momento em que estou passando na vida.
Dentre tantas coisas que houvi uma me chamou muito a atenção de que eu tenho como Exu catíco Marabô das Almas e como Pombo Gira era a Pomba Gira do Lodo. Nunca tinha ouvido falar nessa qualidade de Pomba Gira, se alguém conhece e queira falar um pouco sobre essa entidade estarei ansioso para ouvir e aprender.
Desde de já agradeço Carlos Henrique
Carlos,
Entendo que seja “modo de dizer”, mas pombagira não tem qualidade.
Eu já vi Exú do Lodo, não pombagira. Porém não quer dizer que não exista.
Sugiro que você procure em sites específicos sobre umbanda.
Axé.
fiz meu orixa deis de então não me encorporo não sinto nada como se diz nem radiação alguen pode me dizer oq esta acontesendo
aguardo resposta desde então obrigado
salmo,
Essa pergunta você deveria fazer ao seu zelador, ele é o responsável por sua iniciação, verificar o porque do Orixá não se aproximar, etc.
Axé.
Bm dia Fernando de Osogyan!
Li seu post sobre o Orisá Esu em reposta ao Edmilson, mt bm, de grande contribuição para um melhor entendimento deste Orixá.
Pretendo contribuir um pouco, mas com uma abordagem q contrapõem a histórico-ocidental.
Deve se entender q a concepção de Esu na visão cristã está voltada a sua ideia de demônio q significa “inteligência sobrenatural”. Pois na Alta Idade média, por exemplo, a igreja temia um contraponto inteligente com sua teologia, E seus sacerdotes donos do “logos” dizendo ser dom de Deus. Usou esta ideia de demônio atribuindo a tudo q é negativo para não perder seu estatus naquela epoca(poder). A física, matemática, astrologia, magia, filosofia e etc. Eram tidas como “inteligências sobrenaturais” proibida para o “povo de deus”, mas é engraçado, pois esses sacerdotes conheciam-a melhor do qualquer outro. A magia ficou no cerne da Igreja católica por um bom tempo. Conhecida e praticada pelos senhores feudais q eram os princípes da epoca, os condes, barão, lordes e etc. Mas quando descobertos(em caso de escândalos) em acordo com o clero diziam se converter, sendo assim, se tornavam Bispos. pois tinham terras, nesse caso, não iriam pra fogueira, mas continuavam usando magia.(inteligencia sobrenatural) grandes conhecedores da física, matemática, astrologias(pseudo ciência) e etc.
Outra questão importante, Lúcifer é o Prometeu da mitologia grega que rouba o fogo dos Deuses e Leva ao Homem. O fogo é o símbolo do conhecimento. O q os sacerdotes teólogos, não queriam q o povo tivesse. “A chama do saber”. Sendo assim, construindo uma ideia de um Deus, mas q nao poderia ser considerado como o mesmo e seria o culpado por tudo de ruim q aconteceria com a humanidade. Com isso ficaria mais fácil controlar,e limitar os conhecimentos do povo catequizado. E alguns séculos a frente, quando os sacerdotes cristãos ficaram sabendo q as colônias tinham outros deuses e q esses também contrapunham com seus ideais teológicos correndo o risco de atenuarem seu poder, não demoraram mt pra associá-lo a tal “inteligência sobrenatural”. “Em 1884, publicou-se na França o livro Fétichisme e féticheurs, de autoria de R. P. Baudin, padre católico da Sociedade das Missões Africanas de Lyon e missionário na Costa dos Escravos.”(Reginaldo Prandi, revista Revista USP). Este padre, acredito q foi o primeiro a relacionar com vários pejorativos a idéia de Elegbara ao Demônio. Mas o q mais incomodou esses sacerdotes foi q assim como o Demônio, Esu também propaga o conhecimento, o fogo, a magia, a inteligência, o conflito entre as teses, o movimento de conforto para o desconforto, a dinâmica e etc. E Esu provavelmente sabe e sabia o prq q esses sacerdotes cristãos temiam q o povo cristão em massa não tivesse acesso ao “logos” mais problematizado. E o prq q esses sacerdotes cristãos queriam tanto catequizá-los.
Modupé.
qui minha sala esta estudando sobre os orixas qui nos vamos terqui faser um texro
eu presiso de im formasao
Karina,
Você tem o blog inteiro para pesquisar. Fique a vontade.
Axé.
bom dia, durante esse mês tenho tido sonhos bastante interessantes em um dos últimos acordei com uma palavra fixa na mente “LEGBARA”, decidi então pesquisar o significado essa palavra, não consegui encontrar muita informação esclarecedora, porém através desse site e de outros obtive a informação que existe um orixá com um nome parecido ao que ficou fixo na minha mente “ELEGBÁRÀ” e devido a minha ignorância conhecia apenas por outro nome. Nesse post está informado que “Exú Elegbárà: o senhor do poder mágico”, achei isso impressionante, pois estou iniciando um estudo sobre o oculto. Um detalhe, eu nunca ouvi falar, a palavra “LEGBARA” OU “ELEGBÁRÀ”, se ouvi, ela estava armazenada no meu inconsciente e não na memoria racional.
Na opinião de vocês, será que existiria alguma relação da palavra “LEGBARA” que estava fixa na minha mente, pra palavra “ELEGBÁRÀ” resultado da pesquisa??
Como assim “Exú Elegbárà: o senhor do poder mágico”, seria possível obter mais informações sobre esse assunto??
Exú Elegbárà, tem alguma relação com uma nação especifica ou ele está presente em todas as nações??
Muito obrigado…
Robson,
Exú Elegbará é o senhor do poder, ele o representa e o controla. Apalavra Exu em Yorubá quer dizer esfera.
Elegbará tem o poder de se deslocar para todos os lugares.
Axé.
Motumbá ! Olá Boa Tarde!!! Gostaria Mais De Saber Sou Ogãn Filho de oxossi e Tenho Um Exú Assentado Sete Facada Isso Ta Erraddo ? Eu Tenho Que Ter Um Bara Assentado Correspondente A Meu Orixás Oxossi Akueran ? Me Explique Melhor Tudo Por favor
Akueran,
Se você tem seu Oxóssi também assentado, deverá ter também o Exú que acompanha este Oxóssi, veja com seu zelador. Exú sete facadas é entidade de Umbanda.
Axé.
Motumbá, boa noite.
Ouvi falar que quem é de Osala trabalha com seu Esu de forma diferente… Gostaria de saber porque sou de Ogum e numa gira Esu disse que me acompanhava e protegia, não sei qualidade de meu orisá ainda, estou me preparando para ser iniciado no candomblé ketu.
Minha dúvida e se isso de certa forma descarta que eu seja de Ogunja? Ate que ponto isso pode me influenciar a pensar que eu seja de Ogun Alagbede, Waris, Xoroke ou Meje? Alguém pode me dar uma luz a minha dúvida?
augusto,
Entendo que quem é de Oxalá é muito raro rodar com Exú, candomblé ketu começa pelo Orixá e não por entidades de Umbanda, muito embora se rspeite e se de satisfação quando a pessoa trás em seus caminhos. Qualidade de orixá apenas é um referencual de culto, Ogun é Ogun e qualquer situação. O fato de exú lhe dizer que o acompanha e protege é um a fotor ser visto pelo seu zelador antes da iniciação.
Axé.
Exu lalu é exu em primeiro no ori e oxoguã no segundo ou vice e versa. Existem pessoas de exu lalu?
I Junior,
Existe exú Lalú, porém não vem acompanha de Oxalá, aliás, nenhum exú. Exú está sempre ligado a Ogun e Oxóssi.
Axé.
Tenho um amigo que é de Exú com Osogiyan e ele me disse que respondeu os dois no jogo de buzios, E quem jogou pra ele (mostrou á ele ou disse interprete a sua maneira) que exu seria o dono do seu orí e osagiyan ficaria no segundo ajuntó. E disse que não á incompatibilidade no ori mas sim improbabilidade como essa .Só o q não poderia e não iria acontecer seria ele ser de oxala primeiro e exu no segundo ajuntó disse seu Baba. E esse meu amigo faz o q tem ser feito pro santo dele sem nenhum problema. Raro né essa combinação já ouvi casos dessa combinação mas quando meu amigo me disse eu nao acreditei e ele já é feito no santo. E esta muito bem hoje em dia……
então pq falam que não pode? que exu tem seu ligamento com odé e ogum eu sei. Mas se os búzios respondem essa ordem rara podemos contrarialo?
Pablo,
Se seu amigo deu suas obrigações e está bem, feliz, com a cabeça boa, é isso que importa, até porque, mesmo que ele tenha Oxaguiam de segundo santo, eles comem separados pois suas liturgias são incompatíveis.
Axé.
Exú e Oxoguian só podem ocupar lugar de primeiro santo, ou seja, o santo de cabeça da pessoa, principalmente em se tratando de Orixás encantados que nunca ocupam lugar de juntó.
Akueran, seu Exú rodante sete facadas está apenas arrumado, só o Orixá Oxossi possui seu assentamento e consequentemente deverá ter seu Exú, Bara, assentado.
Andrey,
raríssimos são os filhos raspados para Exú e quando isso acontece, normalmente é Ogun que o acompanha. Oxoguian jamais estará neste juntó, como também não há disputa por Orí.
Axé.
Andrey,
Apenas complementando, Oxóssi não tem Exú bara, Exú é individualizado, ele apenas acompanhará o carrego como faz com todo iniciado.
Axé.
Bom dia,
Gostaria de saber se algum de vocês podem me indicar uma casa confiável para jogo de búzios em São Paulo, ja sou iniciado porém não completei um ano de santo, porém nada que se relacione a minha feitura foi confirmado.
Várias coisas estranhas aconteceram durante esse um ano de iniciação, virar em juntó, virar em entidades (catiço) e caboclo, terceiro santo que passou a ser juntó, uma confusão só. Alguém pode me auxiliar?
Sei que sempre devemos respeitar nossos pais e mais velhos, mas na minha casa meu pai não me explica, só diz que tudo é normal e que sabia que ia acontecer, mas só acho que todas as vezes que não fiquei bem e que ele jogou pra mim ele poderia ter me falado, e nunca foi feito isso, pelo jogo dele tudo está normal.
Me ajudem…
Axé!
Por Favor Gostaria de saber como batiza uma imagem doExu Rei Orixa para colocar no altar.
Obrigag
Bom dia!!!
Gostaria de saber se existe essa qualidade de Bara Biiy? Obrigada!!!!
Cleide,
Não existe essa qualidade (que eu conheça), porém, pode ser um orukó de um Bára.
Axé.
talita,
De que é feita esta imagem? Exú não fica em altar, fica do lado de fora da casa para proteger ou na casa feita especialmente pra ele.
Axé.
Sou Iza.
Gostaria de saber o que significa Exú de Obará.
E também como se chamaria Pomba Gira das Sete Encruzilhadas, no candomblé. Eu li acima que no candomblé não existe a nomenclatura, pomba gira.
Fico no auguardo.
Obrigada.
Iza.
E-mail. Irezende01@terra.com.br
Iza,
Exú de obará não existe, pois Exú existe em todos os Odù, na vida e na morte, ele é independente. Algumas casas de candomblé reconhecem essas entidades da Umbanda e cuida delas nas datas adequadas e Pombagira das 7 encruzilhadas é uma delas.
axé.
A sua abença. Sou oborizada e não raspei meu santo pois fizeram loucuras em minha cabeça e sofri muito com isto. Meu orixá , não passava de jeito algum , mais após ter concertado tudo meu Pai Ogum tem passado lindamente. Dizem que sou de Ogum Xoroque e que provavelmente qdo. for raspada não irei ser raspada de Ogum e sim de Exu. MInha Ya diz que eu não tenho que me importar com isso: Se sou de xoroque ou não e sim cuidar com amor e carinho de meu pai que hj me deu ago e tem cuidado de mim e meus caminhos. Ela dz que não importa qualidades que no seu tempo não existia isso e que na hora o dono certo irá aparecer.
Motumbá , Fernando!
Sou filha de Esu raspada há 8 meses ! Fiquei meia desorientada durante meu preceito , mas hoje me considero uma pessoa muito feliz prospera e com um grande amor ao meu orisa.Não me arrependo um segundo qualquer de ser filha desse grande orisa.
Muito interesssante os artigos acima. Parabéns !
Saravá! Laroiê! Mojubá (Alupô, Motumbá, Mukuiu, Pavanã)! Bendito, Poderoso, Forte (Glorioso, Grandioso, Generoso, Vitorioso)! Exú MARABÔ (PUT SATANAKIA)! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Axé, Axé, muito Axé!
kolofé
eu sou fomo de azauane. gostaria de saber se ailguem sabe algo sobre:barafunjilé?
Cristiane isto tem jeito de orùnkó de Èsù.
Ire o.
Oça motumba….meu novo amigo
Gostaria de saber que exu acompanha yemonja e se a diferença conforme a qualidade.
Josiane
Josiane,
Mais de um Exú pode aparecer para acompanhar Yemanjá, dentre eles está Igbárábò.
Axé.
Gostaria de saber se existe Legbara Yadouá? A mãe de santo na casa que eu estou deu essa LEgbara ,como escrava da minha mae Iemanjá..como nao conheço, gostaria de saber se existe..
Desde já, agradeço a atençao!
Ana,
Esse negócio de Legbara escrava de orixá se originou de alguém, se disseminou e hoje existe sem sabermos de onde partiu.
No que sei sobre orixá, em Candomblé, eles não possuem escravos, nem escravas e nem pombagiras ligadas à eles. Pombagira é pombagira, orixá é orixá e Elegbara é um “título”, um dos nomes como o orixá Exú é conhecido.
Mas se a zeladora tem este conceito, o bom é você pedir mais explicações para ela.
Axé.
Boa tarde,gostaria de saber se tem Bara Giberú
Edweis Èsù tem uma infinidade de nomes de louvor, este eu não conheço, porém, pode existir.
O que esta energia comanda?
Olojá = mercado.
Onà = os caminhos.
Entendeu?
Ire o.
bom dia!
exu akesan é exu da orixa obá…
Melissa Akesan é o òrìsà do mercado, tem seu assentamento no meio do ‘tumulto’, todos os negociantes, antes de começarem a vender seus produtos rendem homenagem a este òrìsà.
Ele tem uma sacerdotisa exclusiva, chama-se Ìyà Akesan.
Este Èsù pode abrir ou fechar a porta de um dia de negócios se não for devidamente reverenciado.
Não existe Èsù deste ou daquele òrìsà, Èsù é como Òsóòsì um irunmolé independente, sem Èsù nada se faz, pois ele é o interemediário entre Deus (Olódùmarè) e o òrìsá, para que a bênção sobre qualquer pedido possa ser enviada ou negada.
Um bom dia para você também.
Ire o.
obrigada bela explicação….axe
entaõ porque eu sou de oba e meu zelador disse que akesan era meu exu por isso perguntei se ele é de obá mais isto é possivel…
Melissa Èsù tem nomes de louvor, a energia é a mesma, excetuando Èsù Òdàrà que é um capitulo aparte.
Creia na energia de Èsù e nos caminhos que o invocamos: Mercado, defesa, ataque, encruzilhadas, carregador de ebo e etc.
São muitos os pontos em que Èsù está envolvido, porém, escravo e ‘qualidade’ é uma história que renderia uma tese de mestrado.
OS fundamentos de Akesan são muito diferenciados e geralmente são colocados dentro de um comercio.
Ire o.
OBRIGADA DA ILHA!!ISSO TUDO É MUITO CONFUNZO É UMA RELIGIAÕ MUITO DIFICIL DE SE ENTENDER POIS CADA UM FALA UMA COISA AI OS FILHOS DE SANTO FICA IGUAL BARATA TONTA PROUCURANDO O CERTO OU ERRADO POR FALTA DE SEUS ZELADORES,NAÕ EXPLICAR O CORRETO OU OMITIR,ALGUMAS COISAS,E QUEM SOFRE SOMOS NOIS, QUE AMAMOS NOSSOS ORIXAS NOSSA RELIGIAÕ E NAÕ TEMOS DIREITO DE CONHECE-LOS CORRETAMENTE, AI VC CANSA DE SER Bibelô DE ZELADOR,E VAI BUSCAR ALGUMAS INFORMAÇÃO POR FORA,VC DESCOBRE QUE AS INFORMAÇOES SAÕ DIFERENTES,ISSO É TRISTE, HOJE P VÇ APRENDER ALGUMA COISA SOBRE A RELIGIAÕ É SÓ ATRAVES DA INTERNET, PORQ OS ZELADORES NAÕ ENSINA NADA,NOSSA RELIGIAÕ ESTA SENDO INTERRADA,JUNTO COM OS ZELADORES ELES MORREM E LEVAM JUNTO COM ELES TUDO QUE ERA P SER PASSADO DE GERAÇAÕ PARA GERAÇÃO POR ISSO QUE ESTA CHEIO DE GENTE SE TITULANDO A PAI OU MAE DE SANTO PORQ OS PROPRIOS ZELADORES DELES N ENSINARAM CORRETAMENTE….PARECE QUE TEM PREGUIÇA DE ABRIR A BOCA AI TE DA UM CALA BOCA E ACHA QUE ESTA TUDO CERTO….SÓ O ORIXA EM NOSSA VIDA MESMO…..AXÉ
Melissa, me desculpe mas eu acho que a única errada aqui é você, quantos anos de santo você tem? Será que realmente está na hora de você saber as coisas? eu acho super certo um pai de santo, negar certo tipos de “sabedoria” quando ainda não está na sua hora. Hoje em dia todo mundo quer saber D+ e é por isso que todo mundo está abrindo casa sem ao menos ter 7 anos. Eu acho melhor você sentar com seu zelador e conversar e se ele não falar é porque não está na hora. Axé
vç naõ deve ter prestado atençaõ no que eu disse,eu quiz dizer que muitos te conta uma historia e quando vç vai buscar aquela historia vç descobre que naõ tem nada a ver com oque foi dito,que as historia entra em contradiçaõ,realmente tem tem muitas coisas que anida naõ tenho idade de santo p saber,mais isso naõ quer dizer que tenho que ouvir mentiras absurdas como muitas que ouvi e tem coisas que é o minimo que devemos saber sobre nosso orixa ninguem é obrigado a fazer nada sem que explique oque esta se fazendo ate na igreja o padre fala sobre a santa ceia antes de servi-la….e se estou errada por querer entender minha religiaõ me desculpe sinhor milhoes de anos de santo….
Motumbá!!! Estou com receio , pois em 2014 vou fazer minha obrigação. A principio sou de exu(bara) e como já cansei de ouvir um orixá maravilhoso.Muitos dizem que não se raspa mulher de exu , mais na minha casa acontece + sinto não sei dizer a apreensão de todos e ao mesmo tempo a felicidade de ter um orixá como este . Dizem que dá muito trabalho raspar alguem deste Orixá+ não sei se isto é verdade. Me falaram que era melhor minha Ya me raspar de Yansã, que as coisas seriam + simples. Qual o problema tao grande em ser raspada de exu? Que medo é esse que vejo ? Acho que orixá , é Orixá seja ele qual for, tem que ser tratado com respeito e seriedade.
Iliane, o que as pessoa não sabem é que dentro de sua história espiritual a energia de Èsù é a melhor que possa existir na sua vida.
Se você troca o òrìsà, de nada adianta, pois o que lhe falta em energia não será completado pela outra.
Assim o Culto Tradicional enxerga a iniciação.
Todo òrìsà dá trabalho, todo òrìsà é perigoso, mexemos com forças da natureza e não existe força da natureza que seja calma, ventos, raios, trovão, enchentes, maremotos, tsunamis e etc.
O problema é que Èsù é o senhor da famosa brincadeira, ele lhe dá corda para que você se enforque, basta não saber se comportar como um ser humano normal e com caráter.
Seu epiteto de Latopá o dignifica como o Inspetor do Universo, o policial, o braço executor de Olódumaré.
Na África os filhos de Èsù (homem/mulher) são muitos orgulhosos e causam uma certa inveja.
Não tenha medo de seu caminho, se realmente você for de Èsù, não deixem desalinhar o seu destino, não deixem lhe tirarem do caminho de sua sorte (ire).
Ire o.
Bom dia a todos!!
Poderiam me dizer qual o nome da ferramenta que exu usa(aquela que tem a forma de um penis), qual seu fundamento, o que significa… Desde já agradeço e aproveito para parabenizar pelo blog.
bjss e muito ase a todos.
Erica se chama Ogó, é a ‘espada’ de Èsù, representa a procriação, o deboche e seu símbolo de poder.
Um trecho de seu oríkì diz:
A briga é contraria ao espírito do céu
Une os pés instáveis do recém nascido
A palavra do Mensageiro Divino sempre é respeitada
Nós usaremos sua espada para tocar o solo.
Mensageiro Divino não me manipule.
Ire o.
Boa noite gostaria de saber mais sobre o caminho de exu lalu, pois os buzios disseram que sou de exu lalu(ou seja miha yalorixa disse que esse que esse exu é dos caminhos de oxala, e trago oxala junto comigo)como estou conversando com ela sobre uma possivel iniciação gostaria de saber mais sobre esse caminho que me guiara por toda a vida
Lucas, Laalu é um dos nomes de louvor de Èsù, o senhor do espaço externo, pode ser uma casa, uma cidade ou um pais.
Invocamos a energia de Laalu para nos guiar, nos mostrar e nos ajudar a ter o controle de espaços externos.
Se você quer saber sobre Èsù, busque informação sobre Èsù, não há muito a oferecer dentro das divisões, pois Èsù é um apenas, Senhor portador do àse, policial do universo, porteiro entre este mundo físico e o espiritual (Onibode).
Ire o.
Ola, faço parte de um terreiro que é traçado.. e ainda nao fui confirmado e em outras casas me falaram que eu sou de Ogum mais tenho uma sensação enorme que sou de exu é uma coisa no meu coração muito estranha.. é um amor infinito.. Queria saber o porque e se está acontecendo isso há alguma chance de eu ser de exu? obg..
Matheus a resposta desta pergunta está dentro do oráculo.
Procure um jogo para ter certeza de seus sentimentos.
Ire o.
Gostei muito das palavras de esclarecimento ,a todos AXÉ.
Se puderem me responder quem é Xoroque e o que significa a frase ” Exu não é advu de ninguém “,agradecerei humildemente desde já.
ricardosantos995@yahoo.com.br
Ricardo clique na foto do moderador Charles e veja um texto ótimo sobre este voodu.
Ire o.
motubá, gostaria de orientação.
sou feita de oxum opará, na nação efom, no RJ.
desde que fui feita passo por muitos infortúnios, e foram tantos que causaram o meu afastamento do ilê onde fui feita, fui buscar a razão de tudo de ruim que me acontcia e que de certa forma acabava atingindo a minha familia que depende que eu esteja bem para ampara-los(orientação/financeiramente), foi quando descobri que era cobrança de exú, o meu exu bara nada havia recebido, nem dentro do ilê e nem fora, sempre que procuro orientação atravez de jogo de búzios(inclusive em ilês e nações diferentes), a resposta é sempre a mesma, vem a algum tempo em pânico com isso, uma vez que financeiramente vivo muito mal, peço que me digam o que eu mesma posso fazer para agradar a exú bara ou outro exú, para ter que seja um único caminho positivo para solucionar toda essa situação ruim. É desanimador, se gastar tanto, passar por sacrificio de isolamento, e outros tantos, acreditar confiar que no fim de tudo aquilo se ficara bem, e perceber que está tudo dismoronando, e pior ver o tempo passar, e não acontecer mudancas necessarias para o bem viver simples, me desculpem pelo desabafo, eu realmente necessito somente pedir misericordia a exú e não sei como faze-lo de maneira que não piore mais ainda minha situação. Amo ser filha de osum opará, e acho que é ela que por enquando vem me mantendo de pé, até a minha saúde já esta sendo abalada, estou sempre impaciente com todos, e desconfiada por estar temerosa, sentir medo todo o tempo é muito ruim.
envio este porque de tanto ler as explicações e orientações que vcs. enviam passei a confiar e acredito realmente que me será dada alguma orientação positiva.
Olá Boa tarde a todos!
Exu sempre me auxiliou em toda a minha vida, se fez presente e me mostrou o caminho. Ao abrir meu jogo pela 1 e 2ª ( confirmação ) ele respondeu e me disse tudo que precisava fazer. Feliz por ter esse Exu como meu guardião , amigo e protetor! Por isso, gostaria de mais detalhes sobre ele. Obrigada e parabéns pelo Blog!
Janaina você descobriu que precisa aplacar Èsù em uma mesa de jogo, cadê o ebo Èsù?
Você é uma iniciada, seja qual for a sua nação, deve saber que Èsù nunca deve ser subtraído, nunca deve ser ‘limado’ de nada, sem Èsù não se faz nada.
Èsù nos aponta o caminho, Èsù não come e não deixa que você engula a comida, Ele chora até o ponto da vitima se amedrontar.
Èsù é quem manifesta todo e qualquer pedido.
Procure um jogo e veja o que realmente ele quer.
Ire o.
Marilu visite meu blog pessoal: http://www.orisaifa.blogspot.com e procure vários textos sobre Èsù.
Ire o.
Gostaria de saber o porque se assenta onan para o lado financeiro
Paulo Èsù é movimento. Não adiantaria nada você assentar Èsù e não cuidar do seu crescimento, uma coisa é usar a magia de Èsù para evoluir em seu patrimônio, outra coisa é as pessoas acharem que Èsù vai colocar uma fortuna em seu colo.
Faça por onde e Èsù lhe ajudará.
Ire o.
Bom dia Da Ilha, eu sonhei com dois Exus Mirins sentados de frente para um terreiro. Eu sou de Umbanda e nunca cultuei essa qualidade de Exu , o senhor poderia me esclarecer um pouco sobre os exus mirim e o que siginifica sonhar com eles.?
obrigada
Marta
Marta dentro da Umbanda existe este Povo das ruas, chamado Mirim.
Vê-los não quer dizer que seja algo a ser buscado como informação, mas eles são difícil de aparecerem.
Oferte doces (escuros) em uma encruzilha para eles, junto com refrigerantes (escuro).
Peça a ajuda que você precisar.
Ire o.
Bom dia, sou feito de Ogum ha 4 meses (minha zeladora nao me disse a qualidade de nenhum dos meus santos) tendo como junto yemanja e como caminho yansa.Na minha feitura foi dado de comer para exu tranca-ruas e pomba gira (tbem nao sei qual).Minha vida no aspecto financeiro esta andando pra tras.Meus negocios nao andam.Um outro zelador me disse pelo jogo de buzios q os problemas eram q alem de tranca ruas eu tenho tbem tiriri e q tiriri seria meu primeiro exu, tendo tranca-ruas passado a frente e comido no lugar dele na feitura (comeu no alguidar) e q tbem meu exu Onã (exu do santo) alem de comer na feitura deveria ter sido assentado, mas minha zeladora disse q so assenta exu referindo-se a tranca-ruas, creio eu, depois de um ano se assim Ogum permitir.Outro detalhe, ate hoje meu ere tbem nao veio em terra e disse a zeladora q era pq Ogum so permitiria depois de um ano. Por fvr me esclareçam se e correta a informaçao desse outro zelador de q minhas coisas nao estao dando certo pq Onã nem comeu e nem foi assentado, pq tudo q leio sobre onã faz referencia a ele ser o Exu dos terreiros de candomble, se e fato q todos nos temos esse exu que e quem faz a ligaçao com Ogum??
Nelson você com quatro meses de inicado já está questionando seu sacerdote?
Se não confia nele por que se iniciou nesta casa?
Quanto tempo você foi abian nesta casa?
Tudo que este sacerdote lhe falou é anti ético. Ele deveria lhe mandar de volta para sua mãe.
Tranca Rua jamais ira lhe trancar os caminhos, ele e Tiriri andam juntos, de mãos dadas.
Onde um está o outro também estará.
Quanto a sua mãe dizer que o seu Èsù (òrìsà) somente depois de um ano, eu acho mais que natural, afinal de contas cada casa tem seu ritmo.
Se precisar fazer qualquer coisa para Èsù, o Ojugbò da casa existe para isso.
Não atropele meu filho, você está saindo da casca, nascendo para o undo espiritual e sua visão está distorcida.
O princiapal neste inicio é manter uma relação de intimidade com seu sacerdote e ser leal a ele.
Você não está sendo.
Pense nisso, afinal de contas você ainda tem anos ao lado dela.
Ire o.
LEO
Da ilha
Boa trade
por favor podertirar uma duvida sou umbandista meu pai de santo me levou pra jogar buzio com seu pai no buzio deu que sou filho de axaguian que meu exu é akesan que tenho xango aira o qual irei fazer o assentamento junto com iemanja.
dentro do que ei li nao encontrei nenhuma relacao do exu com axuaguian poderia me exclarecer por favor
obrigado
leonardo
Leo Èsù é Èsù em qualquer lugar em com qualquer nome de louvor.
O que você leu?
De quem veio esta informação?
Não se preocupe com isso, saiba que Èsù é Èsù.
Parece uma frase simples, mas tem gente que complica.
Ire o.
Bom Dia! Tenho uma duvida e gostaria de sua ajuda. Existe cargos no Candomble,o que e ser OFAILE numa casa de queto. Obrigado
Valéria eu não conheço este cargo.
Ele é direcionado a Ogan ou Elegun?
Creio estar ligado ao culto de Osoosì ou é um correlato ao cargo de Afikode (Ogan que cuida do ‘quarto’ de Osoosì).
Ire o.
gostaria de receber documentarios dos or dos orixas
parabens otimo amei muito ace
Boa noite!
Queria saber mais sobre Esu Tibiriri. Procurei aqui e em outros sites e sobre nada encontrei.
Desde já agradeço
Toda vez que ouço o toque para Exu sinto algo muito forte em min, consultei um bablawo para saber se tenho caminho de iniciação ele disse que meu orixa olori e Ogun mas que exu me acompanha e me protege mas não se referiu se sou filho de exu apenas falou que tenho sorte na vida…. Sinto uma afeição muito grande pelo orixa exu na minha feitura meu ori sera dado a Ogun para que tenha caminho mas posso cultuar exu igualmente como meu orixa?
Boa noite motumba gostaria que me esclarecese se acontece do orixa que nos reje mudar de acordo com as fases de nossa vida .pois frequento candomble des de criança com minha mae mas so fui me iniciar aos 24 anos ,e por todos os terreiros q passei me deram oxum porem quando me iniciei fou feita em yemanja ,so q logo apos a queda do kelle tive varios problemas emocionais financeiros e etc o ere falou q etra oxum q estava quizilada ,´porem meu baba fou q nao tinha isto q oxum so passou em minha vida quando fui mae’passaranse meses ate q um dia em uma festa virei quando tacavam p oxum isso gerou varios comentarios e etc,por isso busquei uma segunda opiniao no caso do meu avo de santo ele me disse q oxum realmente estava respondendo e reivindicando meu ori e que foi ela q bolou durante o jogo nao yemanja ,fiquei mais indecisa ainda e minha obrigaçao se aproxima nao sei se continuo na minha casa ou vou p casa d meu avo pois meu pai foi bem claro q nao existe oxum q e yemanja xango e exu q seram acentados entao poderia me responder por gentileza se existe essa mudança de orixas d acordo com a fases d nossa vida?
Minha pergunta estava agurdando moderaçao nao vejo mais nen a pergunta nen a resposta pode me responder por imail entao
Janny sem o oráculo impossível dizer qualquer coisa.
Não existe um orisa para cada fase de sua vida, desde que você seja iniciada.
O Abian sim, passa po este processo de receber ajuda de vários orisa, porém, o iniciado tem a energia plantada e apenas ele responde.
Pode acontecer de você receber ajuda para um determinado assunto, mas não da forma que você coloca.
Este assunto deveria ser discutido entre vocês três, afinal de contas estamos falando da sua vida, que está descendo a ladeira, e você por brios não quer resolver isto no cara a cara.
Levante da cadeira e resolva sua vida menina.
Ire
Pavuna quem deve lhe responder esta pergunta é o seu sacerdote.
Não busque este tipo de informação na internet, podem lhe dar informações erradas.
Ire o
Rodrigo eu não conheço esta entidade.
Ire
Gostaria de saber mais sobre Àyàlá ou Ìyánlá ou Ayla ou Yala
Nice é a nossa grande Mãe. O principio de toda feminilidade.
Podemos nos referir a Mãe Terra, como podemos nos referir a outra divindade.
Ire
Mojugbà …
Boa tarde irmãos , a minha pergunta é sobre os títulos dados a ÈSÙ…
Eu li um tópico de vcs onde fala sobre YANGI que segundo li também é chamado de LATOPÀ ..
Vocês poderiam me dar um esclarecimento maior sobre o assunto … ?
Quem é quem …?
Grato aguardo breve retorno.
Jorge os esclarecimentos estão dentro do aprendizado.
Yangi = laterita, pedra fundida dentro das entranhas da terra, rocha vulcânica. A primazia de Èsù, Igbàketá, a terceira cabaça.
A protoforma deste irunmólè única.
O portador do àse, dono do animismo.
A força anímica do universo.
Latopá o policial do universo, o fiscalizador das ações de todos os orisa e seres humanos.
Èsù é multifuncional, aquele que está em todos os lugares sem sair de onde está.
Devemos estudar física e química para podermos entender Èsù.
Laroyè, mo jùbá Obàsin, Epá Latopá, Onibode òrun. Bàbá Ojise, Akin l’onòn.
Èsù yéééééééééé´
Ire ajé Okunrìn.
Tenho visto cada dia mais pessoas inicidas ou feitas para orixa lebara “face feminina de exú” mas sempre achei isso ser errado. me ajudem com essa duvida. existe face feminina de exu´orixá? e qual seria?
Fabricio quem é Èsù?
Qual o seu gênero?
Èsù é o que você quiser que ele seja.
Ire
Desculpa minha ignorancia no assunto, mas tenho pesquisado bastante sobre
candomble, suas origens e por que de varias nações no Brasil ter determinado
titulo “nação” e até então ainda não tive a oportunidade de encontar nenhum relato “lenda” de nenhuma qualidade desse orisà “Esù” em seu gênero feminino. Se conheces algum por favor me relate. gostaria muito de me aprofundar mais sobre o assunto.
oi sr da Ilha ,cm vai;
eu queria fazer duas perguntas breve p vc ok?
a primeira q eu ouvi é q o unico orixá q fala “em terra” é Nanâ , mas muito raramente; se é verdad e pq?
a outra é q nos meus estudos eu vi q tem ua face de Eshu no Vodoo que se chama Kalfu , q ele é o lado punitivo deste Imole , portanto ..mau ,eu qria saber desta qualidade no candomble
e se é mesmo uma qualidade ou apenas a outra face de Esu, como no vodoo;
obrigada
Ana sobre a fala do òrìsà:
Eu já vi muitos falando, tanto no Candomblé, quanto no Culto Tradicional.
Sobre este nome Voodo de Elégba, você deve perguntar ao moderador Charles (clike na foto dele e faça a pergunta em qualquer post dele).
Quanto ao aspecto mau de Èsù, você me fez rir.
Mau por que pune?
Vamos mandar prender todos os juízes, policiais, pais, mães, tios, tias, avós, padrinhos e madrinhas?
Èsù é o instrumento de Olódùmarè para as punições universais, ele é conhecido como Latopá (o policial do universo).
Poucos Irùnmolè são usados nessa função, Sàngó, Obàlúwayè e Èsù, são os mais usados como punidores das faltas cometidas pelos seres humanos.
Deus não tem parcimônia com algumas faltas graves, ele espera que você acorde e melhore como ser humano, este é o papel principal dos povos do mundo.
Se não consegue ser desta forma, algum tipo de punição ou não evolução estará em seu caminho e seu karma com certeza receberá um reforço para a próxima vida.
Ire
Motumba , perfeita colocação ! Penso da mesma forma ! Gratidao pelos ensinamentos !
Frequentei uma casa de candomble onde havia uma moça que tinha problemas de visão e a mesma sofria muito após a incorporação devido sempre ter de retirar suas lentes antes dos trabalhos, teria outra forma de agir perante as entidades para sanar esse desconforto? a mesma chegou até mesmo a se retirar dos trabalhos espirituais.
Olá Fabrício!
Qual era o sofrimento? Ter que tirar as lentes?
Motumbá!
Não amigo, é que como ela tinha ou melhor tem má formação de retina sem as lentes ficava totalmente sem foco sua visão.e sempre sentia tonturas apos. Creio que por esse tipo de medo ela não tenha conseguido se entregar aos trabalhos religiosos. Fiz uma pergunta pertinente gostaria que quem respondesse fosse um entendedor do assunto não um critico sem total conhecimento dos fatos. axé . Gostaria que o srº Da Ilha me ajudasse com esso pois sinto em seus comentarios muita sabedoria.
Fabricio eu acho um absurdo fazer isso com a pessoa, não atrapalha e somente melhora sua percepção durante o oro.
Por outro lado, durante a possessão, a visão somente serve para atrapalhar.
Pois a conexão se dá entre o espirito, coração, mente e terceira visão.
Alguns sacerdotes são muito exigentes com coisas desnecessárias.
Assim é minha visão.
Ire
Olá Fabrício!
Não estava criticando, me perdoe se lhe pareceu! Só queria entender por que, por sua explanação, poderia ser uma série de situações e, entenda, existem Casas que são de um tradicionalismo extremo e são rigorosíssimas quanto ao uso de materiais “sintéticos”!
Enfim, concordo com Baba Da Ilha, mas não julgo a posição do dirigente, ele deve ter suas razões. Se sua amiga já argumentou e ainda assim não está feliz, busque outro lugar.
Motumbá
Agradeço e muito as sabias palavras, e deculpe-me realmente entendi mal suas palavras.. muito axé
Olá a todos!
Por “acaso” (!), me deparei com uma postagem do Nelson no artigo sobre Logun Edé que continha a seguinte frese: ” Orixá tem um bara e um Exú que estão subordinados a Ele que tbm não são seus escravos são apenas subordinados.”
Que me conste, Bara é uma qualidade de Exu, mas de uns tempos para cá, tenho ouvido alguns comentários que me levam a crer que não seja bem assim.
Qual a diferença entre eles?
Motumbá
Bizzy boa noite.
Bará = Obà ará = Rei do corpo = A força anímica que que põem você e o universo em movimento.
Eu particularmente discorda desta descrição onde se diz que Èsù é escravo de òrìsà.
Basta ler os meus post sobre Èsù e teremos uma visão de como a raiz do Candomblé, O Culto Tradicional, enxerga Èsù dentro do Universo e seu papel para a humanidade.
Não há diferença nenhuma, Èsù é apenas um e único.
O Odù que o traz em determinadas situações vai dizer qual a energia que ele traz para lhe ajudar em sua caminhada.
Seja Onà, Laalu, Okoto, Àgbà, Yangi, Olójá e etc.
Abraços.
Muito Obrigado Baba!
Bom dia! Bom a respeito das qualidades de Orixas, nossa religião é complexa e bastante peculiar, uma vez que cada Clã (Ile Axe) remonta a estrutura familiar, social e politica dos tempos antes da Diaspora ainda na Africa. Compreendo que assim como acontece com algumas palavras no dialeto ioruba a palavra Orixa tem um sentindo muito mais amplo do que apenas significar deuses ou forças da natureza como chamam alguns, esta ultima seu significado corredo esta na palavra Axé. No que tange a palavra Orixas, penso que tanto refere-se a forças imateriais emadas do proprio Olorum em tempos bem remotos como a deuses humanos que dado seu grande feito e importancia entre seu ou seus grupos tornou-se culto , estas qualidades eram ainda na Africa deuses de clãs de linhagem nobre ou de cidades que aqui no periodo da Diaspoea foram agrupados sob o mesmo nome uma vez que possuiam caracteristicas que os assemelhavam , foram espiritos divinizados como aconteceu no catoliscismo a exemplo de alguns homens e mulheres q tornaram-se santos. Observe no livros de mitologia que um Orixa possui varias historias em momentos diferentes em lugares diferentes. Cultos distintos que foram agrupados no Brasil quando surge o candomblé, ja que aqui os inumeros grupos antes estruturados de forma individualizada na Africa aqui tornam-se um só. Muitos outros Orixas foram sendo esquecidos e preteridos a medida que seus clãs deixavam de existir ou sendo suplantado por outros quando havia conquistas de um povo sobre outro. Alem disso no candomble estas divindades agrupadas assumem um outro papel o de caracterizar as manifestações da personalidade destas forças emadas de Olorum mais guerreiras em algum momento ou mais branda em outros ou mais misteriosos em outros etc. Portando penso que temos na palavra Orixas tanto espiritos divinizados , cultos individualiazados que sobreviveram ao tempo como as forças imateriais emadas do grande Pai Olorum (Deus Criador) São no Aye ( Terra) representados por nossos ancestrais espirituais ( eguns de nossos babalorixas e ialorixas etc) que intermedia, por nos junto aos Eles para que Eles intermediem por nos junto a Olorum
David creio que a questão ficou na semântica.
A palavra òrìṣà deveria ser substituída por Irúnmolè.
Pois òrìsà não apenas os denominados fun fun, temos fun fun que não são òrìsà, são irúnmolè.
Visto este detalhe semântico, que o vício de linguagem jogou no caldeirão do cotidiano, nada acrescenta ou diminui.
O último paragrafo eu não posso concordar, pois, estes sacerdotes que cumpriram uma parte de sua história na Terra, com certeza tem muito a corrigir em seu Iwà (caráter), devem ir e vir para fazer a elevação e um dia alcançar um patamar espiritual mais alto.
Ser sacerdote não joga ninguém no estrelato espiritual, pode inclusive ser a sua pá de cal.
O Culto de Éegungun não está ligado ao culto de òrìsà, por mais que venhamos falando de ancestres e que difere muito de ancestral.
Òrìsà/irúnmolè passaram por este planeta em tempo imemoriais, não podemos afirmar nada em relação a compleição física, descendência e etc. Por termos apenas depoimentos de pessoas que afirmam terem tido este ensinamento dentro da oralidade nigeriana, que os anciãos lhes passaram o que foi passado para eles e etc. Este detalhe eu não afirmo (opinião pessoal) nada, são os áwo (segredos) da espiritualidade.
Você deve continuar com seus estudos e correr atrás da montagem da sua verdade.
Um rapaz inteligente que precisa se aprofundar em textos mais complexo.
Busque Ifá (estudo) e você encontrará muitas respostas.
Ire Baba
Seu raciocínio foi muito lógico
motumba gostaria de saber uma coisa o bara yangui responde mais
para qual orixas obrigado
bruno,
Bára Yanguí é independente, porém, minha avó de santo dizia que somente as pessoas de Oxun tinha a primazia da presença deste Bára em seus enredos, coisas de Oxun. Hoje em dia tem muita gente arrumando Yangui para sua casa ou para sí mesmo, esquecem ou não sabem é que este Bára só acompanha Oxun.
Axé.
ola mim chamo edivaldo e gostaria de saber a que orixa pertence exu mavambo desde ja agradeço a atenção
meu nome é ricardo sou de bh… tenho muita vontade de apreder sobre o candomble mas nao conheço uma casa que pudesse me ajudar, me se alguem puder me de uma auxilio … pois quero uma casa onde eu possa realmente confiar
Ricardo eu não tenho indicação em Bh.
ire
Bom dia a tod@s! Nã vi aqui as qualidades de Exu Jilú Odan e Barálogiqui (não sei se estão escritos corretamente). Gostaria de saber um pouco mais.
Marcelo o blog tem por filosofia não partilhar temas que envolvam qualidades ou caminhos de òrìsà.
Èsù jelú eu conheço.
Odan e este outro não conheço.
Dentro da filosofia do culto Tradicional Èsù é único o que vai diferenciar é a energia do Odù em que ele vai responder.
Defesa, comercio, Orí e etc.
Ire
Muito agradecido pela atenção e honestidade!
Gostaria de saber sobre Exu Lonan, não é o tiriri. é so Exu Lonan
Vinicius, Èsù L’onà = Èsù Olo onà = Èsú o senhor dos caminhos.
Este é um de seus nomes de louvor e a energia que ele trás de acordo com o Odù que vem trazendo a informação sobre ele.
Tiriri quer dizer: Rápido / ligeiro.
ire
Uau, muito obrigado, talvez poderia me contar mais sobre este exu, sua historia ou alguma coisa sobre ele….. Gratidão
ola,bom eu gostaria de saber sobre o exu lalu!
urgentemente…….
não consigo achar nada sobre esse exu.
Leo Laalu o Èsù do lado de fora da casa e outras coisas mais.
O dono da cidade.
ire
Boa Noite a todos… gostaria muito de saber tre jeitos do exu corcunda, arketipo, vontades, manias, intervenções…. desde agradeço.
Sim da ilha sua bença gostaria muito de saber sobre esse orisa exu lalu quero aprender sobre ele…….
agradeço pela informção e gostaria de saber mas sobre isse orisá exu lalu.
Ola da ilha, tudo bom, mojuba.
Da ilha o tiriri pode vir a acompanhar omo logun
Aki no brasil temos essa regra , cada orixa tem um exu, interessante , e os filhos de exu.
Os filhos de exu terao um exu que trabalha para exu????
Outro fato interessante que venho observado e tem casas que colocam nome proprio no bara, exemplo bara laure, ou seja bara da boa sorte, e quando raspamos um exu na cabeca de alguem o orunko vai ser bara fulano de tal.
Se essa casa tiver como regra colocar nome no bara que anda com o orixa a pessoa ficaria com 2 baras?
Desculpe os erros de portugues, desde ja agradeco.
E por favor o ititir anda nos caminhos de logun , pode?
Frederico eu não entendo muito dessa coisa de òrìsà e Povo das Ruas o acompanhar.
No Culto Tradicional não temos esta ligação.
Uma vez que Èsù é um e o seu nome de louvor indica a sua energia (Laalu, Yangi, Ojisè, Ololá e etc.), pois, de acordo com o Odù ele estará mais ligado a um tipo de atividade e pode atuar em todas as frentes também.
Bara é também um nome de louvor = Rei do corpo, a força animica que nos coloca em movimento e está ligado a criação do ser humano em um trabalho conjunto com Osalá, Ògún, Ajàlá, Òsún, Nàná, Onilè e todos os Odù mèjì.
Frederico Èsù é complexo demais e ao mesmo tempo maravilhoso, sem ele nada acontece e é o inimigo da inercia.
Ire
Oie meu rei, tudo bom,, concordo em genero numero e grau con o senhor.oque eu tentei falar e que o candomble brasileiro costuma a colocar essas energias que o senhor citou em assentamento para serem cultuados, e alguns ainda ensinam que trabalha para o santo coisa que eu discordo totalmente.
Mais convenhamos 9o por cento do povo raspado tem exu assentado, o estranho e que com essas informacoes todas que existem a rspeito do culto ao orixa notamos que a populacao maior do candomble ainda o tem mais como protetor do que mensageiro, se olharmos a fundo o culto a orixa mesmo, ninguem deveria ter exu assentado , exu teria de ser reverenciado em uma obrigacao ou em oro por ser mensageiro, a casa poderia ter apenas um assentado, onde os nomes de louvor de exu seria vulvado no assentamento de acordo com as ordens de orunmila atravez dos odus, claro.
Seria errado dizer tambem que somente exu e o justiceiro dos orixas, todo orixa tem sua face justicera aqui no aye, por que se fosse assim ele nao seria mensageiro, se o problema e com ogun, e com ogun, agora se ogun pode determinar isso a ele ai me esquivo.
Creio que se a partir do momento orixa pode ficar determinando a exu que cumpra tarefas ele deixa de ser mensageiro apenas, acredito que oque for da parte dele ele resolvera.
Me parece que o candomble esta tentando mostrar o poder divino dos orixas na natureza, porem dos 16 orixas e um dependendo do outro para a construcao harmonica do planeta.
A criacao do bara assentado , ou de exu como quizerem aos leitores que fizeram aqui no brasil esta sendo transformada, perdeu_se a visao do exu prigoso e feiticeiro que alguns descendentes deixaram e ifa vem trazendo a visao verdadeira do culto dele.
A incognita e em que acreditar e em que deixar de acreditar, nao por nao existir e sim por nao existir fundamentos com uma realidade.
Adoro converssar com vc rsssssss§ss.
Da ilha esses tempos uma pessoa chegou em uma casa de ble e a mae de santo perguntou quem e seu exu a pessoa respondeu capa preta ela falou, ta amarrado cruz credo.r§sssssssss
Quando me referi aobara do orixa grosseiramente falado ou ao exu do orixa me referi a esses que vc citou, mais ainda nao entendo o como que se uma pessoa raspa exu e teria outro exu assentado.kkkkkkkkkkkkkkkk.entende agora, seria irracional, e oque vejo.
E ainda quando rspan essa energia na cabeca ainda o chamam de bara..
A revolucao que orunmila tem feito e atravez da informacao , quando que ha 40 anos atraz teriamos acesso a uma rede dessas como temos hoje e sabermos disso tudo,
Talvez o candomble nao seria oque e hoje, seria ou estaria em uma etapa melhor.
Perante ao ifa nao somos espiritas, o candomble nao e espiritismo, quando isso for embutido na mente do brasileiro de uma forma harmonica e com menos sofrimento tudo sera melhor, sofrer menos seria nos libertar e darmos valor aquilo que tem fundamento mesmo.
Respeito a umbanda e todos os outros tipos de espiritismo, mais chamar exu de capa preta, e locura sabe como que explico ao meu pessoal hoje, exu nunca viveu e nunca morou aqui mais sempre esteve aqui como forca da natureza em relacao aos nomes funebres que deram a ele precisa se feita uma terapia com aquele ori para verificar o nivel da locura.
So vira com exu os filhos dele, so tem exu os filhos dele, nos o cultuamos por ser um mensageiro.
Isso doeu no ouvido dos falsos candomblecistas brasileiros que fizeram junto da umbanda o culto dele ficar kardek.
Sou de logun ede e tenho um irmao de exu que raspou comigo, quem diz que exu nao raspa eu respeito.
Se raspa como qualquer outro orixa, realmente existia uma energia na hora do encantamento dele, porque eu vi acontecer e foi dessa forma que exu apareceu na minha vida de verdade.
Ali eu dexei de acreditar em catico, respeito o ori da umbanda, afinal ori e ori.
Os filhos sao muito engracados, geralmente muito bonitos, mais realmente eles dobram quem eles querem……….mais nao sao maldosos nao, conheco piores.
Depois que eu raspei en nao consigo ter exu assentado, a verdade e unica.
Frederico eu nunca duvidei da existência de Povo de Rua, seja na Umbanda como no Candomblé.
Acredito que estas energias favorecem pessoas enquanto outras impostoras se passam por bons espíritos e atrapalham tudo.
Travam a vida do médium, não deixam a coisa evoluir, vampirizam e tomam tudo que existe de bom material e espiritual.
Ifá fala em Vampirização dentro do Odù Ejionilè/Ogbè mèjì.
Portanto devemos ter cuidado na manipulação destas energias, o médium junto com seu sacerdote deve, com cuidado e astucia saber com quem estão trabalhando, existem mil formas de saber se são espíritos de luz ou espíritos que vagam buscando uma forma de se perpetuarem na sombra.
Sobre isto Éjì Ogbè diz:
Ifá diz que onde quer que este Odu é revelado durante uma cerimônia ou iniciação ou de nomeação, recordatório, casamento, inauguração de uma casa, funeral, liderança, aniversários e etc., nada deve ser sacrificado nesta ocasião.
Nenhuma ave deve ser morta, nenhum animal deve ser morto onde este Odu é revelado.
Se o entretenimento envolve muitas pessoas, então deve se usar peixe para o consumo.
Como uma alternativa, os animais mortos podem ser comprados de um mercado ou matadouro e levados para casa para cozinhar.
Um restaurante pode ser contratado para preparar toda a comida para a ocasião.
A razão pela qual isso é importante é que Ifá diz que muitos espíritos malignos estão se mantendo no ar em torno de onde este Odu é revelado.
Esses espíritos gostam de consumir sangue.
Se algum sangue é visto na área, esses espíritos vão consumir sangue.
No momento em que provarem o sangue, eles vão exigir mais sangue e se não houver, eles simplesmente vão consumir sangue humano.
Isso pode resultar em acidentes evitáveis ou outros desastres onde o sangue humano é derramado desnecessariamente.
Se este Odu é revelado no momento em que a cerimônia irá começar, Ifá aconselha aos envolvidos a preparar muito inhame pilado, misturado com óleo de palma (Dendê) no mesmo local onde este Odu foi revelado e na rua onde a cerimônia ocorrerá.
Se isso for feito, esses espíritos malignos vão consumir o inhame amassado e o óleo de palma, eles estarão mais interessados em consumir inhame pilado e não sangue humano.
Veja que o problema é mais sério do que muita gente imagina. Falar com Esù e não manipular os 16 búzios pode resultar em uma informação incompleta que o jogo de 4 búzios pode não revelar.
Muita gente fala com estas energias usando apenas 4 búzios, melhor seria usar um Obí e pedir que o Odù da reunião, festa e etc., seja revelado.
Neste caso o sacerdote deve estar versado em conhecer os desenhos binários dos Odù mèjì.
Ire
Da ilha, obrigado pelo ase e gostaria de conhecer esse titulo de exu olola.parabens pela expkicacao sobre o ejiogbe, muito rico, parabens.
Uma outra pergunta , podemos confirmar se o odu vem em ire ou em osogbo utilizando dentro dos 16 , 4 para confirmar, mais sem os igbos?
Frederico um sacerdote sabe como utilizar seus instrumentos adivinhatórios para sabe se o Odù vem em Ire ou Ìbì.
A caída com quatro para confirmar este dado é a mais usual.
Olólà ou Olóolà – Nome de louvor para aquele que traz a prosperidade (Olà).
Ire
Da ilha, boa tarde meu rei , tudo bom.
Gostaria de conhecer vc e sua familia de ase.abraco, fred de logun
Da ilha nos podemos jogar merindilogum para nos mesmos?
Frederico, pode.
O problema é que nós acabamos interferindo ou não querendo ver o que realmente está acontecendo.
Ire
Frederico estamos na Praia de Mauá em Magé.
O café está sempre fresquinho.
Ire
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esse ano eu creio que talvez nao de , mais vou te encontrar pelo inicio de janeiro, adoro suas colocacoes, para muito iniciantes ou iniciantes que ainda nao entenderam e um pouco complicado, mais e isso mesmo.
Da ilha, eu relutei e lutei para nao conhecer o ifa, eu sabia que um dia eu teria que procurar alguem que entendesse melhor e sei tambem que eu ficaria facinado pela cultura.
Hoje eu quero dar continuidade, porem sem muito sangue, odeio muita matanca, nao sigo receitas de boloe nao acredito em obrigacao, acredito no que ifa e orunmila dizem a respeito de oros e preceitos do meu odu, afinal tudo saiu dele.
Sou filho de logun ede, tudo oque vc falou nos posts dele realmente e verdade e vejo tambem que e uma energia rara de achar, muito rara, eles confundem um pouco no temperamento com ogun.
Ireo
Sabe da ilha, hoje eu sou um pouco mais evoluido internamente e consigo entender a riqueza que e o culto africano e o encanto afro brasileiro tem.
As pessos muitas vezes nao entendem que nao somos espiritas, que o transe que temos, para quem tem de verdade e muito mais que incorporacao, isso faz o afro brasileiro ser mais lindo.
Para quem conhece o ifa e o merindilogun a fundo , 90 por cento dos problemas da maioria das casas estaria resolvido.notamos que um dos medos do homem e acreditar em varios deuses, bom, entendo o monoteismo dentro de nossa religiao cientifica, e a unica que prova matematicamente que deus existe i e um so, somos reflxos dele aqui na terra manifestado em formas de personalidade que sao os orixas e etcccc…..
E nao adianta da ilha se jogamos para nos mesmos e vemos acontecer ai que a gente cre realmente que as forcas de deus quem as atrae ou repele somos nos mesmos.
Nao sou politeista , eu quero cultuar o orixa.
Quando eu cheguei nessa conclusao me despreguei de muita coisa e hoje em dia nao acompanho muito a forma de receita de bolo, sou contra, deus e ifa me ensinou que sou unico, e provavelmente deus ja sabia antes mesmo do meu existir que eu existiria e seria do orixa aqui na terra e teria tais conceitos a respeito dele como deus e de suas energias aqui na terra que sao os orixas.
A unica religiao cientifica que nos coloca frente a frente com o verdadeiro livre arbitrio e suas consequencias em nossas vidas e o orixa.
Esse triunfo creio que nao perderemos mais, pelo menos em quanto houver natureza.
Nos acreditamos so em deus, descremos do diabokkkkkkkkkkkkkkkk, isso nos faz diferentes.
Oi bom dia eu tenho uma duvida sou trans na do meu santo sou muito respeitada sou de iança sou raspada minha digina e oya balé ginga gostaria de saber pq o meu orixa trouxe 2 digina e o meu pai colocou essa neiuma das duas q o meu orixa trouxe e eu pesquizei e as duas diginas sao bonitas e essa tambem e mais n encontrei esse ginga vc saber oq ser gninifica
Mel é difícil a gente analisar qualquer coisa a distancia, principalmente quando se fala em nomes.
Somente quem está vivendo a história da iniciação pode relatar um fato marcante, uma variante que vá de encontro ao nome que foi sacado e confirmado pelo oráculo.
No culto Tradicional é o oráculo que trás o nome, no Candomblé existem outros caminhos, mas, todos são sancionados pelo oráculo.
Mesmo que você tenha sonhado e etc., seu sacerdote sabe muito bem o que fez.
Ginga é nome de uma rainha que lutou por seu povo e o liderou quando seu reino foi invadido, após, a morte de seu marido.
Diz a lenda que ela era uma encarnação da divindade dos ventos (Òya no Keto) dentro da nação angolona.
Se não me engano seu nome era Ginga Abangi.
Nosso Euandilu pode fornecer mais detalhes se ele estiver nos lendo.
Ire
Eu me amo assim como sou gosto de me ver linda muito mais do que a minha própria irmã que já nasceu do sexo feminino. magno Megdei.
Boa noite, gostaria de saber se alguem pode ou sabe me informar o nome do bara de ossaguiãn. E como cuidar dessa dinvidade e por que eu sou dessa qualidade de bara mas no rio de janeiro ninguem até hoje soube me falar dessa orisa. Inclusive fui feito de um outro orisa por que o selador na epoca falou comigo e jogou bastante limpo comigo, muita gente confunde essa orisa no Ifá com ogum se alguem poder me ajudar ficarei muito grato. meu email é gatecentral@gmail.com. Um abraço e um feliz 2015 há todos.
leandro,
Você leu? Está neste post acima o exú que acompanha Oxaguian. Ele é vultuado na tabatinha e tem preceito, só se assenta para quem é iniciado para Oxaguian.
Axé.
Boa Tarde Bábá Fernando
É necessário, ou melhor, obrigatório se assentar o Exú de um iniciado? tenho conhecimento que algumas casas não fazem isso, pode haver algum problema ao iniciado?
Garcia
Alguns casas só assentam na obrigação de 1 ano, outras assentam na iniciação, no que eu acha mais correto.
Axé.
sou filho de exú orixá,qual desses exus citados acima, é o meu pai?
motumba baba qual a diferensa entre bara e eleguibara e quais sao os exu de ogum e oya por favor me expliquem
Raphael nada pode ser dito, sem a conformação oracular.
O processo não é da forma que você está entendendo, ele é um pouco diferente.
Tenha calma e saiba que tudo irá se encaixar se você decidir seguir em frente com a iniciação.
Ire
Ednaldo vamos por partes:
Bará = Obà ará = Rei do corpo.
Elégbará = O grande senhor e rei do corpo (uma conotação de enyian = humanidade), este é o maior e mais forte nome de elogio de Èsù.
Todo ser vivo tem a energia de Èsù dentro de seu corpo, que nós chamamos de Bará, pois, é esta energia que nos põem em movimento (Èsù).
Quanto a última pergunta, você vai ter que fazer dentro de seu Ilè Àse, são assuntos internos, não é proibido conhecer, mas, não tornamos publico, são muitos curiosos de plantão.
Ire
poderia me dizer se existe orixa de candomble com o nome de colondina..
Giselii não tem.
Eu já vi uma outra história, muita forte, com esse nome.
Estava ligado a Povo das Ruas.
Ire
Bom dia meu senhor olha só uma vez fui jogar buzios e nos buzios me disseram que eu era de pombo gira mas na parte do candomble isso quer dizer o que por favor tem a ver com o orixa pois estou prestes a fazer santo…
Filha de Candomblé.
Me desculpe, mas, falaram uma asneira sem tamanho para você.
Ninguém é filho de Pombo Gira ou qualquer outra energia deste caminho de Povo das Ruas.
Procure pessoas sérias para poder lhe falar com propriedade sobre este assunto.
Ire
Gostaria de saber sobre exu bara eghi
Luana,
Não conheço esse caminho de Exú, será que o nome não está escrito errado?
Axé.
Da Ilha. Ponbo Gira ( Bombo Njila, Pambu Njila) é o primeiro inquice do angola, dai se a filha de candomblé, que fez a pergunta acima, for dessa nação ela pode ser iniciada para ele, como para qualquer outro inquice. Mokoiu
Nelson
Bom dia!
O nome dado pelo meu Exu foi Panamá…vc sabe algo sobre ele ? Sou filha de Ogum. Meu segundo é Obá, terceiro Oxalá e quarto iansã.
Agradeço
Um abraço
vc
Exú de trabalho traz o seu nome e diz o que representa, só ele poderá traduzir com exatidão. Peça a alguém para perguntar ao seu Exú o que significa.
Abs e axé.
Babá Fernando, Da Ilha, agô.
Por acaso já ou ouviram falar numa qualidade ou epíteto: “Exú Balé”?
Obrigado,
Motumbá!
Renato nunca ouvi.
Porém, acredito que este deva estar saindo do forno este ano.
Novidades sempre chegam no Candomblé brasileiro.
Ire
Obrigado, Da Ilha.
Motumbaxé!
Renato,
O pessoal houve o galo cantar e não sabe aonde.
Existe um Exú no caminho/portal do Igbalé (local sagrado da terra) que é agraciado toda vez que se vai fazer uma oferenda.
Axé.
Entendi, Babá Fernando. Uma coisa é o que realmente existe e outra é a associação que algumas pessoas podem fazer e acabam se atrapalhando no caminho.
Adupé.
Orixá exu bara usa fios de conta lilas que qualidade e
Simone,
Exú Bára o fio é cinza ou todas as cores intercaladas.
Axé.
Olá… Motumbá
Gostaria de saber qualidades de lebara, por que normalmente quando falamos do orixá bara, raramente vemos suas formas femininas… Gostaria de saber qualidades de lebara de oxum e yansã. Obrigado
João,
Exú ou Bára de orixá acompanham todos os Orixás e independem de sexo e se são machos ou femeas. Muitos tem um penis em seu assentamento para identificar o seu domínio e sua energia através do sexo, exú é o dono das veias, da corrente sanguínea e do órgão sexual tanto feminino quanto masculino.
Axé.
Babá,
O Sr. falou que não raspa para Exu em seu Ilé, teria algum motivo especifico?
Will,
A energia de Exú não compõe com o Orí humano, porém, isso não quer dizer que uma pessoa não seja de Exú e quando isso acontece, Orunmilá determina um outro Orixá para a iniciação em comum acordo com Exú. O iniciado arcará com um carrego enorme pois Exú sempre receberá as oferendas na frente e todas as honras de Pai.
Obs: Conheço algumas pessoas iniciadas para Exú em Casas que detém os fundamentos desta liturgia.
Axé.
Gostaria de saber mais sobre características e arquétipos das filhas de Lebara. É tão difícil encontrar algo sério sobre.
Lis,
São as mesmas características, pois Exú tramita em masculino e feminino.
Axé.
Mojubà a todos!
Exatamente hoje faz 7 meses que fui iniciado pra Esù, tem sido um período de conhecimento e despertar de profundo amor por meu pai.
Sei que devido as intervenções das religiões cristãs, Esù foi extremamente marginalizado e isso influenciou até mesmo o candomblé, mas graças a Oludumaré, isso está mudando.
E eu sou a prova viva de que Esù é um orisà como os outros. Tem me acolhido e cuidado de mim. Mojubà bàbà mì Esú!
Bàbá, uma de minhas perguntas já tem resposta, que de fato Exú Orixá tramita em masculino e feminino. Em Angola, o Inkisse Pambu Njila também tramita em masculino e feminino.
Pergunto o seguinte, supracitado no post vemos os 16 múltiplos desta divindade maravilhosa. E logo em seguida, os caminhos dele que acompanham os Orixás do panteão Africano.
Levando em consideração, o que sei que é raro, mas que é possível, dentro de iniciação. Os 16 múltiplos Dele são que dentro desta perspectiva poderiam ser raspados no Orí?
Os caminhos que acompanham Orixás são aqueles que somente teriam esta finalidade, excetuando-se a iniciática?
Esu Laalu poderia ser um Exú rodante?
Não sei se minha pergunta é pertinente, mas mesmo assim a faço, para acender apenas um pouco a idéia. Não encontrei ainda tais respostas e é péssimo ter estas dúvidas e levá-las por um futuro próximos das minha p´roxima etapa dentro da vida espiritual.
Dofono.
Dofono,
A princípio, os Exús que acompanham os Orixás são o que chamamos de caminhos e podem ser iniciados, inclusive, já soube de alguns e em especial Exú Laalú.
Axé.
Boa Noite,Sou Iniciado do Ossosi Akueran E queria saber se os mesmo podem me falar um pouco mais desse sr ,qual poucos comentam sobre ele
Vitor,
Neste caminho de Odé ele é visto como o provedor e defensor do seu povo, o grande caçador.
Axé.
Mavanlecy , eu gostaria de saber se o comportamento das pessoas feita desse orixás são , pessoas que vivem situações adversas ,pois eu tenho 23 anos e minha vida é completamente boa e instável
Cesar,
São muito raros os iniciados para Exú e os que eu conheço são ótimas pessoas e bons amigos. O que define o caráter e situações adversas não é o Orixá!!
Axé.
Esqueceu d citar o Esú Barabo ou Marabo… vc pode me dar uma explicação sobre ele? soube q ele e um Esú novo…com arquétipo de um jovem! e verdade? Grata ….
bom dia a todos mutumba tomege de ogum na casa aonde fui iniciada nao se faz o acentamento do orixa exu em nimguem gostaria de saber se isso pode prejudicar muito a vida do yawo afinal pelo oque eu venho pesquisando antes de tudo exu tem que ser o primeiro de tudo e gostaria de saber tambem se agora depois de 4anos se eu ainda posso faser pois sinto a minha feitura esta faltando alguma coisa .des de ja agradeço muito axe pra todos
Mayza,
Não esquecemos de citá-lo está escrito em Yorubá: Exú Igbárábò, normalmente este Exú acompanha os caminhos de Yemanjá, Xangô. Exú não tem forma jovem ou velha, não confunda com exús catiços da Umbanda que copiaram alguns nomes dos Exús do candomblé.
Axé.
mariana,
Toda Casa de Candomblé Ketu/Nagô se assenta o Orixá Exú. A maioria dos zeladores assentam na iniciação, outros assentam após 1 ano de iniciado, normalmente na obrigação de 1 ano. Você pode ainda assentar seu Exú, se for da Nação Ketu este Exú é assentado na tabatinga com os seus fundamentos.
Axé.
gostaria de tirar uma duvida um filho de lembarenganga pode ter uma lebaralonam como exu do inkissi no caso feminino
carlos,
Repita a pergunta clicando na foto do Euandilu no post “perguntas e respostas”, que é quem pode lhe esclarecer sobre a Nação Angola e seus Inkísses.
Axé.
olá, mutumbá/kolofé/mukuiú/bença. meu nome é edna, gostaria de saber sobre kolondina?
abraços e desde já obrigada!
Negra Edna,
Colondina é uma pombogira cultuada em algumas casas de Angola e Umbanda, é vista também por outros nomes de mulheres e simbólicos: Pombagira das Sete Encruzilhadas;
Pombagira das Sete Praias;Pombagira das Sete Coroas;Pombagira das Sete Saias;Pombagira Dama da Noite;Pombagira Maria Molambo; Pombagira Maria Padilha Pombagira das Almas;Pombagira dos Sete Véus;Pombagira Colondina;Pombagira Cigana; etc. Tem mais informações no site Cavaleiros de Aruanda.
Axé.
Ola!
Mutumba
Eu gostaria de parabenizá-lo pelo texto incrível, bem explicativo ,aprendi muito , alguns já conhecia e outros não ..muito interessante
Parabéns !
Eu tenho uma dúvida porém não tem nada haver com o texto
Se VC Nelson poder me responder te agradeço de coração pois eu vi alguns comentários e percebi uma grande receptividade de sua parte ..oque acontece é o seguinte eu sou burizada ah 5 anos no ilê asé nação ketu asé ilha amarela , no jogo de búzios nunca saiu feitura as cobranças que tenho são só com esu porém sou filha de Iemanja rsrs (tbm não entendo) emfim eu venho de umbanda sou yawo (ops abian rsrs) aquestao é a seguinte depois de 4 anos de umbanda tive um problema a qual fui praticamente obrigada a procurar um candomblé que cuidasse dessa minha cobrança com esu , isso foi resolvido ta tudo bem , porém cade meu orixaaaaaaaa rsrs
Eu não consigo vira no orixá (iemanja) na umbanda eu sempre virei porém meu “”orixá””não levantava ficava no chao geralmente emitindo sons de choro com as mão bailando como ondas e a sensação que eu sinto sempre é muito boa ,mais recentemente descobri que ela não é iemanja e sim uma sereia pois na umbanda não se trabalha com orixá desculpa to digitando de mais né rsrs resumindo eu não vou virar nunca de orixá??? por causa dessa sereia que chamam de ondinas ???acho que seria isso ,pq quando toca pra iemanja ná umbanda era só essa energia que eu sentia as pernas banbas derrepente perdia o sentidos e a firmeza das pernas ia para o chão e apagava mais era muito boa a sensação de limpeza de purificação eu voltava toda chorando mais era bom era um choro tranquilo hj no candomblé eu não sinto nada as cantigas em yorubá pra iemanja não me arrepiam como as da umbanda quando cantados ” eu fui na praia pra ver o balanço do mar eu vi seu retrato ná areia e lembrei da sereia começei a chamar o Janaína vem ver …etc” em fim isso me deixa triste as vzs
Obrigada de qualquer forma
Desculpe pelo texto gigantesco rsrs
Desde já grata!
Lyra,
Para você cuidar de seu Orixá você terá que frequentar um terreiro de Candomblé para cuidar não só de Yemanjá, mais também do seu Orí, e outros Orixás que acompanham o enredo de sua Yemanjá. Yemanjá é um Orixá que requer culto exclusivo dentro do ketu, não dá para conciliar com essas entidades de Umbanda.
Obs: Nelson saiu do blog.
Axé.
Ola, espero que me ajude a entender o que acontece comigo, mas para isso preciso contar uma pequena historia.
Dolileia fique a vontade, abra seu coração.
Ire
Motumba parabens pelo site gostaria de saber qual e o exu de xapana. desde ja agradeco pela atencao
Eduardo,
Obaluaiye (Xapanã)não tem Exú próprio, aliás, nenhum Orixá tem, mas, existem vários Exús Orixás que podem acompanhar este grande Orixá, veja neste post.
Axé.
Exu Akesan é o Exu de Iemanja? Alguem sabe responder?
Maiara,
Normalmente é Bárágbó que acompanha Yemanjá,
Axé.
Sr. Fernando o disse que exu catiço copiam e usam nomes simbólicos, mas afinal quem são ou melhor o que são os exus na umbanda?
Carolina,
Os Exús de Umbanda são espíritos de pessoas que nasceram e tiveram uma vida na terra, cada um trás sua história de vida passada e todos usam nomes fictícios para se fazer representar, tais como: Tranca Rua, Maria Padilha, 7 Encruzilhadas, etc, etc, etc…
Axé.
Boa tarde
Como se efetua essa troca entre aspas de um espírito que já viveu na terra, volta para trabalhar com exu catiço?
Carolina,
Eles aguardam uma oportunidade que independia de quem fosse. A Umbanda (que eu conheci) fazia rituais de desenvolvimento espiritual dos filhos, assim, evitavam espíritos obsessores carregados de negatividade. Os bons espíritos eram conduzidos a condição de prestadores de caridade, aproximando-os ao máximo a interatividade e conexão com a mediunidade da pessoa e assim que estivessem prontos, eram liberados paulatinamente para dar consultas. Eram observados e sempre acompanhados até que atingissem a condição e o objetivo doutrinário da Casa e do próprio conceito Umbandista.
Axé.
Boa tarde, um espírito que adota o nome fictício Maria Padilha das almas quer dizer que ele trabalha com energias de vibração do cemitério?
Maria Padilha é só uma direção, um caminho ou esse espírito trabalha para ela ou por ela, por isso é que pode usar o nome fictício?
Axé
Carolina,
Sim trabalha, o nome Maria Padilha é usado por muitos espíritos que se apropriam de sua história, virou pseudônimo.
Axé.
bom dia, fiz um trabalho de amor tem 10 dias e soube que a mãe de santo faleceu , como fica os trabalhos, teria algum problema. poderiam me tirar essa duvida
No livro organizado por Altair pinto dicionário yoruba diz ” 3° – Os EXUS, ou espíritos diabólicos, considerados como ser- • vos
ou escravos dos Orixás, servindo de intermediários entre os
Orixás Menores, e o homem. São essas entidades que se
incumbem de castigar os filhos de fé quando eles erram, pois que
aos Orixás não é dado o direito ao castigo e tampouco têm a
incumbência da prática do mal.”
Sr. Fernando já vi o senhor mencionar no blogue que orixá não castiga ninguém, mas os catiços podem? E
se são espíritos em busca redenção e de evolução como podem ser diabólicos?
Axé
servora,
Trabalhos de amor são voláteis e independem do falecimento de alguém.
Axé.
Olá Carolina,
Se me permite intervir, sobre esse assunto, posso te fornecer o que aprendi na Umbanda e que trago para o Candomblé.
Existe uma certa “divisão” entre as entidades ou catiços, como preferir chamar, entre “esquerda” e “direita”. Isso é meio alegórico, todos são espíritos elevados, mais ou menos conforme sua hierarquia, mas se comparar com nossa situação… eles estão muito bem, obrigado!
Imagine que as entidades de Esquerda, Exus e Pombogiras (o Pomba giras, como preferir) seriam os “policiais”, as entidades de direita seriam os advogados.
É uma analogia boba, mas ilustra bem. Quando o filho sai deliberadamente da linha, desrespeitando um pedido ou contrariando uma indicação, ou fazendo algo que vai contra ele mesmo ou contra alguém, a entidade de esquerda pode ou se afastar ou cobrar.
Em ambos os casos, uma característica comum é que ficamos “sem sorte”, por que aqueles que deveriam diminuir nossas atrapalhações deixam de fazê-lo, e podem deixar nosso caminho aberto a energias que não os são benéficas que, por atuação deles, estariam contidas e afastadas. Ou então eles simplesmente barram certos caminhos que nos seriam benéficos por que perdemos a oportunidade de trilhá-los, Como policiais, se não puderem colocar a pessoa nos meandros da justiça, eles a largam a sua própria sorte.
Isso se estende ao Orixá, o mesmo conceito. Se o iniciado desrespeita seu pai ou sua mãe, o Orixá se afasta, a energia de afasta, e o castigo, na verdade, é a falta de nossa própria essência, a energia da qual nós mesmos somos feitos deixa de atuar em nossa vida!
Acredito que todo filho de fé (Umbanda) e filho de Santo (Orixá) já pode experimentar algo assim pelo menos uma vez na vida.
A bem da verdade, quem castiga mesmo é a própria pessoa.
Motumbá
Teria algo sobre exu aguidi
Sou de Oxóssi Dana Dana e eu gostaria de saber mais afundo sobre ele, ele tem fundamento com Exu, ossaim, oxumare e oya.
Gostaria de saber sobre as cores de contas, músicas, história, gostaria de saber mais sobre ele.
Enio,
Essas informações mais detalhadas são passadas pelo seu zelador, basta saber o mais importante que é o seu Orixá e ter a certeza que é iniciado para Oxóssi. Qualidades apenas induz a liturgia.
Axé.
Babá,
Os Exus dos iniciados para um mesmo orixá serão sempre os mesmos ou poderá haver diferenças? Eles sempre terão de ser assentados? Ou já havendo um iniciado se usará um assentamento comum a todos?
José,
Cada iniciado tem seu Exú Bára assentando um pouco antes da iniciação, o que eu acho mais correto ou depois quando completar 1 ano de iniciado. Mesmo que para um mesmo Orixá, o Exú Bára é individualizado pois eu ritual consiste na participação direta do iniciado.
Axé.
b tarde raspei orixa exu minha mae de santo faleceu faz sete anos n fui mas a casa de ninquem gostaria de saber o que siquinifica pagevu foi meu ila obrigado descupa a pergunta ab meu nome e antonio
Jose Antônio,
Você fez os ebós necessários de lavar a cabeça para tirar a mão da sua falecida mãe? Não sei o que significa esta palavra.
Axé.
Qual é o significado de exu bara akesam
Izaias,
Bára Akesan é ligado aos caminhos do comercio, feiras, etc, faz-se oferenda para eles nesses lugares, significa “negócios”.
Axé.
Olá, boa noite.
Que Exú acompanha a Oxaguian normalmente?
Adupé.
Ezequiel
gostei muito
Ezequiel,
Bára languirí.
Axé.
Olá No Jogo de buzios Me disseram que eu sou de Exu com Oxossi e Oshun isso Pode ?
Matheus,
Não pode. O jogo deu que quem respondeu trazendo recados foram estes Orixás, portanto, só podemos saber nosso Orixá com profunda exatidão quando frequentamos uma casa e estamos no caminha da iniciação, antes disso é pura especulação e muito arriscado afirmar.
Axé.
Olá, Babá. Asé!
Recentemente assentei Esú e meu Babá me disse algumas coisas sobre a qualidade dele. Mas não o consegui identificar. Segundo meu Pai, a qualidade do meu Esú tem um rosto mais “feminino” e está profundamente ligado ao sexo/sensualidade. Penso tê-lo ouvido falar “Lalu” ou “Alu”, mas não bateu com nenhuma informação que encontrei nos livros. Tenho receio de perguntar isso ao meu Pai novamente e ser mal interpretado por ele. Com essas informações, é possível saber o nome da qualidade?
Desde já, grato.
Marcelo,
Cabe ao seu zelador lhe passar essa simples informação,tente com ele, não há nada de mais nisso.
Axé.
Quall e obara de ossaim
Marcos,
Existem vários, mas, somente através do jogo para saber por qual caminho que o Bara acompanha Ossaim.
Axé.
boa noite,
Fui feita em angola de leba, ma a casa era de outra nação, sai como medium, ma ate hoje nao manifestei,, gostaria muito de saber se ha diferença entre bara e leba, se o exu se manifesta ou não, e gostaria ainda de uma indicação de livros q falem sobre esse orixá.
Daiane,
Você deve procurar uma boa casa de candomblé, fazer um jogo para que o zelador tente entender o que fizeram com você, sinceramente ficou difícil de imaginar como um pessoa raspa Leba sem manifestação, feita em Angola mais não era Angola? Não é em livros que você vai encontrar respostas e sim numa boa casa de Angola, com tradição e raiz. Temos O ” Bate Folhas”, “Tumba Junçara”, raízes da Angola.
Axé.
Motuma, Baba fernando.
Uma duvida o exú pode ser assentado em um caldeirão de ferrro?
axé
Btosso
Btosso,
Sim, pode ser assentado. porém, não são todos.
Axé.
Motumba, baba fernando
Agradecido.
Seria muito saber quais seriam? ou esta informação apenas no ilé
Asé
btosso,
Sim, no devido tempo no ilê.
Axé.
Motumbá!!! Gostaria muito de saber mais à respeito de Awany, Seria possível pois são poucas as informações sobre este Orisá!!! Paulo Cesar – Curitiba…
Paulo,
Awany é uma qualidade (caminho) de Exú, poucas e raras casas iniciam Exú e dizem que este só veste branco.
Axé.
por favo me ajude na minha data de meu nascimento eu fiz as contas deu que eu sou de Iansãn,exu e ogum esta certo
Ediene,
Não é através da data de nascimento que você consegue saber qual o seu Orixá, somente através do jogo de búzios é que você obterá um parecer.
Axé.
bom dia tem como vc me ajudar a confirmar as qualidades de meus orixas, e exu e pombo jira me ajude por favo, quanto q e seu jogo de buzos me manda seu contato vc e de sao paulo
Ediene,
Responderei no seu email.
Axé.
Bom dia.sou iniciada de oxumare e o oya. Mas eu não sei qual é me eu e pombogira. Nasci dia 09.07.1967
Edna essa pergunta deve ser respondida por sua Iyalorisa.
Seria muita falta de ética, nós nos pronunciarmos a respeito.
E também não fazemos consulta pelo blog.
Mo juba Iya.
Ire alaafia
Exu okotu ou okoto, pode ser iniciado como eledá em algum ori???
Pedro,,
OKOTÓ é o caracol, símbolo de EXU, e representa a espiral da evolução, somente isso. Não há iniciação.
Axé.
Motumba Baba fernando
Mas um vez peço conselho aos mais velhos,
Depois de tantos anos de trabalho consegui realizar um sonho e comprei um moto, primeira coisa que fiz foi passar pemba e agradeçer a esú
bom apresentei a familia aos amigos e muitos perguntavam nossa como conseguiu comprar uma moto tão cara.
No primeiro mês com a moto ela quebrou, gastei uma fortuna e peguei a moto
passou 1 mês ela quebrou novamente.
detalhe a moto e quase zero km.
Já amarrei até contra egum e mesmo assim estou com medo.
Existe algo que poderia passar na moto para proteger ela contra a inveja.
Ou pode ser o meu proprio caminho?
btosso,
Infelizmente meu caro não existe ebó para inveja e mal-olhado. Peça a alguém ou você mesmo para bater umas folhas na moto. (São Gonçalinho, peregun,para-raio,vence demanda)
Boa sorte, Mutunbaxé.
Motumba, Baba Fernando
Obrigado pela atenção
Asé
Boa tarde a todos, muito bacana esse espaço aqui. Gostaria de entender mais sobre o Bara pessoal? Como conhecê-lo e como cuidar dele? Todos tem um Bara pessoal? Grande abraço!
Fernando a resposta [e um pouco longa.
Èsù é aquele que dá movimento ao corpo dos seres vivos.
Essa energia muitas das vezes precisa ser assentada para que a pessoa possa ter uma comunicação direta com a energia, em outras situações ela pode ser contactada no Ojubó (assentamento do Ile Ase) da casa.
Esse Èsù que nós carregamos, pode estar ligado a essas duas situações.
Quando assentamos nosso Èsù, muitos dizem que assentou seu Bara.
Ire
Boa tarde a todos ! Gostaria de saber, se possível qual o Esu que acompanha Ayra ? Grato a todos Ase
Marcelo,
Normalmente é Igbárábò.
Axé.
Motumba Baba Fernando ! Obrigado pela explicação e atenção
Se alguem souber algo a mais do orixá Bará Lonan gostaria que me informassem, sei que ele é o Senhor dos Caminhos.
Thiago,
Normalmente este Exú é o responsável pela porteira das Casas Ketu/Nagô, acompanha vário enredos de Orixás também.
Axé.
Boa Noite, gostaria de saber qual Bara acompanha, Azoani?
Pontes,
Bára Alê pode acompanhar Azaoni.
Axé.
Obrigado Fernando
Sou de Omulu com Oya, qual poderia ser meu bará? Existe uma especificação, exemplo: quem é de Omulu ter Exú Álè: acompanha Omolú ou Exú Jeresú: acompanha Obaluaiye
Sandra,
O correto é jogar ver o caminho do Bára através do Obi.
Axé.
Bom dia a todos
Gostaria de saber como saber relacionar os nomes dos Exus do candomble para os nomes da umbanda.
Um exemblo seria Exu ijelu —– Exu do ouro? não sei?
Poderia indicar algum livro bom para cuidar do Exu
Olá Pablo
Isso não faz sentido por se tratarem de duas coisas completamente diferentes, mas com o mesmo nome popular. O maior problema da Umbanda é semântica! Eu, particularmente, prefiro o termo “GUARDIÃO”, mas também “EXU CATIÇO” vai bem.
EXU ORIXÁ é uma força da natureza, uma faceta de Deus, Olorun, Olodumarê, Nzambi, Ieovah ou o nome que você preferir.
EXU DE UMBANDA, GUARDIÃO ou EXU CATIÇO são espíritos de pessoas mortas que trabalham na caridade na vibração correspondente ao Orixá Exu.
Entende? São coisas completamente distintas e sem nenhuma correlação direta.
Motumbá
muito bom esse site para conhecimentos sobre a religiao….tenho uma duvida no assentamento do Bara ( pessoal) do iniciado, e verdade que o nome se dá somente na hora do assentamento e nao antes? se sim como pode o pai de santo dar uma lista pra fazer o bara sem antes saber seu nome? fiquei intrigado!? obrigado
eloi,
O zelador ao assentar o Bára certamente jogou para ver o caminho do Bára para poder fazer a lista, saiba que o que diferencia o caminho (qualidade) são pequenos detalhes, mas que são importantes. Alguns zeladores, depois de assentar, gostam de renomear o Bára com um nome escolhido por ele.
Axé.
Boa tarde!
Poderia me explicar mais sobre as pessoas iniciadas de Exu Legba como sendo Exu mulher?
José Carlos,
Exú Legba ou Legbara é de energia masculina, iniciado em cabeça de homem ou de mulher o que é raro. Ter cuidado que tem muito catiço se passando por Exú e se dizendo mulher.
Axé.
Bom dia queria saber mi dizeram quem mia pombagira seria lajiki oh baralajiki porem eu vejo so exu bara esiste essa pombagira
Vicente,
Lajiki é um Bára, Orixá ketu/Nagô, nada tem a ver com pombagira.
Axé.
Ola Boa tarde Nelson, consegue expor um pouco sobre o orixá Erinle , se é possivel cultua -lo no brasil , quais suas comidas preferidas?
Ana,
Temos um post sobre Erinlé, ´pesquise aqui mesmo.
Axé.
Boa tarde meu irmão motumbá gostaria de saber se vc teria alguma apostila que fale sobre Bara pós sou babalorixá esse e um assunto que dominó pouco e gostaria de aprender mais ,até mesmo sobre assentamento de Bara meu ZAP 21973354560
Bom dia,
Não tenho apostilas sobre assetamento de bára, pesquise na internet talvez você encontre algo que preste.
motumba, não vi falando de exu awani , exu que acompanha omolu e família da palha
com sua licença, vi no comentário acima a resposta de que exu mulher não existe, e que muito catiço pode se passar por um exu mulher.
e no caso que tem pessoas iniciadas em Lebara, como orixá exu feminino, veste de Iaba, eu vi a pouco tempo.
Exu tem a sua versão feminina ou não?
como as energias de oxumare e yewa exemplo
Kiria saber alguma coisa sobre exu bara lamon