O Rei de Angola
“Mesmo que a árvore caia, se a raiz estiver viva, brotará”.
É representado por vários símbolos, sendo o mais destacado a bandeira branca presente em todas as casas de Candomblé de Angola. Esta bandeira está ligada ao tempo que os povos bantu eram nômades. Quando decidiam mudar, cultuavam ao Mukisi/Nkisi Kitembo e esperavam o vento soprar na bandeira branca para dar a direção da nova jornada. Também está ligada aos ritos de caça (a maioria dos Mukisi/Nkisi bantu caça, mesmo que por natureza não sejam caçadores).
Quando iam à caça, cada grupo se dispersava na floresta ou na savana. Para se encontrarem e não ficarem perdidos, o caçador chefe (Mutak’lamb’lunguzo/Mutak’lambô/Ngongombira), levantava a bandeira em um bambu bem alto, assim todos se reuniam e voltavam juntos para a tribo com fartura e muita alegria.
Este Nkisi está ligado ao ar, que regula a direção dos ventos, as estações do ano, as épocas do plantio e das colheitas, a reprodução animal, atuando junto das energias do sol e da lua, influenciando diretamente os dias na terra. Também está ligado ao tempo cronológico.
Kitembo é o Nkisi Rei do Candomblé deAngola. Kitembo está associado a escala do crescimento, por isso sua ferramenta é uma escada com uma lança voltada para cima, em referência ao próprio Tempo e à evolução material e espiritual. Tem muita ligação com Kavungo/Nsumbu (seu vento leva as moléstias).
Este Nkisi possui vários tipos de encantamentos que quando tratado corretamente são infalíveis na realização do atendimento dos pedidos.
Características: Deus do tempo.
Saudação: Kitembo dia banganga, talenu (vejam! a divindade do ar, atmosfera) Nzara Ndembwa – Gloria ao Tempo! Kiamboté Tat’etu Kidembu. Kiuá! Eu te saúdo nosso pai Tempo. Salve!
Elemento: Ar.
Símbolo: Gameleira branca (malemba) ou outra árvore, pois é um culto fitolátrico.
Dia da semana: Terça-feira.
Fio de contas: Branco e verde.
Roupa: Branca, verde e cinza e palhas.
Oferendas: Farinha, fumo de rolo, mel e pipoca.
Relacionamentos: Os filhos (as) de Kitembo tem compatibilidade com pessoas de Matamba, kavungo, Hangorô, Katendê e kabila.
Tata Ngunz’tala
Publicado no Jornal Tribuna Afrobrasileira
Olá!
Antes de mais quero parabenizar o vosso trabalho neste blog. Tenho aprendido bastante ao ler o que escrevem. Não sou feita, mas quando pequena frequentava o terreiro, porque o meu irmão é ogan e começou a me levar para conhecer.
Antes vivia no Rio de Janeiro, mas agora vivo em Portugal e gostaria de saber se me podem indicar algum terreiro por aqui que seja de confiança, pois nas minhas buscas só tenho encontrado casas de umbanda e o que quero é candomblé.
Desde já, obrigada.
Olá Ana
Onde você vive em Portugal?
Talvez eu possa lhe ajudar a partir daí.
Axé!
Ola Ana,infelizmente as “marmotisses” andam por todo o lado,ate aqui em Portugal, com toda a certeza a minha conterranea Manuela,ira te indicar um sitio agradavel,serio e onde tu te sintas bem,pois outra coisa nao seria de esperar de alguem que tem uma postura como ela…
Sim…é um elogio a ti Manuela… 😉
Obrigado p teu esforço e dedicaçao…
Áxé…
Cada vez mais aprendo algo novo por aqui. Ainda não iniciei em uma casa, estou ainda em dúvida…fico as vezes com algumas dúvidas, não dúvida sobre minha opção…por que sei que meu lugar é candomblé, sinto isso desde os 15 anos…eu me sinto bem dentro do ambiente, sabe aquela paz que só encontro dentro de um terreiro e fora todas as outras coisas que me levam a crer que tenho que iniciar de vez para o candomblé. Porém, ainda tenho dúvida que casa seguir. Aqui no interior tem muitas casos de pessoas que só querem ganhar dinheiro através do candomblé, pessoas que não se preocupar no desenvolvimento da religião.
abraços
Hugo
Hslo o melhor caminho é vc saber que vc tem direito de ser abiã o tempo que quiser, não se influenciar por “exigencias” imediatas de feitura e seguir sua busca com tranquilidade, é claro que Orixá tb tem limites rsrsrsrs não paciencia de Jó, mas vá com calma procure uma casa onde vc se sinta bem e seja abiã lá, neste tempo vc poderá avaliar a casa, o zelador, os irmãos, enfim avaliar.
https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
olá pessoal ,estou muito tempo afastada dos comentarios mas sou uma frequentadora assidua dele ,e quero compartilhar uma linda noticia que após muita espera Pai Jagun respondeu pela minha cabeça e estou muito feliz por isso ,por ter tido essa noticia queria saber onde posso buscar lendas e saber mais sobre Jagun ou se ate mesmo vcs poderiam me ensinar mais sobre este orixa..
desde ja obrigada!!
Olá Pedro,
Obrigada pelas suas palavras! 🙂
Claro que tentarei ajudar a Ana, mas como você mesmo disse, por vezes não é facil. As marmotisses estão por todo o lado, e algumas casas eu simplesmente não poderia indicar e ficar de consciência tranquila. Em Portugal são poucas as casas, e menos ainda as de confiança, o que não deixa muita margem de manobra!
Grande abraço.
Axé!
Olá meus amigos e amigas deste site maravilhoso,
gostei muito da postagem sobre Tempo, um orixá que sempre amei, mesmo eu sendo de Keto. Obrigado por aprender algo mais com voces, abraços e axe a todos.
Obàtunde.
Manuela e Tomeje,
Sua benção meus irmãos.
Tive a oportunidade de assistir aos vídeos “UM VENTO SAGRADO” e, se me permitem, a título de ajuda, gostaria de indicá-lo aos visitantes deste maravilhoso blog.
Tenho notado em meus estudos aqui, o quanto tem gente com dúvidas, questionamentos, etc. E como vocês são pacientes…rsrsrs…
Vale à pena ver e ouvir o que diz o “papa” do Candomblé, pessoa tão sábia, tão grandiosa e ao mesmo tempo tão humilde.
Aos que se dispuserem assistí-lo, basta acessar o Google e colocar o nome do video. Bom estudo!
Espero ter colaborado.
Axé meus irmãos!
gostaria que alguém me indica-se um centro de quimbanda em campinas sp obrigado, bispobraz@yahoo.com.br
gostaria de saber qual é adiferença entre povo de rua e exus
alguem poderia me informar sobré quem é SAVANO?
oque é.oque faz?
Felipe por favor clique na foto da Manuela e procure os textos sobre umbanda não é candomblé e exú não é o diabo, há outros sobre este assunto que difere umbanda e candomblé, com estes textos vc pdoerá ter uma idéia mais clara do assunto. Mas em poucas palavras posso te dizer que povo de rua está ligado a umbanda, são entidades/eguns (no bom sentido sem ser pejorativo) e Exú (Orixa) está ligado ao Orixá, então o melhor é entender as diferenças entre os segmentos antes de entender as diferenças que vc busca. Tomeje
Preciso de ajuda…Minha irmã diz ter feito umpacto com Maria Padilha das almas (oferecendo sua propria alma)mas voltou atras.Aconteceu q depois disso tudo de ruim lhe aconteceu e inclusive hoje se encontra em estado lastimável muito doente(inclusive mentalmente).O q fazer?Existe algo para fazer?Desfazer este pacto por exemplo?
Meu e-mail: md.con@hotmail.com
Agradeço a atenção
Maria
Maria Dias o primeiro passo é entender que popmbagira não é diabo, leia o texto da Manuela clicando na foto dela e procure este texto apra ler. Apesar de infelismente haver uma degradação e degeneração de nossa cultura, nossa religião não lida com diabos, até porque estas figuras pertencem a outro segemtno religioso e no candomblé e umbanda tradicionais não existe a figura do diabo, por isso não há pactos. Pombagira nãoprecisa da alma de ninguém para nada. Fico triste quando falam isso pois é uma idéia errada de nossa religião. O problema deste caso é que sua irmã crê piamente que está sob influencia deste tal pacto e isso agrava o quadro emocional, mental e físico dela. Se vc puder, faça ela entender que ela foi vítima de um charlatão, de alguém sem escrúpulos, de alguém que queria na verdade o dinheiro ou outro bem ou outra coisa dela, se vc conseguir que ela creia que isso foi só uma charlatanisse (infelismente) ela poderá ter ajuda dela mesma. Seria bom um centro de umbanda sério apra colaborar com rezas e banhos isso vai dar ao emocional a certeza da “cura”, aqui no RJ tem a Tenda Espírita Mirim, o Caminheiros, o Templo de Oxossi que são casa sérias. Tomeje
Obrigada por me responder…A informação q tenho me foi dada por ela mesma q me disse q fez o tal “pacto”sózinha com um livro q comprou… Como hoje ela se encontra em estado mental perturbador(inclusive internada) não tenho como saber a verdade mas vou procurar ajuda espiritual e agradeço a sua atenção e informações.
Um bom fim de Ano
Maria
Olá conheci seu blog hj achei interessante e gostaria de saber se vc tem algum endereço de casas de jejê em sao paulo.
Muito obrigada por enquanto
MOTUMBÁ TATETOS¨& MAMETOS !!!!QUERO AQUI ME APRESENTAR. SOU UM TATA APOKÒ DE KITEMBO A 14 ANOS.SOU BISNETO DOS TUMBA JUNSSARA.FILHO DA SAUDOSA AGIBÊNÃ DE KITEMBO.HOJE SOU QUE NEM MEU PAI.NÃO HÁ TENTO Q CUBRA MAIS MEU ORÍ.QUERO PODER CONHECER PESSSOAS DESTE INKICE E DE OUTROS TAMBÉM.KIDEMBO MARAVILHOSO, Q ME FEZ BRILHAR NESTE MARAVILHOSO AXÉ. ZARA KIDEMBO OIÔ!!!!!!!!!
Olá, Tomege, Carol, Manoela e Fernando.
Gostaria de saber se o candomblé proibe relacionamentos amorosos entre seus adeptos? Dois irmãos de fé não podem ter um romance ou até casar após se conhecerem no Axé?
UM Ano Novo repleto de luz para todos.
Axé,
Priscilla
Pri há um ditado popular “bater na cangalha pra o burro entender” e outro dia lá na roça bateram na minha cangalha pra o burro aqui entender o que na verdade eu já havia discutido com os interessados no assuntos em particular. Vamos lá, algumsa pessoas estavam discutindo que um irmão nãopdoe se apaixonar por outro e que um filho não pode namorar o seu “pai” e vice versa no caso de ogã e rodante ou ogãs e ekedjis. E citaram a suposta relação entre meu filho carnal e uma yaô. Minha posição é anterior a este comentário, eu vou pedir que um dos dois sai da roça, no meu caso o problema é que ue estou sendo apontado como um egbami, um Oloyê (que possui cargo) que não está dando o exemplo, por isso já tinha percebido um certo interesse entre eles e resolvi intervir. Eu e minha mulher somos da mesma roça chegamos já casados e somos cuidados por pessoas diferentes. Mas a relação que começa com os dois sendo filhos da mesma “mão” zeladora não é aceita dentro da roça, um dos dois deve sair. Mas se um dos dois ainda não é filho, ainda não iniciado pela mesma pessoa,a solução é que um seja filho do pai pequeno da casa, assim não serão filhos da mesma pessoa. Tomeje
Ai, Tomege,
Fiquei deprimida! Não fui iniciada na roça, mas pretendo ser. Vejo que tenho interesse em um rapaz que alabê e eu provavelmente sou rodante. Se o interesse fosse somente meu, ok. Mas sinto que ele também está interessado. E agora? Desisto dele ou vou em frente e relato a situação à zeladora, caso eu tenho uma relação amorosa com este rapaz?
Axé,
Pri
Ah, desculpe por eu ter escrito Tomeje com “g”.
Abraços.
????????????????
Prim algumas roças resolvem este assunto fazendo o seguinte, um é iniciado pelopai/mae de santo e o outro é iniciado pelo pai/mae pequeno e tudo se resolve bem. Mas eu emparticular sou contra o relacionamento entre pessoas de uma mesma casa, mas como não mandamos nos nossos sentimentos isto sempre poderá ocorrer e o melhor é resolver desta forma no seu caso. Tomeje
Entendi Nelso,
Há jeito para tudo nesta vida, não é mesmo?
Mesmo assim, não vou me precipitar quanto a isso, pois minha prioridade é a espiritualidade. Preciso me cuidar para que as coisa fluam melhor em vida.
Axé!
Nelson,
Outro dia uma mãe de santo me disse que a minha vida é atribulada por causa da minha mediunidade e os orixás estão travando o meu caminho para que me volte para a espiritualidade e cuide da minha mediunidade. Isso pode realmente está ocorrendo comigo? Estou começando a acreditar que isto é totalmente verdadeiro, pois já passei em concurso e tive que desistir por causa de cirurgia de urgência. Isto na última estapa. Passei em outro no ano passado e até hoje não me chamaram. Procuro trabalho na minha área e não encontro nada, quando encontro, esbarro sempre em questões que não dizem respeito à minha capaciadade, mas sim a outros fatores. Quando está quase tudo certo, alguma coisa acontece e a oportunidade escorre pelos meus dedos. O pior é que para entrar realmente no candomblé, já que é o meu caminho, preciso de dinheiro.
Há algum tipo de ebó simples para melhorar minha vida profissional, pois não tenho recursos para fazer algo grande e já estou me desesperando.
Pri2010,
Eu não acredito em bruxas, mas, que elas existem, existem!
Confie em sua zeladora e vá em frente!
Ajá enin Kè iyawò!
Axé,
Pri não se pdoe descartar esta informação, mas mesmo considerando esta possibilidade como verdadeira tem um ponto importante que é a sua vontade e pssibilidade e principalmente quantos avisos vc já ignorou, se for o caso de ter recebido estes aviso por anos seguidos. Mas não se esqueça, não se deixe levar pelo medo, confirme num jogo esta situação e no proprio jogo vaiser receitado um ebó, tenha certeza. Se oseu caso for este mesmo que vc cita, não se pdoe determinar um ebó sem antes ver o que de fato o seu Orixá está pedindo. Depois do jogo poderemos conversar mais. Tomeje
Eu tenho uma pergunta!
É sobre os assentamentos em Angola. Carol e Nelsom, eles são iguais aos assentamentos das nações nagô?
Axé e benção!
NelsoN, errei o dedo no teclado =P
Mais uma pergunta, gente. Dessa vez é sobre os albinos. Recebi um e-mail hoje sobre os africanos albinos e certa vez, em algum lugar, li que eles são concedidos à Oxalá.
Como o culto ao orixá na África ver os albinos, eles têm algu outro significado?
Axé!
OI
Não seu Daya
Nunca vi assentamento.Nem o meu…
Mas pelo que vejo nas feiras vari em relação a ser feminino ou masculino o orixá/inkisse e tb já ouvi algo sobre ser algo elaborado com elementos rituais mas não sei ao certo o que seja de fato um assentamento
beijocas
Dayane os assentamentos são diferntes sim, mas, hoje, devido uma onda de pasteurizar tudo, até os assentamentos estão ficando iguais. Tomeje
Gostaria de saber como o candomblé se diferencia, alguns dizem que são da nação , outros dizem que são ije ijexa (não se se é assim que se escreve), mas gostaria de um esclarecimento a respeito, frequentemente fui a uma casa que disse que era ije ijexa,como isso funciona estou bastante confusa a respeito. Podem me esclarecer. Agradeço a atenção.
Inaê
No Candomblé temos nações, angola,ketu, ijexá, nagô, jeje.Pode ser que tenham outras vai depender da sua localidade.Toda casa de candomblé tem uma nação específica,e isso vai fazer um diferencial de uma casa para outra no vocabulário, calendário, musicas, rezas, folhas, rituais,em tudo porque cada nação tem uma visão cultural diferenciada.entendeu?Se não pergunta de novo!!
🙂
axé
Mucuiu
Parabéns pelo trabalho viu!
Fiquei sabendo que sou Filha de Kitembo a poucos dias, é sempre bom saber um pouco mais.
Mais to com uma duvida a casa onde eu frequento e da nação de Angola, meu pai me disse que as cores da minha nkisi é branco, verde e vermelho é pelo que eu vi a maioria dos sites não fala de vermelho, sera que isto muda de filho para filho?
Natália este talvez seja o Inkise mais complexo ou mais misterioso dentre todos, seu culto é complexo e requer grande conhecimento da tradição Angola, por isso e por vários outros motivos não se pode divulgar assuntos restritos na net, vc vai ter aprender na roça mesmo. Mas tem um ponto que me chamou atenção no seu comentário, vc se referiu a “minha inkise” talvez tenha sido um erro de digitação, mas Kitembo é inkise masculino. Tomeje
carol eu não sei meu segundo nkise eu tenho vontade de sber tenhe como mim ajudar sobre isso ;;
rsrs foi erro meu mesmo eu seu que meu pai Kitembo é um Nkisi masculino.
Axé!
Mukuiú….Gostaria de saber se KITEMBO pode ser juntó…..
Olá a todos, me chamo J.F.J. E hoje tenho 29anos, devido o meu preconceito me afastei de um amigo companheiro, pai de Santo. Não entendo nada ou melhor o meu preconceito me ofuscava, hoje sinto a necessidade da religiao, como dito não intendo direito a dotrina da religiao, mas ele jogou buzios fez algumas limpezas e iniciou algo em mim, para ter certesa qual é o meu NKise dise-ele que sou tao complicado que quaze ficou louco, entrou em contato com Amigos de confianca Pai de Santo da Bahia, Rio de Janeiro e localidades do Brasil. A confirmaçao venho de imediato todos falarão a mesma ligua cada qual do seu jeito. Sou filho de KITEMBO primeiro, com KAIALA minha segunda. Isso tudo por ter duvidado do que tinha me dito hoje vejo tudo com clareza e não duvido de mas nada, nao sou feito mas cinto a necessidade para inicia minha dotrina espiritual, no mento estou sem condiçoes para iniciar; na epoca tudo iria sai como presente a nossa amizade, estupidamente nao aceitei e sofro as conseqüência disso, lembro que na epoca tive muito medo de tudo… meu E-mail… JORGE139SALMO@GMAIL.COM
JF Jorge, a única coisa que posso lhe dizer é que na duvida não faça nada. Quando vc tiver certeza do que quer e saiba que sem esta certeza não haverá iniciação, começe a frequentar uma casa como abian e deixe o rio seguir o seu curso natural.
Ire o.
tempo na angola e no keto é ossain ou bessem/? desculpa a cunfusao me enrolei todo…rss axé
Nascimento,
Tempo é Inkísse, Ossaiyn é Orixá e Bessen é Vodun. Não misture as estações., estude as Nações e pesquise.
Axé.
Na seção “Autores” não encontro o nome do Sr. Nelson de Souza, ele não tem artigos ou publicações?
Márcia o Nelson, infelizmente, não está trabalhando no blog.
Ire o.
O que vcs acham de Pais e Mães-de-santo que cultuam Orixás, Inkises e voduns, tudo junto!?
Outra pergunta… Um terreiro que se denomina Ketu, e cultua Kitembo/Tempo (tem assentamento, bandeira, todos fundamentos existentes nas kzas de nação Angola!) ?
Mukuiu!
Bom dia!
Em uma casa de nação Angola, pode ter quantos filhos de Kitembo? São feitos os assentamentos? Caso sim, ficam onde esses assentamentos?
Boa noite! Mukuiu a todos!
Frequentei durante anos uma casa de ketu onde era dado como filho de Omulu com Oxum, cultuando assim estes orixás. Por ordens do destino cheguei a uma casa de Angola Congo fiz um jogo e para minha surpresa fui dado como filho de Ndembwa com Omulú, tendo bolado para este várias vezes nesta casa de Angola que estou agora! Minha dúvida é a seguinte, na casa anterior onde eu estava e cultuava Omulu e Oxum era de Keto e eu tb bolei algumas vezes, então confere a informação de que em Keto quando a pessoa é de kitembo aparece no jogo uma qualidade de Omulu? Eu acredito nos inkisis a mim atribuidos hj, só fiquei com esta dúvida, pq quem era o orixa que se manifestava em mim na casa de ketu se não se cultua inkisi kitembo no keto? Enfim um grande abraço e desde já muito obrigado!
Saulo nosso campo energético, comandado por uma glândula chamada Pienal, pode acessar energias de vários campos.
Nos preparamos antes de qualquer Oro para captar estas energias, mesmo não sendo iniciado, você pode alcançar esta faixa energética e ter o contato.
Como estamos dentro de um espaço sagrado, com sua glândula pulsando forte, seu Orí querendo a influencia deste Vodoo e tudo mais somado, somente poderia dar no que deu: Você ter um contato forte com a energia e desmaiou (isto se chama bolar), a energia pode se desprender sozinha, como pode ficar horas ou dias em você, porém, quem garante que esta energia era a que você falava, quem garante alguma coisa sobre este assunto sem os cauwries na mão?
Suas duvidas agora devem ser deixadas de lado e você deve se fixar na energia que lhe auxilia nesta caminhada pelo mundo.
Ire l’onà.
Olá, gostaria de obter mais informações sobre Tempo, sonhei com ele e fui convidada para a sua festa. Grata desde já!
Mirela o que podemos mostrar está postado.
Ire
gente falo tanto de tempo mais me responde uma coisa uma duvida , tempo responde em que numero no jogo de buzio
mikael,
Repita essa pergunta clicando na foto do Euandilú, ele é da Nação Angola.
Axé.
Bom dia, tenho uma curiosidade. Em que caída no jogo de búzios podemos achar o orixá kitembo?
Vinicius,
Ele pode ser visto pelo pessoal de Angola/Congo pois se trata de um Inkísse e não de um Orixá.
Axé.