“A folha que cura pode matar”
Nesta edição vamos falar desta maravilhosa manifestação divina que chamamos de Katendê. Ele é o senhor das ervas e das curas medicamentosas no panteão afro-bantu-brasileiro. Comanda as folhas medicinais e litúrgicas. É o mestre do mato e o Senhor da medicina fitoterápica e com grandes influencias na homeopatia e nos remédios naturais que reúnem as energias da terra, do sol, da lua e das próprias folhas nos auxiliando nas curas, limpezas, sacudimentos, oferendas e preceitos, por isso, Ele está presente em todos os ritos. Muitas vezes é representado com uma única perna (a árvore só tem um tronco. Para o Negro bantu-brasileiro, que tem seus ritos preservados no candomblé de Angola, Katendê é uma das mais importantes divindades, pois sabemos que o sangue das folhas (nguzu – a força vital) é uma das forças mais poderosas, que fazem nascer o que está por vim. Por isso, toda vez que queimamos uma floresta, desmatamos, cortamos árvores, ou simplesmente arrancamos folhas sem necessidade, estamos violando a natureza e ofendendo seriamente a esta manifestação divina.
Seus filhos devem evitar tangerina, melão e carne moída.
Suas principais saudações são: Katendê mukua-xi-unsaba – Katendê o habitante das folhas. Kiuá Katendê! – Salve Katendê! Katendê Nganga, Katendê! – Senhor Katendê! e Kisaba Kiasambuká, Katendê! – Folha Sagrada, Katendê!
Tem como símbolo uma árvore de metal.
Suas contas são brancas rajadas de verde.
Seus agrados preferidos são milho vermelho e mel, fumo de rolo e cachimbo.
Seus filhos tem tendências à vida de eremita (gostam da quietude e do isolamento), mas têm compatibilidades principalmente com Kabila, Kaiala, Angorô, Zumba ria Nda, Matamba, Nsumbo e Lemba ria Nganga.
Kiuá Katendê Nganga!
Tata Ngunz’tala
Publicado no Jornal Tribuna Afrobrasileira
Fenrnandoooooo
Sua benção!
Bem vindo, meu irmão. Agora com fotinha!!! E eu acho que conheço essa foto rsrsrsrs
Axé!
Sempre é bom saber mais deste maravilhoso orixa
obrigado
Olá Fernando!!
Adorei o texto…Um Inkisse realmente super importante para o candomblé.
Agora com fotinha hein??
abraços
Fernando sua benção! Agora sim!!!! uffffa!!! Sinto que vc é real, rsrsrsrs eu ficava imaginando como vc seria. E tb desencantou nos premiou com um texto lindo….. axé, sorte, luz e paz
É sempre bom passar por aqui e aprender mais…
axé.
abraços
Hugo
Sua benção Fernando.
Ficava a imaginar quando estaríamos sendo abençoados com sua participação (oficial por assim dizer), suas respostas sempre precisas e assertivas, sua postura de humildade e sua preocupação generosa de ajudar os demais, são notórias acredito que por todos desta “nossa familia”.
Belo texto o exposto acima, agradecemos o partilhar conosco.
Seja muito bem vindo! Amizade sincera, caminho seguro rumo a evolução.
Axé…
Respeito; Amor e Paz.
Sua benção Fernando
Acho que agora você está “encantado”.
Virou imagem para os nossos cérebros que ficavam imaginando como você era.
Muito Axé e como você ensinou…
Adupé!
Motumbaxé Bàbá Fernando D`Osogyian,agora temos uma visão para materializar em nossas memórias axé:Impossível atravessar a vida…Sem que um trabalho saia mal feito,Sem uma amizade cause decepções,sem padecer com alguma doença.Sem se enganar em um negócio.Esse é o custo de viver.O importante não é o que acontece,mas,como você reage.Você cresce…Quando não perde a esperança,nem diminui a vontade,nem perde a fé,aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la.Você cresce …quando aceita seu destino,e mesmo assim,tem garra para muda-lo.Quando aceita o que ficou para trás,construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir.Cresce quando se supera,se valoriza e sabe dar frutos.Cresce quando abre caminhos,assimila experiências…E semeia raízes…Cresce quando se impõe metas sem se importar com comentários,nem julgamentos…Cresce quando dá exemplos,sem se impor com o desdém,quando você cumpre com seu trabalho.Cresce quando é forte de caráter,sustentando por sua formação,sensível por temperamento…É humano por natureza!Cresce quando enfrenta o inverno,mesmo que perca as folhas,cresce quando colhe florês,mesmo que tenham espinhos,cresce quando marca o caminho,mesmo que se levante pó.Cresce quando é capaz de lidar com resíduos de ilusões,cresce quando é capaz de perfumar-se com flores…E elevar-se pelo amor!Cresce e muito ajudando a seus semelhantes,conhecendo a si mesmo e dando à vida mais do que recebe.E assim se cresce…Pois é assim que me sinto,com um pouco do que o senhor tenha me ensinado.Que Osogiyan,Omolu,Oxum continuem derramando seus axés em sua vida…………
Maionga su,oke oke,Ngangatubese keoká,Maionga su,oke oke,Ngangatubese keoká….O banho da essência(Da força,do poder.)É do senhor das folhagens…disciplinado.Axé…
Pai Fernando , Mutumbá ! Não podia deixar de ver esse lindo blog , parabéns a todos , e eu como sempre procurando aprender mais e mais …………
Isa lendo seu depoimento, fiquei emocionada, me deixou sem palavras, eu sou boa para falar não para escrever, e admiro isso em vc,imagino que vc tb já passou por muitos disabores e venceu e ainda vence por sua fé e coragem, essa é oyá….. que vc esteja sempre ak nos cobrindo com seu carinho.bjos minha irmã. e olhe a resposta que te deixei em religiões e resistências. axé
Isa, vou plagiar esse seu depoimento rsrsrsr até parece uma oração rsrsrsrsr. E todos os dias ao dormir vou lê-lo para me sentir fortalecida. Como vc me chama, mesmo sem nos conhecermos de irmã d’ alma, pode ter certeza que eu sinto orgulho de ser sua IRMÃ…. BJOS
Fico alegre em saber que você também se senti minha irmã D`alma.Beijos e abraços….
Ègbé,
obrigado a todos, me sinto lisongeado. O lindo texto fica por conta da Manuela que para formatar a minha chegada, minha foto, etc, me brindou com esse lindo Inkísse que na minha nação chamamos de Ossãe que eu gosto muitíssimo.
Ela realmente me emocionou, coisa de gente de Nanã, saluba!
Fico devendo um texto, espero em breve poder contribuir, e desde já aceito sugestões.
Um beijo a todos!
Meu Oxalá nos abençoe.
Fernando.
Bàba Fernando D`Osogiyan,o senhor poderia criar um texto sobre Olorun,Olodumarê,Orun’mila pois muitas pessoas não os distingue.Axé!
Pai Fernando D’Osogiyan, sugiro que crie um texto sobre Axé, a energia que movimenta e possibilita. Vejo esta palavra muito usada atualmente e algumas vezes percebo que nem todos sabem o seu real significado.
Mutumbá,
Sonia
Isa e Ekedi Sonia,
Boas sugestões obrigado.
Axé – A Força dinamisadora de energia.
O DEUS Negro Olodumare/Olorun e seus descendentes.
Vamos ver e arrumar tempo!!!
Mutumbaxé, mutumbá
Fernando
Gostaria de saber de vocês desse blog, se vocês conheceram Ya Natalina ty Oxum, zeladora de orishá de Ruy Ty Oxoguian/RJ, preciso saber se existe outros irmãos dele? Ele morreu mais nunca vi um irmão dele nos xirês que ele fazia aqui em Brasília/DF, muito estranho gostaria de conhecer meus tios/tias. Um abração a vocês
Pai Fernando D’Osogiyan
Sinto uma grande felicidade em ler os escritos do Sr., que com muito propriedade e seriedade ensina sobre a religião.
Parabéns.
Mutumbá.
SOU FILHO DE SEU RUY T OSOGUIAN R.J FIZ SANTO DIA 30-09-1970 PELO MEU PAI RUI NA CASA DE MEU PAI PEQUENO E IRMÃO, ODÉ SIALLÉ NA VILLA ROZARIO NO CRAMACHO EM DUQUE DE CAXIAS RJ, HOJE TENHO 56 DE IDADE E 39 DE SANTO MORO E TENHO CASA EM VITORIA E.S OS IRMÃOS QUE QUIZEREM ENTRAR EM CONTATO!!!!!!!!!!!!!!!! 27-92621127 ou 27-32413331 MOTUMBACHÉ, MOTUMBA BJÂOOOOOOOOOO O TODOS!!!!!!!!!!!!!
Sergio de Oyá sua benção, ficamos felizes por sua participação, fique a vontade para comentar e discutir o que for de seu interesse meu mais velho. Esperamos que muitos aqui do blog o visitem.
https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Sou primo do desencarnado Nilton de Oxumarê, cuja casa situa-se em Pilares-RJ.Reconheci-o pela foto, pois frequentei , ainda que esporaricamente o terreiro de meu primo, pelos anos 80 e90. Muito axé e muitas felicidades a ti e todos aqueles que frequentara aquela casa.Muita luz e sucesso nos esclarecimentos da cultura abrobrasileira a todos aqueles que, por curiosidade ou resgate recorrem à nossa religião.
Alvaro,
Testemunha fiel do começo daquela casa humilde e de tanta luz, sinto saudade daquele tempo, do grande paizão e amigo que era o Pai Nilton, ali aprendi candomblé e dei todas as minhas obrigações, ali aprendi a amar o Orixá muito mais que a mim mesmo, ali recebi a educação de abian, depois de iyawó e também de Egbomi, pois fui preparado para ser o Babá Otun do Ile Asé Osumarè.
Um grande abraço e espero um dia reve-lo em minha casa em Guapimirin.
Axé,
oi tive um sonho esta noite que uma mulher colokava alho em minha orelha dizendo deixe ai pois xango vai e esta cuidando de vc ..estranhei continuei andando logo mais a frente no sonho achei outra moça e disse a ela akela mulher disse que tenho de deixar isto aki ..nao eram um dente e sim uma cabeça de alho ..[estou explikando pra entendam e me ajudem a entender o sonho]logo disse a moça eu nem queria vir ..ela disse xango vai tirar tudo de ruim da sua vida ..nisto apareceu meu marido ela falava olhando pra ele ..e disse ele nao é o homem da sua vida a alma dele é impura ..pois bem ..no sonho foi dito ira aparecer um homem que surgira da sua quinta geração e vc sera feliz ..gente to sem entender direito
ps..ja fui evangelica mas afastei
me disseram teria de desenvolver pois iansa é meu guia de cabeça
a um tempo sumiu uma peça intima minha aki em casa e posso dizer que depois disto fikou tudo muito confuso ..eu acredito tanto pois ontem disse que ia sonhar pois eu havia sonhado com as formigas e pedi que me mostrasse em sonhos dai tive este sonho ..entao peço me ajudem !!
por favor deixei um comentario e gostaria que fosse avaliado obrigado
ja confirmei o email ..peço que tirem minha duvida por favor
ana paula,
só li a sua pergunta hoje. Nossa função aqui não é desvendar sonhos, porém, pelo seu relato e desespero, acredito que você esteja com problemas sim, porém seria leviano da minha parte esternar uma opinião.
Procure uma religião que você goste e se sinta bem, se apegue com Deus e vença essa depressão.
Boa sorte,
Fernando D’Osogiyan
ola fernando sei que nao é revelar sonhos ..mas como disse me falam que sou medium vidente ..nunca desenvolvi peço que so me deem uma luz pois eu ja me apego em deus sim mas estas coisas tem me deixado desesperada pois estou com problemas demais ..a ponto de chegar a pensar besteiras ..joguei o buzios que se diz aki deu os dois nomes de novo ..quero entender ..pode me ajudar
ana paula,
Xangô é a justiça terrena a seu favor, cuidado com falsidades e inimigos invisíveis, Oyá lhe mostra caminho para achar suas respostas e lhe proteger das demandas.
A cabeça fraca a negatividade nos leva a depressão e pensar besteiras.
Antes de dormir passe um copo d’água por sobre sua cabeça (em círculos) 10 vêzes chamando por Babá Ajalá pedindo misericórdia, força e proteção. Quando acabar despache na terra onde tenha uma planta, pode ser até num vaso, faça por 10 dias seguidos.
Boa sorte,
axé,
Sr.Tata Kanjila,
Meus comentários e conhecimentos aqui no blog é tão somente da Nação Ketu/Nagô, não entendi seu desaforo, que, aliás, não faz parte do povo educado da Nação Angola no Brasil.
Fernando D’Osogiyan
agradeço as respostas mas os sonhos continuam me incomodando ..peço se possivel rezem por mim sonhos pertubadores nao!mas que me incomodam esperitualmente
sonhei com minha cabeça cheinha de piolhos e lendeas e a moça que mexia em meu cabelo era espirita dizia lave bem os cabelos a lendea ja morreu nao seioque ta havendo estou sofrendo muito fui ao neurologista ele aumentou a dose do meu remedio remedios que tem contra indicações fortes …peço ajuda muita ajuda
ana paula,
Continue fazendo o que lhe recomendei e siga as orientações importantes de seu médico. tenha fé de quem pode mais é Deus.
Boa sorte,
axé,
a benção pai fernando, eu sempre visitei esse site para obter informaçoes tanto sobre as lendas quanto nos ritos, e gostaria de saber qual a relação ou significado de o meu Orixa ter se apresentado com o titulo de Obatala, sendo dito para mim nesse jogo que é um Oxala bem antigo e que não se faz na cabeça de ninguem. Sendo assim gostaria de contar com seu conhecimento para que possa ser esclarecida a minha dúvida ja que cultuo Oxala como meu primeiro Orixa. Se o senhor puder me de maiores informações sobre essa qualidade ou titulo desse tão maravilhoso Pai que temos ou ate mesmo criar um artigo falando mais sobre essa qualidade aparentemente rara. Desde já meu muito obrigado e que não só o senhor mas todos dessa grande famillia tenham um exelente 2010 com muito AXÈ
Kanjila,
Ficamos felizes por baixar o tom e entender nosso objetivo. É o nosso compromisso, com a calma, com a seriedade e com nosso aprendizado diário. Minha educação ao contrário da sua, não varia de acordo com a ofensa que recebo (até por que você não foi ofendido!). Minha educação impõe-se pela tolerância religiosa.
Sds,
Fernando D’Osogiyan
Desculpem-me pelo desabafo, mas tem coisas que não consigo compreender….se o blog, os moderadores, as informações aqui postadas são equivocadas, duvidosas, há tantos outros sites na net que adorariam a valiosa contribuição do polêmico visitante. Parabéns aos moderadores pelas informações postadas, pela educação e respeito que sempre demonstram, exemplo a ser seguido por muitos…
Thiago,
A referencia Obatalá é dada a Oxalá, se não vejamos:
Oba= Senhor + Ti= Tem + Alá=(vestebranca)=Obatalá
Não é qualidade de Oxalá, e, sim, uma referencia a este Orixá. Algumas casas adotam essa referencia em seus Axés. Oxaguian ou Osogiyan por exemplo, é uma referencia! É um título, generalizando.
Se sentes Oxalá em seu coração, continue amando-o, independente de títulos, qualidades e referencias. Todo Oxalá é o Senhor que tem as vestes branca.
Quanto a fazer ou não, isso só será visto quando começar a fazer os jogos para entrar de obrigação,aí sim o seu zelador vai apurar e se certificar.
OK! Feliz 2010.
Fernando D’Osogiyan
Bom dia Fernando, sua bençao quero dizer que nunca tive tanta vontade de vizitar uma casa como estou em 16 de janeiro. Saida do seu ogan.
Mais bem que o senhor e o Nelson e o restante dos meus irmaos do blog poderiam morar aqui,´né, por que as coisas nao sao como queremos né ?, sempre tenque dar uma voltinha, e maozinha de Deus sempre prevalece.nao é mesmo.
moro em Sao Bernardo do Campo se souber de alguem por aqui algum babá que tem o mesmo carinho e amor e dedicaçao que vces. me enformem por favor estou sem uma casa e vou reformular meu andamento referente a religiao,é voceis estao me fazendo acordar, graças aos orixas tBEM.
hÁ GOSTARIA QUE, VICE UMA PESQUISA QUE LÁ NO OGUM .QUE FIZ
SOBRE A NAÇAO EFON.
Pricisamos de alguel para avaliar né…rsss…
mesmo o serviço sendo voluntario….rssss..obrigado pela força. mesmo.
começo desde já a desejar muito, mais muito, axé mesmo no dia 16 de janeiro de FELIZ 2010.
UM GRANDE ABRAÇO.
E MANUELA FELIZ 2010. AI NAS CARAVELAS…RSS.
QUE NANÂ NOS ABENÇOE
HOJE E SEMPRE E TE ILUMINE CADA VEZ MAIS E MAIS E MAIS…
TOMEGE SEM PALAVRAS NÉ, SÓ ESTOU NESTE BLOG PELO SEU CARINHO E RECEPÇAO ESTOU APRENDENDO EM…RSSS
NASCIMENTO.
OBS. NAO ESQUECENDO DA CAROL E DAYANE SEMPRE CARINHOSAS COMIGO.
bJS. A TODOS
Olá Nascimento,
Venha para saída! É só combinar.
Li sua pesquisa sim, quando tocamos o Ijexá nas rodas de Ketu estamos salvandoa grande nação Efon que é muito presente, sem dúvida! mas precisamos de alguém do Efon para fazer comentários e nos trazer novas informações.
Continue assim, educado,humilde e irás longe meu amigo.
Estrei ausente do blog até dia 03/01/10, umas férias claro! e tive que prometer a minha mulher que não vou levarei o Leptop, rsrsr.
Feliz 2010!
Fernando D’Osogiyan
Muito obrigado por sua atenção e que 2010 seja um ano vitorioso pro senhor e todos de seu Axé
obrigado pelo empuraozinho em….rsss ( pesquisa))
voce tem o nome do meu filho, Fernando talvez por isso me sinta tao avontade assim de me convidar. rsss…
mais infelizmente ainda nao é hora…
mesmo tendo parentes ai em campo grande.
organizar a vida meu amigo.
esse ano vou botar para quebrar……rsss.
XANGO, YEMONJA E OXOCE. VOU ATRAS DA MINHA JUSTIÇA DO MEU OURO E PRATA E DA MINHA PROSPERIDADE E ABUNDANCIA..
Sentiremos sua falta. até lá.
tem uma receitinha boa para a passagem? rsss….
Nascimento.
FERNANDO.
Há lembrei tem uns celulares que sao uma beleza!!….rss….LEPTOP…rss..
NASCIMENTO.
Nascimento, (a mulher me deixa se me pegar com um, rsrs)
1/2 kilo de arroz com casca, sua idade em moedas correntes (lavadas) coloque tudo dentro de uma louça branca, enfeite com 9 ramos de trigo, ofereça a Osá em nome de Yemanjá, e faça pedidos de prosperidade. Coloque em lugar alto na sua casa e só retire dia 30/12/10.
Boa sorte!
Axé,
Motumbaxé Bàbá Fernando,depois de feito este ebó para o Odú Ossá onde despacharei?Hoje estive pensando em fazer um ebó para a prosperidade nos caminhos de Ossá e olhe a conhecidência,pois o último dia do ano será regido por Ossá.E o ano será mesmo regido por Yemanjá,Oxalá e Oxossí.Muito obrigado!!!!!!!!
Isa,
Mais você é bem de Oyá hem?
Só vai despachar ano que vem,esse que indiquei para o Nascimento, Ok
Estão dizendo que é Xangô, Yemanjá e Oxóssi, segundo um Oluwò amigo meu.
Mutumbaxé, mutumbá
Obs: Mutumbaxé é resposta, Mutumbá é que e o correto, entendeu?
Axé,
Fernando,
Sou de Oya com Ogum,meu Odu principal(se è assim q se diz) è Ossa.Esse ebo vale para min tambem?
Axe
Sosampi,
Esse é O positivo de Osá e vale para qualquer um pedir prosperidade para 2010! E só despache dia 30/12/10.
Boa sorte,
Axé,
Obrigadissimo Fernando,
Que teu 2010 seja cheio de lux,paz,saude e harmonia paravc e tua familia sob o manto do nosso precioso
(è o Orixa do meu marido tambem).Q tua sabedoria seja sempre abundante e a tua generosidade em condividir seja sempre recompensada, por Deus e por nossos amados Orixas,com dons de infinita felicidade.Uma das melhores coisas q me aconteceram este ano foi encontrar vcs.OOOOOOOOOOooobrigada.
Axè e muito amor nas vossas vidas.
Motumbá Bàbá,sou de Oyá com toda certeza,tenho uma intuição acuçadíssima como toda filha de Oyá.Epahei!Oyá Mesan Orun.Que Oyá nos traga bons ventossssssssssss.Ao sabor de Oyá.
Boa tardeee !! Fernando, lamento muito pelo acontecido ai no Rio , espero que voce e o Nelson estejam bem em todos os aspectos. mesmo sabendo que o acontecido´é distante mais espero que a familia de todos estejam bem. axé.
Bom, la vai a primeira pergunta para o senhor , o que voce acha das pessoas que nao saem da casa de santo ?
sendo o senhor um Babá, sei que a pergunta é melindrosa, pois em alguns lugares o zelador mora na rossa …e ai , 7,30 da manha filho na porta , voce vai almoçar abian chega, voce vai jantar yao chega… poxa o que fazeer?
sei que essa pergunta vai ajudar a muitos zeladores . recem formados.
muito obrigado.
e axé
e quem sabe a mim…rsss axé…
Olá Nasciemnto,
Felizmente somos do município do Rio de Janeiro e sofremos com as notícias sobre Angra do Reis, lamentável.
Não moro na casa de santo e divido muito bem as minhas responsabilidades para com a minha família, meu trabalho e meu axé. Saber separar as coisas é o mais importante, também não quero e não peciso de filhos de santo, porém, aquilo que meu pai Oxalá determinar não deixarei nunca de cumprir, nunca! Claro que recebo muitas ligações com diversos problemas e de toda ordem, atendo a todos com prazer e se não atendo de imediato é por que todos sabem que trabalho e nem sempre posso atender de imediato e assim não perco tempo com bobagens e fofocas.
Zeladores que moram na roça na sua grande maioria não trabalham, vivem do jogo de búzios, ebós, trabalhos, cobram o chão para qualquer obrigação, não há nada de errado nisso, esses zeladores viram escravos de sua liturgia e de tudo o que o cerca, estão prontos a tempo e a hora para tudo e muitas vezes são taxados por conta de alguns falsos zeladores, bonecas de candomblé. Os melhores e inesquecíveis zeladores do Rio de Janeiro, nunca precisaram colocar anúncio em jornal e nem receber seus catiços e sempre exercitaram seus dons através do seu axé da sua força como zelador, do seu jogo de búzios e da sua caridade. Nenhum deles acabou milionário, todos se doaram simplesmente ao Orixá, tiveram seus altos e baixos numa vida dedicada ao Orixá.
Quem pensa em ser um Babalorixá ou uma Iyalorixá, e possuir este cargo, saiba que é uma grande missão e uma honra servir ao Orixá, e que o mais importante é entender que ele, seu Orixá, é quem comanda seu axé, não somos nós, somos veículos de sua vontade e determinação. Nossa missão é estudar e aprender a liturgia do candomblé todos os dias e passar e dar continuidade.
Nascimento, não sou macumbeiro, sou um candomblecista.
Grande abraço,
Fernando
FERNANDO MUUITO OBRIGADO, BABÁ.
A energia que eu sinto em suas palavras escritas e nas dos outros irmaos(as) Nao é de macumbeiros com toda certeza,
quando digo que gostaria de estar aí com voceis nao é mentira mais é algo material pois cada um esta em um lugar no universo neste exato momento e é como uma prece, pensamos pedimos e a resposta vem se pedimos coisas boas ou melhor , tudo que eu pedi a Deus e a Ogum e a Oxala de uma forma esta acontecendo, entende ?
E como tudo tem certas formas de se entender entendo que , se fecharmos os ollhos estamos todos os amigos e irmaos juntos em uma roda de camdoble. por que acredito que tudo é energia e o começo da realizaçao dos nossos desejos , a principio é a escrita depois a palavra dita em tom alto e claro (oraçao) depois a realizaçao pelos orixas. mais…. rss.
Os MACUMBEIROS NAO ESTUDAM ,SAO CHAMADOS DE BONECAS DO CAMDOBLE É ISTO ?
OU MELHOR O MACUMBEIRO É O QUE FAZ O MAL AQUELES QUE LHE QUEREM MAL SEM CONFIAR NO ORIXA; POIS BEM É O QUE DEVOLVE O babado …..rss É ISSO?
E REFERENTE A BONS ZELADORES.
CONHEÇI ALGUNS ZELADORES QUE ERAM ASSIM SÓ QUE MAIS DO OMOLOKO. TINHAM GRANDE AXÉ .UM MORREU O OUTRO AINDA VIVE. MAIS LONGE DAQUI. DE ONDE EU MORO.
TODOS COM GRANDE PODER SERIA JULGAR SE EU FALAR QUE SAO CARIDOSOS, NAO OS CONHECI AFUNDO MAIS NUNCA FIQUEI SABENDO DE NENHUMA OBRA FEITA POR ELES PELOMENOS AOS OLHOS DO POVO. NAO ANUNCIAM EM JORNAIS, Só DE BOCA A BOCA. E UM DELES NAO SABIA LER , POREM CUIDAVA MUITO BEM DE SEUS FILHOS DE SANTO.
Mais é aí que esta por menor, cada um tem uma formula certo.?
desde que nao seja AS DAS BONECAS do camdomblè, né. RSSS…
abençao.axé
Nascimento
Nascimento,
Isso é força de expressão…Rsrsrsrsr…calma….rsrs
Macumbeiros não vivem da liturgia com seu Orixá, vivem vendendo falsas esperanças, fantasias, sonhos, etc, e as bonecas de candomblé são aqueles que se enfeitam tanto ele mesmo e seu Orixá que se descaracterizam, usam agora até pano da costa! Temos que manter a serenidade, somos uma religião.
Bom dia Babá , sua bençao.
é pai , já ouvi falar que na africa é bem diferente en relaçao a vestimentas, vi uma vez até um video uma reportagem que tinha algumas yas , reclamanndo e bem irritadas sobre a visita a Africa que elas fizeram nao viram graça nenhuma .rsss….
Agora em relaçao a fundamentos já houvi diferente que lá é o lugar, mais acredito que em entodo lugar deve se haver cautela pois pelos estudos que estou fazendo agora com voceis se ve que é muita enformaçao, fora as que nós neofitos nao podemos acessar por, esse motivo de sermos neofitos.
mais este tabu esta sendo quebrado e tenho esta empressao dentro de mim que isto vai enpucionar o camdoblé de tal forma que vai crecer muito mais.
Se nao for isso sou eu que estou me turbinando,…rsss.
obs. pois é pai tentei disfaçar dar voltas mais você me pegou né ….rsss.. desculpe nao queria demostrar qualquer outro sentimento a nao ser o de gratidao.
calminhooo!!!!
AXÉ
Nascimento.
Ago meu velho… Mutumba…
Fiz algumas perguntas ao Nelso e o mesmo pediu para que eu proucurar o senhor.
Que o senhor saberia me responder melhor…
Entao,sem muitas delongas..rsrsrs, vou direto as perguntas… rs
Seria muito grata se vc pudesse me exclarecer!!!
1°- Ya Faio…. oque entende por isso?? com isso da pra saber a qualidade da yemanja????
2°- Qual Yemanja que na obrigaçao de 7 anos come um carneiro????
3°- ja vi feitura que o yao usava 2 queles,no caso era de yemanja e o outro de ayra… Mais quem roda na cabeca da menina é yemanja.. pq o uso de 2 queles?? (nacao efon)
Serei mt grata se vc puder me responder….
Desde já agradeço
=)
Mutumbaxé Fomutinha,
1º – Iyá F’aiyo é um orukó de Yemanjá que quer dizer: Mãe do fluxo das mares.
2º- No meu Axé toda Yemanjá come cabra.
3º- O uso do kele é restrito ao Orixá da pessoa, ou seja, se é de Yemanjá o kele é de Yemanjá. O orixá adjunto compõe o fundamento apenas, participa ativamente do caminho do Orixá principal.
Obs: Também já vi alguns com dois keles, Yemanjá comer carneiro, porém, entendo que as explicações para que isso ocorra são tão confusas que prefiro respeitar e não comentar, afinal, só temos um Orí para consagrar.
Fomutinha, aprendi que o Orixá é a simplicidade na sabedoria.
Adupé,ò
Fernando D’Osogiyan
Axé o…
Muito obrigada pela forma que respondeu minhas perguntas….
Obrigada pelo carinho e atenção!!!
Mt sorte tem seu filhos de santo!!! =)
Fiquei boba de saber que iyá F’aiyo é um orunko, ate pq sei meu orunko, e sonho mt com essa frase…. Que é totalmente diferentedo meu orunko!!!
Mais nada como o tempo ne?!?!?!
Mais so mais uma perguntinha…rsrsrs…
Com essa frase nao da nem pra chutar uma qualidade de yemanja?!?!?! rs
Sei que os senhores(zelador) sempre fala a mesma coisa… vai te servir de alguma coisa saber a qualidade…rsrsrs… mais nao adianta, nois (filhos) sempre queremos saber!!! rsrsrs
Fomutinha,
Parece-me Iyá Sabá, teríamos que confirmar no Obí.
Axé,
Fernando
O Zelador,
O que imaginar de um zelador que se abstem de tanta coisa da vida para se dedicar a religião dos Orixás, acuado a um sentimento de privação consentida, atenuado pela ignorância no saber e a procura do mesmo, perdurado ao desconforto das ingratidões, testemunha cívica do preceito, viciado na perfeição litúrgica, educador extremo, nobre, desprovido às vezes de amor próprio, excentrico em sua dor, criança em sua alegria, pobre e rico, branco de alma negra, delicado e coercitivo, límpido e sombrio. Amigo de chorar muito se preciso, autruísta de vanguarda, ia além de seu tempo, mas, nostálgico a um passado melhor que o presente e sem prespectivas de futuro. Amava-me calado e com poucas atitudes, pouco compreendido por alguns, resussitava à prova moral que dessa vida não levamos nada. Ele se foi, e como sempre dizia, estava de passagem, num lugar de espiação contínua e de muita provação. Minha saudade e a dor de sua partida serão o combustível, transformados lentamente nos seu próprio sonho, o sonho de dar continuidade religiosa através de mim, assim espero.
Meu querido amigo e Babalorixá Mauro Branco D’Omolú.
Olorun a ki baxé ò.
Fernando D’Osogiyan
Lindas palavras Bàbá,lendo a gente se trasporta no dia em que nos recolhemos para nos dedicarmos ao nosso Orixá;ao nosso primeiro ebó,a nossa primeira incorporação de nosso orixá,o primeiro xirê,a primeira reza,enfim ao nosso nascer dentro do axé.Muitíssimo obrigado pelo senhor esta aqui presente,mesmo virtual tão longe e ao mesmo tempo tão perto,não me canso de agradecer as horas perdidas em frente a um teclado nos dando o carinho que nos são negados por muitos Bàbálorixas e Yálorixas.Felizes de Ebômis e Yaôs que podem estar sempre presente em sua casa participando,comuncando de seu AXÉ.Que Osoguiã,Omolú e Yeye Ipondá continuem derramando todo seu axé em sua vida.Axé.
Isa,
Obrigado pelas palavras. Perder nosso zelador é como perder o som do adjarin em nossos ouvidos, pois se tem a certezas de nunca mais ouvi-lo, e o meu Orixá? Começam as perdas, embora calejado, aindo sinto uma profunda solidão, a dor única de saudade. Afastado da religião a muitos anos, para tratar de um AVC, meu pai personificou a lisura de um filho de Obaluaiye, íntimo de sua fé.
Axé,
Pai,
Ele se foi, realmente é uma perda muito grande para todos nós do Axé e muito mais ainda para o Sr, bem sei o quanto o admirava e amava. Mas o Sr é o grande legado que êle nos deixou, acredito que mesmo afastado de nós tinha muito orgulho de ser seu Pai, pois o Sr sempre foi dedicado, amigo, ama e respeita a religião e as pessoas como poucos.
Sei que nada nem ninguém irá preencher este vazio que está sentindo, mas nós, seus filhos, que o amamos, estamos do seu lado sempre para lhe ajudar neste caminho.
Que Yemanjá e Osogiyan nos dê luz, paz e a resignação necessaria.
Mutumbá,
Ekedi Sonia
Babá Fernando,
Sinto muito por sua perda. Espero que o senhor possa encontrar o conforto necessário nesta hora de dor.
Axé!
Ekedi Sonia, amigos
Outro dia li um artigo de Maria Rodrigué sobre Àse ou seja, Axé. Estava devendo um texto sobre Axé, por sorte este que encontrei é maravilhoso.
Axé, força vital que promove os acontecimentos. É uma qualidade de energia latente mobilizada pelo aspecto sensível dinamizado nas relações, daí dizer que é doada. Energia primordial que promove a vitalidade enraizada do ser humano com o que se tem de mais antigo dentro de si mesmo, Orí. É possível de ser “redistribuída” em ritual entre homens e mulheres que saibam conservá-la como dádiva do universo. De forma sagrada é passada de mãe para filhos, todos a possuem; é relíquia de nascimento selada durante o parto. Na cultura africana religiosa, esta energia se cultiva, cultua e renova numa dimensão religiosa. O preceito da redistribuição do axé se estende ao fundamento de criar e manter as relações sagradas entre pessoas, amigos, ou entes que se amam. Portanto, é considerada o arqueiro do amor entre os povos. É o princípio que torna possível o processo vital. O Axé é nutrido no âmago líquido, nas entranhas do nosso corpo, no sangue, força que sustenta e move a Tradição. A palavra Axé também pode ser pronunciada e ouvida como forma de agradecimento, Axé!
Fernando D’Osogiyan
Babá Fernando,sinto muito pela sua perda.Todos nós ainda não estamos preparados para perder aqueles que amamos,espero que o senhor encontre o conforto e siga sempre com as boas lembranças que ele lhe deixou. Senti saudades do senhor é que me passa tanta segurança e tanta sabedoria, realmente é como sentir a falta de um Pai zeloso e amoroso, que os orixás sempre lhe cubra de bençãos e olhe sempre pelo senhor….. Sua benção e Axé
Babá Fernando, lendo suas resposta anteriores vi que tem um ebó de Osá, bem o que quero saber, é se esse ebó pode ser feito tb em outras datas. E quais são elas?
Obrigado Ricardo, Bruna…é sempre reconfortante.
Bruna,
Ebó pode ser feito em quaquer data, respeitando-se sempre a liturgia de seu axé. Esse é de prosperidade, Osá é um caminho importantíssimo na vida de todos nós, não há contra-indicação, porém, fique atenta pois às vezes o que é bom para alguns não é bom para outros. O jogo indica o que deve ser feito.
Axé,
Sei disso, é que o marido da minha irmã Eliana o numero do caminho dele é o nove. Qdo estive no Rio fiz justamente o ebó de nove é o que foi pedido nos búzios.Obrigada e Axé
Fernando estou ao seu lado meu irmão, no que vc precisar. Tomeje
ola gente prazer estar aki novamente ..pena que por um motivo triste ..dia 14 de janeiro meu marido me bateu ..me agrediu por ciumes [na realidade nosso casamento ta pessimo ]sendo que dia 15 era meu aniversario ..pois bem ele criou o maioor tumulto dizendo que ia embora e assim o fez ..foi pra casa de sua mae .porem nao me deu sossego eu por minha vez continuo tomando meus remedios pra depressao e epelepsia mas estou tendo crises parciais convulsivas direto ..peço que me ajudem pois ele implorou pra voltar mas nao era este meu desejo estou muiiiiiiito ferida e magoada ..ah gente como queria falar com um de vcs e ouvir o conselho …preciso mesmo de ajuda por isto insisto pois nao to suportando so tenho 36 anos e ja sofri horrores …….
Ana Paula,
Tem a Lei Maria da Penha! Corra atrás.
O amor acabou a muito tempo e vocês nem sabiam, o que fica são as rotinas viciadas. Aproveite essa oportunidade e refaça sua vida. Tenho certeza que você não vai se arrepender.
Coragem, determinação e juízo.
Boa sorte,
Fernando DOsogiyan
Babá Fernando,
De onde vem este trecho de texto que o senhor postou? E quem é a autora? Muito bom mesmo. Fiquei curioso de ler o artigo e conhecer o trabalho desta autora.
Axé!
Ricardo,
A autora é Maria das Graças de Santana Rodrigué, cientista, pedagoga, pesquisadora, etc, filha do Opo Afonjá BA.
Axé,
Motumba Babá Fernando…
Primeiro gostaria de parabenizalo pelo carinho que responde as perguntas!!!
Proucurei mt na internet o significado de uma frase na qual é de meu interesse.. nao achei em lugar nenhum.. mais tenho certeza de que o senhor podera me ajudar!!!
A frase é Oya o Baquere ( nao sei se é assim que escreve)
Espero que vc saiba o significado..rsrs…. estou muito curiosa!!! =)
Mt asé pra ti!!!
=/
Sem respostas ainda….rsrsrs…..
Aguardo anciosa!!!!
motumba Bába
Dofona,
Oyá soberana pequena ou Oyá Pequena rainha!
Oba= rei ou soberana (rainha)
quere=pequeno (a)
Também sou Dofono!
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Motumba Baba Fernando a quanto tempo em…Sua bençao vou perguntar de novo, correu tudo bem na saida do ogam?
Estou com muita saudades de nossas converças esclarecedoras, aleas pode me ajudar com uma pergunta que fiz lá no ogum. arrespeito de bori. ou melhor vamos faciltar ne´….rsss
fiz o bori estou me sentindo muito bem.
algumas veses sinto uma energia meio diferente no centro da cabeça mais nada ruim só diferente.Sinto uma energia forte.no centro da cabeça e nuca.
O Pai de santo vai mudar de estado eu nao vou… historia é grande.
ele diz que eu tenho que limpar e cuidar do iba acender uma vela, nao disse que é obrigatorio.
é obrigatorio?
Nao senti indentificaçao com ele para levar adiante a minha feitura. mesmo sendo mais perto que o Rio de Janeiro…rsss
290km…..a se fosse pertinho em já estaria ai na sua porta com a vassoura na mao…rsss.
Fora isto estou bem ja arrumei emprego estou bem lá e a familia vai bem tambem apesar de ser casado com uma de iansã que pega fogo na minha orelha…mais…faz parte né ela nem sabe que é de iansã e nem é chegada em orixa alias nem sabe o que é isso .mais estou fazendo me entender até chegar a hora que Ogum escolher o dia de minha feitura.
Bom chega né..um GRANDE E CARINHOSO ABRAÇO PARA TI E TUA FAMILA INTEIRA. E OBRIGADO POR TUDO SEI QUE VOU CONSEGUIR ACHAR MEU LUGAR.
AXÉ
Nascimento.
Mutumbaxé Nascimento,
Ocorreu tudo bem, graças a Olorun! Mais uma vitória!
Cuidar do Igbá é mante-lo limpo, não precisa acender vela.
Que bom que estás trabalhando, muito axé e que pai Ogun lhe mostre o bom caminho.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
motumba axé !! minha historia e meia complexa bem vamos lá minha mãe fez santo na angola bate-folha quando ela estava gravida de sete meses de mim bem primeira pergunta eu já nasci com feitura de santa?
e depois eu comecei a frenquentar com ela a mesma nação!
e ninguem, me anssinou a tocar atabaque eu fui para atras do pepelé e assim surjiu o primeiro toque e sei que sou ogãn e o pai de santo dela faleceu e ja tirei o mão de vum dele e preciso fazer outra obrigação pois depois desse mão de vumi eu fiz um bori pois axo que e por esse tempo que tenho de espiritismo?
3 e ultima pergunta e fui em um jogo de buzios e deu que eu carrego comigo xangô agodo bem esse xangô tem na angola? e tenho oxum apará tenho fundamentos com ogum e inhasã sera que isso e possivel espero as resposta das tres se for possivel motumba axé.
Josemar tecnicamente vc não é abiaxé, sua mãe se iniciou gravidad e sete meses, então ela sabia da gravidez e um dos pre requisitos para ser abiaxé é que mãe não saiba da gravidez, senão toda mulher poderia “fabricar um abiaxé” e a regra estaria quebrada, afinal quando se fala de abiaxé, se fala de um tempo onde não havia ultrasografia e exames, né? Mas vc fala de Xangô, se vc jogou na angola, não pode aparecer Xangô porque Ele não é de Angola assim com Oxum e Ogum tb não são. Se vc jogou com alguém de Ketu aí sim tudo bem, existe sim Agodô. MAs de toda forma esta questão de qualidades, nunca é vista no primeiro jogo, a pessoa poderia ter dito que vc é de Xangô,mas especificar que de Xangô tal numa única consulta é complicado, pois isto é visto num outro jogo e na ou perto da iniciação, então oque recomendo é que vc procure estudar sobre Xangô e não se preocupe com qualidades neste momento, preocupe-se com a energia, isso se o jogo foi em ketu, se foi em angola procure outro de preferencia alguém do Bate Folha que vai jogar e te dizer sobre Inkise. Tomeje
E´ como sempre procurando melhorar, né …rss
fico feliz e um abraçao a todos.
axé
Baba me perdoe se é ignorancia eu ter escutado esta resposta sobre a mae de xango.
perguntei sobre historia da mae de xango, onde eu tive a oportunidade de ler uma historia linda que Nelsom, (sua bençao tomege) escreveu para esclarecer este caso.
tudo bem pode dar risada se quiser já houviu falar em xango de teta……
meu Deus me perdoe se for uma lenda falsa , pois escutei de um yaoa recem saido.
fiquei assustado por isso comecei a perguntar.sobre mae de xango.
o que você acha…?
Axé
Nascimento,
Bobagem desse Iyawo. Mãe de Xangô em algumas lendas é Iyá Masè Malé, que não é qualidade de Yemanjá, porém, figura como uma, verdadeira mãe de Xangô.
Axé,
Fernando
Ègbé,
Olódùmarè conhece todas as coisas, contém todos os mistérios, nada lhe é oculto. É o seu próprio criador e contendo em sí todos os segredos, desde os valores e primórdios da criação.
Quando falamos de Olódùmarè/DEUS, atribuimos que se trata do Criador. Sendo assim, conclui-se que Olódùmarè/Deus é o Elémi, que significa: O Ser-Vivo; Senhor-do-Espírito; Dono–de-todas-as-Vidas.
Todas as coisas do Céu e da terra foram por Ele criadas, pois Ele é a origem, o princípio de tudo, é o único no Céu e na Terra; o Supremo sobre nós. Ele é o Grande Arquiteto do Universo.
Nosso tão misericordioso Deus Olodumare fez com que o destino fosse dividido em 3 partes distintas, permitindo-nos assim, alterá-lo.
Estas divisões compreendem-se como:
Ãsa-Yíyan- Celebração da escolha do destino.
Àrinko Sèranwò- Oportunidade deAjuda. Permissão para alterar sua Àmuwá(sina), transformando-se em Àwúre-sorte.
Áyanmo- É a parte do nosso destino que não pode ser alterada, como por exemplo, os nossos pais biológicos, o nosso sexo entre outras particularidades.
Òyííyigì Òkúta Àìku – A rocha eterna sobre as águas- Olódúmarè/Olorun/Deus.
Interpretação de texto do Oriate e irmão Antônio Penna.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Obrigado. ufá…rsss.
sabia que tinha algo estranho.
Babá sua bençao, por um acaso este testo de cima tem relaçao com o jogo de buzios de alguma forma.?
Axé.
Olá Nascimento
Partindo do princípio que no jogo de búzios é possível tatear a vida da indivíduo com certeza o texto acima vai ter haver com os búzios, neles será possivel saber o que pode ser alterado na vida da pessoa, se aquela provação faz parte do caminho ou se pode ser demovida agradando esse ou aquele orixá.Tudo está conectado!Essa é a forma como penso…
axé
olá carol , a quanto tempo, gosto de conversar com todos inclusive você minha irmã.
muito obrigado.
viu que fiz bori?
mais ainda preciso encontrar uma casa.
continuo a rezar.
bjs. axé, sua bençao.
Nascimento,
Carol explicou muito bem, tudo está conectado.
Atenção para os sinais.
Axé,
muito legal.
abençao a todos.
Motumbá Baba Fernando!!! =)
O, estou muito curiosa para saber qual sera seu proximo post!!! rsrsrs
Aguardo anciosa!!!
=)
Fomotinha D’Yemanjá,
Saiba que Yemanjá foi o primeiro Orixá que conheci e que me deu um abraço materno.
Orixá soberana que nos olha como filhos, que nos trata como filhos, que combina amor e razão em perfeita harmonia. Quando a vejo mum barracão dançando um alujá, me curvo de imediato pois ela se impôe em sua liderança e domínio de cena nesse palco imagiário. Líder de em racional, Iyá Orí, lembro de minha mãe que era de Yemanjá. Perfilava autoridade e respeito em seu olhar, não havia um que não a entendia pelo olhar e pequenos gestos. Não tinha mais que 1.55M de altura, quando lenvantava a sobrancelha , Ah! ultrapassva os 3M de altura tranquilamente, que susto! Suas ordens inquestionáveis e sábias acanhavam até meu pai de Lufon que apenas ria e balançava a cabeça. Pessoas assim deveriam ser eternas em nossas vidas, aliás, ela é eterna em exemplos. Caridosa na medida, era um referencial para toda família. Minha mãe aos 88 anos, já no final da vida deixa de ser de Yemanjá para personificar Yemanjá.
Quando partiu, quem partiu foi Yemanjá já encorpada em espirito energia, que saudade…
Yemanjá lhe espera dofona,axé.
Fernando D’Osogiyan
Lindas suas palavras, acredite me emocionou, Fiquei ate sem saber oque dizer..rs
Mais saiba, que pai Osogyan , é minha navalha, minha vida, meu porto seguro, meu caminho, meu tudo!!! =)
Sua benção Fernando….
Asé
Fomotinha D’Yemanjá, adupé ò.
Ajagunan baba alá o!
Ajagunan…
Elemosó baba Olorogun!
Ajagunan baba alá o!
Elemosó babá Osogiyan!
Ajagunan baba alá o…
Elemosó baba Ajagunan!
Ajagunan baba alá o…
Káka ká um bó!
Axé,
Ègbé,
“A N C E S T R A L I D A D E”
Na cultura Nagô, a vida não se funda com a morte, ÀTÚWÁ é o nome dado ao processo divino de existência, a continuidade da vida.
“Olòdùmàrè” O supremo DEUS Yorubá, oferece à todos nós um conjunto de fôrças sagradas que possobilita a vida, são elas:
Ára…….o corpo mfísico vindo da lama
Èsè……elementos de organismo humano
Òkàn….coração físico e espiritual
Òjìjì……a essencia espiritual
Èmí……o sopro divino da vida
Òdù…..o destino, o caminho a ser percorrido
Àsé…..fôrça movimentadora da vida
Òrìsá…guardião de cada existeência humana.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Ègbé,
Onde se lê …a vida não se funda,,,, lei-se… a vida não se finda.
Axé,
Fernando
Onde se lê …a vida não se funda,,,, lei-se… a vida não se finda.
Juro pro senhor que li umas 10 vezes e nao entendi com oque quer dizer com isso!!! rsrs
SE puder me explique por favor…
Bença…
Ègbé,
“A N C E S T R A L I D A D E”
Na cultura Nagô, a vida não se finda com a morte, ÀTÚWÁ é o nome dado ao processo divino de existência, a continuidade da vida.
“Olòdùmàrè” O supremo DEUS Yorubá, oferece à todos nós um conjunto de fôrças sagradas que possibilita a vida, são elas:
Ára…….o corpo físico vindo da lama
Èsè……elementos de organismo humano
Òkàn….coração físico e espiritual
Òjìjì……a essência espiritual
Èmí……o sopro divino da vida
Òdù…..o destino, o caminho a ser percorrido
Àsé…..fôrça movimentadora da vida
Òrìsá…guardião de cada existência humana.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Baba…Sua Bencao!! =)
Me socorre..rsrs… Ja nao aguento mais quebrar a cabeca tentando traduzir esse itan (nao sei se é assim que escreve)…rsrs…A primeira pessoa que pensei pra me ajudar?? rsrs.. O senhor…
itan todo é assim:
Sokún o
Alujan Ogbelè
Sokún o
Alujan Ogbelè
ta lo kwe ni ísokún
Alujan Ogbelè
emi omo olowo só cun
Alujan Ogbelè
omodé iri min
Alujan Ogbelè
abaki un omi ô
Alujan Ogbelè
Ta ni mi nin akun
Alujan Ogbelè
Ta ni mi nin arun
Alujan Ogbelè
Olojukan idé
Alujan Ogbelè
Olojukan o jeô
Alujan Ogbelè
Oró malé mi ô
Alujan Ogbelè
Oró Sokún ô
Alujan Ogbelè
Oró Sokú ô
Alujan Ogbelè
Olá Fomotinha D’Yemanjá,
Não conheço o Itan, precisarei de mais tempo, OK!
To indo à praia! Ah!!!! a beira mar e Yemanjá…
Axé,
Fernanda de Ayra,
O texto tinha alguns erros de digitação, reescrevi, OK!
Axé,
Fomotinha D’Yemanjá,
Me parece um Itan de lamento para Xangô que morreu mais continua vivo, pois a palavra Sokún ´(chorar) é repetida em cada frase de início e no fim do itan. Olojukan é caolho deve estar errado deve ser Ojú okam.
Alujan não sei atradução, talvez seja alujá onã que é a dança de xangô no caminho ou caminhando e dançando da forma que mais gosta..
Chorando
No caminho (encaminhando-se) ele vive. (bis)
Derrama luz, aquele que chora
No caminho dançando, ele vive
Guardam filhos, seus segredos e chora
No caminho dançando, ele vive
Filhos caçadores, na sua forma (enfileirados)
No caminho dançando, ele vive
Abundante, denso, o maior Oní (grande Rei)
No caminho dançando, ele vive
Derrama luz sobre o mar
No caminho dançando , ele vive
Derrama luz sobre o céu
No caminho dançando, ele vive
Olhos e coração unidos
No caminho dançando, ele vive
Orô para os espíritos das águas
No caminho dançando, ele vive
Orô chorando
No caminho, ele vive (bis)
* O povo de Oyó não acreditou na morte de seu Rei e o reverencia em lamento que ele continua sua caminhada vivo.
Espero que tenha chegado perto da tradução ou levado a um entendimento.
Fernando D’Oosgiyan
Motumba Bába , estou triste.
descobri que meu bori foi errado mais, Ogum mesmo assim me deixou bem.
descobri um pai , zelador que me -perguntou o por que eu estava tao desanimado com este pai que eu tinha achado,
este pai que achei é de oxala.
espliquei , tudo que foi feito no bori, por que vi tudo.
ele me perguntou o que foi feito.
como tenho boa memoria falei.
um bombo, uma galinha uma angola e etc…por que tenho respeito tambem pelos nossos fundamentos mesmo sendo novinho… nao vou falar o resto o senhor sabe muito bem.
so que nessa historia faltou o ebo.
ele Baba que é filho de xango , nao deu ebo, estou chorando.
fiz o maior esforço para fazer este bori.
o senhor sabe um pouquinho disto.
e meus irmaos tambem.
ele me ajudou, mais errado, só de nao fazer o ebo.
nao teve ronco para ficar os tres dias ….
nao fez uma guia para mim .
estou chorando…………..
por que amo mesmo assim a religiao..
e sei e tenho fé, depois de tudo que já passei, sei que vou conceguir.
sem pressa, na paz.
beijo a todos que me acompanham..
NASCIMENTO.
Nascimento,
O Ebô tem que ter sem dúvida, ronkó não precisa, fio de contas precisa, ebós precisa, bichos para quem não é iniciado não precisa, salvo se Odú se posicionar no jogo.
Marque e venha ao Rio num final de semana tomar seu Eborí.
Ogun lhe abençoe,
Fernando
30 dias depois,
acho que não mudou muito, ainda sinto um imenso vazio, parece-me ainda algo inacreditável, a nível espiritual vamos ao axexê e as obrigações que têem que serem feitas.
A vida não se finda mesmo! Ela segue, querendo ou não, os dias passam, tudo passa, agente vai passar e vai passando… mãe Yemanjá seja por mim pelo menos por enquanto.
axé,
Nascimento tô junto. Tomeje
Muito obrigado, Baba ja estou me sentindo melhor só desta força, obrigado Nelson pelo seu carinho sempre atento também,
quer saber nao tenho vontade Baba, de ir lá pegar meu iba ori, nao tenho.
e outra referente aos bichos, …..nem te falo….
Este Baba de oxala que encontrei achei nas referencias de Reginaldo Prandi é uma pessoa simples que tem muitos anos de santo mais de 40, e enclusive disse que conhece este pai deste (zelador) e disse que ele é muito conhecido e só acredita poque eu falei …. nao entendi mais…concordei,
Falou que ele nao encinaria um filho assim, me disse que o ebo é o inicio de tudo. para tudo.ficou pasmo.
amanha vou jogar com ele para ver o que ogum acha e o que devo fazer de agora endiante a rossa dele é simples mais me senti bem.
me passou um banho de arueira para pequena dor de cabeça que esta me acompanhando e melhorei bem.
quanto ir ao Rio de Janeiro tenho que ajuntar bem, para poder visitalo e ao Nelson.
estou começando agora no serviço e sabe né as dividas ….mais tudo isto nao é desculpa, já estava doidinho para conhecelos quem sabe né…rss
como devo fazer comversamos por imail?
Mudando de assunto e os quarenta dois graus em ?
Na sombra?……rssss
que caloorrrr….rsss.
Meu Deus já sou preto, vou virar uma pasta preta..ai !!..rsss
Axé.
Nascimento, meu irmão. Acabei de ver os comentários e estás vendo? A vida fecha uma porta e Deus abre uma janela (no seu caso, já são duas janelas rsrsrsrsrsrsr)
Força e vamos em frente, meu irmão!
Axé!
Oi Dayane , sua bençao.
pois é. estou super feliz e um pouco confuso, feliz por que sempre quis isto lidar com quem realmente entende, agora tenho a certeza da razao deste blog maravlhoso, clariar luz, adivinha se
estou com lagrima nos olhos…
acertou estou, desde este convite.
como as lagrimas mudam né?
eu estava com os olhos marejados de tristeza agora…
preciso firmar no serviço. o patrao quer me passar para periodo noturno e por problemas maires não posso,
já sabe né patrao é patrao…..não quer nem saber …
Axé, bjs.
Baba Fernando, Nelson sua bençao.
estou melhor .
eu nao sei se precisa mais meu imail é
elido1970@bol .com.br.
Preciso do endereço e telefone.
UM abraçao
axé.
OLÁ MEU IRMÃO NASCIMENTO.
DESCULPE EU ME METER NO ASSUNTO MAIS CHOREI AO LER SEU COMENTARIO E LENDO DESDE O INICIO VI SEU ESFORSO SUA CORAGEM E SUA ALEGRIA NÃO DEIXE QUE O DESANIMO TOME CONTA DE SEU CORAÇÃO LUTE.
CHEGUEI AQUI ASSIM E HOJE ME ALEGRO SÓ EM TER PESSOAS MARAVILHOSAS QUE POSSAM NÓS ESCLERECER E NÓS ACOMPANHAR COM CARINHO E DETERMINAÇÃO PELA ESSA LUTA E UNIÃO.
SER SINCERO E VERDADEIRO SÃO QUALIDADES PARA POUCOS APESAR DE SER UMA ATITUDE TÃO FACÍL.
SEI O QUE VOCÊ ESTÁ A SERTIR PASSEI POR ISTO E NÃO E NADA BOM MAIS ESTOU A LUTAR PELA MINHA RELIGIÃO E ESTA SENDO AQUI NO BLOG QUE POSSO FALAR ,PESQUISAR,ESCLARECER AS DUVIDAS QUE TANTO TENHO.
AGRADEÇO AO SR. FERNANDO QUE COM A AJUDA DE DAYANE ESTAMOS VENDO UMA SOLUÇÃO O MEU CASO.
E MEU IRMÃO EU NÃO PENSARIA DUAS VEZES NESSE CONVITE ! MAIS TAMBÉM SEI QUE DEPEDEMOS DE CONDIÇÕES EM GERAL NÉ…..
UM ABRAÇO ESTAMOS JUNTOS NESSA.
MINHA IRMÃ DAYANE ESTOU A TE ESPERAR.
NÃO É COMBRANÇA É AFLISÃO MESMO KKKK….
AXÉ E SORTE PARA NÓS.
Ola Fernando!!!
To um pouquinho sumida!!! =)
Passando so pra pedir sua bencao!! =)
Ah, estava precisando falar com vc em particular…rsrs…
Sera que teria algum e-mail que possa me passar???!?!?!
Mt Asé pa ti….
Olá Fomutinha,
E o itan de Xangô, gostou?
Passe-me o seu e.mail. OK!
Oxalá nos abençoe,
Fernando
OOOOlaaaaaa´ voltei mais feliz do que nunca, motivos nao tenho mais só de estar vivo né…..rssss
estava morrendo de saudades de voceis a bençao a todos
minha irma Aline muito obrigado, voce é bem sentimental igual a mim né …….rssss devo ter uma Oxum escondida aqui no Negrao.
olha estou me sentindo bem e logo logo vou ao Rio de Janeiro.
Nem que seja para visitar estas pessoas maravilhosas que estao por detras da telinha, logo,logo aguarde , aguarde
o bom mesmo é fazer um tur e conhecer a todos em suas devidas casas.
vai dar certo , esta chegando a hora vou conseguir
e Manuela em?
fiquei preocupado com aqueles acontecimentos em Portugal
logo, logo, pego meu com putador de volta…. rsss
estou em uma ong local que a gente pode navegar de graça tem noçao…rsss
Baba gostaria de saber referente a odu mudança de odu?
no jogo como que é este processo?
beijo a todos e todas axé.
amo voceis.
Saudações Pai Fernado,
Parabens pelo trabalho no site, é muito digno!
Eu moro aqui em São Paulo, se o Senhor tiver alguma casa pra me indicar eu agradeço pra tirar o buzio eu agradeço!
Axé
Celso,
Quem pode lhe indicar melhor é o Tomeje, parece que ele tem irmãos de santo aí com casa aberta.
Ele está na roça de santo, acho que amanhã ele já estará por aqui.
Saudações e muito axé!
Fernando
Saudações Tomeje,
Parabéns pelo trabalho no site, eu moro aqui em São Paulo e gostaria de uma indicação de uma casa para poder jogar o buzio!!
Agradeço muito mesmo!
Axé
Motumba Fernando!!!
Nossa, minha vida anda corrida mesmo… rsrs..Gracas a Olorun..=)
so fui ver sua resposta agora!!!
=)
a,claro que gostei, me ajudou mt…. rsrs…
Meu e-mail é luaaa_persson@hotmail.com
Agurado seu e-mail!!!
Adoro ler seus recados..rsrs..me passa uma otima energia!!! =)
Mt ase pra ti!!!! s2
Celso eu só conheço em Campinas, serve? Tomeje
Obrigado Tomeje,
Mas sinto que precisava fazer tratamento espiritual aqui em São Paulo-capital mesmo!
Eu te agradeço!
Axé
Tomeje estou com medo de perde-la[pomba gira] Pois ela me ajudou muito por esses dias.
Tb gostaria de saber o significado da pedra amarela quer dizer que em algum tempo terei que ser mãe de santo como disseram?
escrevi essa carta pra dayane.Por favor de nenhuma forma quero desmerecer o seu trabalho,mas gostaria que se pudesse tb me respondense,pois quando me escreveu a primeira vez me senti mais acolhida,mas gostaria da resposte dela tb.Ao modo dela ela me abre os caminhos .tomara que entenda
muito aé pra todos
Minha irmã Dayane
Achei q não me levou a sério, pois ao ler me parece eu q vc estava achando eu deslumbrada por dizerem que tenho um grande poder e que eu mesma posso resolver se acreditar na minha espiritualidade.Mas na hora fiquei assustada,Mas se pensar friamente pq ela diria isso se ia perder uma criante a mais para fazer trabalho e pagar o jogo de buzios? coisa que não cobrou. Ai fico como se algo me paralizase e não pudesse fazer nada.Espero q entenda minhas dúvidas
muita luz e axé
Obrigada pela força.Ainda não procurei o que o Nelson me procurou.,pois meu marido e eu caimos doentes. Hj que estou me sentindo melhor.Tenho muita dor de cabeça quando a Pomba gira vai descer, e pelo que ela diz ela não esta querendo ficar atraz de oxosse.O amigo que frequenta centro ha 20 anos falou que pela intuidade epor eu ter o poder de receber oxosse e a pomba gira eu mesmo posso dar comida a meu pai.Esqueci de comentar que uma mãe de sangue me deu uma conta amarela que eu não poderia deixar de usala e quando for procurar um centro mostra-la[diz ela que isso quer dizer que estou pronta pra ser brevemente mãe de santo. VC poderia me esclarecer que conta[tamanho médio] quer dizer? A pomba gira continua desendo e dizendo que se ela desce é pq meu pai deixa.Isso procede? Como posso adivinhar o que vai acontecer,o caminho q tenho que tomar e tudo da certo? 2 anos estou lutando para receber um dinheiro que me foi deixado.Ela pediu uma vela e rosas na frente do meu portão e 5 dias depois me ligaram que minha grana estava liberada.pq então se ela desce para me ajudar, devo despresa-la?
estou confusa.Vou procurar o que o Nelson me indicou,mas estou com medo de perde-la.Me de uma nova luz
Obrigada e muito axé e continuem nos ajudando por favor
Nise vc frequenta ou frequentou que segmento?
Nise em alguns segmentos por ex, Ijexá/Batuque ou Tambor de Mina ou Barquinha e outros segmentos o procedimento ou entendimento da religião e suas relações entre filhos e entidade e orixas pode ser bem diferente do que conhecemos no ketu ou umbanda e por isso dá uma certa “confusão” entre as informação que lhe damos e o que vc realmente precisa, pois se o segmento for específico a sua necessidade tb será específica, o entendimento será específico tb entendeu?
Não sei o que quer dizer a pedra amarela. Não sei nada sobre te darem um fio de contas amarelo e isso significar que vc está pronta para ser mãe de santo. Muito menos entendo isso de uma pombagira não querer ficar subordinada a um orixá.
Nise veja a contradição desta “entidade”, ela diz que “se ela vem/desce é porque oxossi permite”, ela tem toda razão nisso, se ela vem é porque tem autorização de orixá pra isso, mas se ela tem este entendimento, ela tem a obrigação de entender que ela só vem porque o orixá permite e sendo assim ela será subordinada ao orixa. Fácil assim, né? Outro ponto importante é que a entidade pode ter pedido velas, rosas e o que for, mas sem a permissão do orixá ela não teria feito nada, então não é correto nem justo a entidade puxar pra ela o mérito de “ter liberado” o tal dinheiro, quando na verdade ela só o fez com autorização do orixá. Falta ainda muito entendimento a esta entidade, ela quer ser mais do que o orixá e isso é impossível.
Nise vc está muito confusa mesmo e não está preparada para decidir o que é melhor pra vc, vc ainda precisa de muito estudo e entendimento do que é cada segmento, umbanda e canomblé para poder se harmonizar. Me diga qual segmento vc frequenta ou frequentou para poder tentar te ajudar. Tomeje
Ègbé,
Dia 22 de maio próximo em Guapimirim, farei a primeira obrigação de Odú Ijè em minha casa, Mônica D’Òsòósì minha primeira Iyawo, ronbona como diz o povo de Jeje, e com confirmação de Ogan e confirmação de cargo na casa de Oxalá. Com apoio de minha querida Iyá Yara D’Oxun e seu esposo Pai Ogan Ailton D’Òsòósì do Ile Asé Casa Branca D’Osun e meus egbomis.
O axé convida os amigos do Blog e aqueles interessados a assistir um candomblé humilde mais bem tocado, deixem seu e.mail aqui que enviaremos o convite.
Que meu pai Òsòósí o provedor e Rei do povo e da nação de Ketu, abençoe com fartura à todos.
Adupé ò,
Que Orunmilá nos trago o Sol!
Fernando D’Osogiyan
jana.felizsempre@hotmail.com
ricosta5@hotmail.com
Oi Babá Fernando, sua bênção! Td bem?
será que poderia me ajudar por favor?
Estou tendo dificuldades com o Yorubá/nagô, muitas palavras são parecidas e eu me atrapalho.
Vc conhece algum dicionário na internet que eu possa consultar? Não quero aprender errado, criar vícios de linguagem.
Obrigada
Asè
tati, Oxalá lhe abençoe.
Não conheço, mas sua idéia é boa, será que existe?
Só conheço o dicionário Yorubá/Nigeriano do Eduardo da Fonseca.
Axé,
Babá,
será q posso tomar a liberdade de te mandar todas as coisas (links) que andei encontrando, daí vc me ajuda?
De repente dentro daquelas coisas todas tem algo q seja útil.
Obrigada
Axé
Bom dia Babá Fernando, sua bênção.
Encontrei alguns dicionários online e também um que está em Word, mas esse nao consigo mandar.
Mas pelo que vejo existem muitas diversidades de informação, cada um coloca um significado um pouco diferente do outro.
Seguem os links:
http://www.terreirodeyansa.hpg.ig.com.br/dicionarioyor.htm
http://www.africanasraizes.com.br/yoruba.html
http://www.cabocloarruda.hpg.com.br/teca/dicionario.htm
Este último foi o que achei mais interessante, pois é um livro eletrônico, que permite baixar e imprimir se for o caso.
Se puder avaliar e me dizer qual é o melhor, com informações mais corretas, agradeço muito.
Muito obrigada
Asè
baba fernando de osagian,mutumba ,o senhor nos brindou com esse exelente post .
deixou um gosto de quero mas né…
é baba… ta na hora de nos brindar com mas algum post , fica q registrado o pedido tabom…
axé fã oafnge
É Kivanda,
estou também no aguardo para saber se o material que encontrei é aproveitavel, rsrsrsrs
Estou muito feliz, hj vou receber minha primeira guia!!!!!!
Axé
tati egbe , caminhos de tradição para vc e para mim
axé e parabéns tata ofange
Obrigada pelas felicitações, realmente agora me sinto parte da comunidade……
Percebo tb q o material q encontrei nao tem as palavras q vc usou ahahahahah.
Grande abraço!!!!!
Axé
Motumbá, Babá Fernando bom dia!
Preciso saber se existe algum e-mail da comunidade para eu fazer uma pergunta que não cabe ficar exposta no blog!
Obrigada!!!
Axé
Tati,
Todos de uma certa forma focam o mesmo tema, a língua Yorubá. São as expressões, palavras mais usadas, na verdade, dicionário mesmo só o nigeriano.
Axé e boa sorte com seu primeiro fio de contas!
Kivanda,
O texto foi dedicado a mim pela Manuela e escrito Tata Nguz’Tala.
Os postrs fica por conta dessas escritores maravilhosos que são Nelson, Carol e Daya.
Axé,
Motumba Frenando!!!
Sumi, mais apareci!!! rsrsrs
Estava viajando pela net, e pensei em vc.. e resolvi vim ate aqui para te dar um oi!!! =)
Nem sei pq gosto tanto de vc!!! rsrsrsrs
Bjs com carinho s2
Mt asé pra ti!!! s2
Mutumbaxé, mutumbá Fomutinha!
Então a reverencio com uma cantiga:
“Iyabá o de ire se, osi e Yemanjá
Akó ata ode iresê a oyo, oro o fí a sá we ire o”
Èérú ìyá!
Axé, obrigado pelo carinho.
Cara irmã Fomutinha de Yemonjá Bàbá Fernando é uma pessoa ilumina,maravilhosa,ele é simplismente demais,agradeço todos os dias por ele fazer parte da minha vida,mesmo que seja virtual.Sempre o reverênciarei como meu Bàbá,amo muito esse PAI.Axé.Adupé!!!
Isa, (eu não esqueci tá)
também reverencio com uma cantiga tocada no egó:
“Oyá balé e lari ó, Oyá balé
Oyá balé e lari ó, Oyá balé
Adága de, fá ara guenbelê
Oyá balé e lari ó”.
Axé, obrigado pelo carinho.
Adupé Bàbá,obrigada pelo carinho.Axé.
Oiiiiiiiiiiii, olha eu aqui que tb….. tenho um gde carinho pelo Baba Fernando.bjos e muito AXÉ
Oi Bruna,
Obrigado pelo carinho! Que Osogiyan lhe represente sempre à frente de tudo em sua vida.
Axé,
Pró Raízes Movimento Musical e Cultural
Boa noite,
Chamo-me Marcia, e estou trabalhando em uma pesquisa para o Movimento Pró Raizes, estamos cadastrando Terreiros de Umbanda e Candomblé de todo o País, encontrei este blog em uma de minhas pesquisas na Net. Gostaria de saber se vocês poderiam me dar mais informações sobre o terreiro que freqüentam e/ou conhecem outros no Distrito Federal e região. Tenho encontrado dificuldades em cadastrar todos, pois, muitos deles não se divulgam.
Meu e-mail: marciasmoreira@yahoo.com.br
Desde já agradeço
Muito Axé.
Precisamos de informações como:
Nome do Centro:
Responsável:
Endereço:
CEP:
Cidade:
Estado:
Telefone:
Horários:
E-mail
Olá Marcia, Bom dia!
Gostaria muito de conhecer melhor seu projeto, quais são os objetivos e expectativas, e assim poder ajudar um pouquinho com os meus conhecimentos e indicações.
Conheço uma pessoa bastante interessada nesses projetos em Brasilia e ele pode ajuda-la!!!
Me escreva mrnovais@hotmail.com
Abraço,
Kanjila
Ègbé,
Muitas vezes me surprendo quando um zelador ou Ebomi (Egbomi) trata o Iyawo com diferenças, e por que? O que o difere? O tempo de iniciação? O número de obrigações tomadas, 7, 14, 21, etc,? O número de Orixás assentados? O que o difere do Iyawo?
Ser um zelador ou ebomi, passa necessariamente e obrigatoriamente por ter se iniciado e ser um Iyawo para SEMPRE e nunca deixará de ser, não pode esquecer que é filho da Iyá=mãe, owo=segredo. E que guarda esses segredo do seu juramento de axé, é o próprio omo iyawo.
Quando rezamos “Iyawo ni lewá…”, todos que são iniciados levam seu Orí a terra independente do posto, cargo ou grau iniciático, daí a reverencia a Oníle., como também nossa enin (esteira) na cantiga ketu de saída de Iyawo: Ajá enin kè Iyawo…!
Iyawo seremos sempre e para sempre, apenas hierarquicamente manten-se uma ordem cronológica de axé e respeito, afinal, elegun não desconhece a sua “navalha”, como popularmente falamos dentro do candomblé.
Sou um eterno Iyawo com muito orgulho e com as bençãos de Omolú e Oxun.
Fernando D’Osogiyan
Mariana,
“Orixá babá, Orixá be mi ò,
Orixá babá Osogiyan,
Orixá babá be mi ò”.
Axé,
Ègbé,
Nunca gostei desse dia, 13 de maio, lei áurea, escravidão, escrava anastácia simbolizando a escravidão, a dor e a tristeza dos seres humanos separados pela cor. A doença mental, o atrofiamento do raciocínio, o bicho, talvez pior que bicho, por que o animal não ia para o tronco tomar chibatadas, açoites, rasgos na alma, na fissura do limite da dor e da morte.
Deveria ser um dia que comemorassemos o “NINGUÉM”. Hoje é o dia de ninguém! Seria o dia ZERO , não seria contabilizado como dia, passaríamos de imediato para o 14.
Esquecer NUNCA! essa lembrança não precisa ser lembrada e nem comemorada e sim escarrada sempre toda vez que nos lembrássemos.
Eu já escarrei hoje! Que nojo esse dia e como é doce o escarro.
Perdoem-me.
Fernando D’Osogiyan
Oie Fernando!!!
amo ler esse blog, se deixar passo o dia lendo… é tão bom ler!!!!
sou um pouco timida em minhas palavras vc poderia me escrever no meu e-mail para que eu possa conversar por lá melhor, tirar algumas duvidas???
Obrigada
Oi Fernanda, eu também sou suuuuoper tímida, daquelas que coram e tudo rsrsrsr, mas estou aqui e tenho até uma foto pra me “mostrar” mais ainda. Sou tímida, mas tenho que aprender e pra isso eu não tenho tenho vergonha de perguntar. Siga o meu “exemplo” rsrsrsrssr
Fernanda, eu digo isso, pois o único meio de contato é esse mesmo, pois se abrirmos essa excessão pra você teremos que abrir para os outros inúmeros leitores que nos acompanham, minha irmã. Pode perguntar o que você quiser, se tiver ao nosso alcance respondê-la, serás respondida! rsrs
Axé, minha irmã.
Seja bem vindaaa!!!
Fernanda Nossa colaboração para a religião é voluntária e só pode ser feita por este meio, não seria possível conciliar nossos afazeres pessoais com atendimento em particular. O trabalho no blog já nos toma um tempo considerável e se abrirmos mais um meio de comunicação perderíamos nossa privacidade. Além disso e principalmente perderíamos o nosso maior foco que é o debate de assuntos de interesse de todos, cada comentário é respondido aqui com todo respeito e honestidade, e serve para que outros irmão tenham a possibilidade de sanar dúvidas que por vezes são as mesmas. Esperamos que compreenda. E se houver algo que possamos te ajudar será um prazer. Tomeje do Ogum
Motumba Baba mais perfeito… =)
Olha eu aqui praticamente 1 mes apos o meu ultimo post!!! rsrsrs
Mais o bom e que nao esqueco de ti!!! =)
O senhor te msn?!?!
Sei que se for add todos que pedem, ia ficar complicado!! rs
Mais lembra quando falei que precisava conversar com o senhor pessoalmente?!??!? Entao,ainda preciso!! rsrs….
Esperei seu e-mail e nada!!!
Mando novamente meu e-mail e msn!!!
luaaa_persson@hotmail.com
fico no aguardo Baba!!! =)
Ah, e o senhor como esta?!!?? Espero que esteja tudo bem!!! =)
ah,nao pude deixar de notar que no ultimo post trocou de benca comigo!! =)
A fala serio ne.. vc e a humildade em pessoa!! =)
Continue assim baba!! =)
Aproveito para responder Motumba ase!! =) (tudo bem que ja foi 1 mes atras ne)rsrsrsrs….
Ah,adorei cantiga!!! =)
Aguardo seu e-mail, ou o senhor me add no msn!!! =)
Oque tenho pra falar com o senhor e mt serio e importante!! =)
Aguardo anciosa!!! =)
Mtmtmtmttmtmt Asé pra ti!!!
Bjs e cheiros estrelados!!! =*
Ao irmão Nelson,
Pincei de uns quardados antigos e acho producente aos irmãos do blog o Oiê “Balogun” que Nelson tomou em seu Axé.
Entre os Yorubás o Balogun era o comandante dos guerreiros veteranos. Imediatos a ele, estavam o Otun e o Ossí Balogun, balogun quer dizer: chefe de guerra, de Oba + ol – ógun. Este Oiê é concedido a um filho de Ògun. Observem a acentuação na palavra ogun de balógun e Ògun, uma não tem nada a ver com a outra, etimologia linguística.
Esse Oiê assim como outros tantos Oiês, tem na antiga organização social e política dos Yorubás ações na área política e administrativa do Axé. Incorporados na Bahia em casas tradicionais, o Balogun é posto de confiança e da base estrutural de um axé.
Parabéns irmão, chefe de nossa luta aqui no blog, nosso Balogun, mutumbá!
Fernando D`Osogiyan
Reforçando os parabéns ao baba To Meje nosso comandante.
Ekedje juliana mojuba e motumba de seu irmão kivanda
Léo Ofange
Mutumbá Bàbá Balógun Tomeje de Ogunjá.”Ògún ó sín Imonlè”.Axé.Felicidades,a mais esse caminho que ògún lhe proporciona em sua vida.
Muito Obrigado FERNANDO D’OSOGIYAN não sei se o Sr. se lembra do meu caso que fiz o bori e desde o momento tive muita dor de cabeça e com todos suas orientações e sabedoria meus orixas me mostrou o quanto o meu ori não aceitou o bori, tanto que perdi o meu emprego e outras coisas mais, mas não tem problema tudo passou de um aprendizado.Que com sua sabedoria o Sr. continue orientando as pessoas para que não fique a merces de muitos que se acham zelador do santo. E aproveitando gostaria que falase um pouco de quem carrega ossain com oxossi e iansa,desde já muito obrigado hoje mesmo com as perdas me sinto em paz e Sr. ajudou muito.
Egbé obrigado a todos e principalmente ao Fernando que tem sido meu apoio neste momento complicado da minmha vida, obrigado meu irmão/conselheiro/amigo e ouvinte. Obrigado a todos pelo apoio, Balogum Tomeje
Parabéns….. Baba Balogun Tomeje, muito axé para vc nesse caminho que ogum lhe reservou, fico muito feliz por vc.
Bruna muito obrigado pelo carinho, vi que sofreu um acidente, espero que não tenha sido nada grave e sem maiores consequencias físicas, grande abraço na sua filha e que o casório seja lindo e que ela seja ainda mais feliz. Balogum Tomeje
Tomeje obrigada pelo carinho, e acredito que ela vai ser muito feliz e ela tb rsrs. Não houve consequencias físicas, só alguns hematomas, e meu joelho e perna direita que foram mais afetados ainda estão cicatrizando mais já consigo andar sem sentir dores fortes. Eu tenho propensão a pagar micão e meu acidente foi king kong.Na verdade atropelei a trasseira do carro do meu genro e fui parar uns dois metros a frente do carro e isso capotando a ladeira kkkkkk hj eu já consigo rir, mas na hora eu chorei de dor. Axé e que seu caminho seja abençoado por ogum.
Epa hei! Bruna.
Axé,
Minha amada irmã Bruna,foi Oyá que lhe amparou e não deixou acontecer algo pior.Que Oyá olhe por nós suas filhas amada.Axé.Epahei!Oyá Mesan Orun!
Realmente Fernando e Isa eu levantei, espanei a poeira e fui no salto rsrsrs para o casamento de minha afilhada, sentei numa cadeira e fiquei que nem minha mãe Oyá, uma rainha e só levantei para ir embora. porque ficar circulando mancando e sentindo dores ninguém merece. EPA HEI! Axé a todos.
Boa noite!
Primeiramente, gostaria de parabenizar aos autores e mantenedores deste excelente blog, o qual acompanho sempre, apesar de nunca ter comentado.
Não sou iniciado no Candomblé, porém sempre admirei muito esta religião maravilhosa.
Há muito tenho lido tudo o que há para ser lido sobre o assunto (obviamente dando pouco crédito àquilo que não merece mais do pena, como alguns livros de certos “autores de beco”).
Não obstante, há pouco para ser estudado sobre o Candomblé Angola quando se compara à quantidade disponível que concerne ao Ketu…
Assim, desprovido de Candomblé “prático”, surgiram-me as seguintes dúvidas:
1- É comum (ou possível) que uma pessoa seja devotada a um Orixá e a um Nkisi simultaneamente?
2- Se sim, é possível que estas divindades sejam TOTALMENTE diferentes, não aquelas “equivalentes” (sei que não há equivalência de fato…)? Por exemplo, é possível que alguém seja filho de Nanã no Ketu e de Nkosi no Angola?
Desde já agradeço!
Axé!
Gabriel é possível sim, mas acho sempre mais prudente que a pessoa decida-se pro um segmento e se fixe nele, pois se trata de culturas disitintas e entendimentos disitintos do que é religiosidade. Porém quando vc é Nanã no ketu por ex, provavelmente vc será de Zumbaradá no angola sim, pois as descrições e similaridades são bem fortes e o mais provável é que seja de um “correspondete” sim. As opções que vc deu de Nanã e inkose estão empontas muito distantes em qualquer segmento seja angola, ketu ou jeje. Tomeje
Boa Noite!
Seria posssivel por favor ajudarem-me numa questão?
Sou angolana e vivo em Portugal, já á muitos anos e vou no próximo dia 19 ao Rio de Janeiro. Gostaria muito de ser consultada por uma Mãe de Santo ou ou Pai de Santo e ir a um Terreiro, conhecer esta religião que eu tanto gosto. Mas…..! gostava que realmente estas pessoas fossem uma orientação para mim e para a minha vida e Crediveis.
Já consultei uma pessoa em Portugal, mas ela não me conseguiu ajudar. Pois falou-me que eu tenho uma Maria Padilha mt forte que me corta as pernas e que enquanto eu não lhe der coisas, a minha vida não vai andar para a frente.
Posso até acreditar um bocadinho,mas fiquei assustada e as coisas pioraram.
Preciso muito de ajuda e orientação e voçês melhor do que ninguém saberão orientar-me para um Terreiro ou pessoa
credivel para eu ser consultada. Muito obrigada a todos.
E estão a fazer um excelente trabalho.
PARABENS!!!
Obrigada
Emilia dos Santos
Emília quando vc estiver no RJ faça contato conosco que teremos grande prazer em te ajudar sim. Mas quero fazer algumas ponderações. O candomblé é excencialmente familiar e comunitário, a questão de ser orientado vai ficar limitado a sua presença no terreiro, acho que seja muito difícil que alguém queira e/ou possa se dispor a te ajudar á distancia, digo do seu retorno a Portugal, pois as coisas no candomblé precisam da sua presença física, entende? Mas a sua visita e uma consulta aos búzios pode sim ser feita, só acho que a distancia vai ser um complicador nesta relação entre vc e o condomblé. Sobre esta sua visita será imprescindível vc nos fornecer um email válido pra que possamos te contactar. Tomeje
Ègbé,
Será que todos sabem o que é um Ebó e suas inúmeras finalidades, e aí pergunto: para que serve o Ebó?
É importantíssimo esse entendimento para quem estuda, pratica e vive o Orixá.
Respondemos inúmeras perguntas sobre qualidades de Orixás, fundamentos, lendas, feituras, borís, axés, procuramos desmestificar e dar coragem ao leitor de interagir e familiarizar-se com essa cultura, porém, sem ebó não teremos religião e essa pergunta ninguém fez: Preciso fazer ebó para tomar um Obí? Eborí? Iniciação? Como saber qual ebó devo fazer? Por que tenho que fazer ebó?
Em primeiro lugar precisamos acreditar no Ebó e na pessoa que prescreveu o Ebó e principalmente entende-lo, pelo menos ter um caminho de entendimento. Ter a prova concreta de ter feito o ebó ter melhorado, ou ter se livrado de um perigo, amenizado um situação de queda geral, de acidente, de perigo, de perda, de injustiça, de doença, de mal agouro, de egun, de demanda, de negatividade principalmente.
Existem ebós positivos e negativos, aqueles que se dão caminho e os que não se dão caminho, ebós de odú, ebós que são presenteados, ebós Exú, Ikú, egun, Ebós de carrego, ebós de Axexe, ebós de Osé, ebós abikú, ebós omim, ebós de prosperidade, ebós de lua, sol, chuva, ebós da madrugada, ebós e ebós e tantos ebós de limpeza e preparaçãoaté para abrir um jogo de búzios.
O ebó não espera um dia ser feito, se foi prescrito tem que fazer o mais rápido ou não faça mais.
O ebó existe permanentemente dentro de um Ilê Axé, no momento que entramos na casa, saudamos a entrada com água para esfriar o caminho, isso é um Ebó.
O Ebó é místico, essa é minha visão, ele tem influencias de Exú e Orunmilá. Na própria confecção do ebó tem a energia de quem está fazendo, arrumando, tem a energia de quem vai passar, de quem vai levar.
O banho de ervas é um ebó de pai Ossãe e é de suma importãncia tomá-lo após um ebó, é o sangue verde das folhas, a essência viva da natureza.
Se faz ebó com apenas um ovo, se faz ebó com apenas uma pedra de ofun ralado, com uma pimenta da costa, se faz ebó com a fé nas coisas simples que é a grande sabedoria Yorubá.
Os iniciados no Orixá tomam ebó sempre e para sempre pois, manter-se limpo é estar em sintonia com seu Orixá, é concebe-lo numa suavidade preponderante em seu axé individual.
Adupé ò,
Fernando D’Osogiyan
Mutumbá Pai Fernando,
Concordo com tudo que escreveu e ainda me atrevo a dizer que das quase 4 milhões de visitas neste blog ninguém teve a curiosidade ou interesse em se aprofundar neste assunto.
Na maioria das vezes as pessoas estão interessadas em saber seu Orixá, saber se o arquétipo do mesmo combina com seu jeito de ser, saber das lendas e contar seus problemas, mas não se interessam em saber se aquele ebó que foi prescrito por seu Zelador está correto e o porque de fazê-lo. Muitos só pensam no resultado final, se vão ficar bem depois que derem o Obí ou o Eborí pra sua cabeça, se sua iniciação ou confirmação será bem sucedida, se seu Orixá aceitou o que lhe foi dado, se terá algum posto na casa, se poderá jogar búzios no futuro, se poderá abrir casa,etc.
Muitas vezes estas pessoas não fazem preceito quando vão pra roça, vão com o corpo sujo, não tomam banho de erva quando chegam sem saber que este é um ebó importante e necessário antes de iniciar e colocar as mãos em qualquer coisa de Orixá, isso é respeito ao Orixá, a seu Zelador,a sua casa e a seus irmãos.
Peço agô ao Sr para copiar e simplificar suas palavras. Sem ebó, assim como as ervas, não existe candomblé, Obí, Eborí, feitura, porque nada acontece sem antes nos limpar-mos e limpar-mos nossos caminhos, para poder chegarmos o mais perto possível da energia pura de nossos Orixás.
Axé,
Ekedi Sonia
MUCUIU PAI FERNANDO D’OSOGYAN
Mais uma vez busco uma orientação e é o seguinte:
Tendo um assentamento de “escravo ” de OSSAIN pode se cortar para o orixá ossain neste assentamento uma vez que não tem o assentamento deste orixá?
Desde já agradeço.
Rose
Rose,
Ossaiyn se assenta sim e ele tem um Exú que o acompanha que também é assentado.
Aliás Rose, Ossaiyn é um Orixá de suma importância na nação Ketu/Nagô, suas folhas fazem parte da liturgia de um Iyawo e de um assentamento de Orixá.
Axé,
Rose quando vc fala de escravo eu entendo que sejaq o exu catiço e neste caso a coisa é complicada. Quando se fala em Ogum, Oyá, Yemonjá e outros que são cultuados na umbanda, ainda temos uma referencia sobre catiços, ms no caso de Ossaim, Obá, Ewá, Iroko e Logum que não são cultuados em umbanda, como se sabe qual é o catiço que teóricamente está ligado a Ele? Na minha visão isso não existe. Pior ainda é ter um assentamento para um catiço e não ter do orixa dono da cabeça, e muito pior é cortar pro orixa em cima de um “assentamento” de um subalterno do orixa (catiço não tem assentamento, no máximo é arrumado) Isso é complicado demais e não tem fundamento algum. Tomeje
Rose a distinção meu comentário e o do meu irmão Fernando é que eu falei me baseando em catiço e o Fernando está falando de Exú orixa, que é o correto de ser assentado. Meu comentário se baseou no termo “escravo” Tomeje
Babas, e yas , irmãos mais velhos e mais novos benção.
Estou tomando a liberdade de colar aq um comentario de baba Fernando, e para pedir para q o mesmo transforme estre comentario em texto, ainda q ele post da forma q está em carater definitivo ficando ao deleite de todos os leitores. Desta forma, a esteira dos forúns não fara com q se perca por ai.
Valera a pena postar estas sabias, e bonitas palavras.
N’gunzo baba …
“Em Julho 5, 2010 às 2:16 am Fernando D’Osogiyan”
Ègbé,
Será que todos sabem o que é um Ebó e suas inúmeras finalidades, e aí pergunto: para que serve o Ebó?
É importantíssimo esse entendimento para quem estuda, pratica e vive o Orixá.
Respondemos inúmeras perguntas sobre qualidades de Orixás, fundamentos, lendas, feituras, borís, axés, procuramos desmestificar e dar coragem ao leitor de interagir e familiarizar-se com essa cultura, porém, sem ebó não teremos religião e essa pergunta ninguém fez: Preciso fazer ebó para tomar um Obí? Eborí? Iniciação? Como saber qual ebó devo fazer? Por que tenho que fazer ebó?
Em primeiro lugar precisamos acreditar no Ebó e na pessoa que prescreveu o Ebó e principalmente entende-lo, pelo menos ter um caminho de entendimento. Ter a prova concreta de ter feito o ebó ter melhorado, ou ter se livrado de um perigo, amenizado um situação de queda geral, de acidente, de perigo, de perda, de injustiça, de doença, de mal agouro, de egun, de demanda, de negatividade principalmente.
Existem ebós positivos e negativos, aqueles que se dão caminho e os que não se dão caminho, ebós de odú, ebós que são presenteados, ebós Exú, Ikú, egun, Ebós de carrego, ebós de Axexe, ebós de Osé, ebós abikú, ebós omim, ebós de prosperidade, ebós de lua, sol, chuva, ebós da madrugada, ebós e ebós e tantos ebós de limpeza e preparaçãoaté para abrir um jogo de búzios.
O ebó não espera um dia ser feito, se foi prescrito tem que fazer o mais rápido ou não faça mais.
O ebó existe permanentemente dentro de um Ilê Axé, no momento que entramos na casa, saudamos a entrada com água para esfriar o caminho, isso é um Ebó.
O Ebó é místico, essa é minha visão, ele tem influencias de Exú e Orunmilá. Na própria confecção do ebó tem a energia de quem está fazendo, arrumando, tem a energia de quem vai passar, de quem vai levar.
O banho de ervas é um ebó de pai Ossãe e é de suma importãncia tomá-lo após um ebó, é o sangue verde das folhas, a essência viva da natureza.
Se faz ebó com apenas um ovo, se faz ebó com apenas uma pedra de ofun ralado, com uma pimenta da costa, se faz ebó com a fé nas coisas simples que é a grande sabedoria Yorubá.
Os iniciados no Orixá tomam ebó sempre e para sempre pois, manter-se limpo é estar em sintonia com seu Orixá, é concebe-lo numa suavidade preponderante em seu axé individual.
Adupé ò,
Fernando D’Osogiyan
Bença a todos,
Venho aqui fazer coro com meu irmão kivanda ofange leo asogun.
Em minha modesta opinião, entender e conhecer “Ebó” é impresindível, visto que o Ebó compõe e acompanha toda nossa vida,seja iniciado ou abian.
Acredito que um Ebó da maneira certa, no momento certo, a receita correta, é de muita eficácia,portanto não menos importante.
Asé
Adorei este site, percebi que são pessoas sérias e que realmente são comprometidas com essa linda religião!
Pois bem tenho muitas dúvidas, já disse que sou de yemanja, pois isso é o que disse as quatro pessoas diferentes em que joguei búzios, tem algum problema homem ser feito de um orixá feminino? É comum?
Pode ser uma pergunta boba, mas são muitos mitos, falados por pessoas que deixam agente com várias interrogações.
Obrigado e boa noite!
Tiago,
Eu sei o que vc quer dizer,quem escolhe sua opção sexual é vc meu irmão.Orisá não interfere nisso. Conheço mulheres de Orisá masculino, e continuam sendo as mesmas pessoas,e homem de Orisá feminino do mesmo modo.
Não se guie pelo que as pessoas dizem.
Yemanjá é um Orisá lindo.E se ela te escolheu é porque vc é uma pessoa especial.
Converse com seu zelador,sobre estas questões.
Asé
Mucuiu Fernando D’ Osogiyan e Nelson de Souza
Obrigado pela orientação ‘mas’ fica a dúvida ,o que NELSON falou tem lógica , mas, não sei se os senhores ja viram falar em caipora, alguem que trabalha com esse catiço de Ossain
Rose o caipora é um personagem das lendas indígenas brasileiras, nunca foi do panteão africano e não tem ligação alguma com catiços, isso que eu saiba. Mas acredite ou não, hoje tem gente “se recebendo” Maria Bonita, aquela do lampião, Mestres intergaláticos, Curupira, só falta mesmo “se receberem” papai noel e branca de neve. Me desculpe quase nunca falo desta forma e semrpe trato dos assuntos com respeito e carinho, mas as vezes temos que relaxar um pouco né? rsrsrsrs
Agora falando sério, eu não sei de onde tiram tanta invenção, mas quando se fala em catiços ligados a Ogum, Yemonjá, Oyá, Oxossi e os demais que são cultuado em umbanda aidna dá pra entender a transferencia da umbanda para o candomblé, msa quando falam em catiços de orixas que nunca foram cultuados na umbanda a coisa toma outra proporção. Como se determina o catiço do orixa que não tem culto naquele segmento? pior ainda é usar o nome de um personagem indigena pra tentar dar credibilidade a essa confusão. Tomeje
Egbé
Hoje meu Babá Fernando D’Oxogiyan faz 27 anos de iniciado, sei que este dia é muito especial pra êle, por isso estou aqui com muito orgulho aproveitando esse espaço no qual ele é pessoa imprescindivel, para prestar-lhe esta homenagem e compartilhar com todos este grande dia.
Pai o Sr já sabe mas vou falar de novo…rsrsrs, sou feliz e orgulhosa por ser sua filha, Ekedi de Oxogiyan e fazer parte de sua família de santo. Muitos dos que vem aqui em busca de respostas já puderam perceber sua grande sabedoria e amor aos Orixás. Espero sinceramente que todos que visitam este blog em busca de consolo e conhecimento possam um dia ter a sorte que tive.
Parabéns querido Pai, desejo que Olorun lhe abençoe sempre, lhe dando muita luz, sabedoria e forças para seguir na sua caminhada e que Oxalá envolva a todos nós com seu Alá e sua Paz!
” KáKa Ká un bó
Káka Ká un bó”
Épà Bàbá!
Mutumbá,
Ekedi Sonia
Ekedi Sonia,
Adupé,
“Orixá Babá, Orixá bemiò, Orixá Babá Oluamí, Orixá bemiò!
Mutumbaxé, mutumbá.
Mutumbá Babá!!!!!
Parabéns!!!!!!
Desejo que Olorun lhe dê muita paz, saúde, luz e todas as bênçãos!!!!!
Que Oxalá lhe cubra sempre com seu manto branco, Babá!!!!!
Prosperidade, Paz
Axé
Meu Pai,
“E rìn lè wá (Sua energia se aproxima de nós)
A ba wá okàn (Ela vem de encontro ao nosso coração)
E lè dùn se ìpadé siré (Sua energia torna a nossa festa agradável)
Koró lè koró lè Bàbá Ifá (Bàbá Ifá, traga sua energia a este lugar)”
Mutumbaxé!
Bàbá mi sua bênção,
Quelo parabeniza-lo pelo dia de hoje, são 27 anos de amor aos Orisás.
E com muita proriedade´a nos transmitir seus conhecimentos e seu pragmatismo tem nos feito muito bem.
Meu velho eu agradeço a Osàlá todos os dias por ter colocado o senhor em nossas vidas.
Eu particurlamente estou muito orgulhosa em poder chama-lo de pai, e saber que meu Orí está nas suas mãos.
Que sejam multiplicados os seus dias.
Sua desde já filha pequena.
Kí Òrìsà-nlá Olú àtélesé, a gbénon dídùn là
Ní Ibodè Yìí, Kò Sí Òsán, Bèéni Kò Sí Òru
Kò Sí Òtútù, Bèéni Kò Sí Ooru
Ohun Àsírií Kan Kò Sí Ní Ibodè Yìí
Ohun Gbogbo Dúró Kedere Nínu Ìmólè Olóòrun
Àyànmó Kò Gbó Oògùn
Àkúnlèyàn Òun Ní Àdáyébá
Àdáyébá Ni Àdáyé Se
Asá asé
Mutumbá!
boa tarde
oq é “Katendê”
sempre ouvia musicas com esse nome mais nao sei bem oq significa
alguem poderia me informa
obrigada
Rosi o candomblé é dividido em diversos segmentos, ketu onde se cultua orixa, jeje onde se cultua vodun, angola onde se cultua inkise e outros segmentos com outros nomes como por ex, Efom e Nago Egba onde tb se cultua orixa. No caso específico de katende este é um dos inkises cultuados no segmento Angola. Tomeje
Babá Fernando, Boa tarde.
Por favor, Gostaria de conhecer o seu barracão em Guapimirim. Quando terá um toque ?? Como e quando seria possível encontra-lo por lá ? Poderia dar o enderço por e-mail ?
Meu e-mail é: luiscarlosmeirelles@gmail.com
Um grande abraço
Luis
Boa Tarde,
Meu nome é Felipe, sou novo dentro do Candomble, não conheço muitas coisas e nem sou ainda iniciado, portanto se me expressar de maneira incorreta por favor desculpa-me e me corrija.
Lendo este post me criou uma duvida interessante a respeito dos inkise e orixas, sobre esta aparente equivalência. Exemplo, uma pessoa não iniciada, que nem um Buri ou até mesmo um Ebo tomou, digamos que ela esteja entre duas casas, uma considerada de Ketu e outra de Angola, é possível uma energia tomar-lhe a cabeça em uma casa e em outra ocorrer o mesmo? Quando penso a respeito dos ancestrais, encatados… – aqueles que conversão, penso ser possível e talvez até ocorrer uma certa equivalência, ou seja a mesma entidade em Angola, ser a mesma em Keto. Quando penso em um inkise e um orixa eu fico na duvida. Digo se a pessoa ainda não conhece os seus caminhos exatamente da religião e nem os escolheu ainda, é possível haver uma interação em dois lugares com cultos bem diferentes?
Isto me cria uma duvida, justamente por eu não saber diferencias o que é de cada nação ou culto. Muitas vezes, pelo menos a maneira pela qual a religião me apareceu até agora, não é simples perguntar qual é sua nação, origem ou axé, vejo que um há um codigo de comportamento a ser seguido dentro da religião, principalmente dentro de um barração e acho importante saber distinguir as coisas e valorizar o que lhe aparece da religião na sua vida junto com todos. Na pratica diaria da religião não estou tão preocupado em saber delimitar tudo, procuro muito mais a essência por trás de tudo e guardar pra mim a minha verdade particular. Mesmo assim havendo um lugar com possibilidade de maiores conhecimento, fico feliz em poder humildemente aprender mais.
Muito obrigado a todos!
Felipe na verdade não é possivel que a pessoa seja tomada por orixa e/ou inkise independente do segmento que ela esteja naquele momento, se ela é de inkise ela vai virar no Angola e se é de orixa ela vai virar no ketu ou outro segmento que cultue orixa. Apesar da similaridade, a “Energia” não se confunde na hora de pegar a cabeça do filho. Os toques, lingua, ritos, fundamentos e vibrações são diferentes em cada segmento. Os toques são bem diferentes, em Angola se toca com as mãos e os cantigos são em bantu, no jeje se usa as varetinhas “aquidavis” e o toque é bem cadenciado e no ketu tb se usa aquidavis e a lingua é yorubá, são traços bem diferenciados. Tomeje
Maguinifico, párabens.
Gostaria de de saber se existe uma verdade no que fala que filhos de katende sempre tem uma vida dificil financeiramente,socialmente resumindo em tudo? até que ponto é verdade?
Maria isso é um grande preconceito contra nossa religião, não consigo ver de outra forma, não posso entender que alguém da própria religião fale isso, portanto só posso entender que seja preconceito e desinformação. Tomeje
Boa Noite!
Gostaria de saber se existe oxumarê com yemanja, pois foi esses dois orixas que me deram.
Gostaria de saber, só pode ser feito no santo a pessoa se o orixá quiser.
Se a pessoa tiver como objetivo ou fé, não pode fazer?
Tyago, quem se inicia é vc. Ori (cabeça) é soberano.
A decisão final sempre será do inicante.
Ire o.