Ifá é o sistema através do qual se processa a consulta oracular, normalmente conhecida por adivinhação, utilizando-se como instrumentos de consulta o Opelé ou os Búzios.
Em qualquer dos casos, o oráculo baseia-se nos dezasseis principais Odù (caminhos), através dos quais Orunmila relata as histórias e lendas nas quais os personagens normalmente enfrentam situações semelhantes aquelas expostas pelo consulente. Mas a escolha da história a ser narrada compete à Divindade.
Os dezasseis Odù relacionam-se entre si (16 x 16), perfazendo um total de 256 caminhos ou diferentes possibilidades de destino, tratados por Esè.
No momento da consulta, Orunmila indica o Odù que será suficiente para orientar as dúvidas do consulente e esclarece de que forma (positiva ou negativa) tal caminho está influenciando a vida da pessoa.
O Sacerdote interpreta então a fala da Divindade, estabelece os pontos principais que devam ser modificados e tratados para restabelecer a tranquilidade ou o bem estar do consulente. A partir daí, são definidas as oferendas votivas a realizar para possibilitar a consecução do vatícinio, bem como aconselhar a respeito de atitudes ou comportamentos que facilitem obter o resultado pretendido.
Assim, por exemplo, quando um indivíduo se queixa de não conseguir emprego, mas insiste em continuar a laborar numa área onde o mercado de trabalho está completamente saturado, Orunmila pode esclarecer as suas dificuldades, recomendar os rituais necessários e aconselhá-lo a tentar outra profissão para a qual tenha aptidão, ou simplesmente aconselhar o consulente a deslocar-se para outra região onde seja mais simples conseguir ocupação. Por outras palavras, o Céu ajuda sempre, mas a pessoa tem também que fazer a sua parte.
Os Odù de Ifá são completos e absolutos; cada um deles possui um lado positivo e outro negativo, o Ing e o Iang, o masculino e o feminino e assim por diante, tal como tudo o mais no Universo.
Não existe Odú melhor que outro; dependendo das circunstâncias, o melhor deles pode transformar-se no pior, ou vice-versa.
olha eu queria saber o odu do meu santo e os meus caminhos em relaçao de namoro amor dinherio etc eu soou do dia 21/07/1994 eu sou do ile d´ xapanã e do ile axe baba elujgbe
porque omulu ou obaluae tem cabaça !!!
qual o significado da cabaça.
desde já agradeço
Continuo acompanhando este blog, onde aprendo demais.
Agora gostaria de uma opinião.
Sempre que jogo os búzios, Oxum é a primeira a se manifestar. No entanto, nunca determinaram meu Orixá definitivamente.
A Iyalorìxá da casa onde costumo ir atualmente (Em quem confio demais, pela seriedade e carinho que demonstra) afirma que, apesar de me proteger e sempre se manifestar primeiro no jogo, Oxum não é meu Orixá e que o verdadeiro Orixá não se revela. Sinto que ela esta sendo cautelosa.
Isso me frustra um pouco. Mesmo não pretendendo me iniciar no culto, gostaria de conhecer o meu Orixá… Devo procurar outras opiniões ou insistir com a Mãe?
O que me aconselham a fazer?
Ricardo,
Isso é super normal e razoável de sua zeladora. Ela está de parabéns! Tive uma experiencia neste final de semana de uma ekedi que a muito tempo (e não se sabe como) se julgava em ser de Oxun e até carrega suas características, fui consultado para um jogo e aí foi Oyá que se posicionou como dona de seu Orí, e assim se confirmou. Então tenha calma deixe que as coisas aconteçam naturalmente, viva o Orixá, sirva a Oxun sua querida mãe e só. O tempo lhe trará a razão e o caminho traçado pelo seu Orixá.
Fernando D’Osogiyan
Claudio Jacob o primeiro passo é vc entender o que significa a cabaça na cultura religiosa – a própria cabeça, o mundo – e depois entender quem é este Orixá, dono da terra, pesquise sobre isso que vc vai entender e aprender sobre as cabaças de Obaluiê. Não há como expicar por aqui, a pesquisa é bem mais abrangente. Estes assuntos estão em livros como Mitologia do Orixás do prof Reginaldo Prandi, que vc encontra na internet disponível apra leitura.Tomege
João victor nós não fazemos nem recomendamos consultas on line, procure um bom jogo e verifique o que vc deseja, apesar de que o jgo se destina a orixá e não questões pessoais, mas pode dar essa informação tb. Tomege
oi pai sua bença eu estava na pavuna se o senhor puder me ligar pois meu telefone so recerbe bjs estou em casa
nasci no dia 26 de maio de 1964. gostaria de confirma meu orixa e saber o odu dele e como vai ser meu futuro. eu nasci numa terça feira as 04:45 e como vai ser minha vida a dois pois sou casado com um rapaz a 5 anos no papel ele é bom pra mim. mais gostaria de saber se eu vou seu feliz e se vou conseguir abrir minha casa de santo. um grande abraço axé
Jorge Rodrigues para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, o correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Sobre abrir casa o primeiro passo é fazer sua iniciação, se vc não é feito ainda, estudar muito e se dedicar a conhecer a religião e os fundamentos da religião e dos Orixás, depois disso, é preciso que sua missão seja esta, que vc tenha vindo com este caminho de zelar por cabeças e Orixá. Tomege do Ogum
meu nome e rita de cassia da silva
meu aniversário e 26 12 l964
gostaria de saber qual e o meu orixa e como faço para cuidar.
Rita,
É impossível pela internet, procure um jogo de búzios numa casa de de tradição e axé que lhe ensinará tudo que precisa saber,
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Manuela, gostaria de jogar buzio com vc.
Como faço? Vc me manda um email?
belo resumo sobre o sistema de adivinhação de Ifá, atualmente sou do culto a Ifá (já iniciado), é um belo sistema de doutrina e espiritualidade http://juntos no candomble.blogspot.com meu blog JUNTOS NO CANDOMBLE. SORTE AXÉ A TODOS!!!
Ebomi eu visitei seu blog e gostei do conteúdo, se vc precisar de mais material para publicar, estamos disponíveis tb para isso, eu não deixei comentário porque sou péssimo nestas coisas de tecnologia, não consegui me cadastrar, não consegui deixar comentário, mas estive lá sim, obrigado pelos comentários e sempre que possívela faremos referencia ao seu blog para pesquisas, afinal precisamos mesmo de intercambio, Axé Tomege
Ebomi, eu também visitei o blog a dois dias atrás. Só que sofro de algum retardamento tecnológico, mas não sou de Ogum e nem minha tecnologia é o facão, a foice… Sou mais moderninha quanto a isso.rsrsrs E também não consegui deixar um comentário.
Você pode desenhar pra ver se a gente consegue entender e assim deixar um recado lá, meu irmão? rsrsr
ola preciso de ajuda por favor …gostaria de falr com vc …me ajuda
Marta Nunes esteja a vontade para colocar sua questão, dentro do possível ela será respondida. Tomege
Bom Dia a todos aqui do O Candomblé!
Sempre acompanho o blog mas nunca senti necessidade de questionar nada… estudo bastante sobre nossa religião e muitas coisas daqui se assemelham com minha visão sobre o candomblé.
Mas preciso da ajuda de vcs para esclarecer uma duvida..
Sou de uma cidade no interior de MG mas atualmente moro em BH (capital) e é o seguinte, quando eu morava lá na minha cidade, consultei o búzios para saber quem eram meus orixás… Descobri que eu era filho de fulano e beltrano e que tinha tal exu e tal bombogira. Fiz obrigação para todos eles.. entreguei oferenda a um por um. So que agora em BH, entrei para uma casa nova (ja que eu nao voltarei mais para minha cidade) e o Zelador disse que eu tenho a proteção de outro Exu, completamente diferente dos anteriores… quando eu questionei que outros exus haviam se “identificado”, ele disse que era para eu esquecer o jogo anterior.. Inclusive disse que era para esquecer que eu sou filho de Oxossi… que era necessário jogar de novo… como pode ser isso?? Os orixas nos acompanham desde o nascimento ou mudam quando trocamos de casa? mudam quando a troca de nacao?? Preciso da ajuda de vcs pq nao encontrei nada a respeito disso para ler.. e como confio bastante no q vcs escrevem, senti-me livre para perguntar…
Isso tem me incomodado demais… ja que sempre tive Oxossi como pai e agora ele nao é mais (?????)
grande abraco a todos..
obrigado por nos iluminarem com informacoes tao preciosas quanto as que encontro aqui..
Raphael o que pode acontecer e realmente aconteçe na maioria das vezes é que a pessoa que joga não sabe reconheçer um Orixá aue se aproxima da pessoa por motivo específico e o Orixá que é realemnte dono da cabeça desta pessoa, e no entusiasmo de dizer qual é o Orixá daauela pessoa acaba cometendo equívocos. Eu recomendo que vc procure uma terceira opinião, mas desta vez procure informações e referencias deste próximo jogo. Mas o que mais posso te falar é que se preocupe única e exclusivamente com o Orixá, entidades só depois de vc aprender a cultuar o Orixá e entender muito bem aquela energia/Orixá. Procure outro jogo meu irmão, vai ser bom. Tomeje
Muito Obrigado Nelson! Fico agradecido mesmo! Vou procurar outro jogo… Quanto as entidades, não tenho pressa. So me referi aos Exus pois foi dai que surgiu a “confusao”, quando vi que houve divergencia das informacoes!
Mas, novamente o agradeco demais!
Axé irmao…
quando eu tiver a resposta eu posto aqui!
abraco
poxa tenho duvida em algumas coisa espero que vc possa me ajuda.a algum tempo eu morava na casa de resado de santo e um dia saimos para da um sacudimento em uma mulher de oxun ai vi so o começo do sacudimento pois quando voltei a si eu estava a ser faser a ultimo corte da cura em meu peito.perguntei a ele o que tinha acontecido e ele me disce que exum tinha baixado que so me restava a colocar buzios para comfimar orixa me esta duvida.olha nasci no dia 06/12/1970 as 5:30 da manha poderia dizer qual e o meu siguino e qual o orixa que tenho de frente e se ele e bom ou ruim e qual as ervas e a comida dele.
Aquardo resposta.
Jucemar(Falcão), eu nunca li um comentário parecido com o seu. Não há coerência em praticamente nada do que você disse. Eu não entendi a razão das curas, até por que essas são feitas dentro do pegí/runkó durante o ritual de iniciação. Tem toda uma situação para elas serem feitas, não é assim em qualquer lugar, durante um sacudimento, totalmente fora da liturgia. Tem um texto aqui no blog sob o título “As Kuras de fecho do corpo”- digite isso na caixa de texto lá em cima da página e leia sobre esse ritual
Procure um zelador de verdade, pois esse que esteve com você… Desculpe a sinceridade…
O orixá só se mostra através da consulta ao jogo de búzios com um zelador responsável e nada a distância, tudo pessoalmente.
Mais uma coisa: não há orixá bom ou ruim, nossos orixás são justos e têm aspectos parecidos com os das pessoas, apenas isso.
Axé, meu irmão!
dayne u meu orixa de cabeça e exum
dois zeladores aqui me disseran que e um tipo de orixa muito bom.traz riqueza e e boa saude se e verdade não sei sabe qual o tipo de comida posso da a ele.
Jucemar fiquei na dúvida sobre o seu Orixá se é Exú ou Oxum,pois vc escreveu exum. Outro assunto que precisa ser esclarecido é em qual segmento vc está, porque o Orixá Exú na maioria dos segmentos não é dono da cabeça de ninguém e quando o é, Ele é subsitituído por Ogum, por isso, a pergunta “em que segmento vc está?” me refiro a Ketu e Efom (estes segmentos cultuam Orixá mas tradicionalmente não fazem Exú em seus filhos). O segmento Jeje cultua Voduns e Exú não é Vodum é Orixá. O segmento Angola cultua Inkise e Exú é Orixá e não inkise. Oyó e Batuque (Sul do Brasil) tem costume de iniciar filhos de Exú.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
BOA TARDE
GOSTARIA DE SABER SE VCS FAZEM CONSULTAS GRATIS
DIGO: O]POR CARIDADE , POIS Ñ POSSO PAGAR NO MOMENTO.
ATENCIOSAMENTE,
Robinson vc mora onde? talvez possamos te indicar alguém? ou alguém que nos le pode te indicar alguém. Eu não conheço aqui no RJ, mas vale a tentativa. Tomeje
diga-me por favor. Se eu fizer um curso para aprender a cantar fôlha, por exemplo, o que eu aprender lá, será igual ao que se ensina em qualquer outro curso? Pergunto porque gostaria de aprender, não só a cantar as folhas corretamente, mas tb sobre Odús, orixas etc. Será que vc pode me indicar alguns cursos? Obrigada e muito axe pra vc.
Olá Dina,
O único curso é a vivência e o aprendizado no dia a dia, frequentando uma casa de Candomblé.
Axé!
Olá,
Gostaria de saber se vcs. sabem onde acho um curso de Ifá (aprendiz de ifá p atualização).
Obrigada!
esqueci de mencionar que seria p Rio ou Teresópolis
Ceccília Ifa é exclusivo para homens. O que vc quer é Ifá ou jogo de búzios? Tomeje
Gostaria de saber o Odú da minha esposa e, se possivel a caracteristica desse Odú.
data do nascimento: 06/08/1972
Agradeço pela atenção
Bem.
Sou do Rio de Janeiro.
Minha família é espirita, alguns do camdomblé outros de umbanda. Eu sou mais esotérico e trabalho com os Mestres Ascensos em um centro de curas. Minha sala é de desobisseção.
Minha vida nos últimos anos está bastante complicada. Meus caminhos não se abrem e gostaria de orientação.
Minha data de nascimento é 19/04/1959 sou de Oxaguian e meus números de odu foram: testa=4; nuca=7; FD+11; FE=4 Centro=8.
Você pode me ajudar?
Aguardo resposta.
Grande Abraço
BOA NOITE, PODERIAM INDICAR UMA PESSOA DE CONFIANÇA QUE POSSA JOGAR BUZIOS, AQUI EM SANTOS, É MUITO DIFICIL ENCONTRAR PESSOAS DE BOA ÍNDOLE, QUE NÃO QUEIRAM SE APROVEITAR DAS PESSOAS, NO ENTANTO, AGUARDO V/INDICAÇÃO
ABRAÇO
oi eu gostaria de saber qual e o meu orixa, nasci dia 16.05.56 desde ja agradeço
boa noite , sou feita a 9 anos e meu orixa e oxum ,so q me afastei a 6 anos e nao frequento outro lugar desde entao.sou de 11.03.77 gostaria de descobrir a qualidade de minha oxum pq ate hoje nao descobri . Obrigado.
Gabriela nos seus tres anos de roça este assunto deveria ter sido revelado a vc, se não foi, o caminho é vc procurar alguém ou alguma roça, volte à religião e vá aprendendo aos poucos, vá conhecendo aos poucos e descubra aos poucos, será muito mais seguro do que procurar na net. Tomeje
Suely, para saber com certeza qual é o seu Orixá, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomeje do Ogum
Gostaria de saber qual é o meu caminho?
Cristiane,
Somente através de um jogo de búzios você poderá saber seus caminhos.
Axé,
Benção a todos do blog,
Babá Fernando tira-me uma dúvida?!
Muito tenho lido nas respostas dos moderadores do blog,que o correto não é termos como base para se achar um odú a data de nascimento e nome, porém, nos jogos de búzios que já fui, todas as vezes se fez necessário eu falar para o zelador meu nome e data de nascimento,pergunto euzinha rsrsrs na minha santa ignorância:
Se estamos presentes à mesa do jogo e é nosso ori que nos conduz, não seria possível os cawris serem consultados sem precisarmos falar nosso nome e a data de nascimento?
Abenção!
Axé…
Janice,
O que acontece e falo por mim específicamente, é que na prece a Orunmilá menciono o nome todo da pessoa e sua data de nascimento. Isso não é regra, há os que jogam por Exú e se utilizam apenas do nome.
Oxalá nos abençoe,
Axé,
Babá Fernando,
Mais uma vez obrigada por sanar minhas dúvidas.
Que Babá Osogiyan lhe cubra de bençãos sempre.
Axé,
Baba fernando, o senhor utiliza a cabala de oduns???
odun , paridor e etc…
Sabemos baba q esse metodo é questinavel, porém mostra se bem eficiente , pelo menos com relação a minha pessoa.
já tem gente q utiliza astrologia e etc… Ai eu não acho legal
algumas pessoas jogam cartas e tarô, acho q pode até ser, desde q não venham falar de n’kisse e orixa, des de q seja falando apenas da vida material.
Oq o senhor pensa disso???
Bem… Na africa não existia tarot né …
Leo,
Não complica, rsrs! É o sistema Bangbosè Obiticú 16 + 1 + 4=21.
Estudar os Odús e seus desdobramentos, ter intuição e usar a psicologia, ter experiência de Axé e de vida, respeitar nossos limites e entender que só olhamos aquilo que Orunmilá permite.
Para obrigações uso o sistema do Igbò aliando ao meredilogun.
Qualquer outro sistema que não seja baseado no sistema Ifá-Orunmilá, eu desconheço e procuro não me enrendar no assunto.
Axé,
boa noite gostaria de uma orientação , certa vez um sarcerdote de Oshum fez uma consulta para min , no final eu perguntei se ele poderia saber meu odu ,ele me respondeu que esse era um processo lento que num poderia ver assim de primeira teria que jogar mais vezer e conhecer melhor a pessoa ,mesmo assim ele jogo e na caida respondeu Xangô que é um dos orixas desse odu ( OBARA) , eu me identifico muito com esse caminho pois eu passo pela mesma lenda que a dele que é a de ser desprezados pelos seus , só pra vc imaginar hj estou sozinho em casa e todos viajaram primo , irmao tios ,tias e com das outras vezes só fique sabendo depois que já estavam longe como faço para saber qual o meu ODU e possitiva-lo??
Nzanbi abençõe a todos !
Guimarães, esse assunto de odu é visto exclusivamente por Babalawos, um Babalorixá pode consultar os odus pra ver alguns assuntos de caminhos, mas ver qual é o odu da pessoa é responsabilidade do Babalawo. São assunto e cultos distintos, odú e orixa, e eu sempre recomendo que as pessoas primeiro entendam o que é cada um, odu e orixa, pra depois se decidir sobre qual caminho seguir. Tomeje
gostaria de saber se meu orixa de cabeca e Iansa esde ja agradeco
Arlete,
Somente através de um jogo de búzios você poderá obter um parecer, procure uma cada de tradição de boa reputação.
Axé,
rlete o meio mais confiável no candomble é o jogo de búzios presencial, não o faça via net, nem por numerologia ou tipo físico ou datas de aniverário, faça um jogo numa boa casa de canomblé e procure as casas tradicionais que geralmente não são aquelas de anuncio poste/muro e jornais, procure ter referencias sobre a casa. Tomeje
Na minha raiz de omolocô, nós utilizamos o jogo dos búzios pelo caminho de odu(16), entretanto, sabemos também, que esse fundamento não é original da raiz omolocô.
Acredito eu, q algum antepassado da minha raiz tenha aprendido o critério do jogo e difundido dentro do axé, q perdura até hoje
Prezados,
PAra ebó de Odú quantos dias é de “resguardo” ?
Maurício não há regra, depende da complexidade do ebó e pode variar de 01 a 03 dias. Tomeje
Benção a todos,
Eu gostaria que alguém me esclarecesse,por favor,se possível.
Quais os símbolos usados em Ire e em Osogbo,no jogo de Meridilogun.
Agradecida
axé
* correção sistema oracular merindilogun
Nanci,
Meridinlogun é = a 16, um sistema criado por Bangbosè Obitikú, jogo com 16 búzios e seus principais odús. Este Oluwò simplificou o sistema Opon-Ifá para que as Iyalorixás pudessem aprender com mais facilidade e não dependessem de Babalawos. Extremamente intuitivas, essas Iyas, rápidamente interagiram com o meredilogun tornando-se uma prática em várias casas, nações e axés.
Os símbolos são inerentes a sua nação, seu axé e seu Orixá, podendo cada um introduzir elementos de energia contida, tradicionais e até místicos.
Axé,
Obrigada pela resposta Bàbá mi.
Mas quero reformular a pergunta, se me permite.
No Sistema Merindilogun são usados os Igbo(símbolos)
que em resposta a uma pergunta, podem indicar Ire(positivo,sim,portador de boas notícias)
ou Osogbo(negativo,não,portador de notícias ruins).
São coerentes essas afirmações.
Se sim, gostaria de saber quais símbolos são usados.
* já observei em algumas mesas de jogos símbolos como cascos de igbi,pedras,etc.
poderiam ser esses símbolos?
Obrigada
Asé
Também podem ser usados para saber se o Odun opele está Ire(positivo) ou Osogbo(negativo).
Nanci,
No sistema merindilogun, existem modalidades de jogo, entre elas o sistema Ibò, de respostas de SIM ou NÃO, sem interferência de Exú.
Existe também o jogo de Exú com suas 5 caídas com 5 respostas. ( Okaran/Odí/Etawa/Alafia/Oyekú )
Ambos os sistemas Ibò e Esú, servem de assessoramento ao jogo de Búzios.
O símbolos representam:
sua raiz
seu axé
seu odú
seus Orixás
seus amuletos
seus otás (feminino/masculino)
conta de exú/oxun/omolú/seu Orixá
suas favas/atins/obi/orogbô/osso/etc
Cada mesa de jogo de um Baba/Iyá é diferente, é um campo próprio de cada um, a identificação com seus búzios e sua energia.
Orunmilá nos abençoe,
Axé,
Bàbá bença,
Obrigada!
Boa tarde a todos,
Estou iniciando o aprendizado do meridinlogum (Bangbosè) e me surgiu uma “pulga”:
– Sendo ele originado do sistema Ifá, posso eu complementar esse aprendizado utilizando as informações contidas nos “tratados” de cada odú ?
Obs.: Sei que a técnica de jogo é totalmente difierente, e não pretendo confundí-las. Minha questão é por exemplo: posso “aprender” a respeito de Ejìoníle estudando sobre ejiogbe ?
Marcos,
O jogo de meridinlogun é simplificado e se utiliza um sistema único, portanto, não pode misturar os odús do Opon Ifá com os odús nos búzios.
Ejionílè é o equilíbrio do jogo: 8 abertos + 8 fechados, já EjiObé é o primeiro, aquele que sobrepõe aos outros.
Aconselho a estudar só o meredinlogun, o jogo de 16 búzios.
Axé,
Fernando,
Obrigado pela resposta. Seguirei seu conselho.
Além das informações da minha zeladora, comecei a ler “16 Cawris – W Bascom” e tô tentando compará-lo com “Jogo de Búzios” – Beniste.
Qualquer dúvida, volto a postar.
Olá!
Conheci o blog de vcs ontem e já virei fã, estou aprendendo muito sobre o candomblé aqui!
Lendo sobre os búzios, tenho uma dúvida:
é correto a consulta ser cobrada e ser feita fora de uma casa?
Comecei minha pesquisa sobre o candomblé depois de assistir um pai de santo dando consultas de búzios na tv(!), ele falava com muita propriedade e me lembrou consulta de mapa astral, por isso fiquei curiosa….mas ao ler os esclarecimento de vcs aqui, agora começo a duvidar que este comportamento dele seja condizente com a religião…
portanto, posso confiar em uma consulta paga?
Muito grata pela atenção!!
Evelin
Evelin o orixa que preside ou intermedia o jogo é Exú, e mesmo que haja outros entendimentos sobre quem preside o jogo, quem fala no jogo, a cobrança é pratica normal desde os tempo do culto na africa, já havia registro de, no mínimo, trocas de bens, hoje o bem trocado é o dinheiro. Portanto é normal e justo, desde que nãosejam quantis exorbitantes. O lugar não precisa ser a casa de orixa, mas é de fato o melhor lugar devido a uma série simbolos e consagrações que foram feitas naquele templo e terreno que facilitam o jogo, mas pode acontecer na casa do cliente, desde que não seja em apartamentos, pois é necessário que haja contato com a terra, não que seja o chão de terra, mas numa laje já não é possivel. O jogo é íntimo sempre, um assunto e segredo que requer reserva, por isso o jogo na televisão ou net não são bem vistos e são considerados um erro. Tomeje
Entendi!!
Muito obrigada pela resposta, vocês são muito atenciosos!!!
Vou seguir aqui lendo seus textos pois eles são muito bons!!
O que é odú? Já ouvi falkar o que é, mas ñ sei o que significa. Beijos a todos.
Sylvia Odu é o caminho ou destino de cada pessoa é preciso entender todos os Odu no seu conjunto pra entender cada um deles em separado, cada um traz consigo uma certa quantidades de lendas/caminhos/destinos e é preciso a ajuda de um mais velho que realmente conheça de Odu ou de um Babalawo. Numa consulta de búzios o odu se apresenta com o problema e com a possível solução daquele momento da vida da pessoa, é o odu temporário ou “do momento”. Tomeje
Moro no RJ e vi que o terreiro de Pai Torodê de Ogun fica próximo a minha casa no bairro do Méier e localizei a rua ( Rua Joaquinha Rosa, 74) mas não tinha ninguém lá. Gostaria de saber se possuem algum contato dele para eu agendar o jogo de búzios. Costumo jogar com a Omindarewa mas sofri um acidente de carro no dia 08.12 e não conseguirei ir até Santa Cruz da Serra. Vi na Internet que ele é irmão de santo dela e como fica aqui perto achei que fosse melhor. Obrigada pela ajuda e parabéns pelo site! Gosto muito de vocês e sempre acompanho as matérias!
estou aqui pedindo socorro jorge fernando carneiro rodrigues de bastos so pode esta com o cão no corpo
pertuba todo mundo eu estou cansada ja não terei natal em paz coitada de minha mãe é filho dela ajude por favor obrigada
Maristela porque recorrer a “magias”? Procure uma delegacia comun ou delegacia da mulher e de queixa dele. A lei existe rpa isso. Tomeje
olá boa tarde …naum sei se lembrao de mim sou aquele junior que se dizia ser logun… lembre agora!!!
pois bem, hoje saí de casa para esclarecer uma duvida fui jogar buzios com minha avó de santo ya nubia d yemanja ,antes disso era de outro ile… baba geovano d ajagunan quando ele jogou disse que eu era de logun c oxum sendo que meu odu de nascimento era 12, disse somente isso e pronto… e com ela meu odu de nascimento é 2 naum entendi o porque da diferença, sou de 27,03,1989
agora sou de oxumare com oya vcs podem me disser quem ta certo em relaçao ao meu odu de nascimento… colofé… bjus chao…
Junior, boa noite.
Primeiramente se acalme, pense de forma racional.
Eu sinceramente acho uma temeridade num jogo apenas, alguém definir seu òrìsá.
Em cada fase de nossas vidas um Odu se apresenta em nossos caminhos, portanto cada jogo que vc fez apresentou uma situação distinta da outra.
Esqueçe essa coisa de data de nascimento, não se faz leitura de Odu por esse metodo, isso é cabala.
Essa coisa de Odu de nascimento, se vc não fez a cerimonia do nome, chamada Komojade, só irá descobri-lo se vc for iniciado no culto de Ifá.
Quando de sua iniciação, morrer e renascer, vc terá o Odu de sua nova vida, o Odu de sua iniciação, que irá pautar seus caminhos dali em diante.
Isso não impede de um novo jogo ser feito e aparecer outro Odu, que nada mais é que o seu momento, positivo ou negativo, e tenha em mente que um Odu negativo não é o fim do mundo, pode ser um preságio, um aviso, uma mudança de caminho, enfim pode ser várias coisas.
O olhador terá que ter sabedoria, conhecimento e sensibilidade para lhe orientar da forma mais correta e receitar o seu ebó, para mudar aquela situação ou mante-la.
Espero ter ajudado.
Ire o.
MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA DA ILHA
COLOFÉ…
valeu da ilha minha avó falou varias coisas inclusive de ebó
de egum … eu pensava que sempre iria da a mesma coisa em relaçao ao meu orixa bjus colofé…
Amigos , descobri esse blog a cerca de 1 ano , mas o acompanho diariamente à alguns meses … E já posso dizer que confio em vocês , Consultores do blog , só pelo fato de vocês nos informarem sobre o que aprenderam ser o correto , sem visarem lucro monetário ! Por isso quero confidenciar à todos vocês o quanto é difícil encontrar um lugar , uma casa em que possamos confiar incondicionalmente ; Infelizmente, vocês não podem indicar esta ou aquela casa , pois isso poderia acarretar ”conflito de interesses ” para alguns e descredibilizar o blog ; Não faço mais parte da casa onde me iniciei a alguns tempo , mas como já tenho um certo tempo de iniciação , não sou desinformado , pelo menos o básico do essencial eu já aprendi ; No último Jogo de Búzios que fui no ano passado , com uma Senhora de Oxum , tudo ia muito bem na Consulta , o que me chamou a atenção , foi que eu olhei a hora em que começou o jogo , e literalmente 16 minutos depois , a Iyá joga e cai Ejila ( 12 ) no jogo ( sempre aprendi que caindo esse odu o jogo está fechado acabou ) Só que ela continuou jogando ! Me passou umas listas , mas eu não voltei mais lá ! Agora imagina a pessoa que chega crua , sem saber de nada ?! A quem procurar ? Em quem confiar ?! Obrigado e desculpe o desabafo …
Rennan,
Ejila Sebora não finda o jogo, é um Odú que não gosta de ser questionado o que é diferente, entenda-se por sua posição na caída dos búzios à mesa. Apresenta-se para 5 caminhos, e dependendo do caminho pode até ter que fazer um ebó de imediato, despachar a rua, passar uma cebola,etc. A caída 12 que 6 condenam e 6 absolvem e neste Odú falam Xangô e Yamasè Malé.
Opirá é a única caída no meredinlogun que fecha o jogo imediatamente e, neste dia não se joga mais. 16 búzios fechados caída nefasta.
Minha opinião: quando vamos fazer um jogo e temos conhecimento das caídas dos búzios, devemos nos preocupar com o que o olhador diz e não com as caídas dos búzios. Existe um caminho entre o que se vê e o que sela intuitivamente, Orunmilá nos confia o segredo individualizado a quem joga. (OluwÒ)
Grande abraço, e tenho certeza que encontrarás uma boa casa, podemos até lhe indicar dependendo de onde for.
Axé,
Rennan,
Retificando: “Existe um caminho entre o que se vê e o que se fala intuitivamente, Orunmilá nos confia o segredo individualizado,a quem joga” (Oluwò)
Axé,
Kolofé Pai Fernado , muito obrigado pelo Senhor ter me retornado com esses posts ; Vejam o quanto Oxalá é Pai e creio que ele ontem mesmo já até me mostrou o caminho , pois fui à rua a noite com isso na cabeça , e ao atravessar uma ponte , já no final da Ponte eu encontrei um Igbi bem na minha frente ! Kolofé , Kolofé , Kolofé …
Rennan,
Kolofé soró, kolofé.
“Orixá babá, Orixá bé mi ò, Orixá babá Osogiyan! Orixá bé mi ò.
Axé irmão.
Boa tarde gostaria de saber um pouco sobre meu odu é o numero 5 ?
Vinicius Muccillo.
Pela ordem inalterada de Òrúnmìlá Ose é o 15 Olodu ordem de chegada ao Aiye, pelo sistema de Merindilogun, Ose é o quinto Olodu.
Vc pode dar uma olhada em:
http://orisaifa.blogspot.com/2011/03/itans-de-ose-meji.html
Lá vc verá muita coisa sobre este Odu.
Ire o.
Vinicius,
O Odú Oxê (Òsé Méjì)
Este é o Odú mais misterioso dentre todos, temos que reverência-lo, quando aparece no jogo, eu particularmente o saúdo (Osé Méjì ìbá o!), pois é nele que encontramos a primeira parábola para quem tem Adòsu e da galinha D’Angola.
Neste Odú aprederemos que “Não é por possuir muitas folhas que o arvoredo deve julgar-se soberano. Quanto maior for a sua copa, mais cedo tomba no chão”.
É o odú principal de Oxun e Omolú, responde com 5 búzios abertos pela natureza, a fenda. Representa o 15 na ordem de chegada a terra.
Como todo Odú tem Onã Iré- Caminhos positivos e Onã Lépé – Caminhos negativos.
Axé,
AXE’
PRECISO ESTUDAR SOBRE OS ODUS.
ME FIZERAM UMA PERGUNTA OUTRO DIA SOBRE QUE NACAO PERTENCE OS ODUS.
COMO SOU LEIGA VCS NAO IMAGINAM MEU CONSTRANGIMENTO DE NAO SABER RESPONDER.
VCS PODERIAM ME ORIENTAR QUANTO AS LEITURAS QUE PODERIA FAZER.
LEIA COM MUITA FREQUENCIAQ O BLOG DE VCS ,MAS TEM COISAS QUE ACREDITO PRECISAR DE UMA LEITURA BASTANTE APROFUNDADA.
ME AJUDEM.AGUARDO RETORNO DE VCS.
AGRADEÇO DE CORACAO.
GILMA
Gilma, boa noite.
Os odus, são ‘signos’ de Òrúmìlá, designios de um destino e preságios do cotidiano, tem sua origem na cultura Yorubá, onde um sistema de jogo criado pelo próprio Òrúmìlá, ganhou o nome de ÌFÁ, eles testemunharam e participaram, desde a criação do Universo até o nascimento de òrìsás, humanos e tudo mais que os seus olhos vêem e onde sua visão não alcança.
Uma leitura aprofundada em Odu leva anos de estudos e orientação idonêa.
Vc pode dar uma olha no meu site e ver muita coisa sobre Odu / Òrúmìlá.
http://orisaifa.blogspot.com
O site amazon.com vende livros em ingles e espanhol sobre o assunto tbm.
Bom estudo e que Òrúmìlá ponha a paciência e sabedoria em seu caminho.
Ire o.
Ola, primeiramente desejo agradecer pelo belo trabalho de toda a equipe do site, tem sido muito esclarecedor as visitas à esta casa. Gostaria de saber mais a respeito do odú ossa meji. Obrigado e até breve.
Rafael, boa noite.da uma olhadinha no meu blog:
http://orisaifa.blogspot.com/2011/03/itans-de-osa-meji.html
Vc verá alguma coisa a respeito.
Ire o.
Ahh… esqueci de perguntar… rs… é verdade que este odú não costuma aparecer em homens?… obrigado.
Rapael, não procede a informação.
Osa por ter trago as Senhoras da noite ao Aiye, ficou conhecido como o Odu da Magia, mas isso não o coloca como um odu para o sexo feminino, nem qualquer outro odu, Odu é muito mais que destino e nao existe destino feminino ou masculino, existe apenas destino.
Ire o.
Da Ilha, muito obrigado pelas respostas e, a propósito, que rapidez… rs. Também dei uma olhada no blog e gostei muito, parabéns, muito elucidativo. Já está adicionado em meus favoritos… rs. Estou iniciando agora no candomblé e gostaria de te pedir alguma indicação de livro que trate do culto a ifá, este é um tema do qual gosto muito e tenho especial interesse. Muito obrigado e que Orunmilá te dê visão e caminhos. Até.
queremos a união dos povos;começemos por nós mesmos.parabéns, à todos.
Suely, mo juba.
Olodunmarè, receba suas palavras atravez de Esù.
A força da palavra é a grande finalização de um ebó.
Ire o.
Ola pessoal
Realmente existem muitas duvidas quanto ao orixa de cabeça e quanto aos odus, duvidas essas que voces tem esclarecido da melhor forma possivel. Parabens!
Na minha experiencia com o jogo ( buzios ) eu sempre procuro ver primeiro o odu de quem esta consultando e se este esta positivo ou negativo.
Se esta positivo e para que esta positivo ( dinheiro, amor, saude, filhos, trabalho, etc…)
Se esta negativo e para que esta negativo ( dinheiro, amor, saude, filhos, trabalho, etc…)
Deixo que o jogo fale por si mesmo e oriente a pessoa naquilo que necessita no momento…nem sempre responde qual é o orixá de cabeça do consulente – a não ser que o jogo determine algum presente para o orixá de cabeça aí eu tenho de perguntar pra qual orixá.
Se o jogo não determinar isso eu nao pergunto, nem por curiosidade
Axe a todos
Michelly, sem rodeios, sem misterios, simples e conectado com Òrúnmilá. Que bom seria se todos fossem iguais perante o oráculo.
Mo juba Iyà.
Olokun lhe traga prosperidade.
Ki ba se.
Ola Michelly de Castro
gostaria de saber se esta em sao paulo capital e se joga buzios.
obrigada
asé. tava pesquisando esse domingoe encontrei uma novidade que n sei se é correto afirmar, agradeceria se pudessem me responder. realmente é vdd que as preces e td mais só chega a Olodumaré atras de esú e orunmila?
obg pela atenção. e asé pra tds
marc,
Preces chegam a Olodumarè através do nossa voz, do nosso hálito divino, esse é um caminho direto sem interferência.
Axé,
Luci,
visite o blog
http://ileaxecontatos.blogspot.com
Tem um poema bonito para Esú Onan
Ase
eu gostaria de ser esclarecida de uma situaçao q acontece com um amigo meu pois ele me perguntou se era certo ele se abaixar pra falar com o ogan da casa dele pois ele ja tinha 8 anos de feitura .pois o tal ogan exigia isso ñ sei eu acho estranho pois eu fui na entrega da cuia de axe dele , ele e um babalorixa ñ enetendo pq tem q se abaixar pra falar com o ogan eu acho q eles tem a mesma autoridade .espero resposta axe
Cintia, depois de cumprido o ciclo de 7 anos, nem todos se tornam Babalorisás, se o seu amigo se tornou um babalorisá ele não deve colocar a cabeça no chão para este Ogon, pois os dois são Oyè, senhores com cargo, deve haver o respeito e admiração mútua entre os dois, Mas a tal da vaidade…
Ire o.
muito obrigada pela resposta
Consultei o oráculo de Ifá e meu Odu é Irosun, regido por Oxalá, Iemanjá e Omolu, certo? Fiz algumas pesquisas e encontrei lugar que descrevia este odu tendo como regente Oxóssi e Xangô….. o que me confundiu muito!
E uma coisa que já observei muito, eu tenho uma mão excelente para feitiços brancos, mas se eu quero fazer uma traquinagem com magia digamos não tão brancas assim….. nada ocorre, nada acontece e ás vezes outras pessoas fazem e dão certo.
Duas pessoas já me disseram que é Iemanjá….. eu faço aqui e ela lá na frente já está cortando, desmanchando, me acobertando de muitas coisas…. e isso eu sei que acorre, sei que o astral me protege demais, me livra de muitas coisas e passa muito a mão na minha cabeça. Mas a pergunta é, nosso Orixá, seja ele de cabeça ou regente de nosso Odu pode intervir em trabalhos que por ventura venhamos a fazer, tanto pro lado positivo quanto pro lado negativo?
Mojubá
Henrique,
O Orixá é uma energia positiva, para o bem, para o amor, para nossa exaltação interior. Quando se faz coisas para o mal, seu Orixá se afasta de você, a energia se esvai e o que você atrai negativamente será o seu troféu, apaga pelos seus trabalhos.
Este Odú é perigosíssimo nas sua informações, neste caminho falam vários Orixás, o odú pelo qual Oxalá caminha e tem ajuda.
Mojubaxé.
Mojubá Fernando!
Muito obrigado pela explicação, este Odu diz tudo sobre a minha pessoa, é exatamente o que eu sou e como eu sou…. e concordo com um texto de vocês que diz que é mais importante saber o Odu que nos rege do que o Orixá de Cabeça propriamente dito.
Motumbá meus amigos!
Faz algum tempo que não os visito, mas adoro este blog. Tem me ensinado muito sobre candomblé, bem como na casa de axé que faço parte.
Tenho uma dúvida e preciso de uma luz, pois fiquei confusa. Desde quando eu me interessei pelo candomblé a aprendi a respeitar a religião, leio muito a respeito e converso muito com minha minha zeladora.
Ela é de mãe Oxum, mas em nossa última conversa, ela disse que possui um Exu (e não no sentido do candomblé), mas sim da magia negra.
Isso é normal? Alguém ser do Candomblé, iniciada em Ketu e depois em Ifá e ter um Exú (no caso Exú do Lodo?).
Desculpe minha ignorância, mas fiquei muito muito muito confusa com essa afirmação, pois sempre que ela falava de Exú, eu pensava no Orixá que faz a ligação entre os dois mundos.
Existe mesmo isso?
Obrigada, mojubaxé!
Valquíria,
Esse povo de Oxun não é fácil, rsrsrs, Rora Yeyé ò!
Sua mãe cultua um exú catiço muito comum nas boas casas de Umbanda e se ela sabe cultuá-lo para a prática do bem, sua defesa pessoal. Já essa magia negra foi só para impressionar, porque este exú é o próprio carrego.
Axé.
Obrigada Fernando,
Na verdade, acho que eu não soube me expressar, quis dizer magia negra, pois não achava o termo para usar… rs…
Eu só fiquei realmente confusa de uma pessoa do candomblé ter um Exú catiço e cultuá-lo, mas agora vc tirou todas as minhas dúvidas.
Fico bem mais tranquila, gosto demais de minha “Mãe” e apenas tive essa confusão na minha cabeça. Inclusive em minha última consulta aos búzios, ela disse que eu também tenho um Exú catiço que cuida de mim, que quando eu precisar de defesa pessoal posso chamá-lo para me ajudar (imagina o tico e teco brigando aqui na minha cabeça com essa informação?).
Ainda estou engatinhando no Candomblé. Acho que já te contei minha história em outro post, mas resumindo eu era da Umbanda, onde fui iniciada (de maneira errada) como filha de mãe Yemanjá, mas quando conheci o candomblé, no jogo apareceu que sou de mãe Oxum, mas que Yemanjá me reconhecia como sua filha.
Fiz uma iniciação meio que simbólica como filha de mãe Yemanjá (pois como meu marido não aceita minha religião, não houve raspagem, reclusão, enfim…, espero um dia fazer tudo como se manda) e em breve pretendo cuidar também da minha mãe Oxum.
Parabéns a vocês por este lugar tão precioso onde podemos tirar nossas dúvidas.
Motumbaxé,
Valquíria
A pronncia correta alfia ou alafi? j vi as duas aqui, e tambm na frica.
catarina,
Àlàáfíà em Yorubá.
Aláfia em Português.
Axé.
Caro Fernando, Ashé mo inlé.
O senhor Luis Washington Borges de Oliveira da Silva, nascido em, 04 de abril de 1952, no Piauí, residente aqui em Belford Roxo. Bairro, Santa Amélia/RJ, passa por grande dificuldades, sofreu muitos equivocos e enganos em dezenas de terreiros, alguns até bem renomados. Ocorre que ele recebeu por diversas vezes “revelações” de que sua esposa, de quem havia separado, sem motivos justificáveis (ela o traiu com outro e foi embora), agora, após outra revelação de que ela estava voltando pra ele, ela teve uma filha com um outro homem (companheiro), ele continuou na certeza de que mesmo assim ela voltaria pra casa (pra ele), só que agora após a ultima “revelação” do seu retorno ao lar, ela entrou com uma ação de divórcio, o qual já foi homologado por um juiz de direito e ele recebeu a carta de sentença a qual anunciava a separação dedifitiva e o condenava a pagar as custa advocatícias e processuais. Também ele não consegue mais trabalho para seu sustento. Têm dois filho homens jovens/adultos viciados em drogas ilicitas. Você pode ajudá-lo.?
Mesmo não tendo o hábito de consultar pela internet.?
Otunguiã fun modupé…
Erly Amorim.
Erly,
O problema de seu amigo não é de Orixá, ele tem que procurar a defensoria pública e se aconselhar.
Axé.
caríssimo, Fernando, Boa Noite.!
Ashé mo inlè…
Sinceramente amigo, não entendí a sua resposta:
(Erly,
O problema de seu amigo não é de Orixá, ele tem que procurar a defensoria pública e se aconselhar.
Axé.)
Pois o problema dele com a justiça, já foi resolvido, a não ser quee o nobre esteja afirmando que, a defendoria publica, pode solicitar a insenção do pagamento das custa judiciais e advocaticias, a respeito do divórcio.? Pedí sua ajuda, em “caridade” no sentido de orientá-lo quanto a todas as portas fechadas em sua vida (na dele). e quanto o obssessão por esta mulher, que tanto, não o quer mais que até se divorciou dele e já adotou o nome de solteira. Ele chega a passar privações e necessidades. Acende até 6 ou 7 cigarros um no outro (todos do Paraguaí, mais barato)… Eu o ajudo como posso e só não faço mais por ele não o permitir.! Obatalá íi odudua tie fun mo inlè ashé, oluô fun otunguyã.!!!
Erly,
Também não tinha entendido.
Cozinhe diariamnete durante 16 dias canjica (Ebô) e peça para ele arriar para os 16 Orixás, sendo um ebô por dia. Arrie antes de dormir e antes tome banho com a água da canjica, ao acordar despache em 16 caminhos e/ou lugares diferentes,cada dia despache num lugar,exemplo: praça com brinquedos de criança, mar, rio, encruzilhada de terra, mato fechado, mangue, dentro do cemitério, porta de hospital, porta de hospício, porta de banco, no meio da feira livre, estrada, em cima de uma árvore forte, pedreira, porta de igreja Essa misericórdia tem que ser arriada pela pessoa. No décimo sétimo dia ascender num cruzeiro 17 velas para as Santas Almas Benditas. Boa sorte!
Olorún súre fún ò,
Amável amigo Fernando, Olurun mo dupé aó…
Quero agradecer-lhe a gentileza da atenção e pela orientação quanto ao meu vizinho e amigo “Paraínba” seu Luis. Porém, ele também é Cristão e não aceitará fazer tal ebó: fun alàafia.
Seja feliz e cada mais vez; próspero.!!!
PS: “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, para que se prolongue os teus dias na terra e, não venhas dizer no dia mal; não tenho prazer nessa vida”.!!! (Eclesiastes 11,9 na Bíblia sagrada)
odabó ìi benyi
Olá, aprendí uma soma pela data de nascimento que mostra o odú, porém requer uma certa lógica… se´que a unica forma de saber o orixá de uma pessoa é por meio do Oraculo/ Ifá. Mas essa soma que eu aprendí tem uma margem de acerto de 70% mais ou menos.
Isso é coincidência ou realmente pode ser verdade?
Erly,
Se tivesse me falado que o cara é católico…a solução poderia ser outra. Peça para ele ouvir o Padre Marcelo todas as manhãs na Globo AM, ele é Padre espiritualizadíssimo.
Lembro de Osogiyan todos os dias ao acordar ao olhar para o infinito retido em meus Orikí:
“Bagbánlá Òsògìyán,
Ibí rere L’órisá ká’lè
Òrisàmlá ate rere káiye
Òrisánlá Adìmúlà
Olójú kará bi ajere
Èwù rè funfun ni
Ajágúnà je ìgbín
Eni olà etì”
Axé
Jorge,
Esta soma para alguns antigos pode revelar o odú de placenta da pessoa, mas, nunca o seu Orixá, até porque, o odú pelo qual um Orixá pode responder é independente da pessoa e de sua data de nascimento.
Axé.
Obrigado pela resposta, farei só mais uma pergunta, eu ja havia feito no post de oxalá mas ninguém me respondeu.
não sai da minha cabeça uma cantiga de oxalá que ouvi, as vezes acordo de madrugada com essa cantiga na cabeça, você poderia traduzi-la para mim.
Não seu se é assim que se escreve mas é assim que se canta:
Auê Lembá, é um táta é um Curumã.
Auê Lembá, é um Táta Dì Oshalá.
Jorge,
Eu não sei, pergunte no post do Euandilú que é de Angola.
Axé.
O criador a que me refiro, amado irmão Jorge, é Jeová ( o grande Eu sou) criador dos céus, da terra e de tudo o que nela existem. Nos cultos africanos, confundem-o com Orunmylá (senhor do céu)…
Quanto ao “cara”, Sr, Luiz, ele não é católico, não.! Perdoe-me, esquecí de citar; é Cristão Evangélico. Esta frequentando uma igreja chamada: Caminho para Canaã. Esta um tanto ou quanto abatido na obediência a doutrina, mas continua buscando nos caminhos do Deus (Jesus Cristo) altíssimo, onipotente, onisciênte e onipresente a real solução para a sua situação tão dificíl e complicada. Agradeço a sua fiél, honrada e dedicada caridade na atenção para conosco, bem como para todos, e peço ao Deus a quem eu sigo, que te ilumine, te guie, te proteja, te faça prosperar em todas as áreas da sua vida. Te livrando de todos os males desse mundo cruel e sujo.!
Obrigado de coração, sejas abençoado e Deus seja Louvado.!!!
Prof, Erly Amorim…
Leia (se possível) na Bíblia sagrada: Isaias 61; 7 e Provérbios 17:17. Saiba querido irmão; que respeito a sua fé e prática religiosa, mas, “o saber não ocupa lugar e nunca é suficiênte ou demais”… Odabó.
Erly,
Respeito a bíblia fique certo disso, justamente por entender que o saber não ocupa lugar e nunca é suficiente ou demais, é que eu estou aqui fazendo a minha parte. Por isso recito o Orikí todas as manhãs, agradecendo pela luz de Obalá em minha vida.
“Bagbánlá Òsògìyán,
Ibí rere L’órisá ká’lè
Òrisànlá ate rere káiye
Òrisánlá Adìmúlà
Olójú kará bi ajere
Èwù rè funfun ni
Ajágúnà je ìgbín
Eni olà etì”
Olorún súre fún ò! ( Deus o abençoe!)
gostaria de saber onde posso fazer a iniciaçao a ifa.e quero saber meus caminhos tenho 43 anos e nasci no dia 05/04/1968.me ajudem estou passando por momentos tribulados.
maria regina,
Somente na África tem iniciação para Ifá, no seu caso Iyánifá e é um absurdo o que os Babalawos cobram!. Se está passando por momentos atribulados, você tem que ir fazer um jogo de búzios para ver seus caminhos, orí, ebós, etc, e não se iniciar para Ifá.
Reflita bem.
Axé.
OI eu queria saber se Andrei Cesmegi vai ser meu.Ele disse que me quer.To ficando doida aqui porfavor me ajude
Cecília,
Se ele disse que quer e você também quer, qual é a dúvida?
Axé.
gostaria de saber porque minha vida esta tão enrolada se sempre fiz bem para as pessoas obrigada lucia
Lucia, somos únicos, dentro do tema Orí você encontrará mais informações, temos nossos problemas, nossas escolhas e nosso destino.
Não adianta fazer somente o bem, ser a boazinha se você não cuida de vc, como um ser único, que precisa de cuidados espirituais.
Vc tem que fazer ebó, bori, rezas e etc…
Não é apenas sendo uma pessoa do bem que vc verá seus problemas serem resolvidos.
Não se desestimule, conserve e estimule seu caráter, mas não descuide dos cuidados que seu Ori (cabeça, Eu interior, seu òrisá mais importante) deve receber.
Ire o.
Olá sou do signo de libra nasci dia 24/09/1991 queria saber informações sobre meu signo santo protetor espiritualidades
Douglas, nós do blog não usamos data de nascimento, signo e nem fazemos jogos a distancia.
Vc terá que encontrar alguém que possa abrir um jogo e responder suas perguntas.
Ire o.
Caro senhor Fernando, meus respeitos! Sou Cristão Evangélico e já fui adpeto do candomblé, na nação Jeje marrí, casa da boa viagem, onde o senhor, José Gomes de Lima Filho (doté Zezinho da Boa Viagem), ou naytê naitobossí, me iniciou, raspando, catulando e pintando para otòlú (oxossí), a mesma qualidade do Senho Djalma de lalú, de Olinda, no Bairro cabral. Recolhí no mes de outubro e a minha saida de orunkó, foi no dia 13 de abril de 1967. Jesus me aceitou como filho e eu o confessei em 1993, com 26 anos de woduncy (raspado, feito), já era nessa época um gumbono lenin tyi otòlú.!
Sou feliz e realizado com meu Deus vivo, puro e realmente Santo! Rei dos reis, Senhor dos senhores! Sempre me diziam que o candomblé era como um poço sem fundo, que quando se entra jamais se pode sair! Estive com o Sr. Zezinho em 1974,1976 e 1978 em Cachoeiro de São Félix, na casa do Ventura, conhecí a gayakú pararasse e depois a gayakú ongoressy. Fiz o agenuntó, ogdanzã e apeuntó (consagração de mais velho, ou; obrigação para ebôme) lá, com ela! Amado có-irmão, graças ao bom Deus, não morrí, não fiquei doente, tenho 61 anos e mais uma vez lhes digo: Sou Feliz e realizado com o meu Deus. Não quero menosprezar, nem tentar diminuir a ninguém! Porém fica uma indagação; por que as pessoas que frequentam as casa de ôrixás, centros espiritas estão sempre “devendo” ebós, matanças e obrigações a diversas entidades espirituais e nunca pára a “cobrança”? Deus não quer sacrifícios de ninguém e sim temor (respeito e obediência)! Amor e fé ( a certeza das coisas que não existem, como se de fato viessem a existência), o que na verdade acaba ocorrendo, pois já vivenciei esses fatos relativos á fé! Espero a compreensão, o amor (caridade) e o carinho da atenção do amado có-irmão Fernando! Sonhei certa vez, logo após o passamento do senhor Zezinho da boa viagem, que o mesmo mandava uns ôgãs aqui em casa me buscarem numa enorme limosine branca e eu aarecia no portão com um roupa ritual e os mesmo alabê, ashogun e alapeny estavam de roxo, com pedras iguais a espelhos e os seus barretes eram multicor com caorís (buzios). Chegando no ashé da bia viagem o doté me esperava paramentado com a última roupa com que a oxum dele estava vestida (paramenta de gala), no dia da sua festa de 50 anos! Ele ao me receber foi logo dizendo; mandei te buscar porque você é o elegun, alapení do ashé e o runtó da casa! O senhor, Fernando me respondeu e agradecí penhoradamente pelo conselho e pela atenção generosa e no seu ver correta! Mais uma vez agradeço e louvo a Deus pelas vidas dos irmãos, que todos sejam alcançados pelo amor e pela misericórdia divina! Graça e Paz á todos! odabó iy bení. Erly Amorim
Erly,
A grande vantagem da minha religião, é não julgar a liturgia das outras, isso é fundamental. Eu não devo ebó, matanças, obrigações sacrifício algum, nada e nem meus filhos, pois minha casa é regida por Oxalá a quem devo obediência, assim como as casas de Ketu co-irmãs de meu Axé.
Conheci o Sr. Zezinho da Boa Viagem, ele ia muito nos candomblés de minha mãe Yára D’Oxun e Bajigam Ailton, era uma figura simples, calma e muito retida.
Atendo muitas pessoas de várias religiões, inclusive evangéilicas, escondidas por detrás de seus preconceitos, a procura do velho e bom ebó e de resoluções. Não as julgo, procure entender esse caminho, orientar e incentivar, pois como descrevi acima, não me cabe julgar, Orunmilá não escolhe a quem olhar.
Louve sempre a Deus, porque estejas onde estiver o Vodun Otòlú estará sempre com você.
Olorún súre fún ò.
Axé.
boa tarde gostaria de saber se possível qual seria o odu que vem relacionado ao lado sentimental se for possível o lado positivo e o negativo tbm,agradeço
Vania está sua pergunta não tem resposta, todos os Odus falam sobre, morte, Ori, amor, vitórias, derrotas e etc…
Não existe um Odu que fale exclusivamente de amor.
Existem uns Odus que são especificos em alguns assuntos, mas não obrigatório que ele fale somente deste tema em questão.
Exemplificando Osá não é um Odu que fale exclusivamente de feitiços, entendeu?
Ire o.
Meu nome é Elisangela gostaria de tirar uma duvida porque todas sa vezes que eu jogo com alguem eles me dão um orixa diferente qual é o problema ou sera que tudo depende da nação de cada terrero desculpe a pergunta mas sou leiga no assunto mas adoro o candomble não sei nem o que me leva a isso.
Elisangela, todo mundo quer saber: “Qual o meu òrísá?”
Tem gente que consegue a resposta e tem gente que somente na iniciação ficará sabendo, ou poderá demorar um tempo para vc saber realmente.
Isto é complicado, as pessoas jogam os buzios e dão respostas que não deveriam dar.
Não coloque a culpa no nosso culto, as pessoas costumam errar com a melhor da intenções.
Quando for a um jogo não precione quem está jogando deixe as informações fluierem. Ok.
Ire o.
BOA NOITE GOSTARIA QUE ALGUÉM QUE PUDESSE ME FALAR DOS NÚMEROS 11 E 3 EM RELAÇÃO A ODU DESDE JÁ GRATA.
vania,
Entre no post: Mérìndilogún – 16 Búzios. Procure clicando na minha foto.
Axé.
Ola, gostaria de saber se em uma consulta com os buzios.. o pai de santo pode omitir certas coisas por exemplo em caso de doenças graves ou ele tem a obrigação de deixar tudo claro para o consulente obrigado.
Natan, não brincamos de olhar a vida das pessoas.
Cada um tem o seu jeito de suportar uma noticia, porém o que é visto tem que ser falado.
Se alguém abre o oráculo e engana as pessoas, essa pessoa está enganando as divindades responsaveis pela noticia.
Não se negligencia com as divindades.
Se vc não está preparado para dar uma noticia, vc não está preparado para manipular o oráculo.
Ire o
Boa tarde moderação..
Vocês poderiam me explicar o que seria Alafiou.. ou melhor os búzios alafiaram, isso é ruim ou bom ? ou depende do caso? obrigada
Renata Alaafia, termo nago, de origem muçulmana, expressa paz, o mesmo que dizer “rere” = paz.
Orí aláàfia ou Orí rere = Sua cabeça está em paz.
Se os buzios dizem aláàfia, estão dizendo paz, equilbrio, coisas boas é a resposta mais esperda.
Ire o.
Renata,
Essa palavra é inventada, ela não existe, basta falar Aláfia! É uma resposta afirmativa e positiva. Tudo de bom, felicidade.
Axé.
boa tarde gostaria de saber se é verdade que todo filho de ossain tem que se assentar oxum com odu para não perder o útero ou ser feliz no amor?
Vania Olodumarè nos deu o dom da vida e pede que deixemos nossa descendencia sobre a Terra.
Como haveria de ser um òrìsá tomar o útero sagrado de uma mulher?
Não acredite em lendas, òrìsá não é este monstro que desenharam para vc.
Ire o.
Olá. Aindei estudando sobre Odus para entender melhor quando jogo com alguém, mas ainda não entendi bem sobre a negatividade. Se são verificados 5 Odus (Ori, espiritual, material, negativo e positivo) é possível que a vida seja atrapalhada ou algo assim, pela negatividade de outro Odu que não o próprio negativo?
Quer dizer, eu posso negativar um Odu positivo ou espiritual e criar problemas para mim, mesmo com o Odu negativo equilibrado – se poso chamar assim….
Espero ter explicado direito. Muito obrigada e Axé
Virgínia,
Existem inúmeros métodos de se verificar os Odùs, como você sabe odù é o caminho que se encontra o nosso destino. Nesse caminho desconhecido do amanhã tudo pode acontecer, Orunmilá é o responsável por nos orientar nesse sentido através dos Odùs. Os 16 principais odùs trazem informações e algumas vezes essas informações podem ser negativas, noutras vezes podem ser positivas, então um Odù é portador de notícias boas e ruins, caberá ao olhador saber interpretá-las cruzando as informações com outros odùs com suas respectivas caídas. Detemos o livre arbítrio determinado por Olodumare e, sendo assim, somos responsáveis por nossas decisões e riscos.
Axé.
Boa tarde, Baba Fernando.
Gostaria de seu contato para um jogo. O senhor está no RJ?
Pode ser email, site, tel.
Obrigada!
Filha de Yemanjá,
Lhe enviei um email.
Axé.
motumbá
tenho uma dúvida minha yalorisà jogou búzios pra mim a 2 anos atras e me disse que meu orisà era logun edé e não me deu certeza até ai normal
depois de um tempo ela veio até a mim e me disse que meu orisà era yemonja com oxossi, só que EU NÃO ESTAVA PRESENTE NO MOMENTO DO JOGO ou seja ela abriu o jogo sem eu estar presente e VIU SOZINHA isso é possível? ou pura marmotagem?
obs: antes dela jogar a primeira vez comigo junto, eu tirei ebó e tomei banhos de ervas, da segunda eu na minha casa e ela no ile jogando búzios pra mim sem nem ao menos me comunicar.
eu não tenho bori, não dei obi d’ água não fiz nada além de ebó, não tenho a mão dela na minha cabeça, o que eu na minha ingenuidade acredito que não seja possível ela jogar sem a minha presença, se não tenho nem a mão dela no meu ori; se ao menos eu tivesse sido iniciado e tivesse meu orisà assentado poderia até passar despercebido, é ou não é possível isso? preciso de uma opinião, depois disso não confio nem de dar um obi d’ água, nem bori muito menos feitura
Junior, procure alguém serio se vc realmente quer adentrar a religão. Uma pessoa que passa uma informação e depois troca a informação é no minimo passiva de desconfiança.
Tenha calma e não se apresse, faça suas coisas pausadamente e busque este auxilio, ok.
Ire o.
galera queria saber se oxumare como santo encantado teve alguma relação com uma iaba ?
axe
Felipe o que seria uma relação?
Espirito da natureza não casa, não faz sexo e nem mora junto, muito menos ‘fica’.
Portanto a conjunção da energia de Òsúmarè dentro do culto nigeriano (não se desdobra) é única.
Ire o.
obrigado pela resposta asè
ola eu a pouco tempo descobri que sou de origem Youruba Soro Dayo e ha muita coisa que me acotece que não tenho explicação alguem me pode ajudar?
Fernanda,
Somente o jogo pode apontar se há relação entre os acontecimentos que você diz com a sua possível ancestralidade.
Axé.
Ola Dayane obrigada por ter-se desponudllizado por me dar a resposta só que fique na dúvida que jogo devo eu fazer?
Boa noite Imãos. Gostaria de saber se conhece alguma casa para jogo de búzios em são gonçalo ou riteroi no RJ. Se puderem me informar agradeço imensamente. Muita Luz a todos
fernanda,
O jogo de “Búzios”, procure uma casa bem recomendada de axé e que o zelador tenha boa reputação como olhador.
Axé.
Ingrid,
Lhe responderei por email.
Axé.
Ola, sou novo na religião faz tres anos que participo,mas a casa que eu frequento é de umbanda ,quimbanda e nacão,e eu fiz obrigacões de umbanda (amacy) e de quimbanda(assentamento de exu e pomba gira) e agora minha mae de santo jogou pra min, e disse que eu era da oxum pandá,e oxalá, mas antes de pensar em deitar pro santo eu quiz confirmar….joguei buzios com meu avô de santo e ele disse que sou de iansã funiqué e ogun, e eu tenho muito medo de fazer as obrigações erradas…. e eu preciso fazer por que tenho muita dor de cabeça e como sou mediun e ja trabalho na umbanda estou me sentindo enfraquecido!!! e agora o que eu faço????……….obs:( o vô me disse que o amacy nao me segura mais e que eu teria que fazer um bori………e no fim do ano é o apronte do meu exu e pomba gira elebó de 4 pé) e eu tenho medo de fazer uma obrigacao pra exu sem ter santo……!!!!!
obrigado!!!
thales,
Peça a sua zeladora levá-lo para confirmar seu Orixá, “caso você realmente vá se iniciar”, em outros 3 jogos de búzios. Se não for se iniciar, não se preocupe ainda, pois divergencias podem acontecer.
O que é elebó de 4 pés? Bicho para para exú e pombagira? Umbada e quimbanda não cultuam Orixás dentro da liturgia adequada, fazem apenas oferendas.
Axé
obrigada a todos por me terem respondido mas infelismente onde vivo não ha estas casas de culto
oi obrigado pela resposta…..
pela quimbanda que eu faço parte, os exus são assentados com aves e com tempo, após a mãe de santo jogar e ver que a entidade ja ta bem doutrinada a ponto de saber os mistérios e fundamentos de quimbanda…. ela recebe o elebó de 4 pé(cabrito e cabrita e aves)com essa obrigação as entidades recebem o axé de cartas e obé…. é uma obrigaçao para aprontar exu e pomba gira pelo lado que pertenso….. respeito todos os lados….. nossa casa de religiao é cruzada, temos rituais de umbanda…….rituais de quimbanda… e rituais de santo….. tudo separado.
obrigado mais uma vez pela atenção!!!
abraços
Por gentizela: alguém pode informar telefone e endereço de uma casa idônea de Kêtu, Angola, Jêje-Ijexá, Cambinda ou Oió, que tenha também Umbanda Cruzada com gira de Exú e que tenha um ótimo jogo de búzios bem esclarecedor, preferencialmente em Jacarepaguá – Curicica, Taquara,Pechinha ou Freguesia?Agradeço!
oi sou ademilton de ogum sou umbanda e quero ter o meu ifa como eu faço adoro o candomblé mas não sou feito. até porque sou umbanda mas mesmo assi quero ter o ifa em numeras vezes tenho sonho que eu estou jogando buzius para alguem. quero saber se eu posso ter o ifa me responda porfavor.
Ademilton, Bàbáláwo não joga buzios (praxe), se ele foi inicado em òrìsá pode ser que ele receba o seu erindilogun.
Seu jogo consistem em Òpèlè Ifá e Ìkin Ifá.
Você pode inicar em Ifá sem ser inicado em òrìsà pois, são cultos diferentes.
Saiba que é um culto caro e que a culto não tem possessão por parte do òrìsà.
O Bàbáláwo é um mestre na assepicia do espírito, não incia ninguém, não raspa e não participa de fundamentos ligados a inicação de um elegun (Iyáwo).
Ire o.
Eu estou em busca de um bom jogo de búzios, mas não sei onde encontrar. Existem um modo de saber se o lugar é confiável mesmo? E como encontra-lo?
XX,
Podemos indicar bons olhadores, de onde você é?
Eu sou de Manaus-AM
xx,
Infelizmente nessa cidade não conheço ninguém para lhe indicar. Somente Rio, Salvador, RGSUL.
Axé.
Que pena, mas obrigada mesmo assim!
Boa tarde, prezados!
Há um tempo atrás algum colaborador deste maravilhoso site, cujo nome já não me recordo, publicou alguns textos que orientavam cuidadosamente sobre como calcular nossos odús. Como não encontro mais esses textos aqui no site, gostaria de saber porque eles foram retirados. Afinal, é possível calcular os odús pela data de nascimento ou não? Obrigado pela atenção. Axé!
Cyrano,
Os textos foram retirados, pois esses cálculos são absolutamente artificiais e podem não garantem veracidade com o seu odu verdadeiro.
Odu é visto mesmo e confirmado em jogo. Tiramos porque sempre existiam dúvidas sobre esses cálculos e muitas vezes as pessoas tentam quebrar a cabeça sem necessidade, querem buscar informação sobre o resultado do odu da conta, buscam receitas de ebós nessas apostilas espalhadas pela internet… Preferimos não participar disso não dando vazão a essas medidas que muitas vezes são tomadas ingenuamente e prejudicando as próprias pessoas. Por isso sempre indicamos que procure zeladores idôneos ou babalawôs.
Axé.
Olá Dayane, obrigado pela resposta! É muito bom receber esse esclarecimento. Certamente vocês, que mantém o site, já pensaram e ponderaram o melhor a fazer, mas de qualquer forma darei uma sugestão: não seria interessante vocês publicarem algo aqui no blog, alertando às pessoas sobre esses cálculos e receitas e sobre os riscos de se seguir orientações encontradas por acaso na internet?
Mais uma vez, obrigado, e parabéns a todos pelo excelente trabalho reunido nesse site!
Axé.
oie Boa noite , eu gostaria de saber um resumo rapido de minha vida , obrigaada
Fernanda,
Não fazemos resumos da vida de ninguém.
Axé.
Pessoas de axé, sempre acompanho o blog, recebo as atualizações no e-mail, leio os comentários e as respostas, pois tudo nos leva ao aprendizado!
Sobre os odus, tenho algumas dúvidas. O nosso odu de nascimento é aquele calculado nas duas linhas, e que, além dele, nos dá os outros odus (oju ori, ikoko ori, apa osi, apa otun e voduka)? Gostaria de saber mais sobre esses outros odus, e qual a hierarquia, a importancia q regem em nossas vidas?
E ainda.. o orixa do odu de nascimento não necessariamente será o orixa de cabeça da pessoa, até pq geralmente um unico odu possui como regente diversos orixas, correto?
Obrigada desde já!
Durante algumas postagens, percebi que por fim o uso da cabala não é indicada para se conhecer o santo de cabeça de alguém ou mesmo dar direção a ser confirmada no jogo de buzios. Dai a pergunta: porque ela é tão utilizada? Inclusive para se conhecer o odu regente da pessoa? Todos os pais de santo que conheço de cara logo calculam a cabala, claro que, cada um com seu método e modo. E agora vem a curiosa pergunta: se a cabala não for o método adequado para se analisar o odu do indivíduo, o seu santo de cabeça (pai e mãe), então cai em descrédito todo o jogo do pai de santo que assim inicia a caida dos buzios? Eu sou leigo, já li alguns livros, algumas home pages, e tenho visto o mesmo comentário:só quem pode dizer quem é seu santo de cabeça são os buzios. Mas e aí?
Silva,
Para se verificar o Orixá de uma pessoa que vai se iniciar, é feito o jogo de Obí de 4 gomos, este é o jogo ligado a energia dos Orixás. A cabala ou qualquer outra forma divinatória não expressa de forma contundente os desejos do Orixá e suas peculiaridades.
Axé.
Prezado Fernando D`Osogiyan,
Quero, em princípio, dizer que os Zeladores que postam neste site, por suas declarações devem gozar de grande prestigio daqueles que visitam o candomblé e que, de uma maneira ou de outra, dele participam quer seja pelas consultas ou pela próprio envolvimento direto com a religião no sentido mais intrinseco. Mudou o meu modo de ver a religião. E acho que, talvez, não tenha tido exito em me fazer entender (até porque a complexibilidade do candomblé para um leigo como eu, faz a gente não conseguir perguntar o quer realmente quer saber). Mas enfim vou tentar exemplificar o que quero saber: o consulente vai a um Zelador e pede que o mesmo jogue os búzios para saber sobre seu destino; o Zelador inicia a consulta perguntando o nome completo do consulente e sua data de nascimento; faz a cabala; já prediz o Odu do consulente; e, matematicamente, anuncia quem será possivelmente o responsável por sua cabeça (pai ou mãe) independentemente de o mesmo desejar ser iniciado na religião (seria como se dissesse quem é o responsável pelo destino do seu interlocutor). Este me parece ser um procedimento padrão. Inicia-se o jogo e ele confirma os prognosticos matemáticos da cabala, ou seja, seu pai é x e sua mãe é y. Normalmente, variando os cálculos da cabala é assim que tenho visto os Zeladores jogarem. Porém, consultando outras fontes, vendo um CD de Agenor Miranda Rocha me deparei com uma nova realidade: só quem pode dizer quem é o seu santo são os BUZIOS. Ora, mas a consulta já se iniciou e o seu “Pai” ou “Mãe” já esta falando no jogo e assumindo o controle das informações. E agora? Quero deixar bem claro que a idéia não é ofender ou duvidar de quem quer que seja, mas o conhecimento traz a Luz e, acredito, depois de tanto ler as informações deste site que o candomblé é Luz!!!!
Axé!!!!
Silva,
Me desculpe, mas, isso está muito errado! Somente ORUNMILÁ através dos búzios ou oráculos pode afirmar o Orixá de uma pessoa. Afirmar através de cabala ou qualquer outra forma divinatória um Orixá numa simples consulta é como jogar na mega sena e acertar os 6 números, o que acontece de fato são especulações sobre os Odùs que naquele momento aparecem para pessoa, somados a isso, ainda teremos 256 configurações de odús e omo-odùs para decifrar.
O fato é que tem muitos “donos daverdade” fazendo jogos divinatórios, as alternancias de energia sobre um Orí são inúmeras, aprendi com uma velha tia que ” santo que responde no jogo não é santo de cabeça”.
Axé.
gostaria de um endereço de uma casa de candomble para jogo de buzios pois gostaria de entrar pra religiao ja faz 1 ano e nao achei nenhuma se alguem me ajudar ficarei grata moro em manaus-am
pamela
De que estadado e cidade que você mora para ver se podemos indicar.
Axé.
Amazonas, manaus
O que significa ter o odú OBARÁ no centro da cabeça, OKANRAN na nuca e IROSSUM na testa?
Por favor, se puderem me esclarecer…!
Laura,
As figurações de odús são transitórias, portanto,neste dia que você jogou o olhador deveria lhe explicar as configurações de acordo com seu momento de vida, pois um odú tráz notícias positivas e/ou negativas.
Axé.
Fernando,
estes aí seriam meus odús regentes, creio que estes não mudam, ou mudam??
Estou procurando o significado, mas acho tudo muito vago. Vc poderia me indicar alguém de confiança q pudesse olhar meus odús e interpretá-los??
Moro no Rio de Janeiro, capital.
Obrigada!!
Laura,
Estes não são seus odùs regentes, são odùs transitórios que enfluênciam em determinados ciclos de sua vida.
Axé.
olá fernando. lendo as postagens como de costume vi esse comentario seu: “O fato é que tem muitos “donos daverdade” fazendo jogos divinatórios, as alternancias de energia sobre um Orí são inúmeras, aprendi com uma velha tia que ” santo que responde no jogo não é santo de cabeça”. pelo que eu entendi então, se uma pessoa vai em um olhador, o orixa que se apresentar não será o seu de cabeça pois esse não se mostra facilmente. correto?
Ola,se em um mesmo odu falam varios Orixas, como saber qual Orixa esta respondendo em uma caida?
Renan,
Simplesmente perguntando a Orunmilá para qual Orixá ele está trazendo as informações, a influência de qual energia.
Axé.
Olá meu nome é Ederson gostaria que o senhor me indicasse uma casa para consulta, que seja confiavel aqui em São Paulo. Desde de ja agradeço!
Ederson não temos esta informação para lhe dar.
Quem sabe algum amigo do blog possa nos ajudar com a informação.
Ire o
Gostaria de uma ajuda!!
Tudo na minha vida da errado, meus caminhos são fechados em todos os setores da minha vida, estudos, trabalho, amor, saúde, eu dou um passo para frente e 10 para trás, ano passado eu vivia doente e não tinha nada físico, depois comecei a fica perturbada mentalmente, não tinha forças para nada, nem estudar eu conseguia, era uma sensação ruim, parecia que eu estava carregando um peso grande nas costas, minha vida estava um desastre, por conta disso fui a um babalorisá que logo ao abrir o jogo disse o que estava ocorrendo comigo e falou que meu problema era Odu, eu estava sob influência negativa de Odi, foi feito um ebó e as coisas melhoraram, aquela energia negativa, aquele peso sumiu, eu voltei a estudar, terminei meus estudos, não fiquei mais doente, fiquei bem, porém passou um tempo e tudo voltou a dar errado de novo, não consigo nada na minha vida, por mais que eu tente, quando chego perto dos meus objetivos, tudo volta para trás, voltei a jogar e apareceu de novo Odi nos meus caminhos, o pai de santo disse que esse Odú me persegue desde que nasci, gente vou ter que pelo resto da vida ficar fazendo as coisas para tirar a influência desse Odu? Será que não tem como tirar definitivamente a influência ruim desse odu da minha vida sem q eu precise ficar sempre fazendo alguma coisa? o que será que tenho que fazer para ter caminhos bons? as vezes tenho vontade de morrer! não aguento mais isso!! Será que isso tudo é pq meu próprio pai fez macumba para minha mãe e eu morrermos no parto e realmente quase aconteceu, será que é isso que me fez nascer com essa negatividade? o que faço para tirar essa influência negativa definitivamente???
Fa quem disse que Odí méjì é uma influência negativa.
Quem disse que Odí lhe persegue?
Quem pode dizer que Odí está nos seus caminhos?
Odí é o Odù que está lhe ajudando, pois através dele podemos saber o que tem de errado com você, NÃO É O ODÙ QUE É RUIM!
Ruim são os Ajoogun (conjunto de forças negativas) que existem para que o mundo tenha equilíbrio e vivem cercando os mais fracos.
Salgado/doce, luz/trevas, positivo/negativo e assim por diante.
Um bom sacerdote não iria para a investigação do seu problema em um ebo de Odù.
Quem lhe traz a mensagem é o Odù e ele diz para quem o ebo deve ser endereçado e quem será o intermediário (Èsù ou Egungun ou outra energia).
Você precisa de um bom sacerdote, alguém que saiba investigar, alguém que possa conhecer seus erros, saber o que você atrai com sua atitudes e caráter.
Minha filha é uma longa história, um jogo profundo e muita perspicácia.
Procure ajuda especializada.
Ire o.
Boa noite!
Queria saber o porque as pessoas falam tão mal de Ody.
Dizem que nem se deve pronunciar o nome dele. Porque a pessoa carrega ele? Vem com o Orixa da pessoa ou é herença de familia? Ouvi dizer que quem carregar esse Odu tem uma mão muito boa pra feitiço! E que ele na sua faze positiva ajuda e muito, que ele tras tudo muito facil pra pessoa. Mas ele negativo é só destruição.
E que pessoas que carregam ele tem que tirar ebó de 7 em 7 meses.
Essas informação estão corretas?
Rodrigo todo Odù é perigoso, não apenas Òdí méjì, ele em sua fase negativa realmente é muito perigoso, porém, quando ele vem em Ire (positivo), temos vitórias, conquistas, lutas sem derrotas e etc.
O Odù ligado a feitiçaria (a mãe da magia) é outro Odù, Òdí é explosão, seu epiteto é Òdí o Poderoso (força).
As pessoas de qualquer Odù devem sempre procurar saber que tipo de sacrifício devem fazer para poder apaziguar as forças negativas que nos rodeiam 24 horas por dia. Não são apenas os filhos de Òdí, esse papo de 7 em 7 meses, não me convence, quem diz o que deve ser feito e em que período é o oráculo.
Ire o.
Alguem pode me Indicar uma mae ou pai de santo confiavel para jogar os buzios
Maycon somente no Rio de Janeiro e baixada fluminense, fora desta área eu não conheço outra pessoa.
Ire o.
Olha pra quem ai tava pedindo ajuda com casa de santo confiavel em sao paulo eu posso ajudar.
Pai Cido Oxum eyin, Rua José Domingues de Pontes, 07 – Vila Industrial (Zona Leste) – Fone: (11) 2143-3653
Rodney de oxossi. Travessa Luís Carlos Lisboa, 166 – Jardim Tremembé – CEP 02368-005 – São Paulo – SP telefone: (11) 2995-2410 [altura do nº 15.300 da av. Sezefredo Fagundes – saída 79 da rodoviao Fernão Dias].
Beto de Oxossi. Rua Vilna, 493 – Vila Francisco Matarazzo – CEP 09241-110 – Santo André – SP telefone: (11) 4472-3126 7197-1336 .
Welliam obrigado.
Ire o.
Entao, quero para o Rio de janeiro. ALguem pode me indicar alguma casa confiavel no Rio de janeiro para jogo do buzios
Mandaremos o contato para você.
Ire o.
Estou Aguardando
Veja seu email.
eu quero aprender jogar buzios odus,cabala,etc do candoblé meu e-mail é elivane.alexandre@oi.com.br
Elivane o oraulo eh para iniciados, com cargo e obrigações pagas.
Cabala eu não sei como fazer iniciação para este tipo de oraculo.
Cuidado para não atropelar a ordem natural das coisas.
Ire o.
Ola.Boa tarde ,gostaria de ir a uma sessão de exu hoje…..Alguém tem algum lugar para me indicar.Moro no RJ.kaarollsrs@gmail.com
Karol eu não poderei lhe ajudar.
Quem sabe algum amigo do blog.
Ire
Olá,
Gostaria de parabenizá-los pela seriedade, dedicação e ética com que tratam esta linda religião. Não sou iniciada e não pertenço a nenhuma outra religião, mas costumo ler bastante sobre o candomblé e pela primeira vez na vida, aos 31 anos de idade, meu coração começa a se afeiçoar por alguma crença.
Estou tentando conhecer o candomblé aos poucos para, quem sabe um dia, poder me dedicar com todo o comprometimento que esta crença precisa de nós.
Não sei se alguém já perguntou aqui no blog, mas eu gostaria de saber se vcs saberiam ou poderiam me indicar alguém de confiança na cidade de São Paulo para que eu possa jogar búzios.
Além disso, gostaria de saber se existe algum canal privado de comunicação com vcs (algum email, por exemplo) para que eu possa tirar algumas dúvidas.
Tenho sofrido muito nos últimos anos com algumas questões pessoais, porém não gostaria de torná-las públicas aqui no blog.
Muitíssimo obrigada desde já pela atenção!
Asé!
Maria Gabriela, eu lhe enviei um contato em S.Paulo para seu email.
Obrigado pelas palavras.
Nosso fórum de discussão é este, você pode usar o anonimato e como sempre tudo será mantido em absoluto sigilo.
Ire
Através da data de nascimento pode-se saber qual o orixá de frente?
Jorge o Candomblé tem como hábito fazer este tipo de conta.
As pessoas que fazem o jogo de meerindilogun tradicionalmente não usam esta formula.
Afinal de contas, todos os nascidos no dia 01.01.2000 teriam o mesmo òrìsà e assim sucessivamente.
Ire
Da Ilha,
Muito obrigada!!!
Em breve escrevo novamente ao blog colocando minhas questões.
Motumba. O que me podem dizer sobre o Odu Ossá?
Axé!
Jota depende da questão a ser analisada.
Ọsà fala de fuga, do medo de tomar decisões, de se acovardar nos momentos decisivos.
Pode falar de decisões acaloradas, como colocar fogo em um apartamento para poder acabar com as baratas (metaforicamente falando).
Magias, feitiços, ajogun, Ìyàámí.
Um dos interditos de Ọsà e não ficar de estomago vazio.
Enfim, pode ser muita coisa.
Não vamos aprofundar, pois o rol de situações é extenso.
Ire
Eu quería saber mi orixa
Edith busque alguém que possa jogar para você.
Ire
Olá, boa tarde !
Sou do Rio de Janeiro e estou em busca de um bom e confiável jogo de búzios. Poderiam indicar-me um(a) zelador(a) para as devidas orientações espirituais ?
Desde já agradeço pela atenção e parabenizo-os pelo belo e admirável trabalho de vocês.
Abraços.
Gustavo,
Podemos indicar, de que parte do Rio de Janeiro você é?
Axé
Boa tarde Fernando,
Sou da Freguesia em Jacarepaguá. Recebi um e-mail do D’Ilha com uma indicação.
Obrigado pela atenção de vocês.
Abraço.
Baba Fernando, poderia indicar alguma casa aqui em salvador!?
joão,
Ilé Axé Oxumarê – Casa de Oxumarê, Sociedade Cultural, Religiosa e Beneficente São Salvador, localizada na Avenida Vasco da Gama, 343, bairro da Federação, antiga Mata Escura, Salvador, Bahia.
Axé
Boa noite,
Eu preciso de uma indicação de quem jogue búzios e seja realmente confiável no RJ. Eu moro na Freguesia, Jacarepaguá.
Tenho uma dúvida, porque algumas pessoas dizem que pais de santo da umbanda não podem jogar búzios?
Obrigada.
Veja seu e-mail Larissa.
Ire
Sacerdote Umbandista não joga búzios Por que na Religião de Umbanda não se usa o jogo de Búzios! A Umbanda Tradicional não faz uso de oraculo. As consultas se fazem com os as entidades , guias espirituais que vem nos aconselhar. Entenda a Umbanda Tradicional , aquela nascida no Rio de janeiro em 1908 ditada pelo caboclo das 7 encruzilhadas, não é uma religião afro-brasileira. É uma religião cristã,100% Brasileira que possui influência afro, catolica ,amerindia e espirita kardecista . mas não e nenhuma dessas religiões .Se cultua os orixás mas com uma visão diferente do candomblé.
Aláàfià.
Ire
Obrigada pelas respostas, Diego e Da Ilha!
Boa noite , por favor poderiam me dar o o contato do Pai Doroté de Ogum do rio de janeiro ou o endereço dele.
Obrigado
Carlos,
Eu não conheço, tente no google. Por favor, quem souber passe o contato.
Axé.
Boa tarde Babás,
Meu marido frequenta (e é iniciado em Osalá) há cinquenta anos, porém há quase vinte anos, o Zelador que o iniciou faleceu. O vume já foi feito há tempos.
Este Zelador o disse que ele possuía uns Odús que precisavam sempre ser tratados, pois ´´viravam“ com frequência. Enquanto ele estava vivo, o fazia e meu marido sempre trabalhou muito e tteve uma vida estável, mas após seu falecimento, vivemos em perdas sucessivas.
Hoje frequentamos um Barracão em Cabuçu-RJ, o grande problema é que fomos iniciados em Ketu e lá é Angola (não encontramos nenhuma casa de Ketu-ainda), além de já termos percorrido várias casas em busca de acertos, principalmente com Odús e não encontramos nenhuma.
Algum de vós poderia nos dar um direcionamento, pois até um jogo está difícil de acertar e os gastos com ebós infindos que nada resolvem, são muitos.
Sua bênção.
Janaína,
Somente através de uma consulta aos búzios poderemos entender melhor essa situação. Passarei por email informações sobre como vocês podem marcar uma consulta.
Axé.
como posso falar com vcs,quero uma ajuda
quero falar com alguém de confiança
Fabiano este é o nosso fórum, com anonimato garantido.
Ire
Eu sei que o assunto do qual quero tratar não tem relação com o que está descrito aqui neste tópico.
Mas to implorando ajuda.
Meu ex namorado e eu terminamos a dois meses.
Eu tentei muito esquecer, mas o amo demais.
Eu já pedi ajuda em vários blogs, mas todos dizem que é um trabalho dificil ou que vai precisar de muitos ingredientes e que nao tem.garantia nem.dele voltar.
Minha vó era da umbanda, só que agora está com Alzheimer.
Eu conheci um rapaz que trabalha em um.terreiro, pedi ajuda e ele falou que gostou de mim e que era pra eu esquecer meu ex, pois nao tinha jeito, e que ele poderia me dar amor, mas sem futuro de casar ou nem ao menos morar junto.
Eu insisti que amo meu ex e ele falou que me ajudaria se eu antes fosse dele, pois será uma dádiva que eu vou ter de fazer por merecer.
Mas já vi as entidades dela minha vó realizarem coisas que pareciam impossíveis.
Alguém poderia me ajudar por favor, a trazer meu ex de volta.
Eu já não sei mais o que é viver desde que terminamos.
A dor do amor que se acaba*
Todo casamento que “acaba” já se acabara muito antes. O amor é sentimento tão forte que até para admitir o seu término é necessário tempo. Quando algo estoura ou vem à tona é porque de há muito borbulhava, subterrâneo. Aceitar que o amor acabou é tão difícil como admitir sua existência!
Fico a pensar nos quilômetros de discussões com as quais milhares de casais disfarçam o amor que começa a terminar ou já morreu e começa a tresandar. Penso na dor sorrateira e covarde do amor que começa a acabar.
Penso no sentimento de perda que se instala até nas relações que se tornam frias e distantes. Sofro por pessoas que estão trilhando o doloroso caminho da descoberta dos impasses com o ser amado; a que estão descobrindo defeitos, desencontros, impossibilidades de encaixes e de suplementação nas relações. Penso nos que estão tentando gostar e já não mais conseguindo. Compadeço-me dos que colocam flores e esparadrapo na própria decepção ou no cansaço de suas relações rotinizadas, cristalizadas, congeladas.
A dor do amor que não se realizou gera doloroso sentimento de perda. A perda prescinde do amor. Até onde este não mais existe, ela dói e machuca. O sentimento de perda transcende o amor. Talvez seja maior, como sentimento, que o amor, pois o sentimento de perda dura a despeito de haver acabado. Sente-se a perda da pessoa a quem se amou e sente-se a perda do amor. A perda dói, porque construída de esperanças mortas, pois se é esperança, morta não está. O que se jaz morto em cada perda não é o amor anterior: é a esperança de felicidade e de encontro que não se realizou. Está morto, mas como é esperança ainda vive e o que vive dói. Por isso, o sentimento de perda é complexo e cheio de dobras ilógicas.
O que dói no amor que termina não é o fato de ter acabado. Nesse sentido é até alívio. Dói o fracasso do que poderia ter sido; é a contemplação da morte através da verificação da existência de uma pessoa em nós e no outro que já não existe, que mudou, transformou-se e cresceu ou apodreceu e piorou.
A gradativa aceitação da inexistência do amor é ferrugem existencial difícil de ser aceita. Por isso, o amor passado é dotado de muitas caras e para se proteger dessa ferrugem admite crescer em outras direções igualmente prazenteiras: a da amizade, carinho e compreensão.
Artur da Távola
*Texto com adaptações
Mas o amor nao.acabou nao.
Ele tambem.esta sofrendo.
O problema é que ele mora em São Paulo e eu no Rio de Janeiro.
Ele me.pediu pra ir morar com ele na casa dos pais dele.
Mas minha mae faleceu no dia 20/06/14.
Eu nao poderia.deixar meu pai sozinho.
Entao eu pedi pra ele esperar eu ajudar meu pai a passar o luto, pois ele quis vir morar perto da família dele e eu vim pra ajudar ele a refazer a vida dele.
Mas não sei o que acontece na minha vida que sempre nos meus relacionamentos o meu ex namorado é um homem muito bonito, inteligente, alto, trabalhador, respeitador e forte, mas é sério e apesar de nao.ser comunicativo com.as mulheres faz sucesso onde passa apesar de ser timido.
Ele sempre.se preocupou por eu fazer.dietas e.ele.nao.dormia e nem comia direito preocupado comigo.
Eu era depressiva antes de.conhecer ele e eu nao.sabia.que ele sempre teve medo.deu me matar, pois a tia dele era depressiva e tentou se matar.
Ele assistiu a um.video com um homem com tapuru nas.feridas das costas e teve um pesadelo horrivel comigo que.ele nao quis.contar.
Só sei que quando.fui.conversar.com.ele, ele tremia muito.e chamou a tia.dizendo.que eu ia me matar e.que.ele nao.ia aguentar se soubesse disso.
Ai.ele apagou facebook, quebrou o chip e nao.usa mais internet.
É de casa pro.trabalho, do.trabalho pra casa e.de casa pra academia e.da academia pra.casa.
E sempre.se tranca.no.quarto.
Ele.nao.quer.contar o que foi no pesadelo, mas ele ta muito.assustado.
Disse.ao.pai.que.tem medo.de voltar e.nao.me.dar atenção e.eu me matar.
Eu nao.vou.
Ele disse.que.perto de mim nao ia conseguir.me.esquecer e por isso.se isolou.
A mãe dele apesar de ser negra disse que nunca imaginou o filho casando.com uma.negra.
Que.o filho.gostade ruivas.
O pai dele é branco e disse que apoiaria, mas que nao pode decidir pelo filho filho, mas a mae dele mete, pois o Alan da o dinheiro.dele quase.todo na mão dela, mas ela diz ao pai dele que o dinheiro que ela ajuda em.casa é o que ela recebe.do salário dela e se o Alan casar agora nao vai mais dar o.dinheiro todo, só vai.dar uma.ajuda.
E do meu lado já me.disseram que alguém pode ter feito algo, pois as mulheres da minha familia não possuem sorte no amor.
Da minha bisavó até eu.
Ele disse.várias e varias vezes que ainda me ama, mas não aguenta viver pensando que algo de ruim vai me acontecer e acordando de madrugada sonhando.com isso.
Eu sempre fui muito.invejada.
E tudo o que eu consegui batalhando os outros comentavam como.se tivesse sido fácil e com.inveja.
Minha prima é uma, ela.ficava revoltada quando meu ex me dava presentes ou quando arranjei um emprego em apenas um mês morando aqui.
Eu sofro.muita inveja, olho grande, mal olhado.
Toda vez que apresento um namorado.a familia tudo desanda.
Enquanto.todos.acham que é um amigo tudo.vai bem, quando abro.o.jogo.tudo.cai por terra.
Isso.não é normal.
Livia,
Ele tem que procurar um terapeuta, psicólogo e parar de se fazer de vítima, avida está passando e todo mundo se amargurando?
Vida que segue…boa sorte!
Axé.
Ola Fernando D’Osogiyan gostaria do deu contato desde já agradeço Vc é do RJ?
Como conseguir meu marido de volta?
bms,
Sinceramente se te cobrarem um bom dinheiro prometendo traze-lo de volta, não acredite! Porque além de perder o marido ainda vai perder dinheiro, tempo, atrairá a negatividade, se igualará aos maus e egoístas, etc, etc.
Se apegue a DEUS, pois ele é quem pode mais, se ele fecha uma porta, ele abre uma janela, bola para frente!
Axé.
A cobrança de valores pra min é onde deixa de ser religião e vira comércio quer dizer se a pessoa não tem o dinheiro do ebó problema dela ela que se de mal, é o famoso paga que eu te salvo.
Motumbá!Pai Fernando por que alguns odús trazem muito sofrimento.A exemplo do odú Oxé.
Cláudinei,
Isso é muito relativo, todo odú é portador de energia/mensagens positivas e negativas.
Axé.
Sinto a falta e um Baba Ifá corajoso que se estabeleça no nordeste… há muitas casas de umbanda por aqui mas o preconceito também e grande, candomblé, quase nada, comparando com outros estados brasileiros em que se há um ilê em cada bairro…. As poucas que há ficam no anonimato extremo… Alguém conhece um Babalawo Ifá na região de RN, CE ou PI? Se sim, me passe o contato por favor ok. Mto obrigado !!!
Antoni eu não tenho contato com Babalawo que estejam estabelecidos em sua região.
Muito cuidado ao se aproximar.existem muitos falsos Babalawo e pessoas completamente despreparadas e desautorizadas a manusear Opele Ifá e Ikin Ifá.
Como se resguardar dessas pessoas?
É difícil, mas, é bom perguntar qual sua familia de Ifá (sobrenome e cidade nigeriana, faça uma busca na net), tempo de iniciado e etc.
Ire
Boa noite , gostaria de fazer uma pergunta :
Fui a um jogo e lá o pai de santo me informou que eu precisaria acertar o meu odú , pois estava muito negativo na area sentimental e geralmente quem era desse orixá (oxum opará ou apará) deveria todo ano acertar o odú pois senão meus relacionamentos não passariam de três meses e seria um milagre se chegasse a um ano , sendo que eu nem fui a essa casa com intuito de saber da minha vida sentimental , enfim ….ouvi com todo o respeito .
Porém ele me cobrou um preço alto para acertar e eu não tinha e não tenho condições para isso , o que gostaria de saber e se realmente isso for verdade …se há outros meios no qual eu não gaste um dinheiro que eu não tenho para melhorar algo ….fico imaginando outras pessoas que outros problemas que não tem condições tb nesta situação ….será que o orixá no caso se eu der um agrado de coração mas dentro das minhas possibilidades , não aceitaria?
Não sou do candomblé , por isso peço perdão se usei algum termo erroneamente
Eu precisei perguntar , pois por mais que na minha consciência ou intuição …diga que o orixá sabe que eu não tenho dinheiro para fazer os “trabalhos”
e que se eu fizer algo de coração ele irá aceitar , e um dia quando puder faço algo melhor ….confesso que ficou um “pulga atras da orelha “.
Ficarei grata se me responderem
Anne é um pouco difícil explicar algo para alguém não iniciado ou acostumado com a religião.
Mas, vamos tentar:
1- Nenhum Odù é negativo, ruim ou qualquer palavra que valha, ele tem a sua carga de energia e ponto final.
Quem precisa fazer ebo, é o ser humano, nós ficamos positivos (ire) ou negativos (ibi), o Odù apenas informa ao sacerdote qual o problema, qual o medicamento e a quem será entregue a oferenda. Ele vai dizer se você precisa deixar de fazer alguma coisa por um período, deixar de comer um alimento, usar determinada cor e etc. Cabe ao suplicante manter sua conduta ilibada para que as forças positivas possam atuar a seu favor, isso é obrigatório em todos os ebo. Portanto, nós nunca mexemos no seu Odù, até por que daqui a uma semana, com certeza esse Odù será outro e todas as coisas faladas sobre oferta/ebo, também podem mudar. O mundo é mutante a energia vibra e muda, o que era não é mais e que foi já era.
2- Quanto a valores eu não costumo comentar, cada um sabe quanto vale o seu trabalho. Existem pessoas que extrapolam, aí é outra história.
Tente falar com outro sacerdote.
Ire
Procure outra religião para se cuidar amigo, onde você encontre amor e caridade, não barganha e comércio .Pense bem!
Ire
Fábio acredito que você também está correto. Outras religiões existem e estão no mundo a muito tempo.
Ire
Por favor, eu gostaria muito de tirar uma dúvida, por que um novo inicoado no axé, não pode consultar ifá com seu Babalorixá? Sou de Ketu e tenho 3 meses de feitura. Obrigada!
Fabiana,
Claro que pode consultar com seu Babalorixá, evidentemente que há motivos sérios para consulta.
Axé.
Boa tarde,
Gostaria de indicação de um local de confiança no Rio de Janeiro para o jogo de búzios.
Obrigada
Cleide veja seu email.
Ire
Agradeço muito o retorno, porém, o local indicado fica realmente muito distante pra mim. Se alguém conhecer um local realmente de confiança na Tijuca, vila Isabel, Maracanã ou adjacências por favor me avisem. Mais uma vez agradeço o retorno.
Cleide,
Podemos indicar Mãe Beth em Pilares.
Axé.
Poderia me passar o endereço dela por gentileza ? Obrigada
Cleide,
enviarei para seu email.
axé.
o que vocês acham de ser iniciado no culto tradicional ioruba, por babalorixás e ialorixás nigerianos ou até em ifá e depois não ter mais contato direto com eles? está certo ou errado
Diego,
Se você procura uma religião neste caso está errado. O culto Tradicional tem boas casas e bons babás e iyalorixás.
Axé.
Fernando no caso todos eles vem uma vez ao Brasil por ano e ficam aproximadamente 3 meses na respectiva casa todos os anos
Cite alguma casa boa ?
Sou de 02/08/1989
Camila não fazemos esse tipo de consulta no blog.
Se precisar de indicação, no Rio ou S. Paulo podemos lhe indicar.
Ire
Olá, boa tarde alguém pode me indicar algum Babalorixá ou Yalorixá de confiança que atenda na zona sul de SP e que também atenda a noite aos sábados? ( bairros próximos de Mirandópolis, Praça da Arvore, Vila Mariana, Cursino ou Saúde). meu e-mail é o sandrita0210@gmail.com
Muito obrigada!
Boa tarde! Sou de Portugal e gostaria de saber se por acaso fazem consulta por e-email? É muito difícil encontrar pessoas confiáveis aqui… E acontece que a minha vida é uma trapalhada junta. Já fiz ebó, trabalhos espirituais… e as coisas parecem começar a andar mas sempre muito devagar e logo param e tenho de começar tudo de novo.
Faz uns anos estive em Cuba e um Babalorixá disse que eu tinha um “signo” muito forte… creio que ele se referia ao Odú, já não recordo bem, mas creio que era Exu. Ano passado numa consulta com um Pai de Santo ele me havia dito que era filha de Yemonjá com Ogum e Oxóssi. Mas passado uns tempos ele foi ver nos búzios e me disse que eu não era de Umbanda… nem de Candomblé mas sim dos primórdios da religião Yoruba… contudo não soube me explicar direito, parece que ficou meio atrapalhado. Este ano, outro Pai de Santo fez umas contas com meu nascimento e o único número que recordo é o 11, Owarin creio, em que falam Yansã, Exu e Egun? Algo assim.
O que é certo é que sou ansiosa… tenho os meus repentes de ventania… Carrego a inveja (infelizmente ninguém nota minhas dores, nem as de ninguém vedade seja dita) e meu olho direito tem sempre a pupila mais dilatada embora não tenha nenhum problema de visão. Se não me engano li aqui que quem tem esse Odú tem problema no olho direito… não sei se será coincidência.
Bom voltando ao principio, eu realmente gostava de dar um rumo na minha vida… e sobretudo tirar a dúvida relativamente aos “primórdios da religião” pois fiquei bem intrigada, se bem que de pequena sempre tive muita queda para essas coisas.
Desde já agradeço a vossa atenção. Muitos parabéns pelo lindo trabalho neste blog!
Axé!
Pat essas situações parecem ser remediadas com ebo, mas, não fazem o verdadeiro efeito.
Acredito que algo mais profundo deva ser investigado.
Vou lhe dar um telefone para vc se aconselhar, apesar da distancia pode ser que lhe sirva de orientação.
Veja seu email
Ire
Muito obrigado pela sua atenção! Já lhe respondi ao email também.
Axé!
Pat
O que significa ter o odu owarin como odu de nascimento (placenta)?
Olá! Quero me informar mais sobre o candomblé e achei o site de vocês. Parabéns por todas as informações postadas e pela atenção em todas as respostas! Gostaria de indicação de lugar ou pessoa de confiança para jogo de búzios em SP. Obrigada!
Beatriz,
Procure no google “Pai Cido D’Oxun”, dizem que é um ótimo olhador.
Axé.
olá, estava pesquisando sobre o candomblé e cheguei nesse site que gostei muito, não entendo muito mas estou lendo e pesquisando sobre o assunto. Eu gostaria se não for pedir muito, de uma indicação para jogo de búzios de preferência em campinas/sp ou na região agradeço desde já
Armando,
Eu não conheço ninguém em Campinas, mas, fica aqui a sua solicitação se algum leitor poder indicar.
Axé.
Amigo, te indico a vir até São Paulo e se consultar com o Baba King.
centro cultural Oduduwa,Rua Nazaré Paulista, 242. Vila Madalena .
Telefone: 3862-9256 ou 3865-0962.
Tenho uma dúvida fiz um limpeza e um corte para Ogum no fim o pai pai de santo me colocou deitada num quarto isso está certo?no outro ele disse que fez uma firmeza para o anjo da guarda com uma quartinha fêmea e outra macho e disse que na cumbuca branca atrás que estava tampada tinha uma comida feita com camarão estava envolto em um tecido branco tudo no chão e pediu pra eu deitar a frente pouco tempo depois me falaram que isso tira a sorte e trás infortúnios isso está certo?
Dayse,
Difícil emitir um comentário sobre esse relato, a princípio não me parece que esteja nada errado e tão pouco arriar uma oferenda pode tirar a sorte de alguém.
Axé.
Por que oya topé e ligada ao tempo. Se os itens fala que ela é ligada as labaredas ou seja ao fogo?
Cinthia,
Oya é o vento que sopra as labaredas, por isso ligada ao tempo sobre qualquer condição que esteja o planeta.
Axé.