O Candomblé é uma das mais belas e originais manifestações de espiritualidade, com um vasto e riquíssimo naipe de nuances, com personalidade, feição e expressão próprias, traduzidas em linguagem também própria e variada.
A nossa religião é eminentemente de transmissão oral, e apesar disso, conseguimos preservar ao longo do tempo grande parte dos seus rituais, cânticos e liturgia.
A língua oficial nas Nações Kétu, Ègbá, Ifón e Ìjèsà, é o Yorubá, que apesar disso é também muito utilizada nos cultos de origem Angola e Jeje, oriundos de países e culturas diferentes. Algumas pessoas, infelizmente poucas, conseguem ainda hoje manter a tradição falada em Yorubá e têm um domínio e conhecimento perfeito do idioma, mas a maioria dos seguidores do Candomblé apenas o faz de forma empírica e mecânica, limitando-se a repetir o que foi dito e decorando o essencial.
Torna-se portanto muito importante nos nossos dias fazer um esforço no sentido de recuperar o Yorubá, divulgar, ensinar e traduzir, para que não seja perdido e sobretudo para que seja entendido tudo aquilo que é dito e transmitido na nossa tradição.
É através dela que se conversa com os Òrìsàs – a tradição Oral – e é também através dela que se expressam os Orins (cânticos), Àdúrà (rezas), Ofos (encantamentos) e Oríkìs (louvações).
Já começámos este trabalho aqui no blog com a publicação de Oríkìs, e as suas respectivas traduções. A partir de hoje iremos também publicar alguns Ádúrà.





Olá, a pergunta que quero fazer não é referente a este assunto, mas preciso de uma luz. Fiz meu bori e a 3 dias atraz voltei pra ksa com o resguardo de 7 dias, mas ontem não consegui aguentar a tentação e quando me dei conta já tinha feito sexo com minha namorada, e que gostária de saber é.. e agora? tudo que fiz, todo tempo e pessoas que movi foi em vão? continuo usando o contraegum? continuo fazendo tudo como se nada tivesse acontecido, já pedi ago a meu pai, ,au meu orixá, mas ainda n tive coragem de falar com minha mãe de santo. Preciso de uma luz sobre isso.
Olá Anónimo (?),
Você precisa mesmo falar com a sua Mãe de Santo!
Axé!
fantástico 🙂 parabéns mesmo!
a nossa religiao e realmente fantastica…magica e talvez por isso tao emocionante. Sou bem novinha ainda mas o que me levou a religiao foi tao obra do destino, tao cativante. E estou lá por gostar mesmo, aliás so quem vive eq percebe. Nao e uma questao de obrigaçao, e muito menos uma questao social(uma vez que somos tao mal vistos em Portugal)e uma questao de amor mesmo!
E bom quem estejam a traduzir estas rezas, que ouvimos sentimos, mas acabamos mesmo por nao as entender. Mas ainda bem que mantemos a lingua e a escrita yuruba…torna tudo tao mais espiritual.
Religia fantastica a nossa…como eq alguns,tantos esses,ainda tem coragem de nos chamar de assassinos desumanos e outras piores!
parabens a uma religiao tao pura, o candomble
Olá. Estou conhecendo o blog agora, achei tudo muito interessante e gostaria que vocês publicassem outros aduras, de todos os orixas. Parabéns pelo trabalho sério que enobrece nossa religião. Àxe.
. e Sandra obrigado pelas palavras de incentivo, tenham certeza que continuaremos com este trabalho de divulgação e ajuda aos irmãos, e ao longo do tempo serão colocadas todas as informações possíveis, inclusive mais rezas. Tomege do Ogum
Boa tarde!
Realmente gotei muito de seus comentários e dos ensinamento ao correr do bloc… vc ja ouviu falar em uma qualidade de Yemanjá Alaparogun? Interessante a muito pergunto e sinto que há pesoas que dizem conhecer para não admitir que não sabem. agradeço desde já …. tenha um ano de 2009 maravilhos em todos os aspectos. Bjs
colofé!
fui suspenso por obaluae e tenho vontade de ser confirmado,só que não sei fazer nada como dançar,cantar,falar as saudações.como posso receber uma ajuda obrigado!
olorum axé…
Cely eu nunca houvi falar desta “qualidade de Yá”, e como vc diz, muita gente balança a cabeça dizendo que conheçe só para não adimitir que desconheçe, e seria muito mais simples e honesto. Mas tenho uma teoria, que é de inteira responsabilidade minha. Hoje muitos zeladores estão fazendo cursos de Odus e Ifa como se fissezem uma pos graduação do jogo de búzius e com isso aprendem diversos novos nomes e locais onde havia culto a determinados Orixás ou nomes pelos quais eram conhecidos neste locais, de posse disso estes zeladores tem criado uma quantidade absurda de “novas qualidades”. Para mim é isso que está acontecendo. Não basta ter conhecimento do assunto, é preciso saber o que é e o que não é adequado em cada situação, e ficar por aí criando coisas é totalmente inadequado. Cely repito que é somente uma teoria minha, ok? E o que eu disse foi que eu não conheço. desculpe o desabafo. Tomege do Ogum
Carlos Bitencurt em muitas Casas o tempo de ser confirmado é dado pelo tempo que vc precisa para aprender o seu ofício. Em outras a pessoa é confirmada antes de saber o necessário, por isso o único local onde deve procurar informação é na sua Casa. Por ex. cada Casa de Axe tem um repertório exclusivo de cantigas, ainda que sejam as mesmas cantigas de todas as demais casas a ordem de serem cantadas pode variar, a forma como se faz uma saudação ou se toma a benção também é específica de cada Casa e o principal é que em muitas Casas o Ogã nunca entra na roda e em outras eles podem frequentar este espaço. Então o caminho é saber na sua Casa e só lá. Tomege do Ogum
Nelson, tenho procurado uma “reza” para exu, porem so acho “amarraçoes” na net… voce nao tem alguma para me indicar? estou precisando muito elevar meu pensamento mais esta dificil, nesta epoca de festas fico ainda mais deprimida.
Olá Roseli,
Hoje ainda vamos publicar aqui uma reza para Exu, tal como já fizemos para Nanã e para Ogum e iremos fazer para todos os orixás!
Axé!
Aboru Aboye,
Me esclareça uma duvida, quando eu rezo, rezo em Yoruba, os orixas so entendem em Yoruba ou eu posso rezar tambem em portugues ?
Isure é a mesma coisa que adura ?
Muito obrigado
Ase.
Olá Fábio,
Pode rezar tanto em Yoruba como em Português, os orixás vão entender qualquer idioma.
Isure eu não tenho a certeza que seja o mesmo que Adura, mas prometo averiguar.
Axé!
Manuela boa tarde,
gostaria de dizer que acho super interessante as informações que vc expões e forma com que faz isso.
Parabéns!
Gostaria de saber rezas de iemanja pode postar algum?Se tiver alguma em específico para iemanja oiwo agradeço.
Motumbá
boa noite meus irmãos do santo preciso muito da chuda de voceis tem como voceis traduzir para mim o seguite nome dado atraves de sonho pelo meu proprio exu .bara ogi fotonfum agoardo rrespostas e vez de já agradeço muito obrigado
Bom dia! Adorei a cantiga para Nanã c/tradução em português.
Gostaria de receber as cantigas de todos os orixás com tradução, pois sou iniciante e muitas coisas ainda não sei o sentido.
Olá, alguém poderia, enviar-me a tradução desta cantiga de oxum:
OSUN YA MI ô
OSUN SOLA NI FO MI
OSUN YA MI ô
OSUN SOLA NI FO MI
ELOUODÔ JA FUN LA YÓ
JAKUNAN YO QUERÊ
ELOUODÔ JA FUN LA YÓ
JAKUNAN YO QUERÊ
CANTAR NOVAMENTE TODO O REFRÃO E DEPOIS
OSUN YO SOGBô
YA MI ô
OSUN YO SOGBÔ
YA MI ô
OSUN YO SOGBÔ
YA MI Ô
Agradeço pela atenção,
Alessandra
ouça oque qwer dizwer alagsobo vi isso numa faixa de ekedi
dau,
É o posto da ekedi de Soboadã.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Alesandra,
Não sou um tradutor, apenas interpreto alguma coisa.
Oxun mãe das águas
Oxun está sobre mim
Oxun mãe das águas
Oxun está sobre mim
Senhora do rio de peixes felizes
Peixes graciados no caminho de felicidades
Oxun de Osogbô
Oxun mãe das águas
Oxun de Osogbô
Oxun mãe das águas
Essa cantiga no rítmo batá é própria da cidade de Osogbô entoado pelos cidadãos e o seu Rei. Oxun de Gbô! Éfigbò!
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Gostaria de aprender reza para invocar Exu na encruza
olá, meu nome é socorro e sou filha de yemonja, fui iniciada no camdomblé em 2006, por odé olufoni, pai marcos, como rombona da casa de meu pai ogum tojalona, e em 2009 recebi o cargo de ya kekere, pois apesar de só ter tres anos de iniciada, já assistia e participava de alguns rituais a mais de dez anos, em outra casa. Parabens pelo site, gosto muito de ler os comentários de outros irmãos de santo, pois sei que apesar de cutuarmos a mesma religião, sempre temos algo a aprender, sendo que muda um pouco os rituais de uma região para outra. Axé a todos e que neste novo ano, os orixas lhes cubram de bençãos
854.
nelson e toda a eqpe do candomble wordpress
meus queridos irmãos do ketu, adjeje e suas ramificações,
eu , leonardo de digina ofange, ( espada em ioruba) q pertence ao dialeto do ketu, sou tata kivanda, ou asogun
da nação angola , peço a todos vcs:DARI JIMI BABAS E IAS AGO !
nós da nação angola, ultilizamos sim o ioruba,
nos refirimos aos nossos inkisses como orixas, sim!
utilizamos diversas nomeclaturas, do ketu ,como omim, oin
inã ,falamos ogum sim , porém sabemos q é inkosse kurango
falamos oxum sim! porem sabemos q ela é a deusa dandalunda
o q quero passar irmãos , não é q nossa angola esta desorientada ,ou se acabando , só q a nossa nação
possui varios dialetos.
isso passa a dificultar nossa comunicação entre nós mesmos
855.
em Janeiro 16, 2010 às 10:10 pm leo asogun
caros irmãos, nas casas de angola existe varias formas de se pronunciar as palavras exemplo:
oq seria no kueto ile :
izó , abassa ,canzó ,canzua e até calunga pequena.
devido a esse fato primordial ,e a grande mistura nas
casas de candomblé( mesmo as tradicionais)a lingua
oficial do ketu, foi adotada por nossa nação, com a intenção
de facilitar ,o dialogo entre as pessoas de todas as nações,
mesmo porq, naum a hoje em dia muitas CASAS puras.
hoje se ve adjeje acentando vodun com ferro ,casas de opo ofonja e ketu, tocando umbanda para seus catiços, caboclos e pretos velhos e etc…
e digo mas …
na iniciação do keto, leva-se o iao para igreja, com a finalidade de assistir missa, e comungar da óstia sagrada e católica
mas uma vez ago e mojuba
856.
em Janeiro 16, 2010 às 10:25 pm leo asogun
quero resaltar , que minha intenção não é de contra dizer este site, mesmo porque, o mesmo me fez um melhor candomblecista.
sou fã do nelson e dos dmas, e esse pqno texto
é só uma forma de ressaltar, q isso é uma evolução em nossa religião, e q com certeza vem para o bem .
pessoas; o tempo não para ,eu com certeza sou grato a todos ,e agradeço pela oportunidade, de
aprender com vcs
pontos de vista se montram, podemos ou não compartilhar
axé leo asogun, concerteza admirarador deste trabalho
Olá, procurei no site mas não consegui encontrar Adurá de Logun Edé e de Ewá. Será que poderia me indicar onde estão, ou se não tiver postado, postar sobre os mesmos.
Desde já agradeço.
André, que eu saiba não temos mesmo esta informação. Infelizmente ficaremos te devendo, mas, obrigado pelo comentário e de certo se um dia conseguirmos este material ou mesmo se vc copnseguir e quizer partilhar, será um prazer. Tomeje
Obrigado pela resposta Nelson. Se encontrar será uma grande satisfação compartilhar com o site. Motumbá
Nelson,continuei pesquisando a respeitos dos adurás, e encontrei neste site: http://www.tecrm.com.br.
ÀDÚRÀ TI YÈWÁ
Pèlé ‘nbo Yèwá a níre o
Pèlé ‘nbo Yèwá a níre o
Òrìsà yin a ‘nbo Yèwá
Yèwá a níre o
Asè
Delicadamente cultuamos Yèwá por estarmos felizes
Delicadamente cultuamos Yèwá por estarmos felizes
Orixá estamos cultuando-vos Yèwá
Yèwá estamos felizes.
Axé
motumbá
André eu vou encaminhar para a Manuela e ver se ela pode incluir no post. Obrigado pela ajuda. Tomeje
olá eu gostaria que alguém me ajuda- se foi feita no santo em
julho de 2009 e estou com problema a minha oxum so encosta porque eu estou com a minha mente bloqueada o que eu posso fazer neste caso por favor alguém pode mim ajuda.
motumbá a todos, obridado pelas respostas sobre as perguntas anteriores, elas tem me servido de grande ajuda referente a minha feitura não que eu duvide dos conhecimentos do meu pai.é porque ele e muito rígido, e não conversa muito comigo, por isso que procurei vocês. eu ficarei muito agradecido se me dissesem se terecompenso é o mesmo logun-ede em angola e se gomgobila tambem é logun-edé em angola? por favor me digam o que significa: LONIFERÉ?desde já eu agradeço a toda equipe, que faz este blog.
luzeni,
fazer um jogo para identificar o problema, provavelmente fazer banhos, ebós e uma misericórdia para Oxun nas águas.
Axé,
eu tambem queria paasar algo que aconteceu na minha feitura ,dentre todo o tempo que estive recolhido meu pai todoas as vezes que ia comprar o bicho de quatro patas para o meu orixa ele so encontrava cabra preta, então ele voltava sem comprar,depois de um tempo ele ia denovo e acotecia a mesma coisae aa ele acabou coprando, depois de tudo pronto apareceu um babalorixa que tinha um bode e acabou doando para me então assim fui raspado no orixa logun-edé.quando eu chegei em casa passado uns 30 dias eu estava no quarto e ouvi uma voz dizer voçê é filho de oxum-abotô.entrei em desespero e contei ao meu babalorixa e ele me respondeu logun é filho de oxu não tem nada não. eu moro sóaquela voz murmura nos meus ouvidos até hoje depoi de 4 anos de raspado. me falem um pouco sobre este acontecido por favor ficarei muito agradecido.
Naldo vamos ser mais diretos então. Ninguém que é de fato do axé Bate Folha, que conviveu com o axé e que aprendeu no axé vai chamar os seus inkises pelos nomes dos orixás. Olha essa história. Durante a segunda guerra muitos povos vieram para o Brasil, principalmente no Sul do Brasil, tiveram aqui seus filhos e os educaram com seus idiomas pátrios, não perderam suas raízes, vc pode conmprovar isso em festas tradicionais Alemãs, Hungaras, e outras. Em São Paulo idem com os Italianos. Não se pode mudar uma raíz só porque o filho “entede melhor” o que é Ogum e não entenderia o que é Inkose, expliquei? Meu irmão pesquise esta raíz, verifique seé mesmo bate folha, pois muitos dizem que são de axés tradicionais e na verdade só estiveram lá para tomar um bori. Tomeje
nelson a minha raiz não é bate-folha é tumbajussara, onde foi que eu disse que sou bate-folha bem que queria ser talvez não tivesse tantas duvidas sobre a minha feitura, pois eu conhecí o meu pai em uma semana e resolvi fazer o santo com ele por ele ter 50 ano de raspado, mas isso não significa que ele sabe tudo. Depois que eu fui feito foi que eu vim conhecer em que nação ele era angola.antes eu frequentava uma casa de umbamda em santos. hoje moro na bahia, foi onde eu me envolvi no camdoblá.
nelson, voçê esta cofudido a minha situação com de outra pessoa, eu só quero tira algumas duvidas que me pertuba. motumbá.
quando pergunto o que significa:lonifere porque essa é minha digina, ou seja pelo qual me chamam na casa de meu pai. so quero saber o que significa?
naldo , é normal no axé tumba jussara, as pessoas tratarem seus n’kisses por orixas .
em algumas casas fazem terecopensu e dizem q é logun…
quanto a gongobila… algumas casas se referem a esse jovem caçador, filho de mutalambo com kimbissi por este termo.
se é gongobila ou terecopensu , não impota tanto , o importante é o fundamento e o contesto estarem corretos .
no caso de duvida irmão :
sugiro q vc corra uns 7 jogos , e tire conclusões.
só o jogo pode tirar e sanar todas as duvidas .
quanto a sua digina…
está parece mesclada, loní parece yoruba; se não me engano significa hoje. feré eu não sei, vamos aguardar o baba fernando , se for yoruba ele tira de letra.
não conhesso nada em bantur, ou kibundo assim axé
tata ofange
Naldo de fato eu errei em colocar o Bate Folha, vc não cita este nome, me perdoe, mas o restante do meu comentário continua válido tomando por base o que vc falou tb em Qualidades de Oxossi.
Sobre suas perguntas. Terekumpenso não é Logum, são equivalentes sim, mas não são a mesma emergia só com nomes diferentes. Gongobila não é Oxossi só com nomes diferentes. Há diferenças liturgicas em cada nação que devem ser seguidas e preservadas em separado. Sobre a digina eu não posso te dizer isso, seria um erro meu pois só seu pai sabe seu “enredo” e o seu orixa confiou a ele este segredo.
Quero aqui agradecer a nelson e leo asogun por terem respondido as minha perguntas, as suas respostas me serviram de grande ajuda. Epero a resposta do baba fernando referente a minha digina. Motumbá a todos.
Boa noite,
Alguém pode me falar sobre afesú, como perparar qual finalidade
Prezado irmão na minha casa de minha mãe de santo, eu sou pronta só com os amacis tenho mais de 40, um por ano, matei para a Exua e para o Bara pois estava sempre quebrando os pés. Minha Mãe é pronta na quimbanda e nação(não sei qual) minha oxum sempre encostou muito quando é feito as rezas de nação em ioruba, e só chega quando é muito necessário tipo criança doente ou pessoa adulta que muito precise, senão é só uma cigana que até agora mais de 5 anos não deu seu nome, só sei que usa blusa e saia vermelhas e tem os cabelos pretos abaixo dos ombros, segundo outra mãe de santo me disse que é a Soraya já joguei mas ela não revela. E de agora em diante como é feito meu aprontamento? eu sei que preciso, sinto isso, mas minha mãe de santo esta de luto, e eu moro muito longe para saber, preciso de ajuda, pois embora prefira seguir a Quimbanda a Nação de Oxum me chama. O que faço. Pode me ajudar?
oi…
Eu gostaria de saber se o orixa soboadã existe!!!
Bárbara,
Existe e não é Orixá, e sim um Vodun da nação Jeje.
Axé,
Naldo,
Loni fere em Yorubá quer dizer: O Senhor feliz, agradavelmente, alegremente. Orukó ligado a Ogun, Ogun Loni fèrè!, apenas um exemplo.
No bantu consulte o dicionário do Nei Lopes.
Axé,
Sandra,
Afesú ou afexú- Ritual secreto de consagração e de dar satisfação aos Imbosés quando de uma obrigação que envolva um grande Orô, antecedem as sarsanhas.
Axé,
boa tarde li suas respostas e gostaria de saber qual p significado do nome em yoruba Boco Afalomio sou iniciada na nacao Oyo do Rio Grande do sul,e qual seria seu Orin(reza)correspondente.se o senhor puder me ajudar ficarei muito grata.Axe.Meg
Errei no escrever o nome.Seria Boci Afalomio
esta muito dificil encontrar a roda de nana , vc s pode me orientar a onde encontrar ate mesmo mandar reza oficial de nana no kueto
grata
Nara,
essa é uma decisão sua, só você pode decidir seu futuro e onde se sinta mais feliz.
Axé,
eu fiz um bori em uma casa de santo e minha mãe me ensinou essa reza
natá eruia
natá eruia
eu vi a lua zebé
eu vi a lua no mar
na verdade eu tenho duvidas e ñ sei se vcs conhecem.
alguem poderia me dizer q nação é essa…
eu gostaria se possivel que alguem me informe a traducao dessa reza de yemanja. YEMANJA SELEO ODO.ODOCUMAILE ODOCUMAILO YEMANJA SELEO ODO.YEMANJA MARILE YEMANJA MARILO YEMANJA SELEO ODO. SE PUDEREM ME INFORMAR TAMBEM QUE NACAO PERTENCE. FICARIA MUITO GRATA .AXE.
Daniela quando falamos me bori falamos de candomblé e em candomblé nãos e usam pralavras em protuguez, as cantigas e rezas são em lingua tradicinal do segmento, seja bantu, yorubá ou outras. Veja em que segmento vc fez o bori. Tomeje
Meg não sei a tradução e nem se está correto, ms talvez no livro “cantando pra os orixas” de Altair B de Oliveira vc encontre alguma informação. O segmento pode ser Ketu, Efon, e outros que tratam de orixa. Tomeje
oi…….
sou eu novamente….
continuo a insistir sobre soboadã…
gostaria de saber se vc poderia me tirar esta dúvida….
soboadã existe?
me responda por favor…
preciso muito saber!!!
estarei aguardando a resposta, pois sei que pode me responder…
oi…
agora li a sua resposta…
obrigada…
mais gostaria de saber um pouco mais…
por exemplo se uma pessoa poderia ser feita de soboadã…
gostaria que pudesse me dizer um pouco mais sobre este Vodun…
e tbm gostaria de saber o que é um Vodun…
estarei aguardando resposta…
oi…
me conte um pouco sobre os orixas
Barbara eu não sei te dizer nada sobre soboadã, este assunto é Jeje e eu não domino o suficiente, procure o blog do Dote Jorge, “candomble religião do Brasil” e lá vc poderá ser mwelhor orientada. Mas está havendo alguma informação desencontrada pois Xangô é ketu e Soboadã é Jeje, e vc tinha comentado sobre Xangô boadã, foi quando eu falei em soboadã. É melhor vc ver onde e quem te falou sobre esse assunto, pois a informação que lhe foi passada está equivocada, ou é Xangô ou é Sobô, isso é muito importante pra vc. Saber em que casa vc está. Tomeje
Manuela o blog todo é dedicado a este assunto, vc pode clicar na fotos e ir pesquisando os textos que lhe chamarem atenção, não esqueça de ler tb os comentários do texto. Tomeje
oi…
sabe queria saber de soboadã
ñ para mim e sim por minha amiga…
pois ela quer raspar e falarão que ela é de Sángò Soboadã…
ela quiz se aprofundar…
foi onde entrei neste site para saber…
pois ela queria saber um pouco mais sobre o assunto pois nunca havia escutado este “nome”…
obrigada…
oi…
gostaria que pudesse me informar de onde vcs são…
Barbara por favor, leia o meu comentário anterior e procure o site que eu indiquei, obrigado. Tomeje
Manuela, a Manuela é de ketu e mora me Portugal, eu e o Ferndnao somos de ketu e moramos no RJ, a Carol é de angola e mora em Salvador e a Daya é de nago egbá e mora em Recife. Tomeje
kolofé
em que momento,e aonde se faz as rezas? e pra que servem? desculpe-me a ignorania, mas preciso muito aprender.
axé
Sonia,
Rezamos em város rituais, e o mais comum é quando arriamos uma comida seca aos pés de um Orixá. A Reza é para comungarmos concentrados e focados no Orixá.
Elevamos uma profunda emanação de fé e compromisso litúrgico.
Axé,
Sou leigo nos assuntos tratados neste site, porém de uns tempos para cá tenho sido tomado por grande interesse nos referidos assuntos. Como posso deixar de ser “um cego” e buscar conhecimento? onde procurar?
Grato pela atenção.
Parabéns a todos os participantes.
José esta sua busca só será saciada numa boa casa de axé. Temos livros, textos, sites e blogs que pdoem te dar uma ajuda teórica,mas a prática meu irmão só na comunidade religiosa. Por isso eu recomendo que vc leia muito sim, temos vários textos que podem te ajduar, clicando nas fotos vc pode ter acesso a textos maravilhosos, mas depois o caminho é procurar uma boa de axé,onde vc se sinta feliz e seguro e ir frequentando aos poucos,observando e aprendendo, sem pressa. vá devagar neste caminho religioso, boa sorte e boa leitura, estaremos aqui pra te ajduar no que for possível. Tomeje
Oooi, eu estou fazendo um trabalho sobre o candomblé
e eu queria saber uma das rezas que eles fazem antes de começar.
olá so quero deixar um grande abraço a todos …. motumbá dofono Ty Yemonjà
Carlos ficamos felizes com seu carinho e que yemonjá lhe dê bons caminhos sempre meu irmão, obrigado. Tomeje
Ola queria Saber se Voces Ja fizerão a TraduzãoDa Reza do oríxa odé
Pois sou Filha desse Grande Pai e Da minha Grande mãe Otim!
Bejúùs a Todos Aninha ‘
Ana no post da capa do blog tem um texto novo, neste texto tem um link do programa Ori, no site do Ori tem as traduções de rezas, se não tiver o que vc quer, vc pode solicitar aos produtores do programa a tradução. Tomeje
oi,tudo bem eu estou percisando muito de saber um ritual de misericordia e uma reza em yoruba para oxum para acalmar o meu ori com traduçao por favor faz isso por mim estou precisando.muito obg.
mayane,
Mãe Oxun lhe atenderá pela sinceridade de suas palavras que venham do fundo do seu coração como toda verdade exata aos extremos, Oxun lhe atenderá por ser intercessora junto a Pai Oxalá e toda sua misericórdia, Mãe Oxun lhe atenderá no seu merecimento principalmente e pelo julgamento de Olorun. Mãe oxun a atenderá fundamentalmente no poder da sua fé!
Esse é o mistério e o ritual mais adequado e só depende de você.
Boa sorte,
Axé,
Bom dia!
Irei fazer meu bori e gostaria de saber se vocês poderia me enviar a oração de oxalá escrita em yorubá e também traduzida em português.
Beijo!
Sucesso!
Adoro o site de vocês!
Parabéns!
Simone
Simone,
Babá e paó
Eku ewure, Eku ewure ô
Ara mi fun a dié
Babá e paó
Orô e awá axé ke
Awá axé ke Babá mi ô
Ebomi, awá orô e ô,
Ara mi fun adié
Babá e paó.
Axé,
Nelson Souza, queria que o senhor me desse algo para proteção, para proteger minha casa irmã meu filho e minha mãe, algo forte, tenho muito problema espiritual, queria algo que me da-se mais força pra vencer o mal que me atormenta.
O que o Senhor pude fazer por nos eu te agradeço.
Deus te ilumine.
Gaiakú Charles,
Isso é uma novidade para mim, sempre soube que Gaiajú são as mulheres. Pergunto: Doté não é tão somente os homens de Obaluaiye? e Doné as mulheres? Há um segmento Jeje que afirma que sim.
Axé,
Juliana eu não tenho como te ajudar neste assunto. Não existe receitas de bolo no candomblé, o que pode ser bom para uma pessoa,pode ser muito ruim para outra. O caminho é vc procurar um jogo de sua confiança ou uma consulta tb com alguém de seu confiança para verificar a necessidade de cada pessoa envolvida no caso. Sinto muitíssimo, mas seria desosnesto de minha parte te indicar alguma coisa, além disso estaríamos indo contra o que sempre falamos aqui sobre o que é correto na religião. Tomeje
OLÁ IRMÃOS DE STO, GOSTARIA DE SABER REZA DE OSUN PARA QDO ARRIAR UMA COMIDA A OSUN, PARA PEDIR ALGO A ELA, OUTRA COISA OSUN SÓ COME OMOLUCUM, NÃO TEM OUTROS PRATOS, OBRIGADA.
Elizza,
Recite esse orikí de minha mãe Ipondá, Yéyé Oxun.
” Minha mãe bom dia, mãe Iponda que estás no escuro, teus cílios luzes para mim. Água que vai para o mar, mãe Ipondá, bom dia. Ah! cheia de graça, mãe suave, ave leve. Eu, seu filho, mãe Ipondá que tudo vê, ave leve, eleva-me”
Recite 5 vezes e faça seus pedidos, mas, com cuidado e retidão, lembre-se que essa iyabá não ouve bobagens, prefere ir limpar seus braceletes de bronse (metáfora)
Oxun gosta além do Omolocun (que é uma comida destinada a outros fundamentos), gosta de Ádos, ejá, xinxin, ekó, vatapá, ebô, etc.
Axé.
EU ME CHAMO ANDERSON DE YEMONJÁ OGUNTÉ
SOU DE RECIFE
OI BOA NOITE EU SOU INICIADO EM KETU E QUANDO EU TOMEI MINHA OBRIGAÇÃO DE ODU IJE EU TIVE UM IBÁ ORI VC ME PODERIA ME IMFORMAR O QUE LEVA DENTRO POIS EU ACHO QUE ONDE EU FUI INICIADO ME FIZERAM UMA MARMOTA EM CIMA DE MIM POR FAVOR ME TIREM ESSAS DUVIDAS MOTUMBÁ
Anderson,
Quando você deu obrigação de 7 anos assentou Igbá orí porque você não tinha assentado?
Axé.
Anderson,
Se durante o bori antes da sua iniciação não teve igba ori, você tem que considerar também que não são todas as casas ketu que levantam o igbá ori como um assentamento de representação.
Observe bem pra não julgar uma casa errôneamente.
Axé!
preciso de uma luz e de uma resposta q ja procurei e ainda não achei, fui feitacom o orixá yemanja do balé e nunca achei nada desse orixa ela existe? E já conversei com algumas pessoas e elas não conhecem e nunca ouviram falar e na casa onde fui feita nunca me falaram nada sobre ela.
Ana quem precisa de luz é a pessoa que lhe iniciou e falou esta aberração. Vc não achou e nem vai achar.
Acho que vc vai andar em marcha a ré frequentando esta casa.
A vida é sua, não entregue na mão de despreparados e vaidosos.
Ire o.
Da Ilha, o q fazer agora, não frequento mais essa casa ja tem um bom tempo, aconteceram algumas coisas q tomei raiva de la e sai, fiquei sabendo q a mãe pqn despachou o assentamento do exu, e ficou la o assentamento da yemanja,oxossi,quartinhas e um assentamento da minha preta velha q ela mesmo q fez.
Ana leite, se tudo ocorreu da forma que vc relatou, vc acha que Yemonjá e Osòósi estam plantados nestes Igbás?
Se vc se contentar em perder o material tudo bem, se não quizer perder, vá até lá e pegue suas coisas e procure alguém para orientá-la e ver o que tem de representatividade neles.
Não se prenda em algo que não vai somar, procure bons caminhos e pessoas serias.
Ire o.
Thiago, segue o Orin (cantiga), em homenagem a Obàtálá (Òsàálá).
Oní sé àúwre a n’lá jé,Oní sé àúwre a n’lá jé
Oní sé àúwre ó bérì ómón, Oní sé àúwre a n’lá jé
Bàbá Oní sé àúwre ó bérì ómón.
Senhor que faz com que tenhamos boa sorte e com que
Sejamos grandes, Senhor que faz com que tenhamos boa sorte
e com que sejamos grandes. Senhor que nos dá o encatamento da boa sorte,
Comprimenta os filhos, Senhor que nos dá boa sorte e nos torna grandes.
Pai e Senhor, que nos dá boa sorte comprimenta seus filhos.
Transcrito do Livro cantando para os Orixas, de Altair de Ògúm.
Tente comprar este livro, existem varios sebos na net que oferecem para venda.
Ire o.
Da Ilha, já conversei com uma pessoa e ele jogou os buzios pra mim e me disse que minha mãe é oya bale, quer dizer uma amiga conheçeu ele primeiro e falou de mim e ele disse que tinha alguma coisa errada, foi então q ela me ligou e me falou, foi qnd eu conversei com ele, ele me disse q eu tenho q fazer um bori, pra colocar as coisa no lugar certo.E desde já lhe agradeço por suas explicações. Motumba
Muito obrigado Babá Da Ilha.
Já gostava desse Orin, depois de saber seu significado gostei mais ainda.
irei procurar esse livro para comprar.
Muito obrigado,
olá hoje visitei o seu blog pela 1 vez e achei muito legal parabens!
poistei este comentario porq gostaria de receber um conselho.
bom a poucos dias fui a uma consulta porq a uns 13 anos sinto umas coisas q até hoje na médicina ñ tive respostas e ao chegar me disseram q eu tenho q cuidar do meu orixa porq me falaram q eu sou uma (abicun) ñ sei se a palavra esta certa. aconteceu umas paradas sinistras lá.mas o ponto e q me disseram q eu ñ tenho escolha se eu quiser ficar boa de tudo o q eu sinto. e agora o q eu fasso???
Nina, estaremos falando sobre suposições se não tiver mas mais informações sobre o seu caso, qualquer comentário seria inconsequente.
Te aconselho um novo jogo, para verificar estas informações.
Ire o.
Oi queira lhes fazer uma pergunta ! Tenho que tomar obrig. de 3 anos na umbanda sendo que sou de logun mas tive que faazer oxum na umbanda pois la nao tem logun … mas quero levar logun a frente… Tenho medo de fazerem algo de errado em meu Ori =/ ME AJUDEM um amigo meu me disse que se o zelador tiver folha ele pode fazer GOMGOBILA que é logun na umbanda :S Mas nao entendo muito isso =/ HELP ME please 😦
Lohan, este rapaz não é seu amigo, amigo não manda vc se jogar no abismo.
Meu jovem, Umbanda não tem e nunca teve obrigação de 3 anos, alguém está inventando fundamento e lhe enganando. Quem lhe disse que vc é de Logun? Não é um òrìsá fácil de ser visto, e não existe nem na Umabanda e nem em Angola, Angola não tem correlato para Logun Edé, Angola tem seus Nkise. Vc está sendo enganado na sua inocencia. Umbanda não é isto, nunca foi e nunca será. A verdadeira Umbanda não faz òrìsá na cabeça de ninguém. Já que vc não entende, pare com tudo. Continue cultuando seus caboclos, preto-velho e beijadas. Não se mexe em time que está ganhando. Não faça culto que vc não conheçe.
Cuide melhor de sua vida espiritual.
Ire o.
boa noite meus queridos, eu gostaria de tirar uma duvida com vcs. como e cantado o parabes em nossa ceita sou uma ekede comfirmada a 7anos mais tenho esta duvida, vcs podem me ajudar? ou melhor me ensinar des de ja agradeco
tayane,
“Ofé irê, ofé irê!
Olo’xé Olo’ré
Ofé irê”
Axé.
ola queria saber q poso fazer pra me energizar e abrir meus caminhos, to me sentindo assim e nao tenho nem um lugar aqui pra me guiar estou morando na Argentina sou nacida o dia 24 de decembro de 1980 estarei muito grata de recever ajuda!
gisela,
Nada melhor que Pai Ogun para pedirmos com fé para que abra nossos caminhos. Passar receita sem fazer um jogo não é muito confiável, o que pode ser bom para uns pode não ser bom para outros.
Axé.
muito obrigada Pai Fernando D Osogiyan!! queria algumas palabras pra me protejer rezando,receita nao por q nao tenha a sabeduria do senhor nem muito menos!!,estaria muito grata de o senhor me ensinar algumas palabras pra proteccao pra boas energias!!muito obrigada e muito axe!!
gisela,
Eu agradeço a Olodunmare (Deus) todas as manhãs com esse àdúrà,você pode adptá-lo aos seus sentimentos, a fé é a minha proteção.
Àdúrà ao Eledá
“Àdúrà a Deus”
Àwa Nà Wúre Eléda Wa
Nós temos boa sorte repartida pelo Senhor da Criação.
Mo Adúpe Wúre Ati Odúnmódún
Eu agradeço pedindo a benção a muitos anos.
Mo Adúpé Wúre Ati Èsú Mòsu
Eu agradeço pedindo a benção a essência do meu Criador.
Mo Adúpé Wúre Iba Gbogbo
Eu agradeço pedindo a benção E saudando a todos.
Àwa Nà Wùre Eléda Wa.
Nós temos boa sorte repartida pelo senhor da Criação.
Autoria desconhecida.
Nelson Souza venho humildemente solicitar vossa ajuda para que me informe se tem algum conhecimento de curso da linguá yoruba aqui no Rio de Janeiro onde possa aprender a mesma?
Por favor me envie resposta para email se puder.
Grato desde já
Atenciosamente Souza
Souza,
O prefessor José Benistes ministra cursos de língua Yorubá no “ICAPRA”, procure através do Google.
Axé.
fernando de asogiyan manda pra mim rezas e tradução de todos orixas
estou precisando muito
Felipe vamos ficar lhe devendo, já postamos vários orikis que podem e devem ser rezados, toda vez que vc estiver de frente ao ìgbá correpondente.
Ire o.
ola sou o bruno,nao sou eniciado mais ja tomei bori e sou de oxaguian com oxosse,eu gostaria de saber o ádùra dos dois c for possivel aguem me passar fikarei muito grato.ja agradesso a todos …. mojuba…
Bruno, mo jùbá se, independente de outras religiões onde rezar está ao alcanse das mãos de qualquer um, em nosso culto a reza/oração está ligada a invocação de enegias. Não sabemos o que vc irá invocar e com que potencia isto será respondido. Portanto, quando vc se inicar e tiver pronto para aguentar ‘o tranco’ reze, reze muito e aproveite a enegia do òrìsá.
Ire o.
sou iniciada ha 2 anos e nao sei a reza de fundamento de ogum,alias nemhuma.sera q podem me ajudar?grata
daniela,
Aprendi ouvindo e repetindo várias vezes, as rezas se diferenciam de uma casa para outra em pequenos detalhes, por isso, vai ouvindo, anotando e decorando.
Axé.
Bom dia meus senhores! Vocês conhecem uma reza de Yemanjá que é mais ou menos assim “Eribodoya adiê o iyabá (bis), oyá, odé, ogun , ajunsun, awa abo eru jailê, awá abô…”, desculpa pela escrita.
Boa noite queridos!
Eu já aprendi muitas rezas em yorubá de vários Orixás, exceto de Exú, Logun Edé, Obá, Ewá , Iroco e Tempo; teria como vocês postarem rezas desses Orixás para mim,
desde já grata,
Taís.
Tais as rezas são descendencia de seu àse. As rezas que você aprender serão e deverão ser usadas, porém, as rezas de sua casa tem um poder diferenciado.
Peça a um mais velho que lhe ensine as rezas, seu sacerdote ficará orgulhoso em saber que vc está se esforçando para aprender e entender o poder de uma adurá (reza).
Ire o.
Bom dia! Kolofé! Gostaria de saber a letra e a tradução da reza quando se canta para cortar um bolo em festividades no terreiro. Será que falei certo?
Boa noite! Gostaria de saber qual a diferença (se há) de uma reza, Àdúrà, para um cântico, Orin. Achava que os cânticos entoados nas festas de Candomblé, fossem também rezas. Obrigado desde já!
João,
Podemos dar as rezas o formato de um cântigo, aliás, existem muitas rezas cantadas.
Axé.
Fernando,
Obrigado! Nas festas de Candomblé, os cânticos que são entoados, na realidade são rezas também, certo?
Àṣẹ!
João,
Não necessáriamente, temos rezas cantadas e cantigas de roda de candomblé.
Axé.
ALGÚEM PODERIA ME ENVIAR A ORAÇÃO KEBUKI POR FAVOR
Danyllo não conheço esta oração.
Ire o.
vc tem um axe bom eu gostei de seu axe cantinua assim pq eu gostei
Meu prezado amigo eu gostaria muito que vc na sua bondade e conhecedor dos axés mim tirasse uma grande duvida, pq nas minhas andacás por algumas casas de axé, sempre deparo com coisas que mim deixa, com mais duvidas ainda, veja sabemos-nos que exu é um ser insaciável, então ta ai o problema, vejo muitas pessoas do santos, agirem da seguinte maneira,quando vai fazer uma oferenda, um trabalho, seja ela p qualquer finalidade, na hora de fazer o corte ai invoca ima infinidade de entidade, ai eu pergunto porque se o trabalho ta sendo entregue a quele determinado ser ele que vai trabalhar, e vai dividi aquilo que ele ganhou com todos os outros? Bem assim quando vai se corta pra um exu de determinada pessoa não deveria so oferecer so ao dono do mutue?e pôquer fala que ta cortando pra fulano cicrano e beltrano, eu não sei se isso é certo mim tire estas duvida por favor se vc pode
Marcos aas suas duvidas são minhas também.
Eu não entendo por que esta diversificação de oferecimentos.
Se o ebó é feito para Èsù, fazemos o ebó Èsù e ponto final.
EU não vou conseguir tirar sua duvida, pois, ele passou a ser minha também.
Ire o.
Gostei muito das public. e gostaria d aprender mas sobre os orixas pois sei muito pouco sobre estas divindades !!!!
Ola sou iniciado no ketu filho de oxossi ebualamo
Gostaria de saber porque este orixa se torna complicado ???
axe !!
Olá Framklin Tavares!
Torna-se complicado como? É um Orixá lindo e exigente, mas, pensando bem, todos são! 🙂
Axé!
gostei do site PARABENS ao criador desse belo site divulgando nossa religião
Miguele a equipe agradece o carinho.
Ire
Tenho quase odu ige mas nao sei muita coisa poderiam postar o oriki do ofe ire.Obrigado
rgmsuptec se vc sabe pouco é por que vc está buscando pouco.
Busque mais, pergunte mais, participe mais.
O conhecimento vem para aqueles que lutam por ele.
Ire
Mojuba adorei seus post aqui gostaria que fosse postado oriki de esu laalu com tradução
mojuba querido fiquei muito feliz vendo sua vontade e presteza venho pedir-lhe outra orientação se fosse possivel me enviar a s ervas para fazer o sabão da costa para dar ose no igbas.obrigado desde ja
AORO SEUS POSTS PODERIA TRADUZIR ISSI PRA MIM?
O ZAMBI EU(FALAR SEU NOME)FILHO DE (FALAR O NOME DO TEU ORIXÁ )DE QUIBUQUE,
SAMBA DE RUN,CANZO ZANZI ANGOLA,ZANZI ANGOLA.
ROXIBAMBI,NÃO GANZO NÃO BUROGANZO DE MATALABO DE ZAZIRA DE TATA MUCAMBO DE BELA COROCOCI,
EU ME CONTENTAREI NA ZAMBA DE IMBANDA,DE MUKUIU NO ZAMBI,QUE ROXIFA ROXIBAMBI,
MUKUIU MUKUIU.
Sonia clik na foto do nosso moderador de Angola Euandilu, qualquer texto, e cole esse texto, ele irá receber e lhe enviará a respostas.
Pois, somente ele responde sobre os assuntos de Angola, ok.
Ire
Boa tarde!!! Alguém sabe a reza de oxalá em keto que começa mais ou menos assim: emanciooo e omo orixa umbela… acho linda e gostaria de apreender… a letra toda… por favor se alguém souber agradeço…. e-mail claudeteportugal3508@gmail.com Olorun Modupe
Bom dia. Tenho procurado pela internet uma adurá para a hora que acendemos uma vela (luz) no fim da tarde (anoitecer). Pode ser Ketu ou Gêge. Agradeço se tiver a tradução.
Silvana eu não conheço e nunca fiz essa reza.
Eu acho que Angola tem essa reza.
Ire
Grata.
Olha, pedindo desculpas pela insistência, nós rezamos TANA SIRE TANA TANA ILE IRE NI OTA ORISA TANA SIRE TANA TANA ILE IRE NI OTA O.
Como é ensinamento oral passado pela nossa raiz, eu tento descobrir a grafia e a tradução. Como em algumas de nossas rezas tem palavras no Angola e no Jeje, fica muito difícil conseguir um referência sem “quebrar” a tradicão já que esta ão é a intenção.
Gostaria de saber sobre estas rezas de Ilé Iku