Osolufon, Orixá Olúfon, velho e sábio, cujo templo é em Ifón, pouco distante de Oxogbô. Seu culto permanece ainda relativamente bem preservado nessa cidade tranquila, Um núcleo de sacerdotes, os Ìwèfà méfà (Aájè, A´swa, Olúwin, Gbògbó, Aláta, e Ajíbódù) ligados ao culto de Orixá Olúfón e uns vinte olóyè, os dignitários portadores de títulos, que fazem parte da corte do rei local, Obà Olúfón. Conhecemos alguns Orixás funfun que segundo Verger seriam 154, dos quais citamos alguns:
Babá Ifurú; Babá Okim; Babá Akanjáprikú; Babá R’Oko; Babá Efejó; Babá Ajalá; Babá Ajagemo; Babá Olokun.
Osogiyan ou Oxaguian (Orixá Ogiyan): Orixá jovem e guerreiro, cujo templo principal se encontra em Ejigbô. Ganhou o título de Eleejigbô Rei de Ejigbô, Babá Ejigbô, uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe valeu o apelido de Oisa-Je-Iyán ou Orisájiyan, Oxaguian no Brasil. Conhecemos alguns Orixás guerreiros funfun Elemoxós, são eles: Babá Ajagúna; Babá Lejubé; Babá Apejá; Babá Epê; Babá Akíre; Babá Dankó; Babá Dugbé;Babá Olójo
Encontraremos diversos nomes, títulos, qualidades diversas de Oxalá: Bábá Aláse, Arowú, Oníkì, Onírinjá, Jayé, Ròwu, Olóba, Olúofin, Oko, Éguin, Obanijitá, Oluorogbô, Ibô, etc.
Willian Bascom observa que o ritual da adoração de todos esses Orixás funfun é tão semelhante que, e, alguns casos, é difícil saber se, se trata de divindades distintas ou simplesmente de nomes e manifestações diferentes de Orisanlá.
Oxalá compõe com qualquer outro Orixá, por ser universal e singular, apazigua energias trazendo tranquilidade a qualquer um em qualquer situação, na vida e na morte.
REvisão: Fernando D’Osogiyan
Boa Tarde,
Segue abaixo copia do meu post anterior…
Aguardo resposta…
Boa Noite,
Estou enviando esta mensagens por estar com sérios problemas no terreiro onde sou feita.
Sou filha de Oxumare e Oxala, nos ultimos tempos tenho sofrido muitas decepções com a minha mãe de santo, que tem feito quizilas envolvendo toda a minha familia….e esta decepção com o ser humano tem sido avassaladora, me desmotivando a frequentar o terreiro…
Tenho apenas a obrigação do Irile, porem meu cunhado ja deu a obrigadação de quatro pé a tres anos, minha irmã e minha mãe tbm frequentam e assim como eu tem apenas o Irile…A 6 anos frequento a religião, acredito piamente nos Orixas e em Deus e essa fé é o que me mantem de pé…
Minha maior duvida é como agir caso queira me desligar deste terreiro, o que a minha mãe de santo pode ou não fazer (me prejudicar coisa assim) como devo agir em relação aos meus pertences (ja que tenho a certeza de que ela não me deixara leva-los)…
Eu tenho estas duvidas porque nesses anos muita coisa foi dita, hoje pode isso, amanhã não pode…Então entrei no site e acredito que você possa realmente me ajudar…
Não quero me afastar das minhas entidades porem a convivencia com o ser humano (desiquilibrado e instavel) é horrivel…
Quando meu filho nasceu o cordão umbilical dele foi colocado nos pertences do Omulu (engravidei após uma benção que recebi em uma festa de Omulu) da minha mãe de santo, seria errado pedir de volta??? Preciso me preocupar com isso???
Aguardo o mais breve possivel uma resposta pra todas estas minhas duvidas.
Que Oxala os abençoe…
Axé…
Prezada Ana Maria,
Aceitei fazer parte do seleto grupo de escritores deste espaço por acreditar que é possível desmistificar nossa religião, o candomblé.
Li atentamente o seu comentário, e me sinto a vontade para fazer algumas considerações personalíssimas acerca do dilema enfrentado por você.
O que posso dizer é que os Orixás sempre querem o progresso do filho, independente do local onde são cultuados. A vida é uma só e deve ser vivida com intensidade e responsabilidade.
Acredito que uma conversa franca, olhos nos olhos, seja a melhor solução para qualquer contenda. Procure expor à sua zeladora, com todo respseito que você deve a ela, as razões da sua insatisfação, encontrando um consenso.
Não tema ser prejudicada e jamais sinta-se ameaça por qualquer pessoa ligada ao culto, de um modo geral.
A intimidação é meio ardiloso utilizado por quem desconhece as origens da rica Religião dos Orixás.
A sua fé é seu esteio, como você mesma disse. Apegue-se nela e busque a sua felicidade. O seu lugar estará sempre te esperando. Ninguém deve permanecer infeliz em qualquer ramo de atuação social, tão pouco se sentindo refém de qualquer situação.
Siga o seu caminho com dignidade e fé.
Axé!
Artur.
Artur,
Fiquei muito satisfeita com a sua resposta…
Porem creio estar lidando com uma pessoa um tanto quanto “desiquilibrada” emocionalmente…Onde tudo que é dito é distorcido…
As vezes sinto que o melhor é me afastar sem dizer nada…Porem me preocupo com os meus Orixás…Sei que se pedir pra leva-los receberei um Não…Ja vi o despacho dos pertences de um irmão (vivo que ela “brigou”) serem despachados rodando o Axexe…
Creio que isso não seja capaz de interferir na vida deste irmão e sim na de minha Zeladora que fez este mal tão grande…Acredito na leio da reciprocidade, voce recebe exatamente aquilo que deseja ao proximo…
Quando entrei no terreiro tudo era diferente…E sigo as leis que aprendi logo no inicio e o que busco em livros e em alguns sites (como este que confio)…
As vezes penso em ir ao Roncó e conversar com os Orixas e explicar o motivo do meu afastamento e no la no fundo sinto que eles entenderão e aceitarão…
Gostaria muito de ajudar a minha zeladora ( filha de Iançã com Omulu e Ajunto Ogum)… A conheço desde que eu era criança e por isso entrei no terreiro, afinal etsava completamente perdida, com a minha pomba gira tomando as redeas da minha vida…Trago o dom de berço, desde pequena vejo, ouço, converso com os espiritos…E isso nunca me assustou…
Quando cheguei ao terreiro tudo me era ensinado, o que cabia a uma Iniciada (apenas com Irile) saber é claro…Porem fui observando e crescendo, aprendendo rezas, comidas e tudo mais como meus irmãos mais velhos (com obrigação maior)…
Porem ja me deparei com situações de negação ao aprendizado, vinda por parte da Zeladora…e isso me deixa desocntente…Ela ja me permitiu inclusive servir uma comida onde eu tinha errado um ingrediente (eu não sbaia que estava errado) sabendo que estava errado, o que me impressiona é que sei que eu não “errei” e sim ela ao me permitir, ao não me corrigir…
Eu amo a nossa religião, amo quando estou no Xire, me sinto leve renovada…Amo estar na cozinha um dia inteiro, deixar a minha casa pra cuidar dos meus Orixas…Mas não me sinto bem ao lado da minha Zeladora, a quem confidenciei segredos, medos, aflições, alegrias e quem hoje me “assusta”…
MAs uma vez Obrigada…
Aguardo resposta…
Axé…
Ana Maria
Prezada Ana Maria,
Vejo que sua principal preocupação são os Orixás, e é assim que realmente deve ser. E Eles certamente sabem de tudo o que se passa. Espere e confie.
Quanto a revelar segredos já é uma outra história… Tem zelador que se recusa a ensinar por não saber, pura e simplesmente.
Por outro lado, como você mesmo disse, tudo tem seu tempo, e o aprendizado no Candomblé é muito longo…mesmo assim não há verdade absoluta, tão pouco alguém que tudo saiba.
A vida é um eterno aprendizado, não e mesmo?
Um abraço,
Artur.
Mutumbá!
Depois de mto procurar por esclarecimentos em relação aos direitos e deveres de um babalorixá ou Ialorixá, a qual vejo vcs chamarem de zeladores(não sei se entendi direito!), graças aos pedidos que tenho feito aos Orixás, encontrei neste site respostas para muitas dúvidas que tenho tido. O Candomblé me fascina, qto mais leio sobre a religião, qdo tive oportunidade de assistir a um programa na tv de nome “Mutumbá!”, com as entrevistas dadas por pessoas simples, de pouco estudo, mais com uma sabedoria fabulosa… Enfim, o que quero lhes dizer é que:tbm encontrei em vcs mta seriedade, com humildade, tentando levar aos que (como eu) estão como que perdidos na mão de pessoas que(acredito que por fanatismo) fazem da beleza do Candomblé uma verdadeira loucura.
Nos meus 56 anos de idade vinha buscando resposta para coisas que sentia, sou de família católica, estudei em colégio de freiras, busquei respostas no Kardecismo, frequentei a casa de uma senhora que incorporava um Preto Velho(este foi meu alento por mtos anos), até que encontrei uma pesooa conhecida que me apresentou o Candomblé. Comecei a frequentar e me encantei. Minha filha precisava de ajuda e lá encontramos. Foi feito de imediato um Borí, continuei frequentando acompanhando minha filha nos xires, até que tive que fazer uma “troca de vida”; tbm fiz o Borí. Depois disso, veio meu genro, a outra filha…
Hj as coisas mudaram tanto, não sei explicar como aconteceu!
Mtas pessoas sairam depois que entrei, sempre com situações confusas, brigas, fofocas,xingamentos… Muito feio!
Desde então o encantamento com o ser humano, com o sítio, foi apagando… A minha Mãe Oya, passou a ser uma incógnita. Me preocupo onde vamos chegar, não tenho mais vontade de frequentar o terreiro. Resumindo a minha história: de tudo o que já vi acontecer, decidi por sair da casa. Mais como fazer com os meus Orixás? Como vou cuidar deles? Não estou abandonando o Candomblé! Simplesmente não tenho mais como frequentar um local no qual não concordo com o que é feito. Por favor, me respondam: Pq as pessoas se acham no direito de apavorar outras pessoas com ameaças de que vai td dar errado na vida, que vai ficar doente…
Estamos perto doa dia consagrado a Iansã, se não pudermos estar na casa para preparar as oferendas e a festa;e isto torna-se impossível por ser um dia útil e termos nosso trabalho nessa terra, nem sempre conseguimos folga com os patrões, sofreremos penas? Isso nos é dito constantemente por nossa Mãe de Santo.
Espero ter me feito entender!!! Na verdade eu to precisando mto de respostas verdadeiras, to cansada de tanta mentira, de tanta ursada. Tenho certeza da minha Fé, a energia dos Orixás é maravilhosa, não combina em nada com a maldade do ser humano!
Muito axé pra vcs!
Obrigada por terem me permitido desabafar!
Olá Vera,
Fico sempre muito triste quando ouço ou leio relatos como o seu, de desencantamento com as casas que frequentam devido a situações de má conduta dos zeladores ou frequentadores das mesmas. Essa questão de ameaçar as pessoas com doenças e todo o tipo de castigos que os Orixás lhe infligirão é das piores atitudes que se pode ter e só serve para criar dúvida, desconfiança e desentendimento.
Sua mãe Oyá não pode ter se tornado num mistério, pois ela continua a ser a mesma, foi apenas a sua percepção das coisas que mudou, com base em todo esse ambiente tumultuado que descreveu.
Não perca de jeito nenhum a sua fé na sua mãe Oyá e nos restantes orixás.
Se essa casa não funciona de forma correcta, e se não é possível o diálogo ou o entendimento com o zelador ou zeladora, então você deve procurar outra casa. Se você foi iniciada deverá falar tudo isso muito bem com o zelador ou zeladora da casa onde está, assim como com o zelador ou zelador da casa que você eventualmente venha a escolher para continuar o seu culto, pois nesse caso alguns preceitos deverão ser observados para essa transição e deverá procurar fazer isto também sem entrar em brigas feias.
Caso não tenha assentamentos, então, do ponto de vista prático, tudo será mais fácil, embora haja sempre o lado emocional que está machucado.
Quanto ao facto de não poder estar presente nessa cerimónia de Yansã, , tenha a certeza de que o Orixá sabe perfeitamente ao que se deve a sua impossibilidade de estar presente e não irá trazer castigos de espécie alguma, o que não impede você de lhe fazer algum agrado no primeiro momento oportuno que tenha para o fazer, em sinal de respeito, esse tipo de gesto de humildade e reconhecimento é sempre apreciado.
Espero ter lhe ajudado, e volte sempre!
Que os orixás lhe dêm força e abram seus caminhos!
Axé!
Bom dia Manuela!
Foi com muita alegria que recebi sua resposta em atenção as minhas aflições!
Creio não ter deixado claro qdo falo em minha mãe Oyá.
É assim que tratamos nossa mãe de Santo, sou filha de Oxum e Oxalá. Qdo foi feito meu Bori, me foi explicado que era necessário como troca de vida, Tenho no roncó para zelar uma quartinha e meu Ibá onde guarda os pertences colocados em minha coroa na feitura do Bori(espero estar me fazendo entender!); tbm tenho servido minha pombagira que foi assentada e os pertences estão na cangira(temos que servir todas as 2ªs feiras). Como já falei, somos poucos na casa: – Mãe Pequena, Ekedi, Axogun, 1 irmão com obrigação de 4 pés (Ogun) meio 4 pés (Yemanjá), com Bori eu e mais 3. Sendo que a Mãe pequena tem meio 4 pés e Ekedi e Axogun só Bori(que lendo nas respostas de vcs, fiquei sabendo ser feito para nos dar Paz, acalmar o Santo…). Estes foram indicados por Iansã, ou erguidos!!!
Pagamos uma mensalidade e mais um tanto para a faxina. Sem restrições, pois entendo que tem muita coisa a saer adquirida pra manter a casa. Somos responsáveis pela limpeza após as festas, como pela cozinha, tudo é dividido entre nós. Qdo há festa para o Orixá, dividimos os ingredientes entre nós tbm e os preparamos(eu, particularmente sempre fiz isto com muita alegria e respeito).
Bem assim vem sendo nestes quase 4 anos que fiz meu Bori.
Sei que se comunicar que vou sair tenho que estar preparada para ouvir muita coisa, não terei meus pertences e eles serão desmanchados ou despachados com raiva e xingamentos, como já vi acontecer. Por isso pergunto: já que falas em preceito, podes me orientar de como devo agir nesta situação? Sempre fui cumpridora de topdos oos preceitos e deveres que me foram ensinados , TENHO MUITA FÉ NOS MEUS ORIXÁS, me preocupo em não ter um local para agradá-los, a Natureza poderia ser meu alento, enqto não encontro outra zeladora ou zelador? Tenho sofrido mto com essa situação!!! Estamos todos mto inseguros com nossa Zeladora, a cada dia que passa as coisas tornam-se mais difíceis, não queremos que haja falta de respeito, mais temos sido tratados como tal, infelizmente esta é a verdade!
Mais uma vez agradeço por sua atenção e, espero com Fé que através de vcs possa ser orientada em meus questionamentos;como tenho me deparado com respostas ao ler os comentários, os artigos e td que tenho lido desde o dia em que encontrei este site…
Muito Axé !!!
Aguardo ansiosa
PS.: Nos é dito que ela (zeladora-Mãe Oyá) que tem a mão na nossa Coroa, jamais vai tirá-la…(perdoem, não saber explicar mto menos entender direito, mais isso é usado como terrorismo, como se nossas vidas não nos pertencessem mais) NÃO CREIO EM NADA DISSO! Posso estar errada, mais nossa vida a Deus pertence! ONDE ESTÁ O LIVRE ARBÍTRIO???
CAROS AMIGOS E IRMÃOS!É MUITO TRISTE VER QUE MUITOS IRMÃOS PASSAM POR TAIS SITUAÇÕES EM NOSSA TÃO BELA RELIGIÃO.EU MESMO FUI VÍTIMA DESSA COISA DE INTIMIDAÇÃO,HOJE A PESSOA É DE UM JEITO E AO PASSAR DO TEMPO MUDA DA ÁGUA PRO VINHO…TAMBÉM TIVE QUE DEIXAR MINHA CASA.MEUS ASSENTAMENTOS NÃO PUDE TRAZER,POIS NÃO ME FOI PERMITIDO.HOJE,BUSCO ENCONTRAR OS ORIXÁS EM TUDO,ATÉ MESMO NA NATUREZA.QUANDO ESTOU PRECISANDO DE MINHA MÃE OXUM,ME SENTINDO PERDIDO,VOU A BEIRA DO RIO OU A CACHOEIRA E LÁ A ENCONTRO.INFELIZMENTE ONDE MORO NÃO HÁ CANDOMBLÉ.PARA PODER ESTAR NUMA CASA NOVAMENTE TEREI DE ME DESLOCAR PARA O RIO OU SÃO PAULO OU SALVADOR,E NO MOMENTO NÃO TENHO CONDIÇÕES PARA ISSO.MAS SE OS ORIXÁS ASSIM O QUIZEREM,BREVEMENTE ENCONTRAREI UM MEIO DE IR AO ENCONTRO DELES EM ALGUM LUGAR.
Olá Vera, mais uma vez,
Pelo que você explica, tem uma quantidade de coisas que eu não entendo como correctas. Essas questões de meio 4 pés… isso é o quê exactamente? Eu só conheço que se dá 4 pés, Bicos (aves) e outros animais específicos de alguns orixás, como exemplo Rã, Caracol, ou Tartaruga.
Meio 4 pés seria metade de um cabrito, por exemplo… o que é duplamente estranho, desde logo porque não conheço orixá que peça meio de alguma coisa, e depois, para ter esse meio, como se faz? Sacrifica o animal e depois só dá metade? É isso? Desculpe a ironia, eu sei que vivemos tempos difíceis e de crise, mas isso não tem qualquer sentido.
O Bori não é o mesmo que iniciação porque não é vinculativo a nenhum orixá nem à casa, portanto, se entendi correctamente, você só tem Bori e assim não tem preceito para saír da casa e não tem também que se apoquentar com isso a que se chama tirar a mão.
Agora ficou mais claro porque se vive esse ambiente nessa casa, e mais tarde ou mais cedo é o que acaba por acontecer em todas as casas onde falta fundamento e a observação dos preceitos desde a hierarquia até à realização dos rituais. Tem pessoas desempenhando cargos para os quais podem muito bem ser indicados ou erguidos, mas que não fizeram as obrigações necessárias após essa indicação.
Então, parece que estamos numa luta ou corrida hierárquica onde cada um quer subir mais depressa e ser mais importante que o outro… é o que me parece, visto daqui, deste lado do atlântico! O facto de ser uma casa com poucas pessoas não justifica que se ultrapassem preceitos importantes; é como árvore sem raiz, acaba por cair ou morrer. Tem razão, eu entendi que falava do orixá Oyá, e esse é só mais um detalhe… mãe Oyá é mãe Iansã o orixá. A sua mãe no santo ser de Oyá poderia ser chamada por “…. de Oyá”, indicando que é de Oyá, ou seja, utilizar o seu nome iniciático ou mesmo o seu nome próprio seguido de “de Oyá”, entende. Ou então, em vez de dizer mãe em português, poderia ser utilizado o termo mãe em yorubá, que é Iyá… mas enfim, este é só mais um detalhe.
Se decidir procurar outra casa, faça como eu lhe disse antes e não se preocupe com as atitudes incorrectas que alguém possa ter em relação aos “seus” pertences… e digo “seus” porque na realidade eles não são seus, eles são ou simbolizam o seu orixá quando se trata de assentamentos, então, qualquer falta de respeito para com os assentamentos, será não só uma afronta à pessoa a quem eles “pertencem” e que cuida deles, mas especialmente ao orixá cuja energia está ali presente… tire daí as suas conclusões!
O assentamento de Pombagira, caso venha a ser destruído, pode ser facilmente substituído, pois embora mereça todo o respeito, recordo que Pombagira não é Orixá, e a ser feito assentamento, esse deveria ser de Exú, que é por onde se começa, sempre!
Qualquer bom zelador ou zeladora, saberão exactamente o que fazer, mas eu não posso entrar aqui nesses detalhes.
Apenas lhe digo que não perca a sua fé nos orixás, confie que eles lhe vão dar toda a ajuda e siga a sua intuição quanto à forma mais correcta de agir, evitando maiores conflitos. Não receie e vá em frente com a sua vida.
Axé!
Manuela,
Obrigada mais uma vez, pelo carinho e atenção!
Tuas palavras serviram de alento para o meu coração…
Também ao ler o relato do Marcus e mais relatos que tenho lido, são mtos os que estão em busca de ajuda e esclarecimento sobre as atitudes de certos zeladores.
Hoje me sinto mais tranquila em tomar a atitude que já havia decidido há +/- 1 ano atrás.
Sempre que entrava no roncó, tinha meu momento de conversa com os Orixás e tinha a certeza de que estavam pertinho de mim, como tenho em meu lar, na rua, ou qualquer lugar que esteja e, principalmente qdo consigo me sentir útil fazendo o bem a quem precisa.
Vou seguir com minha Fé e acreditar na minha intuição. Tbm não tenho outra casa para frequentar, mais se for necessário, sei que Eles me colocarão em direção à ela.
Desde criança nunca admiti que dissessem que Deus nos castigava, por isso não concordo qdo nos dizem que vamos ser cobrados ou castigados pelos Orixás. Sofrerei sim, as consequências de meus atos. Colherei da semente que plantar.
(Sobre as obrigações: 4 pés é dada inteira com bicho de 4 pés mais as aves. Na de 1/2 4 pés só são oferecidas as aves; assim é feito de acordo com os ensinamentos da nossa zeladora, o Orixá aceita por entender que o filho não tem condições de arcar com as despesas(?????)).
Agradeço mais uma vez e espero poder estar em contato com vcs sempre que sentir saudades. Peço que continuem com este trabalho maravilhoso de atender e orientar quem está nas mãos de pessoas de má fé.
Que os Orixás nos protejam e agucem a intuição de seus filhos para que o Candomblé não se desfaça em erros, que não seja visto como algo do mal…
Axé!
Prezado Marcus,
Esteja sempre a vontade para nos contar suas experiências, aliás, esta é a nossa casa!
Particularmente me chamou a atenção o seu comentário sobre encontrar a Mãe Oxum no rio…
Alguns poucos desavisados, que costumeiramente utilizam a religião para intimidar adeptos ou não, por vezes se esquecem que o Orixá, como ensinou Professor Agenor Miranda Rocha “(…)é fragmento da natureza, é um encantado (…)”, e não a força que destrói e a traz a desventura.
Vou aproveitar a oportunidade e sugerir a você e aos atentos leitores deste blog que procurem no google o documentário “Um Vento Sagrado”, vale a pena conhecer!
Um abraço,
Artur.
Artur,
Maravilha assistir ao documentário “Um Vento Sagrado”!
Que Ser maravilhoso o Professor Agenor!!!
Obrigada pela indicação.
Muito Axé!
Prezada Vera,
Li seus comentários anteriores. è sempre um prazer recebê-la.
No YouTube encontramos coisas boas também…é só procurar!
Muito axé para você também!
Um abraço,
Artur.
Gostaria muito de saber, se possivel, sobre algum itan ou mesmo sobre as caracteristicas das qualidades de Oxoguian, Talabi e Tibiodé.
Muito obrigada.
Abçs.
Motumbá,
No meu Jogo saiu Oxaguiã e Oxalufã (seguidos de outros Orixás que comentei no outro post). Minha Mãe disse que não sabia se isso era possível (Guian com Lufã) e disse que ia procurar saber do pessoal mais velho e faria o Jogo outra vez pra confirmar. O que vocês acham? Pode?
Confio em vocês,
um abraço!
Ademar é perfeitamente possível. Tomege do Ogum
Obrigado Sr. Nelson.
Vou comentar com minha Mãe, de forma que ela não se ache menosprezada, mas se é possível, tenho que conversar com ela, né! Um Abraço.
Indra só agora vi seu comentário, eu não conheço, mas me diga de que Orixá são Talabi e Tibiode, sobre Oxaguian tem material na barra ao lado na caixa categorias “Lendas”, lá vc encontrará lendas de Oxaguiãn. Tomege do Ogum
oi eu sou filho de oxaguian mas não sei a qualidade minha mãe E emanja e o meu segundo pai é o oxossi você pode me dizer qul e a qulidade?
oi eu sou filho de oxaguian mas não sei a qualidade minha mãe é iemanja e omeu segundo pai é o oxossi você pode me falar qual é a qualidade? por favor.
Qdo joguei buzios me disseram q a qualidade do meu Oxoguiã era Tibiode. Mas sinceramente, eu nunca ouvi falar algo sobre essa qualidade, por isso perguntei.
Adoro esse site, vcs estão de parabéns!!
Abraços.
Indra eu tb não conheço esta subdivisão de Oxaguian, Ele em sí, já é uma qualidade de Oxalá, então não entendo o que houve nesta informação que te passaram. Tomege do Ogum
Julio o melhor caminho é o jogo de búzios, só assim vc terá certeza. mas faça uma consulta pessoal, nãoprocure jogos via internet, nem se guie por data de nascimento ou seu tipo físico, em candomblé só o jogo pode te revelar esta informação. Tomege do Ogum
nelson eu joguei buzios e no meu jogo de buzios saiu oxaguian e oxalufan o que isso quer dizer
oi no meu jogo de buzios cai que eu so filho de oxala mas so cai isso não dis qual a qualidade nem mais nada eu não to entendendo mais nada.
oi eu na umbanda sou filho de ogum beira mar com segundo pai oxossi mas esses dias quando visitei um centro de candomblé no buzios caiu oxoguian oeu quero saber d quem realmente eu sou filho
Julio issopode significar que vc é filho de Oxaguian e tem como segundo Orixá o Oxalufan, só isso, não tão incomum assim, fica tranquilo, isso é muito bom. Tomege do Ogum
Marcelo eu já gostei do zelador/a que te falou isso, ele te informou o que vc precisa saber no momento, vc é filho de tal Orixá e ponto. Ele te abriu um leque de estudos fabuloso, vc poderá saber tudo sobre o Orixá como energia única e dentro deste estudo vc com certeza saberá detalhes de cada qualidade, e quando chegar a hora de saber quem de fato é, qual a qualidade, vc terá a felicidade de ter conhecido muito mais do que se estivesse procurando somente a sua qualidade. Dou e deixo de público minha admiração pelo/a zelador/a. Tomege do Ogum
Matheus o primeiro passo que vc deve dar é saber onde vc se sentre bem, se no Candomblé ou Umbanda, ficar indo a um e outro é pedir para criar confusão na sua cabeça. Ogum no Candomblé pode ser confundido com Oxaguian por que ambos são “guerreiros” e tem caracterísiticas semelhantes. Por isso vc deve decidir-se. Tomege do Ogum
olá nelson ,bom dia .primeiramente eu queria saber se angoró é oxumare. e por que os filhos de santos não encorpora ele e sim o oxumare
muito obrigado nelson. E eu gostaria de saber também qual é o nome dessa qualidade de oxaguian com segundo pai oxalufan
eu eu quero entender essa diferença que algums pessoas falam oxaguian e outras oxoguian e se e possivel a pessoa ter oxoguian como primeiro pai e o segundo oxalufan ou vice e versa e eu conheço o julio nós somos primos e algumas pessoas disem que ele é do oxaguian e outras falam que ele é do oxoguian e até algumas que falam que ele é do oxalufã gostei desse site muita sorte e axé para todos vcs abraços
Júlio e Valdenir, ficamos agradecidos pela visita e pelo o que vc falou nosso trabalho está sendio divulgado da forma mais eficiente que existe, a indicação pessoal, isso para nós é motivo de grande felicidade. Sobre Oxaguian e Oxoguian, é só uma forma de se falar de se pronunciar o nome, isso não significa que sejam Orixás ou qualidades diferentes. Oxaguian é uma das qualidade de Oxalá e não se subdivide em outros tipos de Oxaguian, Ele é um só. Quanto a ser de Oaxaguian e Oxalufan é perfeitamente possível isso. O importante neste momenteo é que se saiba que é de Oxalá, então estude tudo que puder sobre Oxalá e esqueça qualidades, isso só será útil na iniciação. No blog tem lendas de Oxalá é só dar uma lida, volte sempre e faça quantas perguntas quizer,o que puder se dito, será. Tomege do Ogum
nelson souza eu também queria saber se é possivel ter dois oxalas no mesmo centro ou se é possivel ter dois oxalas na mesma casa na mesma família
Valdenir há uma certa unanimidade entres as casas de axé de que não pode haver duas Nanã na mesma casa ou que o intervalo entre uma e outra deve ser muito longo, muitos anos. Mas na Casa que frequento tem pelo menos 09 Oxalás entre Ogãns e rodantes. Tudo bem.
Mas os estudiosos da religião dizem que na Africa toda uma comunidade era iniciada pelo/a mesmo/a sacerdote e eram todos filhos do mesmo Orixá. Tomege do Ogum
sou filho do Ogum Mege mas dizem que meu
segundo pai e o Xângo
isso pode ser
possivel
obrigado…o site e muito bom!
na umbanda a minha coroa é a seguinte ogum:iemanja, oxossi:nana, omolu:iensa, mas quando visitei um centro de candomblé no buzios saiu que eu era filho de oxaguian e eu dessidi que quero seguir o caminho do candomblé e como meu primeiro pai mudou nessa viagem eu quero saber se o resto da coroa pode mudar e o pai de swanto disse que mudou.
Olá Kleiton,
Não é muito comum, o normal é ter um orixá feminino e um masculino (não importa a ordem), mas é também possível ter dois orixás masculinos ou dois orixás femininos. Se você não é feito ainda, e tem razões sérias para acreditar que não é essa a sua realidade, procure uma casa séria e confirme essa situação, mas volto a dizer, não sendo comum, é possível sim.
Axé!
sou pesquisador da cultura afro brasileira e tenho grande admiração para com o candomblé…pra ser sincero sinto-me muito atraído com a religião,mas sempre lembro do meu avó,ele era Babalorixa (já é falecido) e dizia sempre que religião de candomblé ñ é pra qualquer pessoa,ele não deixava ninguém da minha casa se envolver…puxa vida!eu já presenciei algumas festas de casas conceituadas da grande Recife e achei tudo lindo,só não entendo o porquê do meu avó assustar tanto a nossa família…vcs não imaginam o grande mal que isso fez na minha casa,pois todos tem aversão a religião e me criticam muito por esta pesquisando religião afro…se eu canto alguma música da religião sou reprimido “isso não traz coisa boa” assim diz minha família.
Vi alguns filhos de santo do meu avó sair da religião e ter um final de vida muito triste…por que? vi as pombagiras baixarem nas pessoas aqui em casa,no tempo do meu avó, que me assustavam…diziam horrores,adoravam vê confusões,enfim,pelas visitas que fiz em alguns terreiros adorei a experiência,no entanto,não me agrada vê entidades pedindo bebida,cigarro ou coisa do tipo para dar consulta e aconselhar os necessitados…creio que se essas entidades são espiritos iluminados não necessitam de cachaça ou fumo para concretisar seus trabalhos.
quero apenas frisar que não estou criticando a religião,pelo contrario,isso são apenas dúvidas e questionamentos de um futuro candomblecista…já bolei 2 vezes num terreiro,porém,ainda tenho muitas dúvidas em relação a maneira que alguns babalorixas conduzem seus candomblés,acho que só simpatiso com os orixas,não gosto de pombagira,mestres…sei lá,a energia do orixa é tão boa e completa que pra mim basta…
desculpa,sei que ainda sou leigo,até pq minha linha de pesquisa são os afoxés,mas como todo afoxé tem ligação com um terreiro,sinto-me no direito de expressar minhas inquietações.
Eduardo o seu assunto foi recentemente discutido no post “O candomblé”, que está na barra superior, procure os comentários do Flávio, Ogã, Ogan Luiz, Ekedi de Xangô e Dayane, todos contrubiram com suas visões e acho que pode te ajudar também. Tomege do Ogum
Flávio
Ok Nelson, mas eu li tudo o que fora dito a respeito do assunto, porém ainda fiquei com alguns questionamentos, mas enfim… De qualquer maneira obrigado pela atenção! Mudando de assunto moro aqui no Rio e gostaria de saber de vcs, já que pelas palavras vi que são pessoas sérias e comprometidas com a bondade e caridade, se há algum barracão aqui no Rio que eu possa conhecer, onde a religião seja levada a sério e da maneira que vcs descreveram com Orixá Exú, ou seja Candomblé, se assim posso dizer puro, sem misturas de outras religiões, que acho que assim podeira procurar o jogo deste ( se houver) e ver a coisa de perto, senti-la. Aí se realmente é como dizem que devo hora ou outra entrar para o candomble, gostaria de ver se isto se confirma . Um abraço e com certeza volto a levantar algumas discussões, pois gostei do espaço!
eu queria a historia d oxala(canto ,etc…)
oi
vc sabe e pode falar sobre a qualidade do orixa oduduia
axé
Sr. Nelson, Motumbá.
Foi postado acima as qualidades do Orixá Oxalá, dentre as quais Oxaguiã faz parte.
Mas já ouvi e li muita gente dizendo e tratando Oxaguiã como um Orixá à parte de Oxalá, ou seja, um Orixá próprio e não uma qualidade. Daí surge a dúvida: Oxaguiã é de fato um Orixá ou uma qualidade do Orixá Oxalá?!
E de quebra, vai mais uma dúvida: O que dizer de Ajagunã, Danko, Elemossó, etc., (que são as ditas qualidades de Oxaguiã)?!
ps: E as pessoas que são feitas num ritual para o Orixá Oxaguiã e as que são feitas para o Orixá Oxalá Oxaguiã, como ficam?! Qual foi feita de forma correta? E quais consequências podem sofrer?!
Obrigado.
Ademar eu já li esse mesmo questionamento seu outras vezes no blog. Já li até que existe uma qualidade de Oxalá que veste preto. Mas nada disso eu conheço, não conheço Oxala que veste preto, e não conheço “qualidades de oxoguiã”. Oxalá se divide em vários outros e dentre estes o Oxaguiã e nunca ouvi que este se subdivi em outra qualidades próprias. Mas eu posso te recebido informação errada.
Das que vc cita: Ajagunã, Danko e Elemosso. Em outros trabalhos de pesquisa eu já vi estes nomes como sendo qualidades de Oxalá, mas não de Guiã específicamente.
Vc já viu nossa página principal? Já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Tomege
Motumbá,
Entendo. Mas ainda assim faltou responder: o que acontece com aquela pessoa que foi feita pra Oxalá e aquela que foi feita pra um Orixá chamado Guiã?! Digo isso porque li em muitas comundiades de Oxalá, gente relatando que foi feita pra determinada qualidade de Guiã… e outras descordando, acreditando que Guiã é a própria qualidade… inclusive esses nomes que citei (Danko e Elemossó) foi do relato de 2 pessoas que disseram ser feitas nessas qualidades de Guiã (não de Oxalá)… Acho isso tudo muito complicado, assim fica sempre difícil saber o que é certo e errado… e em quem devemos confiar. =(
Vou divulgar sim o movimento, dentro do possível, pois sou de Salvador/Ba.
Obrigado pelas respostas, sempre.
Ademar eu já respondi sim, eu te falei que o que eu aprendi até hoje me diz que não existe qualidades de Oxaguiãn. Então não consigo entender que haja pessoas iniciadas para Oxalá e pessoas iniciadas para um Orixá cahamado Oxaguiã ou Guiã. Oxaguiã e Guiã são o mesmo Orixá e é uma qualidade de Oxalá e não um Orixa separado.
O que penso que está acontecendo em alguns lugares é que algumas pessoas não conseguem aceitar que o mesmo Orixá ou sua qualidade esteja virado em mais de uma pessoa ao mesmo tempo no barracão, e começam a inventar nomes ou motivos para dizer que o seu Orixá/qualidade é diferente daquela que está virada no outro filho de santo. Só consigo pensar que seja por aí a explicação pra tantos invencionismos de qualdiades que tenho visto no blog. Ademar não sou dono do candomble muito menos da verdade, não é esse o nosso caminho aqui, mas algumas vezes as coisas beiram o absurdo e eu tenho que ser mais contundente. Não é com vc não! é com o que te falaram e criaram confusões na sua cabeça. O que eu conheço é isso. Tomege
Motumbá, Sr. Nelson,
Frequento Umbanda e Candomblé há uns 5 anos, claro que sempre separando muito bem um do outro, e fora que aqui em Salvador todo mundo já nasce com o pé na roça… rsrs…
E quando comecei a frequentar meeeesmo, levei a sério tudo que aprendia e via nas Casas e agora que decidi pesquisar fora das Casas (Internet e Livros), tô descobrindo um mundo quase 50% diferente de tudo o que estou acostumado a ver (não só em uma Casa, mas várias). Não sei se isso acontece pelo sincretismo exacerbado que existe aqui, sei lá, só sei que não gosto disso. O senhor conhece alguém de Salvador que cultue um candomblé realmente de raíz?!
Obrigado, Sempre.
Motumbá, Boa Noite,
Sr. Nelson, estava lendo uma comunidade e vi isso aqui, num tópico que falava de Oxaguiã. Bom, o meu único objetivo aqui é trazer uma opinião diferente para que possamos discutir mais um pouco sobre esse tema, apenas isso, espero a sua compreensão.
“Hum… Bom vamos lá… Osagyan náo é uma qualidade, ele é um Orisa funfun e faz parte do culto de Osala… Ele é filho de Osalufan… Pois bem, Osagyan tem varios caminhos como:
Baba Guimin
Baba Dankó
Baba Ajagunã
Obs: Ajagunã nao é um Osagyan faz parte di culto de Osagyan prq depois dele ter se separado dos 3 guerreiros branco Ja,Ajagun ele passou fazer parte do culto a Osagyan e ele tmbm tem outros caminhos como Betiodé e Betioko…
Bom espero ter ajudado abçs
Awure ooo”
Bom, vai desculpando os erros gramaticais e de pontuação, mas acho que deu pra entender né…
Um Grande Abraço Sr. Nelson.
Adoro discutir sobre Candomblé, seria ótimo se o Sr. tivesse msn.
Ademar como eu não sou pesquisador de candomblé, a informação que te passei foi estritamente baseada no que conheço e aprendi, mas a sua informação contrasta em muito com as lendas e histórias que conheço, então não sei mais o que te falar sobre isso. Mas não tehho mais argumentos a esse respeito. vamos estudar mais a fundo isso? Tomege do Ogum
Motumbá,
Tá ok, não vai incomodar tanto com esse assunto.
rsrsrsrsrsrs…
Agradeço muito a sinceridade.
Obrigado.
Espero, em breve, ter muitas dúvidas para discutir aqui com o senhor. rsrsrsrs
eu queria saber as qualidades do orixa oxaguian, eu sei um que vem com oxalufa, e um que vem com oxossi, muito obrigado, parabéns pelo site
eu gostaria de saber as qualidades de oxaguian, eu sei que tem um que vem com oxalufã, e que tem um que vem com oxossi, muito obrigado, parabéns pelo site.
Olá Mair,
Oxaguiã é ele mesmo uma qualidade de Oxalá, ele é o Oxalá jovem, enquanto Oxalufã é o Oxalá mais velho. Para além destas duas qualidades existem outras, como está mencionado no post acima.
Axé!
Pelo que conheço existem sim caminhos de oxaguian e nao qualidades pq guian ja é uma qualidade,tanto que sou feito de guiãn babá dankó…
asé
Bagygan de Guiãn obrigado pelo comentário e volte sempre a nos visitar.
Vc já viu nossa página principal? Já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Tomege
me diga alguns desses caminhos, porque eles querem disser alguma coisa sobre o santo, não acha?
eu também gostaria de saber alguns desses cminhos de oxaguian, ou pelomenos os mais importantes.muito obrigado e parabéns pelo site.
Motumbá,
Sr. Nelson, gostaria de saber porquê não se faz Obatalá. Quer dizer então que “muda-se” o Orixá da pessoa? Se sou de Obatalá, não serei mais?! E por que Ayrá ou Oxum?! Não é um tanto “confuso” a pessoa ter um Orixá de Cabeça, e ter que “esquecê-lo” e fazer um outro Orixá?!?!?! Não entendi nada…
Abraço.
Ademar não é exatamente que muda o Orixá, o problema é que Obatalá segundo os mais velhos, não vira mais, não vem à terra mais, Obatala mora no Orum. E além se perdeu o culto de Obatalá, hoje alguns pesquisadores procuram se informar deste culto, mas é bem complicado ainda obter informação segura. Por isso dependendo do caminho da pessoa ela é feita de Ayrá ou Oxum. Mas Obatalá estará sempre presente sim. Tomege
Motumbá,
Mas já que não se faz, o mais correto não seria NÃO FAZER?!
Porque fazendo outro Santo, acaba comparando com os casos onde o Pai ou Mãe de Santo não sabe fazer determinado Santo e faz errado, ou faz outro.
Não entendo muito bem essas coisas de caminhos, então posso estar falando besteira, mas à primeira vista, me parece um ritual errôneo.
E como Obatalá continuará presente se o filho vai passar a cultuar e cuidar outros Orixás?! Entende minha dúvida?!
Abraço…
ps: Claro que esta é apenas a opinião de uma pessoa que não sabe tanto (AINDA) do Candomblé, pois sou apenas um Abiã.
Ademar só posso te explicar até aqui. O restante….Mas é assim mesmo que aconteçe o filho é feito normalmente num destes dois Orixás e continua cultuando Obatalá tb. Tô aqui pensando e me lembrei do meu cunhado, ele tem um opala (carro mesmo), pra mim é velho, nem tem peça de reposição no merado. Mas pra ele é antigo é peça de colecionador (ainda bem que ele não le o blog rsrsrsr). Ele tem tb um carro morderno com o qual ele anda todo dia, mas todo santo dia ele vai lá, passa pano, dá brilho, lava e seca o carro é um culto ao opala eles tem até um clube do opala. Espero que vcv não seja do opala club rsrsrsrs entendeu? mesmo com essa comparação quase herege? Tomege
rsrsrsrsrs… Motumbá, entendi sim!
Como sempre,
Muito obrigado pelas explicações Sr. Nelson.
ps: “opala club”… rsrsrsrsrsrsrsr
Gostaria de obter informações sobre George Mauricio e Vera Barros (Vera de Oxalá).
ola meu nome julio e sou do oxoguian um preto velho que me disse oq pode me dizer sobre oxoguian quero saber as qualidades dele ,,,, oq tem a me dizer sobre maria navalha quero saber sobre ela tambem
julio é vc procurar na barra alteral na caixa categorias no post Qualidades dos Orixás, lá tem as qualdiades de Oxalá e entre elas está o Oxaguiã. Sobre a pombagira eu não conheço nada. Tomege do Ogum
quero sabe soubre oxagunde por favor digami algo sobre
oi sou feito no candomblé vai fazer 5ans,eu sou de oxaguian,e fui feito de odé inlé tem algum problema,a minha vida deu uma vira volta terrivel,até sai da casa do meu zelador e ñ tenho + vontade de ir a canto nem um,depois que fiz santo me irrito facil e bebo demais,oq devo fazer?me ajude por favor,nasci 08/04/1983,des de ja estou grato….
Gostaria conhecer a “qualidade” ou “caminho” do meu orixá, mas minha yá nunca me disse. Sou de Lufã, e como li nos tópicos acima essa já é uma qualidade de Oxalá e ponto final. Mas o que difere basicamente as caracteísticas dos filhos desse orixá? Pois em algumas me acho diferente: não sou franzina (tenho 1,70m e peso 80 quilos!) e minha saúde não é tão precária, entre outras.
Seria esse fator determinante o Odu de cada um?
Como seria uma filha de Oxalufã, ekédj e com odú Ofun (10)? (uma vez minha yá deixou escapar que este seria meu odú)
Eu li que esse odú é muito delicado em muitas questões e que, entre outras, não aceita bebida alcoólica (nunca consegui beber álcool!)
Tem fundamento ou “viajei na batatinha” rsrs?
Gostaria de saber também qual o fundamento de Oxalá não comer camarão (fresco, sem sal), como as quizilas são diferentes de casa pra casa, já vi muitas pessoas comerem e também já comi e não me causou nenhum mal, mas como sou medrosa, evito.
Às vezes a pancada pode vir na vida e não no corpo, né?
Um grande abraço e mutumbá a todos.
Veronica os dois assuntos vc deve tratar com seu zelador/a, são assuntos restritos as Casas de Axé. Tomege do Ogum
carlos eduardo alonso o primeiro passo é vc saber se esta informação de que vc é de Oxaguian está correta e segura, caso afirmativo, o caminho é consertar o equívoco, procure outro zelador e refaça o jogo e procure corrigir este assunto. Tomege do Ogum
oi eu so de oxaguian e gostaria de saber o nome da qualidade de oxaguian que tem fundamento com iemanja e oxossi
Olá Marcelo,
Esse é o tipo de questão que não pode ser explanado aqui. Acredito que se você falar com seu pai/mãe de santo ele/ela vai te explicar. Não podemos falar de coisas de fundamento fora das nossas casas.
Axé!
Boa Tarde !!!
Tenho uma duvida grande referente a minha situação dentro do cadomblé, ja sou iniciada a + de 04 anos e desde que meu pao faleceu eu nao tenho sentido vontade de frequentar assiduamente a religião… sai da casa do meu falecido pai e comecei a frequentar outra casa, mas infelizmente eu nao tenho vontade de continuar com essa religião, acredito nas forças da naturezas, mas sei que ficaria mais feliz dentro de mim se pudesse me desligar de tudo o que comecei… por favor estou desesperada, pois nao sei o que fazer e como fazer para me desligar… acredito que eu me desligando compeltamente irei meu orixa ficar mais feliz, pois nao ira se sentir abandonado por uma filha que nao zela por ele e simpliesmente o abandona, creio que o orixa é vida e jamais iria fazer qualquer coisa que viesse a me prejudicar… por favor voces podem me dizer como posso proceder neste caso…
Obrigada
gostaria de saber se existe oxalufan com oya
Ademir
oi,,,estou com dúvidas á respeito da minha qualidade,pois,fui iniciado de santo à alguns anos com ajaguna e troquei de pai de santo por “motivos humanos”,e agora meu pai atual quer colocar Danko,isto é possivel???
oi
João não há impedimento algum para ter esses Orixás. Tomege
Ademir isso só é possivel se realmente houver uma comprovação de que vc é de Danko, espere mais um pouco e veja diretamente com seu Orixá, dê uma comida a Ele e pergunte a Ele, sem interferencia de ninguém, só vc e Ele. Tomege
Olá,
Fui feito de Oxalufã com Yemanjá e disseram que a qualidade do meu oxalá era Elegibo, outros me deram Egbo,porém pesquisei e li q essas qualidades são de oxoguiã … a única certeza q tenho é q meu orixá ele não é nem lufã e nem guiã é como se ele ficasse na transição dos 2 ( no meio ) ele se veste como lufã,porém vem em pé como guiã … alguém pode me explicar ou me dizer qual qualidade é essa ?
Oi!!
Estou com uma dúvida.
A qualidade Bamburussema é ligada a Kambaranguanje e no ketu equivale a Oyá yatopé.No ketu, Yatopé está ligada a Ogum Xoroquê.
Pegando a dúvida de Daya no post Exú, Nelson,essa não seria uma razão para quando a pessoa mudar de casa,e de nação, o santo ser feito novamente?
Luciano de Oliveira, de fato os nomes Egbo e Elegbo são referencias a Oxaguiã, Egbo é uma cidade e Elegbo é o titulo de rei daquele local. Mas sobre uma posição intermediária entre Oxalufã e Oxaguíã isso é complicado por que todas as “qualidades” digo entre aspas por que na verdade estas “qualidades” estão todas ligadas a Oxalufan e Oxaguiã, seriam então títulos ou outros nomes Deles. Não existiriam de fatos qualidades de Oxalufan e qualidades de Oxaguiã. O que pode aconteçer é que o Oxalá ainda não foi devidamente trabalhado, por que mesmo sendo Lufan não há necessiade de ficar totalmente curvado, mas tb não assumiria uma postura tão ereta. O conselho é que se veja em outro jogo o que está acontecendo de fato e de quem vc é de fato. Tomege
Carolina apesar de ter algumas semelhanças entre si, Oyá é Oyá e Matamba é Matamba. E dentro do seu culto, cada uma será vista e tratada de acordo com as raízes do segmento a que pertence. Por isso acho que não podemos ver esse assunto tão somente com essa informação de que Bamburussema seria Yatopé. A questão que me referi é uma troca de casa no mesmo segmento, o que não daria margem a trocas de qualidades, levando em conta que as casas tem uma uniformidade de conduta, aprendizado etc etc etc. Resumido (sonho meu!!!!!, o que aconteçe é que cada um trata de si e faz do modo que quer, e principalmente, aprende a jogar não se sabe como e com quem. Daí essas possíveis trocas ou enganos nas qualidades. Daí esses erros grosseiros em inventar qualidades ou novas formas de fazer yaô, de fazer bori e outros erros). Quando se troca de Ketu para Angola, por exemplo, a coisa muda por que Angola é uma tradição diferente assim como Jeje. E a Matamba poderá ser de outra qualidade que não aquela que se assemelharia a Oyá de Ketu, pois agora não estamos comparando saberes de zeladores de Ketu (que teoricamente deveriam ser ao menos nivelados) Mas estamos lidando com conhecimentos e saberes dum zelador de Angola, outra tradição e outra cultura e modo de fazer. Mas tb não justifica que quando se troca de Angola para ketu ou para Jeje haja necessidade de raspar novamente, afinal só se nasce uma vez. Faz-se novo assentamento e se dá ciencia ao Orixa/Inkise/Vodum da troca, e contiua a vida. Tomege do Ogum
Sou filho de oxalufam com iansa e gostaria de saber qual a relação entre esses dois orixas maravilhosos????????
me respondam por favor!!!!!
Carlos não há relação alguma entre Eles que justique essa união. O que ocorre é que para que sua cabeça esteja em harmonia Olorum escolheu estes dois Orixás para vc, só isso, é assim que compreendemos no candomble essa relação entre nos Orixás (1o e 2o Orixá), leia sobre cada um em separado e vc verá que cada um tem uma função distinta e que na verdade se complementam assim como todos os outros Orixás. Tomege
Obrigado pela resposta…..
mais para aproveitar gostaria de saber tbem lgo sobre a Cigana 7 rosas de ouro.será q podem me ajudar????????
motumbá.
Velhinho, meu professor. Já disse que o senhor é o cara? Pois é… rsrsrsrsrs
Aproveitando o gancho da Carol
1ª pergunta: No caso de mesmos segmentos não muda a qualidade mesmo? Exemplo: se eu mudasse da minha nação nagô pro ketu, a qualidade de Oyá ficaria mesma?
2ª Então pra mudar pra outra nação não precisa raspar novamente? É que eu vejo muito disso, o povo raspa denovo quando vai pra uma outra nação.
Obrigada
muito bom!!
eu queria saber mais sobre oxalafin!!
dizem que é o mais novo de todos os oxalas!!
Daya dentro da mesmo segmento não muda Orixá, a não ser que vc tenha tido a infelicidade de se deparar com alguém que não tenha sido competente para apurar seu Orixá e neste caso será necessário corrigir, mas é difícil que aconteça. Sobre raspar o motivo é simples, só se nasce uma vez, ainda que vc tenha sido raspada para o Orixá “errado”, não se raspa, se faz os oros necessários; Isso se aplica a mudança de segmento tb. Tomege
Diego eu não conheço como qualidade e sim um momento em que Oxalá e conhecido como Alafim, mas tb não tenho certeza disso, foi uma vez que ouvi ou li isso e não estou convicto. Tomege
Mitologia dos Orixas:Reginaldo prandi.Houve um tempo em que os Orixas viviam do outro lado do oceano.Mais depois tiveram que vir para o lado de ca,para acompanhar seus filhos que foram trazidos como escravos.Assim vieram todos e assim veio OXAGUIA.Ele veio boiando na superficie do mar,navegando no tronco flutuante de uma arvore.A atravecia durou muito tempo,mais de um ano.Foi nesta viagem que OXAGUIA conheceu OGUNTE que era a dona do proprio mar em que viajava OXAGUIA.Logo se conheceram e logo se apaixonaram.OXAGUIA era moço,forte,corajoso,OGUNTE era bonita,destemida e sedutora.OGUNTE engravidou de OXAGUIA e nove meses depois deu a luz a um menino,que ja nasceu valente e forte,querendo guerrear.Mais tarde chamaram o menino de OGUNJA,porque o guerreiro gostava de comer cachorro.Sempre que ia a guerra,a mae o acompanhava e entao todos a chamavam de YEMANJA OGUNTE.OXAGUIA,OGUNTE e OGUNJA formam um familia de guerreiros.Eles sao muitos festejados no Brasil.
Isa essa é a lenda mais linda de todas. será por que? rsrsrsrsr Tomege
Ajaguna,o filho guerreiro de OXALA,andava junto com OGUM fazendo a guerra.Onde OGUM destruia uma cidade AJAGUNA construia outra maior e mais prospera.Conquistavam para seu povo todos os campos de inhame e todas as riquezas em ouro e escravos.O jovem OXALA nao tinha descanso,estava sempre provocando novas situaçoes,obrigando todo mundo a trabalhar e progredir.Onde a paz resultava em calmaria e preguiça ele provocava discordia e o movimento,niguem podia se acomodar na presença de AJAGUNA.Um dia,entre uma batalha e outra,AJAGUNA foi a cidade de OGUM em busca de muniçao,la chegando,viu que o povo festejava.Tinham acabado a construçao de um palacio novo,que ofereceriam para seu Rei OGUM.A eles perguntou AJAGUNA:”Que fazeis agora que o palacio esta feito?”Responderam eles:”Descansamos de nosso jeito.Festejamos.”Disse AJAGUNA:”Vosso rei esta em guerra e tardara.Aproveitai o tempo e fazei um trabalho melhor.Um palacio mais belo e resistente,do qual ele havera de se orgulhar.”E tocou a parede com sua espada e o palacio ruiu.AJAGUNA voltou para a guerra e quando,de outra feita,a cidade retornou,la estava o palacio refeito,maior,mais imponente,mais bonito.Ao povo que comemorava com festas a conclusao da nava fortaleza de OGUM,perguntou OXALA AJAGUNA:”Que fazei agora que o palacio esta feito?”Responderam eles:”Descansamos de nosso feito.Festejamos”.Disse AJAGUNA:”Vosso rei esta em guerra e tardara.Aproveitai o tempo e fazei melhor.Um palacio mais belo e resistente,do qual ele havera de se orgulhar.”E derrubou o palacio de novo.E tantas vezes isso se repetiu que os habitantes daquela cidade se transformaram num povo de grandes construtores e sua engenharia e conhecida ate os dias de hoje.Porque AJAGUNA nao gosta de ver ninguem parado.
Com certeza Tomege,OxaguIA,OGUNTE,OGUNAJA lhe tragam muito axe…Motumba
AJAGUNA nasceu de OBATALA.So de OBATALA,nasceu numigbim,num caramujo.Logo que nasceu,AJAGUNA se revoltou,AJAGUNA nao tinha ORI,nao tinha cabeça e andava pela vida sem destino certo.Um dia,quase louco,encontrou ORI na estrada e ORI fez para AJAGUNA uma cabeça branca.Era de inhame pilado sua cabeça.Mas a cabeça de inhame esquentava muito e AJAGUNA sofria torturantes dores de cabeça.De outra feita,la ia pela estrada.AJAGUNA padecendo de seus males,quando encontrou IKU,a morte.IKU se pos a dançar para AJAGUNA e se ofereceu para dar outro ORI a AJAGUNA.OXAGUIA,com medo,recusou prontamente,mas era tao insuportavel o calor que ele sentia que nao pode recusar por muito tempo a oferta.IKU prometeu-lhe um ORI negro.IKU ofereceu-lhe um ORI frio.Ele aceitou.A sorte de AJAGUNA contudo nao mudou.Era fria e dolorida essa cabeça negra.Mas pior era o terror que nao o abandonava de sentir-se perseguido por mil sombras.Eram as sombras da morte em sua cabeça fria.Entao surgiu OGUM e deu sua espada a AJGUNA.E com a espada ele afungentou a morte e as sombras.OGUM fez o que pode para socorrer o amigo,com a faca retirando o ORI frio grudado no ORI quente.Na operaçao de OGUM as duas cabeças se fundiram e o ORI de OXAGUIA ficou azulado,um novo ORI nem muito quente,nen muito frio.Foi o que se aprendeucom a aventura de AJAGUNA.Finalmente a vida de AJAGUNA se normalizou.Com a ajuda de OGUM,mais uma vez,o Orixa aprendeu todas as artesbelicas,e assim venceu na vida de tantas batalhas e guerras.Hoje o seu nome,como o nome de OGUM e relembrado ente os dos mais destemidos generais.E assim que OXAGUIA foi chamado AJAGUNA,titulo do mais valente entre todos os guerreiros.
hola muy buena la pagina me gusstaria saber como podria armar un asentamiento para oxalufa en umbanda y para xango?
desde ya agradecido por el espacio
saludos
BOA NOITE EU NA VERDADE APENAS GOSTARIA DE DESEJAR TUDO DE BOM PARA OS CRIADORES DO SITE,AS PESSOAS QUE ESTÃO ENVOLVIDAS É DE MUITO ESCLARECIMENTO É MUITO BOM SABER Q EXISTEM PESSOAS QUE NÃO ESTÃO INTEREÇADAS EM ESCLARECER E TIRAR DUVIDAS SOBRE A RELIGIÃO A CULTURA E NÃO DE APENAS GANHAR EM CIM A DISSO TUDO PORQUE PELO QUE OS MAIS VELHOS DIZEM HOJE ESTA SENDO MAIS UM COMERCIO DO QUE UMA CULTURA(NA MAIORIA DA RELIGIÕES)SOU FILHA DE OXAGUIÃ,IANSÃ E AJUNTÓ COM OXÓSSI,TENHO 16 ANOS E SOU FEITA NO SANTO DESDE 12 ANOS DE IDADE É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE EU DESEJO AXÉ,VITÓRIAS,E QUE TODOS OS ORIXÁS SENJAM ELES CULTUADO NA UMBANDA OU NO CANDOMBLÉ(EM GERAL NA CULTURA YORUBÁ)QUE EU DESEJO SORTE A TODOS VOCÊS.
BEIJOS
BRUNA
eu gostaria de saber mais sobre vó sabina se alguém puder me responder desde já eu agradeço
Boa noite.
Prmeiramente gostaria de parabeniza – lo pelo seu trabalho nesse site. Se cada sacerdote deixasse o orgulho e a petulância de lado e dividisse um pouco do seu axé com os demais, teríamos uma religião mais unda e igualitaria.
Sou de Oxalufan e me foi dado a qualidade de Baba Ofuru
gostaria de saber mais dessa qualidade, você poderia me ajudar?
Obrigado
Motumbá
Marcos Marinho Oxalufã já é em si uma qualidade de Oxalá. Me parece que o termo baba ofuru está ligada a expressão pai do ou de branco no sentido de cor branca, não tenho plena certeza disso. Tomege do Ogum
BOA NOITE,
QUERIA SABER COMO NASCEM OS ERÊS.
QUAL A FUNÇÃO DELES EM TERRA E PARA O SEU FILHO ?
SEI QUE É DEPOIS QUE O ORIXÁ PASSA.
MAS DIGAMOS,SOU DE OXALUFÃ COM OYÁ.
CASO RODE COM OXALUFÃ,E O ERÊ PASSE,CLARO QUE SERÁ O ERÊ DE LUFÃ.
MAS SE EU RODAR COM OYÁ, E O ERÊ PASSAR. ESTE ERÊ SERÁ DE OYÁ OU DE OXALUFÃ ?
CADA ORIXÁ QUE EU RODAR ,TAMBÉM VIRÁ O SEU ERÊ CORRESPONDENTE OU SÓ UM ERÊ MESMO ?
PAULO
Carlos, aqui tem um post sobre Erê que tem todas as informações que você quer saber. É só você ir lá em cima e digitar “Erê” e clicar em procurar ou searche.
Sempre vi as pessoas tendo um erê apenas, e esse erê corresponde ao orixá de ori de cada um, não sei se há exceção, mas até onde sei, é um erê só. Mojubá
Obrigada
BOA NOITE,
GOSTARIA DE SABER SOBRE A ” OYÁ ALABÁ” ,E SE ESTA OYÁ FAZ PARTE DAS OYÁS DO GBALÉ OU IGBALÉ.
E SOBRE OXIRÉ(UMA QUALIDADE DE OXALÁ).
AGRADEÇO ANTECIPADO…
PAULO
Sobre qualidades de Oyá clique em Qualidades de Orixás e procure Qaulidades de Oyá que lá deve ter algo,o post diferencia quais são Igbalés e quais não são.Sobre essa qualidade de Oxalá ,naõ temos informação,mas vc não era de Oxalufã?
BOM DIA CAROL,
EU SOU DE” OXALUFÃ COM OYÁ ALABÁ” SIM…. JÁ ESTÁ CONFIRMADO MEU ORIXÁ E MEU JUNTÓ.
MAS SOBRE OXALÁ “OXIRÉ” É UMA DÚVIDA DA MINHA MÃE.
SOBRE A “OYÁ GBALÉ” ,ANTES DE TE PERGUNTAR JÁ HAVIA PESQUISADO NA NET E NESTE SITE DE VCS E NÃO TEM NADA SOBRE ” OYÁ ALABÁ”.
OBRIGADO,
PAULO
Olá PAULO RIQUE
Infelziment eeu não conheço a essa qualdiade, só conheço as postadas,mas pode ser alguém vistando post conheça e comente,algo,vamos esperar
axé
Paulo Rique eu tb não encontrei nada em lugar nenhum. Te peço um grande favor, para vc mesmo. Não se contente com a explicaçãod eque é uma qualidade rara ou que poucos conhecem, busque informação que embasem essa informação, que deem fundamento a ela. Não estou dizendo que se eu ou Carol não conhecemos estas qualdiade não existem, não é isso, mas é muito comun que estes nomes simplesmente tenham sido retirados de trechos de cantigas, e em uma das cantigas de Oxalá tem um trecho que lembra este termo assim como em uma de Oyá, mas não significa que sejam qualdiades deles. Tomege
Bom Dia! Mukuiu….
Ana Maria eu gostaria de saber se vc já ouviu falar desta qualidade de Oxalufã Baba Epe e qual o fundamento.
Pois já procurei e não encontro nada desta qualidade.
Se puder me fale por favor.
Axé
Olá! Boa tarde!
Eu gostaria de saber se Osogian é uma qualidade d Oxalá rara?? e se Ajagunã é um Orixa ou se é um dos caminho de Guian??
Obrigado!
Axé!!
Thiago Oxaguiã é uma qualidade de Oxalá sim, mas não é raro. Sobre Ajagunã vc pode ler uma lenda que a Isa Dias publicou no início de maio, é bem interessante porque exclarece muita coisa. Vc vai ver. Tomege do Ogum
Marcos eu tb nunca ouvi falar deste termo como sendo qualidade de Oxalá, ele até aparece numa cantiga, mas não está realcionado a qualidade de Oxalá. Tomege do Ogum
MONTUMBÁ
SOU DOFONO T’OXALA,GOSTARIA DE SABER PORQUE MESMO DEPOIS DE INICIADO,QUANDO VIRADO COM MEU PAI AINDA OUÇO TUDO EMBARAÇADO MAIS OUÇO,E SABER TAMBEM SO BRE A QUALIDADE DE MEU SANTO ,QUE É AJAGUNÃ,POR FAVOR ME RESPONDA.
Olá CRISTIAN
Leia o texto Longo Caminho do Aprendizado, E Sou filho de orixá 1 e 2 do Nelson que vão te ajudar. A semi consciência é normal e talvez dure por toda sua vida, com o tempo vc vai aprender a não interferir.
Oi Pessoal, Motumbá !
Tenho acompanhado com atenção as duvidas e questionamentos nesse espaço.
Tenho uma duvida que gostaria de expor nesse fórum, pois não tenho uma resposta mais conclusiva para essa questão.
É possível uma pessoa ter ori mege de Oxaguian com Omolu Jagum (Ajoji)?
Poderá ainda o juntó ser Yemanjá Sesu.
Se possível, qual seria o arquétipo de uma pessoa com esse Eledá.
No Keto, qual o juntó mais comum de Oxaguian ?
E de Jagum ?
Obrigado
Axé
Boa Noite!
Eu gostaria de saber pois meu irmão gostaria de saber se alguem sabe Sobre Oxalufan Baba Epe e qual é o fundamento deste orixá?
Alex todas estas possibilidade existem sim, vc pode ser Ori meji e ter estas yabás como juntó. O que não há como saber é quem é o junto mais frequente de qualquer Orixá, a combinações são infinitas e é isso que faz do candomblé uma religão múltipla de multiplos, não há receitas de bolo, é o aprendizado que nos conduz a conheçer e poder revelar cada mistério a seu tempo e hora. A sua resposta está na confiança que vc deposita no seu zelador/a e na sua casa. Em contra partida, a cada vez que vc procurar estas informações fora de sua casa essa confiança será um pouco abalada, por isso é fundamental acreditar e sentir-se bem na sua casa de axé. Tomege
Lemba seu irmão poderá revirar e perguntar onde for, e no máximo uns poucos dirão que conheçem ou ouviram falar de babá epe, porque na verdade, o que existe é Oxalufã, uma qualidade de Oxalá, assim como alguns outros nomes e ponto final, mas essas subqualidades de Oxalufã, de Oxaguiã simplesmente foram inventadas para tentar dar um certo “destaque” ao Orixá -coisa totalmente desnecessária, visto ser Oxalufã o Orixá que é-. Tomege
BOA NOITE,
SOBRE PALAVRAS EM YORUBÁ…GOSTARIA DE SABER O QUE RESPONDER NESTAS SITUAÇÕES:
NA HORA DA COMIDA…ME PPERGUNTAM “AJEUN”….
SE QUERO ACEITAR A COMIDA RESPONDO COMO ?
SE NÃO QUERO ACEITAR A COMIDA?
E SE ESTOU NA MESA E VOU COMER TB..O QUE RESPONDO ?
E QUANDO ME FALAM MOTUMBÁ ..O QUE DEVO RESPONDER?
ABRAÇOS.
PAULO
Olá Paulo Riqque
Ajeum eu já vi alguns respondendo ajeum bó mas não sei se é não ou sim, e não sei se é correto porq
E Motumbá um amigo me ensinou que a gente responde motumba axé. É como se fosse pedido de benção
pow , minha gente nao me leve a mal , mas vcs nao esta sabendo oq estao fazendo , essas qualidades , estao muito fora do q é orixas fun fun
Queria saber se uma pessoa pode dizer q foi feita de Orixalá, há uma controversia nas respostas q obtive. Pergunto pq um amigo meu disse ser de Orixalá e qualidade acho que Cafugyan, nunca ouvi falar disso, como pode ser isso? Queria entender.
Léo de Oxalá, se vc reparar bem na lista, não há referencia a Orixas funfun, só a Oxalás. Alguns Funfun são Obatalá, yeyemowo, Orumilá, Olocum e outros que de fato não estão listados. Mas no que vc discorda? nos ajude a melhorar esta informação, envie sua colaboração, será sempre bem vinda. obrigado pelo comentário, volte sempre e fique sempre a vontade para colocar sua opinião. Tomege
Marcelo eu tb desconheço isso. Inclusive o termo cafugyan já é bem estranho porque lembra Cafungê – um Inkise -.
Mas acho que isso é fruto da desmedida necessidade de serem todos diferentes ou de terem Orixás incomuns.
Orixalá é, como descrito acima, o Oxalá mais velho e sendo assim não comportaria dentro deste mais velho uma qualidade guerreira como suger o final do nome “Gyan”. Me parece mais uma invenção. Tomege
ana maria se eu fosse voce eu metia o pe dai sem da satisfaçao.
CAro Nelson, uma amiga me disse que essa qualidade CAFUGYAN, acho q eh assim q se escreve, existe sim mas é uma qualidade do EFON de Oxoguyan. Não sei se isso procede, continuarei a minha investigação… rs. Achei a sua explicação bem lógica e acredito q vc tenha base para tal afirmação.
Caro Amigo, sei que existem 08 qualidades Orisa Osoguiãn e 08 qualidades do Osolufãn vc poderia me descriminar quais são essas qualidades?
Oi, espero q alguma alma abençoada possa me ajudar com palavras verdadeiras as minhas duvidas serissimas..
Sou espirita a um bom tempo, mais nao nesse ramo, era kardesista, ou melhor ainda continuo…
So que com o passar do tempo conheci uma pessoa tbem espirita so q da umbanda naçao keto, e tive problemas de saudes e por muito tempo, e varios tratamentos mentais nao obtive resultado. ate decidi jogar pra ver meu orixá, por uma qquestao de curiosidade e autoconhecimento, poiis comecei a frequentar os toques…
Bem, meu orixá é oxalufan, com ogun, so que meu orixá oxalufan está digamos, de fato nem ai pra mim, ele mesmo falou no jogo, e quem tava cuidando de mim era meu segundo orixa, oxum… bem foi revela-do q eu era herdeiro dessa missao, de seguir nao sei se a religiao dos orixas, ou na missao espirita mesmo, mais como foi la q revelarao isso pra mim vou continuar… entao, o orixa parecia esta bastante xateado comigo, e queria q q eu raspasse a cabeça o qnt antes, soh q n tenho condicoes agora, e q era uma missao herdada por meus ancestrais, e realmente tive pessoas q eram mediuns, minha tia, ela tinha tudo pra monta um centro espirita e n montou por vergonha… seu filho meu primo esta locuo pois tbem eh medio… e nao quiz desenvolver..
eu nao sou medium, pelo menos de ver receber ou ouvir, por enquanto.. o jogo fechou qnd quiz saber disso, meu orixa esta de costas, e tenho um odum serissimo.
e foi me revelado q eu era pra fazer isso se quizesse ter uma vida boa..
como falei antes, tenho problemas com ansiedade depressao e toc, e nunca obtive cura, ja tomei de todos os tipos de remedios , hj em dia minha memoria anda pessima etc… minhas ideias confusas…
e se eu n fizesse minha vida, poderia estar muito boa e do nada ir a miseria, como poderia ta na miseria e ficar boa, ou seja inconstante.
nao quero isso, se é minha missao eu vou seguir, com fé.
Agora tbem foi revela-do q nao se tem certeza q oxala eh realmente o meu orixa, como andam na saia de oxalufan , ayra e xango, cabe-me a posibilidade de ser isso.. e eles, passaram pra oxalufan pois é o pai deles, e normalmente no dia a dia, qnd a filha nao consegue cuidar da sua filha agente n passa pra nossa mae… foi mais ou menos isso q me explicarao, q no caso ayra e xango, nao tavam sabendo lidar comigo entendem? pelas minhas atitudes sei la…
mais assim tenho medo dessa religiao pois diferente do kardesismo, nao tem uma coisa so… sao varias nacoes, varias metodologias,….
varias crenças etc… e cada um q acredite em um…
to me sentindo meio q rejeitado pelo meu orixa… sabe? sem saber pq , pois nao sou medium, nunca baixei nada como eu ia saber q tinha a missao de continuar o trabalho parado por meus ancestrais?
me falaram q oxalufan ta nem ai pra mim, e quem ta cuidando de mim absolutamente é oxum, ela mesmo falou q cuida com todo prazer de mim, salve minha mae!!!
entao vem minha duvida, depois q eu fizer meu ebó, etc, e oxalufan revelar q na verdade apenas tava cuidando de mim pq a situação estava critica , eu tenho aquela sensassao de ser abandonado por meu pai de sangue, numa fase dificil e qnd as coisas melhoraram, me aceitou novamnete, no caso de ayra e xango(possibilidade) eu ficaria triste de saber disso, q eles me largaram… eh coomo se fosse sabe? pois eu tenho uma personalidade de ta com meus q sao caros em todos os momentos seja bons ou ruins…
mais será q eles nao sabiam como lidar mais comigo?
Eu nao conheço essa religiao to conhecendo aos poucos, mais se orixas sao Deuses, eles tem q ser bons, generosos, e nao foi essa impressao q tive qnd o pai de santo jogou pra mim, ele foi bem serio…
Afinal pq ele agiu asssim comigo? e falou o q falou no jogo,
e pq os meus pais verdadeiros me aabandonaria…
alguem poderia me explicar isso, sao serios mesmo, ou impressao, ou quizeram me alertar? mais infelismente so me assustou…
Thiago Luiz o seu comentário final, onde vc fala que “Eu nao conheço essa religiao to conhecendo aos poucos, mais se orixas sao Deuses, eles tem q ser bons, generosos, e nao foi essa impressao q tive qnd o pai de santo jogou pra mim, ele foi bem serio…” é típico de um entendimento distorcido e tendendo a ver o candomblé com olhos e sentimentos moldados pelo catolicismo. Thiago o candomblé não segue os ensinamentos do catolicismo ou de qualquer outra relgião, somos independentes e temos nosso próprio entendiento de vida, morte, certo e errado, em fim, somos outra cultura. O candomblé não cultua demonios, não tem pecado, não tem medos e tb não tem que ser bom como nos moldes de outras religiões, Orixá não é mal é justo, até porque bem e mal não existem, são a mesma imagem, só que vistas de angulos diferentes. Sobre seus Orixás em especial Oxalufã, o que acontece é que Ele é assim mesmo, rabugento e severo, mas isso não quer dizer que Ele não te ame e que te esqueceu ou não te de importancia, vc é filho Dele e é Ele quem cuida de vc, sim. Orixá sabe de sua condição, inclusive financeira e não será só por vc raspar que sua vida ficará melhor ou pior do que é. Raspar é iniciar sua vida religiosa só isso, não há magicas nesta cerimonia, nem pactos rsrs. O que vejo neste seu comentário é um desejo de quem jogou para vc em raspar um Oxalufã ou de ganhar algum dinheiro com esta iniciação. Meu caro o jogo deve sempre ser muito bem conduzido e deve ser feito por quem tenha tatopara falar as coisas e não amedrontar e falar coisas desmedidas e que deixem margem para dúvidas na cabeça do cliente ou filho de santo. Orixá sabe lidar muito bem com seus filhos e vc com certeza não seria diferente de tantos milhares de outro fihos que Eles tem, e a explicação de que pode ser Ayrá ou isso e aquilo não é convincente. Thiago a minha recomendação é que vc estude muito bem o candomblé, entenda a cultura e forma de pensar a religião, sem preconceitos, sem censuras, com cabeça aberta, mas procure estudar o candomblé tradicional sem misturas, isso é o que posso te dizer neste momento. Tomege
Olá Valkíria
Oxalufan e Oxaguian são qualidades de Oxalá,não é possível haver qualidade da qualidade,me entende?
As qualidades que conhecemos são as que estão postadas lá em cima e são qualidades de Oxalá.
Axé
Valkíria,
Em África temos para o mesmo Oxalá com as mesmas características vários nomes em terras/cidades. Obatalá, Balufon, Lufon, Oxalufon,etc, são títulos/reinados, na verdade é o mesmo Orixá cultuado nasqualidades , Efurú, Afejó, Oko,R’Oko,etc, assim também com Oxaguian que também é um título ao Rei (Orixá comedor de inhame) Os Ajagunans Babá Elejibos se sub dividem com vários nomes, (Epejá,Ajaguna,Lejugbé,Epè,Dankó,etc)
Precisar um número ede Orixás Funfun é impossível! A tradicional festa “As águas de Oxalá” homenajeia-se a renovação do ciclo da vida em 3 domingos:
1ºDomingo – Oduduwa
2ºDomingo – Oxalufon
3ºDomingo – Pilão de Oxaguian
Fernando D’Oxogiyan
Kolofe ,sou de Oxogyan, ha 16 anos iniciados e concordo quando vcs informam que oxogyan ja e em si uma qualidade de Oxala!!Ajagunan… etc seria mais um titulo de Ogyan a uma alusao de uma passagem mitica !!!!parabens pelo trabalho de vcs!!!e concordo que o Camdomble nao acredita e nao trabalha com verdade plena e absoluta !!espero em outra oportunidade emitir a minha opiniao a respeito do purismo das religioes afro-descdente. Muito axe para nos todos !!!
Bom dia, vejo que vcs são grandes sábios da religião afro
por isso resolvir deixar essa pergunta:
Comecei a participar do Candomblé, meio que inocentemente pois não entendia nada. Me influenciaram a dar bori pois diziam que naquela epoca minha mãe Oxum me pedira isso e que se não desse iria sofrer, não deu outra, dei o bori e assim fiquei por muito tempo até encontrar outra zeladora que me disse que eu não era da Oxum e que o meu verdadeiro Orixá etava me cobrando, eu acreditei na hora, pois Oxum não “rodava” mesmo sabendo eu, ser rodante.
resolvir dá bori na casa dessa mãe de santo com outro orixá nesse caso Oxalufan o qual tambem nao roda até hoje, mas depois desse bori os outro zeladores ficam me dizemdo que não sou de Oxalá e que meu orixá é Obaluae, e isso me deixa confuso, por isso resolvi abandonar o camdomblé e o meu orixá Oxalá. gostaria de saber o que eu faço daqui pra frente pois amo muito Lufan mas pra não ficar em dúvidas prefiro não procurá-lo mais……
Obrigado.
Abraços
Celso meu irmão obrigado pelo carinho de seu comentário, mas não somos grandes sábios, somos só filhos de santo preocupados em colaborar com a religião,mas sinceramente obrigado.
Celso o bori por ser uma cerimonia feita exclusivamente pra sua cabeça, não tem relação com seu Orixá, é feito para o Orixá Ori e tem função de acalmar e dar equilíbrio a sua cabeça (ori), e poderá ser feito sempre que o filho estiver em “desordem” de energia, estiver “fraco”, e precisar dar um equilíbrio a sua cabeça. Mas bori não é feito por que o Orixá pediu, bori é uma cerimonia para a pessoa. Te digo isso para vc enteder que o começo da caminhada já foi truncado, com informação equivocada. Sendo o bori uma cerimonia para o Orixá Ori, o que Oxum poderia te cobrar ou ficar revoltada contigo? nada. Celso o correto é procurar uma casa de axé tradicional, investigue a seriedade da casa, sua tradição e sua conduta, e faça um jogo específico para este fim, saer quem é seu Orixá, porque é atraves do jogo que Ele será revelado, os boris foram gasto de tempo e energia. Tomege
Oi Voçes pode me pasa alguns do materiais para a feitura De Oxaguian eu vou fazer um livro e queria coloca por favor me ajuda
Lucas este assunto é restrito as casas de axé, não se passa este tipo de informação por internet. E se vc pretende fazer um livro, vc precisa necessariamente conviver com o assunto abordado, não dá para vc colocar informação colhida por terceiros, tem que ser sua visão e experiencia, se bem que em termos de material ou modo de feitura de Orixá isso não é divulgado de forma alguma. Tomege
Mariana,
Essa é uma cantiga de meu pai Osogiyan.
“Ajagunán bàbá alá ò
Ajagunán! (bis)
Èlémoasó bàbá Olórògùn
Ajagunán bàbá alá ò”
A terra de Osogiyan chama-se Elejigbó, o rei desta cidade já esteve no Brasil, intitulava-se o próprio Osogiyan, ainda intitula-se por que está vivo, salve o rei! Seu título origina-se da expressão Òìsà-je-iyán que significa “Orixá comedor de inhame”, inventou o pilão para melhor preparar seu prato favorito e também é chamado de Olóodo, dono do pilão. No terceiro domingo das águas de Oxalá é saudado com uma grande festa, dia do pilão, (Ojó Odo)
Bábá Èpé!
Èpé já, Èpé já
Olóodo!
Meu pai é a guerra constante pela paz!
Orisá Bábá
Orisá Bemiò
Orisá Bàbá Oluamí
Orisá bemiò
Mojuba ré, mojuba axé babá!
Fernando D’Osogiyan
Olá, um ere falou para mim que meu Oxalá era guerreiro, mas que pegava também na agua, minha prima que e yawo acha que e oxaguian por favor gostaria de saber realmente
Bom gostaria de saber mas algumas coisas,depois que aconteceu coisas estranhas na casa da minha tia fiquem muito curioso sobre esta religião,precisa ser feito de santo para as entidades baixar,por que minha tia não e feita e ela e de oxaguian mas e raro ele baixar, baixa mais o caboclo.
nasci em uma familia evangelica e mudei ideia quando conversando com o caboclo “da minha tia”ele fala em ensina coisas que estao na biblia ele ate pedi que colocamos hinos evangelicos hoje tenho outra ideia sobre esta religiao,queria saber tambem se oxalá seria o nosso senhor JESUS,bom eu acho que nao.
e porque cultuar entidades como exu, ponbagira etc……..
ja que eles nao gostam nem que fale o nome de DEUS e de JESUS perto deles ?
Daniel poucas vezes eu falo num tom hostil, mas infelismente o seu assunto será um deles, me desculpe. É por conta de pessoas como esta que diz incorpar um caboclo que ouve hinos e ensina coisas da bíblia que a nossa religião está tão mau vista e com tantos marmoteiros por aí. Nossa religião não segue a bíblia, não temos ligação com diabo, mas tb não temos subordinação a outra religião, respeitamos Jesus, Alá, Maomé, Tupã e tantos outros Deuses, mas não somos subordinados a Eles, nós cultuamos Orixá/Vodum e Inkise que são elementos e forças da natureza. Um caboclo que teoricamente não viveu este momento de hinos e que provavelmente não estudou ou leu a biblia não deveria agir desta forma, me perdoe mas alí não tem nada além de sua tia te falando coisas agradáveis. Se ela deseja seguir outra religião ela deveria fazer isso de cara limpa e não ficar se escondendo atráz de uma entidade. Não é verdade que exú e pombagira não gostam de Deus, os seus médiuns maus orientados é que os interpretam como se fossem a personificação do diabo e por isso agem desta forma, isso é pura falta de conhecimento religioso da parte deles, que na maioria está querendo é apareçer e se mostrar dono de um poder que não existe. Daniel não cultuamos diabo até porque o diabo é uma figura de outra religião e não da nossa. Sobre a outra pergunta, não é o erê que deve te falar se vc é de desse ou daquele Orixá, é o jogo de búzios, porém pelo que vc relata, é bom que vc estude bastante e procure com muito cuidado uma boa casa de axé, sem estes equívocos que vc mencionou, seu início de vida religioso está bastante comprometido estando ao lado destas pessoas, te recomendo que leia, temos muito material de boa qualidade aqui no blog, leia os textos e os comentários e vc vai começar a enter bem melhor as diferenças entre o que lhe foi dito o que é de fato religião. Mais uma vez desculpe pela dureza das palavras, mas não havia outro caminho apra te responder com honestidade e clareza. Tomeje
Motumbá!!
Boa tarde!! Parabéns pelo esforço de sempre nos mater informados… a minha pergunta é sobre (mais uma vez!rs) a qualidade de Oxaguiã, sei que Orunmilá é um e Oxaguiã é outro, porém, já me disseram que sou de Oxaguiã Orunmilá (em casa de Ketu). O que podem me dizer sobre isso? Existe algum caminho de Guiã com Orunmilá ou é uma informação errada??
Obrigado!!
Bom dia, Jefferson.
Eu, particularmente, nunca ouvir dizer de um caminho de Oxaguiã com Orunmilá e não existe esse “Oxaguiã Orunmilá”. A única relação que vejo entre os dois é sobre eles estarem na categoria de orixás Funfun e por Orunmilá ser o responsável pela comunicação entre as pessoas e as dinvindades, então creio que isso exime-o de estar no caminho de alguém, entende?
Jefferson, você já é inociado no Candomblé? Se não for, meu irmão. Aconselho-te a não procurar saber sobre o caminho do seu orixá agora, pois esse tipo de informação só é necessária durante a iniciação e por se tratar do caminho do seu orixá, o melhor (e mais confiável), é deixar para o zelador olhar tudo que tiver de ser visto na consulta aos búzios durante a iniciação. Pois senão, você corre o risco de receber informações equivocadas, como essa, por exemplo. Procure saber, conhecer Oxalá como energia única, conheça Lufan, conheça Oxaguiã. Tudo pode acontecer daqui para sua iniciação.
Axé!
Jefferson orunmila é o Deus da adivinhação e está ligado ao oráculo de Ifá, e não a Oxaguiã. Oxaguiã já é em si uma qualidade de Oxalá, o Oxalá guerreiro e jovem, e Ele não se subdivide, mas se houvesse uma subdivisão não poderia ser em Orunmilá que é quase um “outro universo”, um outro assunto. Para vc entender Orunmila procure assuntos ligados a Ifá, Odú. Tomeje
Motumbaxé Bàbá Fernando DÒsogiyan qual o Oxaguiã que tem ligação com Ewá e se o senhor podeia fazer um breve comentário sobre Dankó.Axé.
Isa,
todos os Oxaguians tem ligação com Ewá e vice versa.
Babá Dankó, o Senhor dos grandes bambuzaís! Orixá Funfun e que vem sempre em socorro nos momentos de cruciais, entre a vida e a morte…
Axé,
Agradeço sua atenção,que Oxoguiã lhe traga muita luz e brilho em sua vida.Axé
Tomeje meu irmão tudo bem com o senhor ?
Lembra-se de mim ? sou o João Matheus lembra-lembra-se ? espero que sim.
Meu irmão gostaria de saber onde eu posso achar em seu blog as qualidades de Oxalufã e suas descrições
agradeço desde já e gostaria de parabenizar o blog que a cada dia recebe muitas visitas e sempre muitas satisfações
abraços
sou filho oxoguiã com oxum tou muito feliz
João a quanto tempo. tu tava sumido meu irmão, que bom que vc voltou rsrsrsrs
Sobre qualidades de Oxalá, este é post, não conheço qualidades de Oxalufã, já que Oxalufã já é uma qualidade. O que conheço na realidade são outros Oxalás tão antigos quanto Lufã, mas que não tem culto específico, são “digamos” “representados” por Lufã. Ficamos muito agradecidos por seu comentário e vê se não some. rsrsrsrsrs
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Agradeço muito o seu carinho meu querido irmão muito obrigado por tudo e pelo apoio. Olha eu gostaria de lhe dar uma noticia que ainda não está muito bem decidida. Eu hoje pela manha conversei com o diretor de eventos da união espirita de santos e perguntei a ele oq ele achava de promover um fim de ano unindo casas de axé de santos e guarujá na praia do guaruja contando com a presença do axé de pai Bobó. Também sugeri que se não pudesse ser feito este final de ano na praia, se pudesse ser feito uma caminhada contra a inolerancia religiosa também no guaruja em dezdembro já que em outubro deste ano uma pesquisa encomendada por mim e por outros babalorisas de santos, sao vicente e guarujá, constatou o infeliz aumento de 35% de aumento no ato de intolerancia religiosa na regiao. Ele me disse que enviará a proposta e tudo e veremos oq será decidido. Qualquer coisa eu lhe avisarei com antecedencia pois gostaria muito de vê-lo aqui conosco neste grande passo dentro da nossa religião…
abraços e agradeço desde já e sempre o carinho ofertado pela sua pessoa Tomege e pelo blog em sí.
Igbá Asé
João Matheus ficaremos aguardando as noticias e se for possível com certeza estarei presente sim, axé, axé, axé.
“https://ocandomble.wordpress.com/2009/11/25/1%c2%ba-flash-mob-social-do-blog-2/ Flash Mob – Participe da 1a mobilização do nosso blog, colabore com uma das instituições e contribua para dar evidencia social à nossa
religião. Tomeje
Entendo que Oxaguyan já é uma qualidade de Oxalá, mas então pq Ajaguna, Danó, Epê, Epejá..etc?
perdão: DAnko
Marcelo,
role a barra acima e lerás meus comentários sobre meu pai, pesquise também no blog nas qualidades de Oxalá.
Oxaguian é titulo e não uma qualidade de Oxalá, os Orixás guerreiros Funfuns são reconhecidos por vários títulos e o principal é encima de sua culinária que é o Inhame, rico em suas propriedades.
Axé,
eu sou filho de oxalufan e oxaguian oq isso significa ?
alguem pode me responder ?
se nao acha um orixa certo para meu ori pode o zelador colocar oxala e dizer q esta certo pq oxala nunca ta errado emniguem obrigado desde ja
eduardo,
Gostaria que confirmasse essa configuração em 3 casas de candomblé tradicional, tecer um cometário não seria prudente.
Axé,
antonio,
Seu Orixá existe, não é uma questão de achá-lo, através do jogo de búzios pode-se ter um parecer, existem excelentes Oluwos que nos dão um caminho, uma direção, uma leitura pelo qual nos levará ao seu encontro. frequentar uma casa de candomblé por exemplo…
axé,
Fernando D’Osogiyan
em que nação se faz Oxoguian DANKo ? Ketu ou JEJE ?
Jonathas,
Babá Dankó é um Orixá do Ketu, ligado a linhagem dos Ajagunãs (oxaguians).
Para alguns antigos zeladores, não se inicia-se ninguém para este Orixá, existem fundamentos especiais para as pessoas de Babá Dankó pois ele não pega a cabeça do iniciado, até por que, sua liturgia não permitiria.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Olá,
Minha irmã e filha de oxoguiã (confirmado varias vezes no jogo de buzios),mas ela é uma pessoa estupidamente agressiva.
Essa agressividade toda seria alguma qualidade de Oxoguiã?
Ou deve ser alguma pendencia?
Os babalorixas dizeram que ele não precisa fazer santo!
Grata pela atenção de voces!
Monica algumas pessoas se valem das lendas dos orixás apra tentarem justificar seus próprios atos em desacordo com as regras de boa conduta ou de civilidade, imagina se eu que sou do Ogum fosse me basear nas lendas de meu Pai para viver, eu seria rapidamente preso, afinal Ogum é selavagem, violento, brigão. O comportamento da pessoa não deve ser ligado ao Orixá em todos os aspectos, temos que saber separa muitobem as coisas. Sobre não fazer a sua iniciação é um assunto que só mesmo um jogo pode dizer, mas posso te adiantar que eu já ouvi de alguns zeladores, e eu não juslgo se está correto ou não este comportamento deles, que “preferem dispensar alguns casos que eles sabem que serão dor de cabeça para a roça”. Tomeje
Gostaria de saber se alguem ja ouviu falar sobre uma qualidade de osala chamada ‘ABUQUÉ OU ABUKE’.
Desde já agradeço a atenção.
Gabriel,
Abukè ou Anbuké quer dizer corcunda e não é qualidade de Oxalá, e sim uma referencia em algumas cantigas a Oxolufun em sua postura de ancião.
Desculpe o atraso.
Axé,
oi gostaria de saber sobre oxagunde !
fatima brast,
Na nação Ketu/Nagô sinceramente nunca ouvi falar.
axé,
Motumbá
Sr. Fernando, em seus textos, diz que todo Oxaguian é um Ajagunan.
Gostaria de saber do Sr. quem são os orixás “Já” e “Jagun”?
axé
Marcelo F,
Sim todos são guerreiros! Guerreiros da Paz.
Ógun’Já- Orixá guerreiro que veste branco ligado a Oxaguiã e Yemanjá e aceita o cachorro em seu sacrifício.
Jagun- Orixá guerreiro que também veste branco ligado a Oxaguian e Oyá e que faz orô para Oxaguiã.
Obs: Ajá quer dizer cão, Ogun Ajá p/ Ogun’Já.
Axé,
Fernando D”Osogiyan
Fernando, mas Jagun não teria mais fundamentos com Obaluaiê?
Marcelo F,
Jagun é Jagun uma variante ligada ao panteão de Obaluaiye. Tem culto próprio, veste branco, etc.
Axé,
Assim que penso também irmão Fernando, mas não entendo por que algumas nações fazem Jagum uma qualidade de Obaluaiye.
entendo sobre enredo, mas não consigo entender porque vestem Jagum de palha, sendo que Jagum, já e Ajagunan eram cultuados no povo de Efon e e possuiam caracteristicas proprias antes das passagens, ou sejá, pra mim, sempre serão os 3 irmãos de Branco.
conta um itan que os 3 foram lutar nas terras de osún, onde ficaram cegos nos portoes e seus caminhos foram diferentes, Já para terras de Ogum, Jagun para terras de obaluaiye, e Ajagunan para terras de Ogiyan.
Não consigo entender a tranformaçao de uma caracterisca para outra.
No meu entender, Jagun nunca será um obaluaiye, Ajagunan nunca um Oxaguian e Já, nunca um Ogun.
talves, pela falta de conhecimento, folhas entre outros, eu aceite a feitura desses orisás funfun em qualidades de outros orisás, mas deveria ser mais cristalino isso para o abiãn entender…
Marcelo mas há um problema nisso, vamos lá. Onira não é Oyá, Ayrá não é Xangô, Odé não é Oxossi e somado a esta lista entram os citados por vc (que concordo em parte). Mas e os fundamentos para cultuar todos estes orixás em separado? concordo que podemos ter nossas ideias e que realmente hajam evidencias de que todos estes são independentes, mas os cultos se perderam no tempo meu irmão e por isso os nossos mais velhos os “acomodaram” onde estão. Eu em particular acho melhor cultuar desta forma do que não ter culto, pois culto pre dispõe uam série elementos que infelizmente foram perdidos. Não acho impossível que um dia haja um resgate, mas até lá …… rsrsrsrsrsTomeje
Verdade irmão Nelson, espero um dia que muito se resgate.
Bom dia! Venho através deste relato pedir um conselho e quem sabe, uma indicação. Tenho grande paixão pela religião ensinada por nossos ancestrais. Através de jogos de búzios tenho sido aconselhada a frequentar a religião para ser iniciada. Tenho 47 anos de idade e me vejo meio perdida. Tenho amigos e pessoas da família ligadas ao candomblé, mas não me sinto segura para frequentar um lugar onde possa confiar, talvez seja meu próprio olhar sobre o que já vi e ouvi e meus sentimentos de medo que ainda me impeçam de estar num barracão. Moro no RJ e gostaria de conhecer um lugar de pessoas sérias. Sei que não há lugares perfeitos, que a convivência nos tráz discórdias de pensamentos e opiniões, isso é normal. Mas quando falo de seriedade é, sobre quaisquer aspéctos, perceber que o respeito e a bondade permeiam aquele axé. Não sei se podem me indicar algum lugar. Moro na zona oeste do RJ e vim em busca de uma indicação. Tenho pedido muito aos orixás para me dar caminho, para me encaminharem a um lugar de raíz, onde eu possa conhecer a religião e seus mistérios sem medo. E ainda não encontrei, fato que me deixa ansiosa, primeiro porque tenho como de princípio, fazer o que meu coração me induz e segundo porque estou começando a crer que os orixás ainda não me colocaram o encantamento no coração, talvez porque ainda não tenham achado o lugar onde queiram assentar-se. Não sei se estou certa pensando assim. O que sei é que tenho muita vontade de dar encaminhamento à minha vida espiritual, até porque já aconselhada para tal. E me encantei com os conselhos, falas e pensamentos desses zeladores e zeladoras. Seria possível encontrar um de vocês no RJ para uma futura consulta??? Ou seria possível vocês me indicarem um centro espírita onde eu possa me consultar e entender como caminhar para achar o lugar onde meus orixás queiram ser assentados??? Será que estou pensando e agindo corretamente???
Obrigada desde já. Sheila
Sheila,
Podemos ajudá-la tanto eu quanto o Tomeje que é o nosso RP.
Axé,
Fernando
Bom dia Fernando… Puxa, você não sabe como estou feliz por ter lido sua resposta e saber que pode me orientar neste sentido! Muito obrigada mesmo. Se você tem acesso ao e-mail que eu enviei, por favor, gostaria de receber a orientação do local, onde posso abrir um jogo…
Eu, ainda agora, pesquisei no site e vi particularidades de vocês e vi que sua casa é no RJ.
Puxa como eu gostaria de poder ser orientada no sentido espiritual. Muito obrigada por tudo.
Se puder me mandar endereço, ou mesmo o de sua casa. Estou aguardando com ansiedade. Um forte abraço.
Axé pra você também. Sheila
Gostaria de saber se é verdade que oxaguian tem uma tendencia a ser gay.?
Se todos que tem o titulo de tal tem de ser gay.?
BOM DIA.PRESISO DE UMA AJUDA MUITO UREGENTE,PODE ME DIZER COMO POSSO CONSEGUIR VENDER MINHA HERDADE?EU PEÇO QUE ME DIGA UMA MAGIA EFICAS ! HA 3 ANOS QUE TENHO A VENDA E NAO ESTOU CONSEGUINDO VENDER PEÇO QUE ME DIGA COMO FAZER EU ASSIM QUE CONSIGA A VENDA DA MINHA HERDADE EU DAREI UMA COMPENSAÇAO.DIGA ALGO QUE SEJA EFICAS E RAPIDO.
MUITO AGRADEÇIDA
Cristina o que é herdade? Tomeje
é uma quinta com varias casa e piçina.eu peço que me ajude na venda assim que eu conseguir vender a quinta eu nao me esquço de si darei uma boa grateficaçao,digame o que devo de fazer para conseguir vender a quinta o mais rapido possivel.tem o meu mns pode adeçionarme e falarmos melhor.muito obrigado pela sua atençao
Sheila,
passe o seu e.mail , conheço uma pessoa que pode ajudar.
Axé,
Fernando
Crsitina desculpe-me eu penseique fosse alguma coisa ligada a religião. Nosso blog está focado nos assuntos religiosos e a discussão destes assunto, mas talvez vc possa encontrar alguma coisa no site mae marta de oba. boa sorte. Tomeje
tia_guinho666@hotmail.com
se conheçe entao por favor pode adeçionar
olá!!gostaria de saber se existe alguma qualidade de oxaguian chamado ajauntalá e qual é o caminho desse orixá
desde já agradeço a atençao…
Anderson, Oxaguiã por sí só já é uma qualidade, existem alguns orixas que estão agrupados sob este mesmo nome Oxaguiã,mas não são qualidades de Oxaguiã. MAs nunca li ou ouvi nada sobre ajauntalá. Tomeje
Anderson Souza,
Vou aproveitar a sua pergunta para esclarecer que: Uma coisa é qualidade, sua referencia ao seu culto, lugar, a ancestralidade, a linhagem de Orixá e outra é orukó, nome pelo qual será conhecido aquele Orixá que deu o nome no barracão no dia da saídaem seu axé.
Ajauntalá ou Ajagunã T’Alá pode ser um orukó.
Oxaguiã ou Osagiyan, é um título que siginifica:” Orixá que como Inhame” faz uma referencia ao gosto deste Guerreiro Funfun pelo Inhame pilado.
Axé,
Ola, fui iniciado de oxaguian com yemonja (porem nao assentei ainda yemonja) e sai acordado, tenho 7 anos de santo porem ainda nao tomei 7, estou afastado e segundo jogo de algumas pessoas sou de Danko, nao sinto nada no candomble a nao ser na hora do run de oya, Uns dizem que tem q concertar como oya, outros yemonja. Vi num post falando que Danko nao vira em seus iniciados, gostaria de saber o q é normal nesses casos, vira d outro orisa?
ola boa noite.peço que me ajude,eu fiz buri em portugal paguei a minha mae de santo e ela reçebeu o dinheiro depois de eu fazer o buri nunca mais telefonou para mi para poder parteçipar nas festas de terreiro nao me çhama pra poder aprender como se da de comer orixas,estou as escuras tenho um altar em casa feito por mi meu santo e yasan sinto sempre que esta comigo peço que ajude como eide fazer para poder ter conheçimento de obrigaçoes dar de comer orixas tenho muita vontade algo me çhama para eu avançar mas como?eide fazer tudo isso minha mae de santo depois de eu fazer buri fui ter com ela algumas vezes mas com consulta marcada cada vez que ia falar com ela pagava 50 euros ela dizme que eu nao pesiso ir ao terreiro nao presiso ir as festas nao presiso de nada se me sinto mal ligo para ela marco consulta e pago 50 euros.nunca mais telefonei para ela e a minha mae de santo tambem nao telefona para mi.tambem nao quero que ela me telefone porque ela so quer dinheiro.eu peço que me ajudem,eu fiz buri,linha camdoble keto.por favor ajudeme eu presiso de ter conheçimento amo muito orixas amo muito meu santo,peço ajuda.axe
Marcos,
Na minha opinião sair acordado só se for iniciado para Ogan, e aí independerá de suas funções. Babá Dankó até aonde tenho conhecimento, é apenas assentado,mesmo a pessoa sendo dele, não se inicia, devido a sua liturgia Igbalé, e normalmente outro Orixá se apresenta e pode ser Oyá, a mais adequada meu ver.
Esse é o meu entendimento, porém respeito e não discuto com quem pense o contrário.
Axé,
anonima,
anonima por que?
Isso o que você tem não é uma zeladora, é uma comerciante, procure uma casa decente de axé para se desenvolver dentro da religião dos Orixás.
Boa sorte,
Axé,
baba fernando, quantas são as qualidades de oxala ?
pode citar alguma?
outra… baba dankam poderia falar um pouco sobre, ainda não tinha ouvido falar
danko*** correção
Kivanda,
No post qualidades de Oxalá, tem comentários meus a respeito.
Fernando, obrigado pela resposta acima sobre Dankó, eu pergunto pq estou no meio de uma encruzilhada pq ninguem sabe mexer com essa situacao e o unico momento que sinto algo num candomble é no run de Oya, mas como ja sou iniciado de “oxaguian” fica a questao, concerta como meji e deixa o juntó yemonja, pois yemonja aparece mto no jogo para uns como ogunte e outros como asessu mas tb tem a polemica de ogunte nao pegar juntó. Enfim queria saber se nesses casos de concerto o “meji” seria adequado por ser um danko e se conhece alguem de sp preferencialmente ou rj pra indicar, q saiba lidar com esse orisa! Agradeço mto. Abraços
Só complementando a pergunta anterior a Oya que entra nesse contexto é geralmente Igbale funán nao?
Marcos,
Se você se iniciou para Oxaguian na qualidade de Babá Dankó, maravilha! acordado ou não assim foi feito. Não vamos questionar se esta certo ou errado, é muito fácil jogar pedra no telhado do vizinho não é mesmo? Então, como já lhe informei, provavelmente Yemanjá Assesú é seu segundo Orixá e Oyá Funan o terceiro que fundamentaliza este Oxalá.(tem que confirmar as qualidades)
Muitos confundem Orixá Mejí com o Orixá de fundamento.
Orí Mejí é um Orixá que se apresenta em duas energias simultaneamente (qualidades) por exemplo: Oxala com Oxalá, Ogun com Ogun, Oyá com Oyá, e assim vai com quase todos os Orixás.
Orixá de fundamento é o seu caso, nasceu para Oxalá, fez Oxalá e quem vem fazer o orô é Oyá.
Só conheço casas aqui no Rio de Janeiro para lhe indicar.
Axé,
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E SE PUDER ME INDICAR ALGUEM MEU EMAIL E MSN É MARKINHO.SP@HOTMAIL.COM, PQ É UM CULTO MTO ESPECÍFICO E NAO ESTAO SABENDO NEM ENTENDER O JOGO QUANTO MAIS OS FUNDAMENTOS PARA ESSE ORIXA… OBRIGADO, ABRAÇOS
Marcos,
O Tomeje tem um irmão que tem casa em Campinas, pode ser? É mais perto que o Rio.
Axé,
Sim, que raiz vcs pertecem? Rio ou campinas, o importante é ser uma pessoa que tenha experiência e conhecimento com esse orisá. Mais uma vez, obrigado
Marcos em Campinas vc pode procurar Mário de Ogum
candomblé queto / Rua Vitorino Ferrari, 100 — Barão Geraldo — CEP 13084-030 – Campinas – SP telefone: (19) 3289-5717 e-mail: babatonican@hotmail.com …
Tomeje
kalofé .
sou silho de oxoguiãn , mas meu juntó ainda ano está confirmado.=/
me corrigam se eu estiver errado, mas o meu guiãn independendte da qualidade dele , eu posso ser filho de onira? (pelo fato do oxoguian ter muita ligaçao com ela certo?)
Mas eu quero saber quais sao as probalilidades de eu ser de oya onira?
se nao entender a pergunta , so me avisar que eu reformulo a pergunta!
agradecidoo
Olá Patrick
Por favor, reformule!
🙂
Boa Tarde
Frequento umbanda e candómblé a muito tempo e não entendo porque em cada barracão que jogam me dizem que sou de uma santo diferente.
Quando era adolescente passei por um problema de saude e fui em um jogo que me disseram que eu venceria pois afinal de contas sou uma mulher de iansã.
Passei a frequentar um centro de umbanda onde já estou a 10 anos que me informam que eu sou filha de oxum com iemanjá.
Faz um mÊs fiz um jogo onde me informaram que eu era de iemanjá com oxum(iemanjá sabá).
Pode os jogos indicarem tantos santos diferentes para uma pessoa……………..
Fiz um bori onde fiquei recolhida na decisa para iemanjá comer………..cas não seja filha de iemanjá existe algum problema.
Existe a possibilidade de nos jogos aparecerem em uma época oxum como primeir santo e iemanja como segundo e vice versa…………………..
Amo este site
Obrigado por tudo!
achei muito bom como voces tratam com clareza as perguntas e dúvidas se todos os zeladores, pais de snato e etc fossem assim nossa religião não estaria em crise
voces cinhecem algum terreiro re mina no rj?
obrigada e parabéns
Stela,
Não entendi o terreiro ( re mina? )
Adriana Almeida,
Ambos Orixás falam para você, estão para você como mãe, hora uma, hora outra, isso é possível sim.
Na iniciação uma delas prepondera como mãe.
Axé,
Alguem sabe me dizer sobre Osagunde qualidade de Oxala ?
sure fumi
Fernando D’Osogiyan em seu poste mais acima disse que dankó não vem na cabeça de seus filhos porém sou da religião a minha vida interira e agora a 1 ano e meio que me iniciei e fui feita de dankó e meu pai vem em minha cabeça! ele demorou pra vim cheguei agir como ekedi na hora do xire para ajudar as ekedi a vida toda pq nao sentia nem um arrepiu porém no meu jogo sempre dizia que meu pai iria vim depois da iniciação ele veio.
já tenhu 1 ano e meio de santo e que ele vem na minha cabeça.
notei que o senhor é um homem muito sabio e queria te pedir alguns itãn de dankó pois so acho mesmo o itãn de que ele encabeçou os oloke ao pé de gameleira e que ele é um dos orixas fum fum
dizem que ele é um orixa magico e raro porem niguem sabe dizer sobre ele direito tudo é muito vago quando o assunto é ele pq? queria poder aprender mais sobre meu pai pois sempre as coisas divulgadas são as mesma que ele mora no bambuzal branco, que onira lhe deu o atori e ele é o portador real do atori que vive mais do lado dos mortos do que dos vivos, que é o unico que tem o poder de punir e absorver qualquer um…
o senhor pode me ajudar com mais informaçoes sobre Dankó?
babá Okambi quem vem é Oxaguiã, e o motivo de ser tudo muito vago é porque não há informação sobre feituras deste/destes orixá, não é porque é raro ou deixa de ser raro é porque se trata de um dos fumfum e sendo assim ele não viram mesmo na cabeça de ninguém, e neste caso é substituído por Oxaguiã. Tomeje
Meu marido jogou buzios e opai de santo deu como orixa obatala. Mas peo q eu li aqui obatala nao pode ser feito. E ai ao se raspar a cabeça se faz qual orixa?
Aline Obatalá é um orixa que não culto em seus filhos, Ele pertence a “classe” dos orixas fun fun, orixa da criação do mundo, no seu lugar é cultuado Oxalá. Tomeje
Gostaria de saber se algum de vcs já ouviram o termo Baba Ikure( não sei exato a asentuação)?
Desde já obrigado.
Otto,
não seria Babá Ikíre? Ajagunan.
Axé,
Sim, sim poderia ser sim, poderia esplanar sobre ele?
OPA TO EU AQUI DENOVO DESDE JA DIGO AQUI QUE SOU FILHO DESSE MARAVILHOSO ORIXA OXAGUIÃ… PO EU LI OS COMENTARIOS E TALSS. E ASSIM COMO EU TAMBEM CONCORDO QUE OXAGUIÃ EM SI E UMA QUALIDADE DE OXALA.. MAS OQUE TIRA O SUCEGO DE MUITA GENTI E CLARO SE HA A SUB DIVISOES DESSE ORIXA… NO CASO AJAGUNAN SERIA OQUE TEM FUNDAMENTO COM OGUNJA NO CASO E CLARO APROVEITANDO A OPORTUNIDADE SE PODE SER UM OUTRO OGUM OU NAO … E TAMBEM BABA EPE QUE TEM FUNDAMENTO COM OXOSSI INLE NO CASO E POR AI VAI COM XANGO AIRA… E OBALUAYE JAGUN ENTAO A PERGUNTA QUE SE LENVATA NO CASO SERIA SE OXAGUIA QUE PERTENÇE A ESSA LINHAGEM DA FAMLIA GUERREIRA FUNFUN .. OU DE FATO ELES SE SUB DIVIDE .. EM QUALIDADES COMO AJAGUNAN, BABA EPE E DANKO… AGRADEÇO NOVAMENTE ATENÇAO E A PACIENÇIA .. ABRAÇAOOOOOOOOO
Jefferson Menezes,
Os Orixás funfun guerreiros que tem o título de Oxaguiã, pelo seu gosto excessivo pelo inhame pilado, pois lhe dava bastante energia, em linhas gerais, não diferem muito. Esse Oxalá é o pai do nascer do dia, portanto o primeiro Orixá na essência da luz do sol. Babá Èpé é a sínteze que reune o equilíbrio e a luta/o pilão e a espada.Todos os Orixás que lhe acompanham estão ligados ao Branco: Ogun’Já, Jagun, Airá, Oyá, Oxun, Ínlé, Nanã, Ewá, Yemajá,Lufon, Ajè, Oduduwá e Orunmilá.
Ajagúna é um guerreiro ligado a todos os Oguns, dizem os antigos que é um Ogun de Branco e se confunde com Ogun’Já.
Na verdade, eles se juntam na família OXAGUîÃ, no panteão funfun.
Babá Dankó faz parte da família, guerreiro, de culto exclusivo, o único que mora no tempo.
Axé,
Bom dia,
Nao sou do candomble, mas gosto muito de tudo o que fala de espiritualidade. Nem sou religiosa, mas sou feliz com o senso de divino que tenho em mim.
Estou escrevendo prq tive alguns sonhos e me disseram que alguem que conhece religiao africana poderia me explicar.
Ja tive uns sonhos em que sempre me aparecia uma mulher, mas eu nao conseguia ver seu rosto direito. Ela parecia ser clara. Um dia sonhei que estava com outros conhecidos na beira do mar, mas eu estava com a agua até o joelho, e eles me criticavam (nao sei exatamente porque, creio que por eu estar dentro da agua e eles nao); nos pescavamos com uma ancora cada um e quando eu joguei a minha ancora, veio do meio do mar uma mulher com uma crianca e eu fui la les dar as boas vindas e recebe-los. Uma outra vez eu estava numa e vi pela primeira vez a mulher, ela era bem morena e linda, estava sentada calma num sofa e acaricia seus cabelos e me disse assim: “semana passada eu fui de barco até a Africa, e vou voltar na semana que vem, e minha mae quer que vc venha comigo”. Qdo ela disse isso, imediatamente eu me vi num barco, dentro de um rio aonde eu podia ver as duas margens, eu estava com ela, e em volta, nas margens, tinha uma porcao de criancas gritavam felizes, sorridentes, cheios de alegria pela nossa chegada. Lembro-me do olhar de felicidade de um menino, negro, que ria muito e corria pela margem querendo chegar até perto do barco, eles gritavam de alegria.
Outra vez eu estava numa rua, sentada na calcada, e decidi de continuar andando. Tinha uma porcao de carros estacionados mesmo em cima da calcada. Ai eu me levantei e fui andando. de repente na minha frente, vindo em minha direcao, vem um negro magrelo, comprido, meio desengoncado. Eu achei que ele estivesse bebado e nao queria passar perto, mas nao tinha escolha. Continuei meu caminho e nem queria olhar p a cara dele. Mas ai, chegando perto de mim, ele comecou a rodar a cabeca bem rapido, rodopiando, como os personagens de desenho animado. Eu levei o maior susto. mas foi tao rapido, a cabeca dele parecia um daqueles fogos de artificio, e ele comecou a se transformar em varios, todos fazendo as mesmas caretas. Eles estavam todos na rua, e faziam os mesmos gestos. Ai veio uma forca em mim, e eu pensei assim: vou passar com a ajuda de minha mae. Na mesma hora o neguinho ficou bom, serio e parou de fazer aquelas coisas, ele virou um novamente, e vi que ele tinha o maior respeito, e me deixou passar. Eu passei e continuei meu caminho.
Uma outra vez sonhei com um livro grande, e alguém me dizia que eu deveria escrever sobre um homem que se chama … de Obaluaié (conheci alguem com um nome parecido, ha anos atras, mas hoje eu fico pensando que eu fui influenciada pela poesia do nome e inventei isso). Eu gosto de escrever. No livro, nas paginas e na capa, tinha umas coisas escritas, algo como oju oba e nao me recordo mais o que.
Enfim, eu tenho muitos sonhos estranhos, até sonhos premonitorios– e acontecem mesmo– eu ja tive.
Vcs poderiam me esclarecer, por favor?
Fiquem com Deus.
Katia o nosso foco é discutir e desmistificar na medida do possível a nossa religião. Esta questão de sonhos nós não nos envolvemos pois é um campo muito complicado, muito íntimo e que depende muito do entendimento de e da religião que cada um tem, e de como esta pessoa se coloca diante da nossa religião, entende? Há sim quem decifre, nós não nos aventuramos nesta função por pura incopetencia. Tomeje
Otto,
Babá Ìkìre é uma qualidade de Oxalá relacionada a Obatalá, talvez o próprio Obatalá, usa opaxorô e não se curva tanto quanto Lufon, R’Oko, Okin, Ifurú, etc. É um Orixá Funfun raro e pode confundir com Oxaguian no jogo.
Várias cidades em África tem no Inhame uma forte fonte de alimento, a maioria dessas cidades estão ligadas a Oxalá e com diversos nomes para cada aldeia entre eles os Orixás: Ajaguna, Apejá, Epê, Ìjubé, etc, que são conhecidos por Oxaguian, pois todos, num total de 8, tem pelo inhame sua fonte de energia, daí seu apelido ou título de “Orixá comedor de Inhame” Oxaguiã! Eles também tem o título de Babá Elemòasó, “O senhor dos ornamentos bonitos” suas roupas brancas com vários laços e sua postura altiva e firme, o faz o Orixá mais imponente do panteão, vide sua cantida: Elemòasó Babá Olorogun!
Em Ejigbô uma das principais cidades do reino de Oxaguiã, todos os anos acontece a festa de Oxaguã, acolheita dos inhames e bairros vizinhos promovem uma guerra simbólica (contada em lenda) e o Rei (segundo ele) descendente direto de Oxaguiã ainda reina e todo ano participa de uma procissão levando os Axé do grande Orixá.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
Nelson,
Muito obrigada!!
ola td bem ?
e gostaria de sber qual seria a quizila de oxalfan com outro orixá por gentileza desde ja eu agradeço muito obrigado.
tem como enviar para o meu e-mail por favor obrigado novamente ate mais….
jairo,
Oxalufã não tem kizila com nenhum Orixá, ele compõe o Ori com todos os Orixás, como pode ter kizila?
Axé,
Que saber se existe uma qualidade de Oxalá Bitiodé??
Pois meu amigo falou que é dessa qualidade de Oxalá.
Me ensina a dar um presente para ele?? Me passa mais oros.
Agradeço sua atenção.
Lucia,
Sinceramente nunca ouvi falar, ainda mais ligado a odé?
Axé,
Muito obrigado pela atenção. Não esperava ser respondida tão rapidamente. Eu pouco entendo de candomblé apesar de já ser iniciada no jeje a mais ou menos um ano. Gostaria muito de saber qual e a qualidade de Oxalá que assenta-se junto com Yemanjá, Oxum e Oxaquiã? Em minhas pesquisas, (sou muito ansiosa por respostas), não encontrei ainda nada relacionado a esse Oxalá.
Agradeço, esse site tem sido de grande ajuda, tenho encontrado aqui muitas respostas as minhas duvidas. Duvidas essas que eu sano junto a meus irmãos, que geram grandes debates e esclarecimento.
Continue sempre ajudando nossos irmãos.
AXÉ.
Lucia,
Já que você está estudando e pesquisando, procure saber sobre as nações de candomblé Ketu que cultua os Orixás (que você quer saber) Angola que cultua Inkísse e Jeje que cultua o Vodun.
Boa sorte,
axé,
Olá, existe uma qualidade de oxalá chamada baba lacuiá,
jah procurei em muitos sites de busca e não consigo encontrar nada sobre essa qualidade.
Poderia me informar algo sobre isso?
Denise eu já li bastante e ouvi bastante e aqui no blog tem sido uma boa escola pra mim. Mas eu nunca ouvi sequer ouvi este termo/palavra. Tenha muito cuidado porque a explicação para o fato de vc não encontrar nada referente e este nome, inevitávelmente será de que se trata de uma qualidade rara ou que poucos conhecem ou que esta pessoa ( que lhe deu este nome/qualidade) está resgatando o culto desta qualidade raríssima. Se vc ouvir isso, tenha certeza de que essa explicação não existe, não é fundamentada, por mais rara que seja, o nome/qualidade tem que figura nas listas dos pesquisadores sérios e antigos. Hoje em dia tem muita gente inventando qualidades com termos que estão contidos nas cantigas mas que não são necessariamente nomes de qualidades. Tomeje
Denize,
Tomeje é um show nas respostas né! Porém lhe afirmo que não existe essa qualidade, destrinchando esse nome para o Yorubá seria algo como: o Ceu morto mãe”, algo nesse sentido.
Axé,
Por favor o senhor conhece a qualidade OSAGUNDE ? pode me fala sobre .
bom dia!
eu gostaria de saber qual é a qualidade de oxoguiã q come com ogunjá?
eu sou feito de ogunjá e gostaria de saber qual o oxoguiã q come com meu santo,o da iemanjá eu ja sei q é “ogunté”,só falta saber do oxoguiã
bjoa aguardo a resposta!
Ogunse2010, Oxoguiã não se subdivide em qualidades, pois ele já é um Oxalá, ele já uma qualidade de Oxalá.
Então: a qualidade do seu Oxalá que come com o Ogunjá é Oxoguiã, compreende?
Axé!
Ogunse 2010,
Complementando a Dayane, Oxoguiã é um guerreiro que ganhou este título ou apelido, pelo seu gosto exagerado de comer inhame pilado. Existe uma variante de Ajagunãs em terras, em tribos e cidades diferentes, e todos gostam de inhame pilado, ele inventou o pilão para preparar sua comida. O próprio Ogun’ Já é um título! O orixá que aceita o cachorro em seu ajeum. Iyágunté é título também, mãe do rio acima.
Axé,
uma duvida em relação a isso quem é Oxoguiã Danko??
ok! obrigado pelo conselho
bjos e asé!
Prezados,
Gostaria de parabeniza-los por este blog.
É extremamente importante para dismistificar essa maravilhosa religião, que infelizmente os seus adeptos nao podem aprende-la em livros, pois sabemos que o grande aprendizado sobre o Candomblé acontece nas Casas de Axé.
Infelizmente o conhecimento não é inteiramente passado e o “olho gordo” pelo dinheiro do filho-de-santo, é maior que a vontade de ser realmente o zelador do Santo ! Isso faz com que cada vez mais Zeladores “façam” o santo de seus filhos unicamente interessando nas quantias “gordas” que recebem, porem nao ensinam o que sabem, gerando futuros zeladores de santo “fracos” no axé, sem conhecimento e sem saber o que estão fazendo. Tudo isso pq nao querem perder o poder sobre o filho. A grande maioria nao ensina, e escraviza o “Iaô”.
PArabens novamente.
Mauricio
Por favor gostaria de saber sobre a qualidade de OXAGUNDE e Oxafuru quem são esses orixas e os caminhos que eles seguem ?
Erick hoje um dos maiores problemas que temos no blog é tentar desmistificar esse monte de informações que são passadas sem fundamento algum aos noviços oo recem iniciados na religião. Seria muito mais produtivo ao candomblé que as pessoas se limitassem a falar sobre orixa. Não estou brigando com vc meu irmão. Oxagunde está ligado a guerra e Oxafuru ligado aos sonhos, mas o que isso importa de fato? Nada. Agora vamos ao que interessa. Nenhum destes tem culto, não viram em filhos e são todos substituídos por Oxaguian ou Oxalufã. O meu comentário é um grande desabafo por ver tantas pessoas perdendo tempo em buscar informações que não tem a menor utilidade e deixando de aprender o que realmente interessa que é estudar, como no seu caso, o orixa Oxalá. Me desculpe o desabafo meu irmão. Tomeje
Pai Nelson souza, obrigado pela informação e que sou iniciado de Oxalá e meu ex pai de santo que me raspou disse q sou de OXAGUNDE so que procuro pras pessoas quem seria OXGUNDE e ninguem nao conhece e nao houviram fala.
Nelson,
Voce foi bastante arrogante, aliás, como todas as pessoas aqui costumam ser. Sempre dogmáticos, castradores e sem respeitar a individualidade – o desenvolvimento espiritual de cada um. Claro que PRA VOCE nao importa quem é Oxafuru ou Oxagunde, já que todos sao substituídos por Oxalufã ou Oxaguiã. Mas para O INICIADO importa sim, porque é conhecer sua espiritualidade, sua individualidade, refletir sobre si mesmo e crescer espiritualmente. Quem é voce pra dizer ao neófito o que interessa? Se é estudar desta ou daquela forma? Você não é zelador dele. Se voce quer fazer um blog pra informar, informe. Se quer “doutrinar”, faça-o sem ser castrador e arrogante. Isso serve pra todos daqui, exceção do Fernando.
Erick,
Estou a muito tempo na religião e também nunca ouvi falar dessa qualidade, nem para os guians e nem para os lufans. Receio lhe informar que não existe.
Mas, continue a pesquisa.
Axé,
….. eu não vi onde vc encontrou arrogancia no meu comentário, mas é seu direito fazer o seu comentário. Não fui arrogante, até pedi desculpas pelo desabafo que com certeza não foi direcionado a ele e sim a quem lhe deu esta informação. E o importante é que a pessoa envolvida, o Erick, entendeu perfeitamente o que eu disse. Dizer que eu sou arrogante ou doutrinador, não resolveu o assunto do Erick, e se vc quer de fato colaborar com a religião traga para esta discussão a resposta que ele precisa.
Quem são, se é que existe, as qualidades citadas? Tomeje
quero muito saber mais sobre oxoguian danko,pois sou filho desse orixa que eu amo muito como ele e?como vivi?como tratalo? obrigado kalofe!
Cosme eu sempre repito aqui que o que importa é saber sobre o orixa, isso já me rendeu comentário como o feito a abaixo por alguém que se identifica por …., veja o que ele escreveu sobre um comentário meu ao Erick e veja tb o meu comentário. acho que vai te ajudar. Depois poderemos conversar mais. Tomeje
Motumbá a todos
Alguem poderia me ajudar e dizer se é verdade que Ajagunâ Não é feito na cabeça de mulher?
Agradeço atençao.
Paula,
Osogiyan Ajagúnà assim como todo Orixá funfun pode consagrar homens e mulheres sem distinção alguma.
Axé irmã!
Motumbá….. Fernando Agradeço muito tua informacao, pois sou feita a 7 meses e agora todo mundo vem me dizer q ajaguna nao sobe pra cabeça de mulher e nem que o juntó que carrego pode ser juntó de Ajagunã… Obrigada, fico mais tranquila e Segura, pois tenho TUDOS os traços de personalidades dos filhos de Ajagunã sem tirar nem por rs…
Asé. irmão!!!
AO FERNANDO D’OSSOGIYAN
GOSTEI MUITO DOS SEUS COMENTARIOS SOU “FEITO NO SANTO” A 12 ANOS FUI INICIADO PARA BABA EPE… E VIVO MUITO BEM E FELIZ… FUI FEITO EM UMA CASA TRADICIONAL E MUITO ANTIGA NO RIO DE JANEIRO…
Paula só gostaria de complementar o comentário, te dizendo que se vc estudar melhor o orixa Oxalá, vc vai aprender mais sobre Ajagunã, afinal, na realidade vc é de Oxaguiã. Tomeje
Motumbá….. Nelson, sim , eu leio e estudo muito sobre meu Pai e seus traços , seus mitos e lendas e tudo q encontro eu acho muito bom…. Estudo e aprendo quem ele é desde antes de minha feitura, mas tenhoa inda duvidas, pois como dizem o povo ala demais. Sou de Osoguiã Ajagunã com Iansã e sou virante. Muitas pessoas me dizem q minha cabeça com esse ajuntó esta errado, etc e tal. Eu quero apenas entender pq está errado, só isso. Entoa , estou partindo pra esclarecimento de coisas simples como essas. Se eu como tenho orixá boró de frente como pai , virarei em exú ou pomba gira. Coisas que muita gt contesta nas informacoes que meu Baba , me passa e ensina. Nao contesto o que ele fez de maneira alguma, apenas quero aprender mais.
Asé…..
Paula não há nada de impossível no seu juntó, oque vejod e errado é alguém criar receitas de bolos do tipo: “Oxaguiã sópode vir com orixa tal assim assim”. Isso é ccriar receita de bolo, e pior ainda é querer saber mais que Olorum, que foi quem determinou que pra VC esta sua combinação de orixas. Sobre virar de pombagira, isso é um assunto interno da casa, se na sua casa se cultua entidades vc pode virar sim, não há impedimento algum. Sobre Ajagunã eu continuo achando que vc deveria focar mais ainda em Oxaguiã, é só dica rsrsrs. Tomeje
Paula, minha irmã.
Muita gente fala o que não entende e, o pior, que não explicam. Evidentemente que sendo Osogiyan Ajagúnà um Orixá funfun, não pega dendê e, sendo assim, como pode a ter Oyá em seu segmento? Aí, dizem que não pode.
Existe uma qualidade de Oyá diretamente ligada a Osogiyan em tudo, e acompanha até o orô de Osogiyan.
As energias foram feitas para se coadunarem, pois, só assim um orí se estabelece à iniciação. A água e o óleo não se misturam, por isso, temos que ter cuidado, avaliar com carinho, pesquisar, esse é o comportamento humilde de um zelador.
Osogiyan é um Orixá de liturgia única, não há quem o conteste, extremamente fiel aos princípios básicos de justiça, guerreiro incansável da paz.
Axé Bàbá
Qual qual qual qual??????
kkkkkkk
Fernando e Nelson – Motumbá –
Agradeço de todo o coracao… a ajuda de vcs….
Fic muito feliz por existerem pessoas serias, humildes e bacanas em nossa fé….
Fernando – A minha amada mãe Oyá, peloq sei é mesmo esta q caminha junto a Osoguia, e é mais branda pors usa-se azeite doce, pra ela. Meu ori é um ori quente, por ter dois orixas muito deternimados e tenho um genio forte, tb… MAs é independente de orixa, rs… Agradeço de coraçao….
Nelson – Concordo com vc sobre receita de bolo, e como tudo q é individual, acredito tb nessa questao e nada seguir uma regra absurda e q todo mundo deve ser igual.
Agradeço a vc tb
Muito asé pra vcs……
Motumbá Nanci,Bàbá Fernando já falou sobre está qualidade de Oyá,eu tenho anotado em meu caderninho da sabedoria,todas as resposta que Bàbá respondeu, eu tenho anotado.Acho que é em qualidades do orixá Oyá.Axé.
OI!
Gostaria de saber as caractéristicas das pessoas q são de oxalá c/ Iansã, de preferência masculino, pois o meu noivo é de oxalá c/ Iansã, mas ele ñ tem crença na religião, então seria mais facíl p/ mim lidar c/ ele, acalma-lo e até seduzir mais ainda, ele bebe, derrepente me ajudaria até fazer algo p/ ele parar de beber! enfim, agradeço muito alguma informação !
axé
Ana não conheço nada, nenhuma literatura a este respeito, o que vc terá que fazer é pesquisar sobre os dois orixas separadamente. Mas se o seu namorado não cre, não adianta nada vc querer “ajudar” (na verdade vc que é se beneficiar rsrsrsrsrs né? rsrsr mas é válido. No amor e na guerra vale tudo) Mas olha um caminho que ele deveria seguir é para de beber, isso é proibido aos filho de Oxalá e daria um bom alívio a cabeça dele. Mas ele não cre porque? talvez seja só falta de estímulo, de estudo religioso, procure aprender sobre o orixa dele e mostre a ele a beleza que ele está perdendo por naão acreditar. Tomeje
todos os orixas funfun podem ser representados/sintetizados em obatalá?
soh ha duas qualidades de oxala que bolam?
oxalufan e oxaguian?
eu sei q eu pertubo um tanto vcs neh… mas eh q so bem curiosa, mas mto curiosa msm!!
entao peço q vcs me respondam…
as unicas qualidades que podem bolar num filho de oxala eh oxalufan e oxaguian??
axé!
Mariana vc é feita?
É importante saber que qualquer orixa pode bolar em qualquer toque, independente de estar tocando específicamente pra Ele. A sua pergunta levanta uma questão muito mais complexa, que é a moda que agora está aí. Ninguém mais se contenta em ser Oxaguiã ou Oxalufã, todos querem ser de Obatalá, Okô, Olokum e outros funfun. O que me faz pensar no seguinte: Como se cultua estes orixas funfun fora das qualidades Oxaguiã e Oxalufã? Eles não tem culto formal, não tem rum, não tem cantigas (poucas), então do que adianta falar para alguém que a pessoa bolou e foi Obatalá? Do que adianta isso se na realidade ela vai ser feita de Oxalufã? Vaidade????? Tomeje
Marianna,
Na meu aprendizado as pessoas de Oxalá não bolam. Normalmnte outro orixá toma a frente, não deixa ir ao chão.
Axé,
Olá a todos!!!
Sou filho de Oxalá velho e Iansã. Gostaria de saber que qualidade de Oxalá é obtida quando se tem Iansã.
Obrigado.
Ranieri Alves
Ranieri,
Neste caso, em se tratando de Oxalufã, somente através do jogo de búzios poderá obter um parecer e terá a certeza quando estiver próximo a sua iniciação. Oxalá é pai em qualquer circustânciam ele pode ser adjunto de qualquer Orixá como também vir como adjunto de qualquer Orixá.
Axé,
bom dia,
só para esclarecer, queria saber se oxalá pode vim como segundo santo.
pelo pouco conhecimento que tenho é que oxalá só pode ser o primeiro santo.
csd,
O único Orixá que não é segundo é Oxumare. Existem qualidades de Orixá que só se compõe com Oxalá sendo segundo Orixá, assim como Obá, Ossãe, Ewá, Logun, Nanã.
Exemplos de antigas personalidades:
Pai Agenor era de Oxalá e Ewá
Pai Arnaldo era de Ogun e Oxalá
Mãe Yára era de Oxun com Oxalá
Mãe Olga era de Oyá com iroko
Mãe Celina era de Xangô com Obá
Mãe Marly era de Oxóssi com Ossãe
Pai Márcio era de Jagun com Nanã
E por aí, vai…
Existem axés que não aceitam Oxalá com segundo Orixá, porém, são poucos.
Axé,
Amigos,
No meu jogo deu Oxaguian com xango. Dois orixas masculinos, isso pode ?
David,
Não há problema nenhum em ter dois orixás masculinos ou femininos na sua sequência. Pode sim.
Axé!
Boa noite!
Eu gostaria de saber se existe alguma qualidade de oxaguiã que come com oxalufã?
Minha mãe de santo disse que existe e que é coisa rara, alguém sabe me informar?
Fernando me perdoe mas isso não tem nada de raro. Oxaguiã e Oxalufã são duas energias de Oxalá e sempre terão ligação, elas se complementam. Tomeje
Olá a tod@s que aqui estão. Sou filho e santo de Oxaguiã. Tenho maior respeitos por vários babalaôs. As vezes vejo que há alguma rixa entre eles. Segundo vocês, como podemos impedir essas rixas e trazer para somar no Axé?
Segundo Verger, “O camdonblé, por meio dos Orixás são verdadeiros, não se escondem por mascaras”.
COm isso, vem uma segunda pergunta, as pessoas que são filhas de Oyá, pegam para sí a personalidade do Orixá?
Quais caracteristicas tem os Filhos de Oxaguiã?
Fico muito grato pela atenção.
Luciano.
Oi Luciano,
É verdade que há entraves entre um orixá e outro. Alguns entraves são apenas por birra simples, como mostram as lendas, e outros são entraves sérios, de proibição (como o entre Nanã e Ogum). Mas isso não quer dizer que essas relações venham a prejudicar o axé.
Os entraves existem, e existem também as maneiras de lidar com eles. Nada fica tão sério se o zelador é atento ao que o orixá fala e manda fazer no terreiro pra manter a ordem. Isso é muito simples de lidar, Luciano.
Quanto a sua segunda pergunta, eu sou suspeita para falar, pois sou muito de Oyá. 🙂
Porém, posso lhe afirmar que não só relacionado a Oyá, muitas pessoas absorvem as características do seu orixá esquecendo que o nosso tempo, na atualidade, nas nossas relações com a sociedade não aceitam, por exemplo, a fúria de um Ogum ou o escândalo temperamental de uma Oyá. Tem que saber ponderar e levar em conta relações interpessoais que, corriqueiramente, estamos envolvidos.
Axé!
Luciano,
Os Babalaôs de fato só existem em alguns paízes em África, começam ainda crianças a aprender tudo sobre o Ifá e seus sistemas, sempre sentados ao lado de outro Babalaô formado. Ao completarem 7 anos de observação, passarão por um outro estágio de aprendizado, fazendo pequenas consultas e recitando os orikís por mais 7 anos, até que tornan-se apenas Oluwòs (Senhor do Segredo), daí partem para se consagrar a Orunmilá-Ifá, Orixá do Oráculo e participam de várias provas de demonostração para grupos de Babalawòs e suas confrarias, quando então, se aprovados, tomam obrigação e o título de Babalawò-Fá…
Não sei o que vc se refere a rixa, seria então entre os Babalorixás/Iyalorixás, se for, na verdade são pontos de vista de suas nações e Axé, porém, cada um luta por seu espaço, sua casa e sua liturgia, não acredito em rixa.
Como filho de Oxaguiã que sou, e totalmente devoto a sua liturgia, seus preceitos e sua retidão, diria que com o passar dos anos e com minhas obrigações pontuais, implacávelmente fiel aos meus propósitos religiosos, limpo dos pés à cabeça e, meu axé de ilibada reputação, hoje, talvez, em alguns aspectos, assemelho-me ao arquetipo de meu pai, falta muito ainda, vamos em frente, pois para min não basta ser de Oxaguiã, tenho que ser Oxaguiã! Ser seu descente. Não é pretenção minha, é meu objetivo e é para isso que vivo e estou na religião, não sou o tal pecador, isso não existe, sou do Orixá e sua energia locada para o bem.
Pequeno testemunho de quem ainda está aprendendo a ser um bom filho de Osogiyan.
Boa sorte irmão,
Axé,
Eita orgulho, seu moço! \o/
Osogiyan lhe abençoe sempre, babazinho. (E a mim também, né?!Rsrs) 😉
Axé!
Boa noitinha, pessoinhas lindas!! ♥
Só queria dizer q, qnd eu crescer, eu quero ter o mesmo amor, o mesmo respeito e a mesma cumplicidade q Babá Fernando tem com o seu Orisa.
A sua bênção!
Iyá Dayane e Baba Fernando, fico muito grato pela resposta. É muito gratificante essas trocas de axés.
Quando eu me deparo com essas rixa (quem sabe mais, eu sou melhor, assim por diante) tento trazer para eles (Baba Fernando, é muito difiícil conversar com alguns Babas, mas como um bom filho de oxaguiã, me entrometo (rs!)) de forma ética – uma vez que a ética é o melhor caminho. Tento revitalizar a boa conversa e assim tento.
Pois depende de nós, candomblecistas, em buscar a desmitificação e mostrar o respeito.
Estou conseguindo um pouquinho esse objetivo, mas não desisto.
Dsesejo a tod@a (uso o @ para me referir a homens e mulheres, assim acabando com o sexismo) um boa axé.
Muito grato por esse Blog.
Bom primeiro Motumba a todos
Gostaria de saber informações de uma qualidade que seria de OXAGUIÃ COM OYA pois ja ouvi falar mais não me lembro mais e estes orixas fazem parte da minha vida ficarei muito agradecido
Muito Obrigado
Motumba
Josias me perdoa as palavras que podem soar inclusive como pretenção ou grosseria. Está havendo uma onde de invenção no candomblé, me parece que os adeptos estão mais preocupados em falar, falar qualquer coisa, mesmo que seja sem fundamento o importante é falar e se mostrar sabedor das coisas. Josias Oxaguiã é uma qualidade de Oxalá, há até uma subdivisão dentro desta qualidade, que são os orixas funfun guerreiros, assim como existem os funfun masi antigos, e todos Estes são represetnados por Oxaguia e por Oxalufã. Portanto tecnicamente só saem na sala, só veram os Oxaguiã e Oxalufã. O fato de vc ter como segundo orixa Oyá não faz co que este Oxaguiã seja de uma qualidade específica, Ele é Oxaguiã somente. Se fui grosso me perdoe. Tomeje
estou curioso sei que está sendo dificil procurar gostaria de saber onde encontro ou como posso saber sobre orixa ipe com maiores definiçoes
enfim, vc está de parabens pelo blog, é uma riqueza de informação todos que entrar tem acerteza que se enchem de conhecimento
um forte abraço
Cesar talvez vc esteja se referindo a Babá Epê, um dos nomes de Oxalufã. Tomeje
Cezar
Certamente meu irmão Nelson se confundiu, Babá Epê é uma qualidade de Osogiyan, meu querido Pai, o Senhor do Pilão, Ajagunan Ori Alá.
Axé,
Fernando obrigado pela correção, eu estava ouvindo mentalmente a cantiga e vendo na memória o Oxaguiã de um irmão meu dançando na sala, estou com saudade dele, ms ele se foi. Tomeje
Andre Luiz,
Babá Igbí todo Oxalá é, e, sendo assim não entendo como uma qualidade e sim uma referência a este animal preferido e compõe a liturgia de Oxalá.
Axé,
Kolofé meus caros amigos!
Vcs poderiam dizer o entendimento de vocês a respeito do que é “cabeça meji”, e o que isto significa em termos práticos para a pessoa feita com dois Orixás de frente?
Que papai Osoguiã proteja a todos.
Aldo,
Ori Meji é a mesma energia dividida em duas qualidades de Orixá, por exemplo: Oya Onira com Oyá Bagan = Ori meji, e assim para todos os Orixás. Sendo que uma delas preponderá na iniciação.
Axé,
Ori Meji é a mesma energia dividida em duas qualidades de Orixá, por exemplo: Oya Onira com Oyá Bagan = Ori meji, e assim para todos os Orixás. Sendo que uma delas preponderá na iniciação.
Boa tarde meus irmãos, venho aqui perguntar a vocês porque estou muito preocupada com um amigo meu que está conhecendo o espiritismo agora, ele foi em uma casa (casa mesmo normal, nada de centro) aqui perto de onde moramos, lá eles cutuam muito os ciganos, e viram com povo de rua… um certo dia ele estava lá e o Ogum deste rapaz virou e comprimentou a todos um a um normalmente, as pessoas se ajoelhavam e tomavam a bença, quando chegou a vez desse meu amigo, o Ogum deste rapaz dono da casa que é raspado em candomblé, se ajoelhou para o comprimentar… mais tarde a pombo gira da esposa desse rapaz Maria Padilha, disse que Ogum o havia comprimentado daquele jeito porque meu amigo é filho de Oxalá (se não me engano foi dito Oxoguian) eu já ouvi falar que ter uma ekedy de oxum é bom para a casa, mas sou muito nova no santo (tenho apenas dois anos de casa) e ainda não tenho a malícia de certas coisas, gostaria que me falassem se ser filho de Oxalá (no caso desse meu amgio falaram para ele também que o santo dele pede cargo) e Oxum também tem algo além do que o próprio santo trás nos caminhos para seu filho, prosperidade, fertilidade e etc… Eu estou muito preocupada, ainda mais depois de ontém quando a cigana na minha casa disse que o povo cigano é o povo mais traiçoeiro que conhecemos, aguardo a resposta. Muito a fé a todos.
Ekedy de Yemanjá.
Estas casas de muitas cabeças de oratórios, misturam tanto as coisas que acabam confundindo as pessoas e se perdendo, procure uma casa com um rítmo só de religião, serámais fácil de aprender e cultuar.
Axé,
ao fernando de osogiyan parabens por seus comentarios e sabedoria fui iniciado no santo e como todo iniciado tenho sede de conhecimentos meu zelador me falou q sou de baba ype mas como nelson respondeu varias vezes acho que sou de outra qualidade mas fui raspado de guian mas oq eu queria q o senhor com toda sabedoria e tambem filho deste orixa me tirasse algumas duvidas o correto e baba ype ou baba epe por favor me tire estas duvidas e quais saom seus caminhos
manoel,
desculpe-me pelo atraso na resposta, isso acontece, às vezes pelo tempo que dispomos.
O correto é Babá Epê, uma referência ao pai Ajagunan de Elejigbô.
Axé meu irmão!
Olá Nelson! Como vai ? por favor, me tire uma dúvida,
O que significa Babáodé?
Boa noite,
Em meu Odum deu que sou de oxalufan e já tive a honra de sentir a presença de meu pai em algumas incorporações, sendo que tive a primeira manisfestação de meu pai num Bori que tomei.
Já li em vários lugares que caracóis e lesmas são criaturas de meu pai…
Há algum tempo tenho percebido no quintal de minha casa muitas lesmas, sendo que meu quintal é de piso, não tem hortas e nem plantas…
Minha pergunta é se existe alguma ligação de meu pai com esse fato? … Pois são muitas lesmas…
Agradeço antecipadamente pela atenção.
Babi Bispo
Babi Bispo,
Não existe nenhuma ligação com essa fato do seu quintal. Existe um determinado caracol que chamamos de Igbí que é consagrado a Oxalá, utilizado nas obrigações, porém, não são todas os caracóis/lesmas, pois muitos transmitem doença.
Axé,
Motumbá,
tenho uma dúvida a respeito de minha feitura que me persegue há mais de 30 anos. Será que alguém aqui poderia me esclarecer?
Vamos lá: Em 1977 fui confirmado ogan de Yemanjá ogunté. Tudo começou quando fui pela primeira vez na minha casa de santo para fazr uma pesquisa para a faculdade. Aproveitei e fiz um primeiro jogo. Oxaguian gritou. Depois retornei para uma festa na casa, na hora da roa de Oxalá senti muita vibração, o que se repetiu outras vezes (nunca cheguei a bolar). Repetindo o jogo minha mãe disse que Oxalá estava pedindo obrigação. Eu não entendia nada na época. Depois de outros jogos ela me disse que o orixá não queria feitura, mas que eu fosse confirmado para Yemanjá. Assim foi feito. Na hora da confirmação os búzios não alafiavam de jeito nenhum, minha mãe se retirou para o roncó (daí é que não sei porque), quando voltou, jogou na minha frente quando então alafiou e continuou-se o ritual. Assentei Oxaguian e Obaluaê. Fiquei 2 anos na casa como Ogan, e sendo tratado como tal. Daí minha mãe faleceu (sem me falar nada que foi feito) e me desentendi com quem ficou. Saí e continuei cuidando sozinho dos orixás. Sete anos depois, fui dar uma obrigação para eles, quando então Obaluaê virou e deixou o erê. Achei que era coisa da minha cabeça, que não era orixá nenhum. Outra vez virou oxaguian. Atualmente eles viram, de vez em quando, quando faço alguma coisa, mas só na minha casa, onde tenho os 2 assentos. Tenho certeza de que não é coisa da minha cabeça, pois sinto realmente as vibrações, só não sei porque isso aconteceu. Será que isto é possível? Nunca mais fui a nenhum lugar para fazer mais nada, mas já fui a toques e nada acontece. Já comentei por alto com algumas pessoas e a resposta é sempre a mesma: Ogan é impossível virar com santo.
Roberto,
O está acontecendo é uma sucessão de Eguns passando em você, eles são terríveis e imitam o Orixá para se passar por eles, etc, você pode ter sido confirmado errado, não é Ogan, é rodante. Quando você diz que não dava aláfia na hora da confirmação, era para sua zeladora suspender a obrigação, pois o odú que traz Oxaguiã é inconfundível na sua resposta, e me parece que ele foi não dando aláfia e sua zeladora insistiu. Apenas especulei esse assunto, recomendo fazer um jogo para que possa esclarecer e tirar essas dúvidas.
Você tirou a mão de sua zeladora quando ela faleceu? Você deu obrigação de 1 ano?
Axé,
Fernando, respondendo a suas perguntas: A obrigação de 1 ano eu ainda cheguei a dar no barracão. Alguns anos depois conheci um zelador, sem entrar nos detalhes que entrei aqui, conversei com ele e ele tirou a mão sim, mas não chegou a fazer nenhum jogo porque, não me lembro bem porque, acabamos não fazendo. Só foi feita a obrigação para tirar a mão, salvo engano, com uma vela e uma matança.
Axé
Roberto,
Não é essa a liturgia para tirar a mão, pelo menos no candomblé Ketu/Nagô, reforço a idéia de que deva procurar um bom jogo de búzios e ver seus caminhos, fazer seus ebós de limpeza e ver seus Orixás.
Axé,
Olá,quero fazer uma observação,aí nas qualidades de Oxalá,se fala da qualidade Oko.Mas aqui mesmo se diz que na verdade é um outro Orixá.Como algumas pessoas sabem,Oko é o Orixá da agricultura que foi esquecido no Brasil.Então,tecnicamente,ele só vem na roda de Oxalá pq é um jeito dele incorporar nos seus filhos e trabalhar.Afinal,o Orixá faria isso,não?Para trabalhar e estar presente com seus filhos,ele se sujeitaria a ficar conhecido como qualidade.O mesmo,pelas minhas pesquisas,ocorreu com Opará,Olossá,Onirá,Oyá Igbalé,Egunitá,Erinlé,Okê,Olocum,Otim e Omulu.Opará,na África,seria o feminino de Exu e filha de Obá e Xangô.Teria ligação com os raios e com as águas doces.Olossá,Orixá feminino das lagoas,confundida com Yemanjá.Onirá,seria na África uma “ninfa” das águas,parecida com Iansã e amiga de Oxum.Oyá Igbalé seria na verdade(segundo alguns pesquisadores)um outro Orixá,parecido com Iansã.O que de fato,pode ser verdade,já que é a única qualidade de “Iansã” que possui qualidades(qualidades dentro da qualidade)e tem características marcantes e um culto diferenciado das outras.Segundo Rubens Saraceni,ela seria Oiá Tempo,ou Sra.Logunan,um Orixá que faz os espíritos virarem eguns,tem relação com a água e com o gelo.Egunitá,também chamada de qualidade,seria(segundo Rubens)uma Orixá feminina do fogo,do calor,fazendo par ora com Ogum,ora com Xangô.Erinlé,”o caçador de elefantes”,possui relação com as águas,principalmente profundas,pai de Logun-Edé(o que pode ser contestado,já que na África,Logun-Éde seria um grande caçador,o maior,sendo pai de todos os outros).É considerado masculino,mas em alguns locais,é venerado sendo andrógino.Okê seria o Orixá das montanhas,colinas,pontos altos.Apareceu no começo do mundo,saindo das águas.Olocum,considerado em alguns locais,masculino,em outros,feminino e ainda,em alguns locais,dos dois sexos.O verdadeiro dono(a) do mar,vive no fundo do mar,acompanhado de uma serpente gigante e tem cauda de peixe.Otim,no Batuque,mulher(irmã,mãe)de Oxóssi,tem quatro(ou três) seios,tem ligação com a agricultura,com as águas doces e vive caçando.Considerada por muitos como qualidade de Oxum ou de Odé.Considerada também em alguns locais como do sexo masculino,na África,há o rio Otin,onde muito provavelmente era cultuada(o).Omulu,senhor dos portais da morte,do cemitêrio,tem muitas semelhanças com Obaluaê,os dois não deixam o rosto a mostra,daí a confusão de ambos.Orixá da terra,das doenças,dos animais(em alguns locais).Não estou aqui para desrespeitar nenhuma crença,apenas pesquiso muito e olho pontos de vista diferentes.Os Orixás podem sim,para não perder o contato com seus filhos,aceitarem ser “qualidades” de outros Orixás.Muita coisa se perdeu,muita coisa se confundiu,muita coisa foi inventada.Bom,só queria deixar aqui as minhas observações;).E uma perguntinha:Alguém aí sabe algo sobre Axabó?E sobre Ajé Xalugá?Dois Orixás que eu gostaria de saber algo…Muito obrigado e até.^^
Fabi pesquise no cetrab.org.br. O Marcelo Monteiro tem um material bem competo sobre o tema. Tomeje
Fabi,
Se formos desmembrar o panteão dos Orixás, ficaríamos aqui dias e dias, falando de cada um deles. Por isso que criaram as qualidades, simplesmente para agrupá-los em energias parecidas, cultos parecidos, etc.
Babá Okô é Funfun, portanto pertence ao panteão dos Oxalás e todos que você cita são agrupados da forma que lhe falei acima (Panteão) candomblé é brasileiro, puramente brasileiro, se não pensarmos assim, vamos fazer como alguns que sempre se referem que na África não é assim, etc, etc. Ora, se na África não é assim, então não existe candomblé! O culto do Orixá no Brasil foi preservado, muito difrente da África que se perdeu, como a cidade de ketu por exemplo, naõ reconhecem nem mais o culto a Oxóssi.
As colocações do Rubens não tem fundamento liturgico, apenas antropológico e de pesquisa, e o culto? A liturgia?
Igbá-Ilé é o carrego colocado em enormes balões e carregados na cabeça pelas fillhas de Oyá, onde são reverênciadas como Lésse-Orixá e só elas participam na entrega do mesmo. Alguns abians dizem que jogou com não sei quem e que é de Oyá igbalé com o se fosse uma qualidade de Oyá ou uma Oya diferente, poderosa, só bobagens e mais bobagem, se soubessem de onde vem essa energia no culto, nem mencinavam esse nome.
Existem mais de 600 Orixás e muitos não chegaram no Brasil.
Irinlé é um rio e que em toda a sua extensão tem culto aos Odés os caçadores de elefantes, de marfim. Cada Odé tem um nome em cada aldeia, o mais conhecido é Ínlè.
Ogun que aceita a oferenda de cachorro tem em diversas cidades da África, Ogun tem uma infinidade de nomes, então generalizou: Ogun jéajá, Ogun come cachorro, pergunto é qualidade? Não! chamaremos de Ogun Jéajá ou Ogun’Já, todo Ogun que aceitar cachorro como oferenda.
Fabi, o melhor a fazer é aprender os fundamentos de cada um, independente de qualidade e saber apurá-los com seu axé e sua raiz. Muita pesquisa fora do ãmbito de sua raiz, dos egbomis só confundem e não acrescentam muita coisa, às vezes até confunde.
Axé,
Kolofé,
Existe uma qualidade especifica de Yemonjá que está ligada ao enredo de Oxaguian ou várias qualidades podem responder?
Adoraria ler um texto sobre as caracteristicas dos ilás dos Orixás. Certa vez li um comentário de Baba Fernando sobre a especificidade do ilá de determinado santo que achei muito interessante.
Muito axé.
Aldo,
A Yemanjá mais ligada a Oxaguian é Iyagunté.
Os Ilás estão ligados a natureza de cada Orixá variando a intonação e a energia de cada um exerce, por exemplo: Oxun estará sempre murmurando em tom baixo com pequenas variações e por aí vai. Vou pensar na possibilidade sobre um texto de Ilás dentro do Ketu/Nagô.
Axé,
Muito obrigado Babá Fernando!
Olá, gostaria de saber se oraniã é considerado um oxalá ( oxaguiã ), agradeço muito e tenho aprendido muito com vocês.
Júlio esse assunto é complicado, Oraniã é um dos orixas Funfun e diretamente envolvidos na criação do mundo, isso é o máximo que conseguimos de consenso neste assunto, Oraniã. Devido a este envolvimento que este orixa tem com criação do mundo e tb ser “classificado” como Funfun, isso dá margem a muitos o entenderem como um Oxalá, porém não vira em seus filho. Mas a maioria dos textos e pesquisas o retratam como um Orixa Funfun sem no entanto ser um Oxalá. Complexo né? Na minha raíz Oraniã é um orixa Funfun, mas não é Oxalá. Tomeje
olá baba Fernando, o senhor comentou num comentario ai em cima que Oxala não bola, como assim? se Oxaguian não bola como vou saber que o tempo para raspar chegou ou se está atrasado? eu achei que todos os santos bolava para raspar, até então fui ensinado que quando o santo bola é porque ele quer obrigação, por favor me tire essa duvida!
Rapaz,
Não posso me referir a você com o nome de meu pai, espero que entenda, sou um pouco antigo…
No ketu/Nagô tradicional, não se bola para entrar e se iniciar, as pessoas entram acordadas e concordando e querendo, acima de tudo, serem iniciadas. Oxalá não bola, na maioria das vezes outro Orixá faz esse papel nas casas Nagô/vodun, Nagô/Angola. O que acontece é que tem pessoas que gostam de *estudar vício e repete o que o outro fez.
Axé,
* estudar vício é uma força de expressão, são as pessoas que observam outro Orixá faz, depois finge que recebe e repete a mesma coisa. São os piores coisas que podem acontecer a uma pessoa de candomblé. Imitam o Ilá, o orukó, o jeito, enfim, até bolam para Oxalá sem saber que este Orixá não bola.
Axé,
muito obrigado baba Fernando. E outra coisa Ajagunan é oxaguian ou uma qualidade de oxala, pois me falaram que ajagunan não é oxaguian, mas se não é eles se parecem muito…rsrsr pode me tirar essa duvida por favor?
bruno,
Oxaguiã é um título dado ao grande Ajagunan. Oxaguian é um só. Os Ajagunans são conhecidos por outros 8 nomes que alguns chamam de qualidade.
Axé,
olá, fui visitar uma casa onde uma amiga minha é filha, assisti o xire todo, que tava lindo, por sinal, e no final quando cantavam pra Oxalá, todos nós que estavamos assistindo ficamos em pé, nisso eu fechei o olho e fiquei cantando junto, senti um frio de bater queixo, e fiquei muito leve, isso pode acontecer mesmo eu nao sendo do Orixa Oxala? tem alguma explicaçao para o frio e a leveza? posso dizer que era a presença do orixa?
olá pai Fernando, muito obrigado, to adorando fazer parte dessa rede de conhecimentos, e outra coisa o senhor poderia nos dizer quais são os nomes dos 8 Ajagunan? se não puder dizer os 8 poderia dizer pelo menos dois, apesar pelo que entendi Oxaguian faz parte desses 8 não é isso!? desde já obrigado!
Epáááááá Bàbááááááá.
Dª Olga a senhora é uma agraciada.
Mãos aos céus e agradeça a presença de Obatalá.
Isso é profundo e poucos sentem òrìsá com essa energia.
Estou emocionado ao ler seu relato.
Asè e que o Sr. da sola dos pés nos guiem por bons caminhos.
Com relação à Oxalá não bolar, existe alguma explicação para este fato?
Axé!
Aldo,
Existe sim, primeiro por se tratar do Orixá funfun e segundo que estar desfalecido (bolar) não é estar encorporado, a energia que leva a esse acontecimento é outra e muito perigosa e se confronta com outro qualquer Orixá, menos com Oxalá.
Axé,
Obrigado pela sua resposta Nelson de Souza, vou explicar porque fiz a pergunta se Oraniã é um Oxaguiã. fui a um jogo de buzios, em que Oxaguiã respondeu como dono do meu ori e tendo como juntó uma Onira, só que me deram Oraniã como qualidade desse Oxaguiã, sei que esse assunto é um pouco chato pelo que li de outras pessoas querendo saber sobre qualidades de Oxaguiã,mas ficaria muito triste se esse orixá ( se posso chama-lo assim ) Oraniã se confirma-se e com isso eu não pudesse um dia me iniciar, visto que sempre o senti bem próximo de mim. gostaria de saber o seu pensamento sobre o que descrevi acima. um grande abraço a todos
Julio vamos por partes rsrsrsr. Entre ter aparecido no jogo que vc é de Oxaguiã e vc ser de fato deste orixa existe “uma porta com franjinhas” ou seja, existe a iniciação, que é quando atravessamos a porta do ronco (protegida pelo mariwo “franjinhas”) e alí se define de fato o orixa da pessoa. Há diversos casos de pessoas que entram pra fazer um orixa e sai feito de outro, por isso é unanime e consenso de que orixa de fato só se ve na feitura. E na minha opinião há tantos yawos reclamando que “foram feitos de orixa errado” por o zelador logo no primeiro jogo informou orixa e qualidade e na hora da iniciação estes zeladores não sabem confirmar se a pessoa é de fato daquele orixa. Informar que vc é de oxaguiã ou que naquele momento e naquela configuração de sua vida atual, Oxaguiã se apresenta ao seu lado, já seria muito bom e bastante. Havendo necessidade de saber o orixa, eu penso que o correto seria fazer um ou vários outros jogos pra confirmar ou então deixa-lo como abiã para assim confirmar o orixa. Diante de tantos obstáculos e restrições e regras pra confirmar um orixa vc percebe que é um assunto complexo que requer seriedade no trato. Se revelar o orixa já é tão complexo, imagina informar uma “subqualidade” deste orixa, que por sí só já é uma qualidade de um orixa. Meu irmão, procure não se preocupar com isso de qualidade, há diversos outros assuntos que vc precisa descobrir na religião. Comportamento, depenar galinha, dança, depenar galinha, canto, depenar galinha, arrumar o barracão, depenar galinha, pedir a benção, depenar galinha, depenar galinha, depenar galinha e depenar galinha. É na cozinha e nos seus arredores que vc vai aprender sobre a sua roça. Axé Tomeje
Acho que vc está certo sim,mas são tantas informações desencontradas… gosto de poder compreender as coisas, sei que é bem mais complexo que imagino. tenho um pouco de receio pois nesse mundo quem tem um olho é rei no meio dos cegos.
vlw por sua boa vontade para com todos
Julio,
Oraniã não é uma qualidade de Oxalá, ele está ligado a criação da cidade de Oyó, sendo seu primeiro regente juntamente com seu pai Odudua o fundador de Ilê Ifé. São personagens míticos, não são Orixás e nem tão pouco divinizados. Nos dias de hoje na entrada da cidade tem um monolito referente ao domínio de Oranyan. Conta a lenda que ele tinha a metade do corpo bem negro e a outra metade bem mais clara, pois sua mãe teve relações com o negro Ogun com o mulato Odudua, daí nasceu assim metade negro e metade mulato. No livro Orixás de Pierre Verger tem um capítulo maravilhoso sobre Oranyan.
Portanto, se você for de Oxaguiã poderá se iniciar tranquilamente.
Axé,
Muito obrigado Fernando, concordo com vocês que esse negócio de qualidade é muito complicado e melhor nos determos no orixá, mas uma vez lançada a dúvida é bem melhor esclarece-la.
abraços
PRECISO DE UM ESCLARECIMENTO eu estou me sentindo confuso! ha muito tempo eu ouvi a voz de um espirito o meu quarto me chamando de mauro da iansa,a voz era muito agradavel e parecia ser boa,mas depois disso eu me interessei pelos orixas e fui buscar confirmaçoes fui em mais de 12 jogos e na maioria eu era de oxaguian,entao eu resolvi orar a deus pedindo ajuda com medo de estar me enganando e logo apos a minha prece eu dormi e sonhei que estava num lugar de muita luz aonde me diziam que eu sou de oxum! saber qual e o meu orixa e algo muito importante pra mim,eu sou uma pessoa muito so,as vezes me sinto perdido por nao ter a referencia de ninguem na minha vida e o orixa pra mim e algo que me faz sentir amado ,cuidado!! eu pergunto a vcs: qual criterio seria o ais justo pra mim ter esta resposta,os buzios,a voz de um espirito,ou uma resposta vinda logo apos uma prece sincera a deus???com os buzios eu tambem fico em duvida porque na epoca em que corri estes jogos eu do nada me tornei fa da cantora daniela mercury,ouvi as musicas dela me dava vontade de viver,e uma amiga minha me disse depois que esta cantora e filha de oxaguian,quando corri os jogos nao sabia disto mas minha amiga disse que eu estava tao impregnado com as musicas dela que e filha de oxaguian e que isto pode ter interferido nos meus jogos,fazendo com que oxaguian aparecesse,isto e possivel??me ajudem por avor,eu fico tao perturbado quando nao consigo me decidir,eu sei que parece pouco pra quem esta de fora mas pra mim e muito importante!!!
Mauro, todo e qualquer orixa pode aparecer diversas vezes num jogo pra uma pessoa e não ser o orixa dela, isso é normal, o que precisa ser feito no jogo é buscar os motivos do orixa estar presente naquele momento da vida da pessoa. Porém quando aprece em diversos jogos é bom que se dê atenção a este fato, mas tenha certeza que o orixa não vai aparecer no jogo sóporque vc gosta de uma música ou de uma pessoa em específico, isso não existe, é invenção sem fundamento. Mauro o caminho que eu te recomendo é o mesmo pra todos, procure uma casa onde vc se sinta feliz e seguro, permaneça nela e faça jogos nesta casa, e aos poucos vá frequentando como abiã, e saiba que o seu orixa só vai ser revelado de fato na iniciação, antes disso é especulação, é uma possibilidade apenas. No seu lugar eu daria mais atenção a Oxaguiã, já que este orixa se apresentou mais vezes. Axé, Tomeje
muito obrigado tomege,vou procurar fazer o que vc disse,precisava que alguem que entenda me escçlarecesse,agora me sinto mais tranquilo!!!
tomege nao,NELSON!! desculpa ,mas agradeço a todos vcs que sempre nos passam tantos esclarecimentos atraves deste site de tanta luz!!!
Boa tarde,hoje venho pedir esclarecimento sobre odus,é verdade que podemos está com odus negativos e que podemos positiva-los atravéz de algum trabalho ?
também gostaria de saber sobre o odu ejonilé e etaogundá pois atravéz de jogo de buzios me disseram que seriam os meus,são odus perigosos ? estava lendo um pouco sobre eles e principalmente ejonilé me deixou meio assustado e no jogo de buzios deu que ele entre outros estavam negativos
abraços
Julio me perdoe a dureza, mas nem todos deveriam manipular o jogo, muitos decoram que certos números correspondem a certos odu e apartir disso largam a falar que tudo é odu negativo, etc etc. Meu caro, a simples aparição de um odu (caminho/destino) não significa de modo algum que aquele é seu odu regente. O seu odu, de fato, só será visto num jogo realizado juntamente com todo um procedimento e ritual específico para este fim. O odu que aparece num jogo é o odu transitório e indica um momento específico da sua vida, só isso. Os demais odu que comporão o seu jogo determinam outros aspectos que juntos formarão um “quadro” do que está acontecendo com o cliente e a possível solução do “quadro” apresentado. Todo odu tem lado positivo e negativo, assim como tudo na vida da pessoa tem seus momentos negativos e positivos. O que o odu indica é que vc precisa se harmonizar ou aprender a conviver com aquilo que se mostra “positivo” ou mesmo “negativo”, o odu te dá o caminho, ms só vc poderá seguir naquele caminho. Isso de trabalhos para “””””positivar”””””” o odu é invenção. No máximo o babalorixa pode harmonizar as energias da pessoa e lhe indicar os melhores caminhos naquele momento ou situação atraves de ebos específicos. Te recomendo que procure um outro jogo meu irmão. Tomeje
Bom dia à todos!
Existe algum impedimento para o ato de doar sangue para quem é feito no santo?
Minha mãe esteve muito doente e fiz a doação, porém, me questionei se haveria algum problema.
Axé
Aldo,
Nada impede a doação de sangue, inclusive, se todos eventualemnte pudessem fazer isso, ajudaria muito os centros hemofílicos.
Axé,
É muito bom saber mais sobre nosso querido pai Oxalá.
Aos que fizeram e fazem parte da criação desse blog, apenas agradeço por postar sobre nossos Orixás.
Parabénspelo site.
Axé a todos.
Boa tarde!
P.S: Perdoem-me a ausencia de acentos, pois, formatei minha maquina e estou encontrando dificuldades para gerar o padrao ABNT no teclado…!
Gostaria de esclarecer uma duvida a respeito dos seguintes orixas:
No jogo de buzios, habitualmente respondem em meu jogo que sou filho de Oxanguia e Logun-ede…
Algumas, zeladores dizem que isso e invariavelmente impossivel, mas, nao sabem explicar a razao pela qual este fato se da.
Ambos respondem como meu Pai.
Segundo a grande maioria dizem que seria uma cabeca duplamente meji, ou meta-meta o que nao seria costumeiro ocorrer.
Ha muito tempo atras estava para tomar obrigacao e entao minha zeladora de santo confirmou o que havia dito e foi conversar com seu Zelador e este conversou com outros 2 zeladores.
O que seria ideal em meu caso?
Aventuram-se nas seguintes conclusoes:
Um me faria de Oxaguia e Logun-Ede como verdadeiramente responde nas quedas do buzio.
Outro me faria de Ode, Oxum e Oxanguia, sendo que o Ode e Oxum seriam de acordo com suas informacoes os pais de Logun-Ede (que porventura, tambem seria necessario acentar).
Ja o terceiro inverteria a posicao dos orixas para Logun-Ede e Oxanguia…
Minha zeladora ate entao olhou para os 3 e disse que eles trocaram 6 por meia duzia. Pois, todas essas possibilidades ela ja havia aventado.
Apos ter exposto minha duvida, gostaria de saber e possivel ser filho de ambos orixas?
Se e possivel, qual seria a qualidade deste orixa?
Poderia eu ser filho de Oxanguia, ou outro orixa funfun que carregua-se Logun-Ede?
Sei que sao perguntas diversas, mas, muito me ajudariam se pudessem me esclarecer acerca desta questao.
Em contexto geral, apos ter verificado os arquetipos de ambos orixas, pude notar que inconscientemente possui caracteristicas de ambos em predominancia.
Axe!
Olá Carol sou Joyce de Sangô gostaria de saber se tem uma qualidade de osoguiãn que como com omolú?
Muito obrigada..
Joyce,
Os Orixás fufun são de culto exclusivo e único, Oxaguiã é só Oxaguiã. O filho de Oxaguiã pode ter enredo com Omolú, isso não quer dizer que tenham que comer junto ou que indique uma qualidade de Oxaguiã.
Axé,
Wagner,
O acontece com você é normal, tenho abians em minha casa que seus Orixás oscilam sempre, a cada jogo que faço. Não posso afirmar o Orixá, muitas vezes mediante a uma enorme curiosidade do filho, mas, tenho que respeitar o desconhecido, Orunmilá nos ensina a ter paciência. Ambos Orixás são distintos em suas liturgias, Oxaguiã por ser Orixá funfun e Logun por ser um Odé único. Não se configuram jamais em juntó, Oxaguiã e Logun, tem que observar em seu jogo, a presença de um Odú muito especial para Oxaguiã e ver por qual caminho se apresenta, talvez ajude a começara a desvendar e puxar o fio da meada.
Arquetipos são perigosos, não se baseia pelo menos no momento neles, tenha calma e de tempo ao tempo, pois o tempo do Orixá é bem diferente do noso.
Axé,
Boa tarde baba Fernado!
Primeiro quero parabenizar ao senhor pela firmeza de suas resposta sempre sendo claro e nos ajudando neste caminho onde as dúvidas são inevitáveis, vi um pouco acima um texto seu dizendo que procurava ser o próprio Oxaguiã, sei que deve faltar muito mas com certeza já tem muito dele, espero um dia poder me assemelhar ao senhor na sabedoria e com a ajuda de nosso Pai chegar no objetivo que tens traçado na sua vida. poucas vezes vi tão grande orgulho expressado nessa religião.
agora a minha pergunta:
pode se oferendar a oxaguiã em uma segunda-feira?
como filho de oxaguiã toda vez que for fazer uma oferenda a ele também tenho que fazer a ogunja que tembém tenho no carrego ?
e a ultima, acho que li que o senhor disse que dificilmente uma pessoa de oxaguiã teria uma oiá no juntó mais por 2x foi jogado pra mim e foi me dado como juntó uma Onira.
agradeço e que Oxaguiã te abençoe.
Julio,
Osogiyan lhe abençoe sempre!
Dia de Oxalá são todos, e Osogiyan é o pai da Manhã, do alvorecer.
As oferendas a Osogiyan não necessáriamente devem ser acompanhadas por outro Orixá.
Realmente eu disse que é muito difícil, mais não impossível, apenas lhe afirmo que a Oyá desse carrego veste branco.
Axé,
ola Fernando D’Osogiyan
Gostaria que você se possivel me citasse qualidades de belo Orixa refiro-me a osogiyan..
No meu jogo feito por um babalorixa de respeito deu-se da seguinte forma osogiyan, Oya e Xango. Mas no entento pouco compreendo sobre osogiyan pos tudo postado comentado sobre ele e muito repetitivo e limitado impedindo minha melhor compreenção desse orixa dirigi minha pergunta a você pois vi atraves de suas respostas um melhor posição e compreenção desse orixa aguardo seu posicionamento
Axé….
Ola bom dia, gostaria de tirar um duvida com vocês membros desse portal on-line. è que eu sou abian, estou com a cabeleira de dias contados, e sou de Oxala. No meu jogo com o babalawo, até onde eu pude ouvir sobre oque seria feito, falaram que seria Ajagunã, ai eu nao entendo. Sou de ajaguna é a gualidade de Oxaguiã? Oxaguian é qualidade de oxalá. Socorro eu so queria entender. Me falaram pra eu ter calma que vou entender mais até agora nao consegui.
Consegui comprender a respeito de Aira, que mesmo sendo cultuado como Xango, tem tres outras qualidades, Osi, Intilé, Ibona, Agora do meu pai ta dificil.
Sera que ninguem quer me contar e isso faz parte do processo até a iniciação?
Ribeiro,
Oxaguiã é um título dado aos Orixás guerreiros funfun, pelo seu gosto apurado de comer inhame pilado, seu prato predileto. Ajagúna é um deles. Apenas para sua informção são 4 Airás, faltou justamente Airá Modé, aquele que só veste branco.
Axé,
Saudações a todos!
Percebi que existem muitas dúvidas em relação ao Candomblé, seus cultos, tradições e crenças. Acho que poderíamos pensar em publicar livros mais esclarecedores em relação a religião, com referências bibliográficas, etc.. pois estas dúvidas, vão gerando mais dúvidas e sendo assim, a religião não terá um alicerse confiável, pois infelizmente muitos zeladores de santo não são tão esclarecedores quando tocam no assunto. Não sei se é por que também não sabem (são inseguros) e isto gera insatisfação para alguns. Eu, por exemplo, costumo pesquisar muito bem sobre muitos assuntos ligados ao mundo dos Orixás, ou seja, pesquiso muito sobre o “território” antes de pousar nele. Tenho bori feito. Osogyian respondeu. Mas não sei se é característica do Orixá em questionar tudo e a todos antes da iniciação. Gosto de investigar muito os mistérios antes de me envolver (principalmente na vida religiosa). Enfim, existe um livro, um guia de leitura, que possas sugerir para “navegantes” sem bússola, afim de prestar maiores esclarecimentos?
Temo que o Candomblé se perca por falta desses dados concretos.
Att.
Grato.
Asé.
Mateus,
Existem vários bons livros hoje em dia de muito boa literatura, o problema é saber qual? Disponibilizamos no post “leituras Recomendadas” alguns deles. Os livros nos remetem a uma viagem ao desconhecido, principalmente quando somos crús na religião, frequentar uma boa casa lhe ajudaria sem dúvida.
Axé,
Muito obrigado Fernando pela resposta. Um fraterno abraço. e Asé para todos!
😉
Por favor pode me dizer sobre uma qualidade de Oxala chamado Oxarufu ou Osafuru alguem sabe info sobre estes…
“Osogiyan é em si o Orixá da vida, do dia, do masculino, da guerra e do progresso…”
Asé 😉
Erick,
Osafurú é um Oxalá que rege o ar frio, normalmente o chamamos de Oxalá velho, pela sua postura alquebrada, aquele que carrega o Opaxorô, raro nos candomblés de hoje.
Axé,
Pai Fernando.Obrigado
sou feito dessa qualidade a 3 anos e 7 meses nao tenho muito conhecimento sobre o mesmo,poderia me da mais info sobre …axe
Erick,
Estou atualizando os postrs de “qualidades” em breve atualizarei “qualidades de Oxalá”. OK!
Oxalá nos abençoe!
Axé.
Olá meu querido irmão, muito axé para você.
Gostaria de saber quais sãos os Orixás Fufun do Candomblé????
Desde já agradeço a resposta e parabéns pelo trabalho de divulgação de vocês.
Muito axé
João Victor,
Orixá Funfun é Oxalá e que tem vários outros nomes e fomas, porém a raiz é a mesma, dentre eles, Obatalá, Osolufun, Osogiyan, Orunmilá, etc.
Axé,
Motumba,
yemanja é orixa funfun? Me perdoe a ignorancia mas estou conhecendo a religião agora.
Obrigada.
Obrigado pela resposta.
A minha dúvida surgiu porque ouvi dizer que Iansã Balé é Orixá funfun pelo fato de vestir branco.
Abian e João Vitor,
Orixá de essência estritamente funfun é Oxalá, e Orixá que veste branco ligado a Oxalá é outra coisa, isso devido a função que ocupam, a regência de sua energia, etc, é o caso das Oyás Igbalé e de uma Yemanjá, por exemplo.
Axé,
Pai Fernando,
Gostaria de saber se fumaça de cigarro, madeira queimando, etc, é um tipo de èwò para os filhos de oxalá? Pois ando tendo mal estar quando inalo fumaça.
Asé
Aldo,
Quem é de Oxalá é também ligado a Orunmilá, a mesma raiz funfun, e, Orunmilá é avesso a fumaça e tudo que queima, portanto, aconselho a não fumar e por que também faz mal à saúde. Dois bons motivos para não inalar fumaça.
Axé,
Obrigado Baba.
Na verdade eu não fumo. Só o fato de estar perto de alguém que fuma já me dá um mal-estar, até mesmo a fumaça da defumação tá me deixando mal.
Asé.
Muito Obrigado pela resposta Irmão axé.
Você poderia me indicar livros por gentileza.
João Victor,
Entre no post “leituras recomendadas” tem vários autores.
Pierre Verger, Benistes, Cido, etc..
Axé,
Boa tarde baba Fernando !
Como disse em posts anteriores já fiz consulta aos búzios por 02 vezes na primeira me deram oxalá somente como meu pai e na segunda já foi mais específico e me deram Oxaguiã, queria confirmar esse jogo em outra casa conceituada, moro em São João de Meriti-RJ, o senhor saberia me indicar uma casa de confiança?
um grande abraço
Júlio,
O mais importante é que repetiu Oxalá, não é mesmo? Você ainda não está satisfeito?
Axé,
Baba Fernando
O problema é todo esse, estou satisfeito por demais, sempre tive Oxaguiã como meu pai desde que um dia me falaram que era filho de Oxalá, agora que soube que realmente era filho desse orixá temo que mais tarde possa configurar um outro em meu jogo. sei que qualquer orixá que seja dono do meu ori ficarei orgulhoso, mas como todos nós temos mais empatia seja por um amigo, seja por um irmão do que por outros, eu tenho por esse Senhor.
Espero que tenha me entendido.
abraços
Julio Monteiro,
Esse Senhor sabe muito bem encantar um filho, fique tranquilo.
Axé.
Bom dia Baba Fernando, peço sua benção.
Queria saber seu pensamento, sobre uma coisa que me intriga muito, todos nós sabemos da hierarquia do nosso pai Oxalá no candomblé, mas vejo que no xirê em certas casas ele tem sido digamos assim “negligenciado”, alguns tocam somente um ponto a ele e já ouvi dizer que outros até pulam, como o senhor vê esse fato? também tem aqueles que cantam mais para os orixás que tem na casa deixando de lado outros orixás que apesar de não ter na casa são tão importantes quanto os outros.
já ouvi dizer que no caso de Oxalá é porque é muito lento e esfria o xirê. concorda ??
Um grande abraço
Julio Monteiro,
Oxalá nos abençoe,
Aprendi que um xirê deve ser feito com o mesmo número de cantigas à todos os orixás, ou seja, se começarmos com 7 cantigas para Ogun, assim iremos até Oxalá e com a preocupação de não correr e não errar. Há um comprometimento do Ogan para que não haja falhas.
O que pode acontecer, e já vi muitas vezes, é o Orixá patrono da casa ser mais reverenciado, isso é normal e compreensivo, também num Rum à algum Orixá se estender as cantigas mais um pouco, é normalíssimo. O que não pode e, em hipótese alguma, é descomprir a regra básica do número de cantigas pré-estabelecidas para cada Orixá.
Grande abraço,
Axé.
Motumbá pai, na verdade é mais um ansio do que duvida.
nunca aconteceu nem depois que fui feita, de eu virar no santo em casa até essa semana, meu ere virou na minha casa e pediu pra cozinhar uma canjica, com a cabeça coberta e jogar a água da canjica na minha casa e em cima do telhado.
Pessoalmente, não gostei do fato de ele ter virado na minha casa, primeiro pq tenho visinhos, segundo, na minha casa ninguém entende de santo, e terceiro pq acho que lugar de santo virar é no barracão, porém, tenho medo de ser ingrata, confio muito no que carrego e estou na dúvida se faço o que me foi pdido ou não, minha zeladora encontra-se viajando, ajudando a raspar um yao em minas gerais, e eu aqui do Rio não consigo falar com ela.
Meus respeitos e muito obrigada.
Axé…
Rosana,
Isso pode acontecer sim, numa necessidade como de fato aconteceu com você. Seu Erê veio e mandou que fizesse esse ebó Rosana, então faça, não tem nada mais, pois o ebô esfria um ambiente conturbado, uma casa confusa, uma cabeça quente,etc.
Erê mí!
Axé.
Awure mi ,
Gostaria de saber um pouco mais sobre ajagunã ou onde poderia encontrar algo.
Abçs
Fellipe,
No início da página acima falamos sobre os Ajagunãs (Osogiyan)
Axé.
Boa noite,
No fim de semana no ilê estava sendo frito alguns alimentos e só de sentir o cheiro do alimento eu acabei passando mal e logo depois senti a energia do Orixá sem incorporar (eu não estava de preceito e consequentemente 100% de corpo limpo), depois do ocorrido, fiquei sabendo que haviam colocado um pouco de dendê no óleo.
Em uma situação como esta, sendo o dendê uma das maiores quizilas do meu Orixá, geralmente o Orixá vem ou é mais normal sentir-se mal? o fato de sentir-se mal é visto com maus olhos pelas pessoas?
Axé
Olá tenho uma duvida um amigo comentou que Osala de juntó não pode e eu fiquei curioso quanto a isso, poderia falar mais sobre isso ? desde já eu agradeço , sou leitor do blog que por sinal é muito bom, abraços.
Aldo, boa noite.
Pode ser que vc tenha passado mal pelo cheiro do dendê. Mas com certeza nossa mente nos força a fazer uma potencialização deste cheiro, se achar-mos que vamos passar mal, passaremos mesmo. Portanto tente ficar o mais afastado possivel do dendê, mas lembre-se que o impedimento é de Osalá e não seu, e se vc tiver que manipular dendê um dia em sua vida como será?
Pense nisso e deixe os cheiros fazerem parte de seu dia a dia naturalmente e prezervando seu orisá.
Ire o.
Cristian, Osalá pode ser juntó sim.
O que podemos falar mais?
Ire o.
É exatamente isso que achei estranho. Eu já havia manipulado dendê antes, quando fiz padê pra exu e nada havia me ocorrido.
Asé Babá da Ilha.
Olá,
Queria saber se existe um Oxalá q veste preto, ouvi falar mais queria saber se é verdade?
Queria saber o nome de alguns Orixás Funfuns.
Obrigado
Fabricio,
Não existe Oxalá que veste preto. Existem lendas que contam que sujou sua roupa com carvão devido a sua teimosia, existem lendas que contam que se vestiu de preto para ver escondido o culto de Nanã e seus segredos. Tudo tem seu fundamento, tem um porque, mas, Orinxan”Lá transita no Orun e no Aiyê, no Abi é no Ikú.
Axé,
A qualidade do meu oxala é babasilé…E eu queria saber se essa qualidade existe mesmo,pq eu não encontro em lugar nenhum,informações sobre essa qualidade.Quero muito que vcs respondam essa minha pergunta.
Obrigada
Ana
Bom dia Baba Fernando, peço sua benção.
Já fiz algumas perguntas aqui no blog, peço mais uma vez que me dê sua opinião sobre algumas coisas que estão acontecendo comigo, desde criança sempre tive ligação com o candomblé, minha irmã inclusive foi iniciada, mas depois de alguns anos todos abandonaram a religião e foram ser evangélicos, mas eu continuei a respeitar e ter uma certa necessidade daquilo tudo que vivi quando criança ( muitos sonhos sempre tive ligados aos orixás ), depois de muitos anos fui a um centro de umbanda com um amigo, logo que começaram a tocar pra boiadeiro eu me senti mal e encorporei, apesar de gostar de lá sei que não é meu lugar ( sou filho de orixá ), fui a um candomblé fiz jogos de búzios e confirmaram que sou filho de Oxaguiã, que ele estava pedindo uma comida que logo fiz, mas tenho sentido algumas coisas estranhas, a principal delas é que as vezes o meu rosto esquenta de uma tal forma que fico muito vermelho as vezes chego até enfiar a cabeça em baixo d’agua tamanho é o desconforto as vezes somente as orelhas, como disse não tenho uma casa de candomblé pra ir apesar de ter jogado em uma, mas lá é angola meio misturado com ketu, já vi que não é muito bom, o senhor acha que isso que sinto, só relatei o mais importante pode ser espiritual ?
já virei com o Boiadeiro desde então algumas vezes nessa umbanda que vou mas ele não fuma e nem bebe diferente dos outros, mas é a única seção que consigo assistir, seção que tem exú eu não consigo ter coragem de ir.
desculpe pelo longo texto, mas a verdade é que resumi.
um grande abraço
Julio Monteiro, Oxalá lhe abençoe.
Não saberia dizer se o que acontece com você é uma doença física ou espiritual, somente fazendo uma consulta aos búzios. Oxaguiã é um Orixá de culto Ketu/Nagô sem misturas com a Nação Angola. Boiadeiro é um caboclo maravilhoso, aprenda a cuidar dele e também de seu Orí.
Boa sorte.
Axé.
Ana Carolina,
Não conheço essa qualidade de Oxalá, traduzindo seria Papai está terra, não faz sentido algum.
Existe uma cantiga para Oxalá no rítmo Igbin que mensiona estas palavras:
” Owú babá silé ìgbín é tòróró, babá a fé abá, kí e mò áwò”
Traduzindo:
“Algodão pai está sobre o caracol que consagra, o pai ancião, louvem os segredos do culto”.
Muitos tiram de cantigas determinados nomes e depois dizem que é uma qualidadede orixá.
Axé.
ola boa noite !
bom vou começar pelo começo
todos os zeladoes que abre uma mesa de jogo pra eu
sempre aparece um oxalá mais é oduduwa
gostaria de saber mais sobre esse oxalá
sei ele pode ser raspado ?
sei que ele não vira na cabeça de ninguem mais quem responde é o juntó ?
Rodolfo, dentro da tradição Ioruba, Oduduwa ou Oduwá, não é qualidade de Osalá.
Oduduwá, participa da criação do mundo e por este motivo tem fortissímas ligações com o elemento terra e Onilè.
Eu ainda não tomei conhecimento de pessoas iniciados para Oduduwá, porém o candomblé é diferente da Tradição Ioruba.
Ire o.
primeiramente um bom dia e mutunba a todos
por favor estou passado por um momento muito dificio na minha vida,e queria saber a opiniao de alguen sou iniciado a 5 anos ao orixa ode inle e antes de sair da casa onde fui iniado tomei obrigacao de 1 ano mais logo depois sai por poblemas particulares e hoje apos esses anos amando esse orixa maravilhoso que numca me abandono nem nos momentos difices depoi de muito bater cabeca achei um barracao legal mais o pai de santo no jogo me disse que hoje se eu foce ser iniciado ele me farria de oxaguian com ode inle mais como ori meje e como irei dar obrigacao de 3 anos ele falou q ainda da parra conserta trazendo oxaguian como dono da cabeca e ode inle como ajunto e comecarei tudo de novo mais respeitando o meu tenpo de santo por favor me de uma luz no fim do tunio.
desde de ja muito obrigado e mutunba
De Ode, mutmbá áse, mutmbá, se este senhor viu que seu òrìsá é Osoguiyan e não Inlè e vc acredita vai enfrente, só não entendi o Ori meje, meje=dois, teria que ser Osoguiyan como segundo tbm, ai me confundiu, mas como estamos no campo da grámatica, vamos em frente, uma coisa é certa, seu Ori tem que aceitar tudo que ele está dizendo, se não aceitar….
Estes casos não são dificeis de consertar, requer conhecimento e o procedimento dele não está errado, só posso dizer a voce para ter muito atenção e não eixar de investigar caso vc tenha duvidas.
Ire o.
da ilha mutunba meu velho
sobre a duvida q o senhor fez a min entender sobre o ori meje e q minha cabeca seria dividida entre guian e ode tendo dois santos borros na cabeca,mais nem um nem outro com ajunto e eu tendo dois pais, mais o pai de santo falou que na obrigacao ele faria um fundamento para trazer guian e talvez ode nao viria mais isso que me deichol triste pois e aquele negocio ne agente si apega agente ama o senho imagina se hoje depois de anos com seu orixa vc ten q dar sua obrigacao e o pai de santo chega e diz q nao e seu orixa e mais ou menos o q eu estou sintido por isso essas duvidas.o q senhor faria neste caso
BOA TARDE,MUTUMBÁ DE ODÉ INLE,TENHA CAUTELA E CONFIRME SUA SITUAÇÃO EM OUTRO ZELADOR SE ACHAR CONVENIENTE.VC SE INICIOU ÁAA][AODÉ INLE,ENTÃO CONTINUARÁ P SEMPRE C ESSE ORIXA.AGORA SEI Q CADA UM TEM SUA INDIVIDUALIDADE,OGUIA PODE FAZER PARTE DE SEU CARREGO,DIZEM ATÉ Q OGUIÃ É PAI DE INLE POR ISSO INLE USA BRANCO,É O Q DIZEM .COMEÇAR DE NOVO NÃO É FÁCIL,VEJA BEM SE A COLOCAÇÃO DO SEU ZELADOR ESTA VIÁVEL OU CONFIRME ANTES DE TOMAR QQUER DECISÃO.JÁ CONHECI PESSOA C PROBLEMA SEMELHANTE E O ORIXÁ SERIA INLE MESMO,OGUIA APENAS UM CARREGO.NÃO SEI SE NO SEU CASO SERIA ASSIM.BOA SORTE MAS NÃO DEIXE DE LADO O ORIXÁ INICIADO EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA VIDA SEJA CERTO OU ERRADO!ASÉ!
De Ode, Ori meji seriam 2 Osoguiyan, na sua cabeça, um seria o primeiro e o outro o segundo, não existe Ori meji com òrìsás diferentes, entendeu. Agora seu zelador lhe falar que Ode tá fora, sei não…
Quero que vcs entendam as palavras deste rapaz, “ode nao viria mais isso que me deichol triste pois e aquele negocio ne agente si apega agente ama o senho imagina se hoje depois de anos com seu orixa vc ten q dar sua obrigacao e o pai de santo chega e diz q nao” é o que eu digo sobre a responsabilidade de falar que vc é de òrisá tal, no primeiro jogo, depois de anos cultuando, tem trocar o òrisá, recomendo calma a todos, paesar de um dia tbm ter sido abion e querer saber quem era meu òrisá.
Ire o.
Aninha, obrigado pelas palavras, Inlè, Inlé, Erinlé, Ibualamo (todos iguais) usam branco por ser òrisá funfun, assim é a Tradição Ioruba.
Ire o.
MUTUMBA MEU VELHO
queria so deixar uma obs; que ja fui em diversas casa de santo e em jogo de buzios e senpre confirmaram que ode inle era mesmo meu pai tenho pra q um erra mais varios nao correto? e muitos virran q eu tenho poblemas com oxala mais sepre dizian q eu tinha uma forte influencia desde orixa na minha vida …por isso minha duvida hoje.pois meu pai de santo atual tanben viu isso mais me levo ao avo de santo como ele e muito comceituado na religiao viu esse poblema e ficou o dilema
meu velho dese ja agradeco a sua paciencia e dicupe incoveniencia
De Ode, se vc não transgrediu nenhum tabú em relação a Obatalá, não há por que ter problemas, seu òrìsá e obatalá andam juntissimos, puro fundamento. Não se desespere, Obatalá é um paizão e sabe muito bem cuidar de seus filhos.
Ire o.
motunba
pai fernando oxaguian e ode poderian ficar sendo como donos de um so ori
De Odé,
Não pode, apenas uma energia é sacralizada ao Orí humano. Odé Ínlè, como disse o Da Ilha tem fundamentos com Osogiyan, ou seja, seu zelador terá que assentá-lo quando você for se iniciar.
Axé.
MUTUMBÁ BOA TARDE,PARECE-ME Q O ODÉ JÁ É INICIADO A 5 ANOS.TALVEZ NA OBRIGAÇÃO VC PRECISE ASSENTAR OSOGUIÃ E QDO DIZEM Q ELE PODERÁ VIR NA SUA CABEÇA,PODE SER Q DEPENDENDO OD ELEGUN E DA CASA O OUTRO ORIXÁ POSSA VIR C 3 ANOS,MAS SÃO SUPOSOÇÕES,MAS ODÉ FIQUE TRANQUILO C SEU INLÉ E SE NÃO ASSENTOU OS DEMAIS ORIXÁS DE SUA VIDA,ALGUEM DA SUA CONFIANÇA IRÁ FAZ~ELO MAS VC TEM UM ORIXÁ MUITO BONITO E PRÓSPERO(É MEU PAI)RS,DESCULPE SEI Q É SÉRIO O ASSUNTO.BOA SORTE AMIGO!
Oi…
Da ilha ou Fernando D’Osogiyan… Colofé!
Poderiam me dizer sobre as qualidades de Oxaguiã?
Existem qualidades para Ele?
Fiquei na dúvida…
Desde já, grato.
Robert,
Peço a gentileza de pesquisar no post “qualidades de oxalá”, aliás, aqui mesmo, acima.
A palavra Oxaguiã ou Oxoguiã é um título dados aos guerreiros funfun por gostarem da massa do inhame pilado.
Axé.
FREQUENTEI VARIOS TERREIROS COMO SE FOSSE UMA ANDARILHA ,POIS EU SOFRI MUITO NAS MÃOS DE ALGUNS PAI DE SANTO ,EU ESTAVA FREQUENTANDO UM TERREIRO DE UMBANDA MUITO CONCEITUADO E MUITO JUSTO ,SO QUE LA NÃO JOGA BUZIOS NEM EBO ,SÓ QUE EU SEMPRE PROCUREI SÓ FREQUENTAR COMO MUITOS FAZEM QUANDO PRECIZÃO GOSTARIA EU FREQUENTEI UM PERTO DE MINHA CASA ELA NUNCA JOGOU BUZIOS E DIZIA QUE O SANTO DELA DIZIA QUE EU ERA DE YEMANJÃ COM OGUMTE E AGORA UMA AMIGA ME LEVOU NUM QUE É CAMDOMBLE E EU JOGUEI BUZIOS COM O PAI DE SANTO ELE ME DISSE QUE SOU DE YEMANJA, COM OXALÁ Osolufun, E DISSERÃO QUE ESSES SANTOS JUNTOS É DIFICIL DE SE LIDAR, GOSTARIA DE SABER PORQUE EU GOSTO DE FREQUENTAR MAS ISSO PASSA MEDO EM MIM POIS ELES FALAM MUITO DE MATAR OU POR AS PESSOAS DOENTES NA CAMA, ME DA ARREPIO QUANDO FAZEM ISSO,SERA QUE TODOS SÃO ASSIM SE ME FIZER UMA COIZINHA EU DO O TROUCO OU SE TEM AINDA PAI DE SANTO QUE POE NA MÃOS DO ORIXAS E DEIXAM PRA LA INGRUSIVE O SUNAMI E O TERREMOTO ESSA EPOCA CAIU NA MINH CABEÇA NA MINHA CASA ATÉ ME SEPARAR FICAR INTERNADA , TUDO INSS ATRASADO EU SO SEM SABER O QUE FAZER, FUI NESSE PAI DE SANTO ELE DISSE QUE IA FAZER UM EBO E UMA AMARRAÇÃO, TEVE UMA FESTA LA E EU TINHA LEVADO UMA CAMISA DE MEU MARIDO PRA ELE,FAZER A AMARRAÇÃO,PASSANDO UMA SEMANA ELE MANDOU EU JOGAR AS CISAS QUE DIZIA SER A AMARRAÇÃO QUE IA CABEÇA DE SEBO FLORES E OUTRAS COISAS INGRISIVE A CAMISA, MANDOU POR UMA MOEDA E JOGAR A QUIZILA MINHA E DO MEU MARIDO,JOGUEI NO MATO ONDE PEDIU,BOM VOLTANDO A CAMISA TEVE UMA FESTA DOS FILHOS QUE RASPARÃO E FOI BONITA MAS O QUE ME DESAGRADOU FOI QUANDO VI UM RAPAZ DANÇANDO COM A CAMISA DE MEU MARIDO COM ELE, DEPOIS ELE SAIU EU SAI CHEGUEI PERTO DELE E PERGUNTEI, ESSA CAMISA É SUA .ELE RESPONDEU NÃO O PAI ME EMPRESTOU, UMA CAMISA QUE TINHA UM FIO SOLTO E TINTA DE CANETA,FALEI RA MINHA AMIGA A CHERETA COM A LINGUA SOLTA FOI E CONTOU ,SEI QUE NA SEGUNDA ERA PRA EU IR LA MAS PENSEI ELE DEVE TAR CANSADO VOU OUTRO DIA LA LEVAR O RESTO DO DINHEIRO, MAS O MAIS ENGRAÇADO FOI QUE PEDIU UM COMHAQUE E UMA OUTRA BEBIDA DIZENDO QUE QUANDO FOSSE FZER EU IRIA ABRIR E DAR AO EXU, MAS NÃO VI MAIS ESSA BEBIDA DISSE QUE TINHA ROSAS MAS NÃO VI NADA SÓ AQUILO QUE RELATEI MAS NO CAMDOMBLE SE FALAR ALGO DE ALGUEM VIRA A MAIOR FOFOCA ENTRE ELES MAS O QUE VOU FAZER IREI MARCAR COM O PAI QUE LEVAREI O DINHEIRO PRA ELE E CONVERSAREI OLHOS NO OLHOS PRA VER O QUE ACONTECEU, SEI QUE EU FAZIA A ORAÇÃO ANTIGAMENTE PRO MEU MARIDO DA MARIA PADILHA E DAVA CERTO, DERREPENTE ELE NEM ME ATENDER ATENDIA AGORA EU FAÇO E ELE LIGA TODOS OS DIAS E QUER VOLTAR , EU ACHO QUE ELE FEZ UM EBO COM OS MEUS SANTOS E OS DELE ,OU HAVIA ALGUMA MAGIA OU SEPARAÃO E COM O EBO SAIU POR ISSO QUE ESTA FUNCIONANDO COMO FALA A ORAÇÃO CERTINHA ATE OS AMIGOS ELE NÃO QUER MAIS , SERA QUE É ISSO PAI OBRIGADO E DESCULPE MINHA CARTA DE FÃ RSRSRS
Pac, não faço amarração por dinheiro nehum deste mundo, se alguém fica ao meu lado é por sentimento. Eu não posso avaliar nada pois não entendo de amarrações, somente devo lhe informar que vc ainda vai gastar muito dinheiro com essa magia e o resultado eu não sei se irá ser do seu agrado.
Àse.
Boa noite!
Poderiam me falar sobre a qualidade de osogian babe epe?
axé!
Motumbá,
Eu sou filho de Oxalá na qualidade de Abuke,
Eu estou procurando informaçoes sobre essa qualidade.
Gostaria de Saber se podem me ajudar:D
abraços,
Filipe,
Babá Épè é um Ajaguna, o Senhor proprietário do Pilão, ligado a Oduduwá e Orunmilá.
Axé.
Abiande,
Mutumbaxé.
Perdoa-me ter outro entendimento sobre Abuké, na verdade essa palavra quer dizer “corcunda”, portanto não é uma qualidade e sim uma referência aos Oxalás velhos, que vêem arriados parecendo carregar o mundo nas costas, carregando seu opaxorô. Na cidade de Lufon, tem culto a este Orixá funfun, Obá Alá, Efururú, Ajalá, Épà Bágbá Orisan’Lá!.
Axé.
Boa Tarde, Fiz uma canjica pra Oxalá, estou me sentindo muito tranquila..até meu sono aumentou em qualidade, mas e agora na hora de despachar, qual o melhor lugar para deixar a comida que fiz e um detalhe, posso despachar a canjica sem a vasilha, ou seja colocar em alguma folha como mamona, ou bananeira???
Obrigada desde já.
Asé
Bia,
Pode despachar a canjica num rio de água limpa ou num jardim, gramado, despache somente a canjica,não use nemhum tipo de folha, coloque num saco plástico, não deixe o saco plástico jogue-o numa lata de lixo, a vasilha guarde para outras oferendas somente para Oxalá.
Axé.
Fernando, que Oxalá continue ti Iluminando…
Tenho muito amor por Oxalá, e aqui no site tenho conhecido as lendas, as comidas e todo esse universo lindo dos Orixas, tenho feito e tenho sido muito agraciada.
Obrigada de coração.
Axé.
oi boa noite?bom eu adoro muito alguma cantigas de oxalá!mais agumas são muito dificil em cantalas no xirê,vcs tem agum site que baixe musicas de oxalá principalmente de oxaguian meu pai!
axé..
Claudemir, a dificuldade em cantá-las está na grafia, como temos gente que se esmera e busca escrever da forma mais correta possível outros não tem esta preocupação.
Primeiramente eu diria para vc buscar no google o alfabeto Iorubá, se familiarizar com os sons das letras, vogais e consoantes. Depois buscar, cantigas de Osala, Obatalá ou Orin Obatalá e Osalá.
Vc vai se surpreender com a quantidade de cantigas/orin postada nos blogs e site.
Boa pesquisa.
Ire o.
sim mais vcs surgere algum site para baixar as cantigas?onde eu posso encontrar?
Claudemir, infelizmente não sei ao certo, entre no google e pesquise.
Ire o.
Motumbá a todos!
Fico muito feliz em entrar neste site e ver irmãos com uma linda Evolução Espiritual acerca de vários assuntos!
Fernando D’Osogiyan, Da Ilha, entre outros, fazem do https://ocandomble.wordpress.com uma enciclopédia de conhecimento, cultura e pesquisa…
Asé à todos! 😉
Mateus, obrigado pelo carinho.
Ire o.
Pai,
vocês diriam que há muitas semelhanças entre Osogiyan e Osolufon? Vemos muitas perguntas sobre as diferenças. Mas e as semelhanças? (poderiam me dar uma resposta que nao fosse muito genérica e não falasse apenas do modo de ser dos filhos?)
obrigadissimo,
Jonas
Jonas,
Existem muitas semelhanças sim, muitas vezes somente através de Orunmilá conseguimos definir a energia funfun, pois cada um responde por um caminho específico.
Axé.
boa noite gostaria de qual o oxalá que tem a qualidade agebó ou oguram gostaria de sabe de tudo sobre está qualidade e também a onde ela dá quizila?
Jhony,
Agebó não é qualidade de Oxalá, é sim uma comida de Oxalá e Xangô e tem várias receitas. Também o Agebó é um grande purificar de energias e usado para banhos específicos.
Axé.
Alguém conhece a qualidade de Osala “Baba Biye”?
Quais as caracteristicas?
Obrigado
Axé
Jeremias,
Não conheço e acho que não é qualidade,este Biye me parece um nome que traduzindo seia: Papai nasce correto ou Papai nasce sadio.
Axé
Boa noite!
Gosto muito de ler todas as matérias e comentários desta página, já consegui ampliar bastante meus poucos conhecimentos… sou bem iniciante no espiritismo.
Na verdade sou de Umbanda… mas estou curiosa/ansiosa com a situação que saiu no meu jogo. O meu primeiro jogo fechou, pelo menos foi isso que me explicaram. Devido a isto, fiz uma série de banhos de ervas e um “agrado” a Iemanjá. Então no segundo jogo, deu como Pai – Oxalufã (1º santo), Mãe Iemanjá (2º santo), que por ser de “profundezas” Traz Nanã trabalhando junto. E por ser Umbanda, e não cultuarmos Oxalá com 1º santo, foi perguntado a ELE se aceitaria que colocasse o Xangô da casa em seu lugar, aos olhos dos outros filhos, pois farei seu acentamento, e SUA resposta foi que somente aceitaria Ayrá (que também não é cultuado em Umbanda, não é isso?), mas por sua “aproximação” com Xangô, foi aceito pela casa…
Bem, espero que tenha dado para vocês entenderem a minha história, e o que eu gostaria de saber é a opinião de vocês sobre isto tudo…
Confio muito em meu zelador e suas entidades, mas ele mesmo disse ser uma situação muito nova e diferente para ele.
já agradeço, pelo simples fato de ter um espaço onde podemos dividir nossas ansiedades e somar conhecimentos.
boa tarde! eu gostaria de saber mais sobre as qualidades de oxaguian!gostaria de estudar mais!onde posso encontar,vcs surgerem algum site?onde posso encontrar mais sobre as qualidade?E PODER ESTUDAR CADA UMA DELAS!
DESDE DE JÁ AXÉ A TODOS!
claudemir,
A essência do nosso orixá é uma só, o mesmo odú. Os nomes pouco importam, observe que eu os descrevi acima.
Axé.
Brenda,
Os Orixás são cultuados no candomblé e principalmente na nação Ketu. Umbanda cultua caboclos, preto-velhos, exús, ibejadas, etc.
Em nossa nação, cultuamos todos os Orixás e, aquele que através do jogo de búzios se pronunciar através de um Odú (caminho) é que vamos apurar se de fato na iniciação será seu Orixá.
Quando Oxalá diz que é pai de uma pessoa ele não abre mão para Orixá algum, sendo ele o único com a prerrogativa sobre qualquer outro Orixá.
axé
Bom dia a todos ,
Gostaria de saber qual a diferença de OXAGUIÃ E AJAGUNÃ ?
Existe alguma ligação entre Ajagunã e odé , tal como Bitiodé ?
O que sei é que Ajagunã é orixa funfun e é praticamente um ogum de branco o verdadeiro senhor da guerra ?? Estou certo ou errado??
Agradeço a todas …
Ps.: No meu jogo responde Ajagunã ..
Felipe,
Ajagunã todo Oxaguian é! O guerreiro branco que gosta da massa do inhame pilado. Existem ligações de Alguns Odés com Oxaguian. (Não sei o que é bitiodé). Podemos dividir os Ajagunãs em qualidades, isso dependerá da região da África em que seu culto é feito, aí teremos 8 qualidades de Oxaguian.
Axé.
Bàbà Fernando, ago.
Bi = nascer
Ati = com
Odé = dependendo da acentuação, caçador ou espaço de fora.
Àse.
Da Ilha,
Agora, continua a não fazer sentido algum a pergunta feita pelo Felipe.
Axé.
Olá boa noite..
minha pergunta é bem simples ..
se teria como saber a qualidade do meu Osoguiã.
as unicas coisas que sei sobre minha feitura é
que meu juntó e uxum e Oya..
Obrigado pela atenção..
Bruno,
Seu zelador na sua iniciação é que viu ou deveria ver a qualidade de seu Oxalá com absoluta certeza. O mais importante é que as qualidades de Osogiyan não diferem em nada, somente por local de culto em África. Ajagúna todo Osogiyan é!
Axé.
Cresci no catolicismo e minha família é tão religiosa que fui coroínha na igreja, participei do ministério de música, Pastoral da Criança e outros movimentos católicos desde a minha infancia até o ano passado. Até que me envolvi com uma filha de santo e foi quando comecei a descobrir o candomblé. Após um mês que estávamos nos encontrando, alguém ligou para o trabalho de minha mãe contando tuuuuuudo e por eu ser filha única, criou-se um abismo emocional grandioso entre minha mãe e eu.
Enquanto isso, e enquanto eu tentava descobrir que tinha passado esse trote… Minha parceira me levou algumas vezes ao centro em que ela frequentava, e, epesar de não entender nada do que eu via, me encantei assim mesmo, com tudo, com as músicas, com as batidas… Me encantei tanto que passei a ir com ela para combrar os bichos das obrigações, a elaborar as vestes, a conversar com as entidades e a cuidar realmente da minha companheira durante todas as reuniões.
Mas, cada vez mais que eu me envolvia, percebi que a mãe de santo dela a assediava. Enviava-lhe vários torpedos se insinuanado, principalmente de madrugada. Até que um dia descobrimos que a mãe de santo foi quem telefonou pro trabalho de minha mãe. Minha amada ligou pra sua mãe de santo dizendo que precisávamos conversar e por conhecer bem o comportamento da família da mãe espiritual (quetudo faz barraco) tentou marcar em algum lugar neutro (numa praça, lanchonete), porém não foi bem sucedida, ele insistiu para que fóssemos no terreiro e fomos. Assim que chegamos lá tinha umas oito ou mais mulheres e nós 2 sentamos esperando para que elas saíssem e pudéssemos iniciar a conversa, mas a mãe de santo olhou para nós e perguntou o que era e que tínhamos que falar ali mesmo diante de todos. Foi quando eu, falei: “Eu só gostaria de saber porquê a senhora telefonou pra minha mãe e contou sobre o meu relacionamento. Se ela tivesse que saber sobre minha opção sexual, deveria ser através de mim mesma quando eu achasse que era o momento certo.” Ela respondeu: Isso já faz tanto tempo menina, pra que falar disso agora? Fo quando minha companheira disse: Nunca é tarde para saber a verdade. A mãe de santo levantou-se agressiva e me puxou da cadeira pelo braço batendo a minha mão numa porta dizendo que eu falava mau da minha companheira. Ela falou assim: Vc é uma mentirosa, jure aqui na jurema! E bateu minha mãr om força na porta do quarto da jurema. Eu disse: Mentirosa é vc! Juro aqui e aqui (tocando na mina). E quando fiz isso, todas as pessoas que estavam lá me agrediram. Puxaram faca pra mim lá dentro, me seguraram pelo pescoço, me espancaram, quebraram os óculos da minha parceira e a mãe de santo saiu jurando que iria me destruir. Gritou bem alto: Eu juro por exu, pelas sete encruzilhadas que vou trabalhar dia e noite pra destruir essa menina. O sangue dela vai ser derramado e vc (a filha de santo dela) vc vai ver e não vai poder fazer nada, batendo no capuz do carro, quebrando o carro todo. Até o filho dela me segurou pra todo mundo bater e minha companheira tb foi agredida tentando apartar a confusão. Ficamos com vários ematomas. Fui na delegacia e fiz um boletim de ocorrência por conta da agressão. Com isso tudo minha companheira saiu do terreiro. A gente não sabe o que a mãe de santo inventou, mas as pessoas do centro mau falam com minha parceira e muito menos comigos. O que que nós duas fizemos??? O que ela inventou não sabemos. Pensei em entrar na religião, mas fiquei com medo. Como posso ser ser prejudicada, perder a paz dentro do meu lar e depois ainda ser agredida??? Me sinto injustiçada! Vcs podem até jogar os búzios pra ver que não minto. Isso foi em outubro do ano passado, e desde esse dia estou morando aqui com a minha parceira em sua casa. Tem horas que a gente briga muito, do nada. Fico preocupada com os assentamentos dela (eles ficam aqui guradados num quartinho) de vez em quando, quando me sinto limpa de verdade, vou lá troco a água, limpo, acendo as velas. Queria tanto que Deus indicasse alguém de confiança pra ela cuidar das coisas dela direitinho. As vezes me sinto culpada. Talvez, se nós não tivessemos nos conhecido, não haveria essa confusão toda (nem na minha casa com minha família, nem no terreiro com a mãe de santo dela, nem com nós duas quando brigamos). Mas minha companheira diz que as coisas dela estão aqui por já ter existido outros desentendimentos com sua mãe de santo há uns 10 anos atrás e que sempre pensou em sair de lá, mas por não existir outro centro na cidade, ela ficava lá mesmo. Mas revelou que lá aconteciam muitas coisas que ela não concordava (tipo: a mae de santo prometia muitas coisas as entidades e nunca pagava, não cumpria os dias de resguardo e que se soubesse que algum filho conquistava algo que ela não tinha, ela colocava o filho em exu). Minha parceira tem 33 anos e me contou que conhece e mãe de santo desde os 17, que sempre foi assediada, mas que sempre a respeitou por ela ser mais velha e ser sua mãe espiritual vedo-a como uma amiga. Eu amo muito essa mulher e acho que ela tb me ama. Ela vivia muito em farras, virando noites e noites bebendo e não levava o trabalho a sério; faltava muito e já aconteceu passar meses sem pisar no trabalho sem dar sequer justificativa. E desde que eu vim morar com ela, ela não sai mais de casa. Vi todos os dias trabalhar e me liga do trabalho me dando a certeza de que está lá; e quando chega o fim de semana ela fica aqui tomando umas doses em casa mesmo. Todo mundo diz que ela mudou bastante depois que me conheceu, que tornou-se responsavel e fico feliz por isso. E a mãe santo??? Porque não quis ver a felicidade de sua filha de santo? Porque? Porque não se alegrou em saber que sua filha de santo em vez de estar dormindo todas as noites em tantas camas, hoje dorme em uma cama só e com uma pessoa somente??? POrq me odiar? Ela diz que vai bater o xererê de minha amada e que nós duas não vamos duar muito. Queria ser filha de santo,os amigos da minha companheira dizem que sou filha de Oxum ou axumaré. Nunca jogaram os búzios pra mim, mas fiquei com muito medo depois que vi essa mãe de santo se achar a poderosa do mundo. Fico triste por saber que minha amada não está mais frequentando nem recebendo seus espíritos (são 100km pra chegar a algum terreiro e nunca temos condições porq teremos que dormir fora, comer fora , combutível, etc.) e no momento estou desempregada. Estou sofrendo muito por minha família não aceitar a minha aproximação com a religião e principalmente por não admitir o meu relacionamento com a mulher que amo tanto e decidi viver. Tenho 23 anos e só quero ser feliz. Que os orixás que veem façam justiça pelo que passei e traga a verdadeira paz e felicidade para mim e para todos os que respeitam o candomblé. Um abraço!
Eduarda, vc está vivendo um drama social, como muitos pelo mundo afora, está sofrendo o preconceito e a falta de conhecimento. Esta senhora que se diz mãe de santo, está devidamente denunciada e vc deve acompanhar e cobrar das autoridades uma solução e a punição cabivel, peça justiça. O que pode ser feito é vcs procurarem uma nova casa para frequentar, se não há nehuma por perto então tudo fica mais dificil, mas não desista.
Ire o.
gostaria de saber qual é a qualidade de oxalá com xango se tem essa qualidade ?
wildson
Não tem qualidade de Oxalá com nenhum Orixá. Você pode trazer individualmente Xangô como enredo e isso independende de qualidade, inúmeros podem ser os motivos para determinar um enredo de Orixás. Somente através do jogo de búzios e seus odús podereíamos entender o fundamento.
Axé.
Obrigada. Nós procuraremos. Os orixás nos orientarão.
BOA TARDE. FREQUENTO UMA CASA QUE A PESSOA RECEBE A ENTIDADE DONA 7 ENCRUZILHADAS, ME SINTO BEM LA SÓ QUE ESTOU COM VONTADE DE IR EM UM TERREIRO DO MEU SANTO QUE E OXAGUIÃ
SÓ QUE PROCURO E NÃO ENCONTRO MORO NA VILA DA PENHA, POIS TENHO UMAS DUVIDAS SOBRE COISAS QUE ESTÃO ACONTECENDO. ESTOU SENTIDO QUE TENHO QUE IR PARA FAZER ALGUMA OBRIGAÇÃO SÓ QUE SOU UM POUCO NOVO NESSA RELIGIÃO, MEUS AVOS SÃO SÓ QUE NÃO FREQUENTAM MAIS E NÃO MORRO MAS COM ELES. ALGUÉM PODERIA ME INDICAR UM CENTRO.
Marcelo vc não encontrará um centro de Osogiyan. Um casa de àse, chamada Ilè Àse e olocal mais apropriado para vc ver uma pessoa manifestada deste poderoso òrìsá. OSogiyan só tem caminhos em uma casa de Candomblé e não aparece em centros de Umbanda.
Ire o.
obrigado pela ajuda… so que onde encontro essa casa aqui no rio…
Marcelo,
Existem várias casas aqui no Rio de Janeiro Ketu/Nagô que, inclusive, fazem a festa votiva funfun: As Águas de Oxalá!. Clique na miha foto e procure o post sobre as Águas.
Axé
QUEM SABE SOBRE OXOGUIAN ysa
ALGUÉM SABE SOBRE A QUALIDADE OXALUFAN BABA IDORODOENAN???
OBRIGADO!
Wellington,
Tanto Idorodoenan quanto Ysa, não são qualidades de Oxalá no Ketu/Nagô. Pode ser que seja no Batuque no sul do País.
Axé
Bàbá Fernando, desconheço por parte do Batuque tanto em minha nação, como nas demais estes nomes. Olufon no Ijexá recebe o nome de Jobokun, o qual pode aproximar-se de Bàbá Oluorogbo por sua relação com as aguas, e Osogiyan é tratado como Bàbá Obokun. Entre eles está Dakun, um funfun de “meia-idade” que poderia ser no nago n´dako ou Bàbá Danko. Outras vertentes cultuam Orunmilà e Olokun como caminhos de oxalá, o que não confere em minha nação, mas Idorodoenan desconheço, poderia ser Oruko de orixá? Ou como é chamado aqui pela Cabinda “djina” ? É comum muitas vezes os sacerdotes no Batuque tratar Orixá diretamente pelo seu Oruko e não pelo nome do caminho/qualidade, embora no Ijexá-RS existam muitos nomes que confunde-se muitas vezes entre ser oruko/qualidade visto que Oruko nesta vertente vem pelo Ifá, mas todos estes vários nomes muitas vezes pertencem na verdade ao mesmo Orixá.
Olá Babá Eurico,
Providencial sua ajuda nas informações. Um dos grandes erros da língua yorubá trazida para o Brasil, é a mania do brasileiro de juntar as palavras e encurtá-las, ou também aumentar os verbos africanos, esquecem que a língua Yorubá é muito exemplificada e até comparativa
Axé.
olá a todos.
sou feito de santo a 8 anos e minha zeladora não, me explica muita coisa pois ainda não tenho odu ige pago.
mais tenho uma curiozidade. já que sou feito de oxalufam com iansa. e não sei qual a ligação que esses dois orisas tem. será que alguém pode me contar algo sobre isso.
motumbá
Mateus, niguém tem que fazer 7 anos para saber uma coisa tão simples. Quando dizem que não está na hora é por que não sabem te explicar, acho que vc vai fazer 21 anos nesta casa e desculpa sempre será a de que vc ainda não tem tempo para saber isto ou aquilo.
Òyá é deusa predileta de Obatalá, seus encantos, força e magia vem dos poderes outorgados por ele para ela. Tem muitas mais fundamentos que somente sua mãe poderia lhe passar, mas infelizmente vejop que vc está sendo ludibriado.
Pergunte-lhe sobre as colheres de pau e escute o que ela irá lhe responder.
ire o.
obrigado pela resposta.
vou procurar saber dela mais coisas.
motumbá
Sou de guian com yemanja e ajuntó ogum. Gostaria de saber se a minha yemanja é ogunté. Sou iniciante no Keto, gostaria de saber se as qualidadades sao diferentes qdo muda-se a nação.
Amo keto e Angola.
Flaviar, não existe Yemonjá em Djedje e nem em Angola, podem tratar por este nome mas são divindades diferentes e fundamentos diferentes tbm.
Qualidade de òrìsá somente sabemos em nossa iniciação, existem zeladores muito apressados em advinhar qualidade de òrìsá e geralmente acabam deixando o problema para outro resolver.
Cuide e se apegue a energia de seu òrìsá, qualidade e fundamentos é para inicado.
Ire o.
Sua benção Babá da Ilha, muito obrigada por seu ensinamento.
Nunca bolei, mas ja virei c oxaguian numa saída de orixa. Virar pode com oxaguian? é normal? me senti angustiada parecia q nao respirava e meu coração acelerou muito..nao conseguia abrir os olhos. Aconteceu 2x neste dia.
Isso pode indicar que devo raspar?
axé
Flaviar, sim e não. Eu bolei e inicei muitos anos depois, quando minha cabeça decidiu que era a hora de me inicar eu fui por inteiro, sem duvidas ou vacilos.
Normal vc receber a energia de Obatalá.
Ire o.
Obrigada!! que lindo!! ..amei o sr..Fico muito feliz..tbm sou do rio um abraço! Amo ouvir conhecimentos e histórias de pais tao importantes como o sr.
Tenha um bom dia!
Minha companheira tem o assentamento de Ogum e Iansã (em sua própria casa), que no caso é a cabeça e o juntó. Porém falta assentar a estrela (que a mãe de Santo sempre dizia que isso não era importante e que o importante era só o dono da cabeça).
Ela acha que devido a isso, as coisas relacionadas a dinheiro é sempre mais difícil.
Vocês acham que isso tem a ver com a estrela que nunca foi assentada que é Oxum?
E devido a esse afastamento do terreiro, quando ela procurar outro, deve fazer logo isso, ou fazer depois de sentir firmeza para as coisas melhorarem.
Eduarda,
Nós temos mania de achar muitas coisas: que tem tal orixá, que precisa levantar tal orixá, e assim vamos pensando isso e aquilo, assim e assado… Se o zelador acha uma coisa e Ifá confirma, ótimo. Se este mesmo zelador acha uma coisa e Ifá não confirma, ele não pode fazer nada a não ser acatar o que o jogo diz.
O que eu quero dizer com isso? Se Oxun apresentasse o desejo em ser assentada, isso seria visto pela zeladora em questão ou até mesmo perguntado pela sua companheira à própria zeladora. Perguntar não ofende, sabendo como perguntar. Inclusive a sua companheira poderia perguntar o que ocorre em relação ao dinheiro com ela, se haveria algo que o jogo pudesse dizer, algum ebó, influência, etc, etc, etc… Existem tantas possibilidades, minha irmã. O negócio é já não sair concluindo e sim falar, perguntar.
Axé!
Dayane. Obg pela resposta.
Gostaria que vc lêsse meu 1º comentário (dia 16 de Outubro) e entendesse melhor a situação.
Por haver conflitos entre a zeladora e minha companheira; e também com a maioria seus filhos de santo, nós não sentíamos firmeza e seriedade em suas respostas.
Ela simplesmente jogou os búzios dizendo que Oxum era a estrela, mas Oxum nunca foi assentada. Minha companheira frequentou o centro durante 16 anos e a zeladora sempre dizendo que isso não era importante.
Será que 16 anos não foram suficientes para concluir os orixás???
A zeladora só despertava o interesse a respeito da pombagira, que por sinal era muito respeitada e muitas vezes dizia nas reuniões que as pessoas só podiam conversar e pedir ajuda a Pombagira dela.
Dizendo que quem tinha o poder de resolver as coisas era a pombagira da casa e quem pedisse qualquer coisa a outras Pombagiras, não pedisse nunca mais para a Pombagira dela.
Dessa forma, como as outras pombagiras poderiam se desenvolver?
Minha companheira já sentia vontade de sair do centro há muitos anos, mas sempre era ameaçada. A zeladora sempre falava que a destruiria em todos os sentidos e sempre ficava incorfomada quando acontecia algo de bom com minha companheira com relação a progresso.
Chegou até a dar oferenda a exú só porque ela tinha trocado uma janela.
Usando essa expressão: “EU NÃO TENHO DESSA JANELA, PORQUE ELA TEM QUE TER? -AÍ, VAI PRA EXÚ!!!!
Minha companheira quer saber a importância da estrela.
Eduarda,
Faz um tempão que eu não escuto essa expressão “estrela”.
Enfim, não existe uma importância específica para o “terceito orixá”, pois a composição do carrego se dá com o orixá principal e o(s) que o acompanha. Ponto final. Sem essa sequência fixa de segundo, terceiro, quarto… etc. Isso é um sistema que alguém criou pra sistematizar orixá. O zelador verifica o primeiro orixá e a partir do primeiro orixá ele desmembra o restante. Tudo é no jogo, querida. Nada vem de boca ou de teoria. A principal importância de qualquer orixá é nos dar caminho, força e energia para enfrentarmos a vida.
Antes de tudo ela tem que resolver se quer permanecer na casa ou não.
Axé!
olá nasci em 29/06/1963 gostaria de confirmar meu odu de cabeça eu faço a puxada do meu odu da ossá de cabeça ossá na nuca fonte direita fonte esquerda e placenta tb …..e possível ter um odu em todos os pontos que rege a cabeça
pedro,
Somente através do jogo de búzios (merindilogun) e que se pode apurar o Odú de uma pessoa. Essa numerologia toda não é confiável. Os babalawos utilizam também, o jogo de Opele Ifá e Opon Ifá.
Axé.
Ola boa tarde à todos Asé
Li mencionando sobre Numerologia q não a possibilidade de se saber o Orisá do abiã ou yawo ,bom sou feito no santo a 25 anos nação ketu e garanto q não erro 1 só Orisá dentro da numerologia e semprebate com os búzios 100% de acerto o q ocorre as x é ki as pessoas despreparas não sabem o q dizem e o q fazem,pois viajam em conceitos antigos e não observam os valores de outras culturas e não as aceitam,tal x não possa aki divulgar o meu trabalho + espero q ao invés de digitarem asneiras procurem olhar os conceitos de outras culturas.
Abraços sou Oju-Orun Dósalufón
Washington, vejo em suas palavras uma forma dura em se dirigir a nós, não escrevemos asneiras, escrevemos o que nos legou o pequenino de Ado. Numeralogia e Cabala não fazem parte do oraculo sagrado de Òrúnmìlá. Vc concorda?
Fora isto afirmo e reafirmo, data de nascimento, Odu de placenta e/ou nascimento é balela e conversa para enganar neófito.
As cerimonias sérias e amparadas pelo Ajalayè do Òrum, no tocante a estes assuntos pertencem ao culto de Òrúnmìlá.
Esentayè e Itelodu, são os caminhos corretos para se averiguar o que se fala em mesa de jogo neste pais a fora.
Meerindilogun não nos fornece dados para este assunto e o Odu de um inicado é cantado na esteira do Yawo eé tirado com Obi.
Este Odu sim vai balizar a nova vida do iniciado, suplicante conhece apenas o Odu que está presente naquele momento de sua vida.
Outras culturas não nos dão base, pois nós somos a base e a religião mais antiga do mundo.
Sabemos que este processo é praxe dentro co Candomblé brasileiro, mas não faz parte da tradição indigena ioruba e nem do culto do criador do Oráculo Sagrado.
Tenha um pouco mais de apreço e carinho com nosso trabalho, não somos anti-eticos e vc se comportou de uma maneira não muito sociavel.
E muito prazer em conheçê-lo.
Sou apenas um filho de Erinlè, que os olhos de Obatalá lhe acompanhem sempre e lhe guiem.
Washington,
Poderíamos até conversar sobre seus conceitos, muitos agregam outros tipos de divinação no seu dia a dia, cada um sabe de sí. Ocorre que aqui temos uma retidão aos costumes, rituais, preceitos, dogmas, liturgias e assim é a cultura afrobrasileira, autêntica, sem subterfúgios, limpa e coerente.
Quando você se refere a alguém puplicamente de forma grosseira, demonstra seu total despreparo emocional, educacional e espiritual.
Olorún súre fún ò
Colaborando com nossa colocação, mostramos que não podemos ser o que não podemos ser.
Ogbe Osa
Ifa quando um túmulo quer o Babalawo
Ele não gosta
Se um Onisegum está na necessidade
Ele não deve ser desonesto
Não deixe nenhuma mentira ou desonestidade se mostrar
Por causa da prestação de contas quando se morre
Esta é a declaração de Ifa para Orunmila
Quando as pessoas desconhecidas travaram uma guerra contra ele
Orunmila foi convidado a oferecer um sacrifício
Ele obedeceu
Agora todos os manifestantes
Estão expostos
Agora eu conheço a Piton.
Que se assemelha a cobra
Reconheço agora a serpente do chocalho
Que se parece com a jibóia
Agora posso ver através Iwowo Ereke (imitador)
Que finge que ele é Orunmila.
Ifa aqui adverte tanto leigos e duplos sacerdotes.
Primeiro que a nossa ética deve ser do mais alto padrão, e não mentimos para conseguir o nosso caminho como sacerdotes.
É que não importa se são para afirmar o poder, manipular os outros para o nosso próprio benefício ou para ganhar dinheiro.
No final, seremos julgados. Mas ainda mais importante Ifa lembra-nos a não confundir uma coisa por outra e para não confundir o sacerdote para Orunmila-se! Cuidado com os sacerdotes que começam a confundir-se como Orisa.
Neste Odu, Ifa deixa claro que a comparação pode ser sutil, tanto as serpentes, mas de diferentes tipos, não se pode dizer abertamente que eles pensam de si mesmos como Orisa, mas suas ações desmentem os seus verdadeiros sentimentos. Nós sacerdotes não somos Orisa encarnado na terra, somos servos humildes.
Boa Noite à todos asé
o q disse esta dito e não foi pra detonar ninguém ,porém citar alguma cultura sem conhece-la é sim digno de despreparo.A Numerologia é tão certa q 1 é 1 e não como alguns q se dizem babalaós ou babalorisás q dizem a esse ano reina Osun,outros dizem não é Yemonjá,numeros são + antigos do qualquer me´todo,e consegui atraves de anos de estudos identificar os Orisás pela numerologia,óbvio por não fazer parte da cultura afro alguns não aceitarem + isso não signifika q ela é errada.Porucurem se for da vontade se atualizarem pra não dizerem sobre algo q desconheçam.
Perdão se vcs entenderam como ofensas + muitos e muitos se fecham dentro da religião e axam o resto do mundo errado.
asé oooooooooooooooooo
Washington,
Não é o nosso caso, como disse, muitos até se utilizam de outras formas de divinação para saber o Orixá, porém, entendo que dentro do culto do Orixá temos Ifá e seus vários métodos e formas de adivinhação e a mais utilizada é o Merindilogun.
Existe para seu conhecimento a técnica numerológica feita pela data de nascimento, um sistema matemático que alguns usam para auxiliar no jogo de búzios, apenas, não se pode assegurar um Orixá de uma pessoa por esse sistema.
Por outro lado, estudar 16 odús e seus mais de 70 caminhos e combinações requer longo tempo e aprendizado, e muitos não tem o Don, paciência, experiência, para decorar tantas caídas e atenuantes.
Axé.
Washington, todo sistema oracular de Ifá é baseado em numeros e a marcação binária dos Odus é a base da ciencia da computação, isto é fato.
Você encontar caminhos dentro da matematica que lhe remetem a achar o òrìsá de um neofito não é um metodo ensinado milernamente pelos Babalawo e Oluwoo deste mundo. Òrúnmìlá não nos legou este ensino, não faz parte da escola de Ifá, não está em livros e nem na cabeça dos anciãos da Nigéria e Benin, cabeça esta que é considerada o maior museu vivo do mundo e reconhecido pela ONU. Uma cultura milenar que ensina um metodo imutavel e reconhecido como correto e baliza as ordens emanadas do Cosmos tem que ser respeitada e defendida.
Seguimos um sistema de comunicação com Ifá e conseguimos respostas desde que estejamos conectados com a energia do Eleri Ipin, está é a verdade dos fatos.
Aceitamos suas desculpas e lhe digo que a questão não é estar fechado dentro do casulo, digo e repito não há escola que nos remeta a esta mecanica de jogo, somente o brasileiro faz este tipo de associação.
Àse ire.
Lendo o comentario acima fiquei com uma duvida.
Sendo a numerologia baseada na matematica, é assim uma ciência exata, correto? Ou seja, 1+1 será SEMPRE 2.
Como fica então a briga de um orixá pela cabeça de um filho? Como aparecerá essa briga através da numerologia? Já que se baseia em numeros como ficara esse 1+1 poderá dar 2 ou 3?
E sendo baseado em numeros absolutos, como pode haver mudança no pai de cabeça de um abian que se tornou yawo? Só consigo imaginar essa mudança através do uso de numeros não absolutos, como seria por exemplo data de nascimento, entre outros.
Como a numerologia vê essa possivel duas respotas a uma pessoa? Vc pode ser 5 Ogum ou 9 Xangô????
eu gostaria de saber se sou de logun ede feito o povo diz?
mas ja joguei e deeu oxalá
Victor,
Logun Edé é um Orixá muito difícil de se apresentar no jogo, pode ser que se um dia você for se iniciar ele responda no jogo ou até em seu Orí,antes disso, quem toma conta e responde por você é Oxalá.
Axé.
sou filho de yemanjá osá meji como eu trato esse odu ou seja minha cabeça ?? data de nascimento 29/06/1963….
Pedro,
Osá Mejí é um Odú, ele é portador de vários tipos de mensagens, pode falar para Orí, Egun, Oyá, etc, e sendo assim, inúmeros ebós podem ser prescritos. Data de nascimento não nos fornece o odú de uma pessoa.
Você é iniciado de Yemanjá?
Axé.
mas uma pergunta.
meu pai é filho de oxossi e minha mãe é filha de oxum, tem semelhança de eu ser filho de logun edé?
gostaria de saber tbm quais oferendas q eu posso arriar pra logun?
victor,
Pode ser que sim, mas isso não quer dizer que seja uma regra. Antes de arriar uma oferenda, já que vc não é um iniciado, confirme num jogo de búzios a necessidade.
Axé.
obrigado por me ajudar.
boa noite á todos
Estou precisando de ajuda Da Ilha.
Senti segurança em suas respostas para com os outros.
Infelismente não tive a sorte de vc me responder.
Segundo minha ex mãe de Santo, sou filha de Ogum.
Devido aos problemas acima citados, procurei outra Iá e pedi para que ela jogasse os búzios e jogo dela falou que sou filha de Xangô.
Fiquei pertubada, pois gosto de todos os orixás, porém me Identifico muito com Ogum.
O que vc pode fazer para me ajudar a acreditar no orixá que sou filha.
Porque estou ficando desacreditada. Porq cada mãe de santo me diz uma coisa.
Estou me desesperando, por favor me responda assim que puder.
Obrigada.
Cristina,
Muitos olhadres tem o hábito de dizer para o consulente que o Orixá que está respondendo no jogo é o Orixá da pessoa. grave erro. Se respondeu Xangô, não é que ele seja seu Orixá, ele pode estar trazendo alguma notícia relativa a papéis, justiça, fim de algo na sua vida, etc, etc. correto será o olhador dizer: o Orixá que está respondendo no seu jogo é Xangô. Continue na fé em Ogun, Orixá que você se identifica sem problema algum.
Axé.
existe qualidades de Oxalufan? ou ele é unico. desde já agradeço a voces , tudo de bom pra voces.
Luan,
Existem sim, muitos entendem também como nomes pelo qual Obatalá é conhecido em cada região. Leia acima no post alguns nomes ou qualidades.
Axé.
Boa noite,
Joguei duas fezes o ifá e fui confirmado sendo de Osogiyan Betiê, gostaria de saber mais sobre está qualidade que nunca ouvi falar só sei que ele tem uma ligação muito forte com Odé.
gostaria de saber pessoas do mesmo orixa dao certo num relacionamento tipo no namoro pq sou de oxaguian e ele tambem,poderia me explicar
Wellington,
Orixás não interferem em relacionamentos. O que interfere e que cada um deve cuidar é o temperamento que cada um de vocês traz.
Axé!
Anderson, Osonyin é um òrìsá igbo, da floresta, não tem qualidade, é único. Leia post sobre Osonyin na barra lateral direita do blog.
Este Òrìsá por deter o conhecimento e ser o espirito das folhas tem fundamentos com todos os òrìsas.
Ire o.
Wellington, não se deixe levar por isso. Òrìsá quer a sua felicidade.
Ire o.
No xirê, quando se canta qualquer música de Lufã uma pessoa de oxaguian incorpora ou geralmente isto só vai acontecer quando cantar para oxaguian mesmo? Ou todas as músicas de oxalá independe da qualidade que a pessoa carrega?
anderson,
A energia de Oxalá é uma só e independe da cantiga.
Axé.
Boa tarde, gostaria de saber se existe alguma qualidade de Oxaguiã que vem pelo caminho de Ogum e Omolu. E qual seria o nome ?
Ogan Lucas,
Oxalá é um Orixá funfun portanto não vem pelo caminho de outro Orixá. OgunJá e Jagun podem acompanhá-lo.
Axé,
Boa noite, Alguém sabe me dizer mais sobre ” Oxaguian Apitiodê” da nação ketu. Obrigado.
Bom dia Bábàs.. Da Ilha e Fernando estou já aqui começando 2012 com duvidas vamos la… queria saber se sendo eu filho de Ògìyán se no meu enredo claro tirando base por Áyrá que trago comigo se o Ògún em diante pode ser todos da familia Fùnfùn ou nao tem nada a ver… tipo se Ex: se o meu Ògún que trago nassa familia pode ser o Ògún Já ou outra qualidade na qual nao se enquadra no panteão Fùnfùn. ( Sabendo se não me engano que Ògìyán tem enredo com todos os Ògún eu acho ) .. por enquanto e só Bábàs grande abraço aos senhores Feliz 2012… Obs: Ouvi dizer que o Òrìsá que esta reinando esse ano e nosso Bàbà Ògìyán com Òsún e Yèmònjá isso procede Bàbàs… Abraçãooooo Àsé ooo !!!
Àjàgùnná Òbócìfùwóóóó !!!!
Andersen,
Não conheço esta qualidade, todo Oxaguian é antes de mais nada um Ajagúnan, não importa o caminho ou região pelo qual ele possa vir. Akinjôlé é o nome de Oxaguian, porém, é reconhecido por vários nomes e títulos em África e conforme você pode ler neste post.
Axé.
Jefferson,
Seu enredo, assim como o meu, trará todos os Orixás ligados ao branco, tais como Airá, Ogun Já, Jagun, etc.
Feliz 2012!
Olorún súre fún ò
Ouvire dise quem é de Guiãn com Oxossi e tem a Oxum como o terceiro santo ou seja carrego teno esses treis santo assentado a qualidade do Guiãn seria Baba Ipe que é um Guiãn que fica sentado numa pedra com logum ede pescando seria serta esta enformação ? assinado philipe
Philipe,
O correto é Babá Apejá que é ligado as águas doces por conseguinte várias energias se aproximam dele, Oxun, Oxóssi, Oyá, Logun e Yemanjá.O resto é lenda urbana. Babá Epè é Ajagúnan ligado a Jagun, Ogun Já, etc.
Axé
Boa tarde gostaria de saber primeiramente se tem alguma qualidade de Lufã q caminhe com Xango ?
E se é possivel vc saber q é de Aira quase a vida toda e agora q estou começando a me iniciar meu Avô de santo qnd jogou pra confirmar falou q sou de Lufã e ñ de Aira sera q isso é possível, me falou q as pessoas sempre viram Aira pq Xango me cobre muito e pq meu Lufã caminha com Xango .
Desde – já Agradeço
Axé !!!
Priscila, tem gente que está a 50 anos acreditando que é de um òrìsá e quando vai se inicar…Aparece outro òrìsá.
Abian tem estes problemas e se o òrìsá não se mostrar somente dentro do quarto sagrado saberemos.
Isto chama-se a irresponsabilidade de um sacerdote de dizer o òrìsá de uma pessoa de pronto.
Tem que haver, namoro, noivado e casamento. O tempo de um abian dentro do Ilè Àse é fundamental para se aparar estas arestas, tirar todas as duvidas e etc.
Aiyrá e Sàngo tem muito fundamento dom Osalufon e muitas lendas também.
Acredite em tudo depois que vc entrar para se inicar, antes eu sempre digo que é especulação e na verdade todos somos filhos de Obatalá, póis vivemos embaixo de seu Alá sagrado e limpido.
Ire o.
Priscila,
Todo Xangô Airá tem fundamentos com Oxalufã ou com Oxaguiã, depende da qualidade do Airá. Talvez por isso, tenham visto Oxalufã responder no jogo, o que é absolutamente normal.Caso você esteja para se iniciar, peça ao seu zelador que confirme em outros jogos com olhadores diferentes.
Axé.
Boa noite irmão de fé,mutunbá.
venho por meio dessa pergunta sobre uma assunto que muito me deixar com duvida.BABÁ Àjálá é orisá que viver no barração na porta principal?
fiz Oxaguian e olufan, isso pode?
nelson,
A energia é uma só: Oxalá, e cada um tem seu caminho. Basta jogar e ver qual o caminho de seu Oxalá.
Axé.
Boa noite, conheci o culto aos orixás através da minha namorada. Ela é médium umbandista. Por estar sem religião, logo comecei a frequentar o centro com ela, e, de fato, muito me identifiquei. Gostei muito! Mas, estou com dificuldades com relação a minha espiritualidade, pois não consigo ter nada de certo e estável, principalmente devido as informações contraditórias que tive até agora. Por exemplo, quando joguei búzios com a mãe de santo, posto que lá era Umbanda traçada, me foi dito que meus pais de cabeça eram Oxaguiã com Oxum e eu era médium de incorporação. Contudo, num outro jogo, feito por um preto velho, deu que era filho de Oxóssi com Iansã, não era médium e tinha mão de toque. Entre outras contradições, essa é a que me mais me aflige. Tendo em vista que, a base da espiritualidade é conhecermos nossos Orixá. Enfim, devido a muitos problemas e confusões, minha namorada saiu do centro, e está em busca de um. E eu? Estou perdido nessa história. Tentei até desistir, e continuar na Igreja Católica que foi onde eu nasci e que conheço bastante e sei onde procurar informações confiáveis. Entretanto, me apaixonei pelo culto aos Orixás, tenho lido, e quanto mais leio sobre, mais quero ler, conhecer e me espiritualizar. Nessas leituras tenho visto que o Candomblé é mais cuidadoso no que concerne aos Orixás. Por isso, escrevo aqui, já que acabei caindo nesse site onde vejo tantas pessoas buscando ajuda e sendo tão brilhantemente auxiliadas. Gostaria de uma indicação de onde posso fazer um verdadeiro e bom jogo de búzios aqui no Rio de Janeiro, capital, onde resido. Peço que me ajudem, pois quero conhecer meus orixás, aprender a cultuá-los, enfim, me harmonizar com eles. Para tanto, deixo meu e-mail: teo_lbt_filo@hotmail.com Vi tantas questões, aparentemente mais complexas, serem respondidas, que fiquei esperançoso de conseguir alguma indicação de um jogo honesto, bom e verdadeiro aqui no Rio.
Desde já, muito agradecido a todos!
Que Oxalá nos abençoe hoje e sempre!
Telmo eu acho temeroso uma pessoa em um jogo apenas sair afirmando que seu òrìsá é este ou aquele.
Prefiro pés no chão e prudencia.
Quanto ao Preto-Velho jogando buzios, posso apenas lhe dizer que isto não existe e nunca existiu.
Sua honestidade e sinceridade devem ser regadas todos os dias, destes atos se começa a burilar um bom carater.
Vamos ajudá-lo a encontrar um jogo, manderei um email.
Não se iluda na primeira informação que cair em seu colo, canja de galinha e paciência não matam ninguém.
Ire o.
Muito obrigado mesmo pela atenção. E, como foi dito acima, convém sermos honestos e sinceros. O erro foi meu, que não escrevi bem esclarecido. O Preto Velho não jogou búzios, usou um copo de água, foi lendo no copo. Só quero agradecer muito, é um pouco longe da minha casa, moro em Laranjeiras, mas se é confiável, qualquer sacrifício vale a pena! Mais uma vez, muito obrigado a toda a equipe do site pela atenção e prontidão em responder.
Que Oxalá nos abençoe, axé!
Boa tarde.
Sou leigo no assunto de candomblé.
Estou precisando de uma ajuda….
Gostaria de saber como faço para pedir proteção a Oxaguian que é o meu orixá de cabeça.
E o que acontece com alguém que tenta fazer um feitiço/mal a um filho de oxaguian isso é possível oxaguian permite que isso aconteça a seu filho?
O que devo fazer para reverter esta situação pedidindo proteção a ele para que isso não aconteça.
Posso colocar alguma coisa na minha casa pedindo proteção e misericórdia a meu pai oxaguian
..
Obrigado
E por favor me responda estou desesperado com tanta maldade neste mundo principalmente de alguns pais de santo que so sabem fazer maldade e desejar o mal..
Bruno
Bruno não existe contra feitiço mais poderoso que um Orí equilibrado e uma vida levada com retidão.
Vc pode rezar para Osogyian a hora que vc desejar, não existe hora nem dia, peça que ele lhe de forças e ao seu Orí tbm para atravessar o mar da maldade.
Quanto a fezewr qualquer coisa dentro do culto, aconselho a pedir ajuda a alguém com credenciais para tal empreitada, ok.
Ire o.
Obrigado Meu pai.
Que Oxalá e Iemanja continue lhe guiando.
Um grande abraço.
Bruino
Meu pai você pode me ensinar como faço a oração e a saudação a reza para osoyian e meu ori? Muito obrigado.
Bruno
Bruno,
ORAÇÃO A OXALÁ
Oxalá! Divina manifestação do Bem,
Senhor da perfeita Sabedoria e do Bendito Amor,
Ó ! Vós que recebei o poder do supremo Doador
para tudo e todos.
Protegei-nos das ciladas ilusórias do mundo enganador,
Despertai-nos para a realidade da vida imortal,
Sois a imaculada irradiação do Altíssimo,
Vosso nome é só mavioso e compassivo,
que nos guia; com ternura e esperança,
para a Aruanda – Cidade de Luz.
Ai de nós empedernidos, na mais grosseira materialidade,
Afogados em sentimentos inferiores,
Rogamos contritos pela salvação da nossa consciência.
Junto a Vós, trilharemos por caminhos iluminados,
Porque sois a divina pureza, acolhedora e misericordiosa.
Santo Nome, envolvei-nos em sentimentos fraternos
de real amor, a fim de chegarmos até Vós,
Oxalá ! Tende pena de nós, tende compaixão…
Êpa, êpa, Babá Oxalá
Glória a OLORUN!
Autor desconhecido…
gostaria de saber a tradução da dijina: murisilyalá é de um ogâ feito na nação angola e ele gostaria de saber a tradução ele é de osala , me desculpe a escrita foi do jeito que ele escreveu obrigado abração …. anderson ti ogun
anderson,
Repita a pergunta dentro do post do Euandilu (perguntas e respostas) que é quem responde pela nação Angola.
Axé.
minha querida irmã,;seja sempre vc,nunca queira ser os outros.oxalá lhe deu uma missão cumpra com o que vc tem carinho e amor e mostre a essa nossa irmã que vc aprendeu e aprenderá indepemdente dos ensinamentos dela.tens um grande aliado nas mãos ,,,o computador ,estude com nossos irmãos por intermédio desse aliado. bjsss no seu coração
li em um texto que Oxagiriyan é uma qualidade feminina de oxala . isso e verdade ?
des de ja agradesso
paulo de omolu afomã
paulo,
Oxagiriyan, Oxaguian, Osogiyan é a mesma coisa, não tem qualidade feminina.
Axé.
Boa noite gostaria de saber um pouco mais sobre Babá Epê!
Agradeço desde ja!
Kaique,
Bàbá Èpè é um Ajagunan, Orixá patrono de Elejigbò, O Senhor dono do Pilão, instrumento que serve para pilar seu prato predileto o” Inhame pilado”, daí ser chamado de Oxaguian ou seja, Orixá comedor de inhame.
Axé.
Bom dia bàbá Fernando.
Qualquer qualidade de Oxaguiã pode também ser chamado de Ajagunan, ou não podemos usar esse nome pra todos ?
Que Oxalá lhe abençoe.
Gostaria de saber quantas qualidades de oxalá existem e quais são ? ficarei grato pela resposta Ass: Ricardo d’ oxáguian
Ricardo,
As qualidades estão descritas no texto logo deste post logo acima.
Axé.
Julio,
Este Oxalá é uma energia guerreira/funfun e todos são Ajagunans!
Axé.
Ricardo,
São 16 qualidades de Oxalá, veja neste post.
Axé.
Bom dia bàbá Fernando.
Pelo que entendo as qualidades dos orixás são determinadas pelos caminhos (ligação) que os orixás tem com outros, mas não ouço falar em caminhos diferentes de pai Guiã, como se apuram essas qualidades ? o que faz com que sejam diferenciados? e seus comportamentos diferenciam-se muito uns dos outros ex. uns mais aguerridos outros mais calmos ?
obrigado
axé
Julio,
Oxalá de uma forma geral não tem fundamentos com outros Orixás, sua liturgia é diferenciada. Os Ajagunans recebem nomes diferentes em função do local do culto, porém, todos tem seus rituais ligados ao inhame pilado, daí ser chamado de Orixá comedor de inhame=Oxaguiyan.
Axé.
Motumba eu fui feito de Ogum no candomble mas modei de terreiro e me diceram que sou de oxaguia com Iemanjá ate que ponto essa feitura me pode prejudicar?
João não acredite na primeira palavra. Confirme e reconfirme esta informação. Pode ser que vc vá mexer em algo e se prejudicar depois.
Ire o.
Motumbá
Por favor, gostaria de saber informações sobre Oxaguian Babá Epê.
Desde já, agradeço.
Asé.
Carlos as informações que vc precisa estão no post e tem algumas coisas soltas nos cmentários.
Boa pesquisa,
Ire o.
BOA NOITE GOSTARIA SE POSSIVEL, O POR QUE EU FUI FEITO PARA OMULU, MAS SEMPRE QUANDO JOGO OS BUZIOS O PRIMEIRO ORIXA QUE RESPONDE POR MIM É OXALÁ ANTES DE OMULU, ISSO JA ACONTECEU VARIAS VEZES? AXÉ
Ricardo eu se fosse agradeceria e nem questionaria o fato de Osan’lá responder em seu jogo.
Agradeça sempre e de cabeça no chão.
Obátálá Heépaaaaaaaaaaaaaaa
Ire o.
Bom dia Bàbá Fernando !
No post acima tem um anuncio que não condiz com o site, um tal de Tupak oferecendo vidência grátis , achei muito estranho, pois leio esse site a anos e nunca vi algo parecido.
que pai Oxalá nos ilumine.
Julio,
Bom dia! Algo muito estranho, pois temos como filosofia não aceitar anúncios e ou qualquer tipo de propaganda nesse sentido. Para mim não aparece o tal anúncio, vamos investigar.
Muito obrigado,
Que pai Oxalá lhe cubra de bençãos.
Axé.
sobre oxala que veste preto, sou iniciado em keto
oxaguian com yemanja, mas disseram que eu teria escolha de raspar o oxala que se veste de preto depois de iniciado
podem me falar mais sobre este orisa?
meu email: edinhosantos2006@hotmail.com
me ajudem a saber a historia deste oxala de vestes pretas…
desde ja meu muito obrigado.
motumbá axé…
Edson Santos…
edinho,
Não existe Oxalá que veste preto, “ouviram o galo cantar e não sabem aonde” é impressionante como determinadas pessoas insistem em serem diferentes e inventam liturgias. Oxalá é Orixá funfun ou seja, do Branco, do Ar e de toda a atmosfera.
Existem lendas que explicam o fato de Oxalá estar “sujo” de preto, que por sua teimosia carregou um saco de carvão e se sujou todo. Temos um orikí que revela essa passagem: Axó dudu àwa ní! Portanto não há qualidade de Oxalá que veste preto.
Existem outras pasagens que narram a sagacidade de Oxalá sobre Nanã, com intuito de saber como nanã interagia com a morte, daí se veste com as roupas escuras de Nanã adentra o culto e participa disfarçado, aprende tudo, até que é descoberto e por conta disso, Nanã o sentecia a só comer bichos femeas.
Quando ouvir coisas que fogem ao entendimento de forma conflitante, diferentes e até mal intencionada, desconfie sempre, e nunca tome como opinião formada.
Candomblé é a simplicidade com sabedoria!
Axé.
BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER QUAL A DIFERENÇA DE AJAGUNAN PARA OXAGUIAN E PQ EXISTE AJAGUNAN BITE E AJAGUNAN BITIO?
Anderson,
Não há diferençass, Ajagunan é um só. Oxaguian é apenas um epiteto, um apelido dado a Ajagunan pelo seu gosto exagerado pelo inhame pilado, daí o nome: Orixá comedor de inhame=Oxaguian. Existem variações de culto a Ajagunan pode ser reconhecido por vários nomes e variações, dentre eles: Ajaguna, Apejá, Lejugbé,Epê, Etc, etc.
Axé.
Olá !!! Bom, um Babá jogou para mim e me revelou que sou filho e Osogiyan com Osun; e sou muito protegido por Osossi; que sou Abiku e tenho uma herança de família; o Tio e a Vó. Queria saber se isso seria possível; mesmo sendo filho da família do Branco, carregar essa herança da família do dendê ( família do Daomé ); Há algo que consigo compreender e outra que não me foi esclarecida .
Dofonitin,
Você é dofonitin e não é feito? E que tanto enredo é esse?Abikú, herança?
Acho que não entendi sua pergunta…
Obrigado Fernando D’Osogiyan.
Motumbá,
Gostaria da ajuda de vocês para tirar uma duvida, existe a qualidade de Oxalá chamada de Kafugian? Axé!
Pablo,
Eu não conheço esse caminho de Oxalá kafugian.
Axé.
Obrigado Fernando D’Osogiyan, você conhece alguma qualidade de Oxalufan mais jovem ou não tão velho? Gostaria muito de saber.
Pablo,
Oxalufan é aquele que carrega o Opaxorô, sua energia e sua forma meio que curvada, representa o mundo sobre suas costas, o velho e sábio Orixá só é conhecido por esta biotipo muito próprio, portanto, não tem mais novo e nem tão velho. Ele é único.
Axé.
como seria as caracteristicas de um filho de oxalá?
Gostaria de saber as passagens de cada Qualidade de Oxaguian?
Lucas e sadan,
Leiam o post “Oxalá”, pesquisem nos meus comentários.
Axé.
Muito Axé a todos,
Amados irmãos, estou a dois anos em um barracão de Omolokô, onde em jogo, confirmou-se Oxaguiã como pai do meu Ori. Essa confirmação ja havia ocorrido em outros jogos e em outros barracões. Mas nesse terreiro não se dá saída para Oxaguiã, nesse caso, a saída é dada com Oxalufã(Porque humildemente em meu centro eles confirmaram que não sabem como fazer, então sempre fazem assim)…Fiquei receioso pois sinto grande força e energia do meu Orixã Guiã e não consigo imaginar essa situação, porém, assim que é feito a decadas onde eu sou filho de santo. Qual a opinião ds irmãos?
Bill,
Aconselho a procurar uma casa de Candomblé Ketu/Nagô ou Efan para cuidar de seu Orixá. Infelizmente esse culto omolocô não tem estrutura para cuidar de Orixás, só por esse seu comentário. Oxaguian é um Orixá único.
Axé.
bom dia so nahiara de oxalufa y me derom a cualidade de ori oko em que cambia sige sendo oxalufa ou cambiaria em algo esa e mina duvida
mahiara,
Orixá Okô tem fundamentos com Oxalufam.
Axé.
Alguem sabe dizer a qualidade Osalufan com odé?
Pedro,
Osalufan é uma energia funfun, seus caminhos ou qualidades não dependem de outro Orixá.
Axé.
Alguem poderia me dizer algo sobre a qualidade de oxalá chamada Ykuoti?
qual oxaguian que acompanha ogunté
agradeço atenção
chrys,
Todos, basta jogar e ver o caminho pelo qual ele se apresenta.
Axé.
gostaria de saber mais sobre a qualidade baba epê !!
Lucas,
Leia algumas resposta sobre este orixá neste Post
Axé.
me respondam e possivel ser ori meji yemonja-osoguian!!!!!!!!!!
Ricardo,
Ori meji só se configura para um mesmmo Orixá, por exemplo: Yemanjá com Yemanjá, Ogun com Ogun, etc etc.
Yemanjá com adjunto (juntó) Osoguian.
Axé.
Obrigado pelos comentarios esclarecedores caro fernando porq infelizmente por aí muitos falam o que querem e nós que estamos ainda iniciando na religiao acabamos ficando confusos com tantas controversias,aproveitando poderia me dizer algo sobre baba epe e oya topé!!!forte abraço.
Ricardo,
Babá Epê, qualidade de Osogiyan, o Senhor do Pilão e Oyá Topé, qualidade de Oyá que mora no tempo (acima).
Boa sorte, axé!
gostaria de informacoes sobre BABA AJAGUNAN
abraços
Ricardo,
Babá Ajagúnan é o senhor da guerra, um caminho de Osogiyan.
Axé.
PODERIA ME ESCLARECER SE ESTE CAMINHA EM ESPECIFICO COM OGUM E SE ALGUEM QUE CARREGUE ESSE MAGNIFICO ORIXA PODE TER COMO ADJUNTÓ YÁ OGUNTÉ POIS ESCUTO QUE ESSA YEMONJÁ NAO ACEITA SER JUNTÓ…
OBRIGADO!!!!
QUEM CARREGA ESSE MAGNIFICO ORIXA BABA AJAGUNAN PODE TER COMO ADJUNTO YA OGUNTE POIS JA OUVI MUITOS DIZEREM QUE EESA YEMONJÁ NAO ACEITA SER SEGUNDO,EM CASO NEGATIVO QUAL QUALIDADE DESSA SANTA MAIS SE ENQUADRARIA…
ABRAÇOS
Chris,
Pode ter com adjunto Iyagunté e ainda Ogun no carrego sem problema algum.
Axé.
gostaria de informações sobre ajagunan bitiodé!!!!!!!!
gostaria de um esclarecimento,baba epe pode ter como junto yaogunté ou esse caminho de osoguian caminha com outra qualidade de yemonjá ex: ya sessu…
obrigado
Ricardo,
Este Oxalá contará sempre no seu carrego com Yemanjá, porém, o caminho será visto no jogo. Ele poderá trazer Iyagunté ou Assesú.
Axé.
Fernando. Quando se assenta guian tem q assentar ogun (ogunja)?
Lucas,
Se a pessoa for de Giyan e for se iniciar, deverá assentar Ogun’Já.
Axé.
fernando,sendo de baba epe qual orixa alem de yemonja que se apresenta necessariamente, ogum ou pode ser outro ex ayrá…
Ricardo,
Todo Oxalá independente de qualidade ou caminho, vem acompanha de orixás ligados ao branco (funfun). Caberá ao zelador apurar através do jogo de Obí quando for se iniciar.
Axé.
Boa noite irmãos. Paz e axé a todos. Gostaria de saber a respeito da qualidade de orixá Osogiyan Baba Epeja. A minha dúvida é que, alguns dos meus amigos já mais experientes que eu na religião dizem que Osogiyan já é uma qualidade de Oxalá, e que por isso, não pode ter outra qualidade. não pode haver “qualidade de uma qualidade” (espero estar me fazendo entender).
Mas no terreiro que estou frequentando e vou dar o bori e assentar o orixá, a zeladora disse que a qualidade do meu Osogiyan é Baba Epeja. Isso acabou me trazendo uma certa confusão, pois sou de questionar tudo e gosto de enteder até o núcleo para que não sobre dúvidas. Mesmo confiando na yalorixá a quem vou dar meu ori pra cuidar e me sentindo muito bem no yle dela, sempre converso com meus amigos de outros terreiros para obter mais entendimento e esclarecer dúvidas. Por tanto, estou tendo dificuldades para assimilar essa questão.
Osogiyan pode ter qualidades? Ou já é uma qualidade de Oxalá? Se já é uma qualidade, o que é “Baba Epeja? Pois o que ouvi é que Baba Epeja é uma passagem ou qualidade de Osogiyan que é o mais velho e mais calmo dos Osogiyans, e que tem ligaçao com Oxossi. Se for, realmente, vocês podem me falar um poucomsobre as características desta qualidade?
E qual a diferença entre “qualidades” e “passagens” do orixá? Outra coisa: tem como saber qual a qualidade do meu segundo orixá? Que no caso seria minha mãe Iansã, pois ouvi dizer de um amigo muito experiente na religião que a qualidade é “egunitá”, mas isso não foi confirmado em jogo de búzios.
Agradeço desde já por compartilharem seus conhecimentos.
Axé!
Alessandro,
Osogiyan é um título dado a este caminho de Oxalá, portanto não é uma qualidade. Os Oxalás ajagunans são conhecidos por diversos nomes, dentre eles, Babá Epejá. Este Orixá é ligado as águas do rio, a pesca, a Oxóssi e Oxun.
Axé.
ola meu nome e gilberto
vou me iniciar agora no mundo espiritual vou ser feito de oxoguiã elemaxo gostaria de saber mais sobre essa qualidade e com quem come ou caminha minha zeladora disse que nao pode me dizer isso agora mais nao pode me impedir de meaprofundar com outras pessoas
desde ja acradeço…..mutumba baba
Gilberto sua sacerdotiza está mais do que certa.
Espere o momento certo de tudo, fica muito mais gostoso.
Ire o.
Gilberto
Pelo que aprendi elemaxo não é qualidade desse grande Orixá, acho que é algo como ” o Senhor das vestes bonitas “, sei que é difícil mas siga o conselho do Da Ilha, aguarde e tudo vai está diante de ti.
Axé.
boa tarde meu velho
gostaria de saber sobre a qualidade de oxofufã ofururu
rodolfo,
O Pai da atmosfera, o ar frio, a eternidade. Os Oxalás de culto antigo de muito preceito e retidão.
Axé.
Pai Fernando
essa qualidade de oxalá pode ser feito
pois fui a uma mesa de jogo e a ya me disse que eu sou de ofururu ai eu me assustei…. gostaria de saber isso….
Rodolfo,
É um caminho de Oxalá, e são raros as pessoas que se iniciam para este Orixá, inclusive ele é o patrono da minha casa. Ele é responsavel pela a atmosfera terrestre,o ar frio.
Axé.
Ola a todos,eu fui em uma yalorixá para fazer uma consulta,ai ela jogou e na caida de buzio aparecia xango e oxalufan ai uma vez caia um e outra vez caia outro ai entre essas caidas caia ejoenile,que ela falou que eles estavam brigando por mim ,e que essa briga vai ate o ultimo minuto quando eu estiver dentro do ronco,mas assim eu queria uma opinião de vocês sobre isso e o que vcs me aconselhariam a pesquisar a conhecer esses grandiosos orixás.
leonardo,
Nada melhor na dúvida em consultarmos nossa raiz, nossos irmãos mais velhos, babalorixás antigos para ajudar sua zeladora a esclarecer. Orixá não briga com outro orixá, são as energias se alternando, apaziguar seu Orí é fundamental para acalmar essas energias.
Axé.
MOTUMBÁ BÀBÁ FERNANDO!LENDO UM ARTIGO SOBRE PEIXES DE COURO LI QUE O BACALHAU E O ATUM SÃO CONSIDERADOS PEIXES DE ESCAMAS E NÃO DE COURO,NO CANDOMBLÉ PODE COMER ESSES PEIXES!OBRIGADO PELA RESPOSTA!
obrigado pai Fernando D’Osogiyan,eu usei a expressão errada seria disputa,sim ela disse que vai a um conhecido e vai me levar para fazer uma consulta em Ifa,pq eu tenho uma ancestralidade e é preciso averiguar isso direito.
Ase ó.
saber me dizer Quanto tempo oxalufan fica virado ?
Marcos é impossível saber.
Ire o.
Bom dia. Há tempos acompanho o site e devido as informações aqui contidas me ajudaram de certa forma a “abrir meus olhos” me trazendo certo conhecimento, porem preciso d uma orientação. Há cerca de 2 anos fui iniciada por uma zeladora na nação ketu como filha de Oxalufan (OLUOROGBO) e Yemanja, aceitei a iniciação sem saber o q era pois mal conhecia a religião, porem a zeladora da época me trouxe mas noticias q só poderiam ser interrompidas com a feitura, pois bem, recolhi porem lufan a nada respondeu, nem nas rezas, banhos, oro e saída. Intrigada com isso, ao questionar Zeladora ela me dizia q era normal por ser tratar de um orixá raro e melindroso, fato é q muitas coisas aconteceram até eu descobrir pela minha avó de santo q a zeladora havia invertido meu ori, ao invés de yemanja com lufan, ela fez lufan com yemanja, assim justificando a ira de lufan e outros acontecimento. Bom, minha 1ª zeladora abandonou a função e tomei um ano com minha avó, me fazendo a promessa de q td seria “consertado” , passaria yemanja para frente porem com lufan recebendo td normalmente, fato q não aconteceu. Chegou ao meu conhecimento por fontes espirituais seguras, q para proteger “sua fama” de boa zeladora (pois esse caso não chegou ao conhecimento da roça) houve um “agrado” para lufan para q ele aceitasse continuar em 1º sem q eu sofresse consequência em meu caminho. porem o q me foi dito é q o fato dele ter aceitado não significava ele ter concordado, e por isso q ele a nada responde. bom, amo meu orixás, descobri um amor, fé, q jamais acreditei existir, peço desculpas pelas informações “jogadas” mas peço orientação. Muito obrigada.
Priscila
Priscila creio que você deve buscar orientaçao fora de sua casa.
O ase de Lufon já foi implantado dentro de você, nada mais maravilhoso, porém se o seu caminho está ligado a Yemojá ele tem que ser consertado.
A energia que nos serve é aquela que vai nos ajudar a seguir nossa vida com menos problemas.
Se você precisa da energia de Yemoja, com certeza isto tem que ser feito.
Procure pessoas que tratem você com respeito, porém, não esqueça:
O oráculo é o senhor da verdade, somente ele poderá lhe garantir que as minhas e as suas palavras estão corretas.
Ire o.
Muito obrigada Pai Da Ilha pela orientação. Acredito na verdade do oraculo, dificil é acreditar/encontar qm repasse essas informações com a mesma verdade. Ja me disseram muitos absurdos, inclusive q o fato de lufan nao “pegar minha cabeça” (apesar de eu sentir sua energia) era pq ele a havia rejeitado, fato esse q nao acreditei, pois por mais q eu nao possua conhecimento e nao tenha a sabedoria necessaria no orixa, creio q orixa acima de td é amor, e ele jamais iria renegar um ori entregue com tanto amor, fé e carinho.
Outra orientação por favor rs, final do ano passado em um bori lufa passou e uma ekede o levou para dar abobale para a minha zeladora, porem lufan se negou a tal ato , meu padrinho de orunko disse q lufan é um orixa soberano e devido a isso não se curva, abaixa e muito menos coloca o ori no chao para ngm, q até para manda-lo embora ele teria q estar sentado no apoti ou em pé msm. Gostaria de saber se é verdade, e se possivel me dizer onde mais posso encontrar informações de meu pai, pois só acho as msm coisa.
Desde ja agradeço o carinho
Priscila
Priscila o dia que o òrìsà colocar a cabeça aos meus pés eu vou querer ser cultuado por ele e não o inverso.
Na minha casa òrìsà não coloca cabeça no chão para ninguém, hierarquia e divinidade são atributos deste ser.
Ainda mais Obàtálá.
Òrìsà vai embora, na hora, no dia e do jeito que quiser.
Ele vai embora, por sua vontade própria, quem sou eu para mandar um òrìsà embora da minha casa, se ele ficar um mês eu fico com ele e ponto final.
A energia descola de você, para isto acontecer basto ele querer.
Ire o.
De coração, muito obrigada, em/por lufan vou buscar a verdade do meu caminho. Não sei se o senhor e os demais contribuintes desta pagina têm ciência do enorme beneficio q nos trazem, obrigada.
Priscila
Priscila que Obàtálá lhe traga bênçãos e a paz do reino de nossos antepassados para que você possa resolver seus assuntos com sabedoria.
Onà rere o.
(caminhos frescos, calmos e de paz)
BABA FERNANDO OU TB OUTRO MODERADOR PODERIAM ME ESCLARECER A DUVIDA MENCIONADA ACIMA!!!!!!!!!!!!!AGRADEÇO
olaaa, eu gostaria de saber alguma coisa à respeito da qualidade baba oke .
desde ja, muito grato !!!
Luiz nós temos um post sobre Oloroke, click na foto de Baba Fernando e procure o post.
Ire o.
oxalá compõe exú? e , exu compõe oxala? pois ja vi pessoas serem de oxala de e exu…..
Pablo eu não sei o que é compõem com Èsù.
Mas Osálá e Èsù não vem juntos na cabeça de ninguém.
Ire o.
Tenho muita curiosidadepra saber sobre Babá Apejá e Babá Epê podem me falar sobre eles? Mutumbá!
Da Ilha,
POderia traduzir o seguinte:
Baba Ori Efun.
Obrigado
Raphael estes assuntos são tratados dentro do seu Ilè Àse, o que pode ser postado está no post.
Ire o.
Rodrigo esta frase diz que o efun é o pai do Orí.
Coisa que não é verdade.
Na Nigéria a palavra Efun se refere a Obàtálá, e ele (Obàtálá) não é o pai do Orí. Obàtálá nos conduz a usar a luz (Alá) como uma forma de iluminar a consciência.
Fica um pouco confuso achar uma coerência na frase, pois, se olharmos para o pai do Orí acharemos: Òya, Osun, Yemojá, Obàtálá e etc.
Todos trabalham ajudando o ser humano a consertar seu Orí e alinhar seu destino.
Sendo Yemojá a mais inteirada do assunto tendo o nome de louvor de Ìyà Orí. Louvor este que leva a confusão de que ela é mãe de todas as cabeças, quando na verda de ela é a conhecedora de todas as cabeças (nos mínimos detalhes).
Ire o.
boa noite amigos eu tenho tres duvidas que peço avcs se possivel que me ajudem a eluvidar:1:fui a uns 24 jogose em quase todos mederam oxaguian,so mudava o segundo orixa,porem ouvi uma voz em minha casa enquanto orrava pra iemANJA,UMAMVOZ APARENTEMENTE BOA DIZENDO QUE EU SOU de iansa,no que e mAIS confiavelcre nos buzios que eu joguei na maioria das vezes na caridade em casa de candomble onde quase todos me deram oxaguian e alguns oxalufan ou oxum 2:como seria na questa superfula eu sei as caracyeristicas de um filho de oxaguian com iemanja principalmente ogunte? 3:vcs podem me falar algo sobre uma entidade chamada maria mulambo do cruzeiro das almas,sobre a mulambo eu ja sei quero saber dela nesta vibraçao do cruzeiro das almas!por favor nao me deixem essas respostas nao exite perturbaçao maior pra mim do que ficar em duvida,eu peço ago,misericordia a vcs porn esas respostas pois minha vida ta um inferno e confusao atras de confusao e mesmo com arazao,e olorum sabe que eu nao to mweentindo eu sAIO COMO O CULPADO,ME ajudem com esses esclarecimentos por favor!
Olá aos moderadores do site!
Primeiramente quero parabeniza-los pelas informações expostas aqui, muito útil e proveitosa pra quem busca conhecer um pouco mais, do universo infinito que é o candomblé. Não sou da religião, mas desde que me conheço por gente, vejo espíritos e manifestações espirituais que sinceramente, não me incomodavam até então… Mas especificamente este ano, de modo inesperado, incorporei numa entidade feminina, por nome suposto de Padilha e, alguns messes depois, encorporei mais uma vez, agora, por uma entidade masculina chamada Tanca Rua.:( Já havia sonhado com esse homem duas vezes e, uma das vezes, ele se apresentou em meu quarto e me transportou para a porta de um cemitério, e me contou coisas de sua suposta “vida” )… Enfim, contudo, comuniquei ao meu namorado todos esses ocorridos, que é da religião, Feito de Oxumarê e Ogum, que tomou todas as providências possíveis junto com seu pai de santo e, claro, com total permissão e observância minha. Ofereci o que os Escravos pediram recentemente.:( Uma Cabra + Sete Galinhas para a Padilha e, Um Galo, Cerveja Preta e Velas em preto e vermelho ao Tranca Rua ). Por fim, agora, exatamente ao terceiro dia do preceito que fiz por conta dessas oferendas, recebo a visita de um homem alto, que vestia um manto branco longo e muito claro, a qual não se podia contemplar a face e me dizia:- Dizem que ele é o rei da justiça… Mas Eu sou a Justiça! – E a seguir, me pegou nos braços…:( Nesse momento, meu corpo se tornou muito frio, e me debatia na cama rápidamente )… Tenho medo desses acontecimentos, pois, segundo alguns jogos e a minha visão e intuição, esse seria Oxoguiã a me visitar no meu preceito… O que pra mim é assustador, já que busco tanto conhecer, encontrar pequenas respostas somente para saber o que fazer mediante a isso, que caminho seguir, como cuidar e se é o tempo de assentar esses espíritos ( Orixás ).
Aguardo uma resposta.
Atenciosamente. André Renan.
André você está sendo cuidado por um sacerdote, volte a ele e conte o sonho.
Com certeza ele terá resposta para você, não fique assustado, o primeiro contato realmente não nos deixa dormir direito.
Siga seu caminho e seja feliz.
Ire o.
Mauro o que você faria depois de 24 jogos com a mesma resposta?
Não existe características de tal òrìsà com seu junto. Isto é lenda.
Características nos distinguem, mas não são vitais para se determinar o òrìsà de uma pessoa. Temos muito mais características do nosso Odù que propriamente do òrìsà.
Mulambo é e sempre será Mulambo, das almas, do cuzeiro, do lixeira, de tudo que é lugar.
Povo das Ruas da Umbanda, uma energia de luz própria e ofuscante, quem conhece Mulambo não troca por nada e nunca será enganado.
Ire o.
Oi, vc pode me falar um pouco sobre Oxoguian Ipe?? Obrigado Muito axé
Rafael voc~e diz Baba Epe?
Tudo que podemos escrever está postado.
Ire o.
Sim, só vi as postagens depois.
Nunca tinha ouvido falar sobre ele antes e nem encontro nada sobre ele. Vc tem algum livro para me indicar sobre ele ou até mesmo sobre o culto de guian?
Muito obrigado e muito axé.
Rafael você vai encontrar muita informação na internet.
Porém se você domina o inglês/espanhol, existem bons livros na Amazon.com
Ire o.
Boa tarde eu gostária de tirar uma dúvida , qual é a qualidade de oxalá , que é oxalá que come com oxossi e tem oxum como juntó .
Fernando não fazemos este tipo de comentário aqui no blog, são informações que estão restritas as casas de áse.
Ire o.
alguém sabe informar qual é o mais novo de todos os oxaguiãs?
ou seja, o oxalá mais novo de todos?
ou o mais novo dos orixás funfun.
Bruno eu não sei.
Ire o.
Olá Bruno,
Há quem diga que seria Oxalamin, mas não tenho nenhum dado a respeito, sem sequer se realmente existe essa qualidade.
Motumbá!
Motumbá, Boa noite!
Gostaria de saber sobre o Orixá Bàbà Oke, alguns dizem ser uma qualidade de Oxogiyan, e outros dizem ser um orixa a parte, vi que não incluíram ele ai nas qualidades de Oxalá, vocês saberiam me dizer mais sobre esse orixá, pq pelo que vejo ele é pouco conhecido por muitos, alguns dizem ele ter caminho com Odé ou ser da família de inríle, gostaria de saber mais e conhecer um pouco mais do mesmo…
Desde ja grato pela Atenção…
Ogan André.
Asè!!!
André clik na foto de Baba Fernando e veja texto sobre este irunmolè.
Ire o.
Obrigado Da Ilha….
Olá! Sou filho de Osàgìyan e queria saber se tem algum problema se eu usar roupas escuras, bonés escuros ou ter carros escuros?? Ainda não sou feito e queria saber tbm o que eu teria que mudar na minha vida depois de feito e se vale a pena?? Obrigado, no aguardo!
Thiago somente você poderá dizer se vale a pena se iniciar.
Sua vida muda a partir do momento que você se torna uma pessoa religiosa. Não entramos nesta vida por sucesso e sim por recebermos o sinal que nosso coração foi tocado.
Quanto ao branco, creio que ele fara parte de sua vida, as roupas escuras, se forem para trabalho de adeus.
Ire o.
Da Ilha, muito obrigado pela resposta. Eu perguntei se vale a pena pela responsabilidade que eu vou ter e não pelos meus ganhos, não busco sucesso através disso, sou uma pessoa simples, quero apenas viver a minha vida, só tenho medo da responsabilidade e de acontecer alguma coisa comigo se eu não ter a devida responsabilidade se eu fizer a minha cabeça.
Eu sempre tive o candomblé no coração e na cabeça, não concordo nem com a existência da Umbanda ja que agora não precisamos mais do sincretismo, foi se a época que precisava para esconder os orishás dos católicos “donos do mundo” daquela época.
Perguntei tbm sobre carros pretos, pq eu gosto da cor preta, assim como gosto de Exú, pois tenho muita afinidade com Exú, me acho até mais parecido com Exú do que com Osàgìyan, pois sou ambivalente e dou um sentido pra cada caso, cada caso é um caso. Mas insistem que sou de Osàgìyan, quem sou eu pra dizer o contrário…
Gostaria de uma informação.. cada casa tem sua lista de bori ou feitura ou existe o “basico” para isso
Fernando é uma pergunta difícil de responder.
Pode ser que sim ou que não.
O sacerdote faz o jogo e o oráculo orienta sobre os itens do ebo/iniciação/bori, assim deveria ser.
Lista fixa acho que não funciona.
Ire o.
boa noite
sou de oxaguian queria saber que todos fala que quando agente comecar a vira com orixa agente sempre pode escuta mais agente nao conseguer contra o corpo eu queria saber e isso e verdade eu ainda vou fazer 1ano de iniciao mas falaram que com um tempo isso para eu acho e verdade todos falam que e normal eu nao acho queria saber se vcs podia me ajuda
Jean é normal.
Estas duvidas não devem perdurar na cabeça de vocês.
O sacerdote existe para lhes auxiliar nestas questões.
Ire o.
boa tarde meu nome e kaique bruno sou do candonble de keto e sou filho espiritualmente de oxaguian com oxum iponda sou eborizado e minha vida espiritual nao esta indo muito ben pelo fato de familia relacionamento e ameasas e meu orixa ven muito na radiaçao ele nao dança nao da o ila ogrito e eu fico so se tremendo no chao amarrado con bano branco e iso fas 8 meses e eu ja me cansei porque aquilo me deixa muito zonzo e paso muito mal e minha yaolorixa ate hoje nao fas nada porque quando o orixa ven o yao nao fica conciente e eu fico porfavor esclaresan ese meu poblema
Kaike a energia do orisa se manifesta de várias formas. Esta é uma delas.
Se você quer que isso acabe, se inicie.
Tudo irá se normalizar, tome muito cuidado com a vida que você leva, Osala é muito exigente com o comportamento de seus filhos.
No mais sua trajetória está correta e sua Mãe não pode fazer muito mesmo.
Ire o.
Ajagunan. Minha pergunta é seguinte:
Ajaguná é uma qualidade de Oxoguian? Existe dizer fulano é de Oxoguian ajagunan, ou o certo é apenas dizer fulano é de ajaguná. Ajaguná é uma qualidade Oxalá, correto?Ou é um outro Orixá elemosó? Tira essa confusão da minha mente, por favor…
Boa tarde, Motumbá há todos! Bom por gentileza fiz a qualidade de Oxaguian Babá Dankô, alguém saberia me dizer o que é Dankô ou algum Itan, modo de cultuar ..tomei um e três em outra casa mais não sei na verdade como cultuar .. tomei obrigação mais por amor Há Oxaguian se alguem souber me envie pelo face. Grato a todos http://www.facebook.com/vinicius.oliveira.7146557
Vinicius o que postamos no blog e o máximo que podemos chegar em informação.
Ire
Bom dia, alguem conhece a qualidade Xamburu de Oxolufan?
Priscila eu não conheço.
Ire
ola gostaria de saber se orxa oko vira na cabeça das pessoas
des de ja agradeço
Renata no Culto Tradicional não.
Pois Ìròkó é um Espirito que vive dentro de uma árvore.
Porém, o Candomblé diz que sim, que inicia, que raspa e etc.
Ire
dizem que oxaguiã nao bola e nem cobra, é veradde?
bruno,
Realmente Pessoas de Oxalá em geral não bolam, porém, outro Orixá pode tomar a frente e bolar.
Axé.
Hola Babá Fernando,
mi pregunta es porqué personas de Oxalá en general no bolan? Cuál es el motivo, razón de esto? Se é posible que o senhor conte…
Obrigado!
Ezequiel,
Este Orixá não vai ao chão de forma alguma, sempre outro Orixá virá para fazer este papel se isso for necessário.
Axé.
Baba Fernando minha mãe de santo disse que Oxogian veste uma saia preta e uma rosa abaixo da branca, no dia da da saida, o senhor podera me explicar isso por favor. outra pergunta Guian tem Ligação com exu. Obrigado Motunba
Brena eu não sei desta história de saia preta e rosa (interdito de Osalá).
Quanto a Èsù, todos os òrìsà tem ligação com ele.
Não podemos nos deixar levar pela lenda e achar que Èsù e Osalá são inimigos.
São muito íntimos, ok.
Ire
Olá boa noite, sou iniciado no candomblé à um ano porém tenho uma pequena dúvida em relação aos caminhos (qualidades) de oxalá, até aonde eu sei só existem duas qualidades ( oxaguian e oxalufan ) porém cada qualidade tem os seus caminhos, esses caminhos por exemplo ( baba dankó) seriam todos outros orixás funfun que foram agregados ao culto por terem culto semelhante ou caraterísticas semelhantes ou seriam realmente passagens do orixá como por exemplo no caso de caso de Xangô que apesar de ter outras qualidades por exemplo aganjur, baru etc, todos são Xangô…
Dofono estas duvidas devem ser sanadas dentro de sua casa.
Ire
como assim?
se quando o orixá bola, é tipo uma cobrança nao é?
a bolada siginifica que orixa quer algo, certo?
entao se oxala nao bola é sinal que ele nao cobra o filho e nem exige muita coisa, entao pq tem que outro orixa tomar a frente e cobrar, sendo que o pai de cabeça ta quieto e nao cobra?
alguem por favor me explica?
Bruno procure acima, tem resposta do baba Fernando sobre o tema.
Desmistificando, bolar é um desmaio, uma carga forte da energia do òrìsà, nada a ver com cobrança, neste momento pode haver coneção com a energia, coisa que confundem com incorporação.
Òrìşà não cobra nada, temos livre arbítrio, ele apenas diz que está ali te esperando.
Se você optar não fazer nada, você segue sua vida por conta e risco.
Ele não está nem aí para você, ele continuará lindo e soberano, quanto a vc….
ire
Boa noite Fernando,
Sou filho de Oxaguian com Ogun e recentemente meu pai de santo me passou a informação de que em determinado momento Oxaguian da uma afastada e deixa que ogun passe a reger o filho, tomando a sua frente. Segundo o mesmo, oxaguian vai pra batalha tomando forma por completo de ogun. Desta forma, Ogun teria mais predominância e no meu entender, eu passaria a ser de Ogun com regência de oxaguian. Procede esta informação?É algo que pode ocorrer?
Biau não confunda a ajuda que você pode receber de Ògún, como sendo Ògún a energia predominante em seu destino, que na verdade é Osalá.
Creio ter havido ruído na linha e algo ficado mal explicado.
Uma vez identificado seu òrìṣà e a sua iniciação, não tem troca.
A energia faz parte de seu destino.
ire
ok da ilha.
entao vc ta querendo dizer que se eu escolher dizer q se eu escolher seguir sem fazer nada o orixá tranca os caminhos ou derruba o filho é isso?
dizem que oxalufã cobra e exige mais de seus filhos, tipo que sejam mais certinhos e tal.
e oxaguiã é o contrario,deixa seus filhos mais livres e libertos. até pq faz parte da personalidade do orixá ser livre de dogmas.
a até pq os filhos de oxaguiã tem forte ligação com exú.
essa informação confere?
Bruno creio que vc está lendo minhas palavras com distorção.
O que eu escrevi, está muito claro.
Não escrevi sobre òrìṣà fechar caminho, leia com atenção, vc é uma pessoa inteligente.
Milhões de pessoas vivem sem se iniciar naturalmente.
Faça o que seu coração desejar.
ire
Bruno não confere.
Todo òrìṣà vai cobrar caráter, principalmente Èşù.
Caráter não é ser apenas honesto, vai muito além disso, principalmente respeito aos tabus: Do òrìṣà, do Odù e do ser humano.
ire
uma filha de oya balé (igbale) que tem como juntós oxossi e ogum, quais sao as possiveis qualidades( caminhos) desse oxossi e desse ogum?
alguem pode dar uma luz?
da ilha?
Bruno podem ser vários caminhos.
Estes assuntos conversamos dentro do Ilè àse.
ire
Boa tarde ao moderadores da pagina, a benção aos mais velhos e mais novo.
Gostaria de saber se é possível ser iniciado para Obatalá. Sou de Oxalá, porem não é popularmente os mais novos como Oxaguiãn e também vejo diferença para ser do Lufã. E comum nas casas de axé Oxalufã adar apoiado se ao Opaxoro lentamente. Já o meu vejo que é mais ligeiro que os outros. Alguém conhece relatos de Orixas que não seja oxaguiãn e na sala comporta-se de forma mais rápida.
Fábio juro que não entendi sua pergunta.
ire
Talvez, pela falta de Clareza. Sou iniciado para Obatala, mas em muitas casas ouço dizer que isso não é possível. Sendo visto como chacota, Principalmente na hora do rum, pois meu orixá não e tão lento e não dança tão curvado com Oxalufã.
Fábio Obàtálá, Obàrìsà, Òrìṣànlá e etc.
São nomes de louvor da divindade maior do culto de òrìsà.
Aqueles que falam zombando de você é por que não tiveram acesso a esta informação.
Agora você já sabe.
Dentro do culto tradicional quase não usamos a palavra Osalá, mas, é tão válida quanto Obàtálá, é a mesma divindade.
Ire
Bom dia, o que voces podem me dizer sobre Oxala Babaxeim. Obrigada.
Luciana não comentamos sobre qualidades de òrìsà no log.
ire
Ok obrigada
Bruno esta eu não tenho.
Ire
Olá, boa tarde! Queria parabenizar a equipe do blog por esse trabalho reconfortante que vocês fazem. Somos muitos os aflitos que procuram o blog de vocês tanto para ler artigos formativos e interessantes, quanto para expor nossas dúvidas e ter as respostas de vocês sempre prestativas e lúcidas.
Da Ilha comentei em outro post sobre minhas dúvidas em relação a Umbanda ou Candomblé, nas duas religiões tive confirmação da minha mediunidade. Numa delas, as entidades (Seu Pena Branca e Maria Padilha) me falaram que eu precisava trabalha-la e na outra através do jogo de búzios foi confirmado que precisava “fazer o santo, raspar a cabeça”. Depois mais de um ano no processo de negação, depois de renúncia da fé e espiritualidade, acabei acalmando meu coração e aceitando meu destino. Optei pelo terreiro de Umbanda. Estou bem no início, sou uma recém-nascida nesse mundo encantado da fé.
Mas tenho algumas dúvidas. Por exemplo, no jogo de búzios Oxum e Yemanjá estavam “disputando” minha cabeça, e Oxossi era meu orixá de costas. Na terreiro de Umbanda que estou frequentando, os orixás são definidos pelo dia da semana que você nasceu. Como nasci numa sexta, meu pai e minha mãe são Oxum e Oxalá.
É comum que exista essa diferença? Creio que sim, mas como estou no inicio, ainda tenho algumas dúvidas (que com fé em nosso pai Oxala vão ser dirimidas) se fiz a escolha mais acertada pela Umbanda.
Petala vc oprou pelo que lhe dá mais segurança. Cabe a você estudar sua religião, não apenas com as pessoas de sua casa, mas, com outras pessoas e livros, artigos e etc.
Nosso amigo Bizzy Boy é um entendedor e estudioso deste campo, eu pouco sei sobre Umbanda, apesar de ter ‘militado’ por 24 anos neste segmento. Não me aprofundei, não estudei, apenas participei e tenho pessoas na família que lá estão a 50 anos (na mesma casa).
Parabéns por ter ouvido o chamado.
Temos uma boca e dois ouvidos, portanto…
Um templo é local de cultuar energia, não é lugar de ‘cultuar’ a vida alheia, cuidado com as escorregadas.
O mau dizer é um tabu em todas as áreas.
Se cuide espiritualmente, reserve seus dias de corpo limpo e um conselho.
Guarde um dia de sua semana para o jejum e meditação.
Neste dia coma frutas e inhame.
Ire
Gostaria de saber se todos Oxalas (Velhos) Dançam curvado, tipo nem tira o pé do chão?
Alex eu não posso falar de uma coisa que eu não domino.
Dizer que a energia é velha, que anda curvada, que não dança, que não tira o pé do chão e etc., é demais para minha cabeça.
Todo movimento, a plástica encenada neste momento para mim, não passa de uma grande metáfora, pois, ele apenas está mostrando sua antiguidade (que é posto), sua sabedoria e respeito que lhe é devido.
Se as pessoas trazem isso para o arquétipo, que se não for assim está errado, é marmotagem, então, que fique assim, curvadinho, arriado, andando como se fosse um inválido e etc.
Uma pena as pessoas não conhecerem a energia de Osalá, não saberem que é esta energia, uma pena realmente…
Ire
Obrigada, Da Ilha.
Tenho feito o esforço de conversar sobre minhas dúvidas com as entidades do meu terreiro e com os mais velhos do local que sempre têm uma palavra de sabedoria.
Mas me sinto a vontade para perguntar aqui também.
Como o senhor é do candomblé, poderia me responder uma questão? Quando fazemos o jogo de búzios e não fazemos os trabalhos que ele mostrou (por exemplo, em meu jogo disse que precisava fazer limpeza de egum e exu) tem algum problema? Tipo, abrimos uma energia ao fazer o jogo e de alguma maneira precisamos dar uma resposta a ela? Nem que seja voltar ao local que fizemos o jogo e agradecer de alguma forma, mesmo que não vamos frequentar o terreiro? Ás vezes sinto essa vontade.
Enfim. Axé.
Pétala no oráculo de Ifá temos 256 Odù que nos revelam vários segredos, ebó, remédios e etc.
Eles também guardam informações milenares;
Um Odù chamado Ogbè’sá nos conta a história do Ẹẹ́rìndínlógún e Òsún (jogo de búzios)
…
Ọrúnmìlá disse que a próxima pessoa seria sua parceira
Que era uma mulher.
Òlodùmarè, em seguida, respondeu:
Ela é também um divinador?
A que Ọrúnmìlá respondeu:
Isso é verdade.
Olódùmarè pediu-lhe para, em seguida divinar para ele.
Quando Òşún examinou Olódùmarè,
Ela bateu em todas as coisas em sua mente.
Mas ela não disse isso na íntegra.
Ela mencionou a essência
Ela não contou a raiz da questão como faz Ifá.
Olódùmarè perguntou a Ọrúnmìlá:
O que é isso?
Ọrúnmìlá, em seguida, explicou a Olódùmarè.
Como ele honrou Òşún com os dezesseis búzios.
Olódùmarè disse:
Está tudo certo.
Ele disse ainda que mesmo que ela não tenha entrado em detalhes,
Ele, Olódùmarè, deu o seu consentimento a ela.
Ele acrescentou:
A partir de hoje e para sempre, mesmo se o que diz Ẹẹ́rìndínlógún não pode ser detalhado, qualquer pessoa que não acredita irá ver as consequências imediatamente. Não se deve esperar até o dia seguinte.
É por isso que as previsões da Ẹẹ́rìndínlógún veem a passar rapidamente.
Mesmo que as histórias não possam ser impressionantes.
Foi assim que Ẹẹ́rìndínlógún recebeu seu àse.
Diretamente de Olódùmarè.
Agora tire suas conclusões.
Agradecer é importante.
Ire
Motumbá Babá da Ilha eu tenho uma duvida que há 8 anos feito, nunca foi respondida esta questão, sou de Oxalufã e minha qualidade (orunkó), é Orin Dilê o que significa? Eu não acho em leitura alguma sobre esta qualidade e meu Babá nunca falou e fico com vergonha de perguntar. Agradeço sua resposta p/ esta grande dúvida.
Asé!
Israel por norma não falamos de qualidades/caminhos de òrìsà.
Porém, acho muito estranho voc~e com oito anos de iniciado, um egbon da casa e não ter acesso a estas informações que são suas por direito.
Quem deve lhe relevar todos os mistérios deste òrìsà é o seu sacerdote, afinal de contas você diz que você foi iniciado nos mistérios dele.
Ire
Babá da Ilha infelizmente esta é a realidade que me encontro, tenho 8 anos feito, mas apenas 6 com minhas obrigações em dia. Em suma ano que veem tomo 7 anos completo, por tal, ainda sou um Yaow.
Sou de um asé muito grande e famoso, mas o contato com meus sacerdotes é algo muito restrito e difícil, pois, todo dia tem ebós, clientes,buris e oros durante a semana. Meu babá disse a 1 ano meu orunko mas, disse que, daqui alguns anos, talvez ele explique. Já fiz varias pesquisas, como Pierre Verge e outros autores p/ sanar esta frustração ignóbel e foi em vão.
Eu fico acuado e com receio de forçar e perguntar, se é meu direito, pois saber a qualidade demorou 7 anos de enrolação, eu pesquisei e não achei esta qualidade que citei outrora. Isso me deixa muito frustrado, por isso, tentei conseguir uma explicação de vossa pessoa. De qualquer forma muito obrigado.
Motumbá Asé.
Israel eu não posso fazer absolutamente nada.
Se o seu sacerdote ainda está com a cabeça no seculo 19, posso apenas respeitar a forma dele agir e mais nada.
Não acredito que uma casa se mantenha com este tipo de atitude em pleno seculo 21.
Um conselho, marque um jogo como cliente e ai você terá tempo para conversar com ele.
Ire
Motumba a todos moderadores.
Quero parabenizar pelo trabalho tao lindo e atencioso que fazem aqui no blog… através da experiencia de todos conseguimos diversas respostas. no meu caso ajudou muito,
Boa noite amigos!
Uma questão muito difícil.
É possível incorporar lu se irradiar da energia de seu orixá sem ser feito ou iniciado(raspado)?
Guilherme eu não vejo possessão sem iniciação.
Tem que ter Osù.
Ire
Então nesse caso, em seu ponto de vista, eu fui irradiado pelo meu orixá?
O que no seu ponto de vista pode ter acontecido?
Sim
Olar boa noite qual a qualidade do oxoguian com oxum e oxossi
Olar boa noite qual a qualidade do oxaguian com oxum e oxossi
Arlindo,
Não há fundamento para este enredo que denote uma qualidade de Oxaguian, portanto, somente através do jogo de búzios.
Axé.
Olá.
Não sou do candomblé. Sou apenas um entusiasta das religiões afro.
Tive um sonho estranho e talvez alguém aqui possa me esclarecer. Sonhei que pegava nas mãos uma carta (tipo de tarô) com a imagem de um orixá vestido de branco. Sua roupa brilhava muito, então não podia vê-lo com detalhes, mas era jovem, com certeza, e portava um ofá. Enquanto observava a imagem no sonho, alguns pensamentos vinham na minha cabeça. Uma voz me dizia que era um Oxalá jovem que comia com Oxum, e que era uma espécie de Cupido africano. Um orixá funfun masculino, jovem e ligado ao amor? Talvez algum orixá de culto extinto?
Pode ser apenas confusão de sonho, mas quando joguei búzios disseram que eu eu era de Oxalá (jovem), então acredito que sonhei com meu orixá. Gostaria de saber se há outras qualidades de Oxalá jovem além de Oxaguiã. Pesquisei em alguns sites e encontrei vários orixás funfun, como Orixá Lulu, Orixá Ekin, etc, mas nenhuma descrição sobre esses orixás.
Obrigado a quem puder responder.
Ops, vi aqui nos comentários que vcs não gostam que perguntem sobre as qualidades dos orixás sem ser iniciado. Por favor, desconsiderem minha pergunta. Peço desculpas.
Guille o problema é que ao falar de qualidades/caminhos criamos conflitos.
A cartilha não é a mesma e a cabeça do novato pode dar um nó.
Então, qualidades e caminhos aprendemos com nosso sacerdote.
Ire
eu quero coroa boa
Nossos segredos e fundamentos são. Lindos e maravilhos, nosso compromisso com candomblé e enorme e de muita responsabilidade. Parabéns pela publicação. Axe BabaGuian esteje em nosso caminho…
Babá Kanjapriku é um Osalá? ligado ao que? Babá Okin também? pois já ouvi falar nesses nomes como Babá Eguns
Marcos,
Não são Babá eguns,são Orixás funfun, para alguns antigos são qualidades de Oxalá.
Axé.
Ótimo aprendizado
Bom dia,
Gostaria muito de saber sobre as seguintes qualidade e/ou caminhos dos seguintes Orixás: Ayrá Intile, Yemanja Ya Tonan e Oxalufã Baba Ribo (???)…me perdoem se a grafia foi errônea em algum deles…
Axé!
Pedro,
Airá Intile tem caminhos com Yemanjá e Oxalá e Yemanjá T’Onan tem caminhos com Ogun. Babá Daribô é uma referência a Oxalá como o mais antigo dos Orixás funfun. Participa das águas de Oxalá no próprio ajubó.
Axé.
Grato Fernando,
Questionei, pois estou “refazendo” minhas coisas numa casa maravilhosa. E irei assentar eles… Procurei muito sobre eles, mas pouco achei. Grato pela explanação… Perguntarei também a minha Mãe. Se puder me indicar alguma literatura…
Axé!
Pedro,
Temos um post sobre “leituras recomendadas”.
Axé.
Obrigado Fernando…
Axé.
Mtbá, kolofé, mukuiu e bença a todos… Bom meu chamo Mileny tenho 23 anos sou abaixé, em toda minha vida, quando desde criança eu ia consultar a ifá, já que minha mãe carnal afastou-se do barracão na queda do kelê, e não voltou a frequentar casas de candomblé não dando assim suas obrigações no tempo certo e passou a frequentar apenas a Umbanda, quem respondia como regente de meu orí era o orisá Ajagunã, quando começei a frequentar casas de candomblé logo foi apurada que eu e minha mãe deviríamos cuidar de nossas coisas, porém quando entrei para raspar fui para ser raspada de Ajagunã, mais me tiraram de Odé, meses depois da queda do meu kelê eu fui ficando desorientada de uma forma a pensar em tentar contra a própria vida! então resolvi correr jogo e descobri que foi tirado o orí de Ajagunã e dado para Odé, e agora o que devo fazer? Pois orixá só nasce uma vez e pelo meu entendimento não existe essa de desfazer um orixá, ele vai ficar ali pra sempre! QUAL CAMINHO DEVO SEGUIR? vou ter que ser raspada novamente? Vou ter que cuidar do meu santo junto com minha mãe já que a pessoa que me inicioiu disse que não era necessário a presença dela para nada.
Mileny,
Procurar uma boa Casa de raiz de candomblé, consultar os búzios para confirmar ou não sua iniciação, somente depois dessa consulta e orientação, você poderá tirar suas dúvidas.
Axé.
Kolofe, vi os comentários de outras irmãs e tô tendo a coragem de contar… Vou resumir.. Minha Ya me colocou em um barco de bori quente alegando q yemanja iria aceitar como feitura,entrei pró ronco e Oxaguian meu amado pai mostrou a ele e as pessoas q estavam lá q ele era dono do meu ori.E q ele queria a iniciação correta.continuei no ronco,passei por todas as etapas exceto 4 pé e queda de mukunan.na etapa de falar o nome meu pai não quis falar pra ela, mas soprou no ouvido da mãe pequena e que foi confirmado em jogo e por ele. Desde aí minha vida mudou minha Ya me empurrou para mãe pequena (gente não sou uma médium ruim) e a mãe pequena não queria ter filhos d santo.. Foram 3 messes me empurrando pra ela.. Até q ela aceitou!! Ou seja a mãe pequena virou minha Ya!! O centro é pequeno e não tem espaço para 4 pé,sendo assim minha Vó faz feituras somente com frango!!! Minha Ya não tem terreiro próprio,e nem filhos só eu!!! Minha Vó desfez o barco q eu tive. E fica nos tratando com frieza!! Então vontade de largar tudo!!! Mas tenho q pensar nos meus orixás e na minha Ya q é hiper dedicada.. Não sei o q faço!!!
Maria,
Sua História é um pouco confusa e acho sinceramente que você deve conversar com sua Mãe pequena e tomar uma decisão em sua vida, porque não existe feitura utilizando-se apenas de frango e principalmente sem galinha d’angola e 4 pés. Como seu pai disse, ele quer uma iniciação correta.
Axé.
Boa Noite
Gostaria de Abordar um Tema que Ocorre em Tordo de Osala/Osogiyon, mais precisamente sobre Bàbà Àjàgùná
Muitos Antigos Afirmam que Ajaguna seria um Irmão mais velho de Osogiyon, ou seja Ajaguna é o Jovem Adulto, enquanto Osogiyon seria o Adolescente, isso procede ??, por que isto esta até descrito por Adeptos da Cultura Ifá Em minha Concepção Osogiyon é um Titulo dado a Baba Ajaguna, devido ao gosto pela a iguaria que seria o Inhame Pilado e sendo ele o primeiro dos Guerreiro o Unico filho de Olufon
Gostaria de uma Posição sobre isso pois os Adeptos os tratam definitivamente diferente Ajaguna seria o Legitimo Baba Oloorogun ( Pai das Guerras ) o Guerreiro Frio e Estrategista, aquele que tem a arte de Matar enquanto, Osogiyon seria uma forma mais amenas vamos dizer ( Coisa que é Quase Imprescindível ), gostaria de Respostas o mais Breve, Grato
Dofono Tì Òsògìyón
Jefferson,
A minha concepção e aprendizado é a mesma que a sua, Ajaguna é o próprio Osogiyan, neste aspecto ele se presenta como poderoso guerreiro, não leve em consideração o que descrevem alguns adeptos da cultura de Ifá visto que em sua maioria não praticam o que está descrito nas escrituras.
Grande abraço irmão!
Axé.
Fernando a visão que temos em nossa casa de Culto Tradicional é a mesma que vc descreve.
Ire
Ìgbasè meu Irmão, Obrigado pela Resposta é sinal que estamos no caminho certo… Um Forte Abraço !!!
Caros Da Ilha e Fernando de Guian. Motumbá, primeiramente.
Fico grato com a eficiência e educação com que partilham seus conhecimentos, sempre respeitando os preceitos que precisam ser silenciados. Me resta uma dúvida, contudo. Está claro pra mim o que é, de fato, uma pessoa Ori Meji. Um mesmo Orixá, com sua energia dividida em dois aspectos distintos… Também entendi que em respeito aos preceitos, um deles têm prevalência em termos de iniciação. Mas no caso de um yaô, com esse tipo de configuração, ambos os orixás incorporam, normalmente? Por exemplo, um Ori Meji de Lufan com Guian, pode, nos preceitos da casa receber qualquer um dos dois? Se sim, há uma tendência de que um deles apareça mais em terra do que outro? Nas obrigações, ambom tomam rum?
Desde já agradeço, e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho. Axé a vocês…
D’Oxalá,
Quando ainda a pessoa é um abiyan, essas energias se alternam no Ori até de forma desorganizada ainda, pouco antes da iniciação, o zelador torna a jogar o Obí para definir qual a energia que está preponderando, pois o momento é exatamente esse, aí então promove a chegada do Orixá e então confirma-se novamente. Um terceiro Orixá poderá ficar entre eles para promover um equilíbrio.
Mutunbaxé.
Natália veja seu email.
Ire
Existe algum Oxalufan que coma com ode?
Lucas,
Oxalá não come com ninguém, existe sim um Odé funfun que acompanha Oxalufan e Oxaguian.
Axé.
Boa tarde,
Sempre soube que era de Guian, mas não sabia o caminho dos funfuns guerreiros que eu era descendente e me foi dito que seria Ipitiode. Pra mim era apenas uma palavra que encontrava na cantiga, não sabia que era um orixá. Isso procede? Existir um orixá chamado Ipitiode?
Ian,
Não conheço, na cantiga refere-se a Oxaguian quando ele vai para o mato caçar, tornando-se assim um caçador, neste caminho ele usa o arco e flecha.
Axcé.
Bom Dia Fernando,
Tenho mais uma Dúvida na qual engloba alguns dos mistérios de nosso Pai, porém acho que esse deve ser o mais simples de Todos.
Sobre os Fios de Contas, gostaria de saber o real motivo de Òsògìyón, usar o Azul marinho em suas contas… seria o real motivo dele render homenagem a seu companheiro de guerra ou pelo motivo dele ser o único funfun a guerrear ?? e por que também ele usaria aquele Azul cesleste seria o real motivo que seria quando ele usa em honra a Òdé, ou por ele ser ligado a este caminho que é do Òlòdés, e ser o único Fún a Caçar, ou algo do Tipo ?? ou não é influenciável ele só usa o Azulão tendo sobre os enredos independente de ser Odé ou Ògún ??
Àsé
Jefferson,
O seguí (azul claro) distingui ÒsÓgìyán como orixá guerreiro ligado a Ògún. Alguns itans apontam como uma condecoração dada a Ajagúna por ajudar com sua estratégia a defender as cidades de Ògún. Uma outra vertente entende que o seguí representa o preto, em honra a sua ligação com a mãe Oduduwa.
Obs: Òsògìyán só usa “branco”, nada de azul claro, marinho ou prata, é Branco total”, pois ele é funfun.
Axé.
Mò jùgbà Fernando…
Perfeitamente entendemos que Òsògìyán use o Branco pois é um Fúnfún, o que despertou a minha curiosidade é de que, os seguis que compõe suas contas brancas algumas vezes são o Azul Marinho e em outros casos o Azul claro.. mas a sua colocação e explicação foi perfeitamente bem colocada..
Àsé.
Mò Jùbá àse,
O segui azul marinho pertence a Ògún, zeladores de Ògún”já usam como fio de contas.
Axé.
[…] possui duas faces que transparecem na sua incorporação. Uma de suas formas e talvez a mais conhecida, é como […]
Motumba bàbá, gostaria de saber se nesse site existe algo falando sobre o tema dos àbíkú, pois gostaria de algumas informações
Marcelo temos post e veja perguntas e respostas sobre o assunto, tem assuntos abordados de extrema relevancia.
Ire
Boa noite,
Eu fiz três jogos. Esses jogos apontaram para a mesma coisa: que tenho Orí pra Babà e muitos Orisás; que de um lado minha Mãe Yemojá Ogunté toma conta e do outro aparecem Osagiyã, Ogunjá, Èsú etc. Os jogos me disseram que herdei Orisás de minha vó, que não se encontra mais apta para trabalhar, mas que permanece com uma mediunidade aguçada, principalmente com os guias dela.
Disseram-me que tenho muito a ajudar as pessoas e desde que eu era pequeno algumas pessoas já me procuravam afim de uma ajuda espiritual (conselho e tal), pois desde novinho já tinha percepções extrasensoriais. Eu nasci para o “santo”, quando tinha por volta de uns 2-3 anos, eu bolei num caboclo, na Umbanda, q foi suspenso.
Enfim, os jogos junto com meu Babà me disseram que vou “raspar” pra confirmar (iniciação), fazer os assentamentos, etc e tal, mas que eu já nasci feito, sem sombra de dúvidas. No entanto, me disseram q vou bolar em pelo menos 5 orixás, um atrás do outro, durante o processo da feitura. Isso tem me deixado um pouco tenso.
O que o senhor acha disso tudo?
Wanderson,
Te passaram muita informação desencontrada, estórias impossíveis de entender.
1º- Sua avó está viva, portanto, você não herdou nada, esses Orixás são seus. Pode ter herdado a espiritualidade, aí é outra história.
2º- Não existe “bolar para caboclo” e caboclo não suspende ninguém, essa liturgia é do candomblé. Certamente você deve ter bolado para Orixá e confundiram tudo.
3º- Ninguém nasce feito em Orixá, mesmo os abiaxés precisam se iniciar para seu Orixá, isso não existe dizer que nasceu feito, pois só coloca “adôxu” quem está vivo e tem poder de Babá ou Iyalarixá.
4º- No processo de iniciação somente um Orixá preponderará como sendo seu Orixá, ele será o responsável pela sua sacralização. Não é preciso bolar para se iniciar, não existe esse tabú e, se acontecer de bolar, será apenas para seu verdadeiro Orixá.
Obs: Preocupe-se com seu Orí (cabeça) uma cabeça bem preparada com os rituais de borí, banhos de ervas frias, acalmará e apaziguará essas energias latentes que alternam em seu Orí.
Boa sorte.
Axé.
Obrigado!!! Axé
Estou tentando entender o que seria a qualidade do Orixá. Se sou de Osagiyan com Oya, é porque meu Osagiyan é de “tal” qualidade? É isso?! Se eu fosse de Osagiyan com Osun, ele seria de outra qualidade, é assim? Então devem existir 16 qualidade para cada Orixá, já que cada combinação tem um nome. Ou certas combinações não podem acontecer? Axé!
Não consigo enviar perguntas…
Ademar,
Estou respondendo a sua dúvida de que você não consegue enviar perguntas.
Axé.
Ademar,
Qualidade é o caminho pelo qual a energia de seu Orixá mais prepondera. Você é de Osagiyan e ponto final, o segundo Orixá apenas acompanha independente se for Oyá, Oxun, Xangô, etc, etc.
Axé.
Então, por exemplo, a pessoa de Osumare Araka (qualidade que vem com Osala) pode ter como adjuntó qualquer Orisa?
Ou seja, existem os Orisas de caminho (qualidade) do 1º Orisá e também do 2º e 3º? É um xirê inteiro na vida da pessoa… kkkkk é isso mesmo?
Sua bênção!
Ademar,
Oxumare Araká é tão somente Oxumare Araká, se no enredo da pessoa ele trás Oxalá, é outra história. Existe Orixá que tem fundamento com outro em sua liturgia, diferentemente do enredo que cada um trás que é individualizado.
Axé.
Bença, motumbá, mucuiu, awre, kolofé
Boa tarde a todos.
Gostaria de comentar um pouco sobre o que entendo por qualidade. Em mais de vinte anos de iniciado aprendi que orisá é um só. Para mim basta ser ọmọ Ogum. Qualidades são facetas, fases do orisá de quando ọlọrun os manteve no mundo durante a criação. Acontece que, pelo que aprendi, são muitos os eborás (todos cultuados orixas hoje que não são do branco) e orisàs (todos funfun=branco), sendo os últimos todos os que são cultuados hoje como osala. Assim, por exemplo, há osalas novos e osalas velhos, todos sendo únicos e qualidades ao mesmo tempo. Há Babá Ajalá, o oleiro, há oxaguian, o guerreiro, obatalá o primogênito. Não creio em invencionices, mas a meu ver, é possível que existam tantas qualidades quanto acham que tenham, desde que funcionem para quem as cultuam e saibam qual força natural estão cultuando. Já ouvi e vi muita coisa mas para mim, oxalá é um só e todos os outros são qualidades. Dessa forma, por exemplo, oxaguian é uma qualidade de oxalá, tanto, quanto ajuguna.
Para mim, independente do que cultuam, só pode ser gerado um filho a partir de uma força feminina e outra masculina. Por tanto, somos filhos de um orisá masculino e um feminino. A presença de dois do mesmo gênero, tem vários motivos e deve ser estudado com finco pelo zelador que encontra estas situações. Não são impossíveis mas existem vários meandros nessas situações.
Aos responsáveis pelo blog, meus sinceros respeitos e admiração pelo trabalho.
Asè
Prezados,
Boa tarde.
Antes de mais nada, gostaria de agradecer por todos os ensinamentos que nos são passados aqui no blog sempre de maneira objetiva e de fácil entendimento.
Vocês poderiam, por favor, me tirar uma dúvida?
O pai de santo de uma amiga jogou os búzios para mim e disse que meus orixás são Oxaguian Obitiodé, Oxalufan Babaribô e Ogun Já. O que essas qualidades querem dizer? Já procurei na web, mas não encontro tais informações.
Agradeço desde já pela atenção.
Thiago.
Thiago,
Desculpe, mas qualidade de Orixá não é vista no jogo de búzios, é temerária essa informação. Qualidade ou caminho se vê quando a pessoa está se preparando para iniciação, neste momento a energia se aproxima bastante da pessoa e é nesse estante, através do jogo de Obí é que o zelador apura o caminho ou qualidade do Orixá.
Axé.
Fernando,
Boa noite.
Muito obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos.
Um abraço,
Thiago.
Bom Dia.
Gostaria de saber Quais são os procedimentos para a feitura de qualidades de Oxala Que não aceitam oro, Corte, ejé.
ja ouvi muitos casos em barracoês diferentes e conceituados, que determinadas qualidades de oxala não aceitam sangue animal.
isso procede?
Kaio,
Isso não procede, quando o Orixá diz que não quer ejé, certamente ele não pode ser iniciado na cabeça de ninguém, há casos de abikú, egbé orun, etc.
Sem a participação e o sacrifício de uma galinha D’angola, não há iniciação, portanto, isso por si só derruba qualquer argumento ao contrário, afinal e até porque, sem adôxo ninguém é sacralizado como iniciado, a fonte de axé que passa pelo canal que se estabelece entre o Orí e o Orixá. A energia proveniente do sangue animal transfusa essa ligação que a partir daí passará a co-existir enquanto estivermos vivos.
Obs: O resto é invenção, nossa liturgia tem mais de 10 mil anos.
Axé.
Prezados, motumbá. poderiam falar um pouco sobre o caminho de oxalufã com omulu? Existe?
Ron,
Não existe ligação de fundamento entre esses Orixás, só o carrego que cada um trás individualmente.
Axé.
Boa noite, gostaria de receber informações sobre a qualidade kafugian! Descobri quase nada sobre…..só sei que é uma qualidade de oxalá. …
Desde já, agradeço.
Vinicius,
Não conheço, me parece um termo bantu.
Axé.
Gostaria de saber como faço o assentamento de oxala no ketu
QUE A paz de DEUS Reine sobre o mundo AMEM e obrigado
Gisela infelizmente essa informação não é de domínio publico.
Quando nos iniciamos dizemos que passamos pelos ritos sagrados e secretos, somente quem passa pelo ritual conhece os mistérios da iniciação.
Ire alaafia
Motumbá,preciso fazer um banho com folha de capeba,mas só achei ela seca,posso usar as folhas secas para o banho o tem que ser fresca.Desde já agradeço a resposta.
Nei o correto seria usar a folha fresca.
Que tal perguntar a quem lhe indicou o banho.
Ire alaafia
Olá Ney
Você está aonde? Caapeba é uma planta muito comum e que nasce em lugares úmidos, seja na mata, seja numa calçada. Moro uma região não muito periférica de São Paulo, e brota Caapeba aos montes nas calçadas!
Tente procurar melhor, na dúvida, volte ao lugar aonde lhe indicaram esse banho e peça ajuda.
Motumbá!
MORO NO TRIANGULO MINEIRO,E ACREDITE NUNCA VI UM PÉ,A REGIÃO É MUITO QUENTE.VOU ENCONTRAR SE DEUS QUISER,OBRIGADO.MOTUMBÁ ASÉ MOTUMBÁ!
baba dankó porque não se faz esse orixás nos iniciantes..ouço falar que não tem conhecimentos digo fundamento deste orixá..ha relatos ou não de pessoas feitas no brasil desse orixá
Andre,
Este Orixá tem uma função específica , é aquele responsável pelo portal entre a vida e a morte, saiba que nem todos os Orixás veem a cabeça do ser humano, alguns são ancestrais e cumpre uma unica função, porém, podemos ter alguém que seja de Bàbá Dankó, mais jamais este virá a incorporar seu filho.
Axé.
Boa tarde!
A bênção! Mo juba!
Por gentileza, qual o motivo de assentar Ogun’Já junto à Osogiyan?
Agradeço desde já!
Alexandre,
Eles se compõe como guerreiros e Ogun’Já, segundo as lendas, miticamente é filho de Osogiyan e Yemanjá, por isso são inseparáveis. Quando se assenta um, se assenta o outro e Yemanjá iyagunté.
Axé.
Muito obrigado pela explicação Babá Fernando!
A bênção, motumbá!
Saudações Ancestrais à todos!
Gostaria de saber a tradução da palavra IDORODOENAN ?
Grato!
Wellington,
Parece que juntaram duas ou tres palavras para formar essa palavra, portanto, fica mito difícil.
AXÉ,
Não existem qualidades de oxalá ou qualquer outro orixá, pois tais supostas qualidades ou famílias não passam de representações do mesmo orixá,segunda as mais de 15 nações/etnias africanas que os cultuavam,segundo sua própria cultura…as informações que eu vi neste blog não estão corretas pois se deixam levar por mitológias passadas que não correspondem a evolução do homem moderno..esqueceram-se que orixás evoluem de acordo a evolução da humanidade e de seus respectivos filhos durante suas novas reencarnações !
Paulo,
Existem formas de representá-los em regiões diferentes, daí originou termo caminho ou qualidade, apenas isso, se numa região a beiro de um rio o culto a Oxalá é colocado um arco e flecha , ele será reverenciado com o nome daquele local, etc, são pequenas variações que muitas vezes acompanham a vestimenta daquele Orixá, até mesmo seus Igbá. Acredito na evolução e tanto é assim, que não usamos mais fogão a lenha para fazer comida de Orixá e assim por diante. No candomblé não existe reencarnação, tão pouco um culto específico, cultuamos antepassados com o culto a Babá Egun, encaminhamos o egun de quem faleceu, festejamos no bom sentido através do axexê sua partida, etc. Reencaminhamos ao portal para um outro espaço familiar. Jamais reencarnar, nossa essência volta a sua forma original e por consequência a energia mariz.
Axé.
Tenho algumas dúvidas.
Orixala é feito ? Alguem vira para Orixala ?
Gabi,
Temos um post ” qualidades de Oxalá”, só pesquisar na barra lateral na abertura da página. Oxalá é uma corrutela de Orixanlá.
Ax[e.
Sua bênção bàbá Fernando!
Seria possível o senhor me passar o contato de Luizinho de Oxum?
Te agradeço.
Garcia,
Não tenho autorização dele para isso, mais se você o conhece posso falar com ele, passe-me mais informações.
Axé.
Eu não o conheço bàbá Fernando, e que li em um post seu uma vez uma referência para jogo de búzios de sua confiança aqui no Rio e como estou precisando pensei que poderia me ajudar, mas mesmo assim te agradeço.