Juana Elbein dos Santos escreveu que “devido a vários factores, a cultura Nagô – classificada como Yorubá pela etnologia moderna, proveniente do Oeste da Nigéria, centro e sul do Daomé, composta por grupos Òyó, Egbá, Egbado, Ijexá, Sabé e Ketu – influenciou todas as outras, quer seja a Gegê, proveniente de Daomé e cujos traços culturais são semelhantes aos dos Adjá, Fon, Ghuedá e Jegun, quer seja de origem Bantu”.
Foi, sobretudo nos terreiros que se mantiveram vivos os sistemas culturais herdados.
Os Terreiros
Os terreiros são comunidades de vida em que a visão do mundo Africana se mantém presente e viva; em que a reconstrução Familiar – Clã continua a subsistir e em que a vida comunitária revela os traços culturais dos Africanos.
Todos os membros se encontram unidos na mesma fé, protegidos pelos Orixás, submissos a uma autoridade religiosa e espiritual, na qual uma solidariedade económico-religiosa fundamenta a co-responsabilidade do trabalho.
Os membros estão unidos como uma parte num todo, por laços consanguíneos de iniciação e por referências a um mundo acompanhado pelos ancestrais.
A autoridade espiritual e moral é concentrada nas mãos dos “pais” ou “mães de santo”, chamados também de “Babalorixás”ou “Yalorixás”. O nome “mãe” e “pai” significa aqui que os adeptos aceitam uma segunda educação pelas mãos de pessoas significativas nas suas vidas. A educação numa nova vida, após serem iniciados no Candomblé.
Cabe aos chefes do terreiro presidir às cerimónias religiosas, receber os convidados, raspar a cabeça dos iniciados, supervisionar os rituais e apontar os novos iniciados.
A estrutura do Candomblé inclui duas categorias de pessoas: os iniciados propriamente ditos e os titulares, pessoas executivas e honoríficas. Os primeiros percorrem todo o processo formal de iniciação, do aspirante ao supervisor religioso do terreiro.
Há também um grupo ligado à hierarquia do terreiro, mas que não recebe (incorpora) as divindades. São as Equedes, consagradas ao serviço dos santos e atentas às filhas de santo quando estão incorporadas.
O segundo grupo, propriamente dito, é representado pelos “Ogãs”, pessoas que exercem um cargo executivo e honorário no Candomblé. Contribuem para solucionar problemas jurídicos e formam um corpo selecto de prestígio.
Os terreiros gozam de uma certa autonomia, mesmo que haja um relacionamento entre si. A autonomia é fonte de prestígio.
A adesão ao candomblé é um processo complexo, paulatino e que envolve um aprendizado minucioso de códigos religiosos que, é possível dizer, começa na iniciação. Tal aprendizado dá-se no âmbito das relações do grupo do terreiro ou da comunidade do “povo-de-santo”.
É também regulado pelo tempo de iniciação que, situando o iniciado dentro de uma estrutura hierárquica precisa, delimita posições e papéis. Assim, a inserção do indivíduo na comunidade vai sendo feita através da acumulação dos fundamentos religiosos que estabelecem o tipo de relação do indivíduo com seu Orixá e com os demais membros do culto. De uma forma simples, no Post anterior apresentei as principais posições e funções hierárquicas dentro do Terreiro ou Ilê, e abaixo recordo então, em ordem decrescente essa mesma hierarquia.
- Yalorixá ou Babalorixá: A palavra Iyà do Yorubá significa mãe, Bàbá significa pai.
- Iyaquequerê: Mãe pequena, a segunda sacerdotisa.
- Babaquequerê: Pai pequeno, o segundo sacerdote.
- Iyalaxé (mulher): Cuida dos objectos do ritual.
- Agibonã: A Mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação.
- Ebômi: Ou Egbomi, são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (o nome significa: meu irmão mais velho).
- Iyabassê: (mulher): Responsável pela preparação das comidas-de-santo
- Iaô: Filho-de-santo, iniciado, mas não tem um cargo atribuído, participa nos rituais (já incorpora Orixás).
- Abiã ou Abian: Novato. É considerado Abiã aquele que entra para a religião após ter passado pelo ritual de Lavagem de Contas e o Bori. Poderá ser iniciado ou não, vai depender do Orixá pedir a sua iniciação.
- Axogun: Responsável pelo sacrifício dos animais. (não entram em transe).
- Alagbê: Responsável pelos atabaques e pelos toques. (não entram em transe).
- Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
- Ajoiê ou Ekedi: Camareira do Orixá (não entram em transe).
Nota: Quando se diz que “não entram em transe”, não quer dizer que essas pessoas não tenham essa capacidade. Apenas que, para o desempenho das suas funções, não o podem fazer.
Estou fazendo 7 anos de obrigação e gotaria de tirar uma duvida.
Quais cargos posso receber além do edeka
Grato
Há muito tempo atrás fui a um terreiro, e lá a zeladora de santo me disse que eu era filha de Nanã, e pediu que eu levsse a ferramenta de Nanã pra que ela a preparasse pra mim. Como na época eu estava com muita dificuldade de passar no vestibular (pra Medicina), além de ter outras dificuldades na minha vida, ela me deu essa orientação. Não sei se, caso tivesse adquirido a ferramenta de Nanã, melhorasse a minha vida, só sei que as dificuldades continuam até hoje, tanto profissional, financeira e pessoal. Gostaria de saber se a ferramenta de Nanã seria boa pra mim. Grata
Nailsa com todo respeito, mas. A vida é este momento, oque estou escrevendo agora para vc, será passadopara mim quando vc vier a ler. Então não vai te adiantar nada pensar que a ferramenta seria boa ou ruim para vc. Não vou nem entrar em questões religiosas sobre este pedido, só posso te falar que viver deste passado não te ajuda em nada. Faça novo vestibular se for o caso, se profissionalize, vá atraz do objetivo que vc deseja, seja forte e determinada, isso é mais importante que vc pensar que a ferramenta……. Axé de paz e saúde e que Ogum te dê um bom caminho. Tomege do Ogum
Motumbá a todos!!!
Gosto muito do site e sempre que posso visito e leio tudo que vcs postam aqui. Obrigada pelo debate de qualidade!!!
Queria fazer então uma perguntinha, na hierarquia da casa de santo já ouvi falar em Egbê ou Egbé, mas não sei do que se trata esse cargo. Vcs poderiam me informar por favor!!!!
Obrigada.
gostei muito do saite esta de parabens
gostei muito do saite esta de parabens muito aseo
gente ,o que é o ritua de lavagem e o bori?
é que estou em duvida sobre o que é ser um abiã…
obrigada desde já.
Olá Larissa,vc pode dar uma lida no post bori,lá fala direitinho como é ritual.Lavagem tá muito solto,vc pode estar se referindo a lavagem das contas,ou guias que os abiãs recebem,na cor do Orixá dono do Ori.
axé
Gostaria de saber qual é a função de um e o que faz um babalaxe obrigado
Claudia são poucos os babalaxe, o mais comun são as yalaxé, que são as mães do axé, não são yalorixas, são um tipod e assitentes das Yás, são pessoas carismáticas e que conhecem bem o axé (casa) e tem a função de ensinar os mais novos, acolher os mais novos no axé. Tomege
Boa tarde
Poderiam abrir um tema sobre cargos na Nação Angola?
obrigada
Oi Viviane
Encontrei nesse site de forma resumida os cargos em Angola. Como já ouvi essas expressões, acho que é confiável
AXé
http://paulodeoxala.sites.uol.com.br/html/angola.htm
oi boa tarde!queria saber o que significa a palavra dofona?vejo tanta gente falar esse nome mais nunca pergunto o significado. sou meio Orgulhoso, mais sei que pra jente apreder temos que pergunta,mais prefiro pesquisar!!!
Olá jùnior
Dofona é a primeira pessoa do barco. O que é barco?
Bom é quando mais de uma pessoa entra para fazer obrigação de iniciação no candomblé. Então a primeira pessoa é dofona, a segunda dofonitinha, fomo, fomutinha, gamo gamutinha e por aí vai.
Gostaria de saber com detalhes qualafinção de uma mãe criadeira em nossa religião.
Agradeço aatenção,
Mutumbá
Solange não dá para detalhar essa informação porque ela se confunde com várias outras funções de uma casa. Criadeira é aquela que cria literalemente o yaô, dorme no roncó, dá comida, se for preciso vira o Orixá da pessoa, se for preciso faz as pinturas rituais, prepara as roupas, cuida de tudo do yaô, então só mesmo no dia a dia que vc saberá exatametne até onde pode ir nesta função sem interferir nas demais funções que estão interligadas numa feitura de yaô. Tomege
Nelson, obrigada pela sua atenção, mas ainda complementando minha pergunda anterior, gostaria de saber se numa casa de santo uma ekedi pode ser mãe criadeira, ou seja ganhar este posto.
Agradeço mais uma vez a atenção.
Solange acho que o motivo de termos tantas distorções no candomblé é falta de conhecimento ou descumprimento de certos valores que fazem parte dos fundamentos da religião, não estou falando de vc ou por causa de sua pergunta, é só uma reflexão, por que esta sua pergunta já foi feita por outras pessoas e isso me indica que os zeladores ou membros da comunidade religiosa orientaram de forma equivocada. Se é que este é seu caso, de ser ekdji e ter sido ventilado a possibilidade de vc ser criadeira, como foi nas perguntas anteriores. Solange, isso não e aborrece, a pergunta não me aborrece, pelo contrário fico feliz de ter pessoas como vcs que buscam informações e desejam fazer o correto, tb não estou afirmando que minha reposta seja a absolutamente correta e eu seja o sabichão do candomble, mas vou te explicar com argumentos que creio que sejam mais plausiveis. Solange, essa é uma função exclusiva de rodantes, a pessoa será a 2a mãe do yaô, e em caso de falta da mãe de santo, é na criadeira que o filho deve buscar o primeiro apoio e se for o caso deve se tornar filho de sua criadeira, isso é o que aprendi como correto, porque assim a pessoa não sai de sua raíz nem de seu axé. Se a criadeira for uma ekedji este conceito fica quebrado, esta função deixa de ter sentido, por que a ekedji não poderá fazer o necessário para este filho em caso de necessidade. Só por isso. Mãe criadeira é para a vida toda e não só numa feitura, criadeira tem muita importancia durante toda a vida do Yaô. Tomege
Porquê falam que Ayra é uma qualidade de Xango que na verdade não é?
Nelson, mas uma vez agradeço sua atenção e esclarecimento, percebo que vcs são pessoas sérias realmente. Com relação a minha pergunta esclareço que sou Ekedi e não recebi em minha casa o posto de mãe criadeira, mas já criei dois barcos de Ogã e Ekedi e nunca criei rodante e segundo meu zelador, ele mesmo já foi criado por uma Ekedi em uma de suas obrigações, por isso a minha curiosidade em saber se no meu caso poderia um dia receber este posto.
Obrigada.
Solange no seu caso vc foi criadeira de seus pares, o que não é totalmente vedado, mas o conceito que descrevi acima tb vale apra ogã e ekedji na falta do zelador, ele devem se reportar a criadeira deles para as futuras obrigações. No caso das obrigações intermediarias como as de 1, 3 e 7 anos não há criadeira, há uma pessoa que auxilia a zeladora, mas não criadeira formal, então o seu zelador não teve uma criadeira ekedji, porque criadeira é só e exclusivamente na iniciação, justamente para que haja este vinculo de “mãe substituta”. Tomege
Alexandre concordo com vc que Ayrá não é Xangô. Mas como cultuá-lo em separado se seu culto se perdeu da grande maioria das casas e somente umas poucas detem este conhecimento? Seria muito bonito ver este culto resgatado, e pelo que eu soube, no Engenho Velho há este culto individual. Mas somos ainda muito limitado como religião notocante a troca de informação confiável e verídica, por isso a maioria das casas de candomble faz desta forma por desconhecimento do culto original, mas não por vontade, ainda cultuaremos Ayrá como Orixá individual e não como qualidade de Xangô, será uma grande revolução e resgate para nossa cultura religiosa. Tomege
Obrigada Nelson, sua resposta foi muito esclarecedora.
Axé
Olá,
estou procurando de terreiros de candomblé aqui na região do ABC, em São Paulo, mas não encontro os endereços, apenas nomes.
Por favor, se puderem me indicar por email eu agradeço.
Grata,
Helena
Olá Helena
Na página pessoal do prof, Reginaldo Prandi,vc tem uma lista de casas tradicionais em São Paulo.
Pode buscar pelo google que aparece a pagina dele
AXé
Olá,
estou a procura de uma resposta q ñ encontro,será q algum d vcs pode me dar essa resposta?umas amigas minha é de candomble elas a maioria é abian e algumas delas reclamam que quando vira no santo,mesmo elas encorporada não perdem a conciência,e elas ficam com medo de dizer isso a mae de santo porq elas tem medo de serem julgadas ou sei lá,fico com pena delas,porq depois elas ficam até chorando dizendo q elas não querem fazer isso e que elas ñ querem ouvir mas nd elas acho q estão se sentindo marmotando a pulso o que elas podem fazer com essa cituação? me ajudem pra que eu possa ajudar elas?vocês podem me ajudar?
me envia a resposta pelo meu email ok se der?
obrigada…
Ana…
Ana,
O correto seria que as abians quando virassem no santo fossem acordadas imediatamente, e por que? Por que não estão preparadas para a incorporação do Orixá, se não, para que fazer santo? Entramos aí na liturgia do Orixá, na sua preparação, no encaminhamento, na doutrina, se não o próprio zelador perde o foco naqueles abians em questão, ou designar uma ebomi para dar atenção a eles, acorda-los, aprender a deixar o erê, etc. Converse abertamente com seu zelador e de essas sujestões, que aí o problema acaba. O que acontece é que o santo vai embora, foge no bom sentido, não há sustentabilidade espiritual. A pessoa fica acordada em choque de transe e, é horrível. Isso pode-se tornar um vício de axé posteriormente. Muitos zeladores se preocuparem com as visitas, com o turbante na cabeça, com uma infinidade de contas no pescoço, tanta coisa que esquecem de seus filhos abians, é por isso que dizem que ‘Abian não tem casa”.
Axé,
Fernando D’Osogiyan
olá,
Olha Fernando estou muito agradecida pelos seus conselhos viu? vou passar isso para meninas que são abians,e olha tambem lá onde elas estão recolhem sim rapidamente o santo dos abians sim ok? e eu tbm estou começando agora lá e tambem é bom que eu já fico sabendo das coisas como são, e como deve ser feitas.obrigada.
Ana.
Esse site me ajudou a esclarecer mts dúvidas, gosto mt de ler as matérias
boa noite….
eu me chamo claudia sou medium mas só recebo da esquerda e procurei um terrero … e estou supreendida com os resultados apartir de hoji nao sou mais medium estou frequentando um terreiro muito bom ms campo grande grato
claudia,
a palavra mediunidade independe de religião, todos as pessoas que nascem tem espírito, Orixá, Inkísse, Vodun, etc. Cada um adequado ao seu segmento religioso, onde se identifica. Essa descoberta é fantástica e me parece que aconteceu com você. Espero que você se centralize para sempre por que nem de esquerda e nem de direita,OK!. Centrada sempre.
Boa sorte,
Fernando D’Osogiyan
montubá eu quero que vcs mim esclareca duas palavras delfona e macota o que singnifica.
Eula o termo Dofona/o é indicativo do primeiro yaô do barco, que tanto pode ser de um único yaô como de vários yaôs, o primeiro será sempre o Dofono, seguindo todo um grupo a começar por dofona, dofonitinha, gamo gamutinho, fomo, fomutinho e por aí vai uma série de nomes. Makota é o mesmo mais velho (egbomi do Ketu) só que este termo makota é de Angola, onde não existe este conjunto de nomes dofona etc etc etc. São de segmentos distintos. Tomeje
Prezados
Boa noite !
Gostaria de saber o seguinte :
Tenho minha casa de coração ,adoro meu zelador ele é muito sério e tradicional sei que o jeito dele e na verdade tb sou um pouco timida ai já viu complica tudo rss .Tenho certeza que é lá que desejo ficar. Mas tem alguns assuntos que não me sinto a vontade para falar será que poderia jogar apenas uns búzios sobre esse assunto na casa de uma amiga ? Isso é errado ? Ela sabe que sou de uma casa e não farei nada mais que jogar uns búzios até para confirmar meu orixá. Uma amiga que é Ekedi disse que isso é normal até entre os pais de Santos uns joagarem para os outros. Por favor, uma luz !!!
Parabéns por esse blog encantador . Adoro!!!
Axé
Baiana realmente não há proibição de jogar com outros zeladores, mas isso está ligado única e específicamente a saber seus Orixas, isso é para não haver dúvidas. Mas depois que vc já escolheu sua casa o correto é que se façam as consultas com seu zelador, não se aprende com outros assunto de sua família, não é assim? então eu não concordo que vc vá procurar outro jogo nesta situação. Por mais que ele tenha o jeito dele, ele é zelador para esclarecer os filhos. Sobre os zeladores jogarem uns para os outros isso deve ao fato de que não se pode jogar para sí, pois se encorre no risco de “mascarar” a informação, entende? Se for assunto de sua intimidade, converse e peça licença ao zelador para fazer o tal jogo, mas se não for algo assim tão íntimo o ideal é jogar com ele mesmo. Tomeje
Não sei o por que, que tudo em minha vida não da certo.
tem uma resposta pra mim, dentro do candomblé?
se tiver por favor queira me informar.
obrigado.
sem mais
marcos monteiro
Marcos Monteiro o caminho pode sim ser a religião, não únicamente o candomblé, mas a religião, afinal o candomblé não tem mágicas, como muitos apregoam por aí, que podem resolver seus problemas em sete dias. Nosso blog fala sempre que toda religião é boa, que todas te dão equilíbrio emocional e espiritual, basta que vc se encontre e se sinta bem, o restante virá com o tempo e trabalho, quando digo trabalho, estou me referindo principlamente ao trabalho de nos connhecer e nos moldar, entende? Tomeje
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site e principalmente o conteúdo muito instrutivo e ajudando as pessoas a entenderem melhor o candomblé.
Também tenho uma duvida quando aos meus orixás, já fui informado que preciso me cuidar mais isso em uma casa de candomblé, pois meus orixás não são da umbanda, isso e correto.
Resido na cidade de São Paulo capital na zona oeste
Gostaria de saber se alguém pode indicar uma roça de candomblé nessa região
Ficarei muito agradecido.
Arnaldo desde que eu conheci a religão e foi numa umbanda eu soube que meu caminho era o candomblé. Acho isso que lhe foi dito de uma honestidade e seriedade sem par, muitos não fazem isso, tentam a todo custo manter os filhos em suas casas, em certos momentos até deturpam suas casas e suas raízes apra poderem absorver filhos, estou falando de casas de umbanda que cultuam orixás que tradicionalmente não são cultuados em umbanda (Ewá por ex) e de candomblé que cultuam entidades que não fazem parte do candomble (Pombagira por ex.).
Em SP há um movimento chamado “guerreiros do axé” e “jornal do axé” que sempre trazem boa informação sobre casas em SP. Além disso no google “pagina pessoal de reginaldo prandi” existe uma lista de casas em SP. Vc pode consultar os dois. Tomeje
Senhores, contamos com seu apoio e engajamento nesta “oferenda” à nossas florestas, para que esta campanha em prol da conservação de nossas matas se solidifique e tenhamos cada vez mais nossas matas fortes e belas com seus conservadores ambientais atuantes. Asé
Olhar de Oiá!
Campanha pelas Oferenda responsáveis e sustentáveis nas Matas Brasileiras para os que cultuam as forças da Natureza, começa dia 20.
Engaje seu Ilê ou igreja ou templo para receber a o Painel itinerante.
Com apoio e engajamento do Pai de Santo Francisco de Osun, o primeiro Pai de Santo a assumir a proposta, o Projeto Ecolambelambe/Ecofotografias, da fotógrafa Malouh Gualberto com curadoria do artista plástico, fotógrafo e artista gráfico Odilon Cavalcanti, estendendo seu espaço de atuação na divulgação de imagens e informações ambientais para entidades religiosas que louvam a Mãe Natureza, ou que dela se utilizem, lançando a idéia do oferendas responsáveis e sustentáveis, com a proposta do replantio de árvores e oferendas biodegradáveis, sem utilização de velas, para evitar o imenso risco de incêndios florestais, principalmente em áreas de mananciais. A idéia, acrescenta, é evitar garrafas de vidro e pets que, além de poluir, ainda causam risco a crianças e animais, trocando-as por oferendas sustentáveis – como sementes pertencentes à biodiversidade da mata onde é feita a oferenda , por exemplo. A idéia é fortificar as matas de onde entidades de várias religiões tiram sua força e inspiração, respeitando-as e conservando-as. O Brasil é pleno de religiosidade e assim deve dar este exemplo. Bom que se diga e remarque que diversas religiões se utilizam das matas como foco de suas orações e oferendas e todas elas, indistintamente, precisam de se conscientizar desta necessidade urgente de se conservar o que sobrou destes mananciais e reservas.
O grupo Ecofotografias itinera, atualmente, uma mostra nos Parques Estaduais contemplados pelo Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica – no momento sua exposição “Trilhas do Olhar” está no Parque Carlos Botelho, em S. Miguel Arcanjo até 21/12/2009.
O primeiro terreiro de Candoblé a abraçar à idéia é o Ilé Asé Iyá Osun será o de Osun.
No próximo dia 20/12/2009 –na Festa de Iansã (ou Oyá), que é uma das entidades evocam a sustentabilidades, já que representa os ventos, que fazem a distribuição das sementes em seu corpo, Francisco de Osun, Presidente do Instituto Afro religioso Ilé Ase Iyá Osun lançará a campanha durante a Festa, expondo em lugar de destaque o painel que a representa. A idéia é conscientizar a todas as religiões da necessidade de respeito e dedicação a sustentabilidade de nossas matas.
Serviço:
Data dia 20/12/2009
Às 17:30 hrs
Endereço R. Almirante Marques,284- Bela Vista
Telefone: 11 32538950
Estudio Ecofotografias
ecolambelambe@terra.com.br
Meus caros nos enviem material para divulgação. Entrarei em contato pelo email que vcs deixaram aqui. Vamos ver oq ue podemos lhes ajudar, é sempre de grande valia abordar assuntos novos. Tomeje do Ogum
Olá.
Gostaria que vcs colocassem um post á respeito da história do adja sua função no culto e seus toques tenho interesse mais não encontro nenhuma informação. Muito obrigada. Axé.
ola boa noite eu nao sigo nenhuma religiao minha famili e e evangelica e arrumei um namorado que frequenta terreiro trabalha mais para a direita estava me explicando um pouco mais nao consigo entender tenho um pouco de medo gostaria de saber melhor sobre a religiao a funçao de cada pessoa no terreiro pelo que sei a direita recebe espiritos do bem e a esquerda do meu isso? estou meia perdida e gostaria de saber melhor ……..fico muita grata se me esclarecer essas duvidas
Carol essa coisa de “direita e esquerda” é uma forma diferente de falar de deus e de diabo, bem e mau e estas coisas de sincretismo, te recomendo que vc leia o texto “Pecado”, clique na foto da Dayane e produre este texto. Carol nenhuma das religiões ou segemtnos religiosos de matriz africana deveria ter esta posiçãod e acreditar em diabo, pois o diabo não faz aprte da cultura africana, foi imposto ou aceito aqui no Brasil e agora é dificil de separar as coisas, mas como eu não creio em diabo eu não posso falar muito dele, mas posso te falar que vc pode ler muito aqui no blog e enteder alguma coisa sobre a religião, te recomendo tb que vá clicando nas fotos e lendos os textos que lhe chamarem atenção pelos títulos e não se esqueça de ler tb os comentários destes textos. Acho que vai te ajudar. Tomeje
Eu acho que faltou um cargo; Não sei se é bem um cargo de dofono, dofonotinho..
Evaristo estes não são cargos, são a hierarquia dos barcos. Dofono, dofonitinho, gamo, gamutinho, fomo, fomutinho, vito, vitutinho e outros. Mas não são cargos. Tomeje
olá , gostaria de saber qual é o significado de dofona ? eu sei que é a primeira pessoa do barco, mas gostaria de saber o que significa esse nome .
OLÁ, EU SOU DE OLINDA PERNAMBUCO. EU NÃO FAÇO PARTE DO CANDOMBLÉ MAS TENHO UMA GRANDE ATRAÇÃO E ADIMIRAÇÃO, ALGUNS FAMILIARES DO MEU AVÔ PATERNO JA FIZERAM PARTE (MINHA BIZAVÓ ENTRE OUTROS), EU TOCO NUM AFOXÉ, E GOSTO MUITO DE LER SOBRE O CANDOMBLÉ, PROCURO CONHECER E ME APROFUNDAR MAIS, TENHO VONTADE DE FAZER O JOGO DE BUZIOS MAS AINDA Ñ TIVE CORAGEM, MUITAS PESSOAS DO AFOXÉ Q FAÇO PARTE DIZEM P/MIM FAZER… ESSA SEMANA TIVE UM SONHO, QUE EU ACHEI ESTRANHO ( EU SENTADA DE JOELHOS EM CIMA DE UMA ESTEIRA DE PALHA, VESTIDA TODA DE BRANCO, E UMA PESSOA QUE EU NÃO CONSIGO LEMBRAR DA FEIÇÃO, RASPAVA TODO MEU CABELO, EU EU CHORAVA MUITO, E ESSA PESSOA AFIRMAVA QUE EU TINHA QUE RASPAR, E RASPAVA COM UMA NARVALHA OU ALGO PARECIDDO NÃO LEMBRO BEM) SERA QUE ESSE MEU SONHO TEM ALGUMA LIGAÇÃO COM O CANDOMBLE?
jéssica,
Dofomo quer dizer primeiro, Dofonitin é segundo, Fomo é terceito, fomotin o quarto, vimo é quinto, etc, corresponde como você disse a um barco de Vodunces, pois estes termos são oriundos da nação Jeje que acabou se popularizando e incorporando-se em várias nações, inclusive o Ketu.
Axé,
Tatiane,
Seus amigos já responderam e tiraram suas dúvidas, procure uma boa casa, faça um jogode búzios e veja seus caminhos.
Axé,
Obrigado pela resposta, visito esse site quase todos os dias, sou da umbanda com candomblé, e como estou começando agora nessa religião, gosto de ir atraz de aprendizado ,
axé,
Olá
Bom minha história é um pouco longa mas irei encurta ao máximo, fui feita no santo a 12 anos atrás, não fiz todas minha obrigações, minha mãe veio a falecer e eu procurei outra mãe, fiz todos os procedimentos (tirei mão de vumi, bori etc..) só que ela me disse que tenho que raspar a cabeça de novo por que o santo que minha outra mãe fez ela acha que não foi o certo etc.. , e despachou meu iba.
Isso não é só, somos poucos filhos na casa, e ela não quer saber se sábado ou Segunda ela marca com clientes dela e quer chegar no ilé e encontrar tudo pronto, ( limpo, arrumado, e os ebós prontos, banho etc…e não tem hora pra acabar ) amo essa religião. Mas não sou escrava dela trabalho, estudo e tenho filhos pequenos, tem dia que tenho que preparar uns 15 ebos cuidar do ageum e depois de tres dia ir levantar as coisas por que ela tem que atender outro clientes e não pode, não é só um irmão ela quer que todos vão ( detalhe o ile fica -+ 150 km de São Paulo),
Minha duvida é sou abian nessa casa por que ela não aceita minha feitura anterior, até ai tudo bem, só que quando os filhos estou todos ocupados com a vida particular (estudo, trabalho e filhos até mesmo uma festa pra ir entre outros a fazeres coisas que qualquer religião tem ou não tem ?? ) ela prepara oro para exu e ai ele vem gritar e xingar os filhos dizendo que Ya faz tudo e nos somos ingratos, e que ela não precisa de ninguém, e que (o exu) vai colocar os iba exu nas nossas costa e chutar a gente do ilé
No meu outro ile tinha nada disso éramos pouco irmão e eu não tinha que fazer 1/3 que faço agora (uma verdadeira empregada) e era perfeito ajudava sim a cada 15 dias, ou dia de festa (ai não tem como não ralar), eu nunca fui humilhada por entidade nenhuma.
Não conhecia esse lado você tem algo a me dizer ou até mesmo me orientar.
Obrigada acho que é mais um desabafo..
Maria Helena se vc foi feita, vc não é abiã em casa nenhuma. E isso de achar que seu orixa foi feito errado é um grande equívoco, ela tem afirmar baseada num bom jogo e na conversa com o seu orixa. Qaunto ao restante, saia disso, nunguém merece um tratamento deste, saia e seja feliz. Isso nos causa uma tristeza incrível e indiscritível. Saia com urgencia e não de atenção as ameças que ela vai fazer, são só ameaças e nada mais. Procure no google por “pagina pessoa de reginaldo prandi” lá vc pode´pesquisar boas casas em SP. Tomeje
Estou passando algo parecido como a Maria Helena descreveu acima.
A 12 anos eu procurei um terreiro de candomblé e minha zeladora fez meu santo após 10 anos ela veio a falecer mas durante este tempo eu não dei idade ou seja não fiz as obrigações de um, três, cinco e sete anos.
apos o falecimento de minha zeladora eu procurei outra zeladora que me fez fazer obrigação novamente (raspar a cabeça, e todos os procedimento da feitura), quero saber se era necessário eu fazer tudo de novo ou apenas dar minha idade. E se for pra dar idade qual e o tempo ideal?
Obrigado pela sua atenção.
Olá RODRIGO
GEralmente quando o zelador morre precisamos mudar de pai ou mãe(tirar a mão de vumbi) no seu caso isso seria o bastante,raspar só se raspa uma vez,só se nasce uma vez.Obrigações de 3 e sete o ideal eh que fossem feitas ao seu tempo,mas se foram feitas vc deve ir acertando cada uma delas.Não sei lhe dizer se é possível fazer as duas juntas,talvez seja.Mas obrigação de cinco anos é algo realmente que pouco tenho ouvido falar,já vi alguns sites mencionarem,mas no geral no candomblé, só se faz 1, 3 e 7 anos.
AXé
Primeiramente quero agradecer por me responder a altura, tenho mais uma duvida, pra eu tirar minhas coisas do ile, como devo proceder tenho que arrumar um ile antes, lá só tenho um iba bori e assentamento de exu.
Agradecida mais uma vez
Maria Helena depois de tudo que vc relatou dessa pessoa eu no seu lugar não voltaria nem pra pegar os ibás, sinceramente não merece esse esforço de sua parte.
Rodrigo eu semrpe acho que não é preciso raspar novamente, mesmo quando trocamos de segmento,mas tem casas que raspam, eu acho desnecessário. Sobre as opbrigações, bastaria um bori pra isso, e que poderiam ser feitas as obrigações de um e tres anos juntas, depois de alguns meses ou um ano após vc vc poderia ser novamente recolhido pra dar os sete anos, isso tudo sem raspar. Tomeje
olá!!!
gostaria de saber alguma coisa sobre minha vida.
meu nome é marta helena silva da silva
nascida dia 8/05/1970
moro atualmente em Minas Gerais
alguem me responda por favor
Marta nós não fazwemos nem recomendamos consultas via net, para saber com certeza qual é o seu Orixá, ou asuntos da sua vida, procure um jogo de búzios é a melhor forma. Nunca se guie pelo que te falam tomando por base sua data de nascimento, seu tipo físico e nunca faça jogo por internet, O correto é uma consulta pessoal com um bom zelador. Antes da consulta procure informações sobre a pessoa, e se é de fato Candomblé. Tomeje do Ogum
Olá a todos, sempre busquei algo nao sabia exatamente o que, até abri os olhos para o amor da minha vida, um ogan lindo e encantador que me ensinou o encanto do candomblé, temos tentado encontrar um terreiro próximo para nos achegarmos mais , porém aqui na nossa cidade não tem, tem muita ubanda , mas terreiro de candomblé não, gostaria de pedir a todos que souberem de um terreiro de candomblé proximo do Piaui me informasse, ficarei extremamente agradecida, estamos interessado tb em estados vizinhos.
grata
Nelson
Encontrei este blog por acaso , mas me encantei com as suas respostas, sempre coerentes com a religião, nunca dá conselhos que possam prejudicar as pessoas, pelo contrario , já vi conselhos que outros não dariam . por isso gosto de ver sempre os comentários e suas respostas.
Você está de parabéns, não sou do candomblé frequento uma casa de umbanda onde sou mãe pequena do terreiro de minha mãe carnal e estou me preparando para poder substitui-la quando ela precisar se ausentar, amo a umbanda e acho muito lindo o candomblé , o verdadeiro, não como vemos muitos por ai que mudam os preceitos como querem. No meu caso fui borizada na candomblé há muitos anos pela mãe de santo da minha mãe pois ela não pode colocar a mãe em meu ori, tenho um outro pai que está fazendo isto pois a anterior nunca mais falou conosco, mas nunca virei no santo, tenho os meus orixas da umbando e os amo muito pois me ajudam muito quem sabe um dia lhe convido para conhecer.Obrigado
Enaile eu tenho informação da federação de canomblé e umbanda do Piauí, é o máximo que posso te indicar neste momento. Mas desejo toda felicidade a vcs dois, muito axé minha irmã. Tomeje
Simone obrigado pelo comentário, ficamos gratos e felizes em fazer um bom trabalho de ajuda aos nosso irmãos, volte sempre e fique a vontade pra responder tb. Obrigado. Tomeje
Senhor Nelson Souza
Agradeço muitissimo a atenção, qual o endereço ou telefone da Federação?
grata
Enaile procure no google pro federação de umbanda do Piauì. Ele poderão te indicar casas de candomblé tb. Tomeje
Olá estive visitando o seu site e de alguma forma não sei porque senti confiança e achei muito interessante a sua trajetória, tenho algumas dúvidas quanto a fazer o Santo. Poderia me responder se há como e se é certo trocar o Santo de Frente e colocar o segundo santo no lugar?
Exemplo; se sou filha de Iasan (Santo de frente) e tenho um temperamento muito forte.
se o segundo Santo vamos supor que seja Oxum (filhos de temperamento mais calmo)
Eu posso nesse caso entregar minha cabeça para Oxum para acalmar o meu temperamento.
O primeiro santo aceita isso, eu não vou ter problemas e nem cobrança do meu primeiro santo?
Por favor gostaria que me respondesse essa pergunta seria possível.
Obrigada aguardo uma resposta, por favor me retorne.
meus agradecimentos.
Sueli, não há lógica em trocar orixás na cabeça de ninguém. Quem é de Oyá nasceu pra ser de Oyá, quem é de Oxum nasceu pra ser de Oxum. E cá pra nós as duas têm temperamentos diferentes, mas quanto a calma, eu já não concordo que Oxum seja tão tranquila assim rsrsrs.
Sueli, imagina se você fosse um orixá e Olorun (Deus) determinasse que você viesse como energia de uma pessoa e de repente viesse um alguém e te colocasse em segundo plano na vida desta pessoa e prestasse mais homenagens a um outro orixá que não fosse você. Você gostaria disso?
Nossos caminhos são determinados por Olorun e não cabe a uma outra pessoa tentar modificar. É aprender a ser de Oyá (olha que eu pratico isso todos os dias rsrsrsr).
Axé!
Sueli, não há lógica em trocar orixás na cabeça de ninguém. Quem é de Oyá nasceu pra ser de Oyá, quem é de Oxum nasceu pra ser de Oxum. E cá pra nós as duas têm temperamentos diferentes, mas quanto a calma, eu já não concordo que Oxum seja tão tranquila assim rsrsrs.
Sueli, imagina se você fosse um orixá e Olorun (Deus) determinasse que você viesse como energia de uma pessoa e de repente viesse um alguém e te colocasse em segundo plano na vida desta pessoa e prestasse mais homenagens a um outro orixá que não fosse você. Você gostaria disso?
Nossos caminhos são determinados por Olorun e não cabe a uma outra pessoa tentar modificar. É aprender a ser de Oyá (olha que eu pratico isso todos os dias rsrsrsr).
Axé!
Em primeiro lugar gostaria de agradecer muito a sua gentileza em responder e me dá esclarecimento.
Quando vc tem dua santas brigando pela mesma cabeça, uma está um pouco mais adiantada que a outra, a que está adiantada é a mãe da cabeça ou nem sempre necessariamente . E quando acontece de alguém passar a segunda santa na frente e raspa para ela o que acontece?
A primeira santa aceita issso, ou vem cobranças em cima do filho.
É verdade que quando a Santa quer que o filho raspe, ela judia do filho, tirando-lhe emprego,deixando-lhe doente e prejudicando o filho para obrigá-lo a fazer seus desejos?
Gostaria de saber mais uma coisa: Quando você segue uma umbanda voce tem um Santo, com o tempo esse Santo pede sua cabeça no candomblé?
E quando voce raspa, o Santo é o mesmo ou existe um Santo na umbanda e outro Santo no candomblé?
Desculpe as minhas perguntas, é que realmente não tenho nenhum conhecimento no Candomblé, mas preciso muito de ajuda, para não me perder ao invés de me achar, entende. Espero anciosa por uma resposta.
Meus agradecimento
Sueli há uma faze improtantíssima no candomblé e que ajuda a resolver muitos assuntos como o seu, é a fase de abiã (O não iniciado) é nesta faze que as pessoas aprendem o mínimo pra poderem resolver se vão entrar ou não na religião. Como disse a Daya, não há lógica em trocar orixas como os seus. Oyá realmente é agitada sim, ms conheço diversas Oyás que são tranquilas e bem centradas, ser de Oyá não faz da pessoa uma “destrambelhada” rsrsrsrs. Pode ocorrer sim de na umbanda a pessoa ser de um orixa e no candomblé ser de outro. Minha irmã leia sobre as diferencasç entre os segmentos e vc vai entender os motivos disso. Vá com muita calma neste momentol temos material que pode lhe ajudar sim, vá lendo aos poucos e tirando as dúvidas aos poucos tb, um pergunta de cada vez rsrsrsrsrs axé e seja bem vinda. Tomeje
‘ser de Oyá não faz da pessoa uma “destrambelhada”’
Nelson Souza.
(Não necessariamente uma destrambelhada, mas quaaaaase isso rsrsrsrsrsrsrs)
Axé!
Boa tarde,
Gostaria de ressaltar que o candomblé é maravilhoso e que não tive ainda oportunidade de ir a um terreiro.Quando eu fui eu era muito pequena e fui assistir a uma amiga de minha mãe deitar para o santo chamado OXUM,foi muito lindo a homenagem e a festa também.Hoje estou desesperada pois na minha casa nada anda para frente e minha vida também em todos os sentindos está muito ruim.Gostaria do endereço para uma consulta ou mesmo o telefone pois eu tenho certeza que os orixás irão me ajudar.
Obrigada
Ana Claudia dos Santos
Ana o primeiro passoé entender que o candomblé é só uma religião, como qualquer outra. Por mais que se tenha uma idéia de que existem magias e milagres instantaneos no candomblé isso não condiz com a realidade, o orixa pos ajudar sim em diversas ocasiões, mas como em toda religião, a sua conduta, o seu interesse e sua força de vontade será fundamental apra obter sucesso ou se livrar de problemas. orixa aponta um caminho, nos cabe percorre-lo e entender as indicações o oportunidades. Nós não fazemos consultas, a excessão do Fernando de Oxaguiã, então o meu conselho ´eque vc procure uma casa de sua confiança e jogue com esta pessoa. Tomeje
Parabéns!
O site é muito instrutivo e fácil de acompanhar.
Sou da Umbanda e como umbandista tenho muito respeito e carinho pelo Candomblé e pelo espiritismo kardecista; assim como todas as religiões, enquanto manifestações de fé.
Axé à todos!
eu queria saber qual e o meu santo
thierre de freitas silva
naicido.15.01.1991
thierre,
Para saber seu Orixá, somente através do jogo de búzios poderá obter um parecer. Data de nascimento não revela o Orixá. A vivência num Ilê Axé, o tempo de abian, acompanhamento dos zeladores, obrigações, com certeza indicará com absoluta certeza (sem achismos) o seu verdadeiro Orixá.
Axé,
bem agradoco pelo espaco aqui deixado gostaria de saber qual o meu orixa minha data de nasc 23/02/1976
tanaka,
Para saber seu orixá somente através do jogo de búzios obterá um parecer, em uma casa idônia. Data de nascimento não revela o Orixáda pessoa.
Axé,
Olá! Quero um esclarecimento Qual é a função de um Ogancom cargode ” Opaotun” não sei se escreve assim.
Li que é o lado direito. Mas não consigo encontrar como cargo. Grata
Alessandra,
Opaotun- é o que está a direita, o que vem imediatamente depois, pode estar ligado ao segundo alabé da casa ou segundo axogun da casa.
Axé,
Bom dia Fernando.
Obrigada pelo esclarecimento. Tenho outra duvida… Na casa aonde meu marido é Ogan é Ketu – Engenho velho. Queria conhecer um pouco mais sobre engenho velho. sabe onde posso encontrar. Abraços
Alessandra,
Entre no site “Ilê Axé Iyá Nassô Oká”, casa branca do Engenho Velho. O registro mais antigo de uma casa da nação Ketu no Brasil, através dela, nasceram o Gantuá (Gantois) e Opo Afonjá.
Axé,
oi,boa noite,gostaria de saber o que posso fazer,pois minha babalorixa faleceu hj,só tem um detalhe estou afastada de terreiro á mais de 9 anos,pq o meu esposo ñ aceita e tem tb um outro detalhe moro no quintal do meu sogro,o que eu faço me ajude.
Rosilane vc me perdoe, me de agô, mas eu não entendo uma relação onde um proibe o outro de fazer aquilo que o outro gosta masssss. Minha irmã o caminho é vc procurar outro zelador pra tirar a mão da sua zeladora, sua Yalorixá. Tomeje
ola gosto muito da hitoria e do proprio candomble ja vi e li muita coisa sobre essa linda religião na internet agora gostaria de conhecer e participar dos cultos de candomble mas não conheço nenhum terreiro na zona sul de sp como faço pra conhecer melhor e participar do candomble
Laroye procure na net/goggle o site “pagina pessoal de reginaldo prandi” lá tem uma lista muito confiável de casas em SP. Bem vindo a religião meu irmão. volte sempre e pergunte sempre. Tomeje
oi carol,tudo bem?axe
pergunta
bom dia, gostaria de saber que pode usar colar africano? o que significa este colar?e quais as cores deste colar para Ogun já e oxossi?
pois gostaria de dar ao pai desanto e ao pai pequeno da casa que me ajudaram qdo precisei em forma de agradecimento.
desde já agradeço
luisfdsantos@yahoo.com.br
Luis algumas casas não permitem que pessoas menos graduadas deem colares (fios de contas) às pessoas mais graduadas. Então, acho mais prudente vc perguntar antes se pode. Além disso as cores podem variar de acordo com o segmento. É melhor perguntar antes ao próprio zelador.
Meu irmão/a com certeza vc já viu o que está acontecendo no RJ, MG e SP. Há como vc ajudar de alguma maneira? Tomeje
Olá a todos,
Parabéns pelo Blog, maravilhoso a cada dia.
Gostaria de obter informações a respeito do Ile Axe Opo Afonja de Itauna – São gonçalo – RJ. Moro em São Gonçalo e não estou obtendo o endereço.
Ou se ele ainda existe.
As informaçõpes que obtive é que seu fundador Reinaldo de Carvalho (Airá Deiuè – filho de Oba Deyi), é falecido.
Desde já, agradeço.
Fernanda eua cho que é melhor vc ir no Opo Afonjá de Coelho da Rocha e pedir informações lá com Yá Regina. Tomeje
boa noite
por favor tenho 32 anos vivo no meio espiritual a muito tempo mais ou menos 20 anos fui em varias casas , fui feito 4 vezes hoje estou em uma cs mais surgiram duvidas nunca virei só encosta quando encosta usei a quilo que todo mundo faz vou e três baba e em cada um diz um santo diferente quando conseguem ver sou apaixonado pela minha religião mais ninguém consegue me dar uma luz estou desempregado não fico muito tempo nas empresas e estranho . Quando faço o santo da tudo certo passando alguns meses começa tudo de novo já fui feito oxosse com iemanja ,xoroque com oxum ,oxosse nao deu o junto e por ultimo awani (exu) gostaria por caridade que alguém me desse uma luz se for possivel responda pelo e-mail muito obrigado agradeço desde já a oportunidade motumba ,colofé que oxalá ilumine todos noís
Anderson vamos por partes. Quando vc fala em ter sido iniciado 04 vezes, vc está falando exatamente o que? Vc foi raspado, teve saída, resguardo etc etc? Em que segmento vc foi iniciado? Meu irmão te pergunto isso pra poder avaliar melhor o seu caso, pois muitos dizer que foram iniciados e na verdade estão falando apenas de ter feito um bori ou outra cerimonia que não é de fato uma iniciação/raspar a cabeça. Tomeje
boa noite Nelson em 2 fiz buri na umbanda e nas outras 2 no camdomble abriram cura nao tv saida nao fui raspado pois os babas me informaram que a qualidade do meus orixas nao prescizava todas tiveram resgardo de 21 dias . Eu tento jogar com 3 baba mais nunca da o mesmo santo em 2 e estranho agradeço desde ja sua atenção obrigado . Nao teve saida pois alguns deles estavam esperando fazer mais de um ano obrigado
Anderson vamos falar só de tradição, ok? Na umbanda não existe bori nem jogo de búzios. No candomblé não existe cura em bori, tb não tem saída e o resguardo é de no maximo sete dias. Bori não é iniciação e nem deve ser entendido como iniciação. Tecnicamente todo filho de qualquer orixa tem que ser iniciado (existem excessões raríssimas). Meu irmão vc tem que procurar uma casa que de fato seja candomblé ou seja umbanda, selecione muito bem, procure informações da casa e do zelador, dê preferencia as casas que tenham tradição. Meu irmão, leia o post Bori e seus comentários. Infelismente, dentro da tradição, vc não fez nada até o momento. Tomeje
obrigado mais uma vez pela ajuda agora so me falta arrumar um cs de confiança
Zenaide eu não creio em amarrações, creio em diálogo e amor recíproco ou sedução, mas em amarração eu não creio mesmo. Por favor, pregunte a quem fez ou indicou este “””””trabalho””””””. Tomeje
mutuba a todos
por favor queria que alguem me falase um polco sobre o axe cantua pois tenho vontade de saber um polco sobre esse axe se possivel
http://fotosdecandomble.blogspot.com/
Rose Parra – Jornalista/fotógrafa. Filha de Xangô. Faço fotos de cerimônias e rituais religiosos há 10 anos. Atendo em qualquer lugar do Brasil Fones: (19) 3329-4536 (19)7807-3967 ID: 89*6521 E-mail: rose-parra@uol.com.br http://www.quantanoticia.com.br
Nelson Souza
Parabenizo-o pelo excelente trabalho de esclarecimento espiritual que prestas nesse site.
Que a Luz Divina continue iluminando o seu caminho e a sua mente!
Namastê!
Cris Carvalho
Olá gostaria de fazer algo para meu namorado voltar comigo, sou de joinville.
Fran,
Não me leve a mal, mas você não deve fazer isso, não se faz uma pessoa ficar com a outra desta maneira, sem sentimento e vc vai ver que não será feliz. Deixe por conta do destino, mas não recorra a isso, sem contar que vc pode ser explorada por pessoas mal intencionadas.
Axé
Uma dofona pode iniciar filhos de santo, fazendo OBI?
Obrigada!
Sheila,
Se a dofono tiver no mínimo uma obrigação de 3 anos, ela pode dar um obí com a devida satisfação e permisão de seu zelador. Dar Obí não é iniciar para o Orixá.
Axé,
Agradeço a resposta e aproveito para perguntar mais…
Para que ser então dar obí?
Sheila,
O Obí é uma semente (Noz de Cola) muito importante no candomblé, é utilizada no Bori (Jòá, no Jeje) por exemplo, em alguns rituais de Obi em casos de maior urgência.
Axé
Sheila,
Além do que Charles lhe falou, tomar um obí é uma cerimônia mais simples que, muitas vezes, é feita após a pessoa ter feito um grande ebó egun ou Ikú, etc, serve para resguardar o Orí e fortificá-lo após os ebós, refrescar o Orí com Obí e um ebô para Oxalá não tem preço!
Axé,
Qualquer pessoa pode fazer essa cerimônia?
Acho que fui enganada, pois a pessoa que me recomendou isso, disse que era uma iniciação e que depois faria um Otá!
Só estou repetindo o que me foi dito, pois não entendi NADA!
Obrigada novamente!!
Sheila nem todos podem fazer obi, bori ou iniciação ou mesmo colocar a mão em outras pessoas, não é o caminho dele e ele deve respeitar isso. Como o Fernando falou, é preciso que o zelador da pessoa lhe de esta permissão e de preferencia, que esta cerimonia seja feita na casa de axé do zelador e sob sua supervisão. No caso de alguém nesta situação que vc citou, a supervisão do zelador é imprescindível, afinal ela ainda não tem casa aberta e nem o direito pleno de exercer a religião por conta própria. Não há nada que justifique ela ter dito que é uma iniciação, porque não é, obi e bori não é inciaição a nada e não te faz filha de santo de ninguém e nem te prende a casa de axé. Tb não tem que ter ou sacralizar ou fazer otá (pedra) nenhuma. Se estas cerimonias não te prendem, por que ter um objeto de culto? Sem proposito nenhum, informação equivocada. Axé, Tomeje
Olá, gostaria de saber se voces tem algum conhecimento sobre a CABULA e se existe o Ritual BOSSO, pois soube que uma pessoa foi feita no BOSSO e nunca tinha ouvido falar sobre esse ritual!!
desde já agradeço a atenção!!!
Boa noite, gostaria de saber se vcs poderiam me indicar algum terreiro de candomblé no ABC paulista, pois frequento um em São MIguel Paulista que fica muito longe e acabo não participando como gostaria, desde já fico grata pela atenção
Quero que me esclareça sobre amarração amorosa com a pombo gira de cabeça.
Silvana, não abordamos este tipo de assunto no blog e nem fora dele, desculpe.
Ire o.
bao tarde! gostari de alguns endereços de candomble no abcd,obrigado.
Égbé, diga ébé, é a socidade, a egregora, o conjunto de iniciados da casa e seus responsáveis.
Ire o.
Buenas tardes desde Uruguay.
Me gustaria saber en que parte de Brasil encuentro un terreiro de candomble que me pueda ayudar.
Vivo en Uruguay y estoy en una situacion horrenda. Llevo 24 años en el afroumbandismo y tengo 5 orixas en mi cabeza, todo mal hecho aqui. Alguien me puede ayudar??? Perdi mi casa, mi salud, mi trabajo y todo. Estoy en la ruina!!
Obrigada a quien me pueda ayudar
Frida, no sé cómo ayudarla. Si usted tiene graves problemas financieros y no puede permitirse el lujo de una batería de juegos y EBO iniciación, en su caso, la forma de resolver este problema?
Tendríamos que su ayuda si se llega a Brasil y podría comprar todo lo necesario para su recuperación. Lo que no se puede comprar hasta que podamos ayudar, pero tiene que haber sacrificio de su parte. Para las llamadas Orunmilla para el sacrificio de nuestra parte, ¿no?
Quiero saber más sobre su historia.
ase o.
na rua bernardo cisneiro 706,no bairro aparecida tem um onde todos os seus dons sao respeitados .vai la fazer uma vizita toda quarta tem toque .
Gracias Pae Da Ilha, agradezco su contestacion. Le soy sincera, son tantos mis problemas economicos y de salud, que le juro que me iria caminando hasta donde tuviera que ir ahi en Brasil, para que me ayuden en mi tema espiritual. Disculpe pero como puede ser que nadie me pueda ayudar? No existe mas la Caridad para gente como yo que esta en la ruina total?
Yo no pido nada raro, solo limpiar mi cabeza y que algun Pae o Mae en Santo me ordene mi cabeza, solo eso pido.
Estoy tan deprimida y mal que solo pienso en morir.
Si ud me dice que nadie puede ayudarme, entonces desistire de mi busqueda de ayuda, y bajare mis brazos totalmente y me preparare para morir.
Gracias nuevamente por su contestacion y lamento mucho que nadie sea capaz de ayudarme.
Acalma-te Frydda, falaremos mas.
Àse o.
bao tarde! gostaria de alguns endereços de candomble no zona sul/Santo Amaro,obrigado.
Cleomar eu não conheço, talvez algum amigo do blog posso lhe ajudar;
Ire o.
Baba no Google tem , CLEOMAR ENTRAR ASSIM, Terreiros de candomble e umbanda do estado de Sao Paulo Reginaldo Prandi lá tem bastante endereços é só ligar e ir visitar.
um abraçao. axé
Olá, gostaria de parabeniza-los pelo blog, é muito bom!
Tiro várias curiosidades por aqui. Mas eu gostaria de saber qual é a opinião de vocês sobre o jogo de cartas com ciganos? Gostaria de saber a diferença das cartas para os búzios.
Vocês poderiam me esclarecer isso ?
Desde já agradeço à todos.
Beijos.
Stéphanie, os buzios fazem parte de um arsenal de jogos implantados por Òrunmìlá, orisa do destino, através de Ifá. Ifá é um sistema divinatório que compõem, os buzios, o Opélé Ifa (corrente divinatória), Ikins (caroços de dendê), Obi, Orogbo. O baralho Cigano como outros instrumentos de advinhação não pertencem a Ifá e não tem direcionamento para a parte de òrìsás.
Ire o.
Stéphanie,
São jogos divinatórios bem diferentes e de povos diferentes. Os búzios são milenares e pertencem ao culto de Ifá, as cartas são oriundos do povo cigano, nomade. Existem zeladoras de Oxun que jogam búzios e também são ótimas cartomantes pois, segundo elas, adoram exercitar sua vocação, essa magia que as cartas prporcionam.
Axé.
Olá boa noite!!!Gostaria de saber um pouco mais sobre um orixa que é Iemanja Payó>
obrigada
Fabiana
Fabiana, veja na barra lateral do blog o post Qualidade de orixá e procure por Yemanjá.
Ire o.
oi sou do rio de janeiro e tenho uma grande duvida e queria uma resposta eu fiz curas quando eu tinha 17 anos agora estou com 42 anos e desses anos pra ca nao me envolvi mas agora quero voutar acuidar do meus orixas sou flha de nana com omolu isso que na epoca aminha mae de santo me disse mas ela abndonou todos nos e nao nos procurou mas fico muito preocupada de colocar os meu orixas nas maos de qualquer um o que devo fazer? axe pra todos
Ana Paula a primeira atitude é fazer um jogo e ver o que mudou em sua vida.
A cura é um ritual onde colocamos algumas defesas em nosso corpo, elas são para sempre.
Ire o.
Ana Paula atualize seu email para podermos lhe indicar alguém.
Ire o.
Seu email esta retornando msg.
oi boa noite adoro esta religiao mas estou triste tenho uma zeladora porem fiz um bori alguns ebos dei comida ao exu tudo estava indo mais ou menos bem todas as obrigaçoes ela pedia uma ajuda para obrigaçoes dela todos os filhos davam de coraçao ela sempre tinha que dar comida para cabloco ,orum para cada orixa tudo eu ajudavada leva clientes bons para jogar e fazer trabalhos levava axe para seu ile principalmente nas epocas de obrigaçoes chegamos ao ponto . prometi que na festa de maria padilha daria um presente ela me pediu a roupa so que ela queria o dinheiro desculpe ela pediu seissentos reais no mesmo dia que concordei meu marido tomou um justa causa esta desempregado tudo fechou na minha vida tenho cinco filhos a zeladora hoje me ligou e me humilhou por nao ter dado este presente falou que festa de padilha e domingo agora pra mim nao jogar areia em seus olhos meu telefone estava cortado nem ligar eu nao podia fiquei com depreçao e muito humilhada devo ir nesta festa estou me sentido fraca esplagueja o que fazer minha esta bagunçada me ajudem
cibele,
A verdadeira entidade sabe que o que você está passando, suas dificuldades, sua família, etc, portanto, não tenha medo, não se sinta menosprezada, vá a festa e diga isso olhando dentro dos olhos da entidade que, assim que ela ajudar a conseguir um emprego pro seu marido, você lhe dará sua roupa, que você não esqueceu e que você não será humilhada por conta disso.
Boa sorte,
Axé.
Preciso de um endereço de um terreiro de candomblé onde exista um pai ou um a mãe de santo especialista na parte amorosa urgente…Não quero perder o amor da minha vida e me cansei de tomar golpe pela internet paguei em deposito bancario até o q eu não tinha…Moro em maúa se alguém puder me ajudar agradeço de coração.
Vanessa, isto é o conto da carochinha, não existe isso, estão lhe enganando.
Se algo está dando errado, é por que o amor está se esvaindo, ou vcs não querem conversar francamente a relação.
O desgaste, a rotina os solavancos do dia a dia, trazem pertubações.
Òrísá pode lhe ajudar, Òrúnmìlá poderá lhe ajudar, mas fazer com que as coisas tomem o rumo que vc quer, por que vc o ama e não admite perdê-lo é diferente.
Não acredite e nem use de feitiços nefastos e amarrações, vc terá alguém dormindo ao seu lado, quando ele acordar irá embora.
Lembre-se Guerra nas Estrelas e Lord Weidder, não se entregue as forças do mal.
Se precisar de ajuda, nós lhe orientamos e daremos até uma dica, mas este envolvimento nós não temos e não queremos.
Calma e paciencia para poder manipular este problema.
Ire o
gostaria de saber ,fui casada 21 e me fizerão um trabalho que perdi tudo so a vida e a casa a vida ficou por um fio quase fui ,mas desfis com um ebó e limpeza da casa bom ele foi embora pra recife e levou meus dois filhos, depois de dois anos conheci outro e me apaixonei,ele era casado mas fez de tudo e escondeu,foi ate morar com a mae dele que morava enfrente,essa pessoa é um otimo homem trabalhador,mas porem galinha não pode ver um rabo de saia já fazia 7 anos que estavamos juntos mas era assim como a espoza era doente e ela tinha uma filha pequena deleeu não me preocupava em que ele fosse ficar semanas la,porem ela morreu ai ele foi obrigado a trazer a menina pra mim,ensinei tudo o que imagina até ser mocinha ao meu lado , derrepente começamos a brigar todos os dias e era de eu ter que pegar um pau pra ele pois queria quebrar as coisas e bater em mim e na menina, me encheu madei embora mas so de boca pra ver se ele se ajeitava,mas nada, ele pelo contrario conhecia uma mulher pelo orkut msn e sempre se conversava ela é portadora de hiv, até um dia eu pegar fotos grandes dela e tinha um sistema de gravar conversa pelo msn e ai fiquei sabendo que el iria no sabado na casa dela, briguei tentei dizer que ia la mas nada até ele ir morar com ela, mas deixou a menina comigo e não me dava nada eu como sou afastada do meu gargo pois como auxilio doença o perito logo nessa epoca me colocou pra trabalhar, mas recori e não tinha nada pra comer e ele não dava nada e a menina tinha ja doze anos e não queria ir embora queria ficar comigo fui trabalhar ~em outro lugar mas ela começou a dar trabalho pedi pra ele levala pois doente trabalhando como ia sustentar mas fizerão a cabeça da menina e deixarão ela com uma prima ela não quiz a menina ,bom como meu amor por ele é demais forte não consigo esquecer ele começou a mandar recadinhos e voltamos a nos ver mas em casa e depois do trabalho dele vinha fazia as necessidade dele e minha e ia dormir com a que ele foi embora isso passou ja onze anos juntos mas agora eu com raiva dele e dela disse por email que ela agora podia se sentir chifruda que ele ate presente de aniversario ele mandou e tinha um monte de menssagens dele ,ele agora ta indo na igreja mundial, com ela mas liga todos os dias e pra mim ele ta com uma mulher que foi amiga seis anos minha de dormir na casa uma da outra,eu faço a oração de Maria padilha ele fica louco por mim mas não vem em casa mais disse que iria voltar pra ca que la não da mas não tem jeito de resolver tentei fazer algumas coisas mas até hoje nada dele voltar só por palavras nos nos encontramos fora bjamos mas nada não é ppor causa da hiv porque eu ja sai com ele varias vezes e ja fiz o exames ele tambem encluzive tenho um aqui com hepatite acb e hiv não deu nada nem ele ja fez e não da nada,mas não sei o que acontece que nada de vir morar aqui nem vem mais mas sempre quer me ver ja entreguei trabalhos fiz ebo e nada não vem me diz essa oração ela se eu tiver fé faz ele vir de novo pra mim, ou sera que ele ja era , so que eu sou mae ,mulher , amiga amante tudo dele tenho 12 anos com ele e não consigo trazer ele nem consigo esquecer que faço por favor ja fiz muito pra esquecer mas so vejo ele e ele fala se eu arrumar outro ele me mata como pode eu pergunto até a Deus aos meus orixas e nada, me de uma luz no fundo do poço por favor
aghata,
Peço que clique na foto da Dayane e procure o texto:O amor que se acaba. leia-o atentamente e tire suas conclusões.
Boa sorte, axé.
jente eu presciso de uam ajudinha eu tenho 14 anos e mediseram q eu tenho energia mediunica oq e ser medium ?
Livia,
Todos nos somos médiuns, direto ou indiretamente. Desenvolver a mediunidade é encontrar você mesmo e buscar no espiritual a resposta da vida carnal. Médium é aquele que de forma diferente vê o mundo espiritual.
Axé!
NOVAMENTE PASSANDO POR DIFICULDADE EM RELAÇÃO AO MEU TERREIRO SAI DO MEU TERREIRO AONDE CONVIVI DURANTE 5 ANOS NESTA CASA JA DEI DUAS OBRIGAÇÕES E ESTAVA PARA PRA FAZER A OBRIGAÇÃO DE 3 ANOS ESSA MINHA EX CASA E OMOLOKO FIQUEI DURANTE 3 MESES FORAS FIQUEI EM UMA CASA DE UMBANDA QUE ATE GOSTEI MUITO DA CASA MAIS NÃO DA MÃE DE SANTO NÃO COMBINAMOS EM NADA ELA ME ATACAVA O TEMPO TODO POIS EU TAMBEM NÃO PARAVA DE FALAR DA OUTRA MÃO DE SANTO CONCLUSÃO SAI DESTA CASA E VOLTEI PRA MINHA POIS EU OUVI MUITO DIZER QUE ELA ESTAVA MELHOR QUE TINHA VOLTADO A SER COMO ERA NO PASSADO POIS TRABALHAVA MAIS PRO LADO DA UMBANDA E DEPOIS PASSOU A TRABALHAR MAIS COM CANDOMBLÉ E NÃO ERA O QUE EU QUERIA PRA MIM VOLTEI PRA CASA TEM DOIS MESES E ESTA A MESMA BAGUNÇA DE ANTES NÃO SEI O QUE FAZER QUERO SAIR NOVAMENTE MAIS NÃO TENHO CORAGEM NÃO QUERO MAIS DA MINHA OBRIGAÇÃO DE 3 ANOS NESTA CASA MAIS TAMBEM NÃO CONSIGO UMA CASA QUE FAÇA O MESMO RITUAL DO OMOLOKO EM QUE FUI FEITA ESTOU MUITO PERDIDA ME DE UMA LUZ COMO DEVO PROCEDER GOSTO MUITO MAIS MUITO MESMO DA MÃE DE SANTO CONFIAVA MUITO NELA MAIS DEPOIS COM INTERFERÊNCIA DE TERCEIROS NÃO ESTA DANDO MAIS PRA FICAR NA CASA FICAREI ANCIOSA A ESPERA DE UMA RESPOSTA OBRIGADO
Josi, vamos esqueçer o seu relato.
O que eu tenho a lhe dizer é se re-inicie. Re-inicie sua vida pessoal, seu carater (Ìwà Pèlé), seus modos, sua entonação de voz, ouça mais e fale menos.
Creia, vc irá ganhar, somar, multiplicar e receber bençãos.
Quando a coisa não vai, temos que ter a humildade de rever nossos parâmetros pessoais e repensar nossa vida.
Analize suas palavras escritas e minha resposta.
A solução está debaixo de vosso queixo, aproveite e eleve seu espirito.
Orí = Yemojá, Obatalá, Ogun, Òsóòsi e Osun, peça para que eles apoiem seu Orí.
Use sempre um penteado bonito.
Ire o.
celia
quero tirar muma duvida, fiz o buri em janeiro e desde de janeiro o zelador da casa não não da toque no barracão e nada faz para me orienta nas coisas que andão a contecendo na minha vida não consigo realizar nada que procuro fazer tudo dar errado. grato celia santos fernandes data nascimento 20/08/1964. devo procurar outra casa porque ja falei com ele varias vezes e ele não m ajuda.
celia,
O Zelador tem obrigação de lhe orientar e lhe ouvir, isso também não quer dizer que ele vá resolver os problemas da sua vida. Insista com ele mais uma vez por uma posição definitiva.
Axé.
oi irmaos de axe eu sou abian ainda rodo no santo com yansã eu queria saber se eu fazer a iniciação com menos de 7 anos a yalorixá pode minda um cargo.
tamires,
Existe a possibilidade de na obrigação de 3 anos sua zeladora lhe conferir um cargo na casa com a confirmação de Orunmilá. Para que isso aconteça, você tem que ser uma boa Iyawo, estudiosa e muito elogida e querida entre seus irmãos, pois não basta ter o cargo, tem que fazer jús ao cargo perante seu axé e os Orixás.
Axé.
obrigado pela resposta estou muito grata que minha mae oya te abençoi
axé.
Gostaria de saber sobre terreiros de candomblé do ABC Paulista. eu e meu noivo precisamos de um lugar bom!
oi bom, meu nome e larissa tenho 14 anos, sou de campo grande ms, eu queria saber como que eu faço pra entrar no terreiro vcs podem me ajudar
Larissa procure os amigos que possam lhe ajudar na sua cidade. Depois de uma boa indicação, busque conhecer a casa o sacerdote, uma sessão aberta, uma festa, depois marque um jogo e fale sobre sua vontade de conhecer e adentrar a religião.
Vá com calma e não entre de cabeça em qualquer aventura.
Ire o.
Boa noite, estudo muito sobre a cultura do candomblé, mas minha zeladora atende em casa, mas quero cambona no centro, eu gostaria de saber aonde tem um centro de Kimbanda em Sp de preferencia na Z/L… Penha por ali sabe??
Muito obrigada estou com muita certeza que é isso que quero.. Muito Axé
Asé..eu sou medium desde de criança mas de terreiro tenho 7 anos e de encorporaçao 3 anos ja fiz santo como meus guias estavam bem maduros em mim o santo pediu a feitura. Entao ja sai direto de yiakekere gostaria d saber s é o correto e pq nao fui iaô primeiro? E se o posto DOfona é diferente de Yiakekere?e se existe ser cruzada na umbanda e no candmble como aconteceu comigo. Pq disseram q meu orixa d cabeça era totalmente candomble e era pra eu eu ficar firmada nas duas partes,é isso msm? Sou filha d oyá igbale. Asé motumba!
Elaine,
Se você é mediun, tem seus guias, é de Umbanda e orgulhe-se disso. Ninguém no candomblé sai direto iyakekere, este cargo prescede muitas obrigações, inclusive, ser uma iyalorixá. Essa mistura que você relata nem é uma boa Umbanda e nem um bom candomblé, na verdade não é nada, uma confusão de nomes e deturpações. Quer se iniciar no candomblé, procure uma casa de Tradição, Ketu/Nagô, que cuida de Orixá especificamente, misturas só desorganizam e destroem o culto.
Obs: Não existe Umbandomblé, este cruzamento que foi criado para pular etapas, inventar rituais, é volátil sem futuro algum para os cultos.
Axé.
Boa noite meu nome é Igor gostaria se possível conhecer uma casa de Candomblé de ketu aqui próximo ao metro penha se alguém puder me indicar agradeço desde já
fui no terreiro e a mae de santo falou vç e de oxum
Olá, boa tarde, me chamo Carlos.
Gostaria de saber sobre o que acontece quando no decorrer dos anos, seus irmãos de barco, saem da casa (alguns levando até o Ibá) – por motivos diversos-, sobrando apenas você? Tem algum peso, alguma consequência nisso?
Desde já, agradeço.Motumba
Carlos não há nenhum problema, cada um com sua história.
Se está bom para você por que mudar?
Ire o.
Mokuiu!
Estou buscando uma casa de nação Angola para seguir.
Alguem conhece alguma para me indicar?
meu email: thaisnn@hotmail.com
Thais, clique na foto do Euandilu existe um post sobre pergunta e resposta.
Ele é de Angola e poderá lhe ajudar.
Ire o.
olá tenho uma duvida muito seria mais sei que vcs poderão me esclarecer,frequento uma casa de umbanda a 2 anos ,sou portador de hiv e gostaria de saber quem tem essa doença na umbanda ou no camdomble não pode incorporar ,pois sempre sinti meu povo perto de mim ,e a respeito de transporte eu posso fazer ,pois faço o que pode vim a acontecer me ajudem minha cabeça esta a mil desde ja agradeço
Nilo seu problema com HIV não vai interferir com sua espiritualidade.
Apesar de aarun (doença) estar lhe visitando, não o transforma em um aleijado espiritual.
Creio que sua fé, adoração e ebó devem ser mais fortes e constantes, afinal de contas Òrúnmìlá nos diz que somente quem está vivo pode lutar pela vida.
Você está vivo, com toda a ciência trabalhando pela sua cura e o òrìsà lhe auxiliando.
Desencana!
Àse kosi aarun. (Que não haja doenças).
Ire o.
Tenho buscado um rumo para a minha vida. Estou muito só. Não sinto desespero, mas quero, posso e mereço ser mais feliz do que tenho sido. 30 anos atrás trabalhei na umbanda por dois anos. Voltei a esse mesmo lugar, mas não me sinto disposta a retomar naquele local. Senti carinho pelo local e grande alegria por estar lá, mas… Sinto que a religião é um compromisso que só se deve assumir quando se tem mais certeza…
Gostaria de continuar buscando. Gostaria de conhecer o candomblé. Moro no Rio de Janeiro, os Srs. podem me orientar, por favor? Como saber se estou num lugar bom para mim?
Maria o que será que seu coração deseja?
Companhia ou uma religião para lhe conectar com as energias divinas?
Será que isto é solidão?
Você somente conhecerá um lugar bom, frequentado e deixando seu coração e olhos abertos.
Ire o.
Como devo chamá-lo, por exemplo? Vou usar Sr. Da Ilha. Por favor me ensine isso – como chamar uma pessoa no candomblé. O que quero é aprender, e quero tentar sair do meu isolamento. Aprender a tolerar melhor o outro, o amigo e o inimigo. Não tenho essa habilidade, por isso disse que sou só. Companhia? Poucas. Mas que compartilhem suas conquistas e suas perdas comigo. E que eu possa compartilhar minhas conquistas e perdas com elas. Uma religião para me conectar com as energia divinas vou ser sincera: não sei como é que isso acontece, e tenho sérios problemas de fé. Mas não sou burra, sem caráter, nem dura de coração. Queria aprender a ser mais amiga, mais tolerante, a confiar… Isso é o que quero, e que não tenho. Fé.
Maria isto é uma lição para muita gente. Saber que está errado e querer se tornar uma pessoa melhor.
Você pode me chamar de Da Ilha, pode me chamar de Senhor, pode me chamar de você, pode me chamar de Gbafaomi (meu nome de iniciado), não existe problema nenhum. O que deve existir é o respeito ao mais velho, iniciado ou não. TODO mais velho, principalmente os anciãos devem ser tratados com muito respeito e educação.
Se você quer aprender sobre paciência, caráter, amizade, sinceridade, transparência e etc.
Eu lhe dou um conselho, vá estuda Ifá. A base de nossa religião. Ifá é uma filosofia de vida. Um estudo de anos, que te encanta e te dá cada vez mais vontade de estudar, aprender e querer se tornar um ser humano melhor. Mas saiba que o ensinamento não trás a prática, devemos exercitar todos os ensinamentos.
Você pode começar pelo meu blog e ir evoluindo:
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire o.
Olá.
Tenho uma questão que me intriga muito. Eu quero muito ir a um terreiro especifico, mas há uma pessoa que conheço e que é Abian na casa,que diz que só posso ir em dia de festa, e que essa só será em setembro pra comemoração do santo da casa.O que quero saber é: os terreiros de candomblé não são abertos? Ou seja, eu que não sou da casa não posso frequentar? Essa pessoa não pode me levar como convidada dela? Tenho sentido a necessidade de aprender sobre a religião e me integrar a uma casa, e como essa pessoa tem se mostrado estar bem lá, e que é um lugar de confiança, pedi que me levasse mas ela veio com essa de que não posso ir sem ser convidada. Isso é verdade?
Paula não é verdade. As portas de uma Casa de Àse estão sempre abertas.
Você pode bater na porta e buscar a informação que desejar com o sacerdote da casa.
Marcar jogo, visitar ou qualquer outro interesse, a palavra final sobre quem entra ou não entra em um àse pertence ao sacerdote e a palavra suprema é do òrìsà da casa.
Ire o.
Obrigada pela resposta Da Ilha. Tenho muitas dúvidas pq estou estudando por conta própria, e acho que a pessoa que to pedindo ajuda pra aprender não está sendo muito verdadeira comigo quanto aos ritos e tudo o mais em relação ao que acontece no terreiro. O Sr. pode me dizer o que um bori ou buri? Não sei bem como se escreve. Qdo se faz um bori é porque a pessoa está sendo iniciada na casa? Ela, a partir dai, começa a incorporar? A partir dai, ela está ligada a casa e não pode mais sair? Me desculpe se pareço uma ignorante sobre o assunto, mas quero ter certeza se é isso que quero seguir, e como tenho duvidas achei melhor perguntar. Paz
Paula você está certíssima em querer saber o que será feito da sua vida espiritual.
Primeiro – Existe um post muito bom sobre o assunto, clique na foto de Baba Fernando e procure por Bori, depois, se você quiser visite meu blog pessoal e veja post sobre o assunto em: http://www.orisaifa.blogspot.com
Segundo: Bori é uma cerimonia individual, consagrada ao seu òrìsà principal, que é ele mesmo. A ele são ofertados alimento(s) e animal (is) que são informados na mesa/esteira do jogo na sua presença com as perguntas sendo direcionadas a ele diretamente, pois sendo Orí um òrìsà ele tem a prerrogativa de responder no oráculo. Bori não é uma receita de bolo, onde tudo é feito de modo idêntico para todos os iniciados ou não da casa.
A oferta (ebo) de produtos, busca trazer a energia que irá equalizar e colocar você em ligação com seu duplo no òrun, visto que nós somos espíritos tendo uma experiência humana.
Terceiro – Um Bori deveria ser realizado por todos os habitantes da Terra, pelos motivos acima expostos. Esta cerimonia não coloca ninguém dentro de uma casa ou da religião e nem o faz ‘filho’ de um sacerdote e nem é prerrogativa em hierarquia.
Quarto – Não há ligação entre incorporação/posse por parte de qualquer energia com o Bori, fazendo a ressalva de que, após o Bori você estará com o seu ‘aeroporto’ prontinho para receber o ‘pouso’ de uma ou algumas ‘aeronaves. O Bori proporciona uma melhor conexão entre a energia da divindade e o médium.
Boa leitura e muita paz para você também.
Ire o.
bom dia eu queria saber como eu fasor uma denúncia associação de candomblé tem um terreiro em sepetiba na rua ademar de nóbrega sem n rio de janeiro rj este pai de santo colocar as criança para matar bicho coloca os filho de santo para ser prostituir para dar dinheiro tanto homem ou mulher já estrupo criança ameaça os filho de santo tem medo dele uma vez uma criança chego andando e falando e saiu sem falar sem andar nome do pai de santo e robson eu queria saber como eu fasor um denúncia
Antônio, primeiramente você deve saber se ele é filiado a alguma associação/federação, ai sim ele deve ser denunciado.
As outras atrocidades se realmente comprovadas, são caso de policia.
Denuncie!
Ire o.
Já ouvi dizer que os orixás influenciam em algumas caracteristicas de seus filhos. Os filhos de Ossaim podem ser identificados por algo?
Por que é necessário os filhos passarem as noites inteiras do fim de semana dentro dos terreiros? Agradeço desde já. Se possível me indiquem um bom lugar de jogo no RJ.
Fatima Osónyin tem como característica a desconfiança e o amor as plantas.
Isto é muito normal, passamos a noite, pois precisamos dela várias vezes e por vários motivos.
Quanto ao jogo vamos lhe ajudar.
Ire o.
minha mae mora en um terrero eu gostaria de saber como e coniviver em um terrero sem pertubar as entidades . beijs .
Thayna é como morar em sua casa.
Porém algumas restrições são impostas e estas devem ser observadas com atenção e carinho.
No mais é viver e conviver com a energia do òrìsà.
Ire o.
olá, eu só posso fazer o santo se meu orixa pedir ? e da pra saber se ele quer ou não pelo jogo de buzios ? ja joguei buzios uma vez mais o baba nao falou nada que meu orixa disse pra mim fazer o santo.. so precisei fazer 2 ebós
Agatha quem decide se você vai se iniciar ou não é você.
Basta perguntar ao oráculo se você pode se iniciar, se a resposta for positiva, você pode se iniciar tranquilamente pois as bênçãos viram.
Ire o.
Olá amigos,
Estou tendo grandes problemas em meu terreiro (que é candomblé Ketu). Seja desde minha Yalorixá, desde as Ekedis e etc.Já conversei há algumas semanas e não resolveu, ficou uma fachada.
Sinto que mais sirvo na casa para dar meu dinheiro e contribuições. Nenhuma ajuda recebo, pouca espiritual.
Não me sinto mais a vontade com as entidades que naquele terreiro trabalham, em principal da minha Yalorixá.
Sou feita e já dei minha obrigação de 1 ano. Tenho meu exu e minhha pombogira também assentados.
Tenho me afastado pouco a pouco da casa, mas sinto receio de deixar meu Orisá lá e meus catiços também.
Tenho duas perguntas:
1. Se a pessoa sai do terreiro, acontece algo com ela, além do que ela já passa hoje, como no meu caso? Posso perder tudo, ficar doente, sem dinheiro, como muitos dizem?
2. É necessário algum tipo de ritual para retirar o Igba Orixá e os catiços, ou posso tirar e levar para outro lugar?
Obrigada, irmãos!
Ana este problema é contumaz. existe a síndrome do primeiro ano, as pessoas entram para a religião endeusadas por uma série de fatores, externos e internos.
Achamos que a muita atenção será dada a nós, que seremos de alguma forma diferentes e etc.
Se sentir usado é complicado e nos machuca muito.
Tente fazer a sua história, procure seguir o seu Orí e seu coração.
Afinal de contas você tem um destino a ser cumprido e ele não deve ser deixado de lado por causa de uma batalha, ponha em sua cabeça que nem todos nasceram talhados para cargos de chefia, para liderança e todo Òye é um chefe/líder. Se ele não sabe como se comportar ou liderar, continue com sua caminhada, faça o seu, tenha retidão com seu caráter e faça da verdade a sua lança.
Òrìsà não vai lhe maltratar, ele vai se afastar se você se afastar dele.
Ninguém é dono do seu ìgbà, ele pertence a você, se não querem lhe devolver, siga seu caminho.
Mas nunca deixe de respeitar a hierarquia, nunca deixe de conversar com seu sacerdote sentado no chão, sem olhar nos olhos e tom baixo nas palavras.
Se mesmo assim ele não lhe atender, você terá plena consciência que fez sua parte.
O ritual que se faz para retirar o ìgbà de uma casa eu não posso lhe ensinar pelo blog. Mas com certeza ela irá lhe orientar.
Não deixe de fazer ebó (oferenda) para o òrìsà da casa e agradeça por tudo que você recebeu de àse e ensinamentos.
Ire o.
Olá da Ilha,
Obrigada pelo apoio. Eu não tinha interesse em me afastar. Amo minha casa e minha Yá, de verdade.
Hoje estou enfretando (eu e todos os meus irmaos) a mesma situação. Ninbguém está satisfeito e todos foram conversar. Desde os abiãs até os Egbomis.
Infelizmente todos nós, em separado, chegamos a mesma conclusão de que nossa vida não é mais tão boa quanto antes continuando na casa. A casa perdeu sua força e seu axé quando viu nos Yawos praticamente uma fonte de renda.
A referida Ekedy, dada vez, disse a um espírito: “não quero saber, se tem toque na casa seu filho vem, vivo, doente, morto, mas ele vem.”. Isso, para exemplificar apenas 1 de muitos e muitos fatos.
Conversamos e fizemos nossa parte, tanto espiritual quanto pessoal, somos humanos e antes da religião existia a gente.
Iniciou uma dedicação sem retorno. Gastos financeiros, mentais e espirituais para não se ver retorno algum. Se você está doente, a resposta é “tudo é assim, é normal, todos passam por isso.” e nem um pedido, firmeza ou vela é acendida. Os filhos se viram sozinho.
Eu mesma cuido tudo sozinha, mesmo na casa, tudo sozinha.
Até minhas entidades estão sendo deixadas de lado. Isso magoa. Sinto que meu orisá está magoado e isso é muito ruim.
Nunca vou me afastar dele, minha fé não depende de casa. Meu orisá não está num igbá, está em mim, no meu ori, para onde eu for, ele vai. Cuido dele, tenho um altar dele em casa, acendo sempre vela para ele, faço meus pedidos, arrio uma comida ao menos uma vez por mês, tudo dentro dos conformes, e mantenho meu pé firme.
Espero estar indo para o caminho certo, com ou sem casa, minha fé e minha certeza estão comigo.
Meu medo é que dizem que a mãe de santo pode ficar com raiva e virar sua vida, sabe? Não sei até onde isso é lenda e isso é verdade…
Ana a mão que abençoa não pode ser a mão que amaldiçoa. Aquele que come da sua comida não pode lhe fazer mal algum, assim está escrito e nestes dois casos a prestação de contas é com Èsù e Osun.
Òrúnmìlá diz que se morre mais de medo do que de feitiço.
Quem poderá lhe levar para o buraco é seu próprio Orí, atraindo negatividades.
Creio que você tem uma opinião formada e está decidida.
Ire Gbogbo ìyà.
gostei das respostas dadas
e sou da nacao je je e faz a 5 meses fui ao chao na nacao,o me pai me assentou do bara ate oxala o fato e que ele esta de partida por causo grave de saude ,que eu posso fazer para tirar a mao antes qe aconteca o pior. aqui nao ha pessoal de fundamento em quem comfiar e nao disponho de recrsos financeiros para fazer viajem. eu mesmo posso lavar minha cabeca ,o que faco.
William não faça este tipo de comentário, você está apressando a passagem dele?
Somente outro sacerdote poderá fazer este oro e mesmo assim depois de sua passagem.
Antes não tem como fazer.
Ire o.
obrigado por esclarecerme
Leticia vão lhe enganar com esta hstória sempre.
Não existe inconsciência completa, existem espasmos dela
Orisa não se recebe, é possessão e ela é prerrogativa do iniciado, somente quem inicia tem possessão, os demais tem um contato com a energia.
Bori não é para trazer orisa, leia post sobre Bori aqui no blog.
Portanto isto não pode acontecer realmente.
Ire o.
Leticia veja seu email.
Ire o
Boa tarde amigos!
Gostaria de saber se alguém poderia me indicar um terreiro de confianca na regiao sul de sp, ou até mais longe, mas que realmente trabalhe com seriedade, ja fui em varios, nenhum conseguiu me ajudar, só me arrancaram dinheiro, estou em pessima condicoes financeiras, e fora outros problemas… Meus orixas ja sao desenvolvidos, porem ainda nao achei um lugar que trabalhe com seriedade.
Desde já obrigada
Olá Dayana!
Tem ali na barra lateral um link onde consegue uma listagem dos terreiros de Candomblé registados na região de Sao Paulo. Do meu conhecimento, todos eles nessa lista são de reconhecida legitimidade.
Axé!
Boa tarde, quero de ir a um terreiro de candomblé gostaria de uma indicação pois como não tenho experiencia tenho receio de cair em lugar errado.
Moro em são paulo na região da Vila Mariana.
Desde já obrigado.
Sara eu não poderei ajudar você, Não tenho contatos em S. Paulo.
Meu conselho: Observe muito, fale pouco e procure conhecer o caráter das pessoas desta casa.
Ire
sou zeladora de umbanda ,e fui a um terreiro de angola onde foi falado que eu devo fazer o santo.so que o snto não esta pedindo .eu sou de omoloco ,devo fazer na angola ou no omoloco.
Gisele você como sacerdote tem acesso a informações mais profundas.
Quem determina a iniciação é o seu livre arbítrio, não cai nessa de: “Tem que fazer, por que òrìsà está cobrando”.
Òrìsà não cobra ninguém, ele tem mais o que fazer. Quem busca o òrìsà é o ser humano. Eles estão ai a milênios e nem ai pra nós.
Nós devemos buscar e não o inverso.
Decida com a ajuda dos mais velhos, dos seus guias e do seu bom senso.
Um conselho sobre iniciação:
Faça na Angola.
Ire
alguém conhece algum terreiro bom em sp na zona leste que traga a pessoa amada de volta ? pode ser em qualquer lugar da zona leste, quem souber,por favor deixar o telefone do local e o endereço.
Ricardo eu vou lhe indicar uma casa de confiança em S. Paulo.
Porém, pense mais um pouco sobre esta decisão negativa, egoísta e leviana.
Veja seu email.
Ire
e como eu vou ter serteza que vc esta dizendo a verdade mesmo ? tem muita gente por ai se passando por bonzinho na internet e querendo ganhar uma grana extra.
Ricardo creio que o melhor a fazer é você ficar em casa, dentro do seu sofrimento e dor.
Quem sabe as agruras da vida não lhe ensinam que ajuda é algo que não se recusa.
Não lhe culpo, mas quem pediu ajuda foi você, não lhe ofereci nenhuma amarração, estou em um espaço público onde a anos venho desenvolvendo uma linha auxiliar a pessoas de várias partes do mundo.
E tenha certeza, onde lhe indiquei não iram fazer esta amarração hipócrita e egoísta que seres fracos e menos desenvolvidos espiritualmente tanto desejam.
O amor a qualquer preço e a qualquer custo.
Não meu jovem. Não tratamos o sagrado desta forma. Ainda temos nosso rincão de resistência as coisas fáceis da vida.
Labutamos no dia a dia, estamos na lida constantemente e não será o seu dinheiro que nos fará mover nosso conceito de honestidade para a direita ou para esquerda.
Você com certeza não conhece nossas escrituras sagradas, acha que aqui é o local onde está escondido o Saco da Felicidade.
O Odù Ìwòrì’Òfún fala da responsabilidade de um Sacerdote:
Ìwòrì’Òfún
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Todo aquele que queira iniciar em Ifá/òrìsá
Que faça para obter conhecimento e sabedoria
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà não usa corda para subir a árvore da vida
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà não entra no rio sem saber nadar
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo /Olórìsà não utiliza faca quando esta com raiva
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà não se apressa para os gostos da vida
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà não se apressa para adquirir riquezas
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà não trai e não mente
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà não engana para se desfrutar da vida
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà não é arrogante e menor que os maiores
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà não perde a esperança na vida
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà não adora a esposa de outra Áwo/Olórìsà
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim
Áwo/Olórìsà quando foi iniciado em Ifa/Òrìsá
Ele se inicia de novo utilizando sua inteligência e sabedoria
Ìwòrì tenha seus olhos críticos postos sobre mim.
*Olórìsà – Sacerdote de òrìsà.
Áwo – Sacerdote de Ifá, Bàbáláwo.
As Leis Sagradas estão postadas neste blog, porém, não custa dar luz a quem precisa:
Muitos acham que não há regras dentro da Religião, há sim:
Ìká Òfún Odù Ifá ení da ilé á bá ilé lo.
Aquele que viola a confiança mútua sofrerá graves consequências.
Assim Ifá advertiu:
1. Não digam o que não sabem (èsúrú pode ser tanto uma conta sagrada como um nome de uma pessoa);
2. Não façam ritos que não saibam fazer (novamente avisa não troquem a conta sagrada pelo nome);
3. Não enganem as pessoas (trocando a pena de papagaio por morcego);
4. Não conduzam as pessoas a uma vida falsa (mostrando a folha de ìrókò e dizendo que é folha de oriro);
5. Não queiram ser uma coisa que vocês não são (não queiram nadar se vocês não conhecem o rio);
6. Não sejam orgulhosos e egocêntricos;
7. Não busquem o conselho de Ifá com más intenções ou falsidade;
8. Não rompam (não mudem) ou revelem os ritos sagrados, fazendo mal uso deles;
9. Não sujem os objetos sagrados com as impurezas dos Homens; busquem nos ritos sagrados somente coisas boas;
10. Os templos devem ser lugares puros, onde a sujeira do caráter humano deve ser lavada;
11. Não desrespeitem ou inferiorizem os que têm maior dificuldade de assimilar
Conhecimentos ou deficiências no caráter ajudem-os a mudar;
12. Não desrespeitem os mais velhos, a sabedoria está com eles, à vida os fez aprender;
13. Não desrespeitem as linhas de condutas morais;
14. Nunca traiam a confiança de seu semelhante;
15. Nunca revelem segredos que lhe são confiados; falar pouco e somente o necessário demonstra sabedoria;
16. Respeitem os que possuem cargos de responsabilidade maior; o Babaláwo é um Pai, portanto, é devido grande respeito aos Pais.
Mas os ancestrais não cumprem as determinações de Deus, trazidas e mostradas por Òrúnmìlà.
Deus usa os Òrìsà para advertir o Homem, mas não obtém sucesso.
O Homem não ouve os conselhos.
Mesmo assim, em erro, o Homem ainda acusa a Òrúnmìlá.
Mais uma vez não reconhecendo seus próprios erros.
O Homem tem esse hábito, o de culpar os outros pelas suas maneiras erradas.
Orunmila gbéè wá óò!
Que a luz de Obàtálá clareia sua mente.
Que a terra testemunhe sua ingratidão.
E me mate se eu desejei lhe enganar.
Ire
Sempre tive um lado sensivel e inquietante, principalmente, em relação às matrizes espirituais africanas. Sou muito ligado à Enki, um deus sumério antigo. Li, certa vez, (ou, foi nesse blog, mesmo)que há uma ligação de Enki com Irokô, e gostaria de saber se é isso mesmo. E como faço para ter um atendimento nesse Terreiro de respeito. Se possível, até o dia 104, pois, estou de férias e sou do interior de Minas.
Sinto que preciso me encontrar, e percebo a minha atração pelo Candomblé como um chamado.
Grato
Arnaldo Messena
Arnaldo eu não conheço esta energia que você está citando.
Os nossos contatos estão em:
http://www.orisaifa.blogspot.com
Veja página de Consultas
Ire
Boa tarde, gostaria de informações sobre casas de Candomblé Nação Ketu que existam em Joinville SC. Minha Mãe de santo está vindo para fazer ebó em minha casa e gostaria de conhecer algum terreiro por aqui. Obrigado.
Ighor eu não tenho nenhuma indicação, quem sabe algum amigo do blog lhe ajude.
Ire
Olá, procura respostas e paz , estou num momento muito difícil da minha vida, e sinto q a resposta q procuro vou achar num terreiro, estou em São Bernardo do campo caso possam me indicar algum, já tive sonhos q me mostraram q deveria ir ao terreiro e a algum tempo atrás pessoas que nem conheço e nem sabiam dos meus problemas me falaram para eu ir atrás de paz, e um lugar que abrisse meus caminhos, para completar acabei um relacionamento a pouco tempo e sou apaixonada por ele, e ele diz sim gostar de mim e já me falaram que existe algo no meio de nos que precisa ser desfeito, tenho dúvidas e medos, por favor me ajudem
Andreza vamos tentar lhe ajudar.
O relacionamento foi desfeito porquê?
Precisamos nesta horas nos acalmar, analisar, ver com profundidade e coerência onde erramos.
O que leva um casal a se separar?
Ninguém que está apaixonado que o fim do relacionamento, a outra parte para evitar mais magoas, desconversa, diz que um dia poderá voltar e aquelas desculpas esfarrapadas de sempre.
Lute, mas não subestime o que está do outro lado, a verdade geralmente não chega, não afora. Fica aquele suspense. Será que volta, será que vai voltar a me amar?
Não se humilhe.
Quanto a sua espiritualidade, se você deseja seguir este caminho, não misture coma sua relação que não está legal.
Procure amigos para lhe indicar um boa casa e vá até lá conferir, veja com calma, analise e somente depois tome a sua decisão.
Que os bons ventos soprem a seu favor.
Ire
Alguem pode me ajudar a encontrar a Mae Helena de Omolu em Salvador-BH??? isso e muito importante.
Eliane eu não conheõ.
ire
Olá. Participo de blocos e cortejos em que as pessoas tocam maracatu de baque virado no interior de São Paulo. E por conta da história do contexto que envolve o maracatu, acabei me interessando bastante pelo Candomblé. Conversei com algumas pessoas que frequentam e frequentaram as celebrações para os orixás, e acabei me interessando mais. Pois com esse interesse, surgiu a vontade de aprender a tocar os ritmos sagrados, não só pelo questão musical que está implícita, mais sim, também todo o contexto religioso que é envolvido. Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu se tornar ogã? (Acho que só os deuses pode em saber, mais enfim a pergunta está feita).
Agradeço, pelo compreensão.
Grato.
Leandro ninguém pode lhe impedir de aprender a tocar e tocar.
Porém, dentro do culto, somente os iniciados no cargo de Ogan devem ou podem acessar o atabaque, existem fundamentos muito profundos neste simples ato de cantar e tocar.
Quanto a ser um Ogan, somente o oráculo poderá responder.
Ire
Todo terreiro camdomblé faz amarração amorosa? e o certo é cobrar ou não?
Nath as péssimas casas de candomblé fazem amarração.
As casas sérias e de caráter não fazem este tipo de trabalho.
Com certeza eles vão lhe cobrar bem caro e se aproveitar do seu momento de fraqueza.
Ire
boa noite gostaria de faser uma pergunta para dayane eu vi uma pergunta da sueli e li tambem a resposta e eu resolvi faser a minha pergunta tambem com todo respeito .ela perguntou se ela poderia trocar de orixa porque ela e de oya mais como oya e uma yaba quente ela queria trocar por oxum que e uma yaba mais calma .certo ai a dayane respondeu que e impossivel trocar um orixa verdadeiro da cabeca de uma pessoa .e eu fiquei mais chateada ainda .porque trocaram o meu santo verdadeiro .sim depois dele ja ter vindo na terra deixado o ere .estava aprendendo a dancar na hora da matanca resolveram chamar o outro orixa .e fizeram a feitura .e hoje o santo verdadeiro quer o lugar dele di volta .so eu sei oque eu passo e o pior e que eu nao acho nimguem que queira concertar as coisas pra mim .
Josiane veja seu e-mail
Ire
Como faço p entrar em contato c vcs?
Josidelma nosso foro de discussão é aqui no blog.
Se precisar de uma consultar pessoal deixe recado com Baba Fernando, ele falará com você via email.
Adiantamos que não fazemos consulta oracular pela net.
Ire
Irmão da Ilha, sou uma pessoa leiga no candomblé, mais tenho muita curiosidade em aprender essa cultura, gostaria de saber mais sobre IFÀ, quem lhe formou em IFÀ, ou não existe essa formação. Agradeço a vossa atenção, muito Axé…
Roseli meu Ojugbonà e sacerdote se chama Efun Awo Peju Ifarunola Awoyade Adesanya.
No Brasil não existe uma escola de Ifá, o material disponivel está em inglês e espanhol e eu traduzi toda a minha biblioteca, nesta caminhada já se vão oito anos.
Ainda não sou um Babalawo, tenho apenas a primeira mão de Ifá (Isefá), mas, manipulo os buzios e meu ensinamento me valeu muito para poder destrinchar e interpretar um Odù.
Você deve ter o seu mentor e professor e depois caminhar em direção a sua iniciação.
Quanto aos livros, a Web é o mundo a ser explorado e comprar livros no mercado americano e traduzir ou ler se vc domina a lingua.
Orunmila gbè wà o.
Ire
É do Ketu, a palavra Egbè quer é a sociedade que compõem a casa.
Ire
Moro longe da minha casa de santo amo minha iya mas sinto falta roda trabalho roça abriu um ile bem mesmo ao pé de casa o que poderia fazer para frequentar este ile sem o baba por a mão em mim. E sem prejudicar minha evolução com minha iya isto é possivel e o que poderia fazer dentro do ile , seria yawo ou seria uma “visita”. Ase
Eliane vc seria uma visita.
Se você tem problemas de locomoção converse com seu sacerdote e tente arrumar uma solução para o caso.
Ire
gente ja tomei muitos golpes qrendo fazer um trabalho como indentificar um pai ou mae de santo serio pois na minha cidade nao ha nenhum
pamela,
Qual é a sua cidade?
Axé.
Boa noite, eu gostaria de uma indicação de casa no Rio de Janeiro.
Estou na procura há algum tempo, sem sucesso! 😦
Beijos
Fernanda:
Axé Guapimirim – Fernando D’Osogiyan
Fale com ele aqui no blog.
Ire
Boa tarde, preciso muito de uma indicação de um bom terreiro de candomble nas cidades próximas a minha, moro em tremembé interior de São Paulo, vale do paraiba, sinto a necessidade de encontrar um bom terreiro para meu desenvolvimento espiritual, já fui em alguns é até na umbanda mas ainda não senti que era lá meu lugar.
Se alguém tiver indicações para minha região fico realmente agradecida
Olá, alguém sabe me indicar uma templo de candomblé, serio que possa me ajudar com um trabalho voltado para amor ?
Ricardo,
Que tipo de trabalho voltado para o amor? seja mais específico.
Axé.
Nunca fui e tenho vontade de conhecer mais …
Moro em Maua SP
Bom dia. Preciso saber urgentemente onde ha um terreiro de candomblé em Joinville, ou Corupá, ou região de Blumenau ou , por último Curitiba.
Maria,
Infelizmente não conheço terreiros na sua região para lhe indicar, pesquise na sua cidade e cidades adjacências.
Axé.
bom dia amigos já sou do santo a mais de 16 anos e ate agora não acertei a mão gostaria de pedir ajuda ao irmãos para indicação de uma casa respeitosa e que trata nossa religião com seriedade sou de são paulo região norte
Luiz,
Eu não conheço Casas em São Paulo para recomendar, sei que tem o Pai Cido D’Oxun que é descendente como eu do Axé Oxumare BA.
Axé.
Boa noite. gostaria de falar com Fernando D’Osogiyan, Sou do rio de janeiro. já frequentei umbanda em teresopolis, não quero dizer o nome do local por motivos éticos, mas larguei porque lá dentro minha vida amorosa afundou. hj já se passaram quase 3 anos e simplesmente todos os dois relacionamentos que entrei não dão certo. Parece que vão vingar e murcham. Estava num relacionamento com um rapaz e nos primeiros 6 meses quando parecia que íamos firmar a coisa desandou ele começou a se afastar. O problema é que até hj ele me procura, eu penso que tem problema espiritual eu gostaria de saber se existe algum ou alguns trabalhos de amarração, de conciliação no meu caso e se ele não for para meu destino que me ajudem a esquecê-lo, pois isso parece até um encosto, e me ajudem a superar e encontrar outra pessoa. Pq eu tento esquecê-lo mas ele sempre volta e isso mexe comigo. preciso de ajuda…não aguento mais sofrer por amor pq sou muito passional. me sinto sozinha, não tenho filhos, não tenho família, meus amigos são só de farra…tive um casamento maravilhoso que desmoronou em 2 anos assim que entrei no terreiro…e desde lá minha sorte no amor mudou…Não sou feliz no amor há quase 5 anos. se quizer contactar por e-mail
Adriana,
Contactarei por email.
Axé.
Boa noite amigos, me chamo Luana, moro em Maceió (AL), ainda não encontrei nenhuma casa respeitosa e gostaria de algumas indicações de casas sérias em Salvador (BA),ou em Recife (PE), e que façam atendimento para jogo de búzios.
Luana você pode buscar o Ase Oxumare em Salvador.
Você encontra o telefone e endereço na internet.
Ire
Odé Ợlaigbo
Obrigada pela indicação e pelo retorno!!
Irei procurar o telefone do Ase Oxumare em Salvador com certeza.
Axé
Motumbá a todos bem sou uma abiã e estou procurando um lugar pra me cuidar se alguém souber de um eu moro no RJ é q seja ketu obrigado
Bella,
Passarei pelo email algumas Casas de ketu.
Axé.
Ola , gostaria de uma indicacao de casas em sao paulo, pois de confiança esta muito complicado achar, sou medium , e gostaria de fazer algumas coisas para poder trabalhar,
Sueli,
Não conheço casas de confiança para lhe indicar em São Paulo,somente no Rio de Janeiro e Bahia.
Axé.
Sueli, qual a região de São Paulo você mora?
Bom dia Gente!
Deixa eu perguntar uma coisa, joguei duas vezes buzios e as duas vezes me disseram que a minha mãe de cabeça Oxum, era do candomblé, comecei a me desenvolver na umbanda e tive que parar, fui em uma festa semana passada de umbanda e passei muito mal, recebi a minha Oxum e a mãe de santo disse que eu precisava fazer o santo lá! Eu gostara de saber se mesmo a minha mãe de cabeça sendo do candomblé como disseram, se eu ainda poderia desenvolver em uma casa de umbanda? Tem algum problema isso?
Thayne,
Oxun é um orixá de culto, fundamentos exclusivos das casas de candomblé Ketu e Efon, portanto, não tem como se desenvolver na Umbanda.
Axé.
O cargo de oju oba pode ser dado a uma mulher egbome iniciada de xangô?
Márcos,
Oju Oba se refere a pessoa que olha para o rei, portanto, não importa se é homem ou mulher, esta inerente ao culto de Xangô e em especial ao Oluwo, daí alguns entenderem que só homens podem ter esse cargo.
Axé.
Boa noite gostaria de saber o endereço de vocês como faço para conhecer a casa pessoalmente.
Rafael,
Minha Casa fica em Guapimirim no Rio de Janeiro, me mande um email que marcamos.
Fernando.culuchi@gmail.com
Axé.
[…] Terreiro de Candomblé – Fonte: Ocandomble.com […]
Boa noite !!
Gostaria de saber onde fica o terreiro de vocês, sou do RJ.
Tenho muito carinho pelo Candomblé, me identifico com a religião, gostaria de seguir, mas tenho problemas com matança, sei que os animais fazem parte do culto, mas não consigo matar um animal, seria possível virar candomblecista sem eu ter que matar os animais ?? Ressalto que não tenho problemas que outros façam. Li que existe uma pessoa para tal prática, não sei se procede, como confio na página, resolvi perguntar.
Outra coisa, sou bem suscetível a energias, tenho tido febre nas pernas todos os dias, sempre a noite e as vezes na madruga tenho febre no corpo todo, me disseram que tem ligação espiritual, podem me dar alguma ajuda. Grata
Tuany nós não matamos animais.
Isso tudo faz parte de uma liturgia milenar, assim como todas as religiões milenares, algumas se expõe como nós, outras ficam enrustidas meio que com medo de serem ‘descobertas’.
A oferta do animal envolve muitos fundamentos, envolve energias superiores, envolve o conselho do oráculo, envolve o “seu querer”, em nossa religião nada é feito de forma obrigatória, porém, não se pode esperar o efeito desejado, seria como tomar remédio para enjoo para tentar curar a febre.
O que vc falou sobre termos uma pessoa encarregada de praticar o ato da imolação é verdade, essa pessoa nasce com esse cargo e cumpre o seu papel aqui na Terra.
É uma história muito longa para ser contada aqui no blog.
Mas, saiba que nenhum animal deve ser morto em vão, nenhuma vida é desperdiçada, tudo tem um porque e um prá que.
Ire alaafia.
Eu tenho vontade de fazer parte dessa religião ..admiro muito
Eu tenho um desejo enorme de fazer parte
Receber guias etc..
Krislayne,
procure uma boa casa de Umbanda para que você possa se desenvolver e participar das sessões. Podemos indicar a casa de Odé Ợlaigbo.
Axé.
S.o.s preciso de socorro minha prima foi feita muito nova no candomblé com 15 anos veio pra sp
Teve o zelador João Bras que cuido dela infelizmente veio a falecer
Alguém conhece um zelador para cuidar dela que esta com muitos problemas de saúde peço ajuda e ago a todos o meu obrigado desde já
Rosimere,
Ele tem que fazer ebós específicos. Procure parentes desse zelador, sua familia de Axé,sua raiz.
Axé.