Porquê “fazer santo”?
Conhecer a si mesmo: pressuposto básico para a realização pessoal em todos os níveis. Desde sua origem, o ser humano anseia pelo encontro com o Infinito. Essa busca incansável frequentemente provoca verdadeiras batalhas que são travadas no interior do indivíduo, acompanhadas por sentimentos de angústia, ansiedade, inconformismo ou até mesmo de desespero face ao desconhecido ou ao irremediável: as fatalidades e incertezas do amanhã, o ciclo da vida, a morte.
Todo o processo de Iniciação se destina à criação de ambiente propício ao tão sonhado encontro. A história da humanidade espelha essa incansável busca de respostas aos enigmas da vida: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? A felicidade é perseguida por todos, sendo muitas vezes um desejo alimentado pela incerteza. E o ser humano continua a colocar a própria felicidade longe de si mesmo, em circunstâncias exteriores: dinheiro, posição, poder, fama, ou na dependência de outras pessoas: “Se ele – ou ela – me amar, serei feliz”. Há milhares de anos, o nativo do continente africano já tinha os mesmos anseios: conhecer o seu Deus, os mistérios do Universo, a origem da Vida. Olodumarê (o Criador), em sua Graça e Poder infinitos, permitiu-lhes conhecer a sabedoria do IFA (a revelação): a Criação do Universo e dos seres humanos, os princípios que regulam as relações entre Ilú Aiyé (a Terra) o Orún (mundo espiritual) e o conhecimento dos Orixás, divindades intermediárias entre Deus (Olodumarê) e os homens.
Desenvolveram-se rituais iniciáticos para os mistérios dos Orixás, como forma de realizar o sagrado em si mesmo, ou seja, permitir que o Deus Interior, na figura de um ancestral divino, desperte em cada indivíduo e estabeleça a ponte com o Cosmos, tão necessária à realização pessoal, tornando-o assim capaz de fazer escolhas mais acertadas e consequentes em relação à vida e aos semelhantes, na construção da própria felicidade. A compreensão clara de que o destino é uma possibilidade e não uma fatalidade é a base dessa realização. O conhecimento das forças que regem o Universo e a Vida nas suas mais variadas formas e meios de manifestação, bem como dos princípios que regulam essa interacção é o caminho da Iniciação. Depois da primeira parte deste tema, continuo agora com um pouco mais de informação sobre a Iniciação no Candomblé.
Brevemente, ainda voltando a este tema irei expor alguns detalhes importantes que completarão esta informação, e que certamente propiciarão um conhecimento mais profundo deste momento tão importante na vida de cada um que decide abraçar o Candomblé como sua Religião.
Fazer santo: Quem, Quando e Como?
O momento do “chamado” é diferente para cada pessoa. Para alguns, uma doença difícil de ser curada, para outros, as dificuldades do próprio caminho; outros ainda, buscam fugir às religiões tradicionais por concluírem que muitas delas estão tão voltadas para o dia a dia dos homens e para os seus interesses imediatos que acabam por fugir à sua real finalidade: promover o encontro do ser com a Divindade, ampará-lo em suas dificuldades espirituais e consequentemente, também as materiais. Alguns ainda são provenientes de outras religiões ou filosofias espiritualistas; finalmente, existem aqueles que simplesmente são tocados pelo Orixá, fundo na própria alma.
A iniciação (feitura) propriamente dita acontece num período de reclusão que varia entre sete a dezassete dias (embora alguns lugares adoptem 21). Essa reclusão (recolhimento) ocorre nos Templos Religiosos conhecidos como Casas de Candomblé, em aposentos próprios para tal finalidade. Esse período é comparável à gestação na barriga da mãe; nesse aspecto, o aposento sagrado representa o ventre da própria mãe natureza. O neófito aprende os mistérios básicos das divindades e da Criação; os costumes da comunidade e os princípios que regulam as relações da família religiosa (hierarquia sacerdotal); as formas adequadas de comportamento nas cerimónias públicas e restritas. Conhecimentos acerca de seu próprio Orixá são-lhe ministrados: a maneira adequada de cultuá-lo, as suas proibições (ewò), as virtudes que deverão ser cultivadas e os vícios que deverão ser evitados para atrair influências benéficas e uma relação harmoniosa com a divindade pessoal.
O que pode mudar na vida do Iniciado?
O Destino é dado a cada ser na forma de possibilidade, nunca como fatalidade. Desse modo, quem antes de voltar ao mundo escolheu por exemplo ser médico, ao renascer na Terra encontrará no seu caminho situações que o direccionem para essa profissão. Entretanto, isto não quer dizer que necessariamente venha a exercer a medicina. Ele pode a qualquer tempo mudar os rumos da própria vida através do exercício do livre-arbítrio (o que, aliás, é um conceito universal). Cada qual constrói a própria história. Ocorre muitas vezes a pessoa acabar por fazer escolhas erradas e sofrer consequências desastrosas. Pode ser fruto de um destino “negativo”, que exigirá tempo e determinação para ser superado. A dor transforma-se em companheira constante. Ligam-se a tudo isso os problemas do dia a dia (para não mencionar a situação difícil da sociedade contemporânea); o conjunto destes factores acaba por provocar sentimentos de impotência frente aos obstáculos e encruzilhadas da vida, ou simplesmente solidão, carência de carinho, de orientação, de coragem. Carência de fé. O Orixá pessoal, nesse particular, pode influenciar em muito, prevenindo ou mesmo remediando estas situações, conferindo força e equilíbrio ao seu tutelado, restaurando-lhe as energias, estendendo-lhe protecção e orientando-o quanto ao melhor caminho a seguir.
Mas o indivíduo deve permitir que o Orixá actue de modo construtivo na sua própria vida. O Orixá não representa problemas no caminho de ninguém – pode significar a solução. Através do seu apoio divino o ser humano pode criar condições para vencer as barreiras internas e externas para a construção de um futuro melhor.
Ola tudo bem com vocês ?
Bom estou começando agora e tenho muitas duvidas
assim eu nunca tinha visto uma entidade
quando vi uma pomba gira e ela me falou que tem pessoas
que precisam de tempo para ”desenvolver” a mediunidade
e tem pessoas que trazem mais aflorada e falou que era a meu caso , e estava com problemas financeiros e ela me disse
que nao precisava me preocupar pois era filho de oxossi
dai no outro dia fui atraz na internet e procurei por tudo e achei muita coisa e tenho muita facilidade em gravar e percistencia no que eu quero ,por isso meus amigos e minha esposa que ja estao na religiao se assustaram pq falei coisas que nem eles sabiao mas eu sou assim estudei e eles pediram
pra mim ir com calma ,mas tudo na minha vida sempre foi assim
e tres dias depois fui em uma gira de caboclos e começaram
a tocar um ponto e começou a arder e perder minha visao
e eles olharam e disseram que meus olhos pareciam que estavam pegando fogo.Bom isto tudo faz uma semana
que comecei a ir e não sei o que acontece fiquei com medo
de perguntar a eles e acharem que estou mentindo , mas não preciso mentir só gostaria de entender peço a ajuda de vcs
haaa desde pequeno tive sonhos e certos momentos eles aconteciam igual na vida real e eu via
por favor juro que não estou mentindo mas a vezes pode ser coisa da minha cabeça me ajudem
desde ja obrigado!!!!!!1
Boa Noite!!
Gostaria de saber mais sobre Dofono, Dofonitinho,Gamo e….
fiquei sabendo que isso é hierarquia mas ela cumprida em que ordem, dizem tambem que tem haver com o “barco da feitura” enfim….
O que é isso??
Diante mão agradeço a atenção!!!
ola tudo bem?? sou de sao paulo e quero começar minha tragetória no candomblé, tenho 29 anos sou solteiro e quero ser iniciado mas nao conheço nenhuma casa seria aqui em sao paulo, oque eu faço para ser aceito em um terreiro na Bahia? você pode me dar uma luz??
muito obrigado…
Olá Alexander
Em São Paulo existem casas sérias
vá ao site do prof. Reginaldo Prandi ele mantém uma lista com as casas mais tradicionais em São Paulo.
Para ser aceito num terreiro da Bahia,vc vai ter que frequentar a casa,abrir um jogo de búzios com o zelador e ver se realmente há necessidade de feitura, se sim,vc entra.
axé e boa sorte na busca pela casa
Olá Jonas
Vc está citando a ordem de um barco
Barco é quando entra um grupo de pessoas pra fazer feitura do santo,todo mundo junto.Então uma pessoa é escolhida líder do barco,responsável pelo barco,no caso é o Dofono,e depois dessa pessoa vem dofonitinha, gamo, gamutinho, fomo, fomotinho…Na ausencia do mais graduado o posterior é responsável pelo barco.Há uma hierarquia sim dentro do barco.Os outros integrantes devem de certa forma obedecer ao Dofono.Mas todos devem obediência ao pai de santo.
Espero ter eslarecido
axé
Olá rafael
vc pode ser mais específico na sua pergunta?eu não entendi
Vc relata está iniciando na religião e ter tido um mal estar nos olhos numa gira de caboclo é isso?
Mal estar é normal no início quando a pessoa é médium,mas nunca me relataram algo relacionado aos olhos ficarem “pegando fogo” ou vermelhos.
Volte e tente ser mais específico para que possamos tirar melhor sua dúvida…
axé e bom inicio de caminhada
Boa noite…
Realmente acho excelente este elaborado tabalho que vcs estão tendo para suprir qualquer duvida e deixar cada vez mais claro… a riqueza, beleza e fundamentos do candomblé…
Mas acho que estou enfrentando um problema… após um sonho..me dirigi à um terreiro de candomblé… foi-me jogado os buzios… aí recebi uma noticia que talvez deixariam muitos felizes mas à mim deixou entristecido… a mãe-de-santo disse que eu era de Oxum..mas que Iemonjá estava brigando por minha cabeça…
Devido a um espirito de morto (vários) estarem me acompanhando… Iansã tabém gritava por minha cabeça….. seria necessário tirar..(ou fazer??) uns ebós pra “positivar” meu odú..e assim ela poder jogar os buzios novamente e confirmar meu orixá… Mas o que teria me deixado triste .. é o fato de eu não ter nenhuma afinidade com nenhum orixá destes mencionados… Isso msmo… tanto que se eu fecho os olhos… vejo Oxaguiã… e é o Santo que tem mais haver com minha personalidade e arquetipo fisico… suas cores…absolutamente tudo… antes mesmo de estar determinado a seguir o candomble´… sempre pensava em Oxaguiã como meu Pai, meu Orixá condutor…
1. Estou atraindo sobre mim algum mal..por não gostar de orixás femininos, nem aceitá-las?
2. Poderia atrair Oxaguiã para ser meu Orixá de frente… jah que não escolhemos os Orixás e sim eles que nos escolhem ?
Olá tonny costa
Existia um costume antigo de antes de fazer o santo a pessoa ter que correr sete freguesias e uma capela,ou seja, vc tinha que ir abrir jogo de búzios em sete casas para confirmar o santo antes de fazer.Talvez se esse costume ainda fosse regra,a gente não tivesse tantos erros…
Olha só, vc confia nessa casa?Já conhece, tem credibilidade?É idônea?Se sim,possivelmente a pessoa que vc consultou está certa,mas caso não, vc pode ir fazer o jogo em outros lugares.Como vc mesmo disse quem nos escolhe é o Orixá e se vc tem apego por Oxalufã, certamente ele apareceria pedindo a cota dele se fosse feitura.
Não sei se vc está atraindo mal mas certamente está atraindo um certo descontentamento desses orixás que te acompanham, não existe como vc atrair para o seu ori o Orixá com o qual vc se identifica,isso é determinado quando nascemos.Segundo um lenda, nossa cabeça é moldada de acordo com os orixás que vão nos acompanhar vida afora.
Me identifiquei muito com seu depoimento,pois já tive essa atitude,para minha felicidade isso não fez com que o outro Orixá se afastasse.Sinto a presença dele todos os dias da minha vida
axé
Tonny Costa concordo com tudo que disse a Carol. Mas se a sua preocupação é com sexualidade, não tenha este receio, Orixá não interfere em nada disso. Pode tb ser por ter que vestir-se como Yabá, de fato não é uma coisa que eu tb goste, mas o dia que minha mãe vier e sei que vai ser logo, eu terei prazer de vestir Yemonjá, e isso não mudará nada em mim ou em vc. Tomege
olá,
eu nasci numa casa de umbanda mas aos 14 anos descobri uma paixao enorme pelo candomble,sobretudo a angola,,,,,,,, desenvolvi na umbanda algumas entidades como caboclo,preto velho etc… vc sabe né….
eu sinto dentro de min uma vontade enorme de fazer o santo e sinto as veses até o proprio orixá falando comigo na intuiçao que já está na hora,,, porem tenho receio de algo que nao sei explicar….tenho 21 anos hoje e sinto a necessidade de resolver isto dentro de min
vc pode por favor me dar algum esclarecimento a respeito disso?
Olá luis
Para confirmar essa sensação busque um bom jogo de búzios,vc pode dar uma lida nos textos do blog para ir se familiarizando com a religião e conhecendo um pouco dos rituais.Longo caminho do Aprendizado, Sou filho de Orixá,são textos muito bons do Nelson, e no link rituais tem bastante coisa
espero ter ajudado
axé
Meu axé a todos os irmãos.
Sou abiãn, e fui muito tocada pela gentileza das respostas de vocês às angústias de todos que escrevem, iniciados ou não. Dúvidas sempre existem, por enquanto vou esclarecendo com as respostas de vcs que leio.
Escrevo para agradecer pela tranquilidade e pela honestidade com que vcs passam fundamentos tão importantes.
Que os Orixás iluminem sempre os caminhos de Manuela, Carol ,Nelson e demais irmãos.
Muita Paz!
Motumbá
Em relação a feitura… gostaria de saber a sua opinião em relação a feitura de santo com menos de 21 dias, como tem acontecido em algumas casa agora de “tirarem” seus yawos em 7 dias…
Sem ofensas a nenhuma casa, lógico!!!
Valéria ficamos agradecidos pelas palavras, volte sempre e fique sempre a vontade aqui, axé . Tomege
Júnior não se pode falar tão abertamente sobre os passos de uma iniciação, mas com absoluta certeza esses passos não são dados numa coisa desta que alguns invetaram como sendo “feitura em sete dias”. Isso é coisa de quem está preocupado com valores monetários e não com valores religiosos. Tomege
Bom gostaria de fazer uma pergunta e se for possível que seja respondido por e-mail eu agradeço,é simples dentro das respotas acima a Sra Carol explica a ordem de um barco cujo tal eu já conheço por já ser feito,sendo assim sou o fomo de meu barco e na minha obrigação de 1 ano fui apresentado no salão como Pai peq da minha casa de santo,gostaria de saber se isso me faz ter mais autoridade que a minha dofona,mesmo sendo ela(dofona) a Ronbona da casa. ??????????
Caio (Lodê) o Babakekerê tem mais autoridade que a dofona, isso é hierarquia, mesmo sendo ela a rombona da casa, sendo que rombona não é cargo ou posto e este termo só designa o primeiro filho, é uma referencia pejorativa ao nacimento de parto normal do primeiro filho que provocaria um “rombo”, não gosto disso mas é deste termo que surgiu o rombono. Mas há um problema no seu comentário, ainda que sua casa esteja sendo organizada agora e que não tenha um egbomi para ser o babakekerê e dividir as responsabilidades com seu zelador, é totalmente equivocado dar um cargo deste a um yaô de um ano, principalmente apresentar na sala. Não falo que vc não possa ser agora o babakekerê, pois uma casa precisa de um auxiliar do zelador, mas como vc ainda não tem sete anos dado, vc não poderia ter sido apresentado a comunidade como babá, isso não é correto. Vc pode ser sim, mas sem ser oficialmente, sem ser apresentado, essa apresentação só pode ser feita com egbomis. Tomege
hum ,muiito legal queria saber um pouco mais sobre a feitura *-* mais sei que tem coisa que nois não podemos fazer como a minha vó diz : segredo de roncor ;
Eduarda é exatamente isso, segredos. Mas posso te falar que é lindo e um dos momento mais sagrados que vc poderá experimentar na vida, é um momento que marca sua vida, então deve ser feita quando vc tiver plena certeza de que é isso que vc quer para vc, e ser muito feliz com sua iniciação. Tomege
sou ogã confirmado fazerm 14 anos no ketu. Recentemente tenho ido a uma casa de angola, e gostaria de saber onde consigo fundamentos de angola, tais como cantigas das matanças, sassanha, cantigas para tirar o yawo com esteira..tudo que já conheço do ketu, e que gostaria agora de me aprofundar na angola.
Motumba
João Luis
Olá João Luis,
Do meu entendimento, para ter acesso a toda essa informação da Nação Angola, você vai ter que fazer o caminho, tal como fez no Ketu… a partir do Km 0!
Essa é a forma de receber e entender os fundamentos. Lamento, mas os seus 14 anos de Ketu, tanto quanto sei, não contam para Angola. Naturalmente, o conhecimento que você já tem do Ketu te poderá ser muito útil, mas estamos a falar de Nações e rituais diferentes, e os Inkises, ao contrário do que muita gente possa pensar, e apesar das muitas semelhanças, não são o mesmo que os Orixás, são bem diferentes.
Axé!
oi sou raspada faz um ano suo de obara mais sou ekeje mais mim disseram que ekeje nao raspa gostaria que vc mim disesse porque fiquei com duvida minha naçao e jeje marri
gostaria de saber se uma zeladora de santo pode por medo em uma filha de santo dizendo se ela sair da casa porque tah cedo que fez o santo. com um mes fora do resguardo ela tah dizendo que a minha filha vai ficar maluca se trocar de axe ela é de jeje marri e foi pra minha de angola alguem fica maluco se trocar de casa isso é inguinorancia de uma zeladora não é.
mucuio…
Sueli,
Temos o livre arbítrio, o direito de ir e vir, ninguém fica maluco se trocar de nação, a vida continua.
Que ela tenha uma boa sorte na na nação Angola.
Axé,
quem disse isso foi a ex mãe de santo dela só porque ela saiu da nação jeje marri e foi pra minha angola ai disse que isso não pode que minha filha ia ficar maluca , oque pode acontecer nada não é.
axe…
Sueli isso que lhe foi dito é típico de quem está em desespero ou de quem começou agora o terreiro e não quer perder filhos por que a sociedade em torno dela vai falar mau sobre estas perdas, e como ela não deve ter carisma e conhecimento suficiente pra manter seus filhos ao seu lado pela liderança religiosa, ela então ataca de terrorismo. Tomeje
mukuiu a todos,
quando a gente vai na mesa de jogo e no jogo responde que a gente não é ekedi é porque a gente é vudunce não é.
vou me recolher agora domingo que vem eu pra feitura e minha filha trocar as aguas.
sou de yoa.
agaurdo resposta.
mukuiu…
Olá gostaria de uma ajuda, fiz a minha obrigação em Março, mas só que nessa obrigação o pai de santo deixou algumas pendências como por exemplo.
1- Não vestiu a santa (não teve saída (devido alguns problemas estruturais que ocorreram no barracão)) e ele havia prometido a mim e a minha santa que assim que eu saisse do preceito vestiria a santa, mas já passou o preceito e ele me enrola quando eu pergunto.
2-Não levou para a missa
Eu sinto que o que foi feito, foi feito certo mas o que me preocupa é eu terminar sendo cobrada pela a minha santa, por não ter vestido ela.
A minha dúvida é o fato de não ter tido a missa e a saída isso poder acarretar algum problema para mim, eu não quero ficar em dívida de forma alguma com o meu orisa, e eu por ter tão pouco tempo de feita tem algum problema eu trocar as águas e ir para um outra casa, para continuar a cuidar dos meus orisas ou concertar algo que foi feito errado.
Por favor me ajudem por que eu estou com muitas dúvidas em relaçõa a isso
Ladyane,
O fato de não ter vistido a sua santa como você se refere não interfere na sua iniciação, se realmente foi só isso que ficou faltando, porém, se assumiram um compromisso de vesti-la devem faze-lo. Quanto à missa, isso é apenas um hábito antigo que não se utiliza mais, sincretismo sem propósito algum. Como diz mãe Stella do Opo Afonjá: Iansã não é Santa Bárbara!
Boa sorte,
Axé,
Sueli Maria,
Você vai se recolher para que nação? Você usa termos de Angola quando fala mukuiú, usa termos do Jeje quando fala Vodunce e do Ketu quando fala Oyá. São palavras típicas dessas nações. Já a palavra Ekedi é da nação Jeje, porém, generalizou-se por todas as nações.
Obs: Não podemos generalizar que quando uma pessoa não roda ou vira com o Orixá, Vodunce ou Inkísse, ela seja uma ekedi ou um Ogan. Ela pode não rodar ou virar e não ter o cargo.
Axé e boa sorte!
Axé,
quando a gente vai na mesa de jogo e no jogo responde que a gente não é ekedi é porque a gente é vudunce não é. mais no jogo de buzus deu eu como vudunce é porque sou não é…
vou me recolher na nação angola…
Sueli são dúvidas muito sérias para vc ter nesta fase de sua vida religiosa e tão próximo de usa iniciação, te recomendo que leia todos os posts ligados a iniciação leia principalemnte e com muito carinho o post “Espaço do Leitores” na barra lateral é fundamental a leitura deste post. Tomeje
Por favor precisa de uma informação eu sou começei meu caminho no santo num terreiro de umbanda hoje estou prestes a entrar num barracão de camdonblé de Angola (bantu) e tem pessoas a minha volta que dizem que quando um filho é feito no candonblé ele perde todas as entidades que incorporavam na umbanda: Cigano ,marinheiro,preto velhor, baiano ,boiadeiro ,e exú.
Queria saber se isso é uma realidade que eles depois que o filho é feio são proibidos de incorporar e queria que me informacem sobre o inkissi.
Motunba Asé!
Respondam com urgencia estou muito aflito!
Rafael isso não é verdade, se vc tem entidades vc vai continuar e ter, ninguém está cima deles, apesar de muitos terem ceto desperezo, as entidades existem e devemos repeito. A questãod e não cultuar e não ter toque é outro assunto e é legítimo que cada qual faça da forma como aprendeu, se nesta casa não tem, vc terá aue se conformar com isso e aceitar. Sou contra as misturas, sou contra quem dá mais atenção a catiço que a orixá/inkise/vodum,mas tb nãoa cho correto ignorar ou se colocar numa postura de proibir como se nós estivéssemos acima deles. No blog tem uns posts sobre Inkises, mas no site Tata anangue e no site ritos d eangola vc vai ter mais informações. Tomeje
boa tarde,eu tenho muitas duvidas e vcs saõ maravilhosos de deus e os orixas abemçoi vcs muitos beijossssssss.
Bom, aqui venho agradecer ,mas uma vez a este site, pois ele é capaz de nos instruir de duvidas perturbadoras. Eu como rodante de outra religião espirita, onde me retirei no momento, e tenho a vontade de me fixar no candomblé, fico feliz em poder obter informações neste site . Muito axé p vcs
Olá,
durante dois anos eu fui de uma igreja evangélica me batizei nas aguas e fui batizada pelo espírito santo ( falava em línguas) com o passar do tmp fui me afastando e tive um sonho no qual aparecia vestida com os trajes de Obaluaê me disseram que é meu orisá querendo me dizer algo dps disso fui 2x a um barracão.Na primeira vez só fiquei com um pouco de dor de cabeça mas na segunda meu ombro mecheu sozinho dps fiqueic/dor de cabeça e aumentava qnd prendia o cabelo…Fiquei um pouco com medo pq uma perte da minha família é do cadonble e diz que sou rodante ainda não houve jogo de búzios. Me identifico muito com a religião mas estou confusa e não entendo direito o pq que na iniciação se raspa o cabelo. Sou muito vaidosa não consigo me ver careca mas sinto que meu orisá me chama a cada dia…Já tive muitos sonhos… Me ajudem por favor!!!
Mucuiu. Sou filha ogum ja sou yao vai fazer 1 ano.
Gostaria de saber mais sobre a qualidade do meu santo?
Obrigada……
Cristina, boa tarde.
Essa briga interior chama-se dúvidas. O que vc deve fazer?
Esta deve ser a pergunta que está rondando sua cabeça, que chamamos de Ori.
Seu Ori deve decidir o que vai fazer, nada vai adiantar se vc interiormente não tomar uma decisão. Vc ouviu o chamado, atenda se vc quizer, vc não vai sofrer punições, Obaluwaiye é um òrìsá lindo, poderoso e temeroso, senhor da terra, das doenças e da vida longa, um paradoxo para quem não entende muito do assunto, mas a verdade é essa mesmo.
Seus familiares serão sua porta de entrada na religião, converse com eles, tire suas duvidas, veja se realmente é isso que vc quer, depois tome uma decisão, faça um jogo, se informe de tudo que for necessário para lhe servir de base.
O importante é que vc venha inteira e sem duvidas, para seu Ori poder trabalhar a seu favor.
Leia o post Ori clikando na foto do Baba Fernando e começe a entender um pouco tudo isso.
Òrìsá e vida e comunhão entre os povos, somos adeptos da liberdade de crença e sabemos conviver com os contrários, vc não é obrigado a nada, Olodunmarè lhe deu o livre poder de escolha para vc assumir suas responsabilidades.
Boa sorte.
Nossa vc não sabe como sua resposta me fez bem… mto obg!!!
ola ,gostaria de dizer que estou muito satisfeito com as perguntas ,e respostas aqui feitas,muitas de minhas duvidas são esclarecidas sem eu fazer as perguntas. axé
Boa Tarde
No final de Maio deste ano, Dei meu 1º bori e passei a fazer parte de uma casa de santo. No dia seguinte do meu bori, minha Mãe Iemanjá encostou em mim. Fiquei passando muito mal mas depois passou. Ja passei mal varias vezes e inclusive durante uma festa na roça. fui bater cabeça para Iemanjá de uma irmã de santo que já é feita e ela me abraçou demoradamente e depois começou a falar que estava com fome e que queria que eu me iniciasse (claro que com outras palavras) depois disso fiquei passando mal e Iemanjá pegou minha cabeça e Depois disso a Iemanjá da minha irmã falou pra minha mãe de santo que está com fome e quer que eu seja iniciada.
Depois disso o Pai de Santo da minha mãe, veio conversar comigo que era para eu me preparar pois Iemanjá quer realmente ser feita e se eu demorar muito tempo é capaz d’Ela pegar minha cabeça dizer que não vai embora embora enquanto não tiver tudo pronto para feitura .
Eu estou ate com medo ate de ir em alguns eventos, como Saída de Santo la do barracão que frequento pois tenho medo de Bolar no Santo.
Mesmo tendo pouco tempo como abiã, ja tenho um amor Imenso poir Iemanjá, e sinceramente nem imagino meu futuro sem a presença dela. Tenho sim, Vontade de Fazer O Santo. mesmo sabendo das proibições e do fato de ficar careca.
Porém ate pouco tempo, era Evangélica. A minha família não aceitou ainda o Candomble na minha vida. e atualmente o que eu ganho dá apenas para custear minha faculdade e as despesas da minha casa.
Eu gostaria de ter tempo para preparar minha Familia, minhas finanças e me preparar para minha feitura. Acredito que o que o Babá falou faz sentido pois cada vez tenho sentido a presença D’Ela mais forte e fico “passando muito mal”.
Gostaria de saber de vcs se realmente Iemanjá pode fazer isso para que eu faça logo a minha feitura e se tem algum jeito de adiar a minha feitura por mais dois ou três anos sem ficar “passando mal”?
Angelica, o maior problema são as pessoas não respeitarem um òrìsá chamado Ori, (sua cabeça interior), ele é fator determinante na sua iniciação. Se ele quer que vc se inicie, tudo acontecerá de uma forma calma e tranquila. Não é com pressão, com medos e ameaças que se coloca um abian para ‘dentro’. Quando vc se decidir pela sua iniciação tudo será acomodado tenha certeza disso.
Existem casos em que a iniciação é recomendada o mais rápido possível, doenças, mortes e etc… Mas não é o seu caso. Fale a respeito com sua zeladora, explique olho no olho sem medos, Yemonjá é mãe, conheçe todos os misterios das cabeça humana e exerga dentro de seu coração. Òrìsá quer ser adorado de uma forma expontanea, não com esta pressão toda. Quando sua cabeça não aceita, não há òrìsá que faça vc aceitar. Ori é soberano. Com calma e determinação vc vai chegar aonde quer chegar.
Odo Iyà mi.
Da Ilha, Muito obrigada por suas palavras. Eu tenho umamor enorme por Iemanjá. terei o enorme prazer de me iniciar. A unica coisa que preciso é de tempo. Pois realmente acredito que tudo vai acomodar quando chegar a hora.
Mais uma vez obrigada pela sua resposta.
Axé
Babá, bom dia!
Eu ouvi de uma pessoa que todos os filhos delas foram feitos no candomblé ainda na barriga, que assim seria mais facil.
Contou ainda que todas as curas foram feitas na propria barriga, e teve de ficar na camarinha, como se fosse uma feitura normal.
Isso realmente acontece? É correto?
Eu no alto da minha ignorancia entendo que só terá validade caso a criança confirme após certa idade e faça nova iniciação correto? OU essa já é valida.
Desculpe se tiver errado, mas essa é a visão de uma pessoa que acha a religião bonita, mas não faz parte.
Abs.
Babás.
José,
Essa pessoas são os famosos “inventores”, só falam besteiras e barbaridades, desconsidere por favor.
Eu no alto da minha ignorancia entendo que só terá validade caso a criança confirme após certa idade e faça nova iniciação correto? OU essa já é valida.
Observe que você mesmo raciocinou e passou seu entendimento, e isto acontece quando mãe da obrigação grávida.
Axé,
Muito obrigado, Babá.
Ao ouvir esses “entendedores” das religiões já tão mal faladas, entendo cada dia mais que o grande problema não é somente os ignorantes que nos vêem de fora e nos julgam.
Mas sim as pessoas que estáo dentro e não se preocupam em aprender, e passar a visão correta para a frente.
Eu frequento a umbanda, e o que vejo de pessoas que chegam no meio da gira e tomam seus passes e vão embora, sem saber o porque acontece, e tudo por de trás.
Me faz pensa cada dia mais que o grande problema da “nossa” religião são as pessoas que frequentam e não as que são ignorantes e nos julgam de fora.
Obrigado.
Babá.
Gostaria de saber se uma mãe de santo pode mudar o asé de outra pessoa que tenha mais tempo de santo ,pois tenho um problema desse,a pessoa tem casa aberta é de outra nação e quer que dê ase para trocar de nação,mais sou mais nova que ela,o que faço,posso fazer isso? Pois isso é novo para mim.
borboleta,
A Mãe de santo está mudando de Raiz? sainda de uma nação e indo para outra, é isso? Explique melhor.
Axé.
Boa Noite
Mucuiu pra quem e de Mucuiu , Motumba pra quem e de motumba
A benção Babas e Yas
Tenho uma historia e uma duvida:
No terreiro que freqüento tem um iwao com 6 obrigação e é praticamente o que toma frente do terreiro na ausência do Baba, esta liberdade foi o próprio Baba que deu , e pelo contrario ele entende e é respeitado por todos , além de ser uma pessoa adorável, só que ele não tem cargo nem um na casa , e a casa já tem Pejigan , Babakekere, Calofé e outras hierarquias. Basicamente esse rapaz carrega nas costa as responsabilidade do terreiro e toma conta das datas e agendamentos do Baba , tudo que acontece no terreiro e ele que os iwaos procura. Por final sou um dos últimos iniciados e queria saber si e possível existir um cargo pra ele , pq ele merece e todos do Ilê acha isso.
qual seria o cargo de , e o cago dele pode ter quantos igual ?
Segunda Pergunta :
Geralmente os cargos são escolhidos por quem ?
Filho de Ògúm o que vc está temtando passar é um retrado de um caso de extrema confiança. Seu sacerdote tem confiança nesta pessoa e a deixa responsável pela casa, Mas dentro do Oro ele deve saber até onde pode dar responsabilidades a este rapaz. Por que dentro de nossa religião nós só damos o que temos e se ele não tem cargo para tais tarefas e preceitos ele não pode exerce-las. o Odu Ogbe’sa nos fala em não brincar-mos com o cargo de sacerdote e afins.
O retrato que vc nos remete é do Baba Kekere e só pode existir um na casa.
Ire o.
Filho do Ògúm, para quem acredita na nossa religião e conheçe um pouco de sua história, sabe que este cargo é escolhido por nós mesmos quando nos preparamos para vir do òrum para o Ayè. Se vamos ter capacidade e competencia para assumi-lo é uma outra história e está ligada a soberania de nosso Ori. Òrúnmìlá através do jogo apenas nos informa, já que ele testemunhou seus preparativos, akunleyan, akunlembá e ayanmó e posteriormente sua vinda a este mundo.
Ire o.
Filho de Ògun,
Colaborando, eu diria que por tudo que você relatou sobre este rapaz e já tendo Baba kekere na casa, o posto de confiança seria Babá Otun, aliás, foi meu posto na casa onde me iniciei como muito orgulho. Babá Otun é o braço direito do Zelador, pessoa de enorme confiança, honestidade e retidão ao Orixá.
O cargo é visto no jogo de búzios, a pessoa trás dentro do seu próprio Odú e confirmado posteriormente numa obrigação onde prestará juramento eterno ao Ojubó interno do Ilê.
Axé.
Bom dia!
Gostaria de saber se Além do Cargo de Zelador(que só é dado quando é o caso após a obrigação de 7 anos), se existe algum outro cargo que só pode ser dado para o filho de santo após algum tempo de iniciação, após alguma outra obrigação como 1, 3 e 7…
Angelica temos um post sobre cargos dentro de uma casa de àse.
Veja na barra direita do blog.
Ire o.
Tenho 30 anos, fui nascida no Candomblé, mas nunca foi totalmente assídua, meu amado Pai de Santo, que cuidou de mim desde que nasci, faleceu em 2010 e eu me vi perdida. Depois de muito pelejar encontrei um Centro, onde o Pai de Santo jogou os búzios e me disse que eu deveria fazer Santo, pois Iansã estava pedindo minha cabeça e, se caso eu não fizer posso vir a morrer, enlouquecer ou perder meu filho… Fiquei chocada! Nossa! Mas cadê o livre arbítrio? Isso é verdade? Somente alguns filhos de santo tem que fazer santo, outros não? Como isso funciona? Não me vejo preparada para assumir tamnha responsabilidade. Me iluminem! Obrigada!
Marcia, viva sua vida. Tem gente que por vaidade, faz este tipo de atrocidade.
Òrìsá vc inicia se quizer, sem a sua anuência nada acontece, as iniciações por qualquer problema mais sério é avisado no jogo e vc é maior testemhunha do que está sendo dito.
Não caia em mãos inescrupulosas.
Ire o.
Obrigada pela resposta! Um amigo meu, iniciado há quase 7 anos no Candomblé me alertou para ter cuidado, pois quando a pessoa possui um orixá raro, o Pai de Santo pode querer que se faça a cabeça, pois traz axé pra casa e, por isso, pode haver uma pressão, com falsas ameaças. Isso é verdade? Me senti, de verdade, ameaçada, não quero que meu filho de 3 anos pague por uma suposta dívida minha… É triste saber que há pessoas assim, brincando com a sua fé. Maldizendo a verdadeira essência do Espírita em geral… Obrigada!
Marcia não entre nesta conversa fiada de òrìsá raro, todos são raros e poderosos. Afinal de contas s]ao òrìsá.
A vaidade e a ganancia fazer estas pessoas terem estes arroubos e provocam preocupações infundadas na cabeças dos neófitos.
Cuide de sua vida e não deixe de olhar seus caminhos conforme os ditames dos òrìsás e Odus.
Ire o.
ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR A COMPREENDER SOBRE O ” ORY AXÉ ” OU ” ORY BRANCO ” ( TIPO DE “PESSOA RARA” NO CANDOMBLE QUE PODE RECEBER QUALQUER ORIXÁ ) UM ORIXÁ FICA RESPONSÁVEL PELO ORY, OU SEJA, TOMA CONTA MAIS ELE NÃO É O ORIXÁ RESPONSÁVEL PELO ORY.
NÃO COMPREENDO BEM, SÓ QUERO ME APROFUNDAR NO ASSUNTO PORQUE JÁ OUVI FALAR E FIQUEI CURIOSO EM SABER SOBRE ESTE TIPO DE ORY. QUE É UMA COISA RARA DE SE ENCOTRAR E QUE POR SORTE ENCONTREI UMA SEGUIDORA QUE TEM ESTE TIPO RARO DE ORY. VOU A FESTA DELA QUE INICIAÇÃO MAIS QUERIA ME APROFUNDARNO ASSUNTO. ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR OU COMENTAR ALGO SOBRE ?
OBRIGADO E AXÉ PARA TODOS E UM BOM 2012.
Konny,
Costumamos chamar de “cabeça de oratório”, essa estória de ori axé. Liturgicamente não existe. No fundo não consegue centralizar energia de nada, e todo e qualquer tipo de egun toma a frente. Para se ter uma idéia, a energia de Omolú difere completamente da energia de xangô, isso jamais aconteceria. Oxalá é o único Orixá que não tem Orixá adjunto, (não confundir com os enredos de Oxalá). Obà jamais faria enredo com determinda Oxun e assim por diante. Não creia nessas bobagens, cultuar nosso orí é o mais importante, essa conecção individualizada, com o tempo/espaço em nossa vida, para poder conceber a energia de um Orixá.
Axé.
PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER AO FERNANDO D´OSOGIYAN QUE CLAREOU MUITO AS COISAS,
ENTÃO A PESSOA QUE CONHEÇO ELA TEM A ” CABEÇA DE ORATÓRI ” … MAIS… ELA VAI SAIR COM OYÁ… E SEGUNDO EU SOUBE OYÁ FALOU QUE NÃO É DONA DO ORI MAIS QUE REGE COMO “”GUARDIÔ” DO ORI. COMO SE EXPLICA ISTO ? ( OBS. TUDO NA CASA VAI SER DA COR BRANCA, VESTES DO ORIXÁ DELA VAI SER DA COR BANCA, A CASA VAI SER TODA ORNAMENTADA DE COR BRANCA… )
Konny,
Desconheço esses rituais, pelo menos dentro da nação Ketu/Nagô eles não existem.
Nascemos para um Orixá apenas e ele será nosso guardião. Se Oyá for inciada para essa pessoa, ela será de Oyá.Não tem invencionismo e nem esses engôdos todos.
Candomblé é a simplicidade com sabedoria.
Axé.
OBRIGADO FERNANDO,
EU SOU DE NAGÔ COM FUNDAMENTOS EM XAMBÁ, E FOI NA NAÇÃO JEJE QUE VI ESSE RITUAL NO QUAL EU FALEI. SENDO QUE O CANDOMBLÉ É SEGREDO NO QUAL TODOS OS DIAS APRENDEMOS E DESCOBRIMOS MAIS. POSSA SER QUE TENHA ESSE RITUAL CUSTA APRENDER E DESCOBRIR.
( OBS. EU JÁ FUI NUMA CASA DE KETO PURO E LÁ ELES NÃO SABEM CULTURAR POMBAGIRAS NEM MESTRAS DA JUREMA NEM MARIAS PADILHAS… NORMAL… EU TENHO UM AMIGO QUE ESTA NO CANDOMBLÉ A 5 ANOS E ELE FALA QUE SÓ SE MANIFESTA DORMINDO KKKKK … É HILÁRIO MAIS SABEMSO QUE PODE ACONTECER … NORMAL … ENTÃO PODE TER ESSE RITUAL OU SEJA UMA CASA COM UM PAI DE SANTO JÁ TODO FEITO COM DECÁ E TUDO … ELE NÃO PODE TA ENGANANDO ) ( SÓ ESTOU ARGUMENTANDO )
CADA NAÇÃO TEM SEU CAMINHO E SEUS RITUAIS.
BOM SE TIVER ESSE RITUAL CUSTA APRENDER E DESCOBRIR TODOS OS DIAS TEMS NOVIDADES NO CANDOMBLÉ, TODO DIA SE MUDA, TODO DIA NASCE PESSOAS COM NOVOS CONHECIMENTOS. E SEMPRE É BOM ESTUDAR E DESCOBRIR. TUDO NO CANDOMBLÉ É INOVAÇÃO.
OBRIGADO E AXÉ. ( FERNANDO MUITO OBRIGADO GOSTEI MUITO DA SUA PALAVRA ME AJUDOU MUITO VC DEU UMA CLAREADA NO QUE TO ESTUDANDO )
Konny,
Entendo seu ponto de vista, porém, sigo uma nação, Ketu/Nagô comprometida com os Orixás e toda sua evolução e essência, com princípios básicos:Dogmas, Teologia, Liturgia e toda sua ritualística.
Axé, Feliz 2012!
bom dia.Ja fui em varios terreiros de candomble ,e a maioria dos pais de santo disseram que eu teria que raspar…que estou atrasado.,Ja fui da umbanda e agora frequento o candomble(eu incorporo).minha duvida é…por eu não querer deitar por motivo de asseitação ou conflito no meu intimo,estou condenado com doenças problemas financeiros e doenças pra minha família?é justo isso pois meus filhos são catolicos com minha esposa e não tem nada a ver com minha religião.que raio de fé forçada é essa???
Manoel, isto não existe!!!!!!!!
Vc decide se inicar ou não. Pressão é para panela, não para seres humanos.
Se vc não quer, não faça e nada irá lhe acontecer.
Tem ‘PDS’ que quer filhos e algumas vantagens.
Não caia nessa.
Não deixe abusarem de sua fé e inocencia, infelizmente é assim que algumas pessoas fazem com neófitos.
Estamos aqui para lhe orientar, se precisar de mais informações volte a nos escrever.
Ponha sua cabeça no chão para Osalá e peça que le lhe coloque uma pessoa de bem e com bom carater na sua vida para cuidar de sua espiritualidade.
Com certeza vai aparecer.
Ire o.
É verdade que filhos de Oxalá não tem adjuntó? E se sim por que?
E todos os iniciados precisam raspar, ou existe alguma exceção de algum Orixa?
Obg
Vitor,
Ao pé da letra, Oxalá não tem Orixás adjunto, sua liturgia é única. Porém, dentro do enredo que cada um trás, outros Orixás ligados aos funfuns se apresentem para formar sua corte.
Axé.
mutunba
ola boa tarde
bom gostaria de fazer farias perguntas e se posssivel me respondan por favor
1 qual p significado de ser o rombono da casa (o primeiro do axe)
2 so pode ser rombono um rodante?
3 e quando e um rodante ele semple sera o primeiro na hierarquia da casa mesmo que entren pessoas com mais tenpo de santo q o mesmo
4 afinal quais “beneficios vamos dizer assim que o ronbono tem e se nao tem por que
desde de ja agradeco pela atencao e obrigado pela suas futuras resposta
Deodeinle, o termo Hùngbónò é da nção Djedje.
Ser o primeiro em uma casa não implica que ele terá posto dentro da casa.mas será o mais antigo e deverá sempre ser respeitado por isso.
O primeiro sempre será um inicado, um Elegun.
A hierarquia de uma casa pertence a casa, quem chegar depois mesmo sendo inicado, terá que respeitar o tempo dos que já estão presentes, o sacerdote pode lhe dar uma deferencia, mas ele será mais novo que os demais que já estiverem na casa e forem iniciados.
Não existe beneficios, não estamos em um orgão público, todos são iguais e o sacerdote deve primar por este tratamento entre os filhos.
Ire o.
mutunba meu velho muito obrigado pela resposta mas so um detalhe que eu queria saber por exenplo a ronbona da casa tenho 1 ano de santo e estar entrado na casa pessoas com mais tempo de santo de 3 e 7 anos queria saber se ele senpre tera seu respeito como ronbono
Ela sempre será a primeira dentro da casa.
Ire o.
so isso entao
Bom, fui convidada para ir no terreiro de candomblé para uma festa à Zé Pilintra.
Lá fui consultada por Ele (Seu Zé), que me falou ser filha de Yemanjá e Ogum. Ele pediu pra que eu tirasse a sandália, pegou na minha mão falou palavras (relacionadas a religião), fechei os olhos e imediatamente comecei a ficar tonta, ia e voltava, como se estivesse quase para cair, assim ele pediu para eu sentar “que o santo era forte”, sentei, ele continuou falando palavras (relacionadas a religião) e cada vez eu sentia meu corpo tremer mais forte, coração palpitando, batendo acelerado, perdia a consciêcia e voltava rapidamente, como se estivesse havendo uma luta entre mim e o santo pra ver quem comandava o meu corpo.
Ai foram chamados os filhos de santos da casa e a ekedi, ela colocou o pano de costa sobre minha cabeça e falava cada vez mais forte e mais alto a palavra: Iyalorixá, e cada vez sentia tudo mais forte, ate ficar sem consciência e ouvir um estralo de dedos do Pai de santo virado em Seu Zé. Assim voltei ao normal, mas continuei tremendo por alguns minutos…
Sempre que eles cantavam os pontos sentia a mesma coisa palpitações fortes, dor de cabeça e o corpo tremer, como se algo queria vir em mim novamente.
Ele falou que sou espirita, e todos da casa afirmaram a mesma coisa.
De todos que ele consultou somente comigo aconteceu isso.
Segundo a ekedi, o que veio em mim (que não sei ainda o q foi), batia o pé dizendo q não ia embora, e o Pai de santo girado em Seu Zé dizia que não ia permitir que ele viesse porque eu ainda não estava preparada pra “recebe-lo”.
A partir desse dia me interessei bastante pela religião, leio tudo sobre. e sempre q leio sinto dores de cabeça.
Bom, queria q alguém pudesse me explicar exatamente o que ocorreu comigo, o q veio ate mim, se sou mesmo espirita, e o q preciso fazer para seguir essa religião.
Desde já agradeço as futuras respostas..
Axé.
Sirley,
Seu Zé é um danado mesmo… rsrsrs
Provavelmente você tem mediunidade a ser desenvolvida no trabalho com entidades (foi isso que seu Zé quis dizer ao falar que você é “espírita”) e a partir do contato mais denso (a festa, seu Zé…) tudo isso ficou muito claro. Creio que o que se aproximou de você foi alguma entidade e se nessa casa tiver Jurema, pode ter sido um mestre.
Pra seguir você precisa frequentar uma casa pra ter sua corrente desenvolvida e seus orixás cuidados pelo zelador. Com o tempo você vai aprendendo e desenvolvendo. Tudo na calma.
Axé.
Dayane,
Obrigada pela resposta que foi bastante esclarecedora, mas surgiu uma duvida através da sua resposta.
“Creio que o que se aproximou de você foi alguma entidade e se nessa casa tiver Jurema, pode ter sido um mestre.
O que seria Jurema? E porque a partir da existência dela na casa poderiam ter se aproximado coisas diferentes: uma entidade e um mestre.?
são tantas duvidas. rsrs
Axé.
Sirley,
Eu sabia que caso não fosse, você perguntaria. rsrs
Sobre Jurema tem um post lá na minha foto, dê uma olhada. Me referi a Jurema, pois Zé Pilintra é um mestre, encantado, que tem seu culto inicialmente no Nordeste dentro da Jurema ou Catimbó. É um dos mestres mais velhos que temos. Ele acabou sendo levado pras outras regiões do país e agora seu Zé “é famoso” por um monte de lugar, porém é cultuado de forma diferente fora da Jurema. Mas isso não interfere no seu caso ou no caso dessa casa que você foi.
Ou seja, eu só te confundi porque conheço seu Zé Pilintra na Jurema rsrsrs. O sentido do que eu falei sobre a entidade continua o mesmo.
Axé.
Dayane,
Agradeço novamente.. rsrs
Como te falei tenho varias dúvidas,
A primeira:
Você, e as pessoas da casa onde fui, disseram que provavelmente tenho a mediunidade. Se eu começar a seguir a religião, terei que fazer a inicialização, ou varia de cada pessoa? e nela a raspagem? esse e um ponto que tenho receio adoro meu cabelo. rsrsrs.
A outra dúvida já é mais pessoal se puder esclarecer ficarei grata.
Meu namorado segue a religião à nove anos, é girante, filho menos da casa.
Antes mesmo da gente se conhecer, ele levou uma ex-namorada até a casa também, que segundo ele também seria filha de Yemanjá.
Então Seu Zé falou pra ele que da próxima vez que ele caísse nas redes de Yemanjá novamente não sairia mais. rsrs
Como falei na primeira postagem, segundo Seu Zé sou filha de Yemanjá e Ogum, igual ao meu namorado.
A dúvida é : se isso que ele falou: “se ele cair de novo nas redes de Yemanjá não sairia mais”, pode ser levado a sério mesmo?
Quero muito que a gente de mesmo certo.
Obrigada,
Axé.
Sirley,
Se você terá que ser iniciada eu não sei. Isso só Ifá(jogo de búzios) quem responde. Mas se você for ser iniciada, o cabelinho vai ter que cair sim. 😉 Só que você não precisa se desesperar pois como diz a música “amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada” e nesse meio o orixá vai tocando, vai nos identificando com a religião e quando a gente percebe, quer se entregar tanto que cabelo vira mero detalhe. Te garanto. (óbvio que isso acontece quando a gente se sente bem na casa, quer participar da família, da religião). Você ainda será abian por um bom tempo, vai aprender um monte de coisa na casa em relação a comportamento e dinâmica e se a iniciação chegará, será mais pra frente.
Seu Zé falou que você é de Yemanjá, mas quem vai confirmar isso será o jogo e isso será verdadeiramente confirmado só na iniciação. E sobre o que ele disse sobre o seu namorado, se foi uma previsão, quem sou eu pra dizer se isso é pra ser levado a sério ou não? 🙂 Se vocês estão juntos, é sinal que tá dando certo. Isso é o que vale e vida pra frente, mana.
Axé.
Dayane,
Muito obrigada pelos esclarecimentos…
Axé.
Dayane,
Voltei… rsrs
aconteceu outro episodio comigo agora ainda mais intenso.
como ja tinha falo meu namorado e a familia dele são do candomblé.
na sexta-feira estive em sua casa em uma reunião de amigos…
indo ao banheiro senti uma energia diferente, fiz coisas como se eu estivesse pra virar (dava gargalhadas e “rosnava”) assim levantei a cabeça e firmei em mim. sai do banheiro, minutos depois novamente deu vontade de voltar la.
foi ai que ja não consegui mais me controlar, me levaram pra sala, me deitaram no sofa ele teve que subir em cima de mim, a irmã dele que é Ekedi, segurava minhas pernas e falava: “Não machuca o cavalo”. ele falava: “vai embora aqui você não vem, eu to mandando, cala a boca”. eu gritava, ria da cara deles, e automaticamente ao ele mandar calar a boca “eu” fechava mesmo sem querer. parecia obedecer a ele.
Varias vezes durante esse episódio, votava em si, a minha vontade ao voltar era abaixar a cabeça e chorar , mais eles não me deixavam, pois diziam que assim ficaria “fraca”.
vinha e voltava, ja estava ficando constrangedor pra mim, pois eu estava ciente de tudo q estava ocorrendo mais não era eu a fazer tudo aquilo.
eu me enrolava toda no chão fazia coisas com meu corpo que agora eu não conseguiria fazer.
não conseguiram tirar de mim, chamaram uma prima dele q é girante assim como ele.
me sentaram numa cadeira, ela colocou um fio-de-contas branco com preto transpassado entre meu peito e costas.
em baixo da cadeira colocou um copo com agua, fez um circulo com três “x” feito de giz, dentro uma vela branca. mesmo assim não me deixava.
enquanto isso fizeram um circulo ao meu redor e “eu” encarava a todos, meu namorado precisou virar também (não lembro agora em que).
eu ia pra cima dele, a gente patia “peito a peito” como se um tivesse mais autoridade que o outro, me levaram pra firmeza que tem na casa dele, e nada.
parecia que aquele negocio não queria sair de mim. Ai da ultima vez que voltei em mim, a solução foi me tirar da casa dele, quando a gente tava vindo embora ele conversando com a irmã (ekedi) falou que ela teria que me levar no centro, e oferecer um prato a Yemanjá (segundo seu Zé, minha mãe) pra acalmar meu santo, se nao ela nem pode mais entrar aqui em casa de novo. mais não chegaram a me levar e ate agora ninguém me explicou exatamente o que teria acontecido comigo.
falaram que poderia ter sido trabalho que fizeram pra ele eu por ser mais “fraca” e apegada sentimentalmente a ele possa ter vindo em mim, disseram também que é porque eu tenho a mente muito “aperta”, dou espaço pra isso acontecer.
rsrs mais tenho plena certeza de tudo que eu fiz, sei que não era EU pois em sã consciência não teria deixado tudo chegar a esse ponto.
você poderia me explicar o que poderia ter acontecido comigo, e o que veio em mim?
desculpe todo esse texto é que precisava explicar detalhadamente.
Axé.
Sirley,
Eu realmente não posso te explicar e seria prematuro demais da minha parte levantar hipóteses. Só acho que se algo deve ser acalmado, esse “algo” não é o seu “santo”, no caso o orixá.
Você deve ir ao terreiro, um jogo deve ser aberto pra você pelo zelador para assim ser averiguado com certeza o que aconteceu contigo.
Não há muito o que transcorrer sobre este causo. Espero que entenda.
Axé.
Ola! Sou brasileira mas moro em outro pais. Apesar de conhecer varios brasileiros por aqui, nao existe uma casa de candomble criada ainda. Apenas cubanas que jogam buzios para “santeria”.
Fui criada no catolicismo, mas desde que deixei o brasil sinto forte ligacao com os ritos africanos. Jah li muitos livros e blogs sobre umbanda e candomble e, pra dizer a verdade, sinto que me chama. Nao sei explicar. Mas sinto uma conexao muito grande com Yemanja e Oxum. estao sempre em meus sonhos, meus pensamentos, minhas oracoes. Minha familia sempre foi muito preconceituosa com “macumba”, entao soh tive mesmo oportunidade de aprender mais sobre isso quando virei adulta e saih de casa. Mas sempre fui hipnotizada pelo candomble. Pelo pouquissimo que eu vi e entendi. Meu sangue e meu coracao pertencem ao candomble, mas eu nao sei por onde comecar. Gostaria que alguem me recomendasse mais livros sobre candomble. E gostaria de saber tambem o que eu posso fazer por aqui, estando longe do brasil para louvar meus orixas e me preparar pra iniciacao quando voltar ao brasil. Vale a pena eu jogar buzios com a cubana?
Como faz pra seguir a religiao fora do Brasil?
Regina,
Não vale a pena jogar com búzios com estas comerciantes cubanas. O que lhe aconselho, é quandoo tiver férias ou um tempo venha ao Brasil para cuidadr de seus orixás e de sua vida religiosa numa casa de axé, podemos ajudá-la nesse sentido.
Axé.
ola joguei os búzios e me disseram que meu santo é oxala ,mais que naná e yemonja brigam por minha cabeça eu gostaria de entender isso..Quer disser que quando eu fizer santo o o meu santo pode mudar para uma destas duas.como que é …E QUANDO eu virar de santo eu viro de que oxala ,nana ou yemonja..PERDOEM MINHA MINHA FALTA DE CONHECIMENTO.MAIS ME RESPONDAM ..
vagner,
Em primeiro lugar, quem jogou para você não deveria afirmar que você é de Oxalá. Orixá de consulente é momentâneo, pode estar querendo indicar algum caminho para você. Orixás não brigam por cabeça, são as energias que se alternam. Se você gosta da religião, procure uma boa casa para frequentar.
Axé.
ola queridos tudo bem!!! muito axe!!
bem gostaria de saber sobre okodidé, aquelas penas que os yaos usam da cabeça amarradas com palha da costa, poderiam me falar seu fundamento e pra que serve?
Muito obrigada!!!!
Boa Tarde,
Por que alguns iniciados no candomblé não entram em transe completo – ou seja, ainda ouvem quando estão virados no santo? Obrigada
Aline,
Temos no célebro um local onde as ondas de energia de uma incorporação passam e interagem com nossa consciência, porém, nem todas pessoas conseguem se conectar a ponto de perder totalmente a consciência, nesses caasos, o zelador tem que estar atento ajudando de uma forma direta/indireta e com experiência, promovendo determinados comportamentos para ajudar a pessoa a interagir com seu Orixá, despojando-se de sua consciência, pois nosso subconsciênte entra em sinergia.
Axé.
O que significa vodunce?
Ramos são os iniciados do Djedje, porém, as pessoas chamam os que fizeram obrigação de 7 anos, varia muito de lugar para lugar, casa para casa.
Na verdade é uma corruptela para iniciado.
Ire o.
Bom dia.
Vou resumir minha historia,desde pequena sinto sintomas de mediunidades,já passei por vários problemas de saúde,e os médicos não diagnosticavam nada de mais,o tempo passou atualmente tenho 20 anos,e de uns tempos para cá,comecei a ficar muito mal,sonhos esquisitos,tremedeira do nada,e uma amiga que é do candomble disse que eu precisava de ajuda pois estava tendo alguns sonhos ruins comigo,decidi buscar a ajuda,sempre tive muito medo dessas coisas mas mesmo assim fui,chegando lá a mãe de santo jogou búzios para mim e disse que eu precisava fazer Ebós e buri,e que não era nem para eu ter nascido,mas nanã me protegeu,disse também que eu tenho uma mediunidade muito forte,enfim descobri que sou rodante,fiz o buri e os ebós e melhorou muito a partir daí;a grande questão é que ela me disse que não tenho outros caminho e que nanã esta cobrando feitura,só que isso não precisava ser agora,preciso conhecer primeiro,disse também que nasci para ser do candomblé,e que talvez se eu deixar de lado eu possa vim a incorporar em casa,na rua e ter vários problemas de saúde,e que eu tenho que entrar pra gira,mas tenho muito medo,não me sinto bem na religião,amo meu orixá,mas frequentra não sinto isso no meu coração,o lugar que me sinto bem de vdd é no Kardecismo.A pergunta é: onde fica o livre arbitrio? será mesmo que vou ser prejudicada deixando de lado o candomblé e seguindo o Kardecismo ?
Aguardo resposta.
Muito obrigada!
Gê Òrunmìla disse que todos virão para sua casa, ou seja, a religião.
O seu livre arbítrio sempre prevalecera, Ori eh soberano e se sobre põem a todos os òrìsà.
Não querer ficar dentro da religião eh um direito inalienável e ele lhe pertence.
O beneplacito a sua saúde pode estar ligado diretamente a energia do òrìsà, este eh o problema.
Você pode continuar com seu culto Kardecista (bom por sinal), fazer sua caridade, isto esta em Ifa, tanto o culto ao Egun, quanto a esmola.
O que você deveria fazer eh buscar alternativas dentro da investigação desta senhora. Tudo eh negociado. E para se iniciar você deve ser tocada pelo òrìsà, se ainda não foi, se seu Ori rejeita e você acha que não chegou sua hora. Não se inicie, temos que ir por inteiro, com carinho, vestido com a roupa da entrega. Se iniciar e se reeinicar para uma nova vida, não pura e simplesmente ficar careca.
Pense em sua vida, afinal estamos falando dela.
Ire o.
Obrigada pela resposta,compreendo,então se eu não quiser seguir a religião não serei punida ou castigada? Levando em consideração que ela disse que eu nasci para ser do santo ?
Gê todo mundo nasceu para cultuar òrìsà, conforme nossa cosmogonia.
Devemos saber o que o òrìsà representa em nossa vida, o que sua energia pode nos ajudar e o que a ausência de sua energia pode nos causar.
Porém, matar, aleijar e etc., o òrìsà não faz, ele tem muitas outras coisas para cuidar do que de um simples ser humano, nós humanos sim é que devemos nos aproximar e ver se temos o direito de cultuá-lo. Livre arbítrio é isso, fazemos o que queremos e seguramos as consequências de nossos atos, sejam eles, espirituais, amorosos, pessoais, financeiros e etc. Demos sempre ter em mente que Orí suporta qualquer carga, resta saber se nós humanos suportamos esta carga.
Ire o.
ibualamo,e
é um orixá funfun também? é comum ele compor o enredo de um filho de oxalá?
João Ibualamo ou Erinlé não é òrìsà é irunmolé.
É muito comum este enredo com Osala.
Ire o.
ok sr da ilha obrigado. aproveitando, o senhor poderia explicar melhor a diferença entre orixás e irunmoles? grato!!!
MOTUMBÁ ÁSE MOTUMBÁ BÀBÁ D’ILHA!ODÉ INLÉ PODE COMPR UM ORIXÁ ADJUNTÓ!POIS SEMPRE OUÇO DIZER QUE ELE SÓ PODE SER O OLORI DE UM YAWO!IRE O!
Òrísà estavam presentes durante a criação, são funfun (branco), os irunmolè são eborá (guerreiros).
Ire o.
Nei ouviu errado.
Ire o.
é errado ou contra a tradição fazer o santo sem tar precisando, nenhuma necessidade ou sem o seu santo pedir ?
Nena a ‘primeira pessoa’ a decidir se deseja se iniciar é você.
Se você não decide se iniciar, se por qual motivo for, não existe divindade que lhe obrigue.
Orí (Eu interior) é soberano sobre todas as questões.
Ire o.
Bença para todos
Gostaria tirar uma duvida, uma amiga minha está em um centro e ela vai ser iniciada esse ano, ela é de Yemonja porém eu perguntei a ela sobre qual era a qualidade do orixa dela e ela me respondeu que não se sabe ainda, mas ela falou que a mãe de santo dela faz o Orixá não a qualidade
Gostaria de saber se isso pode ocorrer fazer só o Orixá ? que com o tempo de feita e que vai se saber ? como isso ocorre?
desculpa mais sou péssima de elaborar a pergunta!
Axé para todos!
Rafa àse.
Bote a cabeça no pé desta mulher toda vez que a ver.
Orisa é energia, uma única energia.
Ire
Nós que somos novas no santo, ficamos um pouco confusa porque todos perguntam da qualidade de orixá que temos e eu fiquei um pouco curiosa se ela vai fazer o santo, ela tinha que saber a qualidade, mas se o senhor me respondeu quer dizer que então a mãe de santo está certa né em fazer só a yemonja sem qualidades?
se sim então fico feliz e aliviada em saber
Muito Obrigada Da Ilha
Que esse ano que se inicia seja maravilhoso e que traga boas energias para o Senhor e para todos.
Rafa é meio difícil eu te explicar, por você não ser um iniciado ou entendedor do assunto.
O que determina a ‘força’ deste òrìsà é o Odù que vai responder antes da iniação, dentro deste Odù o sacerdote sabe o que vai ter fazer.
Porém, Yemojá é energia única. Nós consideramos, Culto Tradicional, Qualidade como nome de louvor.
Ire
Minha historia é meio assim, antes mesmo de nascer Iemanjá intercedeu por mim e apareceu para a minha mãe e perguntava a ela se ela queria mesmo se livra de um presente, e mostrava nas mãos um feto morto e minha mãe deixou de tentar um aborto. Minha mãe e minhas tia frequentavam a casa de uma mãe de santo (q é por obsequio minha madrinha), e ela disse a minha mãe q me coloca-se o nome de Thainã, segundo ela sonhou com Iemanjá pedindo isso e pois eu seria a sua filha. Resumindo a historia, minha tia q é quase uma mãe de santo ( pelo menos eu acho, mesmo sendo criada na umbanda e candomblé não sou familiarizada com a denominação das hierarquias), tentou de todas as formas controlar meu desenvolvimento médium, mas a pouco tempo minha Iemanjá tem ficado muito próxima e ainda sim ela não quer q eu seja iniciada, ou pelo menos q não incorpore. Sou filha de Iemanjá com Ogum.
Para Sr. Da Ilha e Dayane:
Os Srs poderiam gentilmente, me passarem os Vossos e-mails! Eu preciso de uma vossa orientação com urgência! Porèm, por trata-se de um assunto muito pessoal, gostaria de falar-lhe por e-mail, se possível.
Fico imensamente, grata,
Tifany Sanches.
Tifany em meu blog pessoal
http://www.orisaifa.blogspot.com
Em consulta você tem meus dados e contatos.
Ire
Eu ja anotei o e-mail no blog e ja enviei para o Sr. o assunto.
Grata pela gentileza,
A sua bençao.
Já li a resposta do e-mail, que enviei.
Grata imensamente pela sua gentileza e orientação.
A sua bençao.
Porque o Orixá só pode dar seu Ilá depois da caída do Kelê?? E quanto tempo depois da caída do kelê o Orixá da seu Ilá??
PATRICIA DEPENDE MUITO DA NAÇÃO !
EM KETÚ DAR-SE O ILÁ DEPOIS DA QUEDA
EM JEJE DAR-SE DEPOIS DE 1 ANO
E O SEGREDO DO KELÊ TEM SEUS SEGREDOS NO QUAL O ORISÁ RESPEITA E MANTEM SEU SILÊNCIO NO MÁXIMO ELE SÓ PODE DAR O “RUNKÒ” ( SAÍDA DE YAÔ ).
SE VC POR O KELÊ COM 1 NAO OU COM 5 OU COM 7 OU COM 21 O ORISÁ VIA FICAR CALADO DA MESMA FORMA QUE UM ORISÁ INICIADO.
SOBRE “TEMPO” NO SENTIDO INICIAÇÃO E PÓS INICIAÇÃO !
CASAS RECOLHEM POR 10 Á 15 DIAS E TEMPO DE RESGUARDE É DE + 30 DIAS COM 07 PARA OSALÁ.( TOTAL 47 DIAS )
OUTRAS CASAS RECOLHEM DE 15 Á 21 DIAS, PÓS RECOLHIMENTO +90 DIAS, + 07 PARA OSALÁ. ( TOTAL 118 DIAS )
PERGUNTO :
QUAL O CERTO ?
E SE O CANDOMBLÉ FOI MUDADO OU ESTILIZADO NO BRASIL PORQUE O TEMPO DE INICIAÇÃO NÃO PODE SER MUDADO ?
É UM ESFORÇO OU UMA VONTADE ?
E PARA QUEM É CASADO COM UMA PESSOA QUE NÃO FAZ PARTE DO CANDOMBLÉ ?
ELA É OBRIGADA ( O ) A ACEITAR TODO ESSE TEMPO ?
O SOFRIMENTO CARNAL E SENTIMENTAL FAZ PARTE DO RITUAL DA NATUREZA DA RELIGIÃO ?
Konny é melhor você não ir para o Jeje, é bem mais longo o período de resguardo.
Cada casa tem uma cultura, cada sacerdote tem um entendimento e o oráculo para consultar.
O resguardo é fundamental para você não perder a conexão com seu òrìsà, é também um teste de caráter, testar se você respeita seus tabus e etc.
O sacrifício está em todas as palavras da escritura sagrada de nossa religião.
Sem sacrifício sem bênçãos ou é assim ou você ainda não está pronto e não foi tocado.
Ire
Patricia o Candomblé vê desta forma e depois da caída do Kelè existem umas coisinhas que são feitas.
Estas coisinhas só podem ser feitas depois da retirada do Kelè.
Não posso ir além disso.
Ire
DA ILHA Compreendo seu ponto de vista !
Então só serei abençoado se eu sacrificar minha vida em alguns sentidos ?
Por em risco um casamento ? ( do tipo ).
Então, como exemplo, gasto muito faço chover e acontecer pelo meu Orisá
e no período do resguardo eu perco meu casamento.
E ai ? Minha noiva que não faz parte do candomblé é obrigada a aceitar minha reclusão no sentido marido ?
Mesmo me amando ela não é obrigada a passar por uma coisa do tipo, e não posso obriga-lá.
OBS.: Sei das regras e dos preceitos, mesmo assim, não sou de acordo com algumas coisas da mesma forma como muitos não concordam com dizeres bíblicos.
Se é para seguir ao pé da letra na Africa não existe homossexualismo e aqui no Brasil a maioria dos zeladores são homossexuais. ( Para os africanos homossexualidade é algo que pode levar ate a morte )
Na Africa não existe MÃE DE SANTO e sim sacerdotisa na qual ela não pode comandar uma casa de santo. E aqui no Brasil tem Mãe de santo.
Quem souber o verdadeiro valor e o porque do EKODIDÉ ser vermelho os terreiros não proibiriam a entrada de mulheres menstruadas no terreiro ou no quarto de santo, e aqui mulher menstruada se possível nem passaria na porta do terreiro.
São coisas que confundem muita a mente de um sacerdote, e eu ( em particular ) não concordo com esse tempo todo de reclusão com tantos pontos no qual nos brasileiros ( não todos ) não seguimos ao pé da letra os preceitos e fundamentos africanos.
Quando não concordamos, não queremos aceitar ou não podemos, seja por qualquer motivo for, não adentramos na religião, no final das contas sexo meu irmão talvez seja o menor dos sacrifícios que irá passar. Nós é que temos que nos enquadrar na religião e não o contrário, algumas coisas jamais poderão ser mudadas, mesmo com a modernidade do mundo, pense que será mais fácil e muito mais bem visto aos olhos do Divino que a mudança seja sua.
Que Oxalá te abençoe.
Obrigada pela resposta!
Ainda sou Abiã…e sabem como são os abiãs né? Queremos saber de tudo!!! Mas tudo tem seu tempo né, temos que respeitar!!! Motumbá
Olá comecei minha jornada espirita no kardec, depois fui para Umbanda traçada com candomblé (detalhe não sabia disso até sair) eu “bolava no santo”, a zeladora me pôs muito medo do candomblé principalmente do ronco e feitura acabei passando por vários maus tratos, ai sai e fui para outra de umbanda pura onde finalmente fiz minha camarinha e aprendi muito, porém sei que minha mãezinha linda ainda quer a feitura, sempre que consulto os búzios com alguém ela sempre cobra comer e ser adochada, decidi não por necessidade e sim mais por gratidão e amor fazer sua vontade, porém pedi a ela que aguarde eu ganhar bebê, pois não quero algo obrigado a ele da mesma forma que no momento certo decidi quero que ele possa decidir se quer ou não pertencer a religião.
Tive que estudar muito e questionar muito pra perder aquele medo colocado pela primeira casa, farei a obrigação provavelmente em Janeiro, mas me surgiu um receio não quero que sejam suspensos como alguns dizem as minhas entidades, desde muito cedo eles me ajudam e ensinam, até mesmo quando nem os conhecia direito, hoje não abro mão, serei feita em casa de Jeje, quem me fará disse que serei feita com o adocho aberto, gostaria de saber melhor a diferença entre o aberto e o fechado e se não corro o risco de ficar sem meu povo, amo muio minha mãezinha e também todos meus queridos irmãos de caminhada minhas entidades. Não quero deixar de trabalhar com ninguém.
Axé e obrigada
Emanuela, eu estou descobrindo cada coisa neste blog…
Adosù, quem recebe é você e não Òsún, ok.
Suas entidades não serão afastadas, há não ser que haja concordância entre você e seu sacerdote (coisa que não li até agora), para fechar esta ligação entre vocês.
Quanto ao Adosù aberto e o fechado, eu gostaria de aprender sobre este assunto (não estou debochando e nem mesmo insinuando nada), mas eu nunca ouvi, vi ou testemunhei sua confecção.
Ire
Da Ilha,
Obrigada pelo retorno, estou admirada contigo afinal não coloquei que era de Osun e seu axé lhe mostrou, rss.
Não entendo nada de candomblé, o que entendo é de Kardec e Umbanda, só sei do que me falaram, procurei pesquisar sobre esse tema, como costumo ler alguns artigos deste site/blog e nada nem em outros lugares falavam achei por bem perguntar, novamente muito obrigada, espero poder fazer a vontade de minha amada mãezinha e ainda permanecer com meus amados amigos, fico aliviada em saber que não serão afastados.
Obrigada e axé
Posso assentar Yeamanja e maria mulambo sem raspar ou fazer santo?
Dude depende do que o oráculo vai determinar.
]Geralmente isto é um golpe para segurar o filho na casa, infelizmente.
Ire
Boa noite, tenho 22 anos, e estou desde muito pequena no meu terreiro. Nunca virei no santo, nem no meu bori há 2 anos. Sou de Iemanjá.
Agora vou começar a preparar as coisas para fazer yawo. Geralmente quem nunca virou continua sem virar, ou há pessoas que viram apenas no ritual de yawo? Todos que conheço continuam sem virar no santo…
Obrigada!
Cris tudo tem seu tempo, inclusive a possessão.
Nós podemos provocar a posse, como podemos deixar que seja uma coisa natural.
Bori não é ritual para òrìsà incorporar.
Na iniciação vão acontecer coisas que você vai ver/passar, somente depois de estar lá dentro.
Esqueça os outros, faça a sua história.
Ire
Oi gente, tudo bem?
Tenho 20 anos e muuuuitas dúvidas sobre o candomblé, sei que nem todas serão explicadas.
Tenho frequentado importantes terreiros de Salvador, Gantois e Casa de Oxumaré. Passo o dia cantando(balbuciando em yorubá) e dançando os passos do siré, já ta virando um TOC. Risos.
Voltando, sonho em descobrir qual é o meu orixá e também saber se seria rodante ou ogan, caso me iniciasse. Poderia saber essas duas coisas no jogo de búzios??
Luiz pode sim.
Ire
Nelson me tira uma dúvida o Pai ou Mãe de santo tem interferencia se o iniciado vai ser Yaow ou Ogã ? ele pode escolher isso ? por que estou suspeitando que meu baba quer me iniciar em ogã
João Paulo,
O Pai ou a Mãe de santo não pode e não deve interferir de forma alguma. Já vi casos do zelador passar a frente do Orixá e as coisas desandarem por completo. Não se esqueça que você tem o livre arbítrio!
Axé.
Ola, venho acompanhando o blog a algum tempo, procurando respostas as minhas frequentes perguntas, muitas respostas consegui aqui e por isso virei um super fã de vcs. Agora sinto uma real necessidade de ajuda externa e de vital importância para o meu próximo passo. Na verdade procuro uma nação, um terreiro, uma roça etc para cuidar de meu orixa, eu não sou rodante mas estou nessa procura por causa de minha esposa, hoje vejo q ela perdeu o controle da situação e depois de vários transes mediunicos, um ebo e um bori nos estamos a procura de um ase para nos iniciarmos estamos frequentando alguns candombles para ver se recebemos algum sinal se ali é o lugar certo. Minha pergunta é estamos no caminho certo ? Como frequentar casas sem um convite de alguém ? Existe zelador com nome e zelador sem nome ? Por a salva em alguns lugares é tão cara ? Como faço para achar uma casa e conquistar minha paz espiritual tão procurada ?
Ah adoro vcs .
Eduardo o que posso lhe dar como conselho:
Procure alguém que faça um jogo para você e tire todas as suas duvidas.
Somente desta forma você terá respostas concretas.
Ire
Eu fui procura ajuda em uma casa de candoble sem saber o pai de santo tinha me batizado como membro da casa .Eu respeito à religião mais com isso minha família se afastaram de mim meus filhos amigos,vai fazer uns quatro meses já, só que eu queria sabe como que eu faço para sai já que ninguém me pergunto se eu queria entra.Eu ainda não fiz nenhum ebo ainda.
Valéria se você não fez nada, como vc foi batizada?
Nossa religião não tem batismo, isso é invenção, embromação e enganação.
Você não pertence a religião, apenas os iniciados dever tomar algumas atitudes se não querem mais seguir.
Agradeça, respeite as pessoas, dê boa noite e siga sua vida.
Não tenha medo de nada, nossa religião não mata, não come criancinha, não quebra perna e nem deseja o mal.
Ire
Boa noite , eu desde pequena sempre fui em centro, terreiros por minha familia ser espirita. Eu tenho uma vontade MT grande de seguir a religião. Mas quando soube que tinha raspagem de cabeca me deixou meia mal. Enfim é obrigado a fazer raspagem ?
Ruana,
A iniciação para iyawo requer a raspagem da cabeça, porque o cabelo é um condutor de energias tanto positivas quanto negativas. A vaidade não pertence a um iniciante na religião dos Orixás, a humildade nasce com um bom iyawo dentro da liturgia. O tempo passa tão rápido que quando vamos ver o cabelo já cresceu.
Axé.
À uns dias eu postei uma pergunta, e hoje me aconteceu uma coisa estranha. Estava no meu curso e no intervalo estava esperando meu namorado e uns banquinhos os meus amigos do curso me perguntaram. Ruana pensei que VC estivesse esperando um homem. RS eu disse mas eu tava porq? E eles disseram então quem era a mulher q tava conversando com você, mulher estranha. Eu disse mas eu n tava falando com ngm estava no celular. Eles disseram estava sim Ruana agte viu ela tinha a calça vermelha e uma blusa branca. Mas que VC conversou conversou.. Fiquei meia assim pensando na situação. Alguem pode me dar uma explicação obrigada
Depois de procurar algumas religiões para ver qual iria realmente seguir eu li sobre o candomblé e estou bastante interessada, mas tenho dúvidas e muitas. Tenho 15 anos e não posso ir em casas… As únicas religiões que li sobre e senti algo dentro de mim foi umbanda e candomblé, mas foi mais forte com candomblé. Eu não sei nada sobre a religião ainda, mas estou disposta a aprender pela internet mesmo e daqui um tempo se eu ver que é isso mesmo que quero vou me iniciar. Se alguem puder me dar dicas, motivação ei agradeço, retornarei a este blog pois gostei dele 🙂
Ruana,
Pode ser algum egun que se aproximou, para ter certeza somente através do jogo de búzios. Entidades femininas não usam calças.
Axé.
Motubá .
Venho aqui para tirar uma dúvida que me surgiu a algum tempo, sou feito há um ano, porém sai do terreiro que pertencia por inúmeros problemas internoS .Ao visitar e conhecer outro terreiro, sua iyalorixá e pessoas de outras casas essa dúvida me surgiu pois foi dito, no jogo de búzios, que o orixá Exú devia ter sido assentado. A dúvida é se, todo vez que um filho de santo é feito, além de seu orixá de frente e seu adjuntó é necessário o assentamento de Exú
De já muito obrigado pela atenção, Axé.
David não existe regra.
Depende do andamento da casa, depende do que o oráculo informa e etc.
O que vc deve ter me mente é que cada casa tem sua forma e andamento.
Ire
Olá, algumas vezes ao mês vou em um centro de umbanda.. Me Consulto e tal. E sempre escuto que as entidades estão querendo se manifestar mas como eu acho que n estou preparada não procurei seguir em frente. Sábado fui a uma festa estava tudo legal todo mundo rindo, se divertindo , derrepente sentir o meu corpo adormecer , ficar arrepiada, e ouvi uma voz dizendo que não era pra me ficar ali. Eu fiquei assustada, pensando oque pode ter acontecido mas não queria ficar ali de jeito nenhum. Comecei a chorar do nada fomos para uma parte aberta e depois de uns dez minutos eu já me sentia outra pessoa. Preciso de um conselho oque devo fazer.
Obrigada
Ruana,
Se você gosta de religião e quer frequentar, vá conversar com o responsável desta casa e exponha sua vontade e os sintomas que você sentiu, e comece a frequentar e se desenvolver, caso o contrário evite ir porque certamente esses sintomas voltarão a aparecer.
Axé.
Olá bom sou iniciante também
Uma vez fui em uma gira de caboclo com minha amiga que era de umbanda e horas antes do ponto de caboclo minhas costa começaram a doe muito eu não conseguia ficar reto tinha que ficar curvo pq doía muito eu chorei
E aí vai minha pergunta é normal acontecer isso ainda não sou iniciado
Olá, gostaria de fazer algumas perguntas. Primeiro gostaria de dizer q sempre gostei do Candomblé, meu avô era Babalorixá, mas não conheci sua casa. Enfim, meu avô morreu e a casa acabou. Eu sou filho de uma filha dele, mas q nunca seguiu a casa. Minha mãe sempre foi rebelde e na verdade ela se rebelou pq se sentia escrava. Longa história. Bom, basicamente minha vida virou um inferno durante anos. E um monte de gente dizia q existia uma cobrança espiritual q sobrecaia em mim. Eu estudei filosofia, depois estudei administração e hoje estou fazendo doutorado em Ecologia. Mas há cada 7 ou 8 anos acontecem coisas horríveis comigo (coisas horríveis mesmo de quase morte, mas eu consigo sobreviver não sei por qual milagre). Bom, em 2011 foi a última e nos últimos meses estou me recuperando. Uma irmã minha, quando eu estava na tal situação de risco foi numa casa de Santo e o Babalorixá disse q podia me livra e deu um prazo, mas q precisava fazer uns trabalhos, ela concordou e fez e deu certo. Eu virei totalmente ateu, mas gosto muito do candomblé, das músicas, da energia. Sempre me identifiquei com a natureza e água doce. Fui numa casa e joguei os búzios e lá disseram q eu precisava fazer alguns trabalhos, eu concordei e fiz. Um Obì pra Oxalá e depois outro trabalho q não sei direito. (particularmente não gostei muito dessa casa pq não esclarecia muito as coisas,o Babalorixá apenas dizia q eu ia saber na hora certa), daí ele jogou os búzios e disse q eu era de Oxalá com Oxossi e Yemanjá e q tinha um cigano e um caboclo me acompanhando. Bom, algum tempo depois resolvi ir na casa q a minha irmã foi e lá joguei os búzios novamente, lá o Babalorixá disse q eu teria q fazer mais dois trabalhos (aff q tantos trabalhos…) um pra um escrava q era de herança do meu avô e q era por isso q acontecia tanta coisa ruim comigo, pq ele está me acompanhando e quer me “ajudar”. Mas aí disse q eu era de Logunéde com Yemanjá. Eu falei q muitos já tinha dito q eu era de Oxum com Oxossi, mas ele foi enfático dizendo q havia um erro, q eu era de Logunedé (filho de Oxum e Oxossi e q eles sempre acompanham seu filho). Bom, eu ainda não fiz nenhum outro trabalho e agora é minha dúvida. É necessário mesmo fazer outro trabalho pro caboclo já q eu fiz um trabalho em outra casa pra ele? Eu senti mais afinidade nessa segunda casa q fui e confesso q eu acho q sou mesmo de Logunedé. Quanto a Yemanjá, vixi eu não sinto nenhuma afinidade. Mas confesso q sinto a energia de Oxum e Oxossi sempre.
O q vcs me dizem, devo pegar uma terceira opinião ou vou nessa casa fazer os trabalhos? O Babalorixá recomendou inclusive q eu tomasse iniciação.
Marlonalencar eu não posso lhe revelar uma coisa que nunca vi.
Algo aconteceu e você deveria ter conversado com o Guia Chefe da Casa.
Ire
Enéas, me desculpe, mas, não vou opinar.
Uma confusão de pareceres, essa coisa de se fazer um jogo e dizer que a pessoa é de Logun Edé (nunca vi isso).
Muito confuso. Se vc é ateu por que ficar furando hunkó?
Se é ateu como funciona um ebo na sua cabeça?
Ori é soberano, se ele não acredita o ebo não funciona, entende?
Pare, pense e decida o que vc quer de sua vida.
Se vai continuar ateu, se vai se iniciar e onde.
Somente agindo dessa forma você vai encontrar um norte para sua vida.
Ire alaafia.
Grato pela atenção Odé Olaigbo.
Então, sim, eu sou ateu (não acredito num deus superior). Mas não nego q gosto e sinto atração pelo candomblé, sinto energias, arrepios, ouço coisas (inclusive já fui num psiquiatra). Fui nessa casa pq minha irmã foi e fez um trabalho e me contou e me pediu pra ir. Eu fui e lá disseram um monte de coisas e de trabalhos q deveria fazer.
Se vc “nunca viu isso” então recomendaria q eu fosse em outra casa?
E sinceramente, o fato de ser ateu não me parece q nega nada. Ser ateu não é negação, e apenas ausência de crença, mas se eu sinto uma afinidade/atração eu vou, sem medo, sem juízo de valores… eu apenas vou e fico e sinto e avalio.
ah, eu sei o q quero da minha vida. Eu só quero estudar/trabalhar e seguir. Sou feliz com a minha vida. Fui hare Krishna por 8 anos, passei 4 anos da minha vida cozinhando e doando pão e sopa para pessoas nas ruas. Por livre escolha. Por minhas crenças reais. Sou ateu basicamente pq cheguei a conclusão q se pode viver bem e feliz sem “temer” a Deus ou a morte, sem querer salvação. Eu não ligo mais pra isso. Só isso!
ah, e por favor, não sejamos preconceituosos com ateus hein…
Eneas, ler com o fígado é um problema.
Ser ateu para mim é indiferente.
Eu disse: Se você é ateu, por que ficar se enrolando com uma série de coisas para fazer?
Nunca vi, tirar em um jogo o Irunomlè Logun Edé em apenas uma caída, isso não existe!
Não sou preconceituoso, apenas afirmo tudo que lhe respondi anteriormente.
Ire alaafia.
Enéas não seja preconceituoso com quem não é ateu.
Eu sem jogar para você posso dizer com quase toda certeza que seu caso é Obarà ìbì.
Já lhe dei a dica.
Com os olhos do coração eu lhe digo:
Erinle ki nba se o.
Erinle que lhe abençoe.
Ire alaafia.
Caro Odé, desculpe, minha intenção não é “causar”. Escrevi pq gosto desse site e sempre venho aqui ler sobre o assunto. Hoje q resolvi fazer esse questionamento.
Não entendo o q vc quer dizer “ler com o fígado”. Fui honesto e trouxe questões q tenho dúvidas quanto a espiritualidade no candomblé. Dúvidas quanto a existência dessa cobrança de herança espiritual (existe isso de fato?!). Trouxe questões do tipo: fui em duas casa e nas duas disseram q existia uma presença herdada e q eu precisava fazer uns trabalhos pra esse caboclo. Numa delas fiz dois trabalhos, um obi pra Oxalá e outro q não sei direito, pois não explicaram, mas basicamente foi para limpar e purificar meus caminhos. Fui em outra casa (da qual tive mais afinidade) e no jogo disse q eu precisava fazer novos trabalhos pro caboclo e pro santo. Aí eu perguntei de qual santo eu seria e foi dito q eu era de Logun Edé, juntó Yemanja. Mas na primeira disseram q era de Oxalá com Oxossi e Yemanjá.
Mas vc foi q (se é q a frase se aplica,” leu com o fígado”) opinou apenas no fato de eu dizer q sou ateu! O fato de eu ser ateu não me impede de ir numa casa, la dizerem q necessito fazer qualquer trabalho pra simplesmente me livrar de coisas q podem tá acontecendo por uma herança da qual eu ignoro (e não digo com isso q rejeito, apenas quero ficar em paz). Simples assim! Sou ateu mas respeito a todos e a tudo. Vou no candomblé, danço, canto, como e tb trabalho e não vejo nenhum problema nisso. Pra mim é como uma grande festa com pessoas agradáveis e acho lindo as matanças e a distribuição do alimento entre todos de forma igualitária. E sim, sou ateu, mas eu acredito nas pessoas, nas suas crenças, nas incorporações…. (inclusive para mim é uma questão mental, de sintonia e desenvolvimento de um aparato mental q alguns desenvolvem mais q outros. E isso é real e verdadeiro).
Mas me desculpe e desculpe por deixar essa conversa pública, caso queiram podem excluir pois não tenho nenhuma intenção de “ler com o fígado” nada!
Grato e silencio!
ah, muito agradecido pela dica, vou considerar, estudar e farei o q for preciso se for o caso. Grato!
Enéas a nossa conversa foi direcionada para o lado errado.
Eu apenas não entendo como um ateu pode recorrer a coisas que ele não acredita.
Ponto de vista não pode ser massacrado, é apenas a minha forma de ver e entender o ateísmo.
Eu jamais vou mostrar preconceito com o que quer que esteja andando/vivendo sobre a face da Terra.
A questão da herança é complicada e não é corriqueira como alguns pensam, se existe um caboclo em seus caminhos, claro que ele deveria ser cuidado, são energias que sempre vão lhe ajudar em sua jornada terrena e espiritual.
Acredito ser muito válido lhe ofertar qualquer coisa, nem que seja uma simples oração.
Vá em frente.
Ler com o fígado é não dar abertura para o texto e se prender a uma frase ou termo (desculpe se lhe ofendi).
Entendo que sua falta de conhecimento lhe geram duvidas e questionamentos, corretíssimos, então você deve buscar o seu interior (Ori Inu) e buscar o apoio necessário para sua tomada de decisão. Na duvida não faça nada, o ebo será rejeitado pelo seu Eu Interior.
As escolhas (Kant) são uma pedra em nosso caminho, devemos ter calma, paciência e usar nossa sabedoria interior.
Te desejo luz, a Luz de Obatalá para lhe orientar.
Ire Alaafia.
Ase.
Onà ire rere.
(Caminhos de paz).
Muito agradecido Odé, felizmente acho q conseguimos dialogar. Q bom q afrouxamos nossas certezas né? Só quando afrouxamos as certezas o diálogo flui.
Muito agradecido pela suas palavras e orientações. Vou levar em consideração. Sim, eu estou decidido. Estou decido a fazer o q for preciso pra simplesmente ter minha vida tranquila e sem cobranças.Pelo menos não as minha cobranças, pq as minhas cobranças eu cumpro. Só acho injusto ser cobrado de algo q eu não fiz e sequer sei. Mas eu não rejeito… Eu sou um guerreiro, sai de casa cedo, batalhei, estudei e ainda estudo. Sempre fui honesto comigo principalmente. Sim, sou duro, sou duríssimo, mas sou comigo e consequentemente exijo isso do outro e do mundo.
Li sobre sua dica e achei interessante e reconheci alguns traços ali. Principalmente traços do meu avô. Voltarei em breve na casa de santo e vou comentar sobre o assunto.
Quanto ao fato de ser ateu e recorrer a algo ligado a espiritualidade, a resposta pra mim é muito simples. Eu estudo ciência, recém entrei no doutorado em ecologia (amo animais, comportamento animal e interação com o ambiente). Estudar ciência me faz perceber q muitas coisas q alguns dizem ser espiritual pra mim tem explicação científica, é pura expansão mental. O cérebro humano é pouco estudado ainda. E particularmente eu acredito q muita coisa “sobrenatural’ será e já é explicada com o estudo do cérebro. Por isso eu acredito em transe, em incorporações. Pra mim é alguma expansão mental/cerebral q algumas pessoas podem atingir e perceber coisas no mundo real q não são percebidas quando não estão nesse estado de expansão mental. Claro, confesso q já vi muito charlatão, e esse é o grande risco em todas as religiões.
De qq forma, fico muito agradecido e principalmente por ter conseguido dialogar com vc de forma branda e inclusiva. Espero q eu tb tenha conseguido mostra aspectos do ateísmo q vc não levava em consideração.
Ser ateu é uma construção individual e pessoal. Ser ateu não significa pertencer a um grupo ou uma bandeira (mesmo q alguns o façam assim), mas ser ateu é tb libertar-se de equívocos, charlatões, enganadores… ser ateu é acreditar q morreu e pronto, não precisa haver preocupação pra isso. Se morreu acabou, ok! Se morreu e tem algo, ok! quando e se chegar nesse algo a gente lida com a situação. Ser ateu é não perder tempo com salvação ou punição. Ser ateu é ser honesto por escolha autônoma e autêntica.
Um grande bj.
Ase.
Reblogged this on TOTUM UNO.
Kaike belo trabalho.
Ire
Adupe. Luan é meu segundo nome, mudei aí no perfil, ks. Gratidão pela leitura. Mojuba!
Perfect work you have done, this web site is really cool with good info .
Thk u.
Ire alaafia
A minha pergunta é o seguinte.. Comecei em Santeria e já tenho o meu orixá e odu confirmado.. Se eu for me fazer cabeça em Candomblé será que os candomblecistas reconhecem odus de outro caminho religioso ou seja os odus são universais? Desde já muito obrigado por esclarecerem as minhas preocupações..
John eu não sei.
Nada entendo de Santeria.
Se você for começar sua vida religiosa dentro do Candomblé, com certeza vamos partir do zero e seguir a orientação do oráculo.
Fora dessa ótica, tudo será especulação.
Ire
bom dia… a muito tempo sinto presenças comigo, as vezes sinto medo e acabo por exemplo dormindo com luz acesa ou ate sinto que quando dirijo tem alguem no banco traseiro do carro. A duas semana procurei ajuda, pois devido a problemas no meu casamento, meu marido nao aceita o fim, mas minha infelicidade era tanta ao ponto em pensar em tirar minha propria vida, pois nao estava conseguindo sair desta relação, ele é uma boa pessoa, muitos me criticaram , me apontaram na rua pela minha decisao de desfazer a familia, sempre fui protelando por medo da reação dos filhos, pelo oque os outros diriam e por pena dele que nao queria, mas cheguei ao fundo do poço. Ao consultar este terreiro, mencionaram oque eu no fundo já sabia da forte mediunidade que tenho e que preciso começar a desenvolver isso. Tenho muitas duvidas e medos se realmente preciso seguir este caminho, e de como posso trabalhar esta mediunidade . Como posso ter certeza deste caminho
Vera,
Essa é uma decisão sua, só você tem a responsabilidade sobre esta decisão.Experimente, vá em frente, acredite e tenha fé, apenas certifique-se do lugar que você está indo.
Axé.
Mutumbá, Kolofé e Mukuiu a todos!
Minha dúvida é a seguinte: Sr. Fernando D’Osogiyan certa vez respondeu uma pessoa sobre feitura e jogo com a seguinte resposta:
“Não podemos generalizar que quando uma pessoa não roda ou vira com o Orixá, Vodunce ou Inkísse, ela seja uma ekedi ou um Ogan. Ela pode não virar e não ter o cargo.”
Minha questão é: Essa pessoa então toma que rumo na religião? Será pra sempre uma Abiyan? Existe então aquele ditado que diz que nem todos nasceram para o candomblé?
Um jogo de búzios responde se uma pessoa será Ekedji/Ogà ou Yawo ou responde também se ela não será nenhum dos três? Existe essa categoria?
É possivel uma pessoa ser recolhida sem nunca virar com santo?
Fiquei encucado com essas questoes. rsrsrs
Parabens pelo otimo trabalho do blog, voces tem levado luz a muitas pessoas por favor continuem compartilhando esse tesouro inestimavel que é o conhecimento conosco abraços
Cris,
Entendo que se uma pessoa não vira e não tem posto de Ekedi ou Ogan, certamente exercerá funções burocráticas dentro do terreiro e até fora dele, funções também muito importantes.
Sim existe esse ditado que nem todos nasceram para o candomblé e que também serve para outras religiões ( eu frequentei a igreja católica e descobri que não nasci para esta religião)
Um bom jogo de búzios aliado ao conhecimento e experiência do zelador pode indicar se uma pessoa vai ser iyawo, ogá ou ekedi.
Particularmente eu não aceito isso, no meu entendimento todo iyawo tem que virar no santo, se não, nunca será um iyawo.
Obs: O que acontece é que tem muito zelador que não sabe através de vários rituais chamar o Orixá, aí comete uma infração gravíssima de iniciar acordados!
Axé.
É correto uma ekedji suspensa para o orixá Ogun, ir para outra casa e ser confirmada para Oxossi?
Obrigada!
Vânia,
Correto não é porque a pessoa aceitou ser suspensa para Oxun, porém, como ela não foi confirmada ainda, nada a impede de ser confirmada para outro Orixá.
Axé.
olá bom dia quero fazer santo …..alguém mim ajuda como faco ? gosto do candanble ?
Marta nas cidades de S. Paulo e Rio de Janeiro podemos lhe indicar.
Qual sua cidade?
Ire
Olá Gostaria de saber uma pessoa de confiança para jogar. Tô numa situação muito complicada..Moro em Mova Iguaçu -RJ.. Fui iniciada e tenho muitas dúvidas do que foi feito. pois minha vida estagnou.Obrigada!
Axé!
Thainá,
Podemos lhe indicar alguns zeladores, inclusive aí de NOva Iguaçu, pode ser?
Axé,