
Lagbure não é visto por alguns como sendo uma qualidade de Osoosi. Odé Labure é um Orisa de culto próprio.
“Òo kú o odé Lagburè, e màrìwò làjá kiní ilé òde Òo kú o kódé”
Lagbure vem da junção da plantas Nla + Gbó + Wure que significam literalmente Grande + prosperidade + sorte, esta junção de palavras é usada para falar de um certo tipo de oferenda feita a Orisa Osun, o chamado presente dado a ela em seus festejos é um Lagbure.
Mas porque este caçador leva o nome de Lagbure?
Ele na verdade carrega esta alcunha por ser a divindade que leva os presentes até Osun.
Se conta que em um determinado festejo dedicado a Osun os devotos prepararam um grande presente, um cesto cheio de coisas que ela aprecia. No momento de entregar o presente as pessoas fizeram uma procissão até o Rio, e ao chegar as margens temeram perturbar as águas e não ousaram mergulhar. Então clamaram que Osun viesse buscar o presente, mas Osun não veio. Após algum tempo ouviram um voz feminina ecoar dizendo
“Ọmọ mí ní Ká Odò, Lagburè mí Ká Odò”
Que se traduz como “meu filho venha até o rio buscar o meu presente”
As pessoas observam um homem sair da mata, ele apanhou o presente de Osun na margem e e entrou com com cesto nas águas de onde não saiu mais. Era um caçador da floresta, um dos muitos Orisa filho de Osun, ele ficou conhecido como Odé Lagbure, o caçador que leva o presente.
Esta é a lenda.
Obviamente que o culto deste Orisa não se resume a ser apenas um fulano que carrega um balaio, claro que não, ele tem sua função primordial em ser uma divindade da fartura de alimentos.
Lagbure é cultuado no intuito de ser um Orisa que da sorte a comida, fazendo com que o alimento nunca falte na mesa dos que nele tem fé.
Por isso no Brasil alguns terreiros de Candomblé colocam o assentamento desse orisa na cozinha, que é um hábito Brasileiro mas que faz todo sentido.
Lagbure é destoa do comportamento comum dos demais Odé, que são carrancudos e reservados, ele pelo contrário é dócil e amável, seu culto segue um ritmo alegre e simples.
Pelo fato de no Brasil a falsa crença de Osun ter apenas um único filho muitas pessoas confundem Lagbure com Logunedé. Porém Osun teve muitos filhos como Olose, Paroye e Lagbure.
Texto e foto: Página Felipe Caprini
Sr. Fernando
Que tipo de oferendas podemos fazer? É podemos colocar ao pé de uma árvore? Ele tem quizila com mel?
Ase
Sr. Fernando
Poderia ensinar um oriki para lagbure
Ase
Que lindo saber e dividir !
Adorei ! Axé!
Belo texto! O assentamento de Labure difere dos demais Odés?
ricardo,
Sim, cada um com seus fundamentos.
Axé.
Ana,
As mesmas oferendas que fazemos a todos os Odés em geral, e evitamos de colocar mel. As oferendas podem ser colocadas na mata perto de riachos.
Axé.