Ekedi no Candomblé Ketu
As Ekedis (Èkèjí) também podem ser chamadas de Àjòyè, Ìyároba, Makota, a depender da tradição da casa ou nação, não entram em transe, ou seja: não incorporam, pois que, precisam estarem acordadas para exercerem sua função. Dentro de uma casa de Santo onde se tem axé, a Ekédi é chamada de mãe e tem o respeito dos demais como tal, afinal uma mulher que escuta, aconselha, ama, cria, consola, alimenta, lava, passa, cozinha,etc , independente de ter gerado é MÃE desde que o mundo existe.
Diz uma lenda do povo Jeje:
“Em uma reunião Orunmilá ordenou que cada vodun escolhesse ainda no ventre da mãe uma criança para que ela fosse o sacerdote do vodun e que não virasse com nada . Já que se na terra fariam voduncis e mais tarde seriam sacerdotes quem zelaria por eles , se todos virassem com vodun quem olharia pela casa de santo por tudo , quem zelaria por eles voduns quando viessem no ori dos vodunces. E Assim surgiu a primeira ekedji do ventre de uma mucama de Azirí”.
Abaixo do Babalorixá/ Iyalorixá a Ekédi faz tudo que todos de uma casa de axé fazem, mas, nem todos fazem o que uma Ekédi faz, dai sua grande importância até o simples ato de enxugar o suor de um Orixá no barracão participação efetiva numa iniciação.
Uma Ekédi comprometida com a divindade que lhe escolheu, tem a obrigação de zelar por suas roupas e apetrechos, por sua segurança e conforto, saber vesti-lo, talvez seja essa uma de suas principais funções.
Esse trato direto com dedicação, amor e carinho com os Orixás, as torna muito próxima deles, ganham a sua confiança, interagem de uma forma única, uma parceria perfeita.
Um boa Ekedi tem que estar sempre atenta ao menor gesto do seu Babalorixá/Iyalorixá, dar ritmo a Casa coordenando funções, observando e sendo os olhos de seu zelador.
A Ekedi cabe a obrigação de manter o foco na preparação dos ebós, mesa de borí, no preparo das comidas secas e axés dos Orixás, impondo-se na cozinha de Santo, exigindo silêncio e concentração pois a energia colocada na confecção de um ebó ou de uma comida de Santo é primordial no andamento das obrigações, estar focada em seus afazeres é fundamental.
Uma antiga iyalorixá dizia que se conhece uma Ekedi pelas unhas, limpando galinha, tirando axé, escarnando ori.
Como os Ogans, as Ekedis são escolhidas pelo Orixá do zelador, que primeiramente serão convidadas, cabendo a eles o direito de não aceitarem a responsabilidade, mas, em aceitando, serão suspensas e posteriormente confirmadas para o Orixá, podendo no futuro e por merecimento ganhar um Oyè, ou seja um título ou cargo dentro da Casa.
Ekedi toma suas obrigações anualmente e conta tempo, seus Orixás são reverenciados por todos os Orixás da Casa no decorrer das festas relacionadas ao seu Orixá, podem se vestir de baiana como as Egbomis, alaká ou saia branca para dar mais mobilidade, fica a critério das normas de cada Casa.
Texto e acervo cultural- Àjòìè Sonia D’Yemojá – Ìrànsé do Ilé Àse Òsòlúfón ÍwÌn
“Entendo minha religião e meu Orixá com muito mais profundidade em se tratando da relação estabelecida com uma Ekedi. Quando o Orixá convida e escolhe alguém para ser sua Ekedi e, é aceito por ela, com certeza existe algo além dessa simples escolha, existe comprometimento espiritual de fundo ancestral. O que acontece é que Ekedis estão contidas neste Orixá, são parte dele, Orixá. Este elo os une eternamente, está provado no momento que o Orixá dá orukó da Ekedi no barracão e que poucos dão valor e importância. Neste momento, mais do que nunca se estabelece o intercambio das energias entre eles, direitos e deveres ficam firmados e o amor, carinho, disciplina, liturgia, são preservados. O Babalorixá precisa que se estabeleça uma forte união em torno de si e nas funções do axé, casas de santo sem suas Ekedis, não se estabelecem, pois elas ajudam a formar a base, a casa precisa de um corpo em sua formação, precisa de sustentabilidade, a espinha dorsal, a segurança, o Orixá também precisa de conforto.
Ekedis, não precisam usar kelê, raspar, colocar adôxu, etc, por que o seu Babalorixá ou Iyalorixá, já passou por isso, se elas Ekedis, nasceram para servir o Orixá, então estão contidas em sí na energia do Orixá, independente de seu próprio Orixá.
É uma relação de intimidade e de muita cumplicidade espiritual para com o Orixá. As boas Ekedis, tomam a frente muitas vezes em defesa de seu Axé, protegem seu Babalorixá ou sua Iyalorixá, Intervém em questões inerentes a liturgia em defesa de seu juramento, a aliança com o Orixá.”
Texto: Babalorixá Fernando D’Osogiyan -Ilé Àse Òsòlúfón Íwìn
Ègbé,
“Èkédì” (segunda) é nome de origem jeje, que se popularizou e ficou generalizado e conhecido em todas as casas de candomblé do Brasil e do mundo.
Àwúre as grandes mães!
Axé.
Estam para servir ao Orixá! são escravos do orixá!!privilégio é daquele que incorpora uma divindade!e obrigação para aqueles que nasceram para servir!qualquer não rodante tem essa obrigação servir as divindades bem como ao barracão!!porém muitos do candomblé humilham e se acham Deuses!!isso jamais será uma verdade!o nosso candomblé é lindo!porém há pessoas que deturpam o valor real e significativo do que se refere aos seres humanos!!submissão só as divindades!!!nem ao babá e nem a yá !!respeito devem ser múltuos!!se não há!!nada disso vale!!!!cuidar com fundamento de mãe e pai!só aqueles que no concebem ou nos coloca no mundo!!jamais será comparado com esse fundamento!são nossos pais que são nossos primeiros babás!o restante são apenas zeladores!!dessa outra forma explicada é alienação!!pura e simplesmente alienação!! agora vc ter os fundamentos na mão de um filho de santo poderá ser uma arma que pode coibir a pessoa a ter sua liberdade de expressão pelo medo!!o Respeito é o fundamento de tudo!!!não submissão!!e quando se faz algo pelo filho da casa!se faz primeiro para a divindade, pois aquele filho é o elo de sua divindade ao mundo terrestre!!privilégio apenas para quem cuida!!o restante é mentira!!
Me tire uma duvida!!!
A Yalorixa falecendo, a Ekedi pode ficar no lugar dela?
Ekedi joga búzio? Nação Keto
Desde já agradeço.
Carla,
São funções distintas, portanto não pode. Ekedi não joga búzios pois não recebe cuia ou deká contendo os búzios.
Axé.
Candomblé escreveu:
Fernando D’Osogiyan posted: ” Ekedi no Candomblé Ketu As Ekedis (Èkèjí) também podem ser chamadas de Àjòyè, Ìyároba, Makota, a depender da tradição da casa ou nação, não entram em transe, ou seja: não incorporam, pois que, precisam estarem acordadas para exercerem sua função. “
Ivanir,
Eu postei porém quem escreveu foi a Ekedi Sonia D’Yemanjá da minha casa.
Axé.
Olá,
Gostaria de fazer uma pergunta.
É pelo jogo de búzios que se descobre se alguém seria uma ekedi?
Muito obrigada.
Eliane.
Eliane,
Uma ekedi nasce de um bom abiyan, através do jogo e principalmente da escolha do Orixá. Por experiência própria, todas as ekedis e ogans da minha casa foram escolhidos e determinados pelo meu Orixá.
Axé.
Motumbá, motumbaxé!
Adorei a leitura e me ajudou a entender algumas coisas que tinha duvida, sou Ekedi de Oya escolhida por Aiyra.
Obrigada por compartilhar conhecimentos que muitas vezes não aprendemos nem nos nossos Ilés.
Luana,
Aqui é o espaço, pois candomblé fechado só serve para preservar sua essência e liturgia. Todos devem estudar pesquisar e aprender candomblé, devemos esclarecer a religião.
Mutunbaxé
Boa tarde, por favor uma pergunta:
Eu frequento um terreiro de Umbanda há aproximadamente 1 ano e estou em desenvolvimento. Porém percebi dificuldades pra incorporar, alguma coisa não estava de acordo.
Resolvi jogar búzios e me disseram que sou Ekedi. Fiquei apreensiva, pois no terreiro onde frequento só toca Umbanda…como vou falar pra minha Mãe de Santo, que não incorporo…
Pensei em jogar búzios com outro zelador pra confirmar, pq não sei oq fazer…
Joguei há dois dias atrás, devo esperar quanto tempo pra jogar novamente?
Por favor me orientem, muito obrigada!
Eliane seu sacerdote tem que ser humilde e reconhecer que não pode ver coisas que não estão sob os olhos dela.
Se ela joga búzios, ele deveria ter visto, se não…
Não há por que ter receio ou medo, estamos falando de sua vida.
Existem mil tarefas para quem não incorpora na Umbanda, tão nobres quanto a incorporação (que é o desejo de todos).
Ire
Sr. Odé Ợlaigbo,
Minha sacerdote de Umbanda realmente não joga búzios, realmente não teria como ela saber penso eu…
Mas confesso que tenho medo de falar com ela a respeito disso, não quero que ela se ofenda por eu ter ido jogar búzios em outra casa, mas eu precisava entender o que estava acontecendo.
O Sr. poderia me dizer se eu posso consultar outro zelador para sanar essa dúvida? pois eu joguei dois dias atrás, quanto tempo devo esperar entre uma jogada e outra?
Muito Obrigada pela sua atenção.
Eliane você pode confirmar o seu jogo.
Basta me dizer se você é do Rio ou S. Paulo capital que eu lhe indico pessoas sérias para lhe dissiparem as duvidas e orientar como você deve agir.
Ire alaafia
Sr. Odé Ợlaigbo,
Muito agradecida pela sua orientação.
Eu moro em Curitiba-Pr…não sei se o Senhor conhece alguém, mas de qualquer forma, eu também conheço um terreiro de confiança em uma cidade próxima daqui.
Não quero tomar nenhuma atitude precipitada.
Muito obrigada pela ajuda.
Senhores,
Não quero incomodá-los, mas tenho mais dúvida.
Me disseram que preciso esperar 21 dias entre uma jogada e outra, pq o jogo de búzios muda a cada 21 dias…
Isso procede?
Muito obrigada.
Eliane,
Recomendam um tempo mínimo de 21 dias entre uma consulta e outra, exceto quando a pessoa está de obrigação ou a pedido do próprio Orunmilá para que voltar ao ifá e confirmar o que foi prescrito, etc.
Axé.
Eliane a mudança do Odù ocorre a cada quatro dias.
Essa conta cabalística eu não conheço.
Temos a mudança com 4, 17 e noventa.
Mas, isso é outra história, está dentro do culto de Ifá e não diz respeito a sacerdote de òrìsà.
Você pode fazer o seu jogo normalmente.
Para se confirmar um jogo não existe prazo, desde que feito com responsabilidade e o assunto mereça.
Ire
Muito obrigada Senhores,
Agradeço de coração. Vou tomar as devidas providências.
Eliane.
Boa tarde
Ontem eu fui a um terreiro a qual meu namorado frequenta , nisso a mãe de Santo dele disse a mim q eu era de iemanjá e era ekedi pois eu não viraria e ela me convidou para ser ekedi da casa , eu nunca havia ido a um barracão mas a família do meu é toda do candomble, gostaria de saber mais sobre isso , foi o orixá da yialorisa q escolheu ou o q?
Alanna em nossa religião algumas pessoas querem assumir o papel de Olodumarè (Deus).
Olham para a pessoa e dizem o orisa, a qualidade e o cargo.
É demais para minha cabeça.
Pode ser que seja, mas, isso não se faz com uma pessoa.
E se for uma grande mentira, como ela vai se retratar depois, será que o orgulho vai deixar.
E se ela tiver que inventar uma grande mentira para sair dessa situação?
Veja que as indagações estão ligadas a sua vida, o que você tem de mais precioso.
Não deixem que brinquem com você.
Ire
Alana,
Prematura essa atitude da mãe de santo! Uma Ekedi é escolhida entre as “filhas da Casa” e pelo “Orixá” do zelador ou zeladora da casa, como também não pode confirmar se você é de Yemanjá.
Obs: muita estranha os rituais litúrgicos desda zeladora, não são praticas do candomblé ketu/nagô.
Axé.
Olá Boa tarde pessoal estou com algumas dúvidas vai fazer um. Ano que foi feita obrigação para Minha mãe Oxum só que por motivos pessoais não estou frequentando mais a casa o que devo fazer por favor me ajudemmm
Valdirene,
Que tipo de obrigação você fez? raspou? Foi só Oferenda para Oxun? Explique com mais clareza.
Axé.
Olá boa noite! Motumbá! Estou realmente com uma dúvida, se os senhores e senhoras pudessem me ajudar ficaria muito grata. Uma ajoie suspensa/apontada pelo orixa que rege a casa de santo pode bolar no santo antes da sua confirmação ou isso não é possível uma vez que um orixa suspendeu ou apontou como seu cargo?se fosse possível como os senhores/ senhoras se comportarião perante isso? Desde já agradeço!
Bárbara,
Em primeiro lugar temos que ver se bolou mesmo ou apenas passou mal com a energia do Orixá, saiba que transes de Ekedi e Ogan são momentâneos em síntese, muito mais pelo efeito da supremacia e poder da energia do Orixá, não chegam a virar no Orixá propriamente, cabe ao experiente zelador verificar e fazer outros testes até a obrigação. Se prevalecer e bolar novamente, então a pessoa se inicia normalmente como iyawo e a suspensão como ekedi fica inválida a partir daquele momento.
Axé.
Boa tarde Senhores,
Eu não faço parte do Candomblé, sou umbandista e adoro ler os artigos publicados neste site, muito enriquecedor!
Gostaria de tirar uma dúvida, se possível. Se alguém descobre que é Ekedi no jogo de búzios, essa posição de Ekedi é permanente? o jogo nunca muda? ou só pode ter certeza que a pessoa realmente é Ekedi, após algum ritual específico?
Pergunto isso, porque minha sobrinha sempre sonhou em trabalhar na Umbanda e recentemente jogou búzios e disseram que ela é Ekedi.
Muito obrigada!
Luiza.
Luiza,
Discordo de quem jogou e disse isso para sua sobrinha, é prematuro afirmar isso no jogo. Que ela frequente a Umbanda normalmente sem essa preocupação.
Axé.
Pai Fernando,
Muito obrigada pelo esclarecimento.
Por favore permita somente mais uma indagação. Ela vai começar na Umbanda. ..em que momento ela deve se questionar se é mesmo Ekedi ou não. ..pergunto isso porque todos os mediuns tem dificuldade pra incorporar no começo…e mesmo que ela seja Ekedi…como na Umbanda a energia é diferente do Candomblé. ..ela continuaria sendo Ekedi?
Muito obrigada!
Luiza.
Luiza,
Deixe que ela descubra por ela mesmo a sua vocação religiosa, se for ekedi, certamente algum Orixá irá escolhe-la.
Axé.
Muito obrigada pela atenção Pai Fernando!
Ela ficou bem mais tranquila com sua orientação.
Abraço para o Senhor!
Pai Fernando,
Desculpe voltar aqui incomodá-lo, mas gostaria de relatar um acontecimento com minha sobrinha.
Ela ainda não entrou na Umbanda, mas foi tomar um passe em um terreiro bem sério.
Quando o caboclo acendeu velas aos seus pés e lhe deu ervas para segurar, ela sentiu um puxão muito forte, suas mãos se agitaram e sem conseguir controlar caiu em cima de um dos joelhos e a uma das mãos foi para o peito e a outra atrás das costas…diz ela que foi muito rápido e espontâneo.
Pai, então lhe pergunto, isso é incorporação ou ela só sentiu a vibração? se nos jogo saiu que ela é Ekedi, isso é possível?
Desculpe lhe incomodar, mas ela está tão insegura e precisa de uma palavra.
Muito obrigada pela sua atenção.
Luiza.
Bom dia, sou ekedy confirmada há cinco anos e soube que na minha obrigação de sete anos deverei ser raspada totalmente (na iniciação eu so abri o orô). Procede?
Lourdes,
Na nação ketu isto não existe de forma alguma! Estão inventado moda? Obrigação de 7 anos de uma Ekedi é para tomar um cargo na casa e não para ficar careca.
Axé.
MOTUMBÁ…GOSTARIA DE SABER SE UMA EKEDY PODE RASPAR YAWO E TER FILHOS DE SANTO,POIS JÁ OUVI MUITOS PAI E MÃE DE SANTO FALAREM QUE FORAM FEITOS COM MÃE MENININHA JÁ QUE A PRÓPRIA ERA EKEDY.E COMO OS PRÓPRIOS BABÁ E IYÁ FALAM QUE ELES FAZEM UM OGÃ E UM OGÃ Ñ FAZ ELES.ASSIM COMO ELES FAZEM UMA EKEDY E UMA EKEDY Ñ FAZ ELES. ME TIRA ESSA DÚVIDA POR FAVOR…AXÉ
Anne,
Mãe Menininha nunca foi ekedy, foi iniciada ainda criança para Oxun e mesmo antes de ser iniciada, sua mãe por conta de problemas coma gravidez já cuidava de Oxun ainda em seu ventre. Mãe menininha tinha uma doença nas pernas e mal podia andar, daí vê-la sempre sentado. Tenho um post que conta a história dessa extraordinária IYALORIXÁ, que encantou á todos e até virou letra de música na voz de Dorival Caymmi. Comentários maldosos e sem fundamento algum, basta ir no Gantois e aprender.
Axé.
Motumbá
Gostaria que você me indicasse aqui em Salvador uma casa séria para jogar Ifá para minha filha, pois sei que ela será iniciada, mas já fui em 2 casas uma jogou búzios e deu que ela é de Oxum com Oxossi, porem fui em outra e a criatura olhou num copo ( coisa que achei muito duvidosa) e disse que ela é de Yansã com Yemanjá. Sinceramente eu não acreditei e a pessoa ficou muito interessada em boria-la e fazer obrigação dela. Sei que ela é sensitiva, pois sonha e tem pressentimentos que sempre dão certo, minha mãe é filha de santo da casa que olhou no copo, mas a linha é Umbanda Angola, eu só quero iniciar minha filha e posteriormente a mim numa casa de Candomblé Angola Ou Ketu que tenha fundamento.
Lucilia,
Indico minha mãe Nilza do Ogun que mora em Cruz da Almas, vou passar o telefone dela para seu email.
Axé.
Muito obrigada!
Aguardo o contato.
Muito obrigada Fernando, irei procurá-la
Muito obrigada pelos ensinamentos axé
Olá, ontem fui pela primeira vez em uma casa da nação ketu, pra uma festa de exu onde a exu do pai de santo disse que eu era de osun e que eu era ekedi. Foi feito um ritual com cebolas de depois disso fui tratada como nova ekedi da casa. Como devo proceder ? tenho obrigação com a casa ? Devo ir em outra casa jogar os buzios para verificar se sou de osun ?
Elizabete,
Não sou a favor desse tipo de ritual de forma alguma, ainda mais em se tratando da primeira vez que vai numa casa. Muito precipitação e isso não existe na nação Ketu, está completamente errado, você não está numa casa Ketu/Nagô. Aconselho a sair desta casa, procurar uma outra casa de Tradição de candomblé Ketu de procedência ilibada, fazer um jogo com o zelador ou zeladora da casa e ver seus caminhos.
Boa sorte.
Axé.
A 14 anos atrás fui suspensa ekedi de oxossi em uma casa, fiz obrigaçao de 1,3 e 4 anos, foi quando me afastei da casa e depois de algum tempo a casa se fechou. Fiquei aguns anos sem frenquentar o camdomble. Á um ano atras fiz um bori e hj só visito quando posso. Para eu hj exercer a funçao como ekedi tenho q assentar os orixás e ser escolhida novamente por um outro orixa, ou continuo sendo o q era antes?
Rosa,
Uma vez suspensa Ekedi, para sempre será Ekedi, pois Ekedi é um cargo vitalício, você poderá ser confirmada para outro Orixá mais não vai ser preciso ser suspensa novamente apenas terá que arrumar seus igbás de acordo com a casa que estiver frequentando.
Axé.
Motumba ao mais velhos e aos mais novos,
Um abian que foi suspensa ainda bebe e indicada para ser ekede de um edeterminado Orixa de uma casa, passado-se anos nao foi rconfirmada, tomando-se assim outro caminho com outro zelador, pode-se ser suspensa novamente??? o orixar que a suspendeu no passado, serio o mesmo que a iria suspender agora, so que na cabeça de uma outra pessoa…
aguardo respostas…
Dofona ela não foi iniciada.
Nada foi feito ainda.
Ire
Olá benção a quem é de benção, motumba.
tenho uma duvida, não sou feita no santo sou ekede de uma casa da nação ketu, gostaria de saber se na feitura ekede raspa a cabeça?
se tem essa necessidade?
Ekede,
Se sua nação for Ketu não há necessidade de raspar a cabeça, somente quem é iyawo.
Nem Ekedi e nem Ogan na nação Ketu raspa a cabeça.
Axé.
Axé obrigada Fernando de D’ Osogiyan sou leiga na religião minha nação é ketu.. eu fui suspensa em jeje nessa casa ekede não raspa,
mas na atual casa que estou fui informada que ekede raspa eu fico com medo de rasparem minha cabeça e isso me prejudicar na vida. pois uma amiga que é ekede me informou que se eu raspar e eu sou ekede vou ser uma yawo de cargo.
sou de Oxum.
Ekede,
Raspar para quê se não leva adôxu? Não há interação de energia que interliga com o Orixá.
Tem casas que raspam realmente,mas não as de Ketu/Nagô.
Axé.
Axé muito obrigada!
Motumba
Fiquei com uma dúvida : as Ekedis são sempre escolhidas pelo Orixa do zelador ou é possível outro Orixa levantar uma Ekedi?
Bênção, obrigada!
clagoulart,
O Orixá de um Egbomi com cargo na casa pode suspender e confirmar Ekedi e Ogan, porém, sempre com a concordância do zelador.
Axé.
Frequento algumas casas de Axé, mas apenas como simpatizante da religião, pois acho ela incrível e vejo religiões de matriz africana como uma filosofia de vida. Entretanto, de uns tempos para cá, alguns zeladores começaram a me dizer que sou filha de Nanã e que “tenho cara” de ekedi, mas eu sempre choro em alguns pontos e me arrepio em outros, quando o batuque dos tambores começam, meu coração bate no mesmo ritmo. Queria muito saber como proceder, pois, não me vejo como filha de santo, me mandaram manter distância, mas não consigo, pois, amo demais toda a cultura do Candomblé.
Fernanda diz um ditado:
Quanto mais perto do rio, maior a chance de se molhar.
Não se deixe levar pelo canto da sereia.
Faça o que seu coração mandar, não aceite imposição.
Em nossa religião o nosso Eu Interior decide o que fazer.
Siga sua vida, frequente, cante, chore, bata palmas, dance e etc.
Seja você e sua fé.
Ire alaafia
A benção, bom dia !
fui em uma casa consultar os oráculos, a pois cumprir com um determinada oferenda, ao consultar novamente o oráculo, O Orixá me apontou como Ekedji dele.” Quero Ela como minha Mãe” estas foram as palavras, mais e agora qual a importância deste ato ? seria a mesma de ser suspensa ? e se eu aceitar, como devo proceder?
desde, já Obrigada!
Nanda,
Nenhuma importância tem esse ato, ninguém pode apontar ou suspender alguém através do jogo, no máximo ter um parecer sobre seu caminho dentro da casa. É preciso que você conheça as funções, saiba das responsabilidades e dos sacrifícios que uma ekedi tem que cumprir e passar. Precisa frequentar a casa, vivenciar, ser uma abiyan, etc. Este cargo de Ekedi é muito sério, não brincadeira de oráculo! Diga não, pois o SIM, só pode ser dito se o Orixá do zelador lhe perguntar se você aceita, aí você decide.
Axé.
Muito obrigada, Áse!
Sou Luciene meu pai deci que não só virante quer me dar um cargo na casa mais nao quero quer o receber minhas entidades o que faço
Luciene,
Se você é virante como pode receber cargo de não virante? Não aceite.
Axé.
Boa noite Senhores, gostaria muito de tirar uma dúvida.
Sou de Umbanda, mas através do jogo de búzios descobri que sou ekedi, mas ainda assim optei por continuar na Umbanda, onde sou cambone.
Ocorre que fui num terreiro de candomblé para fazer uma entrega para meu orixá, por agradecimento de uma graça atendida.
De repente ao fazer a entrega, (omolocum) o Orixá de um amigo que também é desta casa, incorporou o orixá dele e me fez dar uma volta pelo terreiro com ele, me fez sentar numa cadeira e todos me reverenciaram dizendo que fui levantada para o orixá.
Confesso que fiquei surpresa e até brava, pois não pretendo fazer santo, e ninguém me perguntou nada, fiquei muito assustada.
Isso significa que um dia terei de fazer santo nesta casa?
Muito obrigada pela ajuda!
Eliane
Eliane,
Não, de forma alguma você foi “levantada”, para se consumar o convite para ser uma Ekedi, é necessário que o zelador lhe pergunte se você aceita ser Ekedi do Orixá que lhe escolheu, se isso não aconteceu, fique tranquila que você não assumiu responsabilidade alguma. Inventaram um ritual sem o seu consentimento. Corra dessa casa de marmoteiros.
Axé.
Prezado Pai Fernando, muito obrigada por sanar minha dúvida, pois eu estava muito preocupada com tudo isso que aconteceu.
Fico triste que esse tipo de coisa aconteça, pois me dá a impressão que querem trazer adeptos a força para a casa.
Agradeço de coração pelo auxílio.
Eliane.
Boa noite.
Artigo lindo sobre a Ekedi, minha mãe de santo viu nos búzios que eu sou Ekedi, mas disse que não irá me liberar para tal função, e ela ainda manda eu ficar no meio dos abians que rodam e no meio dos Iawos. Eu questionei ela, me respondeu dizendo que a última moça que deu Ekedi no jogo de búzios, depois de um ano acabou incorporando e ela quer que eu fique um ano na roda, para ter certeza, porque ela não quer passar vergonha de novo.
O que eu faço????
Chris continue do jeito que ela orientou.
Aproveite para ver se a casa lhe agrada e se você agrada a casa.
Quem sabe nesse um ano novidades possam aparecer.
Ire alaafia
Gostaria de saber se existe pessoas no candomblé que não são rodantes e que não são Ekedis nem Ogans? Se existe, como são iniciados? Antes da iniciação é obrigatório saber se a pessoa é rodante ou não?
Costa,
As pessoas não rodante que não são Ogans e nem Ekedis, não se iniciam, tomam bori, fazem ebós, assentam Orixás, somente isso.
Axé.
Boa Noite,sua bença,tenho uma neta que vai da obrigação de 7 anos de ekedi,tem que receber Humgebi (deka).o pai de santo quer peneira cabaça,varios objetos.como navalha, obi,orobô,aridan,ekodidê,tesoura,efun,limo da costa etc.isso é preciso nos 7anos de uma Ekedi,por favor me da um luz.Desde já agradeço,fico no aguardo de sua resposta
Inês,
Ekedi e Ogan não recebem deká na nação Ketu/Nagô. Somente recebem Hunjebi o vodunci da nação Jêje. (Ketu não tem Hunjebi). Quem recebe deká com tudo isso que você descreve é somente quem é iyawo e passará a ser egbomi, e só recebe deká se tiver cargo de Iyalorixá ou Babalorixá.
FORA O CONTRÁRIO É INVENÇÃO !!!!!
Axé.
Ase
Muito bom ler sobre nós Ekedes.
Nossas funções, obrigações e valores. Que bom seria se as Casas de Ase e seus Babalorisas e Yalorisas entendessem e respeitassem os seus Orisas que nos escolheram para zelar por Eles.
Obrigada aos meus mais novos e aos meus mais velhos 💛🌻
Ekede Eliete D’Osun
Awure
Mo juba Iyá.
Que sempre prevaleçam!!!!
Ire alaafia
Gostaria de tirar uma dúvida que estou tendo, bom minha amiga me disse que o santo da casa disse que seu orixá pediu feitura a ela e que ela até o dia ficasse solteira, e ela terminou com seu namorado lhe dizendo que não poderia ter contato com homem nenhum até o dia da feitura, mas tbm disse que a entidade não falou o dia para ela, que ela não pode saber pois será de surpresa a feitura dela, bom eu li muitos artigos e todos dizem a msm coisa sobre a feitura, q no caso não bate com o que ela falou, bom gostaria de saber c há um tempo p uma ekedi respeitar antes da feitura e se e assim msm de surpresa, desde já muito obrigado e axé
Ademilson,
Isso não existe, ninguém termina um namoro por conta de uma iniciação seja para um iyawo, ekedi ou ogan, pura invenção, diga para sua amiga que se certificar realmente se essa Casa que ela está frequentando é raiz das Casas de Candomblé, porque nunca vi entidade se meter na vida particular de ninguém.
Axé.
Benção,
Fui suspensa ekedi de oxossi em uma casa, mas não fui confirmada e nem fiz feitura, meu Pai de Santo faleceu a dois anos e eu me afastei totalmente da religião comecei a frenquentar Umbanda e la me falaram que sou rodante. Não sei como seguir pois não sei se realmente sou ekedji ou yawó como posso confirmar isso? Sou de Minas Gerais
Lorena,
Porque disseram que você é rodante? Você incorporou alguma entidade ?
Axé.
Texto bem. Claro objetivo. Faço um ano de santo que e ogun . ekedy oxum. com muito orgulho . axé
A bênção aos meus mais velhos e aos mais novos.
Gostaria de saber se egbomi é mais velha que ekedi?
Joseane,
Egbomi quer dizer pessoas mais velha, vem de EGBON= VELHO e MI=meu. Egbomi não é um cargo de santo, são todos aqueles que atingem a maioridade dentro da religião, esse termo ficou muito lidado a quem toma a obrigação de 7 anos, tornando-se assim um iyawo egbomi. Tanto Ekedi quanto Ogan contam tempo de confirmação, portanto, podem ser mais velhos, porém, não os chamamos de egbomis, pois já são confirmados com cragos de Ogan e Ekedi. O mais velho é aquele que nasce primeiro independente de ser ekedi, ogan ou iyawo, porém, há de se respeitar o cargo e a função de cada um dentro do terreiro.
Axé.
Olá, eu recentemente joguei búzios pela primeira vez e no meu jogo saiu que sou uma ekedi. Acontece que nas giras de exú passo muito mal, tonturas, tremores e batimentos cardíacos acelerados mesmos sintomas experimentados pela minha irmã que é rodante. Minha dúvida é,sendo eu ekedi, pq passo mal assim? Tenho medo de ser uma coisa ruim, tipo ter o corpo aberto para sentir vibrações de espíritos mal intencionados, mas fico sem jeito de perguntar e parecer prepotente e parecer querer chamar atenção ou algo do tipo. Eu sempre fui da umbanda, mas nunca frequentei centros…
Melissa,
Quem jogou para vpcê pode ter interpretado errado, seus sintomas são de rodante.
Axé.
Boa tarde, também sou uma Ekedi, e em giras de Exu também me sinto mal, além de sonhar muito que estou bolando e etc.. o que vocês acham?
Oi, Ana,
Penso que voce deve conversar sobre isso com sua zeladora ou zelador. Às vezes as dúvidas batem mesmo, é normal, mas o melhor é sempre conversar, perguntar bem e diretamente. Às vezes tantas respostas de fora geram ainda mais dúvida.
Axé!
Dayane
Obrigada Dayane
Axé
Motumbá! Frequentei a umbanda durante 8 anos e agora estou no candomblé a pouco mais de um ano. Nunca incorporei nenhuma entidade e aliás, não tenho nenhuma sensação fora do comum quando estou nas giras. Algumas vezes sinto um pouco de enjôo e sensação de cansaço, nada além disso. Porém tenho a intuição muito forte e consigo “sentir” a presença das entidades que estão presentes. Tenho uma grande dificuldade para incorporar e já fiz de tudo pra tentar mudar isso. Já me falaram que eu não estou me concentrando ou que estou segurando minhas entidades, mas eu realmente não consigo receber meus guias. Será que sou Ekedy? Ou será que o problema pode ser outro? No jogo de búzios não foi falado se sou Ekedy ou rodante.
Dani,
Ogan e Ekedi são escolhidos pelo Orixá da Casa de Candomblé, não é o jogo que determina, no máximo o jogo pode indicar um caminho para esse posto. Não se preocupe em incorporar até porque isso pode até atrapalhar, deixe transcorrer a vida dentro do terreiro, se tiver que acontecer isso será espontâneo.
Axé.
sr Fernando, sua benção. aproveitando o questionamento da moça acima: mas o jogo de búzios tem a capacidade de informar se o consulente é ou não ‘rodante’?
Paulo,
Sim, é possível ver o posto ou cargo da pessoa para Ogan ou Ekedi e depois devemos confirmar através do jogo de Obí, porém, há casos que o próprio Orixá do zelador escolhe e aponta para o cargo ou posto.
Axé.
Motumbá!
Frequento a umbanda desde de muito nova e nunca senti nenhuma vibração, tremor, etc. Porem, uma unica vez eu senti que “incorporei” meu Exu.
Um ano depois falei com um Vunji e ele me disse que eu não sou rodante.
Tenho uma intuição muito forte e me sinto que pego muita energia tanto boa quanto ruim, nunca joguei búzios e nem nada do tipo e nem sei ao certo quem é o meu santo. Depois disso tudo, me surgiu uma duvida.
Existe a possibilidade de uma “Ekedi” ter incorporado uma unica vez e depois disso nunca mais ter sentido nada?
Axé
Raquel,
Talvez você não tenha incorporado de fato seu Exú, existem “obsessores tal negativos” que podem mesmo vibrar até numa pessoa que não é rodante. Recomendo que faça um jogo de búzios com zelador (a) qualificados para melhor entender o ocorrido.
Axé.
Joguei buzios e o Odu foi de cargo(posto) na casa de asé isso significa que eu posso ser de fato uma ekede ?
camila,
É o Orixá da casa que convida um filho para que no futuro seja suspensa para ekedi ou suspenso para Ogan, poucos sabem mais cabe a pessoa aceitar ou não. Posteriormente o zelador jogará e virá o caminho que se apresenta para esta futura ekedi ou ogan.
Axé.
A benção aos meus mais velhos e mais novos. Tenho uma grande dúvida sobre minha vida espiritual. Em 2008 eu fui suspensa como ekedi. Na época eu não tinha entendimento sobre a responsabilidade de ser uma ekedi, o santo que me levantou foi do filho da dona da casa, pois o meu pai de santo na época não recebia santo e ele ainda não tinha casa aberta.
Não me perguntaram se eu queria ser ekedi, simplesmente fui suspensa e logo depois fui confirmada. Eu vim para Salvador através desse pai de santo mas chegando na casa de santo da esposa dele, que também é mãe se santo, eu gostei muito de uma filha de santo dela de Omolu, que ainda não tinha decá. Fiquei muito perturbada, com medo de magoar o meu pai de santo, mas no meu coração eu queria muito seguir essa mãe, e decidi esperar ela ter o decá para poder ser filha dela. Mas as coisas não foram como eu imaginava e acabei sendo confirmada para o orixá do meu pai de santo. Fiquei um ano com ele depois abandonei o axé. Mas o meu coração nunca esqueceu aquela mae. Hoje, depois de 12 anos, finalmente ela está abrindo a casa dela e eu já sou borizada pelas mãos dela. A minha grande dúvida é: se o meu orixa tiver caminhos em minha vida para no futuro eu ter a minha própria casa de axe, ter meus filhos de santos, como eu faço para resolver essa questão da minha iniciação, pois eu nunca me senti ekedi, nunca me acostumei com essa função, hoje conheço muitas coisas que uma ekedi faz mas dentro de mim tem um vazio, como se faltasse algo e eu tenho certeza que é a presença do meu orixa.
Na época que fui suspensa só houve uma chamada de santo e eu bolei
Depois não teve mais chamada. Enfim, tenho esses questionamentos. Não me considero com idade de santo porque eu não vivi no axé esses doze anos, eu fui embora e voltei esse ano para a direção que eu sempre desejei, contra tudo e contra todos hoje eu vivo para servir a minha mãe de santo com todo amor e carinho que ela merece.valeu a pena esperar mas eu tenho muitas dúvidas, para mim eu não tenho problema em recomeçar, eu quero passar por tudo que tenho direito, hoje eu sei que posso dizer sim ou não. Por favor, Babá, me oriente. Eu ainda posso receber meu orixa se eu fizer tudo outra vez?
Filha de Omolu,
Sim, você pode refazer sua vida espiritual sem problema algum, confie na sua atual zeladora e bola para frente. A questão de receber Orixá pode ser vista no jogo por sua mãe, ebós de limpeza de orí serão necessários e, se seu Orixá se fizer presente então se inicia e comece do ZERO, boa sorte.
Axé.
Boa noite, gostaria de saber se vcs tem apostila falando como a ekede trata os Orixas em Terra, fui apontada e não sei de nada.
Janilda,
Não temos apostila, isso você aprende com as ekedis mais velhas e o com o zelador. Ekedi é uma serviçal do Orixá.
Axé.
Como posso saber si sou ekedi
Maria,
Através do jogo podemos ter uma indicação se a pessoa tem esse posto, porém, além disso, tem rituais que pode fazer para chamar o Orixá e tirar qualquer dúvida. Normalmente é o Orixá do zelador que convida num primeiro momento, no que chamamos de “Apontar” para então depois confirmar se realmente o posto de ekedi. (serve também para Ogan)
Axé.
Boa noite. Estou com uma dúvida que vem me deixando desanimada. Participo de uma casa de axé como visitante a bastante tempo, nos últimos meses situações aconteceram e fui a está casa para que fosse jogado os búzios. No jogo Yemanja respondeu dizendo que queria minha feitura, coisa que eu já sabia a algum tempo. Nesse jogo também foi apontado que eu seria ekedy, porém não fui suspensa pelo orixá da yalorixá antes. Agora estou me preparando para feitura, mas não fui suspensa ainda. É normal isso acontecer? Serei suspensa antes de recolher?
Taíza,
Tem que ser suspensa pelo Orixá, porém, isso não impede que você se prepare para a confirmação, você dirá ao Orixá se aceita ser sua ekedi ou não, o livre arbítrio é seu. Converse com sua zeladora a respeito.
Axé.
Boa Tarde , frequento um casa de candomblé a 4 anos, em 2014 eu descobrir que era médium de nascença. Esse ano recebi o convite da minha mãe de santo que seria uma ekedi e que seguisse tudo minha vida ia mudar, e o orixá que falou pra mim minha mãe ia cuidar de mim, que seguisse o que ela falar que ia dar tudo certo. Bem eu lê o texto sobre ekedi ,mais não tem a noção do que fazer , eu não entendo nada , pra mim tudo é novo. Como faço pra aprender e entender mais sobre tudo.
Marluce,
Aprenemos sempre com os mais velhos, praticando e vivenciando a vida no terreiro.
Axé.
A bença aos mais velhos e aos mais novos. Sou Makota, porém não sou feita no santo. Apenas levantada. Porém tenho sonhos “ assustadores” no qual estou bolando e sentindo a energia do santo. Alguém tem alguma ideia do que seja? Obrigada
Ana,
O jogo poderia lhe explicar melhor, talve possa ser o momento de você se confirmar.
Axé.
Eu joguei 1 vez na outra cai no jogo da minha irmã de santo que estava na obrigação.
Aconteceu coisas ‘ cantaram bolomã pra mim’ Mais eu não bolei e estavam pedindo pra mim entrar para ser recolhida junto com essa minha irmã. Não foi confirmada ekedi no jogo ‘ oque pode ser ?
Caroline,
Pode ser que não era a hora de você se iniciar, seja para se confirmar para ekedi ou para serraspada para iyawo. Tudo a seu tempo, a pressa é inimiga da perfeição.
Axé.
Perfeita colocação. Lamentável o babalorixá ou Iyalorixá que não se atenta a importância para o orixá e faz descaso com as ekedis. Fui vítima de um comportamento semelhante, onde isso me entristece, o não saber, o significado da expressão de amor que une matéria e orixá. Mais nada disso importa, o orixá é vivo, ele sabe o verdadeiro valor de cada filho.
Suspensa por Yansã, filha do rei do Ketu, confirmada.
Sou muito grata. Okê arô!
Boa noite!
Frequento o candomblé a mais de 8 anos, na primeira casa que fui abian nos jogos de búzios sempre deram como rodante e que meu ori seria de Nanã com lufan, frequentei por 1 ano o ile nação ketu, porem me afastei por um ano desta casa e quando retornei ao candomblé nação jeje, o zelador jogou o búzios e meu ori estava em briga entre Nanã e Yemanja, fiz um ebó e um obi, porem mudei de cidade e com isso de axé também, voltei ao ketu e depois de 3 jogos nesta casa que também sempre deu Nanã e Yemanjá de ori meje, porem no ultimo jogo apareceu ekede de oxun, nunca virei de santo mais sempre senti as energias, e desde criança também sempre ouvi e vi muita, acordada e dormindo; acontece q a cerca de dois anos a ya faleceu e oi barracão permanece fechado, no inicio do mês eu fui em um candomblé e a oxun da mesma qualidade da oxun da minha falecida ya me suspendeu como ekede, fiquei surpresa pois ninguém me conhecia no local tão pouco a minha vida espiritual, fique ate feliz pq precisa sentir essa emoção novamente; na mesma semana eu retornei para um jogo e ele viu que oxun e yemanja brigam e não abrem mão da minha cabeça, mais fique na dúvida em relação a nãna. é normal isso ocorrer? no jogo tbm aprece pedindo confirmação, eu quero muito mais tenho medo de fazerem algo errado.
Bom dia!
pode acontecer de um abian ser levantado como ekede pelo orixa e na hora de se confirmar que passar pelo o bolonan ela bolar no santo e ser iniciada de yao? se sim, porque isso acontece? é normal o orixa se enganar?
Bom dia!
adoro os ensinamentos passado no site, parabéns pelo o conteúdo!
Olá, Fernando D’Osogiyan. Recentemente entrei para uma casa de Umbanda, em abril/maio deste ano. Sou nova na Umbanda, frequento raramente giras na assistência desde os 15 anos, tenho 25 anos atualmente.
A mãe de santo da mãe da casa e da mãe pequena faz parte do Candomblé. Mês passado a mãe de santo fez sua iniciação. Também foi pedido que todos os filhos da mãe de santo fossem jogar com a vó de santo, praticamente uma obrigação, o que me deixou um pouco frustrada, porém fiquei curiosa, pois nunca havia jogado e fui. Minha mãe de santo já havia dito que eu era filha de Oxóssi e que era Ekedi, segundo o búzios da vó, e isso foi confirmado novamente na minha presença no jogo de búzios, segundo o que me foi dito. Sou cambone na casa de Umbanda, e como outras Ekedis na casa, somos chamadas de “mães”. Nada foi colocado quanto a alguma obrigação no Candomblé ou algo do tipo, eu até fiquei me perguntando “se tenho cargo no Candomblé, não deveria estar na religião?”
Não sei qual a nação de Candomblé, mas queria saber se isso ocorre normalmente, a fusão das religiões e se confio no que o búzios disse, se passo em outra casa. A própria casa de Candomblé faz festa para entidade Exu/Pombogira do pai de santo. Isso ocorre com frequência?
Muito obrigada.
Anônimo,
Tudo errado a meu ver, misturas só levam a distorções e falta de informação. Essa casa deveria ser só de Umbanda e jamais misturar com candomblé.
Axé.