Òdúndún-A folha Universal
Outubro 12, 2015 por Fernando D'Osogiyan
Òdúndún-A folha universal
Conhecida popularmente por Folha da Costa, saião, folha ou erva grossa. De origem brasileira, esta folha é encontrada em várias lugares de clima tropical e até aclimatada em outros países.
Tanto no Brasil como na África, esta planta é dedicada a todos os Orixás ligados a mito da criação, conhecidos como òrìsà-funfun, e por extensão, é utilizada para os demais Orixás.
Nos candomblés brasileiros é usada nos rituais de iniciação e obrigações em geral, ligada aos banhos de àgbo, as oferendas de Eborí, nos sacrifícios de animais cobrindo os olhos dos animais para não ver Ikú, etc.
Òdúndún, é a folha que acalma, esfria o Ori, saudada no ritual de sasányìn, é a principal folha dos filhos de Oxalá. Folha que participa juntamente com outras folhas, do orô da lavagem das vistas e dos búzios dos sacerdotes confirmados por Orunmilá na obrigação de sete anos com direito a utilizarem o Merindilogun.
Verger, dá a fórmula de um “omieró” onde constam várias folhas, entre elas òdúndún, utilizados por babalawos africanos para lavarem os olhos antes de abrirem o Igbádú. Verger ainda cita que em Ilésin de Ideta-Ilê, no culto a Obàtálá e Yemowo, este vegetal é utilizado, em conjunto com outros para lavar objetos rituais após os sacrifícios, é conhecido ainda pelo nome de elétí.
Nome científico: kalanchoe brasiliensis Camb., Crassulaceae
Sinonímia: Kalanchoe crenata (Andr.) Haw
Elementos: Água/feminino
Orixá: Oxalá
Ewé Òdúndún
Òdúndún Bàbá t’èrò re
Òdúndún Bàbá t’èrò re
Bàbá t’èro lé
Monlé t’ero re
Òdúndún Bàbá t’ero re
Tradução:
Odundun Pai espalhe sua calma
Odundun Pai espalhe sua calma
Grande espírito, espalhe sua calma
Odundun Pai, espalhe sua calma
Àbámodá – Folha-da-Fortuna
A característica principal dessa folha que a distingue de uma outra qualidade de Fortuna é o surgimento de muitos brotos nas bordas das folhas, fato associado à prosperidade, no àgbo de Xangô e lavagem dos seus objetos pessoais:
Uma característica dessa planta é o surgimento de muitos brotos nas bordas das folhas, fato associado à prosperidade;

Nativa das regiões tropicais asiáticas. foi introduzida a muito tempo na América tropical, ocorrendo em todo território nacional.
Em Ilê Ifé, terra de Ifá, em território Yorubá no sudeste africano, nas cerimônias a Obatalá e Yemowo, após os sacrifícios, as imagens desses Orixás são lavadas com uma mistura de folhas, sendo uma delas o àbámodá, que também é conhecida pelos nomes de erú òdúndùn, kantíkantí e kóropòn. Àbámodá, segundo Dalziel, em dialeto Yorubá significa “o que você deseja, você faz”; todavia, quando chamada de erú òdúndùn (escravo de òdúndùn) é considerada como folha subordinada e afim, que pode eventualmente substituir o òdúndùn (kalanchoe crenata), segundo a cosmo visão Jêje/Nagô.
Nome científico: Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken.
Sinonímia: 1) Bryphyllum calcinun Salisb
2) Kalanchoe pinnata Pers
Elementos: Água/Feminino
Orixás: Xangô, Orunmilá/Ifá, Yemanjá.
Òdundún Odò-Fortuna Serralha
As características desse folha é o tipo serra, chamada popularmente de falsa-serralha, serralha-mirim, Pincel, que popularmente é conhecida e muito confundida com Òdúndún e Abámodá.
Nome científico: Emilia sagiatta (Vahl) DC., Compositae
Sinonímia: não conseguiram determinar alguma relação com as espécies acima
Elementos: Água/Masculino
Orixá: Exú
Em alguns candomblés utilizam normalmente dessa folha nos àgbos e banhos em geral. Alguns estudiosos garante que são espécies muito parecidas confundindo até um bom conhecedor de folhas, todo cuidado é pouco porque existem muitas espécies conhecidas como saião, folha da costa, odundun.
Teremos então:
1- Òdúndún- folha principal de Obatalá e que serve para todos os Orixás
2- Àbamodá – folha principal de Xangô
3- Òdundún Odò – folha de Exú e para banhos limpeza
Bibliografia: Ewé Òrìsà – José Flavio P. de Barros e Eduardo napoleão
Ewé – Pierre Verger
Colaboração: Fátima Diniz (Mercadão das Ervas de Madureira) Fernando D’Osogiyan
Fotos: Internet
Gostar disto:
Gosto Carregando...
Relacionado
Oríkí
Òsònyín aláwo òrò, agè meré ewé sigbó dá’fá
Òsònyín aláwo òrò, agè meré ewé sigbó dá’fá
Com cabaça pequena ele carrega folhas
Para ir ao bosque ele consulta o oráculo de Ifá
Òsànyín é o sacerdote da palavra
Axé.
Ditado nigeriano
Ewè nje
Oògùn nje
Oògùn ti kò jé
Ewé rè ní kò pé
As folhas funcionam
Os remédios funcionam
Remédio que não funciona é por que tem folha faltando.
Ewè Osanyin ooooooooooooooo
Ègbé,
As pessoas regidas por Obará se puderem e conseguirem a verdadeira folha àbamodá (folha-da-fortuna), peçam para o seu zelador rezá-la e depois colocar na sua bolsa ou carteira de dinheiro.
Boa sorte!
Ewé Ósòniyn
Olá,
Antes de mais nada eu gostaria de agradecer a iniciativa do blog. Acompanho vocês a quase dois anos e vejo que esse espaço tem sido fonte de importantes elucidações a todos os que buscam respostas, conselhos, ajudas. Que vocês continuem tendo forças para manter esse belíssimo serviço espiritual.
No começo do ano ganhei da casa que eu frequentava um ramo de folha da costa para plantar. Ela logo vingou. Cuido com carinho desde então, mas nos últimos tempos ela tem definhado.
Não frequento mais a casa, por ter recebido uma comunicação espiritual para estar em outro lugar. Será que o estado da planta tem haver com essa situação? Nesse outro espaço senti, fortemente, a energia de Oxaguiã no dia da reza para ele e todos começaram a dizer que ele era o meu juntó. Será que manter essa planta, do jeito que está, poderá me trazer problemas? E o que posso fazer para que ela melhore?
A vida tem andado confusa, mas sinto que aos poucos tenho me fortalecido para acertar os ponteiros, mas, com frequência, me vem umas tremedeiras durante o dia, em qualquer lugar, e tenho ficado preocupada sobre isso.
Obrigada pelo espaço e desde já agradeço a compreensão e paciência.
Axé!
Bom dia, pai Fernando!
Como moro em Pernambuco, há regionalismos, no Brasil. Conheço essa folha por: corona.
O senhor disse para que o animal não veja iku, mas com os demais não fazemos, então eles podem ver?
Um abraço. E como sempre, o texto muito bom.
Bom dia,
Sim, o mesmo com os outros animais.
Axé.
Vida,
Se você não é ainda iniciada, porque disseram que era seu juntó? Juntó só existe para quem é iniciado. Quanto a folha da costa, isso é normal e pode acontecer, ela é frágil mesmo. Cuide de sua saúde, tremedeiras não é normal.
Axé.
Obrigada.
Queria saber informacao sobre o orixa tempo, e verdade que ele so incorpora no candomble.
Date: Mon, 12 Oct 2015 19:47:39 +0000 To: ags_rosa@hotmail.com
Vera,
procure aqui no blog clicando na foto da Manuela esse post:KITEMBO/NDEMBWA/TEMPO
Dezembro 7, 2009 por Manuela | Editar
Axé.