Curso de MITOLOGIA Afro-brasileira
A RoundTable Mitológica Rio de Janeiro, segmento da Joseph Campbell Foundation, através do SESC-RAMOS (RJ) administrará um curso GRATUITO sobre mitologia afro-brasileira, que serão realizados em 4 encontros, começando pelo dia 17/03.
Caso queiram participar, entrem em contato com o SESC Ramos-RJ em horário comercial no número 2290 2305.
Apresentação da Oficina
Mitos são histórias sobre o passado ancestral humano. O fenômeno mitológico é encontrado em cada povo, cultura e nação do planeta, e consiste na dramatização em linguagem lúdica e ficcional dos dramas e condições a que a natureza está submetida. Não é diferente na Ásia, Europa, Oceania, Américas ou África. Cada continente, e cada povo habitante desse continente, possui seu conjunto de mitos e crenças; estas histórias são responsáveis por fundamentar a consciência comunitária, e estabelecer e fomentar entre os indivíduos as suas relações sociais, psicológicas, religiosas, políticas.
Vamos aproximar o tema de outras mitologias e estudos de simbolismo comparado.
Plano da Oficina Mitologia dos Orixás – 2º Módulo
SESC Ramos – RJ – das 15h às 17h
Apresentação
1º Encontro – 17/03/2015
Omulu – O Curador Ferido
2º Encontro – 19/03/2015
Irôko – A Árvore e o Centro do Mundo
3º Encontro – 24/03/2015
Orunmilá – As Figuras do Destino
4º Encontro – 26/03/2015
Iansã – Os 9 Degraus do Círculo
Maiores informações: http://monomito.org/2015/03/08/mitologia-afro/
Bom dia, gostaria de fazer o curso mais horário para mim fica difícil, mais agradeço oconvite. Quando tiver aos sábados, Por favor me avise. Felicidade e Sucesso !!!Att.Mario Alves
Reblogged this on serori and commented:
Divulgando! Ótima oportunidade para conhecer sobre mitologia afro-brasileira.
Pena que o horario é apenas na parte da tarde…
O pessoal que se interessou pelo curso, estamos articulando com o SESC uma turma aos sábados. mandem-me uma mensagem pelo link no final da matéria.
Aproveito para agradecer a divulgação! Muito obrigado! Axé!
Mojuba, Ya gostaria de saber quando teremos aqui em SP, e se a previsão
mito asé
Olhem aí, o JD Lucas já deixou a dúvida de como sanar as dúvidas.
Não há de quê, JD Lucas,
Axé.
espero que este curso chegue aqui em salvador. Bahia.
Pessoal, estamos fazendo o encontro às dez da manhã em Ramos, no sábado. E para quem está fora do Rio, turmas online. Basta me procurar mandando uma mensagem no monomito.org
Um abraço, Asè!
oi Dayane, li comentários seus aqui no blog e gostei muito.. queria a tua ajuda… como faço para entrar em contato direto com você? Obrigada
Dani,
É alguma indicação?
Eu gostaria demais de fazer um curso desses em SP, se souberem de algo, por favor avisem!
Motumbá! ♥
Paty, me mande um email jdlucas.contato@gmail.com
Grande abraço!
boa noite sou luciene de campo grande quero muito fazer o curso alquem pode me dizer quando começa e onde fica
Luciane,
Você é de Campo Grande no Rio de Janeiro?
Axé.
Poxa, queria um curso desse em São Paulo 😦
olá, Motumbá a todos e à bença aos mais velhos, gostaria de um post sobre os ilás(brados,Gritos) de cada Orisá, mas especialmente de Orisá Ajagun e de Orisá Iyewá e Iyoba, pois são orisás q são muito confundidos e mitificados ainda, e eu gostaria de um post sobre para eu e meus irmãos q estamos estudando sobre estes Orisás a pedido do Babá Kekere da casa de nosso Pai, e queríamos saber mais sobre o ilá desses Orisás, ASÉ A TODOS NÓS, Desde já agradeço, Orisá Babá Mi Osifuó.
Dofonitin,
Os Ilás são os Orixás que trazem quando da tirada do Kelê, e cada Orixá é identificado pelo seu Ilá. As características dos sons emitidos estão relacionados ao Orixá, por exemplo: Oxalá é normalmente um murmúrio choroso baixinho; Oxun são murmúrios alternados; Jagun é um Rá mais estridente, etc, etc. As formas variam um pouco apenas, mas, o mais bonito é ver o Orixá nascendo trazendo seu Ilá sem influência alguma, puro e cheio de Axé.
Ilá não se estuda e não tem post sobre o assunto, vale a experiência dos zeladores em entende-lo, saber identificar, lapidar, compreender e não deixar se influenciar por outros ilás, para não criar o chamado “vício estudado”.
Axé.