Com efeito, podemos afirmar que a religião dos Òrìsàs, por meio das suas histórias, dogmas e costumes, consegue esclarecer tudo o que existe no mundo. Nessa oportunidade, vamos transcrever uma antiga história Nàgó, que nos explica o surgimento de pessoas albinas, que são consagradas à Òsàlá, mas que são dessa forma, por conta de uma magia inicialmente desenvolvida e praticada por Èsù, que a perdeu após uma disputa insensata com a grande Divindade Funfun.
Essa história nos ensina igualmente, que jamais devemos querer ser mais que os nossos mais velhos, que devemos respeitar a sua antiguidade, que não podemos aumentar a nossa idade de iniciação e que sempre devemos seguir as orientações dos nossos sacerdotes. Como costumamos dizer aqui na Casa de Òsùmàrè: “orelha não passa cabeça”.
Naquela época, Èsù queria ganhar notoriedade e, para isso, queria convencer a todos que ele era mais antigo que Òsàlá. Ao longo de muito tempo eles discutiram com o objetivo de provar qual dos dois era o mais antigo. Òsàlá afirmava que quando Èsù surgiu, ele já estava no mundo há muito tempo.
Diante desse cenário, as demais Divindades se reuniram, propondo que Èsù e Òsàlá se confrontassem, com o objetivo de provar qual era o mais antigo. Ambos foram consultar Ifá, o Deus da Adivinhação, para saber o que deveria ser feito. Òsàlá seguiu todas as recomendações de Ifá, por outro lado, Èsù as negligenciou.
Quando chegou a data do confronto, todas as Divindades se reuniram para presenciar Èsù e Òsàlá disputarem o posto de mais antigo. Òsàlá inicialmente tocou Èsù que imediatamente caiu, fazendo com que as Divindades exclamassem: “Epa Baba”. Èsù, insatisfeito, levantou-se e tocou a cabeça de Òsàlá, tornando-o um anão. As Divindades ficaram impressionadas e, também, exclamaram “Epa Èsù”. Ao longo de um grande espaço de tempo, Èsù e Ósàlá ficaram disputando, tentando mostrar quem tinha mais poder, quem tinha mais magia e, por consequência, quem era o mais antigo.
Num dado momento, Èsù tirou de sua cabeça uma pequena cabaça (Ado), na qual tinha uma poderosa magia. Èsù pegou a magia existente dentro dessa cabaça e soprou em direção de Òsàlá, fazendo surgir uma grande nuvem branca de fumaça. Quando essa nuvem se desfez, Òsàlá não era mais um homem negro, ele havia si tornado totalmente branco (albino). Èsù começou a dizer: “Eu sou o mais velho, Eu sou o mais antigo, Eu tenho mais poder que Òsàlá”.
Òsàlá de forma muito serena e calma, retirou do seu Filá, um grande poder, impregnado de Asè. Ele pegou essa magia (Afose), tocando-lhe a boca, dando força às suas palavras. Feito isso, ele disse: “Èsù, eu ordeno que venha até mim e me entregue a sua cabaça com a magia que existe nela”. Èsù, hipnotizado pela força da palavra de Òsàlá, foi em direção do mesmo, entregando-lhe a cabaça com a magia. Todos exclamaram: “Epa Baba”. Òsàlá pegou a cabaça e mostrou a todos que estavam presentes, afirmando que, a partir daquele dia, somente ele, Òsàlá, teria o poder de tornar as pessoas albinas e que essa magia, que outrora pertencia a Èsù, era agora de sua propriedade, que ele era mais velho que Èsù.
Todas as Divindades ficaram espantadas com a forma com que Èsù obedeceu à Òsàlá e, começaram a exclamar: “Alabalaasè” (ele é o senhor da força, do poder). As Divindades falaram: “Òsàlá é mais antigo que Èsù, Òsàlá tomou o poder de Èsù”.
Òsàlá disse que, todas as pessoas albinas que surgissem no mundo, seriam fruto da sua vontade e que, seriam consagradas à ele e abençoadas por ele.
Nós do Terreiro de Òsùmàrè, esperamos que os leitores e admiradores da nossa Fanpage, tenham gostado de mais essa importante história da tradição dos Deuses Africanos, os Òrìsàs.
Que Òsùmàrè Aràká continue olhando e abençoando todos.
Casa de Òsùmàrè
Ègbé,
Lindo Itan da Casa de Òsùmàrè, acrescentaria ainda que além dos albinos, todo mudo, surdo, cego e com defeitos físicos e mentais de nascença, são consagradas e protegidas por Òsàlá.
Épà Babá! Mò Júbà.
Boa noite, peço que minha mãe Osun o ilumine pra que o senhor continue com esse trabalho que educar, tirar dá ignorância muitos adeptos como eu. Que pela sua inocência é facilmente enganado. Porque eu não tenho dinheiro para adquiri livros e mesmo que tivesse não saberia o comprar. Meu muito obrigada. Curiosamente meu avô tinha 7 irmãos todos albinos inclusive os olhos eram claros, casou-se com uma india minha avó.
Tenho uma dúvida sei que Osun é Osun independente dá qualidade, mas referente a opara ja li que é 6 meses oya e 6 meses Osun, ja li que é filha de xangô com oba, ja li Osun ficou cega por lista de outra Osun e oya foi ajudar e ficou cega também e uma ajuda a outra. Afinal qual a lenda Osun opara, se possível adura, Oriki. Mais uma vez obrigada por me tirar dá ignorância e me fazer me apaixonar pelo candomblé.
Fique com às benção dá minha mãe Osun e nosso pai Olundumare. Àsé.
Motumbá.
Não canso de visitar o blog sempre que posso, sempre acabo a visita sabendo um pouco mais. Blogueiros de ocandomble, há uma palavra para sintetizar o que vocês fazem: generosidade.
Motumbá axé.
zelia,
Entre todas as qualidades de Oxum, Opará é a mais guerreira, ligada a Ogun pela espada, sempre ao lado de Xangô e Obá. É um Orixá especial, afinal ela une dois elementos: a água e o vento, o que explica sua ligação tão forte com Oyá, os antigos dizem que “Onde mora Opará mora Oyá, Opará não come sem Oyá”. Carrega Abebé e a Adagá que representa sua porção guerreira. Conhecida como a “Senhora da Espada”. Congrega energias por isso é confundida como Orixá meta-meta. Até mesmo um bom Oluwo deve ter cuidado quando esse Oxun aparece no jogo…E toda filha de Opará deve cumprir seus preceitos pois este Orixá não abre mão de um corretivo… (!!!) Existem inúmeras lendas sobre Oxun em geral, muitas delas para ressaltar sua força e determinação porém sem perder a docilidade e o encanto que só Oxun Opará traduz como uma destemida guerreira adolescente.
Axé.
O senhor é d+++++, sou sua fã por isso peço-lhe onde vossa casa de axé, sou filha Osun opara com ajuntó ogun e obaluae quais as quizilas, com tenho ter cuidado, pra não levar um corretivo.
obrigada
Axé
zelia,
Orikí D’Òsún
“Oxun é suave”
“Orixá que cura a doença com água fria”
“Iyalodê que cura as crianças, ajude-me a ter um filho”
“Ela diz a cabeça má que se torne boa”
“Mulher descontente no dia em que seu filho briga”
“Ela segue aquele que tem filhos sem o deixar”
“Ela chega e a perturbação se acalma”
“Ela agita suas pulseiras para ir dançar”
“Ela caminha com postura altiva”
“Ela recusa a falta de respeito”
“Quando ela sai, todo mundo a saúda”
“Ela é a dona do ouro”
“A água tilinta como as pulseiras de Oxun”
“Oxun age com calma”
“Ela desvenda a origem das maldades”
“Ela cuja a grande palavra saúda a água”
Adupè baba.
Ire
Isso é muito bom saber o porque das pessoas albinas , o porque nasce assim eu sei que tudo que existe neste mundo de alguma forma tem o dedo dos orixás agora eu queria saber de uma coisa, Quem veio primeiro os orixás ou o JESUS CRISTO QUE MORREU POR NÓS.Desculpe é só por curiosidade se puder mê responder eu agradeço.AXÉ PRA TODOS AI
Roberto,
Os Orixás sem dúvida!
Axé.
Roberto, complementando a resposta do bàbá Fernando, até se estudarmos a bíblia veremos que Jesus veio muito depois da criação do mundo, portanto ele não participou de seu surgimento.
o brigado pelas mensagem contimua mim enviado por qeu mim sinto bem lendo as mensagem Date: Wed, 28 May 2014 14:49:32 +0000 To: aparecidarosasilva@outlook.com
Motuba!
Bom dia.
Sou seguidora deste site e adoro as explicações de todos os componentes.
Meu nome é Luciana, sou filha de Oxaguian, ekedi de Odé e recebi o cargo de Ya efun. Gostaria se possível de alguns livros sobre os fundamentos deste cargo. Procurei muito e não tem quase nada a respeito.
Agradeço desde já pela atenção..
Asé.
Luciana as tarefas da Ìyà funfun estão direcionadas para a parte de dentro do ilè ikú.
Não tem como revelar a maneira de ´pintar um iniciado, etc., e etc.
Você não vai achar isto em livros, quem lhe deu o cargo tem a obrigação de lhe dar o ensinamento mediante sua vontade e responsabilidade em aprender e guardas os segredos confiados.
ire
Motuba,
Obrigada Da Ilha, Já tive algumas revelações.
Sou sua seguidora nos ensinamentos e espero um dia conhecê-lo.
Me tire outra dúvida, se possível….Eu poderia me iniciar para Ifá? Mesmo sendo Ekedi?
Agradeço mais uma vez.
Asé
Luciana qualquer um pode iniciar para Ifá, primeira mão (Isefá) ou Ìyánifá (Itelodù).
Os detalhes são muitos, que somente um conversa poderia explicar em detalhes.
Mas pode sim e a transformação vem.
ire
Exú é o Orixá ….
Julio Cesar.
Seu cometário é incorreto.