9º Mandamento
Eles avisaram que não deveriam defecar no epò (azeite de dendê).
(A sujeira e a falta de higiene são incompatíveis com o rito).
Significado do 9º mandamento:
O epô (azeite de dendê) corresponde ao sangue vegetal. Elemento sagrado e indispensável no ritual, há de ser sempre muito puro e limpo. Da mesma forma, tudo deve ser limpo, os instrumentos, os ambientes, os assentamentos, as pessoas e, principalmente, as atitudes. Não se admite, sob nenhuma hipótese, a falta de limpeza e de higiene em qualquer aspecto, quer seja físico, ambiental ou moral.
Mensagem:
O sacerdote deve ser escrupuloso com tudo. Seus instrumentos litúrgicos, os assentamentos das entidades cultuadas, seu corpo, suas atitudes e seu caráter hão de permanecer, sempre, impecavelmente limpos.
Nenhum Òrìsà admite a sujeira, seja ela física ou moral.
10º Mandamento
Eles avisaram que não deveriam urinar dentro do afó. (O afó é o local onde se fabrica o azeite de dendê em terra yorubá).
Significado do 10º Mandamento:
Tudo aquilo que antecede a um rito e que a ele faça referência, deve ser realizado com limpeza e religiosidade.
Interpretação:
Da mesma forma que o ritual deve ser cercado de cuidados de limpeza, a confecção das comidas e oferendas deve seguir os mesmos princípios. Preparar as comidas ritualísticas é também um rito e deve ser realizada em total circunspecção e concentração religiosa.
Mensagem:
Durante a preparação das oferendas e comidas ritualísticas a atitude de quem dela participa deve ser a mesma de quem participa do ritual em si. É inadmissível que, neste momento sagrado, as pessoas estejam consumindo bebidas alcoólicas, falando coisas vulgares, discutindo, brigando ou tentando exibir seus conhecimentos, humilhando a quem sabe menos. A postura será sempre sacerdotal, o silêncio e a concentração devem ser mantidos e ensinar a quem não sabe ou a quem sabe menos, é uma obrigação sagrada.
11º mandamento
Eles avisaram que não se deve retirar a bengala de um cego. (a bengala de um cego substitui seus olhos e indica os obstáculos que se interpõem em seu caminho).
Significado do 11º mandamento:
O sacerdote não pode prevalecer-se de sua carga de conhecimento para humilhar ou confundir a ninguém. O sacerdote há de ter o mais profundo respeito pelos que sabem menos. Ninguém tem o direito de descaracterizar o que os outros sabem e acreditam. Abalar a fé de quem sabe pouco ou nada sabe, é retirar a bengala de um cego, deixando-o sem qualquer orientação nas trevas em que caminha.
Interpretação: mensagem:
Uma das mais importantes missões do sacerdote é ensinar e orientar. Muitas vezes surgem pessoas que nada sabem e julgam saber. É neste momento que o sábio aflora no sacerdote e a orientação correta e o ensinamento certo são passados, com doçura, sutileza e humildade, sem melindrar a quem os recebe e sem provocar confusões em sua cabeça. Tudo deve ser ensinado com clareza e lógica. Assim, o babalawo, no exercício de seu sacerdócio, assume também a missão de mestre.
12º Mandamento
Eles avisaram que não se retira um bastão de um ancião. (O bastão do ancião representa o acúmulo de experiências adquiridas nos longos anos em que viveu).
Significado do 12º Mandamento:
Deve-se respeitar e tratar muito bem ao mais velho, principalmente os mais antigos na religião.
Interpretação:
O respeito aos mais velhos é um dos principais fundamentos de uma religião onde, reconhecidamente, antiguidade é posto. Faltar-lhes com o devido respeito e atenção é como retirar-lhes o bastão em que se apoiam. Aquele que sabe respeitar, acatar e amar aos seus mais velhos, sem dúvida receberá o mesmo tratamento quando também caminhar apoiado no seu próprio bastão.
Mensagem:
Os velhos, pelas experiências vividas, representam verdadeiros mananciais de sabedoria onde cada um deve procurar beber um pouco, saciando a sede de saber. São livros sagrados, cujas páginas devem ser lidas com paciência e carinho. Uma religião que, durante séculos incontáveis, teve seus fundamentos transmitidos oralmente, deve valorizar, sobremaneira, aqueles que são depositários destes conhecimentos. Um velho, por mais obtuso que possa parecer à primeira vista, sempre terá algo, obtido nos longos anos vividos, a ensinar. Devemos lembrar sempre que, se antiguidade é posto, saber é poder!
boa noite, e com muito respeito e vergonha que faça esta pergunta: Fiz um bori com um pai de santo, eu mau o conhecia foi indicado por uma pessoa conhecida, fui até lá pq estava precisando de ajuda espiritual e ele sugeriu-me uma limpeza e disse-me que teria de fazer um bori para mim alcamar e ter concentração emfim tudo deu muito certo pois sinto-me muito bem. Antes de entrar no terreiro eu o avistei e não sabia quem era ,sentir algo muito forte por ele, mas não ousei-me por respeitar sua condição e religião .Naõ sei muito sobre o candomblé mais sei que meus avos paternos e maternos eram do camdomble mais meus pais não seguiram,voltando al foco acho que ele percebeu que eu senti algo por ele pediu meu telefone para contato, e ligou em seguida dizendo que tínhamos que ficar juntos pq eu queria e ele também,fiquei com muito medo ,questionei, deixei passar o tempo pensei que pudesse ser coisa de exus,fiz a limpeza e o bori ,depois de mais de um mês ele ligando sempre perguntando como eu estava e falando que mim queria como mulher.eu perguntei se era permitido já que eu queria aprofundar-me na casa e no camdomble ele disse q sim ai tomei coagem e fiz amor com ele estuo apaixonada por ele desde o dia que o vi.POR favor mim ajudem estou com muinta culpa não sei o que fazer, luci
Lucilene até onde eu li, não vi nenhum desrespeito.
Você não é uma pessoa da casa.
Você foi apenas alguém que tomou um bori e fez um ebó.
Por que se culpar?
Se realmente é o amor que reina entre vocês, bola pra frente e vá ser feliz.
Um sacerdote é um ser humano como qualquer outro que buscas melhorar sua vida amorosa, espiritual e material, a diferença está no conhecimento do caminho das buscas, o permitido e o negado.
E você não está no quesito negado.
Seja feliz e viva sua vida.
BOM DIA, ” DA ILHA”,
GOSTARIA DE SABER SOBRE O ESENTAYE?
QUAL A IDADE MAXIMA PARA SER REALIZADO EM UM BEBE?
ASE, IRE O.
Mauricio fazemos no terceiro dia de nascido.
Você pode pesquisar o assunto em meu blog pessoal.
http://www.orisaifa.blogspot.com
Ire