Na minha busca contínua para validar o meu ponto sobre a importância da veneração aos ancestrais entre várias culturas, me deparei com um artigo escrito por David Furlong:
“Cura dos seus padrões ancestrais”.
Onde ele fala sobre a necessidade de agarrar todas as oportunidades para curar nossas linhas ancestrais de família, pois estamos todos ligados ao universo através de nossa ancestralidade.
Neste artigo, o Sr. Furlong nos ilumina com um excerto de um livro chamado “Karma e Reencarnação”, do Dr. Hiroshi Motoyama, sacerdote-chefe da seita Tamamitsu Shinto do Japão, que afirma:
A ligação pai/filho se manifesta como um elo de uma longa cadeia de karma ancestral que remonta ao longo do tempo. A ligação à sua família permite que você seja nascido em uma linha específica – é um elo que precisa ser entendido e respeitado. Nesta era moderna, científica, é muito difícil para as pessoas aceitarem o fato de que eles são responsáveis por seus antepassados, que eles são realmente responsáveis pelas ações de seus antepassados, se o karma resultante ainda não foi dissolvido. Muitos acham um absurdo pensar que as ações de um ancestral desconhecido poderia ter algo a ver com o que está acontecendo com eles hoje. Mas uma e outra vez quando se investiga o karma de alguém, acha-se que os problemas se estendem por gerações. Seu espírito não é apenas uma entidade individual, também faz parte do espírito da família e dos nascimentos e devemos alimenta-lo.
Mesmo na Bíblia, Números 14:18, há uma referência para nós, como crianças que sofremos pelos pecados de nossos antepassados até à terceira e quarta gerações, claramente sugerindo que os ancestrais são parte de nossa vida e como devemos aprender e ensinar a oração e sacrificar incluindo a doação de nós mesmos para nos manter em harmonia com nossa linhagem. Este artigo ainda deixa claro que muitas culturas, tanto sofisticadas e primitivas, prestam muita atenção à linha ancestral da família provando que esta forma de veneração é uma das mais generalizadas de todos os sistemas de crenças religiosas.
Muitas pessoas veneram todos os seus antepassados, sem quaisquer problemas emocionais ou desligamentos, mas há alguns que sentem desconfortáveis ou sentem um amargo com a veneração aos antepassados que foram abusivos, de alguma forma ou de outra, emocionalmente, fisicamente, sexualmente e/ou verbalmente. Embora em muitos casos, é compreensível que alguém não possa querer venerar um ancestral que causou um dano a ele/ela ou a outro ente querido, no entanto, é o meu apelo para manter em mente que você deve tentar perdoar. Claro, cabe a você o que mais lhe agrada. Eu sei que isso é mais fácil dizer do que fazer, mas quando perdoamos, nós nos curamos. Muitas vezes, os antepassados que fizeram algo de errado na vida irão buscar:
Luz e oração através de vocês, querendo perdão, querendo o arrependimento, querendo dar ajudar e fazer por você do outro lado o que eles não conseguiram fazer em vida, tudo porque eles fizeram a transição através da “luz do entendimento” e têm percebido seus erros somente agora que reside no outro lado.
Se você pode encontrá-lo em seu coração para orar por seus antepassados que fizeram de errado, então ótimo, não é, então você deve fazer o que mais lhe agrada.
Ao escolher para orar por um antepassado que causou dano a você ou um ente querido, você pode dizer uma breve oração dizendo que você os perdoa e que você reza pelo espírito de (nome da pessoa) se elevar e encontrar a “luz da paz’ e amor em Deus que ele/ela precisa. Isto trará paz para você, sua família e sua casa.
De qualquer maneira, precisamos orar pela cura, tanto para o falecido, quanto para nós e para as gerações vindouras, para que possamos aliviar os padrões disfuncionais e abusivos. Podemos deste modo, cessar e/ou deixar os tormentos sobre qualquer membro da linhagem familiar, direta ou indiretamente.
Em outra nota, também precisamos orar pela cura ancestral da energia cármica. Muitos de nós já ouvimos falar da energia cármica que afeta um indivíduo, membros da família individualmente, mas, como um todo também pode elevar a energia cármica, se negativo ou positivo.
A partir de um aspecto negativo, tenho certeza que você pode pensar em pelo menos uma família que simplesmente não podem conviver espiritualmente juntos, pois, eles lutam e sofrem por muitas razões. Essas famílias podem levar uma energia cármica de doença, pobreza, morte, doença ou até mesmo mental. Enquanto em outras famílias, drogas e problemas judiciais são predominantes. Alguns poderiam até mesmo ver este tipo de energia como uma maldição de geração.
Através de cura ancestral, seja através de orações, rituais ou cerimônias podemos trabalhar para curar os nossos antepassados no reino do espírito para que eles possam nos ajudar a curar a vida e tenhamos uma maneira melhor de viver.
Por esta razão, uma “Oração de Cura Ancestral” pode ser dita em seu altar (Ilè Egúngún) ou em qualquer momento que você tenha a sensação de não ajudar apenas o falecido, mas a si mesmo no processo de cicatrização.
Fonte do artigo: Obà Ilari Aládokun.
AGRADEÇO ,GOSTEI MUITO E É DE NOSSA RELIGIÃO SEU COMENTÁRIO ,NOSTRAS LUZ E SABEDORIA .PAI DA ILHA, SUA BENÇÃO COM TODO RESPEITO QUE LHE É DEVIDO,SEUS COMENTÁRIOS SÃO DE PURA LUZ,GOSTARIA DE SABER SE É CORRETO OFERTAR AOS NOSSOS ANCESTRAIS ABOBORA COZIDA COM MEL? ME DESCULPO HUMILDEMENTE PELA PERGUNTA, POIS MINHA LOCALIZAÇÃO ME AFASTOU E OUTROS MOTIVOS DA MINHA ROÇA.DESDE JÁ AGRADEÇO SUA RESPOSTA ,NO AGUARDO PAZ PARA SEMPRE
Lirio nossos ancestrais comem a comida que a gente come. Diariamente se você assim desejar.
Ofertamos aquilo que comemos para que eles saibam que estamos sempre nos lembrando deles. Eles não dormem, eles mantem o majestoso voo das asas do pássaro.
Estão sempre alertas para nos defender.
Sobre o jerimum eu não colocaria. Eu não conheço impedimento, porém, o itan de Òya nos conta que foi dentro de uma dessas que ela se refugiou para fugir dos perseguidores.
E ainda existe mais um segredo em torno deste legume.
Epá Egúngún oooooooo
Motumbá!
Obrigada pelo texto inspirado por David Furlong, mas que traz para nós um novo olhar sobre o culto aos antepassados, através de Babaegum, onde acima de qualquer necessidade, mesmo que premente, está, claramente ligado ao Ìwa Pèlè, que deve ser o motivo de nossa jornada aqui e após.
Perdoar é difícil, mas entre a emoção, e o ato do perdão, aqui representado por prece ou oferenda, o ato prevalece… Penso eu 🙂
Há alguma forma de oferenda que possamos (nós simples iniciantes) fazer para honrar nossos ancestrais? Ou apenas uma oração para que os orixás os encaminhem na estrada do aprendizado?
Pergunto isso porque aprendi, talvez, erradamente que o culto a BabaEgum é bastante restrito.
Claro que eu posso estar fazendo uma grande confusão. 😦
Se tal for o caso, peço paciência.
AXÉ!!!
Taika acessar a energia de seus ancestrais é um pouco diferente de acessar a energia de Egúngún.
Uma boa forma de louvar estas energias, ancestralidade, é a libação diretamente na terra, porém deve-se ter um santuário montado para este fim.
Você pode também ir em uma floresta e procurar uma árvore de troco bem grosso.
Use o Gin e derrame lentamente, neste período faça sua oração e tente acessar esta energia maravilhosa.
Ire o.
Belo texto, simples e esclarecedor. Sou candomblecista e há anos faço terapia de regressão aliada à constelação familiar. É maravilhoso aprender a lidar com os laços cármicos com verdade e perdão. Parabéns!
Àse.
Em outra nota, também precisamos orar pela cura ancestral da energia cármica. Muitos de nós já ouvimos falar da energia cármica que afeta um indivíduo, membros da família individualmente, mas, como um todo também pode elevar a energia cármica, se negativo ou positivo.
Motumbá!
Obrigada, pela pronta resposta!
Achei brilhante a ideia da árvore 🙂
Como há uma diferença entre a energia dos antepassados e Egungúm, deduzo que quanto à nossa ancestralidade feminina, também será diferente do culto às Yamís.
Podemos pensar em nossos ancestrais como energias que sempre estarão ligadas entre si e a nós? Eles seriam o que nós chamamos “indiscriminadamente” de Eguns?
Essa homenagem aos nossos ancestrais é comum no Candomblé, ou é mais ligada ao Culto de Ifá?
Perdoe-me a curiosidade,mas não sei deixar de querer conhecer meu caminho espiritual… lento, mas muito querido.
Axé!
Taika estas senhoras são a ancestralidade feminina, porém, o culto ancestral de mulheres também é feito no culto de Egúngun, uma forma diferente mas é feito com eles e não com elas.
As energias de nossos ancestrais sempre estarão ligadas a nós, querendo ou não.
Eu não vejo esta atitude dentro do Candomblé, porém, dentro do Culto de Ifá (Isese), que também podemos chamar de Culto Tradicional é normal louvar a ancestralidade no dia a dia.
Egún e Egungun é a mesma denominação, Egúngún inclusive toma posse de seu Elégun.
Após ele ascender ao patamar de Egungun ele pode retornar e conversar com sua família, o youtube está cheio de vídeos mostrando confraternização entre familiares e o Egun de alguém que morreu.
As mulheres raramente fazem aparições, porém, pode acontecer sem nenhum problema.
Ire o.
Tenho um xango que é de familia, a minha pergunta se eu posso assentar??? se trara proteção pra mim, pk cuidarei dele?? ou continuara protegendo a familia toda??
Motumba
onde eu posso ler sobre itan de oya???
axé
Zelia existem vários itans de Òya na internet, basta ir ao google e procurar itan Òya e se deleitar.
Ire o.
Zelia este òrìsà ser da família não quer dizer que é você a pessoa encarregada de assentar e cuidar.
Um jogo muito cuidadoso deve ser feito, saber quem foi o ELégun deste òrìsà e o que deve ser feito.
Onde vai ficar, na casa ou ilè, de que pessoa da família e etc.
Se ele é da família com certeza ele irá cuidar de toda família, desde que todos estejam imbuídos de cuidar e se dedicar.
Ire o.
Mais uma vez muito obrigada, por me iluminar com seus conhecimentos, neste caminho tão complexo que é culto aos orixas, que me encanta, cada vez mais.
Receba as bençãos de Orúnmilá.
Axé
Motumbá
Sabes algo k posso fazer pra criança melhor memória e concentração nos estudos.
Axé
Zelia existe um akose que se faz para melhorar a memória, porém, ele é feito por um Babalawo ou Babalosanyin.
O que podemos fazer é estimular a memoria e o raciocínio através da matemática, brincar de fazer contas é um baita exercício e funciona.
Um psicólogo pode identificar também hiper atividade e isto tem tratamento especializado, não pode ficar na mão de curioso.
Ire o.
o k é akose?? vou ficar esta opção, compro livros extras para ele fazer exercicios ele faz, sabe as formulas mas chega na hora do teste ele viaja, não se concentra e agora eu percebo k até nas materias por exemplo historia, k ele não gosta ainda é pior, ele inverte fatos, racionio nunca esta completo.
Obrigada
Axé
Cada vez aprendendo mais.
Ideias, ficando mais claras!
Obrigada!
Mo Juba!
Zelia é uma medicina feita com ervas.
Existe uma casa em S. Paulo ligada a Universidade Internacional de Ciências do Espirito.
Gente seria ligada ao Espiritismo Cristão, comandada por um cientista na área de psicologia.
Dr Sergio.
Procure por eles.
Ire o.
Muito obrigado pelo artigo. Outra coisa, seria possível me informar livros, artigos que relacionam os Orixás ao Tarô? Abrs. Dario
________________________________
Yahoo eu acho que não encontraremos esta relação.
Não temos como desvendar um òrìsà através do tarot.
Òrísà falam através de Odù, Odù não está inserido neste tipo de oráculo. Seria um achismo sem precedente, sem tirar o mérito do Tarot.
Ire o.
Sr. Da Ilha,
Existe alguma casa de Culto Tradicional que o Senhor possa me recomendar aqui em SP?
Grato
Em outra nota, também precisamos orar pela cura ancestral da energia cármica. Muitos de nós já ouvimos falar da energia cármica que afeta um indivíduo, membros da família individualmente, mas, como um todo também pode elevar a energia cármica, se negativo ou positivo.
Romulo eu conheço por nome, porém, nunca frequentei nenhuma delas.
A Casa de Sikiru Salami (Dr King) é muito bem referendada, procure no google, fica no litoral sul de S. Paulo.
Ire o.
Existe na minha linhagem materna muita coisa relacinada a injustiça na hora de passar herança material, é que preterem um filho na hora da herança, deste o meu tataravô é assim, ele não deu herança para minha biza, que por sua vez num deu nada pra minha vó, que não deu nada pra minha mãe…. mas tipo todos tinham bens e trapacearam na hora do testamento. E o pior que minha mãe já manifestou o desejo de deixar o sitio que ela recuperou na justiça para o meu irmão ( Minha vó tinha dado para o meu tio). De modo que esse carma continua e pelo jeito serei eu o preterido dessa vez… não que eu me ligue com coisas materiais, mas queria quebrar esse ciclo de discórdias familiares… que eu faço
outra coisa, existe um percentual muito grande de gays na minha família materna, entendida família, como os descendentes do meu tataravô, já que aqui no interior todos nos conhecemos e nos temos como parentes. Em todos os ramos da família existem muitos gays, nenhum assumido, não falo por preconceito pois tbm sou. Minha pergunta é isso tem haver com ancestralidade, pois o numero é bem maior que em outras famílias…
Bruno testamento é um instrumento jurídico onde fica expressa a vontade do doador.
Querer mudar uma situação como essa é uma questão de confiança e encanto.
Se os patriarcas preterem as mulheres, alguma história complicada e mal contada existem nestes episódios.
Não acredito em Karma envolvendo esta questão.
Caráter é fundamental nestas horas, basta saber avaliar onde está o erro e tentar concertar, se não for possível…
Vida que segue.
Ire o.
Bruno nada existe neste mundo sem a anuência e concordância de Olódùmarè, o preconceito nigeriano vai pular (o pais é muçulmano), o omofobismo vai pular, os chatos de plantão vão pular, mas o gay ou homossexual está neste mundo, desde que o mundo é mundo.
Não existe praga gay, karma gay ou qualquer rótulo que se ueira dar a estas pessoas.
Eles são normais e existem com as graças de Olódùmarè.
Nada a ver com ancestralidade, com um numero maior ou menor em uma família.
Ire o.
olá, gostaria de saber o endereço da casa do Nelson, sei que ele saiu do blog
, mas não sei onde fica sua casa. poderia me ajudar?
Neuza busque em http://www.ori.com
Ire o.
baba da ilha. egungun é egun teria uma reza para eu louvar meus ancestrais obrigado
baba me falaram que eu tenho yamim oxoronga e que eu sou protegido dela mas homem pode ter so não pode cuida
Alex eu acho que você está com muita sede, se acalme.
Existem rezas para cada tipo de situação, não são rezas tipo ave maria e pai nosso.
Eles tem finalidades e fundamentos e dentro das rezas invocamos situações e energias.
Não se faz do jeito que você está pensando, trabalhamos com energias e orisa poderosíssimos.
Você pode adquirir livros, copiar na net e etc. Quanto a usar eu diria para você, ter muita calma.
Ire o.
Alex falaram uma baita besteira para você.
Se falaram, por que não deram a receita completa do bolo?
Cobre tudo de quem lhe falou sobre este assunto e a tal proteção.
Ire o.
baba da ilha tenho duvida posso oferecer ao orixá exu vodka e obi de quatro partes.eu teria que molhar o obi com agua antes de abri-lo com as mão para rezar.obrigado
baba posso fazer isto em cima de uma pedra grande que tem aqui perto de casa na mata. e o melhor horário para tal.obrigado
baba muito obrigado pelas sua resposta o sr esta me ajudando muito
como assim
Alex homem não tem assentamento desta energia (Ìyà mi Agbà) e nõ faz iniciação, isto é culto feminino.
Se falaram outa coisa para você mandem lhe explicar esta história toda.
Homem não mexe com isso.
Meu filho lhe do um conselho:
Esquece este assunto.
Ire o.
Alex você já é iniciado?
Acho que não.
Sabe abrir um Obi?
Sabe fazer a reza da água, do Obi e invocar a energia para oferecer, jogar e obter a resposta do oferecimento?
Não é simplesmente pegar um Obi entregar, já lhe aconselhei e vou aconselhar ela última vez:
Não faça o que você não sabe.
Ire o.
tudo bem baba vou esquecer mas em relação ao orixa exu posso fazer oferenda como sitei antes obrigado
tudo bem baba não vou fazer
Alex quem manda fazer isto ou aquilo é o seu livre arbítrio ou o jogo.
Eu não posso aconselhar desta forma.
Ire o
Alex eu já lhe respondi.
Ire o.
Àseeeeeeeeeeeeeeeee
baba eu acendir uma vela de sete dias para o exu de umbanda exu catiço o tiriri e a vela depis de uns dias ela apagou o que eu devo fazer sera que devo acender de novo
baba aqui no brasil eles confundi as pessoas parece que tem varias oxum,xango etc pra mim eu acho que so tem um pelo menos foi assim que eu entendi é que na africa tem varias cidades e eles são cultuados diferente mas é o mesmo ou não
Alex na Umbanda chamamos de Povo de Rua, sao espíritos desencarnados que estao neste mundo cumprindo uma jornada pela sua evolução.
Como tudo na natureza tem uma forma de consciência, estes espíritos tem seu Ori e decidem que rumo tomar, evoluir ou ficar perambulando pelas ruas atazanando a vida dos outros.
Ire o.
Alex, ufa!
O Candomblé é uma religiao Brasileira.
Os tais caminhos/qualidades sao informações que nos chegaram através dos moradores de cada região nigeriana com sua forma de culto e epítetos.
Dai se formaram as qualidades/caminhos, porém, a energia é uma só.
Ire
Não tem que se desculpar.
Ire
Alex eu acho que você deve fazer o que acha que deve fazer.
Seu livre arbítrio (Ori Inu) existe para lhe conduzir ao céu ou ao inferno.
Não precisa dizer o que você acha, faça e espere o resultado.
Simples assim.
Sacerdotes de Umbanda são preparados para cuidar destas energias, eles precisam de vários anos de aprendizados e obrigações.
Engana-se quem acha o contrário.
Ire o.
Alex antes de usarmos folhas devemos receber a receita.
Não se usa folha por vontade própria.
A folha que te cura, pode ser a folha que me mata.
O melhor banho para se limpar é a água do rio, a água de Osun, pura e cristalina.
Ninguém faz inimigo através da água.
Ire
baba o babalawo que eu tinha falado antes eu pedir a ele para assentar o orixá exu para mim ele me pediu calma e falou que iria assentar exu dentro do meu odu e eria me ensinar a cuidar
seria assentar dentro do meu destino.baba .é dessa maneira que funciona
Agora começa a fazer sentido.
Sendo que o Odù, não é o seu, mas o odù em que ele vai responder.
Ire o
Alex, destino está ligado a Odù e Orí. Não está ligado a Èsù.
Ire o
baba enquanto eu não tenho seu assentado tem uma maneira simples de oferta bebida e qual seria a invocação correta para eu não atrair coisas ruins.a invocação larooye exu mas como devo invocar somente assim ou tenho que saber um nome exemplo exu yagi oba baba exu digo dar um nome para aquele que eu quero agradar
baba não quero fazer coisas a mas somente um agrado.sei que a maneira seria eu procurar o baba mas agora eu não estou com boa condição financeira para dar um ebo que seria o coreto so gostaria de saber como posso agradar gigo a maneira correta de invoca-lo muito obrigado por tirar as minhas duvidas
Alex seria irresponsabilidade minha.
O respeito e conhecimento que eu tenho de Esù não me deixam ensinar a um Abian a distancia.
Faça sua oração, de dentro do você.
Èsù olhara dentro de seu coração e saberá que você esta sendo sincero.
Leve uma bebida a uma encruzilhada e faça seu agradecimento/pedido.
Ire
Alex já respondi sua pergunta.
Ire
tudo bem baba mas poderia entregar na mata
Alex por que você pergunta?
Você contesta ou tem a resposta de alguém que disse isso ou aquilo.
Èsù responde em qualquer lugar.
Vai ser difícil você conseguir conhecimento agindo desta forma.
Ire o.
o sr tem razão obigado
baba uma pesso pode ter um problema com egungun e porque
Olá Alex,
Se me permite, gostaria de falar da minha experiência:
Sim, uma pessoa pode ter problemas com Egungun e não é raro! Geralmente as dificuldades na vida devido a força dos antepassados vem de sentimentos de ingratidão e soberba, aonde a pessoa não se lembra que só existe por que seus antepassados permitiram.
Agradar os antepassados com atitudes diárias, sentir-se grato por estar vivo e ter a experiência humana é um excelente começo para resolver problemas com eguns, o restante, um bom jogo pode dizer.
Motumbá
baba tenho vontade de fazer oferendas para maria padilha só que não me sinto avontade em fazer na encruziliada
baba maria padilha é um egun sendo assim posso cultuala no pé de uma arvore na mata obrigado
Pode sim Alex.
Ire
Pode sim
Ire
obrigado baba mas a oferenda a maria padilha pode ser feita as sete horas da manha só que antes de oferendar a padilha eu vou primeiro oferendar a esú lonan
obrigado baba que olorum te abençoe
Pode
baba e sobre egun meus ancestrais eu posso mandar assentar e aprender a cuidar mesmo não sendo do culto
Alex essas coisas não são assim, não confunda ancestralidade com Baba Égun ou Egungun.
São coisas bem diferentes na modo de tratar e cultuar.
Lembrar e reverenciar seus antepassados é um grande gesto de respeito e pedido de proteção.
Nossos antepassados não dormem, vivem a nos proteger.
Ìbà Bàbá / Ìbà Yèyé
Ire
baba eu fazendo uma oferenda e arriando no quintal de casa depois que a comida estiver estragada eu posso jogar ela no lixo comum ou em outro lugar obrigado
Alex não se deve deixar estragar o ebo.
Coloque em um dia e levante no outro.
Você deve saber se vai ser na encruzilhada, no rio, na praia, na floresta, no pé de uma árvore, no mato, na estrada, enterrada, colocar fogo, na lixeira etc. e etc.
Como resolver isto?
Ire
baba por favor me explique devo arriar em um dia e no outro devo escolher eu mesmo mata, botar fogo,estrada ou na lixeira como resolver isto
Alex, coloque na mata.
Ire
Alex ninguém escolhe.
Faz parte do ebo saber onde será despachado, por isso a responsabilidade em oferecer qualquer coisa as energias.
Ire
baba me desculpe mas são tantas duvidas gostaria de saber se procede pade de dendê serve para esquentar os caminhos abertura de caminhos azeite de oliva serve e é utilizado para conseguir um equilíbrio em determinado setor da vida o pade de mel serve para adoçar uma pessoa para fazer com que exu nos traga o livramento de uma perseguição para que uma pessoa que é nosso inimigo se transforme em um amigo e também para ajudar em questão amorosa entre outras utilidades.isso tudo é verdade obrigado
baba exu também bebe agua
Alex, que é inimigo da água?
Ire
quem é inimigo da agua ninguém então ele bebe agua ne e em relação aos pades que citei em cima
Depende do gosto dela.
Porém, na duvida dê a bebida feminina.
Ire
baba o orisa de 2014 é xango e oya
feliz 2014 para todos nos
Alex eu me guio pelo Odù, nós cuidamos do Odù em nossa casa, claro que também perguntamos sobre o òrìsà.
Creio que o Odù traz muito mais informações, porém, o jogo é muito individualizado.
Cada casa ou grupo tem o recado de Òrúnmìlá para conseguir seus ire.
Ire
baba depois que eu dei o pade para exu aqui no meu quintal no outro dia apareceu um filhote de pombo branco no meu uintal conseguir pegar e soltei próximo a rua
eu achei muito estralho
oi
baba eu posso fazer um altar e começar a cuidar de maria padilha em casa no meu quarto
Não.
baba e no quintal eu posso fazer um altar para maria padilha e cuidar dela
Alex não é no blog que você encontrará respostas.
Ire
baba eu não sou iniciado mas eu gostaria de ter o orixá apepe sei que ele é feito de duas maneiras mas pode ser usado por pessoas também não iniciadas isto procede
o apepe gostaria de ter para consultas pessoais comigo mesmo somente no dia a dia obrigado
Alex eu não conheço.
Fale deste orisa para nós.
Me identifiquei muito com esse artigo sobre ancestralidade. Meu problema espiritual só pode ser esse. Já fiz de tudo (trabalhos, ebós, banhos, agrados) e nada acontece na minha vida profissional, financeira e principalmente amorosa. Parece que sou invisível ao mundo. Comecei brincando dizendo que as coisas que acontecem comigo não são desse mundo, é algo de vidas passadas. Agora algo muito forte me leva a crer que sim. Você pode me dar alguma orientação, um caminho?
Carla qual orientação você precisa?
Não gosto de dar palpites na vida das pessoas, vida é algo muito valioso, quem nos orienta e nos diz o que fazer é o jogo.
Portanto se temos algo a lhe dizer, será através do oráculo.
Podemos lhe indicar pessoas no Rio ou S. Paulo, fora deste eixo, eu não conheço outras pessoas para indicar.
Ire
Bom dia Baba. gostaria de aprender algumas oferendas para os ancestrais e antepassados, obrigado pela atenção.
Antonio,
Existem vários tipos de oferendas que podemos fazer aos antepassados e aos ancestrais, porém, cada caso é um caso, devemos consultar o jogo.
Axé.