Como vemos o mundo, nos diz como vemos o nossa vida.
Como vemos a nossa auto imagem é como tratamos os outros.
Como tratamos os outros é uma medida de caráter.
Na linguagem da religião tradicional Yoruba:
Ayanmo ni-iwa pele, iwa-Pelé ni Ayanmo.
O destino é bom caráter, bom caráter é destino.
Isso significa dizer, que o seu futuro é incerto, basta fazer a coisa certa no momento e você será guiado para o seu pleno potencial.
A religião tradicional da cultura Yoruba é chamada de Ifa.
A palavra Ifa significa sabedoria da natureza ou àquilo que guia através do processo de crescimento espiritual.
Ifá é a observação e a integração da sabedoria ancestral na experiência humana pessoal.
Ifá é a projeção da sabedoria do pessoal para a comunidade.
Ifá e Ifé formam uma polaridade, Ifé é a palavra yorùbá para o amor incondicional.
Essa polaridade é nutrida e desenvolvida no âmbito do Ori.
Em Yoruba linguagem Ori é a cabaça que contém a cabeça e o coração.
A palavra é frequentemente traduzida para significar tanto a cabeça ou a consciência.
Porque o Ori abrange tanto o conhecimento quanto a sabedoria e porque é uma manifestação do pensamento e da emoção, uma definição melhor seria:
A alma humana ou o espírito humano.
A escritura sagrada de Ifa faz a pergunta:
Como é que sabemos que descobrimos o nosso destino?
Nós sabemos por que o destino traz uma bênção de filhos, abundância e vida longa.
Destino é descrito por Ifá como nossa fonte de paz e alegria, é um dom do coração do Espírito.
De acordo com os anciãos de Ifa, uma verdadeira visão do nosso propósito nos enche de paixão e saudade.
Quando o Eu interior e o Eu superior se encontram, é lá o momento do reconhecimento.
Esta visão não traz um fim ao sofrimento, que, no entanto, define o padrão para experimentar uma sensação de equilíbrio.
Ifa diz:
Ti aba nje ohun aladidun lai je orogbo, onje yio padanu Adun re.
Que significa:
Se comermos coisas doces e evitar o amargo (orogbo), todos os alimentos perderam o seu sabor.
Ifa diz:
Ibi Ti ti afe lo ko base de pataki, gobgo onà ni pataki.
Que significa:
Se não importa para onde você está indo, qualquer caminho serve.
Eu digo, se importa para onde você está indo, a compreensão de onde viemos, é um bom primeiro passo.
Àse.
Por Áwo Fatunmbi.
Baba Da Ilha,
O Sr nunca pensou em traduzir os livros de Fatumbi?
Nao deve ser algo facil, mas a luz que traria a ambos seria enorme.
Will devemos respeitar os direitos a propriedade.
Tenho quase todos os textos dele traduzidos, porém, livro é uma coisa muito séria e envolve iwà pèlé (caráter), entendeu?
Ire o.
O ori seria o espirito?
Bom dia seu da ilha! Já conversei com o senhor a um tempo atrás falei que havia feitp um trabalho para meu namorauido ,e que não tinha surtido efeito e eu perguntei como desistir lembra,? O fato e que ele retornou mas não está a mesma pessoa horas gala coisas condizente vom nosso relacionamento horas parece outra pessoa primcipalmemte quando brigamos o que alias e toda hora por tudo e por nada estamos s paz! Toda hora ele acaba com tudo e fepoid v atrás com doscurso de qie godta de mim mas que a culpa de tudo e sempre minha seu da ilha sou louca pot ele mas tô pra desistir so afim de liberts lo e a mim tambem porque estamos vivendo um martirio mas sempre ficammos indo e voltando como posdo libertar a ele e a mim? Sem que ele venha atrás porque eu sempre volto so tenho pensamentos para ele queria vivermas tô vendo que ele ta forsado que dor seu da ilha essa do amor que acabou!me oriente sfrerdi mas slgum msl alem doque js estou passando e ele se libertara? Muito obrigada fica com deus,
Sou eu aicris meu not ta ruim digito uma palavra vai outra quero saber como libertar meu amor sem fazê lo sofrer mais ainda porque estouy compreendendo que ele não quer mais ele ta forsado por isso nao decide morar comigo so tem motivação sexual o que me deixa arrasada porque ele esta oco de sentimento verdadeiro sofrerei mais consequência seu da ilha? Quando ele me procurar e eu resistir estarei fazendo ele penar? Me ajude! Deu lhe pagui
Motumba
Da Ilha tenho uma enorme admiração por você pelo seus textos enfim e suas resposta , me encontro em uma situação um pouco complicada necessito fazer minha iniciação mais em todas as casas que fui sinto um grande vazio mesmo gostando da casa ou do pai (mãe) zelador do local, gostaria de saber qual os preceitos básicos que eu devo observar para entrar em uma casa e fazer minha iniciação , como ter certeza se ali é o local correto ?
Axe
Taatiane o caminho é por ai, falando de uma forma abrangente.
O modo acidental de ver esta questão responde com firmeza a sua pergunta.
O espirito, a alma e Eu interior podem ser descritos como Orí, não ao pé da letra dos literatos, mas como uma forma de entender quem ele realmente é.
Ire o.
aicris minha filha, como eu posso lhe aconselhar a desistir deste homem, se você mesma se trai toda hora.
O conflito está em seus pés fazerem um movimento e suas mãos outro, não há sincronismo.
O coração fala, o costume fala, o cotidiano fala, o mesmice fala, todos falam com você coisas que seu Orí rejeita e você não atende seu Orí.
O livre arbítrio é difícil de controlar, sem força de vontade e sem força de querer encarar esta dor, não haverá resultado que lhe satisfaça.
Decida, se determine e não fraqueje. Somente assim você vai sair deste marasmo e pare de ficar caído na lábia deste homem.
Acorda menina! (smile)
Ire o.
aicris muitos homens adorariam ter uma mulher que toda hora que ele estivesse com vontade de sexo ela estaria disponível.
Fácil não?
Você está sendo usada.
Acorda menina.
Ire o.
Mariana quem vai lhe dizer o local certo e o momento certo é o seu Orí. Você será tocada e tudo irá se descortinar. Você já se decidiu, agora reze pela casa certa.
Ire o.
Eu também uma vez postei no orkut uma amarração. Só me trouxe coisas ruinas. Espero que Deus a desfaça. Axé
Compreender de onde viemos. Bem filosófico. Interessantissímo!
mt bom
:=) Àse.
Baba Da Ilha,
Eu entendo, mas quis dizer de forma oficial e legalizada. Sei que deve ser bastante dificil, mas imagina a ajuda que seria a todos que estudam cultura afro.
Jamais falaria algo que pudesse ir de encontro a todo ensinamento que voce nos passa.
E
ha cada dia te admiro mais um forte abraço. espero um dia poder ter a honra de te conhecer e te dar um abraço bem apertado e te dizer pessoalmente o quanto te admiro. axe
Will eu tenho um canal aberto de comunicação com ele.
Ele e meu Oluwo são inicados em Ode Remo, Nigéria. Facilitaria muito as coisas, mas, prefiro ir postando textos conforme o blog se direciona.
Eu não gostaria de entrar no mercado literário por enquanto. Sou peixe pequeno e neste meio somente tubarão nada com tranquilidade.
O mundo ferve ($) com este mercado literário. (smile).
Ire o.
Martins obrigado pelo carinho.
Ire o.
salve sua força Baba da Ilha ! sempre tive uma espiritualidade muito precoce, lidar com naturalidade diante desta realidade pessoal sempre foi minha postura , primeiro coma católica e hoje como espiritualista na umbanda , antes de chegar a este ponto passei em um terreiro de candomblé na assistência e na época quis muito engravidar estava apaixonada mas com sérios problemas uterinos , a mãe no santo da casa disse que eu teria que fazer um trabalho com Exu tranca rua das almas e D. Maria Padilha , usaram uma cabaça ,espelho ,um tecido preto e outro vermelho que embrulharam algo que não vi, quando terminaram de fazer Yamin cruzou o céu piando alto, colocaram tudo dentro da cabaça , pouco tempo depois engravidei e perdi minha filha no quinto mês, meu companheiro e eu nos afastamos tempos depois.gostaria de saber se o senhor tem conhecimento se este trabalho é realmente para ajudar ou para fazer o mal ,,,,hoje sei que tenho um enredo com as yamins e sou meji de OGUM,OBALUAÊ,YEMANJÁ,YANSÃ E REGIDA POR NANÃ, cuidar de uma ori como a minha fica dificil,,,minha ancestralidade vem muito em visões me colocar a responsabilidade que carrego , o Senhor pode me esclarecer pq remeto a outros tanto medo pela espiritualidade que me acompanha ,
Boa noite blog,
Estou há 1 ano buscando uma nova casa, mas tenho andado muito decepcionada com algumas coisas que tenho visto.
Bom, estive em uma casa para conhecer e estava bem empolgada, até que me chamaram para um dia de festa. Aí como fui também para ajudar comecei a ver coisas que me deixaram tristes….Filhos de santo falando mal dos outros pelos cantos, pais de santo e ekedes se sentindo a última cocada da Bahia, inclusive percebi que falaram do meu santo e de mim também. A falsidade no ar correndo solta…Chegou uma hora que eu estava doida para ir embora, minha cabeça começou a doer, dor nas costas, já estava me sentindo sufocada, mas tive que esperar tudo acabar para sair, estava bem desesperada para ir embora. Ou seja, eu vejo que as pessoas procuram tudo dentro de uma casa de santo, menos o bom caráter e a união. Respeitar as pessoas como são, ensinar aos que não sabem, pelo contrário, você só vê deboche, falsidade, ironia e um querendo ser melhor do que o outro. Eu estava pensando em continuar minha caminhada nesta casa, mas depois disso nem sei mais. Antes de ir embora falei com Osalá “que o Senhor nunca permita que meu Ori e nem outra energia me faça mal, porque se um dia eu abandonar a religião, será por causa das pessoas e não pelos Orixás”.
Não sei o que fazer e me sinto muito desiludida com tudo e me senti de uma certa forma ofendida também. Será que eu deveria conversar com esta mãe de santo sobre o que eu sinto? Mesmo que eu não queira mais fazer a obrigação, deveria agradecer por tudo e ir embora?
Peço orientação. Joana
Joana o que voc\~e espera de pessoas que não caráter.
Viver em um ambiente que não vai somar, pode ser tão ruim quanto ficar sem ir a lugar nenhum.
Reze para que seu Orí a conduza a uma casa que ele se sinta bem e as pessoas somem uma com as outras.
Ire o.
Da Iha,
Concordo, Porém, como faço para explicar à mãe de santo, uma vez que já tinha comprado muitas coisas para fazer uma obrigação e agora depois do que presenciei não pretendo fazer mais? Não quero pedir as coisas de volta, nem quero falar mal de ninguém, apenas queria agradecer o acolhimento e dizer que não será possível neste momento.Como diz um ditado, “se você entrou pela porta da frente, nunca opte em sair pelos fundos”. Então é o que penso fazer..Qual seu conselho?
Outra pergunta é como uma pessoa pode se desfazer dos seus deloguns? Há algum ritual ou procedimento específico? Tem que consultar Ifa?
Obrigada
Joanna existe um Odù chamado Òsá’Òtúrá que diz que otìtò é a verdade.
A verdade doa a quem doer, deve ser dita. Isto está dentro das leis de Ifá, que é a voz de Olódùmarè.
Seja educada, mas seja sincera.
Leia o texto com atenção!
Se a cabeça não aceita, òrìsà nenhum abençoa.
Ire o.
Da Ilha,
Li o texto e de fato precisamos assumir as rédeas do nosso destino. Precisarei de tato para dizer os motivos da minha decisão.
Mas você esqueceu de me responder: como uma pessoa pode se desfazer dos seus deloguns? Há algum ritual ou procedimento específico? Tem que consultar Ifa?
Obrigada
Joanna você não é iniciada, então você tem fio de conta.
Se você não os quer mais basta desmanchar ou devolver a quem lhe deu.
Ire o.
Da Ilha,
Eu não sou iniciada, mas meu amigo é e ele pediu para perguntar.
Desde que vim da casa que lhe falei, tenho passado mal…dores na cabeça, no corpo e fico pouco tonta… será que estou com alguma energia ruim?
Pode me ensinar algo para melhorar esses sintomas…tomei banho de sabao na costa mas nao resolveu nao..
obrigada
Baba Da Ilha,
Esqueceu de mim e de uma resposta?
Aguardo ansiosa pelo seu conhecimento…
Joanna o sabão da costa (osé dudu) é um sabão como qualquer outro.
Para que ele tenha efeito precisamos acrescentar folhas maceradas e mais algumas coisas.
Sentir dores de cabeça, no corpo e cansaço é normal dentro do culto a espiritualidade.
Este trabalho é desenvolvido pela Pineal.
Vou lhe indicar um vídeo para você ver e tirar muitas duvidas sobre mediunidade, é um vídeo sério e trata o assunto cientificamen
youtube.com/watch?v=9hwsfO9lgH4
Ire o.