Imo imo lo mokún lábé’lé m’be ilé.
A água mergulha na terra.
Por Áwo Fatunmbi.
Comentário:
Todos os Òrìsà que aparecem nas Escrituras de Ifá são a personificação das forças espirituais que existem na natureza.
As quatro forças fundamentais da Natureza na cosmologia de Ifá são: Terra, Ar, Fogo e Água. De acordo com Ifá, cada uma dessas forças tem um impacto direto sobre o processo de transformação espiritual.
Esta ideia é baseada na crença de que tudo que existe na natureza é interconectado e inter-relacionado.
A cosmologia de Ifá não é linear, é cíclica e em espiral, como uma concha de caracol.
Isto significa que as forças que moldam a evolução e reaparecem ao longo do tempo e do espaço e as múltiplas dimensões da realidade existem.
Em outras palavras, as Forças Terra, Ar, Fogo e Água têm dimensões semelhantes em todos os domínios do Ser. Simplificando, o poder que originou o Òrìsà, são qualidades que representam padrões de expressão.
Em um nível pessoal, a terra representa o corpo físico, o ar representa o intelecto, o espírito individual é o Fogo e Água representa as emoções.
Em um nível global, estes elementos são claramente as forças materiais da natureza.
Em um universo subatômico, esses elementos representam a qualidade da interação entre as partículas. Todos os elementos-chave interagem e criam novos níveis de complexidade.
O Fogo da Criação é resfriado para formar estrelas, o fogo das estrelas é resfriado para formar os planetas, o Fogo no centro da Terra esfria para formar a terra e o uso da terra no Fogo faz o processo de rejuvenescimento e de transformação.
Dizer que a água desce abaixo da terra é expressar a verdade óbvia de que, enquanto a água fluir de um lugar para lugar do solo, ela estará retornando a terra.
Na Nigéria, a camada de água subterrânea é muito próxima da superfície e não há uma cadeia complexa de veios de água subterrânea que sejam invisíveis ao nível do solo.
Superficialmente, este provérbio é uma simples observação sobre a termodinâmica da umidade.
A água representa a emoção, na maioria dos ensinamentos.
Em Ifá, a água é um símbolo do entusiasmo e poder da intuição para gerar sentimentos fortes.
O significado espiritual do provérbio está relacionado à influência das emoções secretas sobre o corpo físico.
Em yorùbá, a palavra “emoção” é “Egbe”. De acordo com Ifá, o Egbe, ou o núcleo emocional de cada corpo humano tem uma enorme influência sobre o estado geral de saúde física e mental do indivíduo.
Assim como a água mergulha debaixo da terra para formar córregos subterrâneos, as emoções são absorvidas pelo organismo, afetando o Eu interior de maneira que permanecem invisíveis, formando uma lição que não foi completamente apreendida.
Um elemento chave em todas as formas de transformação espiritual é a iluminação, influências secretas que afetam o comportamento.
Ifá se refere a essas influências como “omi l’enia”, que significa:
“A humanidade é a água”.
Um dos primeiros estágios de iniciação ao òrìsà é a realização de um funeral para o espírito interior do iniciado.
No dia em que minha iniciação em Ifá foi concluída, houve uma tremenda celebração na comunidade.
Houve um fluxo de visitantes que vieram para expressar sua alegria e gratidão para com o meu esforço em descobrir o meu próprio destino.
Fiquei profundamente comovido com a sinceridade dos cumprimentos e era muito claro que eles acreditavam que os meus esforços tiveram um impacto direto sobre a qualidade de suas vidas.
Ocidentalmente falando em algumas comunidades de òrìsà, tenho notado um senso coletivo de inveja direcionada para aqueles que conseguiram qualquer tipo de sucesso em suas vidas.
O ciúme como emoção é contrário ao conceito de Ifá para desenvolver um bom caráter.
Dizendo que a mão direita lava a mão esquerda está dizendo que toda vez que alguém tem experiências de crescimento, o potencial de crescimento em todos está crescendo.
Quando qualquer membro de uma grande família melhora a qualidade de vida, a qualidade de vida em toda a comunidade também melhora.
Compreender plenamente este provérbio requer uma apreciação da filosofia de Ifá.
A melhoria da qualidade de sua vida à custa dos outros não melhora nada.
Àse.
Sr º da Ilha boa noite!Poderia me responder para que serve um paliteiro de Ogum?É para abrir caminho?Obrigado pela atenção.
régio os trabalhos direcionados a Ògún geralmente estão ligados a litígios, traições, abertura de caminhos e fatos ligados a lutas e dinheiro.
O Paliteiro pode estar ligado a onà rere (caminhos calmos/abertura), o ebo que foi indicado para abertura de caminhos está correto sim.
Ire o.
Boa tarde Srº da Ilha!Um Zelador indicou para ser feito,pois estou precisando de emprego e pedi sua opinião.Obrigado pela atenção.Oxalá o abençoe.
Em um universo subatômico, esses elementos representam a qualidade da interação entre as partículas. Todos os elementos-chave interagem e criam novos níveis de complexidade. O Fogo da Criação é resfriado para formar estrelas, o fogo das estrelas é resfriado para formar os planetas, o fogo no centro da Terra esfria para formar a terra e o uso da terra no Fogo é processo de rejuvenescimento e de transformação.
Bom Dia a Todos
Mutumba
Gostaria de saber a oração para por um contra egun ?
Obrigada
zelia, est reza é prerrogativa dos sacerdotes de òrìsà
Ire o.
Srº da Ilha boa noite!Estou frequentando um terreiro de Umbanda,mas estou com dúvidas sobre o comportamento e linguagem utilizada pelas entidades.Pode um Caboclo falar “o seu foco é aqui”ou um Exú falar “as pessoas daqui ralaram muito para chegar aonde estão”,as entidades na hora das consultas e passes dão privilégio para os seus familiares e acompanhantes mesmo antes de terem autorização para os mesmos.Isso está me dando muitas dúvidas,se puder me responder agradeço.
régio por que um Caboclo tem que falar com a língua presa, como se tivesse um problema de fala.
Exê mosso, mizinfio e etc.
Eu não tenho nada contra uma palavra mais refinada e antenada com nosso tempo.
Eu discuto assuntos muito além da imaginação do ser humano com uma entidade inteligentíssima, que fala de quântica, de mineralogia, de psicologia e psiquiatria, discute a bíblia e a medicina. E…?
Quanto essa coisa de privilegiar a família e os amigos, eu não gosto de omitir opinião, mas acho que não está correto, afinal de contas, todos tem problemas e precisam de ajuda e orientação, concorda?
Quando a coisa descamba para Orí, nós percebemos de longe, basta ignorar e deixar que o mesmo se engane, afinal de contas quem está se prejudicando é ele mesmo.
Ire o.
Boa tarde Srº da Ilha!Obrigado pela atenção,me desculpe a minha ignorância mas o que o Srº quer dizer com”Quando a coisa descamba para Orí,nós percebemos de longe,basta ignorar e deixar que o mesmo se engane,afinal de contas quem está se prejudicando é ele mesmo”.Estou pensando em entrar nesse terreiro para cuidar do Orixá mas essa dúvida fica martelando sempre minha cabeça “será que realmente estão incorporado?”Eu sei que pode ser resistência minha,já acendi vela para o meu Anjo da Guarda para que ele me oriente na minha decisão.Está muito difícil.Que Oxalá o abençoe.
régio se está havendo resistência interior é por que seu Orí não está aceitando a ideia de frequentar esta casa.
Ire o.
Boa noite Srº da Ilha!Gostaria como posso fazer para entrar em contato com o Srº por e-mail?
Bom dia a todos
Motumbá
Gostaria de agradecer a todos os escritores do blog, vocês ajudam muito nesse caminho de aprendizado pelo qual todos passamos! Tenho um amor enorme por minha zeladora e ela me responde tudo o que posso aprender então, mas infelizmente a rotina fora da religião e a quantidade de coisa que se há para aprender não nos deixa tempo para que perguntemos tudo. Meu maior complemento, além dos livros, é este blog, que me ensina tanto e me ajuda (o que eu acho mais importante) a muitas vezes perceber as intenções com que temos que aprender sobre nossa religião. Cada vez mais percebo que com mais conhecimento o amor só tende a crescer, assim como a sabedoria de entender alguns assuntos que não concordávamos antes e agora percebemos o porquê desses assuntos e até de algumas pessoas serem do jeito que são. Vocês são demais! Entendo que deve ser difícil conciliar a vida “lá fora” e a redação do blog, mas peço que nunca nos abandonem, pois muitas vezes vocês são a minha (e garanto que não só a minha) fonte de força e inspiração em nossa jornada.
Muito obrigado por tudo
Que Oxalá os abençoe
Matheus este é o proposito do blog, desde que sua fundadora Emanulela se propôs a ajudar os que estavam começando sua história.
Obrigado pelo carinho.
Erinlé ki nba se o.
Ire o.