Gbenomè!
Saudações a todos.
Estou retornando ao blog, peço desculpas a quaisquer pendências durante minha ausência. Estarei pronto a ajudar os irmãos sobre os assuntos relacionados a nação jeji, na medida do possível e do meu entendimento.
Dangbe benoi!
Seja bem vindo! Axé.
Belo Retorno!
Gostaria de uma explicação. Tenho uma amiga que é Ekedi raspada e confirmada por Becen (Dan Icó), no Jeje Mahin, Recebeu um cargo de Dan Kue…..O que significa? Qual a responsabilidade deste cargo?
Ola!…gostaria de saber se jeje cultua tambem egungun não se dizer mas quero dizer egun..obrigado pela arencao…walter
GG
Fiz um questionamento no período em que vc se afastou. Gostaria muito de saber quais as comidas específicas de cada vodun, ou pelo menos dos mais significativos dentro do culto no Brasil.
Conheço pessoas que levaram 30 anos para se Tornarem Pais-de-Santo,
mas há pessoas que recitam o toque do Bará – logo que o lêem com Terceiras e Certeiras Intenções! Não se faz Cabeça de Nanã Buruku! No Brazil! É Costume não se acreditar que as Pessoas sejam Incautas!
E kaabo Charles.
Ire o
quero saber mais sobre oxum com o segundo santo em omolum, comida e o que n devo usa roupas etc
Letycya somente os iniciados tem seus tabus, se você não é iniciada não existe tabu, salvo, quando o jogo lhe prescreve alguma restrição alimentar, cor e etc.
Saber que é filho de um òrìsà é uma coisa, ter certeza, somente depois da iniciação, ok.
Ire o.
Olá Glória
Não conheço este cargo, na verdade nunca ouvi falar, mas Dan Kwe seria na tradução “casa de dan”, mas como cargo não conheço mesmo.
Benoi!
Walter,
Nos candomblés jeje-modubi pelo que tive informações cultua-se eguns, porém no jeje-mahi não se faz, não se cultua pois é considerado que Gbesén não aprecia nada que esteja ligado a morte e sendo assim tudo que se faz aos antepassados e realizado atraves de Ayizan – um vodun feminino que representa a morte e a terra.
Hungbono Charles boa tarde
Sou Gainkipé confirmado em uma casa jeje oriunda do Seja Unde historicamente todas as casas do seguimento Mahin são oriundas do Bogum,primeira casa fundada por Ludovina Pessoa,porém conheço pessoas do Bogum e lá existe um cargo com as mesmas funções do Gainkipé porém com o nome de Hundevá poderia comentar sobre os dois cargos?
Kolofé
Olá Diogo,
Bem, primeiramente eu não conheço o cargo de Hundevá, não utilizamos aqui em minha casa esta nomenclatura para nenhum cargo. Sobre o Gannyikpen (ou Gaimpe) é o ogã responsável pela chamada dos voduns, tbm é responsável por ritos de sacrifício sendo auxiliar do pejigã podendo substituí-lo em algumas ocasiões.
Espero ter ajudado.
Dangbé Benoi!
Hungbono Charles
Obrigado pelo esclarecimento sobre o cargo Gaimpe
Kolofé
Boa tarde.
Por gentileza, sou de Porto Alegre e estou à procura de uma casa séria para um atendimento. Através da coluna de amarrações, me foi indicado procurá-lo. Gostaria de jogar e confirmar informações sobre trabalhos bem sérios feitos a para mim, e se necessário, desmanchar. Já me foi mostrado através de uma prima médium vidente e de uma boa cartomante, mas estou à procura de um local de confiança para confirmar e s proceder a quebra desta demanda. Poderia me auxiliar?
Grata..
Maite
olá, gostaria de saber alguma informação se possível acerca do vodum Lepon e do vodum Alogue.
humbono sou ogan e gostaria de seus contatos para nos comunicarmos
meu e-mail e abilioalves1992@gmail.com