Ifá é principalmente um ponto de vista, ao invés de um conjunto de doutrinas específicas. No entanto, vamos dentro desta visão caracterizar certas crenças fundamentais na perspectiva de Ifá. Predominantemente entre essas crenças há a suposição de que o mundo e tudo nele é inerentemente sagrado. Isto significa que o universo é sentido como uma fonte de benevolência em que todas as coisas existem para um propósito. Na cosmologia de Ifá não há “diabo” e não a uma identificação do “mal primordial”, ou seja, o pecado original.
Porque o mundo é considerado sagrado, há em Ifá um sentimento de respeito por todos os seres vivos, o respeito por todos os pontos de vista e uma profunda reverência pela inspiração que vem através da contemplação e observação. Tudo está na floresta e a floresta é vista como viva e consciente.
Não faz sentido os seres humanos se sentirem melhores do que o mundo em que vivem, os humanos são apenas uma parte do ambiente que compartilhamos com tudo o que existe. Assim, a natureza é vista como uma possível fonte de sabedoria.
Dado este ponto de vista, Ifá não expressa o desejo de controlar a natureza, nenhum desejo de explorar os recursos naturais e nenhum desejo de dominar os animais da floresta (humanidade). A Cultura iorubá floresce nas regiões central-leste e oeste da floresta africana, um lugar para se viver em harmonia com a terra e continua a ser um elemento essencial da sobrevivência diária.
A expressão plena da natureza é visto por Ifá como a manifestação viva do Espírito. Tudo o que existe na Criação é uma extensão da Fonte da Criação. Mesmo nos lugares onde a inter-relação de todas as coisas permanece escondido da percepção humana, há uma unicidade.
No contexto desta visão de mundo, a tarefa da vida humana é manter a harmonia e o equilíbrio que inerentemente existe no mundo. Esta tarefa é considerada um dever sagrado que forma a base para orientar o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo e da comunidade. Parte dessa responsabilidade é a necessidade de continuar a agradecer ao universo pela abundância e sistemas de suporte à vida, que ele proporciona.
Isto é feito através da oração diária, a rigorosa disciplina religiosa, celebrações sazonais e reverenciamento a memória dos antepassados que ajudaram a iluminar a profundidade dessas obrigações sagradas.
Em um nível pessoal, Ifá ensina que qualquer pessoa que tenha vivido carrega a semente da divindade. Esta semente pode ser cultivada e desenvolvida como a maturação de uma árvore que cresce, ou pode ser negligenciada e destruída, tornando-se adubo. É esta semente que nos une a uma fonte comum, que por sua vez, fornece a base para que todos se tratem com respeito. Ifá é baseado na crença de que se a vida de uma pessoa melhora, melhoramos a vida de todos. Se uma pessoa sofre, todos no grupo sofrem. De acordo com Ifá, a melhor maneira de evitar o sofrimento é descobrir seu próprio destino pessoal (Orí ipin) e viver uma vida que reflita o conteúdo dessa descoberta.
Por Bàbáláwo Fatunmbi.
e como se faz prá descobrir o ori ipin da gente?
Olavo este trabalho é investigativo e deve ser feito por um Babalawo.
ire o.
Meus respeitos e minhas saudações aos mais velhos e mais novos. Passei para parabenizar pela beleza e profundidade do texto acima, ele demonstra a sapiência e a dedicação ao aprimoramento do autor. Vale ressaltar ainda a grandeza da bondade e humildade em compartilhar conosco tão grande fundamento. Parabéns e que Olorum possa guiá-lo sempre e que o sr sirva de exemplo de vida, porque pra mim ja é. Meus respeitos mais uma vez e peço-lhe humildemente que sempre nos brinde com suas reflexões. Abraços fraternos desejando sempre saúde e paz. Babá Beto D`Oya. Asé O.
Mo juba Baba. Àse fun awa. Àse aiku. Àse ire Ajè.
Olodùmarè possa sempre responder aos seus pedidos.
Èsù lhe abra os portais da lutas com muitas vitorias.
Onà alaàfia.
Mais uma vez, parabéns pelo texto postado. Ainda sou um iniciante em relação aos conhecimentos do candomblé. Leio todos os posts de vocês e vejo que a seriedade e respeito estão acima de tudo para com um propósito tão importante que é a espiritualidade através do candomblé.
Axé à todos!!!
Alexandre obrigado pelas palavras.
Ire o.
Boa tarde Babá da Ilha,
É possivel que o Sr. nos explique sobre a diferença entre as ramifificações das Tradições de Ifá Cubano e o Nigeriano? É possivel uma iniciação em Ifá sem que o filho de santo não tenha se iniciado no candomblé? Já ouvi dizer que em Ifá não há manifestações (incorporação) dos orixás mesmo que o adpto do culto já tenha sido iniciado no candomblé.
Obrigada.
Claudia existe uma diferença muito grande entre o Ifá cubano e o Ifá nigeriano, não cabe discutir isto aqui no blog, pois não tenho opinião formada sobre o assunto. Sigo o Ifá nigeriano da cidade de Ode Remo, família Adesanya. Qualquer pessoa pode ser iniciada no culto de Ifá, porém, nem todos serão um Babalawo.
Existem alguns cargos dentro do culto e alguns não poderão ver Odù e não poderam dar consultas a seus clientes, você não precisa e nunca precisará ser iniciada em òrìsà para fazer Ifá, são cultos diferentes.
Você ouviu dizer errado, todo Babalawo que é iniciado em òrìsà é um Elégun e com certeza receberá a manifestação de seu òrìsà.
Eu estou me preparando para ser Babalawo e sou iniciado e tenho a energia de Erinlé dentro de mim e ela se manifesta.
Quem diz isto não tem conhecimento de culto de Ifá.
Ire o.
Obrigada pelo esclarecimento.
Saudações Da Ilha ; Gostaria que o senhor postasse algum Itan sobre o Odu Oturukpon-Irosun e Divindades vigentes nesse Odu , desde já lhe agradeço por esclarecer .
Marques cada Odù ou Ómó Odù tem em média 1680 versos.
Posso lhe dar alguns versos sobre o Odù do ano Yoruba 2012/2013 e os òrìsà que falam nestem Odù.
Òtúrúpón’Ìrosùn diz:
Ifá adverte todos os devotos a terem cuidado com a forma com que contam as suas histórias. Apesar de tudo que eles disserem ser a mais pura verdade, esta verdade irá magoar muitas pessoas, pois irá levá-las ao ridículo e isto é muito desconfortável.
Os alto falantes da verdade podem ser tornar obstáculos, se não barreiras impossíveis de serem transpostas para concretizar os sonhos/projetos de sua vida. Isto também pode levá-lo a serem descriminados e segregados por sua comunidade.
O grande conhecimento da história é o que leva um pássaro a dormir no interior da floresta.
Esta foi à mensagem de Ifá para Adaba suusuu, a Pomba.
Quando ia abusar dos habitantes de Isokun, como escravos.
E Osi Isokun também é um escravo.
Ela foi aconselhada a oferecer ebo
Ela se recusou a cumprir.
Ela foi levada para fora da cidade
Após isso ela dizia
Otun Isokun todos estão se comportando como rei.
E Osi Isokun, também está se comportando como rei.
Eles disseram que ela já havia chamado os escravos
Ela deve permanecer na floresta, lugar onde ela estava.
Todos os devotos de Ifá
Eles devem oferecer ebo e fazê-lo corretamente.
Comentário: Eu acredito que este ano é o momento de abordar a questão das feridas da escravidão. Esta não é uma questão fácil de enfrentar, transformar ou curar. Isso não é desculpa para nós a partir da necessidade de assumir a responsabilidade pelos danos causados.
Ifá diz que muito devotos de Ifá/òrìsà devem ser colocados em posição de liderança no próximo ano.
Ifá assegura que se bem tratados eles vão se tornar os favoritos de muitas pessoas para o resto de suas vidas.
O interior é agradável e o exterior igualmente é agradável.
Esta foi à mensagem de Ifá para Oore.
Que vai se tornar o rei de todas as esteiras.
Ela foi aconselhada a oferecer ebo
Ela obedeceu
Viajantes da cidade de Ipo e de Ofá.
Venham se juntar a nós em meio a todo o ire da vida.
Comentário: em termos simples devotos de Ifá irão intensificar e identificar-se como devotos de Ifá.
Ifá aconselha a todos os grupos Ifá/òrìsà a oferecer ebo para que seus grupos continuem a crescer.
Ifá diz que estes grupos são muito pequenos quando comparados com outros grupos espirituais.
Ifá diz que é preciso fazer esforços para aumentar o numero de devotos de Ifá/òrìsà este ano e ao mesmo tempo garantir que a qualidade da espiritualidade não seja comprometida.
Os materias usados aqui são dois carneiros adultos e dinheiro.
Oturupon sokun
F’agada lami
A mensagem de Ifá para os habitantes de Isokun
Quando não eram mais de 20 em número
Eles foram aconselhados a oferecer ebo
Cumpriram
Em pouco tempo, não muito longe.
Venha se juntar a nós no meio de todo ire da vida.
Comentário: na minha experiência Ifa está diminuindo de tamanho devido à quantidade de distorção e difamação da nossa fé a partir de dentro da nossa fé. É um momento para os Bàbáláwo de bom caráter juntar as mãos e ser testemunha dos elementos fundamentais da nossa fé.
Ifá diz que esta cerimônia anual trará progresso, sucesso, realização e bem-estar geral para todos os devotos de Ifá / òrìsà este ano.
Haverá a necessidade de celebrar o nosso sucesso e conquistas mais do que celebramos nos anos anteriores.
Ifa aconselha cada templo, comunidade, grupo ou indivíduo para oferecer ebo.
Eles também precisam ter Èrè (estatua) Ibeji e celebrar sua cerimônia de forma abrangente este ano.
Aro ab’eyin wereke
Ele lançou Ifá para os habitantes de Isokun Aromose
Eles foram aconselhados a oferecer ebo
Eles cumpriram
Temos celebrado o aniversário deste ano
Vamos também celebrar o aniversário do ano seguinte, juntamente com a riqueza e os nossos filhos.
Aro ab’eyin wereke
O habitante de Isokun Aromose
Aro ab’eyin wereke.
Comentário: O Odu está pedindo comunidades individuais para fazer o ebo para o ano em um festival que homenageia Ibeji e que, se possível, estátuas Ibeji devam ser a peça central do festival.
Òrìsà que falam neste Odù
Òrìsà e Irunmolé que estão ligados a Oturupon ’Ìrosùn.
1. Ifa – Para direção na vida, progresso, elevação, apoio, conquistas, satisfação e bem estar geral.
2. Ori – para cumprimento do destino, orientação, santuário, proteção, apoio, elevação, conquistas, vitória, satisfação e auto realização.
3. Èsù Òdàrà – para apoio, santuário, vitória, elevação, sucesso e bem estar geral.
4. Obátálá – para direção, liderança, proteção, santuário, vitória, satisfação, paz de espirito e sucesso global.
5. Ègbé – para companheirismo/amizade, progresso, sucesso e auto realização.
6. Ogun – vitória sobre inimigos, sucesso, liderança e bem estar geral.
7. Ibeji – para sucesso, multiplicação, segurança, progresso, gravidez, educação dos filhos e bem estar geral.
Òrúnmìlá gbé wá o.
Ire Baba.
Texto de Oluwo Solagbade Poola e comentários de Áwo Fatunmbi.
Ola
Porque o mundo é considerado sagrado, há em Ifá um sentimento de respeito por todos os seres vivos, o respeito por todos os pontos de vista e uma profunda reverência pela inspiração que vem através da contemplação e observação. Tudo está na floresta e a floresta é vista como viva e consciente.
Anita você não sabe como me sinto feliz em ver este tipo de compreensão. Somos uma malha interligada, tudo no universo tem um certo grau de consciência. Você está corretíssima.
Ire Ìyà.
Motumba Baba.
1 – Na Nação de Ketu, precisamente no asé Oxumaré, há algo relacionado a fazer santo de nome OBÒ Orixa?
2- Processo pelo qual nao se raspa o yawo e sim faz marcas tipo “moeda” na cabeça?
3- Outra coisa, se este Obò Orixa do Ase Oxumare recebe um posto tipo Ya Lase (Esta é Adjoie ou Rodante?).
4- Sendo Este ObÓ Orixa poderá Criar barco (Ser Gibonan) ou Mae pequena com menos de 1 ano de feitura ?
Obrigada
Thais eu não conheço as particularidades do áse Òsúmàrè.
Quem é filho deste àse é o Baba Fernando.
Ire o.
Thais sobre sua pergunta fala o Babalorisá Fernando de Osoguiyan criado dentro da raiz Àse Osumaré.
1-Não existe Obó Orixá no axé Oxumare, talvez a pessoa tenha entendido
errado, o baiano fala puxando o agudo, vai que pode ser omó (omo)
Orixá.
2-Se a pessoa é iyawo então foi raspada, caso o contrário não é
e nunca será um iyawo.
3- Iyá Lasé é um posto vitalício e só existe uma pessoa no Asé Oxumare.
4- Criar barco exige um posto dentro da casa que pode ser de Akibonã ou Iransé.
Ire o.
Da Ilha, muito bom dia !
O que houve com o bàbá Fernando ? não voltará mais para o blog ?
transmita a ele nossa saudade e a falta que nos faz com seus ensinamentos sobre a nação Ketu.
que Oxaguiã nos abençoe.
Garcia Fernando está dando um tempo para desanuviar as tensões, foram 4 anos diariamente no blog.
Com certeza ela estará novamente entre todos nós.
Ire o.
Oi. Só queria parabenizar pelo trabalho. Eu sou evangelica, mas tenho interesse em toda religião, porque acredito que todas tenham algo a nos ensinar. Belíssimas palavras as suas no texto. Crenças realmente lindas e que todos deveriam pôr em prática.
Vou continuar lendo os outros artigos para aprender mais sobre essa religião incrível.
Mais uma vez, meus parabéns. Continuem o excelente trabalho *-*
Amei maravilhoso não consigo parar de ler
Obrigada