Os povos de origem yorubá tem um nome especial de tratar seus antepassados,egun,esse termo identifica o antepassado masculino espíritos divinizados através de rituais específicos, aonde o morto passa a ser considerado de forma especial, ele recebe um novo nome e começa ser cultuado junto ao assentamento dos demais antepassados.
Os yorubas acreditam que o culto a egun serve para harmonizar a pessoa com o passado, mas principalmente para reverenciar aqueles que contribuíram para a nossa existência, pois como todos sabemos sem passado não existe presente e muito menos futuro.
Os espíritos dos mortos na cultura yoruba recebem o nome de oku, não é todo oku que se torna egun ,mas todo egun um dia foi um oku.
A diferença esta nos rituais próprios para tornar o oku um ser divinizado, esses rituais podem ser feitos somente para os espíritos de pessoas iniciadas no culto de orisa ou de egungun,é claro que existe outros pré requisitos para que esse processo de divinização seja efetuado o homem quando vivo deve ter um comportamento exemplar se pretender um dia ser cultuado como egun.
No Brasil existe uma diferença em relação ao que é feito no território yorubá, aqui se acredita que os eguns jamais devem ter contato direto com as pessoas, isso para a tradição yorubá não procede, os antepassados ficam felizes com esse contato,essa é uma das formas de harmonizar o espírito com seu descendentes. Não confundir contato com tocar no egun.
Quase todo espírito (oku) cria problema para os seu descendentes se não for cuidado de forma adequada,normalmente a falta de rituais fúnebres próprios e o despreparo das pessoas para cumprirem algumas exigências básicas nessa relação homem espírito terminam criando esse conflito.
Na cultura yorubá existe uma sociedade secreta que se encarrega dos rituais fúnebres, esses sacerdotes cultuam uma divindade chamada Oro, que no Brasil ainda é um pouco desconhecida.
No tocante aos espíritos dos antepassados femininos, é muito raro que seja cultuado de forma individualizado, normalmente é cultuado de forma genérica na sociedade secreta das Iya mi, exemplo iyami Osoronga,Iya mi Aiye,Iya mi Aje…
Exemplos de culto :
1-Egungun,culto de espíritos masculinos individualizados
2-Oro,culto de espíritos masculino generalizado.
3-Iya mi ,culto de espírito feminino generalizado.
Observação: Não confundir com o culto aos Orisas, espíritos divinizados,e com culto no Brasil relacionado as forças da natureza.
Para melhor entendimento,não confundir com caboclos cultuados na Umbanda religião de origem Brasileira.
Autor: Babalawo Ifagbayin Agboola
Bàbá Fernando,
Gostei muito do texto que escreveu, mas ele fortaleceu ainda mais minha duvida que a algum tempo coloquei no blog mas não foi exclarecida… Vou separar minha pergunta em 4, talvez assim fique melhor. sê puder me responder.
1- Quando uma pessoa morre e seu espirito é assentado. essa pessoa não se prende ao ayê, assim tornando-se um SEM CAMINHO?
2- Sê uma pessoa morre, sendo que já foi iniciada no culto a orixa, e não é feito o ritual funebre correto, o que acontece com esse espirito?
3- Esse espirito divinizado e cultuado manifesta no povo de culto a Orixá?
4- Trata esse espirito como se trata um orixá? no que diz respeito a oferenda, respeito..
Aguardo anciosamente à resposta!!
Axé
Jonathan,
Pedi a Iyá Suami para lhe responder, uma vez que o texto postado por mim é de sua autoria e pesquisa, aguarde por favor.
Axé.
Não ficou muito claro pra mim quanto o que é um Egun e o que é um Oku.
Desculpa pelo incomodo. É que estou estudando sobre o assunto e gostaria de entender um pouco.
Oi Baba Fernando.
Queria lhe perguntar uma coisa. Cualquer babaloorisa pode assentar um Egun, ou só os babaloorisas dedicados ao Egun podem?
Para saber que Egun pode se asentar, se consulta nos bucios??
E tambem, o Oku seria a alma da pessoa e o Egun e essa alma já ascendida?
Por ultimo, poderia voce falar mais um pouco de como sao criados os conflitos com eguns?
Muito brigado!!!
Atenciosamente,
Martin
Martin,
Qualquer Babalorixá pode assentar um egun descendente de seu axé, descendente do seu Orixá. Nada se faz sem o consentimento de seu Orixá e através de Orunmilá, portanto o jogo de búzios é fundamental.
Nás chamamos de Okú todo Egun que não foi feita as cerimônias de praxe e nem dado as devidas considerações através de rituais. A palavra Egun se tornou genérica, chamamos de egun a energia fria que ficou da pessoa que faleceu.
Axé,
Quais são as ervas mais utilizados para banhos no Candomblé?
filosofiaincomun3,
Existem várias ervas que são utilizadas para banhos no candomblé, dentre elas: oriri, manjericão, levante, saião, macaçá, oripepé, colonia, alfazema, etc, etc. Saber administrar corretamente é o mais importante, pois temos ervas frias, ervas quentes, ervas que se compôem uma com a outra.Um banho pode fazer bem a uma pessoa e não ser indicado para outra.
Axé.
Axé.
Fernando,
Muito brigado pela resposta. Gosto muito do blog, é um prazer ler informação tão completa, escrito com amor e tolerância com outras nações, e formas de entender o Orixá.
Parabéns novamente, e um abraço desde Argentina.
Martin
Mutunbá.
Porque os eguns são falados de uma forma tão negativa, de espíritos zombeteiros sem luz……
Achei muito interessante é pude ver um ponto positivo do inverso que as pessoas ,de algumas casas de axé se referem aos eguns….
Axé
Reblogged this on filosofiaincomum3e comentado:
Sempre ouço sobre Yorubá, que é de Angola se estou certo. Porém não há outras muitas línguas africanas? Queria saber a denominação de outras.
filosofia,
Tempos o povo que fala a língua Yorubá mais precisamente na grande Nigéria e temos o povo que fala a língua Bantu mais precisamente na Angola e no Congo.
Axé.
Oi. Como faço para identificar as ervas usados nos trabalhos e de um modo geral achar os legumes verduras e frutas numa floresta?
Obrigado
Axé
Filosofiaincomun3 a identificação das ervas se faz por alguém que as conhece e passa este ensinamento adiante, você pode estudar ver fotos, andar nas feiras, pesquisar e perguntar. Saiba que colher folhas na mata requer conhecimento dos ritos de Osonyin, cantigas e òfó na hora de pegar estas ervas.
Achar legumes e frutas na floresta eu acho um pouco difícil, visto que estes elementos são raros nas florestas do Brasil.
Ire o.
olá bom alguém me passa ritual ou oraçã forte pq minha vida só anda para atras não consigo emprego perdi bolsa de estudo casamento acabou to me afundadando cada vez mais e mais
Melissa se fosse fácil assim.
Não menosprezo nem um centímetro sua dor. Mas todo mal tem cura e tem seu próprio remédio.
Não podemos sair se atou medicando, você pode acertar no remédio e errar na dose.
Rezar é bom, nossas palavras tem poder e eça é o mais poderoso ebó que podemos fazer.
No entanto, temos que falar com o coração alinhado com nosso caráter.
Primeiramente devemos nos olhar no espelho e tentarmos descobrir quem realmente somos, socialmente, intimamente, familiarmente e amorosamente.
Depois desta auto analise, devemos partir para as correções e vigiarmos nossos atos no dia a dia.
Este pequeno movimento em direção ao centro, fará com que as divindades nos olhem com outros olhos, nos permite receber bênçãos de vários tipos.
Vida longa, saúde, família, filhos, prosperidade e etc.
Assim é a nossa religião, por isso muitas pessoas pensam que entrar para “Macumba” é a porta da resolução de todos os problemas.
Quando na verdade poderemos estar potencializando nossos defeitos e recebendo um pagamento que não nos interessa.
Potencializando, pois, estaremos debaixo dos olhos das divindades e seremos muito mais cobrados.
Meu conselho: Procure alguém que possa abrir um jogo, que lhe fale as verdades e que você fale a verdade, que você realmente busca a mudança e uqer ser um novo e grande ser humano.
Duvido que o òrìsà irá lhe virar as costas.
Ire o
Parabéns pelo rico e criterioso trabalho, axé.
Boa tarde, qual orixá encarregado decifrar os sonhos? Qual a sua liturgia? Como cultua-lo? Adura?
Zelia quem decifra é Òrunmilá.
Somente os iniciados em seu culto conhecem sua liturgia.
Pode rezar quando sentir vontade de rezar para ele.
ire
Pai Fernando, bom dia!
A pronúncia oku é oxítona, seria assim, okú, caso fosse acentuada?
Um abraço.
Mario,
Òkú.
Axé.
olha estou com problemas com egun, e foi me passado que a unica casa que pode resolver é em itapecirica …… procede?
Samuel,
Itaparica é uma referência no culto a Egungun, mas certamente o problema que você tem pode ser resolvido em algum outro lugar com gente preparada para tal.
Axé,
Olá Samuel, sua benção Dayane!
Samuel, fiquei na dúvida: Como a Dayane falou, A ilha de Itaparica, na Bahia, é uma referência em culto Egungun. Mas você diz Itapecerica, e aí tem duas: Itapecerica, Minas Gerais, perto de Divinópolis, que tem um terreiro de Candomblé bem conhecido na região, oi Itapecerica da Serra, em São Paulo, que tem a maior concentração de Casas de Candomblé, Umbanda e Quimbanda que eu conheço. Alguns muito bons, outros meio diferentes, enfim.
Não precisa ir em Itapecerica, nenhuma das duas, nem Itaparica, a não ser que queira conhecer. Procure uma boa casa, que seja séria, e pronto!
Se você estiver em São Paulo, posso te recomendar algumas, inclusive em Itapecerica! Boa parte do meu trabalho de conhecer entidades foi feito nas centenas de terreiros dessa região.
Motumbá!
Bizzi quis dizer Itaparica…
Estou em minas.. Mas em Belo horizonte … conhecendo a religiao agora!
Muito bõa as explicações. Ase com ase