Na busca da disseminação do conhecimento não classificado como “Awo” (o mistério que só pode ser revelado aos iniciados), a razão de confeccionarmos aquilo que muitos chamam de o “Terço ou Rosário dos Òrìsà. Elaborado a partir de Ikó e de determinadas partes dos Eranko ofertados aos Orixás, surgiu por conta da prova de amor de Ejiogbe pelo seu Pai Orunmilá.
Uma antiga história Nàgó conta que Orunmilá estava em dúvidas de qual filho ele escolheria para ser o primeiro a lhe representar no seu oráculo sagrado. Orunmilá chamou todos os seus filhos e disse: “Vocês irão me representar em uma festa que haverá no palácio do Oni (Rei de Ifé). Cada um de vocês terá que provar que durante a festa estavam se lembrando de mim, mostrando que são meus filhos e que me amam verdadeiramente”.
Todos os irmãos caminharam durante 7 dias rumo à Ifé, para a grande festa. Ejiogbe era o mais desprezado dos irmãos e logo no inicio foi deixado de lado. Todos os demais irmãos caminharam rapidamente para chegar brevemente a Ifé.
No dia da grande festa, os irmãos de Ejiogbe já estavam lá, comendo e bebendo de um tudo, do bom e do melhor, sem sequer lembrar do seu Pai. Ejiogbe chegou ao final da festa, muito cansado e com fome por conta da viagem longa que fez.
Quando seus irmãos viram que ele estava lá, trataram de lhe dar às costas, ignorando-o. Ejiogbe se apresentou ao Oni, dizendo que era o filho de Orunmilá e que estava ali para lhe representar. O Oni disse que era um prazer receber o filho do Testemunha do Destino. Faminto, Ejiogbe foi à mesa para comer algo, no entanto, por ser o final da festa, só encontrou ossos, patas, asas e cabeça.
Ejiogbe comeu um pouco e pegou o restante, colocando em um saco de pano que trazia consigo. No caminho de volta à casa de Orunmilá, todos os irmãos começaram a maltratar Ejiogbe, dizendo que ele era vergonha de Orunmilá e que ainda por cima, estava carregando um saco com restos de comidas. Ao longo dois dias, o cheiro provindo do saco ficava mais forte e, novamente, os irmãos de Ejiogbe largou ele sozinho.
Quando os irmãos de Ejiogbe chegaram à Casa de Orunmilá eles foram logo dizendo que a festa estava muito boa. Ejioko disse que havia mostrado a todos suas habilidades, Ogundameji também, Osá, Okanran e todos seguidamente falaram suas histórias, todas enaltecendo a si mesmo.
Orunmilá então disse como vocês me provam que se lembraram de mim? Todos se entreolharam e ficaram mudos. Nesse tempo, chegou Ejiogbe que foi logo indagado por Orunmilá. E você Ejiogbe, o que fez na festa?
Ejiogbe ajoelhou-se diante de Orunmilá e lhe disse: Meu Pai, o grande senhor do destino, aquele que senta ao lado de Olodunmare, a sua bênção. A primeira pessoa com quem eu falei foi com o Oni, dizendo que estava lá pra representar o grande Orunmilá. Quando fui comer, a comida já havia acabado, mas mesmo assim, lhe trouxe esses ossos, para provar ao senhor que, mesmo quando estava com fome, jamais deixei de pensar no senhor. Quando Ejiogbe abriu o saco, estavam alguns ossos selecionados por Ejiogbe, cuidadosamente amarrados com o Iko (a palha da costa).
Orunmilá pegou aquela espécie de terço e pendurou em uma árvore na frente de sua Casa e disse: Todos que passarem por aqui, saberão que Ejiogbe foi o único que se lembrou do seu Pai, mesmo quando estava com fome. A partir de hoje, quando as pessoas desejarem saber aquilo que eu tenho para falar, louvaram primeiramente Ejiogbe e, a partir de hoje, sempre que haver uma oferenda dos Eranko que Ejiogbe me trouxe os ossos, os iniciados na religião dos Òrìsàs deverão pegar esses mesmos ossos e confeccioná-los da mesma forma que Ejiogbe o fez, lembrando dessa passagem.
As casas tradicionais Ketu/nagô mantém esse ritual, que comumente chamamos de terço ou rosário dos Orixás, deixando-os pendurados no tempo no terreiro em lugar seguro em respeito a Orunmilá, mantendo a tradição litúrgica.
Copilação de texto: Casa de Oxumare
Formatação e texto: Fernando D’Osogiyan
Lindo Itan !!! àse a todos !!!
Na casa de minha mãe pareciam frutos das árvores.
Doce lembrança.
Mo jùbá Bàbá.
Que lindo!!!! ^_^ Adorei este itan. E faz pensar realmente se quando estamos muito bem, nos lembramos de quem às vezes não está ou dos que estão ausentes e tanto fizeram para nos ajudar. Amei.
Bom dia!
Uma dúvida, caso possa responder:
Há omo orumila (filho de orumilá)? Há iniciação a este orisá? Se houver iniciação há iaôs desta divindade? O mesmo tenho dúvidas quanto odudua e oranyan.
modupé.
Jéferson,
Não há iniciação para essas entidades, porém, no caso de Orunmilá e Odudua, eles são assentados de acordo com o enredo de cada um, principalmente os zeladores de Oxalá e Oxun. Oranyan, é entendido apenas com o grande fundados da cidade de Oyá na Nigéria.
Axé.
BOM DIA! AGRADEÇO POR ESTE MATERIAL FASCINANTE QUE VOCÊS PÕE A DISPOSIÇÃO DE TODOS! OBRIGADO E CONTINUEM, O EXCELENTE TRABALHO!!!!!ESTOU COM UMA DÚVIDA AGRADEÇO SE PUDEREM RESPONDER! BEM VAMOS LÁ, SOU MÉDIUM DE UMBANDA TENHO ENTIDADES QUE ME AJUDAM E AJUDARAM MUITAS PESSOAS, MAS TIVE TUDO TEM SEU PREÇO, FUI ALVO DE VÁRIOS TRABALHOS DE PESSOAS DIFERENTES ALGUNS DO MEU LOCAL DE TRABALHO, OUTRAS POR ESTAREM RECENTIDAS POR NÃO ESTAR MAIS COM ELAS, OUTRAS POR INVEJAS ETC ….! NUM SOMATÓRIO DE SITUAÇÕES EM SETEMBRO DE 2008,FIQUEI 49 DIAS ENTREVADO NA PRIMEIRA CRISE EM UMA CAMA , DIVERSOS TRABALHOS DIRIGIDOS CONTRA MIM, ENTREI EM AUX. DOENÇA ATÉ NOVEMBRO DE 2008, NÃO FOI CONTATADO NADA FÍSICO ( VOLTEI ATRABALHAR ATÉ AGOSTO DE 2009, APÓS GASTAR MUITO COM TRAUMATOLOGISTAS E EM RAIOS X, FAZEM 3 ANOS QUE SOU DIAGNOSTICO COM “ESPONDILOARTRITE INDIFERENCIADA”, E HÁ POUCOS ACABEI UM TRATAMENTO DE HEPATITE ‘B’, (QUE AINDA NÃO SEI COMO FUI INFECTADO,QUE PARECE ESTAR EM REMISSÃO OU CURADA AGUARDAREMOS), O CENTRO ONDE FREQUENTO DE UMBANDA O CACIQUE É PAI DE SANTO EM JULHO DE 20011 LAVEI MINHA CABEÇA RUTUAL DE INICIO , SÓ QUE O PAI DE SANTO A ÉPOCA ERA DA NAÇÃO JEJE DAI JOGANDO OS BÚZIOS PRA MIM
DISSE QUE TERIA Q MATAR NO PRATO, OK FOI FEITO O BORI , QUARTINHA , E Q UE ERA XANGO SOGBÔ, OK FOI FEITO , DEPOIS DISSO ELE PASSOU PRA CABINDA, E ENTREI PASSEI COMO OS OUTROS FILHOS DA CASA A CULTUAR SANTOS DA CABINDA ONDE EU SERIA XANGO AGANJU, TENTEI FAZER A OBRIGAÇÃO 3 VEZES NUNCA ACONTECEUE DESDE ENTÃO EU TIVE PESADELOS RECORRENTES QUASE TODAS AS NOITES DE ENTRAR NO QUARTO DE SANTO PEGAR MEU BORI E QUARTINHA E JOGAR NA PRIMEIRA PEDRA QUE ENCONTRASSE, CADA VEZ QUE ELE DIZIA QUE EU TERIA QUE FAZER O AMALÁ ERA ESSA A MINHA VONTADE! ALGO FORA DO MEU HABITUAL, NEM COM MEUS EXUS MAIS”AGRESSIVOS”, ME DEIXAM TÃO “POSSUÍDO” QUANTO ISSO! CONCLUSÃO PERDI MEU CASAMENTO NÃO TINHA MAIS CONDIÇÕES, SEM INTERESSE PELA POR ELA, SEM DESEJO, SEM VONTADE DE VIVER, ISTO ESTA INICIANDO EM ABRIL DE 2013 QUASE UMA QUIMIOTERAPIA COM INTERFERON, CONVERSEI COM ELA E DISSE QUERO QUE TU FIQUES PORQUE GOSTAS DE MIM E NÃO POR PENA OU QUALQUER OUTRA COISA MINHA VIDA LITERALMENTE UMA PEDRA,IMÓVEL,TRAVADA, SEM DINHEIRO, DOENTE EM SEM CONDIÇÕES DE INCORPORAR, LAVEI MINHA CABEÇA COM SABÃO DE COCO E SABÃO DA COSTA EM JULHO MINHA VIDA VOLTOU A ANDAR COM PROBLEMAS MENORES , MAS VOLTOU ANDAR!
SOUBE QUE MEU BORI E QUARTINHA VÃO SER DESPACHADOS ! QUAL CONSEQUENCIA DISSO ?VOU CONTINUAR SÓ COM O LADO DE UMBANDA! NA VERDADE TIVE SÓ A CABEÇA LAVADA E MATEI 1 VEZ NO PRATO SÓ ISSO! DESCULPEM A EXTENSÃO DO “JORNAL” , MAS NUM DETALHE OMITIDO FAZ DIFERENÇA PRA VOCÊS TEREM O ENFOQUE NECESSÁRIO!
AGRADEÇO DESDE JÁ A RESPOSTA!
NA VERDADE, FORAM 2 VEZS QUE MATEINO PRATO PRA ELE, A 1º QUANDO AINDA ERA SOBGO PELO JEJE E A 2º QUANDO JÁ ERA AGANJU PELA CABINDA E 3 TENTATIVAS DE FAZER”BORI DE AVES”, QUE NUNCA ACONTECERAM, MINHA SAÚDE SEM PIOROU MTO PRÓXIMA A DATA MARCADA DA REALIZAÇÃO DO RITUAL! NUNCA TIVE SANGUE NA MINHA CABEÇA . SÓ NO BORI E QUARTINHA E NA GUIA!
Tato fazer Bori não justifica uma conexão ou obrigatoriedade com a casa ou com orisa. Bori é cerimonia individual, sem vinculo e sem qualquer algema, não existe Bori de Orisa, existe Bori de Ori e ponto final. Isto é Lei.
Creio que você deva jogar com alguém que possa lhe trazer respostas do oráculo (Orunmilá/Osun), se você não raspou (iniciou) dentro do Candomblé, você não é hierarquicamente e religiosamente falando: Nada.
Você pode seguir com sua Umbanda e cuidado se este senhor mudar novamente de água.
Ire
Por isso mesmo, você não tem nenhum vinculo.
Ire
OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO ABRAÇOS’!!!!!!!!!!!!!!!!
Boa tarde, fiquei confusa inicie na umbanda depois passei para candomblé na hora dá obrigação foi me perguntado se eu queria raspar ou nao eu disse nao elá me explicou que quando tivesse a minha casa (coisa que eu nao quero, quero ser uma eterna aprendiz e cuidar corretamente dos meus orixás) eu só nao poderia raspar. Agora vou dar obrigação de 7 anos e li post vosso que hierarquiamente nao sou nada.
Zélia se vc não se iniciou dentro Candomblé, não tem obrigação de 1, 3 ou 7 anos.
Bori não dá hierarquia a ninguém.
Que obrigação foi essa que vc fez?
ire
Boa tarde ja fiz tanta coisa, fiz um bori pprimeiro quando cheguei a casa, depois início de 21 dias iawo, onde fui a dofonitinha dó meu barco, e a mae de santo falou k eu podia escolher em raspar todo o cabelo ela só cortou o cabelo em volta dó meu ori, com um ano fiz uma outra deitada, a é casa ketu
Primeira vez que eu choro lendo um Itan, que lindo!
Vou deixar esse comentário como um up, pois assim as pessoas vão ver com mais facilidade na barra ali do lado e ler.