A Galinha de Angola era uma ave muito feia e por isso, afastava as pessoas de perto de si, mesmo sendo muito rica. Ela vivia abandonada em uma grande floresta em meio a sua riqueza.
Cansada de ser desprezada, resolveu consultar o oráculo sagrado no Palácio de Obatalá. Quando lá chegou, o Sacerdote a colocou para fora, dizendo que ela deveria estar usando um Alá branco para entrar na casa do Grande Deus Funfun. Ainda mais triste, a Galinha de Angola resolveu ir para outra floresta e de uma vez por todas, deixar de conviver perto de
tudo e todos.
Após 21 dias caminhando, a Galinha de Angola parou em uma floresta, sem saber que era sagrada (Igbodu). Lá, ela encontrou um velho maltrapilho gemendo de dores. Esse velho disse:
“Pare! estou muito doente e não tenho dinheiro para me alimentar, me dê o que comer e beber, por favor,”!
A Galinha de Angola pegou tudo o que tinha e deu ao velho homem que, após saciar a sua fome e sede, caiu dormindo em sono profundo. A Galinha de Angola continuou preocupada com o velho e ficou ao seu lado enquanto ele dormia. Ao acordar, o velho perguntou-lhe, porque ainda estava lá, fazendo companhia para aquele velho maltrapilho.
A Galinha começou a dizer que não poderia abandoná-lo, pois ele estava precisando dela, dize sua história ao velho, falando que todos lhe achavam feia, com um aspecto repugnante e que não mais queria viver.
O Velho respondeu que o seu exterior não importava em nada, pois por dentro, ele era um dos seres mais belos que existia. Disse que aquela era uma floresta sagrada e que na verdade, ele era Obatalá. A Galinha de Angola ficou surpresa com a revelação, pedindo-lhe desculpas por entrar na floresta sagrada.
Obatalá pegou Efun e começou a pintar a Galinha de Angola, que ficou muito bonita. Além disso, Obatalá disse que, o maior símbolo para os iniciados era o Osù e modelou um na superfície da cabeça da Galinha de Angola, dizendo que, a partir daquele momento, ela seria o Animal mais Sagrado do Culto aos Òrìsàs, pois somente ela, traz o Grande Osù em sua cabeça.
Essa história é um grande ensinamento, pois mostra que não podemos julgar ninguém por sua aparência, mostra que não devemos jamais negar comida e bebida. Nossa religião oferta, ajuda e acolhe, essa é mensagem que devemos guardar.
Que nosso Pai Òsùmàrè Aràká continue olhando e abençoando todos.
texto: Terreiro de Òsùmàrè
Pode faltar tudo numa iniciação, menos a Etù- A Galinha D’angola
“Ko si etú, ko si múwolé”.
“Se não houver galinha d’angola, não há iniciação”.
bom dia Fernando!
Lindo esse conto, agora sei o pq é tão importante, ter uma galinha d’angola nos rituais. Parabéns ao site, pois através desse belo trabalho, tenho aprendido muito como assídua frequentadora dele.Um ótimo e abençoado dia para tdos.
Mutumbá!
bom dia… poderia me auxiliar em uma questão?
na verdade não tem muito haver com a postagem e sim com uma questão que vem me intrigando…
Acendi uma vela de sete dias e fiz meu pedido para que as conclusões certas viessem até mim. a vela queimou certinho,porém nas bordas logo no final sobrou um pouco.( a vela queimou mais em alguns lugares do plastico,ficou um residuo),minha mãe(que é mãe de santo) me tranquilizou dizendo que o sinal de que a vela indicaria algo ruim apenas ocorreria se a mesma tivesse perdido sua forma e “chorado”para fora do plastico.Posso entender então que meu questionamento deu certo(mesmo com o que expliquei acima). procurei em varios sites porem apenas encontrei coisas referente a chama das velas e não como elas queimam.bjo
Amanda, o fogo é a transformação de tudo que existe na natureza. Não poderia ser diferente com uma vela, digna representante da chama.
A forma como ela queima não me importa, me importa a chama consumir aquilo que nos propomos a oferecer.
Não se apegue a estes detalhes.
Ire o.
a galinha dàngola é fundamental em nossa religião pois sem ela não para se concretizar nada …isso sem falar que é obrigação de cada casa de santo trazela pelo aumenos uma ou duas delas vivas pois ela também representa sempre um reinicio de tudo..ou seja a vida em sua plenitude..viva osun pois se notarem todos nós temos esse ossinho na cabeça de herança kkkkkkkkkk …imprecionante.asé
Bom dia
Sou estudante de jornalismo, e estou finlizando meu TCC sobre Fé
já conversei com pessoas de diversas religioes, e preciso de alguem que era de outra religiao e hoje é do candomble, Será que podem me ajudar?
Seria uma conversa de no maximo 1h, gravada em video, para utilizar no tcc.
mas apenas contar, quais as mudanças e diferenças na nova religiao, como funciona. É bem básico e simples mesmo.
Se puderem me ajudar e retornar por email.
Agradeço muito e aguardo.
Alessandra,
De onde você é?
Axé.
Boa tarde a todos e todas,
Muito interessante a narrativa, daí poderemos concluir que com base nesse itan, o período de recolhimento para iniciação é de 21 dias?
Diga-me outra coisa, por que a arraia é interdito para os fieis do Candomblé?
Um abraço.
Alessandra eu ja fui evangelico e hoje sou do candomble da naçao jeje marrin se vc que eu conte algumas diferença
Bom dia eu tive um sonho que não entendi e por isso vim pesquisar aqui Sonhei que entrava em casa e encontrava no meio do sala uma ave de rabo aberto como o dos pavões mas pequeno em comparação a esse, e de cor dourada, mas ao virar-se tinha 02 presas enormes como do porco espinho para o lado de fora e me senti ameaçada amedrontada eu deixava cair em cima daquele bicho um ferro de engomar frio comum sobre as suas costas e ele era abatido… De repente entrava um vizinho que era pai de santo e desesperado dizia que aquela ave era sua e era uma galinha d’angola eu dizia mas ela mostrou os grandes dentes(presas) pra mim achei que ia me matar,, então eu me defendi… Ele recolhia as penas o sangue e as presas para levar, chorando, eu ficava encabulada mas não culpada eu não sabia nem de onde tinha vindo e tive medo e antes que fosse atacada me defendi… Era uma galinha d’angola, segundo ele, mas era bonita por trás como um pavão enganava pois era vampiresca de frente pelas presas de fora…
Gostaria de ler um interpretação. Li aqui a simbologia da galinha d’angola mas a do meu sonho era uma deformação do que está aí escrito.
Desde já agradeço.
P.S A historia da galinha d’angola é tão bonita…mas essa aí em nada se parece com o que sonhei.
Helena,
Consulte um bom jogo de búzios para saber se há alguma demanda no seu caminho ou algum recado de Orixá.
Axé.
Fernando,
muito agradecida, farei isso, procurarei um bom jogo de búzios.
Axé
A propósito, você indicaria algum do seu conhecimento e confiança aqui em Salvador? Em meio a tantos eu mesma não tenho um mente onde poderia fazer isso por incrível que pareça.
Obrigada.
Axé
Helena,
Alem do Axé Oxumare muito conhecido aí em salvador, posso lhe indicar minha querida Mãe Nilza, ela mora em Cruz das Almas, pode ser?
Axé.
tive um sonho com algumas galinhas d’angola voando até hj não sei o significado deste sonho pode me ajudar?
rosy,
pode ser uma preocupação e incertezas com a parte financeira, mas sonhos são sonhos, uma inconsciência aberta a tudo.
Axé
RACISMO E IGUAL FOME NO MUNDO, NAO SE TIRA DAS PESSOAS
Bom dia!
Não conhecia a origem,
tô encantada,irei buscar mais conhecimento.
Lindíssimo❤️