Por que Enfeitamos a Árvore de Iroko?
Já falamos sobre a roupa que veste Ògún, o Màrìwò. Hoje, vamos falar um pouco sobre a importante Árvore de Ìróko, na qual habita o Òrìsà do mesmo nome. É também, uma pequena homenagem a célebre Egbon Cidália de Iroko, que faleceu esse ano, e que teve um papel de importância singular para o Candomblé do Brasil.
Muitas pessoas que vão às festas de Iroko, observam com atenção os enfeites colocados nessa misteriosa árvore. Muitos acreditam que os enfeites são colocados para deixar a árvore mais bonita em suas festividades, mas a verdade é que, como tudo que há no Candomblé, os enfeites de Iroko não são colocados ao acaso.
Uma antiga história africana, conta que existia uma mulher chamada Oloronbi que não conseguia ter filhos. Ela sempre que passava diante de uma gigantesca árvore de Iroko dizia: “Oh Meu Pai, eu sou muito solitária, se o senhor me der um filho ou uma filha para eu não ficar mais sozinha nesse mundo, eu lhe darei uma cabra e azeite de dendê”.
Sempre que Oloronbi passava diante de Iroko ela repetia sua súplica. Iroko comovido com o sofrimento de Oloronbi, fez com que ele engravidasse. Oloronbi ficou muito feliz ao saber que estava grávida, mas esqueceu-se da promessa que havia feito a Iroko. Quando seu filho nasceu, ela todos os dias passava diante da árvore sagrada, sem sequer reverenciá-la. Iroko muito triste com o descaso de Oloronbi, resolveu tomar para si aquela criança, sendo que foi ele o responsável por ela ter engravidado. Desta forma, num dia em que Oloronbi parou diante da árvore de Iroko, à noite, para conversar, Iroko sem que ela percebesse chamou a criança para dentro do seu gigantesco tronco, cuidando dela.
Oloronbi ficou desesperada, pois não sabia o que havia acontecido com sua criança, procurando um Sacerdote de Orisa, para saber o que tinha acontecido. O sacerdote consultou o Deus da Adivinhação e disse que a criança de Oloronbi estava no tronco de Iroko, pois ela não realizou aquilo que havia prometido. O Sacerdote disse que ela mandasse fazer alguns bonecos e bonecas de madeira, como se fossem seus filhos e que, novamente parasse diante de árvore de Iroko, comentando que estava muito feliz por ter outros filhos e que, no momento em que Iroko fosse pegar os bonecos, ela teria a oportunidade de pegar sua criança e que no outro dia, fosse novamente diante da Árvore oferecer a cabra e o azeite que havia prometido, pedindo perdão a Iroko.
Oloronbi fez o que o sacerdote havia recomendado, resgatando sua criança. No outro dia, Oloronbi ofertou a cabra e o azeite, enfeitando á arvore com os brinquedos, para que todos soubessem que se ela tinha conseguido uma criança, era pelas graças de Iroko.
Essa história mostra-nos duas coisas importantes, a primeira é que jamais devemos esquecer de nossas promessas e, a segunda é que jamais podemos ficar diante de Iroko a noite.
Que Òsùmàrè Arákà esteja sempre olhando e abençoando todos!!!
Ilé Òsùmàrè Aràká Àse Ògòdó
Texto da Casa do Òsùmàrè
A algums mêses atrás eu estava sozinho sentado proximo ao Iroko de la de casa isso ja de noite, me lembro muitoo bem o susto que eu levei, eu vi um rosto ne um dos galhos da árvore que quando notou que eu tava vendo “ele” deu um sorriso de leve pra mim e minha reaçãoo foi sair correndo kkk, fiqueii palido do susto! hojee em dia passo por ele a noite com os olhos bem baixos
Qual o real motivo de não ficar ao redor da grande árvore pela noite? Ele fica mais temperamental pela noite ou algo do tipo?
Alan o Iroko é uma árvore sagrada, é um portal para uma outra dimensão, Deus sabe o que acontece ao redor desta árvore magnifica.
Não acho um lugar tranquilo para se ficar depois de meia-noite.
Ire o.
Bàbá Fernando obrigado por nos oferecer mais um itan de qualidade sobre este magnifico òrìsá.
Os ensinamentos mais profundos deste itan estão nas entrelinhas.
Aikú Bàbá.
Ire o.
Sua benção Fernando.
Tantas vezes realizamos ritos sem mesmo saber o significado do que estamos fazendo, estou adorando estas formações.
Um forte abraço!
Também estou amando saber mais, fico encantada e intrigada com as lendas de Iroko, parabéns pelo blog.
Ola Fernando1
nasci na nação angola, estou endo q aprender tudo novamente, porq vim para o ketu, e não me arrependo, embora tenha sido raspado novamente, digamos assim… em odé!!! minha mae disse que meu problema com meu pai de santo anterior é o axé… que meu santo quer casa aberta e infelizmente isso o incomodava… vc acha isso possivel? no angola ele raspou oxguan… a bençaõ!!!
Heloisio,
Não basta apenas seu Orixá querer casa aberta, é preciso que você faça por merecer e cumpra os ciclos de obrigação e aprenda candombké ketu. Esqueça o passado e siga em frente e prove a si mesmo que seu antigo zelador estava enganado a seu respeito.
Boa sorte,
Axé.
Entao , a minha preocupação é essa mesmo, ja tomei obrigação de 5 anos e nao sei nada de ketu, daqui a pouco ja to nos 7 e nada ainda… e o pior que minha mae acha graça ainda, falta poco carrega odé no colo, e diz pra eu fica frio…aiaiahttp://www.xvideos.com/video2145952/metendo_com_zoom
Axé…
Abença a todos que fazem esse trabalho lindo,esse é seguramente um dos melhores site sobre candomblé, trabalho com artes ,escultura em metal, comecei fazendo orixás e hoje dentre todos os meus trabalhos os orixás é o que mas faço ,isso demostra a força do axé no brasil e no mundo já que tenho feito pra o exterior tb ,sempre que procuro informações,ou uma imagem pra fazer um novo trabalho recorro a vcs,a tempo queria manda esse meu agradecimento ,MUITO OBRIGADO!
Gostaria de pedi Agô pra deixa aqui o endereço do meu site onde tem fotos dos orixás que faço. http://www.aless.art.br convido a todos do site e seguidores a visita.
Dayane já ouvi fala muito sobre o seu ilê e seria uma hora pra mim poder ir numa festa na sua casa pra conhece , eu frequento o Afonjá , vc poderia dizer qual é a próxima festa gostaria muito de ir ,no meu site tem meu e-mail poderia responder por lá ,abrç e Axé.
Alessandro,
Teu trabalho é lindo! Parabéns!
Como podemos adquirir estas peças? Podes disponibilizar os valores?
Desejo-te a sorte do mundo e a benção do Céu!
Um cheiro bem bom!
roney_angelus@hotmail.com
Bom dia a todas e todos,
Ótimo texto, até porque pouco se sabe sobre esse orixá.
Sr. Da ilha, o que tem nas entrelinhas?
UM abraço.
Mais uma vez, caso já tenha feito essa pergunta, não encontrei a resposta, então a pergunta é a seguinte:
Vi, diversas vezes fieis atuados por orixás, sairem do pegy de forma festiva, fazendo o percusso dentro da Casa de Candomblé e mulheres, ekedes, yalorixás acompanhando com os braços estendidods ´para frente e sobre eles uma toalha.
Então, o que significa isso e só mulheres pode?
Um abraço.
Há, senhor Fernando!
Filho de Oxalá, não é mesmo?! O que significam aqueles diversos emblemas, no opaxorô composto de três pavimentos?
Um abraço.
Mário tem fundamentos, que somente a calada da noite pode revelar.
Ire o.
lá a todos!!
Belíssimo Itan!!! Muito obrigado por enriquecer um pouco mais a todos nós!
Aprendo há uns dias um itam de Iroko, lendo a pergunta do Mário, me lembrei dele! Gostaria de aproveitar a oportunidade para dividir com todos:
Eró iroko isó:
No início dos tempos, os Orixás FunFun plantaram uma grande árvore na terra, um de seus mesmo, um Orixá FunFun como eles mesmos, o grande Irokô.
O Irokô só comia branco e só vestia branco, como seus irmãos.
de Iroco. Mas como toda a familia do branco só come coisas que também sejam brancas e também só se veste de branco.
Certo dia dois aldeões começaram uma briga entre eles, só que os dois para a suas épocas eram importantes e envolveu todos: Egun, Ikú, Oxalá ,Exu… todos!
Exu, que é responsável pelos caminhos deste Orixá e de todos os outros, chegou e sem falar muito soprou um pó e cairam dois raios, ao toque do adarun. Só que um raio matou um dos homens e outro raio pegou no outro que também estava envolvido com a briga. Todos acharam que era feitiço, coisa Feita.
Os Orixás FunFun ficaram indignados com tanta bagunça e guerra no mundo e o mundo foi devastado, em punição, com uma forte tempestade. Oxalá, vendo a destruição, foi falar com Olofim seu pai.
Senhor do infinito, Olofim foi comovido com o que aconteceu com suas criações mandou chamar seu filho Iroko, e soprou sobre ele seu Efuru, o sopro da vida, e irokô cresceu sobre a terra devastada. Cresceu e cresceu, cresceu tanto que já quase alcançava o orum (“céu”), mesmo com suas raízes firmes no Ayê (“terra”).
Olofim viu que irokô poderia ver a sua face. Para impedi-lo, lançou o pó da Pemba sagrada sobre a copa da árvore, aparecendo as nuvens impedindo que ele fosse além do que era pra ver.
Olofin, então, mandou chamar Oxalá por vê-lo triste em ver que não poderia voltar mais a terra, já que seu povo, seus filhos, haviam sido destruídos. Olofin quebrou um galho do Irokô e o deu a oxalá, dizendo: “Meu filho, apóie-se nesse cajado, este é seu opaxorô, com ele você assegurará toda a vida na terra, e os Deusesnão poderão mais prejudicar diretamente seus filhos”.
Olofim abençoou Irokô e disse que nunca mais seria Extinto. Seria a única árvore a não sofrer a ação do tempo e passaria a ser morada dos ancestrais, mas também de abikú e de ibeji, e nenhum mortal poderia errubá-lo sem que houvesses punições.
Exu também ganhou o título de oluwo ikoritá (senhor dos caminhos cruzados – as encruzilhadas) pelo ocorrido.
irokô ganhou o título de Eró isó, grande orixá e senhor de todas as árvores, onde até mesmoas yá Mi repousariam.
Motumbá!
Belissima lenda, relata muito bem esse orixá desconhecido pela maioria! Nunca vi um Iroko assentado e muito menos conheci alguem desse orixá, mas ja sei que ele é o chefe dos orixás das arvores (Iggi Olorun), conhecedor das Iyamís, dos abikus e muitos outros atributos ainda desconhecidos por nós
Motumbá meus mais velhos e mais novos
Boa tarde,
Gostaria tanto que respondessem minhas perguntas, pois fui arguido sobre elas e não tive resposta. São as do dia 8 de agosto, sobre as ekedes e as toalhas e o opaxorô. Sei que os senhores são ocupados com seus afazeres, mas de um jeito, tá!
Um forte abraço.
Mário,
Infeites que simbolizam a supremacia deessa Orixá.
Axé.
Boa Tarde
Alguem sabe onde encontro muda ou semente de iroko
Ireoo
Viniciu Iroko não tem fruto, não tem flor e nem semente. O áwo (segredo) da natureza.
Talvés encomendando em algum site especializado, ok.
Ire o.
Olá Vinícius!
A árvore chamada Iroko, também conhecida como Kambala e Teka africana, são, na verdade, duas espécies muito próximas: Milicia excelsa e Milicia nigrus.
Pertencem a família Morceae, a mesma da amoreira, da jaqueira e a árvore da fruta pão, e profundamente relacionada com as figueiras, como a Gameleira, que aqui no Brasil, é consagrada ao orixá Iroko. Não te nada a ver com a Paineira, consagrada à Iroko em muitos paises da América do Sul, ou a Mafumeira, consagrada a Irokô em Cuba, mas essas duas são da família Malvaceae.
O que caracteriza a escolha das árvores consagradas à Iroko nos demais países não africanos aonde o culto foi “exportado” é o tronco largo e extremamente grande. O detalhe é que o Iroko africano começa a ter um tronco considerado largo leva pelo menos 30 anos, as demais árvores, em 10 a 15 anos já o apresentam.
O Iroko Africano possui flores e frutos, mas eles são pequenos e esverdeados, muito difíceis de se ver, até por que são o alimento principal de inúmeras espécies de morcegos, não só os frutos como também o néctar das flores. A atividade das espécies que habitam o Irokô ocorre principalmente à noite! Daí a crença que o Iroko não possui flores, frutos e nem sementes: Se o fruto não passar pelo trato digestivo dos morcegos, não brota! Os frutos que não são comidos simplesmente “esfarelam” num pó grosso e amarronzado.
Para a produção comercial de mudas, as sementes passam por um banho químico que corroi a capa externa dos diminutos frutos. Sim, por que existem Irokos Africanos aos montes no Brasil, inclusive, aqui em São Paulo, compra-se facilmente mudas dessa árvore nos entrepostos de flores e plantas do estado, sempre chamadas de Teka Africana.
A madeira do Iroko é densa e resistente, nada a ver com a madeira extremamente leve e macia da Gameleira. Possui uma textura zebrada muito bonita, e a árvore cresce rápido e, antes de começar a alagar a base, possui um tronco reto e liso, excelente para a produção de madeira. Sua beleza e resistencia é semelhante à da Teka verdadeira, árvore nativa do extremo oriente e oceania, mas de crescimento bastante lento.
Motumbá!
Mukuiu.
Acabei de sair de uma casa, porque percebi o tal da ” desonestidade e ganancia por dinheiro ” referente a yalorixa .
Ela não aceitou que eu pegasse meus igbás , e isso para mim foi um atormento, porque ela falou que só iria me entregar se eu pagasse o chão de 4 mil mais o valor que exu pedi para tirar o santo.
Então percebi que ela só estava segurando o santo pelo motivo de dinheiro, ai pedi ajuda ao Exu tranca rua, e ele me falou para seguir minha vida adiante, e não permanecer no passado, que eu fizesse oque meu coração pedia, que independente de que acontece-se meus guias estarão sempre comigo.
Eu sou uma pessoa que não gosto de guerra, então com uma dor no peito, resolve que ela liberta-se os igbás. Ai veio a tristeza maior, ela me mandou uma mensagem dizendo que ” exu , egum e o diabo que cobrassem de mim ”
Fiquei totalmente em transe pelo fato dela mandar uma mensagem no meu celular falando um absurdo desse.Agora me para para pensar, que casa e que mãe é essa que eu estava.Gostaria de um conselho de vcs, porque estou totalmente decepcionada.
Axé
Giselly,
Imagino a tensão que está nesse momento.
Giselly, certa vez eu ouvi de orixá: “o orixá está na sua cabeça, em você. E isso é o mais importante”. Infelizmente existem zeladores egoístas desse tipo. Se mãe Oyá está contigo, nada te derruba, irmã.
Se você não gosta de “guerra”, siga a sua vida. Oyá colocará uma boa casa no seu caminho e você remontará os igbás.
Axé.
Axé ,muito axé Dayane , tenho certeza que essa dor que está em meu peito, e toda essa tempestade oya vai tira do meu caminho, to levando tudo isso como uma experiência , e que cada dia peso ao orixás sabedoria, proteção, e que cada dia me transforme em uma pessoa melhor.Resolve posta aqui porque chega uma hora que vc precisa desabafar com alguem, chorei muitoooo, mais se os orixás me mostraram o tipo de zeladora que ela é, não poso jamais reclama, porque eles estão olhando, vigiando a minha vida, e me livrando do mau, tambem é triste porque gastei 6 mil,e foi comprado tudo com muito amor e sacrifio , mais o orixá minha mãe oya ,vai me dar em dobro eu sinto isso.Nos meus orikis peso que apesar do que ela me fez, desejo toda felicidade do mundo pára ela , porque um bom espirita , e aquele que perdoa seus inimigos e que cuida dos necessitados ”Caridade”.
Muito obrigado de coração, que Oya te abençoe .
boa tarde amigos, alguém pode gentilmente me informar onde posso comprar uma muda da Iroko? agradeço muito
sandra,
Eu comprei a minha muda há alguns anos atrás no Mercadão de Madureira-RJ, no box da Fátima.
Axé.
boa noite Fernando,
grata pela dica, vou ver no mercadao aki de sampa. valeuuu.
axé.
pessoal continuo na busca da muda da Iroko, estou aqui em Sampa e pelos contatos que venho fazendo estou com dificuldade de encontrar…
agradeço se alguem aqui de sampa tiver uma dica…
axé! Sandra
Fernando D’Osogiyan
Será que poderia fazer a gentileza de me colocar em contato com a Fátima? Te agradeço, Axé, Sandra -> sbahdour@gmail.com
sandra,
Fátima Dinis
Tel: (21) 3355.9873
(21) 77222251
ID 106*8095
Mercadão de Madureira-Box 16- RJ
Boa sorte,
axé.
:):):) imensa gratidão Fernando. Axé
Sandra Bahdour
Fernando ja ouviu dizer que a Iroko e também conhecida como Teca Africana?Axé! Sandra
sandra,
Nunca ouvi dizer.
Axé.
Olá Sandra,
A Árvore conhecida pelas nações Yorubás como Irocô, Milicia excelsa e Milicia nigra, é conhecida comercialmente como Teka Africana, alusão à Teka, Tectona grandis, árvore nativa na Oceania.
O nome vem da semelhança entre as padronagens da madeira quando cortada, com o diferencial que o Iroco tem crescimento mais veloz que a Teka.
Motumbá