Uma interesante cerimônia acontece todas as semanas, na África, para o Orixá Ògún Igbó-Igbó, na pequena aldeia de Ishede, em Holi, região de floresta úmida situada exatamente na fronteira da república Popular do Benin (antigo Daomé) com a Nigéria.
Trata-se de uma típica semana Yorubá, cujos dias são dedicados sucessivamente a Exú, Ogun, Xangô e Oxalá.
Ishede permaneceu muito tempo isolado do mundo exterior, em função da natureza pantanosa do seu terreno, o que dificulta a construção de rodovias de acesso. Desta forma, esta aldeia tinha conservado até 40 anos atrás (quando foi realizado este ensaio fotográfico), os hábitos e os costumes religiosos dos antepassados, totalmente preservados das influências estramgeiras. Ishede era um excelente exemplo do que foram as cidades nagôs-yorubás antes da chegada dos missionários cristãos e mulçumanos e dos representantes do poder civilizatório.
O Alase (guardião do poder) de Ògún Igbó-Igbó detém, na ladeia, a posição de chefe tradicional, estando sua autoridade fudamentada na força deste Orixá, o poder que ele possui é de características teocráticas. O Alase assiste e preside as cerimônias realizadas a cada semana Yorubá para homenagem a Ògún Igbó-Igbó.
O templo de Ògun Igbó-Igbó está localizado numa grande clareira da floresta, vizinha à aldeia. O santuário onde são venerados os ferros de Ògún, símbolos de seu poder, consiste em uma choupana redonda, de teto em forma cônica, precedida de um galpão cujo o telhado de palha é sustentado por pilastras de madeira esculpida. Ao lado do templo tem um pequeno cercado chamado Idomosun, onde são feitas as oferendas aos ancestrais dos participantes da cerimônia. Em outro cercado, em frente ao templo, guarda-se sob os cuidados de Yafero, o odundun, planta que acalma , conhecida no Brasil como Folha da Costa.
Dois outros Orixás também são abrigados em choupanas ou cabanas, sendo uma de forma cônica, que é o templo de Exú, a outra guarda os objetos sagrados de Oxóssi, o caçador. Existe ainda um abrigo que serve de “caserna” aos Egbenlas, os soldados de Ògún. Os tocadores de atabaques são instalados ao ar livre, ao lado do templo de Ògún.
Há ainda outros assentos em diversos lugares para os demais dignatários da cerimônia e, finalmente, para as mulheres que cantam para saudar, mas, que não entarm em transe durante os rituais. O Alase também não entra em transe, este é um previlégio do sarcedote portador do título de Soba.
A manifestação da presença de Ògún é aconpamhada pelas presenças de Odé e Exú, que incorporam respectivamente em Onisogun e Oluponan.
Uma mulher, Yafero, é encarregada de acalmar Ògún se ele se tornar muito violento. Ela participa de todas as danças do ritual.
No dia consagrado a Ògún, o chão da clareira é cuidadosamente varrido, os sacerdotes dos Orixás e os dignatórios chegam uns após os outros tomam assento nos lugares determinados pela tradição.
Depois de algum tempo de pausa, a orquestra composta de três atabaques entram em ação com seus cântigos e rítmos e os sacerdotes de Saba, Osogun, Oluponan e Yafero, entram em transe e dançam em harmonia perfeita, uma espécie de quadrilha. Eles vão e vêm , saúdam os notáveis e pessoas presentes, Os egbenlas, soldados de Ògún, acompanham suas evoluções armados de facão.
Ao fim de um certo tempo, cada um dos participantes retorna a seu assento no lugar que lhes foi reservado, os atabaques param de tocar, os Orixás retornam aos seus templos e os sacerdotes depois voltam para confraternizar com todos.
Texto de Pierre Verger
*Publicado originalmente na revista Bric à Brac, IV, Brasília, 1990
Fotos sobre o texto podem ser vista no livro:Verger|Batiste – Dimensões de uma amizade.
Ègbé
Orikí de Ògún,
Ògún pèlé o !
Ogum, eu te saúdo !
Ògún alákáyé,
Ogum, senhor do universo,
Osìn ímolè.
loder dos orixás.
Ògún alada méjì.
Ogum, dono de dois facões,
O fi òkan sán oko.
Usou um deles para preparar a horta
O fi òkan ye ona.
e o outro para abrir caminho.
Ojó Ògún ntòkè bò.
No dia em que Ogum vinha da montanha
Aso iná ló mu bora,
ao invés de roupa usou fogo para se cobrir.
Ewu ejè lówò.
E vestiu roupa de sangue.
Ògún edun olú irin.
Ogum, a divindade do ferro
Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn.
Orixá poderoso, que se morde inúmeras vezes.
Ògún onire alagbara.
Ògún Onire, o poderoso.
A mu wodò,
O levamos para dentro do rio
Ògún si la omi Logboogba.
e ele, com seu facão, partiu as águas em duas partes iguais.
Ògún lo ni aja oun ni a pa aja fun.
Ogum é o dono dos cães e para ele sacrificamos.
Onílí ikú,
Ogum, senhor da morada da morte.
Olódèdè màríwò.
o interior de sua casa é enfeitado com màríwò.
Ògún olónà ola.
Ogum, senhor do caminho da prosperidade.
Ògún a gbeni ju oko riro lo,
Ogum, é mais proveitoso ao homem cultuá-lo do que sair para plantar
Ògún gbemi o.
Ogum, apoie-me
Bi o se gbe Akinoro.
do mesmo modo que apoiou Akinoro.
Axé.
felicitaciones gracias x q aprendo en serio gracias
Genial! Parabéns babá Fernando por trazer o belo texto de Verger! Os textos que você publica são sempre muito bons, “teólogo” de alto nível, só podia ser de Oxaguian, o grande guerreiro sábio (que por sorte minha, também é o meu santo, rs!) abraços
Mo jùbá Bàbá Fernando.
Não existirá mais de uma divindade como Ògúm.
Sem Ògúm,
Não se limpa o mato.
Sem ògúm não se abre caminho.
A enxada pertence a Ògúm.
Ògúm é o ferreiro.
Ògúm é agricultor e guerreiro.
Sem Ògúm não há comida.
Osismolè, Heépa òrìsá asiwajú.
Ire o.
Boa tarde, a benção aos babas e Iyas que participam deste blog.
Como já afirmei em outras postagens (não sei se já foram lidas) conheci o candomblé a pouco mais de 6 meses, tenho participado ativamente dos ritos da casa e, ontem, tive a oportunidade de ver Baba mi Ogum em ação ao realizando ebós. Pude sentir o axé e a força deste tão lindo orixá. Quero agradecer aos colaboradores deste blog que tanto tem me ajudado neste caminho de aprendizado e crescimento. Que nosso Pai Maior abençoe a todos!
Olha eu de novo! rsrsrs
Durante o jogo de búzios, minha Iya disse-me que eu não sou rodante, porém em meu ebó de limpeza ela pediu que meu Orisá respondesse, instantaneamente senti meu corpo tremer e balançar intensamente, noutros momentos ao pedir à benção e receber o abraço de Orisás encorporados senti a mesma vibração/abalo. Essas reações podem indicar uma possível manifestação do Orisá me tomando como rodante, ou isso só é um medo bobo de minha parte?
Roney Angelus,
Agradecemos por suas palavras. Entendo que apenas 6 meses ainda é muito cedo para se ter absoluta certeza se você roda ou não com o Orixá. De tempo ao tempo, seja um bom Abiyan e pode ter a certeza que seu Orixá lhe dará caminho.
Axé.
Baba Fernando,
Caso exista medo da parte do abiyan em receber um Orisá e manifestar seu asé, mesmo assim ele pode ser rodante?
Roney, agô.
Quando Ori permite e orixá quer, não há medo certo. 😉
Axé.
Obrigado Daya!
Muita Paz e muita Luz pra ti!
Axé!
Roney Angelus, desculpe por dar um pitáco.. Eu sou Ogã e já tive a mesma dúvida que o irmão, pois sentia e ainda sinto a presença muito forte dos orixás em minha vida (mesmo depois de ter feito santo, com direito a raspagem e todos os outros preceitos que não vou citar aqui), e cheguei a conclusão de que se eu não sentir nada, estou na religião errada, pois Orixá é força e energia.
Não se preocupe com, ser ou não ogã ou rodante, se preocupe em ser um bom filho para o santo, independente do que seja, ou do status que terá em seu terreiro, saiba que se foi escolhido por determinado Orixá o seu lugar já está definido ao lado D,ele, o resto é vaidade do homem. Pense em ser um bom filho dessa religião, servindo aos Orixás, seja um bom trabalhador na sua roça, respeitando os mais velhos e ensinando futuramente aos mais novos, ajude o seu Zelador nas coisas da casa de Santo, pois com certeza terás as honras que merece.. (se não for honrado em sua casa de santo, será na presença dos Orixás). Mutumbá, e que meu Pai Ogum, e todos os Orixás possam te abençoar nessa caminhada. ¨Saiba de uma coisa…não será fácil.,..Mais valerá a pena.
Com minhas desculpas aos mais velhos e aos moderadores desse site por ter respondido ao irmão sem ao menos pedir licença a vós, pois estou de serviço e foi uma resposta correndo, fica minha desculpa e o meu respeito a todos. Mutumbá.
Irmãos com a licença de vós, se possível preciso tirar uma duvída…Quando fiz minha feitura caiu no jogo que meu Orixá era Ogum-Mejê, sei que tem fundamento com Exú. Minha duvida é: Preciso fazer também o assentamento de Exú?. Só não perguntei ainda pra minha Yá, por não ter pensado nisso antes, e estamos um pouco longe o contato tem sido um pouco dificl. Obrigado a quem possa responder. Mutumba a todos !!!
Marcelo,
Eu entendo que independente da qualidade do Ogun, Exú deverá ser assentado e acompanhará a iniciação dos filhos de Ogun.
Axé.
Mais uma vez o irmão sempre solidário as nossas dúvidas, obrigado e Mutumbá.
Marcelo,
Obrigado pelas palavras. Minha grande angústia é: eu sinto a vibração, a força, o axé mesmo do Orixá, porém temo de que seja só uma reação psicológica. Eu sinto o meu corpo tremer, sinto a presença do Orixá, mas ouço tudo que está acontecendo, não perco a consciência, por isso duvido que seja uma incorporação, uma vez que todas as pessoas rodantes com que pude conversar dizem que ficam inconscientes, não ouvem, não veem e não controlam o corpo. Fico cheio de dúvidas e quando começo a sentir meu corpo tremer, balançar ou arrepiar fujo de qualquer pensamento que possa me ligar ao Orixá.
Caso alguém possa me aconselhar sobre o que se sente ou não durante a incorporação, por favor, me auxiliem!
Abraço bem grandão e cheinho de luz para todos!
Roney Angelus, Boa tarde !!
Roney, como falei antes, sou Ogã, mais eu tbm tive muitas dúvidas a respeito de incorporação, e tbm perguntei muito, pois queria saber de tudo que ocorria, e por algumas pessoas tive respostas, inclusive de minha esposa que já é rodante a mais de 15 anos. Porem não tenha essa minha resposta como verdade suprema.
Segundo agumas pessoas, quando se está começando os efeitos no corpo são diversos, pode sim está virado no santo e está percebendo e vendo algumas coisas que estão em volta de você sim, pode ficar totalmente inconsciênte, pode ser psicológico e por algumas pessoas sem respeito, até fingimento. Essa sua duvída não pode te deixar com medo a ponto de querer desviar os seus pensamentos dos Orixás, pois você estar alí para cultua-los, certo?, Não fique ancioso, para que você não confunda acontcimentos, como já disse antes…¨se preoculpe em ser um bom filho para o santo e etc…, Se vc tiver que ser rodante, é a vontade do Orixá. Não quero confundilo, mais no jogo se deu que vc seria Oga, tem toda probalidade de ser Ogã, mais pde ser tbm que quem jogou para vc não estivesse em um bom dia, já que fica tanto na duvída aconselho que busque uma outra opinião no jogo com uma pessoa séria, sem por em duvída o que foi dito por seu zelador na vez que jogou, sem ser desreispeitoso com ele,mais a vida é sua e vc não pode ficar na duvida se o que foi dito antes é certo ou errado.
Espero poder ter ajudado, e reeitero que o que estou lhe escrevendo, não quero que tenhas como verdade absoluta. Pesquise, pergunte mesmo aos moderadores do site, (mais não se esqueça, que eles são voluntários e tem muitos afazeres, e pode ser que demorem um pouco pra responderem, pois como vc e eu, tem muitos irmãos tbm cheio de dúvidas. rsrsrs), e tente extrair o máximo de conhecimento possível dos seus mais velhos da sua roça. Mutumbá a tds.
Valeu mais uma vez Marcelo!
Mas o caso é: ela só disse que eu não era rodante e que meu Orixá não seria raspado, não falou nada sobre ser Ogã. Bom, acho que preciso voltar e conversar com ela sobre todas estas dúvidas, além de continuar por aqui aprendendo com vocês rsrsr.
Abraço grandão! Axé!
Eu de novo aqui. rsrsrsrs…. Roney, só tem 2 tipos em uma casa de santo.
Ou rodante ou Ogã..(salvo mulher, que no candomblé é Ekédi). Vai se preparando irmão, pois provavelmente serás logo suspenso como Ogã.. rsrsrs
.
Marcelo,
Que eu tenha sempre um bom coração e acolha com dedicação, carinho e respeito aquilo que o meu Orixá vier a me dar/trazer. Abraço pra ti!
P.S.: adicione aí: roney_angelus@hotmail.com
Bom dia a todos e todas,
Senhor Fernando, Igbó-Igbó é qualidade do orixá ou referência topográfica?
Bem, quanto ao que o senhor Marcelo postou, eu concordo, pois entrar ou não em transe não é mais importante na religião e sim a fé e o compromisso com o orixá, com Casa e seu Olorixá.
Um abraço a todos e todas!
Mário,
O culto a este Ògún existe até hoje em África, podemos chamar de qualidade apenas para diferenciar seus nomes e rituais específicos. A energia de Ògún é uma só.
A incorporação tem que ser vista com muito cuidado, caso a caso, o zelador deve orientar e participar ativamente com sua experiência dando suporte ao abiyan.
Axé.
motumbá, bom dia a todos. tenho 2 dúvidas e gostaria se possivel de uma resposta,
1- Aprendi desde cedo q não se inicia homens de Obá, Ewá e Nanã, mas conheço três homens, um de cada deusa iniciados, isso é correto?
2- Entrei para o Candomblé aos 2 anos de idade ( faço 27 no dia 01 de agosto). Sai dessa casa aos 18, entrei em outra onde fui suspenso por Òsún Òpàrá em 2007. Sai dessa casa tbm e fui novamente suspenso a Ogan por Ògún Onilé em 2009, na casa de meu atual irmão de santo. Mas minha zeladora disse q posso não ser Ogan.
É possivel q isso seja verdade? Afinal já participei de varios oros, feituras e etc. e nunca senti nada. Somente um arrepio, q ate onde sei todos ogans e ekedjis tbm sentem. Será q irei ”virar” no santo?
Obrigado e aguardo a resposta!
Mtb a todos.
Ogan Sandro,
1- A energia desses orixás não contemplam o Orí masculino, os próprios itans e orikís confirmam.
2- Não é possível ser rodante. Informo apenas que se já tinha sido confirmado Ogan, não havia necessidade de ser suspenso novamente, pois Ogan é confirmado pra o mundo, ou seja, responderá para todos os Orixás.Seu tempo é contado da primeira confirmação e eternamente dará satisfação a Oxun, aliás, com Oxun não se brinca.
Axé.
ola boa tarde…
tenho uma duvida que tá me matando literalmente
sou de uma casa de angola estou nela fas um ano
quando entrei meu pai de santo me disse que eu era rodante
que meu orixa era oxossi com oxum
de lá pra cá tenho feito somente ebós para oxossi e para oxum
e recentemente matei para meu exu que segundo meu baba é tiriri
só que eu ainda nao manifestei com orixa nem com exu nem com nada
nao cinto nada
meu pai de santo está se recuperando de um problema de saude entaum desde que entrei nao teve toque no barracao ainda
entaum resolvi fazer outro jogo en um barracao de ketu o pai de santo comfirmou que eu era rodante e de oxossi mais como naum sentia nada resolvi fazer um terceiro jogo numa casa de ketu tbm só que pro meu desespero o pai de santo afirmou que eu era ogã e ele disse que tinha certeza disso converssei com meu pai de santo ele me disse que tinha certeza de que eu era rodante e que tudo tem sua hora que quando chegar minha hora o orixa ou exu vai virar na minha cabeça só que tenho muitas duvidas pois naum cinto nada mesmo nao seii oq fazer to penssando até em abandonar a religiao…me ajudem por favor.
sandro d’Odé,
Você é um abiyan e que pode no futuro ser um Ogan ou um rodante. É assim que você deve pensar, o fato de não sentir nada ainda não justifica que você seja um Ogan, de tempo ao tempo. Se sua casa é Angola por que seu pai de santo lhe deu Oxóssi? Angola cultua Inkísse e não cultua Orixá. Oxóssi é o patrono do candomblé ketu no Brasil.
Axé.
obrigado por me responder
mais porque en cada jogo que eu fasso
dá coisas diferentes rodante ogan???
será que é oxossi que enbaralha o jogo???
sandro,
É um grande erro de alguns jogadores de búzios, ter a pretenção de afirmar através do jogo se uma pessoa é rodante ou não. Não se deve afirmar de forma alguma. Frequentar a casa, conviver com as doutrinas e os preceitos e normas são fundamentais. O zelador vai observando, fazendo jogos até chegar, fazendo conclusões, sanando dúvidas, etc, para obter uma resposta definitiva e evidentemente com a ajuda do Orixá.
Portanto, não de importãncia a esses jogos contraditórios, procure uma boa casa e seja um abiyan.
Axé.
obrigado mais uma ves por me responder
só mais uma duvida, entao o senhor quer dizer que somente pelo jogo de buzios nao dá pra ter uma certeza se uma pessoa e rodante ou ogã???
aguardo sua resposta e desde já obrigado…
sandro D’Odé,
O jogo de búzios vai nos induzir a um caminho e através desse caminho vamos tentar descobrir se você é rodante ou não. Por isso que é bom a pessoa frequentar a casa por no mínimo 2 anos como abiyan, para que o zelador possa fazer jogos, observar e ver o desenvolvimento da pessoa, etc.
Axé.
obrigado mais uma vez …
mais me de um conselho
estou praticamente de saida desse barracao de angola
pra ir pra um de ketu converssei com meu futuro pai de santo
depois dele jogar pra min, e ele falou que se eu fosse mesmo pra casa dele
pra eu me preparar que ele iria esperar um mes e iria fazer meu santo e que eu vou sair de yao
o senhor acha que devo fazer meu santo mesmo ainda nao tendo virado nenhuma ves ?, e tendo ainda essas contradiçoes de ogã rodante .
tenho muito medo de chegar na hora e der tudo errado procuro fazer tudo certo mais por mais que eu tento tudo dá errado . pq só comigo é assim???
obrigado
Ago, bàbá Fernando e Sandro.
Sandro, o bàbá já respondeu a sua pergunta antes mesmo de você fazê-la:
“Por isso que é bom a pessoa frequentar a casa por no mínimo 2 anos como abiyan, para que o zelador possa fazer jogos, observar e ver o desenvolvimento da pessoa, etc.”
Axé.
ola sou de uma casa de ase gege , gostaria de saber se sou rodante ou nao, pois passo mal, quando a toque e esses dias em uma festa de exu começei a passar mal sentindo uma coisa entrando dentro de mim subindo por dentro uma sensaçao muito estranha quando dei por mim minhas maos estavam na cintura eu tirava e elas iam sem minha vontade , sai de la correndo com medo e passando mal queria uma luz sou ou nao sou rodante ?
Mark,
Quem averígua isso é o zelador da casa onde você faz parte. Converse com ele sobre o que sentiu e espere pelo que ele falará.
Axé.
gostaria de saber o significado do ilá do meu pai oxossi o ilá dele é {babatunde} obrigado espero a traduçao
dudu,
Ilá de Orixá é tão somente um som emitido numa determinada tonalidade e sempre na mesma frequencia, cada Orixá tem seu som (brado, uivo,sopro de voz.etc) característicos sofrendo pequenas variações de acordo com seu caminho ou qualidade. Babatunde é um título ligado a Ifá, portanto não é ilá e isso seu zelador deverá acertar com seu Orixá.
Axé.
naum desculpa eu errei
babatunde é orumko de oxossi rs
Alguém já ouviu falar que Oluponam é cargo de Ogam. Se sim, o que faz esse Ogam dentro de uma casa além de ser guardião da casa de Exú e Ogum?
Marcelo,
Oluponan é aquele que é responsável pela casa de Ogun, nenhuma oferenda é feita a Ogun sem que o Oluponam tenha conhecimento, tudo passa por ele, tanto um egbon quanto um ogan pode ter o cargo de Oluponan. Pode (é raro) ter um Oluponan também para as Casas de Exú e Oxóssi.
Axé.
Axé.
Axé meu meu Irmão. Muito obrigado pela resposta. ´