Parabéns a Mãe Africa por seu dia: 25 de Maio dia Internacional da África
Perdoe-nos, Mãe África,
por termos subjugado seus povos
suas religiões, culturas, hábitos e tradições
Impondo-os o que julgávamos civilizado
e aceito pelo Deus que os obrigamos a conhecer e adorar.
(Poema de Pollyana Almie)
O dia 25 de maio foi instituído pela ONU como o “Dia da África”. A efeméride foi criada em 1972 para simbolizar toda a luta do povo africano pela sua independência e emancipação.
Casa do Oxumare.
Como filho e neto de negros e portugueses, creio ser um exemplo desta diáspora.
África mãe, seios fartos.
Meu Eji Ogbe.
Minha Iyàlàse.
Ire ooooooooooooooooo
MÃE ÁFRICA DESCENDO DE SEU VENTRE,NASCI DE ALMA NEGRA COMO O ÉBANO!EM MINHAS VEIAS AINDA CORRE O SEU SANGUE!TENHO ORGULHO DE TER TIDO BISAVÓS AFRICANOS!MUTUMBÁ AOS MEU ANCESTRAIS!
Olá meu amigos preciso que vcs me ajudem a traduzir um pequeno texto recebi e não sei o que esta escristo,kkkk
Texto:
É UM SIMBE Ê Ê
AÊ BAMBURU SIMBE
Ô SINHA VANJÚ
Ô SINHA VANJÚ Ê…
EPARREI OYÁ MATAMBA…
Queridos amigos, preciso tirar uma dúvida acerca de iniciação
se o indivíduo sendo feito como yaô, não virar de santo pode receber deka no dia da saída?
Oba de Xangô,
Se não é Iyawo como pode receber deká?
Tem que frequentar a escola do candomblé, ser abiyan, iyawo, egbon, para depois e “se tiver direito”, receber o deká.
Axé.
Bom, tentarei ser mais claro, o indivíduo recebeu adoxu, no roncó não virou de santo, e saiu no barracão no dia da saída acordado, ou seja, nunca virou de santo, ele na saída pode receber cargo de babalaxé e deka?
a pessoa tem anos de vivência no axé mais não era feito, o que no período da iniciação ocorreu isso… está certo?
Obá de xangô.
Se ele não virou no santo, como pode receber adôxu? O erro começa aí!e para receber este cargo e o deká, somente após a obrigação de 7 anos, isso se for confirmado no jogo por Orunmilá.
axé.
hum, entendo então fiquei confuso com uma situação agora, se o senhor tivesse outra forma de contato lhe explicaria melhor!
Sou ogã, leio muita coisa e estudo sempre que possível as questões relacionadas a religião. Vou tentar descrever o que aconteceu, na mesma casa, o jogo sempre sugeria segundo o pai de santo que determinado menino fosse feito como Yaô assim foi feito, este saiu no barracão acordado, este recebeu o cargo e o deka, hoje ele continua na casa sem virar de santo em constante aprendizado como um yaô, achei o fato no mínimo curioso. Aconteceu um fato muito semelhante a dois anos atras só que o menino que darei o nome de R.F.M, com um ano de santo ainda não tinha recebido o
Orixá mesmo sendo feito com Yaô, ai o que aconteceu, na obrigação de um ano ele rodou de santo. Já o primeiro se passou mais tempo e este nunca rodou de santo. Me tire algumas dúvidas.
O procedimento foi errado de fornecer o cargo e o deka?
O orixá pode não vir agora e aparecer daqui a vários anos?
Caso ele tenha sido feito errado era para ser ogã e foi adoxado o que fazer agora? será Yaô? Será rodante? Deve receber ou não o cargo?
Ele pode perder o cargo?
E kaa le o
Desabafo
Tem algumas coisas na vida q me deixa indignado.
Ontem assisitir uma reportagem da record referente a Uganda. Nesta reportagem mostrava os cultos animistas realizados em Uganda. Mas a idéia da reportagem é frizar o sacrifício de crianças, pois em tal região mts crianças foram mortas. E a premissa dos reporteres é que essas mortes foram causadas por sacrificios nestes cultos. Em suma: culto animista sacrificio de crianças. O interessante é que o fantástico, gênio, magnífico e exímio reporter sempre quando se refereia a este culto usava de pejorativos como, feitiçaria, bruxaria, magia negra e coisas do gênero. Durante a reportagem foram mostradas sacrificios de bodes e galinhas. E lá estava o inteligentissímo reporter dizendo: “Isto já é horrível com esses animais imagine com crianças”. Sempre frisando a imagem de que queria deixar sobre o culto.
Hj quando fui pesquisar na net o Uganda entrei em uma espécie de blog de uma estudante de jornalista ou jornalismo que dizia ir o uganda para um projeto social inspirado na bíblia. O interessante é que neste blog tinha uma frase de um episódio do pica-pau em que dizia assim: “vodun é pra jacu”
O mais interessante é que estes brilhantes reporteres citados usam de pejorativos em seus argumentos quando se referem a cultos desta natureza.
Parabéns para eles.
Conforme antopologos, os cultos animistas não só em Uganda mas, em Africa estatistiamente é bem menor (três ou quatro vezez) do que os cultos cristãos e islâmicos.
Modupé.
Obá de xangô,
Muita coisa errada, e não corresponde a grande maioria das casas que cultuam Orixá. Liturgia criada por esse zelador.
Axé.
Sua bençao, Baba D’Ilha, gostaria de fazer uma pergunta sobre o ‘tal buraco na cabeça’ citado por sites de pouca confiabilidade. Como tenho dificuldade em entender o Candomble e sei que seriedade soh encontramos nesse blog, fiquei curiosa sobre buraco na cabeça=abiaxe. E parabens a mae Africa, fazemos niver no mesmo dia. o Brasil sem a Africa(apesar da triste forma com que vieram) seria uma naçao triste, sem cor. Axe:
Inayara, vc está se referindo ao Orí Oke que também se refere ao centro do àse, no topo da cabeça, ou seja, a coroa do crânio. Quando um indivíduo se conecta com sua própria consciência (Orí) ou a energia do òrìsá, temos dois caminhos, a base da nuca, Orí lehin e Ori oke (o topo).
Local sagrado para nos cultuadores de òrìsá.
Quanto ao buraco da cabeça vou ficar devendo – pode ser que seja vicio de linguagem esta expressão – pois eu não conheço com este nome e muito menos o tal buraço.
Ire o.
Queridos amigos, preciso tirar uma dúvida acerca de iniciação
se o indivíduo sendo feito como yaô, não virar de santo pode receber deka no dia da saída?
Estou pasmo, o que aqui é descrito como”deka”, o mesmo destinado aos filhos de santo, com cargo de “baba” ou “aya”. Bem na minha roça ogan é só ogan, quem não roda com santo é OGAN, nada mais. O titulo ou “deka” é destinado aos que receberam a incubência de OLORUN de poder ajudar ao próximo usando a vidência, ogan tem este poder? não, não tem, eu sou de corte(axogun), não encorporo.
Como cada casa tem sua maneira, peço desculpe se fui rude na minha rústica e tradicional visão e conhecimento.
Jorge Eduardo
Jorge Eduardo,
Sua visão e o que você aprendeu estão corretíssimos, mas, não é cada casa tem sua maneira, é só seguir sua raiz e seu axé.
Um indivíduo não pode se iniciar, tornar-se um iyawo e reber deká (pagou quanto?$$$$$$) é o que mais acontece, absurdos, dekás sendo vendidos se nem ao menos ter obrigação de 7 anos. Esse tipo de candomblé/comercial não dura muito tempo, não tem energia e nem tão pouco a essência dos Orixás.
Axé.
Prezado Fernando,
Aqui na Bahia, existem muitos “babas” e “yas” feitos em São Paulo, interior do Rio,
pois quando são testados, são uns horrores, deixando muitos dos nossos pais e mães, verdadeiros em cheques, aumentando cada vez mais a descrênça, o pior, muitos são federados, ou seja registrados!!
Jorge Eduardo, ago.
A incidência de zeladores despreparados não só se origina em São Paulo, no Rio ou em Salvador. Recebemos relatos quase que diariamente aqui no blog sobre discrepâncias litúrgicas que acontecem por todos os lugares, tanto no Brasil, como nos países que há um número ou outro de religiosos de Candomblé. O problema não é regional, é universal dentro da organização religiosa.
A falta de coesão e de estrutura, a diluição de valores religiosos e a segmentação dos vários cultos acaba por dar espaço para este tipo infeliz de retrato.
Axé.
Que maravilha, meu orixá Ogun deu seu nome na sala no dia 25 de maio.Muito bom!!!!!!!!!!!!!
Ògún yeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Osin molé.