Mão de Vumbe ou Mão de Nvumbe ou tirar mão de Vumbi, Maku Nvumbi, significa fazer a cerimónia para tirar a mão do falecido, e é realizada um ano após o Ntambi (a cerimónia fúnebre).
Esta cerimónia é necessária e apenas realizada nas pessoas que foram iniciadas pela pessoa que morreu, ou seja, na prática é tirar a mão do morto. É importante notar que não se aplica portanto a simples frequentadores, ou Abiãs da casa.
Quando uma pessoa é iniciada por um pai ou mãe-de-santo, passa a ter um vínculo espiritual, a mão da pessoa em sua cabeça, a mão que transmitiu o axé.
Assim, quando o pai ou mãe-de-santo morre é necessário tirar a mão do morto, essa cerimónia é feita por outro pai ou mãe-de-santo escolhido pela pessoa.
A realização desta cerimónia é importante pois permite que o iniciado possa assumir em pleno e dar continuidade à sua evolução em uma outra casa de santo.
A palavra Vumbe é usada no Candomblé Bantu de nações Angola e Congo, o significado é o mesmo que tirar a mão do Egum usada no Candomblé Ketu.
Olá
Mas só se tira a mão de vume se o pai ou mãe de santo morrer?
Se a pessoa mudar de casa não pode tirar a mão do 1° pai ou mãe de santo?
obg
Vania somente em caso de falecimento, se ele está vivo não se tira.
Ire o.
não entendo quer dizer se tira a mão que deu a a vida ao meu orixá ou melhor fez nascer o meu orixá?e como fica um iniciado que a navalha na qual o raspou é de oya e depois que a zeladora dele morre e ela vai dar obrigação em outra casa com um zalador de oxum a primeira navalha dele é oya e a segunda é oxum? ñ entendo vc pode me explicar
tenho uma amiga que ela diz que não se tira a energia do seu primeiro zelador
Dofona,
Quando o zelador morre, faz-se um ebó e láva-se a cabeça para renovar a VIDA e a essencia de seu Orixá em seu Orí. Não ficamos presos ao passado, por isso existem “As Águas de Oxalá” o ciclo de renovação da vida. O babalorixá que morreu não perderá jamais a primazia, e sempre será reconhecido como sendo o primeiro zelador, aquele que iniciou a pessoa. Não tem nada a ver com navalha, isso é bobagem, só fazemos santo uma vez só na vida, o resto são obrigações de tempo, mesmo que tenhamos dado com outra pessoa.
Axé.
e se a pessoa é um abiã que possue curas abertas pelo pai de santo falecido…tb precisa tirar a mão….
Ludmilla,
Só tira a mão que é iniciado iyawo pelo pai de santo falecido. Curas nem deviam existir na minha opinião.
Axé.
Boa noite!
E quando não se tem mais notícias do zelador de orixá, ou até mesmo, o próprio saiu do candomblé?
Carlos,
Só se tira a mão de quem “morreu”, de quem está vivo não, mesmo que o zelador tenha desaparecido e também mesmo que de obrigação com outra pessoa.
Axé.
Obrigado Fernando. Tenha um bom dia.
Motumbá.
Fernando D’Osogiyan, como sempre este site esclarecedor, rompendo muitas dúvidas e barreiras que surgem para adeptos e simpatizantes do candomblé.
Mais uma vez, fraterno abraços e muito asé!
Mostremos que a nossa religião também é muita cultura!
Vocês são divinos.
Parabéns!
Abian Mateus D’ Osogiyan
Motumbá.
Fernando D’Osogiyan, mais uma vez este site esclarecendo dúvidas e barreiras que o povo fala.
Fico muito feliz por existir pessoas que esclarecem sobre nossa religião, que também é uma cercada de muita cultura.
Parabéns!
Um fraterno abraço.
Com carinho,
Asé 🙂
Abian Mateus D’Osogiyan
Makuiu jami jipanji(A bença meus irmãos),
Olá meus mais velhos e mais novos,basiando nesta postagem maravilhosa do Sr.Fernando D’Osogiyan eu os pergunto se esta cerimônia do Maku Nvumbi é restrita so para quem não tem casa aberta ou para quem não é zelador(a) de Divindades? E se não for suponhamos que na nação de raíz desta pessoa do santo não hája um mais velho(a) que ela para efetuar este importante fundamento e sendo assim pode ser feito por um mais novo que obtenha este conhecimento? Meus respeitos a todos e moxi nguzu kandandu.
Olá Kijobini!
Esta cerimónia só pode ser efectuada por uma Babalorixá ou por uma Yalorixá que possam assim dar sequência na mesma casa aos seus fundamentos, ou então, no caso do falecimento do zelador ou zeladora, não haja continuidade da casa, os filhos dessa casa possam em uma outra casa, pela mão de um outro Babalorixá ou Yalorixá dar continuidade à sua caminhada no santo.
Normalmente, na hierarquia da casa há sempre alguém indicado e preparado para assumir o posto da Babalorixá ou Yalorixá logo após o falecimento do zelador/zeladora para que a casa tenha continuidade, e em todo o caso, haverá tempo para que isso possa acontecer uma vez que a cerimónia do Maku Nvumbi só se realiza 1 ano após o falecimento do antecessor.
Axé!
Mutumba caros amigos primeiramente quero parabenizar o trabalho de vcs qe eh MARAVILHOSO… tenho uma peqena duvida sobre tirar a mao de vumbe caso o iniciado (yao) faca santo com um determinado zelador e saia do ase do mesmo qando ele retornar a outra casa de ase com outro zelador eh necessario tirar a mao de vumbe? Deis de ja agradeco o carinho e a atencao de todos asé….
markos,
Só se tira a mão quando o zelador morre! mesmo que você tenha outro zelador em outra casa.
Axé.
Obrigado pelo esclarecimento Babá Fernando…
Asé…
Makuiu jami jipanji,
Boa noite a todos,Emanuela eu te agradeço pela resposta mas me corrija se eu tiver entendido errado:Qualquer zelador(a) que possua o conhecimento deste importante fundamento da retirada da Maku Nvumbi e que seja o (a) sarcerdote(isa) da casa independente se este(a) zelador(a) for mais novo(a) do quê a pessoa que o(a) procura para este fim desde que essa pessoa seja iniciada no kandomble?
Nzambi ua kuatesá.
Manuela me desculpe porque eu escrevi Emanuela em vez de Manuela no post acima. Fica como correção.
Ntondelê.
Olá Kijobini!
Exacto. A diferença de idade não vem ao caso, o que importa sim é que tenha conhecimento e fundamento para realizar a cerimónia.
Axé!
Ntondele(Obrigado) Manuela!
Nzambi ua kuatesá.
Caso a pessoa não faça o ritual de tirar a mão do morto de sua cabeça, o que pode acontecer a está pessoa?
Nana,
A energia dos eguns é diferente da nossa energia e a influência de desse tipo de energia pode complicar a nossa vida não porque ela seja má, mas porque são opostas vida/morte.
O meu conselho é fazer o ritual.
Axé.
Boa noite,
Quando se muda de casa, como dizem “troca de aguas” precisa raspar?
Kaia, eu não vejo desta forma e nem a equipe do Blog. Se vc cultua òrìsá e muda de casa e lá tbm se cultua òrísápara que mudar ou mexer no que está pronto.
Para mim é falta de humilade e não reconhecer a força de outro sacerdote.
Crei ser a decisão muito mais politica e do que espiritual.
Quando se muda a nação raspamos e começamos do zero.
Ire o.
uma pessoa pode lavar cabec sozinho s ej tiver 7 arriado no caso semq outro pai de santo faca isso e seria certo ?
edu,
Não pode! Temos que recorrer ao nosso axé, aos nossos egbomis, até porque não é só tirar a mão, tem ebós, obí, etc.
Axé.
obrigado, eu perdi meu pai de santo e quando fez exatamnte um ano minha vo eu iria me cuidar com ela acabou q fiquei sem a recorrer no axe mas brigadão ai pela resposta.
Meus irmãos cabe um comentário aqui e me desculpem o “entrometimento”.
Nas questões de tirar mão a preocupação de alguns e mania que grande parte dos adeptos do candomblé tem de ficar dogmatizado e prezo com um baba ou uma Ya, Navalhas etc, Navalhas são apenas instrumentos sacralizados para o fim, e também o Baba ou a Ya também não passa de um instrumento no processo de iniciação , se engana muito ou Baba ou a Ya que acha que ela ou ele inicia alguém, são meros instrumentos, o verdadeiro baba ou Ya sabe que este estado – corpo -é puramente temporal e não se prende a ele, por isso quando vejo alguém extremamente apegado a zeladores que não querem fazer os ritos que são devidos no caso da morte, penso se esta mesma pessoa entendeu o seu rito de iniciação se entendeu que aquilo e uma morte e um nascimento, e que morte esta super presente em nosso rituais e deveriamos enxerga-la de outra forma, o respeito pelo zeladores por nossa familia espiritual e casa é claro que é impresídivel e muito bom, claro, o culto ao ancestrais esta presente em vários rituais onde podemos prestar nosso respeito, mas o respeito se inicia com todos nossos ancestrais espirituais quando fazemos o culto e os ritos da forma correta, afinal o Orissà, Olorum é todos nossa família espiritual sempre merece o melhor de nós.
Assè
Ola meus velhos … tomei minha obrigação de 3 anos apos um ano perdi meu pai de santo hoje e nao tirei a mao hj se passaram passei dos meu 7 anos e continuo com a mao ainda meus ibas estorarão e hj nao tenho mais um acentamento de orixa até mesmo exu o que fazer … por favor me respondam meu email julianweb2009@hotmail.com … motunbá …
Juliano,
Você deve procurar um zelador para abrir um jogo para você, ele vai tirar os ebós necessários, tirar a mão do falecido e lavar seu orí.
Axé.
Boa noite, queria saber quando agente toma obrigacao de vinte e um anos em uma casa onde nao fui iniciado e o pai de santo morre, o que devo fazer? Eu tenho vumi? Posso procurar outro pai de santo?
Alessandro,
Se você tomou obrigação com ele e estava na casa até o momento de sua morte, você terá que tirar a mão sim já que tomou obrigação pelas mãos dele.
Axé.
recebi o cargo de mae pequena da casa,onde era da minha mae,mas sou, de angola, minha , era ketu,alguns filhos que era dela, querem, que eu de, continuidade, neles e certo, oque fazer, ja tenho mas de 14anos ,de obrigacao, compridas,o que fazer
n carla,
Em primeiro lugar se os búzios através de Orunmilá confirmar seu cargo de Mãe pequena, terá que passar pelas águas da nação ketu, tomar sua obrigação que inclui raspar a cabeça, recolhimento, e apresentação ao seu axé e sua nova nação e o seu posto, assim será respeitada por todos. O jogo determinará os procedimentos e os caminhos liturgicos de sua obrigação.
Axé.
gostaria de informações sobre comidas de XANGO BARU,grata,mutumba….
aurea,
Este Xangô é o único que não come amalá, sua comida favorita é o refogado de uma folha chamada língua de galinha, gosta de amendoin cozido no dendê.
Axé.
o que significa lavar a cabeça com sabão de coco ?
Sandra o sabão de cocô é o sabão mais natural ao alcanse da maioria, o certo seria usar-mos o Osé dudu (sabão da costa), porém, ele exige um preparo e encantamento para que funcione.
O sabão de cocô puro e o Osé dudu sem um ‘plus’ serão apenas sabão.
Ire o.
Olá
Meu zelador faleceu a pouco e gostaria de saber os procedimentos no meu caso, minha casa e de Umbanda com Omoloco sendo que de uns tempos para cá iniciamos muitos yaos na raiz de Angola, qual seria a melhor forma de tirar a mao de vume? é necessário esse ritual se somos de Umbanda mesmo que traçada?
Ana,
O melhor a fazer é vocês procurarem algum zelador da raiz Angola para poder abrir um jogo e ver as necessidades de cada um de sua casa. Se este zelador iniciou iyawos, certamente terão que fazer seus ebós.
Axé.
Boa Tarde!
Eu gostaria de saber, se após 1 ano de Ntambi, é necessário raspar novamente a cabeça. Tenho 14 anos de santo, e tenho essa curiosidade. Ou esse ritual só é feito na mudança de nação?
Bianca,
Não é necessário raspar a cabeça com 1 ano, em algumas casas, raspam novamente na obrigação de 7 anos.
Axé.
Boa Tarde!
Gostaria de saber se obrigatório quando se tira amão de vume, a pessoa frequentar essa nova casa ou ela pode simplesmente cuidar d seu acenamento sozinho.
Vanessa,
Tirar a mão é apenas um ebó e não vincula ser filho da casa ou ter que frequentar, tenha certeza dissso.
Axé.
Dayane
Meu Pai de Santo morreu, fazem 10 meses, ele tocava a umbanda, embora fazia feituras no preceito seguido pela nação Angola. Assim fiz minha feitura de Santo. Ao ler os comentários acima, fiquei preocupada, pois, neles se dizia que o tir
a mão deveria ser feito após um ano do falecimento, eu o fiz com 7 meses após o falecimento e em outra nação, o meu Santo respondeu e aceitou esta nova Zeladora do meu Santo, por eu ter feito isto antes de um ano, isto pode me prejudicar em alguma coisa?
Regina,
Fique tranquila, não há problema algum.
Axé.
ola a todos,
meu pai de sangue é um babalorixa e veio a falecer. Gostaria de saber se posso vender as imagens de santos etc…. ??? ou se tem algum ritual a fazer antes de vender ? e se eu como não sou iniciado e nem praticante corro algum risco em vender e tiver problemas para mim ?
willin,
Qual era o desejo de seu pai quanto as imagens?
Axé.
Prezados,
Fui iniciado por uma mãe de Santo e após alguns meses, me mudei para outra casa (de um pai de Santo) – ambas de Ketu. Tomei obrigação de 1 ano na segunda casa e, nesta cerimônia, foram utilizadas mãos de cera. Estou muito satisfeito na minha casa atual, mas gostaria de saber em que situação eu teria que tirar a mão de vume… seria 1 ano após o falecimento da mãe de santo que me iniciou? seria 1 ano após o falecimento do pai de santo da casa que estou e que me deu obrigação de um ano? Ou seria em ambas as situações?
Adúpé
Asè
Durante 17 anos frequentei uma casa de religião mas depois de um certo tempo não me sentia mais bem lá e preferi deixar de frequentar. Procurei outra casa e o pai de santo me aconselhou lavar minha cabeça e tirar a mão dessa Sra. Lavei, num ritual simples e depois disso não fiz nenhum ritual. Isso faz alguns dias e estou me sentindo estranha, parece que numa nuvem, vendo tudo acontecer e nada tem mais importância, como se eu realmente estivesse vazia, tanto de sentimentos, quanto valores. Esse sentimento é normal? Não sei o que faço pois não conheço uma pessoa de confiança para trocar uma idéia e descobrir como eu realmente deveria estar me sentindo após isso que foi feito.
Minha real vontade é não seguir mais a religião. Isso é possível?
Denise,
Este zelador lavou sua cabeça por que sua antiga zeladora tinha morrido?
Axé.
Não faleceu, eu que não estava mais frequentando a casa e me foi orientado a fazer isso, para poder “tirar o poder que a mão dela tinha sobre a minha cabeça”, já que era uma casa aonde eu não me sentia mais bem em frequentar.
Mas o fato é que não estou me sentindo bem, não sei o que faço, mas voltar a frequentar essa casa que fiquei durante 17 anos, eu realmente não quero mais.
Denise,
Não se tira a mão de quem está vivo, só de quem morreu. Isso não impede, já que não está se sentindo bem, sair e ir para outra casa e dar obrigação com outro zelador, apenas, confirme se seu Orixá concorda e aceita outra mão em seu Orí.
Axé.
Denise,
Lave sua cabeça apenas isso, são se tira a mão de quem está vivo, é o tema desse post.
Axé.
Obrigada pelos aconselhamentos. Eu realmente não tinha esse conhecimento que eu só poderia lavar a minha cabeça se a pessoa já tivesse falecido, talvés por isso é que eu esteja com tantos questionamentos e confusa desde que fiz isso… Vou procurar uma outra casa e me encontrar espiritualmente novamente.
Obrigada.
denisemaryah,
Lave a cabeça para apaziguar, mais lhe afirmo que mão de Vumbe ou Vume só se tira quando a pessoa morre.
Axé.
Amigos, por favor, poderiam me ajudar? Deixei um comentário aqui no blog no dia 10/01 e não tive resposta… Segue novamente o que eu perguntei.
Obrigado desde já! Carlos
—————————-
Prezados,
Fui iniciado por uma mãe de Santo e após alguns meses, me mudei para outra casa (de um pai de Santo) – ambas de Ketu. Tomei obrigação de 1 ano na segunda casa e, nesta cerimônia, foram utilizadas mãos de cera. Estou muito satisfeito na minha casa atual, mas gostaria de saber em que situação eu teria que tirar a mão de vume… seria 1 ano após o falecimento da mãe de santo que me iniciou? seria 1 ano após o falecimento do pai de santo da casa que estou e que me deu obrigação de um ano? Ou seria em ambas as situações?
Adúpé
Asè
Carlos,
A mão do zelador falecido se tira logo após a realização do axexê que é feito logo depois de sua morte, que configura numa série de obrigações na casa e seus filhos, após esse procedimento aí sim o quanto antes fazer os ebós necessários.
Axé.
Mas, no meu caso, esta mão teria que ser retirada após o falecimento da zeladora que me iniciou, ou do zelador da casa que estou agora?
E esta cerimônia que foi feita em mim na cachoeira, como parte da minha obrigação de 1 ano, o zelador utilizou mãos de cera…. ele retirou a mão da zeladora que me iniciou, ou foi apensa parte do “normal”?
No momento, não sei a qual mão estou atrelado!
Obrigado pela ajuda… estou bem confuso com isso.
Asè
Gostaria de saber se uma mae de santo de candomble ketu pode ela mesma tirar a mao de vume do falecido? Ela mesma lavou sua cabeca e passou os ebos em si mesma.Nesse caso ela pode ter novos filhos de santo?
Raphael,
Não pode de forma alguma, temos sempre que recorrer a alguém do nosso axé, uma mais velho, até porque o Orí não aceita.
Axé.
fernando como se tira a mao de morto ? quais ebos e rituais.
vinícius,
Os ebós referentes a tirar a mão do zelador falecido só podem serem feitos por zeladores que estejam com suas obrigações em dia e com casa aberta, esses rituais se aprendem dentro da casa de santo, são ensinamentos decorridos da vivência liturgica, o aprendizado diário de quem faz e tem por merecer. Essas Informações são vedadas ao Axé.
Axé.
OLA MEU NOME E LUANA SOU FEITA A 15 ANOS
E NÃO PEGUEI MINHA MAO DE VUME AINDA , ANO PASSADO MINHA MAE CARNAL VEIO A FALECER , MINHA MAE DE SANTO FEZ O A XEXE EU PARTICIPEI , MAIS NÃO FIZ MAIS NADA , PRECISO FAZER, POIS MINHA VIDA ANDA MUITO RUIM E ESTOU GRAVIDA NÃO QUERO FAZER MAIS ACHO QUE PRECISO
Luana, não se tira mão de vume quando nossa mãe carnal morre, somente quando nosso sacerdote parte para o outro mundo.
Se sua vida anda ruim, eu creio que você deva fazer alguma coisa.
Jogar e ver este problema e qual Odú se apresenta para lhe ajudar e orientar.
Tome cuidado com os ebo que você vai fazer, mulher grávida não pode muitas coisas em se tratando de ebó.
Ire o.
dofono de oxossi.perdi meu querido babalorixá apenas quatro meses,mais como ele era uma pessoa com muitos clientes estes estao a proucurar o axé.. gostaria de saber qual procedimento a ser tomado eu posso fazer ebó,bori mesmo que sem sacrficios..e outra pedi a um tio de santo meu que vinhese realizar um ebó em mim para que possa fazer alguns rituais!gostaria de saber tambem em questao ao jogo propio já foi lavado devidamente com as ervas posso proceder normalmente..mutumbá
desculpa a pregunta sobre mao de vume nao fiz..só pode ser tirada com extamente com um ano nesses casos de ter que dar continuidade e já com a proucura de clientes?
Odece nestas horas é que recorremos a nossa família estendida. Seus ‘tios’ ‘avo’ ‘avó’ são as pessoas indicadas para proceder com as informações.
Não há como procurar esta informação fora de sua família.
Ire o.
Odece volto a afirmar, sua família agora terá que cuidar destas orientações.
Ire o.
boa tarde… gostaria de fazer uma pergunta. O pai de santo que tirou a mão da mãe de santo do meu Pai de santo morreu e ele ja tinha planejado um barco para julho agora… e ai ele vai poder da inicialização a este barco ou nao ele vai ter que dar um tempo???
Flavia já lhe respondi na outra pergunta que você fez.
Ire o.
Muito obrigado pela resposta……………………
Olá, Boa Noite!!!!
Meu avó de santo faleceu faz 4 meses e meu pai de santo só cumpriu a obrigação de 21 anos com ele, nesse caso meu pai de santo também tem que tirar a mão de vumbi? E se tem que fazer esse ebó, ele é proibido de fazer qualquer coisa em seu filhos, certo?
Desde já Agradeço!!!
Juliana pela lei do Candomblé todos os filhos deste senhor deveriam tirar a mão.
Ire o.
Olá boa noite. (Mucuiu)
Minha Mãe de Santo faleceu ontem e foi enterrada hoje, eu Fiz Bori de Ori, em 06/2012 é necessário tirar a mão de Vume? Realmente,assim como vi em algum comentário seu anterior, a gente se sente perdida, e nos dias de hoje é tão complicado confiar nas pessoas. Espero que possa me ajudar esclarecendo estas minhas duvidas. Obrigada.
Paulinha este ritual pertence aos iniciados da casa.
Se você não é iniciada (raspada) você não precisa fazer nada.
Reze por ela e você estará ajudando bastante.
Ire o.
Bom dia!
Quem não foi raspado, porém foi aberto cura no Ori e nos braços..etc…ainda assim não precisam tirar a mão de Vume?
Obrigada
Paulinha somente os iniciados, precisam fazer este Oro.
Em caso de duvidas, consulte o oráculo e veja a resposta.
Ire o.
meu pai morreu tem um ano e seis meses não deu tempo para paga minha obrigação de um ano já estou em outra casa evou minha obrigaçao gostaria sabe se quando for paga meus tres ano precisa se raspada
Elisangele não há porque raspar na sua obrigação de 3 anos. Você está livre desta (sorrindo).
Ire o.
Oí, obrigada por tirar as dúvidas! sou de outro país. Aqui é difícil encontrar pessoas confiáveis. Faz mais ou menos dois anos, achei q tinha encontrado uma pessoa de coração puro… Mãe de santo, em novembro do ano passado, eu quis entrar um pouco mais na religião. Estaba totalmente encantada com as pessoas é com o q essa mae predicava. não sei se é assim q fala ( falo espanhol e meu português é pobre) mas lavei a cabeça no templo dela. o ” ritual ” foi simples: tive q levar um pano branco de 1×1 mt. virgem, uma vela branca é ir vestida de branco. lá, dentro do templo onde estavam todos os orixás., tinha na porta uma bacia com água e ervas. ahi a senhora enquanto molhaba minha cabeça falava e me perguntou três vezes se eu ia entrar. depois com a vela ecendida fiquei uns 40 min dentro. pensando… Depois já participei de uma umbanda. aos dois dias batuque ( q aqui é com.santo). a vela e o pano branco estão comigo, na minha casa. em fim, em todos as atividades q ouve, eu não recibí nunca nenhuma entidade. ou seja, nunca incorporou nada. nem em umbanda, nem em batuque , nem em santo. Ok, estando mais perto da jefa da casa, começou amostrar como era má, sempre falando mal de outras casas, sempre humilhando. mostrou muita falta d humildade, de caráter é de respeito por os orixás. eu sempre fui quieta e calada. só observei. vi injustiças gigantescas! chegou um dia q não fui mais. senti q não é ambiente saudável. nao queria isso. ela não estava muito bem da cabeça. agora eu nao sei o quê fazer. não quero mais ser de religião. tenho q tirar a mão dela? eu respeito y creio nos paes, mas não quero continuar.
Julia esta señora no hizo nada para ti espiritualmente.
Sólo se lavó la cabeza.
No es necesario comprometerse con la casa y no con los orixás.
Siga su vida normal, puede descartar la tela después del lavado, junto con la vela.
Ire o.
Ou seja, tirar a mão e seguir tranqüilA?
fico muito grata por vocês estarem e ajudarem.
Julia não existe nenhuma mão em sua cabeça.
Siga em frente.
Ire o.
muito obrigada por me responde mas a minha atual mae de santo me disse se não raspa não vou fase parte do seu axe e verdade?? o que eu devo fazer??
Elisangele eu nunca vi ou ouvi de qualquer mais velho uma referência a raspar a cabeça na obrigação de três anos.
Você tem certeza que a obrigação é esta mesmo?
Por que se for, eu não estou entendendo mais nada.
Na iniciação raspamos por objetivos mais do que claros, na obrigação de 7 os motivos são mais claros ainda.
E com três anos, qual a finalidade?
Me mostre e me prove e depois diga em qual Odù isto está escrito.
Ire o.
muito obrigada pelos esclarecimentos mais tenho certeza que e com os tres
Então ela deve saber o por que de estar fazendo desta forma.
Não nenhum mistério em raspar a cabeça e colocar àse para dentro de nós, apenas acho desproporcional e fora de hora.
Ire o.
Gostaria por gentileza que me tirassem uma dúvida! Sou filho de sorokê, na primeira casa que eu frequentei me colocaram no runcó, alegando que meu orixá queria obrigação de feitura, fiquei um mes recolhido e o santo não me tomou, ai o que eles fizeram para me segurar na roça, assentaram o exú do meu santo com fundamentos errado, fizeram um borí antes de eu sair do runcó, depois assentaram meu santo alegando que ele era ogunjá e sem ser, depois o juntó errado, e durante o ritual ainda levei ejé (sangue) de bixo de pena no meu orí e nos igbas , passando a ser filho de orixá assentado, passando alguns dias comecei a passar mal, tonturas e sufocamento, nao estando mais satisfeito com a casa, conheci uma padilha que me fez revelações bombàsticas que meu santo e tudo que fizeram foi errado e com maldade, por ser um filho de xoroquê, passou… Antes de um ano a minha mãe de santo kufou (Morreu) e antes dela morrer eu já tinha pegos tudo meu e passado para outro ilê (Casa) foi levado aqueles igbas das águas de angola para as águas do ketu, a mãe do santo teria morrido depois que eu passei para outro ilê, casa essa que não concertaram meus santos, e ainda fezeram pior, assentaram meu orixá de herança e deu a qualidade do mesmo errado, e ainda conservou meu orixá sendo ogunjá e nada do meu xorokê, moral da história peguei tudo meu e troxe para minha casa, soube de um caboclo que eu teria que tirar a mão de vumbi, isso confere? Segundo ele ninguem teria tirado ainda, Mesmo os meu santos assentado errado e pelo processo que eu passei para te-los sem feitura porque primeiro que não sou de raspar, tenho que tirar a mão de vumbi mesmo assim? Já se passou 5 a 6 anos e nada de ninguem acertar com minhas coisas e minha vida está uma merda com isso, quase fiquei maluco ou morri, mais se não tenho o santo que tenho já teria kufado. Grato e espero uma resposta, anteciosamente sua bençao!
Claudio o que posso lhe dizer. Aqui no blog existem dezenas de relatos de coisas piores acontecendo nesta região que você mora.
Eu não sei que Candomblé é este que fazem por ai, mas tem prejudicado muita gente.
As pessoas estão invocando energias que não pertencem ao nosso culto, é Caboclo mandando raspar, pombo-gira receitando ebó de òrìsà e etc.
Sinceramente, eu não poderia lhe indicar ninguém nesta região, pois não conheço.
Mas você tem sorte de ainda estar vivo, pois me parece que a aquela senhora já está no mundo da verdade.
Tenha calma e quando você puder sair da região para poder se consultar com o oráculo, verdadeiro, e ter uma resposta para sua situação.
Espero que você consiga encontrar alguém que possa lhe ajudar de verdade.
Ire o.
Preciso de ajuda!
Sou de uma casa de Santo de Ketu, onde não estou satisfeita e tenho pouco conhecimento e quero me afastar, porem todos os meus assentamentos estão na casa e gostaria de levar comigo, gostaria de saber qual o procedimento correto, tenho que levar uma canjica ou outra coisa, na verdade não quero ser impedida de retirar o que é meu desta casa.
Obrigada!
Maria o primeiro procedimento é conversar com seu sacerdote e explicar os motivos de sua saída.
Depois seguir o protocolo, que com certeza ele deve lhe ensinar, caso não seja desta forma ficará difícil haver um entendimento entre vocês.
Antes de qualquer atitude, agradeça ao òrìsà desta casa por tudo de bom e ruim que você passou, afinal de contas tudo foi ensinamento.
Ire o.
Olá boa tarde.. acabei de perder meu pai de santo que pra mim era não apenas um zelador no plano espiritual mas sim meu pai que nunca tive ele quando eu era criança me batizou e por isso sempre tive um respeito enorme por ele foi feito por ele meu exu e minha pombo-gira tive alguns recolhimento breves apenas para acalmar meu santo e fortalese-lo, se não me engano foi só feito curas em mim mas não raspagem sou obrigado a fazer algo pois no fundo de meu coração quero cuidar do que ele fez e seguir de alguma forma tudo que apreendi com ele.
OLÁ BOA NOITE,EU GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO TIRAR A MAO DE UM PAI DE SANTO VIVO.PORQ MEU MARIDO FEZ UMA LIMPEZA DE CORPO SO QUE DEPOIS DISSO A VIDA DELE DEU TUDO ERRADO.NAO ARUMA EMPREGO.ESTAMOS PASSANDO NECESSIDADE TUDO ATRASADO,FOI DEPOIS DESSA LIMPEZA,TEM COMO TIRAR ESSE ERRO DE CIMA DELE.FICO GRATA SE PODER ME RESPONDER.
Mary não tem mão nenhuma em cima de seu marido.
O que precisa ser feito é saber o que está errado.
Qual Odù que vai orientar o ebo de seu marido.
Não podemos dizer que o que foi feito está errado, pode ser que a coisa estaria bem pior sem este ebó.
Procure alguém que realmente possa lhe ajudar a sair desta situação, o papel de seu marido é fundamental nesta hora, com a fé e a determinação exigida.
Ire o.
tomei um obi com minha mae de santo que faleceu, preciso tirar mão de vume ??
Wesllem somente os iniciados fazem este oro.
Ire o.
Preciso que me ajude com uma dúvida. A minha mãe era filha de santo de uma casa. A mais de 10 anos ela não frequenta mais a casa e faz mais ou menos uns 02 anos que a mãe de santo da casa que ela frequentava morreu. Ela precisa fazer o ritual de tirar a mão do vumbe. Ela ultimamente vem sentindo muitos problemas de saúde e acha que deve ser pela morte da mãe de santo. Desde já eu agradeço!
Acrescentando o meu comentário, ela não frequenta mais nenhuma casa de santo de 10 anos pra cá.
Fernanda as vezes colocamos doenças para dentro, sem ela existir.
Se vocês ficarem pensando assim, a coisa só vai piorar.
Você tem que procurar a casa de sua mãe e resolver este assunto com a família, não só ela como todos devem agilizar este problema.
Ire o.
Fernando quem colocou a mão na cabeça dela, continua com a mão no mesmo lugar.
Ire o.
Muito obrigada!
Sou Eked de Iansã com Omulu, feita no santo e minha Mãe de Santo faleceu. Não quero dar continuidade em outra casa, me falaram que o meu santo iria se silenciar por saber que sua zeladora havia se retirado.
Mas gostaria de saber, se o Orixá cobrará ou não?
Roselene quem disse que somos obrigados a seguir uma religião que não queremos seguir?
Uma duvida, você seguia a religião ou sua sacerdotisa?
Saiba que a iniciação é feita para receber a energia que irá nos ajudar a cumprir nossa jornada nesta vida.
Se você despreza esta ajuda e por sua conta e risco, mas não precisa se preocupar, Ori (nosso orisa principal) estará sempre nos ajudando.
Ele aguenta a carga.
Ire o.
Motumbá.
Fernando D’Osogiyan, sou orfão de pai de santo a 3 meses, portanto ainda nao fiz nenhum ebó e nem tirei a mão, sei que a navalha que me raspou é unica em toda a minha vida, mas, tenho uma duvida muito grande, em relação ao meu santo, a casa ira dar continuidade, mais eu não quero continuar na roça, portanto a minha duvida e a seguinte eu posso retirar meu santo antes de um ano da roça? antes disso eu vou procurar alguem que possa jogar pra mim e dizer o que realmente o santo deseja. Meu irmao de santo acha que meu santo esta querendo sair, pq meu santo era muito apegado a meu pai, ele diz que o santo tinha um amor sem igual ao meu paizinho, que todos sentiam o amor de meu santo pelo pai e o amor de meu pai pelo meu santo. Envie a resposta para o email gui.the.best@msn.com
Dofono se você não quer ficar na casa é por que seu Orí não aceita algum tipo de restrição que ele enxerga.
O que deve ser feito:
Conversar com o sucessor da casa e expor sua vontade.
Ninguém é obrigado a nada.
Você deve tomar uma atitude.
Ire o.
ola frequentei uma casa(me arrependo)nessa casa tomei uma obrigaçao da seguinte forma , com mais cinco pessoas de orixas diferentes, todos tomamos um ebó com os mesmos elementos,um em seguida ao outro,tomamos alguns banhos ,apos o banho me sentei em um banco ,a zeladora cortou um faisao em minha cabeça e dentro de um alguidar ,misturou barro,cimento agua alguas bebidas ,colocou no alguidar ,apos colocou as ferramentas de oxossi,passei tres dias recolhido ,ai ela disse que estava feito meu santo eu como ogã(tudo isso sem consultar os buzios) tive varios problemas nessa casa,quase vivi na miseria ´somente servindo essa casa,quando nao aguentei mais ,fui para outros caminhos encontrei pessoas que me ajudaram,fui para uma umbanda,fui para o ketu onde descobri que sou de oxala,onde apos o jogo tomei um ebó e tomei um obi dágua e fui apontado como ogã por xango ,por motivos particulares desse zelador me afastei ,AGORA ME PERGUNTO SOBRE ESA SUPOSTA OBRIGAÇAO QUE TOMEI NO PASSADO será que foi isso que me prejudicou na minha vida,será que ficou alguma kisila ou ligaçao espiritual com aquela mae de santo.
no momento estou sem casa ,vou a uma que ajudo de vez emm quando ,mais não é minha casa ,tenho tanta duvida para onde ir e e quem acreditar,medo de ser sugado.desculpe pelo livro mais é o unico lugar que posso tentar tirar uma duvida.OBRIGADO AXÉ
Luciano este é o maior problema da religião, pessoas querendo ser o que não podem ser, aniquilando com a vida de terceiros, colocando a religião na lama e por ai vai…
O que fizeram com você foi uma maldade e tanto.
Antes de encontrarmos nossa verdadeira casa, nós devemos orar e pedir que nosso Ori nos guie, que Osala nos dê um caminho de luz, que nosso Odù nos leve a um lugar de paz e contentamento.
Fazendo assim, com certeza você se livrará deste embusteiros.
Ire o.
obrigado da ilha
Jorge.
Quando um sacerdote morre como é o nome do rituial que faz no ori ?
Jorge a cerimonia fúnebre se chama asese (axexe).
Ire o
meu pai de santo morreu fui iniciadaa na umbanda e quinbanda ;mas na umbanda ele cruzava seus filhos com sangue dizia q ea m ritual muito antigo;eu estou afastada d relgião a 5 anos ;como proceder agora?
Valeria não precisa fazer nada.
O que se pode investigar?
Faça um jogo e veja se tem alguma prescrição.
Creio que não haverá.
Na Umbanda não existe o ritual de tirar a mão de quem partiu de volta.
Ire
Boa tarde,
Li todos os comentários e pude esclarecer muitas dúvidas, por isso desde já agradeço pela iniciativa do espaço.
Perdi minha mãe de santo a seis meses e infelizmente nada foi feito. O pai pequeno da casa já havia se afastado do centro quando a mãe estava doente e os outros não quiserem continuar.
Houve a iniciativa de uma filha legitima que não é feita no santo , de jogar búzios a fim de orientação, foi mencionado a importância da reza e mesmo com a boa vontade dos yaos nada foi feito ainda.
Nesse sentido, com o coração bem apertado, procurei outra casa e me senti muito bem, o jogo de búzios informou que preciso tirar meu santo da casa, mas fui impedida, alegaram que é necessário fazer a reza antes. No entanto, não vejo iniciativa para que isso aconteça.
Por gentileza , o que sugerem?
Muito obrigada
Muito interessante as questões aqui apresentadas. Em primeiro lugar, quero agradecer as explicações, muito interessantes. Gostaria de saber, se uma pessoa que foi iniciada por um sacerdote e cumpriu suas obrigações naturais até o falecimento do mesmo. Esta pessoa veio a tomar 7 anos com outro zelador, o qual lavou-lhe a cabeça e fez todas as obrigações em relação ao vumbe da mesma. Este zelador veio a falecer recentemente, e a pessoa gostarias de saber se ela precisa lavar novamente a cabeça com outra pessoa. Ou seja, existe realmente a necessidade de tirar o vumbe deste outro zelador que faleceu? Desde já, agradeço a resposta, se possível, claro. Pedindo ainda, que os céus continuem deixando esta página seguir em frente, esclarecendo cada vez mais aos adeptos da religião, coisa rara hoje em dia. Obrigado e força para todos vocês.
Silvana não é com reza que se faz este trabalho, isto vai muito além disto.
Quando falta apoio dentro da casa, deve-se buscar ajuda na família espiritual, seu avô de santo, tios e etc.
A família existe para isso.
Procure sua família.
Ire o
Odeci o preceito continua.
O Candomblé assim reza e assim deve ser feito.
Ire
Boa Tarde!
Gostaria de uma orientação. Quais são as caracteristicas e quais as afinidades do nkosi kitaguáze no candomble de angola?
OI Gente!
Como Já disse aqui “recebi o axé quando estava na barriga da minhã mãe”
Minha mãe cumpriu seus meses de preceitos e nunca mais voltou ao Pai de santo que foi iniciada.
Passaram-se anos e ela não deu nenhuma obrigação!
Só que o Pai de santo dela faleceu há muitos anos atrás!E minha mãe faleceu há dois anos atrás!
Como Fica a minha situação na história?
Será que depois dela ter morrido,meu ori perdeu todo o axé da feitura? Aí os meus orixás me querem como ekédi?
Pq quando minha mãe estava viva,eu sentia reações,hj não!
Será preciso tirar a mão de vumbe,no meu caso?
Axé!
Thainá o que você deve fazer é um jogo e desvendar o mistério de toda esta história.
Especular não vai levar a lugar nenhum, ok.
Ire
Claudia procura a foto do nosso moderador Euandilu e coloque esta pergunta no post Perguntas e respostas dele.
Ire
Boa noite
O pai de santo da casa que eu ia faleceu é uma casa de umbanda/nação.
Ele faleceu e em uma semana faleceu também uma filha de santo dele que era
uma tia dele que estava na corrente o que pode ter acontecido? será?
Renata quem pode saber?
Com tanta gente na casa e ninguém viu no jogo?
A resposta está no oráculo.
Ire
Quando um pai de santo morre os filhos de santo
tem que tirar a mão dele da cabeça? Se não tirar o que acontece?
Jacque pode ficar com esta energia em seus caminhos e pode ser atrapalhada.
Existem outros detalhes, porém, somente quem passa pelo preceito conhece.
Ire
oi meu nome e monique, domingo agora pedir meu ex pai de santo,sendo que ele tinha raspado agora no cadomble,é na epoca que estava na casa dele tinha alguma coisa me dizendo para mim não fazer nada como deida pro santo ou fazer mataça pra exu,essa casa era de urbanda,fiz ebos pra saude,de lingua,fiz obrigaçao de carnaval,e bade pra exu,meu exu veio em minha cabeça lá nunca raspei ou deidei pra santo,sera que eu terei que tira mão de vume mesmo agora eu tenha começado a frequenta de vez em guando igreja,ando triste pois era muito amiga dele apesar de sentir negatividade nele e saber que ele ainda não era pai de santo pois ele não tinha né um ano de raspado com o pai de santo dele no cadomble..
Monique Umbanda não tem este ritual de tirar a mão, isto não existe.
Ele era seu sacerdote na Umbanda e Iyáwo dentro do Candomblé, portanto…
Meu sentimentos e vida que segue.
Ire
Olá,
A Mãe do Santo do terreiro que eu frequentava faleceu e me falaram que eu tenho que fazer um ritual parar “tirar a mão do morto”, mas pelo que li na internet isso é só para pessoas iniciadas e de candomblé, este terreiro era de umbanda. Eu participava dos trabalhos na corrente, cantava, dançava, durante um ano e meio, mas nunca fiz nenhum ritual de iniciação a unica coisa que tenho são as guias. Agradeceria se pudessem me ajudar com o que devo fazer, pois não tenho com quem tirar essa dúvida.
Não precisa fazer nada Ana. Este ritual não é para simpatizantes, amigos e nem para Umbanda
Ire
Muito obrigada por tirar minha duvida. Abs.
Boa tarde.è verdade que o jeje é o único que não se precisa tirar esta mão do falecido?Aproveito também para saber se quando se é feito em uma casa e saimos desta casa, ao passarmos por ebós e darmos um bori em outra casa,pela mão de outra pessoa,já não se tem a mão de quem a raspou ?obrigada
Tereza esta pergunta deve ser respondida pelo nosso moderador Charles que fala sobre Djedje.
Ao passarmos por ebó e bori nas mãos de outro sacerdote não configura a saída do anterior.
Eu sempre me pergunto se quem me raspou vai sair da minha vida (vivo ou morto), afinal de contas ele colocou coisas dentro de mim que vivem no meu sangue e nunca mais vão desaparecer, então está pessoa estará na minha vida como sacerdote a vida inteira, vivo ou morto.
Então esta coisa de tirar a mão do falecido ou do vivo de nossa cabeça é apenas figura de linguagem.
Ire
meu nome e eliane zelador faleceu agora estou com meus orixas em casa ainda nao tirei a mao de moto mais pretendo em breve tenho o cargo de zeladora pois tomei obrigaçao ha 1 ano mais depois de seufalecimento mim sinto sem incapaz de fazer e tomar de conta de um ilê sozinha pois era como se ele fosse minha fortaleza nao deu pempo o bastante pra ele mim ensina todas as coisas principalmente o jogo de buzio pois mi cinto perdida sem ninguem nao sei oque faser
mim descupa pelo os erros e meu tc comdefeito
Eliane você não está se comportando como um futuro sacerdote.
Os ciclos de vida foram cumpridos, vida e morte, agora teremos transformação e retorno.
Ogbè (Éjìonilé), Oyèkú Éjìlasegborá (Ìwòrì) e Òdí méjì.
Tudo está dentro da religião.
Trate de sair do casulo, procurar sua família estendida de òrìsà e seguir seu caminho.
Força menina.
Ire
Sem problemas.
vou tentar pois era isso que meu pai queria se nao fosse capas ele nao teria mim escolhido como uma zeladora peço força a meu pai ogun e meu pai osala para mim ajudar nessa caminhada que eu tenho que seguir obrigada por seu sabios conselho
Estou com mão de vumbe na cabeça, tem algum problema em continuar cuidando da minha parte de umbanda, (pombogira rodante, e exú)?
Sou da nação de angola e acabei de perder meu pai de santo, gostaria de saber se vou precisar raspar de novo para tirar mão de vumbe?
Dofona o melhor que você faz é resolver este assunto e ficar livre para seguir sua vida.
Ire
Dofona você não vai raspar a cabeça.
Ire
minha mãe de santo morreu quanto tempo posso deixar a mão dela?
Mari resolva este assunto o mais breve possível.
Não existe prazos para tal atitude.
Ire
Em caso de falecimento do Babalorixá, no meu caso sou abian, portanto tenho a necessidade de fazer algum tipo de ritual tendo em vista que tomei bori e meu filho obi pelas mãos desta pessoa? E outra dúvida é sobre o destino dos santos assentados, pois não temos substitutos para continuar com o axé. Me preocupa ter que levar meus assentamentos. Pra onde? Nunca pensei em sair deste Ilê.
Kelly, o abiyan não precisa passar por nenhum preceito devido a morte do sacerdote.
Quantos aos seus assentamentos, creio que você terá que dar destino a eles.
Você terá que procurar ajuda de alguém e ter um lugar para deixa-los.
Ire
Pois é, estou realmente preocupada. Pois nosso axé entra naquelas questões familiares onde os parentes do nosso Babalorixá não comungam da mesma religião. Obrigada pelos esclarecimentos. Vou continuar pedindo a Minha Mãe Yemanjá para nos dá sabedoria. Confio Nela.
Obrigada!
Nor malmente quais a ervas utilizadas para a esta cerimônia cada um tem algumas especificas ou são usadas as mesmas ervas nas cerimõnias ´para tirar a mão.
Agradeço desde já
Estela
Estela estes ensinamentos não são passados aqui.
Ire
A benção para quem é de benção, sou raspado com oxosse há 23 anos, nação de angola, meu pai de santo faleceu e não há ainda sucessor(a), o assentamento ( Ibá) do meu exu está na minha residência,( quarto reservado no quintal) há problemas em continuar realizando oferendas a ele, mesmo antes da cerimônia do axexe e de um ano ? Agradeço pela atenção e AXÉ.
José,
Não há problema algum já que ele está na sua casa.
Axé
Oi gente!
Esse foi meu questionamento do dia 23 de novembro de 2013
“OI Gente!
Como Já disse aqui “recebi o axé quando estava na barriga da minhã mãe”
Minha mãe cumpriu seus meses de preceitos e nunca mais voltou ao Pai de santo que foi iniciada.
Passaram-se anos e ela não deu nenhuma obrigação!
Só que o Pai de santo dela faleceu há muitos anos atrás!E minha mãe faleceu há dois anos atrás!
Como Fica a minha situação na história?
Será que depois dela ter morrido,meu ori perdeu todo o axé da feitura? Aí os meus orixás me querem como ekédi?
Pq quando minha mãe estava viva,eu sentia reações,hj não!
Será preciso tirar a mão de vumbe,no meu caso?
Axé!
Resposta:
Da Ilha
Thainá o que você deve fazer é um jogo e desvendar o mistério de toda esta história.
Especular não vai levar a lugar nenhum, ok.
Ire
Bom volto aqui pra dizer que joguei três vezes já e não chego em resposta nenhuma gente.Eu já estou desesperada! Nos dois primeiros jogos só dava Xangô como dono da minha coroa.Ok!
No primeiro jogo ekédi,segundo rodante,terceiro rodante!
Só que não sinto mais nada do que sentia antes….
Bom no terceiro jogo os orixás totalmente diferentes:Oxum e Omolu! Só que o primeiro orixá que se mostrou foi xangô,só que ela não o viu como dono da minha coroa e sim oxum!
Bom a pessoa que jogou tem 47 anos de santo e viu que tenho mão de vumbe sim! E tenho que tirar! Porque relatei a ela que sinto uma pressão muito forte na região central da cabeça,e ela disse que era isso! Que preciso retirar mão de vumbe,pra me sentir melhor.
Não sei mais o que fazer sério mesmo,preciso dar um rumo na minha vida logo,pois está passando e eu não a vejo!
Será que depois de tirar a mão de vumbe,voltarei a sentir reações,será que minha vida anda? Será que orixá passará na minha cabeça?
Preciso de uma resposta urgente! Alguém me ajuda!
Ps:Minha mãe foi raspada com Omolu e oxum!
axé!
Thaina,
Não dá pra sanar todos os questionamentos de uma só vez, tem que ser por partes e com paciência mesmo você já estando meio desesperada.
Na minha simples opinião o mais urgente é tirar o que vocês chamam de mao de vumbi, se apareceu esta necessidade no jogo. Se você é rodante ou não ou se é de Xangô ou Omolu agora não importa tanto. Nesses casos onde envolve morte, primeiro lida com isso, com as questões envolvendo partidas e egun para depois lidar com calma com os seus caminhos. Primeiro damos satisfação aos que estão do “lado de lá”.
Tenha calma e boa sorte.
Axé,
Dayane.
Obrigada pela resposta Dayane!Agora entendo o porque de uma mãe de santo aí ficar me agorando!!! E familiares querendo minha morte,tipo esperando sabe! Éh agora preciso achar alguém de confiança!
Axé!
Bom dia a todos,meu zelador morreu a quatro anos,decidi agora a tirar a mão dele,mais o que eu preciso é de uma resposta que para os senhores não será difícil de me informar.Se eu tiro com outro zelador e esse zelador morre,eu tenho que tirar a mão dele também? e vai ser sempre assim,o que retirar a mão do outro e falecer eu vou viver desse jeito,sempre tendo que procurar um outro zelador para retirar a mão do outro que morreu??? por favor me ajudem.
Grata
Asé
Márcia, sem dramas! (rindo)
É assim que vai ser, infelizmente a perda de um sacerdote, passa pelo preceito que seus filhos (iniciados) devem fazer.
Se o segundo vier a falecer você deve proceder da mesma maneira.
Ajudou?
Ire
Sua bênção da Ilha,meu marido ficou rindo também de mim,porque dizem que sou dramáticarsrsrs,.Não entendi não! porque o primeiro foi quem colocou a energia que eu já tinha para fora,então não deveria ser assim,porque o que foi feito não tem como desfazer.Me ajude me diga se posso ficar com a mão do falecido, ele não esta me prejudicando não,por minha OYÁ me responda é verdade se chegar aos sete anos dele falecido e eu não morrer antes então não preciso que tirem a mão do meu Rei do meu Orí,porque como vou ficar pulando de galho em galho procurando saber se a Yá ou Babá já morreram,aja visto que já tenho 21 anos de santo e estou com 50 de idade e se eu só morrer com cem anos,vou acabar morrendo com a mão de algum falecido,então eu queria muito ficar com a do meu falecido pai,as pessoas que estão me colocando maluca com esse negocio de mão de vumbe não aguento mais,pode rir eu não ligo não já estou acostumadakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Bjs Asé
Mais de um jeitinho pra mim vai!!!!!!!!eu não quero mais nenhum zelador,me ajude.
Da Ilha eu disse alguma coisa que você não gostou? caso seja isso peço desculpa,eu só preciso de uma ajudinha,acho que você ficou chateado comigo porque não me respondeu a segunda vez,fica não,se poder me responder eu agradeço.Beijo no coração
Não sou má pessoa não,posso ou não posso ficar com a mão do falecido,se não quiser me responder aqui por favor responda por I M A I L
Asé
Marcia não existe mestre sem contra mestre.
Você sempre irá precisar de seu sacerdote.
Tirar a mão é importante e simples.
Se você ficar dando esta importância toda para o zelador que vai morrer ou não, creio que sua vida vai girar em torno disso.
Não estou rindo de você.
Não deixe as pessoas tomarem conta de sua vida.
Se precisar de ajuda, temos pessoas sérias aqui no rio e em s. Paulo para lhe ajudar.
ire
Márcia dentro do Candomblé isto é feito obrigatoriamente.
Se você acha que não precisa… Vida que segue.
Não fiquei chateado com você.
ire
Olá, quando numa casa de axé há um filho (uma pai pequeno, por exemplo) que já cumpriu 7 anos e foi indicado como sucessor da casa desde sempre, ele terá que tirar mão de vumbe antes de assumir a casa e os filhos? Fazendo isso, ele e os filhos assumidos farão parte da família do babá ou yá que tirou a mão de vumbe (como filho e netos)? Ou esse rito apenas o deixará livre para encerrar o luto e reabrir a casa (com o devido temo e as devidas cerimônias, é claro), dando continuidade aos cuidados com os filhos; ou seja, sem precisar de outro pai ou mãe de santo?
Pergunto isso porque vi muitos informes sobre casos em que a casa de candomblé não terá continuidade; daí surgiu minha dúvida sobre as situações em que a casa não será diluída. 🙂
Keite em algumas situações ele irá precisar de alguém para ajuda-lo com suas coisas.
Seguindo tramite da mão de vume, ele dará continuidade a casa e será respeitado como o sacerdote da casa, inclusive se houver irmãos e mais velhos entre eles.
ire
nós tiramos a mão de vume mas quando vamos no lugar p/jogar fala q. ñ foi tirado a mão de vume e nós tiramos na
cachoeira
nossa casa era umbanda pura.
quem ñ tira mão de vume ñ pode mexer em nada do centro.
Julia a Umbanda não tem este preceito.
Bom… Eu ainda não vi.
O Bizzy, sabe mais sobre Umbanda, vamos pedir ajuda a ele.
ire
Bizzy, bom dia!
Na Umbanda, Yemanjá manifesta-se com as mãos estendidas e chora e Oxun chora quando é contrariada, manifestada nas pessoas. Seria isso por conta de sua relação direta com a água?
Um abraço.
Bom dia .agradeço sua atenção aguardo a resposta do Bizzy.
qual quer pessoa tira mão de vumbe.
Não. E este fundamento não faz parte da Umbanda, ok.
ire
ok.obg.
Sua benção, Baba Da Ilha! Olá Júlia!
Do tempo que tive de Umbanda, nunca vi tirada de vumbe, apenas em casas das chamadas Umbandas Traçadas, que o fazem no caso de médiuns que tenham Orixá assentado.
Olá Mário!
Oxum, Yemanjá, Nanã, Oxum e Oxalá são duas coisas, na Umbanda: Ou são caboclas que trabalham nessas linhas, que falam, atendem e são os guias de uma médium (raramente homes trazem caboclas). Caboclas não choram a torto e direito, e elas tem seus motivos quando choram, o que é raríssimo, que fazem parte do mistério da entidade. Se a pessoa chora incorporada, não é a entidade…
Se não são Caboclas, são entidades chamadas Santas, que são seres ligados à água ou ao ar, ou seja, são “Ondinas”, e perceba que água, na Umbanda, significa sentimentos.
Essas entidades não falam e são elementais, ou seja, seres sobrenaturais que não viveram em nosso plano existencial e sim, choram, mas não toda hora! Essas entidades não pertencem ao médium, pertencem ao Caboclo (a) do médium e só esta entidade, os Caboclos, trazem santas para trabalhar com o médium.
Numa boa, e não me leve a mal: um bom dirigente de Umbanda saberia dizer que se uma pessoa incorpora sua santa e ela chora toda hora ou muitas vezes, ainda mais se for contrariada (!!!) o médium tem sérios problemas de equilíbrio emocional e precisa de ajuda!
Motumbá!
boa tarde da ilha olá biz já q. na umbanda ñ tira mão de vume então o que fazemos quando morre a mãe de santo.
Julia não se faz nada.
Vida que segue.
ire
Àse.
bom dia agradeço por estar tirando minhas duvidas.mas estamos meio perdidos. minha sobrinha tem assentamento nessa casa de umbanda ela quer sair o que ela deve fazer com os assentamentos.
olá biz a umbanda ñ tem que ficar um ano de casa fechada. só ficamos 21 dias.
Olá gente! Visitem meu blog! Há um artigo interessante sobre a imolação nas religiões de matrizes africanas, entre outros(as), como uma crítica ao livro do Edir Macedo:
http://pedagogojefersontoleranciareligiosa.blogspot.com.br/2014/06/sobre-imolacao-de-animais-nos-ritos-de.html#comment-form
http://pedagogojefersontoleranciareligiosa.blogspot.com.br/2014_07_01_archive.html
E sé o.
Julia eu não sei que Umbanda é essa, tem mão de vume, assentamento…
Se ela quer sair, fale com o sacerdote e peça para ele desmanchar o que foi feito no assentamento.
Não tem mistério.
ire
Olá Baba Da Ilha, sua benção!
Muitas Umbandas tem assentamentos das entidades, que seriam quartinhas, como as feitas no Candomblé para Exus Catiços, mas para as entidades ditas de direita também (Caboclos,Pretos Velhos, marinheiros etc.), objetos consagrados a entidade, vasos de plantas especialmente montados com elementos em sua terra etc.
Olá Julia!
Se o dirigente morreu e a Casa fechou ou fechará, ou sua sobrinha não quer mais fazer parte da corrente, é só pegar tudo que ela tem no terreiro e levar para casa e continuar cuidar deles normalmente. Se quizer, pode limpar, reassentar as entidades etc.
Se ela não sabe como cuidar do que é dela mesma, pode jogar tudo fora no lixo comum, por que esses ditos “assentamentos” não tem nenhuma serventia. Pode até ser que tiveram no momento que foram feitos e por algum tempinho depois, mas, agora, não valem nada!
Motumbá!
venho agradecer a vc da ilha e o Bizz pelo esclarecimento.
‘se o.
olá bizzi,bom dia da ilha.foi isso mesmo que ela fez bizzi assentamentos de pai e mãe de cabeça ñ teve corte.e nem menga a casa ñ tem isso.e outra coisa só teve 21 dias de luto.e agente tá vendo tudo desabando.filhos q. ja´sairão, ñ conseguimos mas entregar sopa na rua como ante.ñ conseguirmos fazer mesa do allam Kardec.vozinha muito doente caiu e tem q. operar.ela tem 86 anos. em fim tudo estar parado e ela ñ escuta agente e nem os exu que vem dar recados ela ñ liga.quer continuar toda quarta com giras e os filhos de santo assim. me desculpa se eu falei de mas é Pq. tenho parente nessa casa e amigos e eu estou vendo tudo desabar.eu já fui de lá só que eu sair a 3 anos.mas eu tinha um vinculo muito forte com a mãe vera sempre estava ajudando.
Olá Julia,
Realmente você está preocupada,mas tem uma coisa: No caso de morte do dirigente, o ritual de cada Casa de Umbanda é definido pelas entidades do segundo em comando, que não necessariamente é o sucessor do Dirigente. Não há regra.As diversas linhagens de Umbanda tem suas tradições, mas ainda assim, variam bastante.
O novo dirigente é escolhido em vida pelo anterior, ou é eleito por votação entre todos (T-O-D-O-S) os médiuns da Casa. Caso não haja consenso, a casa é fechada, todos os assentamentos são desfeitos e despachados devidamente e pronto.
Se a casa continuar, de praxe, uma gira é suspensa na semana seguinte ao falecimento, e depois,é bola para frente! Umbanda não tem problema com a morte, afinal, quer lugar que tem mais Egun que casa de Umbanda? Por sorte, a maioria é Egun de muita luz e trabalha e muito pelo bem, mas Egun é Egun: “fantasma de gente morta”!
O mais normal é que, por um período que varia de 21 a 90 dias, as pessoas não usam todas as suas guias, apenas a de Oxalá e quando muito, se tiver, a guia de fundamento da casa, em luto, e só. O espiritual não tira férias e a vida, nesse plano, continua!
Motumbá!
Obrigada sempre obrigada…A todos vcs que me auxiliaram, e sempre com a verdade.(shalom)Paz entre agente!!!
Agradeço a todos pela ajuda prestada…Shalom(Paz entre agente).
olá da ilha, é verdade quem é filha de oxumarê ñ tem mão de jogo. qualquer pessoa pode ter mão de jogo.tenho outras perguntas posso fazer?boa noite.
Julia conheço sacerdotes de Osumarè que jogam muito bem.
Este irúnmolè por sinal é conhecido como o Bàbáláwo do òrun.
Aqui é o nosso fórum, fique a vontade.
ire
boa noite eu gostaria de uma resposta minha avo de sangue faleceu a oito meses ela ja nao era mais da religiao nao mexia mais e com o tempo foi se desfazendo de tudo o que ela tinha so o que sobro foi as facas e os buzios um filho de santo dela apareceu agora depois de dez anos sem ver ela dizendo que conversou com ela nos buzios e ela disse que ele deveria pegar as facas eu estou bem confusa e nao sei se isso e correto eu devo dar as facas para ele ou nao ou devo ficar eu nao vou seguir na religiao ate por que ela nao tinha mais casa e nem mais filhos por favor me ajude obg
Julia você deve procurar um jogo e saber desta história.
Não entre em qualquer história que lhe contarem.
Se tudo já havia sido desfeito, melhor que continue, porém, não custa saber um pouco mais sobre e tomar uma decisão correta.
Ire
no caso as facas sao mais importantes do que os buzios tem mais poder eu queria ficar com elas guardadas ate por que ela foi mt dedicada na religiao e sao as unicas coisas que eu tenho como lembrança e eu estou mt insegura com isso
Julia a questão não é poder.
Sem os búzios vc não usa a faca e sem a faca vc faz o sacrifício.
Eu creio que o valor seja sentimental para vc.
Use sua intuição feminina e apure tudo com calma.
ire
sim,é mt sentimental sabe,mas eu tenho medo que possa ser usada indevido com coisas que nao seja do preceito que ela usava e ela do outro lado fiquei bem brava pq eu acredito que tem algo la sabe esse e meu maior medo obg pelas resposta
Julia se vc não quer entregar, não entregue e ponto final.
ire
Olá,Eu Sou Filha de Santo,Meu Pai de Santo Faleceu recentemente gostaria de saber o que eu faço agora?
Caah esta pergunta vc deve fazer ao pai pequeno da casa.
É ele quem vai direcionar o trabalho com os mais velhos da casa.
ire
Da Ilha =Só que esse acidente morreu o pai de Santo e a filha pequena da casa.
Vaah o mais antigo da casa deve procurar a família espiritual do seu sacerdote.
O sacerdote dele ou um irmão mais velho tem que entrar na história.
ire
Mais ele nunca ensinou nada, eu sou da sessão UMBANDA e peço muito obrigada pelo seu explicamento.Ele morreu no acidente Carbonizado .
Caah a resposta que eu lhe dei, continua valendo.
Procure a família espiritual dele.
Ire
Obrigada.
Olá gostaria muito de saber o que eu faço pra afastar uma amante e trazer meu marido pra casa? Por Favor.
oi,há alguma simpatia para perder algum medo?
Barbara a maior simpatia para perder o medo é enfrentar o medo, com respeito, porém firme e pedindo o apoio de Osalá.
Orunmilá diz que mais morre muito mais pessoas de medo do que qualquer outra doença.
ire
Eliete fale com seu marido.
Se ele tem uma amante é por que lhe falta caráter, a culpa não é da amante.
Ire
A benção para quem é de benção ! Sou iniciado no santo há 23 anos, o babalorixá que me raspou faleceu, antes informou que eu mesmo poderia lavar o meu orí e passar o ebó no meu corpo, despachando-o em seguida. Esse procedimento é correto ? Fazem sete meses que o mesmo faleceu e ainda não fiz nenhuma obrigação. Se possível me esclareçam esta dúvida.
Obrigado !
José Gilberto,
A dinâmica no Candomblé é que alguém sempre precisa de uma outra mão. Logicamente, em certas circunstâncias, nós podemos fazer certas coisas para nós mesmos, mas isso não ficaria, no meu entender, como algo permanente. Eu entendo que seja para questões emergenciais, compreendes? O meu conselho para você é que procure um jogo com alguém que você conheça. Não é difícil achar zeladores que tenham a sua idade de iniciado para te ajudar.
Axé,
Dayane
Olá, tenho uma amiga que tem um centro,ela gostaria de saber se pode receber imagens de santos de um outro centro que a pessoa ja faleceu?
Deis de já muito Obrigado!!
Olá, ontem eu soube que a mãe de santo do centro que se dizia de umbanda, mas que depois descobri, pelas práticas que vi lá dentro que era de candomblé, veio a falecer domingo passado. Frequentei lá por um mês, depois fiz obrigação de três dias de recolhimento na casa dela, onde teve matança de galinha preta e de outros animais de pena, e num dos dias de recolhimento, foi cortado uma parte do meu cabelo e raspado um pouquinho do meu couro cabeludo. Saí de lá depois de quatro meses e não quis mais seguir tal religião, visitei outros terreiros mas vi que aquilo lá não era o que eu queria pra mim. Pergunto: Este pequeno corte na cabeça, o corte do cabelo e o confinamento de três dias lá configuram a minha iniciação? Luisa
Aproveito para esclarecer outra dúvida: Posso me desfazer das roupas de santo sem qualquer tarefa a executar antes?
Luisa vc não foi iniciada.
Porém, se há algum objeto sacro nesta casa que lhe pertence, fale com alguém para ver o dia que você vai retirar estas coisas de lá.
Quanto as roupas, você pode doar.
Ire
Muito obrigada pelos esclarecimentos, que alívio sua resposta me deu! Acredito que não tenha nada meu lá, porque quando resolvi sair de lá em novembro/2013, tentei pegar minhas coisas sem aviso prévio à mãe de santo, que, por sua vez nao deixou retirar naquele dia, mas marcou para o dia seguinte e um pai de santo e alguns filhos dele acompanharam esta retirada, não senti falta de nenhum objeto e penso que, se tiver ficado parte do meu cabelo lá, este mesmo pai de santo fez uns ebós e me garantiu que não haveria qualquer influência de qualquer pessoa daquela casa. Novamente muito obrigada.
ola ,pode -se fazer bori gravida? obrigada desde de já.
Adelle,
Pode sim, porém não pode haver nenhum sacrifício de bichos. Borí é para fortalecer seu Orí e não interfere na sua gravidez. Há de ter cuidados dando-lhe o máximo de conforto possível para que você se sinta bem.
Axé.
Motumba!
Eu moro nos fundos a 3° casa e nessa casa morreu há uns 30 anos atrás a mãe de uma tia minha.
Na casa do meio era o antigo barracão da minha avó que faleceu e nada foi nela e com as imagens de santo do barracão, uns levaram pro mar e outros pegaram!
Vim morar aqui quando minha avó tinha 15 anos de falecimento e a substituta para dar continuidade ao barracão seria minha tia mas ela não quis. Com isso muitas coisas aconteceram aqui.
E na casa da frente que é a 1°lá é a infestação dos eguns :O
E rato andando pela cada barata é chuveiro que abre sozinho louça sendo lavada e quando vão olhar não tem ninguém.
Essa minha tia faleceu a pouco tempo e ela era feita mas de vinte e um anos e quando morreu nada foi feito nela também.
O centro não existe mais, desde que minha avó faleceu.
Eu lhe peço pelo amor de Deus nos ajude, pois aqui esta um inferno, e piorou depois que eu e meu pai fizemos um bori por cobrança de santo .
O que acontece quando uma mãe de santo morre não havendo o luto e nem todo o ritual do falecimento dela?
Isso pode explicar de alguma forma com a vida dos que nem eram nascidos quando isso aconteceu?
Jessica,
Os Eguns moram aí e depois de tantos anos é muito complicado despachar essa energia nociva e negativa. Muitos vezes recomendo até vender e se mudar, isto se for possível. Tem que fazer um jogo entender toda essa história e ver os ebós necessários a serem feitos.
Axé.
baba por favor me responda minha mãe de santo morreu no ultimo dia 03/12/2014 e até agora não foi marcado o início do axexê porque aqueles que fazem o ritual estão cobrando muito alto e minha mãe não tinha nenhuma reserva de dinheiro a família está pensando em não realizar a cerimônia e aí baba como fica a minha situação tenho que ficar eternamente com a mão de minha mãe de santo sobre mim ou posso procurar uma outra mãe de santo mesmo sem o axexê de minha primeira mãe de santo e dar continuidade a minha caminhada pois minha casa de santo está fechada e lá se encontram, todos os meus assentamentos estou muito preocupada por favor baba me ajude pois dia 09/05/2015 completarei 5 anos e pretendo dar minha obrigação.
maria,
realmente a cerimônia de axexê é cara e cobram muito caro. Pode procurar uma pessoa do seu axé e da sua confiança e proceder os ebós para retirar a mão.
Axé.
motumbá baba já se passaram quase 2 meses da morte de minha mãe de santo o axexê não foi feito disseram que os filhos de santo tem que esperar 1 ano para fazer qualquer coisa até para abrir um jogo com outro pai de santo isso é verdade baba ? tô me sentindo impotente me aconselhe por favor. não sei que atitude devo tomar pois não quero desrespeitar a memória de minha mãe de santo .
Celia,
Eu particularmente não concordo, acho que você tem que tirar a mão, se cuidar com os ebós específicos e procurar uma boa mão. O Axexê pode até atrasar, fazerem um pouco depois porque custa caro e tudo mais.
Axé.
Olá já acompanho as publicações de vcs a algum tempo acho muito esclarecedor e de bom gosto tudo aqui!!! Mas tomei coragem de perguntar! Fui iniciada no candomblé à um ano meu orixá é o mesmo do pai de santo q o raspou e 11 dias apos eu tirar o quele aconteceu uma fatalidade e o perdi mas agora quase nove meses apos o ocorrido o sucessor da casa começara os trabalhos de lavagem de cabeça dos médiuns estou em duvida se não deveria esperar o um ano do falecimento
Mônica,
O luto é de 1 ano, porém, isso não impede dos filhos da casa de lavarem suas cabeças. Normalmente na nação Ketu, o sucessor é escolhido através do jogo feito por pessoas antigas da sua nação e do seu axé. Nesse meio tempo, a mãe ou pai pequeno da casa toma a frente e pode providenciar os rituais que se fizerem necessários.
Axé.
maria f.
bom noite, gostaria de tirar uma duvida minha irma era feita no candmble a 15 anos ,faleceu tem 5 meses e tem uma conhecida nossa q fala q esta recebendo o exu ,eo ere da minha irma pode acontecer isso essa pessoa n e feita no santo
maria,
Não pode de forma alguma, essa pessoa está mistificando.
Axé.
Bom dia gostaria de uma esplicaçao fui iniciado na religiao e raspei o santo fui raspado de bara mais so agora q eu fui descobri q sou d ogum xoroque por isso eu nao consigo toma minha obrigaçao sai da casa desse zelador e nao voltei mais estava a pouco tempo em outro ile a mae de santo me traiu minha confiança estou com tudas as obrigaçoes atrasada tenho treze anos de santo estou apavorado e com medo de os orixas me matarem por esta nessa situaçao aguardo um conselho .axe
ronaldo,
Quem pode mais é Olorun! (DEUS supremo)
Procure uma boa casa ligada a sua raiz. No Ketu não se cultua Xoroque que é um Vodun das casas Jeje.
Axé.
eu gostaria de uma ajuda vim da umbanda,fui para o jeje com os mesmos orixá o zelador faleceu e corri jogo p tira vumbi e tds querem que eu fique na casa ,querendo fazer obi mais sou desconfiada e ok fui ver mesmo não falam e meu orixa já não são os mesmo confundindo ainda mais minha cabeça ok devo fazer ?
Cláudia,
Se você não está se adaptando a Nação Jeje, então aconselho que procure uma boa casa de Umbanda. A mudança provoca uma total reformulação de conceitos, doutrinas, dogmas.
Boa sorte!
Axé.
como e onde posso fazer isso
Gisele,
A mão de Vume ou vumbe só pode ser tirada por zeladores com casa aberta e com conhecimento correto do ritual. Procure alguém da sua Nação que possa lhe ajudar ou podemos indicar.
Axé.
jorge, bom dia, o babalwo que vez a feitura morreu , era do omoloco, hoje estou no keto, e a mae de santo disse que nao presiva tira a mao de vume pois se tratava de outra naçao estou em duvida isso procede?
Jorge bom dia.
O Candomblé diz que vc deve retirar a mão do morto de sua cabeça.
Como Omoloko não raspa (eu acho), então sua mãe está correta.
Se vc raspou, então ela poderia fazer o que tem que ser feito.
Ire
Olá, Motumbá, preciso de uma resposta que me explique o seguinte, meu filho quando tinha sete anos ,tomou um obori com meu Babá, por questoes de saude, com o passar do tempo ,na adolecencecia, hoje ele esta com 32 anos, ele fez outro obori, mas com outro Baba, por questoes deencaminhamento de vida, e aos 30 anos ele teve um cancer, que com a graça de Oxala esta curado, mas no meu desespero recorri a tudo que podia e ele foi oborizado novamente por um terceiro Babá, o que acontece é o seguinte o segundo Babá faleceu, e minha pergunta é; preciso tirar a mao dele ou somente sendo oborizado nao precisa, mesmo pq ele nao frequenta a religiao foi somente por questao de saude, por favor me responda, pra que eu possa ficar mais tranquila…abraço e obrigada
Lourdes,
Não precisa tirar a mão para quem toma Borí em hipótese alguma, fique tranquila.
Axé.
muito obrigada, Fernando D’ Osogiyan, que Yemonjá lhe abencoe sempre…ASÉ O..
Se a pessoa nao quer seguir na religião. O que ela precisa fazer…. pois meu pai de santo morreu logo depois de lavar minha cabeça na umbanda… eu nao quero outra casa… nao confio em outra mão… e nao tenho nenhuma entidade eu quero apenas sair… o que devo fazer… ninguem me esclareceu essa minha duvida apenas quererm que eu faça as coisas… por favor preciso obter respostas…
Raphael,
Se você é de Umbanda e não se iniciou no candomblé, Simplesmente saia, não frequente mais.
Axé.
A benção para quem é de bençao !
Sou feito no santo há 24 anos, nação angola, há um ano faleceu o babalorixá que me raspou, antes de acofá ele me falou que eu não precisava tirar a mão de morto após sua morte, pois como eu já era ebami não haveria necessidade, que eu tomasse alguns banhos de ervas e mais nada. Estou muito confuso, precisando de uma orientação. Sigo as orientações dadas por ele antes de acofar ou sigo os fundamentos do candomblé?
José o ideal é seguir a regra.
Procure as pessoas de sua família espiritual, se tem que ser feito por um deve ser feito por todos, concorda?
Ire
Agradeço pela orientação e concordo plenamente.
Que Olorum lhe dê gunzos e mais gunzos.
Axé !
Guzos e gunzos ououf lebé, Qual a tradução amigos, seria dinheiro em abundacia?
Motumbá!
Boa noite a todos,a anos venho me cuidando com um pai de santo (não me manifesto) e no passado fiz uma festa e assentamento do meu Exu caveira e fui confirmado ogã suspenso do caboclo boiadeiro, só que ele veio a falecer ontem por motivo de saúde.
minha duvida é a seguinte o que eu faço para tirar as coisas que eu fiz por lá ?
Alisson,
Converse com a pessoa que ficará responsável pelos rituais da Casa.
Axé.
Boa Tarde !
Meu marido foi o primeiro filho da casa á ser feito, acho que o nome é Rombono, não sei se é assim que escreve enfim, o vô de santo dele morreu há mais ou menos 9 anos e agora o pai de santo dele morreu também, mas nós não frequentamos mais a religião já tem uns 12 anos que estamos afastados, a pergunta é essas mãos de vumbe que ele tem pode lhe causar algum mal, mesmo não sendo mais do asé?
Ele é de Exu “Wauany” desculpem se estou escrevendo o nome errado!
Flávia,
Seu marido deve fazer o ebó para tirar a mão do falecido zelador independente estar afastado ou não dá religião.
Axé.
Obrigada pela resposta .
Tenho uma outra dúvida, o orixá pode pegar quizila do zelador?
Eu e meu marido eramos irmãos de santo, com o passar do tempo ele se iniciou e eu não, ele é de exú como já havia dito e eu de oxum… Nos envolvendo e desse envolvimento eu engravidei, e acabamos nos afastando do axé, meu marido era muito apegado ao pai de santo e eu também tinha um grande carinho por ele e claro pelo pai Ogum principalmente ( sou ekedi suspensa da casa). Pai de santo ficou chateado, tanto que ele acabou jogando enxofre no ibá do meu marido, ele chegou até a casa de axé todo torto por conta disso. Enfim após esse acontecido meu marido pegou uma raiva muito grande da religião em si e não suportava nem ao menos tocar no assunto, eu por outro lado, sempre fui mais flexível e tentei várias vezes voltar a casa, mas ele não concordava com a atitude…Após a morte do pai de santo e também da minha pergunta que fiz ao sr me ocorreu essa dúvida, será que wauany pegou raiva do axé, do pai de santo, e fez com que meu marido se afastasse do axé?
Nunca fomos cobrados pelo orixá, como já contei antes nosso avô faleceu ele não tirou a mão de vumbe justamente por que estava sentindo um grande desprezo e não quis dar continuidade.
Hoje ele deve ter 14 anos de santo e só tomou a obrigação de 1 anos.
Agradeço pela atenção!
Outro detalhe importante que eu esqueci de mencionar
após a morte do nosso avó de santo, o nosso pai de santo mudou de nação
eramos do ketu e passou para axé oxumere, isso deixou meu marido frustrado pq pai disse que não existia exu no axé oxumare e tinha que fazer ele como uma qualidade de Ogum, não lembro qual mais ele passaria a ser de Ogum e não mais de Exu.
Após isso ele abandonou e o enxofre só piorou as coisa penso eu.
(isso já tem 12 anos)
Flávia,
O verdadeiro Axé Oxumare é Ketu e fica em Salvador na Bahia e cultua o Orixá Exú. As informações estão truncadas.
Axé.
Entao quer dizer que é um ciclo sem fim
A pessoa tem 20 30 anos de ase e sempre vai ter que tirar mão da cabeça sempre?
Dtg se o seu sacerdote falecer isso deve ser feito.
Se vc não quer fazer, sem problemas, livre arbítrio existe para ser usado.
Ire
Boa noite!
A minha dúvida é o seguinte, fui iniciado em uma casa, por motivos pessoais me ausentei. Tomei minha obrigação em outra casa, porém a mãe de santo que me iniciou veio a falecer! Tenho que retirar alguma mão de Vume ?!
Axé
junior,
Com certeza tem que retirar a mão da zeladora falecida, converse com seu atual zelador.
Axé.
Boa tarde,eu queria tirar uma dúvida fui batizado na umbanda com padrinho, madrinha a mãe de santo morreu eu tenho que tirar a mão de vume.
Fonseca não precisa.
Ire
Na umbanda quando o filho faz as suas obrigações não chegou fazer a câmarinha a mãe de santo morreu precisa tirar a mão de vume.Só tira mão de vume quem inicia no candomblé de yao em diante.
Fonseca a Umbanda não tes esse ritual.
Ele fica restrito ao Candomblé.
Ire
Boa tarde tem alguém email que eu posso entrar em contato?
Preciso urgentemente de ajuda u.u
Marcos,
Nosso contato é pelo blog, o que você está precisando com urgência?
Axé.
Olá,sou da cabinda,não entendo a diferença com o candomblé, meu pai de santo faleceu a 11 meses, terei que lavar a cabeça eu sei ,só o que ta pegando e que o outro pai da santo e do candomblé, agora não se ,se ele poderá fazer o rito???? Abçss
Eduardo,
Cambinda está ligada ao candomblé via nação Congo/Angola, então procure algum zelador ligado ao Axé Bate Folhas ou Tumba Junssara.
Axé.
Boa tarde
Quero saber se um ogan pode bater o atabaque sem tirar a mão de vume?
E quais os tempos de licença que os filhos de santo tem que ficar afastados do centro quando a mãe ou pai de santos morrem?
Marcela,
Não deve bater em atabaque sem antes tirar a mão e fazer seus ebós. Quem determina o preceito é o jogo, as funções numa casa de candomblé não param e após o Axexê é respeitado o luto de 1 ano e só depois do axexê de um ano, a casa poderá voltar a tocar.
Axé.
Bom dia! Frequento um Centro puro Umbanda, e sou filha da casa. Nessa semana,a Baba (mãe de santo) veio a falecer e não deixou nenhum sucessor em seu lugar. Porém, eu saí desse centro tem uns 3 meses e essa semana, iniciei em outro. Preciso mesmo assim fazer o ritual para tirar a mão?
Barbara,
O Ritual de tirar a mão está ligado ao candomblé, porém, isso não a impede de você pedira sua atual zeladora para lavar sua cabeça dentro dos rituais da Umbanda.
Axé.
Boa noite a todos eu queria um esclarecimento, na nação ketu exu bara é a mesmo xeroque é um orixá só ou no ketu só cultua bara não xeroque ambos é um só.
Fonseca,
Exú Bára é um Orixá nação ketu e Xoroquê é um Vodun, o dono da porteira das Casas da nação Jeje, portanto, não são os mesmos.
Axé,
Boa noite,pai Fernando ele ia ano que vem raspar a minha cabeça, ia fazer bara isso da problema eu sendo xeroque ele falou que bara é xeroque.
Fonseca,
Temos um post falando do Vodun Xorokê, clique na foto do Charles e procure esse post. Bára é Exú Orixá do Ketu/Nagô, poucas são as casas que iniciam pessoas para Exú, quando isso acontece o zelador chama por Ogun tomar a frente depois das honrarias feitas a Exú. Semelhanças à parte mais Bára não é Xoroque!!
Axé.
Assim fiz um aribibo e acho q meu orixa iansa não aceitou a mão do pai de santo, pq minha vida virou de ponta cabeça passei fome perdi meu salão de beleza entrei em depressão tentei me matar foi horrivel por favor me respinda o q houve
Paula,
Não sei o que houve, somente através de uma consulta aos búzios você poderá encontrar essas respostas. Procure uma boa casa e veja as referências do zelador e ver seus caminhos.
Axé.
Raphael em Junho 20, 2015 às 3:20 pm
Se a pessoa nao quer seguir na religião. O que ela precisa fazer…. pois meu pai de santo morreu logo depois de lavar minha cabeça na umbanda… eu nao quero outra casa… nao confio em outra mão… e nao tenho nenhuma entidade eu quero apenas sair… o que devo fazer… ninguem me esclareceu essa minha duvida apenas quererm que eu faça as coisas… por favor preciso obter respostas…
em Junho 20, 2015 às 6:36 pm Fernando D’Osogiyan
Raphael,
Se você é de Umbanda e não se iniciou no candomblé, Simplesmente saia, não frequente mais.
Axé.
Muito obrigado Fernando D’Osogiyan … tua resposta foi esclarecedora … estava confuso e perdido … obrigado por abrir meus olhos para seguir meu caminho …
Axé.
Ola a todos meu motumba, nasci em ketu tenho obrigaçao de 7 anos paga, obrigaçao de 14 anos chegando, pronto minha ya(mae de santo) veio falecer, o que fazer hoje, tenho que tirar a mao dela msm com obrigaçao paga tudo em dias??
Alguem que possa me explicar, grato desde ja.
Erlandi,
tem que tirar a mão, independe de tempo de santo ou obrigações. Qualquer zelador do ketu ou um egbomi da sua raiz, pode fazer este ebó.
Axé.
Boa Tarde a todos!!
Eu fui iniciado na umbanda branca e feito um ritual somente com pemba branca, fiquei lá por 8 anos e sai rodei varias casas e não me encontrei em nenhuma acabei ficando muito tempo sem cuidar e receber os guias a pouco tempo fiquei sabendo que que havia 6 anos que a mãe de santo tinha falecido, mais o centro continua aberto sendo tocado pela mãe pequena, em minhas procuras acabei conhecendo uma pessoa que ao conversar com a mesma descobri que era pai de santo de quimbanda o mesmo me alertou sobre a mão de egum em minha cabeça sem jogar búzios nem nada e então perguntei ao mesmo o que deveria ser feito.
dentre várias coisas dita sobre o seria feito veio então a minha surpresa que tudo isso ficaria em 20 mil reais, assustei e então venho pedir a vocês um conselho se estou sendo enganado ou é tudo isso p tirar a mão de egum e minha vida começar andar tanto financeiramente como de resto.
Porque se realmente for isto vou ter que ficar p resto da vida assim, pelo fato dele mesmo ter falado que os problemas ocasionados em minha vida no geral e principalmente financeira está relacionado a mão de egum e como farei p tirar se estou em uma situação precária financeiramente?
Aguardo ansiosamente pela resposta.
Obrigado desde já pela atenção
Leandro
Leandro,
Na verdade você não precisa tirar a mão da falecida de sua cabeça, este ritual é específico das pessoas que se iniciam somente no candomblé, chama-se Ìbèrè, raspam a cabeça e são sacralizados. Na Umbanda não existe este ritual. Fique tranquilo, são oportunistas, vigaristas, que querem se aproveitar do momento para extorquir. A salva no Candomblé para tirar a mão em alguns casos não chega a 10% do valor cobrado.
Axé.
Bom dia!
Queridos irmãos,
Minha irmã de sangue tinha a cabecinha feita em uma casa. Porém ela resolveu trocar de casa e pediu para que a mae de santo da casa antiga (a que tinha a mão sobre a cabeça dela) tirasse. Ao invés de usar sabão de coco, ela usou sabao da Costa, mesmo minha irma levando e insistindo pela sabao de coco. Lavou com sabao da Costa em casa mesmo.
O que fazer nesse caso? Pode haver alguma complicação para minha irmã?
Aline,
Não se tira a mão de quem está vivo já que quem a iniciou está viva, somente de quem morreu é que se tira a mão, trocar de casa não significa tirar a mão de quem lhe iniciou e tão pouco lavar a cabeça, sempre a primeira mão é que conta. Pode lavar a cabeça com sabão da costa que é o correto e este processo requer ervas frescas também, principalmente quando vai tomar um borí.
Axé.
Boa Tarde!! Fernando,
Muito obrigado pela resposta!!!
Mas agora te pergunto, o porque que esse pai de santo que segundo ele é (medium ozobi) não sei se é assim que diz, enfim ele disse tudo, sem eu falar nada sobre minha vida, e o pior que tudo bateu certinho, até coisas do passado que ninguém sabia além de mim, mais enfim ao mesmo tempo que ele disse tudo isso sem cobrar nada, depois veio o fato do trabalho de 20 mil reais que me fez recuar.
Agora vem a pergunta, se não tenho a necessidade de fazer a retirada como o Sr. disse, o porque que minha vida está virada dessa forma sendo que realmente nunca fui raspado no santo, e nunca entreguei nenhuma oferenda, a não ser alguns ebos tirados de limpeza?
Segundo a umbanda sou filho de Ogum e Oxum e no candomblé sou Ogum Shoroke, Odé, Xango, Oxum, Iansã enfim uma infinidades de juntó, que não entendo muito, o porque desses vários orixás que dizem que eu carrego no ori mais enfim acredito que não seja o caso.
Gostaria que pudesse me dar um caminho para descobrir o que acontece, o motivo real desses problemas todos que nada dá certo, nada se termina, não consigo ficar com ninguém mais de 3 anos.
Bom muitas coisas acontecem sem explicações.
Muito obrigado!
Aguardo ancioso a resposta.
Leandro,
São os famosos manipuladores da mente e das palavras, é assim mesmo, não se impressione. Não existe infinidade de Juntó que quer dizer Adjunto, ou seja, outro Orixá que acompanha o principal,então, ao grosso modo poderia dizer que você é de Ogun e Oxun como seu juntó.
Leandro, tá ruim geral, para muito gente, tá difícil mesmo, aí vem um malandro, 171, querendo 20 mil?!! Brincadeira…
Axé.
Pq quando se tira mao de vumbi tem q se tomar um bori logo em seguida?
Renato,
Eu particularmente aconselho a pelo menos tomar um Obi, mas, certamente o jogo é que determina.
Axé.
Deixei de frequentar a Umbanda a muitos anos, gostaria de saber mais sobre a Mão de Lefé, já que meu pai de santo fechou o terreiro, foi embora e sumiu, portanto eu gostaria de encerrar definitivamente a minha ligação com a Umbanda, já que minha religião é outra agora. Obrigada
Patricia,
MÃO DE VUMBI E MÃO DE LEFÉ
Muitas pessoas perguntam o que significa Mão de Lefé e Mão de Vumbi
São rituais de extrema importância executados na Umbanda e em alguns candomblés, visando a libertação dos médiuns que tiveram problemas como morte do Pai ou Mãe de Santo ou desligamento do terreiro que freqüentavam.
Um mestre de Iniciação ou sacerdote deve ter o conhecimento para tirar a Mão de Vumbi (pai de santo morto) e Mão de Lefé (pai de santo vivo).
Quando um médium freqüenta um terreiro de umbanda e por infelicidade o responsável falece, há vários rituais a serem executados como Mão de Vumbi que retira as vibrações daquele que foi seu Iniciador e transfere para o indicado que será o precursor do terreiro,caso queira permanecer na mesma casa e haja sucessores diretos.
Mas se o médium teve problemas com o terreiro ou responsável e resolve freqüentar outro lugar, ele terá que fazer o Ritual de Mão de Lefé, que é a retirada das vibrações/ligações do antigo terreiro bem como do responsável dos rituais antigos que foram executados.
Resumindo é um Ritual profundo de libertação e todo médium de fato e de direito deve agilizar o mais rápido possível para que as energias astrais fluam na mais perfeita harmonia.
Há casos de Terreiros que quando ocorre morte dos responsáveis bem como o fechamento definitivo da Casa de santo, alguns médiuns, por consideração ou homenagem ao Pai ou Mãe de Santo não realizam tal ritual, mas podem acontecer alguns problemas e é aconselhável reafirmar a responsabilidade da coroa ao próprio astral pessoal.
Vejo aqui em nossa casa inúmeras pessoas que se desligaram de suas antigas casas e jamais realizaram estes procedimentos,o que lhes acarreta uma série de problemas mediúnicos,inclusive afastamento provisório ou permanente de algumas entidades.
Por se tratar de respeito ao desenvolvimento do médium penso que estes procedimentos devam ser ensinados em suas casas,porém por desconhecimento destes antigos ritos muitos zeladores(as) não o realizam,prejudicando a caminhada de ex filhos(as) de santo
Blog: Tenda de Umbanda Ogun Delê.
Axé.
Obrigada pelo esclarecimento.
Boa noite! Meus irmãos , estou com uma duvida e gostaria de uma resposta sobre o assunto. Meu amigo,professor, orientador, zelador e pai de Santo , conhecido com ZÉ PEQUENO ou ZÉ de OXÓSSI em ItajuÍpe – Bahia . Antes de falecer em julho de 2013 ,trabalhou por muitos anos na cidade de Registro -SP. É correto a esposa dele que também é mãe de santo , tirar a mão fria. Pelo respeito que tenho por nossa religião, gostaria de uma opinião . Abraços a todos irmãos, irmãs, mãe e pai de santo , que neste espaço nos orienta, Fiquem na paz espiritual.
Irapuan,
Se ela é uma zeladora conceituada e de confiança ela pode tirar a mão e proceder com os ebós necessários, porém, não é obrigatório, você pode escolher outra pessoa caso não concorde.
Axé.
Eu agradeço ao meu irmão e pai de santo Fernando D`Osogiyan pela informação precisa, mas devo escolher uma outra pessoa.
E muito axé e fique na paz dos orixas !!
boa noite, recente tirei a mão de vumbi de minha esposa e pai carnal falecidos, me foi informado que se tira mao de vumbi de Pai e Mae carnal, tambem esposa e esposo, esta correto este procedimento
Alexandre,
Tirar a mão de vumbi é tão somente fazer um ebó específico que está relacionado ao zelador falecido e foi quem lhe iniciou e colocou a mão em sua cabeça, só isso. Pai , mãe, esposa, falecidos faz-se apenas ebó de limpeza, egun, etc, isso se for indicado no jogo de búzios.
Axé.
Olá.Bom o meu caso é que sou abia não cheguei ser iniciado nem obrigação de 7. 14 ou 21.Por motivo financeiro não raspei o de diz um iba ori pra cabeca tenho louça do meu orixa eneste caso preciso tirar o Egun de minha mae ? E a louça do meu orixa?
gutto,
Se sua mãe faleceu e foi visto através do jogo a presença de Egun no seu caminho, recomenda-se um ebó Egun.
Axé.
Olá.
Tenho um padrinho, ele me ajuda com algumas questões e se encumbe de pagar as oferendas.
Hoje infelizmente veio a óbito e não sei oq devo fazer.
O que é ser iniciada? Preciso de algum ritual?
Como fica as oferendas que assina precisam ser feitas?
Agradeço se puderem me ajudar.
Obrigada.
Thais,
Precisa procurar uma boa casa para cuidar de sua parte espiritual, tirar suas dúvidas e continuar a fazer suas oferendas.
Axé.
Boa tarde
Tenho uma.dúvida eu fiz um bori.mas .a pessoa que fez faleceu tem 6 anos que era v^ das minhas filhas e agora tenho dúvidas fui numa casa e lá falaram que tenho que fazer um jogo e tira pq fizeram errado .
Elaine ninguém tira um bori, isso é algo muito louco, alguém perdeu a noção ou você não entendeu o que foi falado.
O ritual do bori, deveria ser feito anualmente, ele fortalece nossa união com nosso duplo espiritual e nos ajuda a fortalecer nosso Eu interior.
Cuidado com pessoas que não sabem o que estão fazendo.
Ire
Boa noite, só uma pergunta, gostaria de saber qual o preço para tirar a mão de Vume?
Vera,
Não existe uma tabela com valores, tem que fazer um jogo, ver os ebós necessários, a necessidade de bori, comida seca, etc, então depois de ver através dos búzios o zelador combina uma salva para Casa.
Axé.
Obrigada pela atenção, mais uma pergunta: dá pra fazer on line? é que eu não entendo muito disso, mas é para o meu irmão….
Qual a nação q o sr. é?
Meu irmão é filho de oxalufan, se pudesses fazer pela internet, a gente combinaria td. obrigada mais uma vez
Vera,
Não dá para fazer pela internet, vi que você é leiga no assunto e muito cuidado Vera para não cair nas mãos de um falso sacerdote, querendo apenas te enganar e pegar seu dinheiro.
Minha Nação é Ketu/Nagô
Este ritual consiste também em lavar a cabeça da pessoa, tem que ser na presença dela, nas águas de um rio com folhas, etc, etc.
Axé.
Muito obrigada senhor, me ajudou bastante….é que meu irmão está meio perturbado, além de ter q tirar a mão de Vume, diz que uma pessoa de centro fez um trabalho para ele e ele quer que a mulher desmanche, está com uma idéia fixa e eu não quero que ele procure essa tal mulher, enfim….estou apavorada com isso…. não sei o q fazer….obrigada, ore por ele…obrigada….
Boa noite!!!
Minha zeladora tem 35 anos de feitura, a 1 ano atrás ela tirou a mão de vume do seu 1° zelador, agora essa semana o zelador que lavou a cabeça dela e deu bori faleceu, ela precisa tirar a mão de vume novamente?
Carla,
Não precisa fazer ebó de vume, a mão está ligada apenas ao zeladora que a iniciou.
Axé.
mutumba,a todos…eu gostaria de saber,,,se eu tenho que tirar a mão de vume,pois sou a rombona do meu ex zelador e minha vó o ajudou,prém eu sai da casa dele e fui pra minha vó e ela me deu a obrigação de 3 anos ,,ontem fez uma semana do seu falecimento,,,passei mal ,meu orixa passou e não deu ila,meu marido achou estranho,,perguntei a uma ekedy ela disse que o orixa fica um ano sem da o ila e não podemos ir a candomble nenhum,,enfim gostaria muito que esclarecessem minha duvida,,e desde já lhe agradeço,e peço sua benção
Vania,
O que confirma que você tem a mão de vume é o jogo de búzios, se no jogo ficar constatado a mão do falecido em seu orí você terá que fazer os ebós para tirar a mão do falecido. O Ilá é um brado de chegada do Orixá, se seu Orixá não trouxe cabe a zeladora investigar. O luto é de 1 ano sem festas e ir a candomblés, providenciar axexê e os carregos necessários.
Axé.
Olá, preciso de ajuda. A mãe do meu pai de santo faleceu está semana. Estou com a minha obrigação de iniciação a yaô marcada para o dia 10 de Dezembro. Pergunto: Posso ser iniciado ou tenho que adiar por um ano até que ele retire a mão de vumbe?
Alessandro,
É necessário que seu pai tire a mão de vumbe da mãe antes de iniciá-lo, sem esse ritual não se inicie.
Axé.
Para onde vão as pessoas de batuque depois que morrem? Para orum?
Lilian,
Há muita controvérsia e histórias sobre o que acontece depois que a pessoa morre. Para mim, a morte finda sua participação como ser humano na terra. Seu egun (espírito negativo) é encaminhado para junto dos seus ancestrais através do axexê e/ou se desintegra no espaço.
Axé.
Bom dia!
Tenho 35 anos de santo, e fiquei sabendo que minha zeladora faleceu há 2 anos. Gostaria de saber se uma irmã de santo minha mais nova que eu, porém com obrigação de 21 anos arriada, eu so tenho a de 7, pode fazer os atos para tirar a mão e dar bori em mim.
Desde já obrigada
Bom dia,
Se ele for sua irmã de navalha não pode, ela é mais nova que você (obrigação não conta tempo). Ela pode até ser mais nova mais não pode ser sua irmã de navalha.
Axé.
Oi, tudo bem?
Encontrei uma questão nos tópicos a qual também seria minha dúvida no momento, e como não encontrei a resposta vou refazer essa pergunta. Quem é de nação jeje não precisa tirar a mão de vumbe? Minha mãe de santo faleceu a uma semana, mas eu já não frequentava mais o centro já fazia algum tempo (uns 4 anos), me afastei. Foi feito somente um aribibó em minha cabeça ao qual nunca renovei, e isso já tem 8 anos (haviam me dito que o aribibó perdia força em 2 anos e que precisava ser refeito). Se houver algo que eu mesma possa fazer ou mesmo que não seja necessário depender de um pai de santo pra fazer eu agradeço caso possam me indicar, por que não quero mais ficar ligada a pai ou mãe de santo novamente. Obrigada pela atenção.
Anyta,
Sim, mesmo esse ritual é necessário abrir um jogo e ver os ebós que se façam necessário, somente um zelador gabaritado pode fazer, embora o aribibó não signifique uma feitura. Posso indicar uma pessoa, de onde você é?
Axé.
Boa noite,
Fui raspado de uma forma incorreta a 4 anos atrás (me rasparam de Ayrá Ibonã e Ogum Já), enfim… acabei saindo da casa (meus assentamentos ficaram na casa, pois o Baba não me permitiu pegar nada, etc.) por descobrir sobre esses absurdos, pois era somente da Umbanda (sou hoje a 16 anos aproximadamente). Lavaram minha cabeça e tiraram a mão do tal Baba que me raspou, na cachoeira, em outra casa e continuei minha vida espiritual na Umbanda na casa nova em questão… Acabei me envolvendo, novamente no Blé, e fiz um Bori de feitura e assentei de forma correta os santos em uma casa de Oponjá, sendo que no mesmo ano, em 2015, fiz obrigação de 3 anos nesta casa… Acabei indo conversar com a Yalorixá no final do ano passado (20161) e meu Pai Xangô pediu no jogo de búzios que eu levasse meus assentamentos para casa e a Oxum da casa no jogo permitiu…Foi tudo uma surpresa e os trouxe para casa (estou com eles no meu apartamento)… Quando foi 1 mês após, recebi a notícia que ela faleceu. O Axexê foi realizado e terminou agora no domingo, dia 22/01/2017… joguei em uma casa e me disseram que tenho que encontrar um local para guardar meus santos, enquanto não tenho minha casa (pois tenho cargo dentro do Santo), e que meu Pai Xangô me poupou de passar por esse ritual que para mim não faria bem,… retornei a Umbanda de onde nunca deveria ter saído, mas agora tenho que cuidar dessa parte, pois segundo o Doté não posso despachar nada, senão acabo com minha vida… Existe a necessidade de tirar a mão de vume neste meu caso? Visto que só fiz o Bori e depois obrigação de 3 anos na casa, com está Yalorixá que faleceu? Espero que tenha me feito entender, pq a história realmente é muito complexa… Joguei agora com Doté Luis D’Yansã de Anchieta no Rio de Janeiro… Aguardo e Axé! Sua bença!
Pedro, Luis de Yansan é pessoa renomada e de vasto conhecimento no culto de òrìsà/Vodoo.
Todas essas perguntas deveriam ter sido feitas no jogo.
Pergunte ao próprio Luis, pois, quem olhou o jogo foi ele.
Somente ele pode afirmar qualquer coisa.
Ire
Sua bença Odé,
Sim claro que vou perguntar semana que vem a ele. como estava pesquisando sobre o assunto e achei o site… fiz o questionamento por curiosidade, pois como só fiz as obrigações de bori, dei obi e 3 anos com a Ya que faleceu agora a pouco… pensei que não havia necessidade da Mão Vume, visto que o Babalorixá que me raspou inicialmente ainda está vivo… Mas grato pela elucidação Odé! Muita luz e que Orunmilá lhe ilumine sempre!
Outro detalhe Odé, o Luis me foi indicado por uma senhora do meu prédio, não tenho dúvidas da capacidade dele. O problema que fizeram muita coisa errada na minha cabeça e queria somente como curiosidade. Até porque ele ainda não me afirmou da necessidade da Mão de Vume ainda…Ainda retornarei… como sempre venho neste site… achei bacana os posts e resolvi tirar uma dúvida… Mas agradeço a atenção prestada e muito Axé!
Pedro não podemos considerar uma iniciação que não foi feita para nosso Olori como algo errado.
Afinal de contas colocamos o ase do òrìsà para dentro de nós e ter o ase de um òrìsà dentro de nós é ter contato com o divino, com a energia celestial do irunmolè.
Sou iniciado no Candomblé para Osóòsì e me iniciei no Culto Tradicional para Erinle, tenho o ase dos dois Odé dentro de mim.
Sou muito feliz, vivo feliz e grato ao Orùn por ter me proporcionado essa dadiva.
Tire de sua cabeça esse pensamento de que fizeram besteira, vc estava lá, inteiro e na sua introspecção e fé.
Então, bola pra frente, nova bola, novo jogo e com um ase que é seu.
Segue o fluxo.
Ire alaafia.
Odé,
Então é correto raspar alguém no santo Ayrá Ibonã com Ogum Já (sendo que o Kelê de Ogum me enforcava e no rondaime, e não roncó, no qual fui recolhido com um filho de Xangô Baru e um de Aganju no mesmo barco, minha cabeça explodia e passei muito mal e nada foi feito… e eu por falta de conhecimento aguentei como pude), sem assentar e dar de comer ao Bará ou ao Exu antes? Desculpe minha leiguice, pois qdo fiz santo fui de coração aberto, mas sem ter o mínimo conhecimento e agora tenho menos ainda… Qdo fui para o Axé aonde dei Bori, Obi e obrigação de 3 anos (2015), a Yalorixá Mãe Marluce de Oxum do Bairro 14 de Julho em Caxias (Oponfojá) me afirmou na mesa de jogo que fizeram “maluquice”… tanto que me fez Bori emergencial e Obi e nem salva me cobrou e assentou de forma correta meus santos (Ayrá Intile, Oxalufon Baba Igbo, Yemanjá Ya Tonan), sendo na obrigação de 3 anos assentado o EXU e mais Onira… enfim, isso foi apenas um comentário, pois o intuito mesmo era só saber da real necessidade da Mão de Vume da Ya Marluce (que infelizmente veio a falecer tem pouco mais de 1 mês), que não me raspou… somente..mas grato e com certeza que tudo se resolverá da melhor forma possível.
Iboru Iboya Iboshese, Axé e bença!
Pedro Augusto.
Alguém usou a palavra correto?
Alguém sabia das informações que vc traz agora?
Se Èsù não foi apaziguado, eu queria saber quem levou todas as suas oferendas ao Òrùn?
Então meu jovem a coisa é muito mais profunda.
Diz um Iton que Sango roubou a esposa de Ogun.
Ogun foi aos pés de Olodumare e pediu autorização para se vingar.
Olodumare disse que o perdão seria a melhor arma a ser usada e Ògún reconheceu as palavras sábias de Olodumare.
E não houve guera.
Em outro Iton, Sango reclamou com Ògún que sempre ao retornar das batalhas seu Ose danificava, pois, a pedra usada não era apropriada para ser usada com tanta violência.
Então, Ògún diz a Sango que resolverá seu problema e lhe presenteia com um Ose feito com Edun Ará e essa pedra passa a ser sua pedra sagrada, fazendo parte de seu ìgbà.
Eu me questiono sobre o primeiro iton e o segundo.
Quem daria a seu ‘inimigo’ uma arma tão poderosa?
Minha visão não alcança essa ‘guerra’, minha verdade sobre Sango e Ògún e outra.
Òrìsà é sublime, sábio e puro.
Quem acredita no iton da guerra entre os dois, que o sustente e o mantenha como sua verdade.
Eu vou respeitar, porém, vou seguir a minha.
Ire
Odé,
Eu que utilizei a palavra “correto” para sanar uma dúvida do que de fato ocorreu…por isso explicitei alguns fatos e perguntei se isso seria correto…
Perfeitas sua colocações e com certeza um Itan perfeito! De acordo com sua colocações… e assim que aprendemos com nossos mais velhos.
Axé!
Alaafia
Ire
Prezado Pedro Augusto,
Me parece, pelo modo como você finaliza seus comentários, que você já teve contato com Ifá. Talvez seja até um Awofakan.
Já pensou em procurar um Babalawo e ver o que Orunmila tem a lhe falar? Numa situação como esta, nada mais correto que buscar ajuda com Ifá.
Não acredito em coincidências e, há MUITO tempo eu não olhava este fórum. Orunmila age sobre TUDO e sobre TODOS.
Iboru Iboya Ibosheshe.
Ashe.
Carlos Awo Irete Untelu
Àbợrú, Àbợyè, Iboşíşe Áwo.
Nunca desprezaremos o auxilio luxuoso de Òrùnmìlà, seja qual for a circunstância.
Ire alaafia
Boa noite Calcpuc e Odé,
Suas bençãos e Iboru Iboya Ibosheshe. Sim, sou awofakan a 1 ano, sim…
Já procurei sim, mas sem condições financeiras de pagar um jogo de Opelê… estou desempregado a mais de um ano e nada mudou ainda…
Vendi tudo que é meu, meu casamento acabou, enfim…
Acredito e tenho muita fé em Orunmila.
Iboru Iboya Ibosheshe.
Axé.
Pedro Awo Irete Lazo
Prezado Pedro,
Irete Lazo requer alguns cuidados básicos, com questões de saúde, pois OSUN fala muito neste Odu. Neste Odu foi quando Òrùnmìlà estava vazio, mas Osun o animou. É onde Ifá diz que, caso Osun caia, há tragédia.
Òrùnmìlà também diz neste Odu que sua casa está quente, há obras específicas para se resolver isto, evitando-se assim, o desbarate (que infelizmente já ocorreu no seu caso).
Neste Odu a pessoa não tem visão das coisas, não enxerga soluções óbvias que estão à sua frente. O crescimento está condicionado a muito esforço, força de vontade e à procura de novidades na vida.
Entendo que, como iniciado, você deveria procurar o seu padrinho de Ifá. Este, por sua vez, não deveria cobrar nada.
Enfim, não estamos aqui para julgar — e nem devemos — julgar ninguém. Quem tem este poder está BEM acima de nós, e atende por Òrùnmìlà.
O que você sabe da sua iniciação? Qual foi a profecia? Quais as obras e ebós marcados por Òrùnmìlà? Já fez todos? Sabe cuidar de Ifá? Já consultou Òrùnmìlà depois de iniciado?
Novamente, como disse anteriormente, não acredito em coincidências. Acredito sim, em SANTO, e em missão. A minha missão, como Áwo, é a de atender às pessoas enviadas por Òrùnmìlà.
Não vivo DE Ifá. Vivo PARA Ifá.
Entre em contato para marcarmos um Osode para você. Quanto a valor do jogo, obra, etc, este NÃO é problema para se pensar neste momento.
Òrùnmìlà NUNCA deixa seus filhos ao relento.
Fico no aguardo.
Iboru Iboya
Carlos
PS: Prezado administrador, favor informar uma maneira de compartilhar meus detalhes (email / telefone) com o Pedro Augusto, para que eu possa ajudá-lo. Grato.
Boa noite Abure,
Fico grato e pessoalmente te darei os pormenores e por maiores do caso em si…. Agradeço de coração e aguardo os seus contatos para marcarmos Osode.
Moro no Rio de Janeiro.
Fico grato ao administrador a disponibilizar nosso contato.
Iboru Iboya Ibosheshe.
Pedro
Carlos,
Encaminhei-lhe o email do Pedro Augusto.
Mutunba’xé.
Bom dia e sua bença Fernando,
Grato.
Motumbá Axé!
tenho santo assentado, são 5 e exu, mas não sou confirmado, quero saber se preciso tirar a mão da falecida zeladora de minha cabeça?
Tadeu,
Sim tem que tirar a mão, procure alguém mais velho do seu Axé e nação.
Axé.
Boa tarde!!! só um pai de santo pode tirar a mão do Egum ? ou uma ekedi de outra casa que saiba todos os preceitos a serem seguidos do ritual pode fazer
a retirada?
Mara,
Ekedi e Ogan não podem tirar a mão. Qualquer egbomi com obrigação de 7 anos e conhecedor do ritual pode tirar a mão.
Axé.
Bom dia baba, sua bênção queria saber se o ritual para se lavar a cabeça precisa ser feito em uma cachoeira ou pode ser feito no próprio barracão? É uma regra ser feito na cachoeira? Me dê sua opinião desde já obg
Bruna,
Lavar a cabeça somente nas águas de rio limpo (cachoeira) com os devidos ebós. Entendo que é necessário que a energia das águas leve tudo com anuência de mãe Oxun.
Axé.
Fernando D’Osogiyan – Makuiu. Sou Dofona Oianevucile.
Fez um ano da passagem do meu pai, eu durante todo o tempo de iniciada acho que desde 1980 estive afastada por razões do destino e não fiz minhas obrigações. Agora com a passagem do meu pai eu não sei nada e nem o que fazer. Houve uma disputa entre as pessoas lá no meu asé e começaram a querer prender os santos das outras na casa não entendo, então, não seio porque tomaram essa posição.
Fui até lá e retirei meu Santo de cabeça de lá e trouxe comigo e os demais não consegui localizar por ignorância(não saber de nada sobre eles nem como são) e aí ficaram para trás. Nesse momento não sei o que fazer nem com o que trouxe comigo. Fiquei como um bebê no santo, engatinhando, não sei exatamente nada sobre os fundamentos. Sou a primeira filha da casa e não sei nada e nem por onde começar. Meu E-mail famlid@hotmail.com.
Agradeço se puder me ajudar. Macuiu.
Dilma,
Entrarei em contato através do seu email
Axé.
Boa noite, tenho 25 anos de santo, sou un ogan, minha mae de santo morreu. Posso tirar a mãe dela com uma yalorixa de 23 anos de santo?
Mauro,
Sim pode tirar sem problema algum.
Axé.
1. Bom dia Pai Fernando,
Um Ogãn axogum de Oxalá , ´pode cortar para um filho da casa também de Oxalá?
2. Pode um zelador dar obrigação de feitura de confirmação de um Ogan, na qual este Ogan e Ogan do próprio santo do zelador?
Obrigado e sua bençao
Fiz uma pergunta ao Sr. conforme abaixo e o Sr. me enviou a resposta:
.
Boa noite, tenho 25 anos de santo, sou un ogan, minha mae de santo morreu. Posso tirar a mãe dela com uma yalorixa de 23 anos de santo?
Mauro,
Sim pode tirar sem problema algum.
Axé.
Gostaria de saber se pode ser com uma Ebami ou teria que ser com um Babalorixá ou Yalorixa com casa aberta ? E se suas obrigações devem esta em dia?
Obrigado e muito Axe para o Sr.
Mauro,
Se a Ebami for de sua confiança e soube proceder o ritual e estiver alinhada com suas obrigações, nãovejo problema algum,porém, sempre aconselho que seja com alguém de sua nação.
Axé.
Mauro,
1-O cargo de Axogun tem a função de cortar dentro de uma casa de candomblé, portanto, se o zelador designá-lo para a função, não há problema algum.
2- Não pode, o correto é chamar outro Egbomi que pode ser: em primeiro lugar o zelador do próprio zelador, porém na falta do zelador poderá ser um egbomi de seu axé ou até mesmo o pai ou a mãe pequena da Casa.
Obs: Existem zeladores que estão confirmando os Ogans e Ekedis para seus próprios Orixás, acho muito errado, pois sigo a Casa matriz, meu Axé e minha raiz, (não dá pra assoviar e chupar cana ao mesmo tempo,são as invenções, é lamentável.
Axé.
Boa tarde Pai Fernando,
Gostaria de sua opinião referente a algumas casas de Candomblé que estão fazendo fundamentos sem corte, ou seja: Estão usando sangue vegetal nos fundamentos e apenas comida seca e folhas. Ontem mesmo assisti uma saída de Yao feito nestas condições. O que o Sr. me diz?
Mauro,
Não há essência da troca sem o sangue animal, não há adôxo sem a presença da galinha D’Angola, portanto, esta pessoa não é iniciada, não é iyawo, chamem do que quiserem menos de iyawo!
Axé.
o que fazer com os assentamentos assim que uma mae de santo morre,
apaga as velas, cobre com pano branco? urgente
Leda,
Chamar alguém de seu Axé e se possível mais velho que ela de iniciação para proceder o ritual básico.
Axé.
Gostarua de sabr o seguinte:mru padrinho faleceu a alguns anos. Nao tirei ainda a mao dele da minha cabeca e nao quero trocar de padrinho. O que deve set feito.
Cris,
Padrinho não é Pai, e mão só se tira de quem lhe iniciou, ou seja, seu zelador.
Axe.
Pai gostaria que me tira-se uma grande duvida, quando pai de santo morre.
o Filho que herda o barracão apos tempo estimado de luto, e outros rituais. apos todo este processo quando decidir reabrir o barracão quem ficara responsável por ele espiritalmente sera seus orixás ou do pai de santo que faleceu? será asé do herdeiro ou do pai de santo que ficara no barracão?
Tereza,
Quando alguém herda uma casa de candomblé, depois de realizar todos os rituais inerentes ao caso, será a partir deste dia que seu Orixá passará a ser o gestor da casa, porém, o assentamento do zelador falecido, se este der o nome a casa, deverá permanecer para sempre como o dono da Casa.
Axé.
o Pai que fez o ritual de fúnebre despachou todos os assentamentos do antigo Pai de santo tem problema? não a casa de axe não leva nome do Orixá do Meu pai.
.
Não ficou nada do antigo pai somente as fotos, me desculpe minha ignorância mais acredito que ele tinha que me entregar ase do meu Pai.Certo?
obrigada pai axe
Tereza,
Está correto, exceto Xangô que não se despacha. Se a casa foi fundada por seu pai, certamente a casa tem que levar o nome de seu Orixá, caso o contrário, não tem problema algum.
Axé.
Pai Muito Obrigada ase
Boa noite Pai Fernando, esta semana recebi um convite para festa de obrigação de 14 anos de uma Ebomi, porem o convite veio assim, Obrigação de 14 da Kota ( Fátima) Pelo que sei kota e uma Ekedy, pode uma rodante ser considerada como Kota; desculpa, estou sem interrogação no meu teclado.
Mauro,
makota é o mesmo que ekedi, kota pode estar se referindo a outra coisa, eu não sei.
Axé.
Dizem que no Jeje não é necessário retirar mão de vume, eu fui iniciada nessa nação e após 8 meses da minha iniciação, meu zelador morreu, fui a última que passou pela navalha dele, ele me raspou estando todo tomado de câncer, só sei que atualmente estou perturbada mentalmente, caminhos fechados, desempregada e vivendo as custas de mãe. Não tenho ninguém da nação jeje para me socorrer, a casa já era. Me aconselharam a ir no ketu e fazer mesmo assim o ritual de mão de vume, pois vai ajudar a me reequilibrar. E possível isso em um Ori oriundo de jeje?
Dofona,
Tem que tirar a mão do falecido sim, ainda mais nesse caso em que ele se encontrou. Não importa se é Jeje, Ketu ou Angola, é necessário fazer o ebó. Você precisa se limpar e dar caminho a sua vida. Podemos indicar caso não tenha com quem fazer.
Axé.
Fernando de Osogiyan, quero sim indicação, por favor.
Dofona,
Enviarei para seu email.
Axé.
Muito obrigada, fico no aguardo do email.
Axé! Obrigado pelas orientações.
Ilê de Iansã Dubalé, Egun’Nitá! Pai de Santo falecido. Mão de Vumbe. Vou escolher cuidadosamente meu novo pai, OU MÃE de santo.
boa noite! gostaria de saber se uma pessoa foi aberto as curas nos braços e no peito é obrigado tirá a mão do pai de santo que faleceu, isso no candomblé.
Ricardo,
Se esse Pai de santo foi quem raspou e iniciou a pessoa e lhe abriu curas nesse caso tem que tirar a mão, mas, se só abriu curas não precisa.
Axé.
Mutumba a todos , gostaria de saber se existe alguma qualidade de Ogan que pode fazer esse ritual , de retirada da mão de vumbe ?
Viviane,
Ogan não faz esse ritual de tirar a mão, somente egbomis podem faze-lo, aconselho procurar um babalorixá ou Iyalorixá.
Axé.
mutumba a todos os meus mais novos e meus mais velhos.Gostaria de perguntar se na naçao jeje se tira a mao de vumbe,pois a uma cerimonia chamada Aflexu que ao mesmo tempo o pai de santo coloca a mao dele no yawo e ao mesmo tempo tira,queria saber se isso e valido??
Mutumba ase.
Me chamo Renato tu oxala.
Renato,
Se tira mão sim, ebós são preparados de acordo com cada nação. A mão é colocada no memento da iniciação e só pode ser tirada quando o zelador falece.
Axé.
Boa noite a todos meu kolofe alguém pode dizer como funciona o ebó de mão de vume ingredientes etc cálculo médio de gastos ?
Luan,
O Ritual é complexo pois envolve algumas informações que terão que ser vistas no jogo, infelizmente essas informações são de axé e não podem ser aqui colocadas publicamente, quanto aos gastos isso varia de casa para casa, alguns cobram uma salva simbólica e outros exploram esse fato, fique atento.
Axé.
Gostaria de saber que o zelador/a que tirar a mão de vumbè da minha cabeça necessariamente passará a ser meu zelador/a, ou só se eu quiser?
Leopoldo,
Tirara mão é um ebó, isso não significa que quem tirar a mão será seu zelador (as).
Axé.
Boa noite.
A cerimonia só pode ser feita em Ilê? Ou um sacerdote que tem os fundamentos, mas não tem ilê pode fazer?
Jean,
O ritual nada mais é que um ebó, é feito nas águas limpas de um rio.
Axé.
Gostaria de saber o seguinte: quando tiramos a mão de vume automaticamente já passamos a ser filho de outro babalorixá ou temos que refazer todos os trabalhos?
Fazer novamente os assentamentos e obrigações na nova casa?
Aproveito para tirar uma dúvida, pois sou nova no assunto e era de uma casa de ketu, hoje estou indo para candomble puro, quando fazemos esse trabalho, já é indicativo de que terei que me raspar nessa nova casa?
É possível fazer isso e continuar cuidando dos santos que á tem sem precisar raspar ?
Camila,
Não! Tirar a mão é simplesmente um ebó.
Raspar é uma decisão sua, vc não é obrigada a nada.
Axé.