Areonithe da Conceição Chagas ou Iyá Nitinha, nasceu na Bahia e é um dos mais tradicionais nomes do Candomblé brasileiro. Filha de Mãe de santo, Mãe Nitinha “fez o santo” aos quatro anos de idade, no tradicional terreiro da Casa Branca, onde nasceu Mãe Nitinha, professora primária e parteira da comunidade, foi Iyakekerê, Iyatebexê, Ojuodé e Iyalorixá em sua casa no Rio de Janeiro, Terreiro de Nossa Senhora das candeias em Miguel Couto na baixada fluminense.
Em 2005, foi escolhida pelo governo brasileiro como representante do candomblé na comitiva multirreligiosa que participou, em Roma, das cerimônias funerais do Papa João Paulo II. Contudo, não conseguiu embarcar, perdeu o vôo por haver chegado atrasada.
Mãe Nitinha se casou aos 14 anos, conseguiu que a família composta pelos filhos naturais e de criação, além de 12 netos, aprendesse a compartilhá-la com os fiéis que tanto a respeitavam.
Em 2000, reconhecida a aposentadoria aos pais e mães de santo, Mãe Nitinha tornou-se a primeira a beneficiar-se com a medida. Morreu em 4 de fevereiro de 2008, quando foi interrada com as vestes brancas e douradas de Mãe Oxun.
Quem conheceu Mãe Nitinha diz que ela seguia à risca os passou ditados por Mãe Oxun, seu Orixá, pois cresceu dentro do terreiro, aprendendo orikís e cantigas. Iniciou-se muito cedo, por isso, sabia conduzir um candomblé como ninguém.
Conheceu o presidente Lulano no Rio de Janeiro e, cerca de dez anos depois, foi escolhida para participar da comitiva ao enterro do Papa João Paulo II. Ao ser perguntada sobre o atraso no vôo, Mãe Nitinha dizia: “O santo mandou ficar”.
Em vida, Mãe Nitinha foi mulher ilustre, importante dentro da comunidade e que se relacionava muito bem com outrs religiões, sempre lutando pelas mulheres “do santo”, tanto que em 2007, recebeu do presidente Lula a “comenda do Rio Branco”.
Mãe Nitinha não era apenas um exemplo de Iyalorixá, tinha poder nas decisões e a magia no olhar, foi incontestávelmente uma das maiores lideranças religiosas no Rio de Janeiro.
Pesquisa: Revista Cultura Afro-Brasileira ” Candomblé”
Ègbé,
Tive o prazer de ir a alguns candomblés na casa de Mãe Nitinha, era fácil observar o respeito que, não só seus filhos, mais todos os Egbomis tinham por ela. Pedir-lhe a benção era como se pedisse perdão a Mão Oxun, luxuosa com palavras carinhosas, de olhar firme e tranquilo.
Axé.
Motumbá, Ainda saio de ferias e vou a Bahia conhecer alguns terreiros mais os primeiros vão ser o terreiro da casa branca e a casa de Oxumaré…
E lindo ver o respeito que os filhos da casa tem com as matriarcas do Àsé.
Não so a um, como a todos…
àsé.
Bom Dia!
Sou raspada de Oxóssi com Yemanjá na Nação Ketu, há pouco menos de 6 anos, e estou com as minhas obrigações em dia. Gostaria de saber se eu posso cortar uma parte do meu cabelo (não raspá -lo totalmente), e vendê-lo para ganhar dinheiro.
Se não me for permitido fazer isso, tudo bem – não gostaria de deixar meus pais espirituais insatisfeitos. Só gostaria de obter um esclareceimento à respeito. Grata, Aline
Aline,
Pelo seu envolvimento com Yemanjá, pediria para você consultar os búzios, é mais prudente.
Axé
Motumbá, Aline tenho irmãs de santo que são de Òsúm e Yemonjá e seus respectivos Òrisás não aceitarão serem catulados, e uma delas queria cortar o cabelo e Yemonjá aceitou mais disse que os cabelos cortados teriam que ser despachado no mar!!!
segue o conselho do Fernando D’Osogiyan que e o meu também !!!
Àsé!!!
Mutumbá,saudações Baba Fernando eu tive a oportunidade de conhecer a Ya Nitinha,estive em seu Ile em 2000 na época conversamos muito,isso em Salvador. Parabenizo o texto divulgado sempre lembrando a maravilhosa Yalorisa saudosa Mãe Nitinha d Oxum !
Olá, finalmente resolvi criar coragem e expressar todo o respeito e admiração por todos que fazem parte deste blog. Acompanho há quase 3 anos as publicações, sempre que posso dou uma passada para ler e aprender um pouco mais sobre essa cultura tão rica e bela.
Parabéns pela seriedade com que são tratados o temas neste blog, por apresentar um textos tão explicativos e claros, além de respostas bastante honestas a todos os questionamentos apresentados!
Axé.
FERNADO GOSTARIA MUITO QUE TIRASSE MINHA DUVIDA. ALEM DE IBUALAMA QUAL OUTRA QUALIDADE DE OXOSSI TEM CULTO ANTIGO? VC JÁ ME RESPONDEU LÁ, MAS AINDA FIQUEI COM ESSA DUVIDA
Paulo,
Odé Otin, inclusive tem no candomblé a roda de Odé Otin, antiga, bonita e raros são os Ogans que sabem tocá-la e cantá-la toda.
Axé.
Olá,
Quero, em primeiro lugar, agradecer pela atenção que me foi dispensada pelos queridos irmãos Thiago D’Ogun e Fernando D’Oxaguiã, e fazer mais uma pergunta:
Meu Pai – de -Santo era de Obaluaiê e faleceu em maio de 2011 ; tirei a Mão – de – Vume em Dezembro de 2011.
Gostaria de saber se ainda tenho as quizilas que eu possuía em virtude de meu vínculo com ele, e se posso dizer que a pessoa que retirou minha Mão – de Vume é minha Mãe – de -Santo. Esclareço que não tomei nenhuma obrigação com ela – apenas tirei a Mão – de – Vume.
Mais uma vez, obrigada!
Aline,
“tirar a mão” é um ebó, só isso. A pessoa que tirou não é sua mãe de santo. Você não tem as kizilas do orixá do seu falecido zelador, você tem que respeitar as kizilas de seu Orixá ( os ewós).
Axé.
MUITO BOM!!!!
Ola bom dia a todos!!
Sempre vejo este site quando quero estudar sobre o candoblé ou umbanda, sou apômetra a 2anos mas pelo kardec, mas comecei mais ou menos 4meses na umbanda(7linhas) estou gostando ja que toda minha familia é de terreiro eu fui a unica a chegar atrde num terreiro, sempre gostei deste tipo de trabalho tenho admiração e respeito e quero muito desenvolver mais este lado meu.Fiquei sabendo pela mão que sou filha de iansã com ogum, mas desde dezembro falo com um senhor exú lucifer onde ele me oferta com maravilhas, estou em segura pq ninguem consegue me explicar nada, no kardec dizem que ele esta me alertando de muitas coisas ruins na umbanda dizem que ele é meu exú protetor? já não sou de ogum e iansã? ta muito complicado to quase desistindo de todas as religiões. leio sempre sobre o candoblé e as vezes me vejo dentro dele? por favor alguem pode me ajudar! obrigado
Arlene, vc ser apometra, mediun ou doutrinadora?, não quer dizer que vc deve ou pode frequantar, incorpórar e querer entender de KArdec, Umbanda e Candomblè.
Onde vc quer chegar com tanta curiosidade?
Primeiro decida o que vc quer, kardecismo, Umbanda ou Candomblè. Feita a escolha, vá a luta, estude, frequente, faça perguntas, viva o seu culto plenamente.
Não há com querer abraçar o mundo. Uma coisa de cada vez.
O fim da história será um kilometro de perguntas sem respostas, ok.
Ire o.
Quero agradecer, a todos do blog pela matéria a respeito de minha querid e saudosa Mãe Nitinha, Tenho muito orgulho ter sido escolhido por ela para ser Axogun de Logun Edé, a mais de trinta anos e uma prazer maior quando vejo pessoas que não tiveram a oportunidade de conhece -la falar dele com tanto respeito e muito carinho.
Bernardo
Alene..
Muito obrigado por me responder o email, eu estava mesmo precisando ouvir algo diferente e muito verdadeiro, as vezes a curiosidade por ser muita irá me atrapalhar, vou andar devagar com andó e parar de querer abraçar o mundo.
Vou seguir meu caminho estudando e depois decidir o que eu quero da vida.
Que deus abençoe a todos, iluminando este dom maravilhoso que tens em orientar tantos que precisam. Fiquem na paz do pai.
Bom Dia
Em primeiro lugar, eu gostaria de pedir desculpas pois pertuntei se Mãe Nitinha D’Oxum possuía casa – de – santo aberta – e somente hoje, eu soube que ela falecera em 2008.
Mesmo assim, gostaria de saber se o templo continua aberto, se algum dos seus filhos – de – santo continuou com a missão, e onde fica a casa.
Grata
Aline,
A casa continua aberta, fica em Miguel Couto-RJ.
Axé.
boa noite gostaria que a senhora entrasse no meu orkut pra que eu podesse tira algunas duvidas claudia obg
Bom Dia
Gostaria de saber como é realizada a troca de anjo da guarda, e se a pessoa prescisa se recolher para realizá-la. Grata
Aline,
Nunca ouvi falar nesse ritual. Acredito que nem faça parte de Candomblé já que não cultuamos “anjo da guarda”.
Axé.
MUITO PRODUTIVO E É MESMO BOM,PESSOAS DECENTES AJUDAM A TIRAR DUVIDADS PARABÉNS AOS IRMÃOS DE AXÉ. RITA DE OBACI
Alguem conhece algum pai de santo honesto que so cobra apos os resultados?
Fernanda o que você busca?
Uma religião fast food?
Comprou, ganhou e tudo muito rápido?
Alguém poderia olhar para o seu interior e se sentir merecedor?
Alguém poderia dentro dos ditames sagrados estabelecer onde está a culpa por não atingir determinadas bênçãos?
Alguém poderia me dizer onde está a edificação do caráter, como ponto de partida de nossa religião?
Alguém poderia me falar de retidão?
Alguém poderia me falar das 16 leis sagradas de Olodumare?
Não Fernanda, ninguém poderá me falar sobre o que perguntei, nem mesmo eu poderei responder, mas poderei dizer que luto bravamente contra meus instintos mais primitivos diariamente, por que tento ser um ser humano melhor, por que busco aperfeiçoar meu caráter, por que procuro não fazer mal e não mentir (em hipótese nenhuma), não procuro prejudicar, invejar ou desejar o olheio.
São com estes sentimentos que devemos brigar diariamente, são estes sentimentos que temos que eliminar, nos sacrificar, para podermos reivindicar a benção de todas as sortes do mundo.
Eu entendi sua pergunta, eu sei de suas frustações, eu sei do andam fazendo na calada da noite.
Porém quando o rei da terra não os vê, o rei celestial os está vendo.
É uma pena se perder tempo, dinheiro e o que é pior, ver nossa fé se diluída aos poucos.
Não desanime, faça sua parte.
Quanto aos sacerdotes honestos eu conheço Baba Fernando, conheço minha esposa e conheço meu Oluwo.
É o que posso lhe dar de informação.
Ire o.
O velho engenho amanheceu em festa
Sanhaço gorgeou linda canção
O céu azul em ouro se acendeu
E o amor floriu lá na federação
Do fundo do mais belo e cheio rio
Brotou a matriarca da raiz
Do ketu, do azeite e do dendê
E todo o panteão dançou feliz
Veio airá, veio odé
Pra ninar o seu keke
Embalar linda menina,
Consagrar ialoxundê
Foi oxum na casa branca
Que nasceu e o chão tremeu
Mãe nitinha, flor rainha
No jardim de ora ie ie ô
Ià nitinha, mãe rainha
No jardim de ora ie ie ô
SO TENHO QUE DIZER SAUDADES DA GRANDE MÃE!!!
leandro,
Tive o prazer de conhece-la aqui no Rio de Janeiro.
Grande Iyalorixá!
Axé.
leandro,
Tive o prazer de conhece-la aqui no Rio de Janeiro.
Grande Iyalorixá!
Axé.
Boa Tarde,
Sou estudante de Jornalismo e estou realizando um artigo sobre a importância dos meios de comunicação para a difusão e conhecimento da cultura e das religiões de matriz africana. Acredito que o blog de vocês tem grande relevância no que se trata disso e gostaria de fazer algumas breves perguntas para o conteúdo do meu artigo. É coisa rápida, 2 perguntinhas. Vocês poderiam me passar um email ou um contato para que eu possa dissertar sobre?
Atenciosamente,
Mariana.
Mariana veja seu email.
Ire
Boa tarde
Onde fica a Casa da Mãe Nitinha atualmente? Há outros filhos com casa aberta no Rio de Janeiro? Estou precisando encontrar um novo templo para cuidar de meu lado espiritual.
Aline,
Mãe Nitinha faleceu em 2008, em seu lugar está Iyá Débora.
Rua: Tamoio, n. 99 – Miguel Couto
Belford Roxo – RJ – CEP 26.153-230.
Tel.: (21) 2779-1205
Axé.
Prezados, boa tarde. Gostaria de agradecer muito pela homenagem à minha Iyalorisá. Engraçado que os anos passam mas a lembrança de seu lado religioso e mesmo engraçado (ela era muito brincalhona conosco) ficou marcado. Iyá Débora realmente a sucedeu à altura, não nos deixando em momento algum carentes de uma Iyá e de uma amiga. Realmente as coisas mudam, as pessoas mudam, mas nosso Axé continua com a mesma força e brilho de sempre.
Conheci Mãe Nitinha em Miguel Couto. Ela foi nossa vizinha em uma casa na rua Aroeira. Balançou toda a comunidade local. As pessoas tinham preconceito, evitavam contato. Isso não ocorria com minha família. Minha mãe logo fez amizade, brincávamos com as crianças da casa. O contato com mãe Nitinha e com aqueles que moravam com ela foi de grande enriquecimento cultural e retorno as minhas raízes. Sempre fui visitá-la, mesmo quando mudou para Forte Miguel Couto, até a sua passagem. Essa linda mulher, extremamente sábia e generosa sempre foi e será uma grandes referência em minha vida. Que esteja convivendo com todos os Orixás que consagrou durante a sua vida. Salve todas as Forças da Natureza que sempre estiveram com ela!
Aseeeeeeeeeeeeeee