O Rito
Nas festas de Egungun, em Itaparica, o salão público não tem janelas, e, logo após os fiéis entrarem, a porta principal é fechada e somente aberta no final da cerimônia, quando o dia já está clareando. Os Egunguns entram no salão através de uma uma porta secundária e exclusiva, único local de união com o mundo externo. Os ancestrais são invocados e eles rondam os espaços físicos do terreiro. Vários Amuixan (iniciados que portam o Ixan) funcionam como guardas espalhados pelo terreiro e nos seus limites, para evitar que alguns Babá ou os perigosos Apaaraká que escapem aos olhos atentos dos Ojês saim do espaço delimitado e invadam as redondezas não protegidas.
Os Eguns são invocados numa outra construção sacra, perto mas separada do grande salão chamada de Ilê Awo (casa do segredo), na Bahia, e Igbo Igbalé (bosque na floresta) na Nigéria. O Ilê Awo é dividido em uma ante-sala, onde somente os Ojés podem entrar, e o Lêsànyin ou Balé, onde só os Ojês Agbá entram.
Oiê balé é o local onde estão os idi-egungun, os assentamentos – estes são elementos litúrgicos que, associados, individualizam e identificam o Egun ali cultuado, e, o Ojubó-Babá, que é um buraco feito diretamente na terra, rodeado por vários Ixans, os quais, de pé, delimitam o local.
Nos Ojubós são colocados oferendas de alimentos e sacrifícios de animais para o Egun a ser cultuado ou invocado. No Ilê Awo também está o assentamento da divindade Oyá de culto Igbalé, Oyá Igbalé como é popularmente conhecida, a única divindade feminina venerada e cultuada simultâneamente pelos adeptos e pelos próprios Eguns.
No balé os Ojés atokutun vão invocar o Egun escolhido diretamente no seu assentamento, e é neste local que o awo (segredo)- o poder e o axé e Egun nasce através do conjunto Ojé-ixan/Idi-ojubó.A Roupa é preenchida e Egun se torna visível aos olhos humanos. Após saírem do Ilê Awo, os Eguns são conduzidos pelos amuixan até a porta secundária do salão, entrando no local onde os fiéis os esperam, causando espanto e admiração, pois eles ali chegaram levados pelas vozes dos Ojés, pelo som dos amuixan, branindo os ixans pelo chão e aos gritos de saudação dos alabês (tocadores e cantadores de Egun). O clima é realmente perfeito.
Pesquisa:Revista Candomblé Mitos & Lendas.
Texto de Aulo Barretti Filho,O Culto dos Eguns no Candomblé.
oi eu gostaria de sabe como faze um descarego pra acaba com uma braga de punga aqui na minha casa tem tamto que acho que é mandado não da nem pra dormi agente levanta todos picados ja colocamos venenos minha casa é linpa pofavor fala pra mim se tem um jeito
Maria, não pense de forma negativa. Se vc está desconfiada faça um jogo, mas não atraia o que pode não está existindo em sua casa.
Uma empresa especializada poderá fazer um bom trabalho em sua casa. Pulga realmente é uma praga e um inseto de dificil combate.
Procure ajuda profissional e e boa sorte.
Ire o.
Motumba, Ótimo texto, mais uma vez procurei textos sobre as diferenças de Egun, Egungun e Babá Egun mais não obtive exito, Se algum dos ilustres tiver algum texto por favor compartilhar comigo heheh.
o culto aos egunguns e muito falado e so conheço dois lugares que e em itaparica onde o texto menciona. e o outro na africa. Onde o
saudoso pieer fatumbi verger que tinha o posto de Òjérendé.
àsé a todos!!!
oi obrigado o por me responde vou tenta denovo empresa já pedi uma vez mas não teve jeito ja mudei de casa treis veiz é senpre tenho pulgas comigo mais mesmo sim obrigado
Thiago,
Quando nos referimo ao culto em sí os chamamos de Babá Egun, quando de uma forma mais genérica podemos chamar de Egunguns e quando quando não há culto e sim obsessores (eguns perdidos) atrapalhando o caminho de alguém, podemos chamar apenas de egun.
Realmente Pierre Verge tinha esse posto Òjérendé no culto, como também o título de Fátumbí dado por babalawos, só não tinha o posto de Babalorixá até porque, nunca virou em Orixá o grande estudioso fotógrafo e antropólogo.
Axé.
Fernando D’Osogiyan, Obrigado!!!
maria rosa de pinho, Aqui pela internet NÃO SE PODE FAZER MUITA COISA. (banhos e defumações são coisas serias, se não fizer o certo ao invés de ajudar atrapalha mais ainda, e depois que fizer errado a Sra. vai esbravejar com quem lhe indicou os banhos e a defumação por não ter Obtido Exito. Banhos tem dia certo para se tomar ate as ervas tem que ser colhidas em hora especial. A defumação segue muitos preceitos e ritos para se Obter exito.)
se você tiver algum bicho de estimação, verifique o mesmo se ele tem pulgas, consulte um veterinário e uma empresa de controle de infestações. A limpeza da casa e outra coisa de suma importância.
Empresas entrão em falência por conta de má administração, Não so por atuação de Eguns.
O conselho que lhe dou!!!
01 limpeza da casa.
02 se tiver bicho, levar ao veterinário.
03 empresa de controle de pragas.
04 aulas do SENAC ( administração e organização comercial)
Apos tudo isso a Sra. pode procurar um Babalorixá e fazer uma consulta.
E os Buzios vão apontar os Oduns!!!
O pensamento positivo atrai muitas vibrações positivas e o pensamento negativo você ja sabe.
Muito Àsé.
Baba Fernando, diz o Odu meji Ogbe:
Estamos onde estamos, por que estamos nos ombros dos que vieram antes.
Epá Egungun oooooooooooo!
Adorei o texto.
Mutumbá DA ILHA!
Boa noite, é correto cultuar o igbá do nosso antepassado zelador?Podemos ter ou fazer uma replica em amor ao orixá antepassado, ele ficaria triste, pelo fato de não ser montado por ele quando viva na terra. Muitos dos filhos tem, que foi amontado Hoje sendo amontado apedido meu, pela mãos de outro zelado? Tire minhas duvidas,e me esclareça amava meu saudoso e amo vou continuar amando.(orixá ogun).
mojubá!
Boa noite… Sr . DA ILHA.
Por caridade… me ajude e tire .
Conheci os Orixas a pouco tempo e deste dia em diante tenho fé.
Mas … assisto palestras e tenho aulas em um templo espiritualista,
onde me foi falado que tenho que escolher… um ou outro. Do contrario
estarei confundindo as entidades as energias. E com isso estaria
me prejudicando. Realmente estamos passando por uim periodo
muito complicado.
Grata.
Cleber,
Orixá de Zelador não se despacha, passa a ser cultuado na casa pelo sucessor após as devidas obrigações que se fazem necessárias. Não se pode fazer réplica de Orixá, a energia é uma só em qualquer lugar.
Axé.
Scp, realmente para quem não tem conhecimento confundIr as energias é o caminho mais lógico, quanto a prejudicar…
O que eu defendo é a tese de um só Senhor.
Jesus foi muito bom e é muito bom para os católicos, porém nós não o cultuamos.
Não pode um escravo servir a dois senhores.
Quando vc tiver dicernimento, saberá muito bem o caminho a seguir.
A questão agora é sua cabeça decidir e seguir o curso do rio.
Não se deixe levar por beleza, roupas e sons.
Nosso culto está além disso tudo.
Procure se informar, aprender, namorar uma casa seria e correta.
Depois decida e siga seu caminho em paz.
Ire o.
bom fui iniciada no moloko em yansa estava com medo de sair de la pois minha zeladora me fez ameças para nao sair de la , mas hoje gracas consegui uma outra casa sendo que nessa casa me deram oxum opar[a e ogum sendo que fui feita em yansa e xango ,onde eu fui feita eles nao batizam o ere, nessa casa e diferente eles batizam o ere vai mudar meu santo mas vai assentar yansa e xango porque o zelador falou que eles nao arredam o pe mas vai trocar a posiçao dos orixas entao os primeiros vai ser oxum opará e ogum .
querop saber se tem algum problema?
se vai acarretar algum p´roblema na minha vida?
e o ere que carregava na antiga casa era espadinha ! creio eu que era de yansa.
qual sera de oxum opará?
pode ser o mesmo?
obrigada desde ja
Fernanda eu não conheço Omoloko, mas, posso lhe dizer que se vc vai se inicar em outra casa, outra raiz, realmente vc tem que começar tudo de novo.
Ire o.
Baba Fernando, Da Ilha, agô!
Uma curiosidade: Mesmo sendo candomblecista há mais de cinco anos nunca soube como o candomblé enxerga ou filosofa sobre a questão do que no catolicismo recebe o nome de possesão demoníaca. Uma vez que o demônio inexiste na nossa religião, essas possessões se dão por um egum como outro qualquer e um exorcismo seria um ebó?
Obrigado e axé!
Motumbá a todos, Renato brilhante pensamento.
Aguardo a resposta também.
Fernanda, Eu também era de outra casa e sai por desacordo com o novo zelador, “queria enfeitar muito as coisas” e não gosto muito dessas modernidades no Candomblé. conheci outra casa na mesma Nação, so tive que fazer os preceitos da nova casa, Mais meus Òrisás continuarão os mesmo!!!
pois antes de fazer o Obri procurei 7 babalorixás e dos 7, 6 jogos, Ògún gritou sendo dono da minha cabeça. Essa coisa de santo trocado e muito serio, tenho uma amiga que e filha de Sàngó e catularão ela para Omolú, Forão 7 anos ate ela sair dessa casa que eu também era filho, Onde lhe apresentei o zelador que me adotou !!! hehe. ela passou por todo o processo de novo e hoje a vida dela e outra com Sàngó realmente tomando conta dela!!!
Àsé.
Renato não fazemos exorcismo. A posse através de um egun, se dá na medida em que seu Ori o permite ou a uma invasão violenta.
Fazemos ebó e negociamos através de Esù ou de Eégungun o afastamento desta energia.
Eu costumo chamá-los de vampiros espirituais, pois eles vêem para sugar sua energia.
Não sei como a igreja católica os denonima, somente atrvés de filmes temo conhecimento.
MAs eles lutam contra forças poderosas, são inimigos deles e na nossa religião nós não temos inimigos.
Temos forças a esquerda e a direita que produzem o equlibrio no ensinamento e na vida.
Afinal por eu lhe daria a felicidade se vc ainda não conheçe a tristeza, dor e alegria, fome e comida.
Tudo tem um oposto e sua articulação provoca o conhecimento, que tráz sabedoria e edifica o caráter.
Esta é a minha visão.
Ire o.
Muito obrigado Da Ilha. Foi exatamente no momento em que você denomina “invasão violenta” que as coisas se encaixaram e fizeram sentido. E sinceramente o que você expôs sobre vampiros espirituais bate com o que eu tinha em mente de fato. É a visao da religião que trata o fenômeno de acordo com o que pensa. Se você, independente da religião, tratar um egum como um demônio e cultuá-lo assim, creio que ele responderá dessa forma, ao passo que se você, numa casa de candomblé tratá-lo como um egum vampirista e fizer o ebó certo, ele entenderá o que vc está fazendo e pela força maior de Exú sairá. Tá certo. Obrigado Da Ilha mais uma vez.
Axé.
Àse.
Baba Fernando,
Cada mínima palavra que leio, me encanto cada vez mais pelo tema e pela força dos nossos ancestrais.
Mo jùbá!
Axé.
Pessoal vou dar uma ilustrada aqui, para que algumas pessoas que acessão e não conseguem visualizar a beleza!!!
tenho esse vídeo adicionado ao youtube e vou passar para vocês o link.
youtube.com/watch?v=UvWOlwk4ihk
Àsé a todos!!!
NOOOOOOSSA!!! QUE LINDO!!!!!
MUITÍSSIMO OBRIGADO, THIAGO!!!!!
MOTUMBÁ
Babás,
Segue reportagem sobre o culto aos Eguns na ilha de itaparica – BA
youtube.com/watch?v=s8Fex1JUpW4
Babás,
Será que essa reportagem não invadiu demais o culto? Mas acima de tudo, Muito bacana.
Axé.
Jonathan,
Em hipótese alguma, desmestificar certos tabús e contribuir no aprendizado de todos nós, só não podemos explicar detalhadamente os fundamentos.
Axé
Bàbá Fernando,
Obrigado pela resposta, Bàbá, se não for querer saber o que não é da minha conta. Me Responda 3 coisinhas…
1- Se tocarmos em um Egungun acontece aquilo mesmo que o sacerdote falou? (Ser possuido etc…)
2- Quem pode “Virar” em Egungun? Eles (essas pessoas) tbm viram em Orixás?
3- Os Egunguns Falam?
Axé. (As que poder me responder eu agradeço)
Jonathan,
1- Você arriscaria? tá louco!
2- Aqueles que vivenciam e amam essa liturgia do egungun.
3- Falam de uma forma arrastada.
Obs: Quen cultua egun não cultua orixá e vice-versa
Bàbá Fernando,
Mais uma vez obrigado pelas respostas. Que como sempre bem Objetivas.
Essa primeira resposta deu até medo.
Axé.
Motumbá.
E o tipo da coisa do culto, ou você acredita com fé ou não acredita !!!
para os participantes debaixo da quelas roupas tem um Egun e para quem não acredita, tem uma pessoa.
Eu acredito, porem não tenho maturidade ainda para estudar mais a fundo o culto. depois que amadurecer mais no candomblé passo a estudar outros cultos ligado a minha principal religião!.
se tais fatalidades não acontece-sem ao se tocar em um Egun não existiria o posto de Ojérendê entre outros dentro do culto!!!
Para saber mais, visite:
http://culturayoruba.wordpress.com/funaculty/
ola gostaria de saber livros para poder saber mais sobre o Culto de egungun poderia me indicar ???
Odese eu não poderia indicar pois não conheço, vai a caça caçador e junte-se ao S. Google.
Ire o.