Panteão do Trovão (Hevioso)
Os voduns agrupados no panteão do trovão, os quais recebem a denominação geral de “Voduns Kavionos”, são aqueles ligados aos fenômenos das tempestades (sò-voduns – voduns do raio), e os voduns que vivem no alto (ji-voduns – voduns do céu).
Pode-se ainda incluir a este panteão alguns voduns que vivem nos mares e oceanos (tò-voduns) por sua estreita ligação com os sò-voduns.
Os voduns do raio, em especial o vodun Sògbó, mantém muitas semelhanças com o orixá yorubá Xangô.
No jeje-mahi os Voduns Kavionos são liderados pelo vodun Sògbó, sendo o carneiro (agbo) seu principal símbolo e por isso considerado como um animal sagrado. Pelas tradições dos povos do Togo, o animal que simboliza este vodun é o leopardo.
Sògbó cujo nome significa “Grande Raio”, é um vodun irado e irriquieto, o dono do fogo. Seu emblema é um machado com cabeça de carneiro. É um dos três reis dos maxinu (mahis). Pai dos demais voduns kavionos e considerados por alguns como sendo o filho de Kpòsú. Suas cores são o bordo, o vermelho e o branco, assim como seu colar. O título de “Sògbó Adan”, significa “corajoso Sògbó” ou “a força/coragem de Sògbó”.
Badé ou Gbadé é um dos filhos mais jovens de Sògbó, um líder guerreiro. Também conhecido como Gbamesò (raio sobre os campos) é um vodun guerreiro e muito colérico. A ele pertence o curisco e a sentelha de fogo, usada para acender a fogueira de Sògbó, a maior festividade dos Voduns Kavinos no Brasil.
Aklongbé ou Akarumbé é irmão de Gbadé e filho de Sògbó. Responsável pelo granizo sendo também um vodun irado e irriquieto. Assim como Gbadé, é um grande guerreiro.
Kpòsú é o vodun mais velho desta família, representado pela pantera, alguns o consideram como sendo o pai de Sògbó.
Agbetawoyó é um vodun que vive nas águas, um grande guerreiro que vive nas águas agitadas do mar. É considerado como sendo irmão de Sògbó. Seu nome significa “ruído do mar”.
Avlekétè é um jovem pescador. Uma espécie de mensageiro entre os voduns do mar e os voduns do raio. Filho de Sògbó e Agbé.
Aden ou Adeen é um vodun feminino da família do raio. Envia as chuvas noturnas e faz com que as plantas cresçam. Em sua ira envia os raios que fulminam os mal-feirores.
Agbé é uma mãe das águas, velha e de grande sabedoria. A responsável pelos oceanos. Suas comidas não levam sal. Também está ligada aos astros, em especial os cometas. No culto Tambor de Mina ganhou a denominação Agbemanjá e seu culto mesclou-se ao de Yemanjá.
Loko é o vodun que vive nas árvores (atinme-vodun), é ele quem liga a terra ao céu, representa, assim como Ayizan, a memória ancestral. É um dos donos do hunjeve, a jóia dos maxinu (mahis).
Sòhòkwé ou Sorokwê é o vodun responsável pela defesa das casas. Seu assentamento fica próximo ao de Legba e Ayizan.
A grande maioria destes voduns aprecia comida apimentada e o quiabo. Suas cores variam entre bordo, vermelho e branco, cores escuras na maioria das vezes (exceto Agbé, que usa azul claro e branco e Agbetawyó que usa azul e prata).
motumba,dizem ser xango um orixa que come pelas mãos de mulheres e sei que há uma classe de mulheres que cozinham e o certo é que só elas o façam,mas se alguém que saiba arrear um ebó a xango quizer fazê-lo individual é possível ou não?
eu aichei muito interesante este comentario sob voduns
qual a relaçao do Candomblé Jeje e o Vodu africano e haitiano?
Renan,
Nenhuma relação, a nação Jeje cultua os Voduns, e o vodú é visto como magia.
Axé.
Fernando Gbedomé!
Embora não exista mesmo relações entre o Vodu Haitiano e o Candomblé, muitos dos Lwás (nome que designa as divindades do Vodu no Haiti) tem semelhanças com alguns Voduns e mesmo com alguns Orixás, até mesmo alguns tem o mesmo nome. Fora isto relação não tem nenhuma. “Vodu Beniense” é uma forma que alguns altores se referem à Tradicional Religião dos Voduns.
Gbèsén Benói.
Charles Mutunbá!
Tem razão, elas fazem uma co-relação de nomes, talvez já fazemdo parte das magias,é proposital, rsrsrs. Outro dia conversava com o Eurico falando aqui sobre essas co-relações de nomes,e as confusões que se formam quando o cancioneiro popular se aventura em suas composições sem a mínima orientação, misturam todas as energias formando muitas vezes um sincretismo sem pé nem cabeça, influindo na própria cultura. Sambas enredos tão estúpidos, relacionando energias apenas para formar rímas. Isso sem contar que temos qui no Rio de Janeiro um busto em homenagem a Zumbí na maior avenida urbanana da cidade, onde todos os anos fazem referências e até virou feriado, que foi copiado de uma escultura nigeriana. Zumbí é nigeriano?
Grande abraço!
Axé.
Heloisio de Odé,
Sinta-se a vontade pra comentar, meu irmão.
Axé!
Kolofé, podem escrever sobre Vodun Bosso jará. Obrigado
Vivian nosso moderador sobre nação Djedje o CArlhes está ocupado com obrigações em sua casa mas ele está recebendo seu recado via email.
Ele irá lhe responder em breve.
Ire o.
oi vodun é da naçao jeje? orixa da naçao ketu? inkice naçao angola? ai estou confusa … em cada naçao muda os nomes? obrigada
roberto,
Cada nação cultua as suas entidades e com liturgias próprias que diferem das outras nações.
Axé
Kolofé Hungbono Charles,
Gostaria de saber mais sobre vodun Agbe, existe mais informações além dessas descritas acima???
Gbèsén Benói!
Olá Renata
Mãe Agbé é uma mãe das águas muito respeitosa e bondosa. Sua cor é o azul em tom bem clarinho. É uma mãe que ampara, é muito parecida com Yemanjá. Uma das companheiras de Sogbo. Na Casa de Minas também é conhecida como Abemanjá (ouve uma mescla de cultos Agbé e Yemanjá).
Hungbono,
Muito obrigada!!! A sua benção!!!
Charles motumbá..
Qual o segnificado de ”sobo a dã”
axé
Charles ve esse topico depois, fala sobre voduns de bessem, muito interessante
http://deboracarvalho50.blogspot.com.br/
axé
geiysel,
Soboadã é um Vodun da nação Jeje. Vamos esperar que o Charles lhe de mais informações.
Axé.
olá motunba
Sogboadan é uma qualidade?
axé
Marta, não é, esta energia é uma deidade do povo do Benin (ex Dahomè), as chamamos de Voodo.
Ire o.
Entendi Da ilha , mais oxumare tem suas qualidades neh? e o ila é referente a qualidade que eles soltam?me falaram isso.
axé
Marta dentro do Candomblé de Keto temos um òrìsá chamado Osumarè, eu não conheço qualidades deste òrìsá/voodo.
Ire o.
Ele é o unico entao que nao tem Da ilha ?, porq a gente ve , qualidades de yemanja ( soba, ogunté etc ), iansã, ogum etc…
Axe
Marta, sabemos que fazem estas coisas mas é erredo, faça esta pergunta ao Euandilo, entre nos post dele perguntas e respostas, e veja o que ele irá lhe dizer.
Não é certo, as nações nãos nasceram assim, os cultos não são assim, quem faz desta forma esta trabalhando de forma errada com a cabeça das pessoas.
Pode-se usar o vicio de linguagem, isto está enraizado no Brasil, todos usão a terminologia do povo nigeriano, (Keto), mas dai a inicar dentro dos mistérios do òrìsá existe uma diferença muito grande.
Uma curiosidade por que não se faz Nkise em casa de Djedje ou Keto.
Eu nunca vi uma pessoa ser inicada em Matamba em casa de keto?
Digo casa com àse, raiz, nome e sobrenome.
Alguém conheçe?
Pense nisso.
Ire o.
Marta, Osonyin tbm não tem “Qualidades”, mas seu raciocinio foi lógico.
Ire o.
motumbá Da ilha,
é ta vendo, eu acho meio estranho mais quem sou eu para enter sobre os orixás e qualidades meio complicado!…Como que se fala arco-iris em yorubá..*-*
axé
Marta, escreve-se Òsùmàrè.
Simples assim, rs.
Ire o.
na naçao jeje, incluindo suas variantes (mahim, savalu, etc) ainda hoje é comum fazer as kuras nos corpos dos iniciados?
outra duvida: quanto tempo em media dura a reclusão de um noviço nessa nação?
Olá Geiysel,
Sogbo Adan significa “corajoso Sogbo”, ou “A força/corajem de Sogbo”. A palavra Adan tem como significado força e/ou corajem.
Acè
Kolofé Hungbono Charles,
Eu achava que Sogbo Adan tinha ligação com Dã, nada a ver???
Acè!
Renata,
Sogbo Adan nada tem a ver com o vodun Dan. A palavra “adan” significa força ou corajem, logo Sogbo adan: “corajoso Sogbo”.
Acè
olá charles, vc conhece alguma casa jeje em salvador para me indicar?
só uma dúvida: qual a diferença entre o jeje mahin e o jeje savalu? em ambos é comum abrir kuras nos iniciados?
Paulo,
A principal diferença entre estes dois é que no Jeje Mahi, o rei é Gbèsén, e o culto predominante é o jeje, enquanto que no Jeje Savalu é mais nagô/vodun a influência nagô é muito maior e o rei principal é Azansú. As Kuras são bem mais comun no Savalu do que no Mahi.
Acè
Hùngbónò Charles, obrigado pelos esclarecimentos, mas vc conhece alguma casa jeje de confiança em slvador para me indicar? grato!!
há, esqueci de perguntar uma coisa também. no jeje é obrigatório bolar para se recolher?
hungbono charles, no mahi se cultua vodun zaka?
Robson, Dangbé benoi!
Acredito que dependendo a raíz cultue-se sim este Vodun, no Mahi, mas sua proveniência é savaluna (de Savalu). Também chamado de Azaká e que pertence à família de Sakpatá. Segundo o que me passaram não se cultua este vodun no Jeji Mahi baiano, mas algumas casas descendentes fazem este vodun, não sei te informar a procedencia, mas deve vir de alguma casa de raíz Jeje Savalu. Na Casa das Minas do Maranhão também se cultua este Vodun.
acè
Vodu e vodun possuem a mesma origem. Como aconteceu no Brasil e Antilhas, assim como no sul dos EUA, o culto dessas divindades acabou recebendo influencia das mais diversas procedencias: católica, de outras regiões da África, dos índios, e também da magia européia.
Otávio a grafia muda a divindade não.
Ire o.
[…] Voduns Kavionos […]
Hungbono Charles.
Gostaria de saber se ainda hoje temos casa de savalu? Eu gosto muito de jeje mahin eu sempre vou no boi ta fogueira dos kavionos e a procissão de onisa.
Gbenoi Alexandre,
Acredito que devem sim existir algumas casas que cultivam esta bela tradição. Cita-se o Terreiro Cacunda de Yaya (Kwé Kpò eji) na Bahia.
Charles, sei que Sogbo é uma divindade de cultuada na nação Jeje. Sou filho de Sogbo, porém me identifico muito com a nação Ketu. Todos os jogos que fiz em zeladores de ketu confirmam Xangô em meu jogo. Já em Jeje sempre foi confirmado Sogbo. A minha dúvida é a seguinte: Li uma vez que badé é um Vodun jovem e fazendo uma “analogia” ao Ketu corresponderia ao Orixá Aganju. Creio que isso não seja uma regra, e somente um bom jogo de buzios daria a resposta à essa pergunta, mas fazendo uma analogia ao ketu , Sogbo corresponderia a qual qualidade de xangô da nação nagô? Seria Baru?
Carlos,
Charles anda meio sumido aqui do blog, mas, Sogbô se assemelha a Agodô na minha opinião, saiba que são divindades de cultos distintos.
Axé.
Obrigado Fernando! Axé!
Queria tirar uma dúvida, se uma pessoa é iniciada de Sógbó Adan em Jejê e sai do axé e pode continuar a vida espiritual em outra nação como por exemplo em Ketu? Obrigado pela atenção.
Jcosta
Esta pessoa será sempre de Sógbó Adan, no Ketu vão relacioná-lo a Oxumare, então, o melhor é sempre procurar sua raiz, sua nação, mas, se não tiver jeito…
Axé.
Uma dúvida, se uma pessoa é de Xangô mas ele é da nação jeje ela pode ser feita de xangô mesmo assim? ou no Jeje será feita de Sógbó adan?
Lauriane,
Se uma pessoa é de Xangô ele tem que frequentar a nação ketu/Nagô, não tem meio termo. Se ele é do Jeje certamente Sògbó é quem responderá.
Axé.
” Renan da Silveira
qual a relaçâo do Candomblé Jeje e o Vodu africano e haitiano?”
Renan a relação entre o vodu haitiano e o chamado candomblé jejé, é a origem africana em comum. Vindo daí a presença de muitas divindades, práticas rituais semelhantes etc..
Contudo, é preciso dizer que apesar haver o mesmo hibridismo cultural, o nosso candomblé jeje preservou muito mais particularidades da cultura Ewe-Fon, que os nossos irmãos do Haiti. Vide a Casa Grande das Minas do Maranhão.
E isso se deve, ao processo colonial, que em ambos países deu-se de forma diferente em muitos aspectos.
No entanto, houve no vodu haitiano a preservação da parte mais primitiva (antiga, original), dos cultos africanos de culturas diversas. Apesar de que, estão tão amalgamados, que as vezes fica difícil saber onde termina uma influência cultural e começa outra.
Mesmo assim, quem diz que o candomblé jeje e o vodu haitiano, não possui relação alguma, é porque no mínimo não fez o seu dever de casa.