Praias, Mares, espaços naturais e sagrados.
Integrantes de religiões de matriz africana assessoram a Secretaria Estadual do Ambiente, na criação de uma cartilha que orienta fiéis a não causarem danos a rios ou florestas na hora de depositar oferendas. O material sugere, por exemplo, o uso de recipientes recicláveis. Um parque para oferendas será criado em Nova Iguaçu, município do Rio de Janeiro. Não acender velas nas matas, uso de materiais biodegradávis, não deixar resíduos, preservação dos sítios naturais, etc.
Uma conscientização que todo terreiro deve ter principalmente nos despachos, orientando e dando exemplo de cidadania social. Não basta ter um fio de conta no pescoço, temos que ter um fio de esperança na alma para preservar nosso parque nacional.
Muito legal essa iniciativa, em Curitiba (cidade ecológica ) há um parque Parque dos Orixás, com mata ,rio,cachoeira( pedreira e até lodo ) onde
adeptos da Umbanda e Candomblé podem fazer suas oferendas mediante o pagamento de um valor simbólico , após trés dias as oferendas são recolhidas ,com o devido respeito. Ja fiz uso desse parque ,é muito legal,ha uma mata limpa para os Umbandistas fazerem giras de caboclo e outras praticas..Parabéns temos que respeitar nossa MÃE NATUREZA
Agradeço aos encantados por ter lhe ajudado a divulgar esta idéia para todos aqueles que ainda desconhecia.
muito asé para vc
Em SP tambem possuímos um parque para os umbandistam. Contudo e proibido a utilização de animais nos “despachos”.
Educação ambiental com base na tradição de origem yorubana da cultura de orixá. Monitoramento e manejo das áreas utilizadas para práticas religiosas, limpeza periódica de rios, cachoeiras e florestas. Reciclagem dos materiais das oferendas. Plantação e recuperação da mata nativa degradada. Cinco toneladas de resíduos já foram retirados de apenas uma das áreas e reciclados. O Oku Abo contribui para a preservação ambiental e facilita o combate ao preconceito que alguns segmentos sociais ainda nutrem contra as práticas religiosas afro-brasileiras.
PREZADOS
Á Secretaria Estadual de Meio ambiente aludida, meus parabéns por seus novos Assessores. Vejo dimensão política com “P”, maiúsculo, neste ato.
Atensiosamente,
Sandive Santana
Axé Babá!
Gostaria muito que se disponibilizasse aqui no site, a cartilha em pdf, de modo que possamos fazer certo, em sao paulo ou em qualquer outro lugar do Brasil.
Axé babá
Luiz,
Axé meu velho, vamos disponibilizar!
Fique à vontade.
também gostaria de conhecer esta cartilha,tem em raiz da serra na estrada velha indo pra Petrópolis um parque ecológico dos orixás.
Mojuba a todos!
O candomble ao meu ver é uma das poucas religiões que indiretamente faz alusões ao meio ambiente(em suas “lendas” por exemplo), outras religiões se dizem preocupar agora, ainda de um modo superficial, ou como “modismo”. Mas percebo em algumas religiões, principalmente os cultos milenares, uma preocuparação em viver em harmonia com o meio ambiente.
E o que é o meio ambiente? segundo os ambientalistas o meio ambiente “é tudo”. É todo o espaço em que vivemos começando pelo canto de nossa casa (quarto). Falo isso por ser técnico na área e participar de projetos com educação ambiental. E não é de agora que percebo o convívio desta religião para com o meio ambiente. E espero que continuemos assim…
Axé a todos.
Caboclo,
Estas culturas milenares, mesmo sendo chamadas de arcaicas e ultrapassadas por alguns,sempre entenderam que o todo é sempre maior que a soma das partes e que o homem é ramificação, é fruto e ser dependente da natureza.
Infelizmente o tempo foi passando e a ideia antropocêntrica, o humanismo e a falsa percepção de que o homem poderia ter domínio sobre tudo fizeram-no dissociar a ideia homem/natureza colocando esta como subalterna dos meros anceios vanguardistas e progressivas dele. A resposta a tudo isso estamos vendo hoje e veremos muito mais lá na frente, senão nós, nossos descendentes.
O papel ativo da religião em sensibilizar seus adeptos por uma postura mais ambientalmente ética é muito importante e deve ser cada vez mais diretamente disseminado não por modismo e sim por consciência.
Axé!
Dayane,
Esta idéia antopocêntrica equivale na cultura euro-ocidental. Entretanto o pensamento humanista direciona o olhar do homem a natureza em sua volta dando destaque aos estudos fisicos, quimicos, matemáticos e etc. Ao estudo do espaço e a relação do ser humano com o mesmo. Estudos estes que foram sufocados na Idade Média pela crença cristã. Esta que na minha leitura não aparentava se preocupar com o meio ambiente e sim com agregação de fieis em busca de um “céu” longe deste mundo(meio ambiente) de pecados, ou então em busca de otários para lhe ceder terras e conforto. Esta separação entre homem e natureza a qual se refere tem mt haver com o paradigma cartesiano que também influenciou a filosofia, matemática entre outras ciências naquele tempo que nos sondam até hoje, contudo as idéias positivistas no séc. XIX que adentrou com mt força no Brasil nas primeiras décadas do séc XX colaboraram para separa homem de natureza, pelo menos ideologicamente, pois, ao analizar percebe-se q o ser humano é inerente a natureza, o corpo biologico é um dos exemplo disso. Enfim estes ideais tecnicistas embasados na ciência que alçava um “progresso” revigorou no Brasil da década de 30 à 80, sendo contraposto com os movimentos ambientalistas, surgindo ciências voltadas ao meio ambiente como a “sociologia ambiental” por exemplo. Entretanto estes foram vistos no pejorativos e massacrado pelos os antigos paradigmas. Até as empresas perceberem que investir na preservação do meio ambiente gerava “lucro” aderindo aos ideais ambientalistas. Nâo por um motivo de “amor” a natureza e sim por questões político-econômicas, temos como exemplo o desenvolvimento sustentável. Quanto a uma outra questão que vc colocou infelismente(não sendo pessimista) mts religiões estão aderindo aos ideais de preservação,conservação,
consientização,sensibilização em prol do meio ambiente pelo fato de estar sendo vendido esta “preocupação c/ o mesmo” pelas empresas que dizem sustentaveis, vias propagandas, anuncios e outros meios de comunicação de massa. Aquele velho ditado “aonde a vaca vai o boi vai atras”.
Concordo com o que vc ponderou no último paragrafo. Entretanto poucos agem assim.
A questão colocada aqui não é ser um ambientalista, marxista ou algo radical é pensar criticamente como somos levados facilmente por ideologias baratas que nos são vendida indiretamente no dia-dia.Com a religião não é diferente mesmo com a laicidade do Estado.
Um grande abraço!
Nossa, ainda não tinha lido esse importante manifesto!!
No meu terreiro, mesmo alguidá de barro, só deixamos no campo em último dos últimos casos! As oferendas são arrumadas sobre folhas e/ou flores, no próprio local.
Bebidas são colocadas em cuias de côco, cabaça ou cuieiras.
As velas que, por ventura, são acesas, das duas, uma: Ou ficamos no local até que acabem, o que nem sempre é possível, ou apagamos com os dedos e levamos conosco, acendendo-as novamente no nosso congá! Nada que a natureza não possa assimilar rapidamente é deixado!
Itens mais complicados de serem assimilados, como grandes comidas, são geralmente espalhados ou enterrados, para que os animais possam comê-los facilmente.
Nada mais terrível do que chegar numa cachoeira para louvar mamãe Oxum e ficar pisando em quilos de feijão fradinho e alguidares quebrados pelo caminho!!
Motumbá!!
adorei o site, pois sou do candomblé e não tenho muito tempo de frenquentar o Ilê que pertenço e gosto de aprender e a doutrina de voces se assemelha a nossa,
Axé!
gostaria de saber se preciso de autorização para divulgar esse vídeo e essa cartilha em um seminário de meio ambiente e religiões afro brasileira, sou estudante de teologia
Jacqueline o video não podemos autorizar, porém se estiver no Youtube, post o endereço.
As demais informações são muito bem vindas.
Principalmente quando se trata de preservação ambiental.
Fique a vontade.
Ire alaafia
saravá! a consciência ecológica está no cerne da religiões afro e todas religiões pagãs, que assim seja
Ase oooo
gostaria de saber, onde encontro essa CArtilha. Tenho buscado na web sem sucesso. Agradeço
Deborah,
Tente na Federação Brasileira de Umbanda
http://www.fbu.com.br/
Axé.