No Brasil foi introduzido o jôgo de divinação feito com 16 Búzios (kawrís), sistema trazido e aperfeiçoado na África por Bamgbose Obitikú (Rodolfo Martins de Andrade) para as iyás do Ilê Axé Iyá Nassô Oká, mais conhecido por Casa Branca do Engenho Velho, por volta de 1830. Sistema que se espalhou por todo candomblé brasileiro, pela sua simplicidade e independência de Babalawos, o “Mérìndilogún – jogo de 16 Búzios” com mais de 70 caminhos e desdobramentos. Abaixo relacionei a minha visão desse sistema, uma leitura basica sem predizer nada, apenas uma síntese e com profundo respeito a Orunmilá, peço agô.
16 Búzios e 16 odús principais, são eles:
1-Òkàràn Méjì – 1 aberto e 15 fechados
-este é odú principal de Exú, podem aparecer Egun, Oyá. Este caminho representa a magia boa e ruim.
-(ówe)provérbio: “A imprudência é o venemo da continuidade”.
2-Éjì Oko Méjì – 2 abertos e 14 fechados
-neste odú falam principalmente Oxalufon, Ibeji, Irôko e Ajê Salugá. Representa a sabedoria, a consciência e a clarevidência.
-(ówe)provérbio: “Deus não impões aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter exigido dos sábios, o juramento de ensinar”.
3-Ògúndá Méjì – 3 abertos e 13 fechados
-este é o odú principal de Ogun e nele podem aparecer Omolú, Yemanjá e Oyá. Representa o esperma, o poder e a certeza.
-(ówe) provérbio: “O assassino culposo e o ladrão nato, não são homens de guerra”.
4-Ìròsún Méjì – 4 abertos e 12 fechados
-neste odú falam Oyá, Egun, Yemanjá e Oxóssi. Representa a cavidade, o abandono e a renúncia.
-(ówe) provérbio: “A terra-mãe, se penteia com a enxada”.
5-Òsé Méjì – 5 abertos e 11 fechados
-neste caminho falam Omolú, Oxun, Yamí, podem aparecer Oyá, Xangô e Exú. Representa a dor, o pesar, a espiritualidade e o sofrimnento
-(ówe) provérbio: “cabeça dura não quebra miséria, mesmo quando o ancião se curva, ainda assim, está de pé”.
6-Òbàrà Méjì – 6 abertos e 10 fechados
-neste caminho falam Airá, Oxóssi, Logun, Ori, Odé e Oxun pode aparecer. Representa a nobreza e vaidade (+), inveja e roubo (-).ówe) provérbio: “Rei morto, Rei coroado”.
7-Òdí Méjì – 7 abertos e 9 fechados
-neste caminho falam Oxun, Omolú, Exú, podem aparecer Odé, Ogun, Obá e Ajêxelugá. Representa: o avesso, o buraco e a derrota
-(ówe) provérbio: “A Equidade e a harmonia são as medidas da vida”.
8-Èjì Onílè Méjì – 8 abertos e 8 fechados
-este é o caminho principal de Osogiyan, podem aparecer Iroko, Ogunjá, Modé, Iyagunté, Jibí e Arauwé. Representa a mutação constante, vida e morte.
-(ówe)provérbio: “Em cima e embaixo, dentro ou fora da natureza, nada se cria, nada sofre perda, tudo se muda”.
9-Òsá Méjì – 9 abertos e 7 fechados
-Neste caminho falam Yemanjá, Oyá, Orí e podem aparecer babá Ajalá e babá Egun. Representa a renovação, a inteligência e a gestação
-(ówe) provérbio: “Orí é o primeiro a nascer e o último a morrer”.
10-Òfún Méjì – 10 abertos e 6 fechados
-Principal Odú de Oxalufon, podem aparecer Oxun, Orunmilá e Oduduwá, os funfun em geral. Representa o ciclo sem fim, o nascimento, o mundo.
-(ówe) provérbio: ” A Longevidade é o caminho”
11-Òwónrín Méjì – 11 abertos e 5 fechados
-neste caminho falam Oyá, Exú, Ogun. Representa as mudanças repentinas sobre qualquer ponto de vista, começo e fim.
-(ówe)provérbio: “Ele é a rota que faz o errado virar o certo e vice-versa”.
12-Èjìlá Sebòra Méjì – 12 abertos e 4 fechados
-odú principal de Xangô e podem aparecer Oba, Axabó, Yamassê, Irôko. Representa a união, ação e justiça.
-(ówe)provérbio: ” O escudo representa a águia solar”
13-Èjì Ológbon Méjì – 13 abertos e 3 fechados
-neste caminho falam Nanã, Ikú, Omolú e Egun. Representa a Àísí- a morte como parte da vida, o pó.
-(ówe)provérbio: “Tão logo nasce, caminha para morte”.
14-Ìká Méjì – 14 abertos e 2 fechados
-Neste caminho falam Oxumarê, Osanyin, Ewá e podem aparecer, Omolú e Logun Edé. Representa a renovação, a beleza, o amor.
-(ówe) provérbio: “Terra e céu em comunicação”.
15-Méjì – 15 abertos e 1 fechado
-Neste caminho fala Obà e pode aparecer Ewá, Ogun. Representa apaga, a justiça com retidão.
-(ówe)provérbio:” A Terra é minha mãe, para seu ventre voltarei”.
16-Àláàfiá Méjì – 16 abertos
-Neste caminho fala Orunmilá e todos os Orixás podem aparecer.Representa a vocação,a coerência, a integração: reconhecimeto, saúde e paz.
-(ówe)provérbio: ” Pecado é o que sai da boca, não o que entra”.
Òpìrá – 16 fechados
-Não é um odú e sim uma caída negativa, não há mensagem alguma, simplesmente o jôgo está fechado, o olhador não poderá mais jogar neste dia, prenúncio fatídico, fatal.
*O Búzio é uma concha marinha composta de duas faces: dianteira e traseira. A face dianteira contém uma fenda dentada de cima a baixo, aqual podemos chamar de “boca”, Segundo a totalidade dos babalawos, é a parte falante do jogo. A face trazeira, originalmente fechada, é aberta para proporcionar o equilíbrio e a queda do búzio em duas posições, aberto e fechado, com idênticas probabilidades. De acordo com os mitos, a adivinhação pelos búzios foi introduzida pelo Orixá Oxun e suas filhas são Iyas Petebí por natureza. Os búzios também são chamados de kaurís e já valeram como dinheiro no segundo milênio antes de Cristo.
O Jogo do Ìbò: é uma forma de prestar assessoramento ao Jogo de Búzios, tem a finalidade de decidir ou revelar o ebó, obrigações, decisões, o odú e a qualidade de Orixá. O Ìbò promove uma participação mais direta entre o consulente e o jogo. As perguntas são feitas à Orunmilá sem a interferência de Exú. A palavra Ìbò significa aquilo que está encoberto, oculto, e vem do verbo bò, cobrir, em razão de ato de a pessoa ter, em suas mãos fechadas, dois elementos para responder as perguntas feitas. O Ìbò utiliza-se de uma fava ou búzio ou otás de formatos diferentes que um deles significa SIM e o outro NÂO, para pergunta feita.
Bibliografia: *José Beniste.
Há também o Jogo feito com o Obí e Orobô e o de Exú com 4 búzios que auxiliam na confirmação das jogadas.
Só podem jogar búzios, o Egbon que tem sua Cuia ou Deká, o cargo de Babalorixá/Iyalorixá ou Ojú Oluwò, conferidos pelo seu axé e ratificados por Orunmilá.
Oxeturá ou Òsétùwá, acompanha todas as divindades, é formado pela combinação de Otùwá e Òsé, um odú menor, 17ª e mensageiro dos Odús, muito ligado a Exú; Òdòsú é o vigia do jogo, que observa à parte, mais que não participa diretamente no jogo, mas que pode ajudar numa indecisão.
As caídas acima podem variar de Axé par Axé, podendo haver pequenas divergências.
Babalorixá Fernando D’Osogiyan
Mutumbá,Baba Fernando,obrigada pelo esboço e a dedicação aos leitores interessados.Babá ainda há divergências,encontro pessoas q confundem,por ex:caída de egilaxebora,a pessoa logo diz ser filha de xangô.Odu é Odu e Orixá pessoal é outro fundamento,certo?Asé!
Boa noite! Peço licença ao Baba Fernando e a todos os meus Egbomes para esclarecer uma dúvida. Bem, me chamo André Mathias e frequento ha quase 2 anos um Ilê de nação Ketu numa cidadezinha ha 1 hora de João Pessoa. Sou um abiã e um abiã feliz rsrs, e tenho meu babá Odé e Iya min Yemanjá assentados. Na última quarta-feira acontecia um preceito lá no Axé e quando fui salvar meu Zelador no quarto do Orixá a qual se oferecia o preceito, senti meu corpo ir ao chão (não só a cabeça, mas o corpo todo). Nos pequenos flashes de consciencia que tive, tentei me erguer mas uma força MUITO mais forte que eu me prendia ao chão, fazendo meu corpo se bater muito forte. Nesses mesmos flahses, ouvia o meu babá chamando por oxosse, juntos com os demais egomes que estavam no quarto… o som do adjá até hoje tá dentro da minha mente rsrs! Sei que não cheguei a bolar, pois já vi 2 pessoas bolando e não foi isso que aconteceu comigo. Gostaria de saber o significado do que aconteceu.(dentro dos limites do sigilo do axé, claro).. fiquei com vergonha de perguntar pro meu Babalorixá.. não sei porque, mais achei que não deveria perguntar rsrs. Desde já agradeço a atenção!
Aninha.
Mutunbá Axé,
Ejilaxebora é o odú pelo qual o Orixá Xangô pode se posicionar no jogo. A leitura precipitada é um enorme erro, ainda mais para este Odú que não gosta de ser interrogado. São 12 Obas, seis condenam e seis absolvem, é nessa caída após Ejilaxebora que se vai confirmar a presença de Xangô e ele ratifica sua presença. Não é tão simples assim sai Ejilaxebora é de Xangô, para se chegar ao Rei, temos um caminho a percorrer.
Àse Kawò Kábíyèsi
André,
Você bolou sim! O “Bolar no Orixá” é próprio de cada um, não são iguais, já vi inúmeras maneiras de bolar. Prepare-se, converse com seu zelador para você começar a se cuidar, se arrumando, planejando, (se você quiser) para se iniciar no futuro.
Axé.
Baba Fernando,Mutumbá,boa tarde,sim mas foi só um ex.tenho outros.Oxê a pessoa diz q é de Oxum,Ofun Oxala,enfim ,minha colocação é aseguinte:presença de um determinado odu regido por um determinado orixá,significa q a pessoa é daquele orixá?ou são apenas influências. Grata mais uma vez.
Obrigada pela atenção, Baba Fernando… sua abenção. Fiquei meio assustado agora, rs! Ha um tempo já estou começando a me preparar, ele mesmo que pediu que eu fosse comprando uns cortes de tecido. Fiquei meio sem graça de perguntar a ele porque ele não comentou nada comigo, sabe? Fiquei com receio de parecer meio entrão, curioso.. então não quis perguntar nada.. achei que se fosse alguma o caso ele viria falar comigo. Mais uma vez, obrigada pela atenção do senhor. Axé pra todos nois!
Bàbá Fernando a titulo de colaboração, eu vi pessoas iniciadas a muitos anos atráz que faziam um leitura dos cawris de uma forma bem peculiar.
A parte aberta do buzio naturalmente era lida pelos homens como aberto, igual a seu exemplo e a parte aberta por nós seres humanos era lido pelas mulheres como aberta. Ou seja cada um via o aberto de um jeito, não interferindo na leitura dos Odu e òrìsá.
Parabéns pelo texto que vem elucidar muitas duvidas de nossos internautas irmãos.
Onan rere o, Oba Igbo.
Aninha,
As pessoas confundem Odú com Orixá, dentro do Odú é que conheceremos o Orixá, conheceremos um Orí, uma qualidade, um ebó, situações da vida, etc.
Oxê, por exemplo, podemos encontrar mais Omolú do que Oxun e, a maioria relaciona a Oxun somente, dizendo logo que a pessoa é de Oxun, eu, por exemplo só entendo por 4 Oxuns nesse caminho juntamente com as Iyamís, etc. Muitos categorizaram demais o jogo, ficou muito previsível e sem fundamentalização, sem desmembrá-lo nas configurações de odús mais novos e odús mais velhos, o que a meu ver é determinante numa afirmação do que se está perguntando.
Axé.
Da Ilha,
Comparo sempre ao canhoto quanto vai tocar o violão de quem é destro, ele muda a posição das cordas e toca, normalmente obtendo mesma sonoridade, além disso, a título também colaboração, diziam os antigos que Orunmilá era conhoto, até pela própria posição dos riscos.
Aláfia!
Baba abafa, rs.
Ire o.
O que é bolar no Orixá? Quando você bola você tem que ser ‘desvirado’?
Maria Helena, òrìsá é pura energia da natureza, somente por esta definição podemos perceber o tamanho de seu poder. Quando recebemos uma carga desta energia em nosso corpo e este corpo não está preparado para recebê-la, neste caso estou falndo dos inicados, a pessoa em questão não suporta e cai, literalmente, desmaia, tamanha força desta energia, calma que ele não nos faz mal e nem doi, rs. Este momento sublime chamamos de bolar para o òrìsá e um aviso que sua inicação está próxima.
Ire o.
Senhor da Ilha, mas como é que o moço ali em cima disse que teve uns flashs de consciencia e o baba Fernando disse que ele bolou.. que cada um tem um jeito de bolar? Tô meio confusa, hehe.
Maria Helna,
Popularmente chamamos de desbolar. Na verdade chamamos novamente o Orixá e pedimos e rogamos a sua energia e que ela seja leve. Como me referi acima, existe várias tipos de “bolar”, uns mais leves, outros com maior impacto, outros rápidos, outros bem mais demorados e estes vão requerer um ritual específico para desbolar. Existe um hiáto entre a conciencia e a inconciência muito perigoso quando se está desfalecido (bolado), a casos raos de Egun se aproveitar e passar, por isso, que antigamente quando se bolava, os antigos zeladores queriam logo iniciar a pessoa e muitos se iniciaram assim. Quando não queriam de jeito algum, o zelador conversava com a pessoa e pedia para ela só voltar quando tivesse a certeza e da iniciação.
Axé.
Baba Fernando, acho que comecei a entender um pouco.. a pessoa pode ”desbolar” sozinha? Muito interessante mesmo.. obrigada pela explicação.
Baba Fernando,novamente,qto aos odus,aquela classificação das somatórias p o sr é viável?ou somente c uma boa leitura do merindilogun q obtemos os respectivos odus da pessoa.
Aninha.
Você diz a soma dos números da data de nascimento?
eu nao vejo a hora de eu bolar no santo,depois de todas as dificuldades que estou passando vai ser maravilhoso.kolofe a todos
me responde, gente! rs
Maria Helena pode acontecer, eu disse pode, desta energia desacoplar sozinha. Não é normal, existem algumas coisinhas que são feitas durante e para trazê-la de volta.
Mesmo acordando sozinha, faremos algumas coisinhas.rs.
Ire o.
gostaria de saber se obara e um odu da fortuna, e saber se, se cultua ele só depois de feito ou pode cultua lo so com bori.Esse odu traz fortuna ou é um historia ilusoria que contam. Cultua lo traz a coisas mais faceis ou nao. obrigado
gostaria de saber se o odu de obara pode ser cultua do antes da feitura ou so depois, e se agradando-o pode trazer riqueza ou é uma historia traz xdinheiro mesmo me explique nao consegui entender ate agora
Fernando,
Só se grada um Odú quando Orunmilá através do jogo nos mostra esse caminho. Não é por ser Obará um Odú de prosperidade e riqueza que todos podem agradá-lo, lêdo engano. Se Orunmilá mostrar esse caminho para uma pessoa, iniciada ou não, ela pode agradar este Odú ou qualquer outro Odú. Existem outros tipos de riqueza que não seja tão somente o vil metal: sabedoria, saúde e humildade. Axé.
rodrigo,
Pergunta respondida ao Fernando.
Axé.
Bàbá Fernando, ago l’onan, sobre o dinheiro o senhor bem disse, todo Odu mostra o caminho da prosperidade se ela estiver em seu caminho.
Ose meji nos fala da vinda do dinheiro ao mundo pela primeira vez e completa a informação com uma metáfora sobre os danos causados pela, ganancia, avareza e falta de bom senso.
Ose meji diz:
.Foi o único que, entretanto, revelou como dinheiro veio do céu para a terra. Ele revelou como um Awo chamado OROKUN ARO KOOSE MUNUKUN fez divinação para dinheiro quando estava se preparando para partir do céu. O mesmo Awo fez divinação para as divindades no que fazer para serem capazes de conseguirem os benefícios que aquele dinheiro pudesse dar. O significado do Awo é – O joelho do aleijado não se dobra. Cada uma das divindades foi avisada a fazer sacrifício com pombos, galinhas, ratos, peixes, bolinhos de feijão (àkarà) e ẹkọ. Em vez de fazerem o sacrifício individualmente como foram advertidos a fazer, decidiram juntar as mãos e fazer um único. Após o dinheiro ter partido para o mundo em forma de búzios, crescendo do céu até atingir o chão.
Logo que identificaram o impacto do dinheiro no chão, as divindades foram juntas e ponderaram em como levá-lo para suas várias casas para gastar. Ọrúnmilá, entretanto alertou-os para não retirar o dinheiro até procederem à nova divinação e sacrifício. Ògún desafiou Ọrúnmilá a ficar em casa e fazer sua divinação e sacrifício enquanto que o restante deles ia escavar o dinheiro. Ele se perguntou o que seria necessário para fazer divinação e sacrifício antes de comer a comida servida na mesa.
Ọrúnmilá aceitou a contestação e lhes disse que não tinha a intenção de acompanhá-los na escavação do dinheiro, e naquele determinado momento, nem impor seu desejo e que eram livres para continuar sem ele.
Ògún pegou sua enxada e pá que fabricou para aquele propósito e partiu para o monte de dinheiro.
Chegando lá, cavou muito o monte de dinheiro, retirando de um lado tudo o que foi capaz de extrair. Quando ele cavou fundo no monte, a camada de cima cedeu, e a avalanche caiu sob Ògún e esmagou-o vivo sob os escombros, restando quatro pedaços de búzios em seu peito.
Sanpana foi o próximo a ir ao monte, e terminou da mesma forma com 16 búzios em seu peito.
Todas as outras divindades tiveram experiência similar incluindo Şàngó e Olokún. Quando eles não retornaram para casa, Ọrúnmilá começou a se preocupar com o que tinha acontecido. Decidiu ir e verificar por si o que estava impedindo-os de voltar. Chegando descobriu todos mortos e juntou e amarrou em partes separadas o número de búzios que ele achou no peito de cada um deles.
Desta forma é dito que a avareza é que mandou de volta a primeira geração das divindades que habitavam a terra, para o céu. Osegunmeji, entretanto adverte que se a questão de dinheiro não é controlada com discrição e paciência, virá uma avalanche sob o procurador e irá destruí-lo.
Este é o porquê todos aqueles que correm atrás de dinheiro com cobiça e avareza serão destruídos sob uma avalanche de dinheiro.
Ifá é perfeito.
Ire o.
Para quem quizer se aprofundar um pouco mais sobre este verso de Ifá, leia na sua integra em:
http://orisaifa.blogspot.com/2011/03/itans-de-ose-meji.html
Da Ilha, ago ya.
Esé ìtan Ifá: “A ki igbon jú ení ti o o ma da ifá fun ení lo”.
“Nenhuma pessoa é mais sábia do que aquela que cria Ifá para ela”
Motunbá!
Por isso que para ser Oluwo e Ojubonon, tem que ralar muito e rezar para ser escolhido.
Abafa.
Adorei sua resposta Fernado primeiramente que Deus te de bastante luz e saude, Fernando continuo com duvidas e se poder sana las eu agradecerei de todo o meu coração.o odu de obara para as pesssoas que sao deles é respectivamente relacionado com oque,pq muita gente fala que é um odu de riquesas alguns dizem que é um dos melhores que da caminho que tras dinheiro.responda.Agora nao nesessariamente as pessoas que caregan este odu se de melhor que os outros na vida é mais ou menos isso porem ja cultuando o orixa.
Fernando,
Existem 16 principais Odús e cada um prediz situações distintas, boas e más. Obará prediz a sorte com muito trabalho e perseverança e que não há riqueza sem humildade e determinação, por outro lado é um Odú que requer ajuda de outros odús principalmente odí.
Moral da História: Não basta ter Obará como seu Odú ou querer agradá-lo sempre, exitem outros caminhos que compõe a sua tragetória de vida e morte. sorte e azar, amor e desamor,etc, etc, são os constrastes e os confrontos dos nossos Odús.
Na minha obrigação de 1 ano, meu zelador me disse: Embora Obará não seja seu odú principal, sempre e todos os anos, faça oferendas neste caminho, por que ele é o odú que transita em sua vida. Eu não entendi nada, porém segui e sigo seus conselhos até hoje. Há alguns anos atrás descobri que as boas amizades, os amigos, o próximo, o pai, a mãe, o filho, a família e meus Orixás é que são os obarás da minha vida. Orunmilá diz que somos nós que fazemos nossas escolhas e nossos caminhos.
Axé.
Ola eu queria saber se me indicavam uns banhos para abrir caminho, porque tou com dificuldades financeiras e queria prosperar pra ter uma vida pelo menos razoavel.
Eu fiz uma consulta aos buzios e deu que eu era Oxalá e Xango. minha data nascimento é 06/10/1980
Obrigado pela ajuda
Milton, seria fácil se fossemos irreponsáveis. Banhos de folhas envolvem saber o que pode e o que não pode ser usado em você.
Sua cidade deve ter um sacerdote que possa ler sua vida atual no oráculo e lhe receitar o ebó necessário para sua cura espiritual.
Òrúnmìlá nos diz que todos os males espirituais tem remédio, peça a Obatalá que lhe coloque uma pessoa séria e competente no seu caminho e que você encontre o que procura.
Ire o.
Mutumbá,
Gostaria de acrescentar um conhecimento científico sobre os búzios:
A superfície brilhante das cipreias levou os navegadores portugueses de quinhentos, que as encontraram abundantemente na costa africana, a pensar que era a partir delas que os chineses fabricavam a porcelana. Daí, o seu nome popular de porcelanas. A família é constituída por cerca de 200 espécies diferentes, algumas das quais são abundantes, particularmente nos trópicos.
A popularidade das cipreias é tão grande que, durante milénios, uma destas conchas, a cipreia-moeda (Cypraea moneta) (ao lado), foi utilizada como moeda.
É uma concha que apresenta uma variação muito grande, pelo que se encontram exemplares quer com diferentes cores, como também de forma.
O meu exemplar tem 2,1 cm, um pouco abaixo da média que é 2,5 cm.
Axé
Fonte:http://conchastodas.blogspot.com/2011/03/conchas-11onze1.html
Oi fernando, tudo bem? Preciso fazer um trabalho para a faculdade e gostaria de saber se você pode me ajudar: o tema é escatologia nas diversas religiões. Procurei na internet mas o que encontrei não foi satisfatório, e penso que suas informações serão muito mais seguras, afinal muitos ainda têm preconceito em relação às outras religiões consideradas não cristãs.
Você pode responder por aqui, ou se preferir pode me mandar um e-mail (leticiaa.luz@gmail.com) ou deixar seu e-mail aqui. Obrigada!
Oi letícia,
pesquise aqui no post da Manuela clicando na sua foto, é um post antigo.: A Vida e a Morte para os Yorubás.
Axé.
Ola fernando desde ja vou te agradecer pelas ricas informações dadas mas quero sanar mais duvidas.Como vc ja tinha dito que obara necessitaria de odi….
Agora gostaria de saber: obviamente isso que vc me escreveu é um fundamendo que pode ser dito porque sei que existem alguns que não podem ser ditos.
Gostaria de saber se existem livros e ate mesmo estas apostilas que tem em site que todos ja vimos e lemos sobre ( nao esconderemos nada sobre o fundamento de cada santo isso na apostila e tal e coisa..).Isso é valido ler,ou seria perder tempo como vc me contou e esta me contando sobre os odus vc aprendeu em livro ou tem que ter a experiencia com um pai de santo para te ensinar.
obrigado do fundo do meu coração, que Deus te de bastante luz e Saude nesta linda missão.Rodrigo
Fernando, estas apostilas vão te dar o basicão, o dia -a-dia e orientação de uma pessoa que detem o conhecimento é fundamental. Isto nenhuma apostila irá lhe ensinar, a experiência conta muito e cada cabeça é uma história, bem diferente de outra. Estudar é bom, agrega valores, porém não é tudo. E a arte de jogar e se conectar com Òrúnmìlá não é para todos, infelizmente a verdade é esta. Vc pode saber tudo sobre merindilogun, mas não se conecta com Òrúnmìlá, de nada adianta o conhecimento, pois vai faltar a sabedoria em se saber se está conectado ou não.
Ire o.
nice!
achei, fernando! Muito obrigada (:
Gostaria de saber se você poderia me ajudar nesse sonho. sonhei uma pessoa m dizendo assim: procure aquela senhora que ela colocar baralho!! na semana seguinte sonhei uma mulher escura com uns dentes grandes para fora e vinha pro meu lado e dizia: Me dar a minha pipocaaaa e vinha pra me morder. então eu acordei.
quando se faz ebo, tem mais coisas para fazer? ex: banhos, rituais etc…
Da Ilha,
Obrigado pela resposta…
Eu não mencionei que sou de Portugal…quando você se refere a um sacerdote, é um Pai de Santo?
Obrigado…
Abraço
Elisangela, cada ebó tem uma medicina prescrita, banho ou qualquer outro uso que se faça com folhas, mas pode acontecer de não haver nehuma medicina. Cada ebó tem uma história.
Ire o.
Bm, não gosto do termo Pai de Santo, quando se tem o cargo de cuidar de pessoas e de uma casa de àse o certo é usar o termo sacerdote.
Ire o.
kolofe primeiramente agradeço pelas resposta e se poder responder a esta informação agradecerei.Sobre bebida,tem algum problema beber sendo um abian de contas lavadas, nao beber esporadicamente mas tomar uma cerveja comer uns petiscos,ter uma vida social.Estou falando de cerveja e não de destilados e nem de drogas.Ate que ponto se pode fazer sei que existe a moderação.obrigado.O povo fala de maissssssss.
Fernando guardada as devidas proporções, tempo de deixar seu corpo limpo, não beber em festas sagradas e oros, vc pode levar sua vida social normalmente.
Ire o.
Olá! Sou novo aqui neste portal, mas já aprendo muitos conteúdos…
Gostaria de saber se um orixá feito, pode falar em português literalmente, não digo dar consultas ou quais quer outros procedimentos, mas cumprimenter, saudar entre outras coisas… é normal e aceito, tal atitude?
O orixá virado na cabeça de uma pessoa feita, pode tomar atitudes comuns dentro do barracão como cumprir funções de fritar um acarajé ou mesmo montar sua oferenda?
Agradeço pela atenção e aguardo ansioso pela resposta…
Elisangela, somente um jogo poderá lhe responder se é algum obsessor ou alguma peça que sua cabeça lhe pregou.
Ire o.
Sidiney, nos candomblés de antigamente o òrìsá falava e ainda hj algumas casas tem deidades que conversam, falam baixo, calmamente e deixam muitos ensinamentos, mas é raro falarem. As energias que trabalham dentro de uma roça são os eres, lavam, passam, cozinham e etc…Quanto ao òrìsá fazer essas coisas que vc falou é um mistério, é tabu, é coisa de gente velha, é muito diferente do que vc fala, mas pode-se dizer mais ou menos que existe sim.
Ire o.
as vezes sinto falta de saber um pouco mais do mundo do candomble qnd somos abian é normall não saber as sobre as coisas.porem qnd viramos ebomi ja é hora de ter uma pouco de conhecimento para passar é isso
Obrigado pelos post. É sempre bom aprender mais.
Show de bola!
Kolofé,
Agradeço a resposta dada pelo Babá Da Ilha ao Sidiney sobre ser costume ou não o orixá falar, pois era uma dúvida que eu tinha a respeito das casas ketu e angola, por exemplo.
Na minha casa, que é de nagô-vodum, os voduns falam, principalmente os voduns dos mais velhos. Em especial o vodum do doté da casa, que vem e dá ordens, diz como quer as oferendas e às vezes até mesmo coloca “a mão na massa” (raramente, mas também acontece, com o objetivo de ensinar como era pra ser feito o ritual ou a oferenda. Dá conselhos, fala sempre em voz muito calma e baixa. E até mesmo resolve algum conflito. Mas claro que o sentido da coisa jamais é de “consulta”, e sim de resolução das questões da casa que é dele, afinal.
Será que isso era antigamente uma característica comum a voduns, orixás e inquices, que foi se perdendo com o tempo?
Ire o.
e muito bom , eu q sempre aprender um pouco mais
Lu, Gbèsén benoi novicè!!!
Com relação aos Voduns é muito comum e creio que, desde o tempo da antiga, estes se manifestarem, falarem e clocarem “a mão na massa” como vc falou. Aqui os Voduns falam e muitas vezes eles mesmos organizam a Casa. Pelo que lí a respeito da Casa das Minas (Kwlengbetan to Zomadonu), em sua fundação foi o próprio Zomadonu quem chegava e organizava a Casa. Segundo Verger “…Zomadonu era o vodun das três primeiras sacerdotisas da Casa das Minas, chegava nelas para organizar a Casa…”.
Também é costume dos Voduns manter os olhos abertos durante o transe.
Asé!
Gostaria de saber se você poderia me ajudar nesse sonho. sonhei uma pessoa m dizendo assim: procure aquela senhora que ela colocar baralho!! na semana seguinte sonhei uma mulher escura com uns dentes grandes para fora e vinha pro meu lado e dizia: Me dar a minha pipocaaaa e vinha pra me morder. então eu acordei.
Gostaria muito da minha resposta!!! Obrigado.
Elisangela,
Você provavelmente deve estar passando por algum problema no seu interior, talvez dúvidas e indecisões lhe atormentam. Se for isso, resolva logo!
Axé.
Motumba!
Mas uma vez excelente informação.
Asé
Mojubá Da Ilha, gostaria de saber pois sou leigo em falando de Candomblé, alguns dizem que Orisá ou melhor Orixá teve passagem aqui na terra e outros dizem que apenas lenda e que os Orixás são energia da pura natureza, então na nação bantu (angola) as divindades não teve nenhum conttao com a terra, pois estas energias são pura da natureza certo, então os Orixás também são da pura natureza ou teve passagem como os homens aqui na terra…desculpe pela minha ignorância.
asé motumbá
Makuiu
sei que cada pessoa possui odu mas quantos,pois muitos dizem que tem odu da mao direita do pe esquerdo etc… gostaria de saber dizem que fazem uma cruz com a soma da data de nascimento expliquem se poder
rodrigo,
Uma pessoa só tem um Odú que ao nascer recebe, o resto é invenção e sistemas duvidosos de divinação.
Axé.
Olá gostaria de saber se um iniciado com 5 anos de feito, pode receber de seu baba permissão para abrir jogo de buzios e ainda mexer na cabeça de filhos como aplicar ebo ou até mesmo dar bori!
Guizinho, o jogo de buzios é dado ao Yawo na sua obrigação de 7 anos. Algumas casas antecipam e até autorizão este tipo de procedimento.
Ire o.
motumbá,consultei-me com um babalorixá e ele sem me conhecer falou toda minha situação conjugal inclusive até de problemas familiares(arrisco dizer de ancestralidade)de quem eu convivo e nossos problemas a consulta foi 10 ,mas meu interesse era pela vida espíritual pois se ele me dissesse que os orixas nada queriam comigo talvez até largaria pra lá,ele disse que eu necessito de uma feitura sim!mas,passou-me um obi a cabeça para esfria-la,passei uma crise financeira e nem este obi eu dei já tinha marcado minha feitura mas perdi o serviço e com o seguro ,recisão e fgts tive de suprir o lado material e para culminar a íya dele morreu inviabilizando-o desse procedimento ou seja duma forma ou outra não poderia fazer meu santo,tomei a seguinte decisão tava indo tudo bem pra mim ,num instante perdi tudo,para mim foi um sinal negativo ,hoje tenho a seguinte posição só farei o santo se eu bolar ,pois muitos me disseram que sou rodante só de me olhar ,já tive algumas visões e uma vez no meu bairro lá pelas 22:00hs saí da residência de um pessoal de santo acompanhado de um amigo ,após a primeira encruzilhada senti um frio congelante e comecei a bater queixo olhei o céu e este não tinha nuvens e era uma noite quente de verão ,meu amigo disse vamos voltar agora já sei o que você tem ele me sentou num banco na varanda do pai e o acordou ele trouxe um copo d`agua deu-me de beber segurou-me pelas pontas dos dedos e disse :sessou!instantaneamente o frio acabou (hoje sei que suas mãos tinham efún de oxala).perguntei a um conhecido e ele acha que um egun se encostou em mim.tudo bem,mas eu prefiro esperar se eu bolar eu faço se não eu não faço.
acrisio,
A pressa é inimiga da perfeição, tudo tem seu tempo e hora e principalmente planejamento. Orixá não bota a corda no pescoço de ninguém. Saiba que o “bolar” não é obrigatório, principalmente no ketu não tem necessidade. Reflita tenha calma e arrume sua vida em primeiro lugar.
Axé.
obrigado ,fernando.eu me sinto bobo por fazer essas perguntas a vocês ,mas onde vou talvez tais perguntas gerariam conflito daí prefiro perguntar aqui,agora não entendi o porque não haver a necessidade de bolar para o santo no keto?é que para mim é questão de honra manifestar um orixá sem fingir sem mentir,devido as várias experiências de visão que tive e uma quase possessão me animaram,é que eu não queria ser ogã´pois meu sonho era ser jogador de búzios pois tenho facilidade para memorizar as informações e me interessa,e eu não sei se ogã pode ou não ter mão de jogo?quanto a quase possessão segundo um amigo(com 21 anos de feito)ela parece ser de um egun,devido ao enorme frio(mas hoje penso ter sido queimado pela dona da casa que pensava ser minha amiga é que nos desentendemos e acho que ela me pôs o egun,pois aquele foi um fato ocorrido só aquela vez,por isso a dúvida do ser ou não ser rodante.vou seguir seu conselho e vou me acalmar e ser paciente.
acrisio,
No ketu/Nagô ninguém precisa bolar para se iniciar, o bolar é da pessoa. Isso não prova que você tem que se iniciar urgentemente, isso prova que o Orixá está muito presente em você e que essa energia precisa ser cuidada e preparada para uma futura iniciação. Ogã no Ketu/Nagô não joga búzios,ele tem outras responsabilidades e a memória de um Ogan tem que ser realmente excelente, pois são para mais de 200 cantigas básicas para memorizar e saber os rítmos, etc, etc, etc.
Axé.
sabe fernando eu sei a importância e o valor de um ogã num axé, além dos atabaques. é que eu queria ser babalorisa, amo este cargo e acho que uma mediunidade bem desenvolvida seria imprencindível, por isso minha preocupação no bolar,agradeço-lhe a atenção dirigida a mim obrigado e axé.
Bom dia, Minha tia é uma excelente Mãe de Santo e meus pais são evangélicos e dentro da minha casa só eu pretendo seguir com o Candomblé , tenho 17 anos e minha tia não permite que eu faça nada sem aprovação de meus pais,O que devo fazer, procurar outro Zelador ou esperar a aceitação de meus pais ? Agradeço desde já a atenção.
Axé
Alan, nossa cultura é muito familiar, se vc está bem e pode esperar seu momento, espere e fique junto de sua tia.
Porém Ori é soberano e a decisão final é sua.
Ire o.
Boa Noite, peço a juda de vocês para esclarecer algumas dúvidas sobre o jogo de buzios. Fiz diversas pesquisas e não consegui achar respostas. Realizei há poucos dias um jogo que foi feito com 8 búzios, onde, de acordo com as explicações, dois deveriam sempre cair fechados e a resposta seriam dadas pelos outros 6. Somente na primeira jogada foram jogados os 16 búzios, as demais com 8. Porém não me foi questionado sobre perguntas, essas foram feitas pela pessoa que jogava, em nenhum momento foram realizadas as confirmações com 4 búzios. Minhas dúvidas são: esse jogo com 8 búzios pode ser realizado? A maioria das questões foram respondidas com “talves” nesses casos poderia ter sido usado o método com 4 búzios para confirmação das perguntas? Quando todos os búzios caem fechados a pergunta não pode ser refeita? Durante um jogo é normal o médium conversar com a pomba gira? Pode acontecer da pomba gira falar ao ouvido do médium atrapalhando o jogo? Desculpe meus questionamentos, mas conheço muito pouco sobre o jogo de búzios e fiquei realmente com essas dúvidas. Poderiam me ajudar?
Helena,
Pombagira não joga Búzios, ela não é uma entidade? Para que precisa de búzios? Isto não existe! Tão pouco a pessoa conversa com alguma pombagira.
O Jogo de Merindilogun é feito com 16 búzios e temos algumas variações e formas de jogo. A mais comum é sempre a confirmação com 4 búzios com perguntas e respostas precisas e curtas, sim ou não e conselhos através do Odù. É necessário profundo conhecimento sobre Odùs e suas variações, experiência, sabedoria e ter o direito de manipular os Búzios.
Podemos indicar uma casa para vc fazer um jogo dependendo de onde você more.
Axé.
Fernando, muito obrigada pelos seus esclarecimentos e sua atenção, gostaria muito, se possível, da indicação de uma casa, moro na região Oeste na cidade de São Paulo. Agradeço muito mesmo sua atenção.
Helen,
Infelizmente não conheço uma casa que possa lhe indicar em São Paulo.
Axé
De qualque forma, muito obrigada pela sua atenção Fernando.
Olá!!!
Gostaria se saber a respeito do jogo que se faz com os quatro buzios (após a caída dos 16), acredito que em busca de confirmação. O que significam as caídas. Sim, não, talvez? Gostaria que explicasse. Obrigado e abraço.
Lindeberg, estas caidas podem ser sim/não ou muito mais coisas para quem sabe ler as outras formas de interpretações.
Não se deixe enganar por sim ou não, existe muio mais coisas entre o ceu e a terra, rs.
Não posso aprofundar nossa conversa.
Ire o.
Olá Da Ilha,
Encontrei um artigo ontem na net que dizia que:
4 abertos: tudo ótimo (sim)
3 abertos e 1 fechado: talvez sim, talvez não
2 abertos e 2 fechados : tudo bem (sim)
1 aberto e 3 fechados: não.
4 fechados: caída nefasta, não se deve insistir na pergunta.
É basicamente isso?
Obrigado pela atenção.
Márcia,
Para responde-la precisaria ter aberto o jogo para você e obter mais 3 caídas a seguir pra tirar uma conclusão precisa sobre estas configurações. Existem dentro deste Odù muito enredo, seria leviano arrisar uma opinião.
Axé.
Bom dia!
sou feita de santo a 10 anos, sou de Oya, Antes da minha obrigação minha zeladora viu meus ebós e deu, entre outros, os odú Odí, Ejionile, e Ossá. Ocorre que, agora depois de uns dias da minha saída estou com os mesmos problemas que estava antes de recolher Quando eu estava recolhida por motivo dos 07 ela me falou que tinha que cortar pro meu Bara e que havia cortado para Omulú justamente por causa do Odí. Me questiono: Como pode eu ter acertado os odús e logo voltarem? Será que vou viver semana após semana dando ebós? Tudo que estava sentindo voltou! Será que devo assentar Omulú? Meu bara está quebrado, tenho que arrumar outro ou posso refazer o que está assentado? Ela disse que cortou pro meu bara mas não participei do corte, como pode? Preciso de auxílio de como proceder, como conversar com ela! Obrigada. Aguardo resposta de vocês que tanto vem ajudado a todos com seus conselhos. Venho sempre aqui aprender um pouco! rsr
Motumbá a todos!
Victória,
Essas perguntas você deve fazer a sua zeladora, se vc deu obrigação de 7 anos deveria ter seu Bára e seu Omolú assentado, porém, s[ó sua zeladora pode lhe responder.
Axé.
Olá Fernando!
Tava lendo na wikpedia um texto sobre jogo de búzios e um outro sobre meridilogun.
Segundo os textos ambos são diferentes, pois não necessariamente no jogo de búzios se faz a leitura dos odus, existem outros métodos. “Alguns métodos, não se baseiam em caídas por Odú, usam outras configurações e combinações de búzios abertos e fechados dividindo-os em quatro grupos de quatro búzios (que chamam de barracão) e analisam as quatro caídas e a disposição que elas se encontram, nesse tipo de Oráculo não se fala em Odú”. (wikpedia).
Já o meridilogum (jogo de dezesseis búzios ou cawris) sempre é jogado via odu.
Dar se a entender q o jogo de búzios é “mais brasileiro”, já o eridilogun é “mais africano”
É verídica tal comparação?
modupé.
Jefferson,
O jogo de 4 búzios também compôe o merindilogun e cada caída tem uma denominação, que são: Aláfia, Etáwa, Ejì Alaketú, Okaran e Oyeykú. As pessoas mais experientes estabelecem com o jogo certas intimidades e formas de leituras, muitas vezes se conhece uma caída apenas por conhecer o búzio.
Axé.
gostaria de saber como é o buzio aberto e um buzio fechado hugo de bessem sou apenas um yalorixá querendo uma confirmação disso se possí vel akdupé axé olorum
Hugo,
O Búzio aberto é aquele que tem a fenda e o búzio fechado é aquele que nós abrimos, tiramos a casca. Ou seja, o búzio aberto é aquele que já vem aberto pela própria natureza e o fechado npos abrirmos para poder dar equilibrio quando é jogado.
Axé.
MOTUMBÁ BÀBÁ DA ILHA!EXISTE ALGUM ODÚ QUE DIZ QUE A PESSOA É ORÍ MEJI!ADUPÉ!
Nei isto é um trabalho de investigação, é muito difícil perceber este detalhe em um único jogo.
Nem mesmo seu òrìsà, puro e simples, será capaz de se apresentar em um único ou dois jogos.
Isto é um trabalho dentro do Ilè àse, vivencia, tempo de abian, observação e alguns ebo.
Ire o.
bom dia baba fernando motumba.tenho uma duvida pode se assentar exu e omolu sem ter se iniciado?parabens pelo site tenho esclarecido muitas duvidadas.axé
Ana poder, pode. Mas não é o correto.
O oráculo traz todas as informações necessárias e caberá ao sacerdote cumpri-las.
Ire o.
A naçao camdomblecista se estendem em caminhos de aprendizado e essa corrente pra frente q vai levantar nossa bandeira beijos e axé
Ha quanto tempo o jogo de odus vem sendo utilizado dentro do candomble brasileiro?
Existe algum outro metodo de triagem pelos 16 buzios que nao seja por odu?
Frederico o que seria esta triagem?
Quando se abre um jogo, a caída obrigatória é lida através do Odù revelado, o Odù pode trazer informações sobre um ou vários òrìsà.
Após a identificação do òrìsà começamos a ‘conversa’.
Porém, sem identificar o Odù, você não vai conseguir sair do lugar.
Ire
Você deveria pesquisar por Bongbosè, seu método de leitura dos búzios foi difundido através do seu conhecimento e formação de sacerdotes.
Isto data do inicio do século 19.
Temos post sobre a família Bongbose, clike em minha foto, é um bom começo para sua pesquisa.
Ire
MOTUMBÁ BÀBÁ D’ILHA!É VERDADE QUE OS ODÚS IRETE E ÓSÉ NÃO PODE SE PRONUNCIAR JUNTOS(OMO ODÚ),É QUE EU ESTAVA LENDO SOBRE O TRATADO DOS ODÚS E SEM QUERER FALEI O NOME DO OMO ODÚ ,ISSO VAI ME TRAZER ENERGIAS NEGATIVAS!ADUPÉ BÀBÁ!
ADUPÉ!
Claudinei, não é apenas este Odù, existem outros.
Por ser testemunha de acontecimentos e mostras muitas situações negativas s Áwo evitam falar e comentar sobre este Odù,
Os dois falam em muitos assuntos pesados.
Irete fala no nascimento da sepultura, o enterro dos corpos e Òsé fala da putrefação do corpo do ser humano. Não deve ter uma carga muita positiva nesta junção.
Não é proibido, mas, quem tem juízo não fala abertamente, deixa o oráculo mostrar quando necessário.
Ire
Mutumbá!
os cauris utilizados no meridilogum são aqueles pequenos brancos, chamados de buzio d’água ou aqueles que chamamos de africanos? pelo o que sei do que li, seria, aqui no brasil este do qual eu falei e na africa o buzio da terra, que seria parecido com o mesmo. vi também em seu comentario que Osetura só pode ser visto em Ifá, mas ja vi gente, que usa um buzio a mais no jogo e fala que este é osetura, duas pessoas que vi com esse metodo, uma não o coloca no jogo, deixa proximo a uma representação de exu que fica na mesa de jogo de dele,e a outra, ela o usa, e fala qe é pra saber a verdade, porque teria consulentes que mentiriam e tal, o que acho coisa hipocrita, porque ninguem iria recorrer a tal oraculo sem realmente precisar, acho até que poderia intervir no jogo, porque meridilogun é apenas 16. e duas perguntas pra finalizar: pode um egum, entidade, como caboclo, preto velho, ere ou exu auxiliar o manipulador, aquele que joga, atraves de sua intuição ou isso seria falha aos olhos de Orunmilá? e ja vi dizer que as nações angola e jeje se utilizam de 21 cauris, isso procede mesmo?
desculpe por tanta indagação, mas gosto muito de estudar sobre mmeridilogum, sobres os odus, sobre ifá, acho muito rico esta fonte imaterial, e se tiver alguma leitura para indicar sobre o assunto, agradeceria.
asé!
Marco usamos o búzio da terra.
O Odù Òsétúrá não pode ser visto no meerindilogun, pois ele é ómó Odú e sendo assim, sua configuração binária teria duas pernas, mesmo sendo considerado o 17º Olódù (para questões de ebó, quem define o ìbò é ele como o Odù maior).
O ‘fiscal’ do jogo é Èsù, somente ele pode assumir esta tarefa, Òsétúrá dentro do ebó tem outra função e no jogo do Bàbáláwo ele é sempre invocado, mas não como ‘fiscal’ do jogo.
Quem diz que o consulente está mentindo é um determinado Odù, quando ele é revelado, sempre perguntamos se a pessoa a nossa frente está mentindo ou dissimulando. Um sacerdote conectado, não será enganado nunca e se for, problema de quem fez a besteira de ir mentir ou ocultar algo em uma mesa de jogo.
O meerindilogun tem 17 caídas, você esqueceu de Opìrà.
Não existe essa coisa de Entidade espirita jogar búzios, eu não acredito e não aceito isso (minha opinião pessoal).
Marco eu não entendo nada de Angola e Djedje, se alguém joga com 21 búzios deve estar vendo além daquilo que me foi passado, não posso falar sobre algo desconheço.
Se você deseja conhecer o jogo de meerindilogun leia W. Bascon – Os 16 cauwries.
O livro está em inglês e espanhol com aproximadamente 600 páginas.
Acabou?
Ire
Muito obrigado Da Ilha pelo esclarecimento, vou procurar agora mesmo a leitura indicada.
Asé
Mutumbá Da Ilha,
lendo um livro que eu ganhei do Babalao Ifaleke Araile Obi, “O jogo de Buzios por Odu” me trouxe uma duvida, a parte falante pelos babalaos é a boca natural do cauri? se sim, a ideia de ser a parte que é aberta pelo homem a face aberta, porque seira a abertura feita par ao jogo seria erronea comparada a tradição yorubá? ou também existe esse metodo “inverso” por parte de alguns sacerdotes de Ifá-Orunmilá nigerianos, brasileiros e/ou cubanos. porque eu vim de uma casa em que a parte aberta naturalmente, a boca do buzio era fechado, e na que estou agora usa a boca natural como certa, isso me causou duvida. porque, pelo oque li no livro, não sei se procede, a abertura que se faz no buzio é apenas para equilibrar o buzio em sua caida, e que o “caracolzinho” que fica dentro do buzio não deve ser quebrado por representar Esu Okoto.
Desculpa por tanta pergunta.Asé
Marco a parte aberta naturalmente do búzio é ‘a parte aberta’ a que nós abrimos ‘é a parte fechada’.
Eu já vi os dois exemplos.
Não existe essa rigidez toda.
Portanto você vai usar de acordo com a escola que você ‘cursar’.
Ire
Ireo aseooo
Boa tarde. Só quem recebe o jogo de búzios é que tem cargo de Zelador? A pessoa poderá receber somente para jogar e cumprir o caminho ajudando as pessoas com o jogo?
Onde posso encontrar este livro indicado? W. Bascon – Os 16 cauwries.
O livro está em inglês e espanhol com aproximadamente 600 páginas.
Kátia eu tenho o livro e o traduzi página por página.
Que sabe faz a hora, não espera acontecer.
Ire
Kátia os búzios fazem parte do ‘pacote ‘ que o novo sacerdote recebe.
Somente ele pode manipular o jogo.
Ire
Obrigada pelas respotas,… Sabe como poderei encontrar o livro em espanhol? Já joguei no google, na estante virtual,mas não consegui. Será que poderia me repassar, ou me dar algum caminho de como conseguir?
Obrigada.
Kátia eu traduzi do Inglês.
Ainda não achei ele em espanhol.
ire
Vc venderia sua tradução? Quanto seria? Obrigada!
Katia é um trabalho de William Bascon.
Se eu vender estarei praticando apropriação indébita.
Dentro do Odù Ìká’fún Olódùmarè nos adverte sobre o valor do caráter.
Meu caráter não permite tal tipo de atitude.
Eu fiz o meu sacrifício, faça o seu e você verá como é gostoso traduzir e ir aprendendo com um livro de 600 páginas.
Ire
Direitos autorais protege os direitos do criador da obra , entendo perfeitamente.Que pena que a sua tradução não seja possível ser repassada para outras pessoas, em português;
Tomara que alguma editora o faça, e lance a obra traduzida, com a autorização e os direitos de tradução do autor.
Não tenho o dominio de um tradutor da língua inglesa para fazer, tem que dominar bem a língua… Mas, de qualquer forma obrigada pela indicação.
Continuarei a buscar o conhecimento …
Katia mãos a obra, arrume seu tempo e faça a sua hora.
Ire
Já estou fazendo em busca deste conhecimento e não tenho como traduzir o livro, não tenho conhecimento necessário, infelizmente. E também ainda não o tenho nem em inglês, não consegui na internet e nem na estante virtual , por enquanto… Mas muito agradecida pela indicação do livro e pela força e incentivo.
Continuarei em busca…
Boa tarde!
Certa vez procurei um babalorixá para tirar algumas dúvidas sobre minha vida amorosa…..ele previu no jogo que aparecia uma nuvem negra sobre um determinado casal que eu havia comentado….perguntei o que seria e ele não soube responder….logo depois vi que ele recolheu 4 búzios e os lançou na terra durante acho que 3 ou 4 vezes….virou-se até a mim e disse que aconteceria uma tragédia com o rapaz,mas não quis me dizer o que seria.Conversei com ele depois disso e ele me disse que viu e muito bem o que iria acontecer,mas não me revelou,pois disse que o jogo não havia dado permissão para isso.Pediu para que eu aguardasse pois eu teria notícias mesmo à distância do que irá ocorrer….O que pode ter sido? qual o fundamento do lançamento dos búzios na terra?existe tal proibição do jogo de búzios em prestar determinada informação ao consulente?
aguardo retorno…
desde já agradecido
Weber eu não sei o por que disso, jogar com os búzios na terra, talvez algo que eu desconheça.
Não legal esta coisa de ficar escondendo o leite.
Eu faria outro jogo, com outra pessoa e ficaria esperando o resultado final.
Ire
Olá necessito abrir um jogo com babalorixá confiável em são paulo, poderiam me indicar algum. Aguardo retorno Obrigada
Márcio veja seu email;
Ire
Boa noite, vou jogar com um antigo zelador meu, o que fez meu bori e tal e eu sai… mas liguei para ele e vou lá na terça…
pergunto 70 reais esta caro para um jogo de buzios??
na nação angola
Asé
Silva não colocamos preço no trabalho alheio, é falta de educação.
Ire
Opa, perdão senhor Da ilha não sabia.. asé..=)
obrigado…
Sou extremamente leiga no assunto, meu marido frequentou a umbanda a muito tempo mas não tem conhecimento sobre meus questionamentos, não tenho me sentido bem e resolvi pesquisar sobre, e decidi ir fazer o jogo de búzios para esclarecer as minhas duvidas, vou fazer hoje inclusive, minha duvida é li que se necessário fazer algum “trabalho” pode inclusive envolver animais, eu poderia me recusar ou pedir outro tipo? me perdoe os termos não gosto de ser ofensiva é apenas falta de conhecimento mesmo, pura ignorância! Obrigada
Renata,
Pode se recusar sim, entendo que os sacrifícios de animais só podem ser realizados com a concordância da pessoa, é seu livre arbítrio.
Axé.
Motumbá….
Nos dias de hoje vejo sempre falar de qualidades de orixá no Brasil, em Cuba é dado como caminho…. várias “qualidades” de oxum, uma veste amarelo, outra carrega um ofá, outra carrega apenas o abebe, outra somente abebe e um paxorô, afinal oxum será sempre oxum…ou realmente existe esta direfença.
Luis D’oxum
Luis,
Qualidade é uma força de expressão, as Oxuns tem nome e região de culto em Nigéria, o povo Efan onde ela é rainha soberana, em Osogbô, em Ìpóndá, Òpàrá,etc, etc,.
Axé.
Motumbá Fernando,
Posso concluir que qualquer “qualidade” de osun, pode levar abebe e ofaje?..ou existem uma correlação com o seus orixás?
Desculpe-me mais uma pergunta; qual o mistério de uma pessoa “virar” com o seu segundo orixá? isso existe mesmo?
Desde já agradeço a sua atenção !
Luis,
Toda Oxcun leva abebé, porém nem todas levam ofange, algumas levam ofá.
Casos raros de virar no segundo e/ou terceiro Orixá, normalmente essas pessoas tem o cargo de Babalorixá ou Iyalorixá, pois são dotados de enormes carregos e fundamentos.
Mutunbaxé.
Motumbá Fernando,
Gosto muito da forma da sua compreensão, e de expressar, de forma clara e com coerência. Encontro aqui, um canal onde posso confiar sobre as minhas dúvidas, do qual já recomendei para meus amigos.
Agradeço o carinho e a atenção,
muito asè para você!
Adupé Luiz D’Osún
Motumbaxé.
Motumbá!
No Ijubá Ifá, são mencionados Ilákosè e Ekese (Ti Ilakosé ni sé láwujó Igbin/Ti Ekese ni nsé láwujó òwú) Encontrei Ilakosé no livro Ewé, de Pierre Verger, como “concha de caramujo”, mas e quanto Ekese? Seria alguma figura mencionada em um ìtan, ou uma referência a algo relacionado ao algodão (òwú)? Peço perdão pelas muitas perguntas, mas agradeço a atenção.
A dupé, Mo júbà!
Paulo Ekese é um tipo de algodão nigeriano.
Ire
Motumbá Fernando,
Qual os maiores cargos dentro de uma hierarquia em uma casa de candomblé?
Luis,
Temos um post “cargos no candomblé ketu”, clicando na foto da Manoela.
Baba/Iyalorixá; Baba/Iya Kekere; Baba/Iya laxé; são os mais importantes.
Axé.
Adupé, Babá Da Ilha, pela resposta!
Àṣẹ!!
Paulo um pouco mais de informação.
Akese ( com letra A) é a madeira desta árvore que também é usado em alguns rituais.
Ire
Boa noite Fernando,
Como uma pessoa pode saber se realmente ela é predestinada a ser um zelador de orixá?.. mas sem que seja visto pelo babalorisà da pessoa?
Motumbá e boa noite !
Luis,
Através do jogo de búzios até mesmo antes da iniciação, pois quem tem este cargo, nasce com ele, é a sua vocação espiritual. Esse cargo deve ser confirmado por outros zeladores,caso a pessoa tenha dúvidas. Quem tem o cargo de babalorixá ou iyalorixá, não tem obrigação de exerce-lo, é facultativo, aliás,como todo e qualquer cargo, pois todos tem o “livre arbítrio”.
Axé.
Axé
Olá Fernando boa noite e Motumbá,
Vejo que há alguma discussão ( no bom sentido),sobre como ver os búzios, aberto e fechado, aberto pela natura e/ou pelo homem.
Qual a sua opinião?
Motumbá,
Luis
Luis,
O correto é o aberto pela natureza, só abrimos o búzio para dar apoio nas caídas.
Na ilustração acima, vemos 11 abertos e 3 fechados.
Mutunbaxé.
Boa noite Fernando e Motumbá,
Alguns dizem que em uma casa de asè só pode ter uma cumeeira que seja feito pelo baba do baba daquele asè que esta nascendo, como também que o orisà em muitos casos dar-se a cumeeira pra Ode ou Sango.
E que no centro do barracão planta-se o asè casa, e se a casa for alugada?
Abraços fraternal e Motumbá.
Luis,
O Orixá da cumeeira de uma casa será assentada pelo Babá do Babá da Casa ou até mesmo por um egbomi do Axé através do jogo. O Axé da casa normalmente é do Orixá do zelador da Casa ou até mesmo familiar ou do Orixá adjunto, tudo isto é visto e confirmado no jogo. Se a Casa for alugada arruma-se o axé de forma provisória e que também deve ser visto no jogo.
Mutunbaxé.
Boa tarde Fernando, Motumbá!
Como identificar quando o Odú esta ” positivo” ou “negativo”? Ex: em uma “quedado búzios caiu Òfún Méjì – 10 abertos e 6 fechados,
Como saber quem esta falando;Oxalufon, Oxun, Orunmilá e Oduduwá,
Motumbá,
Luis.
Luis,
Existem vários sistemas de jogo e cada sistema tem sua particularidade no posicionamento do odú na mesa de jogo, daí se estabelece o entendimento com jogo e faz-se perguntas objetivas e se obtêm respostas conclusivas.
Mutunbaxé.
Boa noite Fernando e Motumbá,
Vejo que em muitas casas, estão fazendo “raspando” filhos de Exu.
Exu é orixá ou mensageiro?
Um forte abraço e sua benção !
Luis.
Luis,
Existem casas que iniciam pessoas para Exú por terem um outro entendimento sobre a questão, como também tem Casas que entende que Exú é uma energia que não compõe o Ori humano.
Oxalá lhe abençoe.
Parabéns pelas postagens,são sempre muito boas. Gostaria da indicação de um Babalorixá que possa fazer o jogo de búzios aqui em São Paulo. Muito obrigado.
Rafael,
Não o conheço, mas, enho boas referências de Pai Cido D’Oxun.
Axé.
Ola um Ebomi com 7 anos arriados e pagos, mais que náo tem cargo de sacerdote, mais que pagou as obrigações de 7 anos, pode fazer ebó pras pessoas, matança, jogar búzios, fazer bori?
Conheço uma pessoa que diz que náo e sacerdote, tem os 7 anos pagos, mais faz tudo isso, é correto?
Bom dia
Axé
Paulo,
Se a pessoa recebeu o jogo de búzios de seu zelador e aprendeu pelo seu tempo de iniciação a jogar e tirar ebós, não há problema algum. O que ele não pode é abrir casa pois não ganhou a cuia ou deká com seus direitos de Babalorixá.
Axé.
Bom dia
GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA UM BUZIO CAIR SOBRE OUTRO OU SEJA FICA UM SOBRE OUTRO E O QUE SIGNIFICA QUANDO ELE CAI EM PE TIPO NEM CAI ABERTO NEM FECHADO E SIM EM PE JA FUI EM ALGUMAS CASAS MAIS NUNCA MNE ESCLARECERAM E SEMPRE QUANDO VOU ACONTECE ISSO
diego,
Podem ajudar nas respostas, vai depender da posição que caiu, em que odú caiu, da pergunta formulada por você, e tantas e tantas informações se podem obter. Quando um búzio cai em pé, dependendo da pergunta formulada, pode significar um “impasse” muito grande, caberá ao olhador conectar-se com o odú para obter a resposta.
Axé.
Boa noite , gostaria de saber se existe está qualidade de oxum nessi ?
Cíntia,
No ketu não conheço esta qualidade ou caminho de Oxun, pode até ser um nome (orukó) iniciático.
Axé.
o que significa quando um buzios cai fora do tabuleiro de jogo
Angela,
Pode ser muitas coisas, vai depender da pergunta feita pela pessoa que estava jogando, qual foi o odú que saiu, etc, etc.
Axé.
Ola! Tenho uma duvida… nao sei se alguem poderia me ajudar… a um tempo atras, fui em um centro de candomble para fazer um jogo de buzios. Na epoca, fui ver uma questao de saude e no final do jogo, depois de ja ter visto sobre a minha saude, ela perguntou se eu tinha alguma pergunta. Perguntei quais eram os meus orixas. Jogou os buzios algumas vezes, e uma dessas vezes todos os buzios cairam bem certinho no formato de uma cruz ( nao lembro quantos abertos e fechados), ela olhou pra mim com uma cara de assustada, olhou para a minha mae ( ela tinha ido comigo, estava me acompanhando), olhou para mim novamente com cara de assustada e fez o sinal da cruz. Continuou jogando e depois nao me disse nada fora do normal. Na epoca, fiquei com medo de perguntar o que era. Mas desde o acontecido, vira e volta me lembro desse dia. Alguem sabe dizer o que aconteceu? Ou infelizmente nunca saberei precisamente? Rsrsrs Agradeço antecipadamente pela atençao.
Jessica,
O fato dos búzios caírem em forma de cruz vai depender de quantos caíram abertos ou fechados. Infelizmente não poderei te responder, somente a pessoa que jogou para você.
Axé.
Fernando, boa noite!
Obrigada pelo esclarecimento e pela atencao!
Abracos.
Jessica,
Axé.
Motumbá!
Pode-se jogar Búzios com o consulente a distância?? Ou seja, somente com o nome, data de nascimento e nome dos pais??
Adupé!
Cris,
Pode sim, requer muita experiencia e conexão com Ifá/Orunmilá, mas, entendo que é para poucos e tenho provas disso.
Mutunbaxé.
Adupé Baba Fernando!
Não sei se aqui é o local ideal para que o que vou relatar, mas me desculpe sou novo neste canal:
Minha esposa e eu viemos da Umbanda, somente minha esposa é médium.
O guias dela (catiços) pediram pra ela aprender fundamentos do Candomblé.
Procuramos um Babalorisa em SP (nação Ketu) e ele viu no jogo que ela veio pronta, não pudemos prosseguir pois mudamos para o interior.
Procuramos um Babalorisa do interior de SP (nação Jeje), e o mesmo viu no jogo que ela veio pronta e precisava mesmo aprender os fundamentos e a jogar os Búzios, pois ela teria o próprio Ile dela.
Frequentamos alguns Xirês e sempre que procurávamos este Baba, o mesmo encontrava-se sempre muito ocupado. Minha esposa chegou a bolar no Santo algumas vezes (Yemanja Ogunté). E teve um episódio que marcou muito. Num desses Xirês, o Baba desta casa estava bolado em Esu, e várias pessoas bolaram, cada um a seu santo. E minha esposa mais uma vez bolou na Yemanja. Para minha surpresa, este Esu que estava no Baba (não sei se era Orisa ou Mensageiro) foi até minha esposa (bolada em Yemanja) e se curvou e a abraçou. Todos ficaram espantados!!! Como assim uma pessoa que chegou “ontem” nesta roça e Esu abaixa para ela???
Depois desse episódio muitas pessoas nos evitam e o próprio Baba mudou muito conosco. Nos deixa sempre de lado e o pior disso tudo é que não ensina nada do que tinha se comprometido. Nisso já estamos a uns 6 meses, e estamos pensando seriamente em sair desta roça, o pior é que aqui onde moramos, somente ele pratica o Candomblé.
O que podemos fazer meu caro Baba Fernando?
Cris,
Pelo que você relata, vocês não tem mais confiança nesse zelador então o melhor é procurarem outra casa, outro caminho. Não adiante insistir e se arrepender posteriormente. Continue pesquisando por outras casas, municípios próximos, etc.
Boa sorte!
Axé.
Há alguns anos sigo a página e sempre que posso fico lendo as postagens.
Hoje queria pedir ajuda de vocês.
Eu frequentei um lugar gastei com trabalhos, limpezas etc minha vida não andava trabalgo amor família tudo péssimo. Ele disse que teria que esfregar algumas ervas no meu corpo nu. Fui embora. Conheci outro lugar sempre falei com as entidades exu, pombo gira, caboclo e joguei cartas. Nas cartas não tem nada de errado, fiz algumas oferendas para amor e trabalho…consegui emprego começou melhorar, porém amor não vai. Dai me disseram que tinha que me dar um banho ( detalhe tem mae pequena) mas ele disse que so ele pode me banhar. Eu não quero ninguém específico só queria ser feliz e no amor não consigo os homens se encantam e do nada somem. Queria ajuda orientação quanto ao que fazer. Este último pai de santo me disse que tinha que me limpar..Comentei de jogar buzios ele disse que não ( ele só põe carta, buzios seria outro lugar).
Me ajudem por fvr
Bella,
Seu problema é pessoal, de desejo íntimo e não de Orixá, a religião propriamente. Entendo que essa sua dificuldade está ligada a essa década que estamos vivendo, a maioria dos homens não querem assumir responsabilidades de casamento principalmente pelo momento econômico, ainda mais esperando pelo “amor”, ao que me parece anda meio sumido. É a vida que se tem para viver, porém, não descarto abrir um jogo de búzios e ver seus caminhos, tentar outra direção, etc.
Axé.
Fernando muito obrigada por responder! !!!
Baba Fernando…outra pergunta:
Joguei com 3 Babas diferentes, sendo:
Baba 1: Viu no jogo que sou de Iansã
Baba 2: Viu no jogo que sou de Yemanjá Ogunté
Baba3: Viu no jogo que sou de Obá
Obs: Ifá Orunmila não é o mesmo???
Pergunto: em qual acreditar, visto que ao invés de começar a resolver os meus problemas estou cada vez mais me confundindo!
Cris,
O grande erro desses zeladores é afirmar o Orixá do consulente, isso é inadmissível. O que acontece que esses Orixás naquele momento do jogo apareceram por algum motivo, os odús nos dão as respostas, cabe ao olhador saber interpretá-las.
Aí você fica confusa sem entender e o que pensar, isso acontece com jogadores que confundem Odú com Orixá.
O sistema Ifá é o mesmo, Orunmilá é um só!
Axé.
|Olá!
Gostaria de saber se quando há algo que preocupa MUITO o consultante, se aquilo interfere no jogo dos buzios.
Por exemplo, fiz uma consulta com uma preocupação muito grande em minha cabeça. O fato de estar preocupado com algo interfere na interpretação do jogo?
Thiago,
A energia positiva é fundamental quando a pessoa vai fazer um jogo. Eu particularmente não sofro com a energia do consulente, se está negativa ou positiva, me abstenho por completo e me conecto com Ifá, mas, sei de bons olhadores que sentem a interferência nessa conexão quando a energia do consulente é negativa.
Axé.
Baba boa tarde e quando na caída sai:
Owarin Bará
O que significa nos caminhos e essa combinação?
Agradeceria o esclarecimento.
Motumbá,
Freis
freis,
Pode representar grandes represálias, vinganças escusas, problemas de relacionamento, embaraços, dificuldades momentânea, recomenda-se nesta caída ter calma, etc.
Mutunbaxé.
Gostaria de saber mais sobre as sentenças dos odus são os recados que eles trazem ha alguma apostila ou curso .
José existem mil publicações sobre o tema. O problema é a fonte.
O melhores livros estão publicados em inglês.
Sobre sentenças, deve-se ter extremo cuidado, pois, uma sentença pode ter dezenas de interpretações.
O assunto, a pessoa, o que o sacerdote consegue ‘ver’ no recado do Odù e etc., então, vemos que jogar, olhar e interpretar um Odù requer muitos anos de vivência, de estudos e principalmente a iniciação nos segredos.
Ire
gostei muito dos esclarecimentos aqui citados. Motumbá pra todos.
Boa tarde! Bàbà.
sou iniciado a 9 anos e gostaria de tirar uma dúvida? Nessas quedas é possivel tirar o orixá de cabeça do consulente ou tem uma regra básica? Por exemplo: se cair oxé a pessoa é de osun? Ou existe uma regra de caidas enumeradas para cada orixá? Se puder me responder por email e me passar essa lista pra nelhor entendimento meu, Desde já lhe agradeço!
Anderson,
O Jogo é preponderante para se descobrir o caminho de um Orixá de uma pessoa, muitas vezes, mais de um caminho se apresenta, aí caberá ao zelador a sua experiência, vivência para desmembrar os odús e identificar o Orixá. No Odú Oxê podem aparecer,além de Oxun, outros Orixás também, todo cuidado é pouco nas interpretações.
Axé.
Benção aos mais velhos. sobre bolar tenho uma duvida. Fui recentemente um uma saída de uma yao de oya… nessa saida uma outra filha já antiga da casa virada em oya na hora de se despedir veio ate mim dar um abraço, essa moça que eu nunca tinha visto antes, virada em oya me levantou e oya soltava seu ila bem forte no meu ouvido. no fim essa oya encostou minha cabeça na dela e eu comecei a ficar estranho meu corpo to formigava segundo o relato de uma miga que estava no local. eu fiquei todo duro em pé com o rosto desfigurado em curvado e tremendo todo parecia que estava convulsionando. o baba da casa colocou um pano branco em mim segundo essa minha amiga fui andando bem devagar me tremendo e encurvado para o quarto, onde depois fizeram o ato de quando a pessoa bola em mim. tenho pequenos fleches. me levaram para saudar o salão e depois acordei na esteira em um quartinho onde fui levado carregado por alguns filhos da casa. segundo o que foi me dito eu bolei, mais eu não cai no chão.
alguém poderia me explicar o que aconteceu comigo ?
Tiago,
Você não bolou, pois boar é um desfalecimento por completo, um desmaio frio. Certamente um Orixá passou em você chamado por Oyá, foi isso que aconteceu.
Axé.
SOMENTE UMA PERGUNTA PORQUE VOCES AFILIAM PROVERBIOS EVANGELICOS COM A QUEDA DOS BUZIOS, ???
Bebel acredito que falta um pouco de informação nesse caso.
Os ensinamentos evangelicos, contidos na Bíblia, podemos dizer que tem em média 2000 anos.
Os escritos sagrados yoruba datam de aproximadamente 12.000 anos.
Somos a primeira religião, somos os mais antigos, somos Isese (Tradição).
Somos e sempre seremos copiados, pois, nossa religião é uma filosofia de vida, e somente adentrando a uma faculdade dentro da cadeira de Ifá que hoje está presente nas grandes Universidades do mundo, os leigos poderão ter acesso aos nossos ensinamentos.
Os ensinamentos sagrados estão guardados para os iniciados em Itefá/Itelodu.
Não subestime o que não se conhece.
Isese l’àgbà – A Tradição mais antiga.
Ire alaafia.
Prezados Senhores, gostaria de tirar uma dúvida: Os búzios nos dão resposta definitiva para a vida? é que consultei esses tempos e fiquei muito triste com o que ouvi, daí fico aqui pensando: ok, então desisto de tudo que pretendia fazer porque o jogo disse que nunca daria certo? mas e daí, se trabalho, se busco soluções, se tenho fé…nada funciona então? Certa vez me disseram que o jogo sempre está em mutação e que o que se lê hoje, pode mudar daqui a um tempo, conforme nossa atitudes, porque afinal nós também moldamos nosso futuro. Poderiam me informar como funciona ao certo? Muito Obrigada!
Eliane da Luz
Eliane existe um caminho em uma outra dimensão que é escolhido por nós, porém, ele pode ser mudado de acordo com seu livre aqrbítrio, ou seja, a sua vontade.
Podemos mudar nosso destino, para melhor ou para pior. Quem pode nos orientar de forma a perseguirmos nosso destino escolhido nessa outra dimensão é o oráculo.
O Oráculo nunca lhe dirá o que vc deve fazer, ele vai lhe aconselhar a fazer, sendo que ele conhece o seu passado, presente e futuro.
Um oráculo confiável deve ser respeitado e analisado em seus conselhos.
O jogo não é mutante, ele apenas retrata o seu momento, a sua energia e o que lhe está fazendo bem ou mal.
O melhor a fazer é perguntar ao oráculo quais são suas vontades, seus desejos (mesmo os mais intimos) e qual caminho seguir.
Você está na consulta e pagando por ela, portanto o dono das perguntas é você.
Saiba perguntar com educação e por favor, nunca repita uma pergunta.
Com certeza a resposta não vai lhe agradar, pois, o oráculo vai interpretar que você não confia nele.
E para perguntas idiotas, respostas imbecis.
Nosso oráculo é justo, honesto e sábio, porém, não é bobo.
Ire
Agradeço a explicação.
Eliane da Luz
Obrigado ao Pai Fernando por sua simplicidade que é ouro nesses dias de hoje . Axé meu irmão Axé
Damião,
Eu que agradeço! Um carinho sempre é bem vindo.
Axé.
Bom Dia Motumba !!
Agora o tema são os nossos sagrados búzios do Merindilogun Babá Fernando, nunca pensei que fosse me questionar depois de muitos anos, as caidas abertas dos Búzios são de forma abertas pela natureza de fato com aquela fenda ( Risco ) no meio ?? e os fechados são os abertos pelo homem ?? Muito tem me confundindo novamente essa questão se for verdadeiro esse método é aplicado em todas as casas tradicionais desde as matrizes ?? Por quê muitos jogam como caídas abertas os búzios abertos pelo homem é isso soa muito contraditório…
Um Forte Abraço meu Mojuba e uma Ótima Semana..
Axé !!!
Jefferson,
Sim, a fenda do búzio é a forma aberta, a boca do búzio, nós abrimos para dar apoio as caídas nas jogadas. Sim, todas as grandes casas e suas ramificações entendem e nos ensinaram desta forma, aberto pela própria natureza, essa é a maneira correta.
Mojubaxé! Nosso pai lhe abençoe.
Mo juba Colaborando.
Essa foi a minha escola, o que o homem abriu é a parte fechada do buzio.
Ire alaafia Baba.
Igbaxe Babá !!!
Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento.🕊🕊🕊
Como sabemos se temos as mãos para jogar búzios? Na Linha dos Odus como sabemos se podemos jogar búzios? Onde posso aprender a jogar búzios ((fazer curso zona sul ou norte do RJ Capital)
Grato
Paulo
Paulo,
Somente Orunmilá (através do jogo) confere esta prerrogativa da chamada mão para jogar búzios, para isso é necessário que a pessoa seja iniciada e tenha seu ciclo de obrigações em dia, normalmente na obrigação de 7 anos quando recebe a cuia ou deká que lhe conferem os direitos para o uso do merindilogun.
Axé.
Mutumbá.Pai Fernando Iyá Tope nasce no odú Odí.Agradeço sua resposta.
Ney,
Oyá Topé responde no Odú Osá .
Mutunbaxé.
João D’Osogiyan
Gostaria de saber se um médium vindo da Umbanda poderá manisfestar o seu Orixá uma vez que esse mesmo médium raspou outro Orixá no Candomblé? Ex: um médium manifestava Ogum na Umbanda mas raspou Osogiyan no Candomblé, Ogum continuará a se manifestar na linha da Umbanda ou não poderá se apresentar mais, uma vez que foi raspado de outro Orixá?
João,
Pode acontecer sim, mas, acho muito difícil, ainda mais se tratando de Osogiyan.
Axé.
Sei que o assunto abordado acima é sobre odús, mas já todos querem saber sobre o “bolar no santo” , vai aí minha pergunta:
Meu babá jogou pra mim e disse que sou virante. Fizeram o bolonã comigo e não bolei, significa que não sou virante?
Motumbá!
Henrique,
Significa que somente o Orixá determina a incorporação, o ato de fazer bolonan apenas confunde a cabeça da pessoa e a deixa até com problemas, eu particularmente sou contra esse ritual. O Orixá nasce espontaneamente! Cabe a você frequentar, respeitar e seguir na convivência do seu Axé que certamente um dia o Orixá (se você for rodante) vai se aproximar, pode ter certeza disso.
Axé.
Lindo texto, muito obrigada! Estou começando a frequentar o Candomblé e este site tem me ajudado muito a aprender! Gostaria de fazer uma pergunta: no jogo de búzios a mãe de santo me disse que eu precisava dar um Bori a Yemanjá. Fiquei um pouco confusa pois havia lido que Bori não é relacionado a nenhum orixá, porém ao próprio Ori da pessoa.
Obrigada,
E quando cai 11 e nove…ok significa?
Selma,
Nesse caso o olhador (amarra íbò) deverá proceder o jogo sabendo qual é odu mais velho e fazer pergunte inerente a situação do consulente.
Axé.
Boa noite. Parabéns pela explicação clara sobre os búzios.
ola
gostaria de saber se por algum motivo os búzios podem estar ocultando a verdade
pois foi aberto um jogo sobre mim,só que não é verdade esse acontecimento,feito por dois pais de santo diferentes em cidades diferentes com resultados iguais
estou aqui pois meu casamento depende dessa explicação e até agora não consegui uma resposta
San,
Coincidências não existem, procure um terceiro jogo para tirar esse dúvida.
Axé.
olá Fernando
obrigado por sua resposta,vim aqui pois ja se passaram alguns dias e ainda não achei essa resposta
ainda não fiz outro jogo por motivos financeiros
vc sabe de algum acontecimento assim?
de ser aberto um jogo com uma história “inreal”?
preciso muito saber o pq disso
sou católico,mas respeito muito outras religiões e minha esposa é Equéde,será que isso está nos afetando de alguma forma?
San,
Não existe jogo com história irreal, o que pode estar havendo é uma má interpretação do jogo com relação aos fatos, lembre-se que jogador de búzios não é um adivinho pois e se não te juro que estaria rico. Se você é católico e gosta da sua religião porque procurar o jogo de búzios? Que fique cada um na sua com sua religião que serão felizes.
Axé.
Gostei muito do senhor baba gostaria de conversar com o senhor pelo ZAP 999523240 sou de Rondônia
Fafa,
Segue meu E-mail: Fernando.culuchi@gmail.com.
Axé.
Bom dia babá, eu tenho uma dúvida. Se jogarmos o jogo de búzios sem darmos o nosso nome completo, pode ter alguma interferência? Pq eu me lembro de ter jogado duas vezes, e as duas eu me esqueci de dar o nome completo, só dei o primeiro nome e o último. Você sabe se tem alguma interferência no jogo esse fato?
Luciene,
Isso vai depender da conexão de quem estiver jogando, da mentalização propriamente dita, o correto seria o nome todo e data de nascimento.
Axé.
Bom dia, Babá
acabei de jogar com uma pessoa com pouca experiencia e em todas as vzs que jogou caiu o numero 8.
Houve 9 jogadas.
8x o numero 8
e uma vez o numero 11
ele perguntou ao jogo se era um 8 positivo ou negativo, e o jogo afirmou positivo.
mesmo assim fiquei preocupada, pois nunca vi isso.
Devo me preocupar?
Carina bom dia. Eji Onile (Eji Ogbè) ´um Odù que fala muito de nossa auto suficiência, pode ser um aviso para que você tome conta de suas coisas, pensamentos e atitudes. É como se tudo estivesse bem, maravilhoso, pode te deixar relaxada e não se cuidar. E nesse momento que sofremos ataques perigosos, até mesmo a auto suficiência pode te causar algum dano (quando dizemos que a coroa ficou maior do que a cabeça).
Porém, preste atenção, eu não sei qual pergunta foi feita para que esse Odù viesse de forma repetida.
Precisamos investigar e fazer perguntas sobre vários assuntos.
No escuro é temerário e muito contraditório fazer uma avaliação.
Ire alaafia
Olá! !! Bela descrição deste contexto, mostrou o conteúdo e não deixou dúvidas, relevante ressaltar tbem dessa narrativa a forma como foi introduzida , sem muitas novidades do mundo moderno. Sou.pronto desde 1976 na nação Nago igba, e o pouco que aprendi corresponde com seus ensinamentos. Mojuba. Epimole babá. …..Nangibara Carlos d`Bara . Caminhos para tdos adeptos e mais preocupação com os antigos e mais observação com os novos. Ireo.
Boa noite,Baba e todo povo de santo!
Gostaria de tirar uma dúvida: quais qualidades de Oya respondem no Odú 11 Òwónrín Méjì?
Desde já sou grato pela atenção! Axé!
Andy,
As Oyás ligadas eque tem enredos com Exú, isso é visto no jogo.
Axé.
A bença fiz uma jogo e as caidas foram
7. 6. 7. 8 o que significa?
Eu sou feito, tenho 7 anos de feiturA e estou começando a jogar agora.
Sebastião,
Todo jogo de búzios requer conexão entre as caídas dos búzios o jogador e a pessoa para quem se está jogando, daí fica impossível decifrar o que significa essas caídas. Seu jogo foi lavado? comeu? teve preceito?
Axé.
Ué, o Odú da décima quinta caída não tem mais nome não ?
Felix,
Verdade: Ologbon
Axé.